educaÇÃo ambiental e gestÃo dos recursos hÍdricos...consequência, toda e qualquer ação do...

16
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS EDUCANDO PARA UM AMBIENTE MELHOR

Upload: others

Post on 31-Jul-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS...consequência, toda e qualquer ação do homem sobre a mesma, seja de preservação ou degradação, repercute na quantidade

EDUCAÇÃO AMBIENTAL EGESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS

EDUCANDO PARA UM AMBIENTE MELHOR

Page 2: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS...consequência, toda e qualquer ação do homem sobre a mesma, seja de preservação ou degradação, repercute na quantidade

Apresentação

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte – SEMARH produziu esta cartilha buscando trabalhar a educação ambiental e a gestão dos recursos hídricos, de forma a disponibilizar para os estudantes de nível fundamental e a sociedade em geral, o conhecimento e informações relevantes sobre a gestão da água no estado. O objetivo principal é sensibilizar e despertar uma consciência sobre o papel de todos os cidadãos na conservação e preservação das águas potiguares.

A consciência de todo cidadão sobre a preservação dos recursos hídricos e naturais deve ser a base de qualquer política pública de educação ambiental. A relação do homem com o meio ambiente define a integração de cada um de nós com a nossa comunidade, nossa cidade, nosso país e o planeta como um todo.

Page 3: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS...consequência, toda e qualquer ação do homem sobre a mesma, seja de preservação ou degradação, repercute na quantidade

Água é vida

A água é um elemento fundamental para a sobrevivência dos seres vivos, ela é o centro articulador entre a natureza e a sociedade. Sem a água não seria possível a vida em nosso planeta. Além de ser essencial à vida, a água também é um importante recurso natural, sendo utilizado nas diversas atividades econômicas desenvolvidas pelo homem. A água é um recurso indispensável para o crescimento social e econômico da população. Tudo depende da água: desde o abastecimento humano, a geração de energia, a produção de alimentos, os processos industriais, lazer, entre outros.

No entanto, a quantidade de água existente na Terra é finita e se movimenta num ciclo fechado chamado “Ciclo Hidrológico”. Além disso, de toda a água existente no planeta, apenas uma parcela muito pequena corresponde a recursos hídricos disponíveis para utilização humana.

Page 4: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS...consequência, toda e qualquer ação do homem sobre a mesma, seja de preservação ou degradação, repercute na quantidade

Geleiras e lençóis glaciais 68,9%

Águas subterrâneas 29,9%

Solo e pântanos 0,9%

Rios e lagos 0,3%

Norte 70%

Centro Oeste 15%

Sul 6%

Sudeste 6%

Nordeste 3%

O Brasil detém 11,6% da água doce superficial do mundo, uma das maiores reservas hídricas do planeta. No entanto, a distribuição das fontes de água no Brasil é desigual. Enquanto a Amazônia, com cerca de 10% da população brasileira, detém 70% da disponibilidade da água doce do país, o Nordeste, com 30% da população nacional, dispõe de apenas 3% de toda a água doce do Brasil.

Distribuição de Água

Page 5: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS...consequência, toda e qualquer ação do homem sobre a mesma, seja de preservação ou degradação, repercute na quantidade

Uso ConsuntivoQuando ocorre o consumo de água, ou seja, a quantidade de água retirada não retorna imediatamente ao local de onde foi retirada e há perdas entre o que é retirado e o que volta ao curso natural.

Exemplos:- Abastecimento humano;- Dessedentação de animais;- Abastecimento industrial;- Irrigação.

Uso Não ConsuntivoQuando não existe consumo de água na atividade e não há perdas entre a quantidade que é retirada e o que volta ao curso natural.

Exemplos:- Geração de energia;- Lazer e esporte;- Navegação;- Pesca.

De toda a água utilizada no mundo, 10% vão

para o consumo humano, 20% são para uso industrial e 70% são usados na agricultura.

Saiba Mais Sobre Usos da Água Os diversos usos que fazemos da água podem ser agrupados em

duas grandes categorias: consuntivos e não consuntivos.

Page 6: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS...consequência, toda e qualquer ação do homem sobre a mesma, seja de preservação ou degradação, repercute na quantidade

O Ciclo HidrológicoVocê sabe o que é?

A quantidade de água existente no planeta não aumenta nem diminui, apenas passa por diferentes estados físicos (sólido, liquido e gasoso), dependendo da maior ou menor quantidade de calor, que a terra recebe do sol. Este movimento da água no planeta é o que chamamos de ciclo hidrológico ou ciclo da água.

A água presente nas nuvens cai sobre a superfície na forma de chuva, neve ou granizo (chuva de pedras), parte da água que cai no solo evapora e retorna à atmosfera. Outra parte escorre pela superfície, atingindo rios e mares. Uma certa quantidade de água se infiltra na terra e forma os aquíferos. Estes por sua vez, acabam abastecendo rios, mares, lagos e fontes, fechando assim o ciclo. Veja a figura abaixo.

Vejamos alguns conceitos para melhorar nosso entendimento sobre recursos hídricos.

evaporação

precipitação

lago/açude/mar

infiltração

Page 7: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS...consequência, toda e qualquer ação do homem sobre a mesma, seja de preservação ou degradação, repercute na quantidade

Conceitos

Corpo Hídrico: qualquer fonte de água como: rio, córrego, riacho, lago, lagoa, brejo ou aquífero.

Assoreamento: processo em que lagos, rios, baías e estuários vão sendo aterrados pelos solos e outros sedimentos neles depositados pelas águas das enxurradas. Isso geralmente ocorre devido a erosão do solo das margens, ocasionada pelo desmatamento da bacia hidrográfica e retirada da mata ciliar.

Mata ciliar: tipo de vegetação que ocorre nas margens dos rios, córregos lagos, lagoas, olhos d’água, açudes e nascentes.

Açudes: São grandes reservatórios (lagos de água) que se formam com o barramento de um rio. Eles são essenciais em regiões de rios intermitentes, ou seja, rios que secam no período de estiagem, como é o caso da maioria dos rios do Rio Grande do Norte. Esses reservatórios, que recebem o nome de açudes ou barragens, permitem armazenar água no período chuvoso para utilizar no período seco. Os açudes no nosso estado são utilizados para múltiplos usos, assim, um mesmo açude pode ao mesmo tempo servir para várias situações, tais como: abastecimento humano, animal, irrigação e regularização de rios. Alguns açudes são utilizados também para prevenir enchentes e outros para aproveitar a força das águas como fonte de energia.

Page 8: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS...consequência, toda e qualquer ação do homem sobre a mesma, seja de preservação ou degradação, repercute na quantidade

lago/açude/mar

baciahidrográfica

Bacia Hidrográfica: é uma área geográfica de terra, drenada por um ou vários rios ou riachos, na qual toda a precipitação que cai sobre ela escorre para uma única saída, seu “exutório”, que pode ser um rio principal, um lago, um açude ou mar. Ela funciona como um grande organismo vivo, por consequência, toda e qualquer ação do homem sobre a mesma, seja de preservação ou degradação, repercute na quantidade e na qualidade das águas na bacia. Desmatamento, poluição, desertificação e urbanização exercem grande pressão sobre os recursos hídricos existentes numa bacia hidrográfica.

O RN possui 14 (quatorze) bacias hidrográficas e 2 (duas) faixas litorâneas de escoamento difuso, ou seja, faixas em que o escoamento das águas se infiltram no solo antes de chegar ao oceano. Destas bacias, as maiores são: Apodi-Mossoró, Piranhas-Açu e Potengi.

Page 9: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS...consequência, toda e qualquer ação do homem sobre a mesma, seja de preservação ou degradação, repercute na quantidade

CuriosidadeVocê sabia que...

• Se toda água do mundo coubesse numa garrafa de 1 litro,apenas meia gotinha estaria disponível para beber?

• E que, se toda água da Terra (doce, salgada e congelada)fosse dividida entre seus habitantes, cada pessoa teria direito a 8 piscinas olímpicas cheias, mas se dividirmos somente a água potável entre as mesmas pessoas, cada uma teria direito a apenas 5 litros de água?

*Veja agora o mapa das Bacias Hidrográficas do Rio Grande do Norte:Identifique onde você mora e ajude a proteger a sua bacia hidrográfica.

Page 10: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS...consequência, toda e qualquer ação do homem sobre a mesma, seja de preservação ou degradação, repercute na quantidade

Bacias Hidrográficas

Page 11: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS...consequência, toda e qualquer ação do homem sobre a mesma, seja de preservação ou degradação, repercute na quantidade

Rio Grande do Norte

SISTEMA HIDROGRÁFICO DO ESTADODIVISÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS

Page 12: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS...consequência, toda e qualquer ação do homem sobre a mesma, seja de preservação ou degradação, repercute na quantidade

A gestão da água no Rio Grande do Norte O estado do Rio Grande do Norte encontra-se situado quase que totalmente no semiárido nordestino brasileiro, que se caracteriza pela distribuição irregular das chuvas no espaço e no tempo. A variação nas quantidades de chuva que ocorrem a cada ano no período chuvoso ou quadra chuvosa em nosso estado, ocasiona as secas e as cheias, dois problemas bastante conhecidos pelo povo potiguar.

Diante dessa realidade, a gestão de recursos hídricos se torna ainda mais importante. Assim, em 1996, o estado aprovou a Lei 6.908, que dispõe sobre a Política Estadual de Recursos Hídricos e instituiu o Sistema Integrado de Gestão de Recursos Hídricos – SIGERH.

Lei das águas No Rio Grande do NorteLei de Nº 6.908 publicada no ano de 1996

O SIGERH é composto pelas seguintes entidades:

- SEMARH(Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos);- IGARN (Instituto de Gestão de Águas do Rio Grande do Norte);- CONERH (Conselho Estadual de Recursos Hídricos);- CBH (Comitês de Bacia Hidrográfica).

A Lei define que a água deve ser gerenciada de forma descentralizada, integrada e participativa, sendo a bacia hidrográfica a unidade de planejamento e atuação, devendo estimular a participação de usuários, instituições governamentais e não governamentais e da sociedade. É no SIGERH que ocorre a articulação entre órgãos públicos responsáveis pela gestão dos recursos hídricos e os usuários e sociedade.

Page 13: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS...consequência, toda e qualquer ação do homem sobre a mesma, seja de preservação ou degradação, repercute na quantidade

Por que gerenciar e cuidar das águas? O consumo de água tem aumentado significativamente. O crescimento da população, o aumento das indústrias, das áreas irrigadas e outras atividades econômicas que geram o desenvolvimento, têm ficado cada vez maiores. Esse aumento do consumo, somado à degradação ambiental, tem tornado a disputa por água um dos grandes problemas da humanidade.

É fundamental, portanto, estabelecer mecanismos que permitam o uso da água de forma racional, realizando um gerenciamento integrado dos recursos hídricos, considerando todos os usos e atividades, para que não haja conflitos nos usos ou degradação para o meio ambiente.

Então, o que é gestão de recursos hídricos? A gestão de recursos hídricos pode ser definida como um conjunto de ações destinadas a solucionar problemas referentes ao uso, controle, conservação e proteção dos recursos hídricos, com o objetivo de minimizar os conflitos e maximizar os benefícios gerados pelo uso das águas.

Page 14: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS...consequência, toda e qualquer ação do homem sobre a mesma, seja de preservação ou degradação, repercute na quantidade

Conheça agora os principais instrumentos legais para gestão dos recursos hídricos

• Planos de Recursos Hídricos:É o planejamento do uso dos recursos hídricos realizado de forma participativa, onde os usuários e a sociedade discutem a potencialidade dos problemas e apontam ações para alcançar a boa gestão das águas no estado ou numa determinada bacia.

• Outorga dos Direitos de uso de Recursos Hídricos:É a autorização do poder público que concede o direito de utilizar uma quantidade de água de um determinado corpo hídrico por um período e para um uso específico. • Enquadramento dos Corpos Hídricos em classe de usospreponderantes:É o estabelecimento do nível de qualidade (classe) a ser alcançado e/ou mantido em um dado segmento do corpo de água ao longo do tempo. O enquadramento visa assegurar a manutenção e melhoria da qualidade das águas e dos corpos hídricos, de forma a minimizar os custos de combate à poluição das águas, através de ações preventivas permanentes.

Page 15: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS...consequência, toda e qualquer ação do homem sobre a mesma, seja de preservação ou degradação, repercute na quantidade

Como estamos vendo, para que a água não se torne escassa e fique comprometida na sua qualidade e quantidade, a população precisa se organizar, administrar e gerenciar os recursos hídricos.

Vamos lá, participe! Todos nós somos responsáveis pela proteção,

conservação e gestão do uso da água.

Page 16: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS...consequência, toda e qualquer ação do homem sobre a mesma, seja de preservação ou degradação, repercute na quantidade