educação reprodução/internet joão lisboa participam do círio...

13
Reprodução/Internet Divulgação / Fundação Nazaré Reprodução/Internet SEXTA/ SÁBADO 12 E 13 DE OUTUBRO DE 2018 (99) 98190-5359 Imperatriz-MA | Edição 1088 | Ano VII | www.correioma.com.br SHOW GRATUITO NA BEIRA RIO FESTIVAL ROCK BEER PROMOVE NESTA SEXTA-FEIRA (12) PÁG. 09 cidades PRF inicia Operação 12 de Outubro em Imperatriz A Polícia Rodoviária Federal vai intensificar as fiscalizações na BR-010 com o objetivo de reduzir acidentes. Pág. 04 educação cidades entretê Prorrogado prazo de pagamento do seletivo para cursos no IFMA Trânsito lento nos viadutos atrasa condutores em Imperatriz Dia das Crianças em Imperatriz terá shows infantis gratuitos O pagamento pode ser feito em qual- quer agência ou caixa eletrônico do Banco do Brasil até o dia 15. Pág. 06 Dificuldade para trafegar aumenta nos horários considerados de pico. Pág. 05 Os dois shoppings da cidade irão pro- mover shows voltado ao público infan- til nesta sexta-feira (12). Pág. 09 O Círio de Nazaré é uma programação tradicional da capital Belém (PA) e todos os anos atrai católicos de diversas partes do país. O momento é um ato de fé. Pág. 04 Devotos de Imperatriz e João Lisboa participam do Círio de Nazaré

Upload: lytu

Post on 21-Jan-2019

221 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Reprodução/Internet

Divulgação / Fundação N

azaré

Reprodução/Internet

SEXTA/SÁBADO12 E 13 DE OUTUBRO DE 2018

(99) 98190-5359 Imperatriz-MA | Edição 1088 | Ano VII | www.correioma.com.br

SHOW GRATUITO NA BEIRA RIO

FESTIVAL ROCK BEER PROMOVE NESTA SEXTA-FEIRA (12) PÁG. 09

cidades

PRF inicia Operação 12 de Outubro em ImperatrizA Polícia Rodoviária Federal vai intensificar as fiscalizações na BR-010 com o objetivo de reduzir acidentes. Pág. 04

educação

cidades

entretê

Prorrogado prazo de pagamento do seletivo para cursos no IFMA

Trânsito lento nos viadutos atrasa condutores em Imperatriz

Dia das Crianças em Imperatriz terá shows infantis gratuitos

O pagamento pode ser feito em qual-quer agência ou caixa eletrônico do Banco do Brasil até o dia 15. Pág. 06

Dificuldade para trafegar aumenta nos horários considerados de pico. Pág. 05

Os dois shoppings da cidade irão pro-mover shows voltado ao público infan-til nesta sexta-feira (12). Pág. 09

O Círio de Nazaré é uma programação tradicional da capital Belém (PA) e todos os anos atrai católicos de diversas partes do país. O momento é um ato de fé. Pág. 04

Devotos de Imperatriz e João Lisboa participam do Círio de Nazaré

RECEBA A VERSÃO DIGITAL DO JORNAL CORREIO GRATUITAMENTE! Envie uma mensagem para: (99) 98190-5359 ou CLIQUE AQUI

A informação que você procura na palma da sua mão!

Cultura

Esporte

Reprodução

Diretor Geral: Francisco Jú[email protected]

Editora-Chefe: Stephanne [email protected]

Revisão: Stephanne Menezes

Diagramação: Gabriel RodriguesGilmar CarvalhoImpressão: Gráfica Jornal Correio

Repórteres: Antônio Pinheiro Carloto Júnior Daniela SouzaHyana ReisHemerson Pinto

ACESSE O PORTAL www.correioma.com.br

CONTATOTelefone: (99) 3523-1163 Whatsapp: (99) [email protected]

IMPLAY TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO EIRELIRua Godofredo Viana, 152 B, Centro - Imperatriz/MA

Imperatriz-MA, Sexta-feira e Sábado, 12 e 13 de Outubro de 2018POLÍTICA02

Os integrantes do Con-selho Consultivo sobre Inter-net e Eleições reuniram-se por cerca de três horas e meia na última quarta-fei-ra (10), na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília (DF), para fazer um balanço de suas ações, dis-cutir o impacto das chama-das  fake news  no primeiro turno das eleições e apresen-tar propostas para combater a disseminação de notícias falsas durante o segundo tur-no do pleito. Marcaram ain-da para o dia 22 de outubro uma nova reunião, com re-presentantes de plataformas de redes sociais e empresas de checagem de informação.

O evento contou com a presença da presidente do TSE, ministra Rosa Weber. Ela agradeceu a participação dos integrantes do Conselho e o trabalho desenvolvido por todas as instituições que o compõem na busca de solu-ções para tratar do problema das notícias falsas no proces-so eleitoral. “A disseminação das fake news é um fenôme-no deletério, prestando um imenso desserviço aos cida-dãos, razão pela qual merece esforço de todos nós – cida-dãos, instituições e platafor-mas de redes sociais – no sentido de comprometimento com a verdade dos fatos e a não proliferação de notícias falsas”, afirmou Rosa Weber.

A presidente do TSE anunciou que um grupo, composto por servidores do TSE, atuará no segundo tur-no do pleito deste ano para identificar as notícias falsas que buscam atingir a ima-gem da Justiça Eleitoral.

No encontro, foi pro-posto que o Conselho Con-sultivo tenha caráter perma-nente em razão das eleições futuras e se reúna a cada 30 dias.

Função jurisdicional - Em entrevista a jornalistas após o encontro, o coordena-dor do Conselho e secretá-rio-geral da Presidência do TSE, Estêvão Waterloo, lem-brou que, no fim de junho, o Conselho Consultivo firmou diversos acordos de não dis-seminação de fake news com a mídia em geral e os parti-dos políticos. Ele destacou que o TSE, em sua função ju-risdicional, somente atua por provocação no caso de exa-me de questão que envolva suposta propagação de notí-cias falsas. Disse ainda que a Corte já examinou cerca de 30 representações contra esse tipo de propaganda elei-toral irregular.

“Na linha tênue entre controle ou não, regulação ou não [de notícias falsas], nós vamos sempre privilegiar a liberdade de expressão”, ressaltou Estêvão, assinalan-do que fake news se contesta com informação verdadeira e fidedigna.

Segundo o coordena-dor, a avaliação do Conselho era a de que o cenário de dis-seminação de notícias falsas no primeiro turno “seria infi-nitamente pior”.  Ele comu-nicou que a equipe técnica do Tribunal está elaborando uma página para o Portal do TSE na internet, voltada a catalogar as notícias falsas disseminadas com o objetivo de desacreditar o trabalho da instituição.

O secretário-geral da Presidência da Corte tam-bém informou que o Tribunal está trabalhando em um apli-cativo, para  tablets  e  smar-tphones, para o recebimento de reclamações diretas do eleitor.

Composição e atri-buições - O Conselho Con-sultivo é formado por 14 in-tegrantes.  No colegiado, há representantes da Justiça Eleitoral, do Ministério Pú-blico, do Ministério da Defe-sa, do Ministério da Justiça, do Departamento de Polícia Federal, do Ministério da Ciência e Tecnologia, entre outros órgãos públicos, e da sociedade civil.

De acordo com a por-taria que o criou, as atribui-ções do Conselho Consultivo são: desenvolver pesquisas e estudos sobre as regras elei-torais e a influência da inter-net nas eleições, em especial o risco das fake news e o uso de robôs na disseminação das informações; opinar sobre as matérias que lhe sejam sub-metidas pela Presidência do TSE; e propor ações e metas voltadas ao aperfeiçoamento das normas.

O Conselho Consultivo funciona junto ao gabinete da presidente do TSE, e a participação de seus inte-grantes não é remunerada.

Presenças - Partici-param da reunião de hoje representantes do TSE, do Ministério Público Eleito-ral, Ministério da Justiça, Mi-nistério da Defesa, da Polícia Federal, da Agência Brasilei-ra de Inteligência (ABIN), do Ministério da Ciência e Tec-nologia, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI), da SaferNet Brasil e da Funda-ção Getúlio Vargas. (TSE)

TSE recebe debate que discuti impacto das fake news nas eleiçõesGrupo também debateu medidas contra dissemi-nação de notícias falsas durante o segundo turno

No primeiro turno das eleições 2018 as forças federais autorizadas pelo

Tribunal Superior Eleitoral chegaram a 513 localidades. As tropas foram distribuídas entre 11 estados com o objeti-vo de garantir a normalidade do pleito, o exercício do voto e andamento da apuração.

Segundo o TSE, os esta-dos que receberam o apoio fo-ram: Acre em 11 municípios, Amazonas 27, Ceará em 5, Maranhão em 72, Mato Gros-

so do Sul em 4, Mato Grosso recebeu em 19 municípios ou localidades,  Pará em 61, Piauí para 134 locais, Rio de Janeiro para 69, Rio Grande do Norte tropas para 97 mu-nicípios ou localidades e o To-cantins em 14 locais.

A atuação das forças fe-derais nas eleições está pre-vista no inciso XIV do artigo 23 da Lei nº 4.737/1965 (Có-digo Eleitoral), e visa garan-tir a normalidade do pleito, o livre exercício do voto e o bom andamento da apuração dos resultados. 

O órgão responsável pelo planejamento e execu-

ção das ações realizadas pe-las Forças Armadas e o Mi-nistério da Defesa, logo que recebe do TSE os pedidos que foram aprovados com a solici-tação de tropas pelos TREs.

Além das tropas envia-das aos municípios, o TSE so-licitou ao Ministério da Defe-sa apoio logístico de militares para 93 localidades situadas em regiões isoladas nos esta-dos do Acre, Amazonas, Ama-pá, Bahia, Mato Grosso do Sul e Roraima. O apoio dos militares garantiu a chegada das urnas e outros equipa-mentos. (Com informações do TSE)

Força Federal chegou a 513 localidades no primeiro turnoForam enviados ainda militares para apoio logístico a 93 loca-lidades situadas em regiões longínquas e isoladas do país

Hemerson Pinto

Fragmentação do Congresso desafia sustentação do futuro governo

O aumento da fragmenta-ção partidária após as eleições do último  domingo  (7) exigirá esforço do próximo presidente da República para o novo gover-no ter sustentação no Congres-so Nacional. Como apontam cientistas políticos, a articula-ção passa por conseguir equa-cionar a agenda de trabalho com as demandas dos aliados que, conforme a história recen-te, querem partilhar poder e re-cursos para atender suas bases.

Conforme apurado pela Agência Brasil,  a Câmara dos Deputados passará dos atu-ais 25 partidos representados para 30. No Senado Federal, o crescimento é de 15 a 20 le-gendas. A eleição também im-plicou na renovação dos nomes da próxima legislatura. Das 54 vagas recentemente disputadas no Senado, 46 serão ocupadas por novos parlamentares. Na

Câmara, são novos 52% dos nomes dos deputados, a maior taxa de mudança nos últimos 20 anos. O dado não contabiliza parentes eleitos e nem aqueles que trocaram de Casa legislati-va ou que voltaram para o Con-gresso depois de pelo menos quatro anos ausentes

De acordo com o sociólo-go e cientista político Bolívar Lamounier, com a votação “a fragmentação [do Parlamento] subiu para o espaço” e o Brasil “atingiu o índice mais alto do mundo com partidos represen-tados no Parlamento”.

Na avaliação de Aldo For-nazieri, diretor Acadêmico da Escola de Sociologia e Política (São Paulo), a fragmentação é um indicativo que “qualquer que seja o eleito escolhido terá dificuldade para composições políticas. Não vai  ter  alinha-mento automático. Ninguém

conseguirá fazer uma grande bancada”.

“A alta fragmentação também deve condicionar os ritos das negociações, de modo a aumentar os custos para o Executivo”, acrescenta o soció-logo Pedro Célio Borges, da Fa-culdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Rejeição - Sobre as mu-danças na Câmara, Bolívar La-mounier avalia que “não foi uma renovação tão ampla”,  “mas foi marcante pela derrota de mui-tos caciques políticos”.

Para Pedro Célio Borges, “a grande marca da eleição foi o forte sentimento negativo a tudo que é visto como o siste-ma político e seus agentes”. Em sua opinião, “os políticos com mandato foram alvos especiais de rejeição”. (Agência Brasil)

Imperatriz-MA, Sexta-feira e Sábado, 12 e 13 de Outubro de 2018 ESTADO 03D

ivulgaçãoH

andson Chagas

A revitalização dos par-ques ambientais é um dos projetos de referência da Se-cretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Natu-rais (SEMA), que avança nas obras do Complexo Ambiental do Parque Estadual do Sítio do Rangedor, no Calhau. Após concluída, a área vai se trans-formar em um equipado espa-ço de lazer e entretenimento, além de promover a recupera-ção da reserva que estava em situação degradante.

Nesta etapa, os traba-lhos se concentram na cons-trução de áreas de passeio com espaços para a prática de esporte como ciclismo, exer-cícios físicos e caminhadas, favorecendo pessoas de todas as idades. Está em execução a construção de estruturas de apoio e acesso, que inclui pista de caminhada e ciclovia, com extensão de 5,5 quilôme-tros cada, e diversas praças que vão circundar todo o tre-cho do parque.

“Assim como outras áre-as de preservação que esta-vam esquecidas e agora são recuperadas, as obras no Sí-tio do Rangedor seguem o cronograma e avançam para que brevemente a população tenha acesso a mais essa al-ternativa de lazer e contem-plação da cidade”, pontua o titular da SEMA, Marcelo Co-elho.

O secretário destaca que o projeto da gestão alcança também unidades de conser-vação importantes em cidades do interior, contribuindo para que haja a preservação am-

biental da vegetação nativa e do ecossistema natural e favo-reça o contato da população com a natureza e o turismo ecológico.

Após concluída a obra, o espaço contará com praças, pista de caminhada, ciclovia, trilhas naturais, parques in-fantis, academias, campo de futebol gramado, campo de beach soccer, quadras polies-portivas, quadras de tênis, quadras de futevôlei e espa-ços de convivência. De um to-tal de 120 hectares de área do parque, apenas 7 hectares te-rão intervenções urbanísticas com a obra. Todo o restante será recuperado e refloresta-do.

Durante a elaboração do projeto de recuperação da re-serva, técnicos da SEMA iden-tificaram que 44% da área estava degradada. “A gestão está atuando para recuperar essas áreas degradadas para São Luís ganhar mais um es-paço destinado à preservação ambiental, bem-estar e lazer. Esse será mais um grande presente aos ludovicenses e uma forma de garantir, além da preservação, que o Ran-gedor não sofra mais riscos imobiliários”, reforça Marcelo Coelho.

A revitalização do Sítio do Rangedor também vai reu-nir condições para a pesquisa científica e desenvolvimento de projetos ambientais por instituições de ensino. Com-plementando as ações de pre-servação das unidades de con-servação, a SEMA concluiu o Plano Estadual de Educação

Ambiental, que já é lei sancio-nada pelo governador (Lei Es-tadual nº 10.796/2018).

“O plano foi consolidado e discutido democraticamente para garantir políticas públi-cas e ações integradas entre sociedade e poder público, sendo uma ferramenta impor-tante na construção de um Maranhão sustentável”, pon-tua o titular da SEMA.

Com uma área de pouco mais de 120 hectares, o Sítio do Rangedor era uma estação ecológica alvo de queimadas criminosas, despejo de lixo e prática ilegal de caça.

Para resolver a situação, a gestão estadual sancionou a Lei Estadual nº 10.455/2016, que foi aprovada na Assem-bleia Legislativa, estabelecen-do nova categoria ao local e o transformando em Parque Ambiental. Com esta modifi-cação, a reserva pode agora receber intervenções nas áre-as já degradadas, incluindo ações de recuperação e urba-nização.

“Nossa primeira ação diante do cenário foi cercar o parque, o que evitou, imedia-tamente, o lixo e incêndios”, detalha Coelho. “O projeto do Complexo Ambiental no Ran-gedor considera ações sem prejudicar os reservatórios naturais de água subterrânea, os lençóis freáticos, valorizan-do e adequando ao uso público sustentável e sem prejuízo às espécies nativas”, acrescenta.

O Parque Estadual do Sítio Rangedor está inserido dentro do Sistema Nacional de Unidades de Conservação

da Natureza (SNUC), Lei Fe-deral nº 9.985, de 18 de julho de 2000 e do Sistema Estadu-al de Unidades de Conserva-ção da Natureza (SEUC), Lei Estadual nº 9.413, de 13 de julho de 2011, que dividiram as Unidades de Conservação (UCs) em áreas de Proteção Integral e de Uso Sustentável.

No conjunto de medidas pela preservação das áreas ambientais, a SEMA avançou nas políticas. Destaque ao Programa Maranhão Verde (Lei Estadual nº 10.595/2017), destinado a fomentar e de-senvolver projetos voltados para apoio à conservação e recuperação ambiental. Por meio dessa iniciativa estão em desenvolvimento dois pro-jetos: Berço do Rio Itapecuru (recuperação nascente dos rios Itapecuru e Alpercatas), no Parque Estadual do Mira-dor, envolvendo 189 famílias; e Floresta Protetora dos Ma-nanciais (recuperação matas ciliares e áreas de recargas, como Reserva do Batatã e Rio Prata), no Parque Estadual do Bacanga – que está em fase de inscrição das famílias.

As famílias recebem, por dois anos, uma bolsa no valor de R$ 300,00, e passam por capacitação sobre assun-tos que vão desde queimadas a cultivo de viveiros, ou seja, um incentivo para que façam atividades de conservação e recuperação.

Já foram entregues à po-pulação o Complexo Ambien-tal da Área de Proteção Am-biental do Itapiracó, em São

Luís; o Parque Ambiental de Codó; e o Parque Centenário de Balsas.

Em construção, além do Complexo Ambiental do Par-que Estadual do Sítio do Ran-gedor, os parques ambientais de Timon, Anapurus, Bacabei-ra e Arari; e em planejamento, os parques ambientais nas ci-dades de Vila Nova dos Martí-rios e Brejo.

O intuito é garantir a preservação ambiental da ve-getação nativa e ecossistema natural, além de garantir la-zer e uma melhor qualidade de vida aos maranhenses.

Na área de gestão de recursos hídricos, está em elaboração o Plano Estadu-al de Recursos Hídricos, que vai nortear estratégias para assegurar usos múltiplos das águas, conservação, prote-ção e recuperação das bacias hidrográficas estaduais. In-cluindo ainda no planejamen-to a capacitação de recursos humanos para atender as de-mandas ambientais do Mara-nhão.

No que se refere à bal-neabilidade das praias, após décadas de poluição, a popu-lação de São Luís voltou a ter, em 2016, locais próprios para o banho de mar. E os índices de poluição diminuem grada-tivamente, devido às ações de fiscalização e investimentos em despoluição. A SEMA mo-nitora 21 pontos, distribuídos nas praias da Ponta d’Areia, São Marcos, Calhau, Olho d’Água, Praia do Meio e Ara-çagi. (Agência Maranhão de Notícias)

Avançam obras de revitalização do Parque Estadual do Sítio do Rangedor

Bandidos trocam tiros com a polícia em roubo a banco em Timon

Um dos objetivos é construir áreas de passeio e para prática esportiva. A revitalização é um dos projetos de referência do Estado

Caso aconteceu no município maranhense na madrugada de quinta-feira

O caso aconteceu du-rante a madrugada desta quinta-feira. Com a força da ex-

plosão o teto desabou e os vidros foram quebrados. Se-gundo a Polícia Militar, o gru-

po usou dinamites para de-tonar um caixa eletrônico da agência da Caixa Econômica Federal.

A PM informou ainda que seis bandidos participaram da investida no banco e estavam no local do crime quando os policiais chegaram. Houve tro-ca de tiros, mas a quadrilha

conseguiu escapar do cerco.Os assaltantes usaram

pregos que foram jogados nas ruas com o objetivo de furar os pneus das viaturas que inicia-ram a perseguição.

Não houve notícias de feridos e nem da quantidade de dinheiro levado pelos ban-didos.

Hemerson Pinto

Interior da agência após ação dos bandidos.

Antes do Parque, o Rangedor era alvo de queimadas e despejo de lixo.

Imperatriz-MA, Sexta-feira e Sábado, 12 e 13 de Outubro de 2018IMPERATRIZ04

DANIELA SOUZA

Divulgação

Devotos de Imperatriz e João Lisboa segui-ram na noite de quin-ta-feira, 11, para mais

um Círio de Nazaré, na capital Belém (PA). De acordo com os organizadores, este ano so-mente um ônibus foi para o evento, com 56 devotos. O Cí-rio é um ato de fé, já virou tra-dição na capital e atrai romei-ros de diversas partes do país.

Segundo o padre Moisés Dias, um dos organizadores da caravana, às 20h o ônibus saiu com alguns romeiros da cida-de de João Lisboa, em seguida

passou na praça de Fátima (às 21h) para pegar os devotos de Imperatriz. Os passageiros pa-garam o valor de R$ 330,00, com antecedência.

O valor inclui a ida a Sa-linas (somente pela manhã) e a noite a caravana segue para Belém, onde ocorre a progra-mação do Círio de Nazaré. O sacerdote conta ainda que de-vido a indisponibilidade de lo-cal para ficar na romaria, este ano a equipe de Imperatriz resolveu organizar somente um ônibus para participar do Círio.

“Em Belém vamos espe-rar a procissão fluvial chegar, que corre pela manhã. A pro-

cissão sai de Coroacy, 6h da manhã e chega em Belém por volta das 10h30. Nós também vamos acompanhar a chegada da romaria dos motoqueiros e a chegada nas docas, isso ocorre dia 13. A caravana fica em Belém na sexta (12), na parte da noite, no sábado (13) terá programação de manhã, tarde e noite. Permanece ain-da em Belém no domingo (14), os romeiros irão fazer um pas-seio turístico no Mangal das Garças e visita a uma praia na segunda (15)”.

O religioso ressalta que todos há 12 anos se organizam como caravana para participar do Círio de Nazaré. Este ano

irão em menor número devido a indisponibilidade de hospe-dagem em Belém. Por último, destacou que alguns romeiros irão pela primeira vez, outros vão para pagar promessas. Outras vão para consagrar e agradecer pela graça recebi-da.

Círio de Nazaré - O Círio de Nazaré é um evento anual, ocorrido no mês de ou-tubro na cidade de Belém. O evento é conhecido como “car-naval devoto”, em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré,

padroeira do Pará e “Rainha da Amazônia”. São 15 dias de programação, mas a maioria dos participantes acompanha os últimos dias de programa-ção (do 12 a 15 de outubro).

As procissões são gigan-tescas, as mais conhecidas são as corda e a fluvial, que ocorre nos últimos dias de evento. O Círio de Nazaré, assim como o Carnaval e o São João nor-destino, representa a cultura brasileira. Além do aspecto re-ligioso, o evento movimenta a economia local.

Devotos de Imperatrize João Lisboa participamdo Círio de NazaréO Círio de Nazaré é uma programação tradicional da capital Belém (PA) e todos os anos atrai católicos de diversas partes do país

Hemerson Pinto

HYANA REIS

Reprodução

Reprodução

As ações começaram no dia 1º de Outubro com pales-tras, orientações, exames e agendamento de mamografias, e segundo a organização das atividades, diariamente.

A coordenadora da cam-panha, Lívia Bustamante, diz que o objetivo é revelar nú-meros de casos do câncer de mama no estado e alerta para a necessidade da prevenção.

“Nosso foco é falar dos indicadores do câncer de mama no Maranhão, buscando sen-sibilizar as mulheres sobre a doença e a necessidade de re-alizar o autoexame e mamogra-fia”, explica.

Ao público atendido nas

unidades básicas de saúde, nas empresas e instituições que re-cebem a caravana da campa-nha, é oferecido outros serviços como os testes rápidos de HIV e Sífilis e roda de conversa sobre alimentação saudável e alimen-tos antioxidantes que evitam aumento de células canceríge-nas.

Só esta semana o atendi-mento da equipe da campanha já passou pelos postos de saú-de do Parque Amazonas, Itamar Guará, Rede de Saúde Metal, Vila Cafeteira e Vila Nova.

A campanha tem apoio de empresas privadas do ramo de saúde, como hospitais, labora-tórios e clínicas, além de uma indústria e associações de mo-radores. (Com informações da assessoria)

Outubro Rosa leva açõesaos postos de saúde

Teve início nessa quin-ta-feira (11) a Operação 12 de Outubro, da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Em Imperatriz, estão sendo intensificadas as fiscalizações na BR-010 duran-te o feriado prolongado, com reforço concentrado no poli-ciamento ostensivo. O objetivo é prevenir acidentes na rodo-via.

O feriado de 12 de outu-bro, assim como todos os fe-riados próximos aos finais de semana, é caracterizado pelo aumento do fluxo de veículos nas rodovias federais. Em Im-peratriz, com o feriado munici-pal no dia 15 de outubro, esse fluxo pode ser ainda maior que em outras rodovias.

E para garantir aos mo-

toristas maior segurança, conforto e fluidez do trânsito, a Polícia Rodoviária Federal priorizará ações preventivas de fiscalização ao excesso de velocidade, alcoolemia, ultra-passagens proibidas e ao trân-sito de motocicletas ou ciclo-motores.

O foco, segundo a PRF é “educação e prevenção ao excesso de velocidade, uso do cinto de segurança, transporte seguro de crianças, alcoolemia ao volante, ultrapassagens proibidas, segurança dos usu-ários de motocicletas ou ciclo-motores e condições de con-servação do veículo”, diz nota expedida pelo órgão.

Dados da última Ope-ração - No último feriado de 7 de setembro, que teve período semelhante a este do dia 12 de outubro, a PRF registrou, em

todo o Brasil, 1.162 acidentes que resultaram em 1.211 pes-soas feridas e 108 óbitos.

Somente no último fe-riado, foram registradas mais de 45 mil infrações de trânsi-to nas rodovias federais. Des-sas, cerca de seis mil foram de ultrapassagens irregulares, 3.068 condutores sem cinto de segurança e 977 motoristas dirigindo após ingerir bebida alcoólica.

Já em Imperatriz, balan-ço da operação registrou nove acidentes na BR-010 durante o feriado, com uma morte. Pas-saram por fiscalizações o total de 417 veículos e 615 pessoas. Foram aplicadas, durante o período, 160 multas à condu-tores, a maioria foi por ultra-passagem proibida.

PRF inicia Operação 12 de Outubro em ImperatrizA Polícia Rodoviária Federal vai intensificar as fiscalizaçõesna BR-010 com o objetivo de reduzir acidentes

Atividades também são desenvolvidas em instituições e empresas

Durante a operação está sendo realizado reforço concentrado no policiamento.

Público durante atividade da campanha Outubro Rosa.

Além do aspecto religioso, o evento movimenta a economia local.

Imperatriz-MA, Sexta-feira e Sábado, 12 e 13 de Outubro de 2018 CIDADES 05D

aniel Sena

Estão abertas as ins-crições do workshop voltado para o segmento da panifica-ção, que acontecerá no dia 18 de outubro, a partir das 18h30, no auditório do Sebrae em Imperatriz. A capacitação é realizada pelo Sebrae, por meio do projeto Varejo de Ali-mentos e Bebidas, Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitarias de Imperatriz (Sinpancimp) e o Serviço So-cial da Indústria do Maranhão (Sesi).  

Com o tema “Criativi-dade e Inovação nos Proces-sos Produtivos de Panifica-ção e Massas Alimentícias”, o workshop vai trabalhar a ino-vação no setor, com apresen-tação de soluções modernas e aplicáveis, para que propor-cionem ferramentas tecnológi-cas, aliada a criatividade, que gerem maior aumento da pro-dutividade.  

O evento tem como pú-blico-alvo empresários do seg-mento da panificação, confei-taria e massas alimentícias em geral e será comandado pela consultora e coordenadora do Instituto de Desenvolvimento das Empresas de Alimentação (Ideal), Patrícia Marques.   

“É um momento impor-tante para compartilhamento de informações e atualizações, para que os empresários do se-tor, aumentem seus resultados

e produção, com a busca de novas tecnologias e mudança de atitudes”, explica a gestora do Sebrae, Aline Maracaipe.  

Outro parceiro do workshop, o Sesi, durante o evento também vai discor-rer sobre os serviços na área de Saúde e Alimentação rea-lizados pela entidade, como consultorias e assessoria em serviços para alimentação e nutrição, ações preventivas de saúde, cursos teóricos e prá-ticos ministrados por meio da unidade móvel, entre outros, que será conduzido pela nu-tricionista do Sesi, Thalita Al-meida.  

As inscrições podem ser realizadas na sede do Sebrae em Imperatriz, em horário co-mercial, localizada na Avenida Bernardo Sayão, esquina com Rua Sousa Lima, Nova Impe-ratriz. O investimento é de R$ 30,00.  

Sobre a palestrante - Patrícia Marques é graduada em Publicidade e Propaganda pela UNA/BH, consultora es-tratégica para o setor Panifiei-ro, com expertise em confei-tarias, padarias,  cafeterias, e supermercados. Atuou por 11 anos no Instituto Tecnológico da Alimentação, Panificação e confeitaria (ITPC) e como con-sultora técnica do Programa de Apoio a Panificação (Propan).  (Assessoria)

Abertas inscrições para o Workshop de panificação oferecido pelo Sebrae O workshop ocorre na próxima quinta-feira (18)

Dificuldade para trafegar aumenta nos horários considerados de pico

Trânsito lento nos viadutos atrasa condutores em Imperatriz

“Eu tenho a impres-são que isso aqui só vai acabar mesmo quando

for feita a obra de duplicação. Esse setor aqui é crítico”, co-mentou o entregador de peças para automóveis, Carlos Hen-rique. Ele usa uma motocicle-ta para fazer o que chama de ‘corres’ entre a loja no Entron-camento e oficinas de clientes, a maioria do setor da Vila Lo-bão, o que o obriga a passar pelos dois viadutos sobre a BR

010 várias vezes ao dia. Carlos diz que se pegar

uma encomenda faltando 20 minutos para meio dia  dificil-mente ele consegue aprovei-tar as duas horas de almoço. “Tenho que ir entregar, voltar pra loja, pegar minha moto e ir pra casa. O tempo fica curto porque, mesmo de moto, tem horas que tá  complicado pas-sar aqui. Fazer zig e zag no

meio da rua ainda dá, mas em cima do viaduto é perigoso”, conclui.

Já a dificuldade que o re-presentante comercial Isaias Gomes enfrenta é principal-mente no início da manhã. “Ou venho bem mais cedo ou deixo passar logo o fluxo de 8h, 9h. Se marcar com o cliente 8h, 8h30, quando ele ta chegan-do na loja com a cabeça mais

fria pra negociar é arriscado atrasar se não me antecipar”, explica. 

Motoristas e motociclis-tas reclamam que o trecho pior é na saída do viaduto para entrar na Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, onde se amontoam os veículos que es-tão na marginal direita da BR 010, os que saem do viaduto, os que surgem da Rua João

Lisboa e os que esperam a vez de entrar na marginal saindo da Avenida Getúlio Vargas. 

“Aí  junta com os carros parados no viaduto por causa do amontoado que tá do lado de lá, do povo que quer sair do viaduto e pegar a Avenida Babaçulândia, aí enrola tudo”, conclui Carlos. 

Os condutores lembram que nem mesmo os semáforos no cruzamento da marginal di-reita da BR 010 com a Aveni-da Getúlio Vargas conseguem controlar o fluxo de veículos em horários mais complicados. 

HEMERSON PINTO

Weudson Feitosa, Janaina Ramos e Zigomar Filho assumiram as secretarias.

Reprodução

A Prefeitura de Impera-triz informou que as secretá-rias de Infraestrutura; Desen-volvimento Social; e Esporte, Lazer e Juventude sofreram com mudança na equipe e pas-sam a ter novos nomes à fren-te da pasta. Segundo nota da gestão municipal, a mudança faz parte de uma reforma ad-ministrativa.

A Secretaria de Infraes-trutura, antes coordenada por Assis Pinheiro, foi designada à Zigomar Filho, que antes estava à frente da Secretária de Desenvolvimento Social. Já para a antiga pasta do novo secretário de infraestrutura, quem assume é a esposa de Assis Ramos, a primeira-dama Janaina Ramos.

Para a Secretaria de Es-porte, Lazer e Juventude – Se-del, foi anunciado que Weud-son Feitosa, ex-vereador de

Imperatriz, estará à frente no lugar de Wilson Júnior, que es-tava interinamente no cargo de superintendente da pasta.

Esta é a segunda mudan-ça de liderança na secretaria de esporte em alguns meses, já que em agosto deste ano foi anunciada pela Prefeitura a demissão de Greycivane Go-mes Lindoso da pasta. Na épo-ca  o seu marido, Major Janil-son, conhecido por seu apoio público à Assis Ramos, disse que a demissão foi causada por “perseguição política”.

“No começo do ano o As-sis chamou eu e a Greycivane no gabinete (sic), dizendo que se a gente não apoiasse o can-didato dele estaríamos fora da Prefeitura. E aconteceu”, disse Major Janilson, em vídeo pu-blicado em suas redes sociais, acusando ainda Assis Ramos de “não honrar compromisso”.

Já para a mudança dos atuais cargos, a Prefeitura se manifestou informando que a

troca nas lideranças das pas-tas faz parte de um planeja-mento para a readequação da equipe, visando otimizar o tra-balho.

“É natural num governo, que chega à metade do seu tempo, realizar algumas mu-danças de secretariado. Isso revigora a equipe para o início da segunda parte do mandato. São perfis adequados para di-ferentes momentos da gestão. Essas medidas são necessá-rias para que possamos seguir o planejamento estratégico da Prefeitura”, disse Assis Ra-mos.

O Prefeito ainda agrade-ceu o trabalho prestado pelos secretários. “Agradeço muito o excelente trabalho realizado pelos secretários substituídos. Nesses dois anos realizaram um ótimo serviço, agora os no-vos secretários terão a missão e o dever de aprimorar e am-pliar o que já foi feito e está em andamento”, enfatizou

Prefeitura anuncia mudança de três secretáriosNovos nomes assumiram as secretarias de Infraestrutura, Sedes e Sedel

Hyana Reis

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) prorrogou o prazo de pagamento da

taxa de inscrição para o sele-tivo 2019. A efetuação do pa-gamento era pra ser até o dia 10 (quarta-feira) e estendeu o prazo para o dia 15 (segun-da-feira). A taxa de inscrição é no valor de R$20,00 e as

provas do seletivo ocorrem no dia 02 de dezembro.

O pagamento pode ser feito em qualquer agência ou caixa eletrônico do Ban-co do Brasil. Foi prorrogado também o prazo para homo-logação das inscrições que agora será dia 19 de outu-bro e o prazo para a solicita-ção de atendimento especial para a realização da prova, foi estendido até o dia 15 (segunda).

No total, o IFMA oferta 6600 para ingresso nas for-mas integrada, concomitante e subsequente. Podem parti-cipar da seleção candidatos que já concluíram ou estão cursando, em 2018, a 8ª ou 9ª série do Ensino Funda-mental (para a modalidade integrada); Estudantes que estão cursando, em 2018, a 1ª série ou 2ª série do Ensi-no Médio (para a modalidade concomitante); e candidatos que já concluíram ou estão concluindo, em 2018, o Ensi-no Médio (modalidade subse-quente).

O CPF e a senha dos candidatos, gerados no ato da inscrição no portal do IFMA, deverão ser mantidos sob a guarda do candidato e são indispensáveis para o

acompanhamento do proces-so de inscrição, para consulta do local de prova e para a ob-tenção dos resultados indivi-duais, via Internet.

As oportunidades estão disponíveis nos 29 campi do IFMA em 27 cidades do Es-tado, sendo eles: Açailândia, Alcântara, Araioses, Baca-bal, Barra do Corda, Barrei-rinhas, Buriticupu, Carolina, Caxias, Codó, Coelho Neto, Grajaú, Imperatriz, Itapecu-ru-Mirim, Pedreiras, Pinhei-ro, Presidente Dutra, Porto Franco, Rosário, Santa Inês, São José de Ribamar, São João dos Patos, São Luís – Centro Histórico, São Luís – Maracanã, São Luís – Monte Castelo, São Raimundo das Mangabeiras, Timon, Viana e Zé Doca.

Provas A aplicação da prova

está agendada para o dia 02 de dezembro, a prova terá duração de quatro horas e constará de 40 questões de múltipla escolha, sendo 20 de Língua Portuguesa e 20 de Matemática. Cada questão apresentará cinco alterna-tivas, com uma única opção correta. Os programas para estudo constam no edital. O resultado tem previsão de di-vulgação em 09 de janeiro de 2019, no portal do IFMA.

Imperatriz-MA, Sexta-feira e Sábado, 12 e 13 de Outubro de 2018EDUCAÇÃO06

EDITAL COMPLETOencurtador.com.br/iIT05

PORTAL IFMA encurtador.com.br/chAV7

Daniela Souza

O pagamento pode ser feito em qualquer agência ou caixa eletrônico do Banco do Brasil até o dia 15 de outubro

Prorrogado prazo de pagamentodo seletivo para cursos no IFMA

Divulgação

Reprodução

Reprodução

O IFMA oferta 6.600 vagas.

Diretor busca parceiros para concluir a animação.

Depois de uma tentativa sem sucesso de se comunicar com uma jovem surda em uma festa, o diretor de animação Paulo Henrique dos Santos, de 27 anos, decidiu criar um desenho animado para en-sinar a Língua Brasileira de Sinais (Libras). “Eu achei um absurdo ter uma pessoa bra-sileira do meu lado e eu não ter ideia de como me comuni-car. Vi que há um grande des-preparo da maioria para falar com os surdos”, conta Paulo Henrique.

A iniciativa simples do diretor acabou se tornando referência, o desenho “Min e as Mãozinhas” é o primeiro totalmente em Libras no You-Tube. “Foi uma surpresa ser o primeiro. Quando a gente começa a gente busca refe-rências, mas como não tive decidi arriscar e esse retorno tem sido muito gratificante”, disse o diretor.

Arrecadação coletiva - Paulo, que já trabalhou nas animações do Sítio do “Pica--Pau Amarelo” e da “Turma da Mônica”, lançou este pro-jeto voltado para crianças surdas com idade entre três

e seis anos. Para desenvolvê--lo, o diretor contou com uma equipe de professores e in-térpretes. Ao todo, a primeira temporada tem 13 episódios, mas apenas o primeiro está produzido. Para concluir o trabalho, Paulo busca parcei-ros e empresas. Também foi criada uma página de arreca-dação coletiva.

“A ideia do desenho é que os professores também possam usar em sala de aula. O projeto seja liberado da maneira mais democrática possível”, explica Paulo Hen-rique.

Primeiro capítulo - O episódio de estreia conta a história de uma menina sur-da chamada Yasmin, conheci-da como Min. Ela estava na casa da árvore quando um esquilo encontrou pegadas no chão e quis saber de quem eram. Eles vão até a floresta para descobrir quem deixou os sinais pelo caminho. Nesse passeio, encontram o elefan-te, o gato e o sapo. A todos, Min ensina cinco sinais em libra para que eles aprendam falar, por exemplo, “oi” e di-zer o próprio nome. (G1)

Diretor Paulo Henrique dos Santos decidiu fazer a animação de-pois de não conseguir se comunicar com uma jovem surda. Pro-jeto, que têm 13 episódios, ensina a língua brasileira de Sinais

Brasileiro cria primeiro desenho animado em Libras no YouTube

A revisão das diretrizes estabelece ainda que as redes de ensino poderão ofertar, no total, até 20% da formação a distância.

Todos os estudantes do ensino médio deverão ter aces-so a mais de um itinerário for-mativo no próprio município onde estudam, de acordo com a revisão preliminar das Dire-trizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio, que foi di-vulgada pelo Conselho Nacio-nal de Educação (CNE) e está disponível para análise e con-tribuições de toda a sociedade até o dia 23 de outubro. Além dos itinerários, as redes terão que ofertar uma parte comum a todos os estudantes, que será definida pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em discussão no CNE.

As diretrizes vigentes es-tão sendo revistas pelo CNE para se adequarem ao Novo Ensino Médio, aprovado em 2017. Pela nova lei, os estudan-tes poderão escolher ter for-mações específicas em lingua-gens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas ou ensino técnico. Uma das preo-cupações levantadas durante a discussão da lei era a oferta das várias opções aos estudan-tes, sobretudo em municípios

menores.O documento disponibili-

zado pelo CNE diz que os siste-mas de ensino devem garantir a oferta de mais de um itinerá-rio formativo em cada municí-pio, permitindo aos estudantes a escolha, dentre diferentes ar-ranjos curriculares, “atenden-do assim a heterogeneidade e pluralidade de condições, inte-resses e aspirações”.

O documento estabelece ainda que o Ministério da Edu-cação (MEC) deverá elaborar um guia para orientar as ins-tituições e redes de ensino na implementação dos itinerários formativos no ensino médio.

A oferta de itinerários formativos deve considerar as possibilidades estruturais e de recursos das instituições ou re-des de ensino. Para garantir a oferta de diferentes itinerários, podem ser estabelecidas par-cerias entre diferentes institui-ções de ensino, devidamente credenciadas pelos sistemas de ensino. Caberá aos siste-mas de ensino estabelecer as regras para a escolha do itine-rário formativo pelo estudante.

Ensino a distância - A revisão das diretrizes estabele-ce ainda que as redes de ensi-no poderão ofertar, no total, até 20% da formação a distância. A modalidade pode ser aplicada tanto na formação geral básica quanto nos itinerários formati-vos do currículo. É preciso, no entanto, ter suporte tecnológi-co e pedagógico apropriado. A porcentagem poderá, a critério dos sistemas de ensino, chegar a 30% no ensino médio notur-no.

Na terça (9), a Comissão do Ensino Médio da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação colo-cou em consulta pública para contribuições da sociedade brasileira. O documento com as Diretrizes Curriculares Na-cionais do Ensino Médio estará disponível para análise e con-tribuições até o dia 23 de outu-bro de 2018 no site do CNE, no link. As contribuições deverão ser feitas pelo e-mail [email protected]. (Agência Brasil)

MEC abre consulta para sociedade discutir mudança no currículo escolar

Revisão no ensino médio prevê ao menos duas formações para estudantes

Imperatriz-MA, Sexta-feira e Sábado, 12 e 13 de Outubro de 2018 GERAL 07

A Anistia Internacional lançou na quarta (10) no Brasil a campanha global Escreva por

Direitos (Write for Rights). Em 2018, o foco são mulhe-res, gênero e defensoras dos direitos humanos. A entidade reforçou que a discrimina-ção, o abuso, a intimidação e a violência afetam de forma desproporcional as mulheres e, em particular, as que se posicionam publicamente na

sociedade. Um dos destaques da campanha é a vereadora Marielle Franco, reconhecida defensora dos direitos huma-nos e morta em março deste ano no Rio de Janeiro.

A diretora executiva da Anistia Internacional Brasil, Jurema Werneck, defendeu que, sete meses após o assas-sinato de Marielle e Anderson Gomes (motorista do carro onde a vereadora estava no momento em que foi morta),

é fundamental que a socieda-de se mantenha firme, exigin-do respostas e pressionando para que os responsáveis se-jam identificados e levados à Justiça. A história de vida de Marielle, segundo Jurema, se junta agora à história de mu-lheres de outros nove países que lutam por um mundo mais justo.

AtivistasNove dos dez casos es-

colhidos pela Anistia Interna-cional para a campanha são de mulheres ativistas, e o dé-cimo é de uma comunidade no Quênia cujas mulheres estão sendo impactadas pela expul-são de suas terras ancestrais. Além de Quênia e Brasil, há casos na Ucrânia, no Marro-cos, na Venezuela, na África do Sul, no Quirguistão, no Irã, na Índia e no Vietnã. Com ex-

ceção de Marielle, as mulhe-res e ativistas que integram a campanha seguem atuando em seus países, muitas, se-gundo a entidade, em situa-ção de risco.

“A campanha irá mobili-zar pessoas no mundo todo em apoio a estas ativistas, dando visibilidade aos casos e cele-brando o papel dessas mulhe-res que levantam suas vozes contra as injustiças e lideram processos de transformação em seus países”, informou a Anistia Internacional.

Com duração de cinco meses, a Escreva por Direitos segue até 8 de março de 2019, Dia Internacional da Mulher. O processo envolve apoiado-res da Anistia Internacional, profissionais da educação e grupos de ativismo na reali-zação de atividades que vão desde aulas temáticas em es-

colas até eventos públicos em praças ou cafés. Os eventos serão registrados por meio da Plataforma Escreva por Direi-tos, onde é possível também ter mais detalhes sobre cada um dos casos.

Sobre a campanhaTodos os anos, a Anistia

Internacional seleciona casos de pessoas e comunidades ví-timas de violações de direitos humanos ou em risco iminen-te de sofrer violações ao redor do mundo e convida apoiado-res e ativistas a entrarem em ação. Atendendo ao chamado, pessoas planejam e realizam atividades diversas, mobili-zando comunidades, famílias e amigos a escreverem e as-sinarem cartas, manifestando solidariedade e pressionan-do autoridades por justiça. (Agência Brasil)

Uma galinha de 1,04 metro de altura foi vendida por R$ 74 mil durante um lei-lão de aves gigantes, no dia 29 de setembro, em Jagua-riúna, interior de São Paulo. Na terça-feira, 9, foi confir-mado que a franga Betina da Diamante bateu o recorde de preço para fêmeas da raça índio gigante. “Recebemos a confirmação de que é a fran-ga mais valorizada na histó-ria da raça”, disse o criador Haroldo Poliselli. Betina é filha de outro recordista, o galo Voodoo da Diamante, que mede 1,26 m, a maior al-tura já alcançada por um galo índio.

A galinha foi adquirida pelo criador Ademir Melauro, de Franca, também no inte-rior paulista. “É difícil conse-

guir aves grandes, e o aces-so a essa genética exige alto investimento, por isso é uma franga preciosa”, disse. Ele pretende fazer o cruzamento da Betina com seu galo Me-zenga, de 1,18 m. “Espero obter aves ainda mais impo-nentes, que é o que os aficio-nados estão buscando hoje. O mercado para essas aves está em crescimento”, disse.

O índio gigante é resul-tante do cruzamento entre galináceos altivos e a galinha caipira. Para ser considerado um “gigante”, o macho pre-cisa medir pelo menos 1 me-tro e pesar 4,5 kg, enquanto a fêmea deve ter no mínimo 85 cm e pesar 3 kg, segundo a Associação Brasileira de Criadores de Índio Gigante (Abracig). O principal atri-

buto é o porte altivo e avan-tajado, que atrai o interesse de criadores, mas as aves são também dóceis.

Poliselli e o irmão Dio-go, donos do criatório Dia-mante, em Jaguariúna, se especializaram na raça. Eles já obtiveram frangas maiores que a Betina, como a Viola, com 1,06 m, e a Mamba, re-cordista em tamanho, com 1,09 m. As aves são vendidas principalmente em leilões presenciais, com transmissão online. O remate de Betina, por exemplo, foi acompanha-do por duzentos 200 partici-pantes dos Estados de São Paulo, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Rio Grande do Norte. (Agência Estado/Correio Braziliense)

A história do bairro Vila da Fábrica, que se inicia ain-da no final do século 19, é de extrema importância para o surgimento da cidade Cama-ragibe. A região pertencia a São Lourenço da Mata, onde foi instalada a Companhia In-dustrial de Pernambuco, que mudaria a atividade econô-mica da cidade, antes volta-da para a produção açucarei-ra.

Em 1891, foi concluído o prédio da fábrica que foi o pontapé inicial para a nova

cidade. Dois anos depois, es-tava pronta a vila operária, a primeira da América Latina, onde viveriam os trabalhado-res e suas famílias. Para os que não eram casados, foi construído um pequeno pré-dio, chamado “República dos Solteiros”. A produção de te-cidos começou em 1895 e em pouco tempo já se destaca-va como um dos empreendi-mentos mais importantes de Pernambuco.

A partir disso, foram chegando novas famílias, ori-

ginando novas comunidades na Vila e no entorno dela, dando forma à cidade urbana que nascia. A fábrica funcio-nou como referência do setor têxtil até os anos 1970, quan-do uma crise levou a empre-sa à falência. Apesar disso, a comunidade segue erguida como patrimônio camaragi-bense, com vínculos criados ao longo desses mais de 100 anos como bairro operá-rio que deu início à cidade. (Brasil De Fato)

‘Escreva por Direitos’ tem como foco mulheres e gênero

Raça índio gigante é resultante do cruzamento entre galináceos altivos e galinha caipira

Fábrica construída no final do século 19 mudou a atividadeeconômica da cidade, antes voltada para a produção açucareira

Reprodução

Caso Marielle Franco é destaque em campanha global de direitos humanos

Galinha de 1 metro é vendida porR$ 74 mil no interior de São Paulo

Vila da Fábrica de Camaragibe foia primeira vila operária da América

Reprodução

Com duração de cinco meses, a Escreva por Direitos segue até 8 de março de 2019, dia Internacional da Mulher.

Reprodução

A galinha foi adquirida pelo criador Ademir Melauro, de Franca, também no interior paulista.

Em 1891, foi concluído o prédio da fábrica que foi o pontapé ini-cial para a nova cidade.

Acho que toda vez acabo falando a mesma coisa, mas é impossível

não ficar repetindo isso sempre: a moda é repleta de vai-e-vem. Tanto que nos últimos dois anos vi-mos o estilo dos anos 90 nos afetar com toda a sua força. Desde as chockers, o xadrez príncipe de gales - que prometo nas próxi-mas colunas trazer mais um pouco sobre essa ten-dência, o decote ombro a ombro, o tênis como item para usar desde com cal-ça/shorts + blusa como também com vestidos, o normcore e a calça jeans: tanto o mom jeans ou o de cintura alta.

Mas ainda dentro des-sa categoria jeans, que é uma peça-chave em qual-quer guarda-roupa, trago mais uma tendência que foi febre dos anos 90 para acrescentar nessa lista e que também não deve sair tão cedo de moda: o look all jeans. E essa ten-dência é justamente para quem ama estar sempre na moda sem abrir mão do conforto. Pois cá en-tre nós, o jeans compõe diversas produções, des-de o look mais clássico ao baphônico.

Mas como usar um look total jeans?

A combinação mais comum de um look com jeans é calça + camisa, mas os sapatos também podem entrar na jogada nessa pegada. Os calça-dos jeans ajudam a alon-gar a silhueta, além de serem modernos e des-contraídos. A dica é fazer releituras das peças, para tornar o visual mais atual.

Outra coisa impor-tante é que quando você optar por usar um look to-tal jeans, use sempre um acessório como elemento de destaque para quebrar um pouco do monocromá-tico. Pode ser um cinto, um colar mais chamativo ou até uma bolsa estam-pada para o visual não fi-car tão simples.

Você também pode quebrar um pouco do all jeans investido numa saia + jaqueta ou colete e op-tando por colocar uma blusa colorida entre as peças, dando um charme ao visual.

NAS REDES SOCIAIS

@evengraziellyEven GraziellyEven Grazielly

[email protected]

O jeans é uma peça coringa: vai bem

com tudo e é super confortável

Inspire-se!

Imperatriz-MA, Sexta-feira e Sábado, 12 e 13 de Outubro de 2018GUIA DE ESTILO (Por Even Grazielly)08

Com 20 anos de trajetó-ria como autor, o caxiense Wil-son Marques tinha um antigo sonho: Democratizar o aces-so a suas obras entre crian-ças maranhenses das cidades mais longínquas, e sem oferta de eventos culturais que esti-mulassem a formação de leito-res em seu próprio estado.

“Esse era um desejo meu

era antigo e somente com o advento da Lei Estadual de In-centivo à Cultura, e graças ao patrocínio da Cemar, pudemos realizar o projeto que chega agora a sua terceira edição e cada vez melhor, pois é incrí-vel a resposta imediata das crianças impactadas pela Ca-ravana”, revela o autor.

Esse ano, a terceira edi-

ção do projeto “Caravana – Pas-seios pela História e Cultura do Maranhão” está visitando 14 cidades maranhenses: Gui-marães, Palmeirândia, Pinhei-ro, Turiaçu, Imperatriz, Buri-ticupu, Viana, Peritoró, Codó, Colinas, Passagem Franca e Itapecuru, além de São Luís e São José de Ribamar. Na baga-gem leva também o mais novo Box do projeto “Caravana” contendo 6 Livros seus que contam de forma didática e di-vertida aventuras sobre temas como as revoltas da Balaiada e Beckman, além da Fundação de São Luís; e aspectos da rica cultura maranhense, como a lenda da Serpente Encantada, o São João e o patrimônio ar-quitetônico colonial da capital maranhense. Inspiradas nas lendas, história e tradições do Maranhão, esses livros reú-nem as aventuras de Touchê, personagem que ensina coisas

interessantes sobre a cultura da região, mas sempre de for-ma leve e instigante.

Os livros acondicionados no Box, contém seis títulos: “Touchê, uma Aventura pela Cidade dos Azulejos”; “Tou-chê: uma Aventura em Noite de São João “; “Balaiada, a Re-volta” ; “Touchê e a Rafa em a Revolta de Beckman”; “Touchê e Rafa em A Invasão Francesa e a Fundação de São Luís” e “Touchê e o Segredo da Ser-pente Encantada”; que são do-ados para as escolas visitadas em cada cidade.

A programação da Ca-ravana realizada nas escolas públicas contempla encontro e bate papo com o autor, conta-ção de estórias, teatralização de temas com o Grupo Xama Teatro e distribuição gratuita de livros. O projeto começou por Palmeirândia na segunda (08) e na terça–feira (09) pas-

sou por Pinheiro e depois o autor segue para as demais ci-dades, até o dia 28 de outubro quando finaliza a Caravana em São Luís.

Para Wilson Marques “cada nova edição de projeto é emocionante, e uma rica troca cultural entre as crianças con-templadas. É uma forma de fomentar a leitura e levar cul-tura e conhecimentos da his-tória maranhense de forma lú-dica e divertida”, resume ele. (Assessoria)

Confira as datas da programação da caravana:16/10 – Imperatriz17/10 – Buriticupu22/10 – Viana23/10 – Peritoró24/10 – Codó25/10 – Colinas26/10 – Passagem Franca27/10 – São José de Ribamar28/10 – São Luís

Caravana Passeios pela história e cultura do MA passará por Imperatriz

O palco da Concha Acústica, na Beira--Rio, será de rock nesta sexta-feira

(12). O Festival Rock Beer promove show gratuito ao público, a partir das 18h, com

a presença da banda Legião Urbana Cover, de Curitiba, além de bandas de rock lo-cais: Freedom, The Kyll e A Resistência.

O evento, que a prin-cípio seria realizado no Par-que de Exposição Lourenço Vieira, teve sua data alterada pela organização, que infor-

mou que essa edição do even-to seria gratuita. Segundo eles, o show sofreu mudança “devido a logística da banda Legião Urbana Cover, que vem de Curitiba. Por conta dessa mudança, decidimos realizar o evento na Praça Beira-Rio, gratuito”, diz nota da organização.

Com a mudança para o palco da Concha Acústi-ca, o festival contará com mais atrações e mais horas de show. Inicia às 18h com a banda A Resistência, seguida pela banda The Kyll, que sobe ao palco às 19h30. As 21h a apresentação fica por conta da banda Freedom. A banda Legião Urbana Cover, princi-pal atração da noite, inicia o show às 22h30.

Os fãs de Legião Urba-na e de Renato Russo conta-

rão com um grande tributo, com a apresentação da Ban-da Cover de Curitiba. Entre os destaques do show está a semelhança visual do vocalis-ta, Miro Penna, com Renato Russo. O artista canta e in-terpreta as músicas da mes-ma forma que o ídolo, com o objetivo de levar recordações aos fãs que acompanharam a carreira da banda original.

A data escolhida para o festival também não é por acaso, segundo a organiza-ção. “11 de outubro é data da morte do Renato Russo, gran-de homenageado da noite”, explica Daniel Marra, um dos organizadores do Rock Beer.

A banda cover do Le-gião tem o aval da família Manfredini, de Renato Rus-so, para homenagear a ban-da com as apresentações, e

assim matar a saudade dos novos e velhos fãs. Formada no ano de 2000, o grupo teve um dos seus maiores momen-tos quando foi escolhida pelo diretor Antônio Carlos da Fontoura para fazer o show de lançamento do filme “So-mos Tão Jovens”, que aborda a história do Legião Urbana.

Além do Legião Urba-na Cover, as bandas A Resis-tência, The Kyll e Freedom, prometem um repertório com hits e clássicos do gênero musical. O objetivo é de fazer do festival mais uma noite de celebração ao rock, segundo a organização.

Programação18h - A Resistência19h30 - The Kyll21h - Freedom22h30 - Legião Urbana Cover

Nesta sexta-feira (12) é comemorado o Dia Das Crian-ças. E em Imperatriz os dois shoppings da cidade prepa-ram programações gratuitas para os pequenos. Shows in-fantis serão apresentados no Imperial e no Tocantins Sho-pping com personagens ado-rados pelas crianças.

No Imperial Shopping quem vai animar as crian-ças será a Patrulha Canina e Galinha Pintadinha, com show encenado pelo grupo Vale Sonhar. A programa-

ção inicia às 17h na Pra-ça de eventos principal do shopping.

O show encerra uma semana de programação vol-tada ao público infantil, pro-movida pelo shopping, que incluiu ainda uma oficina de culinária gratuita para os pe-quenos e apresentação de re-cital infantil. “Mais uma data em que nos empenhamos para montar uma programação que sem dúvida irá agradar toda a criançada da cidade”, diz a gerente de marketing do Imperial Shopping, Sariana Vieira.

Já no Tocantins Sho-

pping será apresentado o musical infantil “Princesas”, encenado pela companhia Mundo Encantado, que acon-tece na Praça de Alimentação a partir das 16h. Além de se divertir ao som de clássicos da Disney, os pequenos tam-bém poderão tirar fotos com os personagens.

“O público pode esperar um espetáculo encantador, que chamará a atenção das crianças e ainda acontecerá brincadeiras e sorteio de brin-des”, garante o gerente de marketing, James Pimentel.

E além do show infantil, o shopping também vai pro-

mover uma programação para os mais velhos. “Como é fe-riado, muitas famílias procu-ram fazer uma programação reunida, então nesse sábado vamos promover esse espe-táculo infantil e em seguida

um show de MPB com o Alys-son Ferr. Nossa intenção é proporcionar opções de lazer para quem decidiu ficar na cidade”, explica o gerente de marketing. (Com informa-ções da assessoria)

Os fãs de Legião Urbana contarão com um grande tributo, com a apresentação da banda cover de Curitiba.

Shows contarão com personagens adorados pelas crianças.

O projeto é desenvolvido pelo caxiense Wilson Marques.

Imperatriz-MA, Sexta-feira e Sábado, 12 e 13 de Outubro de 2018 ENTRETÊ 09

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Os dois shoppings da cidade irão promover showsvoltado ao público infantil nesta sexta-feira (12)

O projeto literário chega às escolas públicas de Imperatriz no próximo dia 16 de Outubro

Dia das crianças em Imperatrizterá shows infantis gratuitos

Hyana Reis

Hyana Reis

O evento inicia às 18h e contará com show da banda LegiãoUrbana Cover, de Curitiba, além de bandas de rock locais

Festival Rock Beer promove show gratuito na Beira-Rio nesta sexta

Imperatriz-MA, Sexta-feira e Sábado, 12 e 13 de Outubro de 2018BRASIL10

Bolsa fecha em queda após açõesda Eletrobras despencarem 9%

Brasil perde US$ 1 bi por ano com barreiras comerciais no exterior

Pediatras pedem uso racional de exames por imagens em crianças

Uma campanha da So-ciedade Brasileira de Pedia-tria (SBP) alerta para os ris-cos da exposição excessiva de crianças e adolescentes a exames de diagnóstico por imagem como tomograas computadorizadas e raios x. A proposta é estimular o uso racional dessas ferramen-tas, contando com o apoio de pais e profissionais de saú-de. Também há a preocupa-ção, por parte de pediatras, em fazer com que técnicos responsáveis pela execução dos exames façam as adap-tações necessárias aos equi-pamentos, adequando-os às características físicas desses pacientes.

“Para os médicos, os exames de imagem (raios x, tomografias, ultrassonogra-fias e ressonância) são muito úteis à medicina e, por vezes, essenciais ao diagnóstico em adultos e crianças. Entre-tanto, alguns desses exames emitem radiação nociva à saúde e, por isso, a SBP, em parceria com outras entida-des nacionais e internacio-nais, lança uma campanha que alerta sobre o uso ra-cional dessas ferramentas. Além dos pediatras, os radio-logistas e outros técnicos en-volvidos no processo também devem ser bem orientados”, explicou a entidade, por meio de comunicado.

Para a presidente da SBP, Luciana Rodrigues Sil-va, é preciso cautela para não expor crianças e adolescen-tes a riscos desnecessários. Essa população, segundo ela, possui tecidos e órgãos ainda em desenvolvimento e apre-senta, portanto, maior sensi-bilidade aos efeitos da radia-ção ionizante sobre o corpo humano. Quanto mais jovem for o paciente, maiores são as chances de desdobramen-tos adversos.

A orientação é que, durante a consulta, os espe-cialistas façam uma inves-tigação atenta e solicitem o exame apenas quando sinais e sintomas exigirem. Pedia-tras e demais médicos devem ainda alertar os pais sobre os riscos. “Não são raros os ca-sos em que os procedimentos decorrem de um pedido da própria família”, lembrou Lu-ciana, ao destacar ser funda-mental individualizar a situ-ação de cada paciente, com bom senso crítico e uma boa hipótese diagnóstica, antes de solicitar exames comple-mentares e, em muitas opor-tunidades, até discutir a pos-sibilidade com o radiologista.

Números - Dados do Sistema de Informações Am-bulatoriais do Sistema Único de Saúde (SUS) mostram que cerca de 350 milhões – 4% de todos os procedimentos médicos por imagem nos úl-timos dez anos – foram reali-zados em crianças e adoles-centes de até 19 anos. Um

ponto que chama a atenção, segundo a SBP, é que, em-bora o tamanho dessa po-pulação tenha diminuído no período, o volume de exames de diagnóstico por imagem aumentou em todo o país. De acordo com o Instituto Brasi-leiro de Geograa e Estatísti-ca (IBGE), em 2008 havia no Brasil 67,9 milhões de crian-ças e adolescentes de 0 a 19 anos, algo em torno de 36% da população daquele ano.

Já em 2017, o número passou para 63 milhões, bai-xando a representatividade do grupo pediátrico para 30% da população brasileira. Ao comparar os dois números, a queda foi de 7%. Apesar da mudança no perfil demográ-co, no caso das tomografias computadorizadas, o volu-me de exames realizados em pacientes com idade até 19 anos dobrou nesse intervalo de tempo, passando de 225,4 mil em 2008 para 466,9 mil no ano passado.

De acordo com o Cadas-tro Nacional de Estabeleci-mentos de Saúde, atualmen-te existem 4.588 tomógrafos computadorizados em fun-cionamento no Brasil. Des-tes, 2.007 (44%) estão dispo-níveis no SUS, que atende a 160 milhões de brasileiros. No caso dos aparelhos de raios-X, são 25.243 unida-des, das quais 10.286 (41%) estão na rede pública. Os nú-meros mostram que a Região Sudeste, sozinha, concentra 40,5% dos tomógrafos com-putadorizados de todo o país. No caso dos equipamentos de raios x, o percentual che-ga a 41%. Só o estado de São Paulo concentra um quinto dos equipamentos de todo o país, com mais tomógra-fos computadorizados (392) e raios x (1.900) no SUS do que a soma das regiões Nor-te e Centro-Oeste: 311 tomó-grafos computadorizados e 1.775 raios x.

Calibragem - A médica radiologista Dolores Bustelo, uma das organizadoras da campanha, alerta que falhas na calibragem de equipamen-tos também constituem um problema frequente. Segun-do ela, estudos confirmam ser possível reduzir as doses de radiação aplicadas duran-te os exames de tomografias computadorizadas, sem per-der a qualidade do resultado e nem interferência no diag-nóstico. Ainda de acordo com a especialista, quando uma tomografia ou um exame de raio x são estritamente ne-cessários para uma criança, devem ser usados aparelhos que permitam a sua ade-quação em função do peso do paciente e da extensão da área a ser analisada. Se bem manuseados, é possí-vel reduzir signicativamen-te a exposição à radiação. (Agência Brasil)

O principal índice da bol-sa brasileira, a B3, fe-chou em forte queda, após fechar estável na

véspera, à espera da pesquisa Datafolha no final do dia, e com investidores repercutindo as declarações do candidato à Pre-sidência Jair Bolsonaro (PSL) sobre a reforma da Previdência e a privatização da Eletrobras. O Ibovespa fechou em baixa de 2,80%, a 83.679 pontos.

Eletrobras despenca - As ações da Eletrobras recu-aram 9,25%. Mais cedo, chega-ram a cair acima de 14%. Ações da Petrobras caíram mais de 3,24%, enquanto os papéis de bancos também recuaram com força: Banco do Brasil cedeu mais de 4%; Itaú Unibanco e Bradesco recuaram perto de 3%.

Na noite de terça, Jair

Bolsonaro, candidato pelo PSL, afirmou em entrevista à TV Band que tem resistências em relação à privatização na Ele-trobras, citando a área de gera-ção de eletricidade. Ele comen-tou que, se for eleito, no setor de energia elétrica “a gente não vai mexer”, destaca a agência Reuters.

O candidato defendeu a privatização de empresas esta-tais que deem prejuízo. “Ou até mesmo extinguir”. Mas disse que o setor de geração de ener-gia elétrica será exceção, assim como o “miolo” da Petrobras. Cotado para assumir o Ministé-rio da Casa Civil em um even-tual governo Bolsonaro, o de-putado reeleito Onyx Lorenzoni (DEM-RS) disse na véspera que o presidenciável, se eleito, não vai apoiar a proposta de refor-ma da Previdência apresentada

pelo governo do presidente Mi-chel Temer.

Lorenzoni disse nessa quarta ao blog da Andréa Sadi que a campanha tem de duas a três propostas de reforma da Previdência em discussão, em estudo. E que a proposta do go-verno Temer foi “enterrada” no dia em que Henrique Meirelles e Eliseu Padilha disseram a par-lamentares que a proposta em questão era para cinco anos.

Ibovespa nas últimas sessões - Na terça, o Ibovespa ficou estável e encerrou a ses-são a 86.087 pontos. Na máxi-ma do dia, o índice chegou a 86.573 pontos. Na mínima, foi a 85.432 pontos. Na segunda--feira, repercutindo o resultado do primeiro turno das eleições, o índice subiu 4,57%, na maior alta desde 2016. (G1)

A aplicação de medidas de defesa comercial contra o Brasil tem feito o país perder US$ 1 bilhão por ano em ex-portações. O levantamento foi divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), que levou em conta 13 ferra-mentas aplicadas contra o país desde 2015. Segundo a análise, quando uma medida é aplicada contra um produto brasileiro, as exportações do bem caem, em média, 86% nos 12 meses seguintes.

As principais medidas de defesa comercial aplicadas contra o país são a imposição de tarifas antidumping, de an-tissubsídios (ou medidas com-pensatórias) e de salvaguar-das. De acordo com a CNI, os setores mais afetados são os de metais, com oito medidas; de papel, com três medidas, e açú-car, com duas medidas.

O relatório mostra ainda que a aplicação dos instrumen-tos de defesa comercial con-tra o Brasil tem se acelerado. O número de novas medidas passou de duas em 2015 para seis em 2016 e nove em 2017. Os Estados Unidos são o país que mais aplicaram medidas protecionistas contra o Brasil no período analisado, com três instrumentos comerciais so-

bre as exportações de metais, um sobre papel e um sobre borracha.

A CNI sugere que o go-verno brasileiro fortaleça o sistema de defesa comercial e acompanhe os produtos em que o Brasil é competitivo para antecipar-se à aplicação de al-gum instrumento contra o país. Uma das recomendações é que o governo acelere a liberação

de documentos que empresas investigadas precisam entre-gar a outros países, depois que uma investigação comercial é iniciada.

A entidade também su-gere que o governo brasilei-ro acompanhe se a medida de defesa comercial respei-ta as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC). (Agência Brasil)

Ações de estatal de energia chegaram a cair 14%após declarações de Bolsonaro sobre privatizações

Os setores mais afetados são os de metais, com oito medidas;de papel, com três medidas, e açúcar, com duas medidas

A proposta é estimular o uso racionaldessas ferramentas, contando com oapoio de pais e profissionais de saúde

Cris Faga

Reprodução

Vista da Bolsa de Valor

A CNI sugere que o governo brasileiro fortaleça o sistema de defe-sa comercial.

Atlético-GO e Sam-paio Corrêa se en-frentam na noite desta sexta-feira

(12), a partir das 20h30, no estádio Antonio Accioly, em Goiânia, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Enquanto o rubro negro goiano (45) luta para entrar no G-4, o tricolor maranhense (29) precisa da vitória para deixar a Zona de Rebaixamento. O Atléti-co, 6º colocado, está 3 pon-

tos atrás do Avaí, que é o 4º colocado. Já o Sampaio, 19º, também está 3 pontos do CRB, primeiro time fora do Z-4.

Sampaio - O técnico Marcinho Guerreiro já tem o Sampaio definido para o jogo. Ele não vai contar com dois dos seus princi-pais jogadores de meio--campo. Fernando Sobral está fora por conta do 3º cartão amarelo, enquan-to Eloir sentiu desconforto na coxa direita e, também, desfalca o Tubarão. Para o lugar de Sobral, Marcinho

optou por Danielzinho, en-quanto Esquerdinha vai ter a responsabilidade de subs-tituir Eloir.

Com isso, o time do Sampaio deve ir a campo com Andrey, no gol; Luiz Gustavo, Odair Lucas, Joé-cio e Julinho; Willian Olivei-ra, Adilson Goiano, Daniel-

zinho e Esquerdinha; João Paulo e Uilliam Correa.

Arbitragem - Atléti-co-GO x Sampaio terá arbi-tragem do Rio de Janeiro. O árbitro central será Bruno Arleu de Araujo. Ele será assistido por Luiz Claudio Regazone e Carlos Henri-que Cardoso de Souza.

“Feriando” ou Quase?

Um dos maiores feriados prolon-gados depois do carnaval na nossa re-gião. Neste dia 12 comemoramos o dia da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, e Dia das Crianças, e ainda tem a padroeira da nossa cidade, Santa Teresa D’Ávila. Como é costumeiro as pessoas buscam um lugar para se re-fugiar com a família e sair da confusão e da correria do dia a dia das grandes cidades, e é claro, a maioria deixa de lado a vida fitness e, em alguns casos, simplesmente metem o pé na jaca.

Se esse for o seu caso e você está em processo de emagrecimento, sin-to muito em decepcioná-lo, mas isso vai ser péssimo para você. O seu cor-po passa por uma série de mudanças e adaptações a um novo estilo de vida e de alimentação, isso além de gerar um conflito interno, muito possivelmente vai fazer com que você chegue até a de-sistir no meio do caminho. Nosso corpo é tendencioso e logo se acostuma, prin-cipalmente como se acentua no sabor. Então quanto mais você sair da linha, mais ainda seu corpo vai pedir q saia.

Mas nem tudo está perdido! Exis-tem maneiras de driblar um pouco es-sas tentações. Todos os hotéis que você ficar hospedado com certeza vai ter academia. Se você for para uma cidade praiana uma corrida na beira da praia, além de ser prazeroso, vai eliminar ca-lorias. A maioria dos locais de alimen-tação hoje em dia possuem uma linha mais saudável. Eu sei o quanto é difícil resistir as tentações, se exercitar em dias de descanso, mas isso vai ser mui-to benéfico quando você retornar a suas atividades normais, além do que você não corre o risco de entrar na onda dos que estão só esperando qualquer moti-vo, o mais simples possível, para desis-tir de vez.

É claro que ninguém precisa ser escravo de treino e nem de dieta, você reconhecer seu corpo e os limites e si-nais que ele te dá já é um grande avan-ço no que diz respeito a um novo estilo de vida. E outra coisa, aquela história de que quando voltar corre atrás do prejuízo, você pode até correr atrás, só não posso garantir se você vai estar en-tre os primeiros colocados. Injustiças à parte, a verdade tem que ser dita.

Bom treino e bom feriado a todos...

Corpo e SaúdePor Eberson Ferreira

Nas rede sociais:facebook.com/ebersoncorposaude @ebersoncorpoesaude WhatsApp: (99) 99142-9578

O maior incentivador, parceiro e técnico, seu pai, Ranieri Mazzili, nunca dei-xou de acreditar e hoje vê os resultados e as vitórias de seu filho tomarem rumos ainda maiores nacionalmen-te. Italo Mazzili já carrega consigo muitas conquistas, e entre elas o jovem atle-ta já conquistou 8 vezes o brasileiro regional; tricam-peão brasileiro; campeão sul-americano; participa-ção no circuito mundial na Alemanha; participação no Gran prix de Tblissi capital

da Geórgia; participação no Gran Prix Antalya, na Tur-quia (esses dois últimos re-centemente); participação no Gran Prix Antalya, na Turquia; campeonato Pan-a-mericano de Costa Rica, em San José; 1º lugar - Cam-peonato Brasileiro Sênior Região I - 60 kg (9 vezes); vice-campeão da Taça Brasil sub-21, e convocado para a seleção brasileira principal de judô categoria “ligeiro” – 60kg.

Ítalo Mazzili disputou, na última terça-feira (09), o

Campeonato Brasileiro Sê-nior e uma vaga para a Sele-ção Brasileira de Judô visan-do as Olimpíadas de Tóquio 2020. As disputas foram transmitidas ao vivo pelos canais da SPORTV e ESPN.

O campeonato foi rea-lizado em Lauro de Freitas, última competição válida para o ranking nacional. O treinamento foi mais téc-nico, com meta na vitória, visando o brasileiro. Levou o bronze, 3º lugar. Sempre no pódio entre os melhores. E ainda assim, mantendo seu 1º lugar do ranking, com classificação brasileira para a principal (adulto) em 2019.

Primeiro atleta do Ma-

ranhão a ter resultados tão relevantes no judô. – “Estou muito feliz, só tenho a agra-decer a minha família e to-dos que estão me apoiando e me acompanhado. Muitos feliz por estar na seleção brasileira em 2019” – disse o atleta.

Os primeiros da ca-tegoria no ranking já ga-rantem vaga na Seleção Brasileira. Ítalo Mazzili or-gulha como atleta e como maranhense, em integrar a grande equipe para 2019. A visibilidade e potencial marcante já atraíram gran-des patrocinadores, entre eles a Unimed que é, hoje, sua patrocinadora oficial. (Assessoria)

Projeto de reforma e modernização da quadra poliesportiva do povoado Coquelândia, na Estra-da do Arroz, consiste na construção de banheiros, vestiários, cobertura e novo piso visando benefi-ciar crianças e adolescen-tes da zona rural do Mu-nicípio. Equipamento está sendo revitalizado pela Prefeitura de Imperatriz.

O prefeito Assis Ra-mos realizou vistoria às obras no começo desta

semana e verificou que a antiga quadra está sendo praticamente reconstruí-da, pois estava em avança-do estado de depredação, sem condições mínimas de utilização pela comu-nidade. Meta é recuperar todos os equipamentos es-portivos e devolvê-los à ju-ventude para a prática de atividades de lazer, recre-ativa e de esportes.

Segundo ele, a prefeitura já recuperou quadras do colégio Tira-

dentes, Parque do Buri-ti; do Parque das Palmei-ras; concluiu do povoado 1.700; do Bairro da Cae-ma; e da Escola Professor José de Queiroz, Vila Vitó-ria. – “A recuperação des-sa quadra é outra conquis-ta que atenderá nossas crianças e adolescentes”, - destacou.

O vereador Francis-co Rodrigues, o Chiquim da Diferro, enfatizou o esforço do prefeito Assis Ramos em reconstruir a

quadra poliesportiva do povoado Coquelândia, so-nho antigo da comunidade que clamam por investi-mentos em equipamentos de lazer e recreação na localidade. Ele ainda con-sidera relevante a obra como instrumento de in-clusão social dos jovens, afastando-os do submun-do das drogas, além de contribuir para melhoria da qualidade de vida e da saúde da comunidade. (Assessoria)

Com apenas,19 anos de idade, Ítalo já tem16 anos de carreira. Vai defender o Brasil como 1º colocado do Ranking Nacional

Ítalo Mazzili é o orgulho do judô maranhense.

Atlético-go x Sampaio, nesta sexta-feira, brigam por objetivos diferentes.

Jogos de hojeCampeonato Brasileiro Série B – 31ª Rodada 19h15 Juventude x Goiás – Alfredo Jaconi 20h30 Atlético-GO x Sam-paio – Antonio Accioly 21h30 CSA x Ponte Preta – Rei Pelé Amistosos entre Seleções 08h00 Coréia do Sul x

Uruguai – Seoul World Cup Stadium 15h00 Arábia Saudita x Brasil – King Saud University Stadium Liga das Nações 15h45 Bélgica x Suíça – Roi Baudouin 15h45 Croácia x Inglaterra – HNK Rijeka

Campeonato Amador de ImperatrizSérie A – 6ª Rodada 09h30 Backs x Ferrari – Da-vinópolis 16h00 Imperatriz x Tocauto – Laminadora Paraná 16h00 Cruz Azul x Fiel Ca-valina – Frei Epifânio 18h00 Servilha x Feirinha – Frei Epifânio

Campeonato Amadorde ImperatrizSérie B 4ª Rodada 09h00 Salão Fama x Guarani – São José 09h30 Cavalo de Aço x Itz – Arena Botafogo 16h00 Marwel x Riengo – Solon Santos

Time maranhense quer vitória para sair da Zona de Rebaixamento doCampeonato Brasileiro da Série B

Sampaio enfrenta o Atlético-GO, nesta sexta, em Goiânia

Carloto Junior

Imperatriz-MA, Sexta-feira e Sábado, 12 e 13 de Outubro de 2018 11ESPORTE

Duom

ídia

Terra

Ítalo Mazzili é convocado para Seleção Brasileira principal de Judô

Quadra Poliesportiva do povoado Coquelândia está sendo recuperada

Reprodução

Fotos: Divulgação

Imperatriz-MA, Sexta-feira e Sábado, 12 e 13 de Outubro de 2018POLÍCIA12

Divulgação

Fotos: Antonio Pinheiro

O primeiro aconteceu no loteamento Verona 2 e outro no bairro Vila Nova

No início da noi-te de quarta-feira (10)  ocorreram  dois homicídios em Impe-

ratriz, o primeiro por volta das 18hrs no  Loteamento Verona 2, e o outro na Vila Nova, que aconteceu por volta das 20hrs, na Rua Henrique Dias.

A primeira vítima foi identificada como  Pedro Hen-rique Evangelista de Carva-lho, 23 anos, que era morador da Rua Principal, na invasão do bairro  Bom Jesus,conheci-da também como Vila Jackson Lago. Pedro Henrique foi alve-jado com vários tiros e morreu no local.

O segundo homicídio aconteceu na Rua Henrique

Dias, bairro Vila Nova.  A  ví-tima identificada como Valter de Oliveira Vieira  foi morto a tiros também. Segundo infor-mações,  os assassinos esta-riam em um Gol Preto. A  víti-ma estava em companhia de três  amigos, um deles foi ba-leado no braço e socorrido pelo Samu até o Socorrão Municia-pl.

Sobre o primeiro ho-micídio - Por volta das 20hrs dois irmãos de Pedro Henri-que foram até a casa de um ho-mem, acusando que o mesmo teria matado Pedro Henrique. Ele conseguiu fugir e se escon-der na casa de vizinhos. A du-pla revoltada quebrou tudo de dentro da casa do suspeito.

O  homem acusado pelos familiares disse que tem um restaurante no bairro e que Pe-

dro Henrique e outros teriam efetuados disparos na porta da sua residência, mas ele não ti-nha  nenhum envolvimento no crime. A polícia logo chegou ao local e fez a condução do ho-men até ao plantão Central.

Segundo homícidio - O trabalho de investigação do Serviço de Inteligência e guar-nição do Conjunto Vitória con-seguiu  prender dois suspeitos de envolvimento no assassina-to.

Identificados por Daniel Oliveira Silva e Ricardo, mais conhecido por Magão, foram presos suspeitos de envolvi-mento no assinato que ocorreu na Vila Nova. Ricardo já havia sido preso no bairro na segun-da-feira portando uma arma de fogo. Ele reside na Vila Vitória. 

A Guarnição do Coman-do do 3º Batalhão de Polícia Militar em rondas pelo bairro Santa Rita  avistou um indiví-duo em  atitude suspeita em uma moto Biz branca. Duran-te a tentativa de abordagem, o conduzido empreendeu fuga adentrando em  diversas resi-dências através de escalada dos muros, sendo acompanha-do de perto pela guarnição.

Os policiais fizeram um cerco, tendo conseguido capturar o indivíduo identi-

ficado  como  Rodrigo Sousa Lima. Com ele foi apreendido um revólver calibre 38 e uma munição intacta.  A  prisão de Rodrigo aconteceu por vol-ta das 17hrs na Rua Newton Belo.  Os policias que fizeram a prisão foram o Tenente Co-ronel Ilmar, cabo Kerlilson e soldado Silva Coelho.    

Rodrigo Sousa  informou ser foragido da justiça, tendo fugido por estar portando uma arma de fogo. Os policiais fize-ram a apresentação do preso na Delegacia do 2º Distrito Po-licial, onde foram feitos os pro-cedimentos legais. 

Dois homicídios são registrados na noite de quarta-feira (10) em Imperatriz

Prisão aconteceu na quarta-feira no bairro Santa Rita

Fugitivo da Justiça é preso portando arma fogo

Antônio Pinheiro

Rodrigo Sousa Lima foi autuado em flagrante porte ilegal de arma de fogo.

Divulgação

Quatro pessoas foram baleadas em um tiroteio no bairro Pequiá, em Açailândia, na noite dessa quarta-feira (10). Uma delas, uma criança de dois anos, não resistiu. O alvo principal, segundo infor-mações da Delegacia Regio-nal do município, foi um ho-mem identificado como João

do Brega.Dois homens chegaram

de motocicleta para assas-sinar João do Brega, que já cumpriu pena por outros cri-mes. Ele foi atingido por dois tiros, socorrido e está inter-nado.

Além dele, uma gestan-te, identificada como Alcione

Santos, foi baleada de raspão no braço; a filha dela, Jamyl-le, de dois anos, também foi alvejada e morreu na hora; e outra criança, de um ano, foi atingida por um tiro no pé.

Os três sobreviven-tes estão no Hospital Mu-nicipal de Açailândia.  (Imirante)

Dois homens chegaram de moto para assassinar um homem identificado como João do Brega. Uma mulher e outra criança também ficaram feridas na ação

Criança é morta em tiroteio com outros três feridos em Açailândia

Gestante que foi baleada e sua filha, de dois anos, que também foi baleada e morreu.

Antônio Pinheiro