educação profissional

17

Upload: jussara-vitorino

Post on 22-Mar-2016

220 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Ebook interativo digital sobre a Educação Profissional

TRANSCRIPT

Page 1: Educação Profissional
Page 2: Educação Profissional

A Sociedade Educacional de Três de Maio teve início em 1922 com a escola da comunidade evangélica São Paulo. Em 1945 tem-se o nome de escola Sinodal São Paulo e em 22 de setembro é fundada a sociedade escolar Três de Maio – SETREM, tendo como primeiro presidente o senhor Erwino Mensch. Já em 10 de maio de 1954 denomina-se So-ciedade Educacional Três de Maio, assumindo a responsabilidade pela organização, manutenção e func-ionamento da escola normal rural presidente Getúlio Vargas.

Em 1958 é aprovado o funciona-mento oficial do curso normal rural e em 31 de março de 1971 inicia-se o curso técnico em agropecuária. Em 1992 é autorizado o curso técnico em processamento de dados, sendo que este, a partir de 1996 passa a ser curso técnico em informática. Já em 2000 é implantado o curso téc-nico em gerência empresarial.

No ano de 2000 em junho a SETREM ingressa no PROEP-Programa de Expansão do Ensino Profissionali-zante, do MEC/SEMTEC, sendo que este foi assinado em 01 de dezem-bro em Porto Alegre.

Em 2000 a SETREM iniciou as aulas para o curso técnico em gerência empresarial, e em 2004 dá-se início aos cursos de design-ers sendo estes design gráfico, design de moda e design de móveis.Em 2005 iniciou do curso técnico em ven-das.

Em 2012 iniciaram-se as aulas do curso técnico em manutenção automotiva. E o mais recente o curso técnico em modela-gem do vestuário que veio para substituir o curso técnico em design de moda.

A Educação Profissional da SETREM rege a legislação do nosso país, oferecendo os 3 níveis da educação profissional:

-Básico: cursos destinados a trabalhadores, jovens e adultos. Independem de escolari-dade pré-estabelecida e tem por objetivo requalificar.

-Técnico: para jovens e adultos que este-jam cursando ou tenham concluído o en-sino médio, mas cuja titulação pressupõe a conclusão da educação básica.

-Tecnológica: que dá a formação superior, tanto de graduação como de pós-gradua-ção, a jovens e adultos.

Educação Profissional 40 anos de história

Page 3: Educação Profissional

Em termos de Educação Profissional a SETREM possui uma história de 42 anos de atividade e um pouco da caminhada e da atual conjuntara neste nível de ensino já foi descrito no capítulo 2.

Além do que se encontra posto é importante salientar que a instituição ao longo dos anos desenvolveu muitas ações em parceria com empresas, prefeituras e outras entidades locais, regionais e mesmo estaduais.

A Educação Profissional deu um importante passo na história da SETREM no ano de 2000, quando a partir do trabalho de um grupo de profissionais compostos, dentre outros pelos professores Flávio Magedanz, Maidi Terezinha Dalri e Seno Leonhardt, encabeçaram o desenvolvimento de um projeto dentro do Programa de Expansão da Educação Profissional, PROEP, que possibilitou a instituição a capta-ção de uma verba no montante de 1,8 milhões de reais, a fundo perdido, destinada a alavancar a qualificação técnica na instituição.

Esses recursos foram utilizados para ampliação da infraestrutura instalada, capaci-tação dos profissionais e concessão de bolsas que vem possibilitando que muitos estudantes carentes possam fazer os cursos técnicos e desenhar uma nova história nas suas vidas.

Desde a implantação desse projeto a equipe envolvida vem buscando formas de garantir a sustentabilidade dos cursos e das turmas, buscando ampliação da par-ceria com outras empresas e outros programas.

Page 4: Educação Profissional

Quadro 2: Cursos Técnicos oferecidos pela instituição

O quadro 2 apresenta uma síntese dos cursos técnicos atualmente oferecido, as datas nas quais os mesmos foram aprovados e o número dos pareceres

Fonte: DALRI; VEIGA, 2013.

Page 5: Educação Profissional

Curso Técnico em Agropecuária

Sociedade Educacional Três de Maio, em 10 de maio de 1954, assu-miu a responsabilidade quando à or-ganização, construção, instalação e manutenção da Escola Normal Ru-ral Presidente Getúlio Vargas. Com objetivo de preparação de professo-res para o meio rural.

A reforma do ensino, promovida pela Lei n° 5692/71, determinou profun-das mudanças no sistema educacio-nal do País. A nova legislação do ensino entrara em vigor. A formação profissional passou a ser atribuição da Esco-la em nível de segundo grau, e a

“Getúlio Vargas” foi obrigada a se reciclar de modo a adaptar-se não só à legislação vigente, mas, também, às circunstâncias de uma nova realidade sócio-econômica.

A Sociedade Educacional Três de Maio re-solveu então extinguir, paulatinamente, o curso normal e de primeiro grau, que fun-cionavam de forma integrada, e substituí-los pelo Curso Técnico em Agropecuária, conhecido também como CTA.

O então Colégio Presidente Getúlio Vargas oferecia, além da educação geral, o en-sino profissionalizante, preparando o aluno para o trabalho, dando-lhe uma qualificação como Técnico em Agropecuária.

Page 6: Educação Profissional

A inauguração do novo curso ocorreu em 31 de março de 1971, com presença de autoridades, diretoria e membros da mantenedora, corpo discente e docente. Na oportunidade, foi efetuado o descerramento de marco, com placa alusiva ao acon-tecimento, e o plantio de uma árvore, ipê amarelo, no pátio do Colégio, pelo Sr. Walter Ullmann, então Prefeito Municipal. A aula inaugural foi proferida no auditório da Escola, pelo Sr. Juiz de Direito da época, amigo e professor, Dr. Décio Antônio Erpen. O efetivo funcionamento do Curso Técnico em Agropecuária tornou-se possível graças ao trabalho abnegado e perseverante com que uma equipe de professores, alunos e funcionários, se dedicou à causa liderada pelo seu diretor, Prof. Manfredo Mensch, pelo saudoso Prof. Edegar Heimerdinger, responsável pela Administração e pelo professor Lenir Heinen, coordenador pedagógico.

Mais informações: http://cta-setrem.blogspot.com.br/

Page 7: Educação Profissional

Curso Técnico em Informática

O Curso Técnico em Processamento de Dados (nome recebido pelo curso na ép-oca) foi implantado oficialmente em outubro de 1992 e a partir daí vem desenvol-vendo as suas atividades de forma a possibilitar a comunidade regional o acesso a novas tecnologias.

Considerado na época um curso audacioso e inovador que trouxe a instituição in-úmeros desafios, como por exemplo, qualificação de profissionais e a entrada em uma nova área de atuação hoje conhecida e popularizada como Tecnologia da Informação.

No ano de 1999 o Curso passou a chamar-se Curso Técnico em Informática e foi dado início ao trabalho de elaboração de uma nova proposta curricular, diferenciada e totalmente voltada para a pedagogia da avaliação por com-petências.

Mais informações sobre o curso:http://cti-setrem.blogspot.com.br

No ano de 1996 o Curso sofreu a sua primei-ra remodelagem na estrutura curricular que se manteve até o ano de 2003. Dessa forma no início de 2003 o Curso Técnico em Informática passa a apresentar uma roupa-gem nova e agrega a todos os estudantes um grande avanço em nível de tecnologias e ferra-mentas.

Page 8: Educação Profissional

Curso Técnico em Modelagem do Vestuário

Estão aptos a elaborar modelagem de acordo com as mais variadas técnicas, bem como adequar os projetos de moda às necessidades do usuário e ao mercado, sem esquecer a viabilidade técnica e econômica da produção.

A modelagem é uma das etapas mais importantes no processo de produção de peças do vestuário. E é considerada um fator de competitividade entre os produtos, visto que exerce grande influência sobre o consumidor no momento da aquisição de um produto de vestuário. Diante de uma oferta de produtos muitas vezes semelhantes, o consumidor irá optar pelo que melhor vesti-lo, ou seja, o que tiver a melhor modelagem.

Para atender essa demanda, o Curso Técnico em Modelagem do Vestuário da SETREM forma profissionais, de nível médio, capazes de atuar na mais variadas áreas da moda, desde o desenvolvimento do produto (plane-jamento de coleção, construção de fi-chas técnicas, elaboração de modela-gens, confecção da peça piloto e lotes pilotos), além da atividade de plane-jamento da produção (planejamento de corte, costura e acabamento) de maneira criativa e inovadora.

Para mais informação:

http://www.setrem.com.br/31-modelagem-do-vestuario-novo

Page 9: Educação Profissional

Curso Técnico em Design de Móveis

O desenvolvimento regional ocorre através de vários segmentos produtivos, pois a economia local está baseada na agricultura, no comércio e, a cada ano se fortalecendo mais, na indústria.

Por dois anos este projeto tramitou dentro dos setores daquele órgão governamental e na insti-tuição de ensino interessada, para apreciação e ajustes na sua composição curricular, carga horária, instalações necessárias e outros quesitos.

Em 18 de agosto de 2004, exatamente dois anos após o encaminhamento da solicitação, foi aceito, por unanimidade pelo Plenário do Conselho Estad-ual de Educação, o credenciamento, a autorização para funcionamento, os Planos dos Componentes Curriculares e o Regimento Escolar para o Curso pretendido.

Estava enfim, aprovada a instalação do Curso Técnico em Design de Móveis pelo parecer 558/2004, baseado no processo SE nº 137.350/19.00/03.9, instruído de acordo com a legislação vigente à época e, em especial pela Resolução CNE/CEB nº4/99, juntamente com os Cursos Técnicos em Design Gráfico e de Moda.

Visualizando esta expansão, a SETREM, no ano de 2002, en-caminha à Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul um projeto de qualificação profissional na área de produção moveleira com a identificação de Curso Técnico em Design de Móveis.

Aconteceu com a aula inaugural no Auditório do Campus SETREM, no dia 04 de outubro de 2004. Presentes a este ato estavam os 22 alunos inscritos nos três Cursos Técnicos na Área do Design (Gráfico, Moda e Móveis), professores, corpo diretivo da Instituição, autoridades e convidados.

Mais informações Acesse: http://ctdmoveis-setrem.blogspot.com.br/

Page 10: Educação Profissional

Curso Técnico em Enfermagem

Mais informações sobre o curso acesse: www.setrem.com.br/

O Curso Técnico em Enfermagem tem sua base legal e pedagógica, fundamentada no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, cuja finalidade é a de dar visibilidade e disciplinar à oferta desta modalidade de ensino conforme instituído pela Resolução CNE/CEB 04/2012 dentro do eixo tecnológico Ambiente e Saúde. Para a construção deste projeto foram observados cuidadosamente os aspectos preconizados nas leis e decretos de nível federal e os documentos/leis/decretos do Estado do Rio Grande do Sul, no que tange ao ensino técnico, bem como a legislação específica instituída pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN).

É sabido que a Enfermagem, na década de 1980 foi definida em diferentes níveis de formação, sendo elas: a) Enfermeiro, que é exigido nível superior de formação; b) Técnico de Enfermagem, com formação a nível médio; c) Auxiliar de Enfermagem, cuja exigência era apenas o 1º grau (atualmente ensino fundamental); e: d) Aten-dente de Enfermagem, sem exigências de formação.

A SETREM, por já contar com o Curso Superior em Enfermagem, possui estrutura para atender as demandas de formação que a Habilitação Técnica exige com bas-tante tranquilidade. Atendendo o solicitado no Catálogo Nacional de Cursos Técni-cos (2012), à medida que frisa a importância de formar profissionais que tenham ini-ciativa e que sejam criativos, com compreensão integral do processo saúde-doença.

Com o passar do tempo, o avanço tecnológico, a ampliação das ofertas de forma-ção na área, os dois últimos níveis foram sendo gradativamente extintos (no nível de formação), de forma que a maior parte do contingente de enfermagem hoje é composta por Técnicos de Enfermagem e Enfermeiros, respectivamente. Frente a isso, ganha corpo a presente proposta de Habilitação Técnica de Nível Médio em Enfermagem (BRASIL, 2003)

Page 11: Educação Profissional

Curso Técnico em Vendas

A SETREM, comprometida com o de-senvolvimento regional e com a forma-ção de profissionais que possam fazer a diferença no mercado de trabalho dentro do cenário nacional, entretanto com enfoque centrado nas necessi-dades regionais, através do seu Cen-tro de Ensino Médio SETREM está disponibilizando o Curso Técnico em Vendas.

Este curso é foi aprovado pelo Consel-ho Estadual de Educação através do Parecer nº 863/2005 Processo SE nº 59.259/19.00/05.3, em 07 de dezem-bro de 2005, e as aulas terão início no dia 20 de março de 2006.

O curso está estruturado para funcionar no período noturno com duração 800 horas subdivididas em duas qualificações (Qualificação em Vendas e Qualificação em Gestão de Vendas), mais 300 horas de estágio, totalizando desta forma 1100 horas, para isto conta com uma infra-es-trutura de ótima qualidade e professores com ótima qualificação e em sua maioria profissionais que atuam nesta área.

Mais informações acesse:

http://ctv-setrem.blogspot.com.br/

http://ctv-setrem.blogspot.com.br/p/midias.html

Venha fazer parte da SETREM

Page 12: Educação Profissional

Curso Técnico em Comunicação Visual

Mais informações sobre o curso acesse: www.setrem.com.br/

O Curso Técnico em Comunicação Visual vai forma o comunicador visual, que é responsável por difundir a imagem de uma empresa, produto ou serviço. Neste contexto, a qualidade é fundamental para o sucesso e eficácia deste diálogo.

O Curso Técnico em Comunicação Visual da SETREM atuara nesta perspectiva, formará profissionais qualificados para desenvolver representações de forma alin-hada aos conceitos vigentes de comunicação e aos apelos mercadológicos.

Vai visar, ainda habilitar indivíduos, em nível médio, para o desenvolvimento de projetos de baixa e média tecnologia e serviços, de maneira criativa e inovadora, otimizando os aspectos estéticos, formais e funcionais. Será capaz de elaborar as características e os sistemas de objetos produzidos industrialmente.

O curso contará com um corpo docente de excelente formação acadêmica e pro-fissional e vasta experiência nos mais diversos campos de atuação em design, marketing e comunicação. Tudo isso, com o apoio de uma infra-estrutura de quali-dade.

- Objetivo do Curso: http://www.setrem.com.br/123-objetivos-do-curso

- Organização Curricular: http://www.setrem.com.br/124-organizacao-curricular

- Corpo Docente: http://www.setrem.com.br/prof-2904-27

- Blog Comunicação Visual: http://designcomunica.blogspot.com.br/

Page 13: Educação Profissional

O Curso Técnico em Manutenção Automotiva, que teve o inicio nesse ano de 2012 já era um curso que a Instituição SETREM vinha organizando a muito tempo atrás, mas devido a burocracia envolvida ao criar um novo curso técnico acabou levando esse tempo.

Mas o curso não perdeu sua importância ao esperar esses anos antes de iniciar, pelo contrário, as empresas mecânicas aqui da região, procuram importância pro-fissionais qualificados nessa área, pois o mercado de trabalho está carente de pes-soas qualificadas nesse ramo.

Curso Técnico em Manutenção Automotiva

Mais informações:

ctma-setrem.blogspot.com.br

Page 14: Educação Profissional

PESQUISA DE CAMPO PARA OS EMPRESÁRIOS DA CIDADE DE TRÊS DE MAIO

A pesquisa de campo realizada com os empresários da cidade de Três de Maio teve como objetivo analisar o perfil de colaboradores que as empresas estão necessi-tando e por que esta tão difícil de encontrar pessoas capacitadas para a área.

A pesquisa abrangeu 30 empresas, sendo estas pequenas, médias e grandes em-presas do município. A maioria delas, 52%, do segmento do comércio atuando nas mais diversas áreas como agronegócio, confecções, calçados, acessórios, pape-laria, relojoaria entre empresas que são indústrias de móveis e inox.

Seguindo o formulário de questões, 62% das empresas possuem mais de 12 anos de história, demonstrando que muitas possuem uma historicidade muito grande tendo ainda o costume de alguns anos atrás, mas, segundo os empresários, este costume não quer dizer que a técnologia e as novas tendências não sejam segui-das pelas empresas, afinal, com tanta concorrência, quanto mais diferencial possuir mais ainda será lembrada pelos usuários.

Page 15: Educação Profissional

Além deste tipo de qualificação 90% afirmam que sempre é necessários que seus funcionários aperfeiçoem o que eles já sabem.

90% dos empresários afirmam que os seus funcionários necessitam de qualifica-ção específica sendo que esta qualificação, 53% acreditam que seja na questão comportamental e 30% na técnica, ou ainda 18% acreditam em qualificação es-pecífica. Este resultado mostra que o grande problemas das empresas, hoje, é a relação entre funcionário, patrão e cliente.

Page 16: Educação Profissional

Outra questão que teve bastante repercussão na conversa com os empresário foi quando solicitamos sugestões para aperfeiçoamento de nossos Curso Técnicos, pois assim como havia empresários que não possuíam sugestões, outros pos-suíam ideias ótimas conforme o relato de um deles:

Alem destes levantamentos muitos outros aspectos foram abordados no decorrer de cada conversa.

Leia mais em:

https://docs.google.com/forms/d/1au3QzTeF-ajzs_kordJoVDMp6sSj_5Y2MKkI_nmWzKE/viewanalytics

E fique por dentro do que o mundo do trabalho esta necessitando.

“Trabalhar a postura ética na empresa durante o curso, talvez seria a saída para muitos problemas que viemos encontrando ao longo das buscas de pro-fissionais para a nossa empresa.”

Foi perguntado qual o aspecto que mais pesa para um profissional ser efetivo na empresa, muitos deles responderam que a questão da uniam entre a relação hu-mana e a técnica é o que mais importa, mas 67% dos empresários acreditam que o aspecto comportamental seja essencial para a permanência na empresa. (gráfico 6) sendo que 87% considera importante a formação de funcionários no aspecto de relações humanas.

Page 17: Educação Profissional

Agurde a segunda edição