educação infantil

21
EDUCAÇÃO INFANTIL DA PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE SÃO ROQUE

Upload: elisabete-martins

Post on 19-Mar-2016

216 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Projetos realizados pela Educação Infantil

TRANSCRIPT

Page 1: Educação infantil

EDUCAÇÃO INFANTILDA PREFEITURA DA

ESTÂNCIA TURÍSTICA DE SÃO ROQUE

 

Page 2: Educação infantil

DIRETORA DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIOMÁRCIA DE JESUS DA COSTA NUNES

RESPONSÁVEIS DA DIVISÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL CHEFE DE DIVISÃO:

TÂNIA CRISTINA ANTUNES VIEIRA

SUPERVISORAS DE EDUCAÇÃO : CLENIRA GORETTI DE CAMARGO CAMPOS

MARIA ALICE LOPES MIGUEL

Page 3: Educação infantil

ORGANIZAÇÃO/DISTRIBUIÇÃO EMEIS (Período parcial): 16 Unidades Atendendo: 1066 alunos EMEIS (Período integral): 09 Unidades Atendendo: 524 alunos CMEIS (Período integral): 11 Unidades Atendendo: 1272

Alunos CRECHES CONVENIADAS: 02 Unidades Atendendo: 64 Alunos TOTAL DE ATENDIMENTO:2926 alunos

PROFESSORES DE ED. INFANTIL:195 AUXILIARES DE ED. INFANTIL:110 ESTAGIÁRIAS:42 PROFESSORES COM ESPECIALIZAÇÃO NAS OFICINAS DE

PERÍODO INTEGRAL ATUANDO COM (CAPOEIRA, GINÁSTICA ARTÍSTICA E MÚSICALIZAÇÃO): 11

Page 4: Educação infantil
Page 5: Educação infantil

FAIXAS ETÁRIAS

BERÇÁRIO I: de 4 meses a 12 meses completos

BERÇÁRIO II: de 1 ano até 2 anos completos MATERNAL I: 2 anos MATERNAL II: 3 anos 1ª FASE: 4 anos 2ª FASE: 5 anos

Page 6: Educação infantil

CMEI CARMO – Coord.ª Vanessa Fabíola Góes  CRECHE CAMBARÁ – Fabiana Marques da Silveira EMEI PROFª IVONNE TAGLIASSACHI GODINHO  CRECHE MARIA EMILIA TOSCHI MACCAGNINI – Gislaine Segura Silva EMEI PROFª GLAUCIA REGINA PESTANA RIZZO  CRECHE SÃO JOÃO NOVO –Cleide Aparecida Marques EMEI SÃO JOÃO NOVO  CRECHE VILA AMARAL –Luciana Leite Cerrone EMEI PROFª MARLENE FERREIRA BARBOSA  EMEI DONA RENEE SANTIAGO – Andrea Piccirillo EMEI e CRECHE RUTH MONTEBELLO ZAVARIZZE: inaugurada em 2011

EMEI PROFª NISSIA DE OLIVEIRA BASTOS – Margarete de O. Barros Souza CMEI ALLAN KARDEC 

   

UNIDADES ESCOLARES E SETORES DE COORDENAÇÃO

Page 7: Educação infantil

EMEI JUNQUEIRA – Cláudia Helena C. Branco EMEI PROFª ANTONIETA DE ARAUJO CUNHA LAURENCIANO EMEI SÃO RAFAEL

EMEIF LEÔNIDAS ANTONIO DE MORAES – Silvia dos Santos R. de O. Schumacker

  EMEIF MIRIM – Rute Ap. P. Pedroso

o EMEIF PROF. ANTONIO CAVAGLIERI – Patrícia D. da Fonseca

CMEI VILA NOVA SÃO ROQUE – Milena C. de Oliveira Cardoso EMEI ADELINA DE CASTRO BOCCATO

CMEI ADELINA MISCHIATTI CAPARELLI – Cristiane Flores Gomes Magdalenoo EMEI PROFª APARECIDA LEITE DIAS

CMEI GOIANÃ – Carmen Lucia de Lara EMEI PROFª IOLANDA LIMA DE OLIVEIRA  CMEI PROFª ROSALINA VILLAÇA SALVETTI – Sandra Cristina Sasso

Page 8: Educação infantil

EMEI ALLAN KARDEC – Célia Regina G. da Silva EMEI AMASILIA RIBEIRO LOPES EMEI SÃO JOÃO VELHO EMEI DONALDO LOPES 

EMEI CAMPININHA – Rita de Cassia Soares Campos EMEI MARIO PINTO DUARTE EMEI ROQUE DE MORAES GOES  EMEIF BENEDITO DOS SANTOS ROCHA – Maria Lucia da Silva EMEIF BRUNO FRANCISCO CHIARATO EMEIF PAULINO PEREIRA FIGUEIREDO  EMEIF PROF. JOAQUIM DA SILVEIRA SANTOS – Cleuza/Marisa Abrão

 CRECHE PAISAGEM COLONIAL -Maria Aparecida Negrão

Page 9: Educação infantil

AMPLIAÇÕES E REFORMAS PREVISTAS

EMEI Prof.ª Níssia de Oliveira Bastos (Jardim Carambeí)

EMEI Roque de Moraes Góes (Canguera) EMEI Prof.ª Ivone Godinho (Bandeirantes) EMEI São João Novo EMEI Prof.ª Iolanda Lima de Oliveira (Goianã) Construção das CMEIS: Jardim Villaça e

Paisagem Colonial

Page 10: Educação infantil

PROPOSTA PEDAGÓGICA A primeira infância é uma fase de intensas

aprendizagens, em que a criança está construindo a sua identidade, conhecendo valores, experimentando sentimentos e ações. A escola tem o compromisso de, por meio de atividades lúdicas, ampliar os saberes e enriquecer o universo cultural de todos os alunos.

Para o melhor desenvolvimento das crianças, as atividades são planejadas e organizadas respeitando as características e necessidades de cada aluno e promovem as aprendizagens necessárias ao grupo.

Page 11: Educação infantil

CONCEPÇÃO DE CRIANÇA NA QUAL ACREDITAMOS

São ativas, agem sobre as experiências, as relações,

os materiais.

São produtoras e produto da cultura (aprendem sobre

ela ao mesmo tempo em que a produzem).

Têm interesses, ideias e opiniões.

Sentem e pensam o mundo de um jeito próprio.

Page 12: Educação infantil

AS PRODUÇÕES DAS CRIANÇAS ESTÃO RELACIONADAS AO CONCEITO E A CONCEPÇÃO QUE DE CRIANÇA EM QUE

ACREDITAMOS

Interagindo com o outro: criança e adulto.

Interagindo com os objetos.

Experimentando, errando, fazendo de novo.

-Escolhendo - suas predições.

Resolvendo problemas.

Page 13: Educação infantil

ORIENTAÇÕES AOS PROFISSIONAIS Os orientamos no planejamento das atividades quanto as

áreas do conhecimento contidas no planejamento/currículo construído pela rede de ensino e nas propostas de elaboração dos projetos da rede: brincar, meio ambiente e leitura, promovendo a participação das famílias com a intenção de que os mesmos se insiram no processo educativo dos filhos e da realidade da comunidade da qual fazem parte.

Orientações sobre as normas a serem seguidas contemplando propostas do cuidar e do educar caminhando juntos no trabalho dos docentes, bem como a da rotina de atividades comuns às faixas etárias que atendemos, tais como: repouso, alimentação, higiene, organização dos espaços e das atividades que são oferecidas em nossas U.Es, e as orientações na conduta de ações que os docentes e coordenação devem seguir para que haja um trabalho de qualidade na Ed. Infantil Municipal.

Page 14: Educação infantil

AVALIAÇÃO AS FORMAS DE AVALIAÇÃO SEGUEM a LEI DAS DIRETRIZES

CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL PELO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO COM BASE NO DOCUMENTO “SUBSÍDIOS PARA DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS ESPECÍFICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA” ORIENTANDO AS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL PARA QUE CRIEM PROCEDIMENTOS PARA ACOMPANHAMENTO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E PARA AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS, SEM OBJETIVO DE SELEÇÃO, OU CLASSIFICAÇÃO. NOSSOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL SÃO AVALIADOS ATRAVÉS

DE OBSERVAÇÕES DIÁRIAS POR PARTE DOS EDUCADORES QUE COM ELES CONVIVEM, OBSERVANDO AS SUAS PREDIÇÕES OU NÃO PELAS ATIVIDADES PROPOSTAS, SEU RELACIONAMENTO COM OS COLEGAS E ADULTOS DA U.E., SUAS CONQUISTAS, DESCOBERTAS E AS DIFICULDADES POR ELE ENFRENTADAS. TENDO A VISÃO DE CADA ALUNO COMO UM SER ÚNICO, NUNCA SENDO COMPARADO AOS OUTROS E SIM SENDO CONSIDERADO EM SUAS CONQUISTAS QUE VÃO ACONTECENDO DENTRO DE SEU RITMO PRÓPRIO E DA SUA MATURIDADE.

INSTRUMENTOS UTILIZADOS *Relatório individual do aluno *Sondagens *Portfólio

Page 15: Educação infantil

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA DIVISÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM 2010

Iniciamos o ano de 2010 direcionando aos pais de nossos alunos um questionário para que apontassem críticas, elogios e sugestões propondo assim, a participação dos mesmos no processo educacional de seus filhos e da U.E. em que cada um deles pertence, mostrando assim a transparência de nosso trabalho e a busca constante por uma Educação Infantil de qualidade.

Orientação aos PEIs e AEIs sobre a acolhida e adaptação às crianças iniciantes e a readaptação aos que permanecem agora em novas turmas, direcionando ás mesmas uma atenção especial neste processo inicial, conduzindo um trabalho diferenciado em nossas U.Es.

Direcionamento ao Planejamento das EMEIS, CRECHES E EMEIS DO PERÍODO INTEGRAL orientadas pela equipe da Divisão de Educação Infantil e coordenadores pedagógicos. Organização dos procedimentos a serem abordados em cada faixa etária e área de conhecimento orientando os Coordenadores que orientarão suas equipes e momentos de orientação dos professores feitos diretamente pelo D.E.

Organização dos processos seletivos, atribuição de turmas (estagiárias, AEI, PEI. e das oficinas ou projetos ao período integral), organização de licenças, férias, documentações ligadas ao RH e ao jurídico da prefeitura e ao judiciário (Fórum).

Organização de turmas e salas, cargas horárias dos professores do período integral, reuniões semanais com os coordenadores das U.E(s).

Page 16: Educação infantil

Organização e Contatos Relacionados às Capacitações de nossos Profissionais.

Reorganização de espaços e salas para atendimento das demandas.

Reuniões com Coordenadoras onde direcionamos nossas práticas as U. E(s) provendo envolvimento às famílias no processo educacional das crianças, tratamento afetivo e de estimulação das crianças.

Orientações aos coordenadores quanto á formação dos Conselhos de Escola e APMs (direcionamento das verbas empregadas nas U.E(s)).

Supervisão nas U.E(s) municipais e particulares Compras: Verificação de necessidades de cada U.E; análise

de materiais e produtos a serem adquiridos, encaminhamentos às compras adequados as faixas etárias.

Page 17: Educação infantil

MOMENTOS 2010 Aula inaugural direcionada aos P.E.Is com a presença de

Marilena Flores expondo em sua palestra “ A importância do Brincar nos espaços de Educação Infantil”.

 Início do Curso PROINFO com a participação de 27 PEIs.

Programa Com gosto de quê? oferecido pela Divisão da Merenda escolar onde diversas de nossas U.Es aderiram ao programa tendo o apoio de apresentação de teatro aos alunos e palestras de nutricionista aos pais dos alunos.

Formação de P.E.Is em 17/02/10 com o grupo MATHEMA “ BRINCANDO E APRENDENDO MATEMÁTICA”.

Page 18: Educação infantil

PARTICIPAÇÃO DO PROGRAMA ENTRE NA RODA COM A PARCERIA DOCENPEC E VOLKSWAGEN ONDE A SUPERVISORA CLENIRA CAMPOS, A COORDENADORA FABIANA SILVEIRA E AS PROFESSORAS REGINA MELLO E ROSA CRISTINA BARROS PARTICIPARAM APRENDENDO TÉCNICAS QUE INCENTIVAM AS PRÁTICAS DE LEITURA NOS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO INFANTIL TRAZENDO A CONTRIBUIÇÃO DE ACERVO DE BAÚ COM LIVROS PARA DUAS U.ES MUNICIPAIS.

Page 19: Educação infantil

- - Participação mensal de P.E.Is e A.E.Is que possuem alunos com necessidades educacionais especiais de formação com a equipe de profissionais de inclusão do D.E.

- -Participação de coordenadores de Ed. Infantil na formação Trilogia onde os mesmos são orientados a condução de melhoria nos relacionamentos em seus espaços escolares.

- Programa Vá ao Cinema (maio de 2010) em parceria com o Ministério da Cultura incentivando os alunos e professores da Ed. Infantil a explorarem as possibilidades de entretenimento que a arte do cinema propicia. Este ano com a exibição do filme: Xuxa e o Fantástico Mistério de Feiurinha.

Page 20: Educação infantil

Palestra aos PEIs no retorno do 2.º semestre com Beatriz Ferraz orientadora do MEC com a palestra : “Concepções que permeiam a prática pedagógica na Educação Infantil” (julho de 2010).

Oficina: Estimulação Precoce direcionada às A.E.Is com a terapeuta ocupacional : Ana Gláucia Capucci (julho de 2010) e palestras sobre a Inclusão na Educação Infantil conduzida pela

Setembro de 2010 a Educação Infantil de são Roque sedia o encontro do PROINFÂNCIA do MEC com as orientações de Karina Rizeck.

Oficinas direcionadas à professoras, estagiárias e auxiliares de Educação Infantil : Contadores de Histórias conduzida pela coordenadora Sandra Camargo e Você pode nos Proteger conduzida pela coordenadora Ana Maria Brossa.

Formações com os A.E.Is ingressantes em setembro de 2010 (de setembro a dezembro) com a proposta de encontros após o horário de trabalho com as crianças onde orientações sobre os assuntos: planejamento e organização dos espaços de creche, rotina, inclusão, primeiros socorros e trabalho em equipe.

Page 21: Educação infantil

“A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores.

A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que se propõe”.

Jean Piaget