educação fisica

7
1. Diferença entre jogos e esportes O jogo é definido como uma atividade de caráter lúdico, é uma atividade física ou mental. Invoca por igual as ideias, facilidades, riscos e habilidades que brinca com o real, que tem vontade de ganhar onde corre-se riscos. Onde se aprende praticando no decorrer do jogo.com normas livremente estabelecidas pelos participantes. O esporte, por sua vez, tem regras preestabelecidas pelas diferentes instituições que regem cada modalidade esportiva, sejam ligas, federações, confederações ou comitês olímpicos. A busca pela vitória e competividade também está presente. Na maior parte das vezes, o esporte requer esforço físico dos participantes, mas isso não é regra. Um exemplo é o xadrez, jogo que também é reconhecido como esporte. Na sala de aula, tanto as atividades esportivas como os jogos são importantes, pois ajudam no desenvolvimento integral de crianças e jovens, contribuindo nos aspectos motores, cognitivos, afetivos e sociais. 2. Educação Física no contexto escolar A Educação Física contribui para a socialização dos alunos, através do empenho e da adequação do trabalho à realidade escolar. Percebe-se que a Educação Física é uma disciplina de suma importância para o desenvolvimento do ser humano além de ser um momento mágico dentro do contexto escolar, de entusiasmo, gosto e prazer. As maiores dificuldades enfrentadas pelos professores de Educação Física são a falta de espaço físico adequado às práticas esportivas e carência de material didático, fazendo com que eles tenham que criar situações para que os alunos construam seus materiais, que longe de ser um ponto negativo, é um momento em que a criatividade se manifesta. Em relação a um posicionamento dos professores frente aos desafios que a disciplina enfrenta no contexto escolar, se faz necessário motivá-los para a formação continuada como busca de eficiência e competência para o trabalho.

Upload: musico36

Post on 02-Dec-2015

215 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

fiç

TRANSCRIPT

Page 1: educação fisica

1. Diferença entre jogos e esportes

O jogo é definido como uma atividade de caráter lúdico, é uma atividade física ou mental. Invoca por igual as ideias, facilidades, riscos e habilidades que brinca com o real, que tem vontade de ganhar onde corre-se riscos. Onde se aprende praticando no decorrer do jogo.com normas livremente estabelecidas pelos participantes.

O esporte, por sua vez, tem regras preestabelecidas pelas diferentes instituições que regem cada modalidade esportiva, sejam ligas, federações, confederações ou comitês olímpicos. A busca pela vitória e competividade também está presente. Na maior parte das vezes, o esporte requer esforço físico dos participantes, mas isso não é regra. Um exemplo é o xadrez, jogo que também é reconhecido como esporte. Na sala de aula, tanto as atividades esportivas como os jogos são importantes, pois ajudam no desenvolvimento integral de crianças e jovens, contribuindo nos aspectos motores, cognitivos, afetivos e sociais.

2. Educação Física no contexto escolar

A Educação Física contribui para a socialização dos alunos, através do empenho e da adequação do trabalho à realidade escolar.

Percebe-se que a Educação Física é uma disciplina de suma importância para o desenvolvimento do ser humano além de ser um momento mágico dentro do contexto escolar, de entusiasmo, gosto e prazer. As maiores dificuldades enfrentadas pelos professores de Educação Física são a falta de espaço físico adequado às práticas esportivas e carência de material didático, fazendo com que eles tenham que criar situações para que os alunos construam seus materiais, que longe de ser um ponto negativo, é um momento em que a criatividade se manifesta. Em relação a um posicionamento dos professores frente aos desafios que a disciplina enfrenta no contexto escolar, se faz necessário motivá-los para a formação continuada como busca de eficiência e competência para o trabalho.

Num ambiente de crescente violência e indisciplina, a Educação Física ajuda em muito diminuir as “inquietações” dos alunos estimulando o desenvolvimento psicomotor, despertando a criatividade e contribuindo para a sua formação integral.

3. Comparar a Educação do século XV com a do século XXI

Do século XIII até o século XV o que se tem é uma atividade física moldada no cavaleiro, porém, ainda sem uma maneira profissional de agir e sistematizar o conhecimento acerca da atividade física, concepção esta, reforçada por Ramos (1982, p.23), onde ressalta que “o profissionalismo desportivo era coisa desconhecida. Para o mundo ficou a conduta cavalheiresca, sinônimo de nobreza, lealdade e distinção.”

Page 2: educação fisica

O Renascimento iniciado no século XV traz uma Educação Física voltada para a minoria (burguesia) e “reintroduz nesses currículos elitistas, onde os exercícios físicos – o salto, a corrida, a natação, a luta, a equitação, o jogo da pelota, a dança e a pesca – constituem-se em prioridades para o ideal da educação cortesã”.

Na atualidade, o que se tem é a prática da Atividade Física associada à figura de uma pessoa saudável, o uso de exercícios físicos como reabilitação e “como terapêutica chama, cada vez mais, a atenção das personalidades responsáveis nos diversos países” (Ramos, 1982, p. 341). Há também o uso de equipamentos para melhorar o desempenho de atletas, e, “para as competições de alto nível, tendo em vista o máximo de rendimento, na busca de maior resistência orgânica e potência muscular ao lado da técnica, tem surgido, (…) numerosos sistemas de preparação desportiva” (Ramos, 1982, p. 341). Além disso, todo esse panorama da atividade física passa a ser cada vez mais massificada e disseminada pela mídia nos lares, “torna-se mais desportiva e universaliza seus conceitos nos nossos dias e dirige-se para o futuro, plena de ecletismo, moldada pelas novas condições de vida e ambiente” (RAMOS, 1982, p. 342).

PRINCIPAIS NORMAS DE FORMATAÇÃO ABNT

As regras da ABNT 2015 são fundamentais para fazer a formatação dos trabalhos acadêmicos, principalmente o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). As normas são usadas internacionalmente, mas reguladas no Brasil pela Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Quando o conhecimento científico está dentro das normas técnicas, ele indica confiabilidade e segurança. As normas também ajudam a organizar as informações e estruturá-las dentro de um trabalho.

Qual a importância da ABNT nos trabalhos acadêmicos?

As normas da ABNT são importantes nos trabalhos de pesquisa porque criam uma uniformidade, ou seja, um padrão que é facilmente compreendido por pesquisadores de todo o mundo.

Page 3: educação fisica

A ABNT costuma revisar as suas regras e atualizá-las, através de comissão. As mudanças efetuadas são poucas, mas é muito importante que o estudante procure conhecê-las a fundo para adaptar a formatação dos seus trabalhos.

Observação importante

Consideramos como “norma de 2015″ aquela que se encontra em vigor nesse ano, ou seja, NBR 14724 de 2011. Os dados que listamos abaixo correspondem a um resumo das informações e devem ser usados apenas para auxiliar o estudante na montagem do seu TCC. Recomendamos, no entanto, uma leitura do texto original da ABNT e do manual da sua universidade.

Regras da ABNT para TCC

Deixar o TCC ou monografia dentro das normas da ABNT não é tarefa fácil. Além de conhecer as regras gerais, o estudante também precisa se informar sobre as exigências da sua universidade.

Estrutura do trabalho

Capa: deve conter o nome da instituição, curso, autor, título do trabalho, cidade e ano.

Folha de rosto: apresenta nome do autor, título, cidade e ano e uma breve nota descritiva, que deve conter o objetivo do trabalho e o nome do orientador.

Dedicatória/agradecimentos: espaço no qual o autor presta homenagens e faz agradecimentos.

Resumo: é um texto, de 150 a 500 palavras, que sintetiza em um único parágrafo as ideias do trabalho.

Sumário: serve para apresentar as enumerações das páginas e as respectivas seções do trabalho. O alinhamento é à esquerda, sem recuo.

Page 4: educação fisica

Introdução: deve conter os temas que serão tratados no trabalho, além da justificativa e do objetivo do TCC.

Desenvolvimento: a principal parte do trabalho, que deve conter a exposição do assunto tratado de forma detalhada e completa.

Conclusão: é a finalização do trabalho, onde o autor recapitula o assunto e fala um pouco sobre os resultados.

Regras de formatação

Não sabe como formatar o trabalho de conclusão de curso? Então acompanhe a seguir as principais regras de formatação do TCC:

Numeração da página: a contagem começa na folha de rosto, mas só aparece a partir da introdução. Os algoritmos devem aparecer sempre no canto superior direito, a 2 cm da borda.

Margens: a superior e a esquerda devem ter 3cm de distância da borda. Já a inferior e a direita devem apresentar margem de 2cm.

Títulos: é importante que sejam escritos no tamanho 12 (sugestão de fontes: Arial ou Times New Roman).

Texto: o texto do TCC deve ser escrito com as letras no tamanho 12 e espaçamento de 1,5 entre as linhas.

Notas de rodapé: letras com tamanho menores que 12 e espaçamento simples.

citação

Direta: traz o sobrenome do autor em caixa alta, o ano de publicação e a página da citação. Esta informação deve estar entre parênteses e separada por vírgulas. Se a citação tem menos de três linhas, então ela é feita no corpo do texto, contando com aspas duplas. Quando a citação tem mais de três linhas, ela deve ter um recuo de 4 cm com relação ao restante do texto, sem destaque de aspas.

Page 5: educação fisica

Indireta: é uma citação feita dentro do próprio texto, só que deve conter sobrenome do autor e ano de publicação entre parênteses.

Para obter informações mais detalhadas, de acordo com a necessidade da sua citação, leia a NBR 6023: 2002 e NBR 10522: 1988.

Referências:

Livro: sobrenome do autor em caixa alta, nome do autor, título em negrito, edição, cidade, editora e ano de publicação.

Exemplo: PELCZAR JUNIOR, J. M. Microbiologia: conceitos e aplicações. 2. ed. São Paulo: Makron BOOKS,. 1996.

Site: sobrenome do autor, nome do autor, título do texto, ano, link e data de acesso.

Exemplo: MORETTI, Isabella. “Regras da ABNT para TCC: conheça as principais normas”. 2014. Disponível em: <http://viacarreira.com/regras-da-abnt-para-tcc-conheca-principais-normas>. Acesso em: 02/02/2015.

Fonte: http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=427

http://www.sbpcnet.org.br/livro/57ra/programas/senior/RESUMOS/resumo_2812.html

http://edineibarbosacoimbra.blogspot.com.br/2009/11/qual-diferenca-entre-jogos-e-esporte.html

http://espaco10.com.br/blog/2012/09/25/a-historia-da-educacao-fisicia-e-a-atividade-fisica-ao-longo-dos-tempos.html#.VZhMSvm4Qps

http://viacarreira.com/regras-da-abnt-para-tcc-conheca-principais-normas/