editorial - deolindoamorim.org.brdeolindoamorim.org.br/documents/infor.dez.2018virtual_reva1.pdf ·...

4
Conheça o Espiritismo: estude Kardec! www.deolindoamorim.org.br 1 DEZEMBRO - 2018 TERESÓPOLIS ESPÍRITA Nº 275 – ANO 23 Adesa ao 13º CEU - CEERJ Rua Guareí, n. 71, Araras Teresópolis, RJ Recorda-te de Jesus neste Natal e reaproxima-te dEle, analisando como te encontras e de que forma deverias estar moralmente, conscientizando-te do que já fizeste e de quanto ainda podes e deves investir em favor de ti mesmo e do teu próximo mais próximo, no lar, na rua, na humanidade... O Natal é presença constante do amor e do bem na atualidade de todos os tempos. Franco, Divaldo Pereira. Pelo Espírito Joanna de Ângelis. Editorial Cheirinho de dezembro! Sinos e rabanadas para uns! Sinos e sinos para outros! Sinos e saudades para muitos! Passou depressa o ano, marcado no calendário! E, em nosso templo interno, começamos, com emoção, a comemorar o Natal. E, com emoção, lembramos de MARIA, no presépio de nossas vidas. Maria, inspirando amigas que, com amor e compreensão, nos ouviram e aconselharam em momentos difíceis. Maria, impulsionando nossa solidariedade para alguns trabalhos. Maria, sustentando nossa alegria e impedindo saíssemos do terreno da realidade. Maria que, em conversas fraternas, acomodou a palha dos nossos sentimentos, para que melhor pudéssemos colher os frutos de tantas batalhas intimas. E JOSÉ? Ah! Nós o encontramos nos braços fortes de companheiros que sustentaram nossos passos, impedindo caíssemos nos abismos do egoísmo e da vaidade. Como foi bom encontrarmos José nos parceiros que estiveram conosco, nas horas de euforia e nas horas de tristeza! Nos amigos que emprestaram seus ouvidos, e sua atenção, para atenuar dificuldades! Foram tantas as Marias e os Josés que passaram por nós, neste ano de 2018! Que bom! ....Refletindo mais sobre o Natal, nossa retina espiritual busca focalizar, nesse presépio, a MANJEDOURA. Onde está a manjedoura? ELA ESTÁ AQUI, EM NOSSA CASA ESPÍRITA, NA RUA GUAREÍ. Aqui, nesta casa, com suas paredes imantadas de alegria e de ternura, onde "irmãos se abraçam". Aqui, onde recebemos JESUS, QUE É A MENSAGEM. Mensagem de amor e de entendimento, mensagem que dá sentido maior à nossa existência, como espíritos imortais. Aqui onde, cuidadosamente, mentores espirituais nos ensinam a bem amar, a bem compreender e a bem perdoar, sobretudo àqueles que ainda não sabem o que fazem. Quanto perdão recebemos nós, nesta casa! Quantas vezes precisamos dessa manjedoura, onde livros e palestras nos fazem pensar e quase entender, bem lentamente, a Boa Nova da Galileia! Aqui, onde a Doutrina Espirita constrói em nós a lucidez doutrinária que Kardec, tão amorosamente, legou à humanidade! Saibamos assimilar... Temos pressa! Relíquia presenteada por nosso amigo Otto Coutinho. Gincana que saiu no edital nº 6 da CCEDA.

Upload: truongthuy

Post on 24-Jan-2019

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Conheça o Espiritismo: estude Kardec! www.deolindoamorim.org.br

1

DEZEMBRO - 2018 TERESÓPOLIS ESPÍRITA Nº 275 – ANO 23

Adesa ao 13º CEU - CEERJ Rua Guareí, n. 71, Araras Teresópolis, RJ

Recorda-te de Jesus neste Natal e reaproxima-te dEle, analisando como te encontras e de que forma deverias estar moralmente, conscientizando-te do que já fizeste e de quanto ainda podes e deves investir em favor de ti mesmo e do teu próximo mais próximo, no lar, na rua, na humanidade... O Natal é presença constante do amor e do bem na atualidade de todos os tempos.

Franco, Divaldo Pereira. Pelo Espírito Joanna de Ângelis.

Editorial Cheirinho de dezembro! Sinos e rabanadas para uns! Sinos e sinos para outros! Sinos e saudades para muitos! Passou depressa o ano, marcado no calendário! E, em nosso templo interno, começamos, com emoção, a comemorar o Natal. E, com emoção, lembramos de MARIA, no presépio de nossas vidas. Maria, inspirando amigas que, com amor e compreensão, nos ouviram e aconselharam em momentos difíceis. Maria, impulsionando nossa solidariedade para alguns trabalhos. Maria, sustentando nossa alegria e impedindo saíssemos do terreno da realidade. Maria que, em conversas fraternas, acomodou a palha dos nossos sentimentos, para que melhor pudéssemos colher os frutos de tantas batalhas intimas. E JOSÉ? Ah! Nós o encontramos nos braços fortes de companheiros que sustentaram nossos passos, impedindo caíssemos nos abismos do egoísmo e da vaidade. Como foi bom encontrarmos José nos parceiros que estiveram conosco, nas horas de euforia e nas horas de tristeza! …Nos amigos que emprestaram seus ouvidos, e sua atenção, para atenuar dificuldades! Foram tantas as Marias e os Josés que passaram por nós, neste ano de 2018! Que bom! ....Refletindo mais sobre o Natal, nossa retina espiritual busca focalizar, nesse presépio, a MANJEDOURA. Onde está a manjedoura? ELA ESTÁ AQUI, EM NOSSA CASA ESPÍRITA, NA RUA GUAREÍ. Aqui, nesta casa, com suas paredes imantadas de alegria e de ternura, onde "irmãos se abraçam". Aqui, onde recebemos JESUS, QUE É A MENSAGEM. Mensagem de amor e de entendimento, mensagem que dá sentido maior à nossa existência, como espíritos imortais. Aqui onde, cuidadosamente, mentores espirituais nos ensinam a bem amar, a bem compreender e a bem perdoar, sobretudo àqueles que ainda não sabem o que fazem. Quanto perdão recebemos nós, nesta casa! Quantas vezes precisamos dessa manjedoura, onde livros e palestras nos fazem pensar e quase entender, bem lentamente, a Boa Nova da Galileia! Aqui, onde a Doutrina Espirita constrói em nós a lucidez doutrinária que Kardec, tão amorosamente, legou à humanidade! Saibamos assimilar... Temos pressa!

Relíquia presenteada por nosso amigo Otto Coutinho. Gincana que saiu no edital nº 6 da CCEDA.

AntonioCarlos
Texto digitado
AntonioCarlos
Texto digitado
AntonioCarlos
Texto digitado
AntonioCarlos
Texto digitado
AntonioCarlos
Texto digitado
AntonioCarlos
Texto digitado
AntonioCarlos
Texto digitado
AntonioCarlos
Texto digitado
AntonioCarlos
Texto digitado
AntonioCarlos
Texto digitado
AntonioCarlos
Texto digitado
AntonioCarlos
Texto digitado
AntonioCarlos
Texto digitado
AntonioCarlos
Texto digitado
AntonioCarlos
Texto digitado
GINCANA DE NATAL Exercita apenas cinco itens por dia, durante este mês, para festejarmos verdadeiramente o Natal de Jesus. 1 - Reviver um bom momento de nossa vida. 2 - Pedir desculpas a quem magoamos, mesmo sem intenção. 3 - Corrigir uma informação dada à alguém, que não corresponda à verdade. 4 - visitar um amigo esquecido. 5 - Procurar uma pessoa com quem não afinizamos, sustentando com a mesma uma conversa de, no mínimo, dez minutos. 6 - Compensar uma pessoa a quem causamos qualquer tipo de prejuízo ainda que não seja na mesma moeda. 7 - Visitar um doente hipocondríaco e ouvir quinze minutos de mazelas. 8 - Passar um dia inteiro sem recriminar nem reclamar de nada. 9 - Dar a alguém algo que apreciemos muito, impregnado de nosso amor. 10 - Ficar um dia inteiro sem faltar com a verdade, em nenhuma hipótese. 11 - Não falar nem pensar mal de ninguém durante vinte e quatro horas. (Página trazida por Yosan e Marisa Priolli – Dezembro de 1995)
AntonioCarlos
Texto digitado
AntonioCarlos
Texto digitado

Conheça o Espiritismo: estude Kardec! www.deolindoamorim.org.br

2

Segunda - feira 10h InêsQuarta - feira 19h Tania/EdisonQuinta - feira 15h30min Cleide

Sábado 18h Tania/EdisonSábado 20h30min Mauro

C O N V E R S A F R A T E R N A

O atendimento fraterno na Casa espírita é de vital

importância. Para que todo aquele que lhe busque ajuda, seja

orientado com equilíbrio, guiando-o para o labor de auto

iluminação.” Joanna de Ângelis

Venha conversar sobre suas dificuldades e experiências! “

Os Espíritos Falam

MENSAGEM MEDIÚNICA NA CCEDA EM 12/10/2018.

Há uma noite insistente a se estender, contínua e vagarosa, penetrando os espaços onde a vida se esforçava por buscar um amanhecer portador das disposições renovadas e restauradas nos valores da paz. Esta noite vem penetrando os corações frágeis e desabastecidos dos conteúdos da fé; mas da fé que robustece os passos. Há uma noite que se espalha trazendo a dúvida sobre a direção a seguir. Mas não há porque se perderem. Acendam as lanternas conquistadas com tantas lutas. Abasteçam-se com o combustível do Evangelho. Combustível esse, que não se esgota se já se conhece a fonte. Caminhem com suas lanternas erguidas iluminando o caminho de tal forma que nada, que não se harmonize com o evangelho, possa confundi-los. Mesmo que a noite teime em prosseguir, caminhem juntos abrindo clarões onde o medo se enfraqueça, onde a dúvida se apague, onde a maldade não encontre alimento. Só assim, juntos, lembrando uns aos outros, que o Evangelho é o “dia de sol” onde, sem esforço, encontram todas as respostas, vencerão as dificuldades das trevas. Quanto mais e mais lanternas se acenderem e se unirem, alimentadas na mesma e verdadeira fonte de paz, o Cristo Jesus, a noite que agora os aflige, se dissipará. Sejam as lanternas vivas da concórdia, da dignidade, do amor e da paz.

Fala Deolindo

"Os deveres da criatura foram concretados no novo mandamento: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Estamos diante de valores básicos não só para a vida social, mas para a vida do Espírito. Na lição de Jesus, o dever de amar o próximo se ergue a tal posição que é colocado em situação de paridade com o amor a Deus.

E o dever de agir consagra-se na obrigação áurea de fazer ao próximo tudo aquilo que desejamos nos seja feito. Temos aí, nessas normas, a própria essência da Religião e da Moral. A moral espírita não podia ser diferente por ser essencialmente a mesma." livro

Aniversariantes Associados

Parabéns!

10 - Rosane Correa 11 – Sandra Miranda

23 – Alvarina de Lima 24 – Vanessa Borges 27 – Neusa Valois

29 – Maria Idalina

fala deolindo

"Os deveres da criatura foram concretados no novo mandamento: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Estamos diante de valores básicos não só para a vida social, mas para a vida do Espírito. Na lição de Jesus, o dever de amar o próximo se ergue a tal posição que é colocado em situação de paridade com o amor a Deus.

E o dever de agir consagra-se na obrigação áurea de fazer ao próximo tudo aquilo que desejamos nos seja feito. Temos aí, nessas normas, a própria essência da Religião e da Moral. A moral espírita não podia ser diferente por ser essencialmente a mesma."

livro Espiritismo em Movimento, Cap.L - Deolindo Amorim Espírito

Neste Natal vamos reservar alguns momentos para nos recolhermos, fechar os olhos e

perguntar, como na canção, "então é Natal e o que você fez?" Mas não o que fizemos no Natal,

e sim o que fizemos entre um Natal e o outro. Fizemos mais um amigo?

Pedimos perdão? Perdoamos? Fizemos alguém sorrir?

Distribuímos sorrisos? E abraços? Enxugamos as lágrimas de alguém?

Reconhecemos as oportunidades e as bençãos? Soubemos agradecer por tudo e pelo tanto que

recebemos de tantos? As lições? As experiências?

E então abrir os olhos e ver que é novamente mais um Natal, mais uma oportunidade de

reflexão e de desejarmos que aquele pequenino nazareno renasça mais uma vez no nosso Natal

e cresça em nós até o próximo Natal. Doris.

Conheça o Espiritismo: estude Kardec! www.deolindoamorim.org.br

3

"Saiba que, ao teu redor, encontra-se sempre a

realidade do amor e que, a cada momento, tens o poder de transformar o mundo por

conta do que aprendeste." Richard Bach, livro Um.

AntonioCarlos
Texto digitado

Conheça o Espiritismo: estude Kardec! www.deolindoamorim.org.br

4

AME TERESÓPOLIS

Associação Médico Espírita

Recesso: Dezembro e Janeiro

Dia Sexta-feira - 20h Expositor

7 Rot. 3 – O homem de bem Antonio Fonseca

Rot. 1 – Penas e gozos terrestres

Rot. 2 – Penas e gozos futuros

Dia Sexta-feira - 20h Expositor

7 Rot. 1 - Existencia de Deus Leda Carvalho

Rot. 2 – Provas da existência de Deus

AVALIAÇÃO DO GRUPO

CONFRATERNIZAÇÃO TURMA 9 (após a

reunião)

Módulo XVIII – Esperanças e Consolações

14 Ralf Campos

ESDE - T 9

MÓDULO III - DEUS

Edison Wilson14

ESDE - T 8

10h30mi

n às 11h

Reunião Pública. Pérolas da Codificação -

Palestra e Passes - Responsável: Inês

Joaquina.

14h às

16h

Grupo Auta de Sousa - almoço, palestra e

estudo, além de enxoval de bebê e

artezanato. Responsáveis Alvarina e Andréa.

Recesso: 03/12/18 a 04/02/19.

17h às

18h30

Círculo de Estudos Deolindo Amorim

– Responsáveis: Cleide Quaglio e Leda

Carvalho. Recesso: 10/12/18 a 04/02/19.

09h

Núcleo Assistencial Escolinha do Pimentel –

Resp: Luiz, Simone, Rosane, Sidney e

Cristiane. Recesso 14/12/18 a 12/02/19

15h às

16h

Visita à Mansão dos Velhinhos – Resps.:

Marcelo e Neusa.

18h30Tratamento Espiritual de Doenças Físicas -

inscrições aos sábados com Inês e Malu.

20hFluidoterapia - Inscrição prévia -

Responsável: Inês.

17h às

19h

EDESE - Estudo Detalhado do ESE - Resp.

Tânia Correa. Recesso: 05/12/18 a

06/02/19.

20h Reunião Pública.

09h às

10h30mi

n

Estudo do livro O Céu e O Inferno - Resp.

Luiz Albano. Término: em 22/11/18

16h Reunião Pública.

08h às 9hEncontro com a Vida/Vibração pelos

Suicidas. Círculo de Leitura André Luiz.

20h

Estudo Aprofundado do Evangelho – EADE

Resp. Marisa Priolli - Entra em Recesso

30/11/2018 a 08/02/19.

20h

Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita –

ESDE – Resp. Edison Wilson. Recesso:

14/12/18 a 01/02/19.

10h Evangelização Infantil e de Pais – Resp.: Tânia

Corrêa. Recesso: 01/12/18 a 09/02/19.

18h30

Evangelização da Mocidade - Resp.: Peth

B./Mariana B./Pedro T. Recesso: 15/12/18 a

15/02/19.

19h Reunião Pública.

09h

Núcleo Assistencial Escolinha do Pimentel-

Resp.: Líria e Valter. Recesso: 16/12/18 a

10/02/19.

Domingos

6as feiras

Sábados

4as feiras

5as feiras

ATIVIDADES DA CCEDA

2as feiras

3as feiras

Dia Expositor

1 Wania Flintz

8 Edison Wilson

15 Cine Kardec

22 Ricardo Aguiar

29 Mauro Pumar

Sábados - 19h

Dia 25/12 prece de Natal às 19h.

Dia 31/12 prece de encerramento das

atividades às 19h.

Dia 4as

feiras (20h) Expositor

5L E questões 71 a 75 : Inteligência e

instinto

Tania Correa

12E S E Cap. 23 item 9 a 18 : Não vim trazer

a paz, mas a divisão

Cleide Quaglio

19L E questões 76 a 83 : Origem e natureza

dos Espíritos

Mª Helena Monteiro

26E S E Cap. 24 item 1 a 7 : Candeia sob o

alqueire. Porque fala Jesus por parábolas.

Ralf Campos

Dia 5as feiras (16h) Expositor

6 JESUS Carlos Alberto

13 JESUS Leda Carvalho

20 JESUS Marcia Fonseca

27 Concepção Espírita de Deus Leda Carvalho