editorialeditorial brimos mais um editorial agradecendo a enorme participação de nossos diletos...

5

Upload: others

Post on 01-Nov-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: EDITORIALEDITORIAL brimos mais um Editorial agradecendo a enorme participação de nossos diletos leitores, apresentando suas sugestões, críticas e considerações sobre este Informativo,
Page 2: EDITORIALEDITORIAL brimos mais um Editorial agradecendo a enorme participação de nossos diletos leitores, apresentando suas sugestões, críticas e considerações sobre este Informativo,

EEDITORIALDITORIALbrimos mais um Editorial agradecendo a enorme participação de nossos diletos leitores, apresentando suas sugestões, críticas e

considerações sobre este Informativo, que, embora estando, apenas, em sua 7ª edição já apresenta sinais de maturidade.

AAMarço é o mês do aniversário de fundação de nosso

Supremo Conselho, que ora completa 183 anos, desde que o insigne Irmão Montezuma recebeu a Carta de autorização do Supremo Conselho dos Países Baixos, atualmente, Bélgica, para a instalação do Supremo Conselho do Rito Escocês Antigo e Aceito no Brasil. Conforme já noticiamos em edição anterior, as comemorações serão realizadas no período de 11 a 15 de julho, em São Paulo, em conjunto com os 85 anos da GLESP e a realização da Conferência dos Supremos Conselhos da América do Sul.

Ainda, neste mês, no dia 21, tem início o Ano Astrológico, que deu origem ao calendário hebraico religioso

e, posteriormente, ao calendário maçônico, que fora utilizado nos primórdios da Maçonaria Brasileira. Tal calendário, ainda que pouco explorado pelos estudiosos de Maçonaria, decora o templo das Lojas Simbólicas, através das colunas zodiacais.

Nesta edição damos destaque especial “A Festa da Ordem”, em Tomar, Portugal, a se realizar de 20 a 22 de abril, no Convento de Cristo, através do Soberano Capítulo Rosa-Cruz Ibéria nº 11, tema que está sendo abordado em matéria própria, intitulada “Grau 18º em Tomar, Portugal”.

Integrante dos Supremos Conselhos para Portugal e Espanha, desde 05 de novembro de 2011, e por sua enorme expressão no cenário maçônico mundial, nosso Supremo Conselho tem participação garantida neste memorável evento.

Continuem nos enviando suas sugestões e críticas, a fim de nos ajudar a alcançarmos a excelência deste nobre trabalho!

GGRAURAU 18 18 ºº EMEM T TOMAROMAR , P, PORTUGALORTUGAL Supremo Conselho para Portugal dos Soberanos Grandes Inspetores Gerais do

33º e Último Grau do Rito Escocês Antigo e Aceite realizará no período de 20 a 22 de abril vindouro, na pequena e histórica cidade de Tomar, pertencente ao Distrito de Santarém, Região Central de Portugal, uma Sessão do Grau 18º, no Soberano Capítulo Rosa-Cruz Ibéria nº 11.

OO

À convite de seu Soberano Grande Comendador, Poderoso Irmão Agostinho Fernandes Garcia, 33º, mais uma vez, nosso Supremo Conselho estará participando da “Festa da Ordem”, que terá como palco o Convento de Cristo, em Tomar, Portugal.

O Convento de Cristo é um histórico monumento, na cidade de Tomar, classificado pela UNESCO como Patrimônio Mundial, que pertenceu à Ordem dos Templários.

Fundado em 1160 pelo 1º Mestre dos Templários em Portugal, Dom Gualdim Pais, o Convento de Cristo, ainda, conserva recordações desses monges cavaleiros e dos herdeiros do seu cargo, a Ordem de Cristo, os quais fizeram desse edifício a sua sede.

AA STRÉASTRÉA N N EWSEWS A A NONO I – N I – N ºº 7 7 22

Page 3: EDITORIALEDITORIAL brimos mais um Editorial agradecendo a enorme participação de nossos diletos leitores, apresentando suas sugestões, críticas e considerações sobre este Informativo,

Trata-se de uma construção periurbana, implantada no alto de uma elevação sobranceira à planície onde se estende a cidade. Está circundado pelas muralhas do Castelo de Tomar e pela mata da cerca. Atualmente é um espaço cultural, turístico e, ainda, devocional. A arquitetura partilha traços românicos, góticos, manuelinos, renascentistas, maneiristas e barrocos.

Consta, também, da programação uma visitação guiada ao Castelo Templário de Almourol. Entre 1160 e 1171, pouco tempo após a construção do Castelo de Tomar, Gualdim Pais iniciou a reconstrução do Castelo de Almourol, em harmonia com a arquitetura templária, também, presente nos castelos de Idanha, de Monsanto, de Pombal e de Tomar, seus contemporâneos. Tais construções guardam quase 900 anos de história.

Erguido num afloramento de granito a 18 m acima do nível das águas, numa pequena ilha no médio curso do rio Tejo, constitui um dos exemplos mais representativos da arquitetura militar da época, evocando, simultaneamente, os primórdios do reino de Portugal e a Ordem dos Templários, associação que lhe reforça a aura de mistério e romantismo. Com a extinção da Ordem do Templo o castelo de Almourol passa a integrar o patrimônio da Ordem de Cristo, sucessora em Portugal da Ordem dos Templários.

Disponibilizamos dois vídeos de apresentação sobre essas edificações. Para assisti-los, basta clicar no título: Castelo de Almourol e Convento de Cristo.

Nosso Supremo Conselho, juntamente ao Supremo Conselho do México, no dia 05 de novembro de 2011, passou a integrar os Supremos Conselhos para Portugal e Espanha, em memorável reunião ocorrida na cidade de Salamanca, na Espanha.

LLEGIÃOEGIÃO DEDE H HONRAONRA DODO SC SCFrancisco Feitosa

través do Decreto nº 33 – 2008/13, de 28 de abril de 2011, foi criado o laurel denominado “Legião de Honra do Supremo Conselho”, com a finalidade de homenagear

os Grandes Inspetores Gerais, Grau 33º, que estejam ativos e regulares, junto ao Supremo Conselho e a seu Consistório, por um lapso ininterrupto de tempo, reconhecendo nesses incansáveis Irmãos, os verdadeiros “Comandantes dos Nobres Soldados do Templo”.

AAO galardão usará como “logo”, em todo, as jóias, cunhos e

marcas, suspenso por fita nas cores púrpura e branca, a Águia do Supremo Conselho, encimada pela Coroa Imperial Brasileira, em alusão ao período em que foi criado o Supremo Conselho, pelo

AA STRÉASTRÉA N N EWSEWS A A NONO I – N I – N ºº 7 7 33

Page 4: EDITORIALEDITORIAL brimos mais um Editorial agradecendo a enorme participação de nossos diletos leitores, apresentando suas sugestões, críticas e considerações sobre este Informativo,

Poderoso Irmão Francisco Gê Acayaba Montezuma. Na garra direita, a Águia carrega a Espada e, na esquerda, a Trolha, referência ao Discurso de Ramsay, origem do mito Templário no R∴E∴A∴A∴.

Será concedida nos graus de Cavaleiro (bronze), de Oficial (prata) e de Comendador (ouro) aos Grandes Inspetores Gerais da Ordem, que comprovem o pagamento ininterrupto de Capitação ao Supremo Conselho e estejam regulares com seu Consistório, por cinco anos (Grau de Cavaleiro); 10 anos (Grau de Oficial); 15 anos (Grau de Comendador).

O detentor da Legião de Honra terá a prerrogativa de portar seu distintivo na lapela, em todas as Cerimônias do Supremo Conselho; respeitando a precedência litúrgica, de ser recebido após os demais membros e, havendo espaço, ter assento no Oriente do Templo.

A concessão se fará por iniciativa do próprio interessado, através de requerimento dirigido ao Grande Inspetor Litúrgico de sua região que, obrigatoriamente, encaminhará à Grande Secretaria Geral do Santo Império, salvo quando tratar-se de um Membro Efetivo, que o encaminhará, diretamente, ao Soberano Grande Comendador.

SSHOPPINGHOPPING 33 33 ººEstandartes dos Altos Corpos!Estandartes dos Altos Corpos!

roduzido com uma bela arte e finíssimo acabamento, os estandartes obedecem, rigorosamente, ao que determina nos Rituais do Supremo Conselho. PP

Os pedidos deverão ser feitos, somente, através das Inspetorias Litúrgicas. O prazo de entrega é de 30 dias. Os pedidos serão por encomenda, quando deverá ser informado o nome do Corpo, o Vale e a data de fundação.

O custo, já com o frete incluso, é de R$ 750,00. Maiores informações com a Grande Secretaria, através do e-mail [email protected].

Informativo Virtual ASTRÉA NEWS, está sendo distribuído via Internet, por e-mail, portanto, fazendo-se necessário a atualização dos e-mails dos Irmãos. Com isso, solicitamos aos Inspetores

Litúrgicos e Delegados, que forneçam a relação de e-mails de todos os Irmãos de suas Regiões para cadastramento e atualização em nosso sistema, através do e-mail [email protected], a fim de que todos possam receber, automaticamente, todas as edições mensais do ASTRÉA NEWS, além de outras

informações de âmbito geral do Supremo Conselho.

OOEsta edição está sendo distribuída para 24.102 leitores espalhados por todo o Brasil e pelo

exterior, além de a redistribuição em diversas listas de discussão maçônicas, na Internet.

Temos um encontro marcado na próxima edição!

AA STRÉASTRÉA N N EWSEWS A A NONO I – N I – N ºº 7 7 44

Fundado em 17 de maio de 2011 pelo Poderoso Irmão LuizFundado em 17 de maio de 2011 pelo Poderoso Irmão Luiz Fernando Rodrigues Torres, 33º – Soberano Grande ComendadorFernando Rodrigues Torres, 33º – Soberano Grande ComendadorDiretor Presidente – Luiz Fernando Rodrigues Torres, 33ºDiretor Presidente – Luiz Fernando Rodrigues Torres, 33ºEditor Responsável – Francisco Feitosa da Fonseca, 33ºEditor Responsável – Francisco Feitosa da Fonseca, 33ºwww.sc33.org.br [email protected] (21) 3369-8000 (21) 3369-8000Os artigos publicados são de inteira responsabilidade de seus signatáriosOs artigos publicados são de inteira responsabilidade de seus signatários ..

Page 5: EDITORIALEDITORIAL brimos mais um Editorial agradecendo a enorme participação de nossos diletos leitores, apresentando suas sugestões, críticas e considerações sobre este Informativo,

AA STRÉASTRÉA N N EWSEWS A A NONO I – N I – N ºº 7 7 55