editor responsável: zaqueu ...§ão 535.pdf · comparando esses dados com as cifras alcançadas...

10
www.folhadepiedade.com.br Editor Responsável: Zaqueu Rodrigues da Silva Piedade, 4 de outubro de 2016 Ano X - Edição nº 535 - R$ 1,50 ELEIÇÕES 2016 - Páginas 3, 4 e 5 TADEU PROMETE SER MELHOR QUE ANTES Marly é a mais votada para Câmara; veja lista completa Vicentina diz ter pagado conta que não era dela Adubo de graça reforça lucro na roça Vitória sobre Geraldinho foi acirrada Tadeu confirma Bube como secretário Romeu Despachante chega em terceiro Prefeita fica atrás de Geremias Pinto Após anúncio oficial, vitória de Tadeu é comemorada entre correligionários e candidatos a vereador Cumprindo a tradição, Tadeu e Junior da JK visitaram a redação da Folha de Piedade na tarde de ontem (3) Produtor de hortaliças do Bairro dos Ortizes desenvolve bokashi caseiro que recupera solo degra- dado, aumenta produtividade e custa até 40% mais barato Cezar Feitosa utiliza ingredientes disponíveis no próprio sítio ou doados para alimentar as plantas AGRICULTURA - Pág. 5 Adolescente carregava seis ‘pinos’ de pó Agressor surra namorada durante 40 minutos POLÍCIA - Pág. 7 POLÍCIA - Pág. 7

Upload: buique

Post on 08-Dec-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Editor Responsável: Zaqueu ...§ão 535.pdf · Comparando esses dados com as cifras alcançadas pelos eleitos à Prefeitura e à Câmara, fica evidente que a socieda - de transmitiu,

www.folhadepiedade.com.br

Editor Responsável: Zaqueu Rodrigues da Silva Piedade, 4 de outubro de 2016 Ano X - Edição nº 535 - R$ 1,50

ELEIÇÕES 2016 - Páginas 3, 4 e 5

TADEU PROMETE SER MELHOR QUE ANTES

Marly é a mais votada para Câmara; veja lista completa

Vicentina diz ter pagado conta que não era dela

Adubo de graça reforça lucro na roça

• Vitória sobre Geraldinho foi acirrada

• Tadeu confirma Bube como secretário

• Romeu Despachante chega em terceiro

• Prefeita fica atrás de Geremias Pinto

Após anúncio oficial, vitória de Tadeu é comemorada entre correligionários e candidatos a vereador Cumprindo a tradição, Tadeu e Junior da JK visitaram a redação da Folha de Piedade na tarde de ontem (3)

Produtor de hortaliças do Bairro dos Ortizes desenvolve bokashi caseiro que recupera solo degra-dado, aumenta produtividade e custa até 40% mais barato

Cezar Feitosa utiliza ingredientes disponíveis no próprio sítio ou doados para alimentar as plantas

AGRICULTURA - Pág. 5

Adolescente carregava seis ‘pinos’ de pó

Agressor surra namorada durante

40 minutosPOLÍCIA - Pág. 7

POLÍCIA - Pág. 7

Page 2: Editor Responsável: Zaqueu ...§ão 535.pdf · Comparando esses dados com as cifras alcançadas pelos eleitos à Prefeitura e à Câmara, fica evidente que a socieda - de transmitiu,

2 OPINIÃO Piedade, 4 de outubro de 2016

PASSANDO A LIMPO

Redação e Administração:Rua Cônego José Rodrigues, 62Sala B, Centro, Piedade/SP - Fone: (15) 3344-1970e-mail: [email protected]: www.folhadepiedade.com.br

As matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores. É proibida qualquer tipo de reprodução do conteúdo deste jornal sem a prévia autorização dos seus diretores.

Circulação: Piedade, Ibiúna, Tapiraí e RegiãoPeriodicidade: Semanal (sextas-feiras)Tamanho da página: 53 cm altura x 29,7 cm largura (6 colunas x 4,6 cm)

Impressão: NG Editoria Jornalística Ltda Sorocaba/SP Fone: (15) 3212-4420

Jornalista e Editor ResponsávelZaqueu Rodrigues da Silva - MTB 32158

(15) 99788-1687

Assessoria JurídicaCristina Massareli do Lago - OAB/SP 302.742

Rua Dr. Campos Salles, 180, Centro, Piedade/SPFones: (15) 3244-3443 ou 98149-2579

Piedade dá uma sonora vai nos políticos

Embora os piedadenses fossem donos dos destinos do município des-de 1857 – quando a povoação ganha o status de vila e passa a ter Câmara de Vereadores –, a eleição direta para prefeito está completando apenas 69 anos. Até 1947, os administradores eram escolhidos entre os membros do Legislativo, pelos colegas, numa ver-são tupiniquim de parlamentarismo, ou designados pelo governo estadual. Estes últimos, denominados interven-tores durante a República Velha e a ditadura getulista, às vezes, nem eram da cidade.

Em consequência disso, não havia comprometimento direto entre manda-tários e cidadãos. Corresponder ou não aos anseios da sociedade era, então, uma questão de menor importância. Sem ter de prestar contas ao eleitora-do, os “biônicos” podiam ser profi-cientes, a exemplo do comendador Pa-rada e de Laureano da Silveira Baldy, ou indiferentes, como o desconhecido Armando Osvaldo de Carvalho.

A inauguração do período dos burgomestres alicerçados em compro-missos – na teoria, pelo menos – cou-be a Raymundo Antunes Soares. Seu Mundico, como todos o conheciam, era um comerciante, mas, também, um homem das artes: poeta, dramaturgo, ator, diretor, músico e, evidentemente, bom orador. A soma de tudo isso fez dele uma celebridade popular.

Antônio Leite Netto descreve o filho de Nho Chiquinho Elias como

Primeiro prefeito eleito pelo povo renuncia após um ano de governo

alguém que foi de tudo na vida. “Es-tatura mediana, rosto levemente alon-gado e a voz suave. Não tinha jeito de líder, mas era líder”, resume o autor do livro “História de Piedade”.

O primeiro gestor piedadense su-fragado pelo povo era um oposicionista autêntico, de postura vigorosa e inque-brantável. Como líder do Bloco Ordem Local, combateu incessantemente os Rosas, dominadores do cenário políti-co durante décadas. Mesmo assim, foi fiel ao seu coração, enfrentando todas as barreiras para se casar com Maria de Freitas Rosa (Cotinha), que, como o sobrenome indica, pertencia ao lado oposto e poderoso da força.

Um rio agonizante e uma cidade alheia

“Sr. editor, aproveito esse espaço para deixar registrado o meu repúdio à maneira inconsequente com que alguns piedadenses tratam os recursos hídri-cos, principalmente o Rio Pirapora. Estou cansado de ver pessoas jogando esgoto, lixo, móveis velhos, entulho de construção, restos de concreto, agrotó-xicos e tantas outras coisas diretamente nas águas. Outra ação nociva é a explo-ração clandestina de portos de areia.

Cartas devem ser enviadas à Redação (endere-ço no Expediente) ou via [email protected], assinadas e acompanhadas

de nome e sobrenome sem abreviações, número de RG, endereço e telefone.

A Redação reserva-se o direito de resumí-las.

As eleições deste 2 de outubro foram fartas em lições. Mui-to ainda vai se falar, por exemplo, sobre a apertada vantagem do prefeito eleito, o experiente José Tadeu de Resende (PSDB), sobre os candidatos que ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente, Geraldinho Pinto (PTN) e Romeu Despachan-te (PPS), ambos estreantes no confronto pelo Executivo. Com certeza, a derrocada da atual prefeita, Maria Vicentina (PSD), relegada à rabeira da preferência do eleitorado mesmo com a máquina administrativa nas mãos, será motivo para abundan-tes teorias. Porém, qualquer que seja o ponto de vista na ba-lança, o lado que pesa mais é o da decepção dos eleitores com a classe política de maneira geral.

A comprovação disso está confirmada na frieza dos núme-ros finais do pleito, registrados pelo TRE-SP (Tribunal Regio-nal Eleitoral de São Paulo) ainda no início da noite do último domingo. Naquele momento, vencidos e vencedores se irmana-ram como alvo de uma única e retumbante vaia reverberada aos quatro cantos de Piedade. Dos 41.050 piedadenses aptos a vo-tar, apenas 32.005 se animaram a exercer a essência da demo-cracia. A ausência de 9.045 eleitores, o equivalente a 22,03% do total de cidadãos votantes, representa recorde absoluto em 69 anos de eleições diretas para a chefia do Poder Executivo Municipal. Para a Câmara, notícias sobre índices assemelha-dos remetem ao Brasil Império.

Somando aos piedadenses ausentes aqueles que atenderam ao chamado das urnas, mas se recusaram a opinar, a propor-ção de votos desperdiçados ultrapassa a significativas barreira

dos 30%. Para o cargo de gestor das políticas públicas, 1.353 (4,23%) eleitores votaram em branco, enquanto 1.609 (5,03%) preferiram anular seu voto. A soma de “não votos”, neste caso, perfaz 12.007 sufrágios, ou seja, 31,29% dos votantes. No âmbi-to do Legislativo, a proporção de “alheados” chegou a 32,83% – 2.237 (6,99%) em branco e 1.218 (3,81%) nulos.

Comparando esses dados com as cifras alcançadas pelos eleitos à Prefeitura e à Câmara, fica evidente que a socieda-de transmitiu, intencionalmente, uma mensagem aos postulan-tes. Salta aos olhos, entre outras coisas, a constatação de que Tadeu foi escolhido por apenas 7.589 eleitores. Detalhando os cálculos, observa-se que o futuro mandatário máximo do mu-nicípio recebeu votação quase 20% inferior ao número de elei-tores que nem se deram ao trabalho de sair de casa para vo-tar. Acrescentando à conta o cômputo dos brancos e nulos, o montante é espantoso: o respaldo do homem incumbido de ge-renciar os destinos dos 54.906 piedadenses entre 2017 e 2020 representa meros 58% do eleitorado que preferiu demonstrar seu desagrado não votando ou votando em ninguém. Já a re-presentatividade perante o universo eleitoral cai ao nível de in-significantes 18,5%.

Não seria essa a maneira eloquente que os munícipes encon-traram para dizer, em alto e bom som, que desaprovam a maneira como prefeitos e vereadores conduzem Piedade? Para bom enten-dedor, ficou claro que, para a imensa maioria da população, tanto faz quem ocupe as cadeiras de prefeito ou de vereador. Srs. polí-ticos, vocês têm quatro anos para pensar seriamente sobre isso.

“Qualquer que seja o prefeito elei-to, vai precisar de muita ajuda divina para resolver o maior de todos os pro-blemas: gerar emprego para tanto de-sempregado. Assisti o vídeo do debate e não vi ninguém falando sobre isso.”

Márcia R. Baptistella

MEMÓRIA

DO LEITOR

EDITORIAL

No ano da eleição, estava filiado ao PSP (Partido Social Progressista), uma agremiação nova e ainda não su-ficientemente forte para fazer frente a José Batista, do PTN (Partido Traba-lhista Nacional), que carregava o apoio de grande parte das oligarquias pieda-denses. Por conta disso, costurou pes-soalmente uma grande aliança. Com muito tato, enfileirou antagonistas como Eurico Cerqueira César e Eral-dino Antunes Soares, da UDN (União Democrática Nacional); Benedito Ayres da Silva e Benevenuto Borgato, do PSD (Partido Social Democrático); Antônio e Sebatião Passarelli, do PSP (Partido Social Progressista); José de

CADÊ A FISCALIZAÇÃO? - Depois de uma breve pau-sa, as vagas exclusivas de estacionamento da região central voltaram a ser desrespeitadas. Na manhã de sexta-feira (30), a reportagem da Folha de Piedade flagrou cinco casos apenas entre 10h35 e 11h10. Na Rua Araújo Leite, uma picape perma-neceu cerca de 10 minutos em vaga reservada a deficientes físicos, enquanto o motorista descarregava caixas e levava a um prédio próximo. Na Rua Comendador Parada, Travessa do Mascate e Praça da Bandeira, espaços para idosos eram ocupados por carros sem cartões de identificação. Nesta úl-tima, o local destinado a deficientes também foi usurpado.

ESTAMOS DE OLHO

Reprod

ução

O pior é que o poder público sabe de tudo isso e não faz nada para coibir os abusos. Quando será que a cidade vai acordar para uma situação tão grave?”

Felipe Augusto L. Silva

SÓ MUDOU O ENDEREÇO - O Conselho Tutelar está em novo endereço (o terceiro em dois anos), porém, as condições de trabalho continuam ruins. Um dos problemas é a falta de funcionário para atender o público. Dessa maneira, quando os conselheiros precisam sair para acompanhar ocorrências ou entregar notificações, a alternativa é dei-xar a sede fechada. Como isso acontece com frequência, dificilmente o público não bate com a cara na porta. A foto ao lado, tirada às 11h de 30 de setembro, mostra isso. Para quem quiser fazer um teste, o Conselho está localizado na Praça da Bandeira, na antiga base da Guarda Civil.

Amélio D’Ávila Ribeiro, José Bueno de Carmargo e Mundico (sentados) e, em pé, Benjamin Huada, Amadeu Bianchini e Raymundo Nonato Leite, em foto de 1951

Moura Glasser e Frederico Domingues Perira, do PR (Partido Republicano); e Nercy Ruas, Álvaro Carvalho, Paulo Fidelis e Benedito Dias de Moraes, do PTB (Partido Trabalhista Brasileiro).

Com tantos apoios, Mundico não teve dificuldade para vencer o plei-to, em 9 de novembro. O resultado apontou 986 votos contra 672. Porém, tantos interesses se transformaram em enorme transtorno para o administrador desde o dia da posse, em 1° de janeiro de 1948. Mesmo com a maioria dos ve-readores – oito a cinco –, a votação de cada projeto exigia longas discussões. Dentro do Paço, a disputa por posições e influência não é menos acirrada.

Inconformado com a impossibili-dade de colocar em prática os planos de governo, o primeiro chefe do Exe-cutivo avalizado pela população não suportou a pressão. Em carta datada de 3 de janeiro de 1949, com o título “Aos meus amigos piedadenses”, ele renunciou. “Infelizmente, porém, den-tro da organização, motivo houve que, implacável e rude, veio desmoronar e assim desiludir de uma vez aquele meu plano defendido com tanto ardor e que tinha, no meu entender, um signficado de suma impotância para a nossa terra e para a nossa gente”, escreveu.

Em 12 de março do mesmo ano, acontecia a segunda eleição direta para prefeito. Amélio de Ávila Ri-beiro, candidato escolhido e apoiado por Mundico, derrotava Benjamin da Silveira Baldy por 925 a 325.

Que Deus nos ajude

“Muitos candidatos mostraram que não estão nem aí para leis. Colo-caram seus carros de som rodando sem parar e com aquelas músicas horríveis no volume mais alto. O que farão se forem eleitos?”

Luiz Alberto C. Souza

Decibéis nas alturas

Deu ruim!

Esta é uma obra de ficção, qualquer semelhança com pessoas e episódios reais

é mera coincidência.

• 30 de setembro – Ai, que ner-voso! Tá chegando a hora da verdade. Eu bem que tento ficar otimistas, mas volta e meia aparece um infeliz para soprar urucubaca. Vai morrer pra lá, povo chato! Por via das dúvidas, pedi um relatório ao meu Serviço Secreto. Ordenei que me contassem tudo, sem esconder nem uma vírgula. A resposta foi um papel de carta onde se lia a frase de Samuel Beckett: “Tente de novo. Fa-lhe novamente. Falhe melhor”. Socorro! #medo #deuruim

• 1 de outubro - Meu marketei-ro, Ré no Mato, inventou de fazer uma carreata. Gente... é sério isso? Eu já ia protestar e dizer que não via sentido, quando o Cata Castanha comprou a ideia e se mostrou todo animado. Avisou que ia mandar lavar a lata velha soviética que ele chama de jipe. Resignada, passei a mão no telefone e acionei os servos de meu reinado. Ultimamente, o regime tem sido esse: ou coopera, ou vai pro PAT. Até o Laranja Lima e o Osmar Feitão tiveram de entrar na dança e sair por aí fazendo minha defesa, pedindo votos e tudo mais. Pedi pro Ré no Mato para eu desfilar em meu sedã alemão, cheio de charme e cavalos de potência, mas ele negou. Tive que ir com o Cata Castanha. Paciência! Saímos fazendo bagunça e al-gazarra pela cidade, até o Ferrugem fez questão de parecer simpático e deu suas buzinadas. No meio do caminho encon-tramos a carreata do Geme e Mia. Nos-sa... que horror aquela gente! Um pessoal baderneiro, sem classe, sem glamour... um povo ho-rro-ro-so! Quem vota numa turma dessas? Mais tarde, fiquei sabendo que a tal ação foi um fiasco. Muita gente me xingando muito no Twitter e no Fa-cebook. Fiquei a-rra-sa-da! Garanto que se tivessem me deixado desfilar no sedã alemão, a história seria outra. Inventei um Plano B de última hora e convoquei o Cata Castanha para fazermos uma chur-rascada em algum bairro. Ele deu uma desculpa de que o carvão tinha acabado. A ligação caiu. Tentei retornar e só deu caixa postal. Estranho... #sinais #tironopé #faltapouco

• 2 de outubro – Deu ruim! Após tantos anos de carinho e dedicação, tantos meses correndo atrás de votos, carregando criança ranhenta, abraçando gente fedendo sovaco... para quê? Para ficar atrás do Geme e Mia e seu bando de bárbaros! E olha que quando fui votar, cedinho, tratei de me benzer, enfiar um pé de coelho num bolso, um ramo de arruda no outro. Até promessa fiz. Não adiantou na-di-nha! E o pior: Jadeu? Sério isso? Aquele maracujá de gaveta venceu a disputa? Dei um abraço, força-díssimo, nele para parabenizá-lo. Senti cheiro de formol e naftalina. Aff, fiquei azeda! O vice Botinudo também não conseguiu se eleger a vereador e tão di-zendo que foi minha culpa. Coincidência ou não, o Cata Castanha tratou de sumir do mapa e desligar o celular. #tinazica.

Tadeu venceuO cacique tucano José Tadeu de Resende (PSDB) foi eleito para seu quarto mandato em Piedade. Ele, que chegou a se declarar aposentado da política, obteve 7.589 votos.

Páreo duroTadeu foi seguido de muito perto por Geraldinho Pinto (PTN), que conseguiu 6.648 votos. A diferença entre os dois candidatos foi de 4,6%, ou 941 eleitores.

Cabeça de bacalhauQuem teve um desempenho surpreendente foi Romeu Despachante (PPS). Apontado como azarão do páreo, ele teve 6.254 votos – número próximo àquele obtido por Geraldinho. Bacalhau, como é mais conhecido, garantiu o terceiro lugar na empreitada e mostrou sua força política.

Estrela cadenteO representante dos petistas, Geremias Ribeiro, ficou na penúltima posição e teve 4.297 votos computados. Para observadores políticos, o baixo desempenho reflete a crise de popularidade que castiga o PT em todo o Brasil. O racha no partido, que culminou na saída de Geraldinho, também é apontado como fator crucial para o fraco resultado nas urnas.

Eterno tabuJá Maria Vicentina (PSD), por sua vez, não conseguiu quebrar o tabu da reeleição. Além disso, ela amargou a última colocação no pleito, com 4.255 votos. O montante representa redução de 62% no total obtido por ela na eleição de 2012, quando foi escolhida por 11.199 eleitores.

Por outro lado...Vicentina pode ter ficado em último lugar, porém, sua coligação conseguiu eleger nada menos que cinco vereadores. Já o vencedor do pleito, Tadeu, terá apenas dois companheiros no Legislativo.

DescréditoNeste ano, 12 mil eleitores não compareceram às urnas ou votaram em branco e nulo. O número, além de um recorde nos registros eleitorais, permite uma leitura peculiar dos resultados. Neste ano, em Piedade, não houve um “grande vencedor” na corrida ao Executivo.

Não tem culpa Em manifestação a este jornal, Maria Vicentina disse não acreditar que o desempenho nas urnas tenha sido ocasionado por rejeição ao seu modo de governar. Ela sacou o já conhecido argumento de crise política e econômica. “Acredito que os prefeitos pagaram uma conta que não era deles”, avaliou.

Não tem culpa IITadeu de Resende usou do mesmo argumento de Vicentina para justificar o grande número de abstenções no pleito deste ano. Questionado se o fenômeno não refletia descontentamento com as opções políticas do município, ele também jogou o encargo nas costas da “turbulência política”.

Velho modoQuestionado, em entrevista, sobre como pretendia se

relacionar com a Câmara dos Vereadores, Tadeu demonstrou que velhos hábitos nunca morrem. Um deles é o de rotular os opositores. Segundo ele, pessoas que votarem contra projetos positivos para Piedade, são indivíduos negativos e que não querem o bem do município.

Tucanão Nascimento Tadeu também parece ter assistido aos filmes da franquia “Tropa de Elite”, nos anos em que ficou afastado do poder. Num estilo ‘linha dura’, ele afirmou que combaterá a milícia criminosa que agiria em um bairro rural, cobrando ‘pedágio’ da população. Sua inspiração para seria a política de “Tolerância Zero”, implantada pelo ex-prefeito de Nova York, Rudolph Giuliani.

Jesus era GenésioGiuliani, aliás, foi mencionado por Tadeu por outro nome, durante a entrevista. “Aquele cara, lá... prefeito de Nova York... o Giovane!”, tateou o tucano.

Vacas magrasO prefeito eleito já avisou: caso as finanças do município estejam ruins, fará “economia de guerra”. A medida, já aplicada em sua primeira gestão no Executivo, inclui racionar papel higiênico, material de escritório e copos plásticos, além de designar um funcionário para apagar as luzes que encontra acesa sem necessidade.

ComadresNa próxima legislatura, a Câmara terá aumento de 50% na representatividade feminina. Marly “da Igreja” Godinho (PSB) fará companhia a Chuca Godinho (PSDB), até então a única mulher na vereança.

Duas letras Na política, a renovação pode se dar por uma mera sílaba, ou poucas letras. No caso da Câmara dos Vereadores, a troca envolveu representantes da colônia japonesa. Sai Guinho Momoshima (PSDB) e entra Waguinho Yoshizako (PSDB).

SujeiraPrática que pode ser enquadrada como crime eleitoral, o derramamento de santinhos emporcalhou a cidade, próximo aos locais de votação. Materiais de vários candidatos foram vistos espalhados pelo município.

Frase da semana“Tenho de ser melhor do que fui ontem. Do contrário, será como andar para trás”, Tadeu de Resende, sobre seus planos para a próxima administração.

Frase da semana II“Caso eu pegue a Prefeitura com dívidas, não tenha dúvidas de que haverá ‘economia de guerra’”, Tadeu, relembrando os tempos de austeridade de sua primeira gestão.

Frase da semana III“Certamente, deixo a Prefeitura em condições muito melhores do que aquelas em que a encontrei, em 2013”, prefeita Vicentina, sobre o fim de seu governo.

Page 3: Editor Responsável: Zaqueu ...§ão 535.pdf · Comparando esses dados com as cifras alcançadas pelos eleitos à Prefeitura e à Câmara, fica evidente que a socieda - de transmitiu,

3ELEIÇÕES 2016Piedade, 4 de outubro de 2016

Tadeu é eleito para o quarto mandatoCom 7.589 votos, o tucano

José Tadeu de Resende (PSDB) foi eleito prefeito de Piedade no último domingo (2). O resultado garante a ele o quarto mandato à frente do Executivo. Representado a coligação “Juventude e experiên-cia fazem a diferença”, composta, além do seu partido, pelo DEM (Democratas), ele obteve 28,13% da votação válida. Tadeu terá como vice o empresário Junior da JK (DEM).

Horas antes da divulgação do re-sultado, em entrevista à Folha de Pie-dade, Tadeu afirmou: “Meu maior de-safio será superar a mim mesmo, três vezes, até mesmo na época em que eu tinha 40 anos”. Ele também pontuou que pesquisas informais, para conhe-cimento interno da equipe, já davam um diagnóstico e aventavam para o resultado positivo nas urnas.

ACIRRADO - A segunda co-locação ficou com Geraldinho Pinto (PTN), da coligação “Preste atenção, Piedade, renove” (PTN, PRB, PSL, PHS, PMB e PEN), com 6.648 votos (22,89%). A diferença de 4,6% - ou 941 votos - entre ele e Tadeu mostra que a disputa foi acirrada. Em tercei-ro lugar e com votação bem próxima à de Geraldinho, ficou Romeu Des-pachante, da coligação “Cidadania e voz para todos”, que reúne PPS e PSB. Ele foi escolhido por 6.254 eleitores, o equivalente a 21,53% dos votos válidos.

LANTERNA - O ex-prefeito e representante dos petistas, Geremias Ribeiro, ficou na penúltima coloca-ção do pleito. Ele, que representou a coligação “Piedade, coração da nos-sa gente” (PT e PROS), teve 4.297 (14,80%) dos votos computados.

O desempenho de Geremias só não foi pior do que o da atual chefe do Executivo, Maria Vicentina. Ela ficou em último lugar, com 4.255 votos, ou seja, 14,65%. Ela tentou o segundo mandato pela coligação “Avança Piedade”, formada por PSD, PMDB, PSC, PP, PTB, PV e PDT.

ABSTENÇÃO RECORDE - De acordo com o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), a abstenção bateu recorde nessas eleições, chegando a 22,03%. Dos 41.050 eleitores aptos a votar em Piedade, apenas 32.005 compare-ceram às urnas. Além dos 9.045 piedadenses que deixaram de parti-cipar da escolha do administrador do município entre 2017 e 2020, outros 1.353 (4,23%) votaram em branco e 1.609 (5,03%) anularam seus votos.

Tadeu e seu vice Junior da JK, em entrevista ocorrida na redação da Folha de Piedade, no dia seguinte à vitória da dupla

Folha de Piedade - O senhor foi eleito para seu quarto mandato. O que a população pode esperar de diferente nesse governo que inicia em 2017?Tadeu – Fazer a mesma coisa que fiz ontem é andar para trás. Tenho de superar o passado. Com trabalho, dedicação, amor à cidade e à po-pulação, faremos todos os esforços possíveis para que isso aconteça.

Sua eleição se dá em um período de turbulência econômica no País. Como o senhor pretende se plane-jar para esse desafio?Sabemos da existência de uma crise nacional que, aliás, foi criada por uma condução política irresponsável. Neste momento, precisamos ter muita criatividade. Esse é nosso objetivo e creio que o alcançaremos com muita responsabilidade e com a valorização da coisa pública.

Sua coligação elegeu apenas dois vereadores. Em tese, o senhor terá oposição na Câmara. Qual será sua estratégia para conseguir apoio no Legislativo? Não considero inimigo quem está do outro lado. Até porque muitos gos-tariam de estar conosco, mas não puderam por falta de oportunidade e acertos de suas coligações. Mas so-mos todos amigos, de modo que não teremos problemas. O Daniel Dias de Moraes (PSB), por exemplo, já foi meu vice, meu líder na Câmara. O Zé Anésio (PP) e o Camarão Prestes (PSD) são bons amigos.

Mas, no que diz respeito àqueles que não são exatamente seus ami-gos, como será a relação?Acredito que todos os vereadores têm o mesmo pensamento, que é o de con-seguir o melhor para Piedade. Caso alguém queira ir contra a cidade em que vive, esse alguém não é a favor do município, é uma pessoa negativa.

A abstenção, neste ano, foi de qua-se dez mil eleitores. Como o senhor enxerga esse cenário?Existe um descrédito na política na-cional e ele reflete no município. Há uma revolta entre os eleitores, por não acreditarem mais na política. Quando você não crê em algo, acaba se afastando, abandonando.

Será que opções políticas de Pie-dade, nessas eleições, também não

“Tenho de superar o meu passado”Em entrevista exclusiva à Folha de Piedade, José Tadeu de Resende (PSDB) conta sobre os planos para seu governo que inicia em 2017. Além de prometer uma postura mais

transparente e humanizada, ele sinalizou com medidas para recadastrar imóveis e aumentar arrecadação do IPTU. Confira:

desagradaram o eleitor?É possível, sim. Até pelo fato de as pessoas serem obrigadas a votar. Este é um ato livre, espontâneo e de-mocrático, então, não pode ser obri-gatório. Já que a multa existente é tão pequena, então deixa a pessoa livre para exercer esse direito. A verdadei-ra democracia implica em liberdade para você votar ou não.

O senhor terá ao seu lado um vice--prefeito jovem, com um perfil di-ferente de seus antigos companhei-ros de chapa. O que esperar desse contraste, na Administração que se inicia em 2017? Para tudo temos de ter um equilíbrio. Em meu primeiro mandato, eu tinha 40 anos. Escolhi um vice mais velho e experiente. Hoje tenho 70 anos e pe-guei uma pessoa jovem. Cada época é distinta e, por isso, precisamos ter equilíbrio de ideias, forças e comando.

O que o senhor pretende fazer para convencer os eleitores de outros candidatos – e aqueles que não fo-ram às urnas – de que pode fazer um bom governo em Piedade?Realizando. Como eu já disse, não podemos nos resumir à teoria, temos de parar com essa coisa de falar, fa-lar e falar. Realização é estar nas obras, trabalhar junto. Já fiz contato com três deputados com pedidos de emendas parlamentares...

O senhor pode mencionar o nome desses deputados? (Cauteloso) Não... eles pediram para manter sigilo, por enquanto. Enfim, temos muitas estradas vicinais em estado precário, sem condições nenhuma de tráfego. A Prefeitura precisa ter ação e buscar emendas e alternativas. Também é preciso, urgentemente, dar início à implan-tação do aterro sanitário, resolver a questão do cemitério para que uma empresa de fora não venha para cá e cobre R$ 5 mil por um túmulo. O mesmo vale para a sede da Etec e a adaptação do Ceabasp, que precisa ser direcionado à comercialização. Hoje, temos pessoas que transportam nossa produção para São Paulo, mas é preciso trazer essas pessoas para que comprem em Piedade.

Por falar em estradas, normalmen-te, todo início de ano, as chuvas vêm com frequência. Há planeja-mento para isso?

Não podemos planejar nada enquan-to a Maria Vicentina (PSD) estiver na Prefeitura. Até o dia 31 de dezembro, legalmente, ela é a prefeita. Na tran-sição – que ainda não foi iniciada – faremos o contato. Há várias ques-tões, nesse aspecto citado por vocês, que têm de ser tratadas. Os bueiros têm de ser limpos, para evitar ala-gamento nas partes mais baixas da cidade, precisamos de ter pedra em estoque para nos preparamos para esse período chuvoso, do contrário você não consegue dar condições de tráfego nas estradas. Como disse, todos esses assuntos serão aborda-dos. Eu e a prefeita já nos falamos, brevemente, por telefone, mas não mencionamos o assunto transição.

Quais serão os critérios para os co-missionamentos em seu governo? Pretende-se reduzir os gastos com folha de pagamento?Temos 10 ou 11 secretarias, hoje. Acredito que cinco ou seis são sufi-cientes, mas ainda não levantamos quais delas ficarão ativas. Enxugan-do essas estruturas, teremos econo-mia estimada de R$ 2 milhões. Sobre os comissionamentos, é preciso fazer estudo. O cargo de confiança existe, mas ele também precisa ter capacida-de técnica para exercer suas funções a contento, dentro de uma Prefeitura.

E como será formado seu secreta-riado? O senhor se valerá de perfis políticos ou técnicos? Quais são os nomes mais cotados?O secretariado tem de conhecer a parte técnica, do contrário, ele não evolui dentro da Administração. Então, é preciso conhecer sobre o assunto e, de preferência ser de Pie-dade. Porém, não verei problemas em contratar alguém de outro município, desde que tenha um perfil, uma capa-cidade técnica específica.

O Bube (Godofredo Werner (DEM), ex-vice-prefeito e sogro do atual vice de Tadeu), seria uma pes-soa com capacidade técnica?(Risos) Ah, é... sim, sim. O Bube será um dos secretários. Ele tem muita ca-pacidade.

De que forma seu governo preten-de dar mais transparência aos atos públicos?A gente aprende com o tempo, com a vida e com o momento. O que fal-ta, hoje, na vida política da nação,

é transparência. Veja um exemplo: para um governo emprestar dinheiro, dar subvenção, a outro governo, você precisa de autorização do Senado Fe-deral. Tivemos o caso da construção de um porto marítimo em Cuba (NR: Porto de Mariel, obra de construtora brasileira, financiada pelo BNDES, naquele país), de uma autoestrada na África. Todas essas coisas foram fei-tas pelo governo irresponsável do PT e não passaram pelo Senado. Aqui, em Piedade, precisamos dar abertura aos atos públicos. Não vamos escon-der nada. Eu e minha esposa, inclusi-ve, queremos incentivar a criação de uma ONG chamada Transparência Brasil, em Piedade, para nos ajudar a administrar e tornar tudo transparen-te. Há uma tendência, principalmente entre os cargos efetivos, de esconder algumas coisas, não dar abertura. É preciso quebrar essa estrutura. Isso é importantíssimo para mostrar à população o que você realmente tem feito. Até nos casos em que o cama-rada vai e te denuncia a algum órgão de fiscalização ele acaba ajudando, por deixar tudo mais transparente.

De acordo com levantamento feito pelo site da Folha de Piedade, Se-gurança Pública é um dos assuntos que mais preocupa o piedadense. De que forma seu governo pretende tratar essa questão? Segurança é igual à Saúde, um es-pinho na goela de qualquer um. Na saúde pública você tem recursos para administrar várias situações. O que não acontece na área de segurança. Você não tem as polícias subordina-das a você, por exemplo. A prerroga-tiva é do Estado.

A criação de uma Secretaria de Segurança Pública não ajudaria nesse sentido?Isso é um factoide, quem fala nessa secretaria é um mentiroso! Com essa estrutura você incha a máquina pública e assume uma responsabilidade muito difícil. A cidade de São Paulo, o maior centro da América Latina não tem uma Secretaria de Segurança Pública, então por que vou criar uma em Piedade? (NR: Na verdade, a cidade de São Pau-lo mantém essa secretaria. Ela, inclu-sive, é responsável por administrar a Guarda Municipal Metropolitana). O fundamental é ter um bom relaciona-mento com o Estado, brigar por au-mento do efetivo e patrulhamento os-tensivo. O bandido tem mais medo do carro de polícia do que do próprio po-licial. É uma questão de presença. Eu até brincava com a ideia de pegar uma viatura que estivesse parada, pintar bonitinho e deixá-la parada no Portal das Águas (risos). O problema social também é um gargalo muito grande e, com ele, gera-se a insegurança. Aquele prefeito de Nova York, o Giovane (NR: Rudolph Giuliani, que governou Nova York de janeiro de 1994 a dezembro de 2002), ele criou o Tolerância Zero. A polícia de lá pegava grupos que come-çavam pequenos delitos e atuava antes

que aquilo virasse uma máfia, como na fronteira entre os Estados Unidos e o México, naquela cidade dominada pela máfia (NR: Ciudad Juàrez, localidade limítrofe com o Texas e controlada pe-los cartéis de drogas). Quando eu era prefeito, os bandidos do bairro dos Pin-tos cobravam pedágio. O comando da Guarda Municipal, em conjunto com as polícias Civil e Militar, conseguiu acabar com isso. Mas, hoje, é um pro-blema que está retornando. Trabalho integrado é a solução, até porque a GCM não tem poder de polícia.

O atual sistema de videomonitora-mento será mantido?Vamos analisar se existe eficiência, se é realmente bom ou é algo que somente implica em gastos. Temos de estudar.

E como fazer para identificar ende-reços na zona rural, permitindo à polícia chegar às propriedades no momento de atender a uma ocor-rência?Faço pós-graduação em georreferen-ciamento. São sistemas de alta pre-cisão para mapear todo o município. Veja, as pessoas falam que temos 4 mil quilômetros de estradas rurais, mas alguém já mediu? Com o geor-referenciamento, teremos todos esses dados, coordenadas em GPS...

Mas, é necessário melhorar os pro-blemas de sinal de telefonia móvel para que isso venha a funcionar, não?Olha, é preciso procurar as operado-ras e deixar claro a uma delas que ela ficará responsável pelo fornecimento de todo o sinal. Não sei se precisa de licitação, se haverá mais uma interes-sada, Mas, aquela empresa cuidará de todo o sinal, com qualidade e ve-locidade. Um dos meus professores da pós-graduação explicou que fez o georreferenciamento em um município e o custo foi muito barato. Outra van-tagem: você aplica essa tecnologia no perímetro urbano e já cadastra os imó-veis. Hoje, perdemos cerca de R$ 100 mil por ano no recolhimento do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano). Eu sei disso porque já calculei (risos).

Os valores venais dos imóveis não estariam defasados, também?Completamente. Um lote, no Centro, não custa menos de R$ 1,5 milhão. O valor venal, porém, gira em torno de R$ 20 mil, R$ 30 mil. Temos de atua-lizar esses valores. Da mesma forma, há localidades na periferia em que esses preços estão superestimados. Nesses casos, o caminho é inverso, temos de abaixar, trazer para valores condizentes com a realidade.

O setor da Saúde também é con-siderado problemático e alvo de diversas queixas – veículos velhos, sistema de transporte ineficiente, atendimento precário, falta de mé-dicos etc. Como reverter ou ame-nizar essa situação, diante de um

cenário de crise financeira e dimi-nuição de repasses ao município?O meu vice, o Junior, gosta muito dessa área. Ele assumiu uma Santa Casa com R$ 3 milhões em dívidas. A diretoria da qual ele fez parte con-seguiu resolver a demanda e, hoje, a unidade de Piedade é um das pou-cas do Brasil que está com as contas em dia. O ex-prefeito Geremias, do PT, disse que ampliou a Santa Casa. Mentira! Quem deixou o dinheiro para o projeto fomos nós. Eu não sei o que ele fez com os R$ 9 milhões, mas a mentira sempre aparece. Na Saúde temos de usar a criatividade, estudar cada caso. Lembrar que mui-ta gente que tinha plano de saúde já não tem mais condições de pagar e, por isso, migrou para a rede públi-ca. Essas pessoas têm de ser trata-das com carinho especial. É preciso fazer como as igrejas e contratar estagiários de sociologia e psicolo-gia para dar um acolhimento aos pa-cientes, deixá-los confortáveis. Numa consulta particular, a pessoa é bem atendida, aguarda uma hora pelo médico e não faz conta. No sistema público, fica aquela confusão, falta lugar para sentar, ninguém se enten-de e o resultado é que a pessoa espera meia hora e fica brava. É preciso dar acolhimento, além, é claro, de infor-matizar o sistema para que todos os dados do paciente constem em um arquivo universal, cobrar emendas para compra de ambulâncias...

Podemos dizer que sua administra-ção será mais humana?É o que pretendo. Humanizar o sis-tema não depende só de dinheiro. Depende do carinho das pessoas que ali trabalham. É preciso ter empatia. Isso é humanizar.

Qual seu planejamento, a partir de hoje, até a data em que assumir o governo?Temos de conversar muito. São 3 me-ses pela frente e vamos ouvir as pes-soas, ver quem tem o perfil para uma administração não só política, mas técnica, social e com interação com a comunidade. Também temos de criar sistemas que tenham essa interação. Uma secretaria não pode trabalhar distante da outra. Uma criança do-ente, na escola, não aprende nada. Por isso, os profissionais têm de ser treinados para identificar essas ne-cessidades e deficiências. São ques-tões que fazem diferença. Eu espero definir a programação de transição e os contatos com deputados e lideran-ças a partir das próximas semanas.

Por fim, Tadeu, o senhor manterá a conhecida postura de exigir que o funcionário leve seu próprio pa-pel higiênico e manter uma pessoa para apagar as luzes da Prefeitura?Depende da situação. Se a Prefeitura tiver com muitas dívidas, como nessa época que você menciona, temos de fazer economia de guerra e tomar todas as medidas necessárias.

Page 4: Editor Responsável: Zaqueu ...§ão 535.pdf · Comparando esses dados com as cifras alcançadas pelos eleitos à Prefeitura e à Câmara, fica evidente que a socieda - de transmitiu,

4 ELEIÇÕES 2016 Piedade, 4 de outubro de 2016

Câmara tem renovação de 70%Apenas quatro dos atuais 13 vere-

adores piedadenses retornarão à Câ-mara Municipal no dia 1° de janeiro de 2017. Com isso, a renovação do Legis-lativo Municipal, decidida na eleição deste domingo (2), será de 70%. A proporção é recorde nas duas últimas décadas, superando inclusive ao pleito de 2012, que ficou na casa dos 54%.

De acordo com o relatório final do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), os candidatos reeleitos para o quadriênio 2017/2020 são Ca-marão (PSD), com 710 votos; Professor Samuel (PSD), 521; Chuca (PSDB), 443; e Maurinho (PT), com 367 votos. Outros dois ex-legisladores irão retor-nar à Casa de Leis após um período sem mandato: Dr. Daniel (PSB), 546; e Geraldo Amâncio (PSD), 528.

Assim, sete dos futuros edis serão novatos, incluindo os três mais votados no último pleito, Marly Godinho (PSB), com 912 votos; Zé Anésio (PP), 839; e Alex Silva (PTB), 775. Os demais in-tergrantes da Casa de Leis serão Dito Alagoano (PTN), 562; Adélcio Vieira (PSB), 524; Waguinho (PSDB), 470; e Jorginho Biscaia (PTN), que recebeu 363 votos (confira a votação de todos os candidatos no quadro abaixo).

DIVISÃO - Derrotada para o Executivo Municipal, a coligação que apoiou a candidatura da prefeita Maria Vicentina à reeleição, a “Avança Pie-dade”, terá maioria na futura Câmara de Vereadores, com cinco integrantes (Zé Anésio, Alex Silva, Camarão, Ge-raldo Amâncio e Professor Samuel). A coligação “Cidadania e voz para todos”, que trabalhou por Romeu Des-pachante, é a segunda mais numerosa, ficando com três cadeiras (Marly Go-dinho, Dr. Daniel e Adélcio Vieira).

Já os partidos PSDB e DEM, que se uniram para apoiar o prefeito eleito, José Tadeu de Resende, concorreram separadamente à Câmara. Os tucanos conquistaram duas vagas (Waguinho e

CANDIDATO PARTIDO VOTOS

Marly Godinho (ELEITA) PSB 912

Zé Anésio (ELEITO) PP 839

Alex Silva (ELEITO) PTB 775

Camarão (ELEITO) PSD 710

Dito Alagoano (ELEITO) PTN 562

Dr. Daniel (ELEITO) PSB 546

Geraldo Amâncio (ELEITO) PSD 528

Adélcio Vieira (ELEITO) PSB 524

Professor Samuel (ELEITO) PSD 521

Andre Gomes DEM 513

Claudio Nadaleto PPS 476

Waguinho (ELEITO) PSDB 470

Renaldo Correa PMDB 444

Chuca (ELEITA) PSDB 443

Guinho Momoshima PSDB 414

Felipe Campanholi PSDB 412

Maurinho (ELEITO) PT 367

Jorginho Biscaia (ELEITO) PTN 363

Baiano Caetezal PSD 350

Fernanda Lima PSD 345

Gerson DEM 342

Amarildo Pedroso PV 342

Neey Vioola PHS 323

Tatu da Vila Maria DEM 317

Alisom do Pereira PTN 301

Paulino Enfermeiro PSD 296

Rogério Araújo PEN 279

Ney Domingues PT 277

Clebinho PTN 264

Odilon PROS 244

Profa Daya Godinho PPS 231

Valdir dos Leites PSD 229

Erivaldo PTN 217

Mara do Postinho PT 217

Néio PP 213

Dirceu da Ambulancia PHS 212

Renato Músico PPS 210

Dalva Maria PRB 205

Bento Cozinheiro PPS 199

Gordo Buffet PSB 176

Rosalinda Enfermeira PTN 174

Cristiano Correa PEN 174

Ayrton de Góes PSB 169

Alex Santos PEN 165

Ana Ritsuko DEM 165

Fátima Enfermeira PSD 160

João Paulo PT 159

Zé Barba PP 158

Tião PHS 158

Dito Pedro PTN 154

Marquinho Coletor PT 154

Mario Sakaguti PP 147

Dina Souza PHS 145

Nato Silva PV 144

Fer Taxi PHS 140

Jaime PT 139

Vanderson Batata PHS 138

Márcia Nakano PMDB 135

Miguelzinho Das Furnas DEM 135

Professor Odair PSB 133

Dr. Carvalho DEM 131

Professora Giani PV 131

Leonel Moraes PSD 127

Celsinho da Bateia PSD 118

Professor Vagner (Hominho) PV 113

Bruninho PT 112

CANDIDATO PARTIDO VOTOS

Ovidio Silva PSD 109

Betão da Educação PEN 108

Renata Nunes PT 108

Alisom PT 108

Gisele Torres PROS 108

Graciano PEN 106

Aloizio PTN 105

Adriana Queiroz PTN 104

Marinho PSDB 104

Anibal (Bal) PSDB 103

Professora Lenir PEN 103

Marcelo Açougueiro PEN 102

Vandinho Carreto PEN 97

Junior Rambo PMDB 96

Gel PSDB 95

Izaias dos Godinhos DEM 94

Marcos Silva A Renovação PEN 94

Willian Martins PEN 92

Juniele Rezende PHS 90

Zé da Vara PT 89

Admir da Rodoviaria PTN 88

Lubia Andrea PPS 87

Luiz Claudio do Externato PMDB 87

Decio PTB 85

Tom da Proteção dos Animais PMB 84

Diego Olaria PPS 83

Wilson Vieira PSDB 82

Marquinhos Enfermeiro PSC 80

Vall Iori PPS 79

Valéria PP 79

Sol PT 76

Rosangela PT 75

Vidal PTN 74

Bruno Raphaneli DEM 74

Dito Bolinha PPS 70

Adriana Figueiredo PTB 70

Cinira da Santa Casa PPS 68

Odair da Saúde PTN 67

Helio Veloso PT 67

Salvador PEN 66

Danilo Braz PSD 66

Melo Taxi PTN 66

Professor Fábio Andrei PV 65

Chica da Pamonha PSDB 63

Adei Coveiro PROS 62

Cezar Feitosa PSB 60

Nilce PSDB 59

Reinaldo Mega Buss DEM 58

Célio dos Pires PHS 55

Jony PPS 55

Admir Mattos PTN 55

Diego Ibiúna Espetinho PHS 54

Mané do Bar PHS 54

Lucio da Bateia PROS 54

Kelly Nardo PV 53

Carlão do Espetinho PEN 53

Tuca Torres PSD 53

Lila PP 51

Márcia Nunes PV 50

Valter Gomes PSD 50

Ivo PROS 49

Professora Jocilene PEN 49

Gilmara Godinho PEN 48

Jorge Ismael PSDB 48

Ganso da Cesp PSD 47

Enéas José PHS 46

CANDIDATO PARTIDO VOTOS

Gilson (Coelho) PSDB 46

Diego Dg PRB 45

Jose Jacinto PROS 43

Toninho Ligeirinho DEM 43

Aline Vieira PHS 41

Reginaldo Almeida Cuiara PEN 41

Gilberto Bueno PEN 40

Valdo da Sade PDT 40

Professora Janete PPS 40

Moura do Carro De Som PV 40

Bley DEM 39

Lazaro da Silva PEN 39

Samantha PT 38

Rose Albuquerque DEM 38

Fernando Segurança PRB 38

Cleber Camargo PHS 37

Sandro Ligeirinho PPS 36

Romulo Amaral PV 34

Angela Santos PTN 34

Leslye Albuquerque PSB 33

Geninho PP 33

Pedrão da Silveira Veículos PSB 33

Danieli Abreu PHS 33

Rose PSB 31

Ezequiel Corrêa PSB 30

Renatinha Campeã Mundial L.d.b PSD 29

Jorge Proença PSDB 28

Widenes (Denes) DEM 27

Fernando Costa Bairro Ciriaco PHS 27

Maria Divina PSC 27

Admir Gregório PPS 27

Souza PROS 26

Lucibele (Belica) PSD 26

Eduardinho PTN 25

Clebinho Morais PEN 25

Rud PPS 25

Terezinha PT 24

Ivo Badaró PTB 23

Jose Ribeiro PT 23

Professor Waldemar PSC 23

Marisinha PTN 22

Auro Kiko Evangelista PEN 20

Angelino Américo PHS 20

Marcel Ponchon PT 19

Eliana Silva Locutora PTN 18

Gislene Dias PSB 18

Rosangela Duarte PT 18

Suzana PP 15

Silvia Tenório PHS 15

Professora Marta PEN 15

Nena da Agricultura PEN 13

Adriana do Mel DEM 11

Marcelo Espinosa PSC 9

Caê Messias PHS 9

Fátima Bonatto PSC 6

Zézinho da Rádio PSL 4

Cristiane DEM 4

Neide Silva DEM 4

Solange Oliveira PEN 3

Inês Pereira PEN 2

Aparecida Fernandes PEN 2

Ana Takach PTN 1

Vania Anhaia PSDB 1

Cida Martins PTN 0

Bete Lago PSDB 0

Raquel Miguel PMB 0

Chuca), mas o Democratas ficou sem representação. O PTN, integrante da coligação “Preste atenção Piedade, renove”, encabeçada por Geraldinho Pinto como postulante ao Executivo, elegeu dois vereadores (Dito Alagoa-no e Jorginho Biscaia). A menor repre-sentação no Legislativo Municipal foi conquistada pela coligação “Piedade,

coração da nossa gente”, do candidato a prefeito Geremias Pinto, com apenas um representante, o vereador reeleito Maurinho.

ABSTENÇÃO ELEVADA - De acordo com o TRE-SP, a abstenção bateu recorde em Piedade nas eleições de 2016, chegando a 22,03%. Dos

41.050 eleitores aptos a votar, apenas 32.005 compareceram às urnas.

Além dos 9.045 piedadenses que deixaram de participar da escolha dos próximos legisladores municipais, 3.445 (10,8%) votos não ajudaram na decisão. Desse total, 2.237 (6,99%) foram em branco e 1.218 (3,81%) nulos.

Marli Godinho (PSB), obteve 912 votos

Zé Anésio (PP), 839

Alex Silva (PTB), 775

Camarão (PSD), 710

Dr. Daniel (PSB), 546

Dito Alagoano (PTN), 562

Geraldo Amâncio (PSD), 528

Adélcio Vieira (PSB), 524

Waguinho (PSDB), 470

Professor Samuel (PSD), 521

Chuca (PSDB), 443

Maurinho (PT), 367

Jorginho Biscaia (PTN), 363

Page 5: Editor Responsável: Zaqueu ...§ão 535.pdf · Comparando esses dados com as cifras alcançadas pelos eleitos à Prefeitura e à Câmara, fica evidente que a socieda - de transmitiu,

5ELEIÇÕES 2016Piedade, 4 de outubro de 2016

A Folha de Piedade conversou com os candidatos sobre um ba-lanço dos 45 dias de campanha. Entre eles, houve a unanimidade de que o novo modelo criado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é positivo. Entre as vantagens ci-tadas foram elencadas a economia de recursos e a forma como obriga os políticos a estarem mais próxi-mos da população.

“A lei inovou bastante, ge-rou economia e nos colocou em contato direto com o eleitor”, co-mentou Tadeu, que votou às 9h30 na escola Carlos Augusto de Ca-margo. “De nossa parte, tomamos medidas para atender à legislação, como não montar comitê, não fa-zer carreatas e coisas assim. Ao invés de passarmos em cima de um automóvel, acenando, nós pe-

Na última segunda-feira (3), o burburinho nas ruas de Piedade era um só: a vitória de José Tadeu de Resende (PSDB). Após oito anos de governo, entre as gestões Maria Vicentina (PSD) e Geremias Ribei-ro (PT), a Administração Municipal voltará às mãos daquele que coman-dou o Executivo em outras três oca-siões. Essa experiência de Tadeu no trato com a coisa pública foi qua-lidade mencionada pelos cidadãos ouvidos pela Folha de Piedade no dia seguinte às eleições. Mas, o ca-cique tucano também terá desafios pela frente. Na visão dos entrevista-dos, saúde, segurança e geração de empregos são pontos problemáticos e que exigirão medidas urgentes da próxima gestão.

“Acredito que será um bom go-

Na opinião da prefeita Maria Vicentina (PSD), a última coloca-ção no pleito de 2016 não reflete, necessariamente, rejeição ao seu modo de governar. Com 4.255 vo-tos e ficando atrás do candidato do PT, Geremias Ribeiro, a burgomes-tra assistiu ao seu eleitorado reduzir em 62% em relação à eleição de 2012. Ainda assim, ela diz acredi-tar que o resultado pode ser fruto da impopularidade que castiga a classe política, principalmente os gestores que detém mandato. “Acredito que os prefeitos “pagaram” uma conta que não era deles junto aos eleitores. Na Região Metropolitana de Soroca-ba, para se ter uma ideia, apenas um deles conseguiu se reeleger”, argu-mentou, em nota enviada à redação.

Vicentina admite que seu gru-po sabia das dificuldades que iriam enfrentar, desde o início. Segundo ela, houve uma transferência aos

Experiência como gestor é mencionada pela população

Nayara: “Comércio pede socorro” Henrique: “Emprego é prioridade”

Josué: “Saúde precisa de melhorias” Márcio: “Segurança merece atenção”

verno. O Tadeu já foi eleito outras vezes e a gente conhece o trabalho dele”, comentou Henrique Conrado Justo de Oliveira. Ele, que vive de entregar panfletos de propaganda no calçadão da Rua Capitão Antônio Loureiro, mencionou a falta de em-pregos como um problema a ser re-solvido pelo novo prefeito. “Espero que ele trabalhe bem nessa causa”, afirmou. “Olha o meu caso. São qua-tro anos entregando papelzinho...”.

O lavrador Josué Conservani confessou: não esperava que Tadeu saísse vencedor do pleito. “Foi uma surpresa”, admitiu. Ainda assim, ele disse ter ficado satisfeito com a eleição do tucano. “Foi bom, mas es-pero que ele melhore o atendimento na saúde pública”, ressalvou. Quem emitiu opinião semelhante, sobre as

demandas do município, foi o vigi-lante Marcio dos Santos Soares. “Ele precisa olhar pela saúde, pois é uma área em que o povo pede socorro”, avaliou. “Também tem de abrir as portas para empresas e avançar na segurança pública, que hoje está uma verdadeira vergonha”, declarou. De acordo com Soares, a vitória de Ta-deu reflete a confiança do eleitor no trabalho desenvolvido em gestões anteriores. “Ele desempenhou bem suas funções e, além disso, a popu-lação colocou na balança os recentes casos de corrupção que presenciamos na política”, concluiu.

Um dos maiores desafios a ser superado pelo governo Tadeu, tal-vez, seja aquele mencionado pela empresária Nayara Nimtz Camargo. Segundo ela, o Poder Público preci-

sa adotar iniciativas que venham a socorrer o comércio. “Estou muito descontente”, pontuou. “As portas estão fechadas, as lojas não têm mo-vimento”, completou. Na visão de Nayara, alguns problemas pontuais seriam responsáveis pelo baixo de-sempenho do setor. Além da crise financeira, iniciada em 2014, ela acusa a Acip (Associação Comer-cial e Industrial de Piedade) de não falar a mesma língua dos lojistas. Outro ponto mencionado seria a especulação imobiliária que estabe-lece o preço dos alugueis a valores exorbitantes e, consequentemente, castiga o comerciante em tempos de queda nas vendas. “É tudo um absurdo”, desabafou. “Espero que o Tadeu tenha alternativas para esse segmento”, finalizou.

Candidatos aprovam novo modelo de campanhagamos nas mãos das pessoas, fica-mos mais próximos delas”, afirmou.

Geremias, do PT, também apro-vou a mudança ocasionada pela mi-nirreforma eleitoral. Segundo ele, as regras fizeram grande diferença em Piedade, por sua extensão rural. “Esse formato propiciou o contato direto com o eleitor. Andamos os quatro cantos de Piedade”, comen-tou. Entrevistado às 10h do domin-go, logo após votar na escola Carlos Augusto de Camargo, o petista se di-zia animado. “Tivemos muito apoio, a campanha foi positiva”, resumiu. Ele elencou como prioridade, caso eleito, revisar o plano diretor e reto-mar obras paradas da Administração Municipal.

Também às 10h, na mesma es-cola em que votou Geremias, Maria Vicentina mencionou que adotou a

estratégia de privilegiar grupos e conscientizar o eleitorado, nos 45 dias de campanha. “Foi um trabalho intenso, completamente diferente do que ocorria no passado”, avaliou. Dizendo-se confiante, a candidata do PSD disse esperar por três grandes desafios em um eventual segundo mandato. “A modernização da má-quina pública, manutenção da malha viária e a gestão dos resíduos sóli-dos”, sublinhou.

“Acredito que a Justiça Eleitoral fará seu balanço e haverá algumas adaptações, mas avaliação que eu faço desse novo modelo é positi-va”, comentou Geraldinho Pinto, na manhã da eleição, na escola Cô-nego José Rodrigues. A campanha, segundo ele, foi acirrada. “O tostão contra o milhão, Davi contra Go-lias, mas conseguimos levar nossa

proposta de construir uma cidade melhor”, resumiu.

Para Romeu Despachante, o método adotado neste ano mos-trou que é possível “unir pessoas em torno de um propósito”. Se-gundo ele, o modelo favorece o envolvimento e a participação. “É algo que veio para ficar e a de-mocracia ganha muito com isso”, destacou. Logo após votar, às 11h, na escola Maria Helena Guazelli, Romeu se mostrou confiante. O prefeiturável defendeu o que se-ria um intenso trabalho corpo a corpo realizado por seu grupo. “Nossas ideias foram bem aceitas e entenderam nossas propostas. Isso será refletido na apuração”, frisou. Ele colocou como principal desafio, caso eleito, construir um planejamento

Vicentina não credita derrota a rejeição de seu governogestores públicos de um sentimento de frustração do eleitorado. O fenô-meno, continuou a prefeita, foi em muito motivado pela crise política e econômica. “Algo que teve refle-xos intensos, com falta de repasses e que acabou por estabelecer um ritmo mais lento ao andamento dos proje-tos”, justificou.

NO AZUL - Sobre a forma como entregará a Prefeitura ao su-cessor, Maria Vicentina escreveu: “Certamente em condições muito melhores do que aquelas em que a herdei em, 2013. As finanças do município estão em ordem. Ao con-trário da maioria dos municípios da nossa região, temos superávit e meu sucessor assumirá uma prefeitura com dinheiro em caixa e com pa-gamentos de fornecedores em dia”, pontuou.

O futuro político de Vicentina

é uma incógnita. Ela disse que, por ora, tudo ainda é muito recente para pensar em projetos vindouros. “Mas,

no momento oportuno, nosso grupo político vai se debruçar sobre essa questão e tomar a melhor decisão”.

Vicentina ficou na última colocação, mas promete entregar Prefeitura “no azul”

Page 6: Editor Responsável: Zaqueu ...§ão 535.pdf · Comparando esses dados com as cifras alcançadas pelos eleitos à Prefeitura e à Câmara, fica evidente que a socieda - de transmitiu,

6 POLÍCIA Piedade, 4 de outubro de 2016

Um adolescente de 16 anos foi detido pela Polícia Militar, na noite de 30 de setembro, sob acusação de porte de drogas. Ele carregava seis flaconetes de cocaína. Um homem de 33 anos, que estava com o menor, foi indiciado por embriaguez ao volante.

A PM patrulhava a região central quando, na Rua Capi-tão Moraes, avistou uma mo-

Uma copeira de 46 anos foi vítima de roubo no início da noite de 30 de setembro, no cruzamento entre as ruas Cônego José Rodri-gues e Comendador Parada. De acordo com informações registra-das na Polícia Militar, a mulher foi abordada por dois indivíduos em

Um ato brutal de agressão foi registrado em Piedade, no dia 1º de outubro. A vítima, uma garota de 20 anos, alega ter sido atacada pelo namorado. A sessão de tortura teria durado 40 minutos e foi flagrada

Os delinquentes que agem em Piedade não respeitam, sequer, o dia mais importante de nossa democra-cia. Na madrugada de 2 de outubro – data em que ocorrem as eleições municipais -, uma cabeleireira de 44 anos registrou queixa de furto.

Ela conta que chegou à pro-

Garota é agredida por namorado durante 40minpelas câmeras de vigilância de um estabelecimento comercial.

Ela relata que caminhava com o rapaz, por volta das 0h30, quando foi atacada de forma repentina. As imagens mostrariam cenas chocan-

tes, nas quais o agressor desfere so-cos, chutes, tapas, puxões de cabelo e, até mesmo, bateria com a cabeça da vítima contra o muro.

Após tanta estupidez, o acusado deixou o local. A Polícia Militar foi

acionada e acompanhou a menina até a residência do namorado, para que ela retirasse seus pertences. O sujeito não foi localizado e a víti-ma recebeu orientações sobre como proceder.

Menor é pego com cocaínatocicleta com duas pessoas. O veículo foi abordado e, com o garupa – o adolescente -, ha-via as porções de entorpecen-te. Além disso, o condutor da moto, R.M.P., apresentava si-nais de que havia bebido além da conta. A dupla foi levada à delegacia e liberada após pro-cedimento padrão. A droga e a motocicleta ficaram apreen-didas.

Casa é furtada na Vila Moraespriedade, por volta de 5h30, quan-do percebeu que alguém havia arrombado sua janela, invadido a residência e levado dois aparelhos de TV, dois receptores de antena parabólica e um roteador de sinal de internet. O caso será investiga-do pela Polícia Civil.

Dupla armada rouba bolsa de copeira

uma motocicleta branca. Armado de revólver, um deles exigiu que entregasse a bolsa. Eles fugiram pela Rua Abdala Marum, levando o pertence da vítima. Segundo ela, o crime a deixou com um prejuízo de R$ 200 em dinheiro e um apa-relho celular.

Page 7: Editor Responsável: Zaqueu ...§ão 535.pdf · Comparando esses dados com as cifras alcançadas pelos eleitos à Prefeitura e à Câmara, fica evidente que a socieda - de transmitiu,

7AGRICULTURAPiedade, 4 de outubro de 2016

Agricultor dá dicas para aumentar lucro produzindo o próprio adubo

Esterco de gado, restos de peixe, leite e melaço. Essa é parte de uma receita com potencial para reduzir os custos de produção da horticultura pie-dadese e, ao mesmo tempo, contribuir para o aumento da produtividade na roça, redução do nível de agrotóxicos na mesa do consumidor e preservação da saúde dos próprios lavradores. O método, que no Brasil recebe o sugesti-vo apelido de “fermento da vida”, ain-da tem ar de novidade, mas, no Japão, onde é conhecido como bokashi, man-tém a fertilidade do solo há séculos.

“Na prática, bokashi é uma fonte de nutrientes para as plantas”, resume Cezar Feitosa, um dos agricultores adeptos da técnica no município. Ele explica que o material tem a função de introduzir microrganismos benéficos no solo, para desencadear o processo de fermentação da biomassa, como fungos, bactérias, e fixadores de ni-trogênio. “Você pode obter resultado semelhante utilizando produtos quí-micos, porém, além de gastar mais, acarreta efeitos indesejáveis”, avalia.

POR NECESSIDADE - Tradi-cional produtor de flores de corte no Bairro dos Ortizes, Cezar se viu obri-gado a mudar de ramo no ano passado, por conta da crise econômica nacional que atingiu em cheio os seus clientes e gerou alto grau de inadimplência. Depois de muita pesquisa, ele deci-diu optar pela horticultura e adotar o bokashi como base de manejo. Porém, descobriu que a matéria prima utiliza-da no processo usualmente pode repre-sentar um peso elevado no custo final do produto. “Meu desafio foi encontrar ingredientes alternativos de baixo cus-to e disponíveis nas proximidades da propriedade”, revela o lavrador, acres-centando que fez vários testes até obter eficiência semelhante à dos nutrientes empregados no Oriente.

Cezar conta que existem várias formulações de bokashi, mas, ge-ralmente, o “adubo” é feito a partir de farelos e tortas vegetais, como o farelo de trigo e de arroz e torta de mamona, entre outros resíduos vege-tais. Para maior eficiência, precisa ser enriquecido com farinhas animais (de carne, osso ou peixe) e alguns mine-rais naturais (fosfatos, pós de rochas e calcário) em pequenas quantidades, para não atrapalhar o processo de fer-mentação, que é do tipo ácido.

A versão “caipira” mais eficien-te e barata testada pelo horticultor do Bairro dos Ortizes utiliza esterco fres-co de gado, farinha de osso, torda de mamona, amido de milho ou de fubá, melaço, restos de peixes, leite de vaca – em alguns casos, fermentado, como Yakult. Ele consegue a maior parte des-ses componentes no próprio sítio. Os materiais não disponíveis são obtidos nas redondezas, preferencialmente, de graça. É o caso dos restos de peixes, que obtidos como doação em peixarias da cidade. “Não pode ter vergonha de bater nas portas e pedir”, ensina.

PRODUÇÃO PRÓPRIA - Todo o processo de produção do bokashi de-mora de 40 a 45 dias e é feito pelo agricultor. Utilizando duas caixas de 2 mil litros cada e mais dois tambores de 200 litros, ele fermenta matéria orgâ-nica suficiente para 5 hectares de can-teiros em campo aberto e mais 3 mil metros quadrados de estufas durante uma safra inteira. “Só é preciso mexer a mistura três vezes ao dia, controlar a proporção de água e peneirá-la um dia antes da aplicação”, pontua.

Em meados de setembro, quando a reportagem foi conhecer o sistema de cultivo utilizado por Cezar, a área coberta possuía 14 mil pés de tomate em vários estágios de desenvolvimen-to e 2 mil pés de pimentão. Em campo aberto, em mais 20 mil pés de tomate.

“Para ser eficaz, o bokashi deve ser incorporado periodicamente desde a preparação do solo e seguindo todas as fases de desenvolvimento das plan-tas”, ensina o lavrador. A aplicação é feita por meio da fertirrigação. Cezar utiliza gotejamento e também micro-aspersores. A proporção varia de 2% a 4% – 20 a 40 litros para cada 1 mil li-tros de água –, uma vez por semana. “O acompanhamento deve ser constante, para verificar a necessidade de aumen-tar ou diminuir a dosagem”, acrescenta.

COMO FAZER

Fertilizante caseiro custa até 40% menosCezar Feitosa comenta que

muitos agricultores tradicionais não consideram a possibilidade de utilizar bokashi em suas plantações, simplesmente porque desconhecem os seus benefícios. Segundo ele, ao contrário do que se imagina, a aplica-ção de matéria orgânica fermentada não é recurso indicado apenas para quem pratica agricultura orgânica, natural ou agroecologia. “A reposi-ção periódica de matéria orgânica é o caminho mais curto para a manuten-ção ou recuperação da fertilidade do solo, independentemente do sistema de cultivo”, garante.

Pensando em difundir a técnica entre os lavradores paulistas, o enge-nheiro agrônomo e pesquisador Issao Ishimura, da APTA (Agência Paulis-ta de Tecnologia dos Agronegócios), da Secretaria de Agricultura e Abas-tecimento de São Paulo, desenvolveu uma fórmula de bokashi diferente da adotada por Cezar. Em comum, am-bas têm a acessibilidade aos peque-nos produtores rurais e a substituição de ingredientes mais caros.

SOLOS RICOS - “Este com-posto orgânico consegue reequilibrar solos pobres, que passaram anos sen-do adubados quimicamente e estão com pouca matéria orgânica e sem vida”, explica Issao, que acrescen-ta: “Para quem está se convertendo para a agricultura orgânica o bokashi é indicado no início, justamente para recuperar a biologia do solo.”

O agrônomo afirma que a substi-tuição de ingredientes permite abaixar em até 40% o custo da receita original, desenvolvida no Japão e inviável para propriedades brasileiras, devido ao alto preço dos insumos básicos.

Ishimura explica que na fórmula do bokashi japonês, desenvolvida a partir da revolução industrial – que também teve como consequência a “fabricação” de enormes quantidades de resíduos orgânicos –, inclui cascas de caranguejo e de camarão, além dos ingredientes citados pelo lavrador pie-dadense. “A fermentação é importan-tíssima para uniformizar a mistura e também liberar alguns nutrientes adi-cionais no composto, que as plantas aproveitarão”, esclarece o agrônomo. “Ou seja, fermentação nada mais é do que a transformação de uma molécula em outra.”

OPÇÃO - A receita japonesa, porém, é inviável para a agricultura brasileira, “já que o agricultor japonês recebe subsídios, e o brasileiro não”. Por isso Issao propõe a substituição de quase todos os componentes da fórmula por resíduos que têm o mes-mo efeito no composto mas são infi-nitamente mais baratos. “Alguns até saem de graça”, garante. No caso da farinha de peixe, por exemplo, Ishi-mura recomenda ao produtor lançar mão de peixarias, supermercados e feiras, como faz Cezar. Já o farelo de soja, resíduo nobre usado para ali-mentação animal e um dos principais

componentes da pauta de exportações do Complexo Soja, é totalmente inviá-vel para a produção do bokashi. “Aqui no Brasil descobrimos que o farelo de mamona, ou torta de mamona, não perde em nada para a soja em questão de proteína”, explica, aconselhando, então, o uso deste resíduo na receita.

Já o farelo de arroz também pode ser substituído por resíduos de milho e batata, obtidos em fábricas de fécu-la. “Este resíduo também pode sair de graça, pois as empresas produtoras de fécula são obrigadas a fazer o trata-mento de água. O produto de decanta-ção desta água é um tipo de polvilho”, diz. “As empresas são obrigadas a lim-par este tanque decantador de tempos em tempos e está aí o insumo pronto para ser usado.”

O potássio, por sua vez, pode ser obtido das cinzas de caldeiras de in-dústrias. “Em São Roque, por exem-plo, há duas tinturarias industriais, com caldeiras aquecidas por eucalipto. Todo mês elas têm de limpar o forno e aí o produtor pode pegar as cinzas. Mas pode também ser cinza de fornos de pizzarias e padarias.”

Assim, os únicos ingredientes que Issao recomenda comprar pela dificul-dade de processar no sítio é a farinha de ossos e o farelo de mamona, além do termofosfato de rocha, vindo de Poços de Caldas.

Quem quiser saber mais deta-lhes da formulação e do preparo do bokashi, pode acessar o a Portal Or-gânico (www.portalorganico.com.br).

Mistura de matérias orgânicas precisa ser remexida três vezes ao dia; ao final do processo (40 a 45 dias), basta coar e aplicar nas plantas

Bokashi começa a ser aplicado antes do plantio, na prepação do solo Cezar diz que produtividade de tomate aumentou com bokashi

Técnicas de proteção do solo, como o mulching, auxiliam cultivo Padronização dos frutos é outro benefício da adubação orgânica

MERCADO

Responsáveis pela merenda de Barueri estão otimistas com conclusão de acordo

Produtores rurais de Piedade deram o primeiro passo para o fe-chamento de contrato destinado ao fornecimento de verduras, legumes e frutas para a merenda escolar de 80 mil estudante da rede pública de Barueri. De acordo com o professor Geovani Barreto, presidente do CAE (Conselho de Alimentação Escolar)

daquela cidade, a impressão deixa-da pela reunião realizada em 29 de setembro superou as expectativas. “Tivemos a participação de 55 la-vradores individuais e duas coope-rativas. Tudo está se encaminhando para um acordo proveitoso”, disse.

A estimativa é de que o negócio atinja R$ 10 milhões em 2017.

Page 8: Editor Responsável: Zaqueu ...§ão 535.pdf · Comparando esses dados com as cifras alcançadas pelos eleitos à Prefeitura e à Câmara, fica evidente que a socieda - de transmitiu,

8 CLASSIFICADOS Piedade, 4 de outubro de 2016

PADARIAPão de Ouro, no Parque da Tor-re. (15) 99753-8504.-------------------------------------------

CENTROMercado completo, excelente faturamento. (15) 99774-7705.

R$ 200Máquina de costura Singer, pou-co uso. (15) 99800-9468.-------------------------------------------

BOM NEGÓCIOMáquina de assar frango, girató-ria, seminova. (15) 99857-3369.-------------------------------------------

BOM NEGÓCIODois portões de ferro de 2,15 x 0,96 metros. (15) 99794-0005.-------------------------------------------

PALMEIRAS REALEscada degrau Beatriz e Rai-nha, 1,20 x 1,50. R$ 15 e R$ 20, respectivamente. (15) 99830-9481.-------------------------------------------

ALTO FALANTEProcuro, com microfone para anúncios de compra e venda. (15) 99830-9481.-------------------------------------------

PREÇOS IMBATÍVEISMourões e postes de eucaliptos tratados, garantia 15 anos. (15) 99854-3551.-------------------------------------------

BOM ESTADOMáquina de beneficiar cebolas, funcionando. (15) 99997-9362.-------------------------------------------

R$ 500Carrinho de cachorro-quente. Frete para retirar em Ibiúna. (15) 99760-1223.

R$ 6 MILParati, 85, branca, ótimo estado. (15) 99706-1072.-------------------------------------------

BOM NEGÓCIOFusca, 1500, ano 81, cinza. (15)

99763-7276.-------------------------------------------

OPORTUNIDADEGol, ano 84, ar, licenciado. Ven-do ou troco por moto. (15) 3344-3133 ou 99629-2156.-------------------------------------------

R$ 2.950Fuscão, ano 73. (15) 99794-3312 ou 99644-8469.-------------------------------------------

RARIDADESantana 1.8, 1995, 4 portas. Vendo ou troco. (15) 99764-0005.-------------------------------------------

OPORTUNIDADEFord KA, 2005, R$ 6 mil + 10 parcelas R$ 400. Já financiado. Vendo ou troco por carro. (15) 99794-3312 ou 99644-8469.-------------------------------------------

R$ 5.800Uno 95, 4 portas. Aceito troca. (15) 99794-3312 ou 99644-8469.-------------------------------------------

KOMBIAno 94, com engenho para cal-do de cana e pastelaria, pronto para trabalhar. (15) 99830-9481.-------------------------------------------

CELTAAno 2003, prata, 2 portas, vidro e alarme. R$ 9.500. (15) 99708-3834.-------------------------------------------

VERSA SLAno 2014, Nissan, cinza. (15) 3244-5098 ou 99763-7276.-------------------------------------------

R$ 1.900Brasília, branca, roda liga leve, pneus meia vida, documento OK. (15) 99734-2366.-------------------------------------------

FIESTAAno 2012, completo, couro, Flex, único dono. R$ 25.500. Aceito carro menor valor. (15) 99712-0777.-------------------------------------------

BOM NEGÓCIOKia Bongo, 97, 1600 kg. Vendo ou troco. (15) 3244-3438.

PROCURACasal sem filhos, procura chá-cara para morar de caseiro. (15) 99760-1223.-------------------------------------------

CONTRATOHomens ou casal, diarista ou mensal para trabalhar no sitio. (15) 99854-3551.-------------------------------------------

R$ 80 MILCasa 4 cômodos, 2 quartos, sala, cozinha, wc, garagem. (15) 99799-1287 ou 99711-7506.-------------------------------------------

VENDO OU TROCOCasa 4 quartos, 2 salas, cozi-nha, 2 wc, garagem, no Jardim Sinibaldy. (15) 99757-3339.-------------------------------------------

VILA JOÃO GARCIACasa de 140 m² com 4 cômo-dos. (15) 99784-2052.-------------------------------------------

CIRIACO DE CIMACasa 4 cômodos, azulejada, forrada e quintal, em terre-no espaçoso. R$ 60 mil. (15) 98107-8943.-------------------------------------------

R$ 60 MILCasa 1 quarto, sala, cozinha e garagem, na Rua da Feira. (15) 99761-6165-------------------------------------------

R$ 140 MILApartamento quitado com 2 quartos, cozinha, wc, lavande-ria, estacionamento no CDHU Ayrton Sena. (15) 99800-9468.-------------------------------------------

R$ 280 MILCasa 7 cômodos, rio, nascente, luz, documento OK. (15) 99734-2366.-------------------------------------------

VENDO OU TROCOCasa em Votorantim. (15) 99674-9369.

ALUGO COTIANOSCasa térrea com quarto, sala, cozinha e garagem. (15) 3344-1393.-------------------------------------------

ALUGOCasa térrea com 3 quartos, co-zinha, sala e garagem no CDHU Ayrton Sena. (15) 3344-1393.-------------------------------------------

PERUÍBEAlugo casa 2 quartos, sala, cozinha, 2 wc e garagem. (15) 98157-6445.-------------------------------------------

COTIANOSAluga-se casa 3 quartos (uma suíte), garagem 3 vagas. R$ 980, já com IPTU. (15) 3244-1769.

OPORTUNIDADETerreno 3600 m². R$ 38 mil. (15) 99603-2566.-------------------------------------------

BAIRRO DO POÇO

Terreno comercial de 2.960 m², com escritura. (11) 97133-8886.-------------------------------------------

ILHA COMPRIDATerreno 250 m², a 150m da praia. R$ 35 mil. (15) 99794-

3312 ou 99644-8469.-------------------------------------------

BOM NEGÓCIOTerreno 1200 m², beira da pista, Bairro do Leites. R$ 120 mil. (15) 3202-2837 ou 99849-0436.-------------------------------------------

BAIRRO DA LIBERDADELote de 350 m², com casa 2 cômodos e wc. Vendo ou tro-co por caminhão ou carro. (15) 99685-9470.-------------------------------------------

OPORTUNIDADETerreno de 700 m², plano. R$ 4.200 entrada e restante a combinar. Aceito carro. (15) 99644-8469.-------------------------------------------

BAIRRO DOS LEITESTerreno 12000 m², beira da pis-ta. (15) 99722-3843.-------------------------------------------

GUATAMBULote 450 m², ótima localização. R$ 130 mil. (15) 99777-5580.-------------------------------------------

R$ 95 MILTerreno 3000 m², próximo à igreja católica, (15) 99777-5580.-------------------------------------------

BOM NEGÓCIOTerreno de 700 m², ótimo para chácara. Entrada 4.200 + res-tante a combinar. Aceito carro. (15) 99794-3312.-------------------------------------------

COTIANOSTerreno, próximo à escola Glau-ca. (15) 99777-5580.-------------------------------------------

R$ 78 MILTerreno 1250 m², no Alto de Piedade, próximo ao trevo. (15) 99749-5635.-------------------------------------------

PAULAS E MENDESLote de 250 m², próximo ao Trevo da Ecil. R$ 30 mil. (15) 99751-3083.-------------------------------------------

BAIRRO LIMALChácara 3000 m², com casa 5 cômodos, pomar, tanque, próxi-mo Caminho das Águas. R$ 200 mil. (15) 3244-2434.-------------------------------------------

BAIRRO LEITESChácara 2800 m², próximo à es-cola e padaria. (15) 98156-3296.-------------------------------------------

COTIANOSChácara 24000 m², churrasquei-ra, cachoeira e piscina. R$ 780 mil. (15) 99777-5580.-------------------------------------------

GALPÃOAluga-se de 250 m², com me-zanino e estacionamento, ótimo acabamento. (15) 99604-5566.-------------------------------------------

COMERCIALAlugo terreno 360 m², atrás do Mercado Municipal. (15) 99777-5580.-------------------------------------------

BOM NEGÓCIOAluga-se barracão, ótima locali-zação. (15) 99677-3535.-------------------------------------------

SALÃOComercial, de 11 x 3,5 m², no Paulas e Mendes, em frente à rua. R$ 500. (15) 99751-3083.

TERRENOS e LOTES

vendem-se

CHÁCARASe SÍTIOS

vendem-se

OPORTUNIDADESe NEGÓCIOS

COMERCIAISvendem-se

COMERCIAISalugam-se

EMPREGOSoferta e procura

CASAS e APARTAMENTOS

vendem-se

CUPOM VÁLIDO PARA ANÚNCIOS NOS MESES DE SETEMBRO E OUTUBRO DE 2016

CASAS eAPARTAMENTOS

alugam-se

Edital nº 12565 - Niraci Maria Munaro, Oficial Delegada, faz saber que preten-dem se casar: GLEISSON DA SILVA SANTOS, nascido em Itaúna/MG, soltei-ro, almoxarife, residente e domiciliado na Rua Professora Dimpina Rocha Lopes, 83, Parque da Torre, Piedade/SP, filho de Arísio da Silva e Maria das Graças dos Santos e LUCILENE VIEIRA DA ROSA, nascida em Piedade/SP, soltei-ra, operadora de produção, residente e domiciliada na Rua Professora Dimpina Rocha Lopes, 83, Parque da Torre, Pie-dade/SP, filha de Ernesto Vieira da Rosa e Izabel Godinho da Silva. Edital nº 12566 - Niraci Maria Munaro, Oficial Delegada, faz saber que preten-dem se casar: DIEGO DOS SANTOS, nascido em Sorocaba/SP, solteiro, pro-dutor rural, residente e domiciliado na Rua Sebastião Xavier de Oliveira, 89, Bairro Goiabas, Piedade/SP, filho de Claudio dos Santos e Andréa Pires de Oliveira dos Santos e ANDRÉIA DE OLIVEIRA DANTAS, nascida em Pie-dade/SP, solteira, do lar, residente e domiciliada na Rua Benedito Rodrigues dos Santos, 80, Vila Bom Pastor, Pieda-de/SP, filha de Arismário Souza Dantas e Vilma Aparecida de Oliveira. Edital nº 12567 - Niraci Maria Munaro, Oficial Delegada, faz saber que preten-dem se casar: RODRIGO CICERO RI-BEIRO FERREIRA, nascido em Salto de Pirapora/SP, solteiro, agricultor, resi-dente e domiciliado no Bairro da Serra, Piedade/SP, filho de José Cicero Ferrei-ra e Elza Ribeiro Ferreira e FRANCINE FURQUIM DE OLIVEIRA, nascida em Piedade/SP, solteira, agricultora, resi-dente e domiciliada no Bairro da Serra, Piedade/SP, filha de Aristeu Furquim de Oliveira e Maria José Martins. Edital nº 12568 - Niraci Maria Munaro, Oficial Delegada, faz saber que preten-dem se casar: LEANDRO BUENO DE CAMARGO, nascido em Piedade/SP, solteiro, lavrador, residente e domicilia-do na Rua Quintino de Campos, 740, Vila Quintino, Piedade/SP, filho de Ma-rio Bueno de Camargo e Maria Bueno de Camargo e RAQUEL BRASILIO

PROCLAMAS

Cartório de Registro Civil de Piedade/SPMARTINS, nascida em Registro/SP, divorciada, lavradora, residente e do-miciliada na Rua Quintino de Campos, 740, Vila Quintino, Piedade/SP, filha de Antonio Pereira Martins e Maria Salete Brasilio Martins. Edital nº 12569 - Niraci Maria Munaro, Oficial Delegada, faz saber que preten-dem se casar: GUILHERME APARE-CIDO DE ALCANTARA LEOCAIDE, nascido em Itaí/SP, solteiro, ajudante geral, residente e domiciliado no Bairro Caetezal de Cima, Piedade/SP, filho de Joaquim Leocaide e Regina Célia de Alcantara e MYLENA CRISTINA BRI-ZOLA DE ALCÂNTARA, nascida em Piedade/SP, solteira, do lar, residente e domiciliada no Bairro Caetezal de Cima, Piedade/SP, filha de Benedito Sérgio de Alcantara e Irani Brizola. Edital nº 12570 - Niraci Maria Munaro, Oficial Delegada, faz saber que preten-dem se casar: LUAN ROBERTO RO-DRIGUES, nascido em Sorocaba/SP, solteiro, operador de máquina, residen-te e domiciliado na Rua das Perobeiras, 192, Bairro Guatambu, Piedade/SP, filho de Celso Rodrigues e Diva Aparecida Corrêa Rodrigues e DÉBORA CORDEI-RO, nascida em Sorocaba/SP, solteira, assistente financeiro, residente e do-miciliada na Rua das Perobeiras, 192, Bairro Guatambu, Piedade/SP, filha de Eduardo Vieira Cordeiro e Maria de Fá-tima Pedrozo Cordeiro.Edital nº 12571 - Niraci Maria Munaro, Oficial Delegada, faz saber que pre-tendem se casar: IGOR GABRIEL DA SILVA PEREIRA, nascido em Diade-ma/SP, solteiro, encanador, residente e domiciliado na Rua 10, 159, Bairro Ciriaco, Piedade/SP, filho de Raimundo Eufrasio Pereira e Ana Maria da Silva Pereira e RENATA FERNANDA DOS SANTOS GODINHO GARCIA, nascida em Piedade/SP, solteira, do lar, residen-te e domiciliada na Rua Waldomiro Leite Furquim, 31, Vila Bom Pastor, Piedade/SP, filha de Renato Godinho Garcia e Luciene Francisca dos Santos. Se alguém souber de algum impedimen-to, oponha-o na formada lei.

TOME NOTA

VEÍCULOS

Dentro de um ano, Piedade deixará de receber sinal analógi-co de televisão. Por conta disso, quem utiliza aparelho antigo, da-quele que funciona com tubo, tem até 26 de setembro de 2017 para substituí-lo por modelo mais mo-derno ou adquirir um adaptador. O início da contagem regressiva para 84 municípios paulistas foi anunciado nesta segunda-feira (26), pela Seja Digital, entidade encarregada de operacionalizar a migração do sistema de TV aber-ta no Brasil. A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) ressaltou que a medida tem como objetivo proporcionar imagem e som de melhor qualidade, “livre de chiados, chuviscos e fantasmas”.

TV digital chega a Piedade dentro de um anoFamílias cadastradas em pro-

gramas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família, receberão um kit de conversão gratuitamente. As demais terão que desembolsar entre R$ 60 a R$ 200 pelo equipamento que precisa ser ligado à entrada de DVD. De acordo com estimativa da Fundação Seade, em 2013, os pieda-denses possuíam 15.400 aparelhos de TV, sendo que 60% – cerca de 9.000 – eram analógicos.

“Esse processo representa um grande avanço tecnológico, pois coloca o Brasil no mesmo patamar de transmissão televisiva de paí-ses como Estados Unidos e Reino Unido, que já realizaram o desliga-mento do sinal analógico”, afirma Antonio Carlos Martelleto, diretor

geral da Seja Digital. O executivo reforça que a prioridade da entidade é promover ações didáticas voltadas, principalmente, para o esclareci-mento à população sobre a transi-ção, assegurando que todos estejam preparados para o novo momento da TV no Brasil. “Nosso principal compromisso com a digitalização da TV no Brasil é preparar a popu-lação para que não fique sem acesso ao sinal dos canais de TV aberta”, explica.

Durante o período de transição, os telespectadores que assistem os canais de TV aberta passarão a ver, durante a programação, um sinal com a letra “A”. Este símbolo in-dica que o sinal da TV é analógico. Com a proximidade do prazo para a

migração do sinal, a letra “A” apa-recerá com maior frequência. Dois meses antes da data, a indicação es-tará fixa na tela. No dia 27 de setem-bro de 2017, o sinal analógico será desligado e apenas o sinal digital estará disponível.

Além de Piedade, dentro de um ano o sinal analógico será desligado nos seguintes municípios da região: Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Boituva, Cabreúva, Capela do Alto, Iperó, Itu, Mairinque, Salto de Pirapora, São Roque, Sorocaba, Tapiraí, Tatuí, Tietê e Votorantim.

Para saber mais informações sobre como se preparar para des-ligamentos do sinal analógico dos canais de TV aberta, acesse o portal www.sejadigital.com.br.

NOITE ALEMÃ - Apreciadores da culinária e cultura germânica têm encontro marcado, no dia 29 de outubro, na 13ª edição da Noite Alemã. O evento acontece na Acep (Associação Cultural e Esportiva de Piedade – Kai Kan), a partir das 19h30, e o jantar será servido das 20h às 22h. A animação fica por conta do Grupo Folclórico de Pomerode (SC). No cardápio, delí-cias como joelho de porco, chucru-te, salsicha, batata cozida e outros pratos. Os convites antecipados custam R$ 70 por pessoa e estão disponíveis até o dia 21 de outubro. Após essa data, o preço será de R$ 80. A renda da Noite Alemã será revertida para as entidades Lar São

Vicente de Paulo, Lar da Mônica e Casa da Esperança.

CAIXA - Acontece, no dia 6 de outubro, a palestra “Organize o caixa da sua empresa e não perca dinheiro”. A iniciativa é promovida pela Acip (Associação Comercial e Industrial de Piedade) e pelo Sebrae e acontece no auditório da entidade. A entrada é gratuita e o evento tem início às 19h. O intuito da palestra é sensibilizar os empresários sobre a importância de usar o fluxo de cai-xa na administração dos recursos financeiros nos negócios. A carga horária é de duas horas. Mais infor-mações pelos telefones: (15) 3344-9770 e (15) 3244-1522.

Page 9: Editor Responsável: Zaqueu ...§ão 535.pdf · Comparando esses dados com as cifras alcançadas pelos eleitos à Prefeitura e à Câmara, fica evidente que a socieda - de transmitiu,

9ENTRETENIMENTOPiedade, 4 de outubro de 2016

bom apetiteuu

casa de A a Zuu

GB Imagens

só riauu

GB Im

agen

s

assista em casauuA Última Premonição

A futura mãe Eveleigh (Isla Fisher) muda com seu marido David (Anson Mount), dei-xando o estilo de vida agitada da cidade pa-ra trás. No novo endereço, uma linda casa, a mulher grávida começa a ter visões ater-rorizantes, incluindo barulhos horríveis e vi-sões de uma pessoa encapuzada. Eveleigh é a única que ouve ou vê essas manifesta-ções. David passa a ficar cada vez mais pre-ocupado com o bem-estar de sua esposa.• Terror / 2015 / 82 min./ 14 anos / PlayArte

Capitão América: Guerra Civil Steve Rogers (Chris Evans) é o líder dos Vin-gadores, grupo de heróis formado por Viúva Negra (Scarlett Johansson), Feiticeira Escar-late (Elizabeth Olsen), Visão (Paul Bettany), Falcão (Anthony Mackie) e Máquina de Com-bate (Don Cheadle). O ataque de Ultron fez com que os políticos buscassem meios de controlar os super-heróis, já que seus atos afetam toda a humanidade. A decisão co-loca o Capitão América em rota de colisão com o Homem de Ferro (Robert Downey Jr.).• Ação / 2016 / 146 min./ 12 anos / Walt Disney Pic,

Qual é a melhor cor de batom? Essa é dúvida de todas as mulheres. A cada dia aparece uma novidade, mas será que todas as novidades podem ser usadas sem cair no ridículo?

É claro que sempre vale um toque de ousadia. Mas tem que ser bem do-sado e é preciso respeitar as particu-laridades de cada rosto, de cada tona-lidade de pele e de cada lábio.

Existem algumas regrinhas que valem para todas. Os tons rosados, marrons avermelhados, cobres, dou-rados e os “cor de boca”, também chamados de nude ou pêssego, com-binam com qualquer pele.

Os batons cintilantes acentuam as rugas dos lábios. Os pigmentos se concentram nas fissuras, aquelas que passaram dos trinta anos devem evi-tar.

Mulheres com peles muito claras e batom escuro ficam com um visual dramático. Melhor é optar por um visual mais suave.

É bom evitar o uso de batom vermelho quando a roupa também é vermelha. A ordem é contrastar.

Se você está com os lá-bios descamando, é só fazer uma leve esfoliação usando gotas de hidratante e uma toalha felpuda. Passe-a de um lado para ou-tro nos lábios que as casquinhas sai-

câmera ocultauu

rão com facilidade. Dica de ouro: se você mantiver os seus lábios sempre hidratados, dificilmente ficarão des-camados.

Os batons de longa duração não combinam bem com bocas muito se-cas porque o próprio batom provoca a sensação de lábios ressecados logo após sua aplicação.

Os lábios exigem cuidados espe-ciais assim como a área dos olhos. Aos primeiros sinais de rugas nos lábios, adote um creme à base de ácido gli-cólico toda noite, antes de dormir. De manhã, aplique hidratante com filtro solar para evitar os efeitos da radia-ção do sol.

Outra regrinha de ouro é quan-do os olhos estiveram bem marca-dos com sombra e delineador, opte por batom clarinho, tipo cor de boca.

Quando ocorrer o contrário, ou seja, a maquiagem nos olhos estiver bem natural, daí capriche escolhendo uma cor de batom bem vibrante.

Como surgiu o batom?Os relatos históricos dão conta

que o hábito de colorir os lábios en-tre as mulheres é mais antigo do que se imagina, mas ganhou popularida-de no Século XVI quando os lábios vermelhos e pele do rosto branca era moda, mas acessível somente aos ri-cos. O batom era fabricado a partir de uma mistura de cera de abelha e ex-tratos vegetais que davam a cor. Mas, logo depois, usar batom passou a ser considerado vulgar.

Foi no ano de 1884 que apareceu o primeiro batom comercial inventado por perfumistas de Paris; era vendido enrolado em papel de seda e produzi-do a partir de cera de abelha, óleo de rícino e sebo.

A cor disponível era o carmim e era bem popular entre os ato-

res e atrizes. Naquela época o batom não fazia parte do dia a dia das mulheres. So-mente a partir de 1912 é que colorir os lábios foi se

tornando moda e o batom passou a ser comercializado

em embalagens metálicas e cilín-dricas. Mais de cem anos depois, as mulheres não vivem sem ele.

Mera CoinCidênCiaUm criador de galinhas vai ao bar,

senta-se ao lado de uma mulher e pede uma taça de champanhe.

A mulher comenta:– Olha, também pedi champanhe!– Que coincidência! – diz o fazendei-

ro. – Hoje é um dia especial para mim. Es-tou celebrando.

– É um dia especial para mim tam-bém! – diz a mulher – Eu também estou celebrando.

– Que coincidência! – diz o outro.Ao ‘baterem’ taças, ele pergunta:– O que você está celebrando?– Eu e meu marido vínhamos tentan-

do ter um filho e hoje o meu ginecologis-ta disse que estou grávida.

– Que coincidência! – repete o homem – Sou criador de galinhas e por anos as minhas galinhas não eram férteis. Mas hoje elas estão pondo ovos fertilizados.

– Isto é ótimo – diz a mulher – Como suas galinhas ficaram férteis?

– Usei um galo diferente – diz ele.A mulher sorri, brinda novamente e

acrescenta:– Mas que coincidência!!!

...........................................

AjudA do Céu Na cidadezinha do interior, a fiel pro-

cura o padre após a missa e diz:– Padre, precisa fazer alguma coisa

pela Laurinha. O senhor sabe, a que o marido a largou com três crianças de colo por causa de uma sirigaita... E ago-ra, pobrezinha, ela nem consegue mais pagar o aluguel!

O padre, condoído, responde:– Que tristeza, filha! Vamos ver o que a

paróquia pode fazer por ela. De quanto será que ela precisa?

A mulher diz: – Olha, eu sei que ela está em atraso por três meses e ela paga 800 reais por mês, e então ela está devendo mais de dois mil reais.

O padre se espanta com o valor, mas se sensibiliza: – Muito bem, vamos con-vencer os fiéis a ajudá-la. Um pouco de caridade cristã não faz mal a ninguém. Mas me diga uma coisa: como é que a senhora está tão por dentro das dificul-dades dela? A senhora é parente dela?

– Não, padre... – responde a mulher – Eu sou a proprietária do imóvel!

► Arroz sequinho - Para saber se a água do arroz que está co-zinhando já secou, basta apagar o fogo, molhar o dedo na boca e bater no lado de fora da panela (como se faz com o ferro de pas-sar roupa, para ver se está quen-te). Se a panela estalar, significa que a água já secou. Caso contrá-rio, ainda tem água.► Frango frito - O frango fri-to fica dourado e sequinho, sem grudar na panela, se você colocar uma colher de sopa de maisena no óleo da fritura, que deve estar bem quente.► Creme de leite azedo - Algu-mas receitas pedem creme de lei-te azedo. Só que não se encontra para comprar. Resolva o proble-ma da seguinte forma: coloque 2 colheres de chá de suco de limão para cada xícara de creme de leite fresco. Ou então, use ½ colher de sopa de vinagre para cada xícara de chá de creme de leite fresco.► Ovos fritos - Para evitar que o ovo não grude na frigideira e rompa a gema quando tenta-mos tirá-lo da frigideira: acres-cente ½ colher (café) de farinha de trigo na gordura, dependen-do da quantidade. Se for pouca gordura use apenas uma pitada de farinha. Ou aqueça bem a fri-gideira antes de colocar gordura, óleo ou manteiga. ► Claras branquinhas - As cla-ras ficarão branquinhas, sem ne-nhum queimado, se logo após o ovo ter sido colocado na frigidei-ra, você molhar a mão na água fria e der uma borrifada sobre o ovo. ► Abacaxi no ponto - Para sa-ber se o abacaxi está maduro e pronto para ser consumido, puxe uma folha da coroa - ela deve sair com facilidade. A fruta tem aroma adocicado quando maduro. Par-tes moles e escuras indicam ma-chucados.► Melão maduro - Para saber se o melão está maduro, segure--o firmemente com as duas mãos. Pressione levemente a área opos-ta ao lado do caule; a superfície deve ceder um pouco. ► Mandioca conservada - Logo após comprar mandioca, descas-que-a e parta em pedaços. Co-loque em um saco plástico e mantenha no freezer. Só tire de lá quando for levá-las à panela. Esse método garante um tem-po de conservação de três meses. ► Peixe fresco - Veja se olhos estão claros e brilhantes e a pele úmida e brilhante. As guelras de-vem ser avermelhadas e as esca-mas difíceis de remover. Quando pressionada, a carne deve voltar facilmente a sua conformação original. Deve cheirar bem e es-tar limpo.

Angelical, mas com uma paixão mórbidaMariana Ximenes encarna Bruna em “Supermax, um jogo mortal”,

a nova série golbal. Ela é uma enfermeira bonita e vaidosa. Aos 30 anos, tem um jeito angelical, mas adora visitar cemitérios e

sente prazer em pensar na morte.

Apenas amigos!

Fotos: GB Imagens

MASSAIngredientes: 200 gramas de fa-rinha de trigo; 1/2 litro de leite; 3 ovos inteiros; 40 gramas de man-teiga; 1/2 colher (chá) de cachaça; açúcar de baunilha; manteiga pa-ra untar a frigideira.

Preparo: Bata todos os ingredien-tes no liquidificador. Unte uma fri-gideira pequena com manteiga, aqueça-a e despeje um pouco da massa. Deixe fritar de um lado e vire do outro, e assim até que ter-

mine a massa. Coloque o recheio e dobre em duas (ou em três) partes. Polvilhe com açúcar de baunilha. RECHEIOIngredientes: Uma banana média; açúcar e canela a gosto. Preparo: Corte a banana em rode-las em um prato próprio para mi-cro-ondas. Polvilhe com açúcar e canela e coloque no micro-ondas por 1 minuto. Mexa e polvilhe mais canela e açúcar e deixe por mais 30 segundos.

Na vida real, Vladimir Brichta e Alinne Moraes se tornaram

muito bons amigos. Ambos vivem excelente fase profissional. Eles já

estão gravando as primeiras cenas de seus personagens Guilherme e Diana, em “Rocky Story”, um casal

apaixonado, mas que tem um relacionamento tumultuado.

Este sim, é companheiro das mulheres

Crepe de banana

Na série “Nada Será Como Antes”, Júlia (Letícia Colin) terá um envolvimento amo-roso com Beatriz (Bruna Mar-quezine). Quem acompanha os bastidores da produção, conta que foi gravada uma sequência um tanto calien-te, com beijo e tudo, entre as personagens. Será que a Glo-bo vai colocar no ar?

POLÊMICAApesar de ser essencial e

insubstituível, nem sempre

é fácil combinar a cor do

batom com o restante da

produção

Page 10: Editor Responsável: Zaqueu ...§ão 535.pdf · Comparando esses dados com as cifras alcançadas pelos eleitos à Prefeitura e à Câmara, fica evidente que a socieda - de transmitiu,

10 IDEIAS e NEGÓCIOS Piedade, 4 de outubro de 2016