edital seleção mestrado 2015

28
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL DO PARÁ UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS MESTRADO ACADÊMICO EM LETRAS TURMA 2015 PROCESSO SELETIVO – NÍVEL: MESTRADO ACADÊMICO Edital - Turma 2015 A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação (PROPESP) e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), torna pública a abertura das inscrições para candidatos regulares e para participantes do Programa de Apoio à Qualificação de Servidores Docentes e Técnico-Administrativos (PADT) ao processo seletivo para o Curso de Mestrado Acadêmico, turma de 2015, nas áreas de Estudos Linguísticos e de Estudos Literários, com ingresso em 1º. de março de 2015 e com defesa de Dissertação até 28 de fevereiro de 2017. DO PROGRAMA Art. 1º. - O PPGL compreende duas áreas de concentração (Estudos Literários e Estudos Linguísticos), cada uma com suas respectivas linhas de pesquisa (LP), conforme segue: ÁREA DE ESTUDOS LITERÁRIOS LP 1: LITERATURA, MEMÓRIAS E IDENTIDADES Descrição: Estudos de literatura e suas relações históricas, sociais e culturais; estudos das representações das relações de poder no texto literário; estudos das manifestações verbais, orais ou escritas, na perspectiva da memória e da história, individuais e/ou coletivas, com possível ênfase em literaturas e bens de cultura relativos à Amazônia. Integrantes: Prof. Dr. José Guilherme dos Santos Fernandes Prof. Dr. Luís Heleno Montoril del Castilo Prof.ª Dr.ª Maria do Perpétuo Socorro Galvão Simões Prof.ª Dr.ª Tânia Maria Sarmento-Pantoja Prof.ª Dr.ª Marlí Tereza Furtado LP 2: LITERATURA: INTERPRETAÇÃO, CIRCULAÇÃO E RECEPÇÃO Descrição: Estudos de literatura: tradução e interpretação de obras de diferentes gêneros literários; produção, recepção e circulação de textos literários, nacionais e estrangeiros, na Amazônia; circulação e recepção da literatura brasileira. Integrantes: Prof. Dr. Antônio Máximo von Sohsten Gomes Ferraz Prof.ª Dr.ª Germana Maria Araújo Sales Prof. Dr. Gunter Karl Pressler Prof.ª Dr.ª Izabela Guimarães Guerra Leal Prof.ª Dr.ª Lilia Chaves Prof.ª Dr.ª Marlí Tereza Furtado Prof.ª Dr.ª Mayara Ribeiro Guimarães

Upload: rian-moreira

Post on 22-Nov-2015

13 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

  • SERVIO PBLICO FEDERAL DO PAR

    UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAO

    PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM LETRAS

    SELEO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM LETRAS

    MESTRADO ACADMICO EM LETRAS

    TURMA 2015

    PROCESSO SELETIVO NVEL: MESTRADO ACADMICO Edital - Turma 2015

    A Universidade Federal do Par (UFPA), por meio da Pr-Reitoria de Pesquisa e Ps-Graduao (PROPESP) e do Programa de Ps-Graduao em Letras (PPGL), torna pblica a abertura das inscries para candidatos regulares e para participantes do Programa de Apoio Qualificao de Servidores Docentes e Tcnico-Administrativos (PADT) ao processo seletivo para o Curso de Mestrado Acadmico, turma de 2015, nas reas de Estudos Lingusticos e de Estudos Literrios, com ingresso em 1. de maro de 2015 e com defesa de Dissertao at 28 de fevereiro de 2017.

    DO PROGRAMA

    Art. 1. - O PPGL compreende duas reas de concentrao (Estudos Literrios e Estudos Lingusticos), cada uma com suas respectivas linhas de pesquisa (LP), conforme segue: REA DE ESTUDOS LITERRIOS LP 1: LITERATURA, MEMRIAS E IDENTIDADES Descrio: Estudos de literatura e suas relaes histricas, sociais e culturais; estudos das representaes das relaes de poder no texto literrio; estudos das manifestaes verbais, orais ou escritas, na perspectiva da memria e da histria, individuais e/ou coletivas, com possvel nfase em literaturas e bens de cultura relativos Amaznia. Integrantes: Prof. Dr. Jos Guilherme dos Santos Fernandes Prof. Dr. Lus Heleno Montoril del Castilo Prof. Dr. Maria do Perptuo Socorro Galvo Simes Prof. Dr. Tnia Maria Sarmento-Pantoja Prof. Dr. Marl Tereza Furtado LP 2: LITERATURA: INTERPRETAO, CIRCULAO E RECEPO Descrio: Estudos de literatura: traduo e interpretao de obras de diferentes gneros literrios; produo, recepo e circulao de textos literrios, nacionais e estrangeiros, na Amaznia; circulao e recepo da literatura brasileira. Integrantes: Prof. Dr. Antnio Mximo von Sohsten Gomes Ferraz Prof. Dr. Germana Maria Arajo Sales Prof. Dr. Gunter Karl Pressler Prof. Dr. Izabela Guimares Guerra Leal Prof. Dr. Lilia Chaves Prof. Dr. Marl Tereza Furtado Prof. Dr. Mayara Ribeiro Guimares

  • SERVIO PBLICO FEDERAL DO PAR

    UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAO

    PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM LETRAS

    SELEO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM LETRAS

    MESTRADO ACADMICO EM LETRAS

    TURMA 2015

    Prof. Dr. Slvio Augusto de Oliveira Holanda Prof. Dr. Valria Augusti REA DE ESTUDOS LINGUSTICOS LP 3: ANLISE, DESCRIO E DOCUMENTAO DAS LNGUAS NATURAIS Descrio: Descrio, anlise e doumentao de lnguas naturais, com nfase em lnguas indgenas e no portugus amaznico, partindo de diferentes posies terico-metodolgicas incluindo tanto estudos voltados avaliao e formulao de teorias lingusticas, como aqueles que estudam o contexto histrico e sociocultural em que as lnguas se inserem. So contemplados nesta linha os estudos do fenmeno lingustico em seu contexto social, comparativos e histricos bem como com os estudos relacionados pesquisa e anlise de fontes e documentao referentes a tais lnguas. Os estudos que abordam questes de planejamento lingustico e ensino bilngue tambm se circunscrevem nesta linha. Integrantes: Prof. Dr. Abdelhak Razky Prof. Dr. Ftima Cristina da Costa Pessoa Prof. Dr. Gessiane Lobato Picano Prof. Dr. Marilcia Barros de Oliveira Prof. Dr. Marlia de Nazar de Oliveira Ferreira Prof. Dr. Regina Celia Fernandes Cruz Prof. Dr. Sidney da Silva Facundes LP 4: ENSINO-APRENDIZAGEM DE LNGUAS E CULTURAS: MODELOS E AES Descrio: Modelos e prticas relativos ao ensino-aprendizagem de lnguas-culturas materna, segunda, estrangeira; consideraes epistemolgicas sobre a constituio e a evoluo do campo; problemticas da apropriao linguageira, da elaborao didtica e da interveno didtico-pedaggica e sua articulao; problemticas concernentes constituio dos sujeitos nas relaes de ensino; anlise de polticas lingustico-educacionais, discursos do campo educacional e suas relaes com a sala de aula; formao dos professores de lngua materna, segunda e estrangeira. Integrantes: Prof. Dr. Gessiane Lobato Picano Prof. Dr. Jos Carlos Chaves da Cunha Prof. Dr. Myriam Crestian Chaves da Cunha Prof. Dr. Thomas Massao Fairchild Prof. Dr. Walkyria Magno e Silva Pargrafo nico - Os candidatos devem prestar o concurso para uma das linhas de pesquisa do Curso, indicando um possvel orientador para seu trabalho.

  • SERVIO PBLICO FEDERAL DO PAR

    UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAO

    PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM LETRAS

    SELEO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM LETRAS

    MESTRADO ACADMICO EM LETRAS

    TURMA 2015

    Art. 2. - Os horrios do Curso esto organizados da seguinte forma: (a) as aulas da rea de Estudos Literrios so ministradas pela manh, das 08h30min s 12h10min; (b) as aulas da rea de Estudos Lingusticos, pela tarde, das 14h00 s 17h40min. Pargrafo nico - Os (as) candidato(a)s devem ter disponibilidade total para o turno em que so ministradas as aulas da rea de concentrao de sua escolha.

    DO NMERO DE VAGAS Art. 3. - Consta, no quadro a seguir, o nome dos docentes pesquisadores do Curso, conforme sua linha de pesquisa e temticas de interesse, com a indicao do nmero de vagas que disponibilizam para candidatos ao processo de seleo regular e para candidatos ao processo do PADT.

    REA DE ESTUDOS LITERRIOS LP 1: LITERATURA, MEMRIAS E IDENTIDADES

    NOME DO DOCENTE

    TEMTICAS DE INTERESSE PARA ORIENTAO

    N de vagas disponibilizadas

    Regular PADT

    Dr. Jos Guilherme dos Santos Fernandes

    Narratologia, cultura popular, estudos da oralidade, estudos de literatura da Amaznia. Interculturalidade e traduo.

    01 01

    Dr. Lus Heleno Montoril del Castilo

    Literatura comparada, literatura brasileira; literatura, histria, cultura e sociedade na Amaznia; literatura, modernidade e processos globalizantes; literatura, arte e cultura: Amaznia, Brasil e Amrica Latina.

    02 01

    Dra. Maria do Perptuo Socorro Galvo Simes

    Amaznia, narrativa, literatura, oralidade e cultura.

    03 -

    Dra. Tnia Maria Sarmento-Pantoja

    Esttica e/ou a filosofia da Barbrie e categorias afins (memria, testemunho, catstrofe) em narrativas literrias, audiovisuais e grficas produzidas na contemporaneidade.

    01 -

    Dra. Marl Tereza Furtado Literatura brasileira; estudos sobre Dalcdio Jurandir; literatura de temtica amaznica nas perspectivas da narratologia e de literatura e sociedade; literatura comparada. Estudos de literatura feminina.

    01 -

  • SERVIO PBLICO FEDERAL DO PAR

    UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAO

    PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM LETRAS

    SELEO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM LETRAS

    MESTRADO ACADMICO EM LETRAS

    TURMA 2015

    LP 2: LITERATURA: INTERPRETAO, CIRCULAO E RECEPO

    NOME DO DOCENTE

    TEMTICAS DE INTERESSE PARA ORIENTAO

    N de vagas disponibilizadas

    Regular PADT

    Dr. Antnio Mximo von Sohsten Gomes Ferraz

    Teoria literria e filosofia, com reflexo sobre as referncias entre arte e pensamento.

    04 -

    Dra. Germana Maria Arajo Sales

    Histria da leitura; histria da literatura; romance-folhetim; romance do sculo XIX; prosa de fico oitocentista.

    03 01

    Dr. Gunter Karl Pressler Histria e recepo da literatura (brasileira), literatura da Amaznia e literatura dos viajantes; Walter Benjamin; Dalcdio Jurandir; teoria da recepo e narratologia.

    03 02

    Dra. Izabela Guimares Guerra Leal

    Traduo e recepo: literatura contempornea; psicanlise; desconstruo.

    02 -

    Dra. Lilia Silvestre Chaves

    Literatura de lngua francesa e portuguesa, principalmente nos seguintes temas: poesia, crtica literria, (auto)biografia, literatura no ciberespao.

    02 -

    Dra. Marl Tereza Furtado

    Literatura brasileira; estudos sobre Dalcdio Jurandir; literatura de temtica amaznica nas perspectivas da narratologia e de literatura e sociedade; literatura comparada. Estudos de literatura feminina.

    01 -

    Dra. Mayara Ribeiro Guimares

    Estudos da narrativa brasileira, literatura brasileira moderna e contempornea, literatura comparada, traduo.

    04 -

    Dr. Slvio Augusto de Oliveira Holanda

    Literatura e recepo, Guimares Rosa, teorias crticas.

    02 -

    Dra. Valria Augusti Histria do livro e da leitura; historiografia literria; prosa de fico do sculo XIX.

    04 -

  • SERVIO PBLICO FEDERAL DO PAR

    UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAO

    PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM LETRAS

    SELEO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM LETRAS

    MESTRADO ACADMICO EM LETRAS

    TURMA 2015

    REA DE ESTUDOS LINGUSTICOS

    LP3: ANLISE, DESCRIO E DOCUMENTAO DAS LNGUAS

    NATURAIS

    NOME DO DOCENTE

    TEMTICAS DE INTERESSE PARA ORIENTAO

    N de vagas disponibilizadas

    Regular PADT

    Dr. Abdelhak Razky Geografia lingustica; variao lingustica; terminologia e socioterminologia; polticas lingusticas e sociolingustica.

    01 -

    Dra. Ftima Cristina da Costa Pessoa

    Lingustica, com nfase em teoria e anlise lingustica, especificamente em anlise do discurso, atuando principalmente na interface linguagem, discurso e trabalho.

    01 -

    Dra. Gessiane Lobato Picano

    Lnguas indgenas: fontica e fonologia (terica e descritiva); fonologia diacrnica; morfologia.

    - -

    Dra. Marlia de Nazar de Oliveira Ferreira

    Lnguas indgenas: teoria e anlise lingustica; aspectos da morfossintaxe; morfologia; sintaxe.

    02 01

    Dra. Marilcia Barros de Oliveira

    Dialetologia e Sociolingustica (variao fontica, lexical e morfossinttica); Palatalizao e despalatalizao: variao e teoria; Fontica e Fonologia (nfase em Fonologia de Geometria de Traos).

    02 01

    Dra. Regina Clia Fernandes Cruz

    Variao lingustica, aspectos fonticos, variao fonolgica, fala espontnea, aspectos prosdicos, anlise acstica.

    02 01

    Dr. Sidney da Silva Facundes

    Lingustica, com nfase em teoria e anlise lingustica, atuando principalmente nos seguintes temas: apurin, aruak, gramtica descritiva, lngua indgena, lingustica descritiva.

    02 -

    LP 4: ENSINO-APRENDIZAGEM DE LNGUAS E CULTURAS: MODELOS E AES

    NOME DO DOCENTE

    TEMTICAS DE INTERESSE PARA ORIENTAO

    N de vagas disponibilizadas

    Regular PADT

    Dra. Gessiane Picano Lobato

    Processos cognitivos da leitura; fluncia em leitura com base no mtodo Curriculum-based measurement; compreenso em leitura.

    - -

  • SERVIO PBLICO FEDERAL DO PAR

    UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAO

    PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM LETRAS

    SELEO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM LETRAS

    MESTRADO ACADMICO EM LETRAS

    TURMA 2015

    Dr. Jos Carlos Chaves da Cunha

    Ensino-aprendizagem de lnguas-culturas (materna, segunda, estrangeira): prticas de ensino, metalingua(gem), uso de material didtico.

    02 -

    Dra. Myriam Crestian Chaves da Cunha

    Ensino/aprendizagem de lnguas materna, segunda, e estrangeira em situaes de ensino regular, EJA, ensino para surdos e para comunidades indgenas; avaliao e regulao nas atividades linguageiras; didatizao dos gneros textuais.

    02 -

    Dr. Thomas Massao Fairchild

    Formao de professores, processos de elaborao de materiais didticos, disciplinas das licenciaturas voltadas para o ensino de lngua materna.

    02 -

    Dra. Walkyria Magno e Silva

    Ensino e aprendizagem de lnguas, motivao, autonomia, aconselhamento linguageiro, aprendizagem de lnguas estrangeiras como um sistema adaptativo complexo.

    03 -

    Art. 4. - A deciso final da banca para o preenchimento das vagas de cada docente levar em considerao a oferta para os candidatos do processo regular e para os do PADT. Pargrafo nico O PPGL no obrigado a preencher todas as vagas disponibilizadas.

    DAS BOLSAS DE PESQUISA Art. 5. No h previso de liberao imediata de bolsas para custear as atividades acadmicas dos alunos aprovados no processo seletivo para o Curso de Mestrado. Em caso de oferta de bolsas pelas agncias de fomento, ser realizada uma seleo, regulamentada em edital organizado pela comisso de bolsas do Programa, no qual sero observadas as normas de concesso das instituies de fomento e as exigncias do Programa.

    DAS ETAPAS E DO CRONOGRAMA DA SELEO

    Art. 6. - O processo seletivo constitudo pelas seguintes etapas: lanamento do edital de seleo; inscries dos candidatos; homologao das inscries; realizao das provas; correo das provas e divulgao dos resultados; classificao dos candidatos e divulgao dos resultados finais. Art. 7. - Os (as) candidato(a)s sero submetido a trs provas eliminatrias: prova de conhecimentos especficos, anlise de projeto e entrevista.

  • SERVIO PBLICO FEDERAL DO PAR

    UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAO

    PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM LETRAS

    SELEO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM LETRAS

    MESTRADO ACADMICO EM LETRAS

    TURMA 2015

    Art. 8. Em casos de empate na classificao final, esta ser resolvida, conforme Art. 39 deste edital. Pargrafo nico - A avaliao do currculo ser realizada com base nos critrios expostos no ANEXO 5.

    Art. 9. As etapas do processo seletivo obedecero ao Cronograma Geral de Seleo apresentado abaixo:

    CRONOGRAMA GERAL DO PROCESSO DE SELEO

    ETAPAS DATA

    INCIO DATA

    TRMINO HORRIO MANH

    HORRIO TARDE

    Lanamento do Edital 14/08/2014

    Inscrio 15/09/2014 07/11/2014 9h -11h 14:30h - 17h

    Homologao das inscries

    10/11/2014

    Resultado das homologaes

    A partir de 11/11/2014

    A partir das 16h

    1. etapa: Prova de conhecimentos

    especficos 12/11/2014

    9h -13h Estudos

    Literrios

    14h-18h Estudos

    Lingusticos

    Resultado da prova de conhecimentos

    especficos

    At 19/11/2014

    2. etapa: Avaliao dos projetos

    24/11/2014 26/11/2014

    Resultado da 2. etapa 28/11/2014 A partir das 16h

    3. etapa: Entrevista 03/12/2014

    04/12/2014

    9h-13h Estudos

    Literrios

    14h-18h Estudos

    Lingusticos

    Resultado final 05/12/2014 A partir das 16h

    Art. 10. - Aps a divulgao do resultado da seleo, as informaes concernentes matrcula no Curso sero divulgadas na homepage do PPGL (www.ppgl.ufpa.br).

    DAS INSCRIES

    Art. 11. - Podero inscrever-se no processo seletivo todos os candidatos que, na data da matrcula, preencherem os requisitos para ingresso no Curso de Mestrado especificados neste Edital e apresentarem a documentao completa, conforme disposto no Art. 13.

  • SERVIO PBLICO FEDERAL DO PAR

    UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAO

    PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM LETRAS

    SELEO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM LETRAS

    MESTRADO ACADMICO EM LETRAS

    TURMA 2015

    Art. 12. - As inscries podero ser efetuadas no perodo de 15/09/2014 a 07/11/2014, da seguinte forma: (a) Pessoalmente: na Secretaria do Programa de Ps-Graduao em Letras, na Universidade Federal do Par, no Laboratrio de Linguagem das 09h s 11h e das 14h s 16h; (b) Por procurao: sero aceitas inscries feitas por procurao assinada de prprio punho com firma reconhecida, desde que o procurador apresente, no ato da inscrio, toda a documentao relacionada neste Edital; (c) Por via postal: a documentao necessria para a inscrio dever ser enviada para a Secretaria do Programa com data da postagem at 03/11/2014. Nesse caso, recomenda-se a utilizao do servio de entrega rpida (SEDEX). Pargrafo nico As inscries sero realizadas no seguinte endereo: Programa de Ps-Graduao em Letras Universidade Federal do Par Cidade Universitria Professor Jos da Silveira Netto Laboratrio de Cincias da Linguagem Rua Augusto Correa, s/n. 66075-900 Belm-PA Art. 13. - No ser aceita inscrio com documentao incompleta nem fora do perodo previsto neste Edital. A secretaria do PPGL no se responsabiliza por eventuais extravios na entrega dos documentos por via postal. Art. 14. - Os documentos necessrios para a inscrio ao Curso de Mestrado so: (a) O termo de compromisso (fornecido pela Secretaria do Programa e disponibilizado no ANEXO 1) devidamente assinado; (b) O Termo de Requerimento (fornecido pela Secretaria do Programa e disponibilizado no ANEXO 3) (c) O formulrio de inscrio (fornecido pela Secretaria do Programa e disponibilizado no ANEXO 4), no qual o candidato dever indicar o nome de 1 (um) possvel orientador e a linha de pesquisa escolhida; (d) 1 cpia do Diploma de Curso de Graduao em Letras ou reas afins e, em caso de candidatos concluintes de curso de graduao, ser aceita a ata da defesa do Trabalho de Concluso de Curso, ou declarao de que o discente concluinte assinada pelo aluno, pelo seu orientador e pela direo da Faculdade, que ateste a data da defesa do Trabalho de Concluso de Curso e declarao que ateste que o aluno concluiu os crditos e/ou defendeu); (e) 1 cpia do Histrico escolar do curso de Graduao; (f) 1 cpia da Carteira de identidade; (g) 1 cpia do CPF; (h) 1 cpia do Ttulo de eleitor, com comprovao de quitao eleitoral;

  • SERVIO PBLICO FEDERAL DO PAR

    UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAO

    PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM LETRAS

    SELEO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM LETRAS

    MESTRADO ACADMICO EM LETRAS

    TURMA 2015

    (i) 1 cpia do Currculo Lattes (http://www.cnpq.br/index.htm), devidamente comprovado. Deve ser entregue apenas uma via, sem encadernao (exceto no caso de ser muito extenso); (j) 1 foto 3 x 4 recente; (k) 3 cpias do projeto de pesquisa sem encadernao; (l) 1 cpia do documento comprobatrio de proficincia de leitura em Alemo, Ingls, Francs ou Espanhol conforme indicaes dadas no presente Edital. Art. 15. A falta de qualquer um dos documentos exigidos para a inscrio, incluindo o comprovante de proficincia em lngua estrangeira, bem como o no-cumprimento da data de postagem ou qualquer irregularidade na documentao implicaro o indeferimento automtico da inscrio. Art 16. - A documentao dos candidatos no aprovados estar disponvel na Secretaria do Programa pelo perodo de 30 (trinta) dias corridos aps a homologao do resultado final do processo seletivo. Aps esse prazo ser enviada para a reciclagem de materiais.

    DA PROFICINCIA DE LEITURA EM LNGUA ESTRANGEIRA Art. 17. - Para a realizao do Curso de Mestrado, o candidato dever comprovar, no ato de sua inscrio, proficincia de leitura em uma das seguintes lnguas estrangeiras: Ingls, Francs, Espanhol ou Alemo. Art. 18. - Sero aceitos os seguintes documentos para comprovar a proficincia de leitura em uma lnguas estrangeiras:

    (a) graduao em Licenciatura em Letras (Alemo, Espanhol, Francs ou Ingls); (b) certificado do PROFILE, projeto de extenso universitria vinculado

    Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas (FALEM) da UFPA, obtido com conceito Regular ou superior (www.ufpa.br/profile/);

    (c) comprovante de aprovao com conceito Excelente no 5. nvel dos Cursos Livres de Lnguas Estrangeiras da UFPA;

    (d) outros documentos emitidos por instituies reconhecidas, a serem examinados pela banca para efeito de homologao da inscrio conforme especificado nos Art. 18o a 22o deste edital.

    Pargrafo nico - A comprovao referente ao exame PROFILE ou a quaisquer outros exames realizados em outras instituies de ensino superior deve datar de at trs anos. Art. 19. - Sero aceitos os seguintes documentos para a Lngua Alem:

    (a) Groes Deutsches Sprachdiplom; (b) Kleines Deutsches Sprachdiplom; (c) Oberstufe do Instituto Goethe; (d) Oberstufe do sterreichisches Sprachdiplom Deutsch; (e) Deutsches Sprachdiplom (Stufe 2) da Kulturministerkonferenz;

  • SERVIO PBLICO FEDERAL DO PAR

    UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAO

    PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM LETRAS

    SELEO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM LETRAS

    MESTRADO ACADMICO EM LETRAS

    TURMA 2015

    (f) Abitur realizado na Alemanha; (g) Matura realizada na ustria ou na Sua.

    Pargrafo nico - Os documentos de que trata o caput do artigo devero ter sido obtidos h cinco anos no mximo. Art. 20. - Sero aceitos os seguintes documentos para a Lngua Francesa:

    (a) certificado DELF (nvel B1 no mnimo), DALF ou Nancy 1, 2 ou 3; (b) comprovante de Curso Livre completo na Aliana Francesa.

    Pargrafo nico - Os documentos de que trata o caput do artigo devero ter sido obtidos h cinco anos no mximo. Art 21. - Para a lngua espanhola ser aceito o Diploma de Espanhol como Lngua Estrangeira DELE , emitido pelo Ministrio de Educacin/Instituto Cervantes, no Nvel Intermedirio, no mnimo. Pargrafo nico - Os documentos de que trata o caput do artigo devero ter sido obtidos h cinco anos no mximo. Art. 22. - Sero aceitos os seguintes documentos para a Lngua Inglesa:

    (a) certificado TOEFL (com, no mnimo, 70% da pontuao; 213 pontos para o Computer-based Test) (CBT) ou 550 pontos para o Paper-based Test ou 80 pontos para o Internet-based Test (IBT); (b) Michigan, Cambridge (Certificate of Proficiency in English CPE ou Certificate in Advanced English CAE); (c) International English Language Test (IELTS, com o mnimo de 6,0 pontos); (d) comprovante de Curso Livre completo em instituies de ensino de lnguas como CCBEU, Cultura Inglesa, Aslan.

    Pargrafo nico - Os documentos de que trata o caput do artigo devero ter sido obtidos h cinco anos no mximo. Art 23 . - Os diplomas emitidos por instituies estrangeiras devero ter sido revalidados por uma instituio de ensino superior brasileira, conforme legislao vigente.

    DO PROJETO DE PESQUISA

    Art. 24. - O projeto de pesquisa deve ser vinculado imperativamente ao projeto do orientador pretendido, da mesma forma que os projetos dos docentes so vinculados s reas de concentrao e linhas de pesquisa do Curso. Pargrafo nico - O projeto ter no mnimo 10 (dez) pginas e no mximo 15 (quinze) pginas, includas todas as suas partes constitutivas, conforme Art. 25.

  • SERVIO PBLICO FEDERAL DO PAR

    UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAO

    PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM LETRAS

    SELEO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM LETRAS

    MESTRADO ACADMICO EM LETRAS

    TURMA 2015

    Art. 25. - O projeto dever conter:

    (a) CAPA: nome completo do autor do projeto, ttulo, linha de pesquisa qual se vincula, nome do possvel orientador, local, data.

    (b) INTRODUO: a) delimitao clara e objetiva do objeto a ser estudado (pergunta de investigao); b) definio da(s) hiptese(s) de trabalho; c) justificativa detalhando a relevncia do tema escolhido.

    (c) OBJETIVOS: definio de um objetivo geral e de objetivos especficos. (d) QUADRO TERICO: reviso bibliogrfica que permita situar teoricamente o

    problema abordado. (e) METODOLOGIA: procedimentos metodolgicos necessrios realizao da

    pesquisa. (f) CRONOGRAMA DE EXECUO: previso dos perodos necessrios para a

    execuo de cada etapa da pesquisa, levando em conta o prazo mximo de permanncia no Programa.

    (g) REFERNCIAS: relao das obras citadas no corpo do texto, em conformidade com as normas da ABNT.

    Art. 26. - O projeto de pesquisa deve obedecer seguinte formatao:

    a) Papel A4; b) Editor WORD; c) Fonte Times New Roman: 12; d) Espaamento 1,5 entre linhas; e) Margens superior e inferior: 2 cm; f) Margens esquerda e direita: 3 cm; g) Pginas numeradas no canto superior direita.

    DAS HOMOLOGAES

    Art. 27. - Estaro aptos a realizarem as provas, os candidatos que tiverem as inscries homologadas, aps a conferncia e anlise da adequao dos documentos pela Secretaria do PPGL, em conformidade com o Art. 13o. deste Edital. Pargrafo nico - A homologao ser divulgada no quadro de avisos da Secretaria do PPGL e na homepage do Programa (www.ppgl.ufpa.br).

    DA PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECFICOS

    Art. 28. - A prova de conhecimentos especficos versar sobre temas relativos rea de concentrao escolhida (Estudos Lingusticos ou Estudos Literrios). Os candidatos respondero, com texto dissertativo, a:

  • SERVIO PBLICO FEDERAL DO PAR

    UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAO

    PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM LETRAS

    SELEO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM LETRAS

    MESTRADO ACADMICO EM LETRAS

    TURMA 2015

    (a) 1 questo comum rea de concentrao escolhida, a qual valer 4,0 (quatro) pontos; (b) 1 questo especfica relativa linha de pesquisa escolhida, a qual valer 6,0 (seis) pontos. Pargrafo nico - Este Edital fornece, no ANEXO 9, uma lista indicativa de obras que podem ser consultadas pelos(as) candidatos(as) para se prepararem prova de conhecimento especfico. Art. 29. - A prova de conhecimentos especficos ser corrigida por uma banca formada por docentes pesquisadores da rea, designados pelo Colegiado do Curso. Art. 30. - A prova de conhecimentos especficos ser avaliada com base nos critrios expostos no ANEXO 6. Art. 31. - Ser aprovado(a) na prova de conhecimentos especficos, o(a) candidato(a) que obtiver, no mnimo, nota sete (7,0), de acordo com o disposto no Art. 56. da Resoluo 3.870 de 01 de julho de 2009 (Regimento Geral dos Cursos de Ps-Graduao Stricto Sensu da Universidade Federal do Par).

    DA AVALIAO DOS PROJETOS

    Art. 32. O projeto de pesquisa ser avaliado por uma banca da linha de pesquisa pretendida, designada pelo Colegiado do Curso. Art. 33. O projeto ser avaliado com base nos critrios expostos no ANEXO 7. Art. 34. Ser aprovado(a), no projeto, o(a) candidato(a) que obtiver, no mnimo, nota sete (7,0), de acordo com o disposto no Art. 56. da Resoluo 3.870 de 01 de julho de 2009 (Regimento Geral dos Cursos de Ps-Graduao Stricto Sensu da Universidade Federal do Par).

    DA ENTREVISTA Art. 35. Na entrevista, o candidato ser arguido sobre aspectos tericos, conceituais e metodolgicos do projeto, bem como sobre seu percurso acadmico e sua disponibilidade para as atividades do Programa. Art. 36. - A entrevista ser avaliada com base nos critrios expostos no ANEXO 8. Pargrafo nico - Ser aprovado(a), na entrevista, o(a) candidato(a) que obtiver, no mnimo, nota sete (7,0), de acordo com o disposto no Art. 56. da Resoluo 3.870 de 01 de julho de 2009 (Regimento Geral dos Cursos de Ps-Graduao Stricto Sensu da Universidade Federal do Par).

  • SERVIO PBLICO FEDERAL DO PAR

    UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAO

    PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM LETRAS

    SELEO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM LETRAS

    MESTRADO ACADMICO EM LETRAS

    TURMA 2015

    DA CLASSIFICAO FINAL

    Art. 37. - Sero considerados aprovados, no Processo Seletivo, apenas os(as) candidatos(as) que obtiverem nota mnima sete (7,0) na mdia final, conforme Regimento do PPGL (Pargrafo nico, Captulo VIII). Art. 38. - A classificao dos candidatos ser por ordem decrescente das mdias finais. Art. 39. - Em caso de empate, os critrios para desempate obedecero seguinte ordem: (a) maior nota da prova de conhecimentos especficos; (b) melhor pontuao no Currculo Lattes; (c) maior nota da entrevista; (d) melhor avaliao do histrico escolar; (e) maior idade do candidato.

    DOS CRITRIOS DE ELIMINAO Art. 40 . - Estar automaticamente eliminado o(a) candidato(a) que:

    (a) No comparecer a qualquer uma das provas (prova de conhecimentos especficos ou entrevista) nos dias e horrios marcados;

    (b) Apresentar-se em qualquer uma das provas com atraso; (c) Apresentar-se em qualquer uma das provas sem a documentao exigida

    (comprovante de inscrio e documento com foto); (d) No assinar a lista de frequncia no momento das provas; (e) For surpreendido durante a realizao das provas em comunicao com outro

    candidato ou com pessoa estranha por qualquer meio, ou que se utilizar de qualquer expediente fraudulento, mediante testemunho e comprovao dos encarregados da fiscalizao da prova, como manuscritos, livros, telefones celulares ou qualquer equipamento eletrnico.

    DOS RECURSOS Art. 41. - A interposio de recurso s poder ser feita de forma individual e presencial pelo(a) candidato(a) ou por seu representante legal, apresentando requerimento na Secretaria do PPGL, no horrio de 09h s 11h e de 14h s 16h. Pargrafo nico - Os recursos enviados por fax, internet ou via postal no sero aceitos.

    Art. 42. - O prazo para interposio de recursos ser de 48 (quarenta e oito) horas teis em qualquer caso, aps divulgao dos resultados.

  • SERVIO PBLICO FEDERAL DO PAR

    UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAO

    PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM LETRAS

    SELEO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM LETRAS

    MESTRADO ACADMICO EM LETRAS

    TURMA 2015

    Art. 43. - O recurso dever indicar, de forma precisa, o aspecto em que o (a) candidato(a) se julgar prejudicado(a). O documento dever ser devidamente fundamentado, comprovando as alegaes e juntando, sempre que possvel, cpia dos comprovantes. Art. 44. - Ser indeferido liminarmente o pedido de recurso no fundamentado ou apresentado fora do prazo estipulado ou no subscrito pelo prprio candidato.

    DAS DISPOSIES FINAIS Art. 45. - No ser permitida nenhuma consulta a materiais de qualquer tipo antes do incio das provas ou durante sua realizao. Art. 46. - vedado o uso de aparelhos eletrnicos (telefone celular, netbook, computador, tablet, ipod, ipad, fones de ouvido ou similares) durante a realizao das provas. Art. 47. - Para que recebam atendimento adequado, os candidatos com necessidades especiais devero se manifestar no ato da inscrio quanto a essas necessidades. Pargrafo nico - Em casos especficos, como doenas ou outros acidentes ocorridos aps o momento da inscrio, os candidatos devero apresentar documentao mdica avaliada pelo servio mdico da Universidade Federal do Par (UFPA), para fins de direito, mediante requerimento endereado Coordenao do PPGL. Art. 48. - Em todas as etapas do processo seletivo, o(a) candidato(a) dever apresentar o comprovante de inscrio, a carteira de identidade, bem como portar caneta azul ou preta. Art. 49. - Os resultados sero afixados no painel de avisos da Secretaria do Programa de Ps-Graduao em Letras e postados no site do Programa de Ps-Graduao em Letras (www.ppgl.ufpa.br). Art. 50. - No sero divulgados resultados pelo telefone. Art. 51. - Fazem parte deste Edital os seguintes documentos:

    a) Anexo 1 (Termo de Compromisso). b) Anexo 2 (Comprovante de inscrio + lista de documentos necessrios inscrio). c) Anexo 3 (Termo de requerimento). d) Anexo 4 (Formulrio de inscrio). e) Anexo 5 (Ficha de avaliao do currculo) f) Anexo 6 (Ficha de avaliao da prova de conhecimentos especficos) g) Anexo 7 (Ficha de avaliao do projeto) h) Anexo 8 (Ficha de avaliao da entrevista) i) Anexo 9 (Lista de obras)

  • SERVIO PBLICO FEDERAL DO PAR

    UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAO

    PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM LETRAS

    SELEO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM LETRAS

    MESTRADO ACADMICO EM LETRAS

    TURMA 2015

    Art. 52. - Cabe ao Colegiado do Programa de Ps-Graduao em Letras deliberar sobre os casos no previstos neste Edital.

    Belm, 14 de agosto de 2014.

    Germana Maria Arajo Sales Coordenadora do Programa de Ps-Graduao em Letras

    Marlia de Nazar de Oliveira Ferreira Vice-Coordenadora do Programa de Ps-Graduao em Letras

  • SERVIO PBLICO FEDERAL DO PAR

    UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAO

    PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM LETRAS

    SELEO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM LETRAS

    MESTRADO ACADMICO EM LETRAS

    TURMA 2015

    ANEXO 1

    SELEO PARA O MESTRADO Turma 2015

    TERMO DE COMPROMISSO

    Eu,.......................................................................................................................................................... RG N ........................ declaro que, caso venha a ser aprovado (a) no Programa de Ps-Graduao em Letras, cumprirei integralmente com todas as normas e condies estabelecidas no regimento, especialmente no que se refere aos prazos e crditos.

    Belm, de de 2014.

    ___________________________________ Assinatura do (a) candidato (a)

  • SERVIO PBLICO FEDERAL DO PAR

    UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAO

    PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM LETRAS

    SELEO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM LETRAS

    MESTRADO ACADMICO EM LETRAS

    TURMA 2015

    ANEXO 2

    SELEO PARA O MESTRADO

    Comprovante de Inscrio n ______ ao Curso de ____________ em Letras, conforme Edital No 2014.1/PPGL

    Nome:_____________________________________________ rea de Concentrao: ________________________________ Linha de Pesquisa: ___________________________________

    DOCUMENTOS NECESSRIOS PARA A INSCRIO AO PROCESSO SELETIVO

    DE MESTRADO

    1. Formulrio de inscrio (fornecido pela Secretaria do Programa ou obtido no site do PPGL, no qual o candidato dever indicar o nome de 1 (um) possvel orientador na linha de pesquisa escolhida; 2. Diploma de Curso de Graduao em Letras ou reas afins (fotocpia); ou (em caso de alunos concluintes ser aceita a ata da defesa do Trabalho de Concluso de Curso, ou declarao de que o discente concluinte assinada pelo aluno, pelo seu orientador e pela direo da Faculdade, que ateste a data da defesa do Trabalho de Concluso de Curso e declarao que ateste que o aluno concluiu os crditos e/ou defendeu); 3. Histrico escolar da Graduao em Letras (fotocpia); 4. Carteira de identidade (fotocpia); 5. CPF (fotocpia); 6. Ttulo de eleitor (fotocpia), com comprovao de quitao eleitoral; 7. Currculo Lattes (http://www.cnpq.br/index.htm), devidamente comprovado. Deve ser entregue apenas uma via, sem encadernao (exceto no caso de ser muito extenso); 8. Uma foto 3 x 4 recente; 9. Projeto de Pesquisa em 3 (trs vias), sem encadernao; 10. Cpia do documento comprobatrio de proficincia de leitura em Alemo, Ingls, Francs ou Espanhol, conforme indicaes dadas nos Art. 17o a 22o do presente Edital.

  • SERVIO PBLICO FEDERAL DO PAR

    UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAO

    PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM LETRAS

    SELEO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM LETRAS

    MESTRADO ACADMICO EM LETRAS

    TURMA 2015

    ANEXO 3

    TERMO DE REQUERIMENTO

    O(a) candidato(a) _____________________solicita, atravs deste instrumento,

    inscrio ao Curso de Mestrado em Letras da Universidade Federal do Par, para o que

    apresenta os documentos exigidos, e declara conhecer integralmente todas as normas e

    condies do EDITAL N 2014.1-PPGL/UFPA.

    Nestes termos Pede Deferimento

    Belm, de de 2014

    _______________________________________ Assinatura do (a) candidato (a)

  • SERVIO PBLICO FEDERAL DO PAR

    UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAO

    PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM LETRAS

    SELEO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM LETRAS

    MESTRADO ACADMICO EM LETRAS

    TURMA 2015

    ANEXO 4

    FORMULRIO DE INSCRIO

    SELEO - INGRESSO EM 2015

    I. DADOS PESSOAIS:

    Nome completo: ________________________________________________________

    Data de nascimento: ____/____/_____ Sexo: ________________

    Estado civil: _____________________

    Nacionalidade: _______________ Naturalidade: _______________

    Local de nascimento ______________________

    Filiao: ______________________________________________________________

    R.G. no __________________ Data de Emisso: _____/_____/____

    rgo Emissor: ___________________

    CPF: _______________________________

    Ttulo Eleitoral no: ____________________ Zona: ___________________

    Seo: ___________________

    Certificado de Servio Militar (Sexo Masculino) no __________________

    Endereo Residencial:____________________________________________________

    Bairro: _________________________

    Cidade:____________________CEP: _________________________

    Fone residencial: (____)_________________________________

    Celular: _________________________________________

    E-mail: ____________________________________

    ou _________________________________________

    Endereo para correspondncia (caso seja diferente do endereo residencial)

    ______________________________________________________________________

    II. DADOS PROFISSIONAIS:

    Profisso:_______________________________________________________________

    Empresa: _________________________________________

    Funo: ________________________

  • SERVIO PBLICO FEDERAL DO PAR

    UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAO

    PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM LETRAS

    SELEO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM LETRAS

    MESTRADO ACADMICO EM LETRAS

    TURMA 2015

    Endereo: _____________________________________

    Fone: _____________________________

    Tempo de Servio (anos e meses): _______________________

    III. FORMAO:

    Graduao:_________________________________________________________

    rea: ___________________________________________

    Ano: ____________________________

    Instituio:_________________________________________________________

    Ps-Graduao:____________________________________________________

    rea:_______________________________________________

    Instituio: _______________________________________

    Ano: __________________________

    IV. INFORMAES COMPLEMENTARES: rea de concentrao escolhida:

    Estudos Literrios ( ) Estudos Lingusticos ( ) Lngua Estrangeira:

    Anexou uma declarao de proficincia em lngua estrangeira ( ) Sim ( ) No

    Linha de pesquisa escolhida:

    LITERATURA, MEMRIAS E IDENTIDADES ( ) LITERATURA: INTERPRETAO, CIRCULAO E RECEPO ( ) ANLISE, DESCRIO E DOCUMENTAO DAS LNGUAS NATURAIS ( ) ENSINO-APRENDIZAGEM DE LNGUAS E CULTURAS:MODELOS E AES ( )

    Possvel orientador(a) escolhido(a): (Obrigatrio) ________________________________ Disponibilidade para a realizao do Curso:

    Dedicao Parcial ( ) Dedicao Integral ( )

  • SERVIO PBLICO FEDERAL DO PAR

    UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAO

    PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM LETRAS

    SELEO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM LETRAS

    MESTRADO ACADMICO EM LETRAS

    TURMA 2015

    Declaro que as informaes acima correspondem verdade e podem ser comprovadas

    na documentao em anexo.

    Belm-PA, ______ de __________________ de _________.

    Assinatura ______________________________________

    V. DOCUMENTOS APRESENTADOS (Reservado secretaria) 1. Formulrio de inscrio (em anexo a este Edital); ( ) 2. Diploma de Curso de Graduao em Letras ou reas afins (fotocpia); ou declarao da Faculdade que ateste a concluso e defesa do Trabalho de Concluso de Curso; ( ) 5. Histrico escolar da Graduao em Letras (fotocpia); ( ) 6. Carteira de identidade (fotocpia): ( ) 7. CPF (fotocpia): ( ) 8. Ttulo de eleitor (fotocpia), com comprovao de quitao eleitoral: ( ) 9. Currculo Lattes (http://www.cnpq.br/index.htm), devidamente comprovado. Deve ser entregue apenas uma via, sem encadernao (exceto no caso de ser muito extenso): ( ) 10. Uma foto 3 x 4 recente: ( ) 9. Projeto de Pesquisa em 3 (trs vias), sem encadernao: ( ) 10. Declarao de proficincia em lngua estrangeira: ( ) 11. Termo de Compromisso: ( ) Inscrio homologada: Sim ( ) No ( ) Data: ____ / ____ / ____

    Recebedor: ___________

  • SERVIO PBLICO FEDERAL DO PAR

    UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAO

    PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM LETRAS

    SELEO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM LETRAS

    MESTRADO ACADMICO EM LETRAS

    TURMA 2015

    ANEXO 5 PROCESSO SELETIVO PARA O MESTRADO ACADMICO EM LETRAS TURMA 2015

    FICHA DE AVALIAO DO CURRCULO

    CANDIDATO(A):_____________________________________________________________________

    LINHA DE PESQUISA:_______________________________________________________________

    INDICAO DE PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A):____________________________________

    AVALIADOR(A):_____________________________________________________________________

    __________________________________________________ Professor(a) Avaliador(a)

    Elementos considerados (ltimo quinqunio)

    Pontuao de cada item

    I. Participao como bolsistas em programas oficialmente oferecidos na UFPA (PIBIC/PROPESP, PIBIC/CNPq, PIBID/CAPES, PET/MEC/SESU, PIBEX) ou programas reconhecidos em outras Instituies de Ensino Superior, com bolsa.

    5 por ano completo (mximo 2 anos)

    II. Publicao de natureza cientfica (produo do ltimo quinquenio)

    a) livro com corpo editorial com ISBN 10

    b) artigo em peridico (qualificado), ou captulo de livro publicado em editoras com corpo editorial e ISBN

    10

    c) artigo completo em anais 5

    III. Participao em eventos acadmico-cientficos com apresentao de trabalho e/ou pster (palestra, mesa-redonda, comunicao, ministrao de oficina ou minicurso)(produo do ltimo quinquenio)

    1

    (mximo de 5)

    IV. Diploma de Graduao na rea 35

    V. Diploma de Graduao em rea afim 15

    VI. Diploma de especializao na rea 10

    VII.Diploma de especializao em rea afim 5

  • SERVIO PBLICO FEDERAL DO PAR

    UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAO

    PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM LETRAS

    SELEO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM LETRAS

    MESTRADO ACADMICO EM LETRAS

    TURMA 2015

    ANEXO 6

    FICHA DE AVALIAO DA PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECFICOS RG DO (A) CANDIDATO(A):____________________________________________

    Critrio

    Pontuao mxima

    Avaliador 1

    Avaliador 2

    Avaliador 3

    1- Inclui os elementos fundamentais de um trabalho de natureza acadmica (introduo e concluso articuladas ao desenvolvimento do texto)?

    At 1,0

    2- Apresenta organizao lgica das ideias, utilizao adequada dos conceitos trabalhados, coerncia e coeso entre as partes do texto?

    At 1,0

    3- Apoia-se, com consistncia e criticidade, em conceitos relevantes sobre o(s) tema(s) solicitado(s) na prova?

    At 1,5

    4 Evidencia conhecimento e faz uso adequado da bibliografia da rea temtica?

    At 2,0

    5 Faz interpretaes coerentes e plausveis das ideias dos autores citados?

    At 1,5

    6 Redige o texto com clareza, fluncia verbal e correo gramatical?

    At 2,0

    7 Aprofunda os assuntos solicitados na prova e apresenta argumentos que revelam autonomia intelectual.

    At 1,0

    Total de cada avaliador

    Mdia geral: ____________

  • SERVIO PBLICO FEDERAL DO PAR

    UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAO

    PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM LETRAS

    SELEO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM LETRAS

    MESTRADO ACADMICO EM LETRAS

    TURMA 2015

    ANEXO 7

    FICHA DE AVALIAO DO PROJETO DE PESQUISA

    Aluno: _____________________________________

    Critrio

    Pontuao mxima

    Avaliador 1

    Avaliador 2

    Avaliador 3

    1- O tema pertinente e atual? At 1,0

    2- A justificativa convincente e o problema est bem delimitado?

    At 1,0

    3- Os objetivos esto claros e so coerentes com o problema apresentado?

    At 1,5

    4 A fundamentao terica adequada ao problema proposto?

    At 1,5

    5 A metodologia bem definida e adequada ao problema, com as fases de pesquisa claramente relatadas?

    At 1,5

    6 O texto claro, objetivo e apresenta linguagem correta?

    At 1,5

    7 O projeto apresenta coerncia entre as partes, de maneira orgnica e estruturada?

    At 2,0

    Total de cada avaliador

    Mdia geral: ___________

  • SERVIO PBLICO FEDERAL DO PAR

    UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAO

    PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM LETRAS

    SELEO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM LETRAS

    MESTRADO ACADMICO EM LETRAS

    TURMA 2015

    ANEXO 8

    FICHA DE AVALIAO DA ENTREVISTA

    Aluno: _____________________________________

    Critrio

    Pontuao mxima

    Avaliador 1

    Avaliador 2

    Avaliador 3

    1- O(a) candidato(a) defendeu adequadamente a hiptese/problema proposto(a) em seu projeto de pesquisa ?

    At 2,0

    2- O(a) candidato(a) soube explicar os objetivos com clareza e coerncia?

    At 2,0

    3 O(a) candidato(a) tem conhecimento do repertrio terico; as referncias esto adequadas ao problema proposto?

    At 2,0

    4 O(a) candidato(a) esclareceu a metodologia escolhida e relatou claramente as diferentes fases da pesquisa?

    At 2,0

    5 O(a) candidato(a) demonstrou segurana e conhecimento nas respostas s perguntas?

    At 1,0

    6 - O(a) candidato(a) respondeu adequadamente a questes relacionadas a seu percurso acadmico e a sua disponibilidade para o Curso?

    At 1,0

    Total de cada avaliador

    Mdia geral: ___________

  • SERVIO PBLICO FEDERAL DO PAR

    UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAO

    PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM LETRAS

    SELEO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM LETRAS

    MESTRADO ACADMICO EM LETRAS

    TURMA 2015

    ANEXO 9

    LISTA DE OBRAS BIBLIOGRAFIA INDICATIVA - ESTUDOS LITERRIOS Indicaes gerais: CANDIDO, Antonio. Formao da Literatura Brasileira: momentos decisivos. 7. ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 1993. 2 v. CULLER, Jonathan. Teoria Literria: uma introduo. Trad. Sandra Vasconcelos. So Paulo: Beca, 1999. EAGLETON, Terry. Teoria Literria: uma introduo. 3. ed. Trad. Waltensir Dutra. So Paulo: Martins Fontes, 1997. NITRINI, Sandra. Literatura Comparada. So Paulo: Edusp, 1997.

    Indicaes complementares para cada linha LP 1 - LITERATURA, MEMRIAS E IDENTIDADES FERREIRA, Jerusa Pires. Armadilhas da memria. So Paulo: Ateli Editorial, 2001. 175 p. HALL, Stuart. A identidade cultural na ps-modernidade. Rio de Janeiro: DP & A Editora, 2006. RICOEUR, Paul. A memria, a histria, o esquecimento. Traduo de Alain Franois. Campinas: UNICAMP, 2007. ZUMTHOR, Paul. Introduo poesia oral. Trad. Jerusa Pires Ferreira. So Paulo: Hucitec, 1997. LP 2 - LITERATURA: INTERPRETAO, CIRCULAO E RECEPO CHARTIER, Roger. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os sculos XIV e XVIII. Trad. Mary del Priore. Braslia: UnB, 1994. LAGES, Susana Kampff. Walter Benjamin: traduo e melancolia. So Paulo: EDUSP, 2007. MORETTI, Franco. O romance: histria e teoria. Novos estudos CEBRAP, So Paulo, n. 85, p. 201-212, nov. 2009. SOUZA, Roberto Aczelo de; SALES, Germana (Orgs.). Literatura Brasileira: regio, nao, globalizao. Campinas: Pontes, 2013.

  • SERVIO PBLICO FEDERAL DO PAR

    UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAO

    PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM LETRAS

    SELEO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM LETRAS

    MESTRADO ACADMICO EM LETRAS

    TURMA 2015

    BIBLIOGRAFIA INDICATIVA - ESTUDOS LINGUSTICOS Indicaes gerais ADAM, Jean-Michel. A lingustica textual Introduo anlise textual dos discursos. Trad. Maria das Graas Rodrigues, Joo Gomes da Silva Neto e Eullia Vera Leurquin. So Paulo: Cortez, 2011.

    FIORIN, Jos Luiz (org.). Introduo Lingustica: objetos tericos. So Paulo: Contexto, 2002. 2 v.

    FLORES, Valdir do Nascimento; TEIXEIRA, Marlene. Introduo Lingustica da Enunciao. So Paulo: Contexto, 2005.

    MARTELOTTA, Mario Eduardo (org). Manual de lingustica. So Paulo: Contexto, 2008.

    SAUSSSURE, Ferdinand de. Curso de Lingustica Geral. Trad. Antonio Chellini et alii. 27. ed. So Paulo: Cultrix, 2006.

    Indicaes complementares para cada linha

    LP 3 - ANLISE, DESCRIO E DOCUMENTAO DAS LNGUAS NATURAIS CALVET, Louis-Jean. Sociolingusitica: uma introduo crtica. So Paulo: Parbola, 2002.

    SILVA, Thas Cristfaro. Fontica e Fonologia do Portugus. So Paulo: Contexto, 2000.

    CAGLIARI, Luiz Carlos. Anlise fonolgica. Campinas: Mercado de Letras, 2002.

    MOORE, Denny; GALUCIO, A. V; GABAS JUNIOR, Nilson. O desafio de documentar e preservar as lnguas amaznicas. Scientific American Brasil Amaznia (A Floresta e o Futuro), Brasil, p. 36 43, 01 set. 2008. [Disponvel em: http://saturno.museu-goeldi.br/lingmpeg/portal/downloads/publicacoes/desafio-de-documentar-e-preservar-moore-galucio-gabas.pdf]

    PERINI, Mrio A. Princpios de lingustica descritiva: Introduo ao Pensamento Gramatical. So Paulo: Parbola Editorial, 2006.

    POSSENTI, Srio. Os limites do discurso. So Paulo: Parbola Editorial, 2009.

    ROSA, Maria Carlota. Introduo Morfologia. So Paulo: Contexto, 2000.

    LP 4 - ENSINO-APRENDIZAGEM DE LNGUAS E CULTURAS: MODELOS E AES ANTUNES, Irand. Lngua, texto e ensino outra escola possvel. So Paulo: Parbola, 2009.

    ANTUNES, Irand. Aula de Portugus: encontro & interao. So Paulo: Parbola, 2003.

    BUNZEN, Clcio; MENDONA, Mrcia (Org.). Portugus no ensino mdio e formao do professor. So Paulo: Parbola, 2006.

    CONSELHO DA EUROPA. Quadro Europeu Comum de Referncia para as Lnguas: Aprendizagem, ensino, avaliao. Traduo de Maria Joana Pimentel do Rosrio e

  • SERVIO PBLICO FEDERAL DO PAR

    UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAO

    PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM LETRAS

    SELEO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM LETRAS

    MESTRADO ACADMICO EM LETRAS

    TURMA 2015

    Nuno Verdial Soares. Porto: ASA, 2001. Disponvel em: http://www.asa.pt/downloads/Quadro_Europeu_001_072.pdf.

    FRANCHI, Carlos. Mas o que mesmo gramtica? 2 ed. So Paulo: Parbola, 2008.

    RIOLFI, Cludia R. et al. Ensino de Lngua Portuguesa. So Paulo: Thompson, 2008.

    SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gneros orais e escritos na escola. Traduo e organizao de Roxane Rojo e Glas Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004.