edital me do 2014

16
EDITAL DE SELEÇÃO DOS CURSOS DE DOUTORADO E MESTRADO EM EDUCAÇÃO - INGRESSO 2014 O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇAO (PPGEDU) da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) torna público o Edital do Processo de Seleção para 2014 para ingresso nos Cursos de MESTRADO ACADÊMICO e DOUTORADO em Educação, para o qual o Programa disponibilizará um total geral de 80 vagas, sendo 40 para Mestrado e 40 para o Doutorado. O Processo de Seleção para 2014 será regido pelas normas e procedimentos descritos neste Edital e seus anexos e conduzido pelas Comissões de Avaliação de cada Linha de Pesquisa, seguindo-se os prazos descritos no Cronograma do Processo Seletivo, Anexo I deste Edital. DO PÚBLICO ALVO Artigo 1º - A seleção destina-se aos portadores de diploma de curso de graduação, para candidatos ao Mestrado em Educação e portadores de título de Mestre, para candidatos ao Doutorado em Educação. Parágrafo primeiro - Os candidatos inscritos com colação de grau prevista para ocorrer até 31 de julho de 2014 poderão concorrer mediante a apresentação de Certidão comprobatória de colação de grau, a ser apresentada no período da matrícula no PPGEDU, sob pena de perda da vaga. Parágrafo segundo - O candidato ao Doutorado que não possua o título de Mestre poderá solicitar presencialmente inscrição na Secretaria do PPGEDU, justificando sua pretensão mediante apresentação de documentação comprobatória de produção acadêmica e de larga experiência na área educacional. O pedido será analisado pela respectiva Linha de Pesquisa e, no caso de parecer favorável, homologado pela Comissão de Pós-Graduação (COMPÓS). DA DURAÇÃO E FUNCIONAMENTO DOS CURSOS Artigo 2º - Os prazos de duração e o funcionamento, tanto do curso de Mestrado quanto de Doutorado, observarão o disposto no Regimento Interno do PPGEDU. A carga horária dos cursos, a quantidade de créditos exigida, bem como a regulação de seu aproveitamento, observará o disposto no Regimento Interno do PPGEDU, disponível no site do Programa: www.ufrgs.br/pos. DO PROCESSO SELETIVO Das Vagas Artigo 3º - A oferta de vagas para cada Linha de Pesquisa estará condicionada à capacidade de orientação do seu corpo docente e do Programa como um todo. Portanto, a seleção dependerá da disponibilidade de vagas anunciadas por orientador, em cada Linha de Pesquisa. Artigo 4º - As vagas serão distribuídas e preenchidas por orientador e sua respectiva Linha de Pesquisa, conforme descrito no Anexo II deste Edital. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACED - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Upload: lucas-wurdel

Post on 27-Nov-2015

18 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

EDITAL DE SELEÇÃO DOS CURSOS DE DOUTORADO E MESTRADO EM EDUCAÇÃO - INGRESSO 2014

O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇAO (PPGEDU) da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) torna público o Edital do Processo de Seleção para 2014 para ingresso nos Cursos de MESTRADO ACADÊMICO e DOUTORADO em Educação, para o qual o Programa disponibilizará um total geral de 80 vagas, sendo 40 para Mestrado e 40 para o Doutorado. O Processo de Seleção para 2014 será regido pelas normas e procedimentos descritos neste Edital e seus anexos e conduzido pelas Comissões de Avaliação de cada Linha de Pesquisa, seguindo-se os prazos descritos no Cronograma do Processo Seletivo, Anexo I deste Edital.

DO PÚBLICO ALVO Artigo 1º - A seleção destina-se aos portadores de diploma de curso de graduação, para candidatos ao Mestrado em Educação e portadores de título de Mestre, para candidatos ao Doutorado em Educação.

Parágrafo primeiro - Os candidatos inscritos com colação de grau prevista para ocorrer até 31 de julho de 2014 poderão concorrer mediante a apresentação de Certidão comprobatória de colação de grau, a ser apresentada no período da matrícula no PPGEDU, sob pena de perda da vaga.

Parágrafo segundo - O candidato ao Doutorado que não possua o título de Mestre poderá solicitar presencialmente inscrição na Secretaria do PPGEDU, justificando sua pretensão mediante apresentação de documentação comprobatória de produção acadêmica e de larga experiência na área educacional. O pedido será analisado pela respectiva Linha de Pesquisa e, no caso de parecer favorável, homologado pela Comissão de Pós-Graduação (COMPÓS).

DA DURAÇÃO E FUNCIONAMENTO DOS CURSOS

Artigo 2º - Os prazos de duração e o funcionamento, tanto do curso de Mestrado quanto de Doutorado, observarão o disposto no Regimento Interno do PPGEDU. A carga horária dos cursos, a quantidade de créditos exigida, bem como a regulação de seu aproveitamento, observará o disposto no Regimento Interno do PPGEDU, disponível no site do Programa: www.ufrgs.br/pos.

DO PROCESSO SELETIVO

Das Vagas

Artigo 3º - A oferta de vagas para cada Linha de Pesquisa estará condicionada à capacidade de orientação do seu corpo docente e do Programa como um todo. Portanto, a seleção dependerá da disponibilidade de vagas anunciadas por orientador, em cada Linha de Pesquisa. Artigo 4º - As vagas serão distribuídas e preenchidas por orientador e sua respectiva Linha de Pesquisa, conforme descrito no Anexo II deste Edital.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACED - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Parágrafo único - Na página do PPGEDU, http://www.ufrgs.br/pos, consta a descrição de cada uma das Linhas de Pesquisa, com suas respectivas temáticas e orientadores.

Das Inscrições

Artigo 5º – As inscrições ocorrerão em duas etapas, sendo a primeira, relativa à prova escrita, eliminatória para a etapa seguinte, relativa à apresentação da documentação e entrevista.

Inscrição para a primeira etapa Artigo 6º - As inscrições estarão abertas no período de 10 a 28 de março de 2014, até às 18 horas, devendo ser realizadas presencialmente, junto à Secretaria do Programa, ou através de SEDEX, postadas até o dia 28 de março de 2014, para o endereço: UFRGS – FACULDADE DE EDUCAÇÃO – SECRETARIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO. Av. Paulo Gama, s/n Prédio 12201 – 7º Andar – CEP 90046-900 – Porto Alegre, RS. O candidato deverá apresentar no momento da inscrição a seguinte documentação: I - formulário de inscrição devidamente preenchido, disponível no site: http://www.ufrgs.br/pos durante o período de inscrição; II – uma fotografia 3x4 recente; III – comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais), conforme orientações disponíveis no site: http://www.ufrgs.br/pos IV - cópia de seu diploma de graduação ou comprovante de colação de grau até 31 de julho de 2014, para o Mestrado, e de pós-graduação stricto sensu, para o Doutorado.

Parágrafo primeiro - Não serão homologadas inscrições com qualquer pendência na documentação.

Parágrafo segundo – A taxa de inscrição, uma vez recolhida, não será devolvida em nenhuma hipótese.

Parágrafo terceiro– Ao candidato que declarar carência socioeconômica será facultada a isenção de taxa de inscrição desde que comprove uma renda bruta mensal de até um salário mínimo nacional, por pessoa do grupo familiar. Para esse fim, define-se grupo familiar como o conjunto de pessoas que residem na mesma casa e/ou contribuem para a renda declarada e/ou dependem da renda declarada pelo solicitante. A solicitação de isenção deverá ser encaminhada no período de 17 a 19 de março de 2014, acompanhada de cópias dos documentos de identificação e comprovantes de rendimentos de todos os participantes do grupo familiar, incluindo o solicitante, conforme descrição abaixo:

a) Formulário específico – disponibilizado no site do Programa: www.ufrgs.br/pos durante o período de inscrição; b) Documento de identificação – Carteira ou Cédula de Identidade expedida por Secretaria de Segurança Pública dos Estados, Forças Armadas ou Polícias Militares, Carteira Nacional de Habilitação (expedida a partir da Lei nº 9503 de 01/07/1997), Passaporte, Carteira expedida por Ordens ou Conselhos criados por lei federal e controladores do exercício profissional ou certidão de nascimento – cópia simples. c) Comprovantes de rendimento familiar, define-se como comprovante de rendimentos: - Carteira de trabalho – páginas contendo a identificação, último contrato de trabalho e próxima página em branco – cópia simples. - Contracheque – março de 2014 – cópia simples. - Declaração de rendimento médio mensal, emitida pelo empregador – cópia simples. - Declaração de rendimento médio mensal de trabalho autônomo ou informal (descrever atividade) – assinada pelo requerente e por duas testemunhas ou Guias de Recolhimento do

INSS – março de 2014 – cópia simples. - Declaração de pró-labore emitida por contador – março de 2014 – cópia simples. - Declaração de órgão previdenciário, do banco ou extrato bancário – março de 2014 – para aposentados e pensionistas – cópia simples. - Comprovante de recebimento de pensão alimentícia – março de 2014 – cópia simples.

- cópia completa da declaração do imposto de renda – ano base 2013 - Em caso de desemprego, devem ser apresentadas cópias simples das páginas da Carteira de Trabalho contendo a identificação, último contrato de trabalho e próxima página em branco – cópia simples. - Para comprovação de atividade exclusiva Do Lar, apresentar declaração assinada pelo declarante e por duas testemunhas. d) Comprovante de Residência: define-se como comprovante de residência: - Conta de luz – cópia frente e verso da conta de luz do mês de fevereiro de 2014. A não apresentação de conta de luz implica apresentar justificativa por escrito. Se o titular da conta de luz apresentada não fizer parte do grupo familiar declarado, este deve declarar no verso do comprovante que o solicitante reside naquele endereço. O comprovante não precisa estar quitado. - IPTU, ou recibo de aluguel, ou condomínio, ou imposto predial, - conta de água - conta de telefone. Se o titular do comprovante de pagamento apresentado não fizer parte do grupo familiar declarado, o titular deve declarar no verso do comprovante que o solicitante reside naquele endereço. Os comprovantes devem ser dos meses de março ou de abril de 2014 e não precisam estar quitados – cópia simples.

Inscrição para a segunda etapa Artigo 7º – O candidato aprovado na primeira etapa deverá realizar sua inscrição para a segunda etapa no período de 29 de abril a 09 de maio de 2014, devendo ser realizada presencialmente, junto à Secretaria do Programa, ou através de SEDEX, postado até o dia 09 de maio de 2014, para o endereço: UFRGS – FACULDADE DE EDUCAÇÃO – SECRETARIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO. Av. Paulo Gama, s/n Prédio 12201 – 7º Andar – CEP 90046-900 – Porto Alegre, RS, acompanhada da documentação pertinente.

Parágrafo primeiro - Para inscrição à segunda etapa do Mestrado, o candidato deverá entregar um conjunto encadernado dos seguintes documentos, na ordem indicada: I - formulário de inscrição devidamente preenchido, com indicação do link de seu Currículo Lattes do CNPq atualizado (disponível no site do Programa: www.ufrgs.br/pos durante o período de inscrição); II – cópia do Histórico Escolar da graduação; III - Memorial Descritivo, com até dez páginas, no qual conste uma apresentação das experiências profissionais e acadêmicas que julgar pertinentes, exposição das razões da escolha do Programa, da Linha de Pesquisa e temáticas, bem como a descrição dos seus interesses teóricos. A formatação do texto segue a configuração padrão: fonte 12, Times New Roman ou equivalente e espaço 1,5.

Parágrafo segundo – Para inscrição à segunda etapa do Doutorado, o candidato deverá entregar um conjunto encadernado com os seguintes documentos, na ordem indicada: I - formulário de inscrição devidamente preenchido (disponível no site do Programa: www.ufrgs.br/pos durante o período de inscrição), com indicação do link de seu Currículo Lattes do CNPq atualizado (a Comissão de Seleção se reserva o direito de solicitar exemplares

de produções bibliográficas, se assim julgar oportuno); II – cópia do Histórico Escolar do Mestrado; III – Memorial Descritivo, com até dez páginas, no qual conste análise das experiências profissionais e acadêmicas, uma exposição das razões da escolha do Programa e da Linha de Pesquisa, bem como uma reflexão sobre os seus interesses teóricos. A formatação do texto segue a configuração padrão: fonte 12, Times New Roman ou equivalente e espaço 1,5; IV – Anteprojeto de Tese com até vinte páginas, articulado com a Linha de Pesquisa escolhida, contendo: problema; objetivos; justificativa; fundamentação teórica; metodologia; referências. A formatação do texto segue a configuração padrão: fonte 12, Times New Roman ou equivalente e espaço 1,5.

Parágrafo terceiro - Não serão homologadas inscrições com qualquer pendência na documentação.

Parágrafo quarto - A inscrição será homologada pela Coordenação do PPGEDU após análise da documentação apresentada.

Parágrafo quinto - A lista das inscrições homologadas será divulgada no site http://www.ufrgs.br/pos e no mural do PPGEDU, conforme cronograma de Seleção.

Da Seleção Artigo 8º - Integram as Comissões de Seleção os docentes pertencentes ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS. Artigo 9º - O processo de seleção constará de duas etapas, sendo a primeira de caráter eliminatório, tanto para o candidato ao Curso de Mestrado quanto ao Curso de Doutorado, e com nota 7 (sete) como nota mínima para aprovação:

Primeira Etapa: prova escrita Artigo 10 - As Linhas de Pesquisa designarão suas respectivas Comissões de Seleção, que serão compostas por, no mínimo, 3 (três) docentes, os quais acompanharão o processo seletivo e terão como atribuições: (a) elaborar as questões temáticas da Prova Escrita; (b) analisar a documentação apresentada; (c) avaliar a prova escrita; (d) realizar entrevista; (e) proceder à aprovação ou reprovação do candidato. Artigo 11 - A prova terá duração de quatro horas e consistirá em questões dissertativas sobre temas educacionais e será avaliada mediante os seguintes critérios: (1) atenção ao enunciado, com resposta objetiva à questão temática proposta; (2) articulação dos argumentos com os debates contemporâneos sobre educação; (3) estruturação de texto com consistência argumentativa; (4) interlocução com os referenciais teóricos indicados pela Linha de Pesquisa; (5) precisão e correção da linguagem.

Parágrafo primeiro - A prova não será identificada.

Parágrafo segundo - O ingresso nas salas de realização das provas só será permitido até às 14 horas, na data e local descritos no Anexo I deste Edital.

Parágrafo terceiro - Durante a Prova Escrita não será permitida consulta bibliográfica e uso de equipamentos eletrônicos.

Parágrafo quarto - Ao candidato com necessidades especiais serão oferecidas condições

adequadas à realização da seleção, condicionadas à informação registrada no formulário de inscrição.

Parágrafo quinto - A prova será lida por, no mínimo, dois avaliadores, pertencentes à Comissão de Seleção, que atribuirão grau de zero a dez, conforme os critérios acima descritos. A nota da prova escrita expressa a média aritmética das notas dadas pelos avaliadores.

Parágrafo sexto – As referências de leitura indicadas para a prova escrita estão contidas em Bibliografia sugerida, Anexo III deste Edital.

Artigo 12 - Recursos poderão ser encaminhados ao Programa de Pós-Graduação em Educação, por escrito, através de abertura de processo junto ao Protocolo Geral da Universidade, nos dias 29 e 30 de abril de 2014, conforme cronograma do processo de seleção, Anexo I. As respostas aos recursos serão informadas em 05 de maio de 2014.

Segunda Etapa: análise da documentação e entrevista Artigo 13 - Os candidatos aprovados na Primeira Etapa serão avaliados e selecionados mediante a análise dos documentos entregues (Currículo Lattes, Memorial Descritivo, Histórico Escolar, acrescido de Anteprojeto de Tese no caso do candidato ao Curso de Doutorado) de acordo com os seguintes critérios: (a) análise do mérito acadêmico do Currículo Lattes e do Histórico Escolar da graduação, no caso do Curso de Mestrado, ou Histórico Escolar do Mestrado, no caso do Curso de Doutorado; (b) análise do mérito acadêmico do Memorial Descritivo, considerando a coerência entre a trajetória de trabalho e o tema a ser pesquisado; (c) análise do Anteprojeto de Tese, considerando a relevância do objeto e problema de pesquisa, a Linha de Pesquisa para a qual está se candidatando, a adequação teórico-metodológica às temáticas e abordagens da LP e a possibilidade de orientação do trabalho proposto. Artigo 14 – As datas, horários e locais das entrevistas serão divulgados no site do Programa: www.ufrgs.br/pos conforme descrito no Anexo I deste Edital. A Comissão de Seleção de cada Linha de Pesquisa entrevistará os candidatos sobre seu perfil acadêmico e sua inserção no campo da Educação. Os candidatos serão arguidos sobre sua trajetória profissional, a adequação às temáticas e abordagens da Linha de Pesquisa; e quanto ao domínio dos elementos caracterizadores da pesquisa no campo educacional, com destaque para os referenciais teóricos da Linha de Pesquisa.

Parágrafo primeiro - O Currículo Lattes e o Histórico Escolar serão analisados por, no mínimo, dois avaliadores, pertencentes à Comissão de Seleção, que atribuirão grau de zero a dez conforme os critérios acima descritos. A nota do Currículo Lattes e do Histórico Escolar expressa a média aritmética das notas dadas pelos avaliadores.

Parágrafo segundo - O Memorial Descritivo será analisado por, no mínimo, dois avaliadores, pertencentes à Comissão de Seleção, que atribuirão grau de zero a dez conforme os critérios acima descritos. A nota do Memorial Descritivo expressa a média aritmética das notas dadas pelos avaliadores.

Parágrafo terceiro - O Anteprojeto de Tese será analisado por, no mínimo, dois avaliadores, pertencentes à Comissão de Seleção, que atribuirão grau de zero a dez conforme os critérios acima descritos. A nota do Anteprojeto de Tese expressa a média aritmética das notas dadas pelos avaliadores.

Parágrafo quarto - A entrevista será realizada na Faculdade de Educação com, no mínimo, dois avaliadores, pertencentes à Comissão de Seleção, que atribuirão grau de zero a dez conforme

os critérios acima descritos. A nota da entrevista expressa a média aritmética das notas dadas pelos avaliadores.

Artigo 15 - Ao conjunto de avaliações da segunda etapa será atribuída uma nota de zero a dez, que resultará da média das notas obtidas com os seguintes pesos:

Parágrafo primeiro – Para candidatos ao curso de Mestrado serão considerados os seguintes pesos: I - prova escrita: peso 3,5 II - currículo Lattes e Histórico Escolar: peso 1,5 III - memorial Descritivo: peso 2,5 IV - entrevista: peso 2,5

Parágrafo segundo – Para candidatos ao curso de Doutorado serão considerados os seguintes pesos: I - prova escrita: peso 2,5 II - currículo Lattes e Histórico Escolar: peso 1,5 III - memorial Descritivo: peso 1,5 IV - entrevista: peso 2 V - anteprojeto de Tese: peso 2,5

Parágrafo terceiro - Serão aprovados os candidatos que obtiverem nota final igual ou superior a sete, sendo selecionados para ingresso os de nota mais alta, por orientador, os quais ocuparão as vagas designadas. Os demais aprovados permanecerão como suplentes, classificados por orientador, e poderão ser chamados até 31 de março de 2014, caso haja impedimento ou desistência dos selecionados.

Parágrafo quarto - Em caso de empate, se necessário, será considerado aprovado aquele candidato que tiver obtido a nota mais alta na prova escrita. Persistindo o empate, serão utilizados como critérios de desempate: as notas mais altas na entrevista; na análise do Currículo Lattes, Memorial Descritivo, Histórico Escolar, acrescido de Anteprojeto de Tese no caso de candidato ao Curso de Doutorado.

DOS RESULTADOS Artigo 16 - Após o exame da documentação encaminhada pelas Comissões de Seleção, a COMPÓS homologará os resultados do Processo de Seleção, reservando-se o direito de consultar as Comissões, se necessário. Artigo 17 - A lista dos candidatos aprovados será divulgada até às 18 horas do dia 11 de junho de 2014, no site http://www.ufrgs.br/pos e no mural do PPGEDU, seguida da lista de suplentes, com a respectiva classificação por orientador.

Parágrafo único - O PPGEDU reserva-se o direito de não preencher todas as vagas. Artigo 18 - Recursos poderão ser encaminhados ao Programa de Pós-Graduação em Educação, por escrito, através de abertura de processo junto ao Protocolo Geral da Universidade, nos dias 12 e 13 de junho de 2014, conforme cronograma do processo de seleção, Anexo I. As respostas aos recursos serão informadas até 17 de junho de 2014.

DO INGRESSO

Artigo 19 – O candidato selecionado deverá efetuar sua matrícula na Secretaria do Programa conforme calendário acadêmico a ser divulgado oportunamente no site http://www.ufrgs.br/pos

Parágrafo único – Não é permitido ao aluno selecionado o trancamento de matrícula no 1º semestre do curso. A não realização de matrícula no período correspondente implicará na perda da vaga.

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS Artigo 20 – O ingresso nos Cursos de Mestrado e Doutorado não implica a concessão automática de Bolsa de Estudos. A concessão de bolsas é realizada anualmente, em processo seletivo específico regido por edital próprio. Artigo 21 – Fazem parte deste edital, integrando para todos os efeitos o seu conteúdo, de modo inseparável, os seguintes anexos: I – Anexo I – Cronograma do processo de seleção II – Anexo II – Quadro de vagas oferecidas por orientador III – Anexo III – Bibliografia sugerida para a prova escrita Artigo 22 – Os casos omissos ou situações não previstas neste documento serão resolvidos pela Comissão de Pós-Graduação, consultando as Comissões de Seleção, quando necessário. Porto Alegre, 25 de novembro de 2013.

Maria Stephanou Coordenadora do PPGEDU/UFRGS

ANEXO I CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO

INSCRIÇÕES – 1ª ETAPA 10 a 28 de março de 2014

PEDIDO DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO 17 a 19 de março de 2014

RESULTADO DAS ISENÇÕES CONCEDIDAS 21 de março de 2014

DIVULGAÇAO DAS INSCRIÇÕES HOMOLOGADAS 04 de abril de 2014

PROVA ESCRITA 11 de abril de 2014

(sexta- feira - 14 horas – FACED/UFRGS)

DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS DA PROVA ESCRITA 28 de abril de 2014

ENCAMINHAMENTO DE RECURSOS 29 e 30 de abril de 2014

RESULTADO DOS RECURSOS 05 de maio de 2014

INSCRIÇÕES – 2ª ETAPA E DIVULGAÇÃO DA ESCALA DE ENTREVISTAS

29 de abril a 09 de maio de 2014

ENTREVISTAS 19 a 30 de maio de 2014

APROVAÇÃO DOS SELECIONADOS PELA COMPÓS 09 de junho de 2014

DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS FINAIS 11 de junho de 2014

ENCAMINHAMENTO DE RECURSOS 12 e 13 de junho de 2014

RESULTADO DOS RECURSOS 17 de junho de 2014

VIGÊNCIA DO EDITAL 31 de março de 2015

ANEXO II QUADRO DE VAGAS OFERECIDAS POR ORIENTADOR

ESTUDOS CULTURAIS EM EDUCAÇÃO

Docentes Vagas

ME DO

Adriana da Silva Thoma 2 -

Alfredo José da Veiga-Neto - 3

Clarice Salete Traversini 1 1

Lodenir Becker Karnopp 2 -

Luis Henrique Sacchi dos Santos 2 -

Maria Lúcia Castagna Wortmann - 2

Marisa Cristina Vorraber Costa - 2

Rosa Maria Hessel Silveira - 1

Total de Vagas 7 9

POLÍTICAS E GESTÃO DE PROCESSOS EDUCACIONAIS

Docentes Vagas

ME DO

Maria Aparecida Bergamaschi 2 1

Nalú Farenzena - 1

Natalia de Lacerda Gil 2 -

Neusa Chaves Batista 1

Total de Vagas 5 2

EDUCAÇÃO ESPECIAL E PROCESSOS INCLUSIVOS

Docentes Vagas

ME DO

Carla K. Vasques 2 -

Claudio Roberto Baptista 1 1

Liliana Passerino 2 1

Total de Vagas 5 2

UNIVERSIDADE: TEORIA E PRÁTICA

Docentes Vagas

ME DO

Maria Estela Dal Pai Franco - 1

Denise Balarine Cavalheiro Leite 2 2

Total de Vagas 2 3

PSICOPEDAGOGIA, SISTEMAS DE ENSINO/ APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Docentes Vagas

ME DO

Beatriz Vargas Dorneles - 1

Ricardo Burg Ceccim 1 2

Sergio Roberto Kieling Franco 1 1

Total de Vagas 2 4

HISTÓRIA, MEMÓRIA E EDUCAÇÃO

Docentes Vagas

ME DO

Alceu Ravanello Ferraro 2

Doris Bittencourt Almeida 2 -

Zita Possamai 2 -

Total de Vagas 6 -

EDUCAÇÃO, SEXUALIDADE E RELAÇÕES DE GÊNERO

Docentes Vagas

ME DO

Dagmar E. Meyer 1 1

Fernando Seffner - 3

Total de Vagas 1 4

TRABALHO, MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO

Docentes Vagas

ME DO

Johannes Doll 1 1

Jorge Alberto Rosa Ribeiro 2 1

Maria Clara Bueno Fischer 1 1

Total de Vagas 4 3

INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO

Docentes Vagas

ME DO

Patricia Alejandra Behar 2 -

Total de Vagas 2 -

ÉTICA, ALTERIDADE E LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO

Docentes Vagas

ME DO

Fabiana de Amorim Marcello 1 1

Luciana Gruppelli Loponte - 1

Luis Armando Gandin 1 3

Rosa Maria Bueno Fischer 1 2

Simone Zanon Moschen - 2

Total de Vagas 3 9

EDUCAÇÃO: ARTE LINGUAGEM TECNOLOGIA

Docentes Vagas

ME DO

Analice Dutra Pillar 1 1

Gilberto Icle - 1

Margarete Axt 2 1

Total de Vagas 3 3

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Docentes Vagas

ME DO

Rosane Aragon de Nevado 1 1

Total de Vagas 1 1

ANEXO III BIBLIOGRAFIA SUGERIDA PARA A PROVA ESCRITA - 2014

SUGESTÃO DE PERIÓDICOS PARA TODAS AS LINHAS

Revista Educação & Realidade (disponível em http://www.ufrgs.br/edu_realidade/ )

Revista Brasileira de Educação (disponível em http://www.anped.org.br/internas/ver/numeros-anteriores?m=7 )

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA PARA A PROVA ESCRITA POR LINHA DE PESQUISA

ESTUDOS CULTURAIS EM EDUCAÇÃO

Revista Brasileira de Educação. Cultura, Culturas e Educação. Rio de Janeiro: ANPED, n. 23, mai/ago 2003.

(disponível em http://www.anped.org.br/internas/ver/numeros-anteriores?m=7 ou

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=1413-247820030002&lng=pt&nrm=iso

Revista Educação & Realidade. Governamentalidade & Educação. Porto Alegre: FACED/UFRGS, v.34, n.2,

mai/ago 2009. (disponível em: http://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/index)

BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

SARAIVA, Karla & MARCELLO, Fabiana de Amorim. (Orgs.). Estudos Culturais e educação; desafios atuais.

Canoas: Ed. da ULBRA, 2012. (Partes I e II, até p. 216)

SILVEIRA, Rosa Maria Hessel (Org.). Cultura, poder e Educação. Canoas: Ed. da ULBRA, 2011. (2ª. ed.)

POLÍTICAS E GESTÃO DE PROCESSOS EDUCACIONAIS MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000. CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil - o longo caminho. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2001.

EDUCAÇÃO & REALIDADE. Educação & Realidade, v. 36, n. 2, p. 337-543, maio/ago. 2011 [sessão temática

Pesquisar em Educação]. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/issue/archive

REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO. RBPAE, v. 29, n. 2, p. 187-388,

maio/ago. 2013 [número especial – A Constituição Federal 25 Anos Depois: balanços e perspectivas da

participação da sociedade civil nas políticas educacionais]. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/rbpae.

REVISTA EDUCAÇÃO & SOCIEDADE. Educ. Soc., v. 33, n. 120, p. 687-914, jul./set. 2012 [dossiê Desigualdades

e Diversidade na Educação]. Disponível em:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=0101-733020120003&lng=pt&nrm=iso

EDUCAÇÃO ESPECIAL E PROCESSOS INCLUSIVOS

VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

MATURANA, Humberto; VARELA, Francisco. A árvore do conhecimento: as bases biológicas do

entendimento humano. São Paulo: Palas Athena, 2001.

MANNONI, Maud. Educação impossível. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1988.

CAIADO, Katia; JESUS, Denise: BAPTISTA, Claudio. (Org.s) Professores e educação especial: formação em

foco (vol. 1 e 2). Porto Alegre: Mediação, 2011.

BAPTISTA, Claudio (Org.) Inclusão e escolarização: múltiplas perspectivas. Porto Alegre: Mediação, 2009.

MIRANDA, T. G.; GALVÃO FILHO, T. A. (Org.) O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e

lugares. Salvador: EDUFBA, 491 p., 2012. Disponível gratuitamente em:

http://www.galvaofilho.net/noticias/baixar_livro.htm

UNIVERSIDADE: TEORIA E PRÁTICA

1- Conhecimento, Avaliação e Redes de Colaboração. (DeniseLeite e Elizeth Gonzaga dos Santos Lima – orgs.). Porto Alegre: Sulina, 2012.

2- Diversidade Cultural Viver Diferenças e Enfrentar Desigualdades na Educação. (Caregnato, Célia Elizabete; Bombassaro, Luiz Carlos orgs). Erechim: Novello & Carbonelli, 2013.

3- Sob a espada de Dâmocles: relação dos professores com a docência e ambiente de trabalho no ensino privado. Porto Alegre: Carta editor, 2013.

PSICOPEDAGOGIA, SISTEMAS DE ENSINO/APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO EM SAÚDE

PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virginia e ESCOSSIA, Liliana da (Org.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. 1 ed, 2 reimpr. Porto Alegre: Sulina, 2012

LAVILLE, Cristian & DIONNE, Jean. A Construção do Saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. UFMG, ARTMED, 1997. MINAYO, Maria Cecília de Souza. (1998) . O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. Hucitec-Abrasco. São Paulo-Rio de Janeiro.

YIN, Robert Estudos de casos. Planejamento e método. Porto Alegre: Bookman, 2005.

VERGNAUD, Gérard. A criança, a matemática e a realidade. Curitiba: Ed da UFPR, 2009.

HISTÓRIA, MEMÓRIA E EDUCAÇÃO

ALMEIDA, Dóris Bittencourt. As memórias e a História da Educação: aproximações teórico-metodológicas.

História da Educação, ASPHE, v.13, n.27, 2009.

ALMEIDA, Dóris. O Crisol: periódico das alunas do Colégio Americano (Porto Alegre/RS, 1945-1964). História

da Educação, v.17, p. 251-266, 2013

POSSAMAI, Z. R. Nos bastidores do museu: patrimônio e passado da cidade de Porto Alegre. Porto Alegre:

Est Edições, 2001.

POSSAMAI, Zita Rosane. (In) Visibilidades do passado: os percursos da relação entre História e memória

nos museus. In: GRAEBIN, Cleusa Maria Gomes; SANTOS, Nádia Weber. (Orgs.). Memória Social: questões

teóricas e metodológicas. Canoas: UnilaSalle, 2013. P. 207-225

FERRARO, Alceu Ravanello. Escolarização no Brasil: articulando as perspectivas de gênero, raça e classe social.Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n.2, p. 505-526, maio/ago. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v36n2/a06v36n2.pdf

FERRARO, Alceu Ravanello. História inacabada do analfabetismo no Brasil. São Paulo: Cortez, 2009. Principalmente Capítulo 7 – Quem são os analfabetos? Cruzando as perspectivas de classe, raça, gênero e geração (p.143-170).

EDUCAÇÃO, SEXUALIDADE E RELAÇÕES DE GÊNERO

FELIPE, Jane; GUIZZO, Bianca; BECK, Dinah (org.). Infâncias, gênero e sexualidade nas tramas da cultura e

da educação. Canoas: Ed. da ULBRA, 2013.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação. Uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis:

Vozes, 2010

LOURO, Guacira Lopes (Org.) O corpo educado: Pedagogias da Sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica

Editora, 2010

LOURO, Guacira Lopes; FELIPE, Jane; GOELLNER, Silvana (Orgs.): Corpo, gênero e sexualidade. Um debate

contemporâneo na Educação. Petrópolis: Vozes, 2010

MEYER, Dagmar E. E.; SOARES, Rosângela. F. R. (Orgs.) Corpo, gênero e sexualidade. Porto Alegre:

Mediação, 2004.

MEYER, Dagmar E.E. & PARAÍSO, Marlucy Alves. Metodologias de Pesquisas Pós-Críticas em Educação.

Belo Horizonte, Mazza Edições, 2012

Artigos sobre gênero, sexualidade e educação disponíveis na Revista Educação e Realidade e na Revista de

Estudos Feministas.

TRABALHO, MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO

GAMBOA, Silvio Sánchez. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. Chapecó: Argos, 2007, 193 p.

GOMEZ, Carlos Minayo et al. Trabalho e Conhecimento: dilemas na educação do trabalhador. São Paulo:

Cortez Editora, 2012, 6a Edição.

TIRIBA, LIa; CIAVATTA, Maria. (org.) Trabalho e Educação de jovens e adultos. Brasília: LIber LIvro e Editora

UFF, 2011.

INFORMÁTICA A EDUCAÇÃO

BEHAR, Patricia Alejandra (org.). Modelos Pedagógicos para a Educação a Distância. Porto Alegre: Artmed, 2009. COLL, Cesar et al. Psicologia da Educação Virtual. ArtMed, 2010. LITTO, Frederic M.; FORMIGA, Marcelo (orgs.). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009 – 2011, vol. 1 e 2 SANTAROSA, L et. Al. Tecnologias Digitais Acessíveis. Porto Alegre: Engenho de Ideias, 2010. VYGOTSKY, S. Formação Social da Mente. Sao Paulo: Ed. Martins Fontes, 2001. BEHAR, Patricia Alejandra. Competências em Educação a Distância. Penso: Porto Alegre, 2013. SANTAROSA, L e CONFORTO. Formacao de Professores em Tecnologias Digitais Acessíveis. Porto Alegre: EVANGRAF, 2012.

ÉTICA, ALTERIDADE E LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO

FISCHER, Rosa. Trabalhar com Foucault: arqueologia de uma paixão. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 2008, 28ª ed..

FREUD, Sigmund. O mal-estar na cultura. Porto Alegre: LP&M, 2010. HYPOLITO, Álvaro. M.; GANDIN, Luís Armando (Orgs.). Educação em tempos de incertezas. Belo Horizonte: Autêntica, 2003, 2ª Ed. HERMANN, Nadja. Ética e estética: a relação quase esquecida. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2005.

EDUCAÇÃO: ARTE LINGUAGEM TECNOLOGIA

Para candidatos à temática Educação e Artes Visuais BARBOSA, Ana Mae; AMARAL, Lilian (Orgs.). Interterritorialidade: mídias, contextos e educação. São Paulo: SENAC SP; SESCSP, 2008. Dossiê Arte e Educação. Educação & Realidade, Porto Alegre, v.30, n.2, jul/dez.2005, disponível em http://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/issue/view/921 Para candidatos à temática Estudos Teatrais e Educação FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do Saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.

GUMBRECHT, Hans Ulrich. Produção da presença: o que o sentido não consegue transmitir. Rio de Janeiro: PUC-Rio/Contraponto, 2010. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre: UFRGS, toda a coleção on line, disponível em www.seer.ufrgs.br/presenca Para candidatos à temática Estudos em linguagem interação cognição BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003 (Adendos: p. 261-410). Revista Informática na Educação: teoria & prática, volume 11, n.1 (2008), on line, disponível em http://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/issue/view/681

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

NEVADO. R. A.; CARVALHO, M. J. S. e MENEZES, C. S. (Org.). Aprendizagem em Rede na Educação a

Distância: Estudos e Recursos para Formação de Professores. Porto Alegre: Ricardo Lenz, 2007.

MOORE, M.; KEARSLEY, G. Educação a Distância: uma visão integrada. São Paulo: Thomson Leraning.2007.

PETERS, O. A Educação a Distância em Transição. São Leopoldo: Editora UNISINOS, 2003.

VALENTE, J; BUSTAMANTE, S. (Org). Educação a Distância: prática e formação do profissional reflexivo.

AVERCAMP, S.P.,2009.