edital do processo seletivo 2016/1 ... - sc.senai.br · de aprendizagem no senai/sc” (previstos...

12
EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2016/1 APRENDIZAGEM INDUSTRIAL – CURSOS ABERTOS À COMUNIDADE 1.0 Das inscrições 1.1 O período das inscrições para o processo seletivo dos cursos de Aprendizagem Industrial abertos à comunidade para o primeiro semestre de 2016 será entre os dias 16/11/2016 a 07/12/2015. 1.2 A inscrição será realizada pessoalmente nas unidades do SENAI e o candidato deve estar munido de: - Carteira de Identidade original (RG); - CPF; - Carteira Profissional: - Comprovante de escolaridade. Obs: O candidato poderá obter a ficha de inscrição por meio do link abaixo: Ficha de inscrição – Processo Seletivo Aprendizagem Industrial 2016/1 1.3 A inscrição será efetuada pelo candidato ou, no seu impedimento, por um representante legal, munido da documentação citada no item 1.2. 1.4 A inscrição configura o reconhecimento e a aceitação, pelo candidato, de todas as normas e instruções previstas neste edital. O não cumprimento dos procedimentos de inscrição estabelecidos implicará no seu cancelamento com consequente impedimento de participação do candidato no processo seletivo. 1.5 O candidato poderá realizar a inscrição em qualquer unidade do SENAI, mas deverá realizar a prova na unidade em que pleiteará o curso. 2.0 Das vagas 2.1 As vagas disponíveis para cursos de aprendizagem industrial, estão descritas no anexo 1. 3.0 Pré-requisitos O candidato deverá atender e comprovar os seguintes requisitos, quando de sua inscrição: 3.1 Idade: No ato da matrícula o candidato deve ter, no mínimo, 14 anos e, no máximo, idade que lhe permita concluir o curso antes de completar 24 anos. Caso o candidato seja pessoa com deficiência, não haverá limite máximo de idade. 3.2 Escolaridade: O candidato deverá estar matriculado e frequentando a escola regular, caso não tenha concluído o Ensino Médio. O candidato deverá comprovar que está matriculado no Ensino Fundamental, preferencialmente a partir no 8º ano.

Upload: lamdieu

Post on 09-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2016/1

APRENDIZAGEM INDUSTRIAL – CURSOS ABERTOS À COMUNIDA DE 1.0 Das inscrições 1.1 O período das inscrições para o processo seletivo dos cursos de Aprendizagem Industrial abertos à comunidade para o primeiro semestre de 2016 será entre os dias 16/11/2016 a 07/12/2015. 1.2 A inscrição será realizada pessoalmente nas unidades do SENAI e o candidato deve estar munido de: - Carteira de Identidade original (RG); - CPF; - Carteira Profissional: - Comprovante de escolaridade. Obs: O candidato poderá obter a ficha de inscrição por meio do link abaixo:

Ficha de inscrição – Processo Seletivo Aprendizagem Industrial 2016/1 1.3 A inscrição será efetuada pelo candidato ou, no seu impedimento, por um representante legal, munido da documentação citada no item 1.2. 1.4 A inscrição configura o reconhecimento e a aceitação, pelo candidato, de todas as normas e instruções previstas neste edital. O não cumprimento dos procedimentos de inscrição estabelecidos implicará no seu cancelamento com consequente impedimento de participação do candidato no processo seletivo. 1.5 O candidato poderá realizar a inscrição em qualquer unidade do SENAI, mas deverá realizar a prova na unidade em que pleiteará o curso. 2.0 Das vagas 2.1 As vagas disponíveis para cursos de aprendizagem industrial, estão descritas no anexo 1. 3.0 Pré-requisitos O candidato deverá atender e comprovar os seguintes requisitos, quando de sua inscrição: 3.1 Idade: No ato da matrícula o candidato deve ter, no mínimo, 14 anos e, no máximo, idade que lhe permita concluir o curso antes de completar 24 anos. Caso o candidato seja pessoa com deficiência, não haverá limite máximo de idade. 3.2 Escolaridade: O candidato deverá estar matriculado e frequentando a escola regular, caso não tenha concluído o Ensino Médio. O candidato deverá comprovar que está matriculado no Ensino Fundamental, preferencialmente a partir no 8º ano.

Nota 1 : a comprovação da escolaridade do aprendiz com deficiência intelectual, deve ser emitida pela Instituição de referência na deficiência que compõem o Grupo de Apoio local, devendo considerar, sobretudo, as competências relacionadas com a profissionalização (CLT. Art. 428, §6°). 3.3 Disponibilidade para Contratação: O candidato deverá ter disponibilidade para ser contratado como Jovem Aprendiz e caso seja contratado, poderá existir a necessidade de realização de atividades no contra turno do curso ao qual irá realizar. O candidato que não possuir disponibilidade, poderá mesmo assim inscrever-se neste processo seletivo, porém, para efeitos de seleção, terá atribuído para este critério, a pontuação 0 (zero), enquanto que o candidato que possui disponibilidade somará 04 pontos. Nota 2: A disponibilidade para contratação será atestada por meio de preenchimento de Declaração de disponibilidade para Contratação, que deverá ser assinada pelo candidato e também por seu responsável legal (caso seja menor de idade). A declaração poderá ser obtida diretamente nas unidades do SENAI/SC onde há oferta de vagas de Aprendizagem Industrial ou pelo link abaixo.

Formulário de Declaração de disponibilidade para Contratação

Obs: As informações disponibilizadas pelo candidato na referida declaração, serão utilizadas para efeito de direcionamento de contratação de alunos. Caso o candidato informe ter disponibilidade e no momento do encaminhamento para contratação alegar indisponibilidade, poderá perder a matrícula junto ao SENAI. A disponibilidade para contratação está prevista na legislação da Aprendizagem, e visa inserir jovens e adolescentes no mundo do trabalho. 3.4 Preferências para alunos que nunca tenham realizado outro curso de Aprendizagem no SENAI/SC: Para efeitos de seleção, o candidato que já tenha realizado outro curso de aprendizagem no SENAI/SC, terá atribuído para este critério, a pontuação 0 (zero), enquanto que o candidato que nunca realizou cursos de aprendizagem no SENAI/SC, somará 01 ponto. 4.0 Da prova de seleção 4.1 A prova de seleção será realizada no dia 09/12/2015, no período matutino (das 08h30min às 11h30min) e vespertino (das 14h às 17h). 4.2 A prova escrita será composta de 20 questões objetivas sendo que cada questão terá um peso de 0,25 pontos, somando um total de 5,0 pontos. As questões serão distribuídas entre as disciplinas de Língua Portuguesa (10 questões) e Matemática (10 questões). Cada questão terá apenas uma resposta correta. O conteúdo programático da prova está disponível no anexo 2. 4.3 O candidato terá o tempo de 3 horas para resolução da prova. 4.4 Para realizar a prova, o candidato deverá estar munido de: • Cédula de Identidade original (RG) ou outro documento oficial de identidade que contenha a fotografia do candidato; • Caneta esferográfica azul ou preta; • Comprovante de inscrição

4.5 Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar documento oficial de identidade, por motivo de perda, roubo ou furto, deverá ser apresentado documento que comprove o registro do fato em órgão policial, expedido no máximo em 30 dias, sendo o candidato submetido à identificação especial. Os documentos deverão estar em perfeitas condições, de forma a permitir a identificação do candidato com clareza. 4.6 Os portões dos locais de realização da prova serão fechados a partir do horário de início da mesma, conforme item 3.1. Será, portanto, proibida a entrada de candidatos após esse horário. 4.7 Não será permitido ao candidato manter em seu poder, durante a permanência no local da prova, qualquer tipo de equipamento eletrônico de telecomunicação (transmissão e/ou recepção), bem como agendas eletrônicas, calculadoras, livros ou materiais impressos. 4.8 Não será permitido ao candidato, em nenhuma situação e sob nenhum pretexto, ausentar-se da sala onde esteja prestando prova portando o caderno de teste ou folha de respostas. 4.9 O candidato somente poderá retirar-se definitivamente do local da prova, decorridos 30 minutos do início de sua realização. Os três últimos candidatos somente poderão retirar-se definitivamente do local da prova juntos. 4.10 Após o término da prova o caderno teste não será entregue ao candidato, mas poderá ser consultado na Unidade em até uma semana após a divulgação do resultado. Para verificação o candidato deverá apresentar comprovante de inscrição e documento de identidade. 4.11 O candidato deverá seguir atentamente todas as orientações para a realização da prova, pois o não cumprimento das mesmas poderá causar-lhe prejuízos, inclusive o de anulação da prova. 4.12 Caberá à Comissão Técnica, mediante recomendação da banca examinadora, anular questões da prova. 4.13 As reclamações sobre questões da prova serão consideradas, se apresentadas pelo candidato, por escrito, em até 24 horas após a conclusão da mesma. 4.14 A Comissão Coordenadora dos processos seletivos dos cursos de Aprendizagem Industrial do SENAI reserva-se o direito de alterar datas, horários e locais de prova, desde que razões imperiosas o exijam. A divulgação das eventuais mudanças será feita com a necessária antecedência. 4.15 Conforme preconiza a Lei Nº 13146 de 06 de julho 2015, em seu artigo 8º, o candidato com deficiência comprovada por meio de laudo médico e inscrito dentro do período de inscrições previsto neste edital, terá sua vaga assegurada, sem a necessidade de realização de prova. Nota 3: Caso o número de candidatos com deficiência seja maior que o numero de vagas ofertadas, será observado o critério de ordem de chegada.

4.16 A candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realização da prova deverá levar um acompanhante que ficará em sala reservada para essa finalidade e que será responsável pela guarda da criança. O tempo necessário para a amamentação estará incluído no tempo previsto para a realização da prova. 4.17 O candidato que, por motivo de saúde, necessitar realizar a prova em hospital ou clínica deverá enviar um representante, na coordenação local, até 01 hora antes do início da prova, munido da guia de inscrição e atestado médico que comprove esta necessidade, sob pena de não ser atendido. 5.0 Da apuração do resultado e classificação dos ca ndidatos 5.1 Será eliminado do processo seletivo o candidato que: • Faltar à prova; • Chegar após o horário de início da prova; • Fizer uso de calculadoras; • Portar aparelhos de comunicação de qualquer espécie; • Tentar manter comunicação com outros candidatos ou outras pessoas durante a realização da prova; • Apresentar atitude indevida em relação aos aplicadores e coordenadores do processo seletivo; 5.2 As provas serão corrigidas de acordo com os gabaritos oficiais elaborados pela banca examinadora. 5.3 A chamada para matrícula será feita com base na ordem decrescente da nota final obtida no processo seletivo, somada a pontuação dos critérios de “Disponibilidade para Contratação” e “Preferência para alunos que nunca tenham realizado outro curso de Aprendizagem no SENAI/SC” (previstos nos itens 3.3 e 3.4 deste edital), obedecida à opção do candidato pelo curso no ato da inscrição e de acordo com o número de vagas disponíveis. Ex 1 – Obteve na prova escrita um total de 4,0 pontos, possui disponibilidade para contratação (comprovada por meio de preenchimento de Declaração de disponibilidade para Contratação) e nunca realizou outros cursos de aprendizagem industrial no SENAI. Neste caso, o aluno terá uma pontuação final de 9,0 pontos (Nota da prova + pontuação por disponibilidade de contratação + pontuação por nunca ter realizado outro curso de aprendizagem industrial no SENAI/SC). Ex 2 – Obteve na prova escrita um total de 6,0 pontos, não possui disponibilidade para contratação e já realizou outro curso de aprendizagem industrial no SENAI/SC. Neste caso, o aluno terá uma pontuação final de 6,0 pontos (apenas a pontuação da prova escrita). 5.4 Na classificação, em caso de empate na nota final, será obedecido o critério de maior idade para desempate.

6.0 Da divulgação dos resultados 6.1 A lista dos aprovados será divulgada no mural da unidade do SENAI onde o aluno realizou a prova até o dia 12/12/2015. 7.0 Da matrícula 7.1 O candidato selecionado no processo deverá efetuar sua matrícula na escola do SENAI/SC para a qual foi classificado. 7.2 O período de matrículas dos candidatos aprovados será de 18/01/2016 até 28/01/2016. 7.3 No ato da matrícula o candidato ou seu responsável legal deverá apresentar, obrigatoriamente, a via original e uma cópia dos seguintes documentos: • Cédula de Identidade (RG); • CPF – original e cópia; • Comprovante de residência; • Comprovante de escolaridade, emitido pela instituição de ensino na qual o aluno esteja matriculado ou certificado ou declaração de conclusão do Ensino Médio; • Carteira Profissional. Nota 4: O candidato aprovado, se menor de 18 anos, deverá comparecer acompanhado dos pais ou responsável legal, munidos de RG e CPF. 7.4 Os alunos que, por crença religiosa, estejam impedidos de frequentar as aulas ministradas às sextas-feiras, após às 18h e aos sábados até às 18h devem apresentar, no ato da matrícula, declaração assinada e com o timbre da Entidade Religiosa. (Lei n.º11.225/99, de 20 de novembro de 1999). 7.5 Será considerado desistente o candidato que não efetuar a matrícula com a documentação obrigatória e no período determinado neste edital.

Anexo 1

Relação de vagas de Aprendizagem Industrial por Mun icípio

Município CursosTotal de

Vagas

Vagas

Matutino

Vagas

Vespertino

Blumenau Aprendizagem Industrial de Confeccionador de Moldes e Roupas 99 60 39

Blumenau Aprendizagem Industrial de Desenhista Arquitetônico 39 26 13

Blumenau Aprendizagem Industrial de Desenhista de Produto de Moda 106 61 45

Blumenau Aprendizagem Industrial de Desenhista Mecânico 52 28 24

Blumenau Aprendizagem Industrial de Eletricista de Manutenção 24 24 0

Blumenau Aprendizagem Industrial de Eletrônico de Manutenção Industrial 22 22 0

Blumenau Aprendizagem Industrial de Mecânico de Automóveis e Caminhões 58 31 27

Blumenau Aprendizagem Industrial de Mecânico de Usinagem 56 28 28

Blumenau Aprendizagem Industrial de Oficial de Edificações 29 0 29

Blumenau 485 280 205

Caçador Aprendizagem Industrial de Confeccionador de Moldes e Roupas 31 0 31

Caçador Aprendizagem Industrial de Eletricista de Instalações Industriais 20 20 0

Caçador Aprendizagem Industrial de Eletrônico de Manutenção Industrial 22 0 22

Caçador Aprendizagem Industrial de Mecânico de Manutenção de Máquinas em Geral 48 24 24

Caçador Aprendizagem Industrial de Mecânico de Usinagem 54 30 24

Caçador Aprendizagem Industrial de Operador de Máquinas de Fabricar Papel 33 0 33

Caçador Aprendizagem Industrial de Suporte e Manutenção em Microcomputadores e Redes Locais 4 0 4

Caçador Aprendizagem Industrial em Informática 16 16 0

Caçador 228 90 138

Canoinhas Aprendizagem Industrial de Assistente Administrativo Industrial 16 0 16

Canoinhas 16 0 16

Chapecó Aprendizagem Industrial de Assistente de Planejamento e Controle de Produção 8 8 0

Chapecó Aprendizagem Industrial de Desenhista Mecânico 26 26 0

Chapecó Aprendizagem Industrial de Eletricista de Manutenção 31 20 11

Chapecó Aprendizagem Industrial de Mecânico de Manutenção de Máquinas em Geral 46 26 18

Chapecó Aprendizagem Industrial de Suporte e Manutenção em Microcomputadores e Redes Locais 35 29 6

Chapecó Aprendizagem Industrial em Fabricação e Conservação de Alimentos 46 33 14

Chapecó Aprendizagem Industrial em Informática 27 22 5

Chapecó 219 164 54

São Lourenço do Oeste Aprendizagem Industrial de Suporte e Manutenção em Microcomputadores e Redes Locais 27 0 27

São Lourenço do Oeste 27 0 27

Concórdia Aprendizagem Industrial de Mecânico de Usinagem 30 0 30

Concórdia Aprendizagem Industrial de Pedreiro de Edificações 30 0 30

Concórdia 60 0 60

Ipumirim Aprendizagem Industrial em Informática 61 29 32

Ipumirim 61 29 32

Criciúma Aprendizagem Industrial de Desenhista Mecânico 34 0 34

Criciúma Aprendizagem Industrial de Mecânico de Automóveis e Caminhões 69 35 34

Criciúma Aprendizagem Industrial de Mecânico Geral 70 35 35

Criciúma Aprendizagem Industrial de Padeiro e Confeiteiro 70 35 35

Criciúma Aprendizagem Industrial de Programador de Computador 65 33 34

Criciúma Aprendizagem Industrial de Suporte e Manutenção em Microcomputadores e Redes Locais 32 0 32

Criciúma Aprendizagem Industrial de Eletricista de Manutenção Eletroeletrônica 34 0 34

Criciúma 374 138 238

Município CursosTotal de

Vagas

Vagas

Matutino

Vagas

Vespertino

Florianópolis Aprendizagem Industrial de Desenhista de Animação 35 35 0

Florianópolis Aprendizagem Industrial de Programador de Computador 34 0 34

Florianópolis 69 35 34

Indaial Aprendizagem Industrial de Confeccionador de Moldes e Roupas 19 0 19

Indaial Aprendizagem Industrial de Desenhista de Produto de Moda 26 26 0

Indaial Aprendizagem Industrial de Desenhista Mecânico 30 26 4

Indaial Aprendizagem Industrial de Torneiro Mecânico 35 23 12

Indaial 110 75 35

Pomerode Aprendizagem Industrial de Confeccionador de Moldes e Roupas 9 0 9

Pomerode Aprendizagem Industrial de Desenhista de Produto de Moda 25 25

Pomerode Aprendizagem Industrial de Desenhista Mecânico 8 0 8

Pomerode Aprendizagem Industrial de Mecânico de Usinagem 17 17 0

Pomerode Aprendizagem Industrial de Suporte e Manutenção em Microcomputadores e Redes Locais 16 16 0

Pomerode 75 58 17

Timbó Aprendizagem Industrial de Confeccionador de Moldes e Roupas 47 33 14

Timbó Aprendizagem Industrial de Eletrônico de Manutenção Industrial 13 0 13

Timbó Aprendizagem Industrial em Informática 10 10 0

Timbó Aprendizagem Industrial de Eletricista Industrial 43 27 16

Timbó Aprendizagem Industrial de Programador de Computador 30 30 0

Timbó 143 100 43

Balneário Camboriú Aprendizagem Industrial de Assistente Administrativo Industrial 35 0 35

Balneário Camboriú 35 0 35

Itajaí Aprendizagem Industrial de Assistente Administrativo Industrial 60 30 30

Itajaí Aprendizagem Industrial de Assistente de Operações Logísticas 61 31 30

Itajaí Aprendizagem Industrial de Caldeireiro Montador Naval 60 30 30

Itajaí Aprendizagem Industrial de Desenhista de Produto de Moda 70 35 35

Itajaí Aprendizagem Industrial de Eletricista de Manutenção 31 13 18

Itajaí Aprendizagem Industrial de Mecânico de Usinagem 60 30 30

Itajaí Aprendizagem Industrial de Operador de Processos na Indústria de Alimentos 35 35 0

Itajaí Aprendizagem Industrial de Assistente de Produção 70 35 35

Itajaí 447 239 208

Guaramirim Aprendizagem Industrial de Assistente Administrativo Industrial 5 5 0

Guaramirim 5 5 0

Jaraguá do Sul Aprendizagem Industrial de Confeccionador de Moldes e Roupas 4 0 4

Jaraguá do Sul Aprendizagem Industrial de Desenhista de Produto de Moda 19 19 0

Jaraguá do Sul Aprendizagem Industrial de Eletricista de Instalações Industriais 17 0 17

Jaraguá do Sul Aprendizagem Industrial de Eletrônico de Manutenção Industrial 13 13 0

Jaraguá do Sul Aprendizagem Industrial de Desenhista Mecânico 11 0 11

Jaraguá do Sul Aprendizagem Industrial Mecânico de Usinagem 7 0 7

Jaraguá do Sul 71 32 39

Schroeder Aprendizagem Industrial de Ajustador Mecânico 32 0 32

Schroeder Aprendizagem Industrial de Confeccionador de Moldes e Roupas 28 28 0

Schroeder Aprendizagem Industrial de Eletrônico de Manutenção Industrial 26 0 26

Schroeder Aprendizagem Industrial de Mecânico de Automóveis e Caminhões 30 0 30

Schroeder Aprendizagem Industrial de Programador de Computador 27 27 0

Schroeder Aprendizagem Industrial de Suporte e Manutenção em Microcomputadores e Redes Locais 24 0 24

Schroeder 167 55 112

Município CursosTotal de

Vagas

Vagas

Matutino

Vagas

Vespertino

Araquari Aprendizagem Industrial em Assitente de Produção 25 0 25

Araquari Aprendizagem Industrial de Eletricista de Manutenção 20 0 20

Araquari 45 0 45

Joinville (Norte) Aprendizagem Industrial de Ajustador Mecânico 25 16 9

Joinville (Norte) Aprendizagem Industrial de Assistente de Produção 29 29 0

Joinville (Norte) Aprendizagem Industrial de Confeccionador de Moldes e Roupas 33 0 33

Joinville (Norte) Aprendizagem Industrial de Desenhista Mecânico 24 0 24

Joinville (Norte) 111 45 66

Joinville (Sul) Aprendizagem Industrial de Desenhista Mecânico 16 16 0

Joinville (Sul) Aprendizagem Industrial de Eletricista de Manutenção 18 9 9

Joinville (Sul) Aprendizagem Industrial de Mecânico de Manutenção de Máquinas em Geral 13 0 13

Joinville (Sul) Aprendizagem Industrial de Mecânico de Usinagem 33 18 15

Joinville (Sul) 80 43 37

Lages Aprendizagem Industrial de Desenhista Mecânico 37 25 12

Lages Aprendizagem Industrial de Eletricista de Instalações Industriais 20 0 20

Lages Aprendizagem Industrial de Eletricista de Instalações Prediais 23 23 0

Lages Aprendizagem Industrial de Eletricista de Manutenção 15 15 0

Lages Aprendizagem Industrial de Marceneiro 29 29 0

Lages Aprendizagem Industrial de Mecânico de Usinagem 7 0 7

Lages Aprendizagem Industrial de Programador de Computador 14 14 0

Lages Aprendizagem Industrial de Suporte e Manutenção em Microcomputadores e Redes Locais 24 0 24

Lages 169 106 63

Otacilio Costa Aprendizagem Industrial de Eletricista de Instalações Industriais 13 13 0

Otacilio Costa Aprendizagem Industrial de Eletricista de Manutenção 5 0 5

Otacilio Costa 18 13 5

Campos Novos Aprendizagem Industrial de Eletricista de Manutenção 20 0 20

Campos Novos 20 0 20

Capinzal Aprendizagem Industrial de Desenhista Mecânico 29 0 29

Capinzal Aprendizagem Industrial em Fabricação e Conservação de Alimentos 16 0 16

Capinzal 45 0 45

Joaçaba Aprendizagem Industrial de Desenhista Mecânico 19 0 19

Joaçaba Aprendizagem Industrial de Mecânico de Usinagem 15 0 15

Joaçaba 34 0 34

Luzerna Aprendizagem Industrial de Eletricista de Manutenção 12 0 12

Luzerna Aprendizagem Industrial em Informática 13 0 13

Luzerna Aprendizagem Industrial de Suporte e Manutenção em Microcomputadores e Redes Locais 19 0 19

Luzerna 44 0 44

Rio do Sul Aprendizagem Industrial de Assistente Administrativo 11 0 11

Rio do Sul Aprendizagem Industrial de Confeccionador de Moldes e Roupas 21 0 21

Rio do Sul Aprendizagem Industrial de Desenhista Arquitetônico 29 29 0

Rio do Sul Aprendizagem Industrial de Desenhista Mecânico 20 0 20

Rio do Sul Aprendizagem Industrial de Eletricista de Manutenção 21 0 21

Rio do Sul Aprendizagem Industrial de Mantenedor de Sistemas de Automação Industrial 16 0 16

Rio do Sul Aprendizagem Industrial de Mecânico de Usinagem 22 0 22

Rio do Sul Aprendizagem Industrial em Informática 18 18 0

Rio do Sul Aprendizagem Industrial em Manutenção Eletromecânica 30 30 0

Rio do Sul 188 77 111

Município CursosTotal de

Vagas

Vagas

Matutino

Vagas

Vespertino

São Bento do Sul (Centenário) Aprendizagem Industrial de Eletricista de Instalações Industriais 56 30 26

São Bento do Sul (Centenário) Aprendizagem Industrial de Mecânico de Manutenção de Máquinas em Geral 26 26 0

São Bento do Sul (Centenário) Aprendizagem Industrial de Mecânico de Usinagem 58 30 28

São Bento do Sul (Centenário) Aprendizagem Industrial em Prototipista 23 23 0

São Bento do Sul (Centenário) Aprendizagem Industrial em Controle dos Processos da Qualidade 19 0 19

São Bento do Sul (Centenário) 182 109 73

São Bento (Serra Alta) Aprendizagem Industrial de Confeccionador de Moldes e Roupas 29 0 29

São Bento (Serra Alta) 29 0 29

Rio Negrinho Aprendizagem Industrial de Marceneiro 23 0 23

Rio Negrinho Aprendizagem Industrial de Mecânico de Manutenção de Máquinas em Geral 15 0 15

Rio Negrinho Aprendizagem Industrial em Controle dos Processos da Qualidade 10 0 10

Rio Negrinho 48 0 48

Mafra Aprendizagem Industrial de Assistente Administrativo Industrial 11 0 11

Mafra Aprendizagem Industrial de Mecânico de Manutenção de Máquinas em Geral 19 0 19

Mafra 30 0 30

São José Aprendizagem Industrial de Eletricista de Instalações Industriais 33 0 33

São José Aprendizagem Industrial de Eletricista de Instalações Prediais 67 34 33

São José Aprendizagem Industrial de Eletrônico de Manutenção Industrial 32 0 32

São José Aprendizagem Industrial de Programador de Computador 55 29 25

São José Aprendizagem Industrial de Suporte e Manutenção em Microcomputadores e Redes Locais 62 31 31

São José Aprendizagem Industrial em Assistente de Logística Industrial 56 28 28

São José 305 122 182

Palhoça Aprendizagem Industrial de Desenhista Arquitetônico 61 31 30

Palhoça Aprendizagem Industrial de Oficial de Edificações 32 0 32

Palhoça Aprendizagem Industrial de Marceneiro 33 0 33

Palhoça 126 31 95

Sâo Miguel do Oeste Aprendizagem Industrial de Desenhista Mecânico 34 0 34

Sâo Miguel do Oeste Aprendizagem Industrial de Eletricista de Manutenção 24 0 24

Sâo Miguel do Oeste Aprendizagem Industrial em Mecânico de Manutenção de Máquinas em Geral 12 0 12

São Miguel do Oeste 70 0 70

Tijucas Aprendizagem Industrial de Ceramista 12 0 12

Tijucas Aprendizagem Industrial de Suporte e Manutenção em Microcomputadores e Redes Locais 12 0 12

Tijucas Aprendizagem Industrial de Desenhista Arquitetônico 29 0 29

Tijucas 53 0 53

São João Batista Aprendizagem Industrial de Confeccionador de Calçados 31 27 4

São João Batista Aprendizagem Industrial em Informática 7 7 0

São João Batista 38 34 4

Capivari de Baixo Aprendizagem Industrial de Eletricista de Instalações Industriais 21 0 21

Capivari de Baixo Aprendizagem Industrial de Soldador Mecânico 17 0 17

Capivari de Baixo 38 0 38

Videira Aprendizagem Industrial de Eletricista de Instalações Industriais 30 0 30

Videira Aprendizagem Industrial de Mecânico de Manutenção de Máquinas em Geral 27 0 27

Videira Aprendizagem Industrial de Suporte e Manutenção em Microcomputadores e Redes Locais 50 28 22

Videira Aprendizagem Industrial de Torneiro Mecânico 63 34 29

Videira Aprendizagem Industrial em Fabricação e Conservação de Alimentos 68 35 33

Videira 238 97 141

Xanxerê Aprendizagem Industrial de Eletricista de Manutenção 48 0 48

Xanxerê Aprendizagem Industrial de Mecânico de Usinagem 47 0 47

Xanxerê Aprendizagem Industrial de Desenhista Mecânico 16 0 16

Xanxerê 111 0 111

Anexo 2

Conteúdo programático da prova de seleção

Língua Portuguesa:

• Interpretação de texto; • Sinônimos e antônimos; • Sentido próprio e figurado das palavras; • Ortografia oficial; • Acentuação gráfica; • Pontuação; • Substantivo e adjetivo: flexão de gênero, número e grau; • Verbos: regulares, irregulares e auxiliares. Emprego de pronomes, preposições

e conjunções; • Emprego e sentido que imprime às relações que estabelecem; • Concordância verbal e nominal.

Matemática:

• Números inteiros: operações e propriedades; • Números racionais: representação fracionária e decimal: operações e

propriedades; • Razão e proporção; • Porcentagem; • Juros simples; • Regra de três simples; • Equação do 1º grau; • Sistema métrico: medidas de tempo, comprimento, superfície e capacidade; • Relação entre grandezas: tabelas e gráficos; • Raciocínio lógico; • Resolução de situações-problema; • Medidas de ângulos e tipos; • Teorema de Pitágoras.

Rede SENAI/SC

Unidades SENAI/SC