edital de licitaÇÃo nº - camaramaua.sp.gov.br de preço...  · web viewprocesso n.º 1085 adm....

67
1 TOMADA DE PREÇO Nº 03/2009 PROCESSO N. º 1085 ADM. 092/2009 ABERTURA: 24 DE AGOSTO DE 2009 ENCERRAMENTO: 24 DE AGOSTO DE 2009 HORARIO: 9:00 HORAS OBJETO: Contratação de empresa especializada para fornecimento de diversos sistemas aplicativos, inclusive equipamentos, com respectivas cessões de direitos e licenças de uso mensal, sem exclusividade, compreendendo migração, customização, instalação, manutenção técnica, e treinamento de pessoal nas diversas áreas da Câmara Municipal, conforme anexo II. 1. PREÂMBULO 1.1. Tornamos público, a quem possa interessar, que por determinação do Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Mauá, Vereador JOSÉ ROGÉRIO MOREIRA SANTANA, em conformidade com o processo nº 1085 ADM. 092/2009, encontra-se aberta, nesta Edilidade, sede à Av. João Ramalho, 305 Vila Noêmia – Mauá - SP a presente licitação na modalidade Tomada de Preço, do tipo Técnica e Preço, a qual será realizada, processada e julgada de acordo com a Lei Federal nº 8.666, de 21.06.93 e alterações posteriores e pelas normas estabelecidas no presente Edital. 1.2. Os envelopes contendo documentos de habilitação, proposta técnica e proposta comercial, escriturados na forma disposta pelo item 7.1 deste Edital, deverão ser entregues na Seção de Protocolo da Câmara Municipal de Mauá, no endereço supramencionado, até às 09:00 (nove) horas do dia 24 de agosto de 2009. 1.3. Considerando que: a) A Câmara Municipal de Mauá , tem seus programas instalados com Banco de Dados Relacional SQL SERVER já desenvolveu uma cultura de informática com a utilização deste tipo de ferramenta. b) Todos os programas já utilizam linguagem visual e suportados em plataforma Windows 98, no mínimo; c) Já utiliza o sistema de digitalização em Word e planilha em Excel, no mínimo o Office 97; d) E que nenhum dos softwares a serem instalados e/ou atualizados deverá causar incompatibilidade com outros já instalados na Câmara Municipal de Mauá, sendo que a sua perfeita adequação será de responsabilidade única e exclusiva da empresa a ser contratada,

Upload: vokhue

Post on 08-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1

TOMADA DE PREÇO Nº 03/2009

PROCESSO N.º 1085 ADM. 092/2009ABERTURA: 24 DE AGOSTO DE 2009ENCERRAMENTO: 24 DE AGOSTO DE 2009HORARIO: 9:00 HORASOBJETO: Contratação de empresa especializada para fornecimento de diversos sistemas aplicativos,

inclusive equipamentos, com respectivas cessões de direitos e licenças de uso mensal, sem exclusividade, compreendendo migração, customização, instalação, manutenção técnica, e treinamento de pessoal nas diversas áreas da Câmara Municipal, conforme anexo II.

1. PREÂMBULO

1.1. Tornamos público, a quem possa interessar, que por determinação do Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Mauá, Vereador JOSÉ ROGÉRIO MOREIRA SANTANA, em conformidade com o processo nº 1085 ADM. 092/2009, encontra-se aberta, nesta Edilidade, sede à Av. João Ramalho, 305 Vila Noêmia – Mauá - SP a presente licitação na modalidade Tomada de Preço, do tipo Técnica e Preço, a qual será realizada, processada e julgada de acordo com a Lei Federal nº 8.666, de 21.06.93 e alterações posteriores e pelas normas estabelecidas no presente Edital.

1.2. Os envelopes contendo documentos de habilitação, proposta técnica e proposta comercial, escriturados na forma disposta pelo item 7.1 deste Edital, deverão ser entregues na Seção de Protocolo da Câmara Municipal de Mauá, no endereço supramencionado, até às 09:00 (nove) horas do dia 24 de agosto de 2009.

1.3. Considerando que:

a) A Câmara Municipal de Mauá , tem seus programas instalados com Banco de Dados Relacional SQL SERVER já desenvolveu uma cultura de informática com a utilização deste tipo de ferramenta.b) Todos os programas já utilizam linguagem visual e suportados em plataforma Windows 98, no mínimo;c) Já utiliza o sistema de digitalização em Word e planilha em Excel, no mínimo o Office 97;d) E que nenhum dos softwares a serem instalados e/ou atualizados deverá causar incompatibilidade com outros já instalados na Câmara Municipal de Mauá, sendo que a sua perfeita adequação será de responsabilidade única e exclusiva da empresa a ser contratada,

Resolve adotar as características técnicas descritas na presente Tomada de Preços, do tipo técnica e preço de acordo com o Art. 45, Parágrafo 4.º da Lei 8666/93.

2. DO OBJETO

2.1. Constitui objeto desta licitação a contratação de empresa especializada para fornecimento de diversos sistemas aplicativos, inclusive equipamentos, com respectivas cessões de direitos e licenças de uso mensal, sem exclusividade, compreendendo migração, customização, instalação, manutenção técnica, treinamento de pessoal nas diversas áreas da Câmara Municipal de Mauá, conforme consta do Anexo II, que faz parte integrante deste Edital.

2.2. A contratação abrangerá o período inaugural de 12 (doze) meses e dar-se-á por termo contratual específico, conforme minuta que acompanha este edital, que constitui o seu Anexo III.

3. DA EXECUÇÃO3.1. Os programas aplicativos deverão ser plenamente integrados entre si, bem como estarem desenvolvidos em linguagem visual, utilizando Windows 98 ou superior nas estações de trabalho e utilizar banco de dados Relacional.

3.1.1. Será aceito outro Banco de Dados Relacional desde que o custo seja suportado pela empresa licitante, sem custos adicionais a CÂMARA, considerando as informações do Anexo IV.

2

3.2. Promover as manutenções corretivas e preventivas em todos os sistemas e equipamentos instalados, através da colocação de técnicos da empresa sempre que necessário junto a CÂMARA aptos a prestar os devidos esclarecimentos sobre o regular funcionamento dos respectivos programas. Promover o treinamento dos usuários nas dependências da CÂMARA, considerando o número informado no Anexo IV.

4. DOS RECURSOS FINANCEIROS

4.1. As despesas com a execução da contratação correrão por conta da dotação orçamentária vigente de código 3390.39.00 – Outros Serviços de Terceiros – Pessoa Jurídica.

5. DO FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES

5.1. Câmara Municipal de Mauá, fornecerá todas as informações e esclarecimentos referentes ao objeto desta licitação, devendo os pedidos serem formulados por escrito e protocolados na CÂMARA até 5 (cinco) dias úteis antes da data fixada para a entrega dos envelopes. Após esse prazo subentende-se que as informações e elementos técnicos fornecidos são suficientemente claros e precisos para possibilitar a apresentação dos documentos e a elaboração das propostas técnica e comercial, não cabendo à Licitante direito a reclamações posteriores.

5.2. Os esclarecimentos prestados a quaisquer das Licitantes serão transmitidos às demais, sempre por escrito.

5.3. Os pedidos de informações deverão ser dirigidos à Comissão de Licitações, sempre por escrito, podendo ser feitos através do fax (11.) 4555 1870, e-mail [email protected] ou entregues pessoalmente na Secretaria da Câmara Municipal, no horário de expediente, ou seja, de segunda à sexta-feira, das 9:00 às 16:00 horas.

6. DAS CONDICÕES DE PARTICIPAÇÃO

6.1. A presente licitação está aberta a todas as empresas do ramo de atividade pertinente ao seu objeto, previamente cadastrados nesta CÂMARA, que protocolarem suas propostas e documentos em conformidade com os termos do presente edital, desde que:

a) não tenham sido declaradas inidôneas para contratar com o Poder Público; b) não estejam em processos de falência ou concordata; e c) não estejam impedidas de transacionar com o Poder Público.

6.2. Não serão aceitas empresas reunidas em consórcios.

6.3. Os interessados em participar desta licitação deverão, obrigatoriamente, efetuar visita as instalações da CÂMARA, para inteirarem-se de todos os aspectos referentes à execução do objeto licitatório. Para todos os efeitos considerar-se-á que a licitante tem pleno conhecimento da natureza dos serviços, não podendo os licitantes alegar posteriormente a insuficiência de dados e/ou de informações pertinentes. Dessa visita receberão o respectivo Atestado, que deverá ser apresentado juntamente com os demais documentos de habilitação exigidos por este edital.

6.4. A participação nesta licitação está condicionada também a garantia através de fiança bancária ou seguro-garantia na importância de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), a título de garantia da proposta, que deverá ser providenciado até o dia 21 de agosto de 2009, cujo comprovante será apresentado juntamente com os demais documentos de habilitação. 6.5. A restituição dessa garantia às demais empresas será feita após a assinatura do contrato com a licitante vencedora, mediante solicitação por escrito.

3

À Câmara Municipal de MauáRef.: Tomada de Preços n.º 03/09.Encerramento: 24/08/09, às 9:00 horas.ENVELOPE N.º 1 – Documentos de HabilitaçãoENVELOPE N.º 2 – Proposta Técnica ENVELOPE N.º 3 – Proposta Comercial

7. DA APRESENTAÇÃO E ENTREGA DOS ENVELOPES7.1. As Licitantes deverão apresentar os documentos e propostas em 3 (três) envelopes fechados e invioláveis, contendo em seus anversos a identificação da empresa proponente e o numero da Tomada de Preço, conforme mencionado no item 1.2, e deverão conter os seguintes dizeres, conforme o Envelope:

8. DOS DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO (ENVELOPE N.º 1)

8.1. No Envelope n.º 1 deverão ser apresentados, em 1 (uma) via, os documentos a seguir discriminados, em original ou por qualquer processo de cópia autenticada por cartório competente ou pelos membros da Comissão de Licitação, mediante apresentação dos originais para confronto, sem emendas, rasuras, numerados seqüencialmente na ordem definida neste edital:

8.1.1. Certificado de Registro Cadastral (CRC), em plena validade emitido pela Prefeitura do Município de Mauá;

8.1.2. Prova de regularidade relativa à Seguridade Social (CND), em plena validade;

8.1.3. Prova de regularidade relativa ao FGTS (CRS), em plena validade;

8.1.4. Prova de regularidade para com as Fazendas Federal (Certidão Negativa de Dívida Ativa da União e Certidão Negativa de Débitos de Tributos e Contribuições Federais), Estadual e Municipal do domicílio ou sede do Licitante, ou outra equivalente na forma da lei, com prazo de validade em vigor;

8.1.5. Certidão Negativa de Falência, Concordata e Recuperação Judicial, de acordo com a Lei Federal nº 11.101/2005, expedida pelo Cartório Distribuidor da sede da Pessoa Jurídica, expedida em data não inferior a 60 (sessenta) dias da data da entrega dos envelopes;

8.1.6. Comprovação de aptidão para desempenho de atividade pertinente e compatível em caraterísticas, quantidades e prazos com o objeto da licitação, e indicação das instalações, do aparelhamento e do pessoal técnico adequado e disponível para a realização do objeto da licitação, bem como da qualificação de cada um dos membros da equipe técnica que se responsabilizará pelos trabalhos;

8.1.7. Comprovante de ter efetuado a garantia através de fiança bancaria ou seguro-garantia no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) , conforme item 6.4 deste edital;

8.1.8. Atestado de visita à CÂMARA, comprovando o pleno conhecimento das instalações e demais condições preexistentes.

8.1.9. Prova de capital social mínimo de R$ 10.000,00 (dez mil reais), integralizado e registrado até a data do encerramento desta licitação. A comprovação desse Capital Social deverá ser feita mediante a apresentação do Balanço exigível do ano anterior, devidamente registrado na junta Comercial, ou certidão simplificada expedida por aquele órgão.

4

8.1.10. Declaração de representante legal para responder pela empresa em atividades ligadas à presente licitação, com completa identificação e atribuições específicas.

8.1.10.1. A não apresentação desta declaração não implica na inabilitação da empresa licitante.

8.1.1.11. Declaração, na qual a licitante se obriga, após a implantação (instalação e customização) e treinamento, entregar os seguintes itens pertencentes a documentação do Sistema: 1. Dicionário de dados (no qual deverá constar os nomes de todas as tabelas que compõem o sistema, e para cada uma delas todos os nomes dos campos com suas respectivas descrições detalhadas) 2. Diagrama do Modelo Entidade Relacionamento (conceitual, lógico e físico), contendo todos os relacionamentos (chave primária x chave estrangeira) entre as entidades que compõe a estrutura da base de dados, bem como sua relação de cardinalidade;

8.1.1.12 Declaração de que o sistema está adequado ao AUDESP conforme regulamentação do tribunal de contas do estado de São Paulo

8.1.1.12.1 Comprovante, emitido via site pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, de remessa de informações para o Sistema Audesp (status “armazenado”, consistentes elas em Cadastros Contábeis, Balancete Isolado Conta Contábil, e, Balancete Isolado Conta Corrente Serão admitidos apenas comprovantes de transmissão de dados de março, abril e maio 2009 dentro dos prazos estipulados pelo Tribunal de Contas, e, ainda, de cliente(s) da licitante devidamente identificado no Protocolo de transmissão, que o fizeram via software por ela cedido.

8.2 Os documentos deverão ser apresentados na ordem descrita neste ato convocatório , com suas páginas numeradas, a fim de facilitar os trabalhos de conferência e analise dos mesmos.

8.3. Os documentos originais apresentados para confrontação com as fotocópias não autenticadas serão devolvidos, após conferência pela Comissão de Licitações aos presentes, ficando à disposição os dos não presentes.

8.4. Não constando do documento seu prazo de validade, será aceito documento emitido até 180 (cento e oitenta) dias imediatamente anteriores à data de sua apresentação;

9. DA PROPOSTA TÉCNICA (ENVELOPE N.º 2)

9.1. O Envelope n.º 2 deverá conter a proposta técnica em 1 (uma) via, assinada, encadernada sem folhas soltas, numerada e rubricada em cada folha, sem emendas ou rasuras, abordando obrigatoriamente os seguintes tópicos:

9.1.1. Informações sobre a licitante que permitam avaliar seu nível de capacitação técnica e sua experiência como prestadora de serviços de informática;

9.1.2. Descrição detalhada dos serviços e sistemas ofertados pela licitante, evidenciando a adequação da solução ao estabelecido no Anexo II;

9.1.3. Cronograma de adequação e implantação dos sistemas e início efetivo de operacionalidade.

9.1.4. Os prazos de início e conclusão da instalação em perfeito funcionamento serão contados a partir da emissão e recebimento da Ordem de Serviço pelo Licitante contratado.

9.1.5. Os sistemas deverão ser implantados e colocados em funcionamento no prazo máximo oferecido pela Licitante em sua proposta técnica a contar da emissão e recebimento da Ordem de Serviço.

9.1.5.1. Serão desclassificadas propostas técnicas que excedam o prazo máximo de 60 (sessenta) dias para a instalação e entrega dos programas em perfeito funcionamento.

5

9.2. No caso do signatário da proposta ser um procurador da licitante, deverá constar também o respectivo instrumento de procuração.

10. DA PROPOSTA COMERCIAL (ENVELOPE N.º 3)

10.1. A proposta comercial deve ser apresentada em 1 (uma) via, conforme modelo do Anexo I deste edital, sendo que seus documentos deverão estar dispostos ordenadamente e numerados seqüencialmente.

10.2. Os preços propostos abrangerão todas as despesas e custos da licitante, sejam os decorrentes de mão de obra, encargos fiscais, sociais, previdenciários e trabalhistas, seguros, impostos, taxas, emprego, substituição de equipamentos, bem como quaisquer outras despesas diretas ou indiretas relacionadas com a perfeita execução do objeto desta licitação e seu percentual de lucratividade.

10.3. As despesas decorrentes com a instalação dos sistemas aplicativos tratados no Anexo II, deste edital, serão de responsabilidade da contratada;

10.4. O prazo de validade da proposta será de no máximo 60 (sessenta) dias, contados da data de abertura do Envelope n .º 01 "DOCUMENTAÇÃO”;

10.5. A proposta deverá conter a razão social, CNPJ e endereço do licitante, nome do signatário e sua função ou cargo na firma, tudo de modo bem legível;

10.6. O preço pela licença de uso e manutenção dos sistemas (unitários e totais) será determinado com base nas informações constantes no ANEXO II, deste Edital;

10.7. O Preço Total Mensal Básico, em algarismo e por extenso, será obtido da somatória de "A" (sistemas) e "B" (equipamentos) referenciados no ANEXO I; conforme a seguir: (A + B)

10.7.1 . Preço total dos serviços de implantação, treinamento e customização que serão pagos após a realização dos serviços.

10.7.2. O preço do 1º ano do contrato será obtido pela somatória de “A” + “B” x 12, (A) sistemas, (B) equipamentos x 12 meses, sendo o total somado A, “C” (implantação, treinamento e customização).

10.8. Os sistemas só serão cobrados após a devida implantação, sendo que a ordem de início da implantação será fornecida , por sistema, através de O .S (Ordem de Serviço) expedida pelo Diretor Geral;

10.9. È permitida a transcrição do modelo de proposta para preenchimento em formulário próprio da empresa licitante, devendo, contudo, serem mantidos os termos do referido modelo de proposta, sob pena de desclassificação da proposta, a critério da Comissão de Licitações, em função da relevância do fato;

10.10. No caso do signatário da proposta ser um procurador da licitante, deverá constar também o respectivo instrumento de procuração.

11. DOS PROCEDIMENTOS REFERENTES AO RECEBIMENTO E ABERTURA DOS ENVELOPES

11.1. Os envelopes contendo os documentos de habilitação e as propostas técnica e comercial deverão ser entregues até a data limite, horário e local estipulados no preâmbulo deste Edital.

11.2. No dia, hora e local designados, na presença dos Licitantes ou seus representantes que comparecerem e demais pessoas que quiserem assistir ao ato, a Comissão iniciará os trabalhos examinando os envelopes, os quais serão rubricados pelos seus componentes e representantes presentes, procedendo-se a seguir à abertura dos Envelopes N.º 1 “Documentos de Habilitação”, sendo conservados intactos e sob a guarda da Comissão de Licitação os Envelopes N.º 2 e 3, referentes às “Proposta Técnica” e “Proposta Comercial” respectivamente.

6

11.3. Em nova sessão da Comissão de Licitação, após divulgados os resultados da análise dos documentos de habilitação e observados os prazos recursais, nos termos do artigo 109 da Lei 8666/93, serão abertos os Envelopes n.º 2 das Licitantes habilitadas.

11.4. Caso todas as empresas estejam representadas na sessão de abertura do envelope n.º 1 e declararem expressamente que abrem mão do direito de interposição de recurso sobre a decisão da Comissão de Licitação quanto a esta fase da licitação, poderão ser abertos os Envelopes n.º 2 – Proposta Técnica.

11.5. Os envelopes “Proposta Técnica” e Proposta Comercial” das Licitantes que não tenham sido habilitadas não serão abertos e serão devolvidos fechados após o término do prazo de recurso da habilitação ou inabilitação das Licitantes, não sendo consideradas as propostas neles contidas.

11.6. Abertos os Envelopes n.º 2 das Licitantes habilitadas, as propostas técnicas serão rubricadas pelos representantes presentes.

12. DO JULGAMENTO DAS FASES DA LICITAÇÃO

12.1. Quanto à Fase de Habilitação

12.1.1. Serão inabilitadas as empresas que deixarem de apresentar quaisquer dos documentos exigidos pelo item 8 deste edital ou o fizerem de maneira incompleta ou incorreta.

12.1.2. Observadas as condições do parágrafo 3º do artigo 43 da Lei 8666/93, a Comissão, a seu critério, poderá, a qualquer tempo, solicitar às Licitantes esclarecimentos ou comprovação dos documentos apresentados destinados a esclarecer ou a complementar a instrução do processo, para o que fixará prazos.

12.1.3. Se todas as Licitantes forem inabilitadas a Comissão poderá fixar às mesmas o prazo de 8 (oito) dias úteis para apresentação de nova documentação escoimada das causas da inabilitação.

12.2. Quanto ao Julgamento das Propostas Técnicas

12.2.1. Cumpridas todas as formalidades legais referentes à HABILITAÇÃO, serão abertos os envelopes contendo a "'PROPOSTA TÉCNICA", das empresas HABILITADAS, sendo DESCLASSIFICADAS as propostas que não atenderem as exigências contidas no Item 9 deste Edital;

12.2.2. Serão desclassificadas as empresas que não demonstrarem qualquer dos sistemas definidos na tabela de demonstração;

12.2.3. Serão desclassificadas as empresas cujas propostas técnicas não atingirem no mínimo 60% (sessenta por cento) dos pontos possíveis;

12.2.4. As PROPOSTAS TÉCNICAS, depois de examinadas, serão juntadas ao processo, após serem devidamente rubricadas pelos membros da Comissão de Licitações e Representantes credenciados, presentes na sessão de abertura;

12.2.5. Após decorrido o prazo legal do julgamento da PROPOSTA TÉCNICA reunir-se-á a comissão para abertura dos envelopes contendo a PROPOSTA COMERCIAL, em ato público, sendo dado conhecimento aos licitantes habilitados do local, data e horário da respectiva sessão;

12.2.6. Uma vez abertas às propostas, serão tidas como imutáveis e acabadas, não sendo admitidas quaisquer providências posteriores tendentes a sanar falhas ou omissões que as ofertas apresentarem em relação às exigências e formalidades previstas neste Edital;

12.2.7. Após a fase de habilitação não cabe desistência da proposta, salvo por motivo justo, decorrente de fato superveniente e aceito pela Comissão.

7

12.3. Quanto à Pontuação das Propostas:

12.3.1. Sendo a presente licitação do tipo TÉCNICA E PREÇO, será considerada vencedora a empresa cuja proposta, atingir a maior Nota Final, obtida com base nos valores e condições apresentados pelos proponentes, considerando os fatores adiantes:

12.3.2. Os critérios para pontuação serão os seguintes:

12.3.2.1. Suporte de Serviços.

SIM NÃO1. Programa de Treinamento e Reciclagem 2 pontos 0 pontos2. Suporte Telefônico (Help Desk) 2 pontos 0 pontos3. Suporte Remoto via Internet 2 pontos 0 pontos4. Suporte Local (quando solicitado) 2 pontos 0 pontos5. Help ON LINE (Sistemas) 2 pontos 0 pontos

12.3.2.2. PadronizaçãoSerá avaliado após as demonstrações de acordo com os seguintes critérios:

Os programas possuem padronização, de forma a oferecer a integração entre programas e sistemas evitando entradas e informações redundantes.

a) Totalmente padronizado 10 pontosb) Parcialmente padronizado 5 pontosc) Não existe padronização 0 pontos

12.3.2.3. Compatibilidade

Será avaliado após as demonstrações de acordo com os seguintes critérios:Os programas utilizam Banco de Dados Relacional, estações Windows, Linguagem Visual?

a) Totalmente Compatível 10 pontosb) Parcialmente Compatível 5 pontosc) Não existe compatibilidade 0 pontos 12.3.2.4. Desempenho:

Através da somatória dos pontos da tabela de demonstração

25 pontos

12.3.2.4.1. – O Desempenho será avaliado através da demonstração dos sistemas, conforme a seguinte TABELA DE DEMONSTRAÇÃO:

SISTEMAS Tempo Máximo Apresentação

(min)

Quant. de pedidos

Máximo de Pontos por Sistemas

1 - Sistema de Contabilidade, Orçamento e Tesouraria 40 5 052 - Sistema de Controle de Materiais 30 3 033 - Sistema de Compras, Licitações e Contratos 40 5 054 – Sistema de Folha de Pagamento 30 4 045 - Sistema de Controle de Patrimônio 20 3 036 - Sistema de Controle de Frota 20 3 037- Sistema de Rastreamento de Veículos (AVL) 15 2 02Total 25 25

8

12.3.2.4.2. O Proponente deverá executar, nas dependências da CÂMARA, a demonstração de todos os sistemas, com utilização de software e equipamentos próprios.

12.3.2.4.2.1. Os proponentes deverão munir os equipamentos com todos os dados e programas, inclusive o Banco de Dados Relacional. Não será permitido reinstalar quaisquer softwares, ou novas versões, ou auxiliares, etc, depois de iniciada a demonstração.

12.3.2.4.3. O Proponente que não demonstrar o desempenho de qualquer dos sistemas definidos na tabela de demonstração será desclassificado, conforme definido no item 12.2.2.

12.3.2.4.4. A Comissão de Licitações da CÂMARA convocará os Proponentes, através de e-mail ou fax, para executarem em dia e hora determinados a demonstração dos sistemas ofertados, de acordo com os seguintes critérios:

12.3.2.4.5. Não será permitida nenhuma alteração ou inclusão nos sistemas após o início da demonstração.

12.3.2.4.6. A demonstração do Sistema de AVL rastreamento deverá ser realizada em tempo real, com o veículo em movimento.

12.3.2.4.7. A Comissão de Licitação poderá, a seu critério, utilizar profissionais especializados em cada área para prestar assessoria à mesma.

12.3.2.4.8. O tempo de duração máxima da demonstração está determinado na tabela de demonstrações.

12.3.2.4.9. Após a demonstração, a Comissão de Licitações solicitará, a seu critério, ao Proponente a execução de funções definidas no Anexo II (especificações técnicas). A quantidade de pedidos está determinada na tabela de demonstrações, contidos no item 12.3.2.4.1

12.3.2.4.10. Os pedidos executados serão pontuados com 1 ponto; os não executados não serão pontuados (zero ponto), conforme item 12.3.2.4.1. (tabela de demonstração).

12.3.2.4.11. As despesas decorrentes das demonstrações definidas neste item correrão por conta do proponente.

12.3.2.4.12. A nota da Proposta técnica (NPt) será dada através da fórmula :

NPt = (Po / PPt ) . 10Onde :

NPt = nota da Proposta TécnicaPo = Pontos ObtidosPPt = Pontos Possíveis da Proposta técnica

12.3.3. DA PROPOSTA COMERCIAL

12.3.3.1. Para a nota da Proposta Comercial (NPc) serão utilizados redutores, de acordo com os valores crescentes dos preços ofertados, como descritos abaixo:

10 (menos) 0,0, para o 1º de menor preço;10 (menos) 0,5, para o 2º de menor preço;10 (menos) 1,0, para o 3º de menor preço;

9

10 (menos) 1,5, para o 4º de menor preço;10 (menos) 2,0, para o 5º de menor preço;10 (menos) 2,5, para o 6º de menor preço;e assim sucessivamente até o 20º colocado e acima 0 (zero) ponto.

12.3.4 DA NOTA FINAL

12.3.4.1. Será considerada vencedora a empresa que atingir a maior Nota Final, calculada através da Média Ponderada, de acordo com a expressão abaixo, entre os itens 12.3.2 e 12.3.3. com aproximação de até 2 casas decimais, conforme determina a Lei 8666/93, em seu artigo 46, § 2º, inciso II.

ITEM PONTOS PESO12.3.2. Proposta Técnica 0 a 10 7,012.3.3. Proposta Comercial 0 a 10 3,0

NF = (NPt . Pt + NPc . Pc) / (Pt + Pc)

Onde :NF = nota finalNPt = nota da proposta técnicaNPc = nota da proposta comercialPt = Peso dado a Proposta TécnicaPc = Peso dado a Proposta Comercial

13. DO JULGAMENTO

13.1. A presente licitação será julgada pela Comissão de Licitações obedecendo-se ao seguinte:

13.1.1. DOCUMENTOS - 1ª FASE:

13.1.1.1. A abertura do envelope contendo documentos destinados à “HABILITAÇÃO” dar-se-á às 9:00 horas do dia 07 de julho de 2.009, na sala de reuniões da CÂMARA, no mesmo endereço mencionado no preâmbulo;

13.1.1.2. A documentação apresentada de maneira deficiente ou em desacordo com as exigências deste Edital, será rejeitada e a licitante INABILITADA;

13.1.1.3. Os envelopes n.º 02 “PROPOSTAS TÉCNICAS” só serão abertos após a fase de habilitação das empresas e transcorridos os prazos previstos em Lei, sendo os mesmos embalados e lacrados à vista de todos e ficarão sob a guarda da Comissão, até a sessão destinada à sua abertura;

13.1.1.4. Terminada a fase de HABILITAÇÃO, será realizada a sessão de abertura dos envelopes n. º 02 “PROPOSTA TÉCNICA” das licitantes habilitadas, devolvendo-se às licitantes inabilitadas os envelopes n.º 02 “PROPOSTA TÉCNICA" e n.º 03 "PROPOSTA COMERCIAL", como recebidos, devidamente lacrados e inviolados, mediante recibos assinados pelos representantes legais das empresas licitantes ou devolvidos via postal, no caso de ausência destes na sessão.

13.1.2. PROPOSTA TÉCNICA 2ª FASE

13.1.2.1. Cumpridas todas as formalidades legais da 1ª fase desta licitação, será examinado o conteúdo da PROPOSTA TÉCNICA das licitantes habilitadas, de acordo com o Item 9 deste Edital, sendo desclassificadas as propostas que não atendam às exigências;

10

13.1.2.2. Serão desclassificadas as empresas cujas propostas técnicas não obtiverem no mínimo 60% (sessenta por cento) dos pontos;

13.1.2.3. Juntada aos autos as PROPOSTAS TÉCNICAS, devidamente rubricadas pela Comissão e Representantes Credenciados, a Comissão providenciará o julgamento das mesmas;

13.1.2.4. Julgadas as PROPOSTAS TÉCNICAS, serão os interessados notificados através de publicações e intimações do seu resultado, resguardados os direitos à apresentação de recursos pelas licitantes interessadas.

13.1.3. PROPOSTA COMERCIAL 3ª FASE

13.1.3.1. Cumpridas todas as formalidades legais da 2ª fase desta licitação, em data, hora e local previamente definidos pela Comissão, será examinado o conteúdo da PROPOSTA COMERCIAL, de acordo com o Item 10 deste Edital.

13.1.3.2. Serão desclassificadas:

a) As propostas que não atendam as exigências deste Edital;b) As propostas com preços excessivos e/ou acima do previsto e/ou manifestamente inexeqüíveis;

13.1.3.3. Não será levado em conta qualquer oferta de vantagens não previstas no Edital, nem preços ou vantagens baseados nas ofertas dos demais licitantes;

13.1.3.4. No caso em que a Comissão constate erros numéricos nas “PROPOSTAS COMERCIAIS”, serão procedidas as correções necessárias para apuração dos erros globais, obedecidas as seguintes disposições:

a) Havendo divergências entre o global registrado sob forma numérica e o valor apresentado por extenso, prevalece este último;

b) Havendo divergências (erros de cálculo) nos subtotais provenientes dos quantitativos por preços unitários, a Comissão procederá às correções dos sub totais, mantidos os quantitativos e os preços unitários constante da “Proposta de Preços”.

13.1.4. CLASSIFICAÇÃO DOS PROPONENTES – 4ª FASE

13.1.4.1. A classificação dos proponentes será através da Média Ponderada entre as Propostas Técnica e a Comercial, conforme definidos no item 12.3.4

13.1.4.2. As propostas Comerciais para classificação e pontuação terão redutores, da menor para a maior, conforme item 12.3.3.;

13.1.4.3. A Proposta Técnica terá peso 7,0 (sete) e a Proposta Comercial peso 3,0 (Três)

13.1.4.4. Verificada absoluta igualdade de condições entre duas ou mais proponentes e, depois de obedecido o disposto no parágrafo 2º, do artigo 3º da Lei Federal n.º 8.666/93, será a licitação decidida entre as proponentes empatadas, por sorteio, em ato público, para qual todos os licitantes serão convocados.

13.1.4.5. Ultrapassada a fase de habilitação dos concorrentes e abertas as propostas, não cabe desclassificação por motivos relacionados com a habilitação, salvo em razão de fatos supervenientes ou só conhecidos após o julgamento, nos termos do parágrafo 5º, do artigo 43 da Lei Federal n.º 8.666/93 e suas alterações posteriores;

11

13.1.4.6. Quando todos os licitantes forem inabilitados ou todas as propostas forem desclassificadas, a Comissão poderá fixar aos licitantes, a seu critério, o prazo de 8 (oito) dias úteis para apresentação de nova documentação ou de outras propostas, escoimadas das causas que determinaram a inabilitação ou a desclassificação, conforme artigo 48, parágrafo único, da Lei Federal n.º 8.666/93.

14. DOS RECURSOS

14.1. Decairá do direito de impugnar os termos do Edital de licitação perante a Administração o licitante que não o fizer até o segundo dia útil que anteceder a abertura dos envelopes de habilitação, as falhas ou irregularidades que viciariam este Edital, hipótese em que tal comunicação não terá efeito de recurso.

14.1.1. Os eventuais recursos ou representação serão dirigidos à Comissão de Licitações, que poderá reconsiderar sua decisão no prazo de 05 (cinco) dias úteis, ou nesse mesmo prazo encaminhá-lo ao Presidente da Câmara Municipal, para decisão definitiva no prazo de 05 (cinco) dias úteis, contados do recebimento do recurso.

14.1.2. Interposto recurso, a Comissão comunicará os demais licitantes, que poderão impugna-lo no prazo de cinco (05) dias.

15. DA HOMOLOGAÇÃO E ADJUDICAÇÃO

15.1. Satisfeitas todas as fases legais e conhecendo o resultado desta licitação, após o prazo de interposição de recursos, a homologação far-se-á por despacho, nos próprios autos do processo licitatório, pelo Presidente da Câmara Municipal.

16. DAS PENALIDADES

16.1. Pela inexecução total ou parcial do objeto desta licitação serão aplicadas ao inadimplente, conforme o caso, as sanções previstas nos artigos n.º 86, 87 e 88 da Lei Federal n.º 8.666/93 e suas alterações posteriores, ou seja:

16.1.1. Advertência;

16.1.2. Multa de 10% (dez por cento) sobre o valor total da proposta pela inexecução total ou parcial do contrato;

16.1.3. Suspensão temporária de participar em licitação e impedimento de contratar com a CÂMARA por até 2 (dois) anos;

16.1.4. Declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administração enquanto perdurarem os motivos da punição ou até que seja promovida a reabilitação perante a própria autoridade que aplicou a penalidade, que será concedida sempre que o contratado ressarcir a Administração pelos prejuízos resultantes e após decorrido o prazo de sanção mencionada no item anterior.

17. DA FORMA DE CONTRATAÇÃO

17.1. A contratação, objeto desta Tomada de Preços, será efetuada mediante contrato, com prazo de vigência de 12 (doze) meses, conforme minuta anexa, podendo ser prorrogado por período igual ou inferior, se de interesse da Administração, e o limite máximo determinado pelo Artigo 57 da Lei 8666/93.

17.2. Homologado o parecer da Comissão de Licitações e adjudicado o objeto licitado, será convocada a vencedora da licitação para, dentro do prazo de 05 (cinco) dias úteis, assinar o termo do contrato, sob pena de decair do direito à contratação, sofrendo, as penalidades a que alude o artigo 81 da Lei Federal 8.666/93.

12

O prazo de convocação poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, quando solicitado pela parte durante o seu transcurso e desde que ocorra motivo justificado, aceito pela Administração;

17.3. O não comparecimento implicará desistência da adjudicatária pela contratação, aplicando-se-lhe as penalidades cabíveis previstas na Lei Federal n.º 8.666/93.

17.3.1. Ocorrendo à hipótese prevista no item anterior, será convocada a licitante que tiver sido classificada em segundo lugar, e assim sucessivamente, observando-se a ordem de classificação, nas mesmas condições previstas no Edital, inclusive quanto a prazos e preços, atualizados, de conformidade com este Edital, ou, não se obtendo um classificado, a sua revogação;

17.4. Fica a empresa vencedora obrigada a depositar junto a CÂMARA, em até (05) cinco dias úteis após a assinatura do Contrato, a prestação de garantia correspondente a 1% (um por cento) do valor total do contrato, mediante caução, seguro garantia ou fiança bancária,18. DAS OBRIGAÇÕES DA FUTURA CONTRATADA

18.1. Obriga-se a Contratada a executar os serviços, objeto deste Contrato, de acordo com as instruções e com os planos de trabalho estabelecidos pela CÂMARA, em consonância com o conteúdo da proposta apresentada na Licitação;

18.2. Manter, durante toda a execução do contrato, em compatibilidade com as obrigações assumidas, todas as condições que culminaram em sua habilitação e qualificação na fase da licitação;

18.3. Reparar, corrigir, às suas expensas, no total ou em parte, o objeto do contrato em que se verificarem vícios, defeitos ou incorreções resultantes da execução ou de materiais empregados;

18.5. É vedado transferir a terceiros, no todo ou em parte, o objeto da presente licitação;

18.6. Responsabilizar-se pelas despesas relativas à manutenção corretiva ou preventiva de todos os módulos instalados e dos equipamentos;

18.7. Disponibilizar técnicos junto a CÂMARA aptos a prestarem os devidos esclarecimentos sobre o regular funcionamento dos respectivos programas, conforme especificado no sub item 3.2;

18.9. Contratar todo o Pessoal Técnico e Administrativo necessário, com direta responsabilidade por todos encargos sociais, direitos trabalhistas, seguros, e demais direitos legais.

18.10. Providenciar, obrigatoriamente, a integração dos sistemas ora contratados, sem que isso gere qualquer custo adicional e nem que alegue desconhecimento.

19. DAS CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

19.1. A cessão de direitos de uso dos programas será contratada pelo regime de empreitada por preço global e a locação de equipamentos pelo regime de empreitada por preço unitário.

19.2. Em razão do disposto no artigo 5º da Lei 8666/93 (ordem cronológica), o pagamento será efetuado mensal e exclusivamente pela Tesouraria da CÂMARA, sendo efetivado dentro de 10 (dez) dias após a entrega da nota fiscal/fatura.

19.3. A empresa somente poderá considerar como atraso de pagamento por parte da CÂMARA, para efeito de suspensão ou rescisão do contrato, o superior a 90 (noventa ) dias dos pagamentos devidos, conforme artigo 78, inciso XV, da Lei n.º 8.666/93, atualizada pelas leis posteriores.

19.4. Em caso de atraso de pagamento por prazo superior a 30 (trinta) dias, incidirá correção monetária, nos termos da Legislação vigente.

13

20. DO REAJUSTE

20.1. Os preços não serão reajustados em períodos inferiores a 12 (doze) meses contínuos na contra prestação dos serviços e locação dos softwares.

20.1.1. O índice a ser adotado para eventual reajuste dos preços será o IGP-DI da FGV no período ou outro índice que o substitua.

21. DO PRAZO DE EXECUÇÃO

21.1. Os programas e os equipamentos serão instalados dentro dos respectivos prazos declarados pela licitante, de acordo com o subitem 9.1.3, deste Edital;

22. DOS ACRÉSCIMOS E SUPRESSÕES

22.1. A Contratada fica obrigada a aceitar, nas mesmas condições contratuais, os acréscimos ou supressões que se fizerem necessários, a juízo da Administração, até o limite de 25% (vinte e cinco por cento), conforme artigo 65, parágrafo 1º da LF n.º 8.666/93, podendo ser aplicado, ainda, o que dispõe o inciso II, acrescentado ao parágrafo 2o. do citado artigo 65, pela lei 9.648/98.

23. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

23.1. A apresentação de proposta implica a aceitação plena e total das condições constantes deste edital.

23.2. Para dirimir quaisquer questões advindas desta licitação, omissas ou não neste edital e não resolvidas administrativamente, será competente o Foro desta Comarca de Mauá.

23.3. Os interessados em maiores esclarecimentos sobre este edital poderão obtê-los pelo telefone (11) 4512 4502, pelo fax (11) 4555 1870, pelo e-mail [email protected] ou diretamente à Av. João Ramalho, 305 Vila Noêmia – Mauá - SP, no horário das 9:00 às 12:00 e das 14:00 às 16:00 horas, de segunda à sexta-feira.

23.4. Os documentos adiante relacionados são parte integrante deste Edital e deverão ser rigorosamente observados, tanto na fase de proposta como na contratual:

ANEXO I - Modelo de Proposta ComercialANEXO II – Especificações, Relação de softwares e detalhamento dos serviços ANEXO III - Minuta do Contrato.ANEXO IV - Quantidade de Equipamentos e Números de Usuários

Os casos omissos, assim como as duvidas surgidas, serão resolvidas pela Comissão Permanente de licitação.

As partes elegem o Foro da Comarca de Mauá como domicilio legal para quaisquer duvidas decorrentes desta licitação.

Mauá, 21 de julho de 2009

14

CLÉRISTON ALVES TEIXEIRAPresidente da C.P.L.

ANEXO I DO EDITAL DA TOMADA DE PREÇOS N.º 03/09

MODELO DE PROPOSTA COMERCIAL ÀCâmara Municipal de MauáRef. Tomada de Preços N.º 03/09:Encerramento 24/08/2009

Prezados Senhores:

Tendo examinado minuciosamente as NORMAS ESPECÍFICAS e ANEXOS do Edital da TOMADA DE PREÇOS N. º 03/09, destinada à cessão de direitos de uso por tempo determinado de diversos sistemas aplicativos, compreendendo migração, customização, instalação, manutenção técnica, treinamento de pessoal, inclusive locação de equipamento, nas diversas áreas da CÂMARA e, após termos tomado pleno conhecimento de todas as condições lá estabelecidas, passamos a formular a PROPOSTA COMERCIAL, conforme a seguir:

A - SISTEMAS APLICATIVOS

VALOR MENSALItem Quant. Descrição Básica Unitário Total01 01 Sistema de Contabilidade, Orçamento e Tesouraria02 01 Sistema de Compras, Licitações, Contratos e

Materiais03 01 Sistema de Folha de Pagamento04 01 Sistema de Controle de Patrimônio05 01 Sistema de Controle de Frota06 05 Sistema de Rastreamento de Veículos (AVL)

Valor Total dos Softwares. (A)...R$ ( ) mensais

B - LOCAÇÃO DE EQUIPAMENTOS

VALOR MENSALItem Quant. Descrição Básica Unitário Total01 05 Módulo AVL

Valor Total da Locação de equipamentos (B) R$ ( )mensais

C – IMPLANTAÇÃO TREINAMENTO E CUSTOMIZAÇÃO

MENSALItem Quant. Descrição Básica Total01 01 Serviço de implantação, treinamento e customização

15

Valor total dos serviços R$..................................Valor mensal total (A+B) = R$...................................( )Valor Total do Contrato ( A + B x 12 meses) + C = R$.................... ( ) para o 1º ano de contrato

Nos preços indicados estão incluídas todas as despesas com transporte de documentos ou equipamentos, cuja entrega ou retirada sejam necessários para a perfeita execução dos serviços, despesas com a colocação à disposição da CÂMARA, sempre que necessário, de técnicos da empresa, aptos a prestar os devidos esclarecimentos sobre o regular funcionamento dos respectivos programas e despesas com a contratação de todo pessoal técnico e administrativo, bem como a responsabilidade por todos os encargos sociais, direitos trabalhistas, seguros e demais obrigações legais.

Declaramos que esses serviços serão prestados em conformidade com as condições constantes do edital e seus anexos, o qual conhecemos e aceitamos em todos os seus termos.

A presente proposta é válida por 60 (sessenta) dias, a contar da data estabelecida para o encerramento desta licitação.

O Procurador de nossa empresa, cuja razão social ........................................................ ...................................................................., inscrita no C.N.P.J. do Ministério da Fazenda sob o n.º ............................................ e Inscrição Estadual n.º ..........................................., que assinará o contrato é o(a) Sr.(a) .........................................................., portador(a) do C.P.F. n.º ........................................... e R.G. n.º ..............................................

..........................,......de...............................de 2009. Local dia mês

identificação e assinatura do representante legal da empresa licitante

16

ANEXO II

DESCRITIVO DOS SISTEMAS

Considerações Gerais

Especificações Técnicas dos Sistemas; Objeto do Edital

1 - Os Sistemas Informatizados deverão estar desenvolvidos na arquitetura Cliente/Servidor. Deverão operar em estações de trabalho Windows 98 ou superior, acessando Banco de Dados Relacional.

1.2 - A linguagem de programação deverá ser visual.

2 - Os Sistemas deverão estar customizados para utilizar o Sistema Gerenciador de Banco de Dados Relacional, instalado em Servidor de Dados Plataforma Windows 2008 Server.

2.1 - O Sistema Gerenciador de Banco de Dados utilizado pela Câmara Municipal é MS-SQL SERVER 2000;

2.1.1 - Será aceito outro sistema gerenciador de banco de dados (SGDB) desde que sejam atendidos os seguintes requisitos:

2.1.2 O custo de licenciamento do SGDB deverá ocorrer por conta da contratada considerando as informações do Anexo IV, durante o período contratual;

2.1.3 Toda instalação, configuração, administração, gerenciamento, suporte e manutenção do banco de dados deverá ser feito pela empresa vencedora remotamente ou localmente, quando necessário;

2.1.4 Deve possuir integridade referencial;

2.1.5 Deve possuir suporte a transações (ACID – Atomicidade,Consistência, Isolamento e Durabilidade ou Persistência);

2.1.6 Deve possuir suporte a UNICODE;

2.1.7 Tamanho do banco de dados deve poder exceder a 20 (vinte) GB (gigabytes);

2.1.8 Deve possuir suporte ao uso de funções, procedures, triggers, cursores;

2.1.9 Deve possuir ferramentas de gerenciamento/administração com interface gráfica;

2.1.10 Deve possuir ferramenta com interface gráfica para execução de scripts em linguagem padrão SQL.

17

3 - Os Sistemas, objeto desta licitação deverão se utilizar de uma base única de dados.

4 - Todos os Sistemas deverão estar equipados com "Gerador de Relatórios". Este recurso terá como maior objetivo auxiliar o usuário final na elaboração de seus próprios documentos e relatórios.

5 - Os Sistemas deverão estar preparados para ambiente multiusuário, dotados de toda segurança que este ambiente exige (tratamento de transações)

6 - A integração entre todos os módulos deverá ser natural, de forma a:

- não necessitar de trocas de arquivos auxiliares;- todas as informações tratadas por um módulo pertencerem ao mesmo banco de dados, de forma a

estarem imediatamente disponíveis aos outros módulos;- não haver a necessidade de retrata-lo, ou seja, a inclusão/alteração de informações neste banco de

dados ser totalmente corporativa, desta forma a atividade executada por um setor será totalmente apreciada pelos demais.

7 - Senhas e Segurança os Sistemas deverão possuir mecanismos de tratamento de senhas, os quais restrinjam o acesso do usuário em função do perfil administrativo ao qual pertence.

8 - Os relatórios deverão ter opção de serem mostrados em tela, impressos ou exporta-los para planilhas (ou arquivos de outros formatos)

9 - Os Sistemas deverão possuir mecanismos de registro das transações efetuadas (log). Através deste procedimento, deverão ser gravadas as alterações efetuadas no banco, assim como seu autor e a data/hora em que o evento ocorreu.

10 - Os Sistemas deverão possuir mecanismos que permitam fazer a atualização automática dos programas a medida em que forem geradas novas versões.

11 - Os Sistemas deverão possuir mecanismos que permitam fazer a atualização automática da estrutura de banco de dados, quando versões novas dos programas assim o exigirem. Exemplo: inscrição de novos campos, inserção de novos índices.

12 - O Sistema deverá possibilitar o acesso, via plataforma WEB, para tarefas comuns a todos os usuários;

- Como tarefas comuns exigidas, solicitações, requisições e devoluções de materiais ao almoxarifado; solicitações de compras e acompanhamento da mesma.

- Tal recurso não obrigará a instalação dos sistemas em todos os computadores, apenas nos departamentos administrativos dos sistemas.

13 - O Sistema deverá possuir recursos para estabelecer o vinculo entre documento (textos e planilhas) externos e registros de diversos módulos. (ex: processos, editais, pedidos e contratos), permitindo acessá-los do próprio sistema.

SISTEMA DE CONTABILIDADE, ORÇAMENTO PÚBLICO E TESOURARIA.

Características

1. O Sistema de contabilidade, orçamento público e tesouraria deverá estar integralmente de acordo com a

lei 4320, lei 101 de responsabilidade fiscal, portaria 219 – STN, Lei 9755 Instrução Normativa 28 e

18

Portaria 275, Instrução 02/2002 e os interesses da área técnica contábil, devendo ser constituído dos

módulos:

- Orçamento Público

- Gestão Orçamentária

- Tesouraria

- Contabilidade

ORÇAMENTO PÚBLICO

O módulo de Orçamento Público deverá permitir a elaboração e impressão da peça orçamentária e dos anexos exigidos em lei.

2. O módulo ofertado pela proponente deverá efetuar verificação dos limites de gastos com pessoal,

educação e saúde, podendo o órgão selecionar as despesas, previstos em lei, informando sempre que os

mesmos estiverem em desacordo ou sobreporem a receita corrente liquida.

3. O módulo deve oferecer consultas e relatórios diversos, baseados em critérios variados de seleção, que

ofereçam visão completa dos dados deste módulo entre eles os anexos de abertura do exercício exigidos

em lei.

4. Elaboração de Orçamento da despesa com base nos seguintes dados de exercícios anteriores, permitindo

a aplicação de índices de correção.

- Orçamento da Despesa.

- Receita Orçada.

5. Deverão estar disponíveis os seguintes Relatórios:

- Anexos da Lei 4320.

- Relatórios comparativos de Despesas x Receitas.

- Todos os anexos da PPA, LDO e LOA.

6. Possibilidade de visualizar, imprimir e exportar dados de exercício anteriores sem ter de mudar de

ambiente

7. Inclusão de órgãos, unidades orçamentarias, funções, subfunções, programas de trabalho, tipos de

projetos, códigos orçamentários, propostas de despesas e receitas dentro dos próprios exercício sem

interferências em exercícios anteriores.

8. Efetuar cadastramento das fontes de recursos, fontes de recursos de aplicações.

9. O módulo deverá possuir ferramentas para a criação da PPA e seus exercícios, permitindo:

- inserção de correção de valores da receita através de percentual;

- inclusão de ações de projetos, atividades e operações especiais, bem como suas unidades de medidas

e metas físicas do PPA.

10. Possibilitar o cadastro de registro de função e subfunção de acordo com a portaria 42 do MOG –

Ministério Orçamento e Gestão – podendo incluir novas opões.

19

11. Permitir a inclusão de código de programa de acordo com a estrutura da PPA, LDO.

12. Deve manter pré-cadastradas as categorias econômicas da receita de acordo com a portaria 303 da STN,

podendo incluir novas opções.

13. Opção de setar ou não um ordenador da despesa por órgão.

GESTÃO ORÇAMENTÁRIA

Este módulo deverá cuidar do registro e controle de todo o processo de execução orçamentária, permitindo o

acompanhamento da arrecadação mensal e anual, o controle de saldos das dotações mensal e anual, a

emissão de empenhos, controle dos fornecedores e o registro contábil de todos os atos e fatos

administrativos, registrados na Gestão Orçamentária.

O módulo ofertado pela proponente deverá integrar-se com os de compras e materiais permitindo o registro

de reserva de dotações, empenho de verbas e liquidação de empenhos a partir destes últimos.

14. Poder efetuar alterações orçamentárias previstas em lei sempre de uma ou mais dotações, como:

- Abertura de Novas Contas.

- Suplementação de credito.

- Suplementação de credito por redução de dotações.

- Redução de crédito.

- Transposição de dotações.

- Suplementação de Receitas.

- Redução de Receitas.

15. Poder efetuar suplementações de receitas, despesas e redução de despesas, de uma ou todas através de

um valor ou índice.

16. Efetuar o registro e controle da movimentação das dotações, controlando-as conforme a seguir:

- Reservas de dotações:

- Mediante o saldo da dotação, com a utilização ou não de um processo de compras.

- O usuário poderá subscrever a reserva a qualquer tempo.

- Visualizar os empenhos contidos nas reservas, podendo o mesmo empenhar total ou

parcialmente de uma reserva.

- Emitir as devidas notas de reserva e subscrição .

- Permitir que a reserva seja criada também pelo sistema de compras .

- Empenhos de despesas:

- Impedir que o valor ultrapasse o saldo da dotação,.

- utilização da reserva de dotação trazendo sua dotação bem como valor reservado,

podendo prescrever a reserva no caso de não utilização total .

20

- Deverá ser inclusa a fonte de recurso de aplicação.

- Para as reservas efetuadas pelo departamento de compras inserir o processo, dotação e

seu fornecedor.

- Visualizar nos empenhos seus: complementos, anulações, liquidações, devoluções e

sumário de saldos de liquidações e pagamentos.

- O sistema deverá permitir o detalhamento de despesa ou categoria econômica.

- Emitir nota individual ou grupo de notas.

- Complemento de empenho:

- Opção de complementar empenho com o uso ou não de uma reserva de dotação.

- Emitir nota de complemento de empenho.

- Anulação de Empenho:

- Total ou parcial, impedindo que a anulação ultrapasse o valor do empenho.

- Verificar se o mesmo já foi liquidado.

- Emitir nota de anulação de empenho.

- Liquidação de empenho:

- Podendo liquidar total ou parcial.

- Impedir que a liquidação seja efetuada antes do empenho.

- Impedir que o valor da liquidação ultrapasse o valor do empenho.

- Indicar as Notas Fiscais da liquidação, suas retenções e vencimentos.

- Criar automaticamente a despesa extra na emissão da liquidação para eventual

pagamento, bem como a receita extra ou orçamentária na tesouraria após seu pagamento.

- Emitir nota de ordem de pagamento individual ou em grupo de notas.

- Anulação de liquidação:

- Permitir que seja total ou parcial verificando se a ordem de pagamento já esta paga ou

inclusa em cheques;

- Verificar se a mesma possui saldo para anulação.

- Liberar o valor para o empenho.

- Emitir a nota de anulação de liquidação .

- Devolução de pagamentos de despesas:

- Permitir que seja total ou parcial.

- A devolução da verba empenhada para a sua dotação de origem, deverá ser realizada de

forma automática.

- Emitir nota de devolução.

17. Permitir o cadastramento do fornecedor na digitação do empenho, quando este não estiver no cadastro.

21

18. Efetuar bloqueios de uma ou varias dotações, com opção de liberações mensais, por valor ou

porcentagem.

19. Visualização de dotação, por mês e anual indicando os valores das despesas:

- Suplementada

- Reduzida.

- Reservada.

- Bloqueada.

- Empenhada.

- Anulada.

- Liquidada.

- Paga.

- Devolvida.

20. Integrar-se com o Sistema de Folha de Pagamento, que fornecerá os dados resultantes do cálculo mensal

dos pagamentos para contabilização através da geração automática dos respectivos Empenhos através

dos códigos de proventos e descontos da folha de pagamento bem como Ordens de Pagamento e

Retenções.

21. Deverá permitir a consulta de saldos de dotações utilizando tecnologia “WEB”.

22. Controle de empenho de adiantamentos, visualizando os adiantamentos em aberto e inclusão de

documentos para acerto de despesas de adiantamentos, Encerrar o empenho de adiantamento

automaticamente quando da devolução total ou parcial de pagamento de empenho.

23. Restos a Pagar:

- Gerar automaticamente os restos quando da virada do exercício, tratando os restos processados e

liquidados.

- Visualizar suas liquidações e anulações e respectivo saldo.

- Não permitir que empenhos estimativos tornem-se restos a pagar.

24. Anulação de Restos a Pagar – total ou parcial, verificando se o mesmo não se encontra liquidado,

emitindo sua nota de anulação.

25. Relatórios a serem disponibilizados pela gestão:

RECEITAS

- Diário da receita arrecadada com seus códigos orçamentários

- Balancete da receita orçamentária com opções mensal e anual

- Demonstrativo da receita extra orçamentária com opções mensal e anual.

- Razão de receitas e despesas extras

22

DESPESAS

- Balancete, demonstrativo e analítico da despesa.

- Cadastro e diário de empenhos.

- Cadastro de empenhos com históricos e parcelas.

- Razão por dotação discriminando todas as movimentações.

- Análise da despesa empenhada, liquidada e paga, classificados por: órgão, unidade, função,

subfunção, tipo de empenho e tipo de licitação. O usuário deverá poder escolher a periodicidade das

informações a serem impressas, indicando um intervalo de datas.

- Razão por fornecedor ou de todos os fornecedores, indicando o período.

- Notas de Empenho por período ou por intervalo de número de empenho.

- Notas de anulação de empenho.

- Relatórios de controle de adiantamentos ( Anexo 9 ).

- Credores em diversas ordens.

- Restos a Pagar processado, não processado e saldo de restos não pagos, demonstrando suas dotações

de origem.

- Listagem de quotas regulares de dotações.

- Listagem de notas ou saldo de reservas de dotação.

- Balancete de receitas e despesas de acordo com suas fontes de recursos.

- Resumo da execução orçamentária com valores e percentagens da execução no exercício.

- Saldo de empenhos a pagar, com impressão por empenho, fornecedor ou dotação.

- Detalhamento da despesa por sub-elemento.

TESOURARIA

Este módulo do sistema deverá controlar toda a movimentação financeira efetuada através da tesouraria e dos

bancos oferecendo os seguintes controles e funções:

26. Deve aceitar lançamentos resumidos de receita e ainda lançamentos por documento.

27. Deve permitir devolução e estorno da receita arrecadada.

28. Deve permitir a Emissão e Anulação de Ordens de Pagamento referentes a:

- Empenhos.

- Despesas extras.

- Restos a Pagar.

- Anulações de Arrecadações.

23

29. Opção de indicar na ordem de pagamento quanto à antecipação do pagamento. Este evento irá interferir

na ordem cronológica, devendo ter uma justificativa, de acordo com a lei federal 8666/93, no seu artigo

5º.

30. Apresentar na tela referente à OP, seus pagamentos e resumo da própria OP, com: total liquidado, total

anulado, total pago.

31. Deve registrar o Pagamento de OP que poderá ser efetuado através de cheques, borderôs e avisos

bancários

32. O módulo deverá prever a emissão de borderô, via documento ou meio magnético, com inclusão

automática de ordens de pagamentos com vencimento na data do borderô, podendo incluir ou excluir

itens do borderô.

33. Deve permitir transferências bancarias, controle de aplicações financeiras, registrando aplicações,

resgates

34. Deverão estar disponíveis os seguintes Relatórios, na Tesouraria.

- Boletim caixa e bancos

- Listagem de conferencia de pagamentos e recebimentos: Diária e mensal.

- Extratos bancários.

- Notas de Ordem de pagamento ou anulações de ordem de pagamento.

- Fluxo de caixa.

- Relação de pagamentos em Ordem cronológica.

- Livro Diário de tesouraria

- Relação de Notas fiscais do mês.

- Relação de despesas a pagar, com evidência para a OCP.

- Impressão de cheques e documentos de transferência bancária (Docs).

- Impressão de guias de recolhimento.

- Relatório de pagamento por fornecedores.

- Impressão de cheques com opção de impressão em formulário contínuo.

CONTABILIDADE

Este módulo de contabilidade obrigatoriamente deverá registrar e controlar todos os atos e fatos dos

módulos: orçamento, gestão orçamentária, tesouraria, compras e patrimônio . O módulo de contabilidade

deverá oferecer os seguintes controles e funções:

35. Plano de contas em conformidade com o Tribunal de Contas de São Paulo (AUDESP – TCESP).

36. Tabela de operações contábeis para todos os níveis de planos contábeis.

24

37. Integração com:

- Elaboração e Gestão Orçamentária.

- Tesouraria.

- Controle de Materiais.

- Compras.

- Ativo Imobilizado.

- Lançamentos Manuais.

- Encerramento do Exercício.

- Folha de Pagamento

38. A rotina de encerramento anual deverá efetuar:

- Encerrar, automaticamente, todos os empenhos estimativos.

- Transferência automática dos empenhos com saldo a pagar para restos a pagar.

- Apurar o resultado do exercício, gerando, automaticamente, seus lançamentos.

- Emitir os relatórios de encerramento previstos em lei 4.320.

- Efetuar a abertura de contas contábeis do novo exercício, com seus saldos iniciais.

- Efetuar a abertura de contas contábeis do novo exercício, com seus saldos iniciais e respectivas

contas correntes (AUDESP).

39. Deverão estar disponíveis os seguintes relatórios:

- Listagem de conferência de lançamentos.

- Diário e razão contábeis.

- Balancetes e balanços.

- Anexos de encerramentos conforme lei 4320.

GERAL

Dentre as principais características do sistema devem constar as seguintes:

40. Os relatórios deverão ter opção de impressão em tela e papel. Além disso, poderão ser exportados em

diversos formatos, tais como: txt, word, planilha de excel e pdf.

41. O Cadastro de fornecedores deverá ser único no sistema com utilização pelos módulos de contabilidade e

compras, checando digito de CNPJ e CPF.

42. Todos os movimentos deverão ser mantidos de forma a permitir consultas ao orçamento e toda a

movimentação de exercícios anteriores e do exercício atual, devendo permitir também a apuração das

informações previstas na lei de responsabilidade fiscal.

43. Deverá gerenciar o acesso às suas várias telas através de Níveis de segurança estabelecidos por perfil do

usuário.

25

44. Deverá ainda registrar todas as transações efetuadas no banco de dados indicando responsável, dados e

data e hora da transação.

45. Deverá dispor de Gerador de relatórios com capacidade para impressão de relatórios ou visualização dos

mesmos em tela. Deverá ainda ter capacidade para exportação de registros.

46. Todos relatórios deverão oferecer opção de impressão em tela e com logotipo do órgão e várias formas

de classificação.

47. As rotinas diárias independerão do fechamento mensal, permitindo lançamentos em novo mês sem que o

anterior seja fechado.

48. Operação orientada por menu, propiciando fácil interação com o módulo

49. Cadastro de históricos previamente definidos, complementados livremente no ato da digitação do

empenho, ordem de pagamento ou outros serviços.

50. Exportação de dados para sistemas do TCESP, ou Receita Federal:

- Lei de Responsabilidade Fiscal.

- Ordem cronológica de Pagamentos.

- Planilha de Adiantamentos.

- Informações para a DIRF.

- Transferência via WEB de tabelas de lançamentos conforme lay-out definido pelo TCESP – Audesp.

- Geração do arquivo de exportação AUDESP em formato XML.

SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS (ALMOXARIFADO):

Características

1. O controle de materiais em estoque deverá ser individualizado por Almoxarifado e Sub Almoxarifado permitindo:

- Que os materiais sejam cadastrados em grupos e subgrupos qualificativos.- Cadastramento de materiais estocáveis e não estocáveis.- Registro e controle de saldo dos materiais por localizações, dentro do(s) Almoxarifado(s).- A criação e alteração de quaisquer tipos de movimentações, referentes aos materiais estocáveis e

não estocáveis; (entradas, saídas, transferências, requisições,...), pelo próprio usuário, sem a necessidade de sejam solicitadas alterações no programa para tal finalidade.

- Definir quais departamentos podem movimentar material no Almoxarifado.

2. Classificação dos Grupos de Materiais como uso pessoal.3. Definição de quais usuários poderão efetuar as movimentações parametrizadas (entradas, saídas,

26

transferências, etc)4. Além do código específico atribuído pelo sistema a cada item do cadastro de materiais, em função do

grupo / subgrupo ao qual pertence, deverá permitir a busca destes itens através: da descrição, ou parte da descrição dos itens; de código exclusivo do fabricante; do código de barras do item.

27

5. O sistema ofertado pela proponente deverá possuir as seguintes rotinas de inventário de materiais, a 6. qual deverá:

- Permitir a seleção de grupos de materiais para inventário.- Manter bloqueados para movimentações, todos os materiais que estão sendo contados.- Dispor de interface para possibilitar da utilização de coletor de dados para a contagem dos

materiais.- Possibilitar inventários parciais do estoque, a partir de faixas de: corredor, prateleira e box.- Permitir inventariar um ou mais almoxarifados, bloqueando somente os materiais envolvidos,

deixando assim movimentar os demais materiais e almoxarifados.- Efetuar o lançamento de acerto de inventário automaticamente após o número de contagens

parametrizada.

7. O sistema ofertado pela proponente efetuará o controle de materiais em estoque e de sua movimentação diária efetuando o controle de níveis de estoque máximo, mínimo e nível de ressuprimento;

8. O sistema ofertado pela proponente deverá ser provido de ferramentas que auxiliem o administrador de materiais na obtenção de informações de materiais a serem comprados, em função de parâmetros tais como:

- Média de consumo nos últimos x meses.- Quantidade de meses a serem providos pela compra.- Saldo no estoque.- Solicitações de compra em andamento.- Nível de ressuprimento.

9. Deverão estar previstos controles de prazos de validade dos materiais por lotes de validade, para controle inclusive de materiais perecíveis.

10. Deverá prever quais lotes serão utilizados e sua quantidade no momento da elaboração da requisição, levando em conta o saldo dos lotes, validade e suas respectivas utilizações ainda não efetivadas.

11. Emissão, controle e baixa de requisições de materiais.12. O sistema ofertado pela proponente deverá permitir em sua integração com o sistema de compras, a

geração de Solicitações de Compras e a baixa das mesmas, automaticamente, a partir dos recebimentos dos materiais.

13. Deverá estar disponível no sistema ofertado pela proponente a emissão de etiquetas com código de barras, para fins de identificação e contagem dos materiais.

14. O sistema ofertado pela proponente deverá efetuar o controle de materiais de utilização pessoal, armazenando informações de requisições destes materiais em fichas dos funcionários solicitantes.

15. O Sistema deverá estabelecer controle dos materiais que podem ser requisitados por um Centro de Custo.

16. Efetuar a criação automática de requisição de material quando da geração de um movimento17. Possuir rotinas de cálculo automático do estoque máximo, mínimo e nível de ressuprimento.18. Permitir a geração de movimentos no almoxarifado a partir de itens da Nota Fiscal, inclusive

efetuando a baixa do Pedido, Contrato ou Carta Contrato correspondente, quando for o caso.19. Permitir a consulta ao Cadastro de Notas Fiscais emitidas pelos fornecedores.20. Possuir configuração de acesso por item de menu e/ou objeto, através de grupos de usuários.21. Permitir a importação da tabela de serviços/insumos PINI, para o controle das Obras.22. A Integração com Sistema de Contabilidade Pública se fará com a transferência de lançamentos

mensais e emissão de balancete.

28

23. O Sistema deverá estar provido de procedimento destinado a inspeção de materiais, emitindo documento para a inspeção e registrando o resultado do laudo, se não satisfatório, na ficha do fornecedor correspondente.

24. O sistema deverá prever a devolução de materiais para o fornecedor, emitindo documento e registrando o fato.

25. O sistema deverá permitir, a nível individual de material, o armazenamento de informações pertinentes ao processo licitatório do mesmo, tais como: requisição de amostras, requisição de laudos técnicos, etc.. Estas “exigências” deverão ser tabeladas, podendo ser atribuídas a outros materiais.

26. O sistema deverá possuir ferramentas para operação de gastos com materiais, das viaturas existentes no Órgão.

27. O sistema deverá possibilitar através de tecnologia Web a elaboração de requisições de materiais pelos diversos departamentos e a realização de consultas de saldos de materiais.

28. O sistema deverá possuir ferramentas para o acompanhamento de Obras, desde seu cadastramento até o encerramento de cada uma das fases constituintes, parametrizadas pelo usuário. Deverá possibilitar também o registro das medições de cada fase.

29. O sistema deverá possuir recursos que demonstram a convergência ou não para uma meta pré estabelecida de “falta de materiais estratégicos”, ao longo do tempo. Esta análise deverá ser gráfica

30. No mínimo deverão, estar disponíveis os seguintes relatórios:

- Rol de inventário, por ordem de localização física de materiais.- Rol de movimentação.- Posição Financeira (por material e conta contábil).- Requisitantes por itens e itens por requisitantes sintético e analítico.- Controle de EPI’s por funcionários.- Últimos fornecedores do material.- Rol de Planejamento de Compras.- Rol de grupos, subgrupos e materiais cadastrados.- Rol de requisições de materiais de utilização pessoal, pendentes.- Rol de Centros de Custos.- Ficha de Funcionários, contendo os materiais já requisitados pelos mesmos.- Lotes de materiais com data de validade vencida.- Materiais com estoque: Acima do máximo; Abaixo do mínimo; Abaixo do nível de

ressuprimento.- Rol de materiais em ordem alfabética.- Relatório de materiais por viaturas.- Relatório de materiais por obras.- Mapa de consumo de materiais por centros de custo, demonstrando consumo mensal e média de

consumo mensal.- Balancete mensal unificado e por Almoxarifado.- Consumos: Por Material Por Funcionário, Material sem Consumo.- Notas Fiscais por Período.

30. O Sistema de Almoxarifado deverá integrar-se ao Sistema de Contabilidade e estar adaptado ao módulo AUDESP.

SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE COMPRAS, LICITAÇÕES E CONTRATOS:

Características

1. O Sistema de Compras deverá possuir procedimento de Geração de Solicitações de Compras, integrada com Sistema de Materiais. Ou seja, a solicitação poderá ser elaborada pelos usuários de qualquer um dos módulos.

29

2. O Sistema deverá, a partir das Solicitações de Compras, gerar opcionalmente, Cotações de Preço, sem a necessidade de haver um Processo de Compras correspondente. Deverá também gerar Quadros de Preços a partir das mesmas, permitindo a importação para os processos pelo preço médio ou menor preço cotado e a exportação para Planilha Eletrônica.

3. O Sistema deverá gerar Processos de compra a partir de Cotações de Preço ou Solicitações de Compras. Estes Processos por seu turno, serão objeto dos seguintes controles e procedimentos:

- Relatório de fornecedores correspondentes (quais fornecedores atendem aos materiais contidos no processo de compra, total ou parcialmente).

- Relatórios para pesquisa de preços.- Relatórios para tomadas de preços e cartas convites.- Efetuar reserva automática de dotação.- Elaboração de “Quadro de Preços”, com fases de: emissão, julgamento, resumo do ganhadores e

requisição de empenho para a compra.- Controle dos limites por Modalidade de Licitação.

4. Deve estar disponível, no Sistema ofertado pela proponente, a Geração de Pedido, Carta ou Contrato de Compras para o fornecedor ganhador de cada licitação.

5. O sistema deverá não permitir a emissão de pedidos sem a existência de um empenho correspondente e a autorização de empenho sem a reserva da dotação.

6. Deverá possuir mecanismos para cadastramento de Editais, com suas datas de entrega e abertura de envelopes, possibilitando também armazenar os fornecedores participantes e a respectiva emissão de recibo para quem retirar o Edital.

7. Permitir informar no processo de compras, quais editais fazem referência ao mesmo8. Controlar a participação dos fornecedores em um processo de compras, emitindo avisos quando a

data de validade do Certificado de Registro Cadastral (CRC) estiver vencido ou a situação do fornecedor não permitir por algum motivo (Exemplo: Suspenso).

9. Permitir o controle da documentação do fornecedor participante por Processo de Compra, levando-se em consideração a modalidade em questão.

10. Permitir a configuração de acesso por item de menu e/ou objeto, através de grupos de usuários.11. Possuir o conceito de hierarquia no Centro de Custo, permitindo o cadastramento de dotações no

Centro de Custo superior, sendo assim válido para os seus subordinados.12. O sistema deverá estabelecer controle de dotações por materiais e centros de custos, ou seja, o

usuário poderá registrar em tabela específica, qual será a dotação a ser onerada por um determinado centro de custo na aquisição de um material ou grupo de materiais, não permitindo assim a solicitação de compras de materiais sem dotação correspondente.

13. Integração com Sistema de Contabilidade Pública, permitindo:

- Consulta ao cadastro de notas fiscais emitidas pelos fornecedores.- Consulta ao cadastro de saldos de dotações.- Elaboração de reservas de dotações.- Requisição de empenhos.- Controle de empenhos e ordens de pagamento por contratos e pedidos.- Possibilidade de controle de programações de entrega, integrando-se ao Sistema de Materiais.- Proporcionar o registro automático, na ficha do fornecedor, de condições de anomalias de

fornecimento, em relação à programação de entrega estabelecida.- Geração de informações específicas ao Tribunal de Contas, referentes às diversas modalidades

de licitação (Livros).- Relatório de Contratos Plurianuais.

14. Referente às solicitações de compras de materiais para as viaturas, o sistema deverá, quando da elaboração das mesmas, indicar a última retirada do material requisitado para a viatura correspondente. Tal medida tem por objetivo auxiliar o administrador de frota na verificação das garantias das peças utilizadas.

30

15. O sistema deverá prover recurso para o auxílio na geração de documentos diversos, principalmente na fase de término de licitação, a partir de modelos pré elaborados.

16. O sistema deverá permitir às áreas correspondentes, a execução dos Contratos, com emissão de solicitações de fornecimento parciais e controle do saldo do Contrato ou Carta Contrato.

17. Permitir o aditamento de prazo e/ou valor de um Contrato ou Carta Contrato.18. Controlar a exibição/execução dos Contratos ou Carta Contratos para os gestores.19. O sistema deverá permitir a elaboração de Solicitações de Compras pelos diversos departamentos,

através de tecnologia Web.20. O sistema deverá conter todos os recursos necessários para o registro e realização de Pregão

Eletrônico Presencial, indicados a seguir:

- Abertura da sessão, com o registro dos fornecedores participantes e seus respectivos representantes;

- Registro do resultado da análise da proposta comercial entregue por cada um dos participantes (eventuais desclassificações);

- Preparação do início do Pregão, a partir do registro e apresentação das melhores ofertas;- O sistema deverá estar preparado para controlar os itens objetos da licitação, em agrupamentos

denominados lotes;- O sistema deverá sugerir, para cada item (ou lote), o próximo preço das ofertas, em função da

redução mínima definida para cada lote;- O sistema deverá registrar todas as seqüências de lances (sucessivos, de valores distintos e

decrescentes) de cada um dos participantes;- Deverá permitir negociações com os próximos fornecedores participantes, quando a melhor

oferta não for aceitável;- O sistema deverá registrar o(s) fornecedor(es) ganhador(es);- O sistema deverá emitir Ata do Pregão, com todos os detalhes da reunião licitatória;- O sistema deverá gerar, a partir do Pregão, quando já consolidado, quadro de preços com o

resumo do resultado;- Pedidos e Contratos deverão ser gerados a partir do resultado deste procedimento, sem

necessidade de quaisquer adições de informações adicionais de valores ou itens.- Possuir julgamento pelo menor Preço Unitário, menor Preço Total, menor Taxa e maior

Desconto.

31

21. Deverão estar disponíveis os seguintes Relatórios com opção de visualizar em tela, antes de imprimir, e Ter opção em todos de exportar para formato de texto, planilhas, PDF:

- Solicitação de Compras.- Pedido ao Fornecedor.- Quadro de Preços.- Resumo do Quadro de Preços.- Reserva de dotações.- Autorização para empenho.- Pesquisa de compras.- Livros para o Tribunal de Contas.- Condições gerais das programações de entrega.- Ficha de fornecedores, contendo ocorrências de anomalias de entrega.- Rol de fornecedores por um grupo de materiais.- Rol de fornecedores de um grupo/subgrupo de materiais.- Rol de fornecedores de um material específico.- Rol de fornecedores de materiais contidos em um processo de compra, para finalidade de

cotação de preços.- Rol de fornecedores em ordem alfabética.- Rol de materiais entregues, referentes a um contrato.- Rol de materiais entregues, referentes a um pedido.- Rol de materiais entregues, referentes a um fornecedor, Rol de fornecedores, por ordem

ascendente de data de validade de cadastramento.- Rol de solicitações de compras.- Rol de solicitações de compras não aprovadas.- Rol de solicitações de Abertas (já aprovadas – liberadas para ingressar em um processo de

compras).- Rol de solicitações de Abertas Canceladas.- Comparativo dos valores estimados e realizados.- Relatório que forneça o extrato dos Contratos, Cartas e Pedidos.- Relatório que forneça os custos mensais consolidados do Orçamento, Faturamento e Recursos

Humanos, em mais de uma moeda.- Relatório que efetue o cálculo da projeção dos gastos para o restante do exercício.- Relatório que forneça a estatísitica de atrasos nos pagamentos efetuados.- Relatório parametrizavel com prazos de datas de vencimento de contratos, demonstrando valores

pagos, liquidados, empenhados data de vencimento.

22. Relatório no qual, para cada tipo de modalidade de compra, seja possível verificar qual foi a despesa realizada, para cada uma, e para cada tipo de material (objeto da licitação)

23. Relatório estatístico que forneça o tempo médio em dias, para um grupo ou material, gasto para:

- Abertura de um processo de compra a partir da elaboração da solicitação de compra.- Elaboração de um pedido ou contrato, a partir da elaboração da solicitação de compra.- Recebimento do material, a partir da elaboração da solicitação de compra.- Solicitação de Orçamento ao Fornecedor.

24. Deverá possuir mecanismo de controle dos Contratos, Cartas e Pedidos, com consumos acima ou abaixo do previsto.

25. Permitir a exibição da programação de pagamento vencidas ou a vencer de um determinado período,

permitindo a suspensão dos pagamentos não desejados.

26. Deverá possuir mecanismo de aviso dos Contratos, Cartas e Pedidos, com vencimento em um determinado prazo.

27. O Sistema de Compras, Licitações e Contratos deverá integrar-se ao sistema contábil e estar adaptado ao módulo AUDESP.

32

SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL.

Características

1. O Sistema de FOLHA DE PAGAMENTO deverá permitir, no que diz respeito a pagamentos de funcionários, o tratamento simultâneo de Regimes Jurídicos Diferenciados (CLT e não CLT), de Classes Salariais Heterogêneas (horistas, diaristas, mensalistas, tarefeiros, etc...), de funcionários Ativos e Inativos (não CLT). Deverá apresentar as seguintes características mínimas:

- Formação e manutenção da base de dados dos funcionários.- Cálculo da Folha de Pagamento Global ou Individual.- Elaboração de Resumos Contábeis.- Processamento do 13º salário.- Processamento de DIRF e RAIS.- Processamento de Vale-transporte, férias, homologações, PIS/PASEP.- Gerador de documentos e Relatórios.- Tratamento de consultas e relatórios.- Mecanismos de controle e segurança.

2. O sistema deve oferecer proteção de uso através da Atribuição de senhas por usuários, com possibilidade de restrição à manutenção/consulta de dados em nível de menus e módulos a saber:

- Através da autorização de acesso, o usuário poderá ou não efetuar operações ou visualizações em determinadas informações de forma seletiva, sob o nível de módulos.

- Deverão ser registradas em arquivo de segurança todas as alterações/inclusões e exclusões de dados cadastrais e de tabelas e parâmetros, indicando a situação do registro antes e depois de se efetuar cada transação, assim como a data e horário em que a mesma aconteceu, o usuário que a efetivou e os dados alterados.

3. Este sistema deve permitir que o próprio usuário crie campos, possibilitando assim, o ajuste dinâmico da base de dados a novas necessidades de controle do órgão.

4. Devem estar disponíveis as seguintes ferramentas para geração de novos relatórios e/ou documentos pelos usuários do sistema e que sejam de fácil compreensão para permitir seu uso por funcionários sem conhecimento de linguagens de programação:

- Gerador de Relatórios que estabeleça agrupamentos, totalizações, importação e exportação de dados.

- Gerador de Textos com mesclagem de campos das tabelas do sistema de Folha de Pagamento.

5. O cálculo da folha de pagamento deverá ser totalmente parametrizável adequando-se inteiramente aos cálculos de ganhos e descontos utilizados pelo órgão, calculando automaticamente o valor dos recolhimentos de INSS, I.R. e F.G.T.S. e dispor de opções a seguir:

- Permitir a criação e manutenção dos diversos itens de ganhos e descontos de cada funcionário, tanto dos itens já existentes como de novos itens, pelo próprio usuário, oferecendo assim flexibilidade no atendimento às mudanças requeridas.

- Cálculo Individualizado ou faixa de seleção, sendo que a faixa de seleção deve ser totalmente parametrizável, com possibilidades de inclusões personalizadas.

- Cálculos e emissões de relatórios retroativos ao período correspondente.- Recálculo parcial, ou total, utilizando as faixas de seleção personalizadas.

33

6. O Sistema deverá efetuar tratamento de autônomos, dispondo dos seguintes recursos mínimos: - Controlar os pagamentos de trabalhadores autônomos com cálculo dos impostos encargos

sociais. - Emitir RPA, DARF, CERA e Ficha Financeira.- Gerar informações para DIRF, SEFIP e Informe de Rendimentos.

7. Cálculo e emissão dos seguintes tipos de folha de pagamento:

- Folha de Pagamento de adiantamento. Deve calcular o valor do adiantamento e automaticamente lançar o respectivo desconto na folha mensal.

- Folha de Pagamento Mensal com Cálculo de Pagamentos e atualização automática de pagamentos retroativos.

- Folha de Pagamento do 13º Salário.- Cálculo de pensionistas flexível contemplando cálculos para atender aos vários processos

Judiciais, possibilitando a emissão de líquido bancário e outros documentos comprobatórios do pagamento.

- Armazenar, no mínimo, os dados financeiros de cada funcionário relativos aos 120 últimos meses.

8. Deverão estar disponíveis as rotinas para processamento dos dados anuais da DIRF, da RAIS e dos INFORMES DE RENDIMENTO as quais deverão estar integradas com os Sistemas dos Órgãos Oficiais.

9. Também deverão estar disponíveis rotinas para previsão da antecipação do 13 º salário, por ocasião das férias, para desconto da Contribuição Sindical Anual, (observando o vínculo empregatício da época do recolhimento), para programação de férias e para cálculo do PIS/PASEP (com geração dos arquivos para remessa ao Banco do Brasil/Caixa Econômica Federal).

10. O sistema deverá dispor de rotinas de cálculo de reajuste salarial, executadas seletivamente por cargo e /ou por faixa salarial e também individualmente por funcionário.

11. Deverá estar disponível rotina para cálculo de férias com as seguintes características:

- Calcular os recebimentos provenientes de férias conforme o vínculo empregatício.- Cadastramento antecipado de férias em descanso com recebimento de 1/3 de férias, abono

pecuniário e mês de pagamento.- Antecipação do 13 salário.- Simulações de cálculos.- Cálculo automático de férias, de acordo com os períodos de aquisição.- Transferência automática para a Folha de Pagamento de todos os benefícios recebidos em

virtude das férias.

12. O cálculo e controle de homologações deverá dispor das seguintes funções e recursos:

- Cálculo da rescisão do funcionário por seleção, de acordo com seu vínculo.- Múltiplos padrões de cálculos rescisórios, parametrizáveis.- Parametrização das verbas rescisórias.- Tipos de Rescisão personalizados, com abertura para novas inclusões com suas respectivas

fórmulas de cálculo.

13. A rotina de vale transporte deverá apresentar as seguintes características controles e funções:

- Controlar a distribuição de vales transporte conforme roteiro de cada funcionário.- Informar quantidade por tipo de cédula de vale transporte devida a cada funcionário.- Manter cadastro de Empresas de ônibus, linhas e horários.- Efetuar o cálculo e transferência dos valores calculados para a Folha de Pagamento.

14. Deverá dispor de interface e rotinas para registro e lançamento automático em folha de débitos referentes a convênios efetuados com terceiros como farmácias, supermercados e outros.

34

15. Deverá dispor de interface para integração com sistema de Apontamento de Horas Trabalhadas e Registro de Freqüência.

16. Deverão estar disponíveis rotinas de apoio ao setor de recursos humanos que proporcionem:

- A utilização de imagens vinculadas a um registro de funcionário tais como fotografias.- Registro de Dependentes em arquivo próprio com controle automático da idade limite para

cálculo de Salário Família e Imposto de Renda.- Controle do planejamento de férias.

17. O sistema de Folha de Pagamento deverá dispor, no mínimo, dos seguintes relatórios:

- Demonstrativos de Ganhos e Descontos, com a menção expressa do tipo e nome de cada ganho ou desconto efetivo e respectivo recibo (em duas vias), de cada funcionário constante na folha de pagamento, devendo utilizar formulários gabaritados (holerites).

- Relação de Líquido a creditar em conta corrente bancária do funcionário em papel ou meio magnético no padrão FEBRABAN.

- Relação de Pagamento do 13º salário: parcela única com emissão de envelopes líquido a creditar e Resumo Geral.

- Relação de Totais Pagos por Seção, Divisão e Geral, conforme determinado quando do cadastramento original, contendo separadamente os valores pagos para horas normais, extras, descanso de horistas e faltas.

- Ficha espelho do cadastro de funcionários para os casos de inclusão ou alteração cadastral.- Relação para recolhimento de FGTS e RE em disquete- Ficha Financeira (acumulada, individualizada por funcionário, contendo todos os ganhos e

descontos do ano em curso), emitida automaticamente para os demitidos no mesmo processamento e a pedido dos funcionários ativos.

- Relação do INSS.- Relação do IRPF.- Folha de pagamento do 13º salário.- Comprovantes individualizados de rendimentos pagos ou creditados durante o ano de todos os

Funcionários e retenção do imposto de renda, conforme normas da Receita Federal.- Relação Anual de Informações Sociais – RAIS em disquete.- Relação Anual da DIRF em disquete.- Relação de Provisão de férias e 13º salário.- Relação de Previsão de férias e 13º salário.- Emissão de Etiquetas.

18. O Sistema de Folha de Pagamento deverá integrar-se ao Sistema Contábil e estar adaptado ao Módulo AUDESP.

SISTEMA DE CONTROLE DE PATRIMÔNIO:

Características

1. O Sistema de Patrimônio deverá realizar o registro e tratamento de:

Aquisições de itens patrimoniais.

Baixas (totais e parciais) de itens patrimoniais.

Transferências (totais e parciais) de itens patrimoniais.

35

2. Controle de empréstimos de itens patrimoniais

3. Controle de envio para reparos de itens patrimoniais

4. Capacidade de obter o valor atual corrigido e a depreciação acumulada e corrigida a partir do

valor de compra, da nota fiscal, e de uma tabela de eventos de conversão monetária.

5. Cálculo mensal de depreciação

6. Pesquisa de itens utilizando-se pesquisa fonética

7. Integração com a Contabilidade

8. Classificação dos itens patrimoniais em contas, em função das suas características.

9. Qualificação dos itens em função de suas características, através de tabela definida pelo próprio

usuário.

10. Exportação de Dados para Custos

11. Inventário de bens patrimoniais com a utilização de coletor de dados ou Palmtops.

12. Mecanismo de Segurança que permite estabelecer quais recursos do sistema ficam disponíveis

para cada usuário.

13. Integração com o sistema de materiais e compras, de forma que o movimento de aquisição do

Patrimônio seja gerado automaticamente quando da entrada do material no Almoxarifado.

14. Integração com a Contabilidade Pública, no que se refere às informações que deverão ser

enviadas à Audesp.

15. Relatório em tela e papel de:

Termo de Responsabilidade.

Termo de Transferência.

Termo de Baixas.

Itens por Ordem de Chapa.

36

Aquisições, dentro de uma faixa de datas.

Movimentos: Aquisições, Transferências e Baixas.

Emissão de Registros de Baixas.

Emissão de materiais por Funcionários.

Itens baixados em um intervalo qualquer de datas

16. Emissão de ficha demonstrativa de baixa, individual por item do Patrimônio.

17. Relação de bens patrimoniais, agrupados por:

Contas e SubContas do Patrimônio.

Locais.

Centros de Custos.

Processos de compra, adquiridos em um intervalo de datas.

18. Relação do valor residual de bens do Patrimônio, por Centro de Custos e Locais.

19. Resumo por Ano de Aquisição

20. Relação:

Qualificadores.

Plano de Contas do Patrimônio.

Centros de Custos e Locais.

Itens Patrimoniais, por funcionário responsável.

Itens por ordem de chapa.

Itens por ordem alfabética

21. Totais por Contas do Patrimônio

22. Emissão de materiais por funcionários responsáveis ou aos quais foi emprestado o item;

37

23. Balancete, constando:

Saldo do mês anterior.

Totais de movimentos de aquisição.

Totais de movimentos de baixas e transferências.

Saldo atual do mês.

24. O Sistema de Patrimônio deverá integrar-se ao sistema contábil, e estar adaptado ao módulo AUDESP

SISTEMA DE CONTROLE DE FROTA

Características

1. O Sistema deverá efetuar o controle e manutenção do cadastro de itens da frota, bem como dos

cadastros auxiliares como: usuários, senhas, O.S. (Ordem de Serviços), etc.

2. O Sistema ofertado pela proponente deverá oferecer:

- Controle do Registro de quilometragem.

- Controle de autorizações de saída.

- Controle de Ordens de Serviços.

- Controle de Ordens de Corretivas.

- Controle de Ordens de Preventivas programadas por veículo. Sua periodicidade pode ser por

Quilometragem, como por exemplo: Troca de Óleo, ou por período, tempo e meses, como

Licenciamento.

- Controle de validade da carteira de habilitação por motorista, permitindo o bloqueio de registros

de quilometragem para o motorista.

- Controle de pontuação de infração cometida no trânsito por motorista.

- Calculo automático de valor associado a cada O.S. (custos).

- Controle de abastecimento.

- Controle de pneus por veículo.

- Controle de Acessórios por veículo.

- Controle de Ocorrências por Motoristas.

- Controle de Sinistros por Motorista/Veículo.

- Fotos para Veículos.

- Fotos para Sinistros.

- Controle de acessos por senhas.

- Relatórios gerenciais e estatísticos.

38

- Integração com Sistema de Almoxarifado.

3. O Sistema deverá estar integrado ao Sistema AVL, compartilhado a mesma base georeferenciada e

as informações sobre viaturas (veículos) e motoristas.

MÓDULO DE RASTREAMENTO DE VIATURAS (AVL)/VEÍCULOS:

Características

1. O controle de Rastreamento de viaturas deverá ser integrado com o Sistema de Controle de Frota, utilizando-se da base georeferenciada já existente na Prefeitura.

2. Deverá permitir, para cada uma das viaturas que dispuser do equipamento de rastreamento, o armazenamento, em banco de dados, dos trajetos percorridos. Estes trajetos poderão ser recuperados em qualquer instante e deverão apresentar, além das posições das viaturas, a velocidade instantânea e a direção das mesmas

3. Deverá permitir o estabelecimento dos limites da área de circulação diária de cada viatura, avisando, no instante da ocorrência, sempre que a viatura ultrapassar estes limites

4. O gerenciador da frota deverá contar com o recurso de : sobre o mapa georeferenciado do município, apresentado em tela, localizar a(s) viatura (s) que desejar, obtendo informações individuais tais como: eventuais manutenções preventivas agendadas ou em atraso; motorista responsável, dados de sua carteira de habilitação, velocidade das viaturas, e outras possíveis informações mantidas pelo sistema de Gerenciamento de Frota.

5. O acesso a estas informações deverá ser disponibilizado ao administrador através da rede mundial de computadores (internet).

ANEXO III DO EDITAL DA TOMADA DE PREÇOS N.º 03/09

39

MINUTA DO CONTRATO

CONTRATO N.º ........../09.PROCESSO ADMINISTRATIVO N.º 1.085/2009. TOMADA DE PREÇOS N° 03/09.

TERMO DE CONTRATO QUE ENTRE SI CELEBRAM A CÂMARA MUNICIPAL DE MAUÁ E A EMPRESA ......, TENDO COMO OBJETO O FORNECIMENTO DE DIVERSOS SISTEMAS APLICATIVOS, INCLUSIVE EQUIPAMENTOS, COM RESPECTIVAS CESSÕES DE DIREITOS E LICENÇAS DE USO MATERIAL, SEM EXCLUSIVIDADE, COMPREENDENDO MIGRAÇÃO, CUSTOMIZAÇÃO, INSTALAÇÃO, MANUTENÇÃO TÉCNICA E TREINAMENTO DE PESSOAL NAS DIVERSAS ÁREAS DA CÂMARA MUNICIPAL.

Pelo presente instrumento, de um lado, a CÂMARA MUNICIPAL DE MAUÁ, com sede na Avenida João Ramalho, nº 305, Vila Noêmia, nesta cidade e comarca de Mauá, inscrita no CNPJ/MF., sob nº 48.867.477/0001-03, neste ato representada por seu Presidente, Vereador JOSÉ ROGÉRIO MOREIRA SANTANA, portador da cédula de identidade R.G. nº 696.902 e do C.P.F. nº 445.785.474-34, doravante denominada "CONTRATANTE"; e de outro lado a empresa ..................., estabelecida na Rua ................., nº ......, Bairro ............., na cidade e comarca de ..........., inscrita no CNPJ/MF., sob nº ....................., inscrição estadual nº ...................., neste ato representada por seu ..............., Sr. ................., .................., portador da cédula de identidade, RG. nº ..............., inscrito no CPF/MF., sob nº ................................, doravante denominada "CONTRATADA", têm entre si, justo e contratado, por esta e na melhor forma de direito, o seguinte :

FUNDAMENTO: O presente Contrato decorre da Tomada de Preços n.º 03/09, constante do processo administrativo protocolado sob nº 1.085/2009, que faz parte integrante deste instrumento, e sujeita-se às normas da Lei 8666/93, com as alterações introduzidas por leis posteriores, e pelas cláusulas seguintes:

CLÁUSULA 1 - DO OBJETO

1.1. Através do presente instrumento, a CONTRATADA obriga-se à cessão de direitos de uso, fornecimento de diversos sistemas aplicativos, inclusive equipamentos, com respectivas cessões de direitos e licenças de uso mensal, sem exclusividade, compreendendo migração, customização, instalação, manutenção técnica e treinamento de pessoal nas diversas áreas da Câmara Municipal, conforme anexo II, da Tomada de Preços ....../09 e da proposta da CONTRATADA que fazem parte integrante deste Instrumento, conforme segue:

40

1.1.1. Fornecimento de Softwares aplicativos, com respectivas licenças, sem exclusividade de uso, que consistem em:

- Sistema de Contabilidade, Orçamento e Tesouraria- Sistema de Controle de Materiais, Compras, Licitações e Contratos- Sistema de Folha de Pagamento- Sistema de Controle de Patrimônio- Sistema de Controle de Frota- Sistema de Rastreamento de Veículos (AVL)

1.1.2. Fornecimento das licenças de uso do Banco de Dados Relacional proposto.

CLÁUSULA 2 – DAS OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA

2.1. Obriga-se a CONTRATADA a executar os serviços, objeto deste Contrato, de acordo com as instruções e com os planos de trabalho estabelecidos pela CONTRATANTE, em consonância com o conteúdo da proposta apresentada na Licitação;

2.2. Manter, durante toda a execução do contrato, em compatibilidade com as obrigações assumidas, todas as condições que culminaram em sua habilitação e qualificação na fase da licitação;

2.3. Reparar, corrigir, às suas expensas, no total ou em parte, o objeto do contrato em que se verificarem vícios, defeitos ou incorreções resultantes da execução ou de materiais empregados;

2.5. Não transferir a terceiros, no todo ou em parte, o objeto do presente Contrato.

2.6. Entregar os seguintes itens pertencentes a documentação do Sistema: 1. Dicionário de dados (no qual deverá constar os nomes de todas as tabelas que compõem o sistema, e para cada uma delas todos os nomes dos campos com suas respectivas descrições detalhadas) 2. Diagrama do Modelo Entidade Relacionamento (conceitual, lógico e físico), contendo todos os relacionamentos (chave primária x chave estrangeira) entre as entidades que compõe a estrutura da base de dados, bem como sua relação de cardinalidade;

2.7. Responsabilizar-se pelas despesas relativas à manutenção corretiva ou preventiva de todos os sistemas instalados;

2.8. Disponibilizar técnicos junto a CONTRATANTE aptos a prestarem os devidos esclarecimentos sobre o regular funcionamento dos respectivos programas, conforme especificado no sub item 3.2.

41

2.9. Identificar os técnicos que irão prestar a assessoria técnica, inclusive telefones de contato e/ou celular com respectiva área. A assessoria será “on line”, via telefone, via e-mail, via fax, com prazo de retorno em até 2 horas; e “presencial” com prazo de atendimento em até 24 horas, em dias úteis.

2.10. Contratar todo o Pessoal Técnico e Administrativo necessário, com direta responsabilidade por todos encargos fiscais, previdenciários, sociais, direitos trabalhistas, seguros, e demais direitos legais.

2.11. Providenciar, obrigatoriamente, a integração dos sistemas ora contratados, sem que isso gere qualquer custo adicional e nem que alegue desconhecimento.

CLÁUSULA 3 - DAS OBRIGAÇÕES DA CONTRATANTE

3.1. Fornecer, em tempo hábil, elementos suficientes e necessários à execução dos serviços contratados;

Efetuar os pagamentos devidos, de acordo com o estabelecido neste contrato.

CLÁUSULA 4 - DA RESPONSABILIDADE CIVIL

4.1. A CONTRATADA reconhece por este instrumento que é a única e exclusiva responsável por danos ou prejuízos que vier a causar a CONTRATANTE, coisa, propriedade ou pessoa de terceiros, em decorrência da execução dos serviços, objeto deste contrato, correndo às suas expensas, sem quaisquer ônus para a CONTRATANTE, ressarcimento ou indenizações que tais danos ou prejuízos possam causar;

4.2. A CONTRATANTE poderá, a seu critério, suspender o pagamento das faturas devidas à CONTRATADA, em decorrência deste contrato, caso a mesma deixe de cumprir e/ou de executar satisfatoriamente as determinações pactuadas.

CLÁUSULA 5 – DA VIGÊNCIA CONTRATUAL

5.1. O prazo de vigência do presente contrato é de 12 (doze) meses, tendo inicio no dia .... de ....... de 2009 e término no dia .... de ........de 2010, podendo ser prorrogado por iguais e sucessivos períodos até o limite no art. 57, inciso II da Lei Federal nº 8.666/93.

CLÁUSULA 6 – DO PRAZO DE EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS

6.1. Instalação e Implantação dos Sistemas:

42

6.1.1. O prazo para a Instalação dos Sistemas (Programas), Conversão de Arquivos e outras demais providências técnicas será de .......... (..............) dias consecutivos e ininterruptos, contados da data da assinatura do presente Instrumento;

CLÁUSULA 7 - DO VALOR CONTRATO E DO RECURSO

7.1. O valor estimado para o prazo contratual de 12 (doze) meses é de R$......... (...........), despesa essa que correrá por conta da dotação orçamentária vigente de código 3390.39.00 – Outros Serviços de Terceiros – Pessoa Jurídica.

CLÁUSULA 8 - DAS CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

8.1. Em razão do disposto no artigo 5º da Lei 8666/93 (ordem cronológica), o pagamento será efetuado mensal e exclusivamente pela Tesouraria da CONTRATANTE, sendo efetivado dentro de 10 (dez) dias após a entrega da nota fiscal/fatura.

8.2. A CONTRATADA somente poderá considerar como atraso de pagamento por parte da CONTRATANTE, para efeito de suspensão ou rescisão do contrato, o superior a 90 (noventa ) dias dos pagamentos devidos, conforme artigo 78, inciso XV, da Lei n.º 8.666/93, atualizada pelas leis posteriores.

8.3. Em caso de atraso de pagamento por prazo superior a 30 (trinta) dias, incidirá correção monetária, nos termos da legislação vigente.

CLÁUSULA 9 – D0 REAJUSTE

9.1. Os preços permaneceram inalterados durante os primeiros 12 (doze) meses do contrato.

9.2. Após este prazo serão reajustados anualmente com base na variação do IGP-DI da FGV no período, ou outro índice que o Governo Federal venha a adotar em substituição.

CLÁUSULA 10 - DAS PENALIDADES

10.1. Pela inexecução total ou parcial das obrigações previstas neste Contrato serão aplicadas à CONTRATADA, de acordo com a natureza da infração, as sanções, objeto dos artigos 86, 87 e 88 da Lei Federal n.º 8.666/93, atualizada pela de n.º 8.883/94, ou seja:

10.1.1. Advertência;

43

10.1.2. Multa de 10% (dez por cento) sobre o valor total da proposta pela inexecução total ou parcial do contrato;

10.1.3. Suspensão temporária de participar em licitação e impedimento de contratar com a Administração por até 2 (dois) anos;

10.1.4. Declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administração enquanto perdurarem os motivos da punição ou até que seja promovida a reabilitação; perante a própria autoridade que aplicou a penalidade, que será concedida sempre que a CONTRATADA ressarcir a Administração pelos prejuízos resultantes e após decorrido o prazo de sanção mencionada no item anterior.

CLÁUSULA 11 - DO RECEBIMENTO DOS SERVIÇOS

11.1. Os serviços somente serão recebidos pela CÂMARA após o atendimento de todas as condições estabelecidas neste contrato e demais documentos dele integrantes, desde que atingido o fim a que se destinam, em eficácia e qualidade requerida;

11.2. A CONTRATANTE poderá aceitar, a seu critério, o recebimento de parte dos serviços, desde que obedecidas as condições vigentes.

CLÁUSULA 12 - DA RESCISÃO DO CONTRATO

12.1. Em caso de rescisão de contrato, será aplicado o disposto nos artigos 58 - II, e 77 à 80 da Lei Federal n.º 8.666/93, atualizada pela de n.º 8883/94.

12.2. O presente contrato poderá ser rescindido mediante denúncia por escrito, por qualquer das partes, a qualquer tempo, com antecedência mínima de 30 (trinta) dias, podendo este prazo ser reduzido, a critério da CONTRATANTE.

12.3. Constitui motivo para a rescisão do contrato:

12.3.1. O não cumprimento ou o cumprimento irregular de cláusulas contratuais, especificações e prazos;

12.3.2. A lentidão de seu cumprimento, levando a CONTRATANTE a comprovar a impossibilidade da conclusão do serviço ou do fornecimento, nos prazos estipulados;

12.3.3. O atraso injustificado no início do serviço ou fornecimento.

44

12.3.4. A paralisação do serviço ou do fornecimento sem justa causa e prévia comunicaçãoa CONTRATANTE;

12.3.5. A dissolução da sociedade ou a declaração de falência, ou a instauração de sua insolvência civil;

12.3.6. A alteração social ou a modificação da finalidade ou estrutura da CONTRATADA que, a juízo da CONTRATANTE, prejudique a execução do contrato;

12.3.7. As razões de interesse público, de alta relevância e amplo conhecimento, justificadas e determinadas pela CONTRATANTE e exaradas no processo licitatório a que se refere o presente contrato;

12.3.8. A supressão, por parte da CONTRATANTE, de serviços, acarretando modificação no valor inicial do contrato, além do limite permitido no parágrafo 1º do artigo 65 da Lei 8.666/93 e suas alterações;

12.3.9. A suspensão de sua execução, por ordem escrita da CONTRATANTE, por prazo superior a 120 (cento e vinte) dias, salvo em caso de calamidade pública, grave perturbação da ordem interna ou guerra, ou ainda por repetidas suspensões que totalizem o mesmo prazo, independentemente do pagamento obrigatório de indenizações pelas sucessivas e contratualmente imprevistas desmobilizações e mobilizações e outras previstas, assegurado à CONTRATADA, nesses casos, o direito de optar pela suspensão do cumprimento das obrigações assumidas até que seja normalizada a situação;

12.4. Em caso de rescisão, por qualquer das hipóteses previstas, a CONTRATADA perderá a garantia contratual a favor da CONTRATANTE, além de se sujeitar à aplicação das multas previstas, sem prejuízo de sua responsabilidade por perdas e danos;

12.5. Quando a rescisão ocorrer por outros motivos, sem que haja culpa da CONTRATADA, caberá ressarcimento dos prejuízos regularmente comprovados que esta houver sofrido, tendo ainda direito a devolução da garantia contratual; pagamentos devidos pela execução do contrato até a data da rescisão e pagamento do custo da desmobilização, se houver;

12.6. Aplicam-se, subsidiariamente, a esta cláusula das disposições pertinentes e, em especial, a seção V do Capitulo III da Lei 8.666/93 e suas alterações, ficando assegurado a CONTRATANTE a supremacia relativa ao poder inerente aos contratos administrativos.

CLÁUSULA 13 - DA GARANTIA CONTRATUAL

45

13.1. A CONTRATADA obriga-se à prestação de garantia na modalidade de caução (em dinheiro ou títulos da dívida pública, seguro garantia ou fiança bancária) em 1% do valor total do Contrato , em até 05 (cinco) dia úteis após a sua assinatura.

13.2. A garantia contratual deverá ser renovada sempre que o seu prazo de validade não corresponder à efetiva aceitação final dos serviços, sob pena de suspensão de pagamento de fatura pendente;

13.3. A garantia será devolvida por ocasião da expedição do termo de encerramento do contrato, na mesma forma em que foi recolhida, mediante requerimento apresentado ao Setor de Protocolo da CONTRATANTE;

13.4. Se a garantia for recolhida em dinheiro, será restituída com atualização monetária, em conformidade com o disposto no Parágrafo 4º do art. 56 da Lei Federal n.º 8.666, de 21/06/93 e suas alterações.

CLÁUSULA 14 - DO FORO

14.1. As partes contratantes elegem, com exclusão de qualquer outro por mais privilegiado que seja, o Foro da comarca de Mauá, para dirimir questões que eventualmente as partes não consigam resolver por mútuo consenso.

E, por estarem assim justas e contratadas, as partes assinam o presente contrato em 03 (três) vias de igual teor e forma, na presença de duas testemunhas.

Mauá, ..... de ............... de 2009.

CÂMARA MUNICIPAL DE MAUÁ Vereador JOSÉ ROGÉRIO MOREIRA SANTANA

PRESIDENTE

EMPRESA ...............

TESTEMUNHAS:

________________________________ _______________________________

46

ANEXO IV

QUANTIDADE DE EQUIPAMENTOS E NÚMERO DE USUÁRIOS

Informações sobre o parque de equipamentos e números de usuários e funcionários a serem treinados na utilização dos sistemas.

1- DESCRIÇÃO DOS EQUIPAMENTOS

a) Servidor de Dados - Quantidade: 02

CPU: PROLIANT HP DUAL 3.2MEMÓRIA RAM: 16 GBHD: 900 GBSOFTWARE WINDOWS 2008 SERVER

b) Estações de Trabalho - Quantidade: 10

CPU: HP DC 5750MEMÓRIA RAM: 512 MBHD: 80 GBSOFTWARE WINDOWS XP PRÓ

2 - USUÁRIOS A SEREM TREINADOS

SISTEMAS Número de UsuáriosSistema de Contabilidade, Orçamento e Tesouraria 04Sistema de Controle Materiais, Compras, Licitações e Contratos

04

Sistema de Controle de Patrimônio 01 Sistema de Controle de Frota 02Sistema de Folha de Pagamento 04Sistema de Rastreamento (AVL) 02

47