edital completo ifes 2012

Upload: thiago-streth

Post on 10-Jul-2015

16.995 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1

EDITAL COMPLETO

PROCESSO SELETIVO 1 2012

CURSOS TCNICOS

Campi do Ifes: Alegre, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Guarapari, Ibatiba, Itapina, Linhares, Nova Vencia, Pima, Santa Teresa, So Mateus, Serra, Venda Nova do Imigrante e Vitria.

2APRESENTAO Prezado(a) candidato(a),

O Instituto Federal do Esprito Santo uma instituio de educao superior, bsica e profissional, pluricurricular e especializado na oferta de educao profissional e tecnolgica nas diferentes modalidades de ensino. Sua misso Promover educao profissional, cientfica e tecnolgica de excelncia, por meio do ensino, pesquisa e extenso, com foco no desenvolvimento humano sustentvel.

O Ifes nasceu da integrao entre as Escolas Agrotcnicas Federais de Alegre, Colatina e Santa Teresa e do Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo e suas UnED's, no dia 29 de dezembro de 2008, mediante a promulgao da Lei N 11.892. Possui uma Reitoria, com sede em Vitria, e os seguintes campi: Alegre, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Guarapari, Ibatiba, Itapina, Linhares, Pima, Nova Vencia Santa Teresa, So Mateus, Serra, Venda Nova do Imigrante, Vila Velha e Vitria.

O Ifes oferece Cursos Tcnicos para egressos do Ensino Fundamental e Ensino Mdio, Cursos Tcnicos para jovens e adultos, Cursos Superiores de Graduao (Tecnlogos, Licenciaturas e Bacharelados) e Psgraduao(lato e strictu sensu), e ainda, Cursos de Formao Inicial e Continuada, voltados qualificao profissional.

Neste Manual voc encontrar o Edital e as informaes complementares referentes ao Processo Seletivo dos Cursos Tcnicos ofertados pelo Ifes, no mbito de seus campi. A leitura atenta desse manual essencial para a compreenso das normas do processo, desde a inscrio, a realizao das provas, at a efetivao da matrcula dos candidatos aprovados.

Seja qual for o campus que voc tenha escolhido para sua formao profissional, tenha a certeza de que a Educao que ir receber ser pblica, gratuita e de qualidade. Desejamos que voc obtenha sucesso nessa nova etapa da vida e que venha fazer parte de nossa comunidade escolar.

Denio Rebello Arantes Reitor Pr Tempore do Ifes

3LOCALIZAO DOS CAMPI DO Ifes

4

CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO 1 2012

n 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18

ATIVIDADES Publicao do Edital do Processo Seletivo Perodo de inscrio Perodo de iseno Solicitao vagas para o Internato para os Campi Itapina e Santa Teresa Resultado da iseno da taxa de inscrio Homologao das Inscries Divulgao do local da prova

DATAS 25/09 e 02/10/2011 03 a 31/10 3 a 21/10/11 03 a 31/10 27/10/2011 08/11/2011 22/11/2011

LOCAL Jornal e www.ifes.edu.br www.ifes.edu.br www.ifes.edu.br Campi Itapina e Santa Teresa www.ifes.edu.br www.ifes.edu.br www.ifes.edu.br Verificar no site www.ifes.edu.br www.ifes.edu.br e Campi www.ifes.edu.br www.ifes.edu.br e Campi www.ifes.edu.br e Campi www.ifes.edu.br www.ifes.edu.br Campi Itapina e Santa Teresa e www.ifes.edu.br Campus do Curso Campus Campus

Provas ObjetivasDivulgao do gabarito Recursos contra a prova objetiva Divulgao do gabarito ps-recursos Divulgao do resultado final Recursos contra o resultado final Resultado dos recursos contra o resultado final Divulgao do resultado do Internato Matrcula dos candidatos aprovados Chamada dos suplentes Inicio do ano letivo

04/12/201105/12/2011 05 e 06/12/2011 09/12/2011 16/12/2011 19/12/2011 23/12/11 28/12/2011 Ver item 12 Ver item 12.10 Informao na matrcula

5 NVEIS DE ENSINO I CURSOS TCNICOS INTEGRADOS COM O ENSINO MDIO, oferecidos SOMENTE a quem j tenha concludo o Ensino Fundamental, sendo o curso planejado de modo a conduzir o aluno habilitao profissional tcnica de nvel mdio, na mesma instituio de ensino, contando com matrcula nica para cada aluno. Como se trata de curso nico, realizado de forma integrada e interdependente, no ser possvel concluir o Ensino Mdio de forma independente da concluso do Ensino Tcnico de Nvel Mdio ou o contrrio, de acordo com o Decreto 5154/04, com o Parecer CNE/CEB 39/2004 e com a Resoluo CNE/CEB 01, de 03/02/2005. II CURSOS TCNICOS CONCOMITANTES COM O ENSINO MDIO, ofertados a quem tenha concludo ou esteja cursando o Ensino Mdio, na qual a complementaridade entre a educao profissional tcnica de nvel mdio e o Ensino Mdio pressupe a existncia de matrculas distintas para cada curso. Esta concomitncia pode acontecer em uma determinada srie, dependendo do curso ofertado. III CURSOS TCNICOS SUBSEQUENTES, oferecidos SOMENTE a quem j tenha concludo o Ensino Mdio.

PERFIL PROFISSIONAL DOS CURSOS TCNICOS OFERECIDOS PELO IFES 1)ADMINISTRAO - Executa as funes de apoio administrativo: protocolo e arquivo, confeco e expedio de documentos administrativos e controle de estoques. Opera sistemas de informaes gerencias de pessoal e material. Utiliza ferramentas da informtica bsica, como suporte s operaes organizacionais. 2)AGRICULTURA - Planeja, executa e monitora etapas da produo agrcola. Planeja e acompanha a colheita e a ps-colheita das principais culturas. Auxilia na implantao e gerenciamento de sistemas de controle de qualidade na produo agrcola. Identifica e aplica tcnicas mercadolgicas para distribuio e comercializao de produtos. Elabora laudos, percias, pareceres, relatrios e projetos. Atua em atividades de extenso e associativismo. 3)AGROINDSTRIA - Operacionaliza o processamento de alimentos nas reas de laticnios, carnes, beneficiamento de gros, cereais, bebidas, frutas e hortalias. Auxilia e atua na elaborao, aplicao e avaliao de programas preventivos, de higienizao e sanitizao da produo agroindustrial. Atua em sistemas para diminuio do impacto ambiental dos processos de produo agroindustrial Acompanha o programa de manuteno de equipamentos na agroindstria. Implementa e gerencia sistemas de controle de qualidade. Identifica e aplica tcnicas mercadolgicas para distribuio e comercializao de produtos. 4)AGROPECURIA - Planeja, executa, acompanha e fiscaliza todas as fases dos projetos agropecurios. Administra propriedades rurais. Elabora, aplica e monitora programas preventivos de sanitizao na produo animal, vegetal e agroindustrial. Fiscaliza produtos de origem vegetal, animal e agroindustrial. Realiza medio, demarcao e levantamentos topogrficos rurais. Atua em programas de assistncia tcnica, extenso rural e pesquisa. 5)AQUICULTURA - Atua no cultivo de peixes, camares, ostras, mexilhes, rs e algas. Colabora na execuo e no manejo dos ambientes de cultivo, envolvendo aspectos relativos reproduo, larvicultura e engorda de espcies aquticas. Prepara tanques e viveiros para o cultivo, realizando o controle da qualidade de gua e do solo. Realiza a preparao, oferta e ajuste da alimentao das espcies cultivadas, acompanhando seu desenvolvimento e sanidade.Beneficia o pescado, desenvolvendo produtos e subprodutos. 6)AUTOMAO INDUSTRIAL - Atua no projeto, execuo e instalao de sistemas de controle e automao utilizados nos processos industriais. Realiza a manuteno, medies e testes em equipamentos utilizados em automao de processos industriais. Programa, opera e mantm sistemas automatizados respeitando normas tcnicas e de segurana.

6 7)EDIFICAES- Desenvolve e executa projetos de edificaes conforme normas tcnicas de segurana e de acordo com legislao especfica. Planeja a execuo e elabora oramento de obras. Presta assistncia tcnica no estudo e desenvolvimento de projetos e pesquisas tecnolgicas na rea de edificaes. Orienta e coordena a execuo de servios de manuteno de equipamentos e de instalaes em edificaes. Orienta na assistncia tcnica para compra, venda e utilizao de produtos e equipamentos especializados. 8)ELETROMECNICA - Atua no projeto e execuo de instalaes eltricas e mecnicas de equipamentos industriais conforme especificaes tcnicas, normas de segurana e com responsabilidade ambiental. Exerce atividades de planejamento e execuo da manuteno eltrica e mecnica de equipamentos industriais, alm de projeto, instalao e manuteno de sistemas de acionamento eltrico e mecnico. 09)ELETROTCNICA - Instala, opera e mantm elementos de gerao, transmisso e distribuio de energia eltrica. Participa na elaborao e no desenvolvimento de projetos de instalaes eltricas e de infra-estrutura para sistemas de telecomunicaes em edificaes. Atua no planejamento e execuo da instalao e manuteno de equipamentos e instalaes eltricas. Aplica medidas para o uso eficiente da energia eltrica e de fontes energticas alternativas. Participa no projeto e instala sistemas de acionamentos eltricos. Executa a instalao e manuteno de iluminao e sinalizao de segurana. 10)ESTRADAS - Atua no planejamento e execuo da implantao de estradas considerando normas tcnicas e de segurana. Executa pontes, bueiros e viadutos. Realiza a fiscalizao e manuteno de vias terrestres. Utiliza equipamentos de engenharia. Realiza a identificao de depsitos naturais de minrio. Executa e analisa ensaios tecnolgicos de materiais. 11)GEOPROCESSAMENTO - Planeja servios de aquisio, tratamento, anlise e converso de dados georreferenciados, a partir de tcnicas e aplicativos especializados. Efetua levantamento topogrfico e coleta de dados espaciais. Atualiza cadastro tcnico multifinalitrio. Cria modelos de fenmenos ambientais. Elabora produtos cartogrficos em diferentes sistemas de referncias e projees. Executa o tratamento e a anlise de dados de diferentes sistemas de sensores remotos. Analisa dados espaciais e no-espaciais a partir do uso de sistemas de informao geogrfica. 12)INFORMTICA - Desenvolve programas de computador, seguindo as especificaes e paradigmas da lgica de programao e das linguagens de programao. Utiliza ambientes de desenvolvimentos de sistemas, sistemas operacionais e banco de dados. Realiza testes de software, mantendo registro que possibilitem anlises e refinamento dos resultados. Executa manuteno de programas de computadores implantados. 13)LOGSTICA - Aplica os principais procedimentos de transporte, armazenamento e logstica. Executa e agenda programa manuteno de mquinas e equipamentos, compras, recebimento, armazenagem, movimentao, expedio e distribuio de materiais e produtos. Colabora na gesto de estoques. Presta atendimento aos clientes. Implementa os procedimentos de qualidade, segurana e higiene do trabalho no sistema logstico. 14)MECNICA - Atua na elaborao de projetos de produtos, ferramentas, mquinas e equipamentos mecnicos. Planeja, aplica e controla procedimentos de instalao e de manuteno mecnica de mquinas e equipamentos conforme normas tcnicas e normas relacionadas a segurana. Controla processos de fabricao. Aplica tcnicas de medio e ensaios. Especifica materiais para construo mecnica. 15)MEIO AMBIENTE - Coleta, armazena e interpreta informaes, dados e documentao ambientais. Colabora na elaborao de laudos, relatrios e estudos ambientais. Auxilia na elaborao, acompanhamento e execuo de sistemas de gesto ambiental. Atua na organizao de programas de educao ambiental, de conservao e preservao de recursos naturais, de reduo, reuso e reciclagem. Identifica as intervenes ambientais, analisa suas consequncias e operacionaliza a execuo de aes para preservao, conservao, otimizao, minimizao e remediao dos seus efeitos. 16)METALURGIA - Participa no projeto, planejamento e superviso dos processos para obteno, transformao, fundio e tratamento dos metais e suas ligas. Executa operaes de soldagem, serralheria, ferraria e reparos de estruturas metlicas. Aplica tcnicas de medio, testes e ensaios. Este curso assume linha de formao especfica de acordo com o tipo de processo de transformao de metais e suas ligas.

7 17)MINERAO - Opera equipamentos de extrao mineral, sondagem, perfurao, amostragem e transporte. Auxilia na caracterizao de minrios sob os aspectos fsico-qumico, mineralgico e granulomtrico. Executa projetos de desmonte, transporte e carregamento de minrios. Monitora a estabilidade de rochas em minas subterrnea e a cu aberto. Auxilia na elaborao de mapeamento geolgico e amostragem em superfcie e subsolo. Opera equipamentos de fragmentao, de separao mineral, separao slido-lquido, hidrometalrgicos e secagem. 18)PESCA - Auxilia no planejamento e na execuo de atividades relacionadas pesca, operaes de embarque e desembarque. Auxilia na conduo da embarcao rea de pesca, utilizando procedimentos de armao. Constri e mantm apetrechos de pesca (como redes de pesca, iscas, armadilhas, anzis). Realiza procedimentos de beneficiamento do pescado nas embarcaes. Opera equipamentos como radares, bssolas, GPS, barmetros. 19)PORTOS - Atua na operao porturia. Trabalha no agenciamento de embarcaes. Encaminha procedimentos de importao/exportao com base no regulamento aduaneiro. Opera e gerencia a manuteno dos equipamentos eletromecnicos de operao porturia. 20)QUMICA - Atua no planejamento, coordenao, operao e controle dos processos industriais e equipamentos nos processos produtivos. Planeja e coordena os processos laboratoriais. Realiza amostragens, anlises qumicas, fsico-qumicas e microbiolgicas. Realiza vendas e assistncia tcnica na aplicao de equipamentos e produtos qumicos. Participa no desenvolvimento de produtos e validao de mtodos. Atua com responsabilidade ambiental e em conformidade com as normas tcnicas, as normas de qualidade e de boas prticas de manufatura e de segurana. 21)SEGURANA DO TRABALHO - Atua em aes prevencionistas nos processos produtivos com auxlio de mtodos e tcnicas de identificao, avaliao e medidas de controle de riscos ambientais de acordo com normas regulamentadoras e princpios de higiene e sade do trabalho. Desenvolve aes educativas na rea de sade e segurana do trabalho. Orienta o uso de EPI e EPC. Coleta e organiza informaes de sade e de segurana no trabalho. Executa o PPRA. Investiga, analisa acidentes e recomenda medidas de preveno e controle. 22)TRANSPORTE FERROVIRIO - Atua na operao ferroviria. Executa atividades de apoio ao planejamento, organizao, controle e acompanhamento dos processos de manuteno de equipamentos, materiais rodantes, vias permanentes e sistemas ferrovirios. Faz ntervenes de manuteno, organizando e controlando os servios, coletando, analisando os dados e efetuando a gesto da base de dados. Inspeciona e econhece os tipos de manuteno dos sistemas ferrovirios. Coordena e orienta equipes de profissionais envolvidos com manuteno. 23)ZOOTECNIA - Atua na criao de animais domsticos e silvestres. Colabora nas atividades de planejamento e controle. Elabora, aplica e monitora programas de manejo preventivo, higinico e sanitrio na produo animal, objetivando a melhoria da produtividade e da rentabilidade. Presta assistncia tcnica e extenso rural na rea de produo animal. Implanta e maneja pastagens, aplicando procedimentos relativos ao preparo e conservao do solo e da gua.

8

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1 2012, DE 25 DE SETEMBRO DE 2011 O Reitor do Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Esprito Santo, no uso de suas atribuies legais e de acordo com as disposies da legislao pertinente, faz saber, pelo presente edital, que estaro abertas, no perodo de 03 a 31 de outubro de 2011, as inscries para o Processo Seletivo Simplificado dos Cursos Tcnicos Integrados, Cursos Tcnicos concomitantes, Cursos Tcnicos subsequentes e Cursos Tcnicos Integrados com o Ensino Mdio para jovens e adultos (Proeja) vagas remanescentes, para os Campi do IFES, com ingresso para o 1 ano e/ou 1semestre letivo de 2012. 1.DO PROCESSO SELETIVO 1.1.A realizao do Processo Seletivo est a cargo da Gerncia de Processos de SeleoGPS, vinculada Pr Reitoria de Ensino do Ifes. A esta Gerncia cabe a responsabilidade de planejar, coordenar e executar o Processo Seletivo e de divulgar as informaes necessrias realizao do evento. 1.2.A seleo ser realizada em um nico dia. 1.3.Os resultados do Processo Seletivo sero vlidos para o ingresso no 1 ano ou no 1semestre letivo de 2012 nos cursos tcnicos oferecidos pelos campi: Alegre, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Guarapari, Ibatiba, Itapina, Linhares, Nova Vencia, Pima, Santa Teresa, So Mateus, Serra, Venda Nova do Imigrante e Vitria. 2.DAS VAGAS2.1.Cursos Tcnicos Integrados com Ensino Mdio

Oferecidos SOMENTE a quem j tenha concludo o ensino fundamental, sendo o curso planejado de modo a conduzir o aluno habilitao profissional tcnica de nvel mdio, na mesma instituio de ensino, contando com matrcula nica para cada aluno. Como se trata de curso nico, realizado de forma integrada e interdependente, no ser possvel concluir o Ensino Mdio de forma independente da concluso do ensino tcnico de nvel mdio ou o contrrio, de acordo com o Decreto 5154/04, com o Parecer CNE/CEB 39/2004 e com a Resoluo CNE/CEB 01, de 03/02/2005. Campus-Alegre Turno Cursos Cdigo 301 303 Cdigo 551 555 553 557 Cdigo 601 603 Vagas 135 45 Vagas 34 34 34 34 Vagas 40 40 Durao 3 anos 3 anos Durao 04 anos 04 anos 04 anos 04 anos Durao 04 anos 04 anos

Integral Agropecuria Integral Agroindstria Campus-Aracruz Curso Turno Matutino Qumica Vespertino Qumica Matutino Mecnica Vespertino Mecnica Campus-Cachoeiro De Itapemirim Turno Curso Vespertino Vespertino Eletromecnica Informtica

9 Campus-Cariacica Turno

Curso

Cdigo 801 803 811 Cdigo 247 249 Cdigo 941 943 Cdigo 751 753 Cdigo 201 202 203 Cdigo 703 705 707 709 Cdigo 651 653 Cdigo 963 965 967 969 Cdigo 221 222

Vagas 36 40 40 Vagas 57 72 Vaga 42 40 Vaga 32 32 Vagas 90 45 45 Vagas 36 36 30 30 Vagas 30 30 Vagas 40 40 40 40 Vagas 120 40

Durao 04 Anos 04 Anos 04 Anos Durao 4 Anos 4 Anos Durao 04 Anos 04 Anos Durao 04 Anos 04 Anos Durao 03 Anos 03 Anos 03 Anos Durao 04 anos 04 anos 04 anos 04 anos Durao 04 Anos 04 Anos Durao 4 anos 4 anos 4 anos 4 anos Durao 03 anos 03 anos

Vespertino Administrao Matutino Portos Vespertino Transporte Ferrovirio Campus-Colatina Turno Curso Matutino Edificaes Matutino Administrao Campus-Guarapari Turno Curso Matutino Administrao Matutino Eletromecnica Campus-Ibatiba Curso Turno Matutino Meio Ambiente Vespertino Meio Ambiente Campus-Itapina Curso Turno Integral Agropecuria Integral Agricultura Integral Zootecnia Campus-Linhares Curso Turno Matutino Administrao Vespertino Administrao Matutino Automao Industrial Vespertino Automao Industrial Campus-Nova Vencia Turno Curso Diurno Edificaes Diurno Minerao Campus-Pima Turnos Cursos Matutino Aquicultura Matutino Pesca Vespertino Aquicultura Vespertino Pesca Campus-Santa Teresa Curso Turno Integral Integral Agropecuria Meio Ambiente

O(a) candidato(a) inscrito(a) para ingresso no campus Santa Teresa, dever apresentar declarao da Secretaria Municipal de Agricultura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares do municpio de origem, INCAPER ou INSS, informando o vnculo rural do mesmo(a), para concorrer s vagas no regime de internato, caso tenha vnculo rural. A declarao dever ser entregue no ato da inscrio ou enviada via correio para o endereo do Anexo I ou via FAX (027) 3259783 at a data prevista no cronograma deste edital.

10 Campus-So Mateus Turno Curso Cdigo 503 501 Cdigo 901 903 905 907 Cdigo 065 071 073 081 095 Vagas 30 30 Vagas 40 40 40 40 Vagas 32 32 32 40 36 Durao 04 anos 04 anos Durao 04 anos 04 anos 04 anos 04 anos Durao 04 anos 04 anos 04 anos 04 anos 04 anos

Vespertino Eletrotcnica Vespertino Mecnica Campus-Venda Nova Do Imigrante Turno Curso Matutino Agroindstria Vespertino Agroindstria Matutino Administrao Vespertino Administrao Campus-Vitria Turnos Cursos Vespertino Estradas Matutino Eletrotcnica Vespertino Eletrotcnica Matutino Edificaes Matutino Mecnica

2.2.Cursos Tcnicos Concomitantes So cursos ofertados a quem esteja cursando o Ensino Mdio, no qual a complementaridade entre a educao profissional tcnica de nvel mdio e o Ensino Mdio pressupe a existncia de matrculas distintas para cada curso. Nesse regime o aluno faz somente o ensino tcnico no Ifes, devendo, obrigatoriamente, estar matriculado no Ensino Mdio em outra escola, sem dependncia. Esta concomitncia pode acontecer em uma determinada srie, dependendo do curso ofertado. Estes cursos so ofertados, tambm, a quem j tenha concludo o Ensino Mdio. Campus-Alegre Turno Curso Cdigo 388 Cdigo 612 614 616 Cdigo 814 816 Cdigo 231 Cdigo 952 954 Cdigo 712 714 Vagas 20 Vagas 40 40 40 Vagas 36 40 Vagas 32 Vaga 42 40 Vagas 29 36 Durao 3 anos Durao 02 anos 02 anos 02 anos Durao 02 anos 02 anos Durao 02 anos Durao 1ano e meio 02 anos Durao 02 anos 1 ano e meio Concomitncia 1 srie Concomitncia 3 srie 3 srie 3 srie Concomitncia 3 srie 3 srie Concomitncia 3 srie Concomitncia 3 srie 3 srie Concomitncia 3 srie 3 srie

Matutino Agropecuria Campus-Cachoeiro de Itapemirim Turno Curso Noturno Eletromecnica Noturno Minerao Noturno Informtica Campus-Cariacica Curso Turno Noturno Logstica Noturno Portos Campus-Colatina Curso Turno Matutino Informtica Campus-Guarapari Curso Turno Noturno Administrao Noturno Eletromecnica Campus-Linhares Turno Curso Noturno Noturno Automao Industrial Administrao

11 Campus-Nova Vencia Turno Curso Noturno Edificaes Noturno Minerao Campus-So Mateus Turno Curso Noturno Mecnica Noturno Eletrotcnica Campus-Serra Turno Curso Matutino Automao Industrial Noturno Automao Industrial Vespertino Informtica Noturno Informtica Campus-Venda Nova Do Imigrante Curso Turno Noturno Agroindstria Noturno Administrao Campus-Vitria Curso Turno Noturno Noturno Noturno Vespertino Vespertino Noturno Eletrotcnica Geoprocessamento Mecnica Mecnica Metalurgia Segurana do Trabalho Cdigo 672 674 Cdigo 512 514 Cdigo 411 412 421 422 Cdigo 912 914 Cdigo 122 128 130 131 133 136 Vagas 40 40 Vagas 30 30 Vagas 32 32 40 40 Vagas 40 40 Vagas 32 36 36 36 32 38 Durao 02 anos 02 anos Durao 02 anos 02 anos Durao 02 anos 02 anos 02 anos 02 anos Durao 02 anos 02 anos Durao 02 anos 02 anos 02 anos 02 anos 02 anos 02 anos Concomitncia 3 srie 3 srie Concomitncia 3 srie 3 srie Concomitncia 3 srie 3 srie 3 srie 3 srie Concomitncia 3 srie 3 srie Concomitncia 3 srie 3 srie 3 srie 3 srie 3 srie 3 srie

2.3.Cursos Tcnicos Subsequentes So cursos oferecidos com carga horria varivel em cada mdulo.Para ingresso nestes cursos, necessrio que o candidato tenha concludo o Ensino Mdio. Campus-Itapina Curso Cdigo Vagas Durao Turno Integral Agropecuria Campus-Santa Teresa Curso Turno Noturno Integral Meio Ambiente Agropecuria 488 Cdigo 286 289 40 Vagas 40 40 1 ano e meio Durao 1 ano e meio 1 ano e meio

2.4.Curso Tcnico Integrado com o Ensino Mdio para jovens e adultos(Proeja)-Vagas Remanescentes Para se inscrever o candidato dever ter no mnimo 18 (dezoito) anos de idade completos at a data da matrcula e o Ensino Mdio completo. So vagas remanescentes de editais anteriores, destinadas dentro do Projeto para Jovens e Adultos-PROEJA, onde o candidato ingressar no 3 perodo em Colatina e 5 Mdulo em Vitria dos Cursos Tcnicos Integrados com o Ensino Mdio para Jovens e Adultos. Este curso ter a diplomao e certificao ao final do curso, ser como Tcnico Integrado com o Ensino Mdio para Jovens e Adultos. Como se trata de curso nico, no ser possvel a certificao do Ensino Mdio de forma independente da concluso do ensino tcnico de nvel mdio e vice versa. Lei n. 9.394/96, Decreto n. 5.840/06, e Lei n. 11.741/08.

12 Campus - ColatinaTurno Curso

Noturno

Comrcio

Cdigo 294

Vagas 25

Durao 2 anos

Ingressante cursar, ainda, as adaptaes dos componentes curriculares que se fizerem necessrios, respeitando o Projeto Pedaggico do Curso.

Campus Vitria Turnos Noturno

Curso Metalurgia

Cdigo 184

Vagas 20

Durao 02 anos

2.4.1.O candidato aos Cursos Tcnicos Integrados com o Ensino Mdio para Jovens e Adultos(PROEJA), dever preencher e assinar a declarao(anexo V) de que no possui ou est matriculado em Curso Superior de qualquer Instituio de Ensino Pblica ou Privada. 3.CONSIDERAES 3.1.Alguns componentes curriculares podero ser realizados em outros campi do Ifes. 3.2.As Matrizes Curriculares constantes dos Projetos dos Cursos podero passar por alteraes em virtude de avaliaes e reavaliaes dos cenrios econmico e social, implementao de novas legislaes ou necessidades de natureza tcnico-pedaggica. 3.3.O Ifes se reserva no direito de transferir ou acrescentar atividades letivas aos sbados. 3.4.O Curso Tcnico de Informtica, cdigo 421, Vespertino, ofertado no Campus Serra poder a critrio da Instituio ser transferido para o turno noturno a partir do 2 mdulo. 3.5.O alunos matriculado e reprovado no semestre/ano letivo podero a critrio da Instituio ser transferido para um turno diferente daquele que prestou prova no Processo Seletivo. 3.5.As aulas para o Curso Tcnico integrado em Comrcio para o Campus Colatina tero incio s 18h10min. 3.6.O candidato aprovado no Processo Seletivo e que j esteja matriculado em qualquer Campus do Ifes, dever fazer a opo por uma nica matrcula, conforme a Resoluo CD n 26 de 15/09/2008. 4.DAS INSCRIES A inscrio implica automaticamente o conhecimento e a aceitao das condies estabelecidas pelo IFES neste Edital, das quais o candidato ou seu representante legal no poder, em hiptese alguma, alegar desconhecimento. 4.1.Para efetuar a inscrio, o candidato dever ter cadastro de pessoa fsica (CPF) prprio. 4.2.O candidato menor de idade que no possuir documento oficial de Identidade listado no item 4.6, dever indicar o nmero da Certido de Nascimento, e aps todo o procedimento para a inscrio, imprimir o carto de identificao e levar ao Campus de interesse do Curso at a data de encerramento das inscries, com 01(uma) foto 3x4 de frente e recente, Certido de nascimento e a GRU, para que seja carimbada e validada a inscrio. O carto de identificao devidamente carimbado dever ser apresentado no dia da prova junto com a certido de Nascimento. 4.2.1.Ateno o Carto de Identificao a ser impresso ser somente para o candidato menor de idade e que no possui nenhum documento listado no item 4.6. 4.3.Perodo de inscrio: de 03 a 31/10/2011. 4.4.O valor da taxa ser de R$ 51,00(cinquenta e um) reais. OBS: No ser devolvido o valor referente taxa de inscrio para casos de duplicidade de pagamento, desistncia do candidato, ausncia no dia da prova ou erro do candidato no ato da inscrio para o processo de inscrio.

13 4.5.Procedimentos para a inscrio: a)As inscries devero ser realizadas de 03 a 31/10/2011, EXCLUSIVAMENTE via Internet pelo site http://www.ifes.edu.br/Quero ser aluno do IFES/Processo Seletivo Simplificado 1, no qual o candidato ter acesso ao Edital completo, ao questionrio socioeconmico e ao formulrio de inscrio, cabendo a ele preencher TODOS os campos, conforme instrues contidas naquela pgina. Ao terminar e confirmar os dados da inscrio, o sistema emitir uma mensagem de confirmao e solicitar a impresso da GRU (Guia de Recolhimento da Unio) no valor de R$51,00 (cinquenta e um reais) a ser paga em qualquer agncia bancaria impreterivelmente at o dia 01/11/2011. Caso seja necessrio, durante todo o perodo de inscrio haver a possibilidade do candidato gerar uma nova GRU. Quaisquer dvidas devero ser esclarecidas no telefone 27 33312152; b)O ambiente de inscrio ficar aberto at s 23h59min do dia 31/10/2011. Aps esse perodo, o sistema travar automaticamente, no sendo permitidas novas inscries; c)Ser disponibilizado nos Campi do Ifes um microcomputador com acesso gratuito internet, para que os candidatos possam preencher a inscrio, somente nos dias teis e nos horrios definidos por cada campi no Anexo I; d) O candidato que no efetuar o pagamento correspondente taxa de inscrio at o dia 1 de novembro de 2011, no ter a sua inscrio efetivada e consequentemente estar eliminado do processo seletivo. 4.6.Sero considerados documentos de identificao aqueles expedidos pelas Secretarias de Segurana Pblica, pela Diretoria Geral da Polcia Civil, pelas Foras Armadas ou pela Polcia Militar, Carteira de Trabalho e Previdncia Social, Carteira de Motorista, Passaporte atualizado, bem como as carteiras expedidas por ordens ou conselhos que, por lei federal, so consideradas documentos de identidade e que contenham foto e impresso digital. 4.7.As inscries somente sero homologadas aps a comprovao do pagamento da taxa de inscrio ou iseno. 4.8.O(A) candidato(a) ter direito a APENAS uma nica inscrio no Processo Seletivo. No caso de o(a) candidato(a) realizar mais de uma inscrio, ser considerada vlida apenas a ltima inscrio paga ou isenta. 4.9.O(A) candidato(a) ser o nico responsvel pelo preenchimento correto e completo da ficha de inscrio, bem como pela efetivao do pagamento da GRU e a solicitao da iseno. 4.10.O Ifes no se responsabilizar por solicitaes de inscrio no recebidas por motivos de ordem tcnica dos computadores, falhas na comunicao, congestionamento das linhas de comunicao, bem como outros fatores de ordem tcnica que impossibilitem a transferncia de dados. 4.11.Aps efetivada a inscrio, NO ser permitida a mudana de opo de campus e de curso. 4.12.O SIMPLES ato do pagamento da taxa de inscrio sem o seguimento correto de qualquer um dos passos do item 4.5 no significar que o candidato esteja inscrito. 4.13.O candidato dever preencher o questionrio scio-econmico;4.14.Olimpada Brasileira de Matemtica das Escolas Pblicas (OBMEP/2010)

4.14.1.O candidato que participou da 4 Olimpada Brasileira de Matemtica das Escolas Pblicas (OBMEP/2010) e tiver sido premiado ter acrscimo de pontos sua nota final do PS 1 2012, de acordo com os seguintes critrios: a)Acrscimo de 50 pontos para o candidato premiado com medalha de ouro; b)Acrscimo de 30 pontos para o candidato premiado com medalha de prata; c)Acrscimo de 20 pontos para o candidato premiado com medalha de bronze. 4.14.2.A bonificao no exime o candidato de todas as demais exigncias do edital. 4.14.3.Os resultados da OBMEP/2010 somente sero considerados para efeito de acrscimo de pontos no PS 1 2012 se forem comprovados pelo candidato, atravs da cpia da premiao encaminhada a Gerncia de Processos de SeleoCampus Vitria ou nos Campi de interesse do Curso, at o dia 31 de outubro de 2011.

145.ISENO DA TAXA DE INSCRIO: 5.1.A iseno da taxa de inscrio dever ser requerida NO ATO da inscrio de 03 a 21 de outubro de 2011, e a documentao comprobatria dever OBRIGATORIAMENTE ser entregue at o dia 21/10/2011, no campus de interesse do curso(observar o local e horrio no anexo I) ou poder ainda ser postada para a Gerncia de Processos de SeleoAvenida Vitria,1729 JucutuquaraVitriaESCEP:29040-780.

5.2.Ter direito iseno da taxa de inscrio o(a) candidato(a) que se encontre em uma das situaes abaixo: a Para candidatos aos cursos tcnicos integrados de todos os Campi e concomitante Ifes-Alegre: Ter estudado os ltimos 2(dois) anos do Ensino Fundamental em escola pblica ou particular como aluno bolsista(em funo de carncia scio-econmica); b)Para candidatos aos cursos tcnicos concomitantes, subsequentes e PROEJA: Ter estudado os ltimos 2(dois) anos do Ensino Mdio em escola pblica ou particular como aluno bolsista(em funo de carncia scio-econmica); c)Ter estudado o equivalente a pelo menos 2 anos atravs de exames supletivos ou curso equivalente em estabelecimento da rede pblica de ensino e comprove a aprovao final, at a data da matrcula; 5.3.Documentao para solicitao da iseno da taxa : a)Carteira de Identidade ou Certido de nascimento; (original e cpia) b)CPF Cadastro de Pessoa fsica; (original e cpia) ; c)Histrico(s) Escolar(es) das sries do Ensino Fundamental e/ou Ensino Mdio(original e cpia) ou declarao original comprovando a escolaridade em papel timbrado com carimbo constando o nome por extenso do diretor do estabelecimento ou de seu substituto legal devidamente assinado; conforme modelo do anexo III do Edital completo do candidato; para os candidatos que no possuem o histrico escolar d)O(A) candidato(a) que tenha estudado em escola particular, dever apresentar comprovao atravs de declarao original em papel timbrado da Escola, com o carimbo constando o nome por extenso do diretor do estabelecimento ou de seu substituto legal devidamente assinado e constando a sua situao de aluno bolsista devido a situao socio-econmica; e)Boleto bancrio que comprove o preenchimento de sua inscrio no Processo Seletivo 1 2012. 5.4. O no cumprimento de uma das etapas fixadas, a inconformidade de alguma informao ou a solicitao apresentada fora do perodo fixado, implicar na eliminao automtica do processo de iseno. 5.5.O resultado da solicitao de iseno da taxa de inscrio ser divulgado no site no endereo eletrnico www.ifes.edu.br/Quero ser aluno do IFES, Processo Seletivo Simplificado 1, no dia 27/10/2011 no item consulte inscrio. 5.6.O(A) candidato(a), cuja solicitao de iseno tiver sido INDEFERIDA, dever efetuar o pagamento da GRU(guia de Recolhimento da Unio), impreterivelmente, at o dia 01/11/2011, para poder participar deste Processo Seletivo 6.NECESSIDADES ESPECIAIS 6.1.O(A) candidato(a) que necessitar de atendimento especial para a realizao das provas, devido dificuldade ou impossibilidade de locomoo motora, deficincia auditiva, visual, ou qualquer outra necessidade especial, dever comparecer ao campus para o qual se inscreveu, DURANTE O PERODO DE INSCRIES, e solicitar atendimento especial, por escrito conforme formulrio disponibilizado no Anexo II deste Edital. O(A) candidato(a) dever apresentar laudo mdico original e cpia atual, munido do comprovante de pagamento da taxa de inscrio ou da comprovao da iseno da taxa. Em qualquer situao, NO sero aceitas solicitaes posteriores. A resposta solicitao de atendimento especial ser dada em at 10 (dez) dias teis contados a partir da data da solicitao. 6.2.A solicitao de condies especiais de que trata este item ser atendida segundo os critrios de viabilidade e razoabilidade. 6.3.O(A) candidato(a) que, nos dias que antecederem a realizao das provas, apresentar qualquer doena infecto-contagiosa ou necessitar de tratamento diferenciado dever oficializar a solicitao no campus para o qual se inscreveu, apresentando o Atestado Mdico.

15 7.DA HOMOLOGAO DA INSCRIO 7.1.A homologao da inscrio estar disponvel no endereo eletrnico www.ifes.edu.br a partir do dia 08/11/2011. 7.2.O(A) candidato(a) que no obtiver a homologao de sua inscrio, dever entrar em contato com a Gerncia de Processos de Seleo, at o dia 14/11/2011. 7.3.DOS CANDIDATOS TREINEIROS 7.3.1.O Candidato Treineiro aquele inscrito no Processo Seletivo, a quem ser facultado o direito de participao nas provas, exclusivamente como TREINAMENTO. Assim, em nenhuma circunstncia poder, utilizando a pontuao obtida neste Processo Seletivo, matricular-se em nenhum dos cursos do Ifes.8.DO COMPROVANTE DE IDENTIFICAO E LOCAL DE PROVA

8.1.O candidato dever consultar o local e o horrio da prova no site www.ifes.edu.br, a partir do dia 22/11/2011. O candidato NO receber Carto de Identificao, devendo, OBRIGATORIAMENTE, apresentar no dia da prova o Documento Oficial de Identificao utilizado para inscrio com exceo do menor de idade que dever apresentar tambm o documento emitido no ato da inscrio assinado e carimbado pelo Ifes. 8.2.No caso de perda, roubo ou furto do documento de identificao informado na inscrio, o candidato somente poder realizar as provas apresentando o boletim de ocorrncia registrado em rgo competente que comprove o ocorrido, expedido h, no mximo, 30 dias, junto com outro documento de identificao listado no item 4.6.9.DAS PROVAS 9.1.Todas as PROVAS sero aplicadas no dia 04/12/2011, das 14h s 18h .

9.2.A prova constar de 50 (cinquenta) questes objetivas de mltipla escolha, atribuindo-se 10 (dez) pontos para cada questo, com 5 (cinco) opes de resposta, contendo apenas 1 (uma) alternativa correta.9.2.1.Provas para os Cursos Tcnicos Integrados de todos os Campi e Curso Tcnico Concomitante

do Campus -AlegreDATA HORRIO DE INCIO DURAO PROVAS Lngua Portuguesa Matemtica Cincias da Natureza (Fsica, Qumica e Biologia Cincias Humanas (Histria e Geografia) N PONTUAO QUESTES MXIMA 15 15 10 10 150 pontos 150 pontos 100 pontos 100 pontos

04/12/2011

14h

4h

9.2.2.Provas para os Cursos Tcnicos Concomitantes, Cursos Tcnicos Subsequentes e Cursos PROEJADATA HORRIO DE INCIO DURAO PROVAS Lngua Portuguesa Matemtica Fsica Qumica Biologia Geografia Histria N QUESTES 10 10 06 06 06 06 06 PONTUAO MXIMA 100 pontos 100 pontos 60 pontos 60 pontos 60 pontos 60 pontos 60 pontos

04/12/2011

14h

4h

16 9.3.O(A) candidato(a) dever comparecer ao local da prova 1(uma) hora antes de seu incio, munido(a) do documento oficial de identificao com o qual se inscreveu ou Carto de Identificao, conforme item 8, caneta esferogrfica azul escuro ou preta. 9.4.O(A) candidato(a) somente poder deixar a sala de provas aps 2 (duas) hora do seu incio. 9.5.Durante a realizao das provas expressamente proibida a comunicao com outro candidato, verbalmente, por escrito ou por qualquer outra forma, bem como o uso de bon, livros, revistas, folhetos, impressos, anotaes, celulares (mesmo que desligados), calculadora ou quaisquer outros equipamentos eletrnicos de comunicao ou de consulta. No ser permitido tambm o porte de qualquer tipo de arma. 9.6.O(A) candidato(a) dever ler as instrues contidas na capa da prova antes de inici-la. Caso constate alguma irregularidade, dever informar imediatamente ao fiscal de sala. 9.7.O Carto-resposta semelhante ao volante da Loto e ser lido por leitora ptica. A marcao das respostas deve ser feita, obrigatoriamente, com caneta esferogrfica de tinta preta ou azul escuro, preenchendo-se totalmente o campo de resposta. O Ifes no se responsabilizar por problemas de leitura que advierem da marcao inadequada ou da utilizao de caneta de cor de tinta no especificada. 9.8.Ser de inteira responsabilidade do(a) candidato(a) os prejuzos advindos das marcaes feitas incorretamente no Carto-resposta, como dupla marcao, marcao rasurada ou emendada e campo de marcao no preenchido integralmente. 9.9.O contedo exigido para as provas est relacionado neste Edital. 9.10.Na hiptese de ser anulada alguma questo, o seu valor em pontos ser computado a favor de todos os candidatos. 9.11.No caso de alterao do gabarito, o ponto da questo ser considerado apenas a favor dos candidatos cujas respostas coincidirem com as do gabarito alterado. 10.DA CLASSIFICAO 10.1.Ser classificado(a) o(a) candidato(a) que atender aos requisitos exigidos neste Edital, sendo o direito vaga estabelecido pela ordem decrescente de pontos, at completar o nmero de vagas de cada curso, permanecendo os demais classificados como suplentes.10.2.Ser ELIMINADO(a) o(a) candidato(a) que:

a)Faltar prova; b)Abandonar o local de prova sem autorizao ou deixar o local de prova sem o acompanhamento do fiscal; c)Mantiver conduta incompatvel com a condio de candidato ou ser descorts com qualquer pessoa incumbida da realizao do Processo Seletivo; d)For surpreendido(a), durante a realizao da prova, em comunicao com outro(a) candidato(a); e)Sair do local da prova sem entregar o Carto-resposta. f)No permitir sua identificao; g)No atender s determinaes do presente Edital e de seus atos complementares; h)Obtiver nota zero em todas as disciplinas que compem a prova deste Processo Seletivo 10.3.Em caso de EMPATE na pontuao final entre os candidatos, o desempate se dar da seguinte forma: 10.3.1.Para os Cursos Tcnicos Integrados de todos os Campi e Concomitante do Campus-Alegre: a)Maior nmero de pontos na prova de Lngua Portuguesa: b)Maior nmero de pontos na prova de Matemtica; c)Maior nmero de pontos na prova de Cincias da Natureza; d)Maior nmero de pontos na prova de Cincias Humanas; e)Menor nmero de inscrio. 10.3.2.Para os Cursos Tcnicos Concomitantes,Tcnicos Subsequentes e PROEJA: a)Maior nmero de pontos na prova de Lngua Portuguesa: b)Maior nmero de pontos na prova de Matemtica;

17 c)Maior nmero de pontos na prova de Fsica; d)Maior nmero de pontos na prova de Qumica; e)Maior nmero de pontos na prova de Biologia; f)Maior nmero de pontos na prova de Geografia g)Maior nmero de pontos na prova Histria h)Menor nmero de inscrio.11.DIVULGAO DOS GABARITOS E RECURSOS

11.1.O gabarito ser divulgado no dia 05/12/2011, via Internet no site http://www.ifes.edu.br/Quero ser aluno do IFES/Processo Seletivo Simplificado 1 e nos campi relacionados no Anexo I deste Edital. 11.2.Nos dias 05 e 06/12/2011 no site http://www.ifes.edu.br/Quero ser aluno do IFES/Processo Seletivo Simplificado 1/Consultar inscrio, o(a) candidato(a) poder interpor recurso fundamentado, amparado em bibliografia pertinente, contra qualquer questo da prova.12

11.3.O resultado dos recursos a que se refere o subitem anterior ser divulgado at o dia 09/12/2011, no site http://www.ifes.edu.br/Quero ser aluno do IFES/Processo Seletivo Simplificado 1. 11.4.A divulgao do resultado final do Processo Seletivo est prevista para o dia 16/12/2011, no site http://www.ifes.edu.br/Quero ser aluno do IFES/Processo Seletivo Simplificado 1 e nos campi relacionados no Anexo I deste Edital. 11.5.No dia 19/12/2011, no site http://www.ifes.edu.br/Quero ser aluno do IFES/Processo Seletivo Simplificado 1 o(a) candidato(a) poder interpor recurso fundamentado contra o Resultado Final. 11.6.O resultado dos recursos a que se refere o subitem anterior ser divulgado no dia 23/12/2011, no endereo http://www.ifes.edu.br/Quero ser aluno do IFES/Processo Seletivo Simplificado 1. 11.7. Ifes no fornecer, sob hiptese alguma, o resultado por telefone.

12.MATRCULA DOS CANDIDATOS CLASSIFICADOS DENTRO DO NMERO DE VAGAS. CAMPI HORRIO DATA CURSOS8h s 11h eALEGRE

16 a 18/01/2012 Tcnico Integrado em Agropecuria 12 e 13/01/2012 Tcnico Integrado em Agroindstria e Tcnico Concomitante em Agropecuria 11/01/2012 Curso Tcnico Integrado de Qumica 12/01/2012 Curso Tcnico Integrado de Mecnica

12h30min. s16h 9h s 16h

ARACRUZ CACHOEIRO DE TAPEMIRIM CARIACICA COLATINA

10h s 16h 8h s 18h 10h s 16h 13h30min s

13 e 14/02/2012 Todos os Cursos Tcnicos Integrados 15 e 16/02/2012 Todos os Cursos Tcnicos Concomitantes 11 a 13/01/2012 Todos os Cursos 09 e 10/01/2012 Todos os Cursos Tcnicos Integrados 11 e 12/01/2012 Todos Cursos Tcnicos Concomitantes 05 e 06/01/2012 Todos Cursos Tcnicos Integrados 09 e 10/01/2012 Todos Cursos Tcnicos Concomitantes 11 e 12/01/2012 Curso Tcnico Integrado em Meio Ambiente 10 a 12/01/2012 Todos os Cursos

GUARAPARI IBATIBA ITAPINA

20h30min. 9h s 17h 8h s 16h

1811/01/2012LINHARES

Curso Tcnico Integrado em Administrao Curso Tcnico Integrado em Automao Industrial Todos os Cursos Tcnicos Concomitantes Curso Tcnico Integrado em Edificaes Curso Tcnico Integrado em Minerao Curso Tcnico Concomitante em Edificaes Curso Tcnico Concomitante Minerao

9h s 17h30min.

12/01/2012 13/01/2012 10/01/2012 11/01/2012

NOVA VENECIA

9h s 18h

12/01/2012 13/01/2012

PIUMA SANTA TERESA SO MATEUS SERRA VENDA NOVA DO IMIGRANTE

9h s 17h 7h s 11h e12h30min. s 16h30min.

09 a 11/01/2012 Todos os Cursos Tcnicos Integrados 23 e 24/01/2012 Todos Os cursos 24 e 25/01/2012 Todos os Cursos Tcnicos Integrados 26 e 27/01/2012 Todos os Cursos Tcnicos Concomitantes 12 e 13/01/2012 Todos os Cursos 10 a 12/01/2012 Todos os Cursos 25/01/2012 Todos os Cursos Tcnicos Integrados Cursos Tcnicos Concomitantes em Eletrotcnica,

10h s 16h 9h s 16h 8h s 18h

VITRIA

9h s 16h

26/01/2012 27/01/2012

Geoprocessamento e Segurana do Trabalho Cursos Tcnicos Concomitantes em Mecnica e Metalurgia

12.1.Os candidatos sero matriculados atendendo a ordem de classificao, at ser completado o nmero de vagas previstas neste Edital. 12.2.A matrcula dever ser efetivada, obrigatoriamente, no semestre letivo do curso ofertado. 12.3.A matrcula dos candidatos menores de 18 anos dever ser efetuada pelo responsvel legal ou por terceiros mediante procurao com firma reconhecida. A matrcula dos candidatos maiores de 18 anos poder ser efetivada pelo(a) prprio(a) candidato(a) ou por terceiros mediante procurao com firma reconhecida. 12.4.Documentos necessrios matrcula: a)Requerimento a ser preenchido no ato da matrcula; b)Histrico Escolar do Ensino Fundamental para os todos os Cursos Tcnicos Integrados e o Curso Tcnico Concomitante de Alegre;(original) c)Histrico Escolar do Ensino Mdio ou Certificao do Ensino Mdio obtido atravs da realizao do ENEM , para os cursos Tcnicos Concomitantes e/ou Subsequentes e PROEJA; (original) d)Documento comprobatrio original da concluso do 2ano do Ensino Mdio sem dependncia e, comprovao de matrcula no 3 ano do Ensino Mdio no ano letivo de 2012, para os cursos concomitantes com a 3 srie; (original) e)Certido de Nascimento ou Casamento e Carteira de Identidade (original e cpia); f)Carteira de Identidade para estrangeiros permanentes (original e cpia); g)Ttulo de Eleitor para maiores de 18 anos de idade e comprovante da ltima votao (original e cpia); h)Certido de alistamento militar, no caso de candidatos do sexo masculino, maiores de 17(dezessete) anos (original e cpia); i)Certificado de Reservista, Dispensa, ou Iseno, no caso de candidatos do sexo masculino, maiores de 18(dezoito) anos (original e cpia simples); j)Certido de registro do consulado, para estrangeiros (original e cpia simples); k)Declarao de equivalncia de estudos feitos no exterior, com traduo feita por tradutor juramentado; l)01 (uma) foto 3x4 de frente recente e colorida; m)Cadastro de Pessoas Fsicas CPF (original e cpia); n)Comprovante de Residencia; Somente para os Campi de Alegre, Itapina e Santa Teresa;

19 o)Carto de vacinao atualizado; Somente para o Campus de Cachoeiro de Itapemirim(original e cpia); p)Procurao com firma reconhecida, no caso de ser a matrcula efetuada por terceiro, conforme item 12.3 deste Edital. 12.5. No caso de falta do Histrico Escolar o(a) candidato(a) poder efetuar a matrcula provisria com uma Declarao de Concluso de Escolaridade Escolar, ficando OBRIGADO a entregar o Histrico Escolar em at 30(trinta) dias aps a matrcula, sob pena de ter cancelada a matrcula provisria no caso de no cumprimento deste prazo. 12.6.Todas as cpias dos documentos exigidos devero ser autenticadas, mas, a autenticao poder ser feita pelo funcionrio encarregado de receber o documento, depois de confrontar a cpia com o original. 12.7.O(A) candidato(a) que efetivar matrcula no Campus de Itapina dever ainda, apresentar comprovante de seguro contra acidentes pessoais, pagvel na seguradora de preferncia do(a) candidato(a), com validade anual. 12.8.O candidato classificado que no concretizar sua matrcula por falta da documentao exigida ou deixar de comparecer ao local no perodo fixado neste Edital, perder o direito vaga do seu respectivo curso. 12.9.No sero aceitos documentos incompletos, ilegveis ou rasurados. 12.10.A convocao dos candidatos para a efetivao da matrcula obedecer rigorosamente ordem crescente de classificao, bem como as datas previstas neste Edital. 12.11.Caso as vagas no sejam preenchidas, o Ifes convocar os suplentes, por telefone ou telegrama, seguindo rigorosamente a ordem de classificao. 12.12.Caso no haja suplentes em algum curso, as vagas sero preenchidas seguindo a ordem de classificao com suplentes de : a)Cursos correlatos (mesma rea) do mesmo Campi; b) Mesmo curso de outros campi mais prximos. 12.13.Ser cancelada a matrcula do aluno que: a) No frequentar os primeiros 05 (cinco) dias letivos sem apresentar justificativa legal; e/ou b) Utilizar documentao falsa ou adulterada para a inscrio ou matrcula, tendo ainda que responder legalmente pelo ato. 12.14.Os campi de Alegre, Itapina e Santa Teresa possuem instalaes de INTERNATO, conforme normas e vagas, especificadas no anexo IV. 13. ASSISTNCIA AOS ESTUDANTES Voltada para todos os estudantes regularmente matriculados, a Poltica de Assistncia Estudantil do Ifes visa contribuir para a equidade no processo de formao dos discentes, para a melhoria de suas condies econmicas, sociais, polticas, culturais e de sade; bem como para a melhoria do desempenho acadmico dos estudantes, a fim de prevenir e minimizar a reprovao e evaso escolar por meio da oferta de diversos programas, como Auxlio Transporte, Moradia, Alimentao, Material Didtico e Uniforme, dentre outros. Os interessados em inscrever-se em alguns dos Programas ofertados pelo Ifes devero providenciar os seguintes documentos: Uma foto 3x4 Carteira de Identidade e/ou Certido de Nascimento do interessado CPF Comprovante de Residncia (em casas alugadas, contrato de locao) Comprovante de despesas (todas as despesas da famlia alimentao, gua, energia, telefone convencional e celular, mensalidade escolar, emprstimos, prestao de casa prpria, dentre outras)

20 Certido de casamento do candidato ou responsvel; certido de bito de pais falecidos; certido de nascimento de irmo (s) dependente (s) ou de filho (s) do aluno, tutela, etc. Em caso de separao ou divrcio do aluno ou responsvel, apresentar certido de casamento com averbao e/ou protocolo de ao judicial. Comprovante de rendimento relativo ao ltimo ms, de todas as pessoas que compem o grupo familiar e que residam no mesmo endereo. Dever apresentar carteiras de trabalho dos maiores de 18 anos em qualquer situao, dentre as relacionadas abaixo: Assalariado contracheque ou demonstrativo salarial; Trabalhador Informal, Eventual, Biscateiro - declarao de prprio punho, assinada, contendo as seguintes informaes: atividade desenvolvida, endereo, telefone, quanto tempo exerce a atividade e renda mensal, com a assinatura de duas testemunhas com nmero de documento Aposentado e Pensionista documento fornecido pelo INSS ou outras fontes, referentes aposentadoria, auxlio-doena, penso, peclio, auxlio-recluso e previdncia privada. Na falta deste, extrato bancrio identificado, com o valor do crdito do benefcio; Agricultor, Proprietrio Rural, Sitiante comprovante de rendimento de trabalho cooperativo ou declarao do sindicato, associao ou similar especificando a renda, ou declarao do imposto de renda relativa ao ano anterior com a cdula correspondente; Desempregado carteira de trabalho ou comprovante de seguro desemprego especificando o valor e o perodo. Resciso do ltimo contrato de trabalho; Profissional Liberal ou Autnomo inscrio/registro no rgo competente e declarao de prprio punho especificando a atividade que exerce e a renda mensal, com a assinatura de duas testemunhas com nmero de documento; Vive de Renda declarao especificando a renda mensal e a origem dessa renda, com assinatura de testemunhas, com RG e endereo; Comerciante ou Microempresrio contrato de sociedade ou de firma, declarao do imposto de renda do ano anterior de pessoa jurdica ou esplio. Comprovante de propriedade de veculo utilizado para taxi, frete, dentre outros Para conhecer a Poltica de Assistncia Estudantil e todos os seus programas os candidatos podero acessar os seguintes endereos eletrnicos: http://www.ifes.edu.br/images/stories/files/Institucional/conselho_superior/2011/RES_CS_19_2011_Polit ica_Assistencia_Estudantil.pdf http://www.ifes.edu.br/images/stories/files/Institucional/conselho_superior/2011/Anexo_I_RES_CS_19_2 011_Politica%20Assistencia%20Estudantil.pdf

14.DAS DISPOSIES FINAIS 14.1. de responsabilidade do(a) candidato(a) o conhecimento do Regulamento da Organizao Didtica dos Cursos Tcnicos do Ifes, disponvel no endereo www.ifes.edu.br. 14.2.As comunicaes entre Gerncia de Processos de Seleo e os candidatos sero feitas por meio do site www.ifes.edu.br ou via mensagem eletrnica, enviadas para o endereo que constar na inscrio. 14.3.Os documentos relativos ao Processo Seletivo 1 2012 sero guardados por um perodo de 12(doze) meses aps a divulgao do resultado final. 14.4.Qualquer cidado parte legtima para impugnar este Edital por irregularidade na aplicao da legislao pertinente, devendo protocolar o pedido em quaisquer Campi relacionados no Anexo I deste Edital, at 05(cinco) dias teis aps sua publicao. 14.5.A declarao falsa ou inexata dos dados constantes na ficha de inscrio, bem como, a apresentao de documentos falsos ou inexatos, determinar o cancelamento da inscrio ou a anulao de todos os atos decorrentes, em qualquer poca. O Ifes no se responsabilizar por quaisquer atos ou fatos decorrentes de informaes e/ou endereos incorretos ou incompletos fornecidos pelo(a) candidato(a). 14.6.Este Manual, pela legislao, tem fora de lei, bem como as orientaes contidas nos Instrumentos

21 de Aplicao(Cadernos de Provas e Carto Resposta) e, para todos os efeitos, as determinaes neles contidas se complementam com o Edital oficialmente divulgado. 14.7.Na hiptese de o candidato necessitar ausentar-se da sala de provas, por qualquer motivo, s poder faz-lo acompanhado por um fiscal. Contudo, aps a sada definitiva (devoluo do carto-resposta) o candidato ficar impossibilitado de utilizar bebedouros e banheiros. 14.8.O transporte dos alunos para os campi do Ifes, para fins de estudo, ser de responsabilidade dos pais ou do prprio aluno. 14.9.Os casos omissos sero resolvidos pela Gerncia de Processos de Seleo em conjunto com a PrReitoria de Ensino do Ifes. Vitria, 25 de setembro de 2011. Denio Rebello Arantes Reitor

CONTEDO PROGRAMTICO DAS PROVAS

Cursos Tcnicos Integrados de todos os Campi e o Curso Tcnico Concomitante do Campus-Alegre LNGUA PORTUGUESA: 1. Interpretao de textos diversos; 2. Morfossintaxe dos perodos simples e composto (classes, funes, empregos e estruturaes sintticas); 3. Emprego e correlao verbal; 4. Funes da linguagem; 5. Nveis de linguagem; 6. Semntica: significao das palavras (antonmia e sinonmia; denotao e conotao; ambigidade) 7. Figuras de linguagem. SUGESTES BIBLIOGRFICAS: NICOLA, Jos de; INFANTE, Ulisses. Gramtica contempornea da lngua portuguesa. So Paulo: Scipione, 1999. SARMENTO, Leila Lauar. Gramtica em textos. So Paulo: Moderna, 2000. TERRA, Ernani; NICOLA, Jos de. Prticas de Linguagem. Leitura e produo de textos. So Paulo: Scipione, 2001. MATEMTICA: 1. Conjuntos: Noo intuitiva de conjuntos; Igualdade; Incluso; Reunio; Intercesso; Diferena; Produto cartesiano; Representao por diagramas; Aplicaes resoluo de problemas. 2. Aritmtica e lgebra: Nmeros naturais; Nmeros inteiros; Nmeros racionais e reais; Fatores primos; MMC e MDC; Expresses literais e algbricas; Produtos notveis; Equaes; Problemas e inequaes do 2 grau; Sistemas de equaes do 2 grau; Equaes e problemas do 2 grau; Equaes biquadradas; Equaes irracionais; Sistema mtrico decimal; Razo; Proporo; Diviso em partes proporcionais; Regra de trs; Porcentagem; Juros Simples; Funes; Estudo completo das funes do 1 e 2 graus; Polinmios. 3. Geometria e Trigonometria: ngulos; Retas paralelas; Tringulos; Polgonos convexos; Principais quadrilteros convexos; Circunferncia e crculo; Segmentos proporcionais; Semelhana; Relaes mtricas nos tringulos; Relaes mtricas na circunferncia; Polgonos regulares; reas; Inscrio e circunscrio de figuras planas; Relaes trigonomtricas no tringulo retngulo. 4. Estatstica: Clculo da Mdia, Mediana e Moda de dados discretos; Construo de tabelas de freqncia. SUGESTES BIBLIOGRFICAS: GIOVANNI, Jos Ruy. CASTRUCCI, Benedito. GIOVANNI JUNIOR, Jos Ruy. A conquista da matemtica: A + nova: 5 a 8 srie. So Paulo: FTD, 2002. 4v.

22 IEZZI, Gelson. DOLCE, Osvaldo. MACHADO, Antnio. Matemtica e realidade: 5 a 8 srie, So Paulo: Atual, 1990.4v. IMENES, Luiz Mrcio. LELLIS, Marcelo. Matemtica para todos: 5 a 8 sries, So Paulo: Scipione, 2002. GIOVANNI, Jos Ruy. Matemtica: Pensar e descobrir: 5 a 8 srie. So Paulo: FTD, 2000. FSICA: MECNICA 1. Cinemtica: Conceitos de Cinemtica; Ponto material e corpo extenso; Posio escalar; Deslocamento e caminho percorrido; Repouso, Movimento e Referencial; Sistema Internacional de Unidades; Velocidade escalar mdia; Movimento Uniforme (MU); Equao horria da posio no (MU); Movimento Uniformemente Variado (MUV); Acelerao escalar mdia; Equao horria da posio no (MUV); Equao horria da velocidade; Equao de Torricelli; Queda livre. 2. Dinmica: Estudo das foras; O que fora; Elementos de uma fora; Como medir a intensidade de uma fora; Resultante de um sistema de foras; Foras com mesma direo e mesmo sentido; Foras com mesma direo e sentidos diferentes; Foras concorrentes; Conceitos da Dinmica; Fora; Massa; Peso; 1 Lei de Newton (Inrcia); 2 Lei de Newton (F = ma); 3 Lei de Newton (ao e reao) 3. Trabalho: Trabalho de uma fora qualquer. 4. Energia: Energia Cintica; Energia potencial gravitacional; Energia potencial elstica; Princpio da Conservao da Energia Mecnica 5. Calor: Equilbrio trmico e temperatura; Medidas de temperatura; Escalas termomtricas; Quantidade de calor sensvel; Calor especfico; Propagao do calor. SUGESTES BIBLIOGRFICAS: Cruz, Daniel. Cincias e Educao Ambiental, Qumica e Fsica, 8 Srie, Editora tica. Gewandsznajder, Fernando. Cincias Matria e Energia, 8 Srie, Editora tica. QUMICA: 1. Aplicao dos conceitos fundamentais: matria, corpo, objeto, energia, temperatura. 2. Propriedades da matria: estados fsicos, mudanas de estado, classificao de sistemas qumicos(substncias puras, misturas, substncias simples e compostas, fase), mtodos de separao de misturas, fenmenos fsicos e qumicos. 3. tomo: estrutura atmica, nmero atmico e nmero de massa, semelhanas atmicas, distribuio eletrnica e modelos atmicos. 4. Elementos qumicos: conceito, smbolos e representao convencional, classificao peridica dos elementos qumicos. SUGESTES BIBLIOGRFICAS: BARROS, Carlos; PAULINO, Wilson Roberto. Cincias: Fsica e Qumica 8 srie/ 9 ano. 3 ed. Ed. tica, 2007. CRUZ, Daniel. Tudo Cincias Fsica e Qumica 8 srie/ 9 ano. 1 ed. Ed. tica, 2007. CRUZ , Jos Luiz Carvalho da (editor responsvel). Projeto Ararib Cincias 8 srie. 2 ed. Ed. Moderna, 2007. GOWDAK, Demtrio; MARTINS, Eduardo. Qumica e Fsica 8 srie/ 9 ano. 2 ed. Ed. FTD, 2006. BIOLOGIA: 1. gua, Sais Minerais, Vitaminas, Carboidratos, Lipdios, Protenas - propriedades e importncia para os seres vivos. 2. Clula - Procaritica e Eucaritica; Animal e Vegetal; Partes fundamentais; Principais orgnulos citoplasmticos e suas funes. 3. Seres vivos - Caractersticas gerais e Nveis de organizao; Vrus e Reinos Monera, Protista, Fungi, Plantae e Animmalia: caractersticas gerais, importncia econmica e ecolgica; Principais doenas causadas por Vrus, Bactrias, Protozorios, Fungos e Vermes; Reproduo em vegetais e animais. 4. Sistemas do corpo humano digestrio, respiratrio, circulatrio, excretor, nervoso, sensorial, endcrino e reprodutor (rgos componentes e funes). 5. Ecologia - Conceitos bsicos; Cadeia e Teia alimentar; Relaes harmnicas e desarmnicas entre os

23 seres vivos; Ciclo da gua e do carbono; Poluio do ar, da gua e do solo: problemas decorrentes e aes preventivas/corretivas. SUGESTES BIBLIOGRFICAS: CSAR, SEZAR & BEDAQUE. Entendendo a Natureza O mundo em que vivemos, Os seres vivos no ambiente, O homem no ambiente. 20 edio. So Paulo: Saraiva, 2005. Cruz, D. Cincias - Educao Ambiental O Meio Ambiente, Os Seres Vivos, O Corpo Humano. 34 edio. So Paulo: tica, 2003. CRUZ, Jos Luiz Carvalho da (editor responsvel). Projeto Ararib 5, 6 e 7 sries. 2 ed. So Paulo: Moderna, 2007. Gewansdsznajder, F. Coleo Cincias - O Planeta Terra, A Vida na Terra, Nosso Corpo. 2 edio. So Paulo: tica, 2004. Valle, C. Coleo Cincias Terra e Universo, Vida e Ambiente, Ser humano e Sade. 2 edio. Ed. Positivo, 2005. HISTRIA 1. Idade: Moderna; Contempornea; 1.1 Atualidades 2. Brasil: Colonial; Imprio; Repblica. 2.1 Atualidades SUGESTES BIBLIOGRFICAS: VICENTINO, Cludio. Viver a Histria: Ensino Fundamental. So Paulo: Ed. Scipione,2002. PILETTI, Nelson & PILETTI, Claudico. Histria & Vida Integrada. So Paulo: Ed. tica, 2002. MOZER, Snia & TELLES, Vera. Descobrindo a Histria. So Paulo: Ed. tica, 2002. GEOGRAFIA 1. Meios de orientaes; 2. As relaes da natureza; 3. A insero do homem no meio fsico, suas alteraes e construo do espao atual; 4. As relaes do homem entre si; 5. Os conflitos originados das relaes da humanidade; 6. A construo cultural nos diversos espaos geogrficos; 7. A evoluo tecnolgica da humanidade e suas conseqncias; 8. As relaes humanas no contexto geogrfico, histrico e poltico na atualidade. SUGESTES BIBLIOGRFICAS: VESENTINI, J. William. VLACH, Vnia. Geografia Crtica. So Paulo: tica. 1996. 4v. LUCCI, Elian Alabi. Geografia: Homem e Espao. So Paulo: Saraiva, 1995. 4v. ADAS, Melhem. Geografia. So Paulo: Moderna. 1995. 4v. SENE, Eustquio. MOREIRA, Joo Carlos. Trilhas da Geografia. Scipione. 4v. MAGNOLI, Demtrio. SCALZARETTO, Reinaldo. Geografia: Espao, Cultura e Cidadania. Ed. Moderna. 4v. NORONHA, Carlos Henrique Moura Mavignier de, . O Espao Mundial. Ed. Do Brasil. So Paulo. 4v. MOREIRA, Igor A. G. Construindo o Espao. Ed. tica. So Paulo. 4v. SAMPAIO, Francisco Coelho. Geografia do Sculo XXI. Ed. Ediouro Publicaes. So Paulo. 4v. Cursos Tcnicos Concomitante, Cursos Tcnicos Subsequentes e Cursos PROEJA Vagas Remanescentes LNGUA PORTUGUESA: 1. Interpretao de textos diversos; 2. Morfossintaxe dos perodos simples e composto (classes, funes, empregos e estruturaes sintticas); 3. Linguagem literria: figuras de linguagem; 4. Sintaxe de concordncia e de regncia; 5. Uso do acento indicativo de crase; 6. Funes da linguagem; 7. Nveis de linguagem;

24 8. Semntica: significao das palavras (antonmia, homonmia, paronmia e sinonmia; ambigidade); 9. Ortografia. SUGESTES BILIOGRFICAS: NICOLA, Jos de; INFANTE, Ulisses. Gramtica contempornea da lngua portuguesa. So Paulo: Scipione, 1999. SACCONI, Luiz Antonio. Nossa Gramtica: teoria e prtica. So Paulo: Atual,1982. SARMENTO, Leila Lauar. Gramtica em textos. So Paulo: Moderna, 2000. TERRA, Ernani; NICOLA, Jos de. Prticas de Linguagem. Leitura e produo de textos. So Paulo: Scipione, 2001.

MATEMTICA 1. Trigonometria: Funes circulares diretas; Relaes fundamentais e derivadas; Transformaes trigonomtricas; Equaes e inequaes trigonomtricas; Aplicaes nos tringulos. 2. lgebra: Estudo completo das funes de 1 e 2 graus; Estudo completo da funo modular; Estudo completo da funo exponencial; Estudo completo da funo logartmica; Progresso aritmtica; Progresso geomtrica; Matrizes Determinantes; Sistemas lineares; Analise combinatria; Binmio de Newton. 3. Geometria espacial: Relaes mtricas e clculo de reas e volume em prismas; Pirmides; Cilindros; Cones; Esferas; Tronco de pirmides e de cones; Slidos de revoluo; Slidos semelhantes; Princpio de Cavaliere; Inscrio e circunscrio de slidos. SUGESTES BILIOGRFICAS: DANTE, luiz Roberto. Matemtica Contexto & Aplicaes: Ensino Mdio. So Paulo: tica,2004. 3V GIOVANNI, jos Ruy. BONJORNO, jos Roberto. Matemtica: Uma nova abordagem: Ensno mdio. So Paulo: FTD, 2000. 3V IEZZI, Gelson e outros. Matemtica: Cincia e aplicaes: Ensino Mdio. So Paulo: Atual, 2004. 3V MACHADO, Antnio dos Santos. Matemtica: temas e metas. So Paulo: Atual, 1986. 6V. FSICA 1. Cinemtica Escalar e Vetorial 2. As Leis de Newton 3. Gravitao Universal 4. Hidrosttica 5. Conservao da Energia Mecnica 6. Conservao da Quantidade de Movimento 7. Temperatura e Dilatao 8. Calorimetria 9. As leis da termodinmica 10. Mudana de Fase 11. Reflexo e Refrao da Luz SUGESTES BIBLIOGRFICAS: LVARES, Beatriz Alvarenga. LUZ, Antnio Mximo Ribeiro da. Curso de fsica. So Paulo: Scipione, 4 ed., 1977. RAMALHO, Jr. Francisco. FERRARO, Nicolau Gilberto. SOARES, Paulo Antnio de. Os Fundamentos da fsica. So Paulo: Moderna, 3v, 6 ed., 1994 QUMICA: 1. Estrutura atmica: modelos atmicos, estrutura fundamental da matria, nmeros qunticos, distribuio eletrnica em tomos no estado fundamental e em ons, semelhanas atmicas. 2. Classificao peridica: configuraes eletrnicas dos elementos qumicos de acordo com o posicionamento dos mesmos na tabela peridica, propriedades peridicas. 3. Ligaes qumicas: teoria do octeto, ligao inica, ligao simples e coordenada (dativa) e ligao metlica, polaridade das ligaes, nmero de oxidao, foras intermoleculares, estruturas e propriedades

25 das substncias, geometria molecular. 4. Funes inorgnicas: conceitos, propriedades fsicas e qumicas, formulao e nomenclatura. 5. Reaes qumicas inorgnicas: classificao, representao das reaes, ocorrncia e balanceamento. 6. Clculos qumicos: Leis ponderais e volumtricas, nmero de Avogadro, mol, massa molar e volume molar. 7. Estequiometria: clculo de frmula percentual, mnima e molecular, estequiometria das reaes, reaes com reagentes limitantes, rendimento e grau de pureza. SUGESTES BIBLIOGRFICAS: FELTRE, Ricardo. Fundamentos da Qumica. Vol. nico. 4 ed. So Paulo: Moderna, 2005. FONSECA, Marta Reis Marques da. Interatividade Qumica. So Paulo: FTD, 2003. PERUZZO, Francisco Miragaia; CANTO, Eduardo Leite do. Qumica na abordagem do cotidiano Vol. nico. 3 ed. So Paulo: Moderna, 2007. USBERCO, Joo; SALVADOR, Edgar. Qumica, Vol. nico Qumica Geral. 7 ed. So Paulo: Saraiva, 2006. BIOLOGIA: 1. Bioqumica celular - gua, Sais Minerais, Vitaminas, Carboidratos, Lipdios, Protenas, cidos Nuclicos: propriedades e funes. 2. Citologia - Membrana Plasmtica: composio, funo e transporte; Citoplasma e Ncleo: estruturas e funes; Cdigo Gentico e Sntese Protica; Mitose e Meiose. 3. Seres vivos Vrus e Reinos Monera, Protista, Fungi, Plantae e Animmalia : caractersticas gerais, importncia econmica e ecolgica; Principais doenas causadas por vrus, bactrias, protozorios, fungos e vermes. 4. Fisiologia humana Sistemas digestrio, respiratrio, circulatrio, excretor, nervoso, endcrino, reprodutor e imunolgico (rgos componentes, funes e principais distrbios). 5. Gentica - Conceitos bsicos; 1 e 2 leis de Mendel; Heredograma; Probabilidade; Herana dos grupos sanguneos; Biotecnologia. 6. Evoluo - Evidncias e Teorias evolutivas (Lamarck, Darwin e Neodarwinismo). 7. Ecologia - Conceitos bsicos; Cadeia e Teia alimentar; Ciclo da matria; Relaes ecolgicas entre os seres vivos; Desequilbrios ambientais (causas, consequncias e sustentabilidade). SUGESTES BIBLIOGRFICAS: AMABIS & MARTHO. Biologia das clulas. Volume 1- 2 edio. So Paulo: Moderna, 2004. AMABIS & MARTHO. Biologia dos organismos. Volume 2- 2 edio. So Paulo: Moderna, 2004. AMABIS & MARTHO. Biologia das populaes. Volume 3 - 2 edio. So Paulo: Moderna, 2004. CSAR & SEZAR. Biologia. Volume 1, 2 e 3 - 7 edio. So Paulo: Saraiva, 2005. Lopes, S. Bio. Volume 1, 2 E 3 - 1 Edio. So Paulo: Saraiva, 2006. HISTRIA 1. A plis grega 2. Formao e desagregao do Imprio Romano 3. O Feudalismo 4. Reforma, Contrarreforma e Renascimento 5. O Imprio ultramarino portugus e a conquista do Novo Mundo 6. Confronto entre o mundo europeu e as populaes autctones 7. O mundo africano e a construo do espao negro nas Amricas 8. O Iluminismo e a Revoluo Francesa 9. A crise do sistema colonial nas Amricas 10. Da manufatura s mquinas: etapas da Revoluo Industrial e da urbanizao. 11. A formao das naes latinoamericanas no sculo XIX 12. O Imperialismo dos sculos XIX e XX e a partilha da frica e da sia 13. Os nacionalismos e as guerras mundiais do sculo XX 14. A hegemonia dos EUA na Amrica Latina e no mundo: de Monroe a Bush 15.As transformaes sociais, polticas e econmicas do Brasil no sculo XX.

26 SUGESTES BIBLIOGRFICAS: AQUINO, Rubin Santos Leo et alii Histria da Sociedade Americana So Paulo, Ao Livro Tcnico. 1978. AQUINO et alii. Histria das Sociedades das sociedades modernas as sociedades atuais. So Paulo, Ao Livro Tcnico. ARRUDA, Jos Jobson de. Histria Moderna e Contempornea. So Paulo. tica. s.d. Histria do Brasil. So Paulo. Atual. S.d. HUBERMAN, Leo. Histria da Riqueza do Homem. Rio de Janeiro. KOSHIBA, Luis. PEREIRA, Denise M. F. Histria do Brasil. So Paulo. Atual. s.d. MARQUES, Adhemar Martins et alii. Histria. Belo Horizonte, L. 3.v. s.d. MENDES, Jr.Antnio et alii. Brasil Histria. Texto e Consulta. So Paulo, 4 volumes, Brasiliense. MOTA, Myrian Becho; BRAICK, Patrcia Ramos. Histria: das cavernas ao terceiro milnio. 1. ed. So Paulo: Moderna , 2005. GEOGRAFIA 1. A dinmica do espao geogrfico A fisionomia da superfcie terrestre;As conquistas tecnolgicas e a alterao do equilbrio natural;Aes em defesa do substrato natural e da qualidade de vida;Informaes e recursos: representao dos fatos relativos dinmica terrestre. 2. Brasil: Dinmica da Natureza. Relevo, clima, Hidrografia, vegetao, domnios morfoclimticos, unidades de conservao; 3. O mundo em transformao: as questes econmicas e os problemas geopolticos. Um mundo que se abre;Um mundo que se fecha;Tenses,conflitos, guerras;Mapas, ndices, taxas 4.O homem criador de paisagem/modificador do espao O espao geogrfico produzido/apropriado;A paisagem rural;A paisagem urbana;A populao mundial: estrutura, dinmica e problemas. 5.O territrio brasileiro: um espao globalizado Nacionalidade e identidade cultural; A questo ambiental no Brasil; O problema das comunicaes num territrio muito extens; A ocupao produtiva do territrio SUGESTES BIBLIOGRFICAS: MAGNOLI, Demtrio. Geografia para o Ensino Mdio. So Paulo: Atual, 2008 MORAES, Paulo Ribeiro. Geografia Geral do Brasil. 3 ed. So Paulo: Harbra. 2005. MOREIRA, Joao Carlos e SENE, Eustquio de. Geografia. Volume nico.So Paulo. Scipione,2005. VESENTINI, Jos Willian. Geografia : O mundo em trnsio. 1.ed. So Paulo: tica, 2009.

LOCAIS DA PROVA LOCAIS DA PROVA VITRIA CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM COLATINA SO MATEUS ARACRUZ LINHARES NOVA VENECIA CARIACICA SERRA VILA VELHA VENDA NOVA DO IMIGRANTE GUARAPARI ALEGRE ITAPINA PIUMA

CDIGO 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15

27SANTA TERESA IBATIBA BAIXO GUANDU 16 17 19

ANEXO I do EDITAL 01 2012

HORRIO DE ATENDIMENTO AO PBLICO Gerncia de Processos de Seleo : Av. Alberto Torres, 894 Jucutuquara - Vitria Tel: 3331 2152 CampusAlegre Aracruz Cachoeiro de Itapemirim Cariacica Colatina Guarapari Ibatiba Itapina Linhares Nova Vencia Pima Santa Teresa So Mateus Serra Venda Nova do Imigrante

EndereoRodovia CachoeiroxAlegre, Rive Alegre Avenida Morob, 248 - Bairro Morob - Aracruz Rod. BR 482 Fazenda Morro Grande Cachoeiro de Itapemirim Rod. Governador Jos Sete, s/nItacib-Cariacica Rua Arino Gomes Leal, 1700 Santa Margarida Colatina Estradas das Tartarugas, s/n Muquiaba Guarapari Rua 7 de Novembro Bairro Centro, s margens da BR 262 Rodovia BR 259, KM 70 Colatina Avenida Filognio Peixoto, s/n Bairro Aviso Linhares Rodovia Miguel Curry Carneiro, n799 Bairro Santa Luzia - Nova Vencia Rua Augusto Costa de Oliveira, 660 Praia Doce Pima Rod. ES 080, km 21 So Joo de Petrpolis -Santa Teresa Rodovia BR 101 Norte, KM 58 Litorneo- So Mateus Rod. ES 010, km 6,5 Manguinhos -Serra Av: Elizabeth Minete Perim s/n Bairro So Rafael - Venda Nova Av. Alberto Torres, 894 Jucutuquara - Vitria Avenida Vitoria, 1729 Jucutuquara Vitoria

Local de atendimentoSecretaria Escolar dos Ensinos Tcnico e Mdio - Tel: 28 3552-8131 Registro Acadmico - Tel: 27 3256-0960 Registro Acadmico - Tel: 28 3526-9008 Registro Acadmico Tel: 27 3336-2512/ 27 3246-1620 Coordenadoria de Processo de Seleo Tel: 27 3723-1520 Registro Acadmico - Tel 27 3362-6607 Registro Acadmico - Tel 28 3543-1335 Secretaria Escolar - Tel: 27 3723-1244 Registro Acadmico - Tel: 27 3371-1406 Registro Acadmico - Tel: 27 3752-1571 Registro Acadmico - Tel 28 3520-3205 Registro Acadmico Tel: 27 3259-7839 / 27 3259-7878 Registro Acadmico Tel: 27 3771-1262 Coordenadoria de Apoio ao Ensino Tel: 27 3348-9216 Registro Acadmico - Tel.: 28 3546-1818 Gerncia de Processo Seletivo Tel: 27 3331-2152 Registro Acadmico - Tel.:33312154

Horrio8h s 11h e 12h30min. s 16h30min. 9h s 16h 9h s 18h 8h s 18h 9h s 12h e 13h s 17h 13h s 20h 9h s 17h 8h s 16h 9h s 17h30min. 9h s 18h 9h s 17h 7h s 11h e 12h30min. s 16h30min. 9h s 16h 8h30min. s 16h30min. 8h s 18h 9h s 12h e 13h s 17h ----------------

Vitria

(somente para matrcula)

28

ANEXO II do EDITAL 1 2012 FORMULRIO PARA SOLICITAO DE ATENDIMENTO ESPECIAL Preencha corretamente as informaes abaixo e encaminhe juntamente com toda a documentao exigida no Edital, Gerncia de Processos de Seleo, para que seja analisada a possibilidade de atender sua necessidade da melhor forma possvel. Aps o prazo estabelecido em Edital as solicitaes no sero atendidas. Nome do(o) candidato(a): Nmero de Inscrio: Endereo: Telefone Fixo: Celular: Email: Curso Pretendido: 1. NECESSIDADE VISUAL (No sero considerados como necessidade especial visual os distrbios de acuidade visual e passveis de correo): ( ) cego ( ) baixa viso Recursos necessrios para a realizao da prova (Especificar): A Cegos: ( ) Prova em braille ( ) Ledor e copista Aplicador especial que faz a leitura da prova e que transcreve as respostas das questes para o candidato ( ) Folhas brancas e limpas B Baixa Viso: ( ) Lupa manual ( ) Papel para rascunho ( ) Prova ampliada: Indique o tipo de letra e o tamanho da fonte: _________________________________ 2. NECESSIDADE AUDITIVA: ( ) Surdez Total ( ) Surdez Parcial Uso de Aparelho : ( ) sim ( ) No. Necessidade de Intrprete ( ) sim ( ) No 3. NECESSIDADE MOTORA: Especificar : ______________________________________________ 4. OUTRA NECESSIDADE ESPECIAL: Especificar a necessidade: _________________________________________________________________ Especificar os recursos necessrios para a realizao da prova: ____________________________________ Estou ciente de que a Comisso Organizadora do Processo Seletivo atender ao solicitado levando em considerao critrios de viabilidade e razoabilidade. Em Anexo: ( ) Documento de identificao (obrigatrio) ( ) Atestado Mdico ou Laudo Mdico com CID - Cpia (Obrigatrio)

____________________________________ Local e Data .

_____________________________________ Assinatura do(a) candidato(a) ou responsvel

29

ANEXO III do EDITAL 1 2012

PAPEL TIMBRADO DA ESCOLA OU CARIMBO OFICIAL DA ESCOLA

DECLARAO

DECLARO, para fins de iseno de taxa de inscrio no Processo Seletivo 1 2012, do Instituto Federal do Esprito Santo-Ifes, que_______________________________________________________________, (nome do(a) candidato(a)) cursou ou est cursando s sries especificadas abaixo do Ensino (Fundamenta( ) e/ou Mdio( foi aluno bolsista devido a sua situao socioeconmica, na(s) seguinte(s) Instituie(s) de Ensino: Srie Ano Nome da Instituio de Ensino Municpio )) ou

UF

Por ser expresso da verdade, firmo e assino a presente para que a mesma produza seus efeitos legais e de direito.

___________________________, ______ de _________________ de 2011.

____________________________________ Assinatura e carimbo do(a) responsvel pelo setor de registro escolar

_____________________________________ Assinatura e carimbo do(a) diretor(a) da Instituio de Ensino

30

ANEXO IV do EDITAL 1 2012

NORMAS PARA INGRESSO NO INTERNATO NOS CAMPI DE ALEGRE, ITAPINA E SANTA TERESA

01.CAMPUS-ALEGRE sero reservadas 32 (trinta e duas) vagas para o internato, exclusivamente para alunosdo sexo masculino, menores de 18 anos, matriculados nos cursos Tcnicos Integrados. Essas vagas sero destinadas aos primeiros classificados, selecionados de forma proporcional ao nmero de vagas ofertado em cada um dos cursos. A distncia da residncia do candidato ao Ifes- Campus de Alegre, bem como sua situao econmica, sero tambm objeto de avaliao para a concesso das vagas. A avaliao ser feita pela CoordenaoGeral de Assistncia ao Educando-CGAE, mediante anlise das informaes prestadas na ficha de inscrio.

02.CAMPUS-SANTA TERESA o Regime de Internato ser oferecido em trs tipos de Benefcios aos alunos.Para a concesso das vagas do Sistema de Internato, a avaliao ser realizada pela Coordenao Geral de Assistncia ao Educando (CGAE), mediante anlise das informaes prestadas na ficha de inscrio. a)Regime de Internato Neste regime o aluno (a) menor de 18 (dezoito) anos, comprovado no ato da matrcula, poder usufruir: moradia dormitrio masculino 80 (oitenta) vagas, feminino 18 (dezoito) vagas alimentao, servios de lavanderia, primeiros socorros e enfermaria nos dias letivos previstos no calendrio escolar. Regime de Internato destinado ao candidato (a) menor de 18 (dezoito) anos, para os cursos Tcnico em Agropecuria e Tcnico em Meio Ambiente integrado ao Ensino Mdio. ingresso no regime de internato obedecer ordem de classificao, dentro do limite de vagas ofertadas, atendidos primeiramente os (as) candidatos (as) provenientes da zona rural, com comprovao documental, entregue no entregue no ato da inscrio ou enviada via correio ou enviada via FAX (027) 32597839, alm dos critrios acima descritos. b)Regime de Semi-internato Neste regime o aluno (a) poder usufruir: alimentao, servios de lavanderia, primeiros socorros, enfermaria nos dias letivos previstos no calendrio escolar. regime de semi-internato destinado: ao candidato (a) que no conseguir vaga no regime de internato; ao candidato (a) maior de dezoito anos; ao candidato (a) dos cursos subsequentes. c) Regime de Externato Neste regime o aluno (a) poder usufruir: atendimento de primeiros socorros e enfermaria nos dias letivos previstos no calendrio escolar. Os (as) candidatos (as) dos cursos noturnos - Tcnico em Meio Ambiente e Tcnico em Agroindstria sero considerados regime de externato, tendo a excepcionalidade do direito ao jantar e ao lanche noturno nos dias letivos previstos no calendrio escolar.

03.CAMPUS-ITAPINA- sero reservadas 96(noventa e seis) vagas para o regime de internato, exclusivamente para alunos do sexo masculino, menores de 21 anos, sendo 16(dezesseis)vagas para os candidatos ao curso subsequente e 80(oitenta)vagas para os cursos integrados. Essas vagas sero destinadas aos primeiros classificados, selecionados de forma proporcional ao nmero de vagas ofertado em cada um dos cursos. A avaliao ser feita por comisso nomeada pelo Diretor Geral do Campus Itapina, mediante a anlise de documentos que comprovem sua situao econmica, bem como, a maior distncia da residncia do candidato ao Ifes Itapina. Candidatos que residam na zona urbana de Colatina e Baixo Guandu no tero direito as vagas destinadas ao internato. O perodo 03 a 31/10/2011 ser de recebimento da documentao no Ifes Itapina. Para fins de classificao, os documentos entregues tero maior peso de acordo com a classificao abaixo: a)Menor condio financeira, atravs do cadastro no cadnico(Cadastro nico para Programas Sociais

31cadastrados nas Secretarias de Assistncia Social dos municpios, com antecedncia mnima de 40 dias da data da entrega da documentao); b)Menor condio financeira atravs de outros documentos; c)Maior distncia da residncia do candidato ao Ifes-Campus Itapina; d)Residir em zona rural. Ressaltamos que o Campus Itapina reserva-se ao direito de no preencher o total das vagas oferecidas para o internato caso os candidatos ao internato no atendam aos critrios estabelecidos pela comisso de avaliao. As vagas remanescentes ficaro a cargo da comisso disciplinar obedecendo os critrios do artigo 6, 4 do guia do aluno do Campus Itapina.

32

ANEXO V do EDITAL 1 2012

DECLARAO

DECLARO, ________________________________________________________________________ , nome do(a) candidato(a) CPF: ______________________________________, CI. _____________________________, para fins de inscrio nos Cursos Tcnicos Integrados com o Ensino Mdio para Jovens e Adultos-PROEJA Vagas Remanescentes do Processo Seletivo Simplificado 1 2012 que: ( ) No possuo e/ou estou matriculado em nenhum Curso Superior em Instituio de Ensino Pblica ou

Privada.

Curso Pretendido: ( ( ) Metalurgia ) Comrcio

Por ser expresso da verdade, firmo e assino a presente para que a mesma produza seus efeitos legais e de direito, e estou ciente de que responderei legalmente pela informao prestada.

___________________________, ______ de _________________ de 2011.

______________________________________ Assinatura do(a) Candidato(a)