edital 001 retificado (retificaÇÃo 001) – i eecc ... · tema do concurso modalidade: ponte de...

7
EDITAL 001 RETIFICADO (RETIFICAÇÃO 001) – I EECC COMPETIÇÃO – DESAFIO DE TRELIÇAS Objetivos: Consolidar nos acadêmicos os conceitos das disciplinas básicas da área de estruturas. Integração dos alunos, com a motivação da disputa pelo melhor trabalho apresentado. Público-alvo: Acadêmicos do curso Técnico em Edificações, Engenharia Civil e áreas afins. Local: IFMA – Campus Imperatriz. Data: 18, 19 e 20 de Setembro. 1. Disposições gerais 1.1. Tema do concurso Modalidade: Ponte de Palito de Picolé 1.1.1. A tarefa proposta é a construção e o teste de carga de uma ponte treliçada, utilizando palitos de picolé e cola de madeira, conforme especificado no regulamento do concurso. A ponte deve ser capaz de vencer um vão livre de 50 cm, com limitação de 200 g. 1.2. Equipes 1.2.1. O evento terá limite de 15 equipes participantes. 1.2.1.1. Cada equipe deverá escolher um capitão 1.2.1.2. Onde 5 equipes serão formadas pela turma 111-i do IFMA, pois fará parte do processo de composição de nota para o 3º Bimestre de 2018 na disciplina de Cálculo de diagrama de esforços. 1.2.1.3. As outras 10 equipes serão compostas por acadêmicos das diversas instituições de ensino (Inclusive alunos de outras turmas do IFMA) avaliadas conforme o item 1.2.4. 1.2.2. O trabalho deverá ser realizado em grupos, com número máximo de 10 (dez) integrantes, formados por acadêmicos dos cursos de Edificações, Engenharias do IFMA – Campus Imperatriz e de demais faculdades de Engenharia e áreas afins de Imperatriz e Região, regularmente matriculados no ano vigente da competição e inscritos no I Encontro de Estudantes da Construção Civil. 1

Upload: trancong

Post on 25-Jan-2019

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: EDITAL 001 RETIFICADO (RETIFICAÇÃO 001) – I EECC ... · Tema do concurso Modalidade: Ponte de Palito de Picolé 1.1.1. ... fornecimento do memorial de cálculos do novo modelo

EDITAL 001 RETIFICADO (RETIFICAÇÃO 001) – I EECC

COMPETIÇÃO – DESAFIO DE TRELIÇAS

Objetivos: Consolidar nos acadêmicos os conceitos das disciplinas básicas da área de estruturas. Integração dos alunos, com a motivação da disputa pelo melhor trabalho apresentado.

Público-alvo: Acadêmicos do curso Técnico em Edificações, Engenharia Civil e áreas afins.

Local: IFMA – Campus Imperatriz.

Data: 18, 19 e 20 de Setembro.

1. Disposições gerais

1.1. Tema do concurso Modalidade: Ponte de Palito de Picolé

1.1.1. A tarefa proposta é a construção e o teste de carga de uma ponte treliçada, utilizando palitos de picolé e cola de madeira, conforme especificado no regulamento do concurso. A ponte deve ser capaz de vencer um vão livre de 50 cm, com limitação de 200 g.

1.2. Equipes

1.2.1. O evento terá limite de 15 equipes participantes.

1.2.1.1. Cada equipe deverá escolher um capitão

1.2.1.2. Onde 5 equipes serão formadas pela turma 111-i do IFMA, pois fará parte do processo de composição de nota para o 3º Bimestre de 2018 na disciplina de Cálculo de diagrama de esforços.

1.2.1.3. As outras 10 equipes serão compostas por acadêmicos das diversas instituições de ensino (Inclusive alunos de outras turmas do IFMA) avaliadas conforme o item 1.2.4.

1.2.2. O trabalho deverá ser realizado em grupos, com número máximo de 10 (dez) integrantes, formados por acadêmicos dos cursos de Edificações, Engenharias do IFMA – Campus Imperatriz e de demais faculdades de Engenharia e áreas afins de Imperatriz e Região, regularmente matriculados no ano vigente da competição e inscritos no I Encontro de Estudantes da Construção Civil.

1

Page 2: EDITAL 001 RETIFICADO (RETIFICAÇÃO 001) – I EECC ... · Tema do concurso Modalidade: Ponte de Palito de Picolé 1.1.1. ... fornecimento do memorial de cálculos do novo modelo

1.2.2.1 Na área destinada a construção da ponte só serão permitidos a permanência de até 5 (cinco) integrantes da equipe, podendo ser realizadas trocas mediante o aviso prévio ao fiscal local.

1.2.3. A inscrição deverá ser feita somente pelo capitão da equipe, onde ele deverá descrever a formação da sua equipe (nome dos integrantes) pelo site, https://www.even3.com.br/eeconstrucaocivil no campo de ATIVIDADES, e apresentado no dia do evento o comprovante de inscrição.

1.2.4. A seletiva das equipes classificadas para o evento será realizada através da avaliação do projeto e memorial de cálculos (exemplo em anexo – ANEXO I) da ponte ANEXADOS pela equipe no ato da inscrição.

1.2.4.1. Para efeito de cálculo consideram uma carga de 60 Kg no nó central inferior.

1.2.4.2. Poderá utilizar o método dos nós e/ou o método de Ritter (Seções). O memorial em Anexo (ANEXO I) é meramente um exemplo de cálculo,

1.2.4.3. As equipes selecionadas poderão realizar mudanças no projeto da ponte mediante o fornecimento do memorial de cálculos do novo modelo submetido.

1.3. Objetivos

1.3.1. Aplicar conhecimentos básicos de Estática, Mecânica Geral, Resistência dos Materiais e Teoria das Estruturas para resolver problemas de Engenharia;

1.3.2. Projetar sistemas estruturais simples;

1.3.3. Colocar em prática o que é estudado e abordado dentro das salas de aula;

1.3.4. Estimular a criatividade e aceitação de novos desafios explorando trabalho em equipe e competitividade.

1.4. Premiação

1.4.1. A premiação será definida conforme negociação com os patrocinadores.

1.4.1.1. Receberão premiação aqueles classificados de acordo com o item 2.3.10.

1.4.2. Todas as equipes receberão certificados online de 20 (vinte) horas.

1.4.2.1. Somente um certificado será disponibilizado, contendo os nomes de todos os participantes da equipe.

2. Regulamento do concurso

2.1. Disposições gerais:

2.1.1. Cada grupo poderá participar com apenas uma ponte.

2.2. Normas para a construção da ponte:

2.2.1. Características dos materiais.

2.2.1.1. A construção deverá ser realizada utilizando apenas palitos de picolé e cola de madeira com as seguintes recomendações e dados:

2

Page 3: EDITAL 001 RETIFICADO (RETIFICAÇÃO 001) – I EECC ... · Tema do concurso Modalidade: Ponte de Palito de Picolé 1.1.1. ... fornecimento do memorial de cálculos do novo modelo

2.2.1.1.1. Palito de Picolé

1) As dimensões dos palitos de picolé são aproximadamente: 115mm de comprimento; 2 mm de espessura; 8,4mm de largura.

2) A resistência à tração do palito é de 90kgf ou 882,9N.

3) A resistência à compressão de um palito de 110mm de comprimento é de 4,9kgf ou 48,07N.

4) A resistência à compressão de uma composição formada por dois palitos de 110mm é de 27kgf ou 264,87N., que será fornecido pela comissão organizadora. O palito não pode ser modificado para torná-lo mais forte. O uso de tinta ou outro tipo de material para aumentar a resistência do palito não é permitido. No ato do cadastramento da equipe no dia do evento será fornecido pela comissão organizadora 200g de Palito.

2.2.1.2. Cola

2.2.1.2.1. Para união das barras será fornecido pela comissão organizadora cola de madeira.

2.2.1.2.2. Para fixação da barra metálica será fornecida pela comissão uma pistola de cola quente, cuja qual será utilizada sob a supervisão do fiscal.

2.2.1.3. A comissão organizadora da competição fornecerá a cada equipe, no ato do cadastramento da inscrição de todos os componentes da equipe 1(um) Kit, contendo 200g Palitos de picolé, cola de madeira e barra de aço para aplicação da carga. As equipes poderão usar uma tesoura e uma régua, providenciadas pela própria equipe.

2.2.1.4. Só será permitido o uso do material fornecido pela comissão organizadora do concurso – com exceção do descrito no item 2.2.1.3.

2.2.2. Características da Ponte

2.3. Avaliação das Pontes

2.3.1. A ordem dos testes de carga seguirá a sequência de inscrição das equipes

2.3.2. Cada equipe deverá indicar 1 (um) membro para a realização do tese de carga de sua ponte.

3

Page 4: EDITAL 001 RETIFICADO (RETIFICAÇÃO 001) – I EECC ... · Tema do concurso Modalidade: Ponte de Palito de Picolé 1.1.1. ... fornecimento do memorial de cálculos do novo modelo

2.3.3. A ordem de colocação dos pesos seguirá a estratégia de cada equipe.

2.3.4. Considerar-se-á que a ponte suportou o peso colocado se a mesma não colapsar, em até 5 (cinco) segundos, após a aplicação da carga.

2.3.5. A destruição do ponto de aplicação da carga será considerado como colapso, pela impossibilidade de aplicar-se mais carga.

2.3.6. Será considerada como carga suportada um peso total equivalente à ultima carga colocada, após 5 (cinco) segundos suportados.

2.3.7. A contagem dos segundos será feita por um cronometro visível a todo o publico e aos participantes.

2.3.8. Após o colapso, a Comissão Organizadora fiscalizará os restos da ponte para verificar se ela realmente foi construída utilizando somente os materiais cedidos e permitidos.

2.3.9. A pontuação atribuída à ponte será calculada a partir da divisão da carga total em quilogramas (Kg) que a ponte foi capaz de resistir antes da quebra por sua respectiva massa em gramas (g):

2.3.10. A classificação obedecerá a ordem decrescente de acordo com a pontuação das pontes– descrita no item 2.3.1.

3. Considerações Finais

3.1. Os participantes deverão estar devidamente inscritos no I Encontro de Estudantes da Construção Civil, para estarem aptos a participar do concurso;

3.2. Os autores declaram que o trabalho entregue é fruto de sua legítima criatividade e autoria, não configurando plágio nem violação a qualquer direito de propriedade intelectual de terceiros, eximindo a organização do evento e todos envolvidos de qualquer responsabilidade decorrente da inveracidade desta declaração;

3.3. Os autores, desde já, autorizam a organização do concurso a divulgar os seus protótipos - por qualquer meio, bem como fotografias, tanto das suas obras como suas e a qualquer tempo;

3.4. Será responsabilidade do grupo danos ou perdas, totais ou parciais, que possam ocorrer com os trabalhos concorrentes; por ocasião do manuseio, pesagem, ensaios, etc.;

3.5. A organização do concurso não se responsabilizará por acidentes na confecção das pontes ou qualquer outra situação decorrente do desafio que venham a ocorrer com o uso de equipamentos, máquinas, etc.;

3.6. Qualquer problema, dúvida ou ocorrência não contemplada neste regulamento; deverá ser analisada pela comissão organizadora, sendo sua decisão irrevogável;

3.7. A comissão organizadora reserva-se no direito de anular qualquer dos trabalhos que não respeitem todos os requisitos do regulamento.

4

Page 5: EDITAL 001 RETIFICADO (RETIFICAÇÃO 001) – I EECC ... · Tema do concurso Modalidade: Ponte de Palito de Picolé 1.1.1. ... fornecimento do memorial de cálculos do novo modelo

4. Datas e Horários de Realização

4.1. Inscrições e submissões dos memoriais de cálculos até o dia 11 de setembro de 2018, no site descrito no item 1.2.3.

4.2. Confecção da ponte: 19 de setembro de 2018, em turno diurno e dia 20 de setembro de 2018 até as 15:00.

4.3. Realização da Pesagem: 20 de setembro de 2018, das 15:00 às 16:00 horas, seguindo a ordem sorteada no dia.

4.4. Realização dos Testes de Cargas: 20 de setembro de 2018, com inicio às 16:00 horas seguindo a mesma ordem sorteada no item 4.3.

5. Local de Realização

5.1. A realização da construção, pesagem e teste de quebra das Pontes de Palito de Picolé serão efetuados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus Imperatriz, com respectivo endereço: Avenida Newton Belo, S/N - Vila Maria, Imperatriz - MA, 65906-335.

6. Dúvidas e informações

6.1. Qualquer esclarecimento e mais informações sobre o desafio podem ser solicitados pelo endereço eletrônico [email protected] ou pelo telefone (99) 991335126 ( Profº Luan Varão).

ANEXO I – PROJETO E MEMORIAL DE CÁLCULO

5

Page 6: EDITAL 001 RETIFICADO (RETIFICAÇÃO 001) – I EECC ... · Tema do concurso Modalidade: Ponte de Palito de Picolé 1.1.1. ... fornecimento do memorial de cálculos do novo modelo

6

Page 7: EDITAL 001 RETIFICADO (RETIFICAÇÃO 001) – I EECC ... · Tema do concurso Modalidade: Ponte de Palito de Picolé 1.1.1. ... fornecimento do memorial de cálculos do novo modelo

FONTE: Professor Luciano Rodrigues Ornelas de Lima

LABCIV – UERJ

http://www.labciv.eng.uerj.br/rm4/trelicas.pdf

7