edição nº 02

7
Guaramiranga-Ceará-Brasil, Dezembro de 2007 Ano 1 Número 2 Distribuição Gratuita Periodicidade Mensal Tiragem: 5.000 Exemplares Perfil Adriângela Oliveira Não Sou Baú Aquecimento Global CHOCOLATES C ULPA... Sexo Virtual Saúde X Férias Moda Culinária Natal de Luz em Pacoti Reveillon em Guaramiranga Aconteceu com Ch@rme S em...

Upload: revista-charm

Post on 23-Mar-2016

249 views

Category:

Documents


22 download

DESCRIPTION

Perfil Adriângela Oliveira Moda Aquecimento Global Reveillon em Guaramiranga Natal de Luz em Pacoti Não Sou Baú Sexo Virtual Saúde X Férias Culinária Guaramiranga-Ceará-Brasil, Dezembro de 2007 – Ano 1 – Número 2 – Distribuição Gratuita – Periodicidade Mensal – Tiragem: 5.000 Exemplares

TRANSCRIPT

Page 1: Edição Nº 02

Guaramiranga-Ceará-Brasil, Dezembro de 2007 – Ano 1 – Número 2 – Distribuição Gratuita – Periodicidade Mensal – Tiragem: 5.000 Exemplares

Perfil Adriângela Oliveira

Não Sou Baú

Aquecimento Global

CHOCOLATESCULPA...

Sexo Virtual

Saúde X Férias

Moda

Culinária

Natal de Luz em Pacoti

Reveillon em Guaramiranga

Aconteceu com Ch@rme

Sem...

Page 2: Edição Nº 02

CHARME.COM – Jornal da SerraGuaramiranga, Dezembro de 20072 CHARME.COM – Jornal da Serra

Guaramiranga, Dezembro de 2007 3

Nossa Capa

EXPEDIENTE

Direção Rosely Pereira

Edição Thomas Filho - REG 22063

Fotografia Carmen Silvia Ferreira

Acessória JurídicaNilo Tabosa

Design Gráfico Adriana Pereira

Colaboradores desta ediçãoCarmen Silvia Ferreira, Afonso Júnior, Dr. med Sidnei Tôrres Vieira , Alberto Cukier, Olga Cohn, Emiliano Assaré,

Cássia Barroso, Waldy Sombra.Correspondente Internacional

Itála Márcia Holanda.

Endereço: Linha da Serra, Sítio CachoeiraTel.: (85) 8704.4411 / 8720.9962

E-mail: [email protected]

Adriângela Oliveira, Formada em Pedagogia, Administração Hospitalar e no ultimo semestre de Fisioterapia, mãe de dois gatinhos Airles e Arlesi Oliveira, fotografou para o [email protected] em cli-ma de Natal com vestido e acessórios de Fátima German da loja D’Paris.

Esta Morena cor de canela, olhos amendoados e sorriso franco, poderia ter sido a inspiração dos Poetas Tom e Vinícius, quando fizeram a música “garota de Ipanema”......“Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça”...........Assim é Adriângela misto de mul-her sedutora e menina encantadora. Numa conversa descontraída declarou ao [email protected] as suas aspira-ções, desejos, qualidades, confira seu perfil:

Viagem dos sonhos: Um cruzeiro ao Caribe...!Prato: Salmão com molho de agrião. Bebida: Espumante. Livro: O poder da solução de Roberto Shinyashiki.Filme: Olga e Um amor pra recordar.Perfume: Doce, provocante e bem marcante.Política: Ainda há esperança...!Música: Incontestável os “rítmos brasileiro”.Hobby: Caminhar nas trilhas ecológicas da serra de Guaramiranga, vivenciando um agradável clima.Horas de folga: Curto minha família no aconchego do meu lar! Visto que tenho uma vida muito agitada, além dos trabalhos, faço um curso onde preciso viajar quase 200km todos os dias...O que não agrada: Falsas amizades,falta de humil-dade e substimar alguém!Signo: Áries, com suas características próprias, tenho personalidade forte, sou determinada, corajosa...(Risos).Estado Civil: Solteiriiisssssssiiiiiiiiimmma, a procura de um príncipe encantado....(Risos). Natural: BaturitéPlanos para o futuro: Montar minha clínica com uma equipe interdisciplinar na área de saúde e fazer um doutorado no exterior se Deus me permitir.Não sai de casa sem: Perfume e um belo salto!Acontecimento mais marcante: Quando fui ‘MÃE’ e a inauguração no ano de 1999 de um empreendimen-to, uma loja de calçados. (1 a Z calçados).

Benefícios do Chocolate

Chocolate previne o envelhecimento

O cacau tem mais poder antioxidante que muitas frutas, legumes e chás. Os antioxidante combatem os efeitos da idade e alguns cientis-tas garantem que também ajudam a prevenir o câncer.

Chocolate ajuda a reduzir o colesterol

A massa de cacau contém agentes antioxi-dantes, que impedem o depósito de gordura na parede das artérias e diminuem a taxa de LDL ( o colesterol ruim) no sangue.

Chocolate faz bem ao coração

O coração é beneficiado pela teobromina pre-sente no chocolate, que por ser uma substân-cia estimulante, age não apenas no sistema nervoso central, mas também sobre o sistema muscular, favorecendo assim o funcionamento do coração.

Árvora Natalina Composta por 33 Trufas e

Morangos representando a idade de Cristo.

Criação: Isabel Leitão

Chocolate traz felicidade

A feniletilamina age estimulando a produção de serontonina no cérebro. Conhecida como a “molécula da felicidade”, a serotonina atua numa área relacionada com as emoções - promovendo bem-estar e aliviando a tensão.

Chocolate não causa acne

É folclore a história de que o chocolate provoca espinhas. Não existem estudos científicos que comprovem a relação entre a ingestão de chocolate e o aparecimento ou agravamento de acne.

Chocolate estimula o raciocínio

O chocolate é realmente considerado um bom alimento para o cérebro. Contêm teo-bromina e tiramina, duas substâncias que estimulam os neurônios.

DICAS DE ISABEL LEITÃO

Só é possivel

compreender a vida,

olhando-se para trás.

Mas só é possivel

vivê-la, olhando-se

para frente.

Aprendi a enxergar os

problemas e dificuldades

como um pequeno

cisco no olho, que

tenta desviar minha

atenção dos vales, rios

e montanhas que se

descortinam no horizonte.

Posso achar

que vou perder

ou ganhar.

A escolha será minha.

Mensagens e ReflexõesMensagens de Otimismo do

[email protected] para seus leitoresEnvo l to no gos toso c l ima de Se r ra e no recep -tivo calor dos visitantes do último mês, o Charme.com fez f inalmente a sua estréia em novembro passado. Não foi fácil chegar ate lá, foi uma correria, uma loucura. Mas a receptividade do público a primeira edição do Jornal da Serra nos deu uma motivação ainda maior para repensar sobre toda a idéia do projeto, que virou fato concreto no folhear das suas páginas. Mas não temos pressa. Sabemos ainda, certamente, que muitos ajustes serão necessários e iremos fazê-los na medida do pos-sível, contando inclusive com sugestões do leitorado, até que cheguemos a um produto ideal, de leitura esperada e prazerosa. E j á é t e m p o n o v a m e n t e d e m u i -ta mov imentação em todo o Mac iço de Ba tu r i té . Toda a região do Maciço, agora se prepara e se enfeita para as Festas natalinas. Pacoti criou o projeto Natal Luz e Flor através da Secretaria de Cultura e Turismo do Município, que decora a cidade com luzes e cores, com um presépio gigante e, que, ainda da vida a cidade através dos corais natalinos e de noitadas musicais.Todas as cidades serranas também preparam os seus equipa-mentos turísticos, como hotéis, pousadas e restaurantes para receber os novos visitantes durante o Natal e Reveillon. Pacotes já foram definidos, cardápios estão sendo elaborados e decorações estão sendo montadas para receber o visitante em grande estilo.E o [email protected] reserva novas surpresas na sua segunda edição. Agregamos novos colaboradores, a exemplo do es-critor Alberto Cukier , que desmistifica completamente o tão propalado Aquecimento Global, revelando no seu artigo a nova face de um antigo vilão. Leia e veja porque ele argu-menta que “Bali é aqui no maciço de Baturité, onde já é visível os estragos e transformações climáticas dos últimos anos”. Na secção Saúde Atual, o medico Sidnei Torres Vieira dis-corre, num artigo de agradável leitura, sobre os prazeres de Guaramiranga, mas acima de tudo encontra argumentos para mostrar porque razão encontramos ali fontes de saúde reju-venescedoras e da longevidade. E afirma que visitar as ci-dades serrana e uma benção para as defesas do organismo!Antiga colaboradora do extinto Jornal da Praia, Olga Cohn também faz a sua estréia na nossa publicação, emprestando o seu bom-humor a um tema polemico, preferido por um incon-tável numero de internautas, mas jamais revelado: o sexo virtual.E n f i m , c u r t a m a s e g u n d a e d i ç ã o d o s e u J o r -na l da Se r ra , se poss íve l rese rvando uma tem-po durante as Festas para curtir as delicias serranas.N ó s d a e q u i p e d o C h a r m e . c o m d e s e j a -m o s a o s n o s s o s l e i t o r e s e c o l a b o r a d o r e s um Natal cheio de alegrias e um Reveillon maravilhoso. A d e u s A n o V e l h o ! F e l i z A n o N o v o !

EDITORIAL

Sem Culpa...

Page 3: Edição Nº 02

CHARME.COM – Jornal da SerraGuaramiranga, Dezembro de 20074 CHARME.COM – Jornal da Serra

Guaramiranga, Dezembro de 2007 5

Saúde e FériasA internet é, sem dúvida, um dos maio-res meios de comunicação da atuali-dade, tendo um leque de opções que se abre amplamente para todos os níveis sociais e culturais, tanto para o lado positivo quanto para o negativo. Foi dai que surgiu a pratica do sexo virtual, uma onda com um número cada vez maior de incontáveis adeptos. Para uns, apenas um fetiche inusitado, mas para outros, uma maneira nova de amar e seramado. Estes, possivel-mente mais otimistas ou mais românticos do que aqueles, vêm a pratica como uma ponte para o fim da solidão. Ha casos de alguém encontrar outro al-guém que não seja do seu meio social, e ai eu costumo dizer que no amor e na dor, tudo fica tão igual que não da pra separar por classes, cor ou credo. A gente não manda no coração mes-mo. Ou seria no desejo? Alias, nesse departamento é mel-hor nem mexer e, se a gente sabe de algum caso, é de bom tom não comentar, para não constranger ou ferir uma das partes interessadas. Ha ainda aqueles que acabam encontran-do namorados (as) virtuais, e às vezes, como num golpe de sorte ou presente do destino podem até mesmo se tornarem reais. Os tímidos têm o que muitas vezes sonharam, seja performando um garan

hão dos mais populares, ou uma pessoa extrovertida e diferente do seu cotidiano. O ser humano vive em uma constante-busca para suprir suas necessidades e este e realmente um assunto delicado que merece reflexão. Muitos casamen-tos foram desfeitos devido a tal pratica. Surgiram cônjuges infiéis, não apenas entre os homens, ate porque também tem aumentado bastante o número de mulheres que, sentindo-se solitárias,

abandonam a monotonia de seus casamentos e vão a procura de algo novo, e aparentemente seguro. Dizem que o amor não tem fronteiras nem lim-ites. Que não é apenas com toque que se ama, mais sim com a alma. Muitos têm uma historia de amor pela internet para contar. Alguns não contam porque tem ver-gonha. Mas isto é mesmo coisa de “nerd”: ficar de

pijama madrugada afora com a pu-pila dilatada, em frente ao computa-dor teclando e se deixando teclar, por pessoas de origem desconhecida, de procedência absolutamente aleatória, de caráter imprevisível, de histórico pouco confiável, enfim, é uma loucura. Os riscos parecem mínimos e, por isso, muitos tem tentado ou no fun-do, sentem-se tentados a conhecer esse mundo novo de amores virtuais.

uma nova maneira de amarSexo Virtual O l g a C o h n

Medalhão de Sirigado e Arroz de

Castanhas

Ingredientes:• 200g filé de sirigado• 100 g bacon em fatias• 02 colheres(sopa) manteiga• 03 colheres(sopa) azeite de Oliva• ½ cebola picada• 100g cogumelos em fatias• 01 colher(sopa) de salsinha picada• Sal e pimenta do reino a gosto• 01 colher(sopa) suco de limão

Modo de fazer:

Tempere o Sirigado com azeite, limão, sal e pimenta, em seguida envolva-o com o bacon. Reserve por 08 minutos. Após em esse tempo grelhe em fogo baixo até dourar por 10 minutos.S i r v a c o m a r r o z b r a n c o r e f o g a -do em castanhas, mante iga, cogume-los, a salsinha. Decore com muito carinho.Este prato é de encher os olhos e o paladar!

Bom apetite.

Receita de : Emiliano Assaré (Chef de Cozinha Café Cabanas)

CULINÁRIAQuem nunca descarregou o guarda-roupa sobre a cama lamentando por não ter roupa, mesmo com um armário repleto de roupas e acessórios?Certamente isso ocorre por falta de planeja-mento e compras inúteis ou impulsivas, como resultado tem-se uma quantidade enorme de peças que não combinam entre si ou que não têm nada a ver com o seu estilo.Que tal dar um basta nessa confusão? Comece pela limpeza, descartando, sem dó ou piedade, tudo aquilo que você não gosta, não serve ou não usou no último ano.

Em seguida, organize as suas roupas por gru-pos, por exemplo, roupas de trabalho, para sair à noite, para o lazer, etc. cada grupo deve ter entre oito e doze itens, oferecendo possibilidade de coordenação, assim você consegue formar várias combinações. Outra dica para conseguir uma seleção de peças eficiente, é usar, no máximo, quatro ou cinco cores, sendo duas neutras e as outras mais vivas, diminuindo o número de cores, você conseguirá mais combinações. Prefira roupas básicas e mais clássicas, evitando modismos.

Quanto a peças básicas, temos: as jaquetas, calças e saias, para as regiões frias, um blazer ou um cardigan de lã, ou até mesmo um casaco de ótima qualidade, daqueles que duram muitos anos, é fundamental. Procure manter cabides e gavetas em ordem, um armário organizado reflete elegância e bom gosto.

BRANCO SEMPRE ENGORDA?Aparentemente sim, branco causa a ilusão de aumentar as proporções.

COMO QuEBRAR A SOBRIEDADE DO PRETO?usando acessórios em tons mais vivos, mais alegres, como lenços e xales, jóias ou bijoux .

COMO ACERTAR NA COR DA ROuPA?Dependendo do estilo da pessoa e da ocasião, observar sempre se a cor escolhida está res-saltando positivamente o tom de pele.

DICA: Procure ser você mesma, siga sua intuição, crie, inove e seja uM SuCESSO! Sempre...

site: www.hofbrauhaus-brasil.com e-mail: [email protected]

Paz, tranqüilidade e novas amizades, em meio ao verde de ingazeiras, jaqueiras e muitas outras árvores. Enfim, ferias perfeitas em ritmo anti-estresse e o que oferece a Serra de Guaramiranga, somente a 120 quilômetros de Fortaleza, sendo, pois o lazer mais próximo

dentre todas as capitais do Brasil, e ainda, privilegiadamente a 135 metros acima do nível do mar, com temperatura media saudável de 20 graus centígrados!Nos dias de hoje, quando feriados, fins de semanas e ferias tem que ser mais saudáveis, exóticos ou cheios de aventuras, é muito difícil encontrar um lugar tão perto de qualquer capital, com todas essas características, como Guaramiranga e suas cidades vizinhas. Para quem já conhece ou ouviu falar, Guaramiranga e o local ideal para desfrutarmos alguns dias suaves, vagando sobre as montanhas, agora utilizado quase exclusivamente por aqueles que procuram uma temporada repleta de paz, nas profundezas da região.Guaramiranga e, realmente, um lugar bastante saudável. E um local para caminhada rítmica em trilhas, sem programação, sem pressa, resguardando todo o tempo que você tem disponível, sem estipular metas, sem que alguém lhe diga o que fazer. E tranqüilidade total. E a beleza, a paz e a quietude do lugar de campos verdejantes. A Guaramiranga com sua infra-estrutura típica de excelentes e aconchegantes hotéis, restauran-tes, cafeterias e bares, tem melhorado em qualidade e serviço nos últimos cinco anos. Você pode visitar, ainda, as cidades e povoados vizinhos, onde e possível encontrar moradores simples e de boa conversa, alguns idosos, ate com mais de 90 anos, ainda lúcidos, pois trata-se da região de maior longevidade do Nordeste brasileiro.

um local que hoje desfruta das melhores perspectivas de desenvolvimento sustentável. Dispõe de clima agradável, montanhas, lagos, cachoeiras, prados, exuberantes fauna e flora (estas já descri-tas em livros da escritora Rachel de Queiroz), a atmosfera menos poluída do Brasil ( segundo a NASA), podendo atrair muitos aposentados, turistas, excursionistas, esportistas e outros.Mas onde se encontram ali as fontes de saúde rejuvenescedoras e da longevidade? Ora, comec-emos logo pelo oxigênio puro que respiramos ali, um excelente varredor de sujeiras das paredes dos alvéolos pulmonares; a água potável, com sabor de água, servidas em jarras nos restaurantes, com excelente função na formação de enzimas (substancias que facilitam as reações químicas no organismo) e também da saliva e do suco gástrico, que atuam na digestão, alem de desintoxicar e prevenir a celulite, ajudando também a emagrecer, principalmente quando ingerida com fibras solúveis, encontradas, por exemplo, nas frutas e aveia. Em contato com a água, as fibras incham como uma esponja e dão à sensação de saciedade. A água potável das fontes naturais dali, melhora a absorção dos nutrientes, como das vitaminas C e do complexo B, que reforçam nossas defesas; a banana da Serra, uma das mais ricas em glicídio natural, considerada a rainha das frutas, porque contem praticamente todas as vitaminas; o leite puro, oriundo das vacarias de alguns restaurantes, servido no café da manha e a coalhada natural (considerada o elixir da longa vida), servida também a tardinha; o café Mooca, o melhor do mundo - dai grande parte dele ser exportado para a Suécia, porque tem pouca cafeína , e cultivado sem adubo químico e não tem colesterol; a jaca, que alem de possuir muitas vitaminas e rica em isoleucina, aminoácido anticancerígeno, já pesquisado pelos laboratórios da NASA; finalmente, uma grande variedade de frutas típicas da região, como manga, cajá, pitomba, laranja, tangerina e limão.Então, prezados leitores, vale a pena visitar Guaramiranga, para turbinar as defesas do organismo!

Trata-se de uma ex-cursão tranqüi la e agradável, sem a pre-sença de multidões. Ao contrario de outras micro - regiões rurais dos Estados unidos e Europa, onde gov-ernos impuseram o tom político em áreas menos urbanizadas, Guaramiranga tornou-se, espontaneamente,

Dr. Méd. Sidnei Torres Vieira!

uSANDO AS CORES A SEu FAVOR

A Roupa Certa!!!!!!!!!!

RESERVAS:(85) 3221.6170(85) 3328.0004(85) 3321.1196

Moda

Page 4: Edição Nº 02

6 7

Frei José Maria Castelo Branco a frente da Pousada dos Capuchinhos

e Rosely Pereira

A serra é sempre presenteada com a presença do casal Marisa e Sobral Júnior.

Ana Paula e Jaap T’hoen, um casal charmoso simpático e romântco.

Rosely Pereira, Yuzoo e Lúcia Ito, em mais uma noite de festa e boa

comida na serra.

Empresários bem sucedidos, Franzé Leal do restaurante Confraria e Geraldo Filho do

Hotel Fazenda Recanto das Águas

o L A V O

m O R E I R AFrancisco Viana, Giuliana, Diuliana e

Gerorgia Viana, curtem o seu Charmoso chalé de serra.

Ch@rme.

Luis Eduardo Laguna e Orlane Laguna, a Dama do Fisk, estão todos os f inais de semana curtindo sua morada de serra no centro de Guaramiranga.

Os i rmãos e empresár ios Márcio e Marlon Queroz marcaram presença no stand do [email protected] durante o Festival de Vinho em Guaramiranga

Os prefeitos Dr. Fernando e Rômulo Gomes, de Baturité e Pacoti respec-tivamente, merecem aplausos pelo incentivo a projetos com material re-ciclado na confecção das decorações natalinas das duas cidades. Tal idéia demonstra que e possível produzir be-las decorações de forma econômica, sendo desnecessário, portanto, investir uma fabula nessas ocasiões. A idéia pa-rece ter sido aprovada pela população, pois os elogios já começam a aparecer.

Além do tradicional e recém-re-formado restaurante de Kelma Mattei e de Camilo Aguiar, hoje temos em Pacoti um novo point, também a beira do lago. Trata-se do Café Baltazar, onde se pode saborear bolos e tortas com um delicioso cafezinho ou chá.

Já em Guaramiranga não existiu a mesma disposição e a mesma vontade de decorar a cidade para as Festas. Uma pena mesmo. Ainda assim, al-guns poucos empresários enfeitaram com luzes as suas casas de veraneio, emprestando um pouquinho de brilho a atmosfera natalina da cidade serrana. Bacana mesmo seria se esses poucos empresários, numa atitude de fraterni-dade e gratidão com a população local, se juntassem e presenteassem a cidade com um projeto de decoração natalina. Mesmo que em parceria com a própria população, já seria de bom tamanho.

A e q u i p e d o C h @ r m e . c o m parabeniza Olavo Moreira que ani-versariou no ultimo dia 10 de Dezem-bro. dejesamos-lhe muitas felicidades.

O tradicional presépio, em homena-gem a maior festa da cristandade, foi montado na Igreja da Gruta, em Guaramiranga. Iluminado e lindo esta a espera de visitantes.

Novidade em matéria de serviço: esta chegando a Guaramiranga o posto de serviços do BRADESCO, que conta com caixa eletrônico, atendimento para aber-tura de contas, empréstimos e pagamen-tos. E fica logo na entrada da cidade.

Esta de parabéns o pessoal da Central de Artesanato de Guaramiranga. Com muita cria-tividade, o grupo conseguiu fazer a decoração natalina do local, tornando o espaço festivo e bo-nito. Mas a iniciativa não parou ai. Eles também organizam o Natal das crianças e pedem a colaboração voluntária de todos.

O empresário Walter Alves, um baia-no adotado pelo Ceará, comemorou seu aniversário no Ideal Club, cer-cado por uma centena de amigos.

A mercearia O Fernando de cara nova. Fernando e Luc-iene Marinho, com suas fil-has Juliana, Naiane e Fer-nanda, articularam a reforma .

G o v e r n o itinerante em Guaramiranga. O governador C id Gomes, sua comitiva e convidados f o r a m r e c e -b i d o s p o r

Airton e Leuda Franca, no Pesqueiro Guaramiranga. O caprichado cardá-pio foi elaborado por Franzé Leal.

Rogéria Pinto faz ver-dadeiro “milagre” com suas mãos de Fada, para além do trabal-ho estético, suas ma-sagens são divinas.

Neta Oliveira, Caetana Alcantra, Mano Bruno e Josete Andrade. Casal Adorável, Tony e Regina Tainhin

Victor Lobo no comando da Petromax

Presença agradavel de Paulo Nobrega

Artenisio Leite sorrindo para o flash do Ch@rme

COZINHA CONTEPORÂNIA

ARTE EM MOSAICO

LuGAR AGRADAVEL PARA ENCONTRAR AMIGOS

VILLA DA SERRARua. Joaquim Alves Nogueira. 667

Centro - Guaramirangafones: 9909.9840 / 8720.1169 / 3226.9017

Aconteceu com

Dr. Luis Nestor Vasconcelos (excelente cirurgião plástico), apesar da sua agenda super lotada, arranjou um temp-inho para jantar com a gata da capa Adriângela Oliveira.

No mês de Novembro circulou na Serra gente bonita, romântica e divertida.

A geminiana Fernanda Alan, esbanja ener-gia e alto astral. Con-quistou seu espaço em Guaramiranga

Page 5: Edição Nº 02

CHARME.COM – Jornal da SerraGuaramiranga, Dezembro de 20078 CHARME.COM – Jornal da Serra

Guaramiranga, Dezembro de 2007 9

A atmosfera natalina chegou mais cedo em Pacoti, com o projeto Natal Luz e Flor já decorando para as Festas, desde o primeiro dia de dezembro, a charmosa cidade do Maciço do Baturité. Com o uso de material reciclável, a Prefeitura Municipal de Pacoti, através da sua Secretaria de Cultura e Tur-ismo, e a população se mobilizaram para enfeitar a cidade com uma decoração ecologica-mente inusitada, que agrada aos nativos e encanta os visitantes. Além da decoração natalina, Pa-coti presenteara a sua população e visitantes com espetáculos, tendas de comi-das típicas e noitadas musicais, alem da II Edição da Cantata Natalina, mo-mento no qual crianças de varias idades entoam canções natalinas das janelas da Prefeitura Municipal, evento que se repente ate o III Grande Reveillon da Paz.Mas a grande novidade será a lapinha gigante, montada no centro da Praça Claudomiro Lopes Be-zerra a partir do dia 8 de dezembro com visitação

permanente ate o dia 6 de Janeiro. O presépio gigante bem como a decoração da cidade, foram criados por artistas da cidade. O Projeto Natal Luz e Flor visa a integração de todos os segmentos da sociedade pacotiense, unindo a população em uma ação de pro-fundo caráter social, ecológico e educativo. Para operacionalização de tais projetos, a Secretaria de Cultura e Turismo do Município continua recebendo doações de garrafas Pet, infor-mando inclusive que o Projeto de deco-ração se estende ate o Carnaval 2008. Essa é mais uma realização da Prefeitura Municipal de Pacoti, através da Secretaria de Cultura e Turismo.

PACOTI EM CLIMA DE NATAL LUZ E FLOR Natal Luz e Flor em Pacoti

15/dez(sábado)Abertura da Exposição de Arte dos Alunos da Escola ColméiaLocal: Galeria RaimundoSiebra Horário: 20:30hs22/dez(sábado)II Cantata Natalina nas Jane-las da Prefeitura com o Coral , Grupo de flautas e Violões das Crianças da Escola ColméiaLocal: Av. Cel José Cícero Sam-paio (Prefeitura) Horário: 20:30hs24/dez(segunda - feira)II Cantata Natalina nas Janelas da Prefeitura com o Coral das Crianças da Escola ColméiaLocal: Av. Cel José Cícero Sampaio (Prefeitura) Horário: 20:30hs29/dez(sábado)Espetáculo Teatral “ O Baile do Menino Deus” com o Grupo de Teatro da Escola ColméiaLocal: Praça Claudomiro Lopes-Bezerra Horário: 20:30hs31/dez(segunda - feira) III Reveillon da Paz da Cidade Feliz com Show Pirotécnico e BandaLocal: Praça Claudomiro Lopes Bezerra Horário: A partir das 23:00hs

08/dez a 06/jan Visita permanente à Lapinha GiganteLocal: Praça Claudomiro Lopes Bezerra

Programação sujeita a alter-ação

PROGRAMAÇÃO

NATAL E REVEILLON 2007

O ano passou voando, Dezembro chegou!Com a aproximação do ano novo renovam-se as esperanças e grandes são as

expectativas, os preparativos, as viagens e as festas. Tudo isso para dar boas vindas ao Novo Ano.

Destaque do Mês

CHALÉ DAS MONTANHAS - GuaramirangaMúsica ao vivo – Queima de Fogos e ceiaReservas: 3321.1150 - 3346.1165

HOTEL HOFBRAUHAUS – MulunguMúsica ao vivo - Show Pirotécnico - boate e espumante.Reservas: 9986.4925 - 3328.0004 / 3328.0005

POuSADA CABANAS DA SERRA – Linha da Serra GuaramirangaCeia – espumante – Show musical (telão).Reservas: 9185.4135 - 8709.7088

CONFRARIA E HOFBRAUHAUS Reveillon na Praça GuaramirangaBanda Ritmos – Queima de FogosMesa para 4 pessoas com direito a espumante e tábua de frio Reservas: Confraria 3321.1316 - 9925.5767 Hofbrauhaus 3321.6170 - 9179.8367

REMANSO HOTEL DE SERRA – PacotiBanda de música “ Marcelo & Roger “ Show piro-técnico, buffet de comidas regional e internacional, mesa de frios e consumês, 1 Espumante por mesa

e bebidas frias livre ( refrigerante e cervejas)Reservas: Astélio Barros (085) 3325.1222 / 3325.1211 / 8893.6650

VILLA DA SERRA - GuaramirangaMúsica Eletronica Mesa de Frios, Buffet Espumante (01Garrafa p/ cada 04 lugares)Reserva 9925.5767 / 9909.9840 / 8728.2713 9166.2437

em Bali, na Indonésia, para avaliar os 10 anos do “protocolo de Kioto” e tentar encontrar um substitutivo, já que os resultados foram mínimos e, em alguns ca-sos, os índices pioraram, ou seja, em vez de diminuir, as emissões de gazes po-luentes aumentaram, contribuindo ainda mais para o aquecimento do planeta e as conseqüentes mudanças climáticas. Confirmou-se ainda que a maior respon-sável pela tragédia são as atividades humanas, nossas misérias e ganâncias.O vilão tira então a mascara e com um sorriso cínico nos lábios nos faz entender tudo. O vilão somos nós mesmos, todos, mesmo os mais céticos com relação a estas questões ecológicas, atribuindo desígnios superiores às alterações evidentes da natureza, ate os mais otimistas com a capacidade humana de encontrar soluções tecnológicas para quase tudo; todos mesmo, passando pelos ecos-chatos de plantão, os predadores vorazes, as pessoas simples e sabias da roca e ainda nos, meros mortais, todos sem exceção, estamos no mesmo barco, navegando a tempos a caminho do naufrágio anunciado. De repente, as pessoas começaram a se lembrar de que já não se fazem mais in-vernos como antigamente e que calor desses nunca visto antes, só pode ser coisa do demo. Enchentes onde antes era árido, enquanto rios vão secando tristemente. Florestas vão virando parques, cerrados se transformando em precoces desertos. Bali e aqui, aqui mesmo no maciço de Baturité, onde já e visível os es-tragos e transformações climáticas dos últimos anos. Basta reparar na paisagem ou parar pra prosear com a gente antiga da serra, ouvir suas estórias e queixas pra se dar conta de que nada mais será como antes. O c a l o r e s t a d e m a i s , a s á g u a s e c a n d o , a m a t a s e a c a -b a n d o , d a u m d o p e n s a r n o f u t u r o d e n o s s o s n e t o s .O vilão então, perplexo, finalmente se revela por inteiro. Não adianta por a culpa na imprensa ou na Broadway, os responsáveis somos nos mesmos por este lento e con-sciente suicídio. Somos nós, e não teremos mais saída senão mudarmos radicalmente nossos hábitos, comportamentos, valores, sentimentos, ações e utopias. Só cada um de nos fazendo sua parte e capaz de mudar este roteiro, mas isto já e um outro filme.

Aquecimento GlobalA VELHA FACE DO VILÃO

Falta de aviso é que não foi. Alguém ai ainda se lembra do famoso “buraco na camada de ozônio”?Muitos acharam que bastaria trocar a marca de desodorante e mudar o ar-refrig-erado que tudo estaria resolvido. Logo tudo cairia no esquecimento e o buraco continuaria crescendo aceleradamente. Depois foram as grandes queimadas e a escassez de água potável no planeta que deram o alarme, mas os desperdícios e as manipulações estatísticas, literalmente, jogaram água na fervura. Por fim, neste ultimo fim de semana, as nações mais ricas e mais poluidoras do planeta reuniram-se

Alberto Cukier - Escritor

Anuncie Aqui

8704.4411

Estética Fácil:Revitalização cutânea, Banho revitalizante, Limpeza de Pele.

Estética Corporal:Massagem Relaxante e Massagem Localizada

Rua 15 de Novembro, 974 – Centro – Baturité – CEFone: (85) 3347.0396 / 8884.7156

Page 6: Edição Nº 02

CHARME.COM – Jornal da SerraGuaramiranga, Dezembro de 200710 CHARME.COM – Jornal da Serra

Guaramiranga, Dezembro de 2007 11

Anjos na Terra Não sou Baú

HolofotesC e r t o h o m e m p u b l i -c o q u a s e f o i a t r o p e l a d orecentemente . E le a t i rou-se na frente dos faróis de u m c a r r o p e n s a n d o s e r o flash de nossa câmera fotográfica.

Cabra bom!H a u m a m o c a e s p e r t í s -s i m a n a c i d a d e s e r r a n a com uma terrível síndrome consumidora, quiçá de Victoria Beckman ou Paris Hilton. Ela gasta demasiadamente, mas quan-do as contas chegam, sem-pre pede para o namorado paga-las. E não e que o bom moço paga sem reclamar?

Arroubos da NaturezaDeus sabe o que faz. Em Guarami-ranga, ha um mudo que fala mais do que toda a população jun-ta . Que mudinho esper to !

Toca, toca telefone...Chamar o bombeiro para res-gatar um gat inho? Como? Se não ha quem atenda o orelhão que fica fora da uSI. ( j u n t a r a s f r a s e s )

Declaração bombásticaE m p r e s a r i a , d e c l a r a d i -ante de amigos: sou espe-cialista em mandioca e filhas alheias.

PoliticoProcura-se um polít ico, em todo o ter r i tó r io nac ional ,q u e n ã o e s t e j a i n t e r e s -sado em fazer polemica, au-mentar o próprio salário ou encontrar uma maneira de ti-

ra r mais prove i to do car -g o q u e o c u p a . Q u a l q u e r in fo rmação a respe i to fa -vor comunicar ao Guiness Book , em Che lsea S t ree t 7 7 8 - L o n d o n - E n g l a n d . Ha ce r t o cabe le i r e i r o da c idade que v i ve ass im . . .

Antene-se!Juvenal antena tem que vir a Guaramiranga fazer um esta-gio com a nossa parabólica.

Feira-livreFofoqueiro de plantão anda ater-rorizando empresários com a falsa noticia de que a pra-ça de a l imentação ser ra -na, em breve, tornar-se-á uma fe i ra l i v re . Guarami -ranga bem que merece uma fe i ra l i v re , mas em out ro l o c a l , é c l a r o !

Veados

E m G u a r a m i r a n g a , v e a -

dos - aqueles l indos ani-m a i z i n h o s s a l t i t a n t e s - saem da mata e levam surra no bar do Odilon. um vexame! E n i n g u é m f e z n a d a p a r a d e f e n d ê - l o s .

PrevençãoSaber que existem pessoas que não se dão muito bem com a v ida, isso a gente sabe, mas ter a tal pessoa ao nosso lado, o tempo todo, e dose. Conhecida personalidade anda acometida deste mal e os seus conhecidos vivem agora fugindo ao contagio de tal moléstia, pois temem adquir i - la por osmose, af i -nal, todo cuidado e pouco.

CornologiaO rei da cocada preta an-d o u r e c e b e n d o d o s a m i -gos uma l ista, na qual são identificados os mais variados tipos de corno do planeta. O cu-rioso é que, todos os tipos - a lista computa mais de 30 espécies - se encaixam com perfeição ao nosso conhecido em questão. Dizem q u e u m d o s t i p o s q u e mais se identifica com ele e o chamado corno cururu , ou seja, aquele que a mul-he r chu ta , mas e le sem-pre volta pros braços dela.

Para refletirSerá que o clone de Hugo C h a v e s t a m b é m e s t a com seus d ias contados?

Água, bem de direito publico. Em Guaramiranga, alguns podem encher sua caixa de 25.000 litros. Outros não têm nem para beber.

Roteiro da Serra

GUARAMIRANGA

Camping (85) 3321.1403Chácara dos Cedros (85) 3321.1117 - 3219.5478Chalé das Montanhas (85) 3321.1150 - 3246.1165Chalé Arnoldo (85) 3321.1221Chalé do Tutuca (85)3321.1132Chalé Girassol (85) 9987.3584Chalés Alto da Serra (85) 3321.1403 - 3272.1912Chalés Sítio Cana Brava (85) 9603.8132Gruta Pousada dos Capuchinhos (85) 3321.1112Hotel SENAC Guaramiranga (85) 3321.1106Pequena Pousada Suíça (85) 3321.1116 - 3264.3151Pousada Casarão dos Uchôas (85) 3321.1226 - 3221.6664Pousada do Ricardo (85) 3321.1193Pousada Logradouro (85) 3227.0654 - 3302.1900Pousada Paraíso (85) 3224.0215 - 3321.1197Pousada Pico da Neblina (85) 8823.5833Pousada Tramonto (85) 8838.3319Pousada Zeus (85) 3321.1234Pousada Cabanas da Serra (85) 3232.4327 - 9185.4135 - 8709.7088Pousada Recanto das Cachoeiras (85) 9931.3961Pousada Monte Flor (85) 91 11 18 84Remanso Hotel de Serra (85) 3325.1222 - 3231.7088

PACOTI

Chalés Quinta dos Arrudas (85) 3325.1573 - 8790.3200Chalé Nosso Sítio (85) 3325.1234 Pousada Recreio (85) 3325.1340

MULUNGUHofbrauhaus (85) 9986.4925

Onde se Hospedar Onde Comer EntretenimentoGUARAMIRANGA

Restaurante e Galeria, Alto da Serra

(85) 3321.1403

Café com Flores

(85) 8899.9546

Hofbrauhaus

(85) 3321.1196

Lanchonete Que Delícia

(85) 8839.9884

Restaurante Chalé das Montanhas

(85) 3321.1150 - 3246.1165

Restaurante Churrasco e Arte

(85) 8879.9506 - 8879.1615

Restaurante Comida Caseira

(85) 3321. 1162

Restaurante Confraria

(85) 3321.1316 - 9925.5767

Restaurante Dona Alice

(85) 9988.7775

Restaurante Guará Lanches

(85) 8885.0037

Restaurante Taberna Portuguesa

(85) 8704.4411 - 8720.9962 - 9137.6616

Restaurante Tramonto

(85) 8838.3319

Restaurante Vila Lautrec

(85) 3321.1415

Villa da Serra

Rua Principal

Restaurante Manjericão

(85) 3321.1210

Churrascaria Concordia

(85) 3325.1364

PACOTI

Bistrô Baltazar

9982.0087

Restaurante e Pizzaria K-labar

(85) 3325.2000

Restaurante Adega do Poço

(85) 9944.7111

Churrascaria de Inverno

(85) 3325.1195

Olho D’água

(85) 3325.1298

GUARAMIRANGALAZERBiblioteca Municipal Rui Barbosa - sedeCachoeiras - 8 km (sentido Baturité)Campo de Batalha (Trilha Ecológica) Igreja de Nossa Senhora de Lourdes (Gruta) - SedeIgreja Nossa Senhora da Conceição (Matriz) - SedeMirante Linha da Serra - 11km (sentido Per-nambuquinho)Mirante Cabanas da Serra - 10 km (sentindo Pernambuquinho)Parque das trilhas Ecoturismo e esportes de Aventuras - Sede Pesqueiro Guaramiranga - SedePico Alto (1.115m de altitude) - 13kmPousada Logradouro - Trilha ecológica e passeio de barco a remoTrilha do Remanso Hotel de Serra - 7km (sentido Pacoti)

COMPRASCentro de ArtesanatoReserva Randara(85) 3321.1445Vagalume(85) 9129.5535Cheiro da Serra - Villa da SerraStudio 70 - Villa da SerraVinhedos - Villa da Serra

PACOTILAZERPedalinhos - Nosso Sítio

COMPRASCasa do Artesão – Praça Central José Claude-miro Lopes Bezerra(artesanato em geral)Quiosques Pólo de Lazer: Rua 13 de maio - (Bordados, arranjos florais, licor, trabalho em couro, crochê, ponto de cruz, bonecas de lã, pintura).Piêta Artesanato – Rua Cel. Epifânio, Nº 39 NOART’S – no largo da Igreja Matriz - (arte-sanato em madeira, banana passa, etc.)Artesanato – Rua Raimundo Lobato Sam-paio, s/n (próximo ao Ginásio Coberto).Nosso Artesanato – Parada do Lago - (bolsas em madeira, trabalhos com vime, bijuterias em coco e sementes, artigos em barro, traba-lhos em biscuite, etc.).

Francisco Edmilson Constantino é mais uma destas pes-soas cuja história pessoal se confunde com a história de G u a r a m i r a n g a . No Natal sempre aparecem anjos, em Guaramiranga existe um durante o anotodo, Edmilson é uma pessoa de boa vontade e sempre disposta a ajudar de forma desinteressada, o que em nossos dias é uma jóia rara de se encontrar.

n o H o s p i t a l referência de Aracoiaba. Maria Estela tem sempre uma palavra amiga para os pascientes que chegam num mo-mento de aflição. Assim como um anjo, tem sempre uma palavra de conforto.A Prefeita Marilena Campelo, sabe escolher bem os seus profissionais.

Parabéns a Ma-ria Estela Silves-tre (assistente S o c i a l ) , p e l o e x c e l e n t e t r a b a l h o r e a l i z a d o

SINOS DE NATALToquem, sinos de Natal,

por aqueles que placidamenteenvelhecem em pijamas de sedae em fofos poltronas coloridas!

Batam pelos que se escondemnos triplex e coberturas,

pelos que viajam sempre para o exterior,pelos sonegadores,

pelos que investem na poupança,no over e no open

e se recolhem ao travesseiroda indiferença e do egoísmo!

Soem pelos que trabalham e, no fim do mês, vêem crescer o saldo

em sua conta remunerada!

Repiquem pelos poetas,pelos artistas,

pelos jornalistas,pelos beletristas

que conhecem a felicidadedo sabere do discernimento!

2Mas tanjam também, Sinos do Natal,

pelos pobres que envelhecem em farrapos,nos miserábeis barracos de tábua e papelão!

Tanjam pelos marginais que dormemsob pontes e marquises,

ao açoite do vento e da chuva!

Tanjam pelos que estendem, envergonhados,a mão à caridade pública

para não morrer na próxima esquina!

Tanjam pelas trezentas e sessenta e cinco favelasque asfixiam cada cidade grande

num cinturão, de miséria, fome e dor...

Tanjam pelas criancinhas que, não tendo direito à mortalha,

são enterradas em frágeis caixõezinhosde manzanas argentinas!

Tanjam pelas mães que percorremestradas poeirentas e vielas inóspitas,

com os filhos molambudosescanchados nos quadris!

Tanjam pelas duas criançasque a cada cinco minutos, morrem de fomenesta pátria-amada-diolatrada-salve-salve!

3Toquem, Sinos do Natal!

Repiquem pela paz!Bimbalhem pela justiça!

Tanjam, sobretudo,Pela igualdade!

waldy Sombra

Passando a Limpo

Page 7: Edição Nº 02

CHARME.COM – Jornal da SerraGuaramiranga, Dezembro de 200712