edição especial do jornal da cntrv/cut e do sindicato dos sapateiros do ce

4
MEDIDAS DE TEMER PREJUDICAM OS TRABALHADORES E OS MAIS POBRES Empresas concedem reajuste do piso salarial acima da inflação pág. 3 e 4 Edição Especial do Jornal da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Vestuário da CUT e do Sindicato dos Sapateiros do CE Edição de julho de 2016 | fb.com/cntvcut | www.cntv.org.br pág. 2 Produção de calçados cresceu 1,5% segundo dados do IPEA pág.2 SINDICATO DOS SAPATEIROS DO CEARÁ

Upload: giovani-vieira

Post on 04-Aug-2016

215 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Edição Especial do Jornal da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Vestuário da CUT e do Sindicato dos Sapateiros do CE || edição junho/julho

TRANSCRIPT

Page 1: Edição Especial do Jornal da CNTRV/CUT e do Sindicato dos Sapateiros do CE

MEDIDAS DE TEMER PREJUDICAM OS TRABALHADORES E OS MAIS POBRES

Empresas concedem reajuste do piso salarial

acima da inflação

pág. 3 e 4

Edição Especial do Jornal da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Vestuário da CUT e do Sindicato dos Sapateiros do CEEdição de julho de 2016 | fb.com/cntvcut | www.cntv.org.br

pág. 2

Produção de calçados cresceu 1,5% segundo

dados do IPEA

pág.2

SINDICATO DOS SAPATEIROS DO CEARÁ

Page 2: Edição Especial do Jornal da CNTRV/CUT e do Sindicato dos Sapateiros do CE

2 | Informativo da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Vestuário da CUT

Empresas concedem reajuste acima de inflação

O piso salarial das empresas Vulcabrás/Azalea e Demo-crata foi reajustado acima da inflação. A medida beneficiará mais de 10 mil trabalhadores e trabalhadoras e representa uma importante conquista nas negociações da Campanha Salarial Unificada 2016. Contudo, os salários do setor con-tinuam muito baixos e somente por meio da luta e da orga-nização esse cenário poderá ser mudado. Por essa razão, a categoria precisa atender às convocações do Sindicato dos Sapateiros do Ceará e participar ativamente da luta por me-lhores salários e melhores condições de vida e trabalho.

O Sindicato dos Sapateiros do Ceará continuará nas fileiras de enfrentamento para denunciar a existência de um gover-no ilegítimo, participando da construção de uma agenda uni-tária da Frente Brasil Popular e da Frente Povo Sem Medo.

Consideramos urgente priorizar as organizações dos trabalhadores contra os retrocessos, resistindo e forta-lecendo os instrumentos de luta da classe trabalhadora.

Convocamos a categoria para participar massivamente das mobilizações em defesa dos direitos, da democracia e da soberania nacional. Lutaremos contra as privatizações e em defesa dos serviços públicos e estatais. Nenhum direi-to a menos! Não ao governo Ilegítimo! Fora Temer Golpista!

Produção de calçados cresce 1,5%O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) divul-

gou no final de junho deste ano, uma pesquisa que aponta o crescimento do setor em 1,5%. De acordo com o estudo, a baixa do dólar e o consumo interno são responsáveis pelo desempenho que, embora pequeno, vai na contramão da economia brasileira atingida pela crise econômica mundial e por uma forte crise política.

EDITORIAL

Contra o Governo golpista, ilegítimo e corrupto de Michel Temer, lutaremos

por “nenhum direito a menos”!

Page 3: Edição Especial do Jornal da CNTRV/CUT e do Sindicato dos Sapateiros do CE

Informativo da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Vestuário da CUT| 3

COM O GOVERNO GOLPISTA DE TE-MER, AS AMEAÇAS AO SUS NUNCA FO-

RAM TÃO CONCRETAS.

Se você é um dos 202 milhões de usuá-rios do Sistema Único de Saúde, confira estas manchetes estampadas nos prin-

cipais sites de notícias do país e tire suas próprias conclusões:

Page 4: Edição Especial do Jornal da CNTRV/CUT e do Sindicato dos Sapateiros do CE

4 | Informativo da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Vestuário da CUT

PREVIDÊNCIA: Acabou com o Ministério da Previdência; Quer desvincular o salário mínimo dos ben-efícios previdenciários; Quer elevar ainda mais a idade mínima para a aposentadoria.

SALÁRIO MÍNIMO: Pretende revogar a política de valori-zação do salário mínimo, ou seja, sem aumento real a partir de 2017; Aposen-tados que recebem salário mínimo poderão ficar sem reajuste.

DIREITOS TRABALHISTAS: Apoia o PLC 30/2015, que permite que to-dos os trabalhadores sejam contratados de forma terceirizada, reduzindo salários e re-tirando direitos; Apoia a flexibilização das leis trabalhistas; Fim do abono salarial PIS

EDUCAÇÃO: Restringiu programas como Fies e Pronatec; aponta para a privatização total dos ensinos médio e superior, bem como o fim do Piso Na-cional dos Professores.

POLÍTICAS SOCIAIS: Verbas do bolsa família pode-rão ser reduzidas; Acabou com os subsídios para os mutuários mais pobres do Minha Casa Mi-nha Vida.

... E OS TRABALHADORES ESTÃO “PAGANDO O PATO”

Assim como o SUS, governo Golpista de Temer ameaça direitos trabalhistas, salário mínimo, previdência, SUS,

Educação pública e programas sociais

fb.com/cntrvcut

www.cntvcut.org.br

Jornal impresso eDigital

Nosso site:

Página no Facebook

EXPEDIENTE:Presidenta CNTRV: Cida TrajanoComunicação CNTRV: João Andrade Giovani Miranda

Distribuição impressa gratuita e também disponibilizada online

Jornal produzido em parceria com a Associação Participe de Comunicação Social