edição do dia 25/11/2010

8
www.oquartopoder.com SÃO LUÍS - MA, QUINTA-FEIRA, 25 DE NOVEMBRO DE 2010 / ANO IV / N° 477/ DIRETOR: UDES CRUZ FILHO O QUARTO PODER * ESTE JORNAL É DISTRIBUÍDO GRATUITAMENTE, TODOS OS DIAS, NOS TERMINAIS DE INTEGRAÇÃO E EM OUTROS PONTOS DA CIDADE * PÁGINA 5 Dunga comenta boa fase de Felipe Melo no Juventus São Luís sedia encontro da Freqüência Escolar do Programa Bolsa Família PÁGINA 4 DIRETO DE ROSÁRIO Para o ex-técnico da Seleção Brasileira, Dun- ga, uma de suas maiores virtudes enquanto coman- dante fora a “descoberta” de Felipe Melo. Apesar de sair da Copa do Mundo como o maior vilão da elimi- nação para a Holanda, o volante do Juventus so- mou boas atuações com a amarelinha. A capital maranhense sediará, até esta sex- ta-feira (26), o 5º Encontro da Freqüência Es- colar do Programa Bolsa Família (PBF). Pescadores recebem formação de aquaviários PÁGINA 3 A Capitania dos Portos do Maranhão, em parceria com a administração do prefeito Luis Fernando Silva (DEM), concluiu mais uma etapa do curso de forma- ção de aquaviários destinado para os pescadores de São José de Ribamar. BIMBA “COBRA” ELIZIANE GAMA O prefeito Marconi Bimba aproveitou o espaço reservadopara o direito de resposta à matéria divulgada por este jornal, para cobrar, uma promessa feita pela deputada Eliziane Gama aos moradores de Rosário. De acordo com Bimba, a parlamentar socialista nunca se importou com o lixo a céu aberto, que existe há 13 anos, e, agora, com a possibilidade de ser implantado um aterro sanitário moderno, ela se posiciona contra. PÁGINA 2 Policiais da equipe de captura da Delegacia da Cidade Operária (Decop) prenderam, no fim da tarde desta terça-feira (23), em cumprimento a mandados de prisão, os elementos Walberto Henrique Vieira Nunes, vulgo Amaral e Rafael Lele Vieira, o pelezinho, ambos são primos e moradores na Unidade 101, Residencial São Paulo. A prisão deles é resultado de um trabalho de investigação coordenado pelo delegado Edinaldo Silva, desencadeado por conta do homicídio que vitimou Diego André Pereira da Silva, crime ocorrido no dia 23 de outubro deste ano, no Viva da Cidade Operária. Homens são presos acusados de homicídios PÁGINA 8 PÁGINA 7 Loi Loi Loi Loi Loira do a do a do a do a do É o Tchan É o Tchan É o Tchan É o Tchan É o Tchan vai posar vai posar vai posar vai posar vai posar para o para o para o para o para o Paparazzo Paparazzo Paparazzo Paparazzo Paparazzo Lixão de Rosário será tema de audiência pública a pedido de Eliziane Gama PÁGINA 2 EM RIBAMAR A nova loira do Tchan... é linda! E o Paparazzo não perdeu tempo: já fechou contrato com a dançarina do grupo.

Upload: o-quarto-poder

Post on 01-Mar-2016

235 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal O Quarto Poder

TRANSCRIPT

Page 1: Edição do dia 25/11/2010

www.oquartopoder.com

SÃO LUÍS - MA, QUINTA-FEIRA, 25 DE NOVEMBRO DE 2010 / ANO IV / N° 477/ DIRETOR: UDES CRUZ FILHO

O QUARTOPODER

* ESTE JORNAL É DISTRIBUÍDO GRATUITAMENTE, TODOS OS DIAS, NOS TERMINAIS DE INTEGRAÇÃO E EM OUTROS PONTOS DA CIDADE *

PÁGINA 5

Dunga comenta boafase de Felipe Melo

no Juventus

São Luís sedia encontroda Freqüência Escolar doPrograma Bolsa Família

PÁGINA 4

DIRETO DE ROSÁRIO

Para o ex-técnico da Seleção Brasileira, Dun-ga, uma de suas maiores virtudes enquanto coman-dante fora a “descoberta” de Felipe Melo. Apesar desair da Copa do Mundo como o maior vilão da elimi-nação para a Holanda, o volante do Juventus so-mou boas atuações com a amarelinha.

A capital maranhense sediará, até esta sex-ta-feira (26), o 5º Encontro da Freqüência Es-colar do Programa Bolsa Família (PBF).

Pescadores recebemformação de aquaviários

PÁGINA 3

A Capitania dos Portos do Maranhão, em parceria com a administração doprefeito Luis Fernando Silva (DEM), concluiu mais uma etapa do curso de forma-ção de aquaviários destinado para os pescadores de São José de Ribamar.

BIMBA “COBRA”ELIZIANE GAMA

O prefeito Marconi Bimba aproveitou o espaço reservadopara o direito de resposta àmatéria divulgada por este jornal, para cobrar, uma promessa feita pela deputada ElizianeGama aos moradores de Rosário. De acordo com Bimba, a parlamentar socialista nunca seimportou com o lixo a céu aberto, que existe há 13 anos, e, agora, com a possibilidade de serimplantado um aterro sanitário moderno, ela se posiciona contra. PÁGINA 2

Policiais da equipe de captura da Delegacia da Cidade Operária (Decop) prenderam, no fim datarde desta terça-feira (23), em cumprimento a mandados de prisão, os elementos Walberto HenriqueVieira Nunes, vulgo Amaral e Rafael Lele Vieira, o pelezinho, ambos são primos e moradores naUnidade 101, Residencial São Paulo. A prisão deles é resultado de um trabalho de investigaçãocoordenado pelo delegado Edinaldo Silva, desencadeado por conta do homicídio que vitimou DiegoAndré Pereira da Silva, crime ocorrido no dia 23 de outubro deste ano, no Viva da Cidade Operária.

Homens são presosacusados de homicídios

PÁGINA 8

PÁGINA 7

LoiLoiLoiLoiLoirrrrra doa doa doa doa doÉ o TchanÉ o TchanÉ o TchanÉ o TchanÉ o Tchanvai posarvai posarvai posarvai posarvai posar

para opara opara opara opara oPaparazzoPaparazzoPaparazzoPaparazzoPaparazzo

Lixão de Rosário será tema de audiênciapública a pedido de Eliziane Gama

PÁGINA 2

EM RIBAMAR

A nova loira do Tchan...é linda! E o Paparazzo nãoperdeu tempo: já fechoucontrato com a dançarina

do grupo.

Page 2: Edição do dia 25/11/2010

JORNAL O QUARTO PODER

Endereço : Av. Od i lo Cos ta F i lho , N° 55 , Parque. Un ive rs i tá r io – Cep 65059-810 - São Lu ís -MA.

Diretor GeralUdes Cruz Filho

Diretora FinanceiraRosário Azevêdo da Cruz

Diretora AdministrativaTereza Freire

SuperintendenteMarcia Freire

Consultores JurídicosDrª. Saíle Azevêdo da Cruz

DiagramaçãoCris Almeida

U.L. DA CRUZ FILHO - CNPJ: 09.406.142/0001-28 - Telefone: (98) 4141-0891 / 8826-7875 / 8129-3749 E-mail: [email protected]

GERAL2 SÃO LUÍS, QUINTA-FEIRA, 25 D E NOVEMBRO DE 2010O QUARTO PODER

www.oquartopoder.com

O prefeito de Rosário,Marconi Bimba (PRP), pormeio de sua assessoria, vema público esclarecer algunspontos sobre a polêmica quese criou sobre a suposta im-plantação de um lixão regio-nal no município. De acordocom ele, o ‘lixão’ que existehá 13 anos desde as gestõesdos prefeitos Luciano Olivei-ra, Raimundo João e IvaldoCavalcante, sem que nesse

Bimba esclarece polêmicasobre aterro sanitário

período “nunca ninguém hou-vesse protestado”.

Segundo Bimba, no localonde hoje existe um lixão acéu aberto, está em estudo aimplantação de um aterro sa-nitário. O prefeito ressaltouque por trás do movimentoque é contra a instalaçãoexiste forte influência da es-peculação imobiliária, pois,conforme ele, o terreno ondeserá implantado o aterro si-

tua-se em uma área do bairroBuenos Aires, nas proximida-des do local onde será im-plantada a Refinaria PremiumI, de Bacabeira.

“Esses ‘ambientalistas’que estão protestando contraa implantação de um moder-no empreendimento o qualvisa somente tratar o lixo domunicípio são, na verdade,empresários que possuemárea na região do bairro Bue-nos Aires e Sapucaia; elesacreditam que seus lotes deterra poderiam ser desvaloriza-dos com a construção do ater-ro sanitário”, explicou Bimba.

COBRANÇA A ELIZIANEGAMA - O prefeito MarconiBimba aproveitou a oportuni-dade, para cobrar de público,uma promessa feita pela de-putada Eliziane Gama aosmoradores de Rosário. Deacordo com Bimba, a parla-mentar socialista nunca seimportou com o lixo a céuaberto, que existe há 13 anos,e, agora, com a possibilidadede ser implantado um aterrosanitário moderno, ela se po-siciona contra. “A deputadaEliziane Gama, que represen-ta a classe evangélica na As-

sembléia Legislativa, deveriair à tribuna para esclarecer oque aconteceu com os 10 qui-lômetros de asfalto, que jun-tamente com a então secre-tária de Infraestrutura, TelmaPinheiro, anunciaram data deinicio e o nome de todas asruas que seriam asfaltadas.Até hoje nada foi feito. O queaconteceu com a obra?”,questionou.

FECHAMENTO DO ATU-AL LIXÃO - O secretário mu-nicipal extraordinário de MeioAmbiente, Renato Waquimdisse que o projeto de leiaprovado pela Câmara não tra-ta da criação de um lixão, foiapenas a aprovação de umalei de zoneamento industrial.Ele acrescentou que haveráuma audiência pública paratratar da questão, que faz par-te do processo de licencia-mento ambiental.

“Na verdade, o que have-rá é o fechamento do atual li-xão e Rosário passará a terum lugar mais decente paradeslocar seus resíduos sóli-dos”, afirmou Renato Waquim,ao garantir ainda que o muni-cípio não comportará lixo do-méstico de outras cidades.

AOS FATOSO prefeito de Rosário, Marconi Bimba, por meio de sua Assessoria

de Comunicação, vem a público esclarecer, algumas notas publicadasnesta coluna na edição da última sexta-feira 19 de novembro de 2010.Observando a mesma localização, espaço e destaque, segue abaixo aversão dos fatos que foram publicados.

UM IMPASSESobre a nota “O caos em Rosário”, a prefeitura do município rosa-

riense esclarece, que não existe nenhum caos e as obras que estãoparalisadas ou ainda não iniciaram, é porque existe um impasse, poisaté hoje o Governo do Estado ainda não pagou ninguém. “A medição etoda a tramitação do processo já foi concluída, mas falta a liberação dosrecursos para conclusão das obras”, informou a prefeitura.

À PRESTAÇÃOJá em relação à nota “Bimba: um maridão!”, dando conta que esposa do

prefeito Marconi Bimba, Cintia Aquino, havia sido flagrada quando chegou auma academia de São Luís, com um veiculo Kia Sportage no valor de R$ 90mil, Bimba disse que o carro já existe há um ano e foi financiado em prestaçãode 36 meses. “Acho que qualquer pessoa pode comprar um carro financia-do, não pode?”, esclareceu.

13º GARANTIDOSobre a nota “Contraste em Rosário”, informando que a prefeitura enfren-

ta dificuldades, inclusive, para pagar salários dos servidores e não teria recur-sos suficientes para pagamento do décimo terceiro salário, Bimba afirma, que “aprefeitura de Rosário já tem garantido o dinheiro correspondente ao valor a serpago aos servidores da administração como 13º salário”, disse.

SALÁRIOS PAGOS “Apesar das dificuldades decorrentes da crise que afetou todas as prefei-

turas, Rosário vem honrando todos os seus compromissos e em especial comos servidores públicos. O direito do funcionário de receber o pagamento peloseu trabalho em dia é uma obrigação, nada mais que isto” reforça o prefeito.

PROCESSO ARQUIVADOEm relação à nota “Bimba é indiciado pela federal”, informando so-

bre um Inquérito Policial instaurado para apurar suposto crime referenteao desvio de verbas do antigo pólo de confecções de Rosário, Bimbaesclarece, que a Procuradoria Regional da República da 1ª Região, semanifestou pelo arquivamento do presente procedimento investigatório,em face da extinção da punibilidade, pela prescrição da pretensão puni-tiva, e diz que a prefeitura não teve nada haver com o processo.

PRIMEIRAS INICIATIVASAo questionar a nota “Extração de areia prejudica rio Itapecuru em Rosário”,

o prefeito rosariense informa que, essa é uma questão que sempre existiu nomunicípio. No entanto, ao tomar posse no dia 1º de janeiro de 2009, uma desuas primeiras iniciativas, foi criar a Secretaria Municipal Extraordinária de Ju-ventude e Meio Ambiente, que passou a fiscalizar crimes contra o Meio Ambiente.

FISCALIZAÇÃO E APREENSÃO“Nos últimos dias, o que mais se tem feito pela Secretaria Municipal Extra-

ordinária de Juventude e Meio Ambiente de Rosário, é apreensão de carroscom madeira ilegal e notificação de empresas que extraem areia do rio, sem asdevidas licenças para desenvolver esse tipo de atividade”, pontuou.

OPOSIÇÃO ESTÁ ASSUSTADAAo comentar a tentativa de desgaste ao seu governo, Bimba disse que a

oposição ficou assustada, pois foi a primeira vez que a Roseana Sarney(PMDB) venceu no município com uma votação estupenda. “Vencemos commais de seis mil votos de diferença. Foi uma das maiores votação que umcandidato a governador já recebeu em Rosário”.

ÓDIO SE RESUME AOS VOTOSBimba disse ainda, que se considera campeão de votos no plano esta-

dual. Ele concedeu ao candidato a deputado Lima Neto, em Rosário, mais de3 mil votos, a maior votação para a Assembléia Legislativa já vista no municí-pio. Waldir Maranhão, bem na dianteira para federal, também ficou na casados 3 mil. “O ódio da oposição se resume às eleições deste ano, onde todosos meus candidatos venceram com expressiva votação”.

TERRORISMO’ EM ROSÁRIOAo final, o prefeito de Rosário, Marconi Bimba (PRP), classificou como

"terrorismo" a atitude da oposição de ‘plantar’ informação com o objetivo deatacar a administração municipal. "Isso é terrorismo. Nós estamos há doisanos e meio desenvolvendo o trabalho de resgate dos valores do povorosariense: construindo, reformando, asfaltando, enfim..., estamos mos-trando ações concretas. Evidente, que se você chegar em Rosário vaiencontrar o município com uma nova ‘cara’, com ruas asfaltadas, sem amaioria dos buracos que existiam a dois anos atrás ", afirmou.

Bimba encaminha nota esclarecendo notaspublicadas pela Coluna Ponto de Vista

EM ROSÁRIO

Prefeito de Rosário, Marconi Bimba

Lixão de Rosário será tema de audiênciapública a pedido de Eliziane Gama

A instalação de um depó-sito de lixo no município deRosário está gerando muitopolêmica e insatisfação dacomunidade. Na manhã des-ta quarta-feira (24), a deputa-da Eliziane Gama (PPS) vol-tou a destacar o problema natribuna da Assembleia Legis-lativa pedindo a realização deuma audiência pública paratratar sobre o assunto.

O projeto para instala-ção do chamado Centro deReferência para o Tratamen-to de Resíduos Domésticos,

Industrial e de Saúde foiaprovado pela Câmara Muni-cipal do município e sancio-nado pelo prefeito da cidade,Marconi Bimba. No local de-verá ser colocado lixo do-méstico, Industrial e de saú-de de seis cidades.

“A cidade começou a semobilizar em vários movimen-tos para evitar a instalação, jáque, nesta área será coloca-do não apenas o lixo de Ro-sário, mas resíduos da Gran-de Ilha de São Luis, portanto,da Capital, São José de Riba-mar, Paço do Lumiar, Rapo-sa, Bacabeira e da cidade deRosário. Serão seis cidadesproduzindo lixo e colocandoneste espaço. São lixos devárias categorias: industrial,doméstico e também o lixo dasaúde, o que é extremamen-te preocupante”, ressaltou.

Na tribuna a parlamentarfalou ainda sobre os impactosambientais que a instalaçãodo depósito de resíduos trarápara o meio ambiente por setratar de uma região habitadae próxima a um riacho. “Osprejuízos ambientais deverãoacontecer daqui a dez ou vin-te anos, mas há prejuízos ime-diatos, especialmente para osmoradores do povoado de Bu-

enos Aires, onde será insta-lada Lixão. Também podere-mos ter prejuízos no Rio Ita-pecuru, ou a Cidade de SãoLuís, já que o Riacho SãoBraz que é o riacho do Povo-ado Buenos Aires prejudicaráe poderá contaminar o Rio Ita-pecuru, que posteriormentepoderá trazer prejuízos séri-os e drásticos para a Cidadede São Luís”, disse.

Nesta terça-feira, a depu-tada Eliziane Gama e os de-putados Penaldo Jorge e Cé-sar Pires se reuniram na Saladas Comissões com uma co-mitiva de moradores de Ro-sário que pediram providên-cias sobre a instalação doCentro. A população e as en-tidades já realizaram váriasmanifestações contra a ins-talação do depósito de lixo,como a ocorrida na ultimasexta-feira, dia 19, e come-çaram a recolher assinaturascontra instalação do Centro.

Eliziane disse que a situ-ação é preocupante, pois énecessário realizar levanta-mento dos impactos e saberas reais condições sanitári-as e prejuízos para a locali-dade. Por isto, a deputadaencaminhou solicitação deaudiência pública para tratar

sobre a instalação do chama-do Centro em referência parao tratamento de resíduos do-mésticos, industrial e de saú-de. A audiência deverá serrealizada no próximo dia 07de dezembro na AssembléiaLegislativa e deve contar coma participação do Secretariode Meio Ambiente, prefeitodo município e de represen-tantes do Ministério PúblicoEstadual, IBAMA, ONGs,entidades ligadas ao setor deMeio Ambiente e moradoresde Rosário.

“As informações que te-mos referente à instalaçãodessa Central, são realmen-te preocupantes e não va-mos permitir que situaçõescomo essas venham a pre-judicar a cidade de Rosário.Espero que no próximo diasete de dezembro, aqui nes-ta Casa, venhamos a teruma audiência promissora,para esclarecer, e dar infor-mações pertinentes paraserem analisadas e termoso relatório para que a Secre-taria de Meio Ambiente pos-sa se posicionar e, portan-to, tomar a decisão final queé a liberação, ou não, dessaautorização, o que eu esperoque não aconteça.” afirmou.

Deputada Eliziane Gama

Page 3: Edição do dia 25/11/2010

3GERALSÃO LUÍS, QUINTA-FEIRA, 25 DE NOVEMBRO DE 2010O QUARTO PODERwww.oquartopoder.com

OGX e MPX anunciamnova acumulação de gás

Uma nova acumulação degás foi descoberta no poçoOGX-22, na Bacia do Parnaí-ba, localizado no município deSanto Antonio dos Lopes, quede acordo com testes realiza-dos indicam um potencial pro-dutivo de até 3,4 milhões dem³ por dia. O anúncio foi feitonesta quarta-feira (24) pelaOGX e MPX, empresas deóleo e gás e de energia doGrupo EBX, do empresárioEike Batista.

Em seqüência à desco-berta divulgada em 17 de no-vembro último, a perfuraçãodo poço 1-OGX-22-MA, nobloco PN-T-68, prosseguiu eidentificou uma nova acumu-lação de gás, esta de idadedevoniana inferior. Foi realiza-da uma perfilagem intermedi-ária, teste utilizado para veri-ficar/avaliar as característicasfísicas e químicas das cama-das geológicas e dos fluidosnelas contidos.

O teste possibilitou deter-minar o net pay (intervalos deum reservatório saturados porpetróleo e/ou gás) de ambasas acumulações: aproxima-damente 49 metros e 47 me-

tros, respectivamente. Adici-onalmente, em complementoàs informações referentes aoteste de formação conduzidona primeira acumulação, aOGX e a MPX informam que opoço apresentou potencialprodutivo de até 3,4 milhõesde metros cúbicos por dia emabertura plena (AOF – Abso-lut Open Flow).

A perfuração do poçoOGX-22, prospecto denomina-do Fazenda São José, conti-nuará em andamento até a pro-fundidade total estimada de3.200 metros em buscas denovos objetivos exploratórios.

O poço, localizado no blo-co PN-T-68, situa-se em San-to Antônio dos Lopes, a apro-ximadamente 260 km de SãoLuis, capital do Maranhão. Asonda QG-1, fornecida pelaQueiroz Galvão, iniciou as ati-vidades de perfuração no dia23 de outubro deste ano.

“Estas novas informa-ções reforçam a perspectivado enorme potencial da re-gião, com a descoberta deacumulações em diferentesníveis e potencial produtivoexcepcional. Cada nova con-

Tribunal absolve ChicoLeitoa de acusação de

fraude quando prefeitoO Tribunal de Justiça do

Maranhão (TJMA) absolveu oex-prefeito de Timon e atualdeputado estadual, FranciscoRodrigues de Sousa, conhe-cido como Chico Leitoa, emação penal julgada nesta quar-ta-feira, 24. A denúncia doMinistério Público (MPE) acu-sava o então gestor do muni-cípio de fraudar processo lici-tatório no valor de R$42.317,73, cujo contrato foiassinado em 11 de junho de2001. Por unanimidade, osdesembargadores entende-ram que os serviços contrata-dos foram executados e opagamento realizado em con-formidade com mediçõesatestadas pela prefeitura.

O órgão ministerial alega-va que relatório de informaçãotécnica elaborado por analis-tas contábeis da Procurado-ria Geral de Justiça teria com-provado que o réu, quando pre-feito de Timon, fraudou a lici-tação referente a uma cartaconvite para realização deserviços de recuperação epavimentação em vários bair-ros. A irregularidade aponta-da foi a ausência de assina-tura do então prefeito em no-tas de empenho referentes àrealização da despesa decor-rente do contrato. Leitoa res-pondia pela suposta práticade crime de responsabilidadedos prefeitos: “ordenar ou efe-tuar despesas não autoriza-das por lei, ou realizá-las emdesacordo com as normas fi-nanceiras pertinentes”.

O réu apresentou defesaalegando que os originais danotas de emprenho devida-mente assinados foram enca-minhados ao Tribunal de Con-

tas do Estado (TCE) na pres-tação de contas anual da pre-feitura, e que mesmo que nãohouvesse a sua assinatura,essa irregularidade seria me-ramente formal, sem causarprejuízo material ao erário.

O relator, desembargadorPaulo Velten, disse que a as-sinatura da autoridade com-petente para realizar o em-penho não se constitui emrequisito essencial, masmera irregularidade formal,que pode ser sanada a qual-quer tempo, desde que ine-xistente qualquer prejuízopara a administração públi-ca. Velten verificou que hou-ve regular contratação dosserviços, após prévia licita-ção, bem como a execuçãoe pagamento, não se poden-do falar em malversação oudesvio de recursos públicos.Ademais, ressaltou, cons-tam assinaturas do réu au-torizando a realização dadespesa. O relator julgouimprocedente a ação penale absolveu o ex-prefeito, ten-do sido acompanhado pelosdemais desembargadores.

EM SANTO ANTONIO DOS LOPES

quista reforça o sucesso donosso modelo geológico de-senvolvido para esta região

Divulgação

de nova fronteira”, comentouo diretor geral da OGX, Pau-lo Mendonça.

A sonda continua perfurando o poço na Bacia do Parnaíba

Pescadores recebemformação de aquaviários

A Capitania dos Portos doMaranhão, em parceria com aadministração do prefeito LuisFernando Silva (DEM), con-cluiu mais uma etapa do cur-so de formação de aquaviáriosdestinado para os pescadoresde São José de Ribamar.

Quarenta e quatro pesca-dores artesanais do municí-pio, após quatro dias de ca-pacitação, receberam o regis-tro geral de pesca e o certifi-

cado que os habilita a nave-gar com segurança por todoo território brasileiro (a chama-da carteira de aquaviário).

Hoje, São José de Riba-mar é a cidade maranhensecom o maior número de pes-cadores – cerca de 600 – ha-bilitados pela Capitania dosPortos para exercer a profis-são. Isso só foi possível gra-ças à parceria exitosa esta-belecida, desde 2005, entre a

Prefeitura e a Marinha do Bra-sil. Além disso, várias foramas ações desenvolvidas, aolongo dos últimos seis anos,pela administração Luis Fer-nando de incentivo aos pes-cadores e a atividade pes-queira na cidade – entrega gra-tuita de kits de salvatagem)formados por coletes salva-vidas, bóias, bateria para bar-co, extintor de incêndio, buzi-na e farol de sinalização); reali-zação de cursos de capacita-ção; implantação da Fábrica deGelo ( com câmara frigorífica)e da Fábrica de Beneficiamen-to de Pescados e Mariscos,ambas construídas e equipa-das com recursos próprios daPrefeitura; dentre outras.

Nesta etapa do curso, os 44pescadores participaram de au-las práticas e teóricas sobre pri-meiros socorros, uso de equipa-mentos de segurança, técnicassobre navegabilidade e ações depreservação do meio ambiente.

Pescadores ribamarenses com os certificadose as carteiras de aquaviários

Oswaldo Ceará/ASSCOM PMSJR

EM RIBAMAR TJ mantémprocesso

administrativocontra juiz

O Pleno do Tribunal deJustiça, em sessão jurisdici-onal desta quarta-feira, 24,negou mandado de seguran-ça para o juiz Antonio Fer-nando dos Santos Machado,que pedia a anulação de pro-cesso administrativo discipli-nar (PAD) instaurado paraapurar suposta conduta irre-gular do magistrado.

O procedimento discipli-nar foi instaurado para apu-rar alegações feitas por umajurisdicionada da comarca deSanta Luzia do Tide, que acu-sou o magistrado de assédiosexual e demora na condu-ção de processo judicial.

Sindicância prévia con-cluiu pela necessidade daapuração dos fatos em pro-cesso administrativo, por tra-tar-se de suposta condutaconsiderada incompatívelcom o cargo de magistrado,que tem o dever de manterconduta irrepreensível na vidapública e privada.

Em mandado de segu-rança, o magistrado pediu asuspensão da decisão doPleno que instaurou definiti-vamente o processo, alegan-do prejuízos na sua defesae falta de fundamentação nadecisão, que não teria con-siderado as questões levan-tadas pelo juiz. Machadoainda pediu o arquivamentodo PAD, argumentando ain-da que teria sido ultrapassa-do o tempo previsto paraapuração dos fatos.

Deputado estadual,Chico Leitoa

Novos ministros priorizamemprego, gasto públicomenor e inflação baixaOs três primeiros minis-

tros cujas indicações foramoficializadas nesta quarta (24)pela presidente eleita DilmaRousseff fizeram em Brasíliapronunciamentos nos quaisapresentaram as metas queperseguirão em suas pastasa partir de 1º de janeiro.

Guido Mantega, que perma-necerá à frente da Fazenda,Miriam Belchior, do Planejamen-to, Orçamento e Gestão, e Ale-xandre Tombini, presidente doBanco Central (cujo cargo temstatus de ministro), estavamacompanhados do deputado fe-deral José Eduardo Cardozo(PT-SP), um dos coordenado-res da campanha de Dilma.

Os três integrarão o núcleoda equipe econômica do futurogoverno. O discurso do trio pri-vilegiou três pontos: ampliaçãodo crescimento econônico e dageração de empregos (Mante-ga); redução dos gastos públi-cos e melhoria do serviço pres-tado ao cidadão (Miriam Bel-chior); e a manutenção da in-flação dentro da meta estabe-

lecida pelo governo (Tombini).Guido Mantega afirmou

que a “prioridade máxima” danova gestão na pasta seráexpandir o crescimento daeconomia e a geração deemprego. "Queremos umcrescimento de qualidade, umcrescimento aumentando osinvestimentos e fortalecendoo mercado interno, de modoa gerar milhões de novos em-pregos”, afirmou Mantega.

Miriam Belchior defendeumelhorar a qualidade do gastopúblico. "É possível fazer maiscom menos e é isso que nósvamos perseguir nos próximosquatro anos, no governo dapresidente Dilma", declarou.

Alexandre Tombini esta-beleceu como missão à fren-te da presidência do BancoCentral perseguir a meta deinflação. "Eu tive longas emuito boas conversas com apresidente eleita Dilma Rous-seff, e ela disse que o BancoCentral sob a minha liderançadeve continuar perseguindo ameta de inflação", afirmou.

Lula diz que vai se tornar ‘tuiteiro’e ‘blogueiro’ após deixar governo

Em entrevista a bloguei-ros, concedida nesta quarta-feira (24), o presidente LuizInácio Lula da Silva, disseque, depois de “desencarnar”do cargo de presidente daRepública, pretende se tornar“tuiteiro” e “blogueiro”.

“Quero ficar quatro mesessem fazer nada, quero desen-

carnar primeiro, para a gentecomeçar a conversar. Pode fi-car certo de que serei tuitei-ro, blogueiro. Eu vou ser ummonte de coisa que eu nãofui até agora”, disse.

Em uma conversa de cer-ca de duas horas, Lula falousobre eleições, reforma política,aborto e a relação com a mídia

nos quase oito anos de gover-no. Ele criticou o ex-candidatoà Presidência José Serra, porcausa do episódio em que teriasido atingido por uma supostabolinha de papel, durante acampanha eleitoral. Serra foiacusado de forjar um ataque e,segundo Lula, teria de se des-culpar com o povo brasileiro.

Page 4: Edição do dia 25/11/2010

Frango à Provençal

PIADA

Chegou um arqueiro americano, botou uma maçã na ca-beça de um cobaia e atirou... Acertou em cheio na maçã,então exclamou comemorando :

- IM HE-MAN !Depois veio um Japonês e acertou na flecha do america-

no dividindo a flecha ao meio e exclamou :- IM SAMURAI !Então veio um Português, mirou, e acertou em cheio no olho

do cobaia, desfigurando a cabeça do coitado então ele exclamou:- IM SORRY !!!

****O portuga tava subindo e descendo uma escada de ma-

deira apoiada na parede. Ele tinha uma fita métrica na mão esempre que ia tentar medir a escada, a fita caia. Ele apoiava

a fita na parte de baixo da escada, subia e a fita saía do lugar.O brasileiro, vendo o martírio do português,então pergunta:- Ô portuga ! Por que você não deita essaescada no chão?Aí você vai conseguir medi-la com mais facilidade!- Ó bobão! É que eu não quero medir o comprimento,eu quero medir a altura!

****Num exame de rotina, o médico do hospício pergunta

para um dos seus pacientes:- E então, Napoleão, o que foi que você inventou dessa vez?- Eu inventei um objeto que permite que você veja através das paredes.- É mesmo? - pergunta o médico, cético. - E como se chama

esse objeto?- Janela.

São Luís sedia encontroda Freqüência Escolar

A capital maranhense se-diará, até esta sexta-feira(26), o 5º Encontro da Fre-qüência Escolar do ProgramaBolsa Família (PBF). O públi-co participante é formado portécnicos das secretárias deEducação (Seduc), Saúde(SES) e Desenvolvimento So-

cial (Sedes), membros daequipe interministerial do Go-verno Federal e gestores mu-nicipais de educação de todoo Maranhão.

A abertura aconteceu nes-ta quarta-feira (24) no HotelPraia Mar. O encontro pros-segue, no prédio da Visão e

SERVI PORTOFERRY BOATS

São Luís/Cajupe08:0012:3015:0017:00

Cajupe/São Luís 10:20 14:30 17:05 19:20

Telefones: (98)3232.5590/ (98) 3231.2216

Ingredientes1kg de sobrecoxa de frango, 2

cabeças de alho, 1 cálice de vinhobranco, sal a gosto, alecrim a gosto.

Modo de preparo:Coloque o f rango em um

r e f r a t á r i o e a c r e s c e n t e o sdentes de alho, o cálice de vi-

GERAL4 SÃO LUÍS, QUINTA-FEIRA, 25 DE NOVEMBRO DE 2010O QUARTO PODER

www.oquartopoder.com

Perfil Eventos, no bairro doAnil, com oficinas técnicaspara os operadores auxiliaresdas Unidades Regionais deEducação (UREs) e operado-res municipais.

O objetivo do encontro édiscutir medidas que venhama diminuir os riscos de can-celamento de repasses doprograma no Maranhão.

Segundo a coordenadoraEstadual da Freqüência Esco-lar do PBF, Ana Gabriela Bor-ges Melo, esse momento é pro-pício para discutir a freqüênciados alunos em sala de aula.

“Possibilita discutir as te-máticas voltadas para as vul-nerabilidades educacionais.Aqui, estaremos buscar cami-nhos que venham refletir dire-tamente no Programa BolsaFamília, que beneficia milharesde famílias em todo o Brasil”,

Quina - 2454 - 23/11/201033 39 48 65 77

Corpo de Bombeiros reforça grupoque age em operações de alto ricos

O Grupo Águia do Corpode Bombeiros Militar do Ma-ranhão será reforçado coma entrada de mais 14 ofici-as e praças que concluirãoo Curso de SalvamentosEspeciais dia 10 de dezem-bro. Na próxima sexta-feira(26), os participantes docurso vão realizar uma si-mulação de resgate em ga-lerias no Porto do Itaqui,como parte das atividadespráticas do treinamento.

Com a qualificação des-sa nova equipe o Corpo deBombeiros vai estar maisbem preparado para enfren-tar operações complexas e dealto risco que envolve todasas áreas de um resgate,como salvamento terrestre,

aquático e aéreo, além de pri-meiros socorros.

Desde o ano passado, oGoverno do Estado, por meiodo comando geral do Corpode Bombeiros, tem investidona estruturação do grupamen-to de busca e salvamentocom o objetivo de montar umatropa especializada de pron-to-emprego para atuar emqualquer parte do Maranhão.

"Em qualquer lugar doEstado onde tiver uma ocor-rência de alta complexidadeo comando tem em mãos es-ses homens prontos para sedeslocar, com a maior brevi-dade possível, e dar uma res-posta à emergência", desta-cou o coordenador do curso,major Wellington Reis.

Os investimentos estãosendo feitos não somente emcapacitação, mas tambémna compra de viaturas e equi-pamentos. O grupo contacom uma viatura e mais qua-tro já foram adquiridas e de-

vem ser entregues ao Corpode Bombeiros em janeiro.Atualmente o grupo é forma-do por 14 militares capacita-dos que fazem uma média de100 operações mensais, se-gundo informou major.

Dupla Sena - 0918 - 23/11/201001 19 21 24 26 4221 23 34 37 42 43

nho branco, o sal e o alecrim.Leve para assar por 45 mi-nutos ou até que o frango es-teja bem douradinho.

PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA

Encontro do Programa Bolsa Família que estásendo realizado em São Luís

ressaltou a coordenadora.Como palestrante do en-

contro, o diretor de Estudose Acompanhamento das Vul-nerabilidades Educacionaisda Secretaria de EducaçãoContinuada do Ministério daEducação, Daniel Ximenes,disse que o Maranhão ocupauma posição de destaque eesse momento reflete essaperspectiva devido ao públicopresente ao evento.

“Precisamos do empregode mais políticas públicas edessa intersetorialidade quepodemos observar aqui noMaranhão, onde várias secre-tarias estão trabalhando embusca de um único fim. É nes-sa direção que devemos se-guir para o sucesso das políti-cas públicas que visam melho-rar a vida da sociedade brasi-leira”, afirmou Daniel Ximenes.

Orcenil Jr

Grupo Águia participa de uma simulação de resgate

Handson Chagas

Entrega do prêmio Fapema acontecenesta sexta-feira no Teatro Artur Azevedo

O Teatro Artur Azevedoserá palco, nesta sexta-fei-ra (26), da maior premiaçãocientifica do Norte/Nordes-te: o Prêmio Fapema 2010.A cerimônia de entregaserá às 19h.

A premiação é concedi-da pelo Governo do Estadopor meio da Fundação de Am-paro à Pesquisa e ao Desen-volvimento Científico e Tecno-lógico do Maranhão (Fapema)e tem como objetivo reconhe-cer o talento dos pesquisa-dores locais e estimular a di-

vulgação cientifica e tecnoló-gica do Maranhão.

Durante o evento, paraconvidados, haverá uma ho-menagem às personalidadesque contribuíram para o de-senvolvimento científico e tec-nológico do Maranhão.

Além de troféu, os ganha-dores receberam certificadose valores que variam de R$1.800,00 (pesquisador Júni-or) a R$ 6.200,00 (pesquisa-dor Sênior). O evento serápresidido pela presidente daFapema, Rosane Guerra e vai

contar com as participaçõesde secretários de estado,entre os quais o de Ciênciae Tecnologia, Lauro Assun-ção, pesquisadores e reito-res de instituições públicase privadas, entre outras au-toridades. O evento contacom o apoio da Vale, Alumar,Fiema e SEBRAE.

O Prêmio envolve as maisdiferentes áreas do conheci-mento. No total, serão premi-ados 28 pesquisadores e umtrabalho de divulgação cien-tífica, categoria que contem-

pla os comunicadores. Há tra-balhos de alunos da iniciaçãocientífica júnior (que aindaestão no Ensino Médio), pas-sando pela Iniciação Científi-ca, com a categoria JovemCientista, Dissertação deMestrado, Tese de Doutora-do, pesquisa sênior (voltadaa doutores com experiênciaem estudos científicos) e ino-vação tecnológica.

O tema escolhido paraesta edição foi "PreservaçãoAmbiental e PlanejamentoUrbano das Cidades".

Page 5: Edição do dia 25/11/2010

Dunga comenta boa fasede Felipe Melo no Juventus

5ESPORTESSÃO LUÍS, QUINTA-FEIRA, 25 DE NOVEMBRO DE 2010O QUARTO PODERwww.oquartopoder.com

Para o ex-técnico da Se-leção Brasileira, Dunga, umade suas maiores virtudes en-quanto comandante fora a“descoberta” de Felipe Melo.Apesar de sair da Copa doMundo como o maior vilão daeliminação para a Holanda, ovolante do Juventus somouboas atuações com a amare-linha. Mas é atualmente, naVelha Senhora, que vive suamelhor fase. Não à toa temsido elogiado pela exigenteimprensa italiana.

– É bom saber que final-mente todos apreciam o meuFelipe Melo. Ele está de voltaao seu nível porque sente con-fiança. Vê-lo jogar tão bem,como nos tempos de Fioren-tina, me dá um grande prazer– disse Dunga, em entrevistaao jornal “Tutto Sport”.

O treinador já desconfi-ava que Felipe se recupera-ria após o baque na Áfricado Sul. E não teve problemasem afirmar que o convocarianovamente se ainda fosse otreinador da Seleção.

– É um exemplo. Nós o

incentivamos, ele ficou muitodesanimado com a elimina-ção, mas o Felipe é louco porfutebol, sabia que não iria lar-gar tudo. Para mim, inclusi-ve, o Felipe merece uma novachance na Seleção. Mas pre-firo não me alongar no assun-to. É compreensível que ManoMenezes convoque jogadoresque considera mais adequa-dos aos seus esquemas táti-cos – afirmou.

Na última semana, o jo-gador falou até em se tor-nar ídolo com a camisa daVelha Senhora. Dunga o vêem nova era.

– O Juventus tem muda-do muito. Certamente o novoambiente o ajudou. Para Fe-lipe, sentir a confiança do téc-nico e dos companheiros éessencial. Ele está satisfeitocom a relação que estabele-ceu com Del Neri (técnico) eo novo grupo. O resto é aqui-lo de sempre: é apaixonadopela bola e quer ganhar sem-pre – contou.

‘NEYMAR? APOSTONELE’ - Neymar também es-

teve em pauta. O atacante in-teressa ao Juventus, que de-verá fazer propostas pelo jo-gador na abertura do próximomercado de inverno europeu.Dunga já deu o aval.

– Neymar é um ótimo ata-cante, muito rápido e técnico.Tem grandes qualidades, mas

Dunga enquanto técnico da Seleção Brasileira naCopa: confiança no futebol de Felipe Melo

é um menino. Sempre depen-de do ambiente em que esti-ver. Para deixar mais claro:você não pode pensar que oNeymar irá resolver todos osseus problemas. Ele pode serum bom valor acrescentadoem um time já organizado.Aposto nele – concluiu.

Para Dentinho, Guarani pode ajudarmais o Timão do que o Palmeiras

O Corinthians sabe quedificilmente poderá contarcom a ajuda do rival Palmei-ras para tirar pontos do Flu-minense, na penúltima roda-da do Campeonato Brasilei-ro. Ainda acreditando no tí-tulo e torcendo por um tro-peço do Tricolor carioca nasduas últimas rodadas, o ata-cante Dentinho aposta tudono Guarani para complicar aequipe dirigida pelo técnicoMuricy Ramalho.

- Espero que o Fluminen-se perca pontos contra osdois, mas sabemos que temessa rivalidade. O Guarani ain-da está brigando para sair do

Neymar realiza sonhoe conhece o ídolo

português Eusébio

O atacante Neymar reali-zou um sonho de infância naúltima terça-feira, na Socce-rex, convenção de negóciose futebol, realizada no Fortede Copacabana, na Zona Suldo Rio de Janeiro. Após con-versar com a imprensa, o cra-que do Santos seguiu diretopara um encontro com o ído-lo português Eusébio, desta-que da seleção de seu paísna Copa do Mundo de 1966.

- Queria muito conhecero Eusébio, seria um sonho -afirmou o jogador aos jorna-listas.

Minutos depois, Neymar

Deco ignora o Palmeirase diz que Flu deve

‘controlar a cabeça’Dias tranquilos, provável

retorno de Emerson, possibi-lidade de escalar o “quadradomágico” pela primeira vez eum adversário com o timetodo reserva. O Fluminenseestá tendo uma semana desonhos antes da partida con-tra o Palmeiras, domingo, às17h (de Brasília), na ArenaBarueri, pela penúltima roda-da do Brasileirão. Tudo mui-to certo, tudo muito bonito,mas é aí que mora o perigo.E Deco, um dos jogadoresmais experientes do elenco,alerta para a necessidade deficar alheio aos fatores quepodem fazer parecer fácil amissão tricolor.

Para o luso-brasileiro, nãoimporta se o Palmeiras esca-lará time A, B ou C. Segundoele, o que poderá fazer a dife-rença a favor do Flu no duelode domingo é a postura daequipe em campo.

- O problema não é quemvai estar do outro lado. Temosque controlar a nossa cabe-ça. Se acharmos que vai serfácil, não é bom. Temos quefazer o nosso jogo. Sabemosque não vai ser fácil. Temoscondição de vencer os titula-res, mas jogando mal pode-mos perder para os reservas.De repente, isso pode funcio-nar ao contrário. Quem entrarem campo vai querer mostrartrabalho.

Acostumado com compe-tições no sistema de pontos

corridos pelos 13 anos emque jogou na Europa, Decolembrou que a escalação dejogadores reservas nas roda-das finais faz parte do pacotee causam polêmica em todoo mundo. Ele deu razão aoPalmeiras por priorizar a CopaSul-Americana.

- Acontece. Não sei o queo Felipão pensa. Mas o Pal-meiras está em uma competi-ção mais importante no mo-mento, vale vaga na Libertado-res, e isso acontece. Na Eu-ropa também é assim. Quan-do isso acontece, há uma po-lêmica natural. Aqui e lá.

Amigo pessoal de LuizFelipe Scolari, primeiro técni-co a convocá-lo para a sele-ção de Portugal, o apoiadordisse não ter dúvidas de queo treinador palmeirense estátorcendo para que ele sejacampeão em seu retorno aoBrasil. Algo que enxergacomo normal diante da rela-ção afetiva entre os dois.

rebaixamento. Vamos torcerpara que o Guarani faça bema penúltima partida e aindatenha chances contra o Flu-minense – disse.

O garoto formado nas ca-tegorias de base, porém, lem-bra que o fundamental é oCorinthians conseguir vencerseus dois jogos – frente aVasco (casa) e Goiás (fora).Paralelamente a isso, torcerpara que os cariocas possamperder pontos nesta reta finalde Brasileirão.

- Primeiro, vamos fazernosso dever e depois secar.Temos que fazer a nossa par-te dentro de campo e torcer

contra o Fluminense para con-seguir o título – ressaltou.

Dentinho acredita queseja válido até enviar um in-centivo financeiro aos adver-sários do Fluminense, a tra-dicional “mala branca”. Noentanto, lembra que o Timãotem a obrigação de vencer osdois jogos.

- Se for para incentivar aganhar, sim. Mas não adian-ta oferecer mala se não fizer-mos a nossa parte. O impor-tante são os três pontos. Te-mos que torcer contra o Flu-minense de qualquer jeito.Chegou o momento que nãopodemos vacilar – completou.

Dentinho no treinodo Corinthians

Sem conhecer rivais na Libertadores,Léo quer que Santos ‘passe por cima’

Enquanto o sorteio dosgrupos da Libertadores daAmérica de 2011 ainda nãoacontece, o Santos, que játem a vaga garantida des-de a final da Copa do Bra-sil, segura a ansiedade paraconhecer seus rivais no prin-cipal campeonato do Peixeno ano. Ciente da força dosadversários no torneio con-tinental, o lateral Léo des-cartou “escolher” uma cha-ve favorável.

- É difícil escolher adver-sário, ver o mais fraco e o

mais forte. É uma competi-ção totalmente diferente, te-mos que estar focados, noscobrarmos ao máximo. Nãoé fácil chegar a uma Liber-tadores. Nosso objetivo éganhar, e não dá para es-colher adversário. Temosque respeitar quem vier,mas passar por cima – pre-gou o jogador.

O Santos conquistouem 2010 o CampeonatoPaulista e a Copa do Bra-sil, apesar de estar fora dadisputa pelo Brasileiro nas

já estava sentado ao lado doídolo. Em um bate-papo quedurou cerca de 15 minutos,o atacante do Santos soubeque Eusébio acompanhoualguns jogos do Peixe naCopa do Brasil. Além disso,o português desejou sorte aojogador e que ele não sofracom nenhuma lesão duran-te a sua carreira.

No fim, Neymar ainda ou-viu uma revelação do craqueportuguês.

- No Rio, eu sou Flamen-go. Em São Paulo, eu torçopelo Santos - revelou o portu-guês.

Eusébio aperta a mão de Neymar no encontro que ocorreu na última terça-feira

(98) 4141- 0891LEIA E ASSINELEIA E ASSINELEIA E ASSINELEIA E ASSINELEIA E ASSINE O QUARTO PODERO QUARTO PODERO QUARTO PODERO QUARTO PODERO QUARTO PODER

rodadas f inais. Quandoquestionado sobre o focosantista para o próximoano, Léo deixou claro a pre-ferência do Alvinegro.

- O Campeonato Paulis-ta é muito importante. So-mos os atuais campeões etemos que defender esse tí-tulo. Mas Libertadores é Li-bertadores, e sabemos háquanto tempo não disputa-mos esse título. Vamos nosdedicar a todos os campeo-natos, mas este é com san-gue nos olhos – completou.

Page 6: Edição do dia 25/11/2010

“Alcântara - Cidade Monumento”“Alcântara - Cidade Monumento”“Alcântara - Cidade Monumento”“Alcântara - Cidade Monumento”“Alcântara - Cidade Monumento”

Foto Clube Poesia do OlharFoto Clube Poesia do OlharFoto Clube Poesia do OlharFoto Clube Poesia do OlharFoto Clube Poesia do Olharrealiza o concurso Fotográficorealiza o concurso Fotográficorealiza o concurso Fotográficorealiza o concurso Fotográficorealiza o concurso Fotográfico

“Alcântara - Cidade Monumento”“Alcântara - Cidade Monumento”“Alcântara - Cidade Monumento”“Alcântara - Cidade Monumento”“Alcântara - Cidade Monumento”“Alcântara - Cidade Monumento”“Alcântara - Cidade Monumento”“Alcântara - Cidade Monumento”“Alcântara - Cidade Monumento”“Alcântara - Cidade Monumento”

SOCIAL6 SÃO LUÍS, QUINTA-FEIRA, 25 DE NOVEMBRO DE 2010O QUARTO PODER

www.oquartopoder.com

clipping@oquartopoder.comCLIPPINGCLIPPINGCLIPPINGCLIPPINGCLIPPING

HiperidrHiperidrHiperidrHiperidrHiperidrose:ose:ose:ose:ose:quando o suorquando o suorquando o suorquando o suorquando o suoré um estorvé um estorvé um estorvé um estorvé um estorvooooo

CLIPPINGCLIPPINGCLIPPINGCLIPPINGCLIPPING

FemininasFemininasFemininasFemininasFemininasDicasDicasDicasDicasDicasDIDIDIDIDICASCASCASCASCASFEMININFEMININFEMININFEMININFEMININASASASASAS

Por Andre Colaneri

O verão! Para a maioria, isto é motivo dealegria. Férias, sol, esportes no final detarde, happy hour com os amigos. Afi-

nal, com o tempo quente, fica mais fácil aproveitaro dia. Porém, para parte das pessoas a chegada docalor é um motivo de tensão. Para quem tem hiperi-drose, o verão pode ser constrangedor.

A hiperidrose é uma afecção caracterizadapelo suor excessivo, a ponto de causar descon-forto ou limitação social. Há pessoas nas quaiso suor impede de usar sandálias, por escorregaro pé, de pegar papel com as mãos, pois molha,ou não usam camisas de cor, devido ao suor dasaxilas. Ficam sempre com as mãos, pés ou axi-las úmidas. Pode transformar ações cotidianas,como pegar um papel ou dar a mão, em situa-ções absolutamente constrangedoras.

O tratamento pode ser feito por cirurgia to-ráxica, na qual se corta um nervo dentro do tó-rax, visando a redução do suor. Porém, há ca-sos em que o suor passa a acometer outra re-gião, depois da cirurgia.

Para aqueles que não pensam em cirurgia ounão têm tempo para isso antes do verão, há umaboa alternativa. O tratamento com a toxina bo-tulínica, conhecida como Botox®, pode aliviar emmuito este sofrimento.

A toxina botulínica, aplicada por injeção naregião onde o suor é excessivo, produz grande re-dução da produção do suor em poucos dias. A du-ração do efeito é variável e dura em média emtorno de 6 meses. Os resultados costumam sercompensadores, pois quase a totalidade de quemfaz o tratamento retorna para reaplicar.

Como resultado da viagem realizada pelo grupo acidade de Alcântara, o Foto Clube Poesia do Olharrealiza o segundo Concurso Fotográfico intitula-

do Alcântara - Cidade Monumento.O concurso tem como objetivo premiar as melhores fotos

tiradas durante o passeio. As categorias estão divididas em:fotos de pessoas, cotidiano e construções da cidade.As obrasvencedoras do concurso receberam uma medalha de premi-ação e as fotos premiadas ficaram expostas no site do Poe-

sia do Olhar. Poderão participar do concurso todos os mem-bros do clube presentes ao passeio fotográfico. O resultadoserá divulgado no mês de dezembro na confraternização doFoto clube Poesia do Olhar É mais uma oportunidade para osamantes da fotografia demonstrarem seu talento.Qualquer apai-xonado por fotografia também pode fazer parte do Poesia doOlhar. Basta acessar o site: www.poesiadoolhar.com.br, fazero cadastro, ou pode participar,sem compromisso, das reuni-ões e palestras promovidas pelo Clube.

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Foto Clube Poesia do OlharFoto Clube Poesia do OlharFoto Clube Poesia do OlharFoto Clube Poesia do OlharFoto Clube Poesia do Olharrealiza o concurso Fotográficorealiza o concurso Fotográficorealiza o concurso Fotográficorealiza o concurso Fotográficorealiza o concurso Fotográfico

Psiu recebe o troféu Carrinho de Ourona Categoria Indústria Local

No ultimo sábado, dia 20, a Associação Maranhense de Supermercadista (AMASP), realizou a festa Troféu Carrinho de Ouro 2010. Pela quarta vez consecutiva, a Fábrica de refrigerantes Psiu – recebe o troféu Carrinho deOuro na Categoria Indústria Local. Atualmente, além da linha de refrigerantes, a Psiu trabalha também com o

energético Teen Power que já é sucesso em São Luís.

Psiu recebe o troféu Carrinho de Ourona Categoria Indústria Local

O Diretor Geral da Psiu Francisco Rocha coma equipe de Gerentes e Supervisores Psiu

O Diretor Geral da Psiu Francisco Rochae Francisco Oliveira

O Diretor Geral da Psiu Francisco Rocha comEdilson Baldez- Presidente da Fiema

FranciscoRocha

recebendo ocarrinho deouro junta-mente comRaimundoLouzeiro

O DiretorGeral da Psiu

FranciscoRocha comRaimundoLouzeiro-

Gerente deProdução

Page 7: Edição do dia 25/11/2010

7TELEVISÃOO QUARTO PODERwww.oquartopoder.com SÃO LUÍS, QUINTA-FEIRA,25 DE NOVEMBRO DE 2010

Áries21/3 a 20/4O astral revela conflitos entre o que você querfazer e o que os outros esperam que faça. Háindícios de que a sua vida amorosa possa so-frer interferência da família ou do seu passado.

Touro21/4 a 20/5Siga as suas convicções e não terá do que searrepender. Você terá tanta facilidade para apren-der como para ensinar. No romance, a paixãodeixa a desejar e pode aumentar sua carência.

Gêmeos21/5 a 20/6Medite sobre as coisas que dá valor e veja sehá correções a fazer em seu modo de agir. Apossessividade vai estar em evidência e podedesgastar a união. Cuidado com discussões.

Câncer21/6 a 21/7Tensão pode marcar as relações em geral. Nãoconvém entrar em disputa pelo controle do re-lacionamento a dois. Há sinal de retraimentoemocional. Respeite a sua vontade de ficar só.

Leão22/7 a 22/8Sua energia pode estar em baixa, portanto, nãoconvém forçar o seu ritmo de trabalho. Atividadede planejamento deve contar com a proteção dosastros. A dois, há risco de se fechar.

Virgem23/8 a 22/9O momento favorece a integração com as pes-soas. Fazer o que gosta será o seu maior trunfo.No campo afetivo, há o risco de sufocar ou deser sufocado por quem ama: tenha cuidado!

Libra23/9 a 22/10Há sinal de conflito entre os interesses familia-res e as questões de trabalho. A diferença entreo que você é e o que a pessoa amada esperaque seja pode gerar desentendimentos.

Escorpião23/10 a 21/11Este dia foi feito de encomenda para quem de-seja divulgar o seu trabalho, suas ideias e seusprodutos. A distância pode se tornar o seu maiorobstáculo no relacionamento com seu par.

Sagitário22/11 a 21/12Avalie o que deve descartar da sua vida. A dor doapego pelo que já não tem funcionalidade emsua vida é algo que terá que tratar. A fase é críti-ca, mas trará amadurecimento emocional.

Capricórnio22/12 a 20/1Divergências devem ser contornadas para evi-tar confrontos que podem ser definitivos. A vidaafetiva pode sofrer interferência do setor profis-sional. Cuidado com rival e disputas a dois.

Aquário21/1 a 19/2Alguns imprevistos podem interferir no bom an-damento da sua rotina. Sua energia vital estáem baixa, procure descansar. À noite, há sinalde distanciamento na área afetiva. Atenção!

Peixes20/2 a 20/3A noite deixa muito desejar. Lua e Saturno desfa-vorecem as relações de afeto, principalmenteas mais desgastadas. Há perigo de um maiordistanciamento entre você e a pessoa amada.

Ti Ti Ti

PassioneMauro se revolta ao saber da chantagemde Melina. Cris conta para Laura sobre achantagem de Melina. Lorena muda o seudepoimento na delegacia. Olavo não dei-xa Clô entrar em seu quarto. Berilo ga-rante à Agostina que não tem mais nadacom Jéssica.Bete repreende Melina porsentir ciúmes de Mauro e provoca Fred.Fátima convence Felícia a dar uma chan-ce para Gerson. Gerson não conseguerevelar para Flávio o seu segredo. Bene-detto pergunta por Brígida para Antero.Gerson liga o computador e tem uma cri-se nervosa. Clara ajuda Totó a trabalharno sítio. Stela lê uma notícia que a acu-sa de ter assassinado Saulo com a aju-da de Agnello. Stela tira satisfações comLorena, mas as duas se reconciliam. Ag-nello propõe que ele e Stela fujam. Kellyvisita Valentina na penitenciária.

Clotilde aceita o pedido de Jacques. Ari-clenes ficar feliz ao ler a matéria de Va-lentim na Moda Brasil. Luisa conforta Ed-gar quando ele vê seu ensaio com Marce-la na revista. Giancarlo passa a direçãoda Editora para Renato. Bruna visita Mar-cela, encontra Julinho e o rejeita. Gino,Magali e Jorgito se unem a Rebeca paracomemorar o sucesso da fábrica.Rebecaforça Breno a tirar seis meses de férias.Desirée conta para Jorgito que foi convi-dada para morar em Londres e avisa quevai com ela. Irina passa o batom e Suza-na se impressiona com o resultado. Jor-gito recebe o apoio de Rebeca para ir paraLondres com Desirée. Gabriela procuraemprego. Jaqueline usa um disfarce paraentrar no apartamento de Jacques. Rena-to fica furioso com o ensaio de Marcela eEdgar na Moda Brasil e manda recolheras revistas. Jacques comunica à mãe quese casará com Clotilde e Jaqueline ouve.

AraguaiaManuela avisa a Genão que o papagaioque encontraram está doente e percebeque o boi comprado por ela no leilão podeestar com a mesma praga. Solano e Ma-nuela descobrem a existência de umaquadrilha de tráfico de animais silvestres.Esmeralda, Ametista e Safira se preocu-pam com o relacionamento virtual de Nan-cy. Mamed pergunta se Janaína aceita oseu pedido de casamento. Max ofendeJanaína e Fred se irrita com o pai. Necagarante a Pimpinela que eles provarão suainocência. A secretária de Vitor fala comAmélia para saber notícias do patrão. Vi-tor acorda na mata e chama por Amélia.Fred convida Janaína para jantar na casade seus pais. Neca pede para Glorinha lheexplicar como funciona uma investigaçãopolicial. Fred chega à casa dos pais eapresenta Janaína como sua noiva.

Karol Loren vai posarKarol Loren vai posarKarol Loren vai posarKarol Loren vai posarKarol Loren vai posarpara o Paparazzopara o Paparazzopara o Paparazzopara o Paparazzopara o Paparazzo

A nova loira do Tchan... é linda! E o Paparazzo não perdeutempo: já fechou contrato com a dançarina do grupo É oTchan. O ensaio de Karol Loren entra no ar em breve. Asfotos levam a assinatura do fotógrafo Luciano Quintella.

Imperdível, né?

Monique está atirando para todos os lados

Juliana Paes mostra obarrigão de nove meses

MalhaçãoCláudia e Catarina ficam indignadas com aatitude de Fausto e exigem que ele retire opedido do teste de DNA. Pedro acusa Lú-cio de estar sendo protegido por Arthur e ovilão o desafia a provar o que diz. Maiconengana Carlito e manda Marlene embora deseu quarto. Laura incentiva Fred a lutar pelaguarda de Julinha. Selma conta para Lur-des que tem dificuldades para encontrar umemprego. Maicon fala com Babi sobre Mar-lene e ela fica enciumada. Lúcio diz a Ca-tarina que está disposto a ajudar Fred noque ele precisar. Duda propõe que Obamafaça uma pesquisa sobre preconceito. SeuPintinho convence Babi a se desculparcom Maicon. Seu Pintinho atrapalha o pla-no de Lorelai e Theo de ficarem sozinhos.Franja flagra Pedro mexendo no computa-dor de Lúcio. Duda prova para Obama quesua teoria está correta. Antônio e Natálianão aceitam que a família de Catarina duvi-de de que Fred seja o pai de Julinha.

Monique Evans fica fazendo tipo,sai do Twitter, volta, ameaça nãofazer mais TV, só que no fundo oque ela quer mesmo é aparecer.Depois de ter se oferecido para

ser repórter do programa de Gugu,na Record, sem sucesso (pelo

menos por enquanto), ela andourondando o SBT. Foi ao ComplexoAnhanguera e gravou com SilvioSantos.Ela e Sergio Mallandro.Fizeram o Jogo das 3 Pistas e

nenhum dos dois se deu bem. Quemganhou foi o auditório. A gravaçãovai ao ar apenas no ano que vem.

Silvio está adiantando osprogramas para tirar férias e

viajar.

Aos 31 anos e grávida de nove meses, JulianaPaes mostra, pela primeira vez, o barrigão de

Pedro, seu primeiro filho. A atriz disse àrevista “Quem” que não conta o quanto

engordou nem sob tortura. “Mesmo quandonão estou me achando fisicamente bonita, eu

me acho bonita espiritualmente”, revelou.Juliana conta que há tempos não arrumava aárvore de Natal, mas, este ano, passou um dia

inteiro ocupada com isso. “Estarei com eleno colo, começando a minha família e issotem um simbolismo muito forte”, disse ela.

Fernanda Lima confirma pedidode casamento: 'Foi especial'

Karol Loren vai posarKarol Loren vai posarKarol Loren vai posarKarol Loren vai posarKarol Loren vai posarpara o Paparazzopara o Paparazzopara o Paparazzopara o Paparazzopara o Paparazzo

Silvio Santosdiz que estápenduradoSilvio Santosfalou, pela

primeira vez emseu programa,

sobre suasituação finan-

ceira. Numagravação do“Programa

Silvio Santos”com Sergio

Mallandro, ohumorista lhe

disse que, comoperdeu o prêmioda “Fazenda”,só contava coma ajuda dele.Silvio, então,deu aquelagargalhada

característica e,sem conseguirparar de rir,

disparou: “Eu?Eu estou pendu-

rado. Tô napendura, meufilho”. A pla-

teia, claro, veioabaixo com agraça do “pa-trão”. Segundo

o SBT, aindanão há previsãopara o progra-

ma ir ao ar.

Em entrevista à revista “Contigo!”divulgada nesta quarta-feira, 24, aatriz e a apresentadora FernandaLima confirmou que foi pedida emcasamento por Rodrigo Hilbert.

“É verdade. Foi um momento bemespecial. Vou organizar tudo”, dissea atriz durante o evento Auditions

Brasil, realizado em Belo Horizontena última terça-feira, 16.

Hilbert contou para a revista queforam os filhos do casal, os gêmeos

João e Francisco, de 2 anos, queentregaram as alianças. “Foi lindo,eles disseram que era presente do

papai. Queremos fazer uma festa paraos amigos e a celebração com um padre.

Mas ainda não temos data”, disse.

Fernanda Lima confirma pedidode casamento: 'Foi especial'

Page 8: Edição do dia 25/11/2010

SÃO LUÍS, QUINTA-FEIRA, 25 DE NOVEMBRO DE 20108POLÍCIA O QUARTO PODER

www.oquartopoder.com

Av. 01, Quadra 09, nº 08 - A, Resid. Pinheiros I -São Luis/MAFone/Fax: (98) 3223 - 9958

Detentas ganham revisãoprocessual da Defensoria

PENITENCIÁRIA FEMININA

Homens são presosacusados de homicídios

Policiais da equipe decaptura da Delegacia da Ci-dade Operária (Decop) pren-deram, no fim da tarde destaterça-feira (23), em cumpri-mento a mandados de prisão,os elementos Walberto Hen-rique Vieira Nunes, vulgoAmaral e Rafael Lele Vieira,o pelezinho, ambos são pri-mos e moradores na Unidade101, Residencial São Paulo.

A prisão deles é resulta-do de um trabalho de inves-tigação coordenado pelo de-legado Edinaldo Silva, de-sencadeado por conta do ho-micídio que vitimou DiegoAndré Pereira da Silva, cri-me ocorrido no dia 23 de ou-tubro deste ano, no Viva daCidade Operária.

Segundo a polícia, há cer-ca de oito meses, Pelezinho eAmaral assaltaram Diego, quedepois se juntou com algunsamigos e foi à casa dos primoslocalizada no Residencial SãoPaulo, na Cidade Operária.Chegando ao local, não encon-trando os acusados, disparoutiros contra a residência, noentanto não houve feridos.

Alguns dias depois, Pele-zinho e Amaral juntamentecom Rayone Lino Penha Di-niz (o Bob) - que já se encon-tra preso - encontraram Die-go no Viva da Cidade Operá-ria, onde disparam contra elenove tiros à queima roupa. Naocasião, ainda atingiram uma

menor com um tiro no rosto.O trabalho de investigação

dos delegados Ednaldo Silvae Valter Vanderlei identificouos autores do crime. Bob foipreso há cerca de 20 diasapós uma ação policial. E nanoite da última quarta-feira (23)a polícia conseguiu prender adupla Amaral e Pelezinho, pró-ximo ao Socorrão II.

Segundo o delegado Val-ter Vanderlei, o elementoWalberto tem contra si seisprocessos, sendo três homi-cídios e três tentativas. “Eles(Pelezinho e Amaral) fazemparte de um grupo que atuana área do tráfico de entorpe-centes, assaltos e homicídi-os que agem na Cidade Ope-rária, e que era liderado porBob”, enfatizou o delegado, aoinformar que ainda há mais in-tegrantes desse grupo a serempresos. “A polícia continua otrabalho de captura a esses in-divíduos”, finalizou o delegado.

Polícia prende estelionatário em SLFlávio Gomes, de 29

anos, foi preso em flagrantenesta quarta-feira, 24, suspei-to de crime de estelionato. Aprisão aconteceu quando Go-mes tentava sacar a quantiade R$ 1 mil em uma casa lo-térica localizada no bairroBequimão usando um cartãode crédito clonado em nomede Arioston Magalhães Rego,natural do Pará.

Conforme o sargento JoséHenrique Santos, o crimino-so, ao tentar sacar o dinhei-ro, não foi reconhecido pelosistema da agência comosendo o proprietário do cartão.

Diante disso, funcionários doestabelecimento acionaram aPolícia Militar. O sargento re-latou que Gomes ao ser avi-sado de que não poderia fa-zer o saque, ficou desconfia-do de que poderia ter sidodescoberto. “Quando nós che-gamos, ele avistou a guarni-ção e tentou efetuar uma fuga.Mas nós fomos mais rápidose o prendemos”, disse sargen-to Henrique.

SUBORNO - O suspeitoainda tentou subornar os poli-ciais com R$ 2 mil. O sargen-to contou que para que o cri-me fosse consumado, ele fin-

giu ter aceitado o dinheiro.Nisso, Flávio teria ligado paraum homem identificado comoHeveraldo Sá, para este seruma espécie de bodeexpiatório.”Como a agenciatem câmeras de segurança,e elas o tinham filmado, ele cha-mou esse rapaz para ser presono lugar dele. Dando a impres-são de que a câmera filmou apessoa errada e nós prendemoso criminoso. Ele só seria umbode expiatório”, afirmou.

NA DELEGACIA - Aoprender o suspeito, a políciao levou para a Delegacia deDefraudações, localizada naAvenida Beira-Mar. Lá, foiconstatado que ele já vinhaatuando algum tempo nestaprática criminosa. A delegadada Defraudações, LissandraLevi, contou que Flávio Go-mes já teria ido ao mesmolocal, usando outros nomes e

sacado dinheiro. “Funcionári-os do local o reconheceramde ouras vezes no local. Es-tamos investigando o caso.Não tenho ainda nenhuma in-formação de quem possamser às vítimas”, afirmou.

Com o suspeito foi encon-trado um total de 11 cartõesde crédito, sendo estes dasoperadoras Máster Card, Cai-xa Econômica e Visa. Alémdos cartões, ainda foi encon-trada uma Carteira Nacionalde Habilitação (CNH) falsa. Odocumento, que estava emnome de Arioston Magalhães,tinha a foto de Flávio. A dele-gada contou que a origem dosdocumentos pode-se tratar deoutras ramificações crimino-sas. “Ele me disse que essesdocumentos chegava até eleatravés de uma quadrilha deSão Paulo especializada emestelionato”, afirmou.

Detentas da PenitenciáriaFeminina de São Luís tiveram,na tarde de terça-feira (23),seus processos revisados pormembros da Defensoria Pú-blica do Estado (DPE-MA)durante ação social realizadaem parceria com a Secreta-ria de Estado da Mulher(Semu). Na ocasião, foram re-passadas informações jurídi-cas sobre os benefícios e di-reitos das encarceradas.

A ação dos defensorespúblicos que atuam nos nú-cleos Criminal e de ExecuçãoPenal contou com a partici-

pação do advogado e asses-sor jurídico da Semu, RodrigoAlmeida, que acompanha aexecução do programa “VivaMulher”, realizado em parce-ria com outras instituições.

O defensor Murilo Gua-zzeli explicou que essa açãofaz parte do Projeto de Açãode Prestação de ServiçosBásicos das Políticas Públi-cas, que é um dos focos doprograma “Viva Mulher”, e visa,além do atendimento jurídico,esclarecer às apenadas sobrea sua situação processual,inclusive informando datas

para eventuais benefícios aque têm direito.

Para o presidente da asso-ciação maranhense da catego-ria, Antonio Peterson Leal, a

ação no presídio feminino re-força o trabalho permanente daDefensoria nas unidades prisi-onais de São Luís, por meiodos núcleos especializados.

Revisão dos processos de detentas realizado pela Defensoria