edição do dia 17 e 18/10/2010

8
www.oquartopoder.com SÃO LUÍS - MA, DOMINGO/SEGUNDA, 17/18 DE OUTUBRO DE 2010 / ANO IV / N° 466/ DIRETOR: UDES CRUZ FILHO O QUARTO PODER * ESTE JORNAL É DISTRIBUÍDO GRATUITAMENTE, TODOS OS DIAS, NOS TERMINAIS DE INTEGRAÇÃO E EM OUTROS PONTOS DA CIDADE * Aprovação de Lula é de 81%, desde que foi eleito PÁGINA 5 A duas semanas do segundo turno das Elei- ções 2010, o governo do presidente da Repúbli- ca Luiz Inácio Lula da Silva chegou ao maior pa- tamar de aprovação desde que foi eleito em 2002. Muricy sonha ver o Fluminense completo Candidatos só podem ser presos em flagrante PÁGINA 3 PÁGINA 3 ONDE ESTÁ O DINHEIRO????? Para o clássico contra o Botafogo, neste domingo, às 18h30m (de Brasília), no Enge- nhão, pela 30ª rodada do Brasileirão, o Flumi- nense está reforçado de Emerson, Diguinho e Mariano, mas ainda não é o time dos sonhos de Muricy Ramalho. E sexta-feira, nas Laranjeiras, em entrevista coletiva após o treino, o coman- dante tricolor admitiu isso pela primeira vez. O jornalista Itevaldo Júnior divulgou, este mês, em seu blog, o seguinte texto: “No fim de setembro publiquei aqui no blog que o governo do prefeito João Castelo (PSDB) arrecadou R$ 5 milhões com as operações urbanas em 2009. Escrevi ainda que as operações foram realizadas basicamente pelas cons- trutoras nas obras de prédios, acima de 12 andares. O Ministério Público Estadual foi atrás e encontrou “operações” mais estranhas do que a apontada no texto Cadê a grana da operação urbana João Caste- lo? O MP acionou o Tribunal de Contas do Estado (TCE) solicitando uma auditoria nas despesas efetu- adas com os recursos das operações urbanas realizadas pela Prefeitura de São Luís. A partir deste sábado (16), nenhum candi- dato que dispute o segundo turno das elei- ções presidenciais e estaduais poderá ser preso, salvo se for em flagrante. Gil Cutrim faz balanço positivo da sua gestão CASTELO SOME COM 5 MILHÕES PÁGINA 4 Em entrevista concedida nesta sexta-feira (15) ao radialista Geraldo Cas- tro, da Rádio Mirante AM, o vice-prefeito Gil Cutrim (PSL) apresentou um balanço positivo da sua gestão interina como prefeito de São José de Riba- mar. Ao longo dos três últimos meses, além de manter o ritmo acelerado e efici- ente da administração do prefeito Luis Fernando Silva (DEM). Novas regras para credenciamento de universidades já estão em vigor Regras mais rígidas para o credenciamento e recredenciamento das universidades anunciadas pelo Ministério da Educação (MEC), já estão em vigor. PÁGINA 8 PÁGINA 8 Prefeitura abandona bairros em São Luís Moradores do bairro Areinha chegaram a inter- ditar, na sexta-feira (15), a Avenida dos Africanos para exigir melhorias em todo o bairro. Entre as reclamações, a falta de asfalto e a sujeira na Vala da Macaúba. As ruas do bairro Areinha estão chei- as de buracos. A galeria conhecida como Vala da Macaúba é aberta, exala mau cheiro e acaba pro- vocando a proliferação de mosquitos no bairro. PÁGINA 3

Upload: o-quarto-poder

Post on 22-Mar-2016

230 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

Jornal O Quarto Poder

TRANSCRIPT

Page 1: Edição do dia 17 e 18/10/2010

www.oquartopoder.com

SÃO LUÍS - MA, DOMINGO/SEGUNDA, 17/18 DE OUTUBRO DE 2010 / ANO IV / N° 466/ DIRETOR: UDES CRUZ FILHO

O QUARTOPODER

* ESTE JORNAL É DISTRIBUÍDO GRATUITAMENTE, TODOS OS DIAS, NOS TERMINAIS DE INTEGRAÇÃO E EM OUTROS PONTOS DA CIDADE *

Aprovação de Lulaé de 81%, desde

que foi eleito

PÁGINA 5

A duas semanas do segundo turno das Elei-ções 2010, o governo do presidente da Repúbli-ca Luiz Inácio Lula da Silva chegou ao maior pa-tamar de aprovação desde que foi eleito em 2002.

Muricy sonha ver oFluminense completo

Candidatos sópodem ser presos

em flagrante

PÁGINA 3

PÁGINA 3

ONDE ESTÁ O DINHEIRO?????

Para o clássico contra o Botafogo, nestedomingo, às 18h30m (de Brasília), no Enge-

nhão, pela 30ª rodada do Brasileirão, o Flumi-nense está reforçado de Emerson, Diguinho e

Mariano, mas ainda não é o time dos sonhos deMuricy Ramalho. E sexta-feira, nas Laranjeiras,em entrevista coletiva após o treino, o coman-dante tricolor admitiu isso pela primeira vez.

O jornalista Itevaldo Júnior divulgou, este mês, em seu blog, o seguinte texto: “No fim de setembropubliquei aqui no blog que o governo do prefeito João Castelo (PSDB) arrecadou R$ 5 milhões com asoperações urbanas em 2009. Escrevi ainda que as operações foram realizadas basicamente pelas cons-trutoras nas obras de prédios, acima de 12 andares. O Ministério Público Estadual foi atrás e encontrou“operações” mais estranhas do que a apontada no texto Cadê a grana da operação urbana João Caste-lo? O MP acionou o Tribunal de Contas do Estado (TCE) solicitando uma auditoria nas despesas efetu-adas com os recursos das operações urbanas realizadas pela Prefeitura de São Luís.

A partir deste sábado (16), nenhum candi-dato que dispute o segundo turno das elei-ções presidenciais e estaduais poderá serpreso, salvo se for em flagrante.

Gil Cutrim faz balançopositivo da sua gestão

CASTELO SOMECOM 5 MILHÕES

PÁGINA 4

Em entrevista concedida nesta sexta-feira (15) ao radialista Geraldo Cas-tro, da Rádio Mirante AM, o vice-prefeito Gil Cutrim (PSL) apresentou umbalanço positivo da sua gestão interina como prefeito de São José de Riba-mar. Ao longo dos três últimos meses, além de manter o ritmo acelerado e efici-ente da administração do prefeito Luis Fernando Silva (DEM).

Novas regras paracredenciamento de

universidades jáestão em vigor

Regras mais rígidas para o credenciamento erecredenciamento das universidades anunciadas peloMinistério da Educação (MEC), já estão em vigor.

PÁGINA 8

PÁGINA 8

Prefeitura abandonabairros em São Luís

Moradores do bairro Areinha chegaram a inter-ditar, na sexta-feira (15), a Avenida dos Africanospara exigir melhorias em todo o bairro. Entre asreclamações, a falta de asfalto e a sujeira na Valada Macaúba. As ruas do bairro Areinha estão chei-as de buracos. A galeria conhecida como Vala daMacaúba é aberta, exala mau cheiro e acaba pro-vocando a proliferação de mosquitos no bairro.

PÁGINA 3

Page 2: Edição do dia 17 e 18/10/2010

JORNAL O QUARTO PODER

Endereço : Av. Od i lo Cos ta F i lho , N° 55 , Parque. Un ive rs i tá r io – Cep 65059-810 - São Lu ís -MA.

Diretor GeralUdes Cruz Filho

Diretora FinanceiraRosário Azevêdo da Cruz

Diretora AdministrativaTereza Freire

SuperintendenteMarcia Freire

Consultores JurídicosDrª. Saíle Azevêdo da Cruz

DiagramaçãoCris Almeida

U.L. DA CRUZ FILHO - CNPJ: 09.406.142/0001-28 - Telefone: (98) 4141-0891 E-mail: [email protected]

GERAL2SÃO LUÍS, DOMINGO/SEGUNDA, 17/18 DE OUTUBRO D E 2010

O QUARTO PODERwww.oquartopoder.com

UDES CRUZUDES CRUZUDES CRUZUDES CRUZUDES CRUZ

[email protected]

UDES CRUZUDES CRUZUDES CRUZUDES CRUZUDES CRUZPublicada simultaneamente nos jornais:

O QUARTO PODER e ATOS E FATOS

COM DILMA, OU COM SERRA, SARNEY CONTINUARÁ FORTESó muita ingenui-

dade levará o cidadãoa pensar que, eleitopresidente do Brasil, oJosé Serra vai dispen-sar o apoio do sena-dor José Sarney. Atépela governabilidade,caso seja eleito, Ser-ra optará por aliançacom o grupo Sarney.

O grupo de JoséSerra só conseguiu

eleger um número de senadores e deputados muito inferior ao que o grupo Lula-Dilma elegeu.Por isso, sendo eleito, José Serra correria para fazer as pazes com o grupo de Sarney eoutros parlamentares, senadores e deputados federais, do conjunto que apóia, hoje, o presi-dente Lula. Ninguém pode negar que Sarney deixar de ter sua bancada no Congresso. Do seulado, o grupo Sarney saberia bem aproveitar a necessidade que um eventual governo Serraterá do seu apoio.

E não se surpreendam os oposicionistas do Maranhão, se, num eventual governo Serra, ogrupo Sarney tenha tanto poder de fogo, como agora no governo Lula.

É a realidade que nenhuma análise criteriosa poderá descartar.

CASA CIVIL ENROLADA Não dá para entender. Uma professora do Estado é nomeada diretora de escola. Após

anos de trabalho, resolve pedir exoneração do cargo de diretora da escola pública. Passam-se 3 meses e a Casa Civil não consegue desengavetar o processo.Na Secretaria da Educa-ççao nada se sabe. A escola está acéfala.

Será preciso a governadora Roseana ser incomodada para que o problema seja resolvido?

PROCURADORIA ENGAVETA PROCESSOSOs veículos de comunicação estão reclamando providencias do setor competente, pois

processos de pagamento enviados pela Secom para a Procuradoria Geral do Estado estãoengavetados. E ninguém dá explicações. O procurador-geral está fora, por enquanto.

Será necessário levar o problema à governadora?

SEDES PARA POUCOSA Secretaria de Desenvolvimento Social está a merecer uma faxina. Por ali, há um gasto

excessivo de combustível para abastecer somente 7 veículos. Há uma funcionária que trocadiárias por objetos, ou paga suas compras com autorizações de diárias.

Depois falarei sobre as peripécias que ocorreram na campanha eleitoral na SEDES..

ELEIÇÃO MOSTRA FRAGILIDADE DO PREFEITO DE PIRAPEMAS Nestas últimas eleições, em Pirapemas, o grande derrotado foi mesmo o prefeito Eliseu

Moura. Ele perdeu feio para os oposicionistas.O prefeito de Pirapemas só conseguiu mirrados 2.353 votos para o seu candidato a

deputado federal, o Sétimo Waquim, enquanto os oposicionistas deram a seus candidatos ,ao mesmo posto, mais de 3.100 votos. Só a ex-prefeita Selma Alves, sem qualquer estrutura,deu ao deputado Sarney Filho exatos 1.742 votos.Os vereadores Henrique e Elda Novaisconseguiram 513 votos para o deputado Pinto Itamaraty.

No caso da eleição de deputado estadual, também, o prefeito Eliseu Moura foi derrotado.O seu candidato, Ricardo Murad, teve 2.068 votos. E isso porque recebeu votos de oposicio-nistas como Paulo e Elda Novais ( na eleição passada eles lhe deram mais de 600

Assim, restou comprovado que Eliseu Moura já não tem nem mesmo os 30 por cento devotos com os quais se elegeu.

Portanto, é certo o raciocínio de que as Oposições têm, hoje, mais de 70 por cento dosvotos de Pirapemas. É certo, também, que a Oposição só perderá a eleição de 2012 paraEliseu Moura se apresentar três candidatos.

ALBERTO FRANCO E CABÃO COM ROSEANAMente quem diz que o deputado Alberto Franco e o prefeito José Martinho, o Cabão,

estavam com trairagem nas últimas eleições. Os dois, Cabão e Alberto Franco, em nenhummomento apoiaram outra candidatura que não fosse a de Roseana Sarney. Digo, afirmo etenho como provar.

ASSEMBLÉIA SAI PERDENDO A não reeleição do deputado Carlos Alberto Milhomem é prejuizo para o governo Rosea-

na. E a Assembléia Legislativa perde um bom deputado.

MARCELO REELEITOO jornalista Marco D’Eça, em seu blog, informa que existe um

movimento de bastidores na Assembléia Legislativa – e em setoresdo próprio governo – pela permanência do atual presidente da Casa,Marcelo Tavares (PSB) na próxima legislatura. Segundo o blogueiro,a estratégia evitaria um provável desgaste na base do governo pelocargo, uma espécie de guerra fratricida logo no início do governoRoseana, haja vista o número exagerado de candidatos já lançados.

D’Eça fala das boas qualidades de Marcelo Tavares e diz queRoseana não tem nada contra a idéia.

DEPUTADO DA PESCA SE DEFENDEO deputado eleito Edson Araújo desmentiu notícia veiculada no blog do jornalista Luis

Cardoso. Ali, estava dito que sua votação (mais de 47 mil votos) tinha sido na esteira doSeguro Defeso, uma espécie de Bolsa Família concedida aos pescadores por quatro meses,no período da reprodução dos peixes.

Edson Araujo é engenheiro de pesca e preside a Federação das Colônias de Pescado-res do Maranhão, tendo auxiliado na instalação e criação de diversas colônias de pescado-res no estado. O deputado eleito é dono de extenso curriculo na área e tendo ocupadocargos importantes nas esferas estadual e federal, Araújo disse que o voto do pescador élivre e que nunca pressionou nenhum presidente de colônias a votar com ele. Eu já havia ditoque, para mim e outros que conhecem o trabalho de Edson Araujo, não foi surpresa a suaeleição. Na legislatura passada ele foi suplente.

SARNEY BEM MELHORO presidente do Senado, José Sarney, passa bem, após sofrer interveção cirúrgica para

regularizar seus batimentos cardíacos.

HOLANDA JÚNIOR AGRADECEO vereador Edivaldo Holanda Júnior, eleito deputado federal com grande votação, em São

Luis, principalmente, esteve no final de semana, na rua Grande, agradecendo aos eleitoresque sufragaram o seu nome.

O Edivaldo Júnior tem futuro.

ARIMATEA, OS HOLANDA E ROSEANAPor falar em Edivaldo Holanda Júnior, divulgo, aqui, o comentário do ex-vereador Arimatea

Viegas: “O deputado Edivaldo Holanda, pai, foi o crítico mais duro do governo Roseana Sarney,na Assembléia Legislativa. Seu filho, o Edivaldo Holanda Júnior, vereador, não bateu em Rose-ana, na Câmara Municipal, onde e vereador.Resumo:O deputado não se elegeu e o filho ganhoumilhares de votos na “oposicionista” São Luis.”

Diz ainda Arimatea Viegas: “Foi a comprovação de que bater na família Sarney não é amelhor estratégia”.

HELENA APÓIA DEPUTADOS ELEITOS PELO PT A deputada Helena Barros Heluy (PT) recebeu, em seu gabinete, os três parlamentares

eleitos pelo Partido dos Trabalhadores, Bira do Pindaré, Francisca Primo e Zé Carlos. Elesatenderam ao convite de Helena para conhecer o Projeto de Lei Orçamentário de 2011, enviadopelo Poder Executivo, e trocaram informações sobre emendas parlamentares. Helena parabe-nizou os colegas de partido e comentou sobre o dia-a-dia do parlamento, a tramitação dasiniciativas parlamentares e funcionamento do Legislativo. Ela fez observações sobre o Projetode Lei Orçamentário 2011 e colocou à disposição dos futuros parlamentares emendas de suaautoria apresentadas durante seu mandato. Os deputados eleitos agradeceram o convite efalaram da importância da contribuição de Helena como parlamentar.

CASTELO PREJUDICA SERRASão insistentes os comentários de que a campanha de José Serra está, no Maranhão, à

frente de Dilma, mas que o prefeito João Castelo seria a pedra no sapato de Serra e vai tirar-lhemuitos votos. Castelo é o dono das ruas esburacadas, do lixo na capital e comanda uma brigacom parte da imprensa local.

Coisas do gênero são ações de Castelo que atrapalham Serra. Ainda bem que o deputadoRoberto Rocha alivia.

Page 3: Edição do dia 17 e 18/10/2010

Prefeitura abandonabairros em São Luís

Aprovação de Lula éde 81%, diz Datafolha

A duas semanas do se-gundo turno das Eleições2010, o governo do presiden-te da República Luiz InácioLula da Silva chegou ao mai-or patamar de aprovação des-de que foi eleito em 2002. Deacordo com a pesquisa Da-tafolha, 81% dos entrevista-dos avaliaram o governo dopetista como ótimo/bom. Apesquisa foi realizada nosdias 14 e 15 de outubro, com3.281 eleitores em 2020 mu-nicípios do Brasil.

Em pesquisas Datafolhaanteriores, a maior aprova-ção conseguida por Lula ha-via sido de 79%, em 24 deagosto. Na semana passa-da, 78% dos eleitores entre-vistados avaliavam o gover-no como ótimo ou bom.

Segundo dados do Data-folha, o pior momento do pre-sidente Lula foi entre outubroe dezembro de 2005, quandoapenas 28% dos entrevista-dos avaliavam o governo como

3GERALSÃO LUÍS, DOMINGO/SEGUNDA, 17/18 DE OUTUBRO DE 2010O QUARTO PODERwww.oquartopoder.com

Moradores do bairro Arei-nha chegaram a interditar,na sexta-feira (15), a Aveni-da dos Africanos para exigirmelhorias em todo o bairro.Entre as reclamações, a fal-ta de asfalto e a sujeira naVala da Macaúba.

As ruas do bairro Arei-nha estão cheias de bura-cos. A galeria conhecidacomo Vala da Macaúba éaberta, exala mau cheiro eacaba provocando a prolife-ração de mosquitos no bair-ro. Os moradores não supor-taram mais tanto descaso eresolveram se unir. Dezoitoruas foram interditadas.

Quem reside no birro es-pera uma ação da administra-ção João Castelo, que temdeixado os bairros de SãoLuis abandonados.

PREFEITURA NÃOATENDE OS MORADORESDO BAIRRO TURU - Mora-dores da Rua Nossa Senho-ra de Fátima, no Residenci-al Novo Turu, reclamam dafalta de infraestrutura.Paraas pessoas que residem na-quela artéria, a Prefeituranem recebe as reivindica-ções da população.

Procurados pela impren-sa, funcionários da Secreta-ria Municipal de Obras e Ser-viços Públicos informou quevai enviar uma equipe para

verificar a situação e incluir olocal no programa de restau-ração de ruas da capital. “Nãoestamos acreditando na pro-messa, pois eles sempre di-zem que vão tomar providên-cias, mas nada fazem. Nósjá n]ao acreditamos mais nosassessores e no próprio pre-feito João Castelo,”disseramos moradores.

ADMINISTRAÇÃO DECASTELO ESTÁ DESACRE-DITADA NO ITAQUI-BACAN-GA - Depois de solicitarem vá-rias vezes as providências daPrefeitura de São Luis paraencontrar a solução dos pro-blemas do bairro, moradoresda Vila Isabel, na área Itaqui-Bacanga, resolveram unir es-forços e fazer por conta pró-

pria uma operação tapa bura-cos em ruas do bairro.

“Aqui, a administração doprefeito João Castelo estádesacreditada, por que ossecretários do prefeito nãoouve as nossas reivindica-ções,” disseram moradoresdaquele bairro.

BURACOS E LAMA PRE-JUDICAM OS MORADORESDO SÃO RAIMUNDO - Ou-tros moradores que estavamrevoltados com o prefeito JoãoCastelo são os que residemno bairro São Raimundo, naárea Itaqui Bacanga. Ali, faltainfraestrutura em quase todasas ruas do bairro. Segundoeles, a Avenida Principal éuma das mais atingidas.

Em várias ruas do bairro

imperam lixo, lama e muitosburacos se espalham cau-sando incômodo à comunida-de. Pedestres e motoristasfazem muitas reclamações.

MOTORISTAS QUEREMCASTELO PAGANDO ASINDENIZAÇÕES - Motoristasda capital maranhense e osturistas que conhecem SãoLuis reclamam muito do es-tado de abandono em que seencontram ruas e avenidaspelas quais são obrigados atransitar.

Proprietários de carrosdenunciam que são muitos osprejuizos causados pela gran-de quantidade de buracos.”Somos obrigados a reporpeças de nossos automóveisconstantemente, em conse-quência dos buracos e imper-feições do solo das artériaspor onde passamos”, recla-ma um motorista.

Um motorista que recla-mava do estado das ruas eavenidas de São Luis chegoua ameaçar fazer uma campa-nha para que todos os moto-ristas que enfrentem prejuí-zos, em consequência dasruas esburacadas, ingressemna Justiça pedindo indeniza-ção , que deverá ser pagapela administração do prefei-to João Castelo, a fim de queos prejuizos nos carros se-jam ressarcidos”.

Veja intenções de voto à Presidênciapor sexo e região, segundo Datafolha

O Datafolha divulgou nanoite desta sexta-feira (15) maisuma pesquisa de intenção devoto para a Presidência da Re-pública. Na média nacional,segundo o levantamento, acandidata petista Dilma Rous-seff tem 54% dos votos váli-dos (que excluem brancos,nulos e indecisos), contra 46%do tucano José Serra. Nos vo-

tos totais (que contam brancos,nulos e indecisos), a petistatem 47%, e o tucano, 41%.

Além dos números gerais,o Datafolha também calculouo percentual alcançado peloscandidatos em segmentos doeleitorado como sexo e nasregiões do país. O quadro aolado mostra as intenções devoto totais (que não incluem

brancos, nulos e indecisos)de Dilma e Serra apuradaspelo instituto.

ELEITORADO MASCU-LINO E FEMININO - Entre oshomens, Dilma aparece com51% das intenções dos votostotais, contra 39% de Serra.Já entre as mulheres, Dilmae Serra têm, individualmente,43% das intenções

POR REGIÃO - No Nor-te/Centro-Oeste, Dilma foi de44%, apurados no levanta-mento de 10 de outubro, para45%, e Serra manteve os 46%da pesquisa anterior.

No Sudeste, Dilma foi de41% para 43%, enquanto Ser-ra se manteve em 44%.

No Sul, Dilma foi de 43%para 40%; novamente, Serra man-teve o índice anterior, de 48%, deacordo com o Datafolha.

No Nordeste, Dilma pas-sou de 62% para 60%; Serrafoi de 31% para 30%.

Sobre a pesquisaPara o levantamento di-

vulgado nesta sexta-feira, o Da-

tafolha fez 3.281 entrevistas naquinta-feira (14) e na sexta-feira(15). A margem de erro da pes-quisa é de dois pontos percen-tuais para mais ou para menos.

Segundo o instituto, acandidata do PT, Dilma Rous-seff, tem 54% dos votos váli-dos (que excluem brancos,nulos e indecisos), e o candi-dato do PSDB, José Serra,46%. Pela margem de erro,Dilma pode ter de 52% a 56%,e Serra, de 44% a 48%.

Considerando-se os votostotais (que incluem brancos, nu-los e indecisos), a petista tem47%, e o tucano, 41%. Brancose nulos somam 4%, e 8% disse-ram não saber em quem votar.

Na pesquisa anterior, Dil-ma registrou 48%, e Serra,41%. Brancos e nulos soma-ram 4%, e indecisos, 7%.

A pesquisa foi encomen-dada pela TV Globo e pelojornal "Folha de S.Paulo" eestá registrada no TribunalSuperior Eleitoral com o nú-mero 35746/2010.

presidente da RepúblicaLuiz Inácio Lula da Silva

Buracos continuam a importunar moradores de São Luís

ESTADO DO MARANHÃOSECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

AVISO DE LICITAÇÃO

A Secretaria de Estado da Saúde – CPL/SES, através de sua Pregoeira Oficialtorna público aos interessados que realizará nas datas e horários abaixo declinados, noAuditório, na Av. Professor Carlos Cunha, s/n, Bairro do Calhau, nesta Capital, licitaçãona modalidade Pregão, do tipo Menor Preço, objetivando a contratação dos objetos aeles atinentes, na forma da Lei nº 10.520, de 17 de julho de 2002, do Decreto nº 24.629,de 03 de outubro de 2008, e subsidiariamente na Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993.

O Edital e seus anexos estão à disposição dos interessados, no endereço supra, de2ª a 6ª feira, no horário de 14 às 18 horas, onde poderão ser consultados gratuita-mente ou obtidos mediante o recolhimento da importância de R$ 10,00 (dez reais),feito, exclusivamente, através do Documento de Arrecadação de Receita do Estado- DARE, emitido via internet, no endereço www.sefaz.ma.gov.br, código da receita214 - Licitações, podendo ser pago em qualquer agência do Banco do Brasil S/A eda Caixa Econômica Federal (inclusive Casas Lotéricas), em qualquer Unidade daFederação. Qualquer alteração dos seus termos estará disponível aos interessadosque adquiriram o Edital na Secretaria da CPL. Esclarecimentos adicionais serãoprotocolados no mesmo endereço e pelo FAX nº (98) 3236-7247.

São Luís, 14 de outubro de 2010.

Maria José Cardoso Rodrigues BatistaPregoeira Oficial da SES

Pregão nº Processo Objeto Data/Hora

089/2010-SES Contratação de empresa espe-cializada na prestação de servi-ços de apoio à organização erealização de eventos.

04/11/2010 às10 horas

Abertura

090/2010-SES 119/2010-HEMOMAR

Aquisição de materiais de la-boratório.

04/11/2010 às15 horas

150/2010-HEMOMAR

Na média nacional, Dilma tem 54% dosvotos válidos, contra 46% de Serra

ótimo ou bom. No último le-vantamento, apenas 4% ava-liam a administração comoruim ou péssima, e 15% aavaliam como regular.

Candidatos só podemser presos em flagrante

A partir deste sábado(16), nenhum candidato quedispute o segundo turno daseleições presidenciais e es-taduais poderá ser preso,salvo se for em flagrante. Aregra vale até 48 horas depoisdo segundo turno da eleição,que ocorre no dia 31 de outu-bro, e é determinada peloCódigo Eleitoral.

No primeiro turno daseleições, realizado no dia 3de outubro, o Tribunal Supe-rior Eleitoral (TSE) registrou204 ocorrências sem neces-sidade de prisão envolvendocandidatos. Em outros 43casos, os candidatos foramdetidos. O estado do MatoGrosso foi o que acumulouo maior número de candida-tos detidos, a maioria porcrime de boca de urna, se-guido pelo Rio Grande do

Sul, com dez casos.De acordo com o TSE,

candidatos que concorremaos governos estaduais queforem detidos vão responderpor crime eleitoral junto aostribunais regionais eleitorais.Se a prisão foi de algum doscandidatos à Presidência daRepública (Dilma Rousseff eJosé Serra), o processo serárespondido junto ao TSE.

Os eleitores tambémestão sujeitos à mesma le-gislação, mas a regra valeapenas cinco dias antes daeleição. Da mesma forma,a legislação é aplicada até48 horas após o pleito, sal-vo se o eleitor for detido emflagrante delito ou em virtu-de de sentença criminal con-denatória por crime inafian-çável, ou, ainda, por desres-peito a salvo-conduto.

Nos jornais

e na internet

COLUNA DO

UDES CRUZUDES CRUZUDES CRUZUDES CRUZUDES CRUZEla é publicada, simultaneamente, nos jornais impressos e nas versões

online de O QUARTO PODER e ATOS E FATOS, no Blog doUdes Cruz e, também, nos Portais O QUARTO PODER.com, dos

municípios de Ribamar e Rosário.

LEIALEIALEIALEIALEIA

udescruz.com.br

Page 4: Edição do dia 17 e 18/10/2010

Macarrão bem bolado

PIADA

O caipira tenta convencer o amigo a irtrabalhar em São Paulo:- Vamos lá, Zé! A vida lá é melhor!- Vô não! Lá tem muito bandido!- Que nada! Você fica sabendo que é lá que o

dinheiro corre adoidado!- Mais um motivo... Aqui que ele fica parado eu

não vejo nem a cor... imagina esse danado correndo!

****O caipira entra na loja de ferragens e pede umatomada.- Você quer uma tomada macho ou fêmea? -pergunta o balconista.- Sei não, seu moço! Eu queria uma tomada praacendera luz e não pra fazer criação!

O sujeito compra um papagaio e o leva pra casa e osolta no quintal,no quintal tem dois galos, um dos ga-los nao vai com a cara do papagaio pega ele e o depenatodo, o outro galo nao gosta daquilo e trava uma brigacom o outro galo, quando o sujeito chega no quintal osgalos estão caidos um pra cada lado e pergunta o queaconteceu com meus galos e o papagaio diz: -quandoeu tiro a camisa dois pra mim e pouco.

Gil Cutrim faz balançopositivo da sua gestãoEm entrevista concedida

nesta sexta-feira (15) ao radi-alista Geraldo Castro, da Rá-dio Mirante AM, o vice-prefei-to Gil Cutrim (PSL) apresen-tou um balanço positivo da suagestão interina como prefeitode São José de Ribamar.

Ao longo dos três últimosmeses, além de manter o rit-mo acelerado e eficiente daadministração do prefeito LuisFernando Silva (DEM), queestava licenciado do cargopara coordenar a campanhavitoriosa da governadora Ro-seana Sarney (PMDB), GilCutrim executou importantesações, muitas delas direcio-nadas para a juventude riba-marense, e inaugurou, junta-mente com o próprio Luis Fer-nando, mais de 70 novasobras em vários setores domunicípio.

“Deixei o cargo de prefei-to em exercício com a certe-za de que o trabalho realiza-do foi muito proveitoso. Jun-tamente com todo o corpo defuncionários da Prefeitura, deicontinuidade a todas as açõesexitosas iniciadas pela admi-nistração do prefeito Luis Fer-nando, este gestor competen-te, cujo trabalho é reconheci-do em todo o país. Somenteem setembro, quando SãoJosé de Ribamar completou58 anos de emancipação po-lítica e administrativa, pre-senteamos o povo com a en-trega de mais de 70 novasobras. De forma paralela, exe-cutei várias outras ações,

muitas delas de capacitaçãodos jovens do município”, ex-plicou o vice-prefeito.

Umas das ações destaca-das por Gil Cutrim, e muitoelogiada pelos ouvintes queparticiparam da entrevista, foia implantação do Caminhãoda Juventude, iniciativa pionei-ra no Maranhão que funcionacomo uma escola profissiona-lizante itinerante, objetivandopromover a inclusão digital ecapacitar os jovens ribama-renses, visando inseri-los, deforma mais rápida e eficiente,no mercado de trabalho.

Através do Caminhão daJuventude, até o final do anomais de 3.400 jovens da ci-dade serão capacitados, deforma gratuita, com cursosprofissionalizantes (excelên-cia no atendimento, excelên-cia em vendas, unhas deco-radas e habilidades gerenci-ais) e de informática (introdu-ção ao processamento dedados, sistema operacional,processador de texto e no-ções básicas de Internet).

Gil Cutrim também falousobre o seu trabalho comocoordenador da campanha dagovernadora Roseana Sarneyem São José de Ribamar.“Além de administrar o muni-cípio, eu e o nosso grupo po-lítico, nos momentos oportu-nos e permitidos, caminha-mos por todos os bairros deRibamar mostrando ao povoporque Roseana era a melhoropção para a nossa cidade epara o Maranhão. Felizmen-

SERVI PORTOFERRY BOATS

São Luís/Cajupe08:0012:3015:0017:00

Cajupe/São Luís 10:20 14:30 17:05 19:20

Telefones: (98)3232.5590/ (98) 3231.2216

Ingredientes1 pacote de macarrão parafuso ou

penne cozido “al dente” 1 vidro de maio-nese (500g), 300g de calabresa levemen-te frita, 1 lata de milho escorrida, 1 lata deervilha escorrida, 100g de azeitonas pica-das, 1 xícara (chá) de salsão picado, 1

maço de espinafre cozido e picado, 200gde mussarela picada em cubinhos, ¼ dexícara (chá) de salsinha picada, sal, pi-menta a gosto, 100g de parmesão ralado.

Modo de preparo:Misture a maionese com o macar-

rão e reserve. Em uma tigela, misture

todos os ingredientes, menos a salsinhae o parmesão, junte a mistura dos ingre-dientes com a mistura do macarrão, coma maionese, então tempere à gosto e co-loque em um refratário untado e espalhe asalsinha. Salpique o parmesão e leve aoforno por 10 a 15 minutos.

Quina - 2422 - 14/10/201010 16 36 61 80

GERAL4 SÃO LUÍS, DOMINGO/SEGUNDA, 17/18 DE OUTUBRO DE 2010O QUARTO PODER

www.oquartopoder.com

te, os eleitores souberam es-colher bem. Além da governa-dora Roseana, elegemos to-dos os outros candidatos [se-nadores, deputado federal edeputado estadual] apoiadospor nosso grupo político. Issomostra, avalio eu, que o povode São José de Ribamar acre-dita nesse grupo político mui-to bem comandado pelo pre-feito Luis Fernando”, disse.

Questionado sobre a elei-ção municipal de 2012, GilCutrim preferiu não adiantar taldebate. Mostrando sensateze maturidade política, disseque, desde 2005, São José deRibamar vive momentos deharmonia política, sem espa-ço para pessoas que não es-tão interessadas em contribuircom o desenvolvimento domunicípio. “Nosso grupo polí-

tico tem ótimos nomes parasuceder o prefeito Luis Fer-nando. Logicamente que meincluo entre estes nomes. Oque posso dizer é que, em2012, se for à vontade do nos-so grupo político e, principal-mente, do povo, estarei pron-to para continuar servindo aSão José de Ribamar”.

O vice-prefeito finalizousua participação agradecen-do, mais uma vez, o apoio querecebeu do prefeito Luis Fer-nando; de toda a classe polí-tica de São José de Ribamar;e, em especial, do povo domunicípio. “A experiência exi-tosa de ter administrado inte-rinamente o município só medeu mais vontade para conti-nuar trabalhando pelo desen-volvimento da nossa queridacidade”.

Ciência e Tecnologia em discussãodurante a SNCT 2010 nesta segunda

Com a realização de maisde 500 atividades, em SãoLuís e interior do estado, oMaranhão começará a discu-tir esta semana os caminhospara o desenvolvimento sus-tentável, a luz da ciência etecnologia. Essa é a propos-ta da Semana Nacional deCiência e Tecnologia (SNCT2010) que será aberta, nestasegunda-feira (18), em sole-nidade marcada para as 19h,no Palácio Cristo Rei, na Pra-ça Gonçalves Dias, Centro.

O lançamento da Sema-na no Maranhão será coman-dado pelo secretário de Esta-do de Ciência e Tecnologia,Lauro Assunção, representan-do a governadora RoseanaSarney. Foram convidadosrepresentantes de instituiçõesgovernamentais e de ensinosuperior, iniciativa privada e dasociedade civil organizada,

entre elas a Secretaria deEstado do Meio Ambiente(Sema); a Universidade Fede-ral do Maranhão (Ufma); aUniversidade Estadual doMaranhão (Uema); o InstitutoFederal do Maranhão (Ifma);o Uniceuma; a FaculdadeSanta Terezinha (Cest); e oInstituto Daniel de La Touche.

Como parceiros da SNCT,também estão sendo aguar-dados representantes da Vale,do Sebrae, e do Sistema Es-tadual de Ciência e Tecnolo-gia, como a Universidade Vir-tual do Maranhão (Univima),a Fundação de Amparo à Pes-quisa do Maranhão e ao De-senvolvimento Científico e Tec-nológico (Fapema), o Estalei-ro Escola e o Centro de Ca-pacitação Tecnológica doMaranhão(Cetecma). Durantea solenidade, serão homena-geadas personalidades que

prestaram relevantes serviçosà área de ciência e tecnolo-gia no estado.

VISITAÇÃO DA MOS-TRA - Os maranhenses po-derão conferir de perto a pro-dução científica do estado apartir de terça-feira (19), sem-pre das 9h às 18h. Serão qua-tro dias de intensa mobiliza-ção em prol da ciência. A idéiaé chamar a atenção da socie-dade para as questões relaci-onadas ao desenvolvimento dopaís, tendo a ciência, a tecno-logia, e a inovação, como fioscondutores, em convivênciaharmônica com a necessida-de de crescimento sem degra-dação do meio ambiente.

No Maranhão, a coorde-nação da SNCT 2010, que temcomo tema "Ciência para oDesenvolvimento Sustentá-vel", é da Secretaria de Esta-do da Ciência e Tecnologia

(Sectec), que juntamente comparceiros, montou uma pro-gramação diversificada, ondeestá contemplada a realiza-ção de palestras, mesas-re-dondas, cursos, atividadeslúdicas, exibição de filmes edocumentários, entre outros.Integrada à programação daSemana, acontecerá no mes-mo período a I Mostra Cientí-fica do Maranhão, organizadapela Fapema.

Para receber o grandepúblico, estimado em mais de20 mil pessoas, a Praça Ma-ria Aragão foi transformada nacidade da ciência e tecnolo-gia. A superestrutura prepara-da pela organização da Feirade Ciência e Tecnologia con-ta com 40 estandes, seis au-ditórios climatizados, quatrotendas grandes, de 12 metrosquadrados, cada, além deuma praça de alimentação.

LotoFácil - 0574 - 14/10/2010 01 05 06 11 12 13 1416 18 19 20 21 22 23 25

Gil Cutrim garantiu que continuará trabalhandopelo desenvolvimento de São José de Ribamar

COMO PREFEITO INTERINO DE RIBAMAR

AS

SC

OM

PM

SJR

Page 5: Edição do dia 17 e 18/10/2010

Maradona reconhece nãoter chances de reassumirseleção Argentina agora

Muricy Ramalho sonha vero Fluminense completo

5ESPORTESSÃO LUÍS, DOMINGO/SEGUNDA, 17/18 DE OUTUBRO DE 2010O QUARTO PODERwww.oquartopoder.com

Para o clássico contra oBotafogo, neste domingo, às18h30m (de Brasília), no En-genhão, pela 30ª rodada doBrasileirão, o Fluminenseestá reforçado de Emerson,Diguinho e Mariano, mas ain-da não é o time dos sonhosde Muricy Ramalho. E sexta-feira, nas Laranjeiras, em en-trevista coletiva após o treino,o comandante tricolor admi-tiu isso pela primeira vez.

Voz ativa nos questiona-mentos ao calendário do fu-tebol brasileiro – que determi-nou 14 jogos para os últimosdois meses, por exemplo -, otreinador lamentou o fato deainda não ter tido a oportuni-dade de escalar o Flu “ga-láctico” da maneira que con-sidera ideal em virtude de le-sões. Se Diguinho e Emer-son, que ficaram 14 e 10 jo-gos no departamento médi-co, respectivamente, estãoliberados, Fred, há pratica-mente dois meses e meio,e Deco estão entregues aoscuidados dos doutores e se-

Diego Maradona reconhe-ceu nesta sexta-feira que, nomomento, não conseguirá re-cuperar o cargo de técnico daseleção argentina por causa daatual diretoria da Associação deFutebol Argentino (AFA).

- Hoje não tenho chances- admitiu o ex-jogador à emis-sora "Telefé", quando tudo in-dica que o técnico interino,Sergio Batista, será confirma-do no cargo.

No entanto, Maradonatem certeza de que voltará àseleção quando Julio Grondo-na não for mais presidente daAFA e Carlos Bilardo deixarde ser diretor técnico.

- Eu sei que vou voltar (aser técnico), porque o termô-metro são as pessoas, asruas. E as ruas dizem que vouvoltar - expressou.

Maradona, que após aCopa do Mundo da África doSul rejeitou a condição dedespedir seus colaboradorespara permanecer como técni-

co da seleção, disse que nemconsegue mais ver os amis-tosos da equipe na televisão.

- Não vejo as partidas, nãoposso - confessou.

Uma comissão de dirigen-tes da AFA decidirá ainda nes-te mês a confirmação de Ba-tista ou a nomeação de outrotécnico.

quer têm previsão de volta.- Queria ver o meu time

completo jogar junto. Porexemplo, do meio para fren-te: Conca, Deco, Fred eEmerson. Não consegui issoainda. E o time cai muito,perde muito. Mas não é sócomigo. Por isso, precisa-mos ver o calendário, que éum absurdo – reclamou Mu-ricy, que, sem lesões, prova-velmente armaria do Flumi-nense com Fernando Henri-que, Mariano, Gum, LeandroEuzébio e Carlinhos; Diogo,Diguinho, Deco e Conca;Fred e Emerson. O goleiro,no entanto, já é desfalquecerto até o fim do Brasileirão.

E se fisicamente a solu-ção é esperar que o DM es-vazie para fortalecer a equipena reta final, o técnico faz oque está ao seu alcance e,além de trabalhar as partestécnica e tática, dá atençãoespecial ao psicológico dosseus comandados. SegundoMuricy, a parte mental podedecidir o Brasileirão.

- A experiência mostraque nessa reta final temosque exigir um pouco mais naspartes tática e psicológica.No futebol, é normal oscilar.O campeonato está muitoigual. O que vai fazer a dife-rença é a parte mental, acre-ditar que se pode ganhar.

Após perder a liderançapara o Cruzeiro na última ro-dada, o Flu tem pela frenteo clássico com o Botafogo,e Muricy prevê pedreira pelafrente. Em sua opinião, tri-colores e botafoguenses têmestilo de jogo semelhante ea partida será decidida nodetalhe.

- As duas equipes têmcaracterísticas parecidas,marcam bem e buscam osgols. Vai ser um clássico ondeas equipes vão marcar forte esair para ganhar na hora cer-ta. Sem loucura. Não tem queter pressa. É preciso ver o queo adversário tem de melhor,de pior, e tentar penetrar nadefesa deles.

Já sobre o cunho decisi-

Ronaldo será homenageadopela CBF no fim do ano

vo do confronto para o Brasi-leirão, o treinador foi sucinto:

- Como não tem muitoassunto, acabamos repetin-do. Mas todo jogo é decisivo.Esse, o próximo, o outro...

Com 52 pontos, o Flumi-nense é o segundo colocadoda competição, atrás do Cru-zeiro, com 54.

Ronaldo pode terminar oCampeonato Brasileiro sem aartilharia, sem o título e atésem ser eleito o melhor joga-dor de sua posição, mas oatacante do Corinthians já temgarantidas as honrarias na fes-ta que a CBF promove todo fimde ano para os melhores dofutebol do país. De acordo coma coluna de Ancelmo Gois, nojornal “O Globo”, o Fenômenoserá o grande homenageadono evento deste ano.

A festa está marcadapara o dia 6 de dezembro, noTeatro Municipal do Rio deJaneiro. Com a escolha dohomenageado, as rusgas en-tre o maior artilheiro de todas

as Copas do Mundo, com 15gols, e o presidente da CBF,

Ricardo Teixeira, devem final-mente ser sepultadas.

De olho em Neymar, Alex Silva dizque Santos é prova de fogo para zaga

O São Paulo perdeu parao Santos quatro vezes esteano, é verdade. Mas está de-terminado a mudar esta his-tória neste domingo, a partirdas 18h30m, no Morumbi,pelo Brasileiro. E para dimi-nuir o ímpeto do Peixe, o maisimportante é parar Neymar.Os jogadores disseram que

não haverá marcação especi-al, mas Alex Silva garante queo time estará de olho no ga-roto. O zagueiro são-paulinoelogiou o oponente, famosopor dribles irreverentes e porsofrer faltas demais. E disseque não vê provocação no fu-tebol do atacante santista.

- Não acho o Neymar pro-vocativo, nunca tive problemascom ele, joguei contra eledesde que cheguei, é dribla-dor e geralmente os zaguei-ros ficam irritados com joga-dor que tem essa qualidade efacilidade. Ele é um dos des-taques do futebol brasileiro. Asolução é não dar espaçopara ele. Se no caso o Jeanestiver diante dele, eu tenhoque cobrir o Jean. Temos quemanter o Neymar de costaspara o gol, pois de frente ele

é muito perigoso.Se a defesa do São Pau-

lo sempre foi um ponto forteda equipe, neste Brasileironão está tão sólida. O timesofreu até agora 40 gols nacompetição, bem mais do queos 26 do Cruzeiro, equipemenos vazada. Mas, para AlexSilva, um triunfo diante doSantos e sem sofrer gols se-ria um grande incentivo paraos defensores são-paulinos.

- Verdade, este jogo éuma prova de fogo para nos-sa defesa, assim como tam-bém jogamos contra o Palmei-ras e não sofremos gols (oTricolor venceu por 2 a 0). OSantos tem um ataque dequalidade e em grande fase,e tem o Neymar como desta-que. O Paulo trabalhou des-de o início todos os aspectos

para melhorar nossa defesa -acrescentou o jogador.

Além de ser fundamentalpara manter o São Paulo vivona busca por uma vaga na Li-bertadores, a vitória tambémsignificaria a engrenada daequipe, que tem tido dificul-dades de vencer mais do queduas partidas seguidas.

- No momento essa vitó-ria é muito importante paranós, o time ainda tem chan-ce da Libertadores. Uma der-rota domingo nos complicariamuito. Mas vamos ter a van-tagem de enfrentar concorren-tes diretos. Vencer o Santostira um pouco dessa coisa deo São Paulo ganhar duas eperder a terceira. E ganharclássico é sempre bom, ain-da mais contra uma das me-lhores equipes do Brasileiro.

Alex Silva no treino do São Paulo

Copa de 2014começará numasexta-feira 13

O período da Copa doMundo de 2014, no Brasil, játem seu período estabelecidoe começará numa sexta-feira13, um dia considerado ma-cabro ou de azar pelos maissupersticiosos, porém de sor-te para famosos esportistascomo o técnico Zagallo e oatacante uruguaio do Botafo-go, Loco Abreu. De acordocom a coluna “Panorama Es-portivo”, do jornal “O Globo”,a Fifa informou aos seus par-ceiros comerciais que o pró-ximo Mundial terá a abertura,ainda sem local escolhido, nodia 13 de junho, uma sexta, ea final, no Maracanã, em 13de julho, um domingo.

Benitez aprova propostado Inter de Milão por

Messi, mas não por KakáO técnico Rafa Benitez

aprovou neste sábado a inici-ativa da diretoria do Inter deMilão de abrir os cofres paracontar com Lionel Messi, doBarcelona. O interesse surgiuapós declarações do presi-dente Massimo Moratti de queinvestiria pesado na contrata-ção de reforços para a próxi-ma temporada. Por outro lado,o treinador espanhol descar-tou um acerto com Kaká, doReal Madrid.

- Messi é um grande jo-gador e eu não vou dizer não.Se ele (Moratti) quer o Mes-si, eu vou tentar ajudá-lo. -Quanto a Kaká, nós já temosWesley Sneijder e PhilippeCoutinho nessa posição.

As declarações de Beni-tez ocorreram após Moratti afir-

mar que iria ao mercado najanela de transferências paratentar uma grande contrata-ção. Na ocasião, o presidentedo time de Milão afirmou aber-tamente qual seria o seu alvo.

- No inverno eu trago Mes-si - afirmou o dirigente, em en-trevista ao Gazzetta dello Sport.

Porém, o acerto com Mes-si não será nada fácil. O ar-gentino, que já declarou que-rer permanecer no Barcelona,tem contrato com o clube es-panhol até julho de 2016. Amulta rescisória está estipu-lada em € 250 milhões (R$580 milhões). Resta saber seas declarações de Moratti vãosurtir efeito ou se não foramapenas uma brincadeira apósalguns questionamentos dostorcedores.

Page 6: Edição do dia 17 e 18/10/2010

SOCIAL6 SÃO LUÍS, DOMINGO/SEGUNDA, 17/18 DE OUTUBRO DE 2010

O QUARTO PODERwww.oquartopoder.com

clipping@oquartopoder.comCLIPPINGCLIPPINGCLIPPINGCLIPPINGCLIPPING

MaquiagMaquiagMaquiagMaquiagMaquiagem pem pem pem pem pararararara quema quema quema quema quemusa lentes de contatousa lentes de contatousa lentes de contatousa lentes de contatousa lentes de contato

CLIPPINGCLIPPINGCLIPPINGCLIPPINGCLIPPING

FemininasFemininasFemininasFemininasFemininasDicasDicasDicasDicasDicasDIDIDIDIDICASCASCASCASCASFEMININFEMININFEMININFEMININFEMININASASASASAS

Por Deborah Busko

A principal preocupação de quem usa lentes de contato e gosta muito de maquiagem é como usar as duas coisas sem co-

locar em risco a saúde dos olhos. A dupla maquia-gem e lentes de contato pode se entender, mas desdeque algumas regras sejam seguidas.

Antes da maquiagemAs lentes de contato devem ser colocadas antes

de começar a maquiagem, para garantir que a par-te interna que fica diretamente em contato com acórnea e a superfícies dos olhos estão completamentelimpas. Deixar para colocar as lentes depois de fi-nalizar o make não é uma boa idéia.

Os resíduos de sombra, pó e outros produtos po-dem se depositar entre a lente e a córnea, provocan-do ardência e irritação nos olhos. A sujeirinha quecair na lente depois de colocada ficam na parte ex-terna e vão saindo a cada piscada. Se insistirem emincomodar, é só usar colírios específicos para fazera limpeza.

Cuidados na aplicação da maquiagemA melhor maquiagem para quem usa lentes de

contato é a versão hipoalergênica dos produtos, quetambém são indicados para quem tem olhos sensí-veis.

O delineador ou lápis podem ser usados, desdeque sejam aplicados apenas na linha dos cílios su-periores, aplicando na linha dos cílios inferiores oproduto entra em contato com os olhos.

Prefira também as sombras compactas, as som-bras em pó podem entrar nas lentes de contato. Es-colha as cores que estão na moda, crie combina-ções, use e abuse.

Para remover a maquiagemSe o ideal é colocar as lentes antes de começar a

maquiagem para que fiquem sempre limpas, entãoo correto é removê-las depois de limpar o rosto. E adica é válida pelo mesmo motivo: tirando as lentesainda com a maquiagem os resíduos do rímel, som-bra e dos outros produtos ficam nas lentes.

Os demaquilantes específicos para remover ma-quiagem da área dos olhos são os mais indicados,podem ser nas versões em gel ou creme, mas sempresem álcool na composição para não irritar os olhos.Os shampoos infantis, aqueles anti-lágrimas, tam-bém servem para remover a maquiagem dos olhos.Aplique nas pálpebras e nos cílios, massageandosuavemente e depois enxague.

Sem maquiagem, é hora de retirar as lentes. Sigaà risca as instruções de como higienizá-las e comodeve ser feito o armazenamento adequado. Seguin-do essas dicas de como conservar lentes de contato,você garante que elas durem por mais tempo e omais importante, garante a saúde dos seus olhos.

A Alvema estác e l e b r a n d oagora em se-

tembro seus 33 anos deatuação no mercadomaranhense, na co-mercialização de veí-culos da marca FIAT.

A comemoração foicompartilhada com aque-les que fazem da Alvemaum empreendimentobem sucedido: seus co-laboradores. E contouainda com a presençasurpresa de diretores daFIAT Brasil, que teceramelogios ao histórico iliba-do da Alvema, que éuma das mais longevase bem estruturadas re-vendas da FIAT no país.

O sócio Manoel Diasreuniu todo o staff dastrês lojas, localizadas noCentro, Avenida dosHolandeses e Shoppingdo Automóvel para cele-brar todos estes anos desucesso no atendimentoágil e comprometido comos clientes maranhensese aproveitar para lançarem primeira mão a novae moderna marca Alve-ma, desenvolvida pelaagência 712 e que embreve será anunciadatambém para o mercado.

ALVEMA: 33 ANOS DE FIAT

Depyl Action: líder em depilação feminina

Cada vez mais mulheres procuram na depilação com cera uma forma de se livrar dos pelosindesejados. Com a notoriedade da depilação brasileira, conhecida mundialmente por brasilianwax, muitas celebridades declararam ser adeptas. Entretanto, o assunto ainda dá polêmica.Na

cidade que o sol é parceiro constante, ir para as praias de São Luís sem se depilar é arriscar passar pelomesmo constrangimento. Por isso, as lojas da Depyl Action, primeira rede brasileira de franquia especi-alizada em depilação feminina, são tão procuradas. Líder de mercado em São Luís e comandada porGraça Cavalcante, prima pelo bem-estar da clientela, oferecendo conforto, segurança e agilidade às clien-tes, nas quatro lojas instaladas nos bairros São Francisco, Calhau, Cohajap e Cohatrac.

Fotos: Danielle Vieira

Manoel Dias e os Gerentes Carlos Ozores e Régis Machado celebram comcolaboradores os 33 Anos da Alvema, concessionária FIAT em São Luís

Uma celebração interna repleta de emoção marcou os 33 Anos da Alvema,revendedora FIAT comandada por Manoel Dias e equipe

ALVEMA: 33 ANOS DE FIAT

McDonald’s abre as portas para a comunidade

O McDonald’s comemorou o Dia do Fundador, data em que RayKroc, fundador do primeiro restaurante da rede nos EstadoUnidos, completaria 108 anos. Para celebrar a data, o

McDonald’s abriu as portas dos restaurantes na quarta-feira, 6 de outubro,para que a comunidade conheça o outro lado do balcão. Executivos,funcionários dos escritórios, fornecedores e parceiros comerciais partici-param de atividades, percorrendo as instalações internas e vivenciandoum pouco do universo e padrões criados por Ray Kroc.

Do primeiro restaurante da rede, inaugurado em 1955 em Chicago, oMcDonald’s se transformou no líder mundial em serviço rápido de alimenta-ção fora de casa e em uma das seis marcas mais valiosas do planeta, deacordo com levantamento da consultoria Interbrand. São 32 mil restaurantesespalhados por 118 países. No Brasil, a marca chegou em 1979 e hoje contacom 585 restaurantes e 62 unidades de McCafé em 143 cidades, localizadasem 23 estados e no Distrito Federal. Na América Latina, a marca é operada

pela empresa Arcos Dourados, de capital latino-americano e detentora damaior franquia McDonald's no mundo, com 1.700 restaurantes distribuídosem 19 países da região onde são empregados mais de 100 mil funcionários.

SOBRE RAY KROC - Ray Kroc nasceu em 4 de outubro de 1902, emIllinois, nos Estados Unidos. Até os 52 anos, vendia máquinas de milk-shake, e foi assim que conheceu o restaurante dos irmãos McDonald.Logo reconheceu o potencial do negócio e o comprou, fundando o pri-meiro restaurante McDonald's em 1955.

De origem humilde e filho de imigrantes tchecos, Ray Kroc sempredestacou a importância de se manter fiel a princípios e valores pessoais,como a determinação e a persistência, que nortearam sua própria expe-riência profissional. Até fundar o McDonald’s, ele desempenhou diversasfunções e atuou como pianista de jazz, corretor de imóveis e vendedor decopos descartáveis e de máquinas de milk-shake. Durante a Primeira GuerraMundial, foi motorista de ambulância, junto com Walt Disney.

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Page 7: Edição do dia 17 e 18/10/2010

7TELEVISÃOO QUARTO PODERwww.oquartopoder.com SÃO LUÍS, DOMINGO/SEGUNDA, 17/18 DE OUTUBRO DE 2010

Áries21/3 a 20/4Não convém usar a profissão como escudo, en-frente os seus problemas de uma vez por todas.Estará mais carismático (a) e sensual. O clima éde maior erotismo e intimidade na vida a dois.

Touro21/4 a 20/5Não deixe que a ansiedade atrapalhe a sua ro-tina. Hoje, o maior perigo é o de se sobrecarre-gar. Não perca a chance de investir nas parceri-as. Trace planos de futuro com quem ama.

Gêmeos21/5 a 20/6Tente disciplinar melhor o seu dinheiro, do con-trário você poderá passar por alguns apuros. Oque conseguir será através do seu próprio es-forço. A dois, contenha a sua inconstância.

Câncer21/6 a 21/7Evite atritos com pessoas autoritárias. Proble-mas ligados ao ambiente doméstico ou familiartambém não estão descartados. Já na paixão, étempo de viver intensamente as suas emoções.

Leão22/7 a 22/8Não é um bom dia para assinar documentossem antes ler as entrelinhas. Você pode se de-parar com dificuldades com as quais não conta-va. Um pouco de privacidade pode atiçar a união.

Virgem23/8 a 22/9O dia é desfavorável para fechar negócios. Seusprojetos ganham impulso e velocidade, poden-do ter êxito ao lidar com o público. Novos hori-zontes estão se abrindo na área afetiva.

Libra23/9 a 22/10Você vai demonstrar uma maior capacidade deautocontrole, mas poderá encontrar dificuldadespara liderar. Tenha cuidado com possíveis con-correntes. O romance pode ficar de lado.

Escorpião23/10 a 21/11Não deixe que a apatia tome conta do seu astral.Nenhum vento é favorável quando não se sabeaonde quer chegar. A vida sentimental pode ga-nhar mais tempero a partir desta noite.

Sagitário22/11 a 21/12Não convém entrar em atrito com chefes ou su-periores. Respeite a necessidade de recolhi-mento e reflexão que a Lua Minguante sugere.Sua discrição vai favorecer a vida amorosa.

Capricórnio22/12 a 20/1Trabalho e romance podem bater de frente. Tal-vez seja preciso sacrificar um dos dois para queo outro cresça. No campo amoroso, o seu entu-siasmo será visível: aproveite a maré!

Aquário21/1 a 19/2Tente se aperfeiçoar para enfrentar a concorrên-cia. É hora de apostar alto na sua capacidade. Oastral revela maior estabilidade na paixão e vocêterá o apoio que sempre quis.

Peixes20/2 a 20/3O astral é dos mais promissores no trabalho,principalmente se faz o que gosta. No romance,as diferenças podem ser gritantes. Pare de adi-ar e resolva os problemas de uma vez.

Ti Ti Ti

PassioneMauro é solícito com os fiscais que visitam ametalúrgica, deixando Myrna, Noronha e Fredpreocupados. Clô demite Jackie. Berilo pedepara voltar com Agostina, mas ela o destrata.Felícia avisa a Clara que vai proteger Totó desuas investidas. Diogo convida Clara para sair.Fred confirma que o dinheiro desviado daempresa por Saulo está em sua conta. Felí-cia fica transtornada quando Fátima lhe mos-tra as fotos antigas que encontrou. Gemmae Alfredo convencem Agostina a ir para a festano sítio de Totó. Clô aconselha Berilo a sedivorciar de Agostina, já que ele escolheuficar com Jéssica. Fred depõe sobre o as-sassinato de Eugênio. Totó comemora comsua família e a de Candê a compra do sítio ea sociedade entre eles. Agnello se arrepen-de do que fez com Stela. Sinval não conse-gue convencer Lorena a mentir em seu depo-imento para ajudar a mãe. Diogo insiste parasaber como foi a vida de Clara na Itália.

Ariclenes diz a Marta que quer usar o fato deAmanda ser filha de Jacques para chantage-ar o rival. Luisa pede desculpas a Bruna.Suzana fica apreensiva ao chegar ao ateliêde Valentim. Ela teme ser acusada de trai-dora por sua equipe quando Valentim for re-velado. Luti se surpreende ao encontrar Val-quíria no ateliê. Rony Pear é impedido deentrar na inauguração e se disfarça de gar-çom para invadir a festa. Nicole vê Amandacom o vestido de Desirée e desaprova. Pe-dro convence a avó a lhe dar dinheiro e pegao carro de Valquíria escondido. Desirée dis-cute com Jorgito e ele rompe o noivado. Adri-ano sugere que Thaísa fique com Felipe.Marta não vai à inauguração do ateliê. Pe-dro leva Priscila para sair. Adriano conversacom Jacques quando Felipe se aproximapara tirar satisfação com o jornalista.

AraguaiaMariquita pede para Aspásia cuidar da es-tância enquanto ela estiver fora. Estela se-gue Solano quando o domador sai de casa.Neca, Pimpinela e as crianças constroemum teatro de bonecos. Janaína pede para seconfessar com Padre Emílio. Manuela e So-lano se encontram no campo de girassóis eela declara seu amor por ele. Padre Emíliose recusa a aplicar uma penitência por Ja-naína ter beijado Fred. Manuela pede parase encontrar com Solano em sigilo até queela conte sobre o relacionamento dos doispara Vitor. Estela chora ao ver Solano e Ma-nuela juntos. Bruno conta para Fred que Ja-naína e Nancy estão se desentendendo porcausa dele. Mariquita manda Aspásia nãocontar para Solano que ela vai viajar. Pimpi-nela e Neca apresentam o teatro para PadreEmílio e as crianças. Estela faz um ritual,ensinado por Ruriá, para esquecer Solano efazer com que a maldição se cumpra.

Angélica querAngélica querAngélica querAngélica querAngélica quer engravidar e dizengravidar e dizengravidar e dizengravidar e dizengravidar e dizque fará mandinga para ter meninaque fará mandinga para ter meninaque fará mandinga para ter meninaque fará mandinga para ter meninaque fará mandinga para ter menina

Sabrina é a nova rainha debateria da Vila Isabel

Com a saída de GracyanneBarbosa, que foi demitida nestasemana, o posto de rainha de

bateria da Vila Isabel seráocupado pela apresentadoraSabrina Sato, que assume o

mesmo posto que já ocupa naGaviões da Fiel, em São Paulo.A assessoria de Sabrina Sato

confirmou o convite daescola. O anúncio oficial

depende do acerto de algunsdetalhes, mas a repórter doPânico na TV já pode ser

considerada a substituta deGracyanne Barbosa.

Em 2011, a Vila Isabel virácom o enredo sobre cabelos,patrocinado pela Procter &

Gamble, dona da marcaPantene. Além de Sabrina, o

nome da modelo GiseleBündchen, garota-propagan-

da da marca, é especuladonos bastidores.

Gracyanne, que já foi rainhade bateria da Mangueira em

2008 e 2009, saiu à frenteda bateria da Vila Isabel

pela primeira vez neste ano.Já Sabrina Sato, que vai

assumir o cargo a partir de2011, já desfilou no Carna-val carioca pelo Salgueiro.

Mãe de Joaquim e Benício, Angélica diz que pensa em fazer mandingapara ter uma menina na próxima gravidez, em entrevista à revista "Contigo!".

"Quando fiquei grávida pela primeira vez, achava que seria menina, queria muitoque fosse. Pela coisa frufru, sabe? Mas vieram dois meninos e foi ótimo. Só que, hoje,

já que vou ter o terceiro, gostaria que fosse diferente, claro. Tô pensando até emfazer umas mandingas. Todo mundo fala que dá certo (risos)".

Angélica revela que predente engravidar novamente em 2011. "Vou engravidar noano que vem. Falo há um ano que quero ter mais um filho, aí toda hora acham que

estou grávida. Outro dia, cismaram com minha barriga numa foto. Tudo bem, podemme chamar de gorda (risos), mas grávida ainda não estou. E quando estiver, não

vou esconder. Eu e Luciano Huck tentamos fazer as coisas planejadinhas. DoJoaquim para o Benício, tivemos uma pressinha em engravidar logo porque

queríamos que os dois tivessem uma idade próxima. Agora é só ''fun''. Os meninosnão pedem irmãozinho, mas, quando surgem histórias de que estou grávida,

ficam felizes. Eles estão numa idade em que muitos amiguinhos têm irmãpequena, então acham legal, principalmente Joaquim. Benício ainda

adora ser o nenê da casa".

Angélica querAngélica querAngélica querAngélica querAngélica quer engravidar e dizengravidar e dizengravidar e dizengravidar e dizengravidar e dizque fará mandinga para ter meninaque fará mandinga para ter meninaque fará mandinga para ter meninaque fará mandinga para ter meninaque fará mandinga para ter menina

NovelaPassione:Noronha éo próximoa morrer

Advogado da Metalúrgica Gouveia,Noronha (Rodrigo dos Santos) será o

próximo personagem a morrer em “Passi-one”. Ele entrará com um revólver na salade Mauro (Rodrigo Lombardi), querendoque este entregue a ele um dossiê que o

incrimina pelo desvio de fundos daempresa. Os dois vão brigar pela posse da

arma, que vai disparar. Noronha seráatingido e morrerá instantâneamente. A

única testemunha será Melina, que estarásaindo do banheiro da sala de Mauro. Elapresenciará tudo. O será que ela vai fazer

de posse desta informação?

Comportamentode LindsayLohan na

reabilitaçãoé exemplar

Lindsay Lohan pareceestar levando a

reabilitação a sério.Segundo o site Celebu-zz, a atriz está seguin-

do todas as etapasdeterminadas pelo

programa da clínicaem que está internadana Califórnia e tem um

comportamentoexemplar.

Segundo fontes do site,a atriz distribui

autógrafos e pagou aviagem da filha de umapaciente que não tinhadinheiro para visitá-

la: "Ela é muitograciosa e tem se

esforçado", disse umafonte que trabalha no

local. Além disso,Lindsay segue umarotina rigorosa: ela

acorda às 5h30 todosos dias, se exercita naacademia, faz sessõesde terapia individuaise em grupo e frequentareuniões dos Alcoóli-cos Anônimos durante

a noite.

MalhaçãoCláudia se preocupa com Fred ao vê-lo sairpara a festa com Catarina e orienta o filho aficar longe de luzes piscantes. Seu Pinti-nho tenta atrapalhar a dança de Dona Zicae Farnel. Laura convida Fred para dançar.Ângela é hostil com Catarina e simula terum romance com Pedro. Pedro se deses-pera quando vê a luz estroboscópica ser aci-onada e pede a Theo para procurar Fred.Laura estranha o comportamento de Freddurante a dança. Theo encontra Fred e o for-ça a sair da Caldeira. Catarina fica irritadapor ter pedido a Pedro que não tivesse luzestroboscópica na festa. Lorelai filma a dis-puta de Babi e Josiane na pista de dança.Dona Zica e Farnel conversam e Seu Pinti-nho se esconde para ouvi-los. Josiane beijaMaicon e Babi beija Franja, para provocar ogoleiro. Osama coloca em rede o “videolog”de protesto de Duda. Fred deixa Laura emcasa. Maicon reclama com Babi e Franja oenfrenta. Eric beija Catarina de surpresa eLorelai filma. Ângela aponta o telão paraPedro, que vê o beijo e fica arrasado.

Page 8: Edição do dia 17 e 18/10/2010

SÃO LUÍS, DOMINGO/SEGUNDA, 17/18 D E OUTUBRO DE 20108GERAL O QUARTO PODER

www.oquartopoder.com

Ministério e Tribunal queremsaber onde estão 5 milhões

O jornalista Itevaldo Júni-or divulgou, este mês, emseu blog, o seguinte texto:“No fim de setembro publiqueiaqui no blog que o governo doprefeito João Castelo (PSDB)arrecadou R$ 5 milhões comas operações urbanas em2009. Escrevi ainda que asoperações foram realizadasbasicamente pelas constru-toras nas obras de prédios,acima de 12 andares.

O Ministério Público Es-tadual foi atrás e encontrou“operações” mais estranhasdo que a apontada no textoCadê a grana da operação ur-bana João Castelo?

O MP acionou o Tribunalde Contas do Estado (TCE)solicitando uma auditoria nas

despesas efetuadas com osrecursos das operações urba-nas realizadas pela Prefeitu-ra de São Luís.

O conselheiro RaimundoOliveira recebeu a solicitaçãodo MP e encaminhou para aUnidade Técnica de Fiscaliza-ção para serem tomadas asprovidências. Documentos deposse do MP revelam que oprefeito Castelo já recolheu asburras da Prefeitura de SãoLuís bem mais que os R$ 5milhões relevados pelo blog.

O MP e o TCE fazem asua parte. Resta agora, a Câ-mara Municipal de São Luíscumprir o seu papel.

Se a Câmara de Vereado-res achar por bem não ir dire-to ao gabinete do prefeito-tu-

Av. 01, Quadra 09, nº 08 - A, Resid. Pinheiros I -São Luis/MAFone/Fax: (98) 3223 - 9958

cano Castelo, pode passarantes na sala do secretário deHabitação e Urbanismo, Do-mingos Brito…”

A DENUNCIA FEITA PORITEVALDO EM SETEMBRO“Cadê a grana da operaçãourbana João Castelo A ges-tão do prefeito João Castelo(PSDB) arrecadou R$ 5 mi-lhões com as operações ur-banas em 2009. As operaçõesforam realizadas basicamen-te pelas construtoras nasobras de edifícios, acima de12 andares.

O Ministério Público Es-tadual, a o Tribunal de Con-tas do Estado (TCE) e a Câ-mara de São Luís tem queapurar o destino desses re-cursos. Os valores estão ex-pressos nas atas que tratamde operação urbana na Se-cretaria Municipal de Habi-tação e Urbanismo.

A Operação Urbana é oprocedimento onde a Prefei-tura aumenta a área total deedificação e o gabarito má-ximo, a partir da propostafeita pelos proprietários dosimóveis (em sua maioriaconstrutoras).

Por exemplo, em SãoLuís a legislação urbanísticaprevê que os gabaritos dosedifícios devam ter entre 10e 12 pavimentos, porém nosbairros do Renascença II,Ponta da Areia e Ponta doFarol, a maioria tem 15 pavi-mentos, o acréscimo de trêsandares é resultante de umaoperação urbana.

A lei municipal 3254/92que regula as operações ur-banas, prevê que a possibi-lidade de depósito em di-nheiro na conta bancária.Além disso, as restituiçõesurbanísticas podem ocorrercom a construção de equipa-mentos de interesse social(escolas, creches, mercados,hospitais, etc), ou ainda(água, esgoto, telefonia, ruas,áreas verdes). Poderia…

Mas, Castelo preferiu oque está posto nos artigo VIIe VIII da lei 3254/92. O séti-mo artigo estabelece que: “acontrapartida oferecida peloparticular seja de ordem mo-netária, será aberta uma con-ta bancária específica paraseu registro contábil, passí-vel de aplicação no merca-do financeiro, enquanto nãoutilizada”.

O valor da contrapartidapaga pelo proprietário do imó-vel (construtora) nunca é in-ferior a, no mínimo, 80% dobenefício econômico decor-rente das alterações urbanís-ticas. Quanto será que cus-ta três novos andares numaconstrução na Ponta da Areiaou São Marcos, no entornoda sede da AABB? “

A população de São Luistem pressa e quer saber asobras nas quais foram inves-tidos os 5 milhões de reaisarrecadados pela prefeiturade São Luis. Por isso, pe-dem a ação enérgica do Mi-nistério Público e do Tribunalde Contas do Estado.

CASTELO INVESTIGADO

Prefeito de São Luís, João Castelo

AnuncieAnuncieAnuncieAnuncieAnuncieAquiAquiAquiAquiAqui

4141-08914141-08914141-08914141-08914141-08913245-38093245-38093245-38093245-38093245-3809

AnuncieAnuncieAnuncieAnuncieAnuncieAquiAquiAquiAquiAqui

FONES:FONES:FONES:FONES:FONES:

Novas regras para credenciamentode universidades já estão em vigor

Regras mais rígidas parao credenciamento e recreden-ciamento das universidadesanunciadas pelo Ministérioda Educação (MEC) na ter-ça-feira (5) entram em vigornesta sexta-feira (15) com apublicação de resolução doConselho Nacional de Edu-cação (CNE) no Diário Ofici-al da União.

As novas regras incluema exigência de que a institui-ção tenha nota 4, de escalaque vai a 5, em avaliações doministério para poder pedircredenciamento. Além disso,será obrigatório ter quatromestrados e dois doutorados.

As universidades já exis-tentes no país terão um pe-ríodo de adaptação. Deverãoter três programas de mes-trado e um de doutorado apartir de 2013, e terão até2016 para ter quatro mestra-dos e dois doutorados.

As regras valem para uni-versidades federais e privadas.“São exigências objetivas,mais fáceis para o MEC e oconselho avaliarem”, disse asecretária da Educação Su-perior, Maria Paula Dallari,em entrevista concedida em5 de outubro.

Os centros universitáriospoderão pedir credenciamen-

to após nove anos de funcio-namento regular e as faculda-des poderão fazer o mesmoapós doze anos de funciona-mento.

Outros requisitos obriga-tórios, segundo a resoluçãodo CNE, serão a capacita-ção de professores, um sis-tema de avaliação instituídona universidade, trajetóriainstitucional e desenvolvi-mento de atividades acadê-micas no nível regional.

Regras como ter um ter-ço do corpo docente em tem-po integral e ter um terço dosprofessores com mestrado edoutorado foram mantidas.

Universidades que não preen-cherem os requisitos poderãoser recredenciadas como cen-tros universitários.

Segundo levamento fei-to pelo jornal O Estado deS.Paulo com base em da-dos da Coordenação deAperfeiçoamento Pessoalde Nível Superior (Capes),de 187 universidades fede-rais e particulares do país,91 não têm os programas depós-graduação exigidospela nova norma. Delas, 12são federais; as demais sãoinstituições particulares. ACapes não confirma as infor-mações do levantamento.