edição do dia 15/05/2013

8
oquartopoder.com [email protected] Twitter - oquartopoder4# face - Jornal O Quarto Poder Orkut - O Quarto Poder Jornal Gmail - [email protected] ANO 7 NÚMERO 1204 SÃO LUÍS - MA, QUARTA-FEIRA, 15 DE MAIO DE 2013 PREÇO - R$ 2,00 Detran-MA e Viva Cidadão atenderão nos próximos sábados e domingos Atendimento Com o objetivo de otimizar ainda mais a entrega de do- cumentos de licenciamento de veículos 2013 devolvidos pe- los Correios, mediante o início das fiscalizações realizadas pelos agentes de trânsito, o Departamento Estadual de Trân- sito (Detran-MA) e o Viva Cidadão-Unidade Praia Grande, em São Luís, promovem um atendimento extraordinário de entre- ga dos documentos nos sábados, dias 18 e 25, e nos domin- gos, dias 25 e 26 (próximos dois finais de semana). Página 6 Esporte Nem Ronaldinho Gaúcho, nem Kaká. O técnico Luiz Felipe Scolari divulgou nesta terça-feira a lista dos 23 jogadores convo- cados para defender a Seleção na Copa das Confederações e deixou os dois cam- peões mundiais de 2002 fora. A principal surpresa da relação é o meia-atacante Bernard, do Atlético-MG. Página 4 Felipão anuncia a lista sem Kaká e Ronaldinho P ODER Redes Sociais Moradores da Travessa da Paz, no bairro Porto do Braga, no município de Raposa, distante 28 km de São Luís, procuraram o Blog do Udes Filho, para denunciar a situação de total descaso e abandono pelo poder público em que se encontram. De acordo com o Francisco Angelos Marques Junior, no período das chuvas, por falta de um sistema adequado de drenagem, a cada ano a Travessa da Paz fica inundada, prejudicando vários moradores, destruindo móveis e eletrodomésticos, além de contribuir para o surgimento de doenças que atingem, principalmente, as crianças do bairro. Blog do Udes Filho - Página 2 Prefeitura prejudica moradores da Raposa Decisão do CNJ obriga cartórios a fazer casamento homossexual Página 2 Segurança Pública ganha reforço de mais 211 novas viaturas Página 3 CMDCA divulga edital para financiamento de projetos sócio-educativos Página 5 O Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente de São José de Ribamar divulgou edital para seleção de 15 projetos, direciona- das para as crianças e adolescentes da cidade, que serão custeados com recursos do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente.

Upload: o-quarto-poder

Post on 29-Mar-2016

224 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

o quarto poder

TRANSCRIPT

Page 1: Edição do dia 15/05/2013

oquartopoder.com

[email protected]

Twitter - oquartopoder4#

face - Jornal O Quarto Poder

Orkut - O Quarto Poder Jornal

Gmail - [email protected]

ANO 7 NÚMERO 1204 SÃO LUÍS - MA, QUARTA-FEIRA, 15 DE MAIO DE 2013 PREÇO - R$ 2,00

Detran-MA e Viva Cidadão atenderão

nos próximos sábados e domingos

Atendimento

Com o objetivo de otimizar ainda mais a entrega de do-

cumentos de licenciamento de veículos 2013 devolvidos pe-

los Correios, mediante o início das fiscalizações realizadas

pelos agentes de trânsito, o Departamento Estadual de Trân-

sito (Detran-MA) e o Viva Cidadão-Unidade Praia Grande, em

São Luís, promovem um atendimento extraordinário de entre-

ga dos documentos nos sábados, dias 18 e 25, e nos domin-

gos, dias 25 e 26 (próximos dois finais de semana).Página 6

Esporte

Nem Ronaldinho Gaúcho, nem Kaká.

O técnico Luiz Felipe Scolari divulgou nesta

terça-feira a lista dos 23 jogadores convo-

cados para defender a Seleção na Copa

das Confederações e deixou os dois cam-

peões mundiais de 2002 fora. A principal

surpresa da relação é o meia-atacante

Bernard, do Atlético-MG.Página 4

Felipão anuncia a lista

sem Kaká e Ronaldinho

PODER

Redes Sociais

Moradores da Travessa da Paz, no bairro Porto do Braga, no município de Raposa, distante 28 km de

São Luís, procuraram o Blog do Udes Filho, para denunciar a situação de total descaso e abandono pelo

poder público em que se encontram. De acordo com o Francisco Angelos Marques Junior, no período das

chuvas, por falta de um sistema adequado de drenagem, a cada ano a Travessa da Paz fica inundada,

prejudicando vários moradores, destruindo móveis e eletrodomésticos, além de contribuir para o surgimento

de doenças que atingem, principalmente, as crianças do bairro. Blog do Udes Filho - Página 2

Prefeitura prejudica

moradores da Raposa

Decisão do CNJ obriga cartórios

a fazer casamento homossexualPágina 2

Segurança

Pública ganha

reforço de mais

211 novas

viaturasPágina 3

CMDCA divulga edital

para financiamento de

projetos sócio-educativos

Página 5

O Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente de São

José de Ribamar divulgou edital para seleção de 15 projetos, direciona-

das para as crianças e adolescentes da cidade, que serão custeados

com recursos do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente.

Page 2: Edição do dia 15/05/2013

2 O QUARTO PODER - São Luís, quarta-feira, 15 de maio de 2013- Geral

Moradores da Raposa sofrem porpéssimo trabalho da Prefeitura

Moradores da Travessada Paz, no bairro Porto doBraga, no município de Ra-posa, distante 28 km de SãoLuís, procuraram o Blog doUdes Filho, para denunciar asituação de total descaso eabandono pelo poder públicoem que se encontram.

De acordo com o Francis-co Angelos Marques Junior, noperíodo das chuvas, por falta deum sistema adequado de dre-nagem, a cada ano a Travessada Paz fica inundada, prejudi-cando vários moradores, des-truindo móveis e eletrodo-mésticos, além de contribuirpara o surgimento de doen-ças que atingem, principal-mente, as crianças do bairro.

Ainda de acordo comFrancisco Angelo, que seencontra com uma das per-nas quebrada, vítima de aci-dente, a água que empossana rua invade as casas cau-sando enormes prejuízos aosmoradores do local.

“Já perdi dezoito sacos de

cimento, depois que as águasda chuva começaram a inva-dir a minha casa. O cimentoperdido seria usado para me-lhorar a minha casa. Queroser indenizado , isso não éjusto”, desabafou Francisco.

Os moradores informa-ram ao Blog do Udes Filho,que o problema é antigo e queos vereadores do município,o secretário de Obras (o ex-vereador Rabelo) e o atualprefeito, Clodomir Oliveira,são sabedores da situação.

“O Rabelo veio aqui, ecolocou uns canos finos quejamais teriam condições deescoar as águas da chuva. Asituação ficou ainda pior”, in-formaram os moradores.

O secretário de Obras deRaposa, Pantaleão Rabelo,não foi localizado pelo blogpara prestar esclarecimentossobre o caso. Na prefeitura,ninguém quis se pronunciarsobre o assunto.

As doenças que afligem asvitimas das águas das chuvas

Decisão do CNJ obriga cartóriosa fazer casamento homossexual

Renovado pedido de

vistas a veto que cria

secretariade Cultura

Mais uma vez nesta ter-ça-feira, (14), foi pedido vis-tas ao veto ao projeto quecria a Secretaria Municipalde Cultura, tendo a CâmaraMunicipal de São Luís nãorealizado sessão ordinária,com o mesmo procedimen-to acontecendo nesta quar-ta-feira, (15), devendo voltarà normalidade somente napróxima segunda-feira, (20).Desta vez, o autor do pedi-do foi o vereador Fábio Câ-mara (PMDB), alegando quea iniciativa é motivada paraque “vote a matéria me sen-tindo mais seguro, e tam-bém porque irei discutir aquestão com representa-ções ligadas a movimentosculturais”.

Para evitar que possa ha-ver sucessivos pedidos devista, o que trancaria a pau-ta do parlamento impossibi-litando de apreciar e votarqualquer outra matéria, o pre-sidente do Legislativo Ludo-vicense, vereador AntonioIsaias Pereirinha (PSL), lan-çou a proposta que seria con-cedido o pedido do parlamen-tar peemedebista com ocompromisso do veto servotado em definitivo na pró-xima segunda-feira. Coloca-da em votação a proposiçãofoi aprovada pela maioria,tendo votado contra os vere-adores Marlon Garcia e Lu-ciana Mendes, da bancadado PTdoB, e Fábio Câmara.

O trio contrário a propos-ta aprovada iniciou uma dis-cussão defendendo o artigo173 do Regimento Internoque garante o pedido de vis-ta a todos os vereadores. Ini-cialmente o vereador doPMDB afirmou que a deci-são tomada “enfraquece a

nossa Casa, já que o verea-dor foi eleito pelo pov e temseu direito tolhido”, enquan-to a parlamentar do PTdoBfoi incisiva ao dizer que “nes-sa questão o vereador temdireito e ponto final”. Já Mar-lon Garcia afirmou que mes-mo com a aprovação da pro-posta de votação do veto emdefinitivo na segunda-feira,apresentará o seu pedido devista.

Empobrecimento – De-clarando que irá votar con-tra o veto do prefeito Edival-do Holanda Junior, o verea-dor Ivaldo Rodrigues (PDT)falou que os parlamentaresque votarem pela manuten-ção do veto estarão contri-buindo para o empobreci-mento da cultura ludovicnse,“já que dispomos de umagrande diversidade cultural etemos de criar uma estrutu-ra propícia para a nossa ri-queza cultural”.

O parlamentar pedetistafalou que “não posso desfa-zer o voto passado, e os ve-readores que votaram pelacriação da secretaria e vo-tarem contra agora estarãodesvotando. Se esse verbonão existir no dicionário pas-sará a existir, pois o verea-dor que votou estará desvo-tando, e eu tenho a relaçãodos vereadores que votarama favor e estão com outraposição agora”. Sobre o as-sunto, o vereador Chico Car-valho (PSL) disse que “eu jávi isso tantas vezes, quan-tas vezes um projeto é vota-do e depois é aprovado o seuveto, o próprio vereador Ival-do Rodrigues, quando eravice-líder do governo JoãoCastelo por diversas vezesdesvotou diversas matérias”.

Com a falta de um siste-ma de drenagem realmenteeficaz, os moradores do Por-to do Braga se tornam refénsda situação, impedidos de ire vir em suas próprias resi-dências e sujeitos ás doen-ças características do perío-do das chuvas.

Leptospirose: Devido auma bactéria presente na uri-na e nas fezes de animaiscomo ratos, porcos, cabras,ovelhas, cães, bois e vacas;

Pneumonia: Devido aentrada de fungos no sistemarespiratório gerando sintomasparecidos com os da gripe;

Malária: Transmitida pelapicada do mosquito da malá-ria, que leva a um comprome-timento do fígado e do sangue;

Micose: Doença de pelecausada por um fungo, quepenetra na pele, gerando sin-tomas como coceira, verme-lhidão e pequenas feridas;

Toxoplasmose: Devidoao consumo de alimentoscontaminados com o vírus da

O Conselho Nacional deJustiça (CNJ) aprovou nestaterça-feira (14), por maioriade votos (14 a 1), uma reso-lução que obriga os cartóri-os de todo o país a celebraro casamento civil e conver-ter a união estável homoafe-tiva em casamento.

Os cartórios não poderãorejeitar o pedido, como acon-tece atualmente em algunscasos. A decisão do CNJ po-derá ser questionada no Su-premo Tribunal Federal (STF).

Segundo o presidente do

Fábio Câmara fez pedido de vistas por 48 horas

CNJ e autor da proposta, Jo-aquim Barbosa, que tambémé presidente do STF, a reso-lução visa dar efetividade àdecisão tomada em maio de2011 pelo Supremo, que libe-rou a união estável homoafe-tiva.

Conforme o texto da re-solução, caso algum cartó-rio se recuse a concretizar ocasamento civil, o cidadãodeverá informar o juiz corre-gedor do Tribunal de Justiçalocal. "A recusa implicaráimediata comunicação ao

respectivo juiz corregedorpara providências cabíveis."

A decisão do CNJ valeráa partir da publicação no "Di-ário de Justiça Eletrônico", oque ainda não tem data paraacontecer.

Atualmente, para concre-tizar a união estável, o casalhomossexual precisa seguiros trâmites em cartório. Atéagora, para o casamento,eles pediam conversão daunião estável em casamentoe isso ficava a critério decada cartório, que podia ou

não conceder.Agora, a conversão pas-

sa a ser obrigatória e efetiva-da por meio de ato adminis-trativo, dentro do próprio car-tório. O cartório, embora ór-gão extrajudicial, é subordi-nado ao TJ do estado.

O casamento civil de ho-mossexuais também estáem discussão no CongressoNacional. Para Joaquim Bar-bosa, seria um contrassen-so esperar o Congresso ana-lisar o tema para se dar efe-tividade à decisão do STF.

toxoplasmose, presente nasfezes de cães e gatos;

Febre tifóide: Devido aoconsumo de alimentos con-taminados com uma bacté-ria chamada Salmonela, ge-rando sintomas como febre,enjôo e dor de barriga;

Hepatite: Devido ao con-sumo de água ou de alimen-tos contaminados com o ví-rus da hepatite, gerando coramarelada na pele e nosolhos, devido ao comprome-timento do fígado.

Para evitar estas doençasrecomenda-se não entrar emcontato com as águas daenchente e quando as águabaixarem lavar tudo o que aágua da enchente molhoucom cloro para matar todosos microorganismos nocivos.

É preciso ainda usar re-pelente nos dias a seguir asenchentes, só beber águaclorada ou filtrada e comeralimentos que não tenhamentrado em contato com aságuas sujas da enchente.

Page 3: Edição do dia 15/05/2013

O QUARTO PODER - São Luís, quarta-feira, 15 de maio de 2013 Geral - 3

4º PODER PODER PODER PODER PODER

Diretor GeralUdes Cruz Filho

FinanceiraRosário A.Cruz

AdministrativoCélia Lima Ferreira

JurídicoSaíle Azevêdo da Cruz

José Silva Junior

EditoraçãoCris Almeida

U.L. DA CRUZ FILHO - CNPJ: 09.406.142/0001-28 -Telefones: (98) 3274-3007 / 8272-4183 / 9911-8325

mai l : [email protected]

Endereço : Av. Odilo Costa Filho, N° 55, Parque.Universitário – Cep 65059-810 - São Luís-MA.

Segurança Pública ganha reforço

de mais 211 novas viaturas

Maranhão

Gil Cutrim e Roberto Rocha

discutem parcerias institucionais

Entre os municípios

Comissão de DireitosHumanos recebe casos deabuso e grilagem de terras

Na Assembleia Legislativa

A Comissão de DireitosHumanos e das Minorias(CDHM) da Assembleia Le-gislativa realiza na manhãdesta quarta-feira (15) maisuma reunião ordinária em quereceberá denúncias de casosde abuso sexual e tambémdiscutirá situação de conflitode terra no Maranhão.

De acordo ElizianeGama, na reunião será pau-tada a situação de vulnera-bilidade na região de Pinheiroe o caso de abuso sexual deadolescente violentada por30 homens em uma dasIlhas do município.

Os parlamentares que inte-gram a Comissão de DireitosHumanos também farão umavisita na tarde desta quarta-fei-ra a uma comunidade conhe-cida como Engenho, que estáem situação de conflito.

No mês passado, osmembros da comissão rece-beram um grupo de lavrado-res da localidade de Enge-nho, na Vila Sarney, em SãoJosé de Ribamar. Eles de-nunciaram grilagem de ter-ras e conflitos agrários en-volvendo um ex-deputado.

Segundo os denuncian-tes, as famílias residem nalocalidade há mais de 100anos e trabalham com o cul-tivo de hortaliças. A comis-são foi informada que capan-gas estão ocupando a áreae intimidando os lavradores.

Eliziane Gama informouque a comissão fará esta vi-sita in loco a área às 14hacompanhada por represen-tantes de órgãos como De-fensoria Pública, Fórum deMoradia, OAB e ComissãoPastoral da Terra.

Em reunião realizada nes-ta última segunda-feira, o pre-sidente da Federação dosMunicípios do Estado doMaranhão (Famem) e prefei-to de São José de Ribamar,Gil Cutrim (PMDB), e o vice-prefeito de São Luís, Rober-to Rocha (PSB), discutirama celebração de parceriasinstitucionais entre os doismunicípios.

Na ocasião, Cutrim, nacondição de presidente daentidade municipalista, ga-rantiu empenho no sentido deincentivar outras cidadesmaranhenses, dentre elas aslocalizadas na região metro-politana, a aderirem ao Con-sórcio Intermunicipal de Agri-cultura e Abastecimento (Cin-pra), presidido pelo vice-pre-feito da capital.

“São José de Ribamar iráaderir ao Cinpra, que tempapel importante na formula-ção de novas políticas públi-cas no setor da agriculturafamiliar. Mostraremos essaimportância também para os

demais municípios do Mara-nhão, inclusive os da Gran-de Ilha, no sentido de queeles também façam essaadesão”, afirmou Gil Cutrim.

Na área institucional, osdois gestores discutiram aformulação de parcerias en-tre as duas prefeituras paraatuar, principalmente, naschamadas áreas limítrofes

entre São José de Ribamare São Luís. “Meu desejo, odo Roberto e o do prefeitoEdivaldo Holanda Júnior é quepossamos, por exemplo, exe-cutar trabalhos conjuntos nosetor de pavimentação deruas e avenidas destas áre-as limítrofes. Essa parceriaamadurece e se consolida acada dia e tenho certeza que,

em breve, anunciaremos asprimeiras ações”, informouCutrim.

Roberto Rocha elogiou ainiciativa do prefeito ribama-rense de defender as parce-rias institucionais entre osdois municípios e a sua vi-são sobre a importância doCinpra.

“Quando você tem muni-cípios fortes, consequente-mente, você terá um Estadomais forte e igual. O Gil, nascondições de prefeito e pre-sidente da Famem, vem de-monstrando competêncianesse trabalho de fortaleci-mento do municipalismomaranhense”, disse.

Com o anúncio da inclu-são de São José de Ribamarno Consórcio Intermunicipalde Agricultura e Abasteci-mento, o mesmo passará acontar com as participaçõesde nove cidades – já fazemparte São Luís, Barreirinhas,Humberto de Campos, Axixá,Morros, Alcântara, Icatu eRosário.

Gil e Roberto discutiram vários assuntos ligados ao municipalismo

Em todo o país

Justiça Eleitoral cancela 1,35milhão de títulos de eleitor

A Justiça Eleitoral cance-lou 1.354.067 títulos de elei-tor em todo o país, informounesta terça-feira (14) o Tribu-nal Superior Eleitoral (TSE).Teve o documento cancela-do quem deixou de votar nastrês últimas eleições, nãojustificou a ausência e nãocompareceu a um cartórioeleitoral até 25 de abril pararegularizar a situação.

Segundo o TSE, os elei-tores menores de 18 anos,maiores de 70 anos e os anal-fabetos não tiveram o títulocancelado.

As faltas são considera-das a cada turno, ou seja, seum eleitor deixou de votar noprimeiro e no segundo turnode uma mesma eleição –

como a realizada para prefei-to e vereador em 26 estadosno ano passado –, são con-tadas duas eleições paraefeito de cancelamento.

Os eleitores ainda pode-rão regularizar a situação emqualquer cartório eleitoral.Para isso, terão de pagar umamulta de R$ 3,50 por turno.

A lei prevê que o eleitorcom título cancelado fica ex-cluído da participação naeleição, pode ser impedido detirar passaporte ou carteira deidentidade, receber saláriosde função ou emprego públi-co, tomar posse em cargopúblico e renovar matrículaem estabelecimento de en-sino oficial ou fiscalizadopelo governo.

A Segurança Pública ga-nhou reforço de mais 211 vi-aturas. Os novos veículosserão empregados no polici-amento ostensivo, preventivo enas investigações das Políci-as Civil e Militar. Os equipa-mentos, também destinadosao Corpo de Bombeiros, foramentregues durante cerimôniana manhã de terça-feira (14),no Quartel Geral da PolíciaMilitar. Presentes o secretáriochefe da Casa Civil, JoãoAbreu, que no ato representoua governadora Roseana Sar-ney; e os secretários de Esta-do de Segurança Pública, Alu-

Parte dos veículos entregues pela Secretaria de Segurança Pública

isio Mendes; de AssuntosEstratégicos, Alberto Franco,deputados federais, estaduaise oficiais da PM.

Além das viaturas, o Go-verno do Estado colocará nasruas, este ano, mais 2 milpoliciais militares, 150 bom-beiros e 229 policiais civispor meio do maior concursopúblico para a área da Segu-rança Pública. O certameestá em fase de finalizaçãodos testes de aptidão física.

Foram investidos na com-pra das viaturas recursos naordem de R$ 9,5 milhões,sendo R$ 7.490.250,00 oriun-

dos dos cofres estaduais eR$ 1.288.000 resultantes deduas emendas parlamenta-res dos deputados federaisLourival Mendes e SétimoWaquim.

O secretário chefe daCasa Civil, João Abreu, des-tacou que o Governo do Ma-ranhão tem se empenhadoem melhorar os indicadoresde segurança em todo o es-tado. “A Segurança Públicasempre foi uma prioridade dagovernadora Roseana Sar-ney. Com estas novas viatu-ras estaremos, sem dúvida,melhorando os indicadoresde segurança em todo o es-tado. Esta é mais uma de-monstração do compromissocom a população”, pontuou.

Aluisio Mendes afirmouque a meta é que o Siste-ma de Segurança Públicaseja um dos mais bem equi-pados do Brasil para que apopulação seja sempre bematendida. “Com a entregadestas viaturas, o Sistemade Segurança ganha maisum instrumento para fazerfrente à criminalidade nãosó no interior do estado,mas também na capital. Osnovos equipamentos darãoapoio ainda nas ações de

defesa civil do Corpo de Bom-beiros”, destacou o titular daSegurança Pública, afirman-do que a frota de veículos daPM do Maranhão é a tercei-ra mais nova do Brasil.

DistribuiçãoDo total de veículos entre-

gues, são 150 motocicletas,25 Pajero Dakar, 16 Fiesta,10 Vans Ducato, 02 Micro-ônibus, 01 L-200 Triton, 04ambulâncias, 02 carros guin-cho com plataforma Ford 816e um veículo Auto-BombaTanque (ABT).

As cidades de IgarapéGrande, Carutapera, VargemGrande, Tuntum, PresidenteDutra, São Bento, Campes-tre, Ribamar Fiquene, AltoAlegre, Montes Altos, Cide-lândia, Santa Rita, Presiden-te Vargas, Peritoró, CandidoMendes, Cururupu, Pinheiro,Timon, Zé Doca, Codó, Rosá-rio, Colinas, Bacabal, Coroa-tá, entre outras receberam,nesta fase, novas viaturas.

“Com mais esta nova via-tura destinada a nossa cida-de, a população se sentirámais tranquila, pois teremosum maior patrulhamento daPM nas ruas”, comentou oprefeito de Buriti, Rafael Mes-quita.

Page 4: Edição do dia 15/05/2013

4 O QUARTO PODER - São Luís, quarta-feira, 15 de maio de 2013- Cidades e Esportes

Corinthians tenta

primeira virada em

mata-mata na era Tite

Futebol

Prefeitura de São Luís

inicia atualização

cadastral para artesãos

Recadastramento

Felipão anuncia a lista

sem Kaká e Ronaldinho

Copa das Confederações

Nem Ronaldinho Gaú-cho, nem Kaká. O técnico

Luiz Felipe Scolari divulgounesta terça-feira a lista dos

23 jogadores convocadospara defender a Seleção naCopa das Confederações edeixou os dois campeõesmundiais de 2002 fora. Aprincipal surpresa da rela-ção é o meia-atacante Ber-nard, do Atlético-MG.

- Se não der certo, eu te-nho que estar preparado paraisso. Convoquei A, B ou Cpois acredito que isso é omelhor para a seleção brasi-leira. Acredito que mesmoque eu levasse o jogador quejornal quer ou que a televi-são quer, iria ter pressão. Opau vai comer de qualquerjeito - disse Felipão ao serquestionado sobre a ausên-cia de Ronaldinho.

O camisa 10 tem brilha-do pelo Atlético-MG, queestá classificado para asquartas de final da Liberta-dores e ficou perto do títulodo Campeonato Mineiroapós golear o Cruzeiro por 3a 0 na primeira partida da fi-nal. Em abril, Ronaldinho foicapitão e titular da Seleção

Sorteados endereços de 1.206 famílias

beneficiadas com o Programa em SL

Minha Casa, Minha Vida

nos amistosos com Bolívia(4 a 0) e Chile (2 a 2).

Antes do empate com oschilenos, no Mineirão, omeia-atacante se apresen-tou com 25 minutos de atra-so no hotel da delegação emBelo Horizonte, o que podeter complicado sua situa-ção com Felipão. Segundoa programação divulgada nosite oficial da CBF, os jo-gadores deveriam chegaraté as 19h (de Brasília), masRonaldinho entrou às19h25m pela garagem.

- A apresentação é parao jantar, às 19h30m. Eu nun-ca cheguei atrasado na mi-nha carreira – disse o cra-que do Galo no dia.

Coordenador da Seleção,Carlos Alberto Parreira mini-mizou o atraso ao ser ques-tionado na época:

- Ninguém considerouatraso. Não demos importân-cia para isso. Não entendemosporque deram tanto espaçopara isso. Às 19h30 ele esta-va jantando com a equipe.

A Prefeitura de São Luísesteve presente no sorteiodos endereços dos 1.206imóveis pela segunda etapado “Programa Minha Casa,Minha Vida”, realizado nestaterça-feira (14), no Parque doBom Menino. Os empreendi-mentos estão distribuídosem quatro conjuntos habita-cionais: Residencial NovaAurora II e IV (Cohatrac V), eRecanto Verde I e III (na Es-trada de Ribamar).

Representando o prefeitode São Luís, o assessor es-pecial para assuntos de ha-bitação, Geraldo Castro So-brinho, parabenizou os con-templados pela conquistada casa própria e aprovei-tou para anunciar a entre-ga de mais três mil imóveisaté o fim do ano. Ele res-saltou, ainda, a atenção daPrefeitura para a captaçãode novos empreendimentospara São Luís, junto ao Mi-nistério das Cidades, con-siderando esta uma das pri-oridades da gestão.

“Em fevereiro entregamosos imóveis da primeira etapado Programa, o ResidencialSão José V, e hoje parte doRecanto Verde e parte doResidencial Nova Aurora.

Já nos preparamos paraentregar em junho as uni-dades restantes dessesdois empreendimentos. Atéo fim do ano cumpriremoso calendário com a entregacasas da área da Ribeira.Iremos levar essa realida-de para a ministra da Cida-de e captar recursos paraaumentar as unidades ha-bitacionais nesta cidade”,anunciou Geraldo Castro.

Os imóveis do Programa“Minha Casa, Minha Vida”foram destinados a pessoasde baixa renda, portadores denecessidades especiais, ido-sos, moradores de áreas derisco e participantes do pro-grama “Aluguel Social” daSecretaria da Criança e As-

sistência Social (Semcas).Maria Roziete Moraes, 27

anos, foi beneficiada com oaluguel social durante oitoanos. Ela deixou a casa quemorava com a família, nobairro da Areinha, por ser focode alagamento. Com a filhade apenas cinco meses nocolo, a dona de casa sorteouo endereço do novo aparta-mento onde irá morar com omarido e os dois outros filhos.

“Estou muito feliz por-que há anos esperamos tera nossa casa própria. An-tes nós vivíamos preocupa-dos, porque assim que cho-via, a casa que morávamos,na Areinha, enchia de água”,relembrou.

Além de conhecer seus

O campeão invicto daTaça Libertadores de 2012 vaienfrentar uma situação atípi-ca nesta quarta-feira. Pelaprimeira vez na era Tite, oCorinthians vai entrar em des-vantagem no segundo jogo deum mata-mata de qualquercompetição. Após a derrotapor 1 a 0 para o Boca Juni-ors na Argentina, há duassemanas, o Timão terá deenfrentar um rival tradicional,trancado na defesa e prontopara tentar eliminar o atualdono da América no jogo devolta das oitavas de final, nes-ta quarta, no Pacaembu.

Desde que chegou aoCorinthians, em outubro de2010, o técnico teve seis sé-ries de mata-matas entreTaça Libertadores e Campe-onato Paulista, naquele for-mato tradicional, com jogosde ida e volta. Nunca perdeuo primeiro jogo, ainda quetenha sido eliminado duasvezes - contra o DeportesTolima, na Libertadores de2011, e contra o Santos, nafinal do estadual do mesmoano. Depois, em 2012, qua-tro séries vencedores na com-

petição internacional: Eme-lec, Vasco, Santos e Boca.

Atualmente, Tite disputasétima e oitava séries demata-mata quase que aomesmo tempo. Contra oSantos, na final do Paulistadeste ano, nova vitória noprimeiro jogo: 2 a 1. O quemostra que a situação adver-sa contra o Boca é mesmouma exceção.

- Claro que é algo diferen-te, não tivemos essa experi-ência de sair atrás e correrpara fazer o gol. É fundamen-tal ter calma, manter o ritmo,sem querer atropelar tudo deuma vez. Aí não vai dar cer-to. Temos de estar muito con-centrados, porque ainda nãovivemos uma situação dessanesse tempo - afirmou o vo-lante Paulinho.

Como a situação é inédi-ta, o Corinthians se cerca decuidados para evitar uma eli-minação precoce na Liberta-dores. A concentração foiantecipada para a noite desegunda-feira, e a conversatem sido mais importante doque os treinos em campo –até porque houve pouco tem-po de preparação entre a fi-nal contra o Santos e o con-fronto com o Boca.

- Não tem o que inventar.Tem de trabalhar muito bema cabeça para fazermos umgrande jogo. Temos poucotempo para treinar, mas aequipe se conhece bastante- analisou Paulinho.

Apesar da desvantagem,o Timão terá o Pacaembu lo-tado a seu favor para assegu-rar a classificação para asquartas de final. Nas elimina-ções para Tolima e Santos,em 2011, a equipe de Titedecidiu fora de casa e perdeu– após empates sem golsdentro de seus domínios.

novos endereços, os contem-plados receberam as orien-tações sobre os procedimen-tos a serem realizados juntoa Caixa Econômica Federal.

“O próximo passos serãoas vistorias realizadas entreos dias 20 e 23 deste mês,nos apartamentos do Recan-to Verde I e III; e 03 a 06 dejunho, nas unidades do Re-sidencial Nova Aurora II e IV.Após essa etapa serão efeti-vadas as assinaturas do con-trato na Caixa. Estamos tra-balhando com equipe reforça-da, finalizando as pendênci-as nos dossiês dos imóveisjá entregues e se preparan-do para receber a documen-tação para os futuros imóveisa ser entregues, como os daárea da Ribeira”, concluiu asuperintendente de Transfe-rência de Renda e Cidadaniada Semcas, Daniela Araújo.

Esta etapa totaliza maisde dois mil imóveis entre-gues pelo Programa do Go-verno Federal, que recebeapoio da Prefeitura de SãoLuís, através das secretari-as da Criança e Assistên-cia Social (Semcas) e deUrbanismo e Habitação (Se-murh), e da Caixa Econômi-ca Federal.

A Prefeitura de São Luís,através da Secretaria de Pla-nejamento (Seplan), realiza,até o dia 29 de maio, o ca-dastro e recadastramento deartesãos que desenvolvemtrabalhos em azulejaria, fi-bra de buriti, adereços cul-turais, palhas e madeiras,além de trabalhos manuaisnas áreas de bordados, bis-cuit, ponto de cruz, tricô ereciclagem em geral.

Além da atualização dosartesãos no banco de dadosda Seplan, com esse cadas-tro eles poderão participar de

feiras e capacitações coorde-nadas pela Secretaria.

No ato do cadastro ou re-cadastro, será necessárioapresentar o Registro Geral(RG), Cadastro de PessoaFísica (CPF), comprovante deresidência, uma foto 3x4 euma amostra de produto con-feccionado pelo artesão.

Os interessados deve-rão comparecer à sede daSeplan, localizada na Ruado Sol, nº 188, Centro, desegunda a quinta-feira, das9h às 17h e às sextas, das9h às 13h.

Paulinho diz que Timão temde jogar com inteligência

Page 5: Edição do dia 15/05/2013

O QUARTO PODER - São Luís, quarta-feira, 15 de maio de 2013 Municípios - 5

No Maranhão Mudança de cargo

Governo Itinerante leva ações

a sete municípios do sul

Tribunal de Justiça

julga inconstitucional

lei de Carutapera

CMDCA divulga edital para financiamento

de projetos sócio-educativos

Em Ribamar

A Lei Municipal n° 244/2001, do município de Caru-tapera, que transforma car-gos de agente administrati-vo em cargos de secretáriode escola, por meio detransposição e ascensãofuncional, é inconstitucional.

A decisão é dos desem-bargadores do Tribunal deJustiça do Maranhão (TJMA)que, em sessão plenária,seguiram, por unanimidade,entendimento do desembar-gador Jamil Gedeon, relatordo processo.

Gedeon considerou quedispositivos da mencionadalei ferem o artigo 37, II daConstituição Federal e o ar-tigo 19, II da Constituição doEstado do Maranhão, queestabelecem que a investi-dura em cargo público de-pende de prévia aprovaçãoem concurso público de pro-vas, ou provas e títulos.

O questionamento sobrea inconstitucionalidade da

norma foi feito pelo Ministé-rio Público Estadual (MP),que ajuizou a ação afirman-do que ela viola princípios dalegalidade, impessoalidadee moralidade.

De acordo com o MP, aregra alterou a nomenclatu-ra de cargos e o requisito deescolaridade sob o rótulo de“enquadramento”, autorizan-do o preenchimento dos no-vos cargos por servidoresaprovados para outros car-gos anteriores, de escolari-dade distinta.

O município de Caruta-pera, por sua vez, informouque já teria baixado Decre-to, em 2011, reconhecendoa inconstitucionalidade dalei, cujos efeitos foram sus-pensos por medidas limina-res em mandados de segu-rança impetrados pelos ser-vidores desviados da fun-ção original, com o fim deimpedir o retorno aos car-gos de origem.

Sete municípios do Sulmaranhense receberão oGoverno Itinerante nesta se-mana. Desta quarta-feira (15)a sexta-feira (17), a governa-dora Roseana Sarney cum-prirá agenda de trabalho emBenedito Leite, São Domin-gos do Azeitão, Balsas, SãoRaimundo das Mangabeiras,Sambaíba, Governador Edi-son Lobão e São Franciscodo Brejão.

A programação englobaentrega de hospital, aberturada colheita da safra do milho,vistoria a obras e visita àsações desenvolvidas pelos ór-gãos estaduais nas áreas desaúde, educação, infraestrutu-ra e cidadania. “O Governo Iti-nerante já está sendo espera-do com ansiedade pela popu-lação, que reconhece a impor-tância desses serviços. Essaexpectativa aumenta a nos-sa responsabilidade, pois aprogramação é pensada paralevar benefícios aos morado-res desses municípios”, des-tacou a governadora Rosea-na, que na viagem seráacompanhada por comitivade secretários, deputados,prefeitos, ex-prefeitos e outraslideranças da região.

O primeiro município a servisitado é Benedito Leite, nosul maranhense, nesta quar-ta-feira (15). Na cidade, aagenda da governadora desta-

ca a inauguração de mais umhospital de 20 leitos, além devisita às ações do Itinerante,entrega sementes seleciona-das de feijão e Declarações deAptidão ao Pronaf (DAPs) aprodutores familiares.

O hospital faz parte dasações do Programa Saúde éVida, que vem reestruturandoa saúde e ofertando atendi-mento médico de qualidadeem várias regiões do estado.O hospital vai dispor de Servi-ço de Pronto Atendimento(SPA) 24 horas, internaçõesclínica, médica e pediátrica,atendimento básico e serviçosde apoio e diagnóstico (labo-ratório e Raio-X), além de exa-mes, tratamentos de doençassexualmente transmissíveis(DST), preventivo de câncer,

entre outros atendimentosambulatoriais.

Em São Domingos do Azei-tão, onde também haverá visi-ta as ações dos órgãos esta-duais, entrega sementes e deDAPs, Roseana Sarney parti-cipa da abertura da colheita dasafra 2013 de milho na regiãoSul maranhense. O estado é2º maior produtor do grão noNordeste, com previsão de umacolheita de aproximadamente1 milhão de toneladas.

Também nesta quarta-fei-ra (15), a governadora Rose-ana vai a Balsas. Na cidade,ela faz uma vistoria às obrasdo Hospital Macrorregional,que está sendo construídodentro do Programa Saúde éVida. A unidade disponibiliza-rá 50 leitos de internação, 10

leitos de UTI, centro cirúrgi-co, Serviço de Pronto Aten-dimento (SPA) funcionando24 horas em clínica médica,pediatria, obstetrícia e orto-pedia, central de imagemcom exames de ultrassono-grafia, raio-x e tomografia,além de laboratório de análi-ses clínicas. Terá, ainda, la-vanderia, cozinha, reservató-rios de água, tratamento deesgoto, subestação e poçosartesianos próprios.

Na cidade, a governadoratambém visita o Agrobalsas2013, que foi aberto na segun-da (13) e permanece até a sex-ta-feira (17). O evento, que éuma realização da Fundaçãode Apoio ao Corredor de Ex-portação Norte (Fapcen) comapoio do Governo do Maranhão,é um dos maiores do agrone-gócio do Nordeste e deve gerarum volume de negócios da or-dem de R$ 200 milhões.

A programação do Agro-balsas deste ano inclui, ain-da, demonstração do parquede máquinas e equipamentosagrícolas para mostra inter-nacional, com cursos, treina-mentos, visitação e participa-ção das escolas, vitrines vi-vas das principais culturas eanimais, teatros, show artís-tico e musical e a realizaçãodo Maranhão Ecoadventure,uma feira de esportes, turis-mo e aventura.

Governadora Roseana entrega semente a agricultora familiardurante passagem do Itinerante por Vargem Grande

Vargem Grande

MPMA ingressa com Ação Civil Pública contra ex-prefeita

A Promotoria de Justiçade Vargem Grande ingres-sou, no último dia 8, comuma Ação Civil Pública porato de improbidade adminis-trativa contra Maria Apareci-da da Silva Ribeiro, ex-pre-feita do município, que exer-ceu mandatos entre 1992 e1996 e entre 2005 e 2008.

A ação do Ministério Pú-blico foi motivada pela faltade prestação de contas doconvênio n° 22/2005, de 28de dezembro de 2005, firma-do entre a Prefeitura de Var-gem Grande e a Secretariade Estado de Desenvolvi-mento das Cidades. O obje-tivo do convênio, que tevevalor de R$ 574.963,06, eraa construção de 49 casaspopulares com infraestrutu-

ra básica.De acordo com o atual

prefeito de Vargem Grande,Edvaldo Nascimento dosSantos, em Representaçãoencaminhada à promotoria,a falta de prestação de con-tas tem impedido o Municí-pio de firmar novos convêni-os com o Estado do Mara-nhão.

Caso seja condenada,Maria Aparecida da Silva Ri-beiro estará sujeita a sus-pensão dos direitos políticospor cinco anos, pagamentode multa de até 100 vezes ovalor da remuneração rece-bida no cargo de prefeita em2005 e à proibição de con-tratar ou receber benefíciosdo poder público pelo prazode três anos.

O Conselho Municipal doDireito da Criança e do Ado-lescente de São José de Ri-bamar divulgou edital paraseleção de 15 projetos, dire-cionadas para as crianças eadolescentes da cidade, queserão custeados com recur-sos do Fundo Municipal daCriança e do Adolescente. Oreferido edital está disponívelno seguinte link http://www.saojosederibamar.ma.gov.br/noticia/cmdca-divulga-edital-para-financiamento-de-proje-tos-socioeducativos

As instituições interessa-das deverão apresentar pro-jetos de proteção sócio-edu-cativos, voltados para ativida-des educacionais, culturais,artísticas e esportivas, bemcomo projetos de comunica-ção e divulgação dos direitosda criança e do adolescen-te, no período compreendidoentre os dias 03 a 05 de ju-nho, no horário das 13h às

19h, no prédio do Conselhode Políticas Públicas de SãoJosé de Ribamar, localizadona sede do município.

O financiamento de cadaprojeto à conta do FMCA/2013 não poderá ultrapassaro valor de R$ 15.628,00 (quin-ze mil seiscentos e vinte eoito reais), ressalvada a hi-pótese prevista no item n.º 11do edital. A Instituição deve-rá possuir o Certificado deRegistro no CMDCA, bemcomo toda documentaçãonecessária para elaboraçãodo convênio, nos termos doitem de nº 08 do edital.

No ato de inscrição, aentidade deverá apresentaros originais ou fotocópiasautenticadas dos seguintesdocumentos: Ofício da enti-dade solicitando aprovaçãodo projeto; registro no CMD-CA; relatório de AtividadesDesenvolvidas com criançase adolescentes no ultimo

exercício (com registro foto-gráfico); RG e CPF do presi-dente da entidade; ata de fun-dação; estatuto; resenha doestatuto publicado no DiárioOficial; ata de eleição da atu-al diretoria; comprovante deregularidade no CadastroNacional das Pessoas Jurí-dicas; lei de utilidade públi-ca estadual ou municipal;certidão negativa de débitodo INSS; certidão de regula-ridade da situação FGTS(Caixa Econômica Federal);certidão negativa de tributosfederais; declaração que nãopossui qualquer débito juntoa órgãos ou entidades, Fe-deral, Estadual, Municipal,assinado pelo representanteda entidade; certidão negati-va de débito municipal; certi-dão negativa de dívida ativamunicipal; alvará de localiza-ção e funcionamento; ata deapresentação e aprovação dorespectivo projeto, no âmbi-

to da instituição proponente;projeto técnico; proposta decontinuidade e sustentabili-dade do referido projeto apóstérmino do convênio.

O CMDCA, após análise,escolherá até 15 projetos queserão beneficiados com osrecursos do Fundo Municipal.Na hipótese de não ser atin-gido o número de projetosprevisto no item anterior, po-derá o Conselho convocar asentidades selecionadas paraque apresentem proposta deampliação do projeto, cujomontante não poderá ultra-passar 50% do valor da pro-posta inicial.

A repartição do saldo dosrecursos, quando não atingi-do o número máximo de pro-jetos, será realizada de formaigualitária entre as entidadesque manifestarem interessena ampliação do projeto apro-vado, observado o limite es-tabelecido no item anterior.

Page 6: Edição do dia 15/05/2013

O QUARTO PODER - São Luís, quarta-feira, 15 de maio de 20136 - Geral

Parceria

DPE e Sejap abrem II SemanaMaranhense de Execução Penal

Atendimento

Detran-MA e Viva Cidadão

atenderão nos próximos

sábados e domingos

Com o objetivo de otimi-zar ainda mais a entrega dedocumentos de licenciamen-to de veículos 2013 devol-vidos pelos Correios, me-diante o início das fiscali-zações realizadas pelosagentes de trânsito, o De-partamento Estadual deTrânsito (Detran-MA) e oViva Cidadão-UnidadePraia Grande, em São Luís,promovem um atendimentoextraordinário de entregados documentos nos sába-dos, dias 18 e 25, e nos do-mingos, dias 25 e 26 (próxi-mos dois finais de semana).

Nos sábados (18 e 25),o atendimento na Unidade doViva Cidadão da Praia Gran-de acontece das 8h às 16h,e nos domingos (19 e 26),será das 8h ao meio-dia. Éimportante ressaltar que aentrega acontece dentro dapolítica de atendimento viaagendamento no próprio VivaCidadão da Praia Grande nasdatas estabelecidas, ou seja,o usuário realiza um breveagendamento e recebe nomesmo dia o documento.

É importante alertar queos documentos a serem en-tregues são aqueles pagospelos usuários de janeiro a30 de abril de 2013, e queainda não receberam o do-cumento em sua residência- a devolução pelos Correi-

os ocorre depois de três ten-tativas ao endereço. A entre-ga é feita mediante a apre-sentação de documento comfoto do proprietário do veícu-lo ou representante legal viaprocuração.

Cerca de mais de 6 mildocumentos já foram entre-gues nos 4 primeiros me-ses do ano no Viva Cida-dão da Praia Grande e a es-timativa é de que pelo me-nos 20 mil documentos ain-da serão entregues. Umdos motivos principais dadevolução é a falta de atu-alização dos cadastros deendereço. A correspondên-cia volta porque o usuáriomudou de domicílio e nãofez nenhum comunicado, oupor erro nos cadastros.

Endereço - Para realizara alteração de endereço, énecessário que o usuáriocompareça ao Detran-MA le-vando o comprovante de re-sidência (original e cópia) edocumento de identificação(original e cópia). Vale lem-brar que esse serviço é gra-tuito e pode ser feito no se-tor de atendimento na sededo Detran-MA, na Vila Pal-meira e no posto de atendi-mento do Detran, no Shop-ping do Automóvel, no Ca-lhau, e também no Viva Ci-dadão durante os 4 dias ex-traordinários de atendimento.

Espetáculos

Teatro Arthur Azevedo abre pauta

para segundo semestre deste ano

Inscrições para o curso Formação

pela Escola terminam nesta sexta

Capacitação

Estão abertas, até a pró-xima sexta-feira (17), as ins-crições para o curso de For-mação pela Escola, promo-vido pelo Fundo Nacional deDesenvolvimento da Educa-ção (FNDE/MEC), em parce-ria com a Secretaria de Es-tado da Educação (Seduc),por meio da Supervisão deGestão Escolar.

A capacitação faz parte doPrograma Nacional de Forma-ção Continuada à Distâncianas ações do FNDE, com opropósito de contribuir para amelhoria da qualidade da ges-tão e fortalecimento do con-trole social dos recursos pú-blicos destinados à educa-ção. O programa visa ainda

contribuir para o fortalecimen-to da atuação dos agentes eparceiros envolvidos com exe-cução, monitoramento, avali-ação, prestação de contas econtrole social dos programase ações educacionais finan-ciados pelo FNDE.

As inscrições, que foraminiciadas nesta segunda-feira(13), são correspondentes ao3º período de vinculação 2013.Serão ofertados três cursos:Fundo de Manutenção e De-senvolvimento da EducaçãoBásica e de Valorização dosProfissionais da Educação(FUNDEB) e Programa Dinhei-ro Direto na Escola (PDDE) eControle Social. Eles aconte-cerão no período de 20 de maio

a 20 de junho com carga ho-rária de 40h, modalidade Edu-cação à Distância.

Podem participar do cur-so cidadãos que exerçamfunções de gestão, execu-ção, monitoramento, presta-ção de contas e controle so-cial de recursos orçamentá-rios dos programas e açõesfinanciados pelo FNDE, taiscomo: profissionais de edu-cação da rede pública deensino, técnicos, gestorespúblicos estaduais, munici-pais e escolares e qualquercidadão que tenha interesseem conhecer as ações e osprogramas do FNDE.

A pré-matrícula é efetivadapor meio de um formulário que

está disponível no endereço ele-trônico: http://www.fnde.gov.br/index. php/programas-forma-cao-pela-escola/consultas.

O formulário deve ser preen-chido com os dados completosdo cursista e a indicação do(s)módulo(s) de interesse. Depois,deve ser entregue na Secreta-ria de Educação /Supervisão deGestão Escolar (SUAGE), noendereço: Rua Virgílio Domin-gues, nº741-cSão Francisco.Também pode ser enviado parao e-mail:[email protected]

Para obter mais informa-ções, os interessados pode-rão ligar para Suage (98)3218-2364 ou (98) 3218-2327, das 9h às 19h.

Produtores e promotoresde espetáculos de teatro,dança e música que dese-jam realizar espetáculos noTeatro Arthur Azevedo, nosegundo semestre desteano, período compreendidoentre agosto e dezembro,poderão encaminhar suassolicitações de pauta paraa direção do TAA a partirdesta quarta-feira (15). O re-sultado das solicitaçõesdeverá sair no prazo de 15dias, após o encaminha-mento ao Teatro.

As taxas de uso são deR$ 700,00 (de terça a quin-ta-feira - mais de um dia, ovalor cai para R$ 600,00);R$ 900,00 (de sexta-feira adomingo - mais de um dia,o valor cai para R$ 800,00);de R$ 500,00 (taxa paramontagem); R$ 200,00 pordia (taxa de caução de re-serva) e de R$ 1.700,00(evento só para convidados- fechado).

Após a confirmação dapauta pelo Teatro, o produ-tor terá o prazo de 10 dias

úteis para confirmar a reser-va, com o pagamento de R$200,00 por dia - em espé-cie. Caso não seja feita areserva nesse prazo, a pau-ta será desconsiderada esubstituída pela de outroproponente.

O produtor que desmar-car uma pauta com menosde 60 dias do evento, nãoterá prioridade na marcaçãode pautas no período pos-terior, e terá multa no valorda reserva já retido.

As pautas serão confir-madas após os 15 dias deanálise pela comissão ad-ministrativa do teatro. Asmesmas devem ser enca-minhadas à direção do TAA(Rua Godofredo Viana, 132- Centro- CEP 65015 - 160,São Luís - MA), de terça asexta-feira, no horário das14h às 19h ou, ainda, pelofax (98 3218-9901) ou peloe-mail do teatro([email protected]).Outras informações podemser obtidas pelo telefone3218-9900.

Paço do Lumiar

Lançado projeto técnico social para beneficiários do Minha Casa, Minha Vida

O prefeito de Paço doLumiar, Josemar Sobreiroparticipou no último sába-do (12), do lançamento doProjeto de Trabalho Técni-co Social (PTTS) do resi-dencial Novo Horizonte, jun-tamente com as secretari-as municipais de Infraestru-tura e Desenvolvimento So-cial, Conselheiros Estadu-ais e Municipais das Cida-

des, Câmara de Vereadorese representantes da CaixaEconômica Federal.

O PTTS é um programada CAIXA que tem como ob-jetivos a participação da po-pulação beneficiária emações educativas e de mo-bilização social, o exercícioda cidadania e a melhoria daqualidade de vida.

A Prefeitura participará

de todos os procedimentostécnicos sociais nos 5 em-preendimentos do progra-ma "Minha Casa, MinhaVida" em Paço do Lumiar,onde os beneficiários rece-berão qualificação, atravésde cursos profissionalizan-tes e palestras.

O prefeito salientou quea execução do projeto noresidencial Novo Horizonte

deveria ter começado des-de a entrega das casasaos beneficiários, ainda nagestão passada. " Esta-mos dando suporte e se-guindo as diretrizes do pro-jeto social, afim de que osmoradores possam exerci-tar a sua cidadania, comações educativas e informa-tivas, qualificando a mão-de-obra local", disse.

Foi aberta, nesta terça-fei-ra (14), a II edição da Sema-na Maranhense de ExecuçãoPenal, uma parceria entre aDefensoria Pública do Esta-do do Maranhão (DPE/MA) eSecretaria de Justiça e Ad-ministração Penitenciária(Sejap). Durante uma sema-na, defensores públicos, as-sistentes sociais, psicólo-gos, agentes penitenciários,diretores de unidades e de-mais profissionais que atuamno sistema carcerário deba-terão diversos aspectos da leide execução penal.

Durante a abertura da Se-mana, o defensor público ge-ral do Estado, Aldy Mello Fi-lho, reiterou a importância deum trabalho integrado entreórgãos públicos e institui-ções do sistema de justiça,voltado à melhoria das con-dições do cumprimento depena no estado. “O objetivo

Defensor geral do Estado, Aldy Mello Filho, e demaisautoridades na mesa de abertura da Semana

da semana é fornecer ele-mentos práticos e teóricosacerca da legislação que se-jam capazes de favorecer oaperfeiçoamento de práticase procedimentos que melho-rem o funcionamento das uni-dades prisionais”.

O defensor geral desta-cou, também, que “além de

investimentos em infraestru-tura, da abertura de novasvagas, regionalização do re-gime de cumprimento depena, da implantação de pro-gramas permanentes de res-socialização, a humaniza-ção do sistema carceráriorequer investimentos contí-nuos na qualificação e valo-

rização dos profissionais”.Para o superintendente

de Justiça da Sejap, KécioRabelo, “as dificuldadesexistentes no sistema car-cerário somente serão supe-radas com o fortalecimentodas parcerias entre as diver-sas instituições. Louvamoso trabalho que a DefensoriaPública vem realizando edestacamos a importânciada instituição para a garan-tia de direitos da populaçãocarcerária do estado”.

Kécio Rabelo afirmou,ainda, que um dos maioresobstáculos à ressocializa-ção é o preconceito, desta-cando que a sociedade pre-cisa estar preparada parareceber os egressos do sis-tema prisional, oportunizan-do-lhes condições para oretorno ao convívio social, demodo a impedir a reincidên-cia no crime.

Page 7: Edição do dia 15/05/2013

O QUARTO PODER - São Luís, quarta-feira, 15 de maio de 2013 Geral - 7

Em Bacabal Polícia

6º BPM prendehomicida e apreende

armas na Cidade Operária

Policiais militares prendem doispor tráfico e recuperam moto Em mais uma ação

de combate aos homicí-dios na Região Metropo-litana, deflagrada na úl-tima segunda-feira (13),pol ic iais lotados no 6ºBPM efetuaram a prisãode duas pessoas, entreelas um homem suspeitode envolvimento em homi-cídios em São Luís. OsPMs também apreende-ram mais duas armas defogo. As prisões ocorre-ram na Rua 4, Unidade101, na Cidade Operária.

Marcos A lex Ser raLisboa, de 28 anos, eLuís Car los Rodr iguesLeite, de 25 anos, foramdetidos no interior de umbar. Durante uma revis-ta foram apreendidos,dois veículos, sendo ummodelo Ford KA, de corpreta, com placas NHE-6833 e ainda uma motoHonda Fan ve rme lha ,com placa NWX-8489.Uma pistola 765, com 14munições intactas, e umrevólver 38 com cincomunições também foramapreendidos.

Na delegacia Especi-

al da Cidade Operár ia(Decop), após uma con-sul ta ao Sistema Info-seg, foi constatado queexistiam dois mandadosde prisão preventiva con-tra Marcos Alex, expedi-dos pela 1ª e 2ª Vara doTribunal do Júri. De acor-do com a ordem judicial,ele é o autor de um ho-micídio ocorrido em de-zembro do ano passado.Já cont ra Luís Car losRodr igues ex i s te ummandado de prisão pre-ventiva por não compare-cer a audiências peran-te o juiz.

Marcos A lex Ser raLisboa e Luís Carlos Ro-drigues Leite, além doscumprimentos de man-dado de pr isão, foramautuados pela delegadat i tu la r da Decop , AnaClaudia Santos, pelo cri-me de por te i lega l dearma.

Após os procedimen-tos policiais, a dupla foiencaminhada à Peniten-c iá r i a de Ped r inhas ,onde permanecerão àdisposição da Justiça.

Em Timon

Foragidos da Justiça são recapturadosPoliciais do 11º Batalhão

de Policia Militar (BPM), emTimon, prenderam dois as-saltantes que vinham agindona Região dos Cocais. Naação, realizada no último fi-nal de semana, foram detidosJosuelson Oliveira dos Reis,o “Dudu”, de 22 anos; e Ja-

nilson de Oliveira Matos, o“Bombado”.

A ação se deu em cum-primento a um mandado deprisão expedido pela 2ª VaraCriminal de Timon. De acor-do com informações repas-sadas pelo delegado titulardo 3º Distrito Policial de Ti-

mon, Michel Sampaio,“Dudu” e “Bombado” foramabordados próximo às suasresidências durante uma ron-da da Polícia Militar.

“Esses indivíduos sãoconhecidos pela violênciacom que abordavam as suasvítimas e pela quantidade de

Policiais militares do 15ºBatalhão, sediado em Baca-bal, prenderam José Neto daSilva, 39 anos, e Antônia Lei-la Vieira Fernandes, 31 anos,nesta terça-feira (14), por trá-fico de entorpecente. Elesforam detidos em casa e aprisão se deu em decorrên-cia da investigação de umoutro caso de roubo.

De acordo com informa-ções policiais, uma moto-cicleta Titan preta haviasido roubada na madruga-da no bairro Trizidela. Apósreceber informações, aCentral de Operações daPM comunicou todas as vi-aturas que estavam nasruas e realizaram diligên-cia por toda a cidade. APM dos municípios vizinhos

também foram comunicados.A moto foi localizada em

frente a uma residência naRua Armando Castro, Bairro

Trizidela. Na abordagem, ospoliciais descobriram quenaquele endereço funcionavauma boca de fumo.

Droga e dinheiro apreendido pela polícia em Bacabal

No local, foram apreendi-das 50 pedras de crack, 05papelotes de maconha, aquantia de R$ 90,25, 02 ca-chimbos em posse de JoséNeto e Antônia Leila. Elesforam conduzidos para o 1ºDistrito Policial de Bacabal,onde foram autuados em fla-grante delito pelo delegadoDay Robson.

Segundo a polícia, apesarde a moto ter sido encontra-da em frente à residência,ninguém assumiu a autoriado roubo. Eles alegaram queo veículo foi deixado no localpor desconhecidos. Duaspessoas chegaram a ser de-tidas suspeitas do assalto,mas não foram reconhecidaspela vítima, e acabaram sen-do liberadas posteriormente.

Índia é presa com 10 quilos demaconha em Barra do Corda

Uma operação conjun-ta do 5º Batalhão da Po-lícia Militar e da PolíciaCivil, em Barra do Corda,resultou na prisão da ín-dia Maria Bernardo Viana,49 anos, na última segun-da-feira (13).

Conforme informaçõesrepassadas pela polícia,ela é suspeita de traficardrogas. Maria Bernardofoi localizada nas proxi-midades de uma aldeiana Vila Canadá. O dele-gado Marconi Caldas dis-

se que a polícia recebeuvárias denúncias de po-pulares sobre a venda deentorpecentes naquelaregião. Com a acusada,a polícia apreendeu 10quilos de maconha emba-lados e prontos para acomercialização.

Maria Bernardo foi au-tuada em flagrante portráfico de drogas e per-manece detida na Dele-gacia Regional de Barrado Corda, à disposiçãoda Justiça.

assaltos que vinham come-tendo há alguns meses, edesde então estavam foragi-dos da Justiça”, afirmou odelegado Michel Sampaio.

Josuelson e Janilson fo-ram encaminhados até o 3ºDP, onde ficarão aguardandoa decisão da Justiça.

Em São Luís

Polícia Civil prende mais um homicidaPoliciais civis da equipe

de captura do 7º Distrito Po-licial (Turu), sob o comandodo delegado Paulo MárcioTavares, conseguiram pren-der, na manhã desta terça-feira (14), Jardel Costa dosSantos, de 24 anos, indicia-do pela autoria de um homi-

cídio e uma tentativa de ho-micídio em São Luis.

O titular do 7º DistritoPolicial disse que a políciachegou até ele a partir de in-formes repassados pelo Ser-viço de Inteligência do Bata-lhão de Choque. Os investi-gadores localizaram o crimi-

noso próximo à sua residên-cia na Avenida Principal dobairro Alonso Costa.

Investigações policiaisapontam que ele teria as-sassinado um homem e ten-tado matar outro na Vila Lu-izão no começo deste ano.O mandado de prisão pre-

ventiva foi solicitado pelodelegado Paulo Márcio eexpedido pela juíza Ana Cé-lia Santana, da 5ª Vara Cri-minal.

O delegado Paulo Márciodisse que Jardel ainda é in-vestigado por assaltos e fur-tos em São Luís.

Page 8: Edição do dia 15/05/2013

oquartopoder.com

Coluna daCélia Lima

[email protected]

Frase do Dia

Moda Culinária Beleza

Sete verdades sobreo jeito de se cuidar!

Conteúdo ANAMARIA

Arroz com Legumes

Ingredientes:2 x íca ra (s ) ( chá) de a r roz coz ido - 1

unidade(s) de cenoura ralada(s) - 100 gr devagem em rodelas - 1 unidade(s) de cebolapicada(s) - quanto baste de azeite de oliva -quanto baste de sal

Modo de preparo:Aqueça água e ponha a vagem para cozi-

nhar rapidamente. Depois esquente o azeite edoure a cebola, acrescente a cenoura ralada ea vagem. Em seguida adicione o arroz cozido everifique o sal. Misture bem e sirva.

Corte Chanel

Se você ainda não teve seu corte chanel não sabeo que está perdendo! É o corte mais democrático, maisfeminino e mais copiado que existe.

Isso sem contar nas variações modernas erepaginadas que ele tem, fora a sua base clássica decabelo reto na altura da nuca, com ou sem franja.

Seu auge foi nos anos 20 quando as atrizes decinema mudo, como Louise Brooks fizeram do corte o"tem que ter" dos cabelos e daí para frente muitas fo-ram as famosas e anônimas que arrasaram por aí comseu Chanel.

Ele pode ser de base reta, chamado de Boy, podeser repicado, cheio de pontas, lisa, ondulado ou ba-gunçado, sempre dá um ar jovial e combina com qual-quer estilo de vestir e de agir.

Cuidando da sua pele

Ter uma pele perfeita exige cuidados que devem serrealizados do momento em que acordamos até a horade dormir. Sol, maquiagem, sono, alimentação, tudo issogera resultados positivos ou negativos, dependendo decomo estamos organizando esses hábitos.

Para começar, a primeira dica é aplicar protetor solar.Ele vai te manter distante dos raios solares, já que, quandoa pele não está protegida, as fibras de colágeno responsá-veis por manter a pele firme são destruídas mais cedo.

E se a sua pele estiver com algumas espinhas oucravos, tente não espremê-los; isso pode gerar feridas ecicatrizes que marcam a pele. Por isso, nada de por osdedos na pele! Como alternativa, use um gel secativo.

Se estiver passado o dia com maquiagem, não seesqueça de removê-la com um demaquilante; depois, laveo rosto com um sabonete próprio para a sua pele.

A gente todos os dias arruma oscabelos: por que não o coração?

(Provérbio chinês)

FIQUE LONGE DAS

CALORIAS VAZIAS

Você sabe o que são calorias vazias? São aque-las que possuem pouco ou nenhum nutriente, consi-deradas nada saudáveis para o nosso organismo.E por sua vez, as calorias cheias são aquelas pro-venientes de alimentos com alto teor nutritivo.

As calorias vazias tem baixo valor nutricional eapenas proporcionam o aumento de peso. Refrige-rantes, bebidas alcoólicas, salgadinhos, bolachasrecheadas, balas, doces, são exemplos de alimen-tos cheios de calorias vazias. A ingestão excessi-va desses alimentos podem levar o organismo aacumular gordura e desencadear diferentes do-enças, como colesterol e triglicérides elevados,além da obesidade. Por isso, a ingestão deve sermoderada, o que geralmente não acontece.

Para finalizar uma dica para evitar o consumo dosalimentos ricos em calorias vazias é dar preferência porconsumir alimentos mais naturais. Evite as comidasprontas, fast food e industrializados de forma geral.

8 O QUARTO PODER - São Luís, quarta-feira, 15 de maio de 2013- Variedades

A rotina dese embelezar é deter-

minante para que asmulheres se sintammelhor consigo mes-mas. Reunimos aquialgumas das suasprincipais dúvidas so-bre pintas, veias sal-tadas, oleosidade...Mas, se o problemapersistir, é importanteir ao médico. Há pro-blemas que só um es-pecialista pode resolver.

1. É bom lavar apele oleosa várias ve-zes no mesmo dia?

Não, duas vezes por dia são suficientes. Faça isso ape-nas de manhã e à noite. "O excesso de lavagem pode fazer oefeito contrário: estimular a produção de sebo e piorar a oleo-sidade", explica Lauro Rodolpho Lopes, dermatologista daSanta Casa de Misericórdia de São Paulo. Você vai sentir seurosto fresquinho. Não precisa ter tanta mania de limpeza, né?

2. Ginástica facial mantém o rosto firme?Sim, porque esse tipo de exercício aumenta a circula-

ção e fortifica os músculos da face. Estique a testa, con-traia os lábios e puxe os olhos para as laterais com asmãos. Fazer isso todos os dias adia o aparecimento dasrugas e a deixa parecendo mais jovem.

3. Tomar chá verde faz bem à pele? O que melhora?Um estudo da Academia Americana de Dermatologia con-

cluiu que o consumo diário da bebida durante dois anos aju-da a diminuir as manchas na pele provocadas pelo excessode sol. Ele pode até ser usado também para lavar o rosto.

4. O que são aspintas brancas queaparecem nos bra-ços?

Especialistas afir-mam que elas costu-mam aparecer entreos 30 e 40 anos nosbraços de pessoasque se expõem mui-to ao sol ou que têmparentes com o mes-mo problema. Paraevitar isso, use pro-tetor solar.

5. Quando é ahora de começara prevenir as ru-

gas no rosto?A partir dos 25 anos já é hora de começar a pensar nisso.

Mas os especialistas dizem que as peles mais sensíveise ressecadas precisam de cuidados desde um pouco an-tes, porque ressecam mais cedo. Beber muita água man-tém a pele hidratada.

6. Como devo tratar calcanhar rachado?O segredo é manter a pele muito bem hidratada o tempo

todo. Os melhores produtos são aqueles que possuem ureiaem sua composição. Se não melhorar, é importante procurarum médico. Há doenças como a psoríase e a dermatite decontato que fazem com que o pé pareça rachado.

7. Qual a diferença entre vasos e varizes?Vasos são as veias estreitas e avermelhadas que aparecem

mais nas coxas e nádegas. Varizes são veias dilatadas, queficam bem mais grossas e esverdeadas e podem causar muitador e inchaço. Para evitar os dois problemas é bom fazer cami-nhadas regularmente e não comer coisas gordurosas.

Pele oleosa, rosto flácido, pintas...Especialistas dão soluções para esses e outros inimigos da sua beleza