edição do dia 06/03/2013

8
oquartopoder.com [email protected] Twitter - oquartopoder4# face - Jornal O Quarto Poder Orkut - O Quarto Poder Jornal Gmail - [email protected] ANO 7 NÚMERO 1157 SÃO LUÍS - MA, QUARTA-FEIRA, 6 DE MARÇO DE 2013 PREÇO - R$ 2,00 IFMA realiza seletivo para contratação de professor substituto Campus Monte Castelo O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) – Campus São Luis Monte Castelo vai realizar processo seletivo para contratação de professor substituto. As inscrições podem ser feitas no período de 06 a 24 de março. São dez vagas distribuídas nas seguintes áreas: química, his- tória, português, sociologia, automação industrial, ele- trônica, máquinas e instalações elétricas e para estru- tura de concreto, aço e madeira. Página 7 Futebol O técnico Luiz Felipe Scolari convocou nesta terça-feira a Seleção para os amistosos contra a Itália, em Genebra (Suíça) no dia 21, e a Rússia, em Londres (Inglaterra), no dia 25. O meia Kaká, do Real Madrid, e o atacante Diego Costa, do Atlé- tico de Madri, são as novidades. Ronaldinho Gaú- cho, do Atlético-MG, está fora. Na estreia do trei- nador, o Brasil perdeu por 2 a 1 para a Inglaterra em 6 de fevereiro, no estádio de Wembley.Página 5 Felipão chama Kaká e Diego Costa para amistoso P ODER Redes Sociais O vereador Francisco Carvalho (PSL) propôs à Mesa Diretora da Câmara de São Luís a formalização de uma Comis- são Parlamentar para agendar audiência com o ministro Edison Lobão (Minas e Energia) para tratar da questão da instalação ou não da refinaria Premium I, no município de Bacabeira, que engloba a região metropolitana da Grande São Luís. A paralisação do empreendimento, ganhou a adesão do líder da oposição, deputado Rubens Pereira Júnior (PCdoB). O parla- mentar defendeu que o Poder Legislativo verifique situação real das obras do projeto da refinaria. Blog do Udes Filho - Página 2 Deputados e vereadores preocupados com Refinaria Governadora Roseana recebe prefeitos no Palácio dos Leões Página 6 Bacabeira Roseana Sarney se reúne com prefeitos, vereadores e deputados estaduais Gil Cutrim reúne-se com representantes da Presidência da República Página 3 Projeto “Delegacia Geral nas Comunidades” é lançado em São Luís Página 8

Upload: o-quarto-poder

Post on 28-Mar-2016

225 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

O Quarto poder

TRANSCRIPT

  • oquartopoder.com

    [email protected] - oquartopoder4#

    face - Jornal O Quarto PoderOrkut - O Quarto Poder JornalGmail - [email protected]

    ANO 7 NMERO 1157 SO LUS - MA, QUARTA-FEIRA, 6 DE MARO DE 2013 PREO - R$ 2,00

    IFMA realiza seletivo paracontratao de professor substituto

    Campus Monte Castelo

    O Instituto Federal do Maranho (IFMA) CampusSo Luis Monte Castelo vai realizar processo seletivopara contratao de professor substituto. As inscriespodem ser feitas no perodo de 06 a 24 de maro. Sodez vagas distribudas nas seguintes reas: qumica, his-tria, portugus, sociologia, automao industrial, ele-trnica, mquinas e instalaes eltricas e para estru-tura de concreto, ao e madeira. Pgina 7

    Futebol

    O tcnico Luiz Felipe Scolari convocou nestatera-feira a Seleo para os amistosos contra aItlia, em Genebra (Sua) no dia 21, e a Rssia,em Londres (Inglaterra), no dia 25. O meia Kak,do Real Madrid, e o atacante Diego Costa, do Atl-tico de Madri, so as novidades. Ronaldinho Ga-cho, do Atltico-MG, est fora. Na estreia do trei-nador, o Brasil perdeu por 2 a 1 para a Inglaterra em6 de fevereiro, no estdio de Wembley.Pgina 5

    Felipo chama Kak eDiego Costa para amistoso

    PODER

    Redes Sociais

    O vereador Francisco Carvalho (PSL) props Mesa Diretora da Cmara de So Lus a formalizao de uma Comis-so Parlamentar para agendar audincia com o ministro Edison Lobo (Minas e Energia) para tratar da questo dainstalao ou no da refinaria Premium I, no municpio de Bacabeira, que engloba a regio metropoli tana da Grande SoLus. A paralisao do empreendimento, ganhou a adeso do lder da oposio, deputado Rubens Pereira Jnior (PCdoB). O parla-mentar defendeu que o Poder Legislativo verifique situao real das obras do projeto da refinaria.Blog do Udes Filho - Pgina 2

    Deputados e vereadorespreocupados com Refinaria

    Governadora Roseana recebeprefeitos no Palcio dos Lees

    Pgina 6

    Bacabeira

    Roseana Sarney se rene com prefeitos, vereadores e deputados estaduais

    Gil Cutrim rene-secom representantes daPresidncia da Repblica

    Pgina 3

    Projeto DelegaciaGeral nas Comunidades lanado em So Lus

    Pgina 8

  • 2 O QUARTO PODER - So Lus, quarta-feira, 6 de maro de 2013- Geral

    Cmara e Assembleia querem

    discutir entraves da refinaria

    O vereador FranciscoCarvalho (PSL) props Mesa Diretora da Cmara deSo Lus a formalizao deuma Comisso Parlamentar

    para agendar audincia como ministro Edison Lobo (Mi-nas e Energia) para tratar daquesto da instalao ouno da refinaria Premium I,

    no municpio de Bacabeira,que engloba a regio metro-politana da Grande So Lus.

    Segundo Francisco Carva-lho, preciso saber quais soos entraves que esto impos-sibilitando o andamento docanteiro de obras da refinaria.

    "A Cmara Municipalno pode ficar omissa nes-sa discusso. E esta Casatem discutido todos os pro-blemas desta cidade. A ins-talao de uma refinaria depetrleo quem primeiro dis-cutiu, desde 1995, foi estaCmara. Na poca, fomos Braslia em audincia pbli-ca e hoje, estamos vendo ao sistema para edificaodeste empreendimento sen-do desmontado. Lamentvelisso e iremos procurar o mi-nistro Lobo para saber des-sa realidade", declarou o

    Governo firma parceriapara levar Brasil Sem

    Misria a outros pasesO Ministrio do Desen-

    volvimento Social e Comba-te Fome e o Instituto dePesquisa Econmica Apli-cada (IPEA) lanaram namanh desta tera-feira (5)uma parceria com o BancoMundial e as Organizaodas Naes Unidas paracompartilhar com outrospases informaes e tc-nicas usadas no Brasilpara combate misria.

    A iniciativa pretende cri-ar um banco virtual paraabrigar informaes, dadose experincias sobre pro-gramas de desenvolvimen-to social e econmico. NoBrasil a iniciativa ter trsetapas e ser centralizadano programa Brasil SemMisria.

    No incio, o compartilha-mento deve capacitar umarede de profissionais doBrasil e do exterior para tra-balharem com ensino dis-tncia, com seminrios econferncias internacionaispara divulgar as premissasdo programa.

    Em seguida ser feitoum estudo de casos, paraidentificar quais foram aspolticas aplicadas para o

    sucesso ou fracasso dasaes. Na terceira etapa ainiciativa ir reunir opiniese sugestes no intuito dedesenvolver solues paraas dificuldades de imple-mentao dos projetos so-ciais no mundo.

    Para o Presidente doBanco Mundial, Jim YongKim, o Brasil refernciainternacional e pode ensi-nar outros pases a lutaremcontra a misria. "Esteacordo reconhece o Brasilcomo um lder global nareduo da pobreza e dadesigualdade. Os avanosapresentados na ltima d-cada foram notveis e omundo pode obter um gran-de aprendizado com a ex-perincia brasileira", afir-mou Jim.

    Segundo o diretor doPrograma das Naes Uni-das para o Desenvolvimen-to (PNUD), Jorge Chediek,o "Brasil um exemplo"para os demais pasesemergentes, e tm inspi-rado programas nos pa-ses do bloco sul -sul ,como: o Projeto Juntos,do Peru que j beneficiou500 mil pessoas.

    'V chafurdar no lixo',diz presidente do STF a reprter

    O presidente do SupremoTribunal Federal (STF), Joa-quim Barbosa, mandou umreprter "chafurdar no lixo"nesta tera-feira (5). Depoisdivulgou nota em que pediudesculpas aos profissionaisda imprensa e afirmou querespondeu de forma "rspida"por estar tomado por "cansa-o e fortes dores".

    Barbosa saa de reuniodo Conselho Nacional de Jus-tia (CNJ), do qual tambm presidente, quando foi abor-dado pelo reprter FelipeRecondo, do jornal "O Esta-do de So Paulo".

    Recondo iniciou uma per-gunta: "Presidente, como osenhor est vendo...". Barbo-sa interrompeu e, em tom alto,disse: "No estou vendo nada".

    Depois, na presena dejornalistas de vrios veculos,o presidente se voltou para ojornalista, aos gritos: "Medeixa em paz, rapaz. Me dei-xa em paz. V chafurdar nolixo como voc faz sempre"

    O reprter, ento, diz: "O que

    isso, ministro? O que houve?".Barbosa responde: "Es-

    tou pedindo, me deixe empaz. J disse vrias vezes aosenhor".

    O jornalista tentou maisuma vez conversar com o pre-sidente do tribunal. "Eu tenhoque fazer pergunta, meutrabalho." E Barbosa, gritan-do, novamente disse: "Eu notenho nada a lhe dizer. Noquero nem saber do que osenhor est tratando."

    Depois, do elevador doprdio, Barbosa disse emtom alto: "Palhao".

    vereador Francisco Carvalho.Para o parlamentar, a no

    construo da refinaria nosarredores da capital mara-nhense ir prejudicar milha-res de pessoas que se ca-pacitaram profissionalmente espera do empreendimen-to, na busca de um empre-go mais digno.

    empresarial, que, pode-ro ter suas expectativas einvestimentos frustrados.

    Por isso, bom que apopulao fique atenta e nose deixe ludibriar na prxi-ma eleio, pois capaz dosenhor Lus Fernando Silva,provvel candidato da Oligar-quia Sarney, aparecer nohorrio da propaganda elei-toral, na maior cara de paue com os mesmos persona-gens a tira colo prometendoque "agora vai".

    Enquanto que na Cma-ra, o vereador Chico Carva-lho defende uma audinciacom o ministro Lobo, naAssembleia Legislativa, co-meou a ganhar corpo pro-posta do presidente da Co-misso de Assuntos Econ-micos deputado Bira do Pin-dar (PT) sobre necessidadede apurao da denncia deque o canteiro de obras daRefinaria Premium estariasendo desmontado, frustran-do assim o sonho de milha-res de maranhenses queacreditaram na promessa fei-ta, em plena campanha elei-toral, Lus Incio Lula da Sil-va, Edison Lobo e suascandidatas a presidente eGoverno do Maranho, Dil-ma Rousseff (PT) e Rosea-na Sarney (PMDB), res-pectivamente.

    Nesta manh dessa ter-a-feira (05) a paralisao doempreendimento, ganhou aadeso do lder da oposio,deputado Rubens PereiraJnior (PCdoB). O parlamen-

    Lder da oposio defende apurao da dennciatar defendeu que o PoderLegislativo verifique situaoreal das obras do projeto darefinaria.

    Segundo Rubens Jnior,por ser interesse de todos,principalmente de quemmora na regio do Munim,precisamos investigar e pro-por que a Assembleia faauma verificao in loco parasaber o que de fato estacontecendo, defendeu. Odeputado props ainda que aComisso de Assuntos Eco-nmicos acompanhe de per-to as obras da e verifique oandamento do projeto.

    O lder da oposio lem-brou que, ao ser anuncia-da em 2009, a RefinariaPremium atraiu pessoasde diversas partes do pas.Conforme Rubens Jnior,dados do Instituto Brasilei-ro de Geografia e Estatsti-ca (IBGE) revelam que8,7% da populao domici-liada em Bacabeira em 2010no residiam no municpionos ltimos cinco anos.

    A anunciada vinda da refi-naria, portanto, alm de ser-vir de atrativo aos eleitoresque sufragaram o voto emRoseana, atraiu o olhar dosinvestidores dos setores daeducao, imobilirio e em-presarial, que, podero tersuas expectativas e inves-timentos frustrados.

    Por isso, bom que a

    populao fique atenta e nose deixe ludibriar na prxi-ma eleio, pois capaz dosenhor Lus Fernando Silva,provvel candidato da Oligar-quia Sarney, aparecer nohorrio da propaganda elei-toral, na maior cara de paue com os mesmos persona-gens a tira colo prometendoque "agora vai".

    Vereador Francisco Carvalho (PSL)

    Deputado Rubens Pereira Jnior (PCdoB)

    Planos de sade tero que justificar negativa de atendimento por escritoOperadoras de planos de

    sade vo ter que justificarpor escrito qualquer tipo denegativa de atendimentocaso o servio seja solici-tado pelo beneficirio. A res-posta, em linguagem clara,dever ser enviada por cor-

    respondncia ou por meioeletrnico em at 48 horas.A norma foi anunciada hoje(5) pela Agncia Nacional deSade Suplementar (ANS),em parceria com o Minist-rio da Sade.

    De acordo com a Reso-

    luo Normativa n 319, paraobter o documento, o bene-ficirio dever fazer a soli-citao das informaes portelefone, por exemplo, eanotar o nmero do proto-colo. A resposta repassadapela operadora deve incluir

    a clusula contratual ou odispositivo legal que justifi-que a negativa do atendi-mento.

    Atualmente, cerca de 62milhes de pessoas tm co-bertura de planos mdicose/ou odontolgicos no pas.

  • O QUARTO PODER - So Lus, quarta-feira, 6 de maro de 2013 Geral - 3

    4 PODER PODER PODER PODER PODERDiretor Geral

    Udes Cruz Filho

    FinanceiraRosrio A.Cruz

    AdministrativoClia Lima Ferreira

    JurdicoSale Azevdo da Cruz

    Jos Silva Junior

    EditoraoCris Almeida

    U.L. DA CRUZ FILHO - CNPJ: 09.406.142/0001-28 -Telefone: (98) 4141-0891 / 3229 1560 / 8129-3749

    E-mai l : [email protected]

    Endereo : Av. Odilo Costa Filho, N 55, Parque. Univer-sitrio Cep 65059-810 - So Lus-MA.

    Poltica

    Gil Cutrim rene-se com representantesda Presidncia da Repblica em Braslia

    O prefeito Gil Cutrim(PMDB) esteve reunido nes-ta tera-feira (05) em Bras-lia com representantes daSecretaria de Relaes Ins-titucionais da Presidncia daRepblica.

    Na ocasio, o presidenteda Federao dos Municpi-os do Estado do Maranho(FAMEM), alm de pleitearnovos investimentos para ascidades maranhenses, rece-beu a garantia de Olmo Xavi-er (Subchefe Adjunto), Gil-mar Dominici (Assessor Es-pecial) e Regina Ramos (Ge-rente da Macroregional doNordeste) de que o GovernoFederal encontrar uma so-luo para o impasse refe-rente cobrana do ITBI dosimveis construdos no mu-nicpio de So Jos de Riba-mar, atravs do programa fe-deral Minha Casa, MinhaVida. A reunio fez parte daagenda de trabalho que o pre-sidente da entidade munici-palista promove na capitalfederal at esta quarta-feira.

    Munido de farta documen-tao, Gil Cutrim provou aosrepresentantes da Presidn-cia da Repblica que, ao con-trrio do que divulgado equi-vocadamente por algumaspessoas, So Jos de Riba-mar vive uma situao atpi-ca e totalmente diferente dosdemais municpios mara-nhenses que receberam uni-dades habitacionais do Mi-nha Casa, Minha Vida, pro-grama gerido e executadopela Caixa Econmica Fede-ral. Explicou que no munic-pio foram construdos trsconjuntos habitacionais Pitangueiras, So Jos eNova Aurora que, apesar deestarem implantados em ter-ritrio ribamarense, foramsorteados para muturios ins-critos na cidade de So Lus,a poca governada pelo en-to prefeito Joo Castelo.Juntos, os trs conjuntos ha-bitacionais renem cerca de40 mil novas pessoas que seinscreveram em So Lus eforam sorteados para unida-

    des habitacionais constru-das em So Jos de Riba-mar.

    Apesar de terem sidoinscritas e sorteadas por SoLus, estas pessoas iro re-sidir no territrio de So Josde Ribamar e, com todo odireito que lhes cabe, cobra-ro do poder pblico munici-pal a implantao de serviospblicos essenciais, comosade, educao e infraes-trutura, por exemplo. E o mu-nicpio de So Jos de Riba-mar, mesmo no dispondo denovos recursos, ter queatend-las, afirmou Cutrim.

    Os representantes doGoverno Federal elogiaram ainiciativa do prefeito ribama-rense e garantiram que o seupleito ser levado para umanova discusso com a presi-dente Dilma Rousseff, que jtem cincia da problemtica.Uma das solues propostasseria a abertura de uma linhade crdito aos muturios, porparte da CEF, para pagamen-to, em parcelas suaves, do

    valor do imposto. Os repre-sentantes da Presidnciatambm anunciaram que iroconvocar representantes danova gesto da Prefeitura deSo Lus no sentido de obterum diagnstico sobre a situ-ao atual do programa nomunicpio, alm de solicitarque, de fato, a administraoludovicense execute polticaspblicas parceiras e compar-tilhadas com o governo mu-nicipal de Ribamar.

    Mais informaes Ain-da durante a reunio, Gil Cu-trim demonstrou que a co-brana do ITBI, imposto pre-visto em lei municipal e naprpria Constituio Federal,se faz necessria neste mo-mento devido ao fato do mu-nicpio de Ribamar, em cum-primento ao que determina aLei de Responsabilidade Fis-cal, no dispor de nenhumoutro mecanismo de arreca-dao que possa suprir asperdas financeiras que seroacarretadas com a isenodo referido imposto.

    Na coluna Conversa com a Presidenta desta tera-feira (5), a presidenta Dilma Rousseff respondeu perguntas sobre a fiscalizao nas estradas, apreparao da polcia para garantir a segurana durante a Copado Mundo e o apoio produo de alimentos orgnicos, que temum adicional de 30% na compra pelo Programa de Aquisio deAlimentos (PAA), para uso, inclusive, na merenda escolar.

    Alm disso, o Pronaf Agroecologia financia projetosagroecolgicos ou orgnicos de at R$ 130 mil com jurosde at 2% ao ano. Lanamos tambm, em 2012, a campa-nha Brasil Orgnico e Sustentvel, para estimular o consu-mo desses produtos. Atualmente, h 11.524 unidades deproduo orgnica reconhecidas para venda direta ao con-sumidor, afirmou Dilma, em resposta a Gerusa RamosIbanez, 39 anos, nutricionista de Ananindeua (PA).

    Sobre a atuao da polcia durante os grandes eventos, apresidenta afirmou para Jernimo Ramos Neto, advogado emPalmas, que os policiais rodovirios federais e estaduais es-to sendo treinados e que o objetivo capacitar 50 mil polici-ais, bombeiros e outros profissionais de segurana pblica,Receita Federal e Defesa Civil, alm de modernizar os equi-pamentos. Tambm esto sendo realizados cursos em par-ceria com os Estados Unidos para formar multiplicadores.

    Nosso pas j lida com segurana de grandes eventos

    todos os anos, como a festa de reveillon no Rio de Janeiro eos carnavais nas grandes cidades, que recebem mais turis-tas do que o esperado para a Copa do Mundo. E nossoscampeonatos de futebol renem todas as semanas milha-res de pessoas em todo o pas. E estaremos ainda maispreparados. () Esse ser um dos principais legados queos grandes eventos deixaro para o pas: 50 mil profissio-nais bem preparados, destaca.

    A presidenta ainda falou, respondendo a Jair RobertoSampaio, autnomo de Salvador, de 41 anos, sobre como afiscalizao ajuda a reduzir o nmero de acidentes. Ela lem-brou o Pacto Nacional pela Reduo de Acidentes Paradapela Vida, que tem o objetivo de reduzir no mnimo em 50% osbitos decorrentes dos acidentes de trnsito no pas. Mas elaainda afirmou que o mais importante a mudana de compor-tamento de todos, com direo responsvel e defensiva.

    O principal objetivo da fiscalizao esse, pouparvidas e sofrimentos, e no arrecadar recursos. ()Exemplo disto foi a Operao Carnaval 2013, quando asrodovias tiveram o menor ndice de acidentes dos lti-mos dez anos. No feriado de Carnaval, houve reduode 17% no total de acidentes, de 24% no nmero demortes e de 25% no total de feridos. Antes disso, aOperao Fim de Ano j havia proporcionado um decrs-cimo de 23,4% no nmero de acidentes, detalha.

    Dilma fala sobre alimentos orgnicos, seguranana Copa e fiscalizao das rodovias

    Em TimonGovernadora prestigiar

    aula inaugural dos Centros

    de Capacitao Tecnolgica

    A aula inaugural doscursos do primeiro trimes-tre de 2013 dos Centros deCapacitao Tecnolgicado Maranho (CETEC-MAs) ser realizada, nes-ta quinta-feira (7), s 14h,no municpio de Timon, nadivisa do Maranho com oPiau. Ser transmitida porvideoconferncia para to-dos os polos do CETECMAe ter a presena da go-vernadora Roseana Sarneye da secretria de Estadode Cincia, Tecnologia eEnsino Superior, RosaneGuerra.

    Participam alunos ins-critos nos cursos e os pr-inscritos para a Etapa Pr-Vestibular. Aps a aulainaugural, os alunos assis-tiro palestra Empreen-dedorismo e gerao derenda, com o empresrioe administrador com MBApela FGV/ISAN HaroldoPadilha. As aulas dos CE-TECMAs tero incio nasegunda-feira (11).

    Timon teve a sua pri-meira turma de cursos pro-fissionalizantes formada,este ano. Foram ofertadas,inicialmente, 360 vagasnos cursos Auxi l iar deAgronegcio, Auxiliar Ad-ministrativo e Auxiliar deContabilidade. Ao todo, osCETECMAs esto ofere-cendo 5.940 vagas noscursos: Auxiliar de Agrone-gcio, Auxiliar de Instala-es Eltricas, Auxiliar deEletrnica de Manuteno,Auxiliar de Contabilidade/Informtica, Auxiliar de Te-lecomunicaes, AuxiliarAdministrativo/Informtica

    e Montagem e Manuten-o de Micro. Cada cursotem carga horria de 160horas, divididas em 100 ho-ras de aulas presenciaismediadas por tecnologia e60 horas de estudos diri-gidos. Sero oferecidas 30vagas por turma.

    Ao ingressar nos cur-sos oferecidos pelo CETE-CMA, os alunos passam aintegrar a plataforma doPrograma Maranho Pro-fissional, que somente em2012 formou cerca de 114mil pessoas. Os alunosque obtiverem melhor ren-dimento, que ser medidode acordo com as notas efrequncia s aulas, pode-ro ser selecionados paraestgios nas empresasparceiras a partir do Pro-grama de Estgio Viva Pri-meiro Emprego, que tam-bm uma etapa do Ma-ranho Profissional. Cum-prido esse ciclo, nosso alu-no ter uma formaocompleta e maior potenci-al de absoro pelo mer-cado de trabalho, explicoua secretria Rosane Guer-ra.

    Os cursos sero reali-zados de maro a maio de2013. Alm dos cursos dequalificao profissional,os CETECMAs tambmiro ofertar, a partir da se-gunda quinzena de maro,o curso preparatrio para ovestibular, com nfase noENEM, o Etapa Pr-Vesti-bular. As aulas acontecemnas 11 unidades do CETE-CMA e em 92 escolas daSecretaria de Estado daEducao (Seduc).

  • 4 O QUARTO PODER - So Lus, quarta-feira, 6 de maro de 2013- Variedades

    Resumodas NovelasSalve Jorge

    Lado a LadoA emissora no divulgou ocaptulo de hoje.

    O piloto consegue tran-quilizar Wanda. Lvia avi-sa a Russo para tomarcuidado com Wanda. l-cio pede para entrar naequipe que competir naTurquia. Nunes leva umafoto de Wanda para Hele presta esclarecimentospelos depsitos que fezem sua conta bancria.Rosngela destratadapelas mulheres trafica-das. Tho, Lucimar e Ju-nior se emocionam namissa em homenagem aMorena. Lucimar v Lviana rua e a ofende na fren-te de todos. Junior pedepara Thompson brincarcom ele. Lvia fala paraHaroldo que no reconhe-ceu Alejandro em seu de-poimento. Hel confirmaque Alejandro e Russoso a mesma pessoa.Haroldo pede para Stenioconversar com Tho so-bre as agresses de Lu-cimar a Lvia. Cyla estra-nha que Morena no searrume para falar comMurat. Berna descobreos depsitos que Musta-fa faz em um banco naCapadcia. Zyah e Demirdeixam Ayla e Tamar emum bar e vo at a boate.

    Kiko afirma a Robertaque desistiu de sabotarNando e as roupas dacoleo. Kiko exige queCarolina confirme suaverso para Roberta. Ca-rolina convence o primoa no comentar que elasabe de suas invenes.Roberta implora que Dinocontinue tentando fecharum contrato. Nieta deci-de unir Semramis eDino. Nando consegueum emprego de carrega-dor na loja. Roberta per-doa Kiko. Dominguinhospede para se encontrarcom Charl. Manoela su-gere que Fbio e Julianajantem com ela e Ciaem casa. Carolina revelaa Felipe que est grvi-da. Juliana teme que Ma-noela faa algo contraela no jantar. Ronaldo eIsadora namoram. Caro-lina diz a Nieta que Feli-pe quer se casar comela. Felipe tem alucina-es com a famlia deCarolina. Vnia ajudaCharl nas vendas. Ro-naldo faz uma marca emIsadora sem que elaveja. Fbio fica com ci-mes de Juliana com Nan-do. Olvia avisa a Charlque Dominguinhos a pro-curou novamente.

    Horscopories21/3 a 20/4Bom dia para alargar os seus hori-zontes. No campo afetivo, seus de-sejos e sentimentos andam reprimi-dos.

    Touro21/4 a 20/5A Lua transita pela perigosa Casa daTransformao, exigindo mudanasde comportamento ou valores em suavida.

    Gmeos21/5 a 20/6O dia pode ser muito produtivo para

    quem trabalha em equipe. Aproveite achance de dividir suas responsabili-dades e compartilhar projetos.

    Cncer21/6 a 21/7A pressa inimiga da perfeio, porisso, no se precipite!O momento re-quer uma maior organizao domsti-ca e profissional.

    Leo22/7 a 22/8A Lua transita pelo seu paraso as-tral, deixando voc mais confiante eotimista. Aproveite a influncia lunarpara se dedicar a uma atividade que

    Guerra dos Sexos

    traga mais prazer ao seu cotidiano.

    Virgem23/8 a 22/9Tenha cuidado com exageros em casa.No h porque satisfazer aos outrosmais do que a si mesmo no decorrerdesta noite.

    Libra23/9 a 22/10Voc pode sentir uma necessidademaior de se aventurar. Mostre a suafora de comunicao e a sua capaci-dade de entreter os outros. No campoafetivo, evite tomar uma atitude preci-pitada! Brigas podem surgir.

    Escorpio23/10 a 21/11Fuja de negcios de risco. O dia trazaborrecimentos com promessas dedinheiro fcil. No o momento detrocar o certo pelo duvidoso, inclusivena rea afetiva.

    Sagitrio22/11 a 21/12O dia revela um conflito de interesses:tenha cuidado com a impulsividadenesta tera-feira.

    Capricrnio22/12 a 20/1O dia pode ser marcado por alguns

    contratempos ou situaes que podemfugir ao seu controle. H perigo de seaborrecer com intrigas.

    Aqurio21/1 a 19/2Voc pode enfrentar alguns problemasfinanceiros. No um bom dia parafazer emprstimo ou ser avalista dequem voc no confia.

    Peixes20/2 a 20/3Tome cuidado para no criar um clima decompetio no ambiente onde vive ou tra-balha. Voc vai estar mais impaciente hoje,podendo explodir por qualquer coisinha.

    Est na hora deresgatar a vitalida-de da sua pele ecombater os efei-tos do cansao.Noites mal dormi-das resultam emporos abertos,olheiras e quandoregadas a lcool ainda pior: as be-bidas aceleram oprocesso de desi-dratao da pele ea perda de elasti-cidade.

    Ento seguemalgumas dicas deprocedimentosque voc deve co-locar em prticapara trazer o vioe a beleza da suapele de volta.

    Hidratao -Durante o dia,mesmo quando o mundo estiver ameaando despencar so-bre a sua cabea, lembre-se de tomar gua, importante paraexpulsar as toxinas produzidas pelo organismo durante osmomentos de deslize e reidratar o corpo aps a ingesto debebidas alcolicas. A ingesto do lquido reduz o inchao,melhora a digesto e ainda estimula a absoro de nutrien-tes.

    Cosmticos noturnos - Estes produtos de ao notur-na agem no momento em que a pele mais trabalha pelarenovao celular e, portanto, potencializam a recuperaonatural dos tecidos. Alguns desses produtos so especfi-cos para a rea dos olhos e melhoram muito a aparncia decansao e indisposio.

    gua termal - Rica em minerais, ela hidrata e ajuda adescongestionar a pele como um tipo de anti-inflamatrioleve. Algumas borrifadas do produto durante o dia ajudam aaliviar o aspecto cansado e a sensao de pele ressecada.

    Por Jessica Moraes

    Sua pele renovadaAinda ajuda acombater olheirasem compressasgeladas com al-godo durante 15minutos.

    Maquiagem - possvel recor-rer maquiagempara camuflar aaparncia dapele. Um dos pri-meiros sinais decansao, os po-ros abertos po-dem serminimizados coma aplicao de umprimer. Ele regulaa oleosidade, pre-enche linhas finase ainda ajuda nafixao do make.Iluminadores tam-bm so grandesaliados das peles

    cansadas e desidratadas. Quem quer levantar oolhar pode aplicar o produto logo abaixo da sobran-celha.

    Mscara desintoxicante - Faa uma mscarafacial com 1 colher (sopa) de argila verde, 1 gotaleo essencial de lavanda e o quanto baste de gua,at chegar consistncia de uma pasta fcil de serespalhada pela pele. Aplique sobre o rosto e des-canse por 15 a 20 minutos. A argila tem o poder deabsorver as toxinas da pele e regular a produosebcea.

    A prtica de exerccios fsicos auxilia na elimina-o de toxinas, no processo de renovao celular ea ingesto de sucos de frutas tambm aumenta oestoque de vitaminas e sais minerais necessrios sua pele. Hora de reforar os hbitos tambm comprticas saudveis!

  • O QUARTO PODER - So Lus, quarta-feira, 6 de maro de 2013 Cidade e Esportes - 5

    Felipo chama Kak eDiego Costa para amistoso

    Seleo Brasileira FutebolRonaldo lamenta

    'desrespeito' de Fergusonaps ser chamado de gordo

    O tcnico Luiz FelipeScolari convocou nesta ter-a-feira a Seleo para osamistosos contra a Itlia,em Genebra (Sua) no dia21, e a Rssia, em Londres(Inglaterra), no dia 25. Omeia Kak, do Real Madrid,e o atacante Diego Costa,do Atltico de Madri, soas novidades. Ronaldinho

    Prefeitura iniciaoperao tapa-buraco

    No Anjo da Guarda

    Seir lana projeto de fortalecimentoda poltica da Igualdade Racial

    Em So Lus

    Gacho, do Atltico-MG,est fora.

    - Kak est sendo convo-cado dentro da igualdade queeu vou dar a todos os joga-dores. Todos vo ter um, doisjogos no mnimo, nas mes-mas posies e depois euescolho - disse Felipo.

    Na estreia do treinador, oBrasil perdeu por 2 a 1 para

    a Inglaterra em 6 de feverei-ro, no estdio de Wembley.A CBF tem ainda mais trsamistosos marcados antesda Copa das Confederaes:Chile (24 de abril, no Minei-ro, somente com jogadoresque atuam no pas), Inglater-ra (2 de junho, no Maracan)e Frana (9 de junho, na Are-na do Grmio).

    Em relao primeiraconvocao, as novidadesso: Ded (Vasco), DiegoCavalieri (Fluminense), DiegoCosta (Atltico de Madri),Fernando (Grmio), Kak(Real Madrid), Luiz Gusta-vo (Bayern de Munique), Thi-ago Silva (PSG) e Marcelo(Real Madrid). Hernanes,que havia sido chamado, fi-cou fora da derrota para osingleses por leso. Estofora agora Adriano, Ronaldi-nho, Luis Fabiano, LeandroCastn, Miranda, Diego Al-ves e Arouca.

    Kak no atua pela Sele-o desde 14 de novembrode 2012, quando foi titular noempate de 1 a 1 com a Co-lmbia. Convocado pela pri-meira vez para vestir a ama-

    Toda a extenso da Ave-nida Jos Sarney, no Anjo daGuarda, comeou a receberos servios da Prefeitura deSo Lus para a execuo daoperao tapa-buracos. Oobjetivo da operao recu-perar as vias com problemasde infraestrutura e oferecermais segurana e confortoaos motoristas e moradoresdas adjacncias.

    A operao no Anjo daGuarda est em andamentoh uma semana e prioriza tre-chos de nibus, ruas e aveni-das que tenham sido critica-mente afetadas pela chuva.Outros trechos da capital tam-bm recebero aes de revi-talizao asfltica. Os pontosemergenciais esto sendomapeados pela Secretaria deObras e Servios Pblicos (Se-mosp) para que as medidasnecessrias sejam tomadas.

    Alguns moradores doAnjo da Guarda, como o au-tnomo Aldo Silva, 28, esta-vam tendo problemas comautomveis por conta dosburacos. Ele afirmou quemedidas como essa so im-portantes. Estava frequente-

    As palavras de Alex Fer-guson feriram Ronaldo. Apsser chamado de "gordo" pelotcnico do Manchester Uni-ted em uma comparaocom Cristiano Ronaldo, ementrevista coletiva na segun-da-feira, o ex-atacante brasi-leiro demonstrou mgoa como escocs nesta tera, du-rante visita da Fifa s obrasda Arena Pernambuco, noRecife.

    Primeiro, o Fenmenobrincou e lembrou sua parti-cipao no quadro "MedidaCerta", do Fantstico, quan-do perdeu 17 quilos em de-zembro do ano passado.Depois, o ex-jogador de Cru-zeiro, Barcelona, Inter deMilo, Real Madrid, Milan eCorinthians mostrou que nogostou da "brincadeira" deFerguson.

    - Ele no me viu depoisdo "Medida Certa". A opiniodele a gente respeita, notenho a pretenso de ser o

    melhor para todos. Fico fe-liz pela histria que fiz nofutebol, onde conquistei o t-tulo de melhor do mundo.No tenho a acrescentarsobre o meu antigo aspec-to fsico. Mas lamento a for-ma desrespeitosa que elese referiu a mim, coisa queno cabe a algum da con-dio dele - disse o maiorartilheiro da histria das Co-pas do Mundo.

    relinha, Diego Costa tem 24anos e est no Atltico deMadri desde 2007, mas comalguns emprstimos. Nasci-do no Sergipe, o atacantenunca atuou profissionalmen-te no Brasil e j passou porclubes como Braga (Portu-gal) e Celta (Espanha).

    - Venho observando o Di-ego desde que assumi a Se-leo, com detalhes que co-letei nos ltimos jogos e comtcnicos europeus que tenhocontato. Ele merece essaoportunidade para que pos-samos observ-lo, ele temuma caracterstica importantepara o grupo, muito forte,sabe guardar posio, lutamuito mais do que imagi-nado - explicou o treinador.

    A comisso tcnica e osjogadores vo se reunir emGenebra no dia 18. No diaseguinte, Felipo far a pri-meira atividade antes do du-elo contra os italianos, no dia21, s 16h30m (de Braslia),no Estdio de Genebera.Quatro dias depois, a equipecanarinho vai encarar a Rs-sia, em Londres, s 16h30m(de Braslia).

    mente em oficinas. Fico muitofeliz que as ruas estejamsendo asfaltadas e os bura-cos, tampados. um alviono bolso, me deixa mais se-guro, contou.

    Segundo Mauro Santos,chefe da equipe enviada pelaSemosp ao local, nas opera-es de recapeamento reali-zadas na gesto anterior, oasfalto era de baixa qualida-de, o que ocasionou poucadurabilidade frente ao pero-do chuvoso. Dessa vez, aPrefeitura est investindo naqualidade do trabalho. Que-remos que haja durabilidadee que os servios prestadossatisfaam os beneficiados,ressaltou Mauro.

    OUTROS TRECHOSNas prximas semanas,

    outras vias da capital conti-nuaro a receber reparos.Nesse momento emergenci-al, os servios esto focadosnas principais avenidas deSo Lus. Posteriormente, asfrentes de trabalho sero en-viadas para os percursos denibus. Aps esse trabalho,a operao entrar efetiva-mente nos bairros da cidade.

    Lanado, nesta tera-feira(5), no Palcio Henrique de LaRocque, em So Lus, o Pro-jeto Fortalecimento da Polti-ca de Promoo da Igualda-de Racial, iniciativa do Go-verno do Estado, por meio daSecretaria Extraordinria daIgualdade Racial (Seir). O atoteve coordenao da secret-ria de Igualdade Racial, Clau-dett Ribeiro, e contou com pre-sena do vice-governador Wa-shington Luiz Oliveira.

    Como no Maranho amaioria da populao negra,o governo d um importantepasso na elaborao de pol-ticas voltadas para esse seg-mento, viabilizando aes quevo melhorar a vida dessapopulao, declarou Wa-shington Luiz, informando queele considera essencial a in-tegrao dos governos muni-cipais, estaduais e federalpara desenvolver as aes.

    O projeto, que visa reali-zar aes efetivas de enfren-tamento ao racismo e supe-rao das desigualdades ra-ciais, foi apresentado a pre-feitos e gestores municipaisda Poltica de Promoo da

    Secretria Claudett Ribeiro destaca aes do projeto, ao lado do vice-governador Washington Luiz Oliveira; coordenadora do Fipir, Vnia Calixto; e demais autoridades

    Igualdade Racial dos 72 mu-nicpios onde sero imple-mentadas as aes. Tambmpresentes os secretrios es-taduais Olga Simo (Cultu-ra), Pedro Fernandes (Edu-cao), Luiza Oliveira (Direi-tos Humanos, AssistnciaSocial e Cidadania), repre-sentantes de comunidadesnegras e quilombolas, almde outros parceiros.

    Para a secretria ClaudettRibeiro, a poltica de igualda-de racial uma realidade, masainda se encontra em imple-mentao. Este projeto temcomo objetivo principal apoiar,assessorar os governos muni-

    cipais para que eles possamqualificar e melhorar suasaes e se prepararem para oSistema Nacional da Polticada Igualdade Racial, que estsendo elaborado pelo governofederal, explicou.

    Os 72 municpios que se-ro atendidos pelo projeto inte-gram o Frum Intergoverna-mental de Promoo da Igual-dade Racial (Fipir), que foi ins-titudo visando implementa-o de estratgias para a in-corporao da Poltica Nacio-nal de Promoo da IgualdadeRacial nas aes governamen-tais de estados e municpios.

    Segundo a coordenadora

    do Frum Intergovernamentalde Promoo da IgualdadeRacial (Fipir), Vnia Calixto, oMaranho um dos primeirosestados a lanar um projetodesse nvel, a partir de um in-centivo que a Secretaria dePromoo da Igualdade Racialda Presidncia da Repblica(Seppir) lanou, para que osestados criassem seus proje-tos de fortalecimento instituci-onal voltados aos organismosde promoo da igualdade ra-cial. Esse um tipo de traba-lho que a Sepir tem buscadopara ser parceiro, pois visa for-talecer os organismos nos es-tados e municpios, ressaltou.

  • O QUARTO PODER - So Lus, quarta-feira, 6 de maro de 20136 - Municpios

    Parceria com os municpios

    Defensoria inicia instalao dosistema de segurana eletrnica

    Em So Lus e no interior

    Regio Sul do MARigo Teles promete cobrar

    recuperao de estradasGovernadora Roseana recebeprefeitos no Palcio dos Lees

    A governadora RoseanaSarney recebeu prefeitos,vereadores e deputados, natarde desta tera-feira (5), noPalcio dos Lees. O encon-tro, que teve a presena dosecretrio de Estado de Ci-dades e DesenvolvimentoUrbano, Hildo Rocha, reafir-mou a integrao entre go-verno e municpios de diver-sas regies do estado.

    Participaram os prefeitosde Pirapemas, Iomar Salva-dor; de Santa Luzia do Pa-ru, Eunice Damasceno; deSanta Rita, Tim Ribeiro; deItapecuru, Magno Amorim; dePaulino Neves, Raimundo

    "Ldio" de Oliveira; e de Ca-rolina, Ubiratan Juc; almdos deputados estaduaisCsar Pires, Antnio Perei-ra, Carlinhos Florncio e F-bio Braga.

    A governadora ressaltou aimportncia de firmar parce-rias com os municpios. Oencontro com os prefeitos uma forma do Governo doEstado conhecer as deman-das do povo, que so conhe-cidas e sentidas pelos muni-cpios. Ns estamos dis-posio para ajudar qualquergestor que precise de nossoapoio, pois nosso interessemaior trabalhar para a me-

    lhoria das condies de vidade nossa populao, ressal-tou.

    O secretrio de Cidadese Desenvolvimento Urbano,Hildo Rocha, contou que oencontro tambm serviu paraconhecer as demandas dosmunicpios no que se referes obras de infraestrutura ede mobilidade urbana.

    Entre as solicitaesdos gestores est a pavimen-tao de ruas e avenidas.Para isso, a governadoraRoseana solicitou que osprefeitos criem projetos exe-cutivos para essas obras eencaminhem para a Secreta-

    ria de Cidades. A partir da,iremos buscar junto ao Go-verno Federal, os recursos doPr-Transporte, programa deimplantao de sistemas deinfraestrutura do transportecoletivo e mobilidade urbana,informou Hildo Rocha.

    Para o prefeito de Pirape-mas, Iomar Salvador, o en-contro foi fundamental paraaproximar o municpio dasaes do governo. Viemosbuscar parcerias e recursospara serem aplicados na ci-dade de Pirapemas, disse.

    J a prefeita de SantaLuzia do Paru, Eunice Da-masceno, destacou a din-mica do trabalho desenvolvi-do pelo governo. A governa-dora Roseana sempre mui-to dinmica em seu trabalho.Essas parcerias iro melho-rar a vida da populao deSanta Luzia do Paru, afir-mou Eunice Damasceno.

    A visita ao Palcio dosLees de cordialidade e deagradecimento pelo apoio doGoverno do Estado s aesdo municpio. Tambm umaforma de percebemos na pr-tica o interesse da governa-dora Roseana em ajudar to-dos os gestores, afirmou oprefeito de Itapecuru, MagnoAmorim.

    PosseJuiz de Aailncia empossado

    na comarca de So Lus

    Governadora Roseana recebeu prefeito de Pirapemas, Iomar Salvador, e o deputado estadual Carlinhos Florncio

    O juiz Antonio Fernandodos Santos Machado, do Jui-zado Especial Cvel e Crimi-nal de Aailndia, foi empos-sado nesta tera-feira (5)como juiz auxiliar de entrn-cia final na comarca de SoLus, pelo desembargador An-tonio Guerreiro Jnior, presi-dente do Tribunal de Justiado Maranho. "Sucesso nostrabalhos jurisdicionais desen-volvidos a partir de agora nacapital", desejou Guerreiro.

    O magistrado promo-vido pelo critrio de antigui-dade iniciou sua carreirana Justia estadual, em 26de fevereiro de 1997, comotitular da comarca de Buri-ti. Atuou nas comarcas de

    Santa Luzia e no juizado deAailndia atualmentecom cerca de 2 mil proces-sos em tramitao.

    Com cerca de 1.800 pro-cessos julgados em 2012,Machado deixa a comarcade Aailndia com produti-vidade positiva de 100%."Continuarei prestando aatividade jurisdicional bus-cando o aperfeioamento,para ter melhores condiesde servir a sociedade ludo-vicense", declarou o juiz

    Participaram da posse adiretora geral do TJMA, Su-maya Heluy, a esposa domagistrado, Maria Jos deQueiroz Machado e a filhaSuzana Alves Machado.

    A Defensoria Pblica doEstado (DPE/MA) deu incio,este ms, instalao do

    sistema de segurana eletr-nica nos prdios da institui-o em So Lus e interior do

    Maranho. O Ncleo de Exe-cuo Penal e a Escola Su-perior, em So Lus, bemcomo os ncleos regionais jesto recebendo a visita tc-nica da empresa contratadapor meio de licitao pela De-fensoria Estadual.

    Atualmente, todos os 17ncleos regionais da DPE/MA esto dotados de cer-ca eltrica e alarme. Con-forme contrato assinado re-centemente, a empresa es-pecializada, alm de assu-mir a responsabilidade pelamanuteno dos equipa-mentos j existentes, co-locar em funcionamentocircuito fechado de televi-so (CFTV). Recebendo amaior demanda, cerca de300 atendimentos dirios, o

    Guerreiro Jnior d posse ao juiz AntonioFernando e cumprimenta esposa do magistrado

    prdio sede da DefensoriaEstadual, em So Lus, hoje o nico equipado comcircuito interno de TV.

    De acordo com o defen-sor geral, Aldy Mello Filho,o investimento representarmais comodidade, seguran-a e tranquilidade para osdefensores pblicos, servi-dores e para a populaoassistida pelo rgo. Eledestacou que j foram reto-madas as tratativas com aSecretaria de Estado de Se-gurana Pblica com vistas celebrao de convniopara garantir segurana fei-ta pelos policiais da reser-va indicados e treinadospelo SSP/MA, cujo paga-mento se dar com recursosda Defensoria.

    Defensor geral, Aldy Mello Filho ressaltou que o investimentorepresentar mais segurana para servidores e populao

    O deputado Rigo Teles(PV) anunciou nesta tera-feira (5), durante pronuncia-mento na tribuna da Assem-bleia Legislativa, que, aten-dendo pedido da populao,representada por prefeitos evereadores, vai lutar junto aogoverno do estado, por meiodo secretrio de Infraestru-tura, Luis Fernando, pela re-cuperao de importantesrodovias estaduais que cor-tam municpios da regioCentro Sul do Estado do Ma-ranho.

    O parlamentar informouque recentemente viajou aoSul do Maranho, onde reu-niu com os prefeitos doutorSantana (Sambaba), doutorEdmilson (Formosa da Ser-ra Negra), Joozinho do Di-maizo (Itaipiava do Graja).Em Fortaleza dos Noguei-ras, a reunio foi com o vice-prefeito Dr. Tlio, vereadorese lideranas. Na oportuni-dade, os dirigentes munici-pais aproveitaram o momen-to para discutir as reivindi-caes cobradas pela popu-lao e encaminh-las aogoverno do Estado.

    Na cidade de Graja,Rigo participou de outra reu-nio com vereadores domunicpio. Na oportunidade,a vereadora Elizabeth No-gueira, o vereador Telmiston,o vereador Jos Leo, o ve-reador Cloves Pombo e o

    vereador professor Jairon apre-sentaram as principais reivin-dicaes nas reas de sa-de, educao e infraestrutu-ra, que sero discutidas naAssembleia Legislativa e le-vadas aos rgos competen-tes do governo do Estado.

    Na avaliao de Rigo,uma das principais reivindi-caes, resumidamente, arecuperao da rodovia es-tadual que interliga de Gra-ja BR 230, ao entronca-mento em Balsas, Graja aFormosa da Serra Negra(80Km), de Formosa da Ser-ra Negra a Fortaleza dosNogueiras (60Km), de Forta-leza dos Nogueiras BR -226 at o Entroncamentoso (60Km), de Graja nosentido Arame (120Km), eest em fase de conclusoo trecho da rodovia que in-terliga do Arame ao Entron-camento, que Buriticupu.

    No pronunciamento, RigoTeles prometeu levar todas asreivindicaes da populaoao governo do Estado, prin-cipalmente a recuperao daMA no trecho que liga Gra-ja, Formosa da Serra Ne-gra, Fortaleza dos Nogueirasat o Entroncamento, e aextenso at Barra do Cor-da, do asfaltamento da MA-012, que est sendo feita deEsperantinpolis a So Ro-berto, de So Roberto a SoRaimundo do Doca Bezerra.

    Classificados

    Anuncie aqui e venda muito mais!4141-0891 / 8129-3749

  • O QUARTO PODER - So Lus, quarta-feira, 6 de maro de 2013 Geral - 7

    CAPs-AD faz capacitaode jovens sobre drogas

    Voluntrios

    Educao

    MEC lana curso online de inglspara quem faz universidade pblica

    InternetPara Ministrio das

    Comunicaes, prazo para o 4G j crtico

    O governo federal colo-ca no ar nesta tera-feira(5) a verso online do pro-grama Ingls sem Frontei-ras . So oferecidas doismilhes de senhas deacesso pessoal a estudan-tes de graduao e ps-gra-duao matriculados emuniversidades pblicas,bem como para alunos deinstituies privadas quetenham obtido no mnimo600 pontos em todas as

    edies do Exame Nacio-nal do Ensino Mdio(Enem), desde 2009.

    O objetivo do programa melhorar o nvel de pro-ficincia em ingls paraestudantes que vo parti-cipar do programa CinciaSem Fronteiras, que dis-tribui 101 mil bolsas deestudos em universidadesdo exterior. A nota de cor-te em proficincia em in-gls foi reduzida para po-

    der preencher as vagas.O ingls se consolidou

    como a lngua das cinci-as internacionais. Por isso,um dos objetivos deste pro-grama a proficincia nalngua, pois o ingls o queoferta mais oportunidades eopes de bolsas no Cin-cia sem Fronteiras, diz oministro da Educao, Aloi-zio Mercadante.

    O programa oferecerdiferentes tipos de apoio

    Prefeitura disponibilizaemisso de documentosfazendrios pela internet

    Economia

    Est disponvel para o cli-ente-contribuinte a emissode certides, alvar e guia depagamento dos tributos mu-nicipais, alm de autentica-o de certido e consulta dedbitos. Esses servios po-dem ser acessados no por-tal da Prefeitura de So Lus(www.saoluis.ma.gov.br), nobanner Alvar 2013.

    O cliente-contribuintepode imprimir o boleto parapagamento dos tributos mu-nicipais atravs do site e pa-gar em qualquer agncia ban-cria. Para emitir o Alvar

    2013 pelo site, o contribuin-te deve estar devidamentecadastrado e regularizadocom o fisco municipal. Coma emisso do Alvar pela in-ternet, no necessrio ocontribuinte se encaminharpara o atendimento da Secre-taria Municipal da Fazenda(Semfaz).

    A disponibilizao des-tes servios para populaopela Prefeitura de So Lus,garante mais conforto e rapi-dez ao cliente-contribuinte,afirma a secretria da Fazen-da, Sueli Bed.

    IFMA realiza seletivopara contratao deprofessor substituto

    Campus Monte Castelo

    O Instituto Federal doMaranho (IFMA) CampusSo Luis Monte Castelo vairealizar processo seletivopara contratao de profes-sor substituto. As inscriespodem ser feitas no perodode 06 a 24 de maro.

    So dez vagas distribu-das nas seguintes reas:qumica, histria, portugus,

    sociologia, automao indus-trial, eletrnica, mquinas einstalaes eltricas e paraestrutura de concreto, ao emadeira.

    A seleo ser compostapor prova didtica e prova de t-tulos. As inscries podem serfeitas no site do IFMA(www.ifma.edu.br). A taxa de ins-crio no seletivo R$ 50,00.

    Os 'prazos timos' para ainstalao do servio de quar-ta gerao de telefonia celu-lar (4G) j no existem mais,segundo o diretor do depar-tamento de banda larga doMinistrio das Comunica-es, Artur Coimbra de Oli-veira. 'Para instalao comsegurana de uma estaordio base (ERB) seriam ne-cessrios 180 dias, ou seismeses', afirmou Oliveira aoValor. O executivo participouna manh de hoje do primei-ro Congresso de Provedoresde Internet, em So Paulo.

    De acordo com Oliveira, possvel 'apertar' o prazo,mas no o ideal. 'Ainda dtempo [para cumprir a metade instalao do 4G em 30de abril nas seis cidades-sede da Copa das Confede-raes], mas est apertado.Qualquer coisa que sair forado planejado vai comprome-ter o prazo', afirmou.

    O diretor do Ministriodas Comunicaes afirmaque todas as operadoras es-to trabalhando para cumpriro prazo, mas a maior dificul-dade est em obter as licen-as das prefeituras para ins-talao das antenas. 'Dificil-

    mente a autorizao sai commenos de seis meses e, svezes, demora mais de umano', disse. Para isso, estem anlise na Cmara dosDeputados a Lei Geral de Ins-talao de Infraestrutura eTelecomunicaes, mais co-nhecida como a Lei das An-tenas. 'Foi uma lei que cami-nhou muito rpido no Sena-do, parou na Cmara por con-ta do recesso do fim do ano,e acredito que os legislado-res tm interesse em enca-minhar rapidamente o tema',afirmou.

    A ideia uniformizar, pormeio da lei, os pr-requisitospara instalao de antenasem todo o pas, disse. 'possvel que a lei no sejasancionada antes da Copadas Confederaes [em ju-nho]. Mas, para a Copa doMundo, vai significar um gan-ho significativo de tempo paraos operadores', afirmou.

    Segundo Oliveira, no hdisposio na Agncia Nacio-nal de Telecomunicaes (Ana-tel) de alargar o prazo para ainstalao do 4G. 'Esperamosque as prefeituras colaborem,mas a responsabilidade dasoperadoras', disse.

    aprendizagem do idioma in-gls. O mdulo online pormeio da plataforma My En-glish Online (MEO). Tam-bm ser feito mais de 500mil testes Toefl para verifi-car o nvel de ingls dos alu-nos das universidades bra-sileiras. A partir do diagns-tico do nvel de conhecimen-to do idioma, os alunos queobtiverem melhor resultadopodem ser selecionadospara cursos presenciais.

    Em So Lus

    Atividades com gestoras municipaismarcam a Semana da MulherA Secretaria de Estado

    da Mulher (Semu) realiza,nesta quarta-feira (6), no Au-ditrio da Semu, no Calhau,atividades para apresentaode editais de financiamentospara projetos nas reas detrabalho, sade, educao,gesto e diversidade e reu-nio de trabalho com parcei-ros da Regio Metropolitana(Pao do Lumiar, Raposa eSo Jos de Ribamar).

    A primeira oficina, dirigi-

    da a gestoras municipais, depolticas para as mulheres doMaranho, acontece s 9h,e ir detalhar edital para fi-nanciamento de projetos,publicado pela Secretaria dePolticas para as Mulheresda Presidncia da Repblica(SPM-PR)

    No perodo da tarde, a reu-nio de trabalho ser comparceiros da Regio Metro-politana (Pao do Lumiar,Raposa e So Jos de Riba-

    mar) includos no projeto deaparelhamento da rede deatendimento mulher em si-tuao de violncia, viabiliza-do a partir de convnio entrea Semu e a SPM-PR, para aestruturao das institui-es, no sentido de melho-rar o atendimento nos servi-os especializados.

    Programa de rdioNesta sexta-feira (8),

    como parte da programaodo Ms da Mulher, a Semu

    estrear, na Rdio Timbira, oprograma de rdio SE LIGA,MULHER!, no horrio das12h30 s 13h.

    O programa ser levadoao ar todas as sextas-feirasapresentando, entre outrascoisas, entrevistas, informa-es sobre os servios darede de ateno mulher,dados sobre violncia contraa mulher e divulgao dasaes da Secretaria da Mu-lher e de parceiros.

    Possibilitar um conheci-mento tcnico a jovens que,voluntariamente, ajudam de-pendentes qumicos a se li-vrarem do vcio. Este foi oobjetivo da capacitao re-alizada, na noite de segun-da-feira (4), pelo diretor doCentro de Ateno Psicos-social - lcool e Drogas(Caps-AD), Marcelo Costa,para jovens do grupo DoseMais Forte, que integra oFora Jovem da Igreja Uni-versal do Reino de Deus emSo Lus.

    O objetivo da capacita-o foi passar aos integran-tes do grupo informaessobre atendimento, casos ecomplicaes de usuriosde drogas. Eles fazem umtrabalho voltado aborda-gem e atendimento aos de-pendentes de lcool e dro-gas em situao de rua nosbairros de So Lus.

    O diretor do Caps-ADsalientou questes como ti-pos de dependncia, formas

    de tratamento, reaes doorganismo s drogas, nveisde envolvimentos com os t-xicos e os perigos do cra-ck. De acordo com MarceloCosta, a inteno que,depois de capacitados, al-guns destes jovens acom-panhem a equipe do Caps-AD e a polcia nas opera-es feitas nas cracolndi-as de So Lus. "Deveremosfazer outra ao este ms,

    mas no podemos divulgara data nem o local. A ideia que alguns destes jovensnos ajudem na abordageme convencimento dos de-pendentes para que aceitemo tratamento", destacou.

    Para Marcelo Costa, oengajamento de jovens vo-luntrios - independente desuas denominaes religio-sas - fundamental, pois,no caso do grupo Dose

    Mais Forte, eles tm umsuporte religioso.

    Este no o primeirocontato do Caps-AD com ogrupo Dose Mais Forte.Eles atuam h trs anos, deforma voluntria, s quartas-feiras pela manh, nas de-pendncias do Centro comaes voltadas para o tea-tro, msica e dana que tmcomo foco os pacientes emtratamento contra a depen-dncia.

    O coordenador do ForaJovem no Maranho, pastorAlfredo Jnior, explicou queso mais de 300 voluntrios,com idade acima de 14 anosque compem o grupo. "Va-mos s escolas, ao Caps etambm promovemos umaao chamada Anjos da Noi-te, quando visitamos s cra-colndias de So Lus levan-do comida, roupas e materi-al de limpeza, mas, princi-palmente, levando a palavrade Deus a estas pessoas",disse o pastor.

    Jovens voluntrios so capacitados para atendimento de usurios de drogas

  • Em So Lus

    oquartopoder.com

    8 ltimas Fones fixos: (98) 4141 0891 / 3229 1560/Celulares: (98) 9911 8325 / 8129 3749/Fale conoscoPolcia

    Projeto Delegacia Geral nasComunidades lanado

    Polcia elucida homicdioem Humberto de Campos

    Homicdios e trfico de drogas

    Policiais do 14 DP prendem homicida Policiais militares do 8

    BPM prenderam, segunda-feira (4), Magno Melo Silva,22 anos. Ele foi detido na re-sidncia da ex-companheira,localizada, no Bairro ParqueVitria. De acordo com infor-maes policiais, Magno suspeito de ser o autor dohomicdio da adolescenteMala de Melo Silva, 17 anos,na madrugada de segunda-feira, no municpio de Turiau.

    A Polcia descobriu que avtima e o suspeito manti-nham um relacionamentoamoroso e que teriam ido, auma festa em uma casa deeventos no bairro Castanhal.

    Aps a festa, Magno te-ria atrado a adolescente paraum matagal, nas proximida-des da residncia da vtima,no bairro Bela Vista. No lo-cal, segundo apurou o dele-gado Arlindo da Assuno daSilva, titular de Turiau, osdois tiveram relao sexual eMagno teria desferido doisgolpes de faca na regio ab-dominal da vtima.

    O corpo de Mala foi en-contrado por volta das 10hdentro de um bueiro, prximoao matagal. Testemunhascontaram aos investigadores

    que, na noite do crime, teri-am ouvido gritos vindos dadireo do local onde o cor-po foi encontrado.

    Aps cometer o homic-dio, segundo a polcia, Mag-no fugiu da cidade e se diri-giu a capital. Ao chegar aSo Lus, ele foi casa daex-companheira, onde teriaquebrado a janela e invadidoo imvel. J no interior daresidncia, Magno ligou paraproprietria e relatou o quetinha acontecido durante amadrugada. A mulher, queestava no servio, ficou apa-vorada e acionou a PM e sedirigiu ao 20 DP, no ParqueVitria para registrar um Bo-letim de Ocorrncia.

    De posse das informa-es, os policiais se deslo-caram at o local indicado eefetuaram a priso do homi-cida e o conduziram ao Plan-to do Cohatrac, onde foiautuado em flagrante delitopela Lei Maria da Penha, pelodelegado plantonista, MrioAdriano Nunes. A Polcia Ci-vil j representou pela prisopreventiva do homicida. Mag-no permanece detido emPedrinhas disposio daJustia.

    Uma ao integrada deinvestigadores da Delegaciade Humberto de Camposcom o apoio da 1 Regionalde Rosrio e de militares da7 Companhia Independentede Rosrio culminou com apriso de trs pessoas sus-peitas de envolvimento emum homicdio ocorrido no dia27 de janeiro, no povoadoFleixeira, naquela cidade.

    Na ao, um adolescen-te, tambm, foi apreendidosuspeito de cometer o atoinfracional. As investigaesapontaram como sendo au-tores do homicdio, MiltonAssuno dos Santos, 23anos; Clvis Rosa dos San-tos, conhecido por Frana,29 ; Misael dos Santos eSantos, 18 e ainda um ado-lescente de 17 anos. Todosforam detidos na segunda-fei-ra (4).

    De acordo com as infor-maes policiais, o idosoRaimundo Vieira Gomes, 70anos, foi morto a golpes defaca, pauladas e tiros. A de-legada Regina Frana, titularda regional de Rosrio, con-tou que o crime foi praticadocom requintes de crueldade.

    A vtima foi encontrada mor-ta dentro do cemitrio da ci-dade, com o pescoo quasedegolado, contou.

    Aps a comprovao doenvolvimento no crime, a de-legada regional representoupelo mandado de priso pre-ventiva dos trs envolvidos eo mandado de internao pro-visria do adolescente.

    No momento da priso,em poder de Mizael foi apre-endida uma espingarda dotipo cartucheira calibre 28 eum pedao de madeira, quesegundo a polcia, foram uti-lizados no assassinato. Almdos instrumentos utilizadosno crime, as equipes polici-ais encontraram ainda diver-sos objetos pessoais da vti-ma.

    Aps a priso, os quatroforam conduzidos para aDelegacia de Humberto deCampos, onde prestaramdepoimento. Segundo a de-legada, o Misael e o adoles-cente j confessaram parti-cipao no homicdio. Misa-el, inclusive conta detalhesde como cometeram o cri-me, completou a delegadaregional.

    Investigadores lotados no14 Distrito Policial (Bequi-mo), na noite de segunda-feira (4), deram cumprimen-to ao mandado de priso pre-ventiva de Daniel Lima Lira.Ele suspeito de envolvi-mento em diversas praticascriminosas, entre as quaistrafico de drogas e tentati-vas de homicdios e homic-dios.

    Na lista criminal do sus-peito, consta o homicdio deDrio Pereira dos Santos Fi-lho, ocorrido no dia 30 deoutubro do ano passado. A

    vtima foi encontrada semvida, em uma parada de ni-bus prximo ao Posto RoqueSanteiro, no bairro do Bequi-mo, em So Luis. A perciacriminal encontrou, no cor-po da vtima, diversas perfu-raes causadas por armade fogo.

    Alm do assassinato deDrio, o delegado titular do14 Jefferson Portela, contouque Daniel, tambm, sus-peito de tentativas de homi-cdios e homicdios na regiodo Bequimo. S aqui nacircunscrio do 14 DP, as

    investigaes j apontaramque ele tem envolvimento empelo menos cinco homicdi-os, disse.

    Ainda de acordo com odelegado, ele tambm acusado de ser autor dosdisparos que atingiu um ado-lescente de 15 anos, em no-vembro do ano passado,tambm no Bequimo. A or-dem judicial foi expedidapela 4 Vara do Tribunal deJri. O suspeito foi presona prpria residncia, loca-lizada na Rua 8, Vila Setede Setembro.

    PM prende homicida no Parque Vitria

    A delegada Geral da Pol-cia Civil do Maranho, MariaCristina Resende Meneses,acompanhada de investigado-res, escrives e peritos e de-legados deu incio as ativida-des do Projeto Delegacia Ge-ral nas Comunidades, do anode 2013. O lanamento acon-teceu, nesta tera feira (5), noauditrio da U.E.B. Dom JooMeireles Delgado, localizadono Bairro Vila Cascavel, prxi-mo ao So Raimundo.

    O projeto, segundo a co-ordenao, nasce como uma

    estratgia organizacional,fundamentada, principalmen-te, na parceria com a popu-lao. Entre as diretrizes sedestaca a premissa de quetanto as polcias, quanto apopulao local, devem tra-balhar unidas para identificar,priorizar e resolver problemasque afetam a ordem pblica.

    As atividades aes decunho preventivo social serodesenvolvidas em centroscomunitrios e escolas. Du-rante os trabalhos, ciclos dediscusses com palestras,

    filmes, dinmicas sero rea-lizados. Assuntos como, Usode Drogas; Bullying; Violn-cia contra Mulher, Criana eAdolescente e contra o Ido-so; combate a Homofobia,entre outras temticas seroabordadas nas rodas de dis-cusses.

    Alm das palestras, oprojeto visa levar explicaesa comunidade sobre a fun-o, trabalhos e competn-cias da Polcia Civil. O Dele-gacia Geral nas Comunida-des j percorreu cidadescomo Timon, Imperatriz, Pi-nheiro, Viana, Balsas e Ara-ri. Todas as atividades decunho so desenvolvidas pelaPolcia Judiciria.

    Para a delegada geralCristina Meneses, o trabalhoda Polcia Judiciria tem setornado fundamental na for-mao de Polticas Pblicase na atuao efetiva de com-bate a criminalidade. Esseprojeto com certeza ir cau-sar um grande impacto deconscientizao sobre deter-minados crimes e, principal-

    Trafico- O delegado Je-fferson Portela informou queDaniel tambm suspeitode comandar a movimenta-o do trfico na regio dosbairros Cantinho do Cu eVila Sete de Setembro. Odelegado contou ainda queparte dos homicdios emque h o envolvimento deDaniel est relacionada coma dvida com traficantes.

    Aps ser preso, ele foiconduzido ao distrito polici-al, onde foi autuado. Ele per-manecer detido no Centrode Triagem, em Pedrinhas.

    mente, aqueles que so maisviolentos. Queremos aliadoscom aes repressivas, paraimpedir que mais jovens e ado-lescentes entrem para o mun-do do crime. E assim, reduzirsignificativamente os ndices,frisou a delegada, comentan-do que o projeto vai aproximarainda mais a comunidade doSistema de Segurana.

    J a estudante Ana Thayr-la Pereira Silva, 13 anos, quepretende seguir a carreira dedelegada de Polcia Civil, afir-mou que essa ao possibili-ta uma conscientizao so-bre os principais crimes. Aspalestras mostram como de-vemos agir quando estamosa merc do crime. Alm dis-so, nos conscientiza sobre asprincipais consequncias dequem se envolve com o cri-me ressaltou a estudante.

    As escolas ou lderes co-munitrias que desejaremlevar o projeto para suas lo-calidades podem entrar emcontato por meio do telefone32143717 e agendar direta-mente com a coordenao.

    Polcia investiga exploso de caixa eletrnico

    Em Santo Antnio dos Lopes

    A Polcia Civil j deu in-cio s investigaes paraidentificar os integrantes daquadrilha responsvel pelaexploso do caixa eletrnicodo Banco do Bradesco nacidade de Santo Antonio dosLopes, ocorrido na madruga-da desta tera-feira (5). Aagncia fica localizada no

    Centro da cidade, prximo aoprdio da prefeitura.

    De acordo com informa-es policiais, uma testemu-nha que teria presenciado ofato, disse polcia que teriavisto seis homens armadospraticando a ao. As inves-tigaes j descobriram queum veculo Fiat Strada, de cor

    prata, com placas PEK1426- Lajedo (PE) teria sidoutilizado pelo bando para fu-gir. A quantia subtrada docaixa eletrnico no foi rele-vada. As equipes policiaislocalizaram o veculo abando-nado entre os municpios deDom Pedro e Santo Antoniodos Lopes.

    Peritos do Instituto de Cri-minalstica do Maranho(Icrim) de So Lus foram en-viados para o local. A dele-gada Silvana Carvalho Praze-res, titular da delegacia deSanto Antnio dos Lopes,disse que a agncia no pos-sua cmeras de circuito in-terno, nem vigia noturno.

    Delegada Geral Maria Cristina Resende Meneses lana o ProjetoDelegacia Geral nas Comunidades em escola da rede pblica