edição do 11/10/2012

8
PODER oquartopoder.com [email protected] Twitter - oquartopoder4# face - Jornal O Quarto Poder Orkut - O Quarto Poder Jornal Gmail - [email protected] Redes Sociais ANO 6 NÚMERO 1153 SÃO LUÍS - MA, QUINTA-FEIRA, 11 DE OUTUBRO DE 2012 PREÇO - R$ 2,00 MP acompanha investigação sobre incêndio em prefeitura Senador Alexandre Costa A Promotoria de Justiça da Comarca de Governador Eu- gênio Barros está acompanhando os fatos decorrentes do in- cêndio criminoso, ocorrido na segunda-feira, 8, que destruiu os prédios da Prefeitura e Câmara Municipal de Senador Alexandre Costa, termo judiciário da comarca. Até o mo- mento, quatro pessoas que participaram do ato criminoso foram presas. O promotor Carlos Henrique Soares Monteiro, titular da Promotoria de Governador Eugênio Barros, esteve no local para verificar os danos causados. Página 3 Futebol A Federação Colombiana de Futebol (FCF) e a CBF confirmaram nesta quarta- feira a realização do amistoso entre Co- lômbia e Brasil no dia 14 de novembro em Nova Jersey, como estava sendo pro- gramado pelos brasileiros. A partida será a última da Seleção de Mano Menezes no ano. O amistoso será no estádio Metlife às 22h30m (de Brasília). Página 5 CBF confirma amistoso com a Colômbia em novembro Horário eleitoral no rádio e na TV começa no sábado O horário eleitoral gratuito referente à disputa do 2º turno pela prefeitura de São Luís será aberto neste sábado (13) pelo candidato João Castelo (PSDB). A ordem de aparição dos candidatos foi definida por um sorteio realizado na manhã desta quarta-feira (10), pelo juiz Jesus Guanaré, titular da 2ª zona eleitoral. Página 3 2º turno em São Luís Assegurado recurso para Unidade da Funac em Imperatriz Página 6 BB abre mão de exclusividade no consignado a servidores Página 7 A pílula azul pode piorar o sexo Remédios contra disfunção erétil fizeram decolar a vida sexual de homens com o problema. Mas, se utilizados sem necessidade, eles afundam a qualidade da transa e até causariam impotência.Página 4 Jovens ribamarenses são beneficiados com novos convênios na área social Página 6 Genoino deixa governo após condenação Abertas as inscrições para curso de criatividade Página 5 O ex-presidente do PT José Genoino anunciou nesta quarta-feira (10) a saída do cargo de assessor especial do Ministério da Defesa, no governo federal, após ter sido condenado nesta terça-feira (9) pelo Su- premo Tribunal Federal (STF) no julgamento do mensalão. Página 2 Abertas inscrições para o Festival Maranhense de Teatro Estudantil Página 7

Upload: o-quarto-poder

Post on 13-Mar-2016

220 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

O Quarto Poder

TRANSCRIPT

Page 1: Edição do 11/10/2012

PODER

oquartopoder.com

[email protected] - oquartopoder4#

face - Jornal O Quarto PoderOrkut - O Quarto Poder Jornal

Gmail - [email protected]

Redes Sociais

ANO 6 NÚMERO 1153 SÃO LUÍS - MA, QUINTA-FEIRA, 11 DE OUTUBRO DE 2012 PREÇO - R$ 2,00

MP acompanha investigaçãosobre incêndio em prefeitura

Senador Alexandre Costa

A Promotoria de Justiça da Comarca de Governador Eu-gênio Barros está acompanhando os fatos decorrentes do in-cêndio criminoso, ocorrido na segunda-feira, 8, que destruiuos prédios da Prefeitura e Câmara Municipal de SenadorAlexandre Costa, termo judiciário da comarca. Até o mo-mento, quatro pessoas que participaram do ato criminosoforam presas. O promotor Carlos Henrique Soares Monteiro,titular da Promotoria de Governador Eugênio Barros, esteveno local para verificar os danos causados. Página 3

Futebol

A Federação Colombiana de Futebol(FCF) e a CBF confirmaram nesta quarta-feira a realização do amistoso entre Co-lômbia e Brasil no dia 14 de novembroem Nova Jersey, como estava sendo pro-gramado pelos brasileiros. A partida seráa última da Seleção de Mano Menezes noano. O amistoso será no estádio Metlifeàs 22h30m (de Brasília). Página 5

CBF confirma amistoso coma Colômbia em novembro

Horário eleitoral no rádioe na TV começa no sábado

O horário eleitoral gratuito referente à disputa do 2º turno pela prefeitura de SãoLuís será aberto neste sábado (13) pelo candidato João Castelo (PSDB). A ordemde aparição dos candidatos foi definida por um sorteio realizado na manhã destaquarta-feira (10), pelo juiz Jesus Guanaré, titular da 2ª zona eleitoral.Página 3

2º turno em São Luís

Assegurado recursopara Unidade da

Funac em ImperatrizPágina 6

BB abre mão deexclusividade no

consignado a servidoresPágina 7

A pílula azul pode piorar o sexoRemédios contra disfunção erétil fizeram decolar a vida sexual de homens com o problema. Mas, se

utilizados sem necessidade, eles afundam a qualidade da transa e até causariam impotência.Página 4

Jovens ribamarenses são beneficiadoscom novos convênios na área social

Página 6

Genoino deixa governoapós condenação

Abertas as inscrições paracurso de criatividade

Página 5

O ex-presidente do PT José Genoino anunciou nesta quarta-feira(10) a saída do cargo de assessor especial do Ministério da Defesa, nogoverno federal, após ter sido condenado nesta terça-feira (9) pelo Su-premo Tribunal Federal (STF) no julgamento do mensalão. Página 2

Abertas inscrições para o FestivalMaranhense de Teatro Estudantil

Página 7

Page 2: Edição do 11/10/2012

2 O QUARTO PODER - São Luís, quinta-feira, 11 de outubro de 2012- Geral

Blog do

Udes NetoColuna publicada simultaneamentenos jornais ATOS E FATOS e 4º PODER

Joaquim Barbosa éeleito presidente do STFGenoino anuncia saída do governo

federal após condenação no STF

Dilma sanciona lei que aprovacriação de free shops na fronteira

O ministro Joaquim Bar-bosa foi eleito nesta quarta-fei-ra presidente do Supremo Tri-bunal Federal (STF) por doisanos, a partir de novembro. Ovice-presidente, também elei-to, será Ricardo Lewandowski.

Barbosa, o primeiro ne-gro a presidir a corte, substi-tuirá o atual presidente,Ayres Britto, que deixa o car-go em 18 de novembro, quan-do se aposenta por comple-tar 70 anos.

Ele está no STF desde2003, quando foi indicado peloex-presidente Luiz Inácio Lulada Silva, e será o 44o a ocuparo cargo desde a República.

A eleição segue a praxeda Corte de eleger para ocargo o ministro mais antigoque ainda não ocupou o car-go. Como de costume, Bar-bosa recebeu nove votos --todos menos o dele próprio.

O juiz da CorteInteramericana de DireitosHumanos Roberto Caldas,presente à sessão do STF,fez uma intervenção paracumprimentar Barbosa eLewandowski pela eleição.

O Procurador-Geral da Re-

pública, Roberto Gurgel, tam-bém se manifestou, em nomedo Ministério Público Federal.

Em breve fala após suaeleição, Barbosa agradeceua confiança dos colegas.

Já Lewandowski, ao fa-lar, referiu-se ao cumprimen-to de "um sadio roteiro, umsadio princípio republicanodaqueles que encabeçam ospoderes da nação".

A declaração ocorreapós um desentendimentoentre Barbosa e Marco Auré-lio Mello, em que o ministroque já presidiu a Corte ques-tionou a capacidade do cole-ga de comandar o Supremo,por causa de seu tempera-mento explosivo.

Proposta acaba com auxílioacidente inferior ao salário mínimo

A Câmara analisa o Pro-jeto de Lei 4134/12, do Se-nado, que prevê que o auxí-lio-acidente não poderá, emnenhuma hipótese, ser infe-rior a um salário mínimo. Aproposta altera a Lei 8.213/91, que dispõe sobre os Pla-nos de Benefícios da Previ-dência Social.

Pelo texto, o auxílio-aci-

dente mensal corresponderáa 50% do salário-de-benefí-cio, observado o limite míni-mo de um salário-mínimo, eserá devido até a véspera doinício de qualquer aposenta-doria ou até a data de óbitodo segurado.

Atualmente, o valor doauxílio-acidente correspondea 50% do salário do trabalha-

dor. Pela justificativa do pro-jeto, a redação atual é preju-dicial ao acidentado, pois re-duz consideravelmente a suarenda.

Segundo a proposta, asituação é ainda pior paraquem recebe um salário mí-nimo. “Nesse caso há umdesrespeito à ConstituiçãoFederal, que determina que

O ex-presidente do PTJosé Genoino anunciou nes-ta quarta-feira (10) a saída docargo de assessor especialdo Ministério da Defesa, nogoverno federal, após ter sidocondenado nesta terça-feira(9) pelo Supremo TribunalFederal (STF) no julgamentodo mensalão.

"Retiro-me do governocom a consciência dos ino-centes", afirmou Genoino,que leu uma carta durantepronunciamento nodiretório nacional do Parti-do dos Trabalhadores (PT),em São Paulo.

Genoino foi condenadono Supremo pela maioria dosministros (6 votos a 1) porcorrupção ativa (oferecer van-tagem indevida). A pena ain-da deverá ser definida pelaCorte ao fim do julgamentodo mensalão.

A entrega do cargo foipublicada na edição destaquarta pelo jornal "Folha deS.Paulo".

A assessoria do Ministé-rio da Defesa informou queainda está tomando ciênciada demissão e que não vaicomentar a decisão.

Genoino não concedeuentrevista aos jornalistas.

Encontro do PTA assessoria do PT infor-

mou que a reunião já estavaconvocada antes da conde-nação no STF.

Por volta das 10h40, ha-viam chegado à sede do par-tido, no Centro da capitalpaulista, o senador HumbertoCosta (PT-PE), e o presiden-te da legenda, Rui Falcão.

Por volta das 13h30, oex-ministro José Dirceu,membro do diretório nacio-nal do PT, chegou à reunião.O ex-ministro da Casa Civilé apontado pela Procurado-ria-Geral da Repúblicacomo o "chefe da quadrilha"do mensalão, esquema decompra de votos no gover-no Lula. Ainda faltam votaros ministros Ayres Britto eCelso de Mello.

Logo após a condena-ção, o advogado José Luís deOliveira Lima afirmou que ojulgamento não foi "correto".

Segundo a assessoriade imprensa do PT, não es-tava prevista nenhuma moçãode desagravo aos petistascondenados.

'A Corte errou'"Não me envergonho de

nada. Continuarei a lutar comtodas as minhas forças porum Brasil melhor, mais justoe soberano, como semprefiz", afirmou Genoino. Ele feza leitura da carta durante reu-nião de representantes dopartido e foi aplaudido.

“Estou indignado. Umainjustiça monumental foi co-metida! A Corte errou. A Cor-

te foi, sobretudo, injusta, con-denou um inocente."

Em sua defesa, Genoinoafirmou que sua condenaçãofoi baseada na "teoria do do-mínio funcional do fato"."(Ela) se transformou na tira-nia da hipótese pré-estabelecida, construi-seuma acusação escabrosaque pôde prescindir de evi-dências, testemunhas e pro-vas", afirmou.

A lei que autoriza a cria-ção das lojas francas, conhe-cidas como free shops, emcidades de fronteira no Bra-sil foi publicada no Diário Ofi-cial da União desta quarta-feira (10) com um veto da pre-sidente Dilma Rousseff. Pre-visão é a de que sejam be-neficiados 28 municípios denove estados que são inte-grados geograficamente acidades de outros países eque sofrem com a concorrên-cia dos vizinhos.

A ideia da proposta é es-timular o consumo de produ-tos nacionais pelo turista es-trangeiro, devido ao preçomenor cobrado nessas lojasfrancas por causa da isen-ção dos tributos de importa-ção. Mercadorias importadastambém podem ser compra-das nesses estabelecimen-tos com suspensão dos tri-butos.

Pelo texto, o pagamentopelos produtos poderá se darcom moeda nacional ou es-trangeira, como o dólar. "Aautorização [de instalação defree shop] poderá ser conce-dida às sedes de municípioscaracterizados como cida-des gêmeas de cidades es-trangeiras na linha de frontei-ra do Brasil, a critério da au-toridade competente", diz o

projeto.Os produtos só poderão

ser vendidos a turistas es-trangeiros, pessoas que es-tejam de passagem pelopaís.

A presidente Dilma vetouartigo aprovado pela Câmarae Senado que previa pena dedetenção de um a três anosou multa para os responsá-veis dos órgãos da adminis-tração direta ou indireta querealizarem de, forma dolosa,a compra de produtos do ex-terior sem registro em guiade importação ou documen-to de efeito equivalente.

De acordo com as ra-zões do veto, já há sançõesprevistas para esse tipo decrime.

"Ao instituir novo tipo pe-nal mediante simples remis-são a dispositivo que estabe-lece infração disciplinar, fez-se uso de técnica legislativainadequada, uma vez que atipificação criminal deve bus-car parâmetros mais estrei-tos que os empregados paraas infrações administrativas.Ademais, já há previsão le-gal apropriada para sancionarinfrações a normas tributári-as, seja na esfera adminis-trativa, seja na esfera penal",diz o texto publicado no Diá-rio Oficial.

Projeto que limita número de alunos em sala deaula está na pauta da Comissão de Educação

ninguém receberá valor men-sal inferior ao salário mínimo”,explica o texto.

Tramitação - O projetotramita em regime de priori-dade. Ele será analisado emcaráter conclusivo pelas co-missões de Seguridade So-cial e Família; de Finanças eTributação; e de Constituiçãoe Justiça e de Cidadania.

A Comissão de Educa-ção, Cultura e Esporte(CE) se reúne na próximasemana e poderá votar osubstitutivo ao projeto de leique limita o número de alu-nos em sala de aula. A pro-posta (PLS 504/2011) é dosenador Humberto Costa(PT-PE) e receberá decisãoterminativa da comissão.

De acordo com o proje-to, que altera a Lei de Dire-trizes e Bases da Educação

(Lei 9.394/1996), as turmasde pré-escola e dos primei-ros dois anos do ensino fun-damental não poderão exce-der a 25 alunos. Já as clas-ses das demais séries doensino fundamental e as doensino médio, determina oprojeto, devem ter, no máxi-mo, 35 alunos.

Substitutivo da senado-ra Maria do Carmo Alves(DEM-SE) acrescentou apossibilidade de a turma ul-

trapassar o limite estabele-cido em até 20%. Para isso,é necessário que a sala deaula, na educação infantil,possua tamanho equivalen-te a um e meio metro qua-drado por aluno, e nas tur-mas de ensino fundamentale médio, um metro quadra-do por aluno.

Ao justificar a apresenta-ção do projeto, o senadorHumberto Costa ressaltouque a relação entre o núme-

ro de alunos e professores éuma das causas da falta dequalidade da maioria das es-colas. O autor observou que,mesmo em escolas privadas,que investem em insumosmodernos de ensino, os re-sultados estão aquém dos deoutros países.

A reunião da CE, cujapauta inclui 15 itens, estámarcada para terça-feira(16), às 11 horas, na sala 15da ala Alexandre Costa.

Page 3: Edição do 11/10/2012

O QUARTO PODER - São Luís, quinta-feira, 11 de outubro de 2012 Geral - 3

4º PODER PODER PODER PODER PODERDiretor Geral

Udes Cruz Filho(Licenciado)

FinanceiraRosário A.Cruz

AdministrativoCélia Lima Ferreira

JurídicoSaíle Azevêdo da Cruz

José Silva Junior

EditoraçãoCris Almeida

U.L. DA CRUZ FILHO - CNPJ: 09.406.142/0001-28 -Telefone: (98) 4141-0891 / 3229 1560 / 8129-3749

E-mai l : [email protected]

Endereço : Av. Odilo Costa Filho, N° 55, Parque. Univer-sitário – Cep 65059-810 - São Luís-MA.

MP recomenda ao municípioimplantação do Programa

Família Acolhedora

Turiaçu

Senador Alexandre Costa

MP acompanha investigaçãosobre incêndio em prefeitura

A promotora de justiçada comarca de Turiaçu,Sandra Fagundes Garcia,expediu Recomendaçãono dia 24 de setembropara que a Prefeitura domunicípio providencie aconstrução de abrigos ou,ainda, implante o Progra-ma “Família acolhedora”,que consiste em cadastrare capacitar famílias da co-munidade para receberemem suas casas crianças eadolescentes em situaçãode risco pessoal e social.

Fo i es tabe lec ido oprazo de 60 dias para aPre fe i tu ra de Tur iaçuadotar as providências edar cumprimento à Reco-mendação.

No documento, a pro-motora esclarece que amedida deve-se, em par-te, ao fato de que os abri-gos que recebem criançase adolescentes de SãoLuís estão recebendo in-ternos encaminhados pormagistrados de outrascomarcas do Estado, oque prejudica a reinserçãofami l ia r. “Ta l s i tuaçãoatenta contra os direitosfundamentais das crian-ças e/ou adolescentes,haja vista que fere o direi-to à vida familiar e comu-nitária”, analisa.

Outro fator apontadopela representante do

Ministério Público paraexpedir a Recomenda-ção fo i a dec i são daCorregedoria Geral deJustiça, que enviou ofíciopara a Promoto r ia deTuriaçu, para que nãoma is se encaminhempara São Luís crianças eado lescen tes que ne-cessitem de acolhimen-to institucional. O órgãotambém alegou que essaprática prejudica possí-vel reinserção familiar ecomunitária.

FAMÍLIA ACOLHEDO-RA - O Programa FamíliaAcolhedora organiza oamparo de crianças e ado-lescentes, afastados dafamília por medida de pro-teção, em residência defamílias cadastradas. Éprevisto até que seja pos-sível o retorno à família deorigem ou, na sua impos-sibilidade, o encaminha-mento para adoção.

A Promotoria de Justiçada Comarca de GovernadorEugênio Barros está acom-panhando os fatos decorren-tes do incêndio criminoso,ocorrido na segunda-feira, 8,

que destruiu os prédios daPrefeitura e Câmara Munici-pal de Senador AlexandreCosta, termo judiciário dacomarca. Até o momento,quatro pessoas que partici-

param do ato criminoso fo-ram presas.

O promotor CarlosHenrique Soares Monteiro,titular da Promotoria de Go-vernador Eugênio Barros, es-teve no local para verificaros danos causados. Segun-do as primeiras investiga-ções da Força Tática daPolícia Militar, que está nacidade fazendo rondas e re-vistando pessoas, os sus-peitos e mandantes do cri-me são os candidatos daoposição, que perderam aeleição por 25 votos.

No domingo, Carneirinho(PMDB), apoiado pelo atualprefeito Carlos Machado, ven-ceu a eleição por apenas 25votos de diferença. Ele teve2.669 votos, enquanto seuadversário, Dr. Orlando

(PPS), obteve 2.644 votos.Populares incendiaram a

Prefeitura e a Câmara, que-braram móveis e computado-res. “Destruíram tudo, nãosobrou nada. Até um tratorfoi objeto de depredação pe-los criminosos”, disse o pro-motor de justiça.

ProvidênciasO Ministério Público

aguarda as conclusões doinquérito policial instauradopara adotar as devidas pro-vidências que o caso exige.O promotor de justiça afir-mou que irá denunciar os en-volvidos por crime de forma-ção de quadrilha armada,danos ao erário público, por-te de arma e outros crimes.“Tudo depende da conclusãodo inquérito policial”, anun-ciou.

2º turno

Horário eleitoral no rádio ena TV começa no sábado

O horário eleitoral gratui-to referente à disputa do 2ºturno pela prefeitura de SãoLuís será aberto neste sába-do (13) pelo candidato JoãoCastelo (PSDB). A ordem deaparição dos candidatos foidefinida por um sorteio reali-zado na manhã desta quar-ta-feira (10), pelo juiz JesusGuanaré, titular da 2ª zonaeleitoral.

Com veiculação ininterruptaaté o dia 26 de outubro, as pro-pagandas políticas terão espa-ço no rádio e na televisão. Norádio, as campanhas irão ao

ar às 7h e 12h e na televisãoàs 13h e 20h30. Em ambosos veículos, João Castelo eEdivaldo Holanda Júnior(PTC) terão 10 minutoscada para a exposição deideias, já que, no 2º turno,o horário eleitoral terá du-ração de apenas 20 minu-tos.

No mesmo período, oscandidatos terão também 30minutos diários divididos emtempos de 30 e 60 segun-dos para veicularem inser-ções que começam às 8h eencerram à meia-noite.

Máquinas já estão trabalhandona duplicação da BR-135

Da Estiva ao município de Bacabeira

Segundo nota enviadapela assessoria de comuni-cação do Departamento Na-cional de Infraestrutura deTransportes (Dnit), está emritmo avançado a fase demobilização (instalação decanteiros, pedreiras, acam-pamento) do ConsórcioServeng/Aterpa M. Martins,para que sejam iniciadas asobras de duplicação da BR-135, no trecho que vai do bair-ro da Estiva, em São Luís, aomunicípio de Bacabeira.

Na próxima terça feira

(16), às 9h, o superintendenteregional do Dnit no Maranhão,Gerardo Fernandes, vai ao Km46 da BR-135 (próximo ao via-duto sobre a linha férrea SãoLuís/Teresina), para verificar oandamento das obras. Tam-bém, estarão presentes, re-presentantes do ConsórcioServeng/Aterpa e engenhei-ros do DNIT. Na ocasião, osuperintendente concederáentrevista coletiva à impren-sa, para mais informaçõessobre as obras de duplica-ção.

Promotor Carlos Henrique Soares Monteiro

AVISO DE ADIAMENTOPREGÃO ELETRÔNICO Nº.098/2012/CSL/SES/MA

PROCESSO Nº 092/2012/HEMOMAR/MAA Secretaria de Estado da Saúde, através de seu Pregoeiro

Oficial, comunica que a sessão pública de licitação, objetivando aaquisição de equipamentos para o Centro de Hematologiae Hemoterapia do Maranhão - HEMOMAR, anteriormentemarcada para as 09:00 horas (horário de Brasília) do dia 15de outubro de 2012, fica adiada para as 15:00 horas (horá-rio de Brasília) do dia 29 de outubro do corrente ano.

São Luís, 09 de outubro de 2012.

MAURO HENRIQUE SOUSA MUNIZPregoeiro Oficial da SES

ESTADO DO MARANHÃOSECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDECOMISSÃO SETORIAL DE LICITAÇÃO

Page 4: Edição do 11/10/2012

4 O QUARTO PODER - São Luís, quinta-feira, 11 de outubro de 2012- Variedades

Célia LimaFerreira

[email protected]

www.oquartopoder.com

Resumodas Novelas

Avenida Brasil

Lado a LadoZé Maria pede para Juremanão contar para Isabel quefoi ele quem indicou o traba-lho no teatro. Matilde presen-teia Isabel. Eulália descobreque Sandra foi a uma entre-vista de emprego e briga comTeresa. Constância desco-bre que Isabel está grávida.Afonso fica comovido ao sa-ber que sua filha está traba-lhando no teatro. Juremaconvida Zé Maria para ir aoteatro. Diva ajuda Isabel aenfrentar Afonso. Bonifáciopaga Caniço para fazer umtrabalho para ele. Juremachama Afonso para ir ao tea-tro. Edgar fala para Laura quenão pode mais confiar emGuerra. Afonso vai ao teatrofalar com Isabel. Afonso fazas pazes com Isabel. Fernan-do pede a ajuda de Edgarpara defender a fábrica de umprocesso. Caniço aparece noMorro da Providência comroupas novas e Jurema ficaintrigada. Margarida se preo-cupa por Bonifácio apoiar arevolta do povo contra o go-verno. Zé Maria segue a ma-nifestação que o povo faz narua. Laura tenta descobrirquem é o pai do filho que Isa-bel está esperando. Teodoroconfessa sua paixão por Ali-ce e lhe faz uma serenata. ZéMaria avisa a Jurema que ogoverno está usando a vaci-nação para exterminar a po-pulação pobre da cidade. Be-renice beija Caniço depois dereceber um presente.

Otávio e Charlô brigam e Olí-via se irrita. Veruska fica afli-ta quando Roberta pede paraconversar com Agenor sozi-nha. Dino avisa à cunhadaque a fábrica não terá comopagar os funcionários. Nan-do pede para Lucilene levarum recado para Otávio. Juli-ana e Analú encontram Fá-bio e Ciça na lanchonete.Vânia se compromete a falarcom Nando, antes que Feli-pe faça algo contra ele. Frôtenta fazer uma sopa paravender no trabalho. Robertavai à Charlo’s para investigaras vendas da loja. Lucileneentrega o bilhete de Nandopara Otávio. Roberta des-maia em cima de Felipe.Carolina ouve Nenê pedirpara Nieta guardar algunspacotes para ele. Analú ficaassustada por ter que falarcom Charlô. Otávio chega auma favela e é seguido pormarginais. Roberta descobreque seu cofre está vazio. Ve-ruska tenta convencer Rober-ta a desistir da presidênciada Positano. Otávio anda as-sustado pela favela até serinterceptado por Nando.Charlô se impressiona como jeito como Analú fala deNando. Felipe estranha queJuliana e Fábio conversemsem brigar. Charlô tem umaideia para convencer Otávioa desbloquear as compraspara a loja. Roberta encon-tra uma solução para pagarseus funcionários.

HoróscopoÁries21/3 a 20/4É um dia para ir em busca de tudo quepossa trazer progresso para a sua vidapessoal e profissional.

Touro21/4 a 20/5No trabalho, aprenda com a criativi-dade dos outros.O diálogo aberto poderesolver mal-entendidos na paixão.Pense nisso!

Gêmeos21/5 a 20/6Há mais chances de progresso nasatividades realizadas em grupo, prin-

por Danilo Romeiro e Theo Ruprecht

cipalmente com pessoas que conhecehá um bom tempo e com as quais podetrocar pontos de vista.

Câncer21/6 a 21/7No trabalho, conseguirá manter umaatmosfera de paz. Na paixão, de-monstre seu interesse e colaborecom o seu par.

Leão22/7 a 22/8Hoje, você poderá contar com a ajudados colegas em suas atividades habi-tuais. Bom dia para liderar aqueles quetêm objetivos em comum.

Virgem23/8 a 22/9Na profissão, é hora de divulgar os re-sultados que alcançou e a qualidade deseu trabalho. Em casa, mostre o quepensa diante dos conflitos.

Libra23/9 a 22/10O trabalho em grupo vai prosperar etrazer bons resultados. A colaboraçãoentre pessoas de seu convívio tem tudopara ser produtiva.

Escorpião23/10 a 21/11Seu poder de liderança estará em alta

ou aos seus amigos.

A q u á r i o21/1 a 19/2Você vai contar com muita vitalidade ecarisma. Vai fazer sucesso em suasrelações profissionais e pessoais. Bommomento para realizar acordos, fecharcontratos ou trabalhar em grupo.

Peixes20/2 a 20/3As atividades desenvolvidas em equi-pe contam com boas energias, apro-veite para avançar nos resultados. Tudoindica que receberá boas notícias depessoas de sua estima.

hoje. Aproveite para conciliar os inte-resses divergentes e vai obter a cola-boração dos outros facilmente.

Sagitário22/11 a 21/12Hoje, mantenha sigilo sobre seus proje-tos ou terá que defender seus pontos devista.

Capricórnio22/12 a 20/1Atividades desenvolvidas em equi-pe de ixam você mais confor táve lpara demonstrar suas ideias e ta-lentos. Dedique par te do seu d iaaos relacionamentos prof iss ionais

Guerra dos Sexos

A fama dos medicamentos que combatem brochadas frequentes ultrapassou de longe o que está anotado na bula. Desenvolvidos para impulsionar a ereção somente em quem apresenta um distúrbio, seja

ele resultado de panes físicas ou psicológicas, esses comprimidos começarama ser vistos - e engolidos - por muitos marmanjos saudáveis como uma forma deturbinar as relações. É o que os experts chamam de uso recreativo.

Entretanto, um levantamento realizado com mais de mil voluntários pela Uni-versidade do Texas, nos Estados Unidos, descobriu que essa suposta estratégiapara completar uma maratona sob os lençóis na verdade acaba com a diversãona cama. Após comparar indivíduos sem o costume de tomar pílulas antes dahora agá com outros que, mesmo sem nada de errado com o organismo, abusa-vam delas, os cientistas americanos, liderados pelo psicólogo Christopher Harte,escreveram no artigo o seguinte comentário: "O grupo dos usuários reportou umamenor confiança em si e na sua habilidade de dar prazer. E a baixa autoestimaobservada nesses participantes sugere que o consumo sem prescrição poderesultar em disfunção erétil por motivos psicológicos". De tão empregado, o fármacose tornou item quase obrigatório para esse pessoal não refugar.

"Nenhuma dessas drogas desencadeia reações no sistema de recompensado cérebro. Portanto, não geram dependência física", ensina o psiquiatra ThiagoMarques Fidalgo, coordenador do Programa de Orientação e Atendimento a De-pendentes da Universidade Federal de São Paulo. "Por outro lado, o usuário àsvezes tem a impressão de que só conseguirá transar com o auxílio do comprimi-do, que então se transforma em uma muleta", arremata.

A pesquisa americana ainda aponta que a turma, digamos, aditivada sentemenos prazer no momento do rala e rola. "Logo depois do orgasmo, o homematinge o chamado período refratário. Trata-se de um tempo necessário para rela-xar e eventualmente reiniciar a atividade sexual", explica Celso Marzano, urologistae sexólogo da Faculdade de Medicina do ABC, na região metropolitana de SãoPaulo. "Ao ingerir uma medicação dessas sem o consenso do médico, a talsensação de alívio não é plena, porque o pênis continuaria rígido. Aí, a satisfaçãopode não ser total", completa Fidalgo.

O conceito de impotênciaHoje em dia, o estereótipo do macho alfa é o do atleta sexual, aquele que

vara a noite em múltiplas e contínuas sessões com a parceira. Tal imagem cria ailusão de que qualquer desempenho não digno de uma menção honrosa no KamaSutra, clássico indiano da literatura erótica, é sinônimo de disfunção erétil. "Diag-nostica-se uma pessoa com esse distúrbio apenas quando há incapacidade demanter uma ereção suficiente para a penetração", define o urologista AguinaldoNardi, presidente da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Ou seja, não temnada a ver com a performance no ato. O remédio traz benefícios só a quem sofrecom esse quadro específico e passou pela avaliação de um profissional. Acredite,se não é o caso, melhor economizar o dinheiro das drágeas para comprar flores.

Drogas contra impotência, além de agirem nas partes baixas, podempropulsionar efeitos indesejados no resto do corpo. As reações adversas maiscomuns são dor de cabeça, manchas na pele, diarreia, alterações visuais e atétontura. É bem verdade que nem todo mundo apresenta os sinais, mas para quecorrer um risco desnecessário? "Sem contar que certos medicamentos pró-ere-ção dilatam vasos do coração", acrescenta Marco de Tubino Scanavino, psiquia-tra do Projeto Sexualidade, que pertence ao Instituto de Psiquiatria do Hospitaldas Clínicas de São Paulo. Logo, cardiopatas precisam ser encaminhados a umespecialista antes de utilizá-las - algo que simplesmente não acontece quandose adquire um produto desse tipo sem prescrição.

Mesmo ao receitar cápsulas que estimulam o endurecimento do pênis, os

A emissora não divulgou o capítulo deste dia.

Remédios contra disfunção erétil fizeram decolar a vida sexual de homens com o problema.Mas, se utilizados sem necessidade, eles afundam a qualidade da transa e até causariam impotência

especialistas fazem de tudo para que o paciente pare de consumi-las aolongo do tempo. "Principalmente em quadros de disfunção erétil psicoló-gica, elas auxiliam no início da terapia, porque devolvem a confiança aalguém que, caso contrário, evitaria novas experiências sexuais por medode se frustrar", analisa Scanavino. "Mas, conforme a situação evolui, agente vai retirando a medicação aos poucos", garante.

Infelizmente, as brochadas advindas de piripaques fisiológicos costu-mam demandar o uso prolongado. Daí a importância de se prevenir con-tra chateações capazes de afetar a chegada de sangue ao órgão genitalmasculino, algo fundamental para que ele cresça. "Obesidade e diabete,por exemplo, comprometem a circulação e, consequentemente, são con-siderados fatores de risco para impotência", adverte Scanavino. "Umavida sexual saudável vem de uma vida saudável como um todo", concluiNardi. Essa, sim, é uma receita médica que todo homem deve seguirsem medo e que com certeza vai agitar as relações dentro do quarto.

Uma bala pró-ereção?Em 2011, foi disponibilizado no mercado um tipo de pastilha sabor menta

que se dissolve na boca em segundos com função similar à das drogas anti-impotência tradicionais. Ela inclusive é vendida em embalagens parecidascom a de gomas de mascar. Mas a aparência não justifica o consumoindiscriminado. "Seu mecanismo de ação é igual ao dos outros remédios",atesta Aguinaldo Nardi, urologista da SBU. Em outras palavras, a pastilha éindicada para tratar uma encrenca, e não para apimentar a relação.

O QUE FAZ DECOLAR...Confira simples hábitos que mantêm o pênis em ponto de bala por anos a fio- Fugir do estresse A tensão libera hormônios que estreitam os va-

sos. Aí, falta sangue para o órgão genital subir; Exercitar-se Além de serum relaxante, a atividade física melhora o aporte do líquido vermelho ali;Dormir bem Pouco tempo na cama eleva em três vezes o risco de recla-mar da disfunção erétil.

...E O QUE FAZ CAIRCuidado com os tópicos abaixo. Cada um deles pode resultar em

queda precoce da potência- Beber muito álcool Cerveja, vinho e afins em excesso abalam a

ereção, tanto no dia do porre como nos posteriores; Fumar O tabagismodiminui o calibre das artérias que irrigam a região peniana; Tomar certosremédios Sempre discuta com seu clínico sobre o possível efeito antiereçãode drogas que você ingere.

A pílula azul podepiorar o sexo

Page 5: Edição do 11/10/2012

O QUARTO PODER - São Luís, quinta-feira, 11 de outubro de 2012 Cidade e Esportes - 5

Love alimenta sonhosem data para acontecer

Conquista de um título 14 de novembroCBF confirma amistoso

com a Colômbia parafechar a temporada

Saúde

Procon orienta sobre suspensão deatendimento de Planos de Saúde

Consumidor

Torcedor do Flamengodesde sempre, Vagner Lovetem extrema identificaçãocom clube e torcida. Na suasegunda passagem peloRubro-Negro, o atacante ten-ta escrever novos capítulosda sua história com gols,mas o final feliz não tem datapara acontecer. O jogador,cujo contrato vai até o fim de2014, jamais sentiu ogostinho de conquistar umtítulo com a camisa do seuclube de coração. Com o timeem baixa, na 12ª colocação,com 35 pontos, resta vencerpara se afastar da zona derebaixamento. Para Love, asensação de usar a faixa decampeão no peito ficou só nocampo do ouviu falar.

- Sempre penso em ga-nhar títulos. No CSKA eraassim, ganhei muitos emsete anos e meio, aqui não édiferente. Ganhar um títulopelo Flamengo é diferente,pelo que as pessoas falam.Quem foi campeão brasileirosabe o que estou falando.Vou fazer de tudo para jogarbem e ganhar um título paraentrar na história do clube -

afirmou Vagner Love.Na sua primeira passa-

gem pelo Flamengo, Lovemarcou 23 gols em 29 jogose terminou a temporadacomo principal artilheiro doclube, mas amargou decep-ções com as perdas do Cam-peonato Carioca e da Liber-tadores de 2010.

No total, com a camisarubro-negra, Vagner disputou71 jogos (35 vitórias, 13 em-pates e 23 derrotas), marcou45 gols (cinco de pênalti ecinco de cabeça) e desper-diçou dois pênaltis.

A próxima chance deescrever o capítulo de cam-peão será apenas em 2013,na disputa do CampeonatoCarioca. Por ora, Love querse afastar da zona de rebai-xamento. Depois, se possí-vel, sonhar mais alto.

- Temos que procurar so-mar pontos, vencer os jogos,e sair daquela zona lá de bai-xo, ficar bem distante. E, sederem brecha, a gente chegapara tentar vaga na Libertado-res - disse o atacante.

Entre sonhos e realida-des, o Flamengo enfrenta o

Corinthians nesta quarta-fei-ra, às 22h, no Pacaembu.Depois, terá mais nove jo-gos pela frente. Com 35 pon-tos, o time está 15 atrás doVasco, último da zona declassificação para a Liber-tadores; e oito à frente doSport, primeira equipe queintegra o Z-4.

Para Love, alguns ingre-dientes no jogo com oCorinthians podem servir deinjeção de ânimo na buscapela vitória:

- Todo mundo quer ga-nhar do Corinthians, atualcampeão da Libertadores, vaidisputar um Mundial. Os jo-gadores ganham confiançacom uma vitória.

Com 11 gols noBrasileirão, Love sabe que otime – e ele mesmo – deixaa desejar na hora de algu-mas finalizações.

- A sorte está querendofugir, mas puxamos de volta.Estamos tendo competênciapara criar. Contra oCorinthians, temos que terum pouco mais de calma nasfinalizações – analisou o ata-cante.

A Federação Colombia-na de Futebol (FCF) e aCBF confirmaram nestaquarta-feira a realização doamistoso entre Colômbia eBrasil no dia 14 de novem-bro em Nova Jersey, comoestava sendo programadopelos brasileiros. A partidaserá a última da Seleção deMano Menezes no ano.

O amistoso será no es-tádio Metlife às 22h30m (deBrasília). O último confron-to entre Brasil e Colômbiafoi o empate de 0 a 0 no dia15 de outubro de 2008, noMaracanã, pelas eliminató-rias para a Copa do Mundode 2010.

Treinada pelo argentinoJosé Néstor Pékerman, aseleção colombiana tem

como estrela o atacanteFalcao García, destaque doAtlético de Madri e cobiçadopor vários clubes europeus.Nas eliminatórias para 2014,a equipe está em segundolugar com 13 pontos (um amenos que a líder Argentina)e recebe na sexta oParaguai, pela nona rodada.

O planejamento inicial daCBF era disputar um amis-toso no Qatar no dia 14 denovembro, última data Fifa doano. A partida contra a Co-lômbia será a terceira do Bra-sil em Nova Jersey na eraMano: vitória de 2 a 0 sobreos Estados Unidos, naestreia do técnico em 2010,e derrota por 4 a 3 para a Ar-gentina, pouco antes dasOlimpíadas de Londres.

Abertas as inscrições paracurso de criatividade

Em São Luís

Desbloqueio criativo uti-lizando o livro como suporteserá o foco do curso queserá ministrado pelodesigner gráfico e mestre emilustração pela School of Vi-sual Art de Nova York, Re-nato Alarcão, nos dias 23 e24 de novembro em São Luís.

O Diário Gráfico já foi pro-movido em diversos lugaresdo Brasil e agora chega àSão Luís. Promovido pelaKaruana Conhecimento, ocurso oferece teoria e práti-ca intensivas de práticastécnicas como colagem,monotipia, trabalhos de

desconstrução e fragmenta-ção e também exercíciosque propõem a experimen-tação intuitiva com materiaisdiversos como fotografias,transferências, desenhos,colagens e fragmentos docotidiano.

Poderão participar docurso estudantes e profissi-onais de qualquer área deconhecimento ou pessoas dacomunidade interessadas portrabalhos criativos manuais.

Para inscrição e maisinformações você pode fazerno seguinte endereço:www.karuana.com.br

Parceria

Setur recebe doação de estrutura do Sebrae

A Gerência de Proteção eDefesa do Consumidor(Procon-MA), órgão vinculadoà Secretaria de Estado de Di-reitos Humanos, AssistênciaSocial e Cidadania (Sedihc),esclarece que as alterações,suspensões ou cancelamen-tos realizados nas relaçõesmantidas entre as Operadorasde Planos de Saúde e osMédicos conveniados nãopodem, de forma alguma,gerar consequências preju-diciais aos consumidores.Por sua vez, a suspensãodo atendimento a pacientescredenciados a planos desaúde não exime o consumi-dor de efetuar o pagamentodas mensalidades referentes

ao plano contratado junto àoperadora.

Os planos de saúde têmpor obrigação garantir o aten-dimento médico ao consumi-dor. "O consumidor, ao solici-tar atendimento para consul-ta em determinado médico,tendo o seu pedido negado,deverá entrar em contato coma Operadora de planos desaúde para que esta lhe indi-que outro Médico conveniadoa fim de que este possa seratendido. Caso não haja qual-quer outro médico da especi-alidade desejada pelo consu-midor, o valor da consulta deveser custeado integralmentepela Operadora de Saúde",orientou o gerente do Procon

do Maranhão, Kleber JoséMoreira.

Havendo negativa de co-bertura do atendimento soli-citado por parte da Operado-ra do Plano de Saúde, sejapor inexistência de outromédico ou por entender nãoser responsável por custearo valor da consulta ou proce-dimento, ou ainda, por ter oconsumidor custeado o valorda consulta e o Plano deSaúde se negado a ressarci-lo, recomenda-se que o con-sumidor busque uma dasUnidades do Procon-MA eformalize uma Reclamação.

O Procon-MA orienta,ainda, que o consumidor, aoentrar em contato com a

Operadora de plano de saú-de, solicite o número do pro-tocolo da ligação, caso ocontato seja por telefone, ou,sendo por e-mail, carta ouqualquer outro meio de comu-nicação, que guarde cópiasdos documentos a fim de quepossa comprovar o contato ea solicitação de uma alterna-tiva ao Plano de Saúde.

De acordo com alerta doProcon-MA, além da obriga-ção de custear as consultas,atendimentos e procedimen-tos, os Planos de Saúde de-vem ainda garantir que esseatendimento seja realizadodentro dos prazos estipula-dos pela Agência Nacional deSaúde Suplementar.

A Secretaria de Estadode Turismo (Setur) recebeu,nesta quarta-feira (10), doServiço Brasileiro de Apoioàs Micro e Pequenas Em-presas do Maranhão(Sebrae-MA), parte da es-trutura fixa utilizada duran-

te a I Mostra de Cultura Ati-va realizada no Centro deProdução Artesanal doMaranhão, Ceprama.

O Ceprama, que passapor reforma, será contem-plado com painéis commotivos da cultura do

Maranhão, gastronomia,artesanato, ruínas deAlcântara além de painéisgigantes com imagens dasbelezas naturais de SãoLuís, Lençóis Maranhensese Chapada das Mesas.

O local, também, re-

cebe estrutura em divisóri-as, balcões, mini exposi-ção dos 400 anos de SãoLuís, espaço para realiza-ção de exposição e treina-mento, e um mini palco in-terno para apresentaçõesculturais.

AVISO DE LICITAÇÃOCONCORRÊNCIA Nº 057/2012 – CSL/SINFRA

A COMISSÃO SETORIAL DE LICITAÇÃO – CSL/SINFRA real izará às14:30 horas do dia 19 de Novembro de 2012, no seu Auditório, na CentroAdministrativo do Estado do Maranhão, no Edifício Clodomir Milet - 3º An-dar, na Avenida Jerônimo de Albuquerque, s/nº, Calhau, nesta Capital,licitação na modalidade Concorrência, do tipo Menor Preço, objetivandoa contratação de empresa para ELABORAÇÃO DE PROJETO EXECUTIVODE ENGENHARIA PARA MELHORAMENTOS E PAVIMENTAÇÃO DARODOVIA MA 318, TRECHO: BOM JARDIM / SÃO JOÃO DO CARU,COMEXTENSÃO DE 86,00KM , de interesse da Secretaria de Estado deInfraestrutura - SINFRA, na forma da Lei nº 8.666, de 21 de Junho de 1993.Este edital e seus anexos estão à disposição dos interessados na ComissãoSetorial de Licitação - CSL/SINFRA, no Centro Administrativo do Estado doMaranhão, no Edifício Clodomir Milet – 3º Andar, na Av. Jerônimo deAlbuquerque, s/nº, Calhau, de segunda à sexta-feira, no horário compre-endido das 14h às 18h, onde poderão ser consultados gratuitamente e obtidosatravés da entrega, na Comissão Setorial de Licitação da SINFRA, de 03(três) Resmas de Papel A4 ou mediante o recolhimento da importância de R$50,00 (cinquenta reais) feito, exclusivamente, através do Documento de Arre-cadação de Receita Estadual - DARE, emit ido 'v ia internet”, no si tewww.sefaz.ma.gov.br, código da receita 214, podendo ser quitado em qual-quer agência do Banco do Brasil S/A, da Caixa Econômica Federal (inclusiveCasas Lotéricas) e nas Agências do Bradesco S/A em qualquer unidade daFederação. No ato de recebimento do edital, o licitante deverá trazer um CD-ROM ou Pen Drive onde serão gravados o Edital e seus Anexos.

São Luís (MA), 09 de Outubro de 2012

VICENTE DIOGO SOARES JUNIORPresidente da CSL/SINFRA

ESTADO DO MARANHÃOSECRETARIA DE ESTADO DE INFRAESTRUTURA - SINFRA

COMISSÃO SETORIAL DE LICITAÇÃO – CSL/SINFRA

Page 6: Edição do 11/10/2012

O QUARTO PODER - São Luís, quinta-feira, 11 de outubro de 20126 - Municípios

Paço do LumiarTCE julga irregularprestação de contasde Alderico Campos

Jovens são beneficiados comconvênios na área social

São José de Ribamar

O Tribunal de Contas doEstado do Maranhão (TCE/MA) julgou irregular nestaquarta-feira (10), durante asua primeira sessão plenáriaapós as eleições municipais,a prestação de contas do atu-al presidente da CâmaraMunicipal de Paço do Lumiare vereador reeleito, AldericoCampos (DEM), referente aoexercício financeiro de 2009.

No seu parecer, o relatordo processo, conselheiroRaimundo Oliveira Filho, se-guindo análise técnica doMinistério Público de Contas,elencou uma série de irregu-laridades, tais como dispen-sa indevida de procedimentolicitatório no valor de R$143.994,18; encaminhamen-to incompleto da referidaprestação de contas, contra-riando Instrução Normativa nº009/05 do próprio Tribunal;não apresentação de cópiada lei que fixa o subsídio dosvereadores; não envio do Pla-no de Carreiras, Cargos eSalários dos servidores daCâmara Municipal; encami-nhamento, fora do prazo, derelatórios de gestão fiscal;além de ausência de com-provantes de recolhimento decontribuição previdenciária.

Além de ter dito a sua pres-tação de contas julgada irregu-lar, Alderico Campos tambémfoi condenado a pagar multa novalor de R$ 20 mil.

Na mesma sessão, oTCE julgou irregulares asprestações de contas dos ex-prefeitos Ivaldo AlmeidaFerreira (Mirinzal, exercíciofinanceiro de 2009, com con-denação a devolver aos co-fres públicos R$ 264 mil e

pagamento de multa no valorde R$ 607 mil); Liorne Bran-co de Almeida Júnior (AltoAlegre do Maranhão, exercí-cio financeiro de 2007, compagamento de multa no valorde R$ 38 mil); Osmar de Je-sus da Costa Leal (SantaQuitéria do Maranhão, exer-cício financeiro de 2007; comcondenação a devolver ao erá-rio público R$ 478 mil e paga-mento de multa no valor deR$ 299 mil); AntônioRodrigues de Melo(Satubinha, exercício financei-ro de 2008, com condenaçãoa devolver aos cofres públicosR$ 2.376.000,00 e pagamen-to de multa no valor de R$ 328mil) e Antônio NazarenoMacedo Pimental (Lago dosRodrigues, exercício financei-ro de 2008, com condenaçãoa devolver ao erário R$1.992.000,00 e pagamento demulta no valor de R$ 306 mil).

Também foram julgadasirregulares as contas dos ex-vereadores Benedito ToresSalazar (presidência da Câ-mara Municipal de Estreito,exercício financeiro de 2007,com imputação de multa novalor de R$ 12.500);Claudomiro Gomes Miscoito(presidência da Câmara Mu-nicipal de Boa Vista doGurupi; exercício financeirode 2008, com condenação adevolver ao erário R$ 60 mile pagamento de multa novalor de R$ 18 mil) e MárcioAndré Braúna Rezende (pre-sidência da Câmara Munici-pal de Santa Rita, exercíciofinanceiro de 2007, com con-denação a devolver R$ 112mil e pagamento de multa novalor de R$ 27 mil).

Em ImperatrizAssegurado recurso

para Unidade da Funac

Representantes da Pre-feitura de São José deRibamar e do Conselho Mu-nicipal dos Direitos da Crian-ça e do Adolescente(CMDCA) assinaram convê-nios com entidades que atu-am na defesa de menorescom o objetivo de desenvol-ver na cidade, através do Fun-do Municipal da Criança e doAdolescente, novos projetosde promoção social.

Participaram da soleni-dade de assinatura dos con-vênios as secretárias muni-cipais Sônia Menezes (As-sistência Social, Trabalho eRenda) e Benilce Gisele dosSantos (adjunta de Governo)– que representaram o pre-feito reeleito, Gil Cutrim(PMDB); representantes doCMDCA; do Fórum Municipalda Criança e do Adolescen-te; além de presidentes dasentidades.

De acordo com SôniaMenezes, a política de valo-rização da criança e do ado-lescente em São José de

Ribamar teve início em 2005,na gestão do ex-prefeito LuísFernando, e foi ampliada nogoverno Gil Cutrim. “O re-passe de verbas para as en-tidades cadastradas é umaação prevista em lei. As en-tidades que tem os seus pro-jetos aprovados recebemacompanhamento do Con-selho, do Fórum e da própriaPrefeitura no trabalho de

execução das ações. E osresultados são muito positi-vos, visto que, estes projetosestão beneficiando milharesde crianças e jovensribamarenses”, explicou asecretária.

O coordenador geral doGrupo de Apoio da VilaAlonso Costa, Aldiran LopesSilva, explicou que a entida-de que representa atua na

área de informática e pelaterceira vez assinou o con-vênio e por meio será possí-vel ampliar o número de jo-vens beneficiados.

“Nos dois primeiros anosnós ajudamos cerca de 80crianças e adolescentes e,este ano, pretendemos levaros cursos de computaçãopara mais 70 pessoas”,acrescentou.

O presidente da Associ-ação Celebrai, João AldairSantana, informou que a en-tidade atua nas áreas de cul-tura e arte com crianças eadolescentes residentes nacomunidade Rio São João.Ele explicou que os recursossão fundamentais para o su-cesso das ações desenvolvi-das pela entidade, ressaltan-do, ainda, que a parceria coma Prefeitura, com o Fórum ecom o CMDCA são necessá-rias para que associaçõespossam contribuir para aaplicação das políticas públi-cas destinadas à criança eao adolescente.

Convênios foram assinados em benefício das crianças e jovens ribamarenses

Guerreiro Júnior quer fórum de Balsas pronto em 70 dias

Recuperação emergencial

O presidente do Tribunalde Justiça, desembargadorAntonio Guerreiro Júnior, de-terminou na manhã destaquarta-feira (10), em Balsas(Sul do Maranhão, a 777 kmda capital), a recuperaçãoemergencial do Fórum Des.Esmaragdo Sousa e Silva.Parte da estrutura do telhadodo prédio veio abaixo no últi-mo dia 5, atingindo o gabine-te e a sala de audiência da 2ªVara, a sala de audiência da1ª Vara e o arquivo da 3ª Vara.

O incidente não deixouferidos. Guerreiro Júnior, con-tudo, ficou chocado com adimensão dos estragos. Emvárias salas ainda é possívelver pelo piso grande quanti-dade de destroços de telhase pedaços de madeira doteto. O anúncio da obra e da

ocupação do novo prédio dei-xou juízes e servidores alivi-ados.

O fórum será interdita-do nos próximos 70 diaspara reconstrução do telha-do e serviços complemen-tares, incluindo a revisão da

instalação elétrica erecolocação do forro emPVC. “O prazo começa aser contado a partir de hoje”,observou Guerreiro Júnior aodiretor de Engenharia RuiBarbosa Lima Sobrinho.

Ainda pela manhã, Guer-

reiro Júnior, assessores e ajuíza Nirvana Maria MourãoBarroso (da 3ª Vara e diretorado fórum) visitaram dois pré-dios para avaliar a transferên-cia imediata dos servidores earquivos da comarca. Ficoudecidido que fórum de Balsasirá funcionar em imóvel aluga-do durante a reforma do pré-dio próprio. Fica na BR-230 –Km 01 (Setor Industrial deBalsas), onde funcionou a Clí-nica Padre Angelo.

O presidente tambémautorizou duas novasmelhorias para o fórum deBalsas: o estacionamentointerno e a construção dodepósito judicial da comarca.

Após Balsas, GuerreiroJúnior e assessores iniciaramvisita de inspeção a outrascomarcas do Sul do Estado.

A Fundação da Criançae do Adolescente (Funac),órgão vinculado à Secretariade Estado de Direitos Huma-nos, Assistência Social eCidadania (Sedihc), conse-guiu aditivar convênio com oGoverno Federal, que asse-gura recursos para a cons-trução de um CentroSocioeducativo para adoles-centes em conflito com a lei,na cidade de Imperatriz, re-gião Sudoeste do Maranhão.

O Centro Socioeducativoatenderá a região tocantinae será construído em confor-midade com os parâmetrosdo Sistema Nacional deAtendimento Socioeducativo- SINASE. Será financiadocom recursos dos governosfederal e estadual.

A Sedihc está tomandotodas as providências para arealização da licitação aindaeste mês, evidenciando o em-

penho da secretária de Esta-do dos Direitos Humanos, As-sistência Social e Cidadania,Luiza Oliveira, junto à Secre-taria de Direitos Humanos daPresidência da República -SDH/PR, para aditamento doreferido convênio.

"A construção do Centro,em Imperatriz, visa oportunizaraos adolescentes do sexomasculino com medidas deinternação e de internaçãoprovisória, atendimentohumanizado e de qualidade,ou seja, boas condições dehabitação, higiene, salubrida-de e segurança", ressaltou asecretária Luiza Oliveira.

O Centro em Imperatrizpermitirá que os adolescen-tes permaneçam internadosna mesma localidade ou na-quela mais próxima ao domi-cílio de seus pais ou respon-sáveis a fim de preservar osvínculos familiares.

Nirvana, Guerreiro Junior e Rui Barbosa observam estragos no forum de Balsas

Próxima semanaOuvidor do TRT faz itinerância em Açailândia e Imperatriz

O ouvidor do Tribunal Re-gional do Trabalho do Maranhão(TRT-MA), desembargador Ger-son de Oliveira Costa Filho,estará na próxima semana nasVaras do Trabalho deAçailândia (dia 15) e no FórumTrabalhista de Imperatriz (dias16 e 17), para atividade de

itinerância. Durante esse perí-odo, o magistrado receberá,em audiência, advogados, pes-soas que têm processos tra-mitando nessas varas, repre-sentantes de instituições e deentidades de classe e pesso-as da comunidade.

O agendamento de audi-

ência com o ouvidor pode serfeito pelo telefone 0800 2822323 ou diretamente no bal-cão de cada vara trabalhista.O desembargador receberáos interessados, na sede daVT de Açailândia (Rua Forta-leza, 2720), na segunda fei-ra (15), e na terça e quarta-

feira (16 e 17), no Fórum Tra-balhista "Juiz Manuel AlfredoMartins e Rocha, sede dasduas varas do Trabalho deImperatriz (Rua Saudade,Quadra 2, Loteamento Par-que das Palmeiras). As au-diências ocorrerão das 8h30às 12h e das 14h30 às 17h.

Page 7: Edição do 11/10/2012

O QUARTO PODER - São Luís, quinta-feira, 11 de outubro de 2012 Geral - 7

Prefeitura instala lixeirasno Centro Histórico de SL

Em 36 pontos EconomiaBanco do Brasil abre

mão de exclusividade noconsignado a servidoresO Conselho Administra-

tivo de Defesa Econômica(Cade) aprovou nesta quarta-feira acordo proposto peloBanco do Brasil no qual a ins-tituição se compromete a dei-xar de exigir exclusividade nocrédito consignado a servido-res de órgãos públicos.

"Acaba a exigência, peloBanco do Brasil, de exclusi-vidade em consignado em con-tratos formados com órgãospúblicos", disse o conselheiroMarcos Paulo Veríssimo,relator do caso no Cade.

O acordo, chamado deTermo de Compromisso deCessação (TCC), prevê ain-da o pagamento pelo bancode 65 milhões de reais aoFundo de Defesa dos Direi-tos Difusos, administradopelo Ministério da Justiça, aoqual o Cade é vinculado.

O BB precisará tambémpagar multa de cerca de 34,5milhões de reais pelodescumprimento, no ano pas-sado, de medida preventivaque mandava o banco sus-pender as cláusulas de ex-clusividade no consignado.

As ações do BB na bol-sa paulista, que iniciaram o

pregão em alta, caíam 1,80por cento às 14h06, a 22,36reais. No mesmo horário, oIbovespa perdia 0,93 por cento.

Com a aprovação doacordo no Cade, que valepara contratos existentes efuturos de crédito consigna-do, o órgão antitruste sus-pende processo de investiga-ção sobre o assunto.

Os servidores que rece-bem salários pelo BB e queeram afetados pela exclusivida-de poderão contratar consigna-do em qualquer outro banco.

O caso envolvendo a ex-clusividade do BB no créditoconsignado foi iniciado noSistema de Defesa da Con-corrência em 2010, a partirde denúncia da FederaçãoInterestadual dos ServidoresPúblicos (Fesempre) dosEstados do Acre, Alagoas,Amapá e outros.

O processo no Cade foiinstaurado em agosto de 2011para apurar eventuais práti-cas irregulares nos contratosde exclusividade na conces-são do consignado pelo BB.Em novembro passado, oCade rejeitou recurso do BBcontra a investigação.

Gratuito

Serviço do Judiciário orienta cidadão

Inscrições até 1º de novembro

Abertas inscrições para o FestivalMaranhense de Teatro Estudantil

A Prefeitura de SãoLuís, por meio das secreta-rias municipais de Turismo(Setur), de Obras e Serviços(Semosp) e da FundaçãoMunicipal de Patrimônio His-tórico (Fumph), concluiu, naúltima semana, a implanta-ção de lixeiras em 36 pon-tos diferentes do Centro His-tórico. Como parte dasações da Aliança Pelo Cen-tro Histórico, a instalaçãodas lixeiras pretende melho-rar a limpeza e conservaçãodas vias do local.

Coube à Setur realizarum levantamento prévio e,juntamente com Semosp eFumph, mapear as áreasonde não existiam lixeiras.Após autorização do modelodas lixeiras, pelo Instituto doPatrimônio Histórico e Artís-tico Nacional – Iphan, o pas-so seguinte foi a instalação.

Colocadas em locais de

bastante movimento de turis-tas e transeuntes, as lixei-ras servirão de anteparo paramanutenção da limpeza dasvias do Centro Histórico, queconta com uma área de 107mil metros quadrados. Fei-tas em ferro galvanizado,material que garantirá maior

duração das peças, as lixei-ras contarão com a manu-tenção da Semosp, que faráconstantemente a sua lim-peza.

Comissão Aliança PeloCentro Histórico - Criada nointuito de gerir, de maneiracompartilhada, ações de

melhoria e manutenção dosprédios e vias do CentroHistórico, o projeto contacom intervenções na limpe-za urbana, com equipe qua-lificada para trabalhar emum local tombado comoPatrimônio Histórico, pintu-ra e iluminação artística dem o n u m e n t o s ,monitoramento de seguran-ça em vídeo, dentre outros.

“Mais uma opção de lim-peza nas vias do Centro His-tórico, que já recebe coletaperiódica de resíduos, as li-xeiras somarão na manuten-ção da limpeza do nossomais belo cartão postal. So-maremos a isso as ações deconscientização dos agen-tes de turismo locais, comodonos de bares, restauran-tes e feirantes do Mercadode Tulhas”, frisou o secretá-rio municipal de Turismo,Liviomar Macatrão.

Colocadas em locais de bastante movimento de turistas etranseuntes, as lixeiras servirão de anteparo para

manutenção da limpeza das vias do Centro Histórico

Orientações sobrecomo ingressar com umaação na justiça, tipos de pro-cessos, documentação ne-cessária e os órgãos com-petentes para receber e jul-gar processos podem serobtidas pelo Telejudiciário –serviço gratuito do Tribunalde Justiça do Maranhão(TJMA), que atende pelo nú-mero 0800 707 1581.

O usuário pode tambémfazer consultas sobre o an-damento de processos judi-ciais, órgãos e membros daJustiça estadual, concursos,plantão judiciário, julgamen-tos e outros assuntos de in-teresse do cidadão.

A equipe formada por 16atendentes, um supervisor edois auxiliares atende, emmédia, três mil ligações pormês e mais de 40 mil ao ano,distribuídas num leque de 35serviços diferenciados.

“O Telejudiciário é o ca-nal de comunicação diretaentre o cidadão e o PoderJudiciário. Auxilia aouvidoria, destinando-se ainformar e orientar os queprocuram a Justiça estadu-al”, diz o presidente doTJMA, desembargador Anto-nio Guerreiro Júnior.

A central recebe aindareclamações, denúncias esolicitações sobre a condu-ta de servidores, juízes eserventuários e ações doPoder Judiciário. Tambémrecebe sugestões e críticaspara melhoria das atividadesjurisdicionais.

“Nestes casos, as de-mandas são encaminhadasà ouvidoria e aos setoresresponsáveis que averi-guam as questões apre-sentadas pelos usuários doserviço”, esclarece o chefeda divisão do Telejudiciário,

Fábio José Chaves.Para os servidores do

Tribunal, são oferecidos ser-viços de consulta de proces-sos administrativos, acessoa formulários padrão de re-querimento, registro de senhaprovisória para acesso aoPortal do Servidor e informa-ções sobre o plano de car-gos, carreira e vencimentos,direitos e deveres e altera-ções no boletim financeiro.

De acordo com dados daDivisão, em setembro desteano, 27,96% das chamadasse referiam a solicitação deendereço de órgãos da Jus-tiça. As ligações para os ra-mais de setores localizadosno TJ e no Fórum atingiram19,86%. Outros 17% dosusuários solicitaram informa-ções sobre processos de 1ºe 2º graus e dos juizadosespeciais. As reclamações,no período, atingiram 1,7%.

SISTEMA – O serviçoutiliza tecnologia moderna eé gerenciado pelo sistemaATTENDE, que, além daceleridade no atendimentoaos usuários, possibilita ainstalação de pontos deatendimentos em locais es-tratégicos.

A ferramenta permite queas informações referentes adenúncias, reclamações,solicitações e sugestões so-bre os serviços forenses se-jam encaminhadas automa-ticamente à ouvidoria doTJMA, por meio de sistemaunificado, garantindo maisagilidade no gerenciamentodo fluxo das demandas apre-sentadas, desde a aberturaaté a sua resolução ou arqui-vamento.

Além do 08007071581, oTelejudicário pode ser acessado,a qualquer hora, pelo [email protected].

ESTADO DO MARANHÃOSECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDECOMISSÃO SETORIAL DE LICITAÇÃO

AVISO DE LICITAÇÃOPREGÃO PRESENCIAL Nº 070/2012/CSL/SES

PROCESSO Nº 7466/2012/CSL/SES/MA

A Secretaria de Estado da Saúde/SES, através de seu PregoeiroOficial, torna público aos interessados que realizará as 09:00 horas dodia 30 de outubro de 2012, no Auditório da CSL/SES, situado no prédioda Comissão Central Permanente de Licitação- CCL/SES, localizado naAvenida Colares Moreira, Quadra 19, nº09, bairro Calhau, nesta cida-de, licitação, na modalidade Pregão Presencial, tipo Menor Preço, paraaquisição de material gráfico para as campanhas de prevenção àsDST/AIDS, na forma da Lei Federal nº 10.520, de 17 de julho de 2002,do Decreto Estadual nº 24.629, de 03 de outubro de 2008, esubsidiariamente da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993. O Edital eseus anexos estarão à disposição dos interessados na Comissão Setorialde Licitação, nesta Secretaria de Estado da Saúde - SES, na Av. CarlosCunha s/nº, Bairro Calhau, São Luís, de 2ª a 6ª feira, no horário das 14às 18 horas, onde poderão ser consultados gratuitamente ou obtidosmediante o recolhimento da importância de R$ 10,00 (dez reais), feitoexclusivamente, através do Documento de Arrecadação de Receita doEstado – DARE, emitido via internet, no endereço www.sefaz.ma.gov.br,código da receita 214 – Licitações, podendo ser pago em qualqueragência do Banco do Brasil S/A, Caixa Econômica Federal (inclu-sive Casas Lotéricas), em qualquer Unidade da Federação.Este Edital também se encontra a disposição dos interessadosno site: www.saude.ma.gov.br, apenas para consulta. Qualquermodificação no Edital será divulgada na forma do artigo 21, § 4ºda Lei 8.666/93 e comunicada aos interessados que adquirirem oEdital na Comissão Setorial de Licitação - CSL/SES. Pedidos deesclarecimentos deverão ser protocolados na CSL/SES, no en-dereço acima ou pelo FAX nº (98) 3236-7247.

São Luís, 08 de Outubro de 2012

MAURO HENRIQUE SOUSA MUNIZPregoeiro Oficial da SES

O Centro de Artes Cênicasdo Maranhão (Cacem), órgãoda Secretaria de Estado deCultura (Secma), está com ins-crições abertas para o XVI Fes-tival Maranhense de TeatroEstudantil, que será realizadode 19 a 23 e 26 de novembro.

As inscrições podem serfeitas até o dia 1o de novembro,

na sede do Cacem (Rua SantoAntônio, 161 - Centro, das 14hàs 20h30) ou pelos endereç[email protected] /[email protected] oupelos correios (no caso dasescolas de outros municípios).Informações pelo telefone: (98)3218 - 9948 / 9950.

O objetivo do festival é

promover o desenvolvimentoestético dos alunos e profes-sores da rede de Ensino Fun-damental e Médio e aintegração de suas escolas.O evento acontecerá nos tur-nos matutino e vespertino, noTeatro João do Vale.

O festival é uma mostrade caráter competitivo, aber-

to a alunos da rede de ensi-no fundamental e médio (pú-blica e privada) de São Luíse interior do Maranhão. Po-derão participar alunos do 2ºao 9º ano do ensino Funda-mental, e da 1ª a 3ª sériesdo ensino médio das redesmunicipal, estadual, federal,particular e comunitária.

Page 8: Edição do 11/10/2012

Situação precária

oquartopoder.com

8 Últimas Fones fixos: (98) 4141 0891 / 3229 1560/Celulares: (98) 9911 8325 / 8129 3749/

Fale conosco

Polícia

MPMA vistoria unidadeda Funac na Maiobinha

O promotor CarlosHenrique Brasil Teles deMenezes, titular da 2ª Promo-toria de Justiça de São Joséde Ribamar, vistoriou nestaquarta-feira, 10, o Centro deJuventude Esperança, unida-de de interdição da Fundaçãoda Criança e do Adolescente(Funac) na Maiobinha. A ins-peção foi acompanhada pelaassistente social Ceres Ara-újo, do Centro de ReferênciaEspecializado de AssistênciaSocial (Creas) de São Joséde Ribamar.

De acordo com o promo-tor, os avanços feitos desdea última inspeção são peque-nos e a situação da unidadecontinua precária, não aten-dendo ao que determina oSistema Nacional de Acom-panhamento de MedidasSocioeducativas (Sinase). Asinspeções ao Centro de Ju-ventude Esperança são fei-tas, pelo menos, a cada doismeses, conforme determina-

Autuadas quatro pessoaspor incêndio em prefeitura

A Polícia Civil de Presi-dente Dutra autuou quatropessoas envolvidas no incên-dio e depredação da Prefei-tura e da Câmara Municipalde Senador Alexandre Cos-ta. O crime ocorreu na ma-nhã da última segunda-feira(8) quando um grupo de 30pessoas invadiu, quebrou eincendiou os prédios públi-cos da cidade.

Foram detidos KledsonCharles Leite Santos, de 26anos; Francisco Nonato Pe-reira da Silva, de 28;Edmilson Gomes de Sousa,de 57; e Francisco Cordeiroda Cruz, de 43 anos. Elesforam apontados nas ima-gens registradas no dia doincêndio e destruição na Pre-feitura e na Câmara.

A prisão ocorreu logodepois do fato, com a identi-ficação dos suspeitos. De

Em São Luís

AND reúne diretores no Maranhão parao 38º Encontro Nacional dos Detrans

Polícia investigaarrombamento ao caixa

eletrônico do Banco do BrasilPoliciais civis e militares

investigam um arrombamen-to ao caixa eletrônico daagência do Banco do Brasil,localizada no Centro do mu-nicípio de Pio XII. O fato ocor-reu na madrugada destaquarta-feira (10).

A ação foi registrada pe-las câmeras de circuito inter-no da agência, que mostraramdois homens encapuzadosexplodindo um dos caixas. Dolado de fora algumas pessoasaguardavam a dupla.

Ao perceberem a movi-mentação, policiais militaresse deslocaram para o banco,mas os ladrões conseguiram

acordo como delegado regi-onal de Presidente Dutra,Paulo Artur Garcia Franco, aação de vandalismo teria cul-minado em protesto envolven-do o resultado das eleiçõesde domingo (7).

Nas incursões, foi apre-endido dois revólveres calibre38 em poder do KledsonCharles. Todos foram condu-zidos para a Delegacia Regi-onal de Presidente Dutraonde foram autuados nos ar-tigos 250 e artigo 163, porincêndio a prédio público edano ao patrimônio público,respectivamente.

Ainda com informaçõesdo Paulo Franco, o inquéritopolicial ainda está em pro-cesso de conclusão. A iden-tificação de outras pessoasna ação de vandalismo ain-da deverá ocorrer duranteesse processo.

empreenderam fuga. Deacordo com informações re-passadas pelo delegado titu-lar de Pio XII, Renato Barbo-sa Fernandes de Sousa,uma pessoa que passavapela agência no momento doroubo foi feita de refém, e li-berada posteriormente. Eleprestou depoimento nestaquarta-feira na delegacia.

A quadrilha levou todo odinheiro do caixa. A quantiaroubada não foi divulgadapela gerência. Na fuga, elesdeixaram uma dinamite e umpé de cabra. Peritos do Insti-tuto de Criminalística doMaranhão estiveram no local.

Polinter prende assaltantede Agência dos Correios

Através de informa-ções repassadas pelo Dis-que Denuncia (3223 5800),policiais da equipe de cap-tura da Polícia Interestadu-al (Polinter), conseguiramlocalizar e prender o assal-tante Manoel de AbreuDias Júnior, de 34 anos, re-sidente na Rua 58, quadra81, Bairro do Maiobão.

De acordo com infor-mações repassadas pelaequipe da Polinter, apósdepoimentos e levanta-mentos feitos pela PolíciaJudiciária, foi descobertoque Manoel em companhiade mais três assaltantesfortemente armados, teri-am assaltado a agência

dos Correios no Bairro daCohab, fato ocorrido noano de 2001. Segundo aPolícia durante o assaltoos bandidos ainda fizeramvárias pessoas de refém

Contra ele existe ummandado de prisão porsentença condenatória,expedido pelo Juiz JamilAguiar da Silva da 1ª Varade Execuções Criminais.

Manoel de Abreu foiconduzido para a Polintere ouvido pelo delegadoAlberto Wagner. Depoisdo interrogatór io, oindiciado seguiu para oCentro de Tr iagem noComplexo Penitenciáriode Pedrinhas.

ção do Conselho Nacional doMinistério Público.

Com a transferência de11 internos para a unidade doAlto da Esperança, em SãoLuís, foi possível que cadaadolescente fique em um alo-jamento individual. Atualmen-te existem 21 internos naunidade da Maiobinha e 25alojamentos apresentamcondições mínimas de uso.Outros 15 não têm condiçõesde receber internos.

Outros problemas comoum entupimento da rede deesgoto e a coleta regular delixo também foram soluciona-dos. Para o promotor CarlorHenrique Menezes, o trabalhodo Estado em garantir condi-ções de funcionamento aocentro tem sido lento e compoucos investimentos, o queprecisa ser mudado. O promo-tor ressalta, ainda, a necessi-dade de uma gestão técnicada área, como vem sendoimplementada, e não política.

A situação do sistema decumprimento de medidassocioeducativas é tema denegociação entre o Ministé-rio Público e o Estado doMaranhão. De acordo com opromotor Carlos HenriqueMenezes, o estado apresen-

tou uma proposta que seráanalisada pelo MPMA.

Além disso, a Ação CivilPública em que o MinistérioPúblico requer a interdiçãodo Centro de Juventude Es-perança continua emtramitação na Justiça.

Carlos Henrique Menezes e Major JorgeAraujo - Diretor do Centro de Juventude Esperanca

Teve início, nesta quarta-feira (10), no Hotel Luzeiros,na Praia de São Marcos, oXXXVIII Encontro Nacionaldos Detrans (END). O even-to que reúne diretores detodo o país para discutirquestões gerais sobre o trân-sito de seus estados e dopaís, como um todo, é reali-zado pela Associação Naci-onal dos Detrans (AND). Oencontro encerra, nesta quin-ta-feira (11).

O diretor-geral do detran/MA, Flávio Trindade, acredi-ta que a troca de experiên-cia, a discussão técnicaestabelecida no encontro e aparticipação do Departamen-to Nacional de Trânsito sãoa prova de que a AND estáestabelecendo estreitamentodo relacionamento dos ór-gãos nacionais com os es-taduais. "É preciso ressaltaro resultado positivo a aproxi-mação dos Detrans com oDenatran, pois dessa formaé possível avançar nas dis-cussões políticas em prol deum trânsito seguro. E quetem mais a ganhar é a soci-

edade", afimou Flávio."Esse tipo de evento

oportuniza que os dirigentesdos Detrans conheçam a re-alidade de outros estados eregiões e alinhem informa-ções sobre as dificuldadesenfrentadas por cada um.Todos aqui têm um mesmoobjetivo que é o de buscarmelhorias no trânsito e ofe-recer a população seguran-ça de trafegabilidade. Agra-deço o apoio e organizaçãooferecidos pelo diretor-geraldo Detran/MA, Flávio Trinda-de", disse Teodoro Lopes,

presidente da AND e presi-dentes do Detran/MT.

O encontro ocorre quatrovezes por ano, sendo sediadosempre em capitais diferen-tes do país com o intuito delevar os diretores a conhece-rem a realidade do trânsitoem cada região. Durante osdois dias diretores farão aexposição de suas dificulda-des, trocarão experiências esugestões afim de traçaremsoluções e políticas que vi-sem maior segurança notrânsito do Brasil.

Siniave

Os diretores do Departa-mento Nacional de Trânsito(Denatran), Júlio Arcoverde eMorvan Cotrim e o coordena-dor geral de informação eEstatística, Roberto Craveiroparticiparam do evento eapresentaram o Sistema Na-cional de Identificação Auto-mática de Veículo (Siniave).Este instrumento tem comoobjetivo padronizar um con-trole eficaz nas mais diversasáreas da administração pú-blica. Um dos exemplos ci-tados é a identificação decarros roubados ao passarempelas antenas receptoras dedados.

Roberto Craveiroenfatizou que até o final de2014 todos os veículos têmde estar com a placa eletrô-nica, ou seja todos os esta-dos deverão cumprir a Reso-lução 412/12 do ConselhoNacional de Trânsito(Contran) que dispõe sobre aimplantação do sistema. To-das as informações referen-tes ao assunto podem seracessadas pelo sitewww.denatran.gov.br

Diretor-geral do Detran/MA, Flávio Trindade, na abertura do END