edição de 13 de novembro de 2010

8
Página A5 Página A4 Página A2 Página A3 Página A8 Esportes GAZETA REGIONAL Semanário de circulação regional - distribuição gratuita Edição 109 - 13/11/2010 Índice Editorial Informes Passos Gente que é Notícia Classificados Esportes 02 02 03, 06 06 07 08 Página A4 Página A3 Escola de dança do CAPP revela pequeno Michael Jackson Um dos garotos assistidos pelo Centro de Apren- dizagem Pró-menor de Passos (CAPP) passou na primeira fase da seleção, para se apresentar no Programa Raul Gil, do SBT. Cultura reorganiza documentos do Centro de Memórias Um lugar que guarda a memória da comu- nidade passense, que pode receber a visita de pesquisadores ou de pessoas interessadas em conhecer a história, as tradições, os objetos que marcaram época. CPI da Zoonose “Algumas assinaturas do mesmo servidor estavam diferentes”, disse o Secretário Cleiton Piotto A Comissão Parla- mentar de Inquérito instaurada pela Câ- mara Dos Vereadores de Passos deu mais um Passo importante para a elucidação das denúncias de desvios de verbas públicas utilizadas em campa- nhas anti-rábicas e de combate a dengue. O depoimento do atual Secretário de Saúde de Passos, Cleiton Piotto Assun- ção adicionou mais detalhes ao caso. Alunos do CAPP levam teatro a instituições e escolas O CAPP – Centro de Aprendizagem Pró- menor de Passos – in- corporou o teatro em suas atividades lúdicas e culturais deste ano e, neste segundo semes- tre, crianças e jovens assistidos vêm se apre- sentando em escolas e instituições. IFSul confirma instalação do polo no bairro da Penha O Prefeito José Her- nani Silveira acompa- nhou nesta quinta-feira, 11, pela manhã, uma comissão do IFSul de Minas que veio veri- ficar as condições do imóvel localizado no bairro da Penha, onde será instalado o Polo de Passos do Instituto Fe- deral. Nadador juvenil do CPN é vice campeão Futsal Feminino de Passos vence duas Quase mil atletas disputam fase final do Jojuninho, em São Lourenço Time da OAB de Passos é campeão

Upload: gazeta-regional-passos

Post on 08-Mar-2016

234 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Gazeta Regional de Passos

TRANSCRIPT

Page 1: Edição de 13 de novembro de 2010

Página A5

Página A4

Página A2

Página A3

Página A8

Esportes

GAZETAREGIONAL Semanário de circulação regional - distribuição gratuita

Edição 109 - 13/11/2010

ÍndiceEditorialInformesPassosGente que é NotíciaClassificadosEsportes

020203, 06060708

Página A4

Página A3

Escola de dança do CAPP revela pequeno Michael Jackson

Um dos garotos assistidos pelo Centro de Apren-dizagem Pró-menor de Passos (CAPP) passou na primeira fase da seleção, para se apresentar no Programa Raul Gil, do SBT.

Cultura reorganiza documentos do Centro de Memórias

Um lugar que guarda a memória da comu-nidade passense, que pode receber a visita de pesquisadores ou de pessoas interessadas em conhecer a história, as tradições, os objetos que marcaram época.

CPI da Zoonose“Algumas assinaturas do mesmo servidor estavam

diferentes”, disse o Secretário Cleiton PiottoA Comissão Parla-

mentar de Inquérito instaurada pela Câ-mara Dos Vereadores de Passos deu mais um Passo importante para a elucidação das denúncias de desvios de verbas públicas utilizadas em campa-nhas anti-rábicas e de combate a dengue.

O depoimento do atual Secretário de Saúde de Passos, Cleiton Piotto Assun-ção adicionou mais detalhes ao caso.

Alunos do CAPP levam teatro a instituições e escolasO CAPP – Centro

de Aprendizagem Pró-menor de Passos – in-corporou o teatro em suas atividades lúdicas e culturais deste ano e, neste segundo semes-tre, crianças e jovens assistidos vêm se apre-sentando em escolas e instituições.

IFSul confirma instalação do polo no bairro da Penha

O Prefeito José Her-nani Silveira acompa-nhou nesta quinta-feira, 11, pela manhã, uma comissão do IFSul de Minas que veio veri-ficar as condições do imóvel localizado no bairro da Penha, onde será instalado o Polo de Passos do Instituto Fe-deral.

Nadador juvenil do CPN é vice campeão

Futsal Feminino de Passos

vence duas

Quase mil atletas disputam

fase final do Jojuninho, em São Lourenço

Time da OAB de Passos é campeão

Page 2: Edição de 13 de novembro de 2010

13 DE NOVEMBRO DE 2010 GAZETA REGIONALA2

Expediente: Empresa Jornalística Gazeta Regional S/S Ltda - Cnpj 09.687.832/0001-00 matrícula no livro-B-1, fls. 4,sob nº. 9 - Endereço: Pca Mons. Messias Bragança, 80, Sala 210 Passos/MG - 37900-084 - tel.:(35) 3521-8170 e-mail: [email protected] - Jornalista responsável: Cássio Danilo Caliari - MTB: 18.936/SP - Impressão: Fullgraphics Gráfica e Editora Ltda - rua dr. Hugo Fortes, 1.169, Lagoinha, Ribeirão Preto/SP - Tiragem: 5.000 exemplares

Enfoque

O Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest) e a Secretaria Municipal de Saúde realizarão, durante todo o mês de novembro, um levantamento com os trabalhadores de todos os setores da Prefeitura de Passos. Será aplicado um questionário indivi-dual, verificando aspectos de saúde do empregado

Cerest promove trabalho preventivo com funcionários da Prefeitura

durante o processo de trabalho. O objetivo do trabalho é realizar uma avaliação ocupacional em cada setor da Prefeitura, visando adotar medidas preventivas, com o intuito de diminuir a incidência de doenças ocupacionais e atestados médicos.

Segundo o responsá-vel técnico do Cerest, Alexander Silva Aragão,

“esse trabalho permitirá fazer um diagnóstico ocu-pacional de cada setor da Prefeitura e contribuirá para adotar medidas ocu-pacionais com resolutivi-dade. Além disso, vamos realizar um relatório in-formando aos secretários de cada pasta quanto às recomendações que de-vem ser tomadas em prol dos seus trabalhadores”.

Zoonose – O depoimento do Secretá-rio da Saúde de Passos, Cleiton Piotto Assunção, rendeu muita conversa nos corredores da Câmara dos Vereadores de Passos. Para alguns foi a comprova-ção de que algo estava errado no geren-ciamento das verbas que teriam de ser gastas em campanhas pela cidade. Para outros Cleiton está sendo “assado” pela atual administração e pelo sub-contro-lador do município Attos Andrade Es-per. O que ficou realmente comprovado é que realmente tinha algo de errado na atuação da Diretoria de Saúde Coletiva.

Zoonose 2 – Outro depoimento de chamou muito a atenção dos que esta-vam presentes foi o da veterinária Da-niele Cunha da Silva. Ela afirmou que algumas campanhas não poderiam ter acontecido sem sua presença, já que era responsável pelo controle das vacinas. A certeza que ficou após seu depoimen-to é que as campanhas contribuíram para que alguns obtivessem mais “lu-cros” do que os outros.

Eleições 2012 – Já começaram os comentários sobre os possíveis candi-datos para a sucessão de Hernani que deve encerrar sua carreira política nes-ta administração. Os mais cotados, por enquanto são Ataíde Vilela, Renato Andrade e, correndo por fora, Tuta. No caso de Tuta há grandes possibilidades de vir a assumir o mandato de deputado estadual. Se isso acontecer a sucessão de Hernani ficará praticamente restrita a Vilela e Andrade.

Eleições 2012 2 – para o PMDB a coisa ficou mais difícil. Dificilmen-te emplacará um candidato seja este qual for. Atualmente não há um nome de consenso que tenha votos e carisma suficiente para enfrentar Ataíde e An-drade. Após o estrago dentro do parti-do ocorrido após as últimas eleições, o PMDB deve ficar de molho por um longo tempo.

Andrade – Muitos comentários dão conta de que Renato Andrade teria co-locado seu nome à disposição para ser candidato a vice-prefeito de quem quer que seja, excluindo apenas o PMDB. Mas, a se julgar pela sua votação em Passos nas últimas eleições, o povo quer mesmo é que ele seja candidato a prefeito.

Andrade 2 – Renato Andrade deve assumir um cargo importante no gover-no estadual atendendo a um convite do governador eleito Anastasia. A área de atuação, porém, é um segredo de estado que Andrade não revela para ninguém. Após abocanhar a Medalha de Ouro como o campeão de votos na cidade, Andrade tem “bala” para ocupar um cargo de destaque. Resta saber qual.

PT – Já dão como certa a troca de controle do Partido dos Trabalhadores de Passos. Alguns analistas de plantão garantem que o Professor Dimas, elei-tor e morador em Passos, será o novo

dirigente dos trabalhadores. Outros, in-clusive, afirmam que Dimas tem o aval do presidente do PT mineiro, deputado federal Reginaldo Lopes e do deputado federal reeleito Odair Cunha.

PT 2 – Ainda dizem pelos corredores da prefeitura de Passos que o deputa-do federal Odair Cunha é o responsá-vel pela permanência de Auro Maia no cargo que ocupa. Hernani já teria con-fidenciado que só não havia exonerado Auro atendendo aos pedidos de Odair. Mas, outros acreditam que Auro Maia está se segurando no cargo em função da vitória de Dilma Roussef. Seja qual for o caso, o negócio é que o prefeito não estaria satisfeito com a atuação do Secretário de Assistência Social.

Reconhecimento – Está de parabéns o vereador Jefinho por ter proposto o reconhecimento da associação de gays e lésbicas de Passos como utilidade pú-blica. Sinal de que o tempo é senhor da verdade e todos merecem o maior res-peito. Para os “atiradores de pedra” de plantão resta calarem a boca e enfiar a viola dentro do saco para que não sejam alvo de chacotas e coisas do gênero.

Disputa – A presidência da Câmara de Passos vai mudar. Sai Chaparral que está fazendo uma brilhante administra-ção e entra, provavelmente, Cláudio Fé-lix. Os demais nomes ainda não conse-guiram emplacar. Para o médico é uma forma de mostrar trabalho para seus eleitores e, a se julgar pelo seu caráter, será um ótimo presidente.

Jogo das estrelas – Dentinho está vindo novamente com o famoso jogo com as estrelas do futebol brasileiro. Uma iniciativa que merece todos os elogios dos cidadãos de Passos e região que muito contribui para toda a socie-dade. Dentinho tem se destacado em seus primeiros anos como vereador e também por ser um cidadão consciente das necessidades dos moradores de Pas-sos. Parabéns a ele e que continue sendo sempre assim.

Calote – Ficou feio o relacionamen-to entre o Executivo e o Legislativo de Passos após o “calote” anunciado pelo prefeito Hernani com relação ao repasse de verbas à Câmara dos Vereadores. A assessoria jurídica do Legislativo está tomando as providências legais cabí-veis para ver no que vai dar. Chaparral não precisava desta notícia no final de seu mandato como presidente após ter conduzido o Legislativo passense com tanta competência.

Fim de ano - A Associação Comer-cial e Industrial de Passos deve estar preparando a campanha para o Natal de 2010. A se julgar pelos últimos anos, a campanha deverá começar no início de dezembro.As espectativas são as me-lhores para as vendas do comércio de Passos. Resta saber se haverá tempo o suficiente para que o consumidores sai-bam que há bons preços em Passos

O Prefeito José Her-nani Silveira acompa-nhou nesta quinta-feira, 11, pela manhã, uma comissão do IFSul de Minas que veio verificar as condições do imóvel localizado no bairro da Penha, onde será insta-lado o Polo de Passos do Instituto Federal (antigo IFET), ligado à Universi-dade Federal de Muzam-binho. Mauro Alberto Filho, Pró-reitor de De-senvolvimento, e Marce-lo Bottazzini, engenheiro e professor do IFSul vie-ram autorizar as reformas necessárias.

No dia 30 de novembro a reitoria do IFSul pre-tende formalizar a insta-lação do Polo de Passos. A documentação do imó-vel (antiga Lar Escola Amar em um terreno de 10 mil m² ) está em Bra-sília e embora o contrato ainda não esteja assinado o negócio é dado como concluído. A Secretária Rosa Beraldo deverá se encontrar na próxima se-mana com representantes do IFSul para tratar do vestibular de 2011. A vi-sita também contou com

IFSul confirma instalação do polo no bairro da Penha

a presença dos secretá-rios Osório Gonçalves Aguiar, de Obras; Auro Maia, da Assistência So-cial; e o chefe de gabinete Telmo Santiago Cunha.

Início imediato

Para agilizar a insta-lação do Polo do IFSul de Passos foi solicitado à Prefeitura para realizar uma limpeza do local, poda de árvores, troca do portão, reparos em portas e troca de vidros que-brados em cômodos que poderiam ser ocupados de imediato. Após a vi-sita ao local, houve uma reunião no Gabinete do Prefeito com o Secretário de Obras para definir es-sas ações. As obras de re-forma propriamente ditas serão feitas pelo próprio IFSul, posteriormente. Já à tarde, o diretor do De-partamento de Limpeza Urbana, Dalmo Morais, deu início à limpeza so-licitada.

José Hernani disse que há interesse de todas as partes, desde o início, quando o Deputado Fe-deral Odair Cunha se

empenhou para que Pas-sos fosse atendida nessa reivindicação. O Pró-rei-tor Mauro Alberto Filho ressaltou o trabalho da administração municipal em todas as etapas. Em Passos o IFSul já funcio-na com cursos à distância (EAD), na Casa da Cul-tura, e dois outros cursos presenciais (Técnico em Informática e Técnico em Enfermagem) que funcionam na Escola Municipal Prof. Amélia Jabace.

“Eu tenho declarado que a implantação de um instituto federal em nos-so município é uma rea-lização que vale uma ad-ministração e consolida Passos como referência regional também na área do ensino. É bom escla-recer que o instituto fede-ral irá oferecer 50% dos cursos em nível técnico e os outros 50% serão em nível superior e até mesmo pós-graduação. De graça e com qualida-de. Por isso, acredito que a população de Passos e em especial a população do bairro da Penha deve comemorar” – comentou.

Page 3: Edição de 13 de novembro de 2010

13 DE NOVEMBRO DE 2010 GAZETA REGIONALA3 passos

Um dos garotos assisti-dos pelo Centro de Apren-dizagem Pró-menor de Passos (CAPP) passou na primeira fase da seleção, para se apresentar no Pro-grama Raul Gil, do SBT. O vídeo com Lucas Cos-ta Nascimento, 11 anos, aluno do 6º ano da Escola Estadual Professora Dul-ce Ferreira de Souza, está no YouTube e o número de acessos garantiu a ele a chance de uma avaliação da produção.

Aprendendo a andar na lua

Lucas freqüenta as aulas de dança do CAPP, com a professora Sabrina Le-mos. Esse é um dos mui-tos cursos oferecidos pela instituição a cerca de 320 crianças e adolescentes, em dois turnos. As aulas acontecem às segundas, terças, quintas e sextas.

Escola de dança do CAPP revela pequeno Michael JacksonSabrina disse que obser-vou que o garoto tinha bom ritmo e coordenação motora e, então colocou-

o para assistir vídeos de Michael Jackson, ensinou a ele os passos e movi-mentos que consagraram o astro norte-americano,

como o “Moon Walker”. O figurino foi todo produ-zido na oficina de corte e costura do próprio CAPP

e também faz muito su-cesso.

Segundo ela, foi pre-ciso conversar e mostrar formas para que Lucas

vencesse a timidez, prin-cipalmente nas apresen-tações. “No princípio, ele dançava olhando para

baixo. Aí, orientei a olhar em um ponto fixo neutro, evitando o olhar do públi-co” – revela.

Lucas afirma que gosta

de se apresentar. Ele está na instituição desde 2005 e considera o lugar muito bom, principalmente pelo “curso de informática, escolinha de futsal e as aulas de formação bíblica e de valores”, revela o ga-roto, que é evangélico.

Filtrando talentos

Sabrina disse que agora está começando a traba-lhar com ele a dublagem das músicas, enquanto dança, “o que é um passo mais complicado.” Para ela, caso o número seja selecionado para o pro-grama da TV isso seria muito importante não só para o garoto, mas para a própria instituição, para que pessoas e empresas vissem o trabalho social que é realizado no CAPP.

Trabalhando há 5 anos na instituição, a professo-ra vinha filtrando aqueles

com dom mais acentuado para a dança e formando o grupo que se apresenta durante os eventos.São 10 meninos e meninas, geral-mente os que frequentam as aulas há mais tempo. “Mas já apresentamos um casal de crianças de 6 anos fazendo um número de dança de salão” – co-menta.

O coordenador peda-gógico da instituição, irmão Marcos Rodarte Júnior, da Congregação de São Gabriel, comenta que os grupos de dança e de teatro vêm se apre-sentando desde agosto em escolas e institui-ções, como Lar São Vi-cente e Recanto Geriátri-co, praticamente todas as semanas. “Fico surpreso com a reação do público e a integração da plateia com os números de dan-ça. Aplaudem e pedem bis” – comenta.

“Algumas assinaturas do mesmo servidor esta-vam diferentes”, disse o Secretário Cleiton Piotto

A Comissão Parlamen-tar de Inquérito instaura-da pela Câmara Dos Vere-adores de Passos deu mais um Passo importante para a elucidação das denún-cias de desvios de verbas públicas utilizadas em campanhas anti-rábicas e de combate a dengue.

O depoimento do atu-al Secretário de Saúde de Passos, Cleiton Piotto Assunção adicionou mais detalhes ao caso. Cleiton, em seu depoimento, afir-mou que após ter conhe-cimento das denúncias so-bre supostas falsificações de recibos e “outros tipos de falcatruas” e, por ini-ciativa própria, afastou a funcionária pública Tânia Soares Garcia, então Di-retora de Saúde Coletiva, de seu cargo e a impediu de assinar qualquer tipo de solicitação de empre-nho, como qualquer outro documento sob a rege da Secretaria Municipal de Saúde.

Em contato com o pre-feito Hernani, o Secretário de Saúde deixou-o a par das denúncias e, de acor-do com seu depoimento, “sendo que inicialmente

CPI da Zoonoseconfiando nas ações de Tânia, o prefeito acredi-tou que as denúncias não passavam de rumores em vão, mas com o passar do

tempo e com o aumento da possibilidade da com-provação o prefeito expôs que doa a quem doer cada um que arque com as con-seqüências de seus atos”, disse Cleiton.

Cleiton Piotto Assunção lembrou que, apesar de ter informado e requerida uma investigação à admi-nistração municipal, não

houve qualquer retorno formal de atitudes toma-das administrativamente, a não ser as tomadas por ele próprio. “De posse de

cópia de alguns recibos utilizados na prestação de contas das referidas cam-panhas, pude perceber que algumas assinaturas do mesmo servidor esta-vam diferentes”, afirmou o Secretário em seu de-poimento à CPI.

Campanhas não pode-riam ter sido realizadas

A veterinária Daniele Cunha da Silva, servi-dora pública municipal concursada que presta serviços no Canil Muni-cipal, também deu um de-poimento contundente. De acordo com Daniele, “não teria qualquer pos-sibilidade das campanhas de 27 de junho deste ano e 04, 11 e 18 de julho te-rem sido realizadas sem sua presença já que sou responsável direta pela vacinação”, declarou ela. Mais adiante Daniela de-clarou que o serviço de Epidemiologia , respon-sável em providenciar as vacinas juntamente com ela, era responsável pela contagem e verificação da qualidade das vacinas, serviço que não poderia de forma alguma ser rea-lizado sem a presença da veterinária responsável. “Seria impossível realizar campanhas aos domingos sem a presença da veteri-nária.

Daniele também decla-rou que ouviu algumas reclamações de alguns servidores do setor de Zoonoses da prefeitura sobre possível predileção de alguns em detrimen-to de outros servidores. “Uma reclamação que ouvi era no sentido de que alguns servidores traba-lharam e não receberam pelos serviços prestados em campanhas”, disse a

veterinária.

Ex-diretora não soube explicar assinaturas

Tânia Soares Garcia, servidora pública muni-cipal e diretora de Saú-de Coletiva afastada de suas funções, não soube explicar o caso das as-sinaturas dos recibos. “Não sei porque alguns depoentes afirmam que não receberam apesar de haver recibos assinados por eles, afirmou Tânia à Comissão Parlamentar de Inquérito.

Mas, o que mais impres-sionou no depoimento da servidora foi a afirmação

de desvio de função. “O servidor Willis Oliveira Bernardes foi contratado para exercer a função de porteiro e foi designado para a função de educador de saúde, mas não havia problemas pois muitos dali foram contratados para serem porteiros e tra-balhavam em outra área”, afirmou Tânia.

“Sou amiga pessoal do Prefeito Municipal de Passos há mais de trinta anos”, finalizou a ex-dire-tora Tânia Soares Garcia, afastada de suas funções pelo Secretário da Saúde Cleiton Piotto Assunção desde 16 de agosto de 2010.

Page 4: Edição de 13 de novembro de 2010

13 DE NOVEMBRO DE 2010 GAZETA REGIONALA4 passos

Um lugar que guarda a memória da comuni-dade passense, que pode receber a visita de pes-quisadores ou de pessoas interessadas em conhecer a história, as tradições, os objetos que marcaram época. Esta é a proposta do Centro de Memórias de Passos, que funcio-na na Estação Cultura. Enquanto aguarda a fi-nalização do processo licitatório para a capta-ção de recursos visando à restauração do local, o Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Pas-sos (Secel-Prefeitura) iniciou, em 2009, um trabalho de completa re-organização do Centro de Memórias.

O Centro, que leva o nome do professor e historiador Antônio Theodoro Grilo, reúne documentos de órgãos públicos, instituições e empresas; fotos de algu-mas famílias tradicionais de Passos e objetos que marcaram época. “Desde

Cultura reorganiza documentos do Centro de Memórias

o início do ano passado, estamos fazendo esse im-portante trabalho de ca-talogação, conferência e organização do acervo”, frisou a titular da Secel, Rosa Maria Cardoso Be-raldo. Conforme ela, o objetivo é organizar todo o acervo “para facilitar o trabalho de pesquisa tan-to para nós, como para a comunidade, quando ela necessitar de pesquisar algum fato da nossa his-tória”.

A diretora do Departa-mento de Cultura, Samyra Marques, disse que o Cen-tro possui muitas deman-das. “Para atender a todas, pretendemos buscar par-cerias na sociedade civil organizada”, declarou. En-tre as demandas, ela cita o projeto de microfilmagem de periódicos e documen-tos que integram o acervo do Centro de Memórias; a destinação de equipa-mentos (computadores e impressoras); fichas para

arquivos; e, pastas de plástico do tipo polion-da para arquivamento de documentos. Além disso, a Cultura faz um apelo à comunidade para que doe objetos, documentos e fotos com identificação. “Tudo isso tem, para nós, grande importância”, assi-nalou.

Quanto à restauração do local, Samyra disse que a Prefeitura realizou, em setembro último, um pro-cesso licitatório para con-

tratar a empresa que vai pleitear, por meio de pro-jeto, recursos do Fundo Estadual de Cultura para elaborar o projeto arqui-tetônico. A finalização do processo deverá ocorrer nos próximos dias.

Conferência

Segundo a bibliotecá-ria Elisângela Rodrigues Melo, que coordena o tra-balho de reorganização do Centro de Memórias, o local possui um rico acervo com documentos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. “O documento mais anti-go aqui data de 1816 (um inventário) e o mais re-cente é um processo-cri-me de 1959”, explica ela, informando que pesqui-sadores de Franca (SP) já visitaram o Centro algu-mas vezes para pesquisar sobre uma família que tem raízes na região.

A Secel já enviou para o local alguns funcioná-rios que realizaram uma conferência de diversos documentos, como livros

da Prefeitura, da Câma-ra e o arquivo de títulos eleitorais, que foi total-mente organizado. “Ago-ra, já temos catalogado todos os bens tombados, não só por número, mas também por nome”, in-formou Elisângela.

Além dela, o estudante de História, Renan Vizi-beli, atua no Centro como estagiário. “É muito gra-tificante desenvolver o meu lado de historiador, atuando num lugar apra-zível, o qual estamos aju-dando a organizar para que ofereça condições a quem quiser visita-lo ou realizar aqui alguma pesquisa”, declarou Re-nan. Elisângela e Renan relataram já ter recebido a visita de alunos de vá-rias escolas da cidade. “É importante que as escolas agendem a vinda de seus alunos, uma vez que aqui eles terão contato com boa parte da nossa his-tória, da nossa cultura”, observaram. As visitas ao Centro de Memórias po-derão ser agendadas pelo telefone: 3522-7193.

Samyra (E), Renan (C) e Elisângela (D) observam a data de um dos objetos que integram o acervo do Centro de Memórias de Passos

O funcionário da Se-cretaria de Indústria, Co-mércio e Turismo, Welter Vaz Martins, participou do 1º encontro de ana-listas e examinadores da Junta Comercial do esta-do de Minas Gerais (Ju-cemg), que ocorreu em Caetés, região metropo-litana de Belo Horizon-te, entre os dias 4 e 7 de novembro. Welter foi ao evento representando a Sictur e o Minas Fácil.

O objetivo do encontro foi discutir e aprovar no-vos entendimentos sobre o processo de abertura e alterações de empresas

Sictur e Minas Fácil participam de encontro da Junta Comercial

registradas na Jucemg. Esses novos entendimen-tos farão com que o pro-cesso de constituição de empresas se torne ainda mais ágil, pois visa à des-burocratização e ao escla-recimento de exigências lançadas no processo.

“Acreditamos que, com os novos entendi-mentos aprovados no encontro, os usuários do serviço Minas Fácil tenham maior facilida-de para compreender os procedimentos de aber-tura e arquivamentos na Jucemg” explica Welter, que esclarece que es-

ses entendimentos têm como objetivo orientar o empresário na elabora-ção dos documentos de arquivamento no órgão, diminuindo assim possí-veis pendências que atra-sariam o registro.

Desde janeiro de 2009 a unidade do Minas Fá-cil de Passos lidera o ranking de agilidade em abertura de empresas no estado. Com o apoio da Prefeitura, através da Sictur, o Minas Fácil deve chegar até o final de 2010 a marca de 1000 empresas constituídas no município.

A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Sictur) da Pre-feitura de Passos, em par-ceria o Serviço Social da Indústria (Sesi), vem esti-mulando as empresas lo-cais a participarem da 14ª edição do Prêmio SESI de Qualidade no Traba-lho. O prêmio é promo-

Sictur incentiva empresas a participar de Prêmiovido pelo SESI/FIEMG e tem como objetivo estimular as empresas a investir na qualidade de vida dos trabalhadores, em melhorias no ambien-te de trabalho e na res-ponsabilidade social.

A avaliação dos con-correntes passa por boas práticas empresariais,

como cultura organiza-cional, gestão de pessoas, ambiente de trabalho se-guro e saudável, educa-ção e desenvolvimento, inovação e desenvolvi-mento socioambiental.

As inscrições se encer-ram no dia 15 de novem-bro e podem ser feitas pelo site www.sesi.org.br/psqt .

A coordenação Mu-nicipal do Conselho da Criança e Adolescen-te (CMDCA) reuniu-se com representantes das entidades que assistem às crianças e adolescen-tes para tratar de assuntos relacionados ao Fundo de Infância e Adolescência (FIA).

Durante a reunião fo-ram apresentadas pro-postas com o objetivo de incrementar a arreca-dação de recursos para o FIA. Uma dessas pro-postas é visitar empre-sas e pessoas físicas, para solicitar a contri-buição das mesmas para o FIA e explicar como

Entidades querem contribuição através do FIA

isso poderá ser feita.Segundo Informou

Marcos Baldine, presi-dente do conselho “os contribuintes do Imposto de Renda, pessoas físicas ou jurídicas, que tem im-posto de renda a pagar, podem destinar uma par-te ao fundo. As pessoas físicas podem destinar até 6% do imposto devi-do e as pessoas jurídicas até 1% do seu lucro real. Esse valor será 100% dedutível no Imposto de Renda devido”. Durante as visitas, serão distribu-ídos materiais que con-têm informações produ-zidas pela Faculdade de Comunicação de Passos

Facomp. Algumas ca-tegorias de empresas e de pessoas físicas têm restrições que podem ser esclarecidas através da Secretaria Municipal de Assistência, Avenida Arouca 753, ou telefone 3522 – 7012.

Estiveram representa-das na reunião as seguin-tes entidades: Centro de Aprendizagem Pró-me-nor de Passos (CAPP), Deus Proverá, Creche Monsenhor João Pedro, Creche Mizael Ferreira da Silva, Associação Es-pírita Santo Agostinho, Associação de Paes e Amigos dos Excepcio-nais (APAE)

Page 5: Edição de 13 de novembro de 2010

13 DE NOVEMBRO DE 2010 GAZETA REGIONALpassosA5

Os representantes de 23 municípios que par-ticiparam da reunião de formação do consórcio do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) decidiram formar duas comissões: a primeira será formada por prefeitos que irão a Belo Horizonte reivin-dicar a implantação das UPAs e salas de estabi-lização nas cidades de Piumhi e São Sebastião do Paraíso, que são ne-cessárias à complementa-ção aos atendimentos de urgência e emergência; a segunda será formada pe-los Secretários de Saúde de Passos, Cássia, Para-íso, Monte Santo de Mi-nas, Piumhi e São Roque de Minas, que irão elabo-rar a pauta da reunião da AMEG – Associação dos Municípios do Médio Rio Grande – com técnicos da Secretaria de Estado da Saúde. Essa reunião da AMEG, a última do ano, está marcada para o dia 03 de dezembro. Basicamente, os secretá-rios deverão apresentar

Municípios pedem mais presença do Estado no Consórcio do SAMU os desafios da região no atendimento às urgências e emergências e o Estado deverá mostrar sua políti-ca para essa área. Foi so-licitado ao representante

da Regional de Saúde de Passos, Luiz Grilo, que envie ofício à SES infor-mando sobre os motivos da reunião e convidando os técnicos para prestar esclarecimento.

Apoio

O Prefeito de Passos, José Hernani Silveira, abriu a reunião falando da importância de se ter,

hoje, o Consórcio Sul de Minas do SAMU, inclu-sive agregando outros municípios que já teriam manifestado interesse, como Varginha. O prefei-

to disse que a Prefeitura de Passos está concluin-do as obras da Central de Regulação do SAMU com recursos próprios, mas que representantes da SES já olharam uma área de 5 mil m² na ci-dade, para futuramente construir uma central de-finitiva.

Mauro Zanin, Prefei-to de São Sebastião do Paraíso de Presidente da

AMEG, se pronunciou em favor do Prefeito de Passos, dizendo que o município pólo da região acaba tendo que resolver não só os problemas de

sua própria população, mas também os das ci-dades da região e, por isso, entende que a im-plantação do SAMU “diz respeito a todos nós”. Conforme Zanin, a re-gião é privilegiada em atendimento à Saúde, em relação a outras áreas do Estado, mas que hoje os municípios estão arcan-do com custos que são de responsabilidade do

Estado e da União. Des-sa forma, a demanda em Saúde está ficando maior do que a capacidade de atendimento dos municí-pios.

Envolvendo demais setores

No entendimento de Zanin, além de cobrar a participação da União e do Estado, é preciso “tra-zer as outras partes do sistema de atendimento em Urgência e Emer-gência, como as Santas Casas, o Corpo de Bom-beiros” para a reunião da AMEG no dia 3. Para ele, o SAMU é um pro-duto que Passos conquis-tou graças a seu contato político com o Governo Federal, mas que é ne-cessária a participação regional para ele fazer sentido.

O Prefeito de Delfi-nópolis, José Geraldo Franco Martins, o Zezé Martins, elogiou o esfor-ço do Prefeito de Passos em trazer o SAMU para a região. Conforme ele,

“não podemos perder a oportunidade de ter esse serviço”, mas ressaltou também o fato de os mu-nicípios estarem assu-mindo compromissos de competência da União e do Estado, lembrando que os municípios têm um compromisso com a Santa Casa no aten-dimento às urgências e emergências.

Na avaliação de José Hernani, a reunião foi muito boa, pois ficou clara a vontade de to-dos em contar com o SAMU. Conforme o Prefeito de Passos, há saídas para desonerar os municípios, com maior participação dos demais interessados. Durante a reunião, ele citou um modelo que deu certo no Estado do Rio de Janei-ro, onde o SAMU tem convênio com o Corpo de Bombeiros.

Estiveram na reunião sete prefeitos, além de secretários de Saúde e presidentes de Câmara, totalizando cerca de 100 participantes.

O CAPP – Centro de Aprendizagem Pró-me-nor de Passos – incor-porou o teatro em suas atividades lúdicas e cul-turais deste ano e, neste segundo semestre, crian-ças e jovens assistidos vêm se apresentando em escolas e instituições.

Conforme o Irmão Marcos Rodarte Júnior, desde agosto vem sendo realizada a “Sexta Cultu-ral”, no espaço existente na capela, com apresen-tações voltadas aos alu-nos e educadores. Mas os grupos da Oficina de Teatro já se apresentaram também em instituições e em quatro escolas. Em seu primeiro ano, o pro-jeto terá seu ponto alto neste ano letivo no dia 15 de dezembro, com uma apresentação na Praça Geraldo da Silva Maia, às 20 horas.

Trabalho

As oficinas são minis-tradas por Carlos Edu-ardo da Silva, 29, o Edu Silva do Grupo Coli-seum. Ex-professor do Colégio Del Rey e há 8

Alunos do CAPP levam teatro a instituições e escolas

anos trabalhando com teatro na Escola Munici-pal Professora Francina de Andrade, Edu explica que no primeiro semestre trabalhou com as crian-ças e jovens as técnicas – expressão facial, ex-pressão corporal, dicção entre outras – bem como a desinibição diante do público. Agora, a cada 15 dias é feita uma apresen-tação fora do ambiente do CAPP. Todos os oito grupos, com crianças do 4º ao 9º ano, já se apre-sentaram.

Conforme o instrutor, dos textos trabalhados alguns têm cunho educa-tivo, integrando-se às ati-

vidades escolares – como “Semana do Trânsito” ; outros são textos escri-tos por ele mesmo; há

textos clássicos, como “A Bela e a Fera”, e de outros autores de Passos, como Gustavo José Le-

mos e do Juiz de Direito Ricardo Bastos Macha-do. Um exemplo é a peça “Arraial da Capoeira”,

texto de Gustavo com fa-tos da história de Passos, em que Edu participou a 2 anos. Essa experiência

ele trouxe para o CAPP e remontou o espetáculo com as crianças.

Resultado

Para Edu, o Teatro dá uma contribuição impor-tante à Educação, favo-recendo a concentração, a disciplina, a interação do indivíduo com os co-legas. Mas, sobretudo, ele destaca a evolução das crianças e jovens na leitura e na capacidade crítica.

“Teatro não é só para formar atores. O aluno aprende a conversar, pas-sa a ter uma visão dife-rente das coisas. O teatro abre um leque de opções na vida do aluno” – ana-

lisa.O menino Wenderson

dos Santos Silva, 13 anos, aluno do 7º ano do Colé-gio da Penha, é assistido há 6 anos pelo CAPP. Ele é um atores da peça “Na Esquina da Lua”, de Gustavo José Lemos, que será apresentada na Praça Geraldo da Silva Maia. “Acho que o teatro abriu minha mente” – comenta.

Wenderson, tímido, disse que se transforma quando está no palco. Além da Oficina de Te-atro, no CAPP ele par-ticipa de muitas outras atividades, como dança – fazendo parte de um grupo denominado “Spa-ce Dance” - e das escoli-nhas de esporte.

Page 6: Edição de 13 de novembro de 2010

13 DE NOVEMBRO DE 2010 GAZETA REGIONALA6

Gente que é notícia!by: Vera Pagliuso [email protected]

Uma tarde de beleza e sucesso absoluto!

A Câmara Municipal de Passos vai realizar au-diência pública na próxi-ma sexta-feira, dia 12 de novembro, às 18h, para debater o futuro do Cis-mip – Consórcio Inter-municipal de Saúde da Microrregião de Passos. Denúncias chegaram ao presidente da Câmara, vereador Nivaldo Cha-parral, de que há gente manobrando para fechar o Cismip. A Câmara quer ouvir a Prefeitura e todas

Câmara age para evitar o fechamento do Cismipas partes envolvidas.

“Tem uma máfia que-rendo fechar o Cismip”, denunciou o presidente da Câmara durante a reu-nião ordinária da segun-da-feira (8 de novembro). De acordo com ele, trata-se de uma nova investida de quem age para privile-giar outros segmentos do sistema público de saúde. “Está quase fechando. O Consórcio foi uma con-quista de Passos e região. Já tentaram fechá-lo ad-

ministrativamente com dívidas astronômicas”, afirmou Chaparral. “Do jeito que está caminhan-do não vai até o meio do ano”, completou.

O vice-presidente da Câmara, vereador dr. Cláudio Félix, ao se pro-nunciar sobre o tema, disse que o município de Passos é o maior credor do Cismip é que mesmo o Consórcio vendendo serviços mais baratos a Prefeitura prefere com-

prá-los da Santa Casa . Para o vereador Edmil-son Amparado, o debate requer urgência. “Quem estiver por trás que seja responsabilizado. Não vamos deixar sombras; vamos colocar em pratos limpos”, defendeu.

O presidente da Câma-ra explicou que a audiên-cia pública deve ser or-ganizada pela Comissão de Saúde da Casa, des-tacando que o sistema de saúde da cidade já se en-

contra caótico e que a si-tuação tende a piorar sem o Consórcio. “A saúde já está um caos. Se fechar, vai ficar pior”.

Projetos

Apenas um projeto de lei foi votado em primei-ro turno na ordinária de 8 de novembro, o que reco-nhece de utilidade públi-ca a Associação GLSBT de Passos, de autoria do vereador Jéferson Faria (Jefinho). Outros três projetos que estavam na ordem do dia foram reti-

rados para serem votados na próxima ordinária.

Orçamento

Nesta quarta-feira, 10 de novembro, às 18h, a Comissão de Fiscaliza-ção Financeira e Orça-mentária da Câmara pro-move audiência pública para colher propostas da sociedade civil para a Lei Orçamentária Anual para o exercício de 2011 e re-visão do Plano Plurianu-al. O evento acontece no plenarinho e é aberto a toda a comunidade.

Bebê bonito- 0 a 1 ano (foto): Kauã , filho de Frank Lemos Fonse-ca/Carla.

Bebê Bonito- 1 a 3 anos (foto): Eduardo, filho de Eduardo E. S. Bueno/ Thaís.

Bebê Bonito- 3 a 5 anos (foto): Paulina, fi-lha de Rodrigo O. Sou-za/ Shirlene.

Os demais ganhado-

res foram: Sorriso..0 a 1 ano--

Arthur , filho de Paulo Roberto Silva/Gisele.

Sorriso 1 a 3 anos : Victor , filho de Zal-

berto R. Andrade/ Gra-zielli.

Sorriso 3 a 5 anos: Nuária, filha de Nori-valdo/claudia.

Chorão de 0 a 1 ano:

Miguel, filho de Renato B.Silva/Érica.

Chorão de 1 a 2 anos: Lorenzo, filho de Aguilar A.Salgado Neto/ Joseane.

Chorão de 3 a 5 anos: Gabriela, filha de Tiago Barbosa Cam-pos/ Paula .

Melhor torcida: Ar-

thur, filho de Eduardo V.Silva/Érika.

Bebês fotogenia: Eduardo, filho de Edu-ardo E.S. Bueno/ Thaís. Brenda, filha de Regi-naldo M. Sampaio/Éli-da.

Foram arrecados e

repassados 400 kgs de alimentos para a Cre-che CAMPE que assiste 130 crianças carentes.

Jurados: Tia Cenira,

Alexandra Santiago, Afonsinho Simoso-no, Yára Carlos Cha-ves, Priscíla Fagundes, Bruna Rodrigues, Re-nato Delfraro, Mateus Cunha e Laureane.

Resultado dos ganhadores do 25º Concurso Bebê Bonito/2010

Bebê bonito 0 a 1 ano

Jurados

Bebê Bonito 1 a 3 anos

Bebê bonito 3 a 5 anos

Page 7: Edição de 13 de novembro de 2010

13 DE NOVEMBRO DE 2010 GAZETA REGIONALA7 passos

GAZETA NEGÓCIOS

DIVERSOSSEKITA fraldas infantis e

geriátricas, preço especial em fraudas infantis, fone (35) 4103-0424, rua João Pinheiro, 218, Passos/MG.

CRIATIVA DECORAÇÕES, cortinas, persianas, tapetes, colchas e almofadas, fone (35)

3521-2290, rua Barão do rio Branco, 1023, centro, Passos/MG.

ATELIER confecção social feminina, venha conferir pre-ços imperdíveis a partir de 10 reais, fone (35) 3521-3463, Av. da Moda, 3314, centro, Passos/MG.

VENDE-SE duas casas e um terreno de esquina na avenida Jupiter, 1185, fone 3521-3463, cel 9177-8958, falar com Tati ou José Antônio.

INOVATTEC eletro-eletrô-nica e informática, manuten-ção em tvs, monitores, com-

putadores, microondas, áudio e vídeo, eletrodomésticos em geral. Instalação: elétrica, alar-mes, interfones, CFTV e cerca elétrica, (35) 3521-9938 / (35) 8875-9938, rua da praia, 105-A, centro, Passos/MG, e-mail: [email protected]

ELETROSERVICE - ins-

talações elétricas, equipe es-pecializada em instalação e manutenção elétrica Predial, Residêncial, Comercial, Padrão Cemig, execução de rede física para informática, (35) 9969-5277, (35) 9171-9000.

YES COSMETICS! Seja um Revendedor Yes! Inicie

um novo e próspero caminho em sua vida. Adquira já o Kit Revendedor (R$ 49,90), ga-nhe uma deo colônia no ato e comece a vender os produtos Yes!. Tenha sua independência financeira. A Yes! está na Rua Barão de Passos, 465, esquina com Av. Arouca. Telefone (35) 3521.6360

A Prefeitura de Pas-sos já está preparando a decoração para as fes-tas de fim de ano. Três Secretarias Municipais – de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel); de Indústria, Comércio e Turismo (Sictur); e, de Obras, Habitação e Ser-viços Urbanos (Sohsu) – iniciaram o planeja-mento do trabalho, que será concluído no iní-cio de dezembro. Além da decoração natalina, a Secel está fechando a programação cultu-ral de fim de ano, que terá muitas novidades,

Prefeitura prepara decoração para festas de fim de anoincluindo a apresenta-ção de vários corais nos bairros da cidade.

“A decoração de Natal ficará a cargo da Sictur, mas com suporte nos-so e da Secretaria de Obras”, disse a titular da Secel, Rosa Maria Car-doso Beraldo. Segundo ela, apesar da falta de recursos, “a qualidade das atividades culturais não será prejudicada. Estamos fazendo várias parcerias, garantindo à comunidade eventos magníficos, e propor-cionando à cidade o ver-dadeiro clima de Natal”,

frisou Rosa.Como vem ocorren-

do em outras áreas, a redução na arrecadação municipal acabou afe-tando também a decora-ção que, este ano, ficará restrita a três prédios pú-blicos: Palácio da Cul-tura, Casa da Cultura e Paço Municipal (prédio principal da Prefeitura). Conforme o supervisor de Turismo daquela pas-ta, Benedito Martins, a decoração de prédios pú-blicos ficará a cargo da Sictur, que dará supor-te a entidades de classe para a ornamentação de

ruas e avenidas. “O pré-dio do Paço Municipal receberá o trenó de Pa-pai Noel; já os prédios do Palácio da Cultura e da Casa da Cultura, terão motivos religiosos como temática”, disse o super-visor, enfatizando que o objetivo “é criar um cli-ma que valorize o espíri-to natalino”.

Segundo Benedito, dependendo dos recur-sos, a empresa que vai realizar a decoração deverá colocar algumas lâmpadas em palmeiras de avenidas e praças da cidade. A entrega

da decoração, que está prevista para o dia 09 de dezembro, vai coin-cidir com a abertura da 4ª Feira de Economia Solidária – que ocorrerá de 10 a 12 de dezembro, em Passos. O supervisor informou que a Asso-ciação Passense da In-dústria Confeccionista (Apicon) se responsa-bilizará pela decoração da Avenida Comenda-dor Francisco Avelino Maia, na parte onde se concentram as lojas das indústrias de confecção. A Sictur está propondo parceria à Associação

Comercial e Industrial de Passos (ACIP) para a ornamentação das ruas centrais. “Assim como faremos com a Apicon, daremos suporte logís-tico (cessão de pontos e parte da montagem) para a ACIP, caso ela assuma a decoração nas ruas centrais”, dis-se Benedito. Ele infor-mou que por iniciativa de uma comerciante, com suporte técnico da Prefeitura, parte das ruas Barão de Passos e Lourenço Andrade se-rão ornamentadas com lâmpadas.

Page 8: Edição de 13 de novembro de 2010

13 DE NOVEMBRO DE 2010 GAZETA REGIONALA8 esportes responsável: José Carlos Kallas

Em três temposBate Bola por José Carlos Kallas

Alô galera do Esporte! 1º tempo: quem foi ao gi-násio Barú de Pádua na úl-tima quarta-feira, 10, ficou com saudades dos bons tempos do futsal de Pas-sos. O CPN vem aos pou-cos resgatando esta vonta-de de torcer por Passos, e mais de 500 torcedores as-sistiram sem sair do lugar o nosso time perdendo de 8x0 para o Praia Clube e depois do jogo os garotos do CPN foram aplaudidos de pé. Do lado do Praia

Clube estavam jogadores consagrados do futsal bra-sileiro, em nível de sele-ção brasileira, liga e mui-to, Leo Bonfim, Flavinho, Mosquito entre outros, jo-gadores profissionais que vivem especificamente do futsal, do nosso lado a nova geração de atletas do CPN, meninos de 15 a 20 anos e no gol uma barrei-ra chamada Adolfo. Mas o 8x0 foi construído no 2º tempo, pois no 1º foi 1x0 magro, com o CPN fazen-do o técnico Morcego per-

der a cabeça. Com muito pouco o CPN poderá em 2011 jogar de igual para igual com os clubes de Mi-nas Gerais, vamos torcer e aguardar para isto.

2º tempo: nem bem ter-minou o brasileirão deste ano e já tem gente me per-guntando como e quando serão os estaduais do ano que vem. O Campeonato Mineiro de 2011 terá iní-cio no dia 30 de janeiro e o campeão deverá ser co-nhecido no dia 15 de maio. As equipes que buscarão

o título serão: América (Belo Horizonte), América (Teófilo Otoni), Caldense, Atlético, Cruzeiro, Demo-crata (Governador Vala-dares), Funorte, Guarani, Ipatinga, Tupi, Uberaba e Villa Nova. O Departa-mento de Competições da Federação Paulista de Fu-tebol também já divulgou a tabela e o regulamento do Campeonato Paulis-ta da Série A1 de 2011, o São Paulo vem a Ribeirão no dia 06 de fevereiro, e o Corinthians no dia 03 de abril de 2011. Já no Rio de Janeiro a bola rola com a Taça Guanabara dias

19/20 de janeiro com os grandes clubes jogando assim: Vasco x Rezende, Flamengo x Volta Redon-da, Bangu x Fluminense e Botafogo x Duque de Caxias.

3º tempo: nesta semana minha equipe de esportes cumpriu uma maratona de transmissões emocionan-tes, na terça estivemos no CRASEM, jogão de bola na final entre a equipe da casa e da administração, parabéns ao João Ferra-menteiro e ao Edson To-ledo pela iniciativa, já na quarta-feira fomos para o Barú de Pádua, outro gran-

de jogo, principalmente no 1º tempo, já na quinta sofri, mas consegui trans-mitir as semifinais do 36º torneio de futsal da ACIP. Fazemos na Rádio Passos o melhor para o público ouvinte do esporte e quar-ta-feira a recompensa veio através dos jogadores e da comissão técnica do Praia Clube, que chegou junto com a gente no ginásio por volta das 19h, ao saber que o jogo seria transmitido e pela internet, celulares na mão e família ouvindo, foram vários os acessos vindos da linda cidade de Uberlândia.

O nadador Giovan-ni Gersanti Lima de 16 anos do Clube Passense de Natação sagrou-se vice-campeão mineiro na prova dos 400 metros nado medley na disputa do Campeonato Minei-ro Juvenil á Sênior de Verão-X Open Minas Gerais de Natação reali-zado no Parque Aquáti-co do Minas Tênis Clube em Belo Horizonte(MG) no último final de sema-na. Depois de ficar quase 05 anos sem conquistar títulos expressivos nas categorias acima de 15 anos,a natação passense retorna ao pódio com a grande conquista do atle-

Nadador juvenil do CPN é vice campeão

ta Giovanni em uma das provas mais difíceis da natação,os 400 metros nado medley,feito que

comprova o excelente trabalho que vem sen-do realizado pela nata-ção do CPN nos últimos

A equipe feminina da Prefeitura de Passos que está representando a nos-sa cidade na Taça EPTV/SESI 2010 já disputou duas partidas válidas pela chave D, conseguindo os seguintes resultados: Pas-sos 16 x 01 Monte Santo Minas e Passos 04 x 00 Alpinópolis com Ivi Ga-briela marcando os 4 de Passos No dia 16/11 na ci-dade de Alfenas, a equipe volta atuar contra a equipe de S.S.Paraíso,e se vencer garante antecipadamente a sua classificação para a fase seguinte, restando ain-da a partida no dia 20/11 também em Alfenas contra a equipe de Guaxupé.

Futsal Feminino de Passos vence duas

A fase final da 17ª edi-ção dos Jogos Infantis do Sudoeste Mineiro (Jojuni-nho) reúne em São Lou-renço 1.100 esportistas, dos quais quase mil são atletas de 21 cidades das regiões Centro, Oeste e Sudoeste de Minas. Além disso, técnicos, dirigentes e chefes de delegação são mais de 120 e a equipe de arbitragem é composta de 40 profissionais. Nessa fase final, estão em dispu-ta oito modalidades dos esportes coletivos: bas-quete feminino, basquete masculino, futsal femini-no, futsal masculino, han-debol feminino, handebol masculino, vôlei feminino e vôlei masculino. Promo-vido pela Associação dos Municípios do Sudoeste de Minas Gerais (Assesmig), o Jojuninho – ao lado dos Jogos da Juventude (Joju) – representa um dos cer-

Quase mil atletas disputam fase final do Jojuninho, em São Lourenço

tames mais esperados do ano. “Nossa expectativa é das melhores. Certamente, o Jojuninho será sucesso”, disse o presidente da As-sesmig, professor Marcelo Campos Machado, desta-cando o apoio da Prefeitura Municipal de São Louren-ço, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e outras secretarias. Os quase mil atletas vão disputar oito modalidades, contando-se as categorias feminina e masculina. Confira abaixo a disputa entre as equipes em cada modalidade: Bas-quete feminino: Campo Belo, Muzambinho, Poços de Caldas, São Lourenço, São Sebastião do Paraíso e Varginha. Basquete mascu-lino: Campo Belo, Itaú de Minas, Muzambinho, Po-ços de Caldas, São Louren-ço, São Sebastião do Paraí-so, Três Pontas e Varginha. Futsal feminino: Baependi,

Botelhos, Guaxupé, Itaú de Minas, Passos, Poços de Caldas, São Lourenço e Varginha. Futsal masculi-no: Arcos, Guaxupé, Itaju-bá, Poço Fundo, Poços de Caldas, São Lourenço, São Sebastião do Paraíso e Três Pontas. Handebol femini-no: Baependi, Campestre, Guaxupé, Muzambinho, Passos, São Lourenço, São Sebastião e Varginha. Han-debol masculino: Cam-pestre, Guaxupé, Muzam-binho, Passos, Poços de Caldas, São Lourenço, São Sebastião do Paraíso e Varginha. Vôlei feminino: Arcos, Capitólio, Itajubá, Poços de Caldas, São Gon-çalo do Sapucaí, São Lou-renço, São Sebastião do Paraíso e Varginha. Vôlei masculino: Muzambinho, Passos, Piumhi, Poços de Caldas, Pouso Alegre, São Lourenço, Três Corações e Varginha.

Atendendo ao convite dos servidores do TJMG de Passos, o time de fu-tebol society da OAB de Passos participou do evento realizado em forma de quadrangular, sendo composto por três times formados por ser-vidores e prestadores de serviços do fórum local e o time da OAB.

A equipe contou com a participação dos seguin-tes atletas: Renato Lessa (capitão), Rômulo Fra-ga, Ivan Zolini, Messias Grilo, Hertz, Hélio tatu e Edmo Peixoto. Os golei-ros foram fixos em todas as partidas, Otávio e Feli-pe.Todos os jogos foram realizados no dia 27/10, sendo disputada a 1ª par-tida onde os funcionários das secretarias venceram os funcionários da admi-nistração e prestadores de serviços pelo placar de 3 x 2. No segundo jogo realizado, o time da

Time da OAB de Passos é campeãoOAB venceu o time for-mado pelos servidores dos Juizados Especiais e Comissários de Menores pelo dilatado placar de 7 x 1 e, em seguida, foi dis-putada a final do torneio

pelas equipes vencedo-ras. O time da OAB en-frentou o time das secre-tárias, prejudicado pela realização de dois jogos seguidos cada e empatou no tempo normal e ven-ceu nos pênaltis.Os times finalistas receberam as felicitações através do Juiz Ricardo Bastos Ma-chado (representando a diretora do foro,Patrícia,

que não pode comparecer ao evento). Renato Lessa recebeu a premiação pelo time da OAB e Willian pelo time das secretarias. O Juiz Ricardo destacou a importância do even-

to com a participação da OAB, para estreitamen-to dos laços, lembrando que juízes, servidores e advogados devem man-ter, sempre, um bom re-lacionamento. O time da OAB, concordando com o destaque do magistrado agradeceu o convite para a participação no evento, parabenizando os demais participantes.

anos. Agora ,além das categorias de base que vêm se destacando sem-pre no cenário nacional,a natação passense volta a obter também resultados expressivos nas catego-rias maiores pois além do grande resultado de G iovann i , ob t i ve r am também excelentes co-locações os atletas João Pedro Farche (15 anos) que foi 6º colocado nos 50 metros nado livre que é a prova mais tradicio-nal da natação e Túlio Pereira(15 anos) que foi 7º colocado nos 200 metros nado de peito em sua primeira participa-ção em um campeonato

estadual pois ele só tem 06 meses de treinamen-tos com a equipe do CPN. A equipe que par-ticipou do Campeonato Mineiro contou ainda com a participação dos atletas Sidney Silva(16 anos ) e Caio Amaral(16 anos). Segundo Valcir Filho (Dida),técnico da equipe do CPN,”esses resultados vêm premiar o grande esforço feito pelos atletas na busca por bons resultados em nível estadual pois to-dos treinam diariamente 03 horas,06 vezes por semana se dedicando ao máximo para atingir os seus objetivos.”