ediÇÃo completa - jornal dos lagos - 1º de janeiro 2014

8
ALFENAS, QUARTA-FEIRA, 1º DE JANEIRO DE 2014 - EDIÇÃO Nº 2943

Upload: jornal-dos-lagos

Post on 22-Mar-2016

220 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

*Linhas de ônibus são reajustadas em Minas Gerais; *Obrigatoriedade de airbag em novos veículos continua em 2014; *Cesta básica sobe 3,06% em Alfenas; *Cuidado na hora de datar o cheque; *Civil e Militar apreendem aparelhos de reprodução de mídia; *Caldense contrata e se prepara para o Mineiro;

TRANSCRIPT

Page 1: EDIÇÃO COMPLETA - JORNAL DOS LAGOS - 1º DE JANEIRO 2014

ALFENAS, QUARTA-FEIRA, 1º DE JANEIRO DE 2014 - EDIÇÃO Nº 2943

Page 2: EDIÇÃO COMPLETA - JORNAL DOS LAGOS - 1º DE JANEIRO 2014

Alfenas, quarta-feira,1º de janeiro de 2014

2

CRÔNICA BÍBLICAMOZAR DE SOUZA, Psicólogo,

Psicopedagogo e Professore-mail: [email protected] - Novo telefone: 9924-4547

Editorial

Jornal dos Lagos

Impresso em offset, na Arte Gráfi ca Atenas Ltda

Publicação da UNIFENAS. Órgão ofi cial de publicações de editais do Fórum de Alfenas.

EDITOR: Valdir Cezário - Reg. 6.321 - DRT-MG - EDITORAÇÃO GRÁFICA: Paulo Henrique Corsini -

REDAÇÃO E PUBLICIDADE: Rua Bias Fortes, 191 - Centro - CEP: 37.130-000 - ALFENAS-MG TELEFAX: 35 3299-3878 -

PUBLICIDADE (fone): 35 3299-3892.Home page: www.jornaldoslagos.com.br

e-mail: [email protected]

*** As idéias e os conceitos emitidos em artigos assinados não representam necessariamente a opinião deste jornal, sendo de ex-

clusiva responsabilidade dos autores ***

(*) Juarez Alvarenga

Provérbios. 14:12

Os vários ciclos da economia se sustentaram no decorrer do tempo. Pensadores de vanguarda usaram vários métodos para dinamizar o mercado, principalmente no sistema capitalista.

As respostas eram limitadas onde a sociedade respondeu mais ativa-mente às índoles capitalistas foram no EUA. Tornou-se império e até recentemente na primeira década do novo milênio, paradigmas.

Hoje, a metodologia macroeco--nômica se universalizou. A inte-ligência econômica passou a ser universalmente usada e as respostas, principalmente nos emergentes, homo-geneizaram com os países de ponta.

A guerra econômica perdeu seus protagonistas hegemônicos. A sime-tria econômica começou a delinear na nova panorâmica da economia.

Com este novo quadro de erup-ções econômicas a economia passa a ser exercida no plano. Antigamente, havia um desnível abismático e não existiam confrontos, mas contratos de adesão.

Com o nivelamento econômico universal surgem novas crises na Europa e nos EUA.

A fi losofi a capitalista exaure ple-namente. O sistema fi nanceiro, jun-tamente com o déficit público das nações se aprofunda. A ortodoxia econômica é aplicada e o Keynesismo,

A economia em 2014

receita do século passado, é aperfei-çoada.

Depois do furacão das crises sis-têmicas europeia passaram, que foi logo no início com labaredas agudas gigantescas, parece que os europeus, agora na metade da crise, os impactos destruidores duradouros começam a se dispersarem.

O conjunto de problemas trouxe também um conjunto de soluções. Foi uma crise solidária que começou a ter êxito pelo denominador comum de soluções.

O Brasil, acompanhando o pro-cesso, resistiu ao fracasso simultâneo até o fi nal. Políticas da valorização do consumo, desonerações fi scais ou política cambial desvalorizada res-ponderam, com imediatismo, uma crise. Suportou, com relatividade confortável, a amplitude e a profundi-dade da crise. Com mercado interno consistente e facilidade de crédito impactou o mercado, trazendo resul-tados satisfatórios.

Agora, o problema é o crescimen-to. Para isso, precisa organizar a oferta de produtos.

Reformas estruturais e conjun--turais são necessárias. A principal delas é a educação. Sabemos que inteligência acadêmica não tem classe social. O investimento nesta área, além de ser fundamental para o progresso material, é um gigantesco plano de inclusão social.

Outro é investimento estatal em infraestrutura. Com um novo Brasil é necessário uma nova estrutura para aumentar o empreendedo-rismo. A este instrumento de crescimento devemos adicionar segurança ju-rídica. Certeza de lucro aumenta o investimento privado e estrangeiro. Secundariamente, é necessário dar uma olhada nas reformas trabalhis-tas. Flexibilizar as leis trabalhistas parece uma questão de equidades progressistas.

O Brasil de 2014 tem plenas condi-ções de crescer 4% do PIB. Isto é um bom começo, mas nosso potencial de crescimento é bem superior a isto.

Enfrentamentos de problemas que adormecem num campo exaus-tivamente sereno impedem o Brasil de fazer reformas necessárias; po-rém, difíceis de dádivas econômicas expressivas destes que implantadas efetivamente.

Em 2014, a Europa e os EUA darão sinais mensuráveis de fortalecimento de suas economias. A China man-terá a ascensão, cabendo ao Brasil aproveitar a oportunidade para se modernizar e se apresentar ao mun-do como um país democraticamente resolvido, economicamente atraente e existencialmente comprometido com a vida e a felicidade.

(*) Advogado e escritor, Coqueiral-MG

e-mail: [email protected]

O propósito de Deus na vida do ser humano é algo grandioso. Nin-guém nasce por nascer, ou ninguém vive por viver. Quando uma pessoa nasce já tem a sua história escrita, no céu, no livro de Deus; contudo, pelo livre arbítrio a pessoa pode mudar a sua história para pior.

Ninguém cria o seu próprio destino, mas pode fugir de um bom destino criado por Deus, dessa for-ma, qualquer cristão pode discordar do plano de Deus, ou fazer uso da vontade permissiva de Deus.

O pai que compra uma moto para o seu fi lho, não comprou uma arma, mas uma moto, pois, era um sonho do fi lho e o pai, simplesmente, o queria ver feliz. Tudo muda quando o fi lho usa a moto para por em risco a vida dos outros e a própria vida. Quando ocorre o sinistro, o pai não foi culpado, a morte veio pela opção do fi lho e não do pai.

A vida é feita de princípios. O princípio da lei de Deus é o respeito, mesmo Deus não aceitando a pior escolha do ser humano, contudo, a respeita. A lei do pensamento do homem: a pessoa pode moldar o seu próprio caráter pelo pensamento. Um pensamento negativo molda

O caminho de um bom destinoum caráter negativo e fracassado. Um pensamento positivo, molda um caráter para ser positivo e vencedor.

O que se deve levar em conside-ração que o corpo é um produto da mente e encontra-se sob o controle da mente. Se a mente for saudável, o corpo será saudável; se a mente for perniciosa e destrutiva, o corpo se-guirá o seu curso. Quem se alimenta de pensamentos doentios e maus presságios, a pele e todos os órgãos internos do corpo se lastrarão em enfermidades.

A questão de se desviar ou não do destino proposto por Deus é através do pensamento. Um bom destino depende de uma construção de um caráter íntegro pelo pensamento. A tristeza e a alegria, a dor e o prazer, o sorriso e o choro, todos os senti-mentos de pesares e virtudes são caminhos do destino.

Você pode sorrir para seu destino, aprendendo com as lições da vida, desenvolvendo gratidão e aceitação. Ou pode se revoltar, se lastimar, brigar por qualquer coisa, sofrendo inutilmente. A opção sempre será sua e não de Deus. Você é livre para parar ou andar, criticar ou elogiar, morrer mais novo nas drogas ou viver mais

anos de vida e paz.Salomão, o escritor sagrado, nos

diz: “Há caminho que ao homem parece direito, mas o fi m dele é a morte”.

Aqui Salomão, considerado o rei mais sábio que já se houve nessa terra revela dois pontos:

Primeiro. “Há caminho que ao homem parece direito”. O caminho apenas parece, parece florido de engano, parece mais fácil de andar, parece mais bonito, mais atraente e direito. Jesus disse que é o caminho largo, cujo fi m é a perdição.

Segundo. “Mais o fim dele é o caminho da morte”. As primeiras decisões, as primeiras escolhas tudo parece perfeito. Novos amigos, mu-lheres encantadoras, bebida geladi-nha, um pouquinho mais de drogas, de cada vez. São os grandes momen-tos de levitações e encontro com as cores mais lindas e sobrenaturais.

Aqui o escritor não fala do início do destino proposto, mas do fi m. Caminhar no destino errado é cami-nhar para a morte certa.

O CAMINHO DEUM BOM DESTINO!!!

Este ano que se inicia promete ser bem dife-

rente dos outros. Entre junho e julho teremos a

Copa do Mundo de Futebol. Por mais que muitos

brasileiros estejam descrentes, na hora do jogo da

seleção não tem quem fi que indiferente. Mais uma

vez estaremos torcendo pelo nosso país.

Para muitos, a perspectiva de férias escolares

mais longas e saídas antecipadas do trabalho tem

um gostinho especial. Quem não quer um pouco

mais de tempo? É claro que o país passará por um

grande teste de logística, especialmente no que se

refere à mobilidade urbana. Vamos torcer também

para que não haja grande caos nos aeroportos

e rodoviárias, que não falte hospedagem, que o

abastecimento de água seja efi ciente, que o lixo

não se acumule nas ruas e que a violência seja ao

menos controlada.

Depois, em outubro, teremos eleições para

presidente da República, governadores, deputa-

dos federais, deputados estaduais e senadores.

O pleito vai movimentar a vida brasileira desde

o início deste ano de 2014. Possíveis candidatos

vão intensifi car as costuras políticas, as andanças

pelo país.

E já em julho as campanhas estarão ofi cialmente

nas ruas. Veremos quem irá governar o país e os

Estados pelos próximos quatro anos. Desde já,

queremos desejar que vençam os melhores para

o povo.

Muitas verdades e também mentiras certamen-

te virão à tona, já que há tanto em jogo. O eleitor

- graças a Deus fi cando mais exigente - deve pensar

bem, analisar todas as possibilidades e escolher

racionalmente seus candidatos.

É bom também fi car de olho na economia do

país. Vamos tentar fi ltrar o que está por trás da

chamada contabilidade criativa do governo, rezar

para que a produção nacional consiga se manter

em patamares razoáveis e acreditar que a corrup-

ção continuará sendo punida exemplarmente.

Acima de tudo, o que o povo quer é mais segu-

rança, mais comida, mais emprego e mais paz e

ordem. Quando um ano começa, todos nós costu-

mamos fazer nossos pedidos e a maioria arrasado-

ra pede simplesmente uma vida um pouco melhor.

Então, que 2014 comece bem, que a Copa do

Mundo nos traga alegrias e que as eleições nos

revelem governantes mais comprometidos com a

população. Vamos torcer por tudo isto. E vamos

cobrar.

2014: ano atípico

Page 3: EDIÇÃO COMPLETA - JORNAL DOS LAGOS - 1º DE JANEIRO 2014

quarta-feira, 1º de janeiro de 20143

Cargo Vagas Cidade

SINE OFERECE VAGAS

Rua Manoel Pedro Rodrigues - 126 - CentroAlfenas MG - Fone: 35 3698-1757

Horário: 8 às 11hs/13 às 17hs

quarta-feira, 1º de janeiro de 20143

Atualização 17/12/2013

-AUXILIAR DE DOCEIRA

-AUXILIAR DE ESCRITÓRIO

-ASSISTENTE CONTÁBIL

-BABÁ

-CASEIRO

-CONSULTOR DE VENDAS

-COSTUREIRA(O)

-COZINHEIRA E DOMÉSTICA

-CHURRASQUEIRO

-ELETROTÉCNICO

-EMPREGADA DOMÉSTICA

-ENCAREGADO DE DEPARTAMENTO PESSOAL

-GARÇOM/GARÇONETE

-INSTALADOR DE CORTINAS

-MARCENEIRO

-MECÂNICO DE AUTOS

-RECEPCIONISTA

-SALGADEIRA

-SERRALHEIRO

-TÉCNICO DE ENFERMAGEM

-TÉCNICO DE INFORMÁTICA

-TRABALHADOR RURAL

-VENDEDOR

-WEB DESIGNER

Açougueiro 1 AlfenasAjudante de eletricista de autos 1 AlfenasAjudante geral 1 AlfenasAtendente 1 AlfenasAtendente de farmácia 1 AlfenasAuxiliar administrativo 1 AlfenasAuxiliar de controle de pragas 1 AlfenasAuxiliar de cozinha 1 AlfenasAuxiliar de departamento pessoal 1 AlfenasAuxiliar de produção 1 AlfenasAuxiliar de secretária 1 AlfenasDefi ciente físico 1 AlfenasEncarregado de produção 1 ParaguaçuEncarregado de serviços gerais 1 AlfenasGarçom 1 AlfenasGerente 1 AlfenasMarceneiro 1 AlfenasMecânico 1 AlfenasOperador de empilhadeira 1 AlfenasPintor de autos 1 AlfenasSerralheiro 1 AlfenasServiços gerais 1 AlfenasSoldador 1 AlfenasTécnico de enfermagem 1 AlfenasTécnico de refrigeração 1 AlfenasTécnico de segurança do trabalho 1 AlfenasTécnico em informática 1 AlfenasTosador (a) 1 AlfenasVendedor externo (com habilitação) 3 AlfenasVendedor (a ) (com experiência) 1 Alfenas

CLOVIS PEREIRA, Alfenense e professor em São Paulo-SP

PÉROLAS DO CLOVIS

Ano novo, vida velha, sobra do ano

que se foi. 2013 um ano rotineiro; nada de

novo acrescentou. Os políticos roubando

adoidados; antes, roubo era privilégio de

ladrões credenciados. Hoje temos polí-

ticos que não achando a quem roubar,

roubam entre eles!

Janeiro - Chove e inunda cidades no

estado do Rio de Janeiro. Prefeitos e

vereadores assumem cadeiras e vão

enganar o povão durante quatro anos,

com ordenados em dia, pouco trabalho,

ganhando superior a um médico ou pro-

fessor que trabalham 40 horas semanais.

Uma vergonha nacional, sendo alguns

cuja instrução deixa a desejar. Capital

paulista completa 459 anos. Incêndio

numa danceteria em Santa Maria-RS -

em que 236 ou mais que dançavam aqui,

terminaram dançando no outro mundo.

Fevereiro - Sobe preço de derivados do

petróleo. Carnaval a todo vapor à base

de marchas de compositores do passado

que, ao nos deixar, levaram a inspiração.

Chuva e sol nos dias do reinado de Momo.

Apreensão de drogas de vários tipos e

preferências acontece aos quatro cantos

do país. Papa Bento XVI joga a toalha e

pede demissão do posto, antes ocupado

por São Pedro.

Março - Morre Hugo Chavez, líder vene-

zuelano. Bruno, ex-goleiro do Flamengo

é condenado a 22 anos de cadeia. Dilma

diminui imposto de vários gêneros de

primeira necessidade para combater

a infl ação. Cardeal argentino é o novo

papa. Adotando nome de Papa Francisco,

promete visitar o Brasil. Chuva causa

desmoronamento seguido de mortes em

Petrópolis-RJ. Semana Santa é celebrada

e bem acolhida pelos que ainda conser-

vam a semente da fé!

Abril - ônibus coletivo mergulha de

um viaduto no Rio de Janeiro: sete

passageiros mortos! Lei sobre direito

das empregadas domésticas é tema para

discussão entre patroas. Demissões à vis-

ta! Verduras e legumes sobem de preço,

tendo o tomate ‘puxado o cordão’. Crimes

de toda espécie praticados por menores

instruídos pelos maiores, crescem na ca-

pital paulista. Um dentista é incendiado

no interior paulista.

Maio - Frio na capital paulista. Pin-

guim circula com casaco de lã. Dilma

viaja e Afi f Domingos é o novo ministro

da Presidência da República. Sobre a

maioridade dos menores em relação a

2013 deixou estas lembrançascrimes cometidos e livres de punição, um

senador alegou que até “Jesus Cristo foi

menor e nós também”, por isso ‘suas artes

merecem contemplação’. Resumindo:

punição somente após os 18 anos e esta-

mos conversados; é a melhor fase da vida,

terminou. Leite de procedência gaúcha

contaminado com formol é vendido em

diversas capitais. As vacas protestam:

“Fornecemos leite de boa qualidade e a

turma bagunça o coreto”.

Junho - Passagem de ônibus, metrô e

trem sobe para R$ 3,20, na capital pau-

lista. Houve protestos, quebra-quebra e

o preço voltou para R$ 3. Índios invadem

fazenda em Mato Grosso. Polícia reage

e São Pedro recebe novos hóspedes.

Infl ação sobe devagarinho. Parada Gay

acontece sem o brilho anterior. ‘Bone-

cos e bonecas não despertam atenção’,

diz um garanhão. Presidente Dilma é

vaiada em público. Vândalos danifi cam

bens públicos na capital paulista. Poli-

ciais reagem e hospitais recebem muitos

desordeiros para recauchutagem. Esses

protestos acontecem a mando de políti-

cos de determinado partido, garantem

as autoridades.

Julho - Feriado ‘9 de julho’ comemora-

do nos trinques na capital paulista. Em

diversos pontos da nação, acontecem

protestos bloqueando estradas. Dilma

alega que a população anda descontente

com seu governo. Papa Francisco foi sole-

nemente recepcionado no Rio de Janeiro,

desfi lando em carro aberto. Continuou

sua peregrinação visitando e celebrando

a santa missa em Aparecida-SP. Retor-

nou deixando ótima impressão! Atlético

Mineiro é campeão, vencendo o Olímpia

do Paraguai. Dominguinhos sanfoneiro

e Djalma Santos ex-campeão do mundo

partiram para outra dimensão.

Agosto - Senador José Sarney é hospi-

talizado em São Paulo, sendo atendido

por médicos de renome. Povão protesta

e em passeata, alega que Sarney deveria

ser atendido pelo SUS para ver o que é

bom pra tosse. Casal de policiais é assas-

sinado e a polícia conclui que o crimino-

so é o fi lho do casal que conta 13 anos!

Tentativa do povão de invasão à Câmara

de Vereadores. Os ‘defensores’ do povão

deram no pé, alegando: “Quem tem pé,

tem medo!” Cai prédio em construção

na capital paulista. Saldo: dez operários

mortos e 25 feridos. Leite aumenta de

preço.

Setembro - Independência do Brasil

comemorada com direito a desfiles e

pancadaria entre policiais e arruaceiros.

Dilma e Obama se estranham! Frio e chu-

va castigam o sul do país. Comemorações

das datas - Dia da Árvore, do Rádio e de

São Cosme e Damião - são esquecidas.

Bancários em greve na capital paulista.

Caixa eletrônico quebra o galho e a greve

não é sentida. ‘Rua pra eles clamam cor-

rentistas. Antes fazem concurso, depois

fazem greve’.

Outubro - Um candidato ao cargo de

bancário está a par do trabalho e da res-

ponsabilidade. Ao entrar em ação, faz cor-

po mole, partindo para greve, alegando

que o patrão ganha muito, eles ganham

pouco. Patrão é patrão e empregado é

empregado. Pão, leite e seus derivados

sobem de preço. Horário de verão entra

em ação e é comparado à sogra; uns gos-

tam, outros detestam. Alfenas, minha

Terra natal completa 144 anos. Muitas

festividades pintaram. Mídia continua

apontando nomes para sucessão de Dil-

ma. Eleitores estão mais frios que pé de

defunto!

Novembro - Fiscais da prefeitura pau-

lista ‘afanaram’ milhões das construtoras

sobre pagamento de ISS. Filme antigo.

IPTU em São Paulo sobe à revelia dos

vereadores, os legítimos defensores do

povo. Imagine se não fosse! Finalmente

a turma do mensalão foi em cana. Estão

hospedados no Presídio da Papuda, em

Brasília, comendo de marmita com ta-

lheres de plástico, dormindo em beliche.

Logo darão um jeito e tudo volta à nor-

malidade. Cai parte da cobertura da arena

corintiana, causando dois mortos. Morre

Nilton Santos, ex-craque do Botafogo e

seleção brasileira.

Dezembro - Sobe preço dos combustí-

veis. Obra da arena corintiana é reinicia-

da. Cai prédio em construção na cidade de

Guarulhos-SP. Faleceram ex-futebolista

Pedro Virgilio Rocha e Marcelo Déda,

governador de Sergipe. Nelson Mandela

descansa em paz aos 95 anos. Arena co-

rintiana fi cará pronta em abril/14 e será

palco da abertura da Copa do Mundo,

garantem os engenheiros da obra. Papai

Noel chega em grande estilo. Chuva cas-

tiga o Estado do Rio de Janeiro. Sanha

piranhesca entre tubarões, subindo preço

de artigos natalinos. Em janeiro haverá

liquidação das mercadorias encalhadas!

Ponte Preta perdeu de 2x0 pro Lanus,

na Argentina. A situação da equipe da

Ponte é preta! Feliz Natal e Próspero Ano

Novo! Amém!

Da Redação

O IPI (Imposto sobre Produtos Industria-

lizados) dos carros vai subir a partir de 1º de janeiro do ano que vem. Para o carro 1.0 vai subir de 2% para 3% e per-manece assim até 30 de junho de 2014. A partir desta data, o imposto poderá subir para 7%, mesmo percentual que vigorava antes das de-sone-rações promovidas

IPI sobe agora em janeiropelo Governo Federal.

Para os carros 1.0 a 2.0 com tecnologia fl ex (álcool ou gasolina), o IPI vai subir de 7% para 9%. A partir de julho de 2014, a alíquota deve vol-tar para a taxa original, de 11%. Os veículos 1.0 a 2.0 movidos a gasolina devem subir de 8% para 10%. A partir de julho de 2014, o aumento do IPI pode chegar a 13%.

Utilitários subirão de 2% para 3%. A partir de

julho de 2014, o impos-to deve ser recomposto para 8%. Os utilitários para transporte de carga terão aumento menor no IPI a partir de julho, passando para 4%. No caso dos caminhões o governo adotará uma política diferente: man-terá zerada a alíquota de forma indefi nida.

Outros produtosOutros produtos tam-

bém terão aumento de

IPI a partir de janeiro. Entre eles estão laminados, painéis, móveis e luminá-rias.

No caso dos lamina-dos, o imposto passará de 3,5% para 4% no iní-cio de janeiro, ficando abaixo do percentual que era cobrado antes da desoneração. Estes mes-mos números vão servir para painéis de madeira e aglomerado com resi-nas, além de alguns tipos de móveis.

Page 4: EDIÇÃO COMPLETA - JORNAL DOS LAGOS - 1º DE JANEIRO 2014

4 quarta-feira, 1º de janeiro de 2014

Page 5: EDIÇÃO COMPLETA - JORNAL DOS LAGOS - 1º DE JANEIRO 2014

Alfenas, quarta-feira,1º de janeiro de 2014

5

Majô de Souza

Reportagem local

Desde segunda-feira,

dia 30, as tarifas das

linhas de ônibus intermu-

nicipais dentro do Estado

de Minas Gerais foram re-

ajustadas em 6,06%. O per-

centual é inferior a alguns

índices da área econômica.

O reajuste considera o

aumento dos custos em

doze meses, como com-

bustível, manutenção e

tributos. São aproxima-

damente 1.900 serviços

de ônibus, realizados por

214 empresas de viação,

por cinco mil veículos.

Eles transportam seis

milhões de pessoas por

mês.

Linhas de ônibus são reajustadas em Minas GeraisEm Alfenas, o preço

da passagem para Belo

Horizonte agora é de

R$ 92 nos horários de 6

horas, 10h15, 15 horas e

24 horas.

Para cidades de ou-

tros Estados, o reajuste

aconteceu em outubro.

De Alfenas a São Paulo,

o valor é de R$ 76,50

nos horários de 8h45 e

17 horas; R$ 77,50 às

23 horas e R$ 73 à uma

da manhã. Na linha da

madrugada há desconto

de sábado para domingo,

domingo para segunda,

segunda para terça, terça

para quarta e quarta para

quinta e o usuário paga

R$ 56. Ir de Alfenas para Belo Horizonte está mais caro desde segunda-feira, dia 30

Venício Scatolino

Da Redação

O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro,

afirma que a decisão do Conselho Nacional de Trân-sito (Contran) de manter a obrigatoriedade do airbag e dos freios ABS para os novos veículos a partir de janeiro de 2014 elevará o padrão de segurança dos veículos. A medida, segun-do ele, vai preservar vidas. “Já perdemos muitas vidas no trânsito. Estes equipa-mentos efetivamente têm contribuído para diminuir as vítimas de acidentes”, disse.

O Contran dec idiu

por unanimidade manter

os termos previstos nas

Resoluções 311/2009 e

312/2009 para todos os

veículos, sem exceção, a

partir de janeiro de 2014.

“A partir de 2014, nós va-

mos ter no Brasil um novo

momento, um momento

de um padrão de veículos

que tem segurança. Foi

uma conquista de toda a

sociedade brasileira”, disse.

Para o ministro, estes equi-

pamentos são o mínimo

a ser feito em termos de

segurança veicular. Em ou-

tros países, segundo ele, os

veículos já saem de fábrica

com outros equipamentos

como airbags nas laterais.A decisão do Contran

foi provocada por um pe-

Obrigatoriedade de airbag em novos veículos continua em 2014

dido do primeiro vice--presidente da Associação

Nacional dos Fabricantes

de Veículos Automotores,

Antônio Carlos Megale e do

representante do Sindicato

dos Metalúrgicos do ABC,

Rafael Marques, para abrir

uma exceção para a Kombi,

que não tem estrutura para

receber os novos itens de

segurança e assim teria que

encerrar a sua produção.

O ministro Aguinaldo

Ribeiro explicou que o Go-

verno Federal já ofereceu

em outras oportunidades

suporte necessário para a

manutenção de empregos

na indústria. “O argumento

apresentado é justo, mas

a segurança e a vida das

pessoas não tem preço.

“O objetivo é preservar vidas”, diz Aguinaldo Ribeiro sobre a obrigatoriedade do airbag e freios ABS

Divulgação

Podemos trabalhar para construir uma solução para garantir o emprego, mas a solução para preservar

a vida não pode prescin-dir desses equipamentos”, concluiu o ministro das Cidades.

Motivos para consulta psicológica:

> Desejo de mudanças na vida.> Síndrome de pânico, solidão, estresse.> Ansiedade, depressão, angústia. > Falta de motivação, indecisão.> Difi culdade conjugal, e com os fi lhos.> Baixa estima, infelicidade, desânimo> Fraco desempenho no trabalho e sexual

Psicólogo ComportamentalCRP-MG 04.32025

Dr. MOZAR DE SOUZA

CONTATO COM O PSICÓLOGO: (35) 9924-4547

CONSULTÓRIO:

Centro Multiprofi ssional IntrocasoRua Coronel Pedro Corrêa, 445 - centroTels. (35) 3297-2020 // 3292-2899Alfenas - Minas Gerais

Da Redação

O levan tamen to fo i

pelo Nampe (Núcleo

de Apoio à Micro e Pequena

Empresa), órgão ligado à

Secretaria de Desenvolvi-

mento Econômico, sobre o

custo da cesta básica de ali-

mentos de Alfe-nas mostra

que ela custou R$ 267,98,

um aumento de 3,06% em

relação ao mês de novem-

bro. O valor corresponde a

39,53% do salário mínimo,

demonstrando uma que-

da de 1,18%. De janeiro a

dezembro foi registrado

um aumento de 28,21% no

custo da cesta.

No mês de dezem-

bro/13, para uma família

com quatro adultos, con-

sumindo todos os produtos

Cesta básica sobe 3,06% em Alfenas

componentes da cesta e nas

quantidades ideais, o custo

seria de R$ 1.071,92. Consi-

derando que o reajuste do

aumento do salário mínimo

em janeiro/13 de 9,0%, é

possível perceber o impac-

to que a cesta básica tem na

renda familiar.

Produtos que regis-

traram alta de preços:

as frutas (+37,69%), o

óleo (+14,46%), a carne

(+5,78%), a batata (+1,57%)

e o arroz (+0,84%)

Produtos que tiveram

preços reduzidos: a mar-

garina (-17,16%), o café

(-15,13%), o feijão (-8,57%),

o açúcar (-7,80%), os legu-

mes (-3,60%), a farinha

de trigo (-1,57%), o leite

(-0,99%) e o pão (-0,38%).

Page 6: EDIÇÃO COMPLETA - JORNAL DOS LAGOS - 1º DE JANEIRO 2014

6 quarta-feira, 1º de janeiro de 2014

6 quarta-feira, 1º de janeiro de 2014

Da Redação

Os saques do seguro-

desemprego passarão

a ser feitos por meio de

identificação biométrica

do benefi ciário até 2015. O

objetivo é reduzir fraudes

e aumentar a segurança no

pagamento. A identifi cação

biométrica será exigida

tanto no recebimento do

seguro-desemprego em

dinheiro quanto no saque

do benefício em conta ban-

cária.

Há outras medidas para

equilibrar o FAT (Fundo de

Amparo ao Trabalhador),

que registrou défi cit de R$

222,3 de janeiro a agosto de

2013. Entre elas, busca pelo

aumento de receitas, redu-

ção de despesas e melhoria

da gestão.

Deverão voltar ao FAT

Seguro-desemprego terá saque com identifi cação biométrica

valores que deixaram de ser

repassados do PIS e Pasep

por causa das desonerações

tributárias.

Empresas com índice

de rotatividade da força de

trabalho acima da média

para o setor deverão pagar

uma contribuição adicio-

nal ao FAT. A medida visa

desestimular que empresas

demitam funcionários e

os contratem novamente

depois de cinco meses.

Nesse período entre uma

contratação e outra, os

empregados recebem o

seguro-desemprego.

Está em estudo a obri-

gatoriedade dos benefi ciá-

rios do seguro-desemprego

passarem por cursos de

qualifi cação. Atualmente, a

exigência só vale para o se-

gundo pedido do benefício

num período de dez anos.

Da Redação

A partir de janeiro, a ta

bela do Imposto de

Renda vai elevar em 4,5%

as faixas de cobrança. Os

novos valores vão ser dedu-

zidos na folha de pagamen-

to em 2014 e valem para a

declaração do IR de 2015.

Com a nova tabela, parte

dos trabalhadores que em

2013 estavam na primeira

faixa de cobrança passa

a ter isenção. São os que

recebem até R$ 1.787,77

IR reajusta alíquota em 4,5%

Da Redação

Com a chegada de um

novo ano, é preciso

tomar cuidado na hora

de preencher o cheque. É

bastante comum esquecer

o ano novo e colocar o ano

que acabou. A data tem de

ser 2014 e não 2013.

A Febraban (Federa-

ção Brasileira de Bancos)

orienta a quem receber um

cheque que verifi que se a

data está correta. A valida-

de de um cheque é de seis

meses. Assim, se a pessoa

colocar 2013 está um ano

atrasada.Mas a federação tam-

bém avisa que se for com-provado que a data errada

Cuidado na hora de datar o cheque

mensalmente.

A alíquota de 7,5% passa

a ser aplicada para quem

receber entre R$ 1.787,78 e

R$ 2.679,29. O desconto de

15% válido passa a incidir

sobre a faixa salarial de R$

2.679,30 até R$ 3.572,43.

Já a alíquota de 22,5% será

aplicada para quem recebe

salário entre R$ 3.572,44 e

4.463,81.

A alíquota máxima, de

27,5%, vai incidir sobre

vencimentos superiores a

R$ 4.463,81.

foi um equívoco e não a apresentação de um che-que sem validade, fará a

compensação do mesmo. O objetivo é reduzir os trans-tornos causados a todos

pela data errada: emitente, quem recebeu e o setor de compensação bancária.

Todo cuidado é pouco para não errar a data do cheque

Venício Scatolino

Page 7: EDIÇÃO COMPLETA - JORNAL DOS LAGOS - 1º DE JANEIRO 2014

Alfenas, quarta-feira,1º de janeiro de 2014

7

Denise Prado

Editoria de Polícia

Sábado, dia 28, uma

operação conjunta en-

tre policiais militares de

Cabo Verde e de Muzam-

binho, além de policiais

Civis, culminou com a pri-

são de uma quadrilha que

falsificava notas e com

suspeitas na falsificação

de documentos. Segundo

a polícia, após a prisão de

um homem que repassou

uma nota de R$ 100 falsa

em um comércio da cidade

de Cabo Verde, a Polícia

Militar iniciou buscas com

objetivo de localizar a pro-

cedência do material.Com as informações ob-

tidas entre as duas institui-

Presos com notas falsas repassadas na região

ções de segurança pública, os policiais chegaram a uma quadrilha, em Mu-zambinho, que estaria em uma residência do bairro Vila Bueno. No local alvo das investigações, foram localizados R$ 9.200 em notas falsas de R$ 100, sendo que R$ 5.600 já estavam preparadas para

Editoria de Polícia

Um bebê de quatro

meses foi internado

no Hospital Universitário

Alzira Velano, em Alfenas,

após sofrer graves queima-

duras no rosto e corpo, na

tarde de sexta-feira, dia 27,

na zona rural de Campos

Gerias.

Segundo ocorrência re-

gistrada pela Polícia Mi-

litar, a menina teria sido

queimada depois que a mãe

derrubou uma bituca de

cigarro no carrinho onde a

criança dormia. As chamas

se espalharam rapidamen-

As notas eram distribuídas em várias cidades da regiãoa distribuição e R$ 3.600 ainda juntas em folhas.

Além das moedas falsas, foram apreendidos impres-sora, notebook, celulares, cartões, papel em branco para impressão das notas, documentos de procedên-cia duvidosa, além de um veículo Fiat Strada. Duas mulheres e um homem fo-

ram presos. Os três já têm passagem pela polícia por crimes de furtos, repasse de moeda falsa e estelionato. As notas estavam sendo distribuídas em toda re-gião, principalmente nas cidades de Muzambinho, Cabo Verde, Botelhos, Di-visa Nova, Poços de Caldas e Alfenas.

Reprodução/PM

Bebê de quatro meses continua internado com queimaduras

te. A criança foi atendida no

pronto-socorro de Campos

Gerais e depois transferida

para Alfenas. Segundo o

hospital, a situação do bebê

é delicada.

O caso está sendo in-

vestigado, uma vez que a

mãe entrou em contradi-

ção várias vezes. Em uma

das versões, ela disse que

a criança se encontrava no

carrinho. O certo é que o

carrinho da criança foi to-

mado pelas chamas - fi can-

do só na armação de ferro,

além de sinais de fogo em

uma cama e colchão.

Editoria de Polícia

Na quinta-feira, dia 26,

a Polícia Militar em

conjunto com a Polícia

Civil, apreendeu diversos

CDs e DVDs falsificados,

além de aparelhos utiliza-

dos para reprodução de mí-

dias, durante cumprimento

de mandado de busca e

apreensão na Rua Plínio

Leite da Silva, Bairro Jar-

dim Boa Esperança.

Os suspeitos de pirata-

ria, dois homens de 47 e 24

anos, não se encontravam

no momento do cumpri-

mento de mandado, mas a

esposa de um deles autori-

zou a entrada dos policiais

na casa.

A polícia encontrou em

um dos quartos da residên-

cia, dez tabletes embala-

dos, centenas de mídias de

Civil e Militar apreendem aparelhos de reprodução de mídia

A apreensão aconteceu durante cumprimentode mandado de busca e apreensão

DVDs e CDs piratas, quatro

gabinetes com 15 gravado-

res de CD e DVD em cada,

além de outros nove grava-

dores desconectados.

Segundo a PM, na re-

sidência funcionava um

laboratório de reprodução

de mídias falsifi cadas. Os

materiais foram apreendi-

dos e encaminhados para a

Delegacia de Polícia Civil.

Foto: Reprodução

Editoria de Polícia

Irresponsabilidade de al- guns motoristas, grande

circulação de veículos e chuva podem ser as cau-sas principais de aciden-tes ocorridos nas estradas que cortam Minas Gerais. Segundo balanço divulga-do pela diretoria de Meio

Feriado natalino

Mais de 60 pessoas morreramnas rodovias que cortam MG

Ambiente e Trânsito, da Polícia Militar, somente nas rodovias estaduais, 32 pessoas morreram e 455 ficaram feridas em 583 acidentes entre sexta-feira (dia 20) e quinta-feira (dia 26). Somado às ocorrências registradas nas estradas federais que cortam o ter-ritório mineiro, chega pelo

Dois veículos bateram de frente resultando na morte de duas pessoas

Foto: Alexandre Pereira/ Reprodução EPTV

menos 61 o número de mortos em acidentes neste período.

O chefe de comunicação da Polícia Rodoviária Fe-deral em Minas, inspetor Aristides Júnior, informou que o órgão divulgará o balanço dos acidentes nas estradas em 2 de janeiro, somando os casos regis-

trados entre os feriados do Natal e réveillon.

Os acidentes mais gra-

ves foram registrados na

sexta-feira e no sábado,

muitos deles colisões fron-

tais. Um dos acidentes

aconteceu na rodovia BR

491, perto de Monte Belo,

onde duas pessoas mor-

reram e outra fi cou ferida.

De acordo com a Polícia

Militar Rodoviária, uma ca-

minhonete invadiu a pista

contrária e bateu de frente

com um carro. O motorista

da caminhonete, Antônio

Carlos Teixeira, de 52 anos,

chegou a ser socorrido, mas

morreu a caminho do hos-

pital. O condutor do carro,

Ademilson da Silva, de 45

anos, fi cou preso às ferra-

gens e morreu no local. Um

passageiro fi cou ferido e foi

levado para o hospital de

Monte Belo. Os corpos das

vítimas foram levados para

o IML de Muzambinho.

Na segunda-feira, dia

23, um bebê de três meses,

que viajava no colo da mãe,

no banco da frente de um

carro, morreu após uma

capotagem em Carmo da

Cachoeira, no Sul de Minas.

A criança foi socorrida e

seria levada para um hospi-

tal de Três Corações, mas

não resistiu aos ferimentos

e morreu. De acordo com a

PRF, o carro seguia sentido

Belo Horizonte quando o

motorista perdeu o contro-

le da direção em uma curva.

Em seguida, o veículo bateu

na barreira que divide as

pistas e capotou.

Page 8: EDIÇÃO COMPLETA - JORNAL DOS LAGOS - 1º DE JANEIRO 2014

Alfenas, quarta-feira,1º de janeiro de 2014

8

Otávio Borba

Editoria de Esporte

Associação Atlética Caldense se prepara

para o Campeonato Mi-neiro de 2014. O treinador é Leonardo Condé. O time de Poços de Caldas fez algu-mas contratações para esta competição, mas nenhuma de impacto. A equipe esme-raldina tem a sua estreia marcada para o dia 26 de janeiro na cidade de Divi-nópolis, contra o Guarani.

Representante do Sul de Minas, o time do presiden-te Laércio Otávio Martins mandará seus jogos no estádio municipal Ronal-do Junqueira. Tem uma torcida bem participativa que inclusive já está com-prando carnê de ingressos para todas as partidas. Com isto, o torcedor da Veterana concorre a vários prêmios, como carros zero, por exemplo.

De acordo com o presi-dente Laércio Martins, “a torcida da Caldense está sempre presente e tem colaborado, e muito, na compra dos carnês. Com isso, viabiliza um certo conforto financeiro para o decorrer da competição, que tem um custo bem ele-

Caldense contrata e se prepara para o Mineiro

vado”, ressalta, afi rmando que a Caldense vai lutar e muito, não apenas por uma campanha regular, contra o rebaixamento, mas para chegar entre os quatro pri-meiros colocados.

“Montamos um time bem certinho, dentro das nossas possibilidades, com jogadores que conhecemos bem, compromissados com o clube e sempre com o aval do nosso treinador”, argumenta. “A união entre a nossa grande torcida e o clube sempre foi o divisor

de águas de nossas parti-cipações no Campeonato Mineiro e estamos cientes de que isto vai continuar acontecendo”, lembra.

A equipe comandada pelo treinador Leonardo Condé vem treinando no Centro de Treinamento Ge-raldo Martins Costa e tem alguns amistosos já defi ni-dos para melhor entrosa-mento para o campeonato mineiro. No dia 30, às 10 horas, a Caldense fez amis-toso diante do Mogi Mirim, no interior de São Paulo

Jogadores ouvem o técnico Leonardo Condé (costas) durante apre-sentação para início de trabalho visando o campeonato mineiro 2014

e venceu por três a dois. Posteriormente, no dia 7, ela vai a Americana, onde enfrentará o Rio Branco. Rio Claro, dia 11 de janeiro, e Itapirense, de Itapira, são os últimos adversários da Caldense antes da estreia no Mineiro.

ContrataçõesVários jogadores que

estavam emprestados a outras equipes retornaram para o Ninho dos Periqui-tos. E outros atletas foram contratados para deixar o

elenco da Caldense mais forte e pronto para o Mi-neiro.

O volante Maxsuel, jo-gador com grande identi-fi cação com a Veterana, de acordo com o site do clube, se reapresentou no último dia 17. O jogador que esteve disputando a segunda divi-são do Campeonato Minei-ro pelo Funorte de Montes Claros, já treinou com o grupo e se sente à vontade, no Ninho dos Periquitos. Com 32 anos de idade e mais de 100 partidas pela Caldense, o volante chega para brigar por uma vaga entre os titulares da equipe.

Junto com Maxsuel se apresentou o atacante Leo Andrade, de 31 anos, que também estava no Funor--te. Este jogador teve passa-gem pelo Juventude (RS), Crac (GO), Fortaleza (CE), Democrata de Governador Valadares (MG) e Volta Re-donda (RJ). Outro que foi apresentado é o experiente goleiro Gilberto. Na manhã de sexta-feira, dia 21, o de-partamento de futebol da Caldense confirmou a sua apresentação. O goleiro de 35 anos foi titular na con-quista do título mineiro de 2002; ele fi cou marcado por defender uma penalidade

contra a URT em uma das últimas partidas daque-la competição. Natural de Curitiba, o goleiro de 1.90m defendeu diversas equipes depois de sua passagem pela Caldense. Dentre elas, o Avaí (SC), XV de Piracicaba (SP), Treze (PA) e Nacional (AM). Gilberto estava disputando a série B do Brasileiro pelo Icasa.

RodadaA primeira rodada do

Mineiro de 2014 tem os seguintes jogos no dia 26 de janeiro: no estádio Soa-res Azevedo, em Muriaé, o Nacional de Nova Serrana recebe o Tombense. Em Varginha, o Boa Esporte pega o Villa Nova de Nova Lima. Em Belo Horizonte, no Mineirão, o Cruzeiro recebe a URT. Na Arena Independência, em Sete La-goas, o América joga contra o Tupi. Em Divinó-polis, o Guarani se defronta com a Associação Atlética Calden-se. Fechando a rodada, o Clube Atlético Mineiro joga contra o Minas Futebol de Sete Lagoas.

Na primeira fase, as equi-pes jogam entre si em grupo único e, ao fi nal, as quatro melhores se classifi cam para a fase semifi nal.

José Augusto/site da Caldense: www.caldense.com.br