edição 51 17-12-06 - lagoinha.com · alimentados e pastoreados, e de onde temos sido enviados...

12
atos hoje Informativo da Igreja Batista da Lagoinha Belo Horizonte, 17 de dezembro de 2006 - Ano 40 - Edição nº 51 - http://www.lagoinha.com 49 anos de muitas bênçãos Foto capa: Luciano Buchacra Nesse aniversário de 49 anos da amada Lagoinha queremos reafirmar nosso compromisso e dedicação. A Lagoinha é nossa casa, o lugar onde nascemos e crescemos, lugar onde somos alimentados e pastoreados, e de onde temos sido enviados para todos os cantos deste mundo. Nossa gratidão a Deus e a cada um dos irmãos e líderes que fazem da nossa igreja um lugar tão precioso e querido por nós. Ana Paula Valadão Bessa. Ministério de Louvor Diante do Trono.

Upload: phungdang

Post on 02-Dec-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

atos hojeInformativo da Igreja Batista da Lagoinha

Belo Horizonte, 17 de dezembro de 2006 - Ano 40 - Edição nº 51 - http://www.lagoinha.com

49 anosde muitas bênçãos

Foto

cap

a: L

ucia

no B

ucha

cra

“Nesse aniversário de 49 anos da amada Lagoinha queremos reafi rmar nosso compromisso e dedicação. A Lagoinha é nossa casa, o lugar onde nascemos e crescemos, lugar onde somos

alimentados e pastoreados, e de onde temos sido enviados para todos os cantos deste mundo. Nossa gratidão a Deus e a cada

um dos irmãos e líderes que fazem da nossa igreja um lugar tão precioso e querido por nós.

”Ana Paula Valadão Bessa.

Ministério de Louvor Diante do Trono.

atos hoje2 Ano 40 - Edição nº 51 - 17 de dezembro de 2006

Bem-vindosDamos as boas–vindas

aos novos membros. Recebemos por transferência os irmãos: André Vinícius Nunes Silva, Antônio Carlos Sabino Fraga, Antônio Ferreira de Almeida, Flávia Rocha Veloso Viana, Geraldo Maurício Ferreira Silva, Helbert de Paula Rodrigues, Heron

Luciano Viana Souza, Hugo da Silva Zomualdo, Maria da Glória Nunes Silva, Ricardo Alessandro dos Santos Pereira, Rose Mary Buarque Galvão, Sebastião Pereira da Silva, Simone Léia da Cruz, Sthefania Rangel Araújo, Tatiane Fernandes Silva, Wanderleia Magalhães da Silveira Santos, William

Rodrigo Ávila Alves, Alfredo Sobral Shimada, Tatiane Midori Shinada, Elizabeth Fernandes e Isaura Alvarenga Cardoso de Paula.

Se você deseja efetivar a sua transferência, ligue para o telefone da nossa Central: (31) 3429–9500 – ramal 521 e 522.

Jornal Atos Hoje é uma publicação da Igreja Batista da Lagoinha - Ministério Lagoinha.com - Presidente: Pr. Márcio Valadão. Coordenação: Pr. Eleonardo Ribas, Luciano Buchacra. Jornalista: Ana Paula Costa - MG07698JP. Diagramação: Luciano Buchacra. Colaboradores: Pr. Márcio Valadão, Pr. Eleonardo Ribas, Pra. Ângela Valadão Cintra, Pr. Gustavo Bessa, Diva Maria, Caroline Novais, Vanessa Freitas, Breno Amaral, Ademir Abreu, Rede Super. Tiragem: 29.000 exemplares. Impressão: Sempre Editora. Igreja Batista da Lagoinha. Rua Manoel Macedo, 360 - São Cristóvão - CEP 31110-440 - Belo Horizonte - MG - Telefone: (31) 3429-9450 - www.lagoinha.com. Sugestões e contatos: Jornal Atos Hoje (31) 3444-2181. Anúncios: (31) 3292-5099. Atenção: Os anúncios contidos, nessa edição, são de única e exclusiva responsabilidade dos anunciantes, não tendo a Igreja Batista da Lagoinha nenhuma responsabilidade sobre o conteúdo e veracidade de tais anúncios, inclusive pelo fato de que os espaços para tais são abertos a terceiros, empresários e/ou prestadores de serviços com os quais a igreja não tem nenhum relacionamento de qualquer espécie, e sobre os quais a igreja não tem nenhuma condição de exercer fi scalização e muito menos garantir a efetividade dos produtos ou serviços anunciados. Fica também a critério da Igreja Batista da Lagoinha selecionar os anúncios que serão veiculados de modo que sejam apenas anúncios que não fi ram ou contrariem a moral e os costumes cristãos ou os dizeres contidos na Bíblia Sagrada. Reprodução permitida mediante citação da fonte.

O batismo é um dos passos mais importantes na caminhada cristã. Recebemos como membros os irmãos relacionados abaixo, que foram batizados em nossa igreja no último domingo:

Alessandra da Rocha Pinheiro, Ana Paula Anília Miranda, Arneide Gonçalves Fagundes, Benedito Rodrigues

Moreira, Camila Fátima Vieira e Silva, Carla Márcia Silva da Rocha, Celso Mota, Daniela Gomes dos Santos da Silva, Davidson Alves Viana, Edna Maria Ferreira, José Eustáquio Lopes, Letícia Cristina Silva Rufi no, Luiz Gustavo Silva Rufi no, Magaline Mesquita Dayrell Lopes, Maria das Graças Sodré, Maria do Socorro Santos

Leite, Maria Fátima Ali de Vasconselos, Nair Ford Jorge de Morais, Tadeu Parreira da Silva e Vanda Luiza Nunes. Recebemos também como membro do Núcleo de Três Marias (MG): Waldemar Ferreira dos Santos. Se você ainda não foi batizado, ligue para o telefone da nossa Central: (31) 3429–9500 – ramal 517, 521, 522.

Leia a Bíblia nesta semanaDOMINGO SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA SÁBADO

Batismos

(17/DEZ):Hebreus7 a 9

(18/DEZ):Hebreus

10 a 13

(19/DEZ):Tiago

1 a 5

(20/DEZ):1 Pedro1 a 5

(21/DEZ):2 Pedro1 a 3

(22/DEZ):1 João1 a 4

(23/DEZ):1 João 5 2 João

CasamentosNesta sexta-feira, às

21h, no Tabernáculo, Leopoldo Luiz Silva & Josiane Aparecida da Silva. No sábado, às 19h, no Centro de Estudos Unificados (CEU), Bastiaan Modderkolk & Valéria Cristina dos Santos;

neste mesmo horário, no Tabernáculo, Cássio Cardoso Lopes & Lidiane da Conceição Miranda Santos; e, às 21h, no Tabernáculo, Arnaldo Queiroz Filho & Cleise Lopes Matos. Parabéns a todos os casais!

NascimentosCésar Augusto Filho

Mendoza Ferreira chegou no dia 6 de

dezembro para os seus pais: César Augusto Mendoza Ferreira e Zilma

Souza Santos Mendoza (Pastora Núcleo Ravena/MG). Parabéns!

Banco Real S/A.Agência: 0040 – C/C: 7710338.

Banco do Brasil S/A.Agência: 3392-8 – C/C: 2767-7.

Banco Bradesco S/A.Agência: 3473-8 – C/C: 3257-3.

Caixa Econômica Federal.Agência: 2161 – C/C: 49-0

– Operação: 003.

UNIBANCO.Agência: 0504 – C/C: 216654-5.

Banco Mercantil do Brasil.Agência: 0299 – C/C: 02010219-8.

Banco Itaú.Agência: 3055 – C/C: 16059-6.

Dízimos&Ofertas“O que gastei, eu tive; O que guardei, perdi;

O que dei, ainda tenho.”

Você pode depositar seus dízimos e ofertas nas contas da igreja. Coloque o recibo de depósito no envelope apropriado. Anote:

ESTA SEMANA NA LAGOINHA

Acompanhe a programaçãopara esta semana19/dezembro, terça-feira, 20h, Tabernáculo – Bodas de Prata

– Elmo Leonardo Souza & Maria Teresa Carvalho Souza.

20/dezembro, quarta-feira, 19h30, CEU – Formatura Escolas de

Líderes – Rede de Adolescentes.

21/dezembro, quinta-feira, 20h, Tabernáculo – Formatura Escolas

de Líderes (turmas diversas).

23/dezembro, sábado, 19h, Templo – Musical “Do Trono do

Céu”, Coral Kerygma.

Bazar de roupas novas (fundo de boutique), bijuterias e outros.

Preços inacreditáveis. Sábado à noite e domingo o dia todo, na

Praça da Fonte. Prestigie.

Ceia do SenhorParticipe deste memorial da Sua morte e ressurreição, hoje, às 16h.

AleluiasPela bondade do Senhor, hoje somos 34.839

membros em nossa igreja. Cada membro é um “aleluia” para o nosso Deus!

atos hoje 3Ano 40 - Edição nº 51 - 17 de dezembro de 2006

A Igreja Batista da Lagoinha está completando 49 anos e, a partir das 0:00h do dia 21/12/06, ela começa a entrar no “ano do jubileu”. O que signifi ca isso?

O capítulo 25 do livro de Levítico se ocupa com a descrição do ano de descanso da terra, ou do “ano sabático”. [...] “Quando entrardes na terra, que vos dou, então, a terra guardará um sábado ao Senhor.” (Lv 25.2b.) Após seis anos de semeadura no campo, de poda das vinhas e de colheita dos frutos, então o sétimo ano seria para o descanso solene da terra. “O que nascer de si mesmo na tua seara não segarás e as uvas, da tua vinha não podada, não colherás; ano de descanso solene será para a terra.” (v.5.) A ordem do Senhor ao seu povo era para deixar a terra descansar por um ano.

Sabemos que a terra “descansada” iria produzir bem mais. Seus frutos, folhas, galhos caídos ao chão iriam recompor a química do solo para que este pudesse continuar produzindo fartamente.

Entretanto, não era apenas essa premissa que Deus tinha em vista ao estabelecer o ano sabático. Havia uma mensagem espiritual para o seu povo embutida nessa orientação. O Senhor fazia seu povo se reportar ao decálogo, ao 4º mandamento: “Lembra-te do dia do sábado para o santifi car. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus; não farás nenhum trabalho [...] porque em seis dias, fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso o Senhor abençoou o dia de sábado e o santifi cou.” (Êx 20.8-10.) Na instituição do sábado, um dia de descanso semanal para o homem, Deus se revelava como o Criador de todas as coisas, o único Senhor e dono de tudo o que existe.

O ano sabático da terra também trazia o ensino de que a terra não é do homem para que ele faça o que bem lhe

apraz com ela. Mas a terra pertence ao Senhor, aleluia! Esse princípio valioso das Escrituras é real para todas as áreas da vida. Ao descansarmos um dia, uma vez por semana, estamos proclamando que cremos em um Deus Criador, e que somos seus mordomos aqui na Terra.

No ano sabático, o povo de Deus deveria comer do que a terra produzisse livremente: “Mas os frutos da terra em descanso vos serão por alimento, a ti e ao teu servo, e à tua serva, e ao teu jornaleiro, e ao estrangeiro que peregrina contigo; e ao teu gado, e aos animais que estão na tua terra, todo o seu produto será por mantimento.” (Lv 6-7.) Isto nos leva novamente a entender que o Senhor é quem nos supre. Que dependemos Dele para tudo. Que Ele é o Provedor dos homens, animais e que dá a vida e a mantém na Terra, aleluia!

E, além do ano sabático, Deus estabeleceu o ano do Jubileu. “Contarás sete semanas de anos, sete vezes sete anos, de maneira que os dias das sete semanas de anos te serão quarenta e nove anos.” (v.8.) Esse era um tempo esperado ansiosamente pelos endividados que se tornaram escravos de seus credores; pelas famílias que haviam vendido suas terras por motivos vários e as teriam novamente de volta... Era o ano da proclamação da libertação a todos os moradores da terra de Israel. Era um ano de milagres e de alta produtividade do solo. Um ano especial de muita alegria e festa em Israel.

“Santifi careis o ano qüinquagésimo e proclamareis liberdade na terra a todos os seus moradores; ano de jubileu vos será, e tornareis, cada um à sua possessão, e cada um à sua família.” (v.10.) Esse era um tempo de restauração da dignidade da família. Aqueles que se haviam

vendido como escravos, por causa de dívidas, nesse ano se tornariam livres. Não se levava em conta os motivos da calamidade da família, se eram ou não culpados por sua desdita; se foram ou não responsáveis por sua queda e escravidão; mas o jubileu trazia a esperança de volta. O ano do jubileu trazia a redenção. E os escravizados podiam levantar a cabeça, podiam voltar para suas casas e desfrutar da liberdade.

A Igreja Batista da Lagoinha está entrando no jubileu. Ano de perdão e reconciliação. Ano de fartura das bênçãos do Senhor e de muita alegria. Ano de proclamação, ao som de trombetas vibrantes, que anunciam esse tempo de gratidão pela bondade do Senhor. É um tempo para refl exão sobre a sua soberania e posse absoluta de todas as coisas. É um tempo de reconhecimento da dignidade e igualdade dos irmãos nessa grande família, a Igreja do Senhor Jesus... É também um tempo de restituição.

“Então, no mês sétimo, aos dez do mês, farás passar a trombeta vibrante; no dia da expiação, fareis passar a trombeta por toda a vossa terra.” (v.9.) Como Igreja do Senhor, humildemente, reconhecemos nossas falhas, pedimos ao Senhor o seu perdão e, de todo o coração, proclamamos que Ele, o nosso Deus, é o dono de tudo. Nessa jornada de 49 anos, pedimos perdão a quem porventura possa ter sido ofendido, injustiçado ou magoado por qualquer membro ou líder da Lagoinha.

O dia da Expiação era aquele em que o sumo sacerdote entrava no lugar “santo dos santos” para interceder pelo

povo e trazer a reconciliação com Deus. Jesus já entrou por nós, uma vez para sempre, diante do Pai e apresentou o seu sangue derramado na cruz como oferta imaculada à justiça de Deus, aleluia! E, assim como a trombeta deveria passar pela terra, anunciando esse tempo de arrependimento e perdão, assim também, que no jubileu da Lagoinha, possamos liberar perdão, perdoar de todo o coração a nossos irmãos e ter um coração humilde e grato diante do Senhor.

O ano do jubileu nos anuncia abundância de bênçãos decorrentes do perdão e da restituição. “Porque é jubileu, santo será para vós outros; o produto do campo comereis.” (v.12.) Deus nos convida a participar de sua mesa, a experimentar da sua bondade e misericórdia, representadas na fi gura do “produto espontâneo do campo”...

Como membro da Igreja Batista da Lagoinha, com o seu coração em festa e gratidão, gostaríamos que você refl etisse:

Há alguém que você precisa perdoar?

Há alguma coisa para ser restituída por você a alguém?

Você reconhece que todas as coisas pertencem ao Senhor, como: bens materiais, cargos e posições na comunidade e na igreja, dons e talentos naturais ou espirituais?

Há verdadeira gratidão em seu coração para entrar no jubileu com todo “júbilo”?

Então, junte-se a esse grande coral dos servos do Senhor e cante conosco:

“Bom é render graças ao Senhor e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo, anunciar de manhã a tua misericórdia e, durante as noites, a tua fi delidade, com instrumentos de dez cordas, com saltério e com a solenidade da harpa.

Pois me alegraste, Senhor, com os teus feitos, exultarei nas obras das tuas mãos.

Quão grandes, Senhor, são as tuas obras! Os teus pensamentos, que profundos! [...]

O justo fl orescerá como a palmeira, crescerá como o cedro no Líbano.

Plantados na casa do Senhor, fl orescerão nos átrios do nosso Deus.

Na velhice darão ainda frutos, serão cheios de seiva e de verdor, para anunciar que o Senhor é reto.

Ele é a minha rocha e Nele não há injustiça.” (Sl 92.1-5, 12-15.)

“Senhor, tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração.” (Sl 90.1.) Aleluia!

Pastora Ângela Valadão Cintra.

Entrando no JubileuDe 20/12/1957 a 20/12/2006. “Contarás sete semanas de anos, sete vezes sete anos, de maneira que os dias das sete semanas de anos te serão quarenta e nove anos.” (Lv 25.8.)

atos hoje4 Ano 40 - Edição nº 51 - 17 de dezembro de 2006

Vamos orar Conforme divulgou a Folha On-line, o ex-ditador Augusto Pinochet morreu na tarde do dia 10 de dezembro, em decorrência de uma falência cardíaca, relato dos médicos que atenderam ao general no Hospital Militar de Santiago. Como conseqüência da morte de Pinochet, ocorreram diversas manifestações em algumas cidades do país, em Santiago, por exemplo, em comemoração e lamentação pela morte do ex-ditador. Essas manifestações não foram nada pacífi cas. Em choque com a polícia vários manifestantes fi caram feridos. Capital: Santiago.Forma de governo: Presidencialismo.População: 16 milhões (2004).Área: 756.626 km2.Localização: América do Sul.Povos: europeus ibéricos e eurameríndios 95%, araucãs e airamás 3%, outros 2%.Idioma: espanho (ofi cial).Religião: cristianismo 89,2% (católicos 77,6%, independentes 25,1%, outros 7% – dupla fi liação 20,5%), sem religião 7%, ateísmo 2,5%, outras 1,2% (2000).Perseguição: o país não se enquadra na lista dos 50 países em perseguição ao cristianismo.

O AmbienteLodeado pela cordilheira dos Andes a leste e pelo oceano Pacífi co a oeste, o país é uma estreita faixa que em nenhum ponto ultrapassa 402 km de largura, ao passo que de norte a sul mede 4.5000 km. Essa extensão explica a diversidade de climas e paisagens. Por infl uência das correntes frias, o norte é desértico; nele se encontram as principais minas de cobre e salitre. A região central, de clima temperado, é adequada para a agricultura e nela estão concentrados 65% da população. O sul, mais frio, é coberto de fl orestas. Durante a ditadura militar, foram derrubados 40 mil hectares por ano de fl oresta nativa, com a conseqüente morte da fauna silvestre. A poluição do ar em Santiago alcança níveis prejudiciais à saúde várias vezes ao ano.

HistóriaO norte é ocupado pelos índios atacamas até o século XV, quando passa ao domínio dos incas. O sul é controlado pelos araucanos e no extremo sul vivem os fueguinos e os patagões. A consquista da região, chamada de o Outro Peru, é iniciada pelo espanhol Diego de Almagro, entre 1536 e 1537. O também espanhol Pedro de Valdívia conquista, em 1541, o Vale Central e funda Santiago. No início do século XIX, Bernardo O’Higgins

começa a luta pela indepência, obtida com o apoio do general argentino José de San Martin – que cruza os Andes com seu exército e derrota os espanhóis na Batalha de Maipú, em 1818. O’Higgins governa ditatorialmente até 1823, quando renuncia. Diego Portales promulga nova Constituição em 1833. Vitorioso na Guerra do Pacífi co (1879/1884), o Chile recebe do Peru a região de Atacama, rica em minérios, e a Bolívia perde sua única saída para o mar. De 1964 a 1970, Eduardo Frei, do Partido Democrata-Cristão (PDC), dá início à reforma agrária e à nacionalização da indústria do cobre.

A SociedadeComposição Étnica: o povo chileno é resultado da mestiçagem entre a população nativa e a imigração européia. Subsistem comunidades machupes, que chegam a uns 300mil habitantes. Partidos Políticos: Acordo Democrático, constituído pelo Partido Democrático Cristão (PDC), Partido pela Democracia (PPD), Partido Socialista (PS) e Partido Radical (PR); Renovação Nacional (RN); União Democrática Independente (UDI); União de Centro Centro (UCC); Partido Nacional (PN); Partido Comunista do Chile (PCCh); Movimento de Esquerda Revolucionário (MIR); Frente Patriótica Manuel Rodríguez (FPMR); Partido Humanista (PH); e os Verdes. Organizações Sociais: a Central Única dos Trabalhadores (CUT) é a principal organização sindical dede 1993. Foi proibida durante a ditadura e voltou à legalidade em 1990. Outros sindicatos: a Confederação dos Trabalhadores Públicos do Chile (CTC), dirigida por Rodolfo Seguel; a Confederação dos Empregados Públicos do Chile (CEPCH), dirigida por Federico Mujica; a Associação Nacional de Empregados Públicos; a Frente Unida dos Trabalhadores (FUT); o Conselho Nacional Sindical (CNS); a Federação Nacional dos Taxista; o Sucro, ente outros sindicatos camponeses e trabalhadores rurais.

O EstadoNome Ofi cial: República do Chile. Divisão adminsitrativa: 13 regiões e a área metropolitana de Santiago. Outras cidades: Vinã del Mar, 322.220 hab.; Concepción, 350.268 hab.; Valparaíso, 282.168 hab.; Temuco, 239.340 hab.; (1995). Legislativo bicameral: 40 senadores e 120 deputados. Data nacional: 18 de setembro, Independência (1810). Forças armadas: 89.700 soldados, 31.000 conscritos e 50.000 reservistas. Outros: 31.000 (Corpo de Carabineiros).

Regime MilitarSalvador Allende, da Unidade Popular (aliança de socialistas, comunistas

e cristãos de esquerda), elege-se em 1970, com 34% dos votos. Seu governo nacionaliza mineradoras norte-americanas e é alvo de uma campanha de desestabilização promovida pelos Estados Unidos (EUA). Um golpe militar, em 1973, depõe Allende, que suicida no palácio presidencial de La Moneda. O general Augusto Pinochet assume o poder, chefi ando uma junta militar que dissolve os partidos políticos e inicia um período de censura à imprensa e de repressão a oposicionistas. A violência da ditadura deixa milhares de mortos, desaparecidos e exilados.

RedemocratizaçãoEm 1998, Pinochet é derrotado em plebiscito sobre sua permanência no poder por mais oito anos, e começa a transição para a democracia. O democrata-cristão Patricio Aylwin é eleito presidente em 1989. A Constituição de 1981, entretanto, permite a Pinochet manter-se até 1998 à frente das Forças Armadas. Em 1993, o democrata-cristão Eduardo Frei Ruiz-Tagle (fi lho do ex-presidente Frei) elege-se presidente.

Cerco PinochetEm março de 1998, Pinochet deixa o comando do Exército e assume uma cadeira vitalícia no Senado – prerrogativa garantida na Constituição de 1981 –, em meio a protestos. Em outubro, o ex-ditador é preso em Londres, onde estava em tratamento médico. A detenção se dá em cumprimento a um pedido da Justiça espanhola, que pretendia julgá-lo por crimes contra a humanidade. No país registram-se confl itos entre partidários e opositores de Pinochet.

Motivos de OraçãoOre pela salvação do povo chileno. Que o Espírito Santo de Deus possa convencê-los do juízo da verdade e da justiça.

Ore para que as crianças possam ser alcançadas pelo Evangelho.

Ore pelo fi m dos confl itos gerados pela morte de Augusto Pinochet. Que o país fi que em paz.

Ore pelo fi m da pobreza e da idolatria. E, também, pelo fi m do ódio naquele país.

Fontes de Pesquisas: Fonte base do texto: Livro Cristianismo de alto risco (São Paulo, Carrenho Editorial, 2002) / Enciclopédia do Mundo (Estatísticas e Informações Completas de Todos os Países do Planeta) – Editora Terceiro Milênio – PubliFolha / Adaptação Redação Atos Hoje.

PAÍS DA SEMANA

Orando pelo

Chile

atos hoje 5Ano 40 - Edição nº 51 - 17 de dezembro de 2006

LAGOINHA EM MISSÕES

Uma igreja dinâmicaReconheço que, durante todos esses anos de vida, Deus tem derramado da Sua graça em nossa igreja

Eu me tornei membro da Lagoinha no último milênio. Era o ano de 1999. Eu havia passado por algumas crises teológicas e transformações interiores. Durante meses eu havia me debatido contra a ação contemporânea do Espírito Santo, até que Ele veio sobre mim e me mudou completamente. Deus me fez entender que o Espírito Santo age nos dias de hoje com o mesmo poder e graça dos dias de ontem. Em meio a essa nova e radical experiência, eu encontrei na Lagoinha a minha nova família.

No início, não foi fácil. Eu havia nascido em uma família evangélica e, por 25 anos, eu havia congregado na mesma igreja. De repente, tudo era diferente: prédio, ambiente, contexto, músicas, pregações, pessoas e dinamismo. Esse foi um dos aspectos que mais me impressionou na igreja. Ela era (e continua sendo) dinâmica.

Talvez você já tenha notado essa peculiaridade da Igreja da Lagoinha: em um ano, um mês ou uma semana, tudo pode estar diferente. Em um domingo, olhamos para o púlpito, e notamos um determinado banner; no domingo seguinte, já foi colocado um outro. Em um

culto, um grupo de louvor ministra algumas canções específicas; no culto seguinte, as canções já mudaram. Em uma reunião, o pastor ministra a mensagem com uma ênfase, e, numa reunião seguinte, a mensagem parece ter uma ênfase completamente diferente. Em um dia da semana, encontramos um grupo específico de pessoas, em outro dia da semana, as pessoas já são outras. Diariamente, novas pessoas respondem aos apelos evangelísticos feitos nas reuniões da Lagoinha.

Essa é uma outra característica marcante na nossa igreja. Semanalmente, ela recebe novos membros. Nos cultos de domingo, vemos novos irmãos se tornando parte da amada Lagoinha: lágrimas, gritos, balões, euforia e festa. É assim que os cultos começam nos dias de domingo. É quase impossível uma pessoa não sentir o impacto quando visita a igreja pela primeira vez.

Eu me lembro de algumas impressões que tive quando visitei a Lagoinha pela primeira vez. O que mais me chamou a atenção foram as pessoas que responderam ao apelo pela salvação. Eu nunca havia visto

tanta gente respondendo ao chamado. Foi impressionante! As pessoas saíam de todos os lados, e, repentinamente, o espaço à frente do púlpito estava lotado. Havia gente rindo, chorando, pensativa, orando e cabisbaixa. O temor e a reverência a Deus eram notórios. A presença de Deus estava naquele lugar de uma maneira muito perceptível.

Reconheço que, durante todos esses anos de vida, Deus tem derramado da Sua graça em nossa igreja. Em alguns momentos, essa graça parece ser mais intensa. Nos anos de 2000 e 2001, experimentamos um transbordar da graça de Deus no nosso meio.

Quando o Congresso do Diante do Trono ainda acontecia no prédio da nossa igreja, participei de um culto memorável. A igreja estava superlotada e todas as pessoas traziam no coração uma sede intensa pela presença de Deus. De repente, depois de um momento de silêncio, sem que nenhum homem liderasse a adoração, toda a congregação, a uma só voz, movida e liderada somente pelo Espírito Santo, começou a cantar: “Vem minha noiva! Vem minha noiva! Quero te abraçar! Quero

te curar! Vem minha noiva!”.Aquele era o clamor de

Deus na boca do povo de Deus! Maravilhosamente, o lugar se encheu da glória da presença do Senhor. Ninguém andava. Ninguém se movia. Ninguém fazia outra coisa senão adorar o Senhor Jesus. E, então, (parece loucura o que vou relatar), copos de água começaram a ser lançados sobre as pessoas. Os pastores, cheios do Espírito Santo, abriram os copos e derramavam água sobre a igreja. Era copo voando para um lado. Era copo voando para o outro lado. E era gente sendo verdadeiramente curada, avivada e renovada pela ação do Espírito Santo. Sabíamos que não era a água dos copos que trazia o renovo às pessoas. Mas, naquele momento, Deus, em sua liberdade, estava, dinamicamente, usando aquela água para trazer refrigério e alegria ao povo.

Deus já realizou muitas coisas maravilhosas no nosso meio. Algumas dessas obras eram imediatamente entendidas; outras eram, em um primeiro momento, humanamente incompreensíveis. Contudo, ainda assim, mesmo em meio

às limitações do entendimento humano, a Igreja da Lagoinha não se fechou ou se engessou para as manifestações de Deus. Todos os irmãos sempre estiveram abertos para compreender a liberdade e dinamismo do Espírito Santo, entendendo também que, assim como o Espírito Santo é livre e dinâmico, a igreja deve ser livre e dinâmica de acordo com os limites colocados pelo próprio Deus.

Creio que essa é uma das maiores ênfases do jubileu: a liberdade para obedecer à Palavra de Deus. Por isso, não falo de uma liberdade sem limites, que é libertinagem; mas, de uma liberdade genuína, limitada pela Palavra que procede da boca no próprio Deus, que é livre, dinâmico e nos chama constantemente à santa obediência.

Que o Senhor nos conceda a graça de vivermos com liberdade e dinamismo, na obediência ao Espírito Santo ainda mais 50 anos e, depois, mais 50 anos, e depois mais 50 anos, e mais e mais anos até a volta de Jesus. Maranata!

Pastor Gustavo Borja Bessa.

atos hoje6 Ano 40 - Edição nº 51 - 17 de dezembro de 2006

atos hoje 7Ano 40 - Edição nº 51 - 17 de dezembro de 2006

REDE DA FAMÍLIA

Cuidando das famílias há 49 anosEra um desafio ainda não enfrentado por nós, mas, o aceitamos crendo que Deus era capaz de nos capacitar para este desafio

A Igreja Batista da Lagoinha, tornou-se conhecida não apenas pelo lado do movimento de renovação espiritual, mas, também, pelo trabalho desenvolvido na área da família, desde a sua fundação, acompanhando os jovens que se preparavam para o casamento, até o momento em que houve a estruturação de um trabalho específico para os casais.

O Pastor Paulo Santos e sua esposa, Alice, foram um dos casais que estiveram à frente do Ministério de Casais da Lagoinha. Na época, havia encontros que tinham por objetivo, proporcionar mais conhecimento a respeito das necessidades dos cônjuges. Um destes cursos, “Mulher Total” era ministrado pela irmã Alice numa proposta de alertar as mulheres sobre as necessidades dos homens e quais eram as características de uma mulher sábia que edifica a sua casa.

Paulo e sua esposa idealizaram a aquisição de um lugar com a visão de proporcionar aos cônjuges um espaço próprio para a realização das reuniões. A partir desta visão, após um tempo de procura, encontraram um espaço muito bom, o Elim. Eles trouxeram o desafio para o Pastor Márcio que logo aceitou. A Lagoinha trabalhou arduamente no sentido de adquirir o espaço e, posteriormente, construiu a Casa de Retiros Elim.

Quando o Pastor Paulo Santos e sua esposa deixaram a Lagoinha, eu e a Iara recebemos o convite do Pastor Jonas Neves para assumirmos o trabalho com os casais. Era um desafio ainda não enfrentado por nós, mas, o aceitamos crendo que Deus era capaz de nos capacitar para este desafio.

Nesse período muitos encontros de casais foram realizados. Havia o culto semanal aos sábados, com ministrações sobre diversos assuntos de interesse dos casados. Havia ainda os jantares românticos, como o “Chá de Outono”, por exemplo, proporcionando aos participantes muita alegria pelo momento de comunhão.

A partir de 1993, a Igreja da Lagoinha começou a trabalhar com os grupos de crescimento e foram criados os grupos de casais que logo foram liderados pelos irmãos Cleber e Paoletti. Pouco tempo depois, este casal viria a criar o “Ministério

Aliança”, que tinha a proposta de melhor estruturar esta atividade. Muitas conquistas ocorreram nesta área inclusive com a criação do “Culto da Família” que era realizado à 17 horas.

À medida que o tempo passava diversos casais eram acrescidos a este ministério bem como aos novos cursos que visavam a edificação dos lares, entre eles, o “Casados para Sempre”, “Educação de Filhos à Maneira de Deus”, “Veredas Antigas” e o “Crown”. Eram realizados também o Acampamento de Casais. Enfim, muitas eram as atividades desenvolvidas com o propósito de manter marido e mulher com os corações voltados um para o outro e de ajudar na construção de um lar edificado conforme a vontade de Deus.

No ano de 1988 ainda não existia na Lagoinha um trabalho estruturado visando o preparo efetivo dos jovens para o casamento, foi quando o Pastor Jonas Neves teve a visão de iniciar a primeira turma do “Curso de Noivos” – que no início contava apenas com seis casais. Logo depois, convidou a mim e a Iara para assistirem uma das aulas. Na semana seguinte, nos convidou para ministrarmos as mesmas aulas. Então fomos efetivados como responsáveis pelo curso, o qual deu origem, pouco tempo depois, ao “Ministério Edificando um Novo Lar”. O curso tem por objetivo cuidar tanto da preparação dos namorados quanto dos noivos. Atualmente, este ministério conta com quase 100 casais de conselheiros e cuida de, aproximadamente, 350 casais de noivos por ano.

Hoje, a Rede da Família conta com mais de 200 casais envolvidos nos diversos ministérios. Conta também com uma equipe de pastores e obreiros que atendem de forma integral na Casa Pastoral, por meio do aconselhamento. Alguns profissionais tais como advogados e psicólogos disponibilizam parte do seu tempo para abençoar a vida da comunidade por meio de serviços gratuitos.

Esta é a Rede da Família que existe com a finalidade de Edificar Lares e Discipular Famílias.

Pastor Ciro Eustáquio.Líder da Rede da Família.

A Rede da Família tem por objetivo, auxiliar aos membros das famílias de nossa igreja a terem um coração rendido a Deus, entendendo o seu papel na sociedade, influenciando e sendo uma inspiração para outras famílias. Dentro desta proposta, a Rede da Família oferece os seguintes cursos e auxílios:

“Cada casa uma igreja, cada membro um ministério.” A vida acontece no corpo, nos relacionamentos. Abrace esta visão.

Novas Células:Bairro: Santa BrancaRua Geralda Cirino Flor de Maio, 145Reunião: quinta-feira 20hTel.: (31) 3494-4774Líderes: Paulo e Lara

Bairro: Serra VerdeR. Jacob Marra de Freitas, 203Reunião: sábado 19h30Tel.: (31) 3455-1850Líderes: Sérgio e Irene

Bairro: Parque São PedroR. José Anselmo Nascimento, 37Reunião: sexta 20hTel.: (31) 3457-1085Líder: Arnaldo

Bairro: CachoeirinhaCentral das RedesReunião: quarta 20hTel.: (31) 3075-4490Líderes: Wallace e Rita de Cássia

Aconselhamento Pastoral – Temos uma equipe de pastores e obreiros para atender às necessidades de aconselhamento familiar, conjugal e relacionamentos interpessoais. Nossos atendimentos funcionam por meio de agendamentos, de segunda à sexta-feira, na Casa Pastoral. Ligue e agende um horário conosco na Secretaria da Rede da Família.

CROWN – Já estão abertas as inscrições do curso de finanças, que terá início na última semana de fevereiro. Não perca esta chance de aprender os princípios bíblicos de como gerenciar o seu dinheiro e ficar fora das dívidas. Inscrições na Casa Administrativa e na Tenda da Bênção aos domingos. Corra e se inscreva. Vagas limitadas.

Acampamento de Casais – As vagas já estão esgotadas para o primeiro acampamento de 2007. Não perca a próxima oportunidade e se inscreva para o Módulo 3. Com certeza é um investimento em seu casamento. Ministrações específicas, dinâmicas e muita descontração.

Curso de Noivos – Já estão abertas as inscrições para a próxima turma do Curso de Noivos, que terá início em 4 de fevereiro de 2007. Lembramos aos amados irmãos que, para agendarem seus casamentos na Igreja da Lagoinha até janeiro de 2008, deverão se matricular nesta turma. As inscrições serão encerradas impreterivelmente no dia 4 de fevereiro. Casais de outras igrejas também podem fazer o curso.

Casados para Sempre – Inscrições abertas. O curso terá início em março de 2007. Você poderá se inscrever na Casa Administrativa, de segunda a sexta-feira, no Templo, no culto das 10h e no Tabernáculo, às 19h, aos domingos. Aproveite.

Pais Grávidos – Tudo que um casal precisa saber antes, durante e depois de uma gestação. Com duração de cinco semanas, ministrado aos sábados no salão Ágape, de 14h30 às 17h30. Inscreva-se e não perca esta oportunidade. O curso terá início em fevereiro de 2007.

Criando filhos à maneira de Deus – Os filhos chegam, e com eles a responsabilidade de conduzi-los aos ensinamentos cristãos e à vida comum do lar. Este curso oferece aos pais um suporte na criação dos seus filhos segundo a Palavra de Deus. Composto de 14 lições, ministradas uma vez por semana, aos domingos, no salão Fé, de 8h30 às 10h. Invista na criação dos seus filhos. Curso com início em fevereiro de 2007.

Palestra de Consagração de Filhos – Você que deseja consagrar seu filho ao Senhor, deverá participar de uma das próximas palestras que acontecerão nos dias 10 e 17 de dezembro, às 17h, no prédio da FATE-BH, à rua

Ipê, 234, São Cristóvão. A consagração será no dia 7 de janeiro, às 9h, no Templo. Inscrições no local da palestra. Importante: não é necessária a presença das crianças na palestra.

Renovação de Votos – A Rede da Família realizará, no dia 9 de fevereiro de 2007, no Tabernáculo, um culto de Renovação de Votos Matrimoniais, que tem como objetivo específico, abençoar a todos os casados membros da Lagoinha. O evento será direcionado para os casais que se enquadram nos seguintes aspectos: aqueles que se casaram somente no civil ou se casaram no civil e religioso antes de se converterem. Para participar do evento é preciso fazer a inscrição. Para se inscrever é necessário apresentar xerox da Certidão de Casamento. Vagas limitadas. Informe-se. O nosso Deus deseja realizar todos os seus sonhos.

Culto da Família – Hoje, dia 17 de dezembro, celebraremos a Ceia do Senhor. Participe conosco às 19h no Tabernáculo.

Culto dos Namorados – agora ficou melhor!Nossas reuniões estão sendo realizadas todos os domingos, no Salão Ágape, às 16h. Não deixe de participar, convide outros casais para estarem conosco celebrando ao nosso Deus.

Programa “Família um sonho de Deus”Um momento reservado para sua família ouvir a Palavra de Deus e aplicá-la dentro do lar. Todo sábado, às 18h, pela Rede Super de Televisão, com os pastores Ciro e Iara.

Rede da FamíliaRua Pitangui, 527, Concórdia.Telefone: (31) 3429-9400, 9617-0320, 8853-7119. Site: www.rededafamilia.com.br.E-mail: [email protected].

Fale com o Pastor Ciro (31) 8711-8462 / [email protected]

O casal de pastores Iara e Ciro Eustáquio a frente dos jovens casais desde 1988

atos hoje8 Ano 40 - Edição nº 51 - 17 de dezembro de 2006

A Mocidade Lagoinha passou pelo seu momento áureo nas décadas de 70 e 80. Isso porque no ano de 1972 houve a realização do 1º Confrajovem. Tratava-se de uma programação revolucionária cujo objetivo era o de promover a integração entre os jovens evangélicos da Grande BH.

O mês de julho foi escolhido pelo fato de ser o período de férias, o que possibilitaria a participação dos jovens que estudavam à noite. O presidente da Mocidade comandava o evento com toda a sua equipe. O idealizador e primeiro presidente do Confrajovem foi o irmão Claudinho Guimarães Zica. No ano de 1973, foi a vez de Antonio Carlos; em 74 Vivian Nascimento; em 75 Eduardo Santos

Guimarães; nos anos 76, 77 e 82 Ciro Eustáquio Lima de Paula; em 78 e 79 José Rego do Nascimento Júnior e, posteriormente, Rogério, Elias e, finalmente, o Pastor Jonas Neves assumiria a direção da Mocidade.

O Confrajovem sempre foi um evento marcante na vida da igreja. Muitas pessoas que estão ativas na Lagoinha atualmente são frutos deste evento. Para se ter uma idéia, o Pastor Ciro Eustáquio entregou seu coração a Jesus no dia 14/07/73, por ocasião do 2º Confrajovem.

Nas décadas de 70 e 80 a Mocidade tinha uma atuação muito grande na área de evangelismo com a realização de cultos na Praça 7, intercâmbios com jovens de outras igrejas, viagens missionárias e

muita comunhão.Era uma época em que

tínhamos alguns conjuntos musicais. Não eram tantos quanto atualmente, mas havia uma alegria no coração dos jovens quando tinham a oportunidade de adorarem ao Senhor por meio da música.

O acampamento na época do carnaval era mais um evento esperado por todos. Eram momentos de alegria, comunhão e gozo na presença do Senhor. Naquela época, os adolescentes participavam junto com a mocidade – o que servia para aumentar a comunhão entre a juventude da igreja.

Ainda na década de 70, foi criado o “Coral Gênesis”, cuja característica principal era a participação de jovens e adolescentes. Este coral era

dirigido pela irmã Theonila, mãe da Renata Valadão.

Durante todos esses anos a Mocidade da nossa Igreja procurou servir ao Senhor com toda sua juventude. Aconteceram algumas transições em sua liderança, pelas quais trouxe modificações em sua atuação, conservando as ações realizadas anteriormente, que muito contribuíram para o crescimento da Mocidade, e a elas se somaram atendimentos abertos à comunidade (orientação jurídica, atendimento psicológico, psiquiátrico e fonoaudiológico), o Ministério Lagoinha Adventure, o Ministério Palavra de Refúgio e de Artes. Uma contribuição importante foi a vinda do Pastor Douglas e de sua esposa para fazerem a

transição dos adolescentes para a Mocidade.

Pastor Leônidas Franscisco (Leozão).Líder da Mocidade Lagoinha.Mocidade LagoinhaEndereço: rua Beberibe, 164 – São Cristóvão.Telefones para contato:(31) 3421-8556 – Mocidade.(31) 8739-9853 – Kenya.

Fale com o Pastor Leônidas Francisco (Leozão) e saiba mais sobre a Mocidade Lagoinha: (31) 8814-3674.

Assistência JurídicaA Mocidade oferece assistência jurídica e atendimento psiquiátrico gratuito a toda igreja.

MOCIDADE

Parabéns, Lagoinha!A Mocidade agradeceDesde a realização do 1º Confrajovem, em 1972, muitos são os frutos colhidos pela Mocidade Lagoinha. Foram diversas gerações que marcaram a história da igreja.

atos hoje 9Ano 40 - Edição nº 51 - 17 de dezembro de 2006

Culto dos Empresários e Trabalhadores

Toda Segunda-feira, as 19:30h no Tabernáculo.

Notícias MinisteriaisCorpo DiaconalOs diáconos das equipes 3 e 2 servirão aos irmãos na Lagoinha nos cultos do dia 17 ao dia 24 de dezembro. Reunião de trabalho da equipe 4, nesta sexta-feira, dia 22, às 19h30. Informações com Theodomar (31) 8814-3697 ou Auxiliadora (31) 3075-6725.

Secretaria do Corpo DiaconalRua Manoel Macedo, 360 (Salão Esperança). Telefone: (31) 3429-9478 ou (31) 8818-7223. E-mail: [email protected].

Núcleo Palmital“Para que comais e bebais à

minha mesa no meu reino...” (Lc 22.30.) O núcleo da Lagoinha no bairro Palmital convida você e sua família para a grande celebração: “À Mesa do Senhor”, com culto de louvor, adoração e ministração da Palavra. Dias 29 e 30 de dezembro, a partir das 19h. Venha e traga alimentos não perecíveis para abençoar aos irmãos.

Contamos com a sua presença e solidariedade!

Local: Núcleo da Igreja Batista da Lagoinha no bairro Palmital.Endereço: rua Olga Muzzi

Matias, 51 – bairro São Benedito.

Ministério de LouvorCentro de Aperfeiçoamento Ministerial e Técnico para Levitas (CAMTLE) Matrículas abertas para os cursos:

1. Técnica vocalTurmas: aos sábados 14h30 ou às terças 19h30.

2. Percepção musicalTurmas: aos sábados 15h30 ou às quartas 19h30.

3. Musicalização infantilTurmas: às segundas-feiras

VAGAS DISPONÍVEIS

Estágio Trainee: 685Empresas: 18.545Concursos: 5.190

--------------------------------------Informações

(31) 3429-9400 / 8814-3656

18h30.Idade: de 7 a 11 anos.

4. Balé Clássico Turmas: adulto Turmas: infantil 5. Balé Contemporâneo6. Jazz

7. Street Dance8. Violão9. Violino10.Teclado

Informações: (31) 3421-4205.De segunda a sexta-feira das 13h às 19h30.

atos hoje10 Ano 40 - Edição nº 51 - 17 de dezembro de 2006

CÉLULAS

As células na construção dos 50 anos da LagoinhaA Igreja da Lagoinha tem muitas histórias de sucessos. Não foram poucas as batalhas, mas certas foram as vitórias. Chegamos aqui muito agradecidos pelo que o Senhor já realizou. As células são uma parte dessa história. Ocupamos quase vinte destes 49 anos...

Em abril de 1987, a Igreja Batista da Lagoinha já era uma inspiração para seus membros, cidade e outras denominações. Nessa data, depois de uma grande avaliação do trabalho de expansão do Reino de Deus por meio da sua membresia, a liderança teve como orientação a emancipação de quase todas as 60 congregações. Destas 60 congregações, formaram-se 39 novas igrejas filiadas à Convenção Batista Nacional. E agora?

A nova Igreja da Lagoinha teve um novo reinício com recadastramento dos membros que permaneceram na sede. Debaixo de muita oração começaram a buscar de Deus a orientação de como conduzir o precioso rebanho. O Pastor Jonas Neves começou a realizar uma pesquisa sobre o trabalho de pequenos grupos desenvolvidos por várias denonimações em várias cidades e países.

No início de 1987, ele chegou da Cruzada Estudantil e Profissional para Cristo, com duas jovens seminaristas: Dinamárcia e Elcione, que foram

enviadas pela igreja a cidade de Americana, município paulista, onde concluíram seus estudos, capacitadas no ministério com evangelismo e discipulado. Com o treinamento recebido, elas haviam experimentado a formação de pequenos grupos no trabalho de campo, que era realizado de casa em casa, escolas etc. Além disso, uma estrutura administrativa foi criada, um manual escrito, fichas de registro e prestação de contas.

A igreja recebia, por intermédio das reuniões de celebração e também de seu boletim semanal, orientações quanto a visão dos pequenos grupos. Em fevereiro de 1988, os três primeiros Grupos de Crescimento da igreja foram abertos: nos bairros Santo Antônio, Minas Caixa e Parque Riachuelo. Era uma alegria! Os testemunhos viriam na próxima reunião de líderes. À medida que os grupos se iniciavam, os membros que moravam próximos eram convidados a participarem e a convidarem outros para a reunião do Grupo de Crescimento.

Nosso lema era: “Melhor e mais importante que a reunião é o relacionamento”. O alvo para 1988 era o de alcançar 20 grupos, mas, no final, já eram 38 novos grupos. Aleluia! Foi necessário levantar os supervisores entre aqueles que estavam multiplicando seus grupos. Ressalta-se que os grupos de jovens eram sempre os mais animados e os mais atuantes. Vários destes grupos reuniam-se nas dependências da igreja, onde os novos eram preparados para o batismo e integrados aos Grupos de Crescimento. Estes logo começavam a cuidar de outros novos que se agregavam a igreja a cada semana.

Quanto aos acampamentos de fim de semana, havia dinâmicas, intercessões e ministrações abençoadas! O crescimento dos pequenos grupos eram motivos de celebrações. As crianças já eram ativas nos grupos e foi necessário criar uma estrutura que ajudasse aos líderes a acompanhar também os pequeninos. Lindos e inspirados materiais eram

criados e dispostos nas mãos das crianças. Líderes de grupos de crianças foram treinados e elas começaram a testemunhar de Jesus para seus pais e os convidavam para o Grupo. Pôde-se testemunhar grandes experiências de salvação!

Certa vez, em uma das Festas da Colheita, já éramos quase 400 Grupos de Crescimento. E o alvo para o ano seguinte que seria de 800 grupos alcançou 816. Aleluia! Realizamos ainda algumas celebrações de grupos em que os líderes e anfitriões eram consagrados ao Ministério de Grupos de Crescimento. Em reconhecimento dos líderes que se multiplicaram, todos eram honrados.

Em julho e agosto de 1999 participamos do primeiro “Encontro Tremendo com Deus”. Foi uma real restauração na vida e no chamado de Deus para cada um. Pastor Márcio dizia: “Deus estava restaurando a alegria de ser crente!”. Era o início de um Avivamento! Uma poderosa unção do Espírito Santo estava sobre a

Lagoinha e a sua liderança. As pessoas retornavam do “Encontro” com a alma límpida e apaixonada por Jesus, pela sua obra.

Hoje louvamos a Deus pelos frutos que alcançamos até aqui. Neste seu 49º aniversário celebramos uma festa de gratidão, de alegria e de reconhecimento. Sabemos que todo poder pertence a Deus e Ele concede a Lagoinha o privilégio de participar de Sua obra na redenção desta terra. Somos mais de 2.000 células escrevendo a sua história.

Agradecemos ao Senhor pelo Pa(i)stor mais que amado, um ungido para cuidar deste rebanho. E também pela equipe de pastores, obreiros, líderes e irmãos cheios de muita graça e unção chamados para serem de Deus e o servirem. Parabéns!

Pastora Elcione Galantini e toda equipe de servos por meio das células. [email protected].

uma pesquisa sobre o trabalho de uma pesquisa sobre o trabalho de pequenos grupos desenvolvidos por pequenos grupos desenvolvidos por várias denonimações em várias cidades várias denonimações em várias cidades e países.e países.

No início de 1987, ele chegou da No início de 1987, ele chegou da Cruzada Estudantil e Profissional para Cruzada Estudantil e Profissional para Cristo, com duas jovens seminaristas: Cristo, com duas jovens seminaristas: Dinamárcia e Elcione, que foram Dinamárcia e Elcione, que foram

Minas Caixa e Parque Riachuelo. Era Minas Caixa e Parque Riachuelo. Era uma alegria! Os testemunhos viriam uma alegria! Os testemunhos viriam na próxima reunião de líderes. À na próxima reunião de líderes. À medida que os grupos se iniciavam, medida que os grupos se iniciavam, os membros que moravam próximos os membros que moravam próximos eram convidados a participarem e a eram convidados a participarem e a convidarem outros para a reunião do convidarem outros para a reunião do Grupo de Crescimento.Grupo de Crescimento.

intercessões e ministrações intercessões e ministrações abençoadas! O crescimento dos abençoadas! O crescimento dos pequenos grupos eram motivos de pequenos grupos eram motivos de celebrações. As crianças já eram ativas celebrações. As crianças já eram ativas nos grupos e foi necessário criar uma nos grupos e foi necessário criar uma estrutura que ajudasse aos líderes a estrutura que ajudasse aos líderes a acompanhar também os pequeninos. acompanhar também os pequeninos. Lindos e inspirados materiais eram Lindos e inspirados materiais eram

participamos do primeiro “Encontro participamos do primeiro “Encontro Tremendo com Deus”. Foi uma real Tremendo com Deus”. Foi uma real restauração na vida e no chamado restauração na vida e no chamado de Deus para cada um. Pastor Márcio de Deus para cada um. Pastor Márcio dizia: “Deus estava restaurando a dizia: “Deus estava restaurando a alegria de ser crente!”. Era o início alegria de ser crente!”. Era o início de um Avivamento! Uma poderosa de um Avivamento! Uma poderosa unção do Espírito Santo estava sobre a unção do Espírito Santo estava sobre a

e unção chamados para serem de Deus e unção chamados para serem de Deus e o servirem. Parabéns!e o servirem. Parabéns!

Pastora Elcione Galantini e toda Pastora Elcione Galantini e toda equipe de servos por meio das células. equipe de servos por meio das células. [email protected]@lagoinha.com.

atos hoje 11Ano 40 - Edição nº 51 - 17 de dezembro de 2006

MISSÃO ÊXODO

Missão Êxodo inaugura Casa de Triagem em dezembro[...] “Coisa mais bem-aventurada é dar do que receber.” (At 20.35b.)

É comum ao andar pelas ruas da Capital, nos depararmos com uma grande quantidade de moradores de rua, que, por muitas vezes, nos abordam ou batem à nossa porta, pedindo dinheiro e comida. Eles fazem parte de uma parcela excluída da sociedade que vivem na miséria, expostos à todo tipo de violência, às doenças e até mesmo à morte. Na madrugada da última quinta-feira, por exemplo, um morador de rua da Capital, Jaildo Ferreira da Silva, 45, foi vítima de tentativa de homicídio por três pessoas que atearam fogo em seu corpo. Essa é uma realidade que deve ser vista por todos nós cristãos como um alerta.

Devemos nos preocupar mais com estes irmãos que não possuem condições favoráveis de vida e, principalmente, não conhecem a Cristo. Mas nem tudo está perdido. Numa sociedade individualista, em que cada um vive para si mesmo, ainda existem pessoas e instituições

que se preocupam com esses moradores de rua. É o caso da Missão Êxodo, da Lagoinha, que cuida destas pessoas e tem por objetivo dar-lhes uma possibilidade de vida nova.

Este ano a Lagoinha iniciou o trabalho de reforma de uma casa que será utilizada para triagem dos moradores que se encontram com problemas de vício. Segundo o líder do Ministério, o Pastor Júlio Flávio Lacerda, o sítio, que é a casa de recuperação do Ministério, não oferece toda a estrutura física para receber estes irmãos. A casa localizada perto da igreja, permite um acompanhamento bem mais próximo dos internos.

Durante esse processo de triagem, os irmãos serão habituados a cumprir horários com o objetivo de criar disciplina, uma vez que nas ruas eles perdem essa referência. Dentre as atividades que serão desenvolvidas na casa pode-se

destacar, a participação de cultos domésticos, que possibilitam o conhecimento da Palavra, a prática de exercícios físicos em uma academia que será montada para que estes possam gastar energia, uma vez que nas ruas eles andavam muito. Além do cuidado com a organização e limpeza da casa. Eles permanecerão no ambiente num período máximo de 15 dias, e em seguida serão encaminhados para o sítio de recuperação, localizado em Melo Viana, município de Esmeraldas (MG).

Ajudar é preciso...Para desenvolver este trabalho,

a Missão Êxodo conta a ajuda de todos nós. A casa de triagem está quase pronta e tem data prevista de inauguração para o fim de dezembro. O Pastor Júlio, enumerou algumas das maiores necessidades com o objetivo de viabilizar este maravilhoso projeto. “Camas,

colchões, roupas de cama, armários ou guarda-roupas, mantimentos, fogão, panelas, material de limpeza e higiene pessoal”, destaca o Pastor. Além disso, é necessário a obtenção de computador, uma televisão grande (para que muitas pessoas possam assistir juntas), um DVD e equipamentos de ginástica.

Exposta a necessidade dos irmãos é hora de agir. Portanto, mãos à obra. Vamos ajudar e plantar a esperança na vida dessas pessoas como nos ensina o Senhor Jesus.

Para fazer as doações basta entrar em contato com a Missão Êxodo, pelos números: (31) 3423-1357, 3421-4888, 8875-8348. O Ministério busca as doações em domicílio.

Casa de Triagem Missão ÊxodoRua São Clemente, 123,Santo André.

Caroline Novais e Vanessa Freitas

A Missão Êxodo atua desde 1997 na reintegração de moradores de rua à sociedade, para isso essas pessoas ganham

uma moradia temporária, onde aprendem cursos

profi ssionalizantes, ganham tratamento espiritual, psicológico, dentário e médico, muitas vezes

são reintegradas junto às famílias, além de serem acompanhadas enquanto

estão no processo de inserção no mercado de

trabalho.

atos hoje12 Ano 40 - Edição nº 51 - 17 de dezembro de 2006