edição 336

14
POLÍTICA | Pág 03 GERAL | Pág 26 APÓS MORTE E PROTESTOS O DER JÁ ADMITE RADAR NA RODOVIA DO CONTORNO 0,50 R$ APENAS MELHOR ATÉ NO PREÇO SEXTA -FEIRA, 25/05/2012 | DIÁRIO | ANO 2 | N° 335 | CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL www.aquies.com.br @folhadocaparao » facebook.com/grupofolhadocaparao » QUATRO PESSOAS PRESAS NA OPERAÇÃO PALMARES 2 EM CACHOEIRO AS CONCESSIONÁRIAS COMEÇARAM A REPASSAR OS DESCONTOS DO IPI » A AÇÃO POLICIAL ACONTECEU NOS » BAIRROS AMARELO, ZUMBI, AMARAL E GILSON CARONE SEGURANÇA | Pág 27 QUEDA NO PREÇO DE CARROS NOVOS JÁ É REALIDADE ECONOMIA | Pág 05 PHS, PRTB, PT do B E PTC FORMAM GRUPÃO EM ITAPEMIRIM FILIPE RODRIGUES DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO FDCI ORIENTA SOBRE CURSO DE DIREITO NO MERCADO DE TRABALHO GERAL | Pág 06 CIDADES | Pág 04 PROCESSO DE INTERVENÇÃO EM KENNEDY JÁ TEM RELATOR O DESEMBARGADOR NEY BATISTA COUTINHO FOI SORTEADO ONTEM 20 MIL PESSOAS NA FESTA DO TROPEIRO

Upload: jornal-aqui-noticias

Post on 05-Mar-2016

228 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal Aqui Noticias Folha do Caparaó

TRANSCRIPT

POLÍTICA | Pág 03

GERAL | Pág 26

APÓS MORTE E PROTESTOS O DER JÁ ADMITE RADAR NA RODOVIA DO CONTORNO

0,50R$

APENAS

MELHOR ATÉ NO PREÇO

SEXTA-FEIRA, 25/05/2012 | DIÁRIO | ANO 2 | N° 335 | CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

www.aquies.com.br @folhadocaparao » facebook.com/grupofolhadocaparao »

quatro PESSoaS PrESaS na oPEração PalmarES 2

EM CACHOEIRO AS CONCESSIONÁRIAS COMEÇARAM A REPASSAR OS DESCONTOS DO IPI »

A AÇãO POLICIAL ACONTECEu NOS »bAIRROS AMARELO, zuMbI, AMARAL E GILSON CARONE SEGuRANÇA | Pág 27

QUEDA NO PREÇO DE CARROS NOVOS JÁ É REALIDADE ECONOMIA | Pág 05

PHS, PRTB, PT do B E PTC FORMAM GRUPÃO EM ITAPEMIRIM

fILIPE RODRIGuES

DIvuLGAÇãO

DIvuLGAÇãO

FDCI ORIENTA SOBRE CURSO DE DIREITO NO MERCADO DE TRABALHOGERAL | Pág 06

CIDADES | Pág 04

PROCESSO DE INTERVENÇÃO EM kENNEDy JÁ TEM RELATORO DESEMbARGADOR NEY bATISTA COuTINHO fOI SORTEADO ONTEM

20 MIL PESSOAS NA FESTA DO TROPEIRO

[email protected] »

SEXTA-FEIRA, » 25/05/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

www.AQUIES.com.br02 OPINIÃO

União estável de casais homossexuais...Saindo do armário#Comissão do Senado aprovou...E agora vai a votação no plenário#Vai ainda para a Cãmara dos Deputados...Se for aprovada no Senado#Já tem casal cantando...”Para a nossa alegria”#PF ajudando justiça capixaba...Na apuração de corrupção em municípios capixabas#Vasco naufragou no Tietê...E o Fluminense perdeu a boca livre da Libertadores#Gordo do RB – ex –Village...Precisando de guincho domiciliar...Por conta da coluna vertebral#O culpado foi...O Chuveiro#Discurso da Condurense Ausente...Na festa do Distrito este ano...Não agradou a comunidade#O clima ficou pesado...Por conta das divergências políticas#E assim caminha...A humanidade#Amaral protocolou projeto...Para a criação da Comenda Sebastião Magalhães, o Auá...Para homenagear a turma da Praça Vermelha#Próxima semana...E a Feira da Bondade#Hoje é sexta e o despacho é para o.....”Caboclo Boca Fechada”#A pedido do pessoal enrolado na CPI doi Cachoeira...Afinal, em boca fechada não entra mosca.

FRASE Do PIPoqUEIRo FRASE Do SoRVEtEIRo

“FAlAR DE mIm é FáCIl, • qUERo VER FICAR UmA SEmANA SEm USAR o FACEBook.”

mINhA SoGRA ComENtoU No • FACEBook qUE EStAVA A BEIRA DE Um PRECIPíCIo. FUI lá E CUtUqUEI A VéIA...

PAtUlEIA •

os melhores momentos até agora da CPI do Cachoeira

Nos momentos de crise, não te abatas. Escuta.Por nada te revoltes, nem te amedrontes. Ora.Suporta a provação, não reclames. Aceita.Não grites com ninguém, nem firas. Abençoa.Lance de sofrimento, é o ensejo da fé. Silencia.Deus sabe o instante de intervir!

EXPEDIENtEDIREtoR GERAl: Elias CarvalhoEDItoR ChEFE: Ilauro OliveiraEDItoR DE CRIAÇÃo E ARtE: Luan Ola REPóRtERES: Alissandra Mendes, Gustavo Ribeiro, Filipe Rodrigues,Leandro Moreira e Marcos FreireDIAGRAmADoRES: Suheley Garcia Suhett e Carlos Guilherme Gomes

E-mails: [email protected]@gmail.com; [email protected]@gmail.com/ [email protected]ção: ES - Afonso Cláudio, Alegre, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Atílio Vivacqua, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo

DEPARtAmENto ComERCIAl: Rafaella Macedo (28) 3521 7726 / 9982 [email protected]: Joana Campos (28) 3521 7726 9921 7914 / 9885 6604 - [email protected]: Sérgio Oliveira, Sérgio Garschagen, Sérgio Neves, Wagner Medeiros Junior, Ruy Guedes, Luciana Fernandes, Ricardo Lemos, Lucas Oliveira, Ramon Barros, Marcelo Soncino, Ewerton M. TréggiaDPto. JURíDICo: MIGNONE ADVOGADOSDR RICARDO MIGNONE - OAB/ES 12.699

Monteiro, Marataízes, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, São José do Calçado, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante.

Editora e Jornal Sul Capixaba Ltda - ME | CNPJ: 10.916.216.0001-55. AV. GOVERNADOR CRISTIANO DIAS LOPES FILHO, 75, bairro GILBERTO MACHADO, CEP 29.303-320, Cachoeiro de Itapemirim-ES.Anexo a GrafBand. tel: (28) 3521 7726

As matérias assinadas publicadas neste jornal, necessariamente não traduzem a opinião do próprio jornal. A veracidade das informações publicitárias veiculadas é de responsabilidade de quem as patrocina (anunciante). A legislação não impõe ao órgão que veicula o anúncio (jornal) a obrigatoriedade de verificação e comprovação da fidedignidade e correção destes anúncios. Fonte: STJ (Superior Tribunal de Justiça).

Na última terça-feira a Globo News mostrou ao vivo e em cores o espetáculo patético da CPMI do Carlinhos Cachoeira. A TV Senado e a TV Câmara prefe-riram transmitir suas sessões plenárias, para uma quantidade pífia de telespectadores, deixan-do a platéia mais robusta para a concorrente.

O que se viu, entretanto, não foi apenas o silêncio do depoen-te, orientado por seu advogado Márcio Thomaz Bastos. As inter-venções dos deputados e senado-res, com rara exceção, beiraram ao nível do ridículo, tamanho o despreparo de alguns e o cinismo de outros. A própria presença de Thomaz Bastos, ex-ministro da Justiça do governo de Lula da Silva, trocando cochichos ao pé-de-ouvido com o criminoso, foi lamentável.

Contudo, também não faltaram os atos cômicos, conforme o pro-tagonizado pelo deputado Cân-dido Vaccarezza (PT-SP). Depois de ser flagrado pela câmara do “SBT” anunciando a proteção do PT na CPMI a Sérgio Cabral, go-vernador do Rio de Janeiro, desta vez Vaccarezza tampava o rosto com uma folha de papel ofício, para não deixar que suas conver-sas pudessem ser decifradas.

Vaccarezza deu mais uma de-monstração às câmaras de TV da forma como eles tratam a coisa pública: dissimulada, às escondi-das, precisando esconder o ver-dadeiro rosto...

Confesso ao leitor, que che-guei a pensar que só faltava a ex-deputada Ângela Guadagnin (PT-SP), para alegrar seus pares com a dança da impunidade (ou da vaca louca?). Creio que mui-tos se lembraram da Guadagnin dançando no plenário da Câ-mara, pois afinal não são todos os brasileiros que têm memória curta, não é mesmo?

Encerrada a sessão, Thomaz Bastos em entrevista pareceu

bastante satisfeito, uma vez que para ele Cachoeira “manteve o silêncio, um silêncio respeitoso, e a coisa correu bem...”.

O que não ficou claro foi a afirmativa de Thomaz Bastos, re-ferindo-se ao contraventor Carli-nhos Cachoeira, de que “qualquer fala dele seria perigosa”. Perigosa por quê? Para os governadores, que até aqui vêm sendo blinda-dos pela CPI? Para o governo, que tem na empreiteira Delta a maior parceira na execução das obras do PAC? Ou será que ele teme um desfecho conforme o do ex-pre-feito de Campinas, Celso Daniel ? Pode também ser uma ameaça velada? Recado para oposição? Não creio!

Desta vez, nosso “melhor” ad-vogado criminalista não foi nada explícito. Foi muito diferente do ministro, quando instruiu a cú-pula do PT a dizer que o dinhei-ro do MENSALÃO era de caixa dois – “recursos não contabiliza-dos”, como depois saiu propa-gando o tesoureiro do escândalo, de nome Delúbio Soares. Não é a toa que Thomás Bastos tem a fama de excelente criminalista.

Mas, deixando de lado o MEN-SALÃO - sem querer evaporá-lo, como querem “alguns” -, essa CPMI tem tudo para desacredi-tar ainda mais o parlamento bra-sileiro. Isto será imperativo, se não forem convocados os gover-nadores e ampliada a base de in-vestigação da empreiteira Delta a todos os estados, pois é muito transparente o rastro da corrup-ção e forma escancarada da base do governo de tentar encobri-la.

Nesse caso, também ficará evi-dente que a CPMI só foi criada para minar a oposição, em ano eleitoral. Infelizmente, temos no Brasil os avessos ao sistema demo-crático - que não sabem conviver com a oposição, mesmo mingua-da, pois não hoje ela não chega a dezoito por cento dos membros do parlamento brasileiro.

Um espetáculo patético oficializado

wAGNER MEDEIROS [email protected] / www.wagnermedeirosjr.blogspot.com »

Partidos pequenos, geral-mente, são vistos para fazer volume em campanhas de figurões da política. Até porque, o que os cacifes al-mejam são grandes alianças para que os pretendentes aos cargos proporcionais espalhem a preferência pelo seu nome.

Destruindo a retórica (o que não é pioneiro), o PHS de Itapemirim construiu o que nenhum partido local conseguiu: aliar-se a mais três partidos e calcar-se, mesmo que antecipada-

mente, com uma chapa su-perior a 30 pré-candidatos a vereador.

Para ter uma idéia do que significa tal feito, não há sigla em Itapemirim que supere uma dezena de pré-candidatos. E tem a ate-nuante: o grupo formado por PHS, PRTB, PT do B e PTC tem nomes que re-presentam o interior, sede, praia e a chamada grande Itaipava, esta, a grande meta de qualquer candi-dato dali – por ser equiva-lente a mais de 60% dos eleitores da cidade.

“Queremos implantar valores éticos que as comu-

nidades esperam. Estamos abertos para conversar com todos, porém não quere-mos aventureiros; nosso interesse é receber propos-ta de um grupo formado, assim como o nosso”, disse Plínio Marcos Leal, presi-dente do PHS.

Consolidados e fortes pela união, o objetivo é eleger quatro vereadores. “Nossas coligações já es-tão definidas. Sairemos com duas pernas, e, em cada uma, pretendemos ‘fazer’ dois. Este com-promisso com os pré-candidatos jamais será alterado”, antecipou.

SEXTA-FEIRA, 25/05/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL 03POLÍTICAwww.AQUIES.com.br

PHS quer grupo para encaixar

ALéM DESTA SInGLA, O GRUPO TEM AInDA PRPb, PT DO b E PTC »

ITAPEMIRIM

Temer diz que Código Florestal terá vetos parciaisBrasília – O vice-presi-

dente da República, Michel Temer, disse, ontem que a presidenta Dilma Rousseff deverá vetar parcialmente o texto do novo Código Flores-tal. A presidenta tem até hoje para decidir pela sanção ou veto – total ou parcial.

Ao deixar a reunião com o ministro da Fazenda, Gui-do Mantega, e o empresário João Dória Júnior, Temer foi perguntado por jorna-listas a respeito da decisão

de Dilma sobre o Código Florestal e respondeu ape-nas “vetos parciais”.

Desde a semana passa-da, a presidenta tem tido constantes reuniões com ministros de pastas envol-vidas nas discussões sobre o Código Florestal para avaliar o documento pon-to a ponto. As reuniões se estenderam pelo fim de se-mana e, na tarde de hoje, ela reúne-se com o minis-tro do Desenvolvimento

Agrário, Pepe Vargas, e outros ministros.

O texto do Código Flores-tal chegou à Casa Civil no úl-timo dia 7. O texto aprovado pelos deputados desagradou a ambientalistas e não era a ver-são que o Palácio do Planalto esperava aprovar. Durante a tramitação no Senado, o go-verno conseguiu chegar a um texto mais equilibrado, mas a bancada ruralista na Câmara alterou o projeto e voltou a incluir pontos controversos.

NACIONAL

[email protected] »

POR » LEAnDRO MOREIRAwww.facebook.com/leandromoreira23 »

Em Muqui, tudo indica que as coligações partidárias não terão tanto efeito na decisão dos eleitores. Por lá, de duas uma: ou a população mantém a paixão que há pelo ex-prefeito frei Paulão (PSB), o reconduzindo ao cargo máximo do município; ou aposta no novo, representado por Aluízio Filgueiras (PSDB), que já tentou a prefeitura por quatro vezes, mas sem vitória.

Inovação e paixão

* Corredores- São Joaquim vai ser contemplado com a construção de escola homônima e com a

reforma da quadra poliesportiva, na rua Projetada 01, no valor de R$ 1.278.641,78;

- Resultado de pesquisa duvidosa sobre o quadro eleitoral de Itapemirim está circulando na internet;

- Não apresentaram o registro junto ao TRE e a fonte é desconhecida. Pelo menos, a soma dos números chegou aos 100%, ao contrário do que já ocorreu em outrora;

- A PEC do Trabalho Escravo foi aprovada. Onde for encontrado trabalho análogo à escravidão, a terra será expropriada.

O diretor-presidente da Agência de Desenvolvimen-to em Rede do Espírito Santo (Aderes), Pedro Rigo, visitou a sede do Aqui Notícias nesta se-mana. Na ocasião, ele ressaltou a importância da capacitação de servidores públicos, agricul-tores rurais e o equilíbrio das atividades econômicas – além do petróleo e gás – para o de-senvolvimento do estado.

Aderes

Com 35 mil habitantes, Castelo é uma cida-de cuja sociedade é bem organizada. De acordo com informações obtidas no gabinete do verea-dor Puziol (PDT), o município conta com 93 associações, sendo 23 de moradores. Há conta-bilizadas duas mil propriedades rurais. Dezessete partidos políticos estão registrados, sendo que 13 estão bem estruturados. São dados que po-dem servir de mapa aos pré-candidatos de lá.

Organização

Nos bastidores, a informação é de que o prefeito de Anchieta, Edival Petri (PSDB), deve anunciar o seu sucessor na próxima semana. Ele tem um le-que de seis pré-candidatos sob seu guarda-chuva, inclusive um que é de seu partido, o vereador e líder do governo na Casa de Leis, Walber Salarini. Mas, tudo indica que a escolha tenha afinidade com o governador Renato Casagrande (PSB).

Anúncio por vir

Ainda em Castelo, o PSC continua com dois pré-candi-datos a prefeito, são eles Van-derlei Andreon e Vermelho. Vanderlei, que é o presiden-te do partido, acredita que a questão está adiantada e a seu favor. Hoje, os dois devem se reunir para bater o martelo.

PSC perto da definição

LEANDRO [email protected]

DIVULGAÇÃO

O desembargador Ney Batista Coutinho foi sor-teado para ser o relator do processo de intervenção do Estado no município de Presidente Kennedy, situado no litoral sul ca-pixaba, o maior recebe-dor de royalties do Espí-rito Santo. O sorteio foi realizado na abertura da sessão do Pleno do Tribu-nal de Justiça do Espírito Santo (TJES), no início da tarde de ontem.

O pedido de intervenção em Presidente Kennedy foi feito pelo Ministério Pú-blico Estadual. Seguindo o que prescreve o regimen-to interno, o Tribunal de Justiça encaminhou à ad-ministração municipal as questões levantadas no pe-

dido para que o município se manifestasse. Quando a resposta chegou, o proces-so foi enviado ao MP para que se manifestasse e o pedido de intervenção foi reforçado.

Os autos foram enca-minhados pela Mesa Di-retora para o gabinete do desembargador Ney Ba-tista Coutinho, sorteado conforme o artigo 180 do regimento interno.

Após a manifestação do desembargador, o pedi-do de intervenção será votado pelo Pleno. Se aprovada, caberá ao go-vernador do Estado no-mear o interventor.

SEXTA-FEIRA, 25/05/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

www.AQUIES.com.br04 CIDADES

Ney Batista é o relator do processo de intervenção

O PEDIDO DE InTERvEnçÃO nO MUnICíPIO FOI FEITO PELO MInISTéRIO PúbLICO ESTADUAL »

PRESIDENTE KENNEDY CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Entrevistadores do CadÚnico participam de capacitação

Termina hoje a primeira capacitação dos entrevista-dores municipais do Cadas-tro Único (CadÚnico) de Cachoeiro de Itapemirim. O curso, que começou quarta-feira, acontece no auditório da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), e é realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEA-DH).

A capacitação tem como objetivo a disseminação de informações e a necessida-de de ambientar e preparar os entrevistadores envolvi-dos no processo de gestão e operacionalização do novo formulário do CadÚnico. Também são passados os no-vos conceitos e o preenchi-

mento correto dos campos, promovendo a inclusão das famílias em programas so-ciais. As aulas são ministra-das pelos instrutores Magali Abker, do Governo Estadu-al, e Mônica Ribeiro, capaci-tadora do município.

O novo formulário do CadÚnico identifica alguns grupos tradicionais espe-cíficos. Entre eles estão os quilombolas, os catadores de materiais recicláveis e os moradores de rua. O cadas-tramento desses grupos é importante para o mapea-mento e conhecimento des-sas famílias, além da inclusão em programas que utilizam o Cadastro Único como fer-ramenta de identificação e desenvolvimento de políti-cas públicas.

divulgação

SEXTA-FEIRA, 25/05/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL 05ECONOMIAwww.AQUIES.com.br

Gustavo [email protected]

Mille Fire Economy 2012 – 1.0Kit Básico – 2PDe R$ 23.650para R$21.360

Line T-Jet 1.4 -2012Kit básico – 4PDe R$ 70.780 para R$ 65.200

Ford Ka 2012 -1 .0Kit Básico -2PDe R$23.600 para 21.240

Fiesta Hatch Roccam 2012 – 1.0Kit básicoDe R$ 26.900para R$25.000

CONFIRA OS NOvOS vALORES DE ALGUNS MODELOS

Bastou o governo anun-ciar a redução do Imposto sobre Produto Industrializa-do (IPI) e também do preço de tabela das montadoras para que as concessionárias de todo o país, inclusive Cachoeiro, tivessem um au-mento na procura por carros novos. A medida anunciada pelo Ministro da Fazenda Guido Mantega, no início da semana, determinou que a taxa de juros para os carros fossem reduzidas para evitar uma crise no mercado e fo-mentar a venda de veículos.

Nas principais revende-doras da cidade a procura está alta, segundo o gerente de vendas da Bracom Jorge Fardim houve uma grande procura. “Muitos têm vindo até aqui para saber sobre os novos valores dos veículos”, disse.

A situação é a mesma na Fiat Cola, segundo o gerente de venda Cleydson Pecini a procura aumentou bastante e o movimento na revende-dora está alto. Ele explicou ainda que, infelizmente, quem fechou a compra do veículo antes da decisão do governo não tem jeito, terá que ficar com o valor an-terior. “Tivemos pedidos de pessoas que compraram carros na sexta-feira passada, mas que infelizmente não podemos dar o desconto, já

que ele passou a valer desde a terça-feira (22)”, disse.

DEsconTos Com a mudança nos pre-

ços de tabela e a redução do IPI alguns modelos (veja o Box) sofreram descontos re-ais de até 10%. Então, quem está com dúvida ou deixou para comprar o carro agora esse é um bom momento. Alguns modelos chegam a ter quase R$ 6 mil de des-contos.

TaxasAs montadoras instala-

das no País terão o Imposto sobre Produtos Industria-lizados (IPI) reduzido para carros de até mil cilindradas (1.0) de 7% para zero. Para veículos importados (1.0), o imposto cai de 37% para 30%. No caso de veículos de até duas mil cilindradas (2.0), a alíquota para mo-delos a álcool e flex cairá de 11% para 5,5%. E os im-portados terão corte no im-posto de 41% para 35,5%. Já para os utilitários montados no País tam-

bém tiveram incentivo: IPI passa de 4% para 1%. Nesse grupo, a alíquota dos im-portados passa de 34% para 31%.

Além da redução de IPI, as montadoras se compromete-ram a dar descontos sobre as tabelas em vigor. De acordo com o governo, os descontos serão de 2,5% para carros de até mil cilindradas (1.0), de 1,5% para automóveis de mil a duas mil cilindradas (1.0 – 2.0) e de 1% para uti-litários e comerciais. A medi-da adotada pelo governo vale para carros comprados até o dia 31 de agosto.

Redução de IPI faz aumentar procurar por carros novos

ALGUNS MODELOS TIvERAM REDUçÃO DE QUASE R$ 6 MIL COM QUEDA DAS TAXAS »

cacHoEIRo DE ITaPEMIRIM

novo Palio 2012 – 1.0 - Kit Básico –Flex 4P. De R$ 31.290 para 28.440

filipe rodrigues

SEXTA-FEIRA, 25/05/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

www.AQUIES.com.br06 GERAL

Aprendendo a trabalhar com retalhosfilipe rodrigues

[email protected]

Uma das propostas da Semana do Comércio é oferecer cursos profissio-nalizantes, para gerar mais mão de obra qualificada, além de oportunidade de tocar o próprio negócio. Nessa perspectiva, aconte-ceu ontem o curso de pa-tchwork, que é o trabalho com retalhos, transforman-do em produtos diversos.

As aulas foram minis-tradas por Rozane Souza. Ela é de Vila Velha e tra-balha nesse segmento há décadas. Durante o curso, Rozane ensinou a fazer di-versos materiais, entre eles uma carteira de retalhos.

“Trabalhar com retalhos é muito bom, porque a gen-te pode desenvolver vários produtos, como colchas,

bonecos, sapatos, roupas, entre diversas outras situa-ções. Basta usar a técnica e a criatividade que as coisas acontecem naturalmente. E o melhor: com baixo custo”, comentou Rozane.

Ela dá algumas dicas para quem deseja ou já trabalha com patchwork: “moldes, riscos e projetos devem ser guardados em uma pasta para não os perdemos, pois fazemos um trabalho hoje que poderemos querer re-petir depois; devemos se possível, anotar em um ca-derno a quantidade, cor de tecido e técnica usada em um trabalho ou por uma pe-quena etiqueta no verso do trabalho com os dados da peça; tecidos: de preferencia aos 100% algodão (tricoli-ne é o mais recomendado); devemos lavar com água e sabão neutro e passar antes

de usar. Devemos sempre ter em mãos a quantidade de tecido necessário para o trabalho; podemos usar te-cidos lisos, estampados, xa-drez, listrados, floral, poás, desenhos geométricos ou o que sua imaginação desejar; linhas próprias para quilt e máquina de costura devem ser 100% algodão”.

PatchworkA tradução literal de pa-

tchwork é “trabalho com retalho”. É uma técnica que une tecidos com uma infini-dade de formatos variados. O patchwork é a parte su-perior ou topo do trabalho, já o trabalho completo é o acolchoado, formado pelo topo mais a manta acrílica e o tecido fundo, tudo preso por uma técnica conhecida como quilting ou acolcho-amento.

NA SEMANA DO COMéRCIO, ENTRE OS CURSOS OFERECIDOS ESTAvA O DE PATCHwORk »

cachoEIro DE ItaPEMIrIM

cachoEIro DE ItaPEMIrIM

orientação vocacional para participantes da Semana do comércioA Faculdade de Direito

de Cachoeiro de Itapemi-rim (FDCI) está ministran-do orientação vocacional para os participantes da Semana do Comércio, que se encerra hoje, no pavilhão de eventos da Ilha da Luz. Ontem, a professora de comunicação jurídica, Ere-nilda Wingler Motta, foi a primeira responsável pelo estande da faculdade.

Segundo a professora, quem visitou o estande teve a oportunidade de receber orientações sobre o curso de direito e sua aplicação no mercado de trabalho. “A gente mostra as possibilida-

des de atuação no campo jurídico que o direito pro-porciona. Além disso, expli-camos como é o curso e a faculdade. O resultado tem sido satisfatório. As pessoas estão interagindo e gostan-do”, comentou Erenilda.

Ontem, além de Erenil-da, outras duas pessoas esti-veram no estande da FDCI para fazer a orientação vo-cacional. “Chamamos dessa forma porque é uma manei-ra de despertar essa vocação nas pessoas e orientá-las, ainda que de forma míni-ma, sobre as questões envol-vendo esse segmento”, disse Erenilda.

Quem quiser conhecer o trabalho desenvolvido pela FDCI, durante a Semana do Comércio e Feira de Negócios é só ir até o pa-vilhão de eventos da Ilha da Luz, a partir das 14h00. Hoje, a programação do atendimento será da se-guinte forma: de 15h00 as 16h00, Izaías Corrêa Barboza Junior (advoga-do e professor de prática penal da FDCI); 14h00 as 18h00, Aislan Bissa Paulino (aluno do terceiro ano da FDCI); 18h00 as 22h00, Jonathan dos San-tos Rosa (aluno do quinto ano da FDCI). (FR) a professora de comunicação jurídica, Erenilda wingler Motta, orientou as pessoas que visitaram o estande da FDcI

filipe rodrigues

Vende-se ou troca-se uma Oficina Completa por carro ou terreno(torno, plaina, máquina de solda, maçarico, furadeira e instrumento de medição) Tratar com Dilson 9922-1077 ou Gustavo 9946-2380

coMUNIcaDo - BraMINEX BraSILEIra DE MÁrMorE EXPortaDora S/a, torna público que obteve do IEMA, através do processo n° 39408078, Licença Prévia nº 75/2012, para extração de granito, localidade de Ribeirão Concórdia, Zona Rural, Sítio Santa Rosa Rio Novo do sul/ES.

O município de Castelo se prepara para mais uma vez realizar a tradicional festa de Corpus Christi no dia 07 de junho. Cerca de 3 mil voluntários, morado-res da cidade, desde crianças até idosos, estão envolvidos diretamente na confecção

SEXTA-FEIRA, 25/05/2012 DIÁRIO | Ano 2 | n° 336

Cachoeiro de Itapemirim e Região Sul

Castelo já se prepara para Corpus Christi

O EvEnTO SERÁ REAlIzADO nO DIA 07 DO pRóXImO mêS »

www.aquies.com.br @folhadocaparao » facebook.com/grupofolhadocaparao »

dos quadros e passadeiras que são verdadeiras obras de arte. Este ano, além da po-pulação local, a expectativa é que aproximadamente 70 mil turistas capixabas e de outros estados participem desta festa, considerada o maior evento religioso do

sul do estado e o mais belo do Espírito Santo.

O famoso tapete de Corpus Christi passa pelas principais ruas do Centro da cidade. Será 1,5 km de muita beleza e criatividade. A confecção tem início um dia antes (na quarta-feira) à noite e se es-

tende durante a madrugada até a finalização dos traba-lhos. São utilizados materiais como pedras, borra de café, palha de arroz, tampinhas de garrafa, cds e materiais reci-cláveis para dar forma aos ta-petes que encantam turistas e moradores da cidade.

A festA:A festa de Corpus Christi

é uma celebração litúrgica da Igreja Católica, que acontece todos os anos na quinta-feira após o domingo da Santís-sima Trindade. Seu objetivo é celebrar a presença real e substancial de Cristo nas espécies de Pão e de Vinho consagrados na celebração Eucarística. Neste dia a co-munidade sai em procissão pelas ruas com a Hóstia Consagrada. O próprio Jesus disse no Evangelho de João, capítulo VI, que Ele é o Pão vivo que desceu do céu. A expressão Corpus Christi é latina e significa Corpo de Cristo. A origem desta festa remonta ao século XIII e foi instituída pelo Papa Urbano IV, em 1264.

Em Castelo, a festa surgiu de modo muito singelo com a irmã Zuleide, da Compa-nhia das Filhas da Caridade,

que teve a ideia de confec-cionar um pequeno tapete em frente à Capela de Nossa Senhora das Graças, na San-ta Casa. A partir daí, a festa foi crescendo e adquirindo projeção nacional por causa da beleza dos tapetes e das

passadeiras que são artistica-mente confeccionados com diversos materiais. É a fé que se torna arte a partir da união das pessoas que que-rem homenagear Jesus, o Pão da Vida, que passa pelo artístico tapete.

ARQUIVO FOLHA DO CAPARAÓ

SEXTA-FEIRA, 25/05/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL02 www.aquies.com.br

MC Bellot em festa de torcida Rubro-Negra

OS TORCEDORES SE EnCOnTRAM nO RAnCHO DO IMPERADOR, AMAnHÃ »

noite Dançante em alegre

Nesta sábado o Rancho do Imperador vai ser colo-rido de vermelho e preto. Pela primeira vez aqui em Cachoeiro vai ser realizado o Encontro de Flamenguistas. A festa começa a partir das 19h00 e vai contar com a presença do MC Bellot, co-nhecido pela funk do Bonde do Mengão sem freio.

Segundo um dos organi-zadores, Harrison Soares, a expectativa é que o rancho fique lotado pela torcida flamenguista. Serão grupos de Castelo, Venda Nova e Vargem Alta, a torcida de Guaçuí até o fim desta edi-ção não havia confirmado a presença no evento.

Durante as comemora-ções, haverá cadastro da torcida cachoeirense do Fla-

mengo, de acordo com Har-rison é uma forma de oficia-lizar, pois são todos unidos e sempre estão se reunindo na avenida Beira Rio, após jo-gos do time Rubro-Negro.

A expectativa é de que o público passe de mil pessoas, pois como esse é a primeira vez que é realizado um even-to do tipo na cidade, muitos torcedores, de acordo com o organizador, tiveram a opor-tunidade de se reunirem.

Ingressos Os ingressos podem tanto

ser adquiridos na hora do evento, como antecipados no Stronda Lanches. O preço é único de R$ 20,00 e o esta-cionamento será liberado. A entrada só será liberada se o torcedor estiver vestido com algum traje do Flamengo ou então uma camisa de cor ne-gra ou vermelha.

Gustavo [email protected]

divulgação

Para os amantes da dan-ça, vem aí mais uma “Noite Dançante”. O evento acon-tece no dia 01 de junho, sexta-feira, a partir das 22h, na sede da AABB de Alegre. A atração da noite será o cantor Robson Castro, com seus teclados e sua anima-

ção já tradicional. Os inte-ressados em participar deste momento de confraterniza-ção e descontração entre a comunidade alegrense e da região podem realizar a reserva de mesas ou obter mais informações pelo tele-fone (28) 3552-1165.

divulgação

SEXTA-FEIRA, 25/05/2012CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL 03www.aquies.com.br

Foi o que disse Babi Rossi sobre os boatos de ser prostituta durante um ensaio fo-tográfico. “Às vezes tem uma que faz e as pessoas já gene-ralizam. E também não julgo quem faz. A pe-riquita é de cada uma.”, revelou.

Paula Burlama-qui, 45, vai dar vida à persona-gem Dolores Neiva, também

conhecida como Soninha Catatau, em “Avenida Brasil” (Globo). A mãe de Roni (Daniel Rocha) fez fama como atriz pornô no

passado, mas Diógenes

(Otávio Augusto) sempre con-

tou ao filho que a mulher morreu em um acidente.

A primeira filha de do casal de atores Cauã Reymond e Grazi Massafera nasceu na noite de quarta-feira (23), no Rio. De acordo com a assessoria da maternidade Perinatal, Sofia nasceu às 23h37 de cesárea. A pequena pesa 4,135 quilos e 50 centímetros. Todos passam bem.

’A

periquitaé de cAdA umA’

Paula Burlamaqui será evangélica e ex-atriz pornô

nAsce filha de grazi e cauã

Chamar atenção virou um sinônimo de Gaby Amarantos. É difícil não notar a presença da cantora paraense. Mesmo assim, Gaby não cansa de surpre-ender. A cantora compartilhou com os fãs em seu perfil no Instagram uma foto em que aparece nua e maquiada dentro de uma banheira de espuma.

gaBy amarantos BeBe chamPanhe nua numa Banheira de espumA

DO FILME A MULHER DO SÉCULO: A vIDA É UM bAnqUEtE, E A MAIOR pARtE DOS COItADOS EStá MORREnDO DE FOME.

www.AQUIES.com.brSEXTA-fEIrA, 25/05/2012 CACHOEIrO DE ITAPEMIrIM E rEGIÃO SUL04

Profissional de alta competência, de olho no futuro e com uma carteira de clientes invejável: Elusia Camara é uma das profissionais mais requisitadas por mulheres inteligentes e belas do sul do estado.

Para deixar a Coluna mais elegante nesta sexta feira, o flash para Rosiane Sieiro de Souza, Jaqueliny Polonini Moreli e Letícia Martins Real.

ATÉ HOJE o capi-xaba do sul poderá participar de cursos, palestras e fechar negócios. Os expo-sitores estão ávidos por aproximar seus produtos e serviços dos consumidores.

DESFILES de moda também irão agitar a Semana do Comer-cio. Há também de-gustação de doces e ainda oportunidades de compra com des-contos convidativos.

Ativistas do Projeto Cuidar sempre de olho na melhoria

da qualidade de vida dos mais necessitados: Eraldo Soares, Profº

Antonio Carlos e Márcia Ramos

dos e os clientes com perfil de finan-ciamento foram na faixa de 35 anos.

MÃO DE OBRA qualifica-da ainda em fal-ta para a realiza-ção de diversos projetos.

SHOPPING SUL tem novos filmes a partir de hoje no Cinema: onde tem estréia, esta-remos lá!

25 mil visitan-tes e R$ 259,9 milhões foram negociados du-rante o Feirão da Casa Própria realizado em Vi-tória.

MUNICIPIO DA SERRA foi o cam-peão de vendas, seguido de Vila Velha.

IMÓVEIS DE 2 QUARTOS foram os mais procura-

STAND AQUI NOTICIAS sendo um dos mais visita-dos na Semana do Comer-cio e do Empreendedor de Cachoeiro de Itapemirim.

Ramon BaRRos @ramonbarros

www.facebook.com/ramonbarros.tv

[email protected](28) 9882 8981

FOTOs: ramOn barrOs

Cinema de graçaO município de Itapemirim promoverá, amanhã e domingo, a exibição ao ar livre de 24 curta-metragens entre animação, ficção e documentários brasileiros premiados em festivais nacionais e no exterior. Os curtas serão exibidos em um telão montado na Avenida Beira Rio, com direito à pipoca e refrigerante de graça. Serão apresentadas duas sessões por dia, às 18h30 e 20h30, com cerca de seis curtas por sessão. Além de Itapemirim, os municípios de Guarapari e Vitória também receberão o “Projeto Curta na Praça” pela primeira vez.

CirCuito turístiCo de itapemirimNa Praia de Itaipava, acontece um delicioso Arraial de Festa Junina juntamente com um Luau. O evento é promovido por empresários do Circuito Turístico das Pedras e do Mar, no município de Itapemirim, que já soma o seu quarto evento. Com uma programação bem atrativa, a Festa promete esquentar o friozinho do inverno à beira do mar e acontece no dia 9 de junho, a partir das 20 horas. A entrada é uma caixa de leite que será doada às instituições filantrópicas locais.

por Marcelo Soncino | (28) 9945 4927 | [email protected]

Vip’s do LiToRAL

piúma na expotur 2012A capital Vitória receberá entre os dias 25 e 27 de maio, muitos municípios do Estado para a Expotur 2012, o 8º Salão de Turismo e o 3º Salão do Artesanato do Estado. Em nosso Litoral, destaque para a participação do município de Piuma no evento que, na última edição em 2011, reuniu aproximadamente 23 mil pessoas. O evento é realizado pela Associação Brasileira de Agências de Viagem do Espírito Santo e acontece na Praça do Papa.

Centro Cultural de anChietaO Centro Cultural de Anchieta tem a previsão para ser inaugurado no dia 09 de junho, data em que se celebra a morte do Beato José de Anchieta, durante a Festa Nacional. A obra fica no antigo Hotel Anchieta, que data do século passado, onde foi realizado um grande investimento de recuperação, restauro e adequação do espaço projetado para ser referência cultural na região. Quem acompanha de perto a preciosidade é a gerente de Cultura e Patrimônio Histórico, Telma Amaral.

Crianças em prol do ambienteOs alunos do 4º e 5º anos do Colégio Padre Otávio, de Marataízes ficaram irradiantes ao visitar a comunidade de Lagoa D’Antas para desenvolver parte do “Projeto de Educação Ambiental Verde que te quero verde”. Através do contato com a comunidade, as crianças distribuíram mudas, deram explicações sobre a importância do plantio de árvores e como eles deveriam ser realizados. Parabéns a todos!

SeXta-Feira, 25/05/2012 23

www.aQUieS.com.br

SEXTA-FEIRA, 25/05/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

www.AQUIES.com.br24

LEI MUNICIPAL N° 2.413/2012

“DISCIPLINA A OBRIGATORIEDADE DE TRANSMISSÃO DIRETA DAS SESSÕES DA CÂMARA MUNICIPAL PELA EMISSORA DE RADIODIFUSÃO COMUNITÁRIA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE IÚNA, ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, FAÇO SABER QUE A CÂMARA MUNICIPAL APROVOU E EU PROMULGO A SEGUINTE LEI:

Art. 1° Ficam as emissoras do Serviço de Radiodifusão Comunitária do Município de Iúna/ES, obrigadas a transmitirem ao vivo as Sessões Ordinárias da Câmara Municipal.Art. 2° Fica o Poder Legislativo obrigada a disponibilizar os meios necessários para o cumprimento do disposto no artigo anterior.Art. 3° Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

GABINETE DO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE IÚNA, ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, AOS DEZESSEIS DIAS DO MÊS DE MAIO DO ANO DE DOIS MIL E DOZE, 16/05/2012. VOLMIR HOTE DA SILVAPresidente da Câmara

Publicada no Mural existenteno saguão da Câmara Municipalde Iúna, aos 16/05/2012

__________________Presidente da Câmara

“ZAEDIS DE OLIVEIRA THEZOLIN, CPF Nº 071.167.307-10, torna público que obteve da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente – SEMAGMA de Muniz Freire, por meio do processo nº 11.736/2012, Licença Ambiental Prévia e de Instalação, para a atividade de Secagem de Grãos de Café, situada na localidade Fazenda Guarani – Piaçu, distrito da sede do município de Muniz Freire/ES.”

SEXTA-FEIRA, 25/05/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL 25www.AQUIES.com.br

CONTROLADORIA GERAL

INSTRUÇÃO NORMATIVA SCI Nº 01/2012”

FINALIDADE: Dispor sobre a produção de Instruções Normativas a respeito das rotinas de trabalho a serem observadas pelas diversas unidades da estrutura da Câmara Municipal, objetivando a implementação de procedimentos de controle. (“Normas das Normas”).

UNIDADE RESPONSÁVEL: Sistema de Controle Interno (Controladoria Geral).

ABRANGÊNCIA: Abrange todas as unidades da estrutura organizacional da Câmara Municipal, quer como executoras de tarefas, quer como fornecedoras ou recebedoras de dados e informações em meio documental ou informatizado.

CONCEITOS:Instrução Normativa: Documento que estabelece os procedimentos a serem adotados objetivando a padronização na execução de atividade e rotinas de trabalho.Manual de Rotinas Internas e Procedimentos de Controle: Coletânea de Instruções Normativas.Fluxograma: Demonstração gráfica das rotinas de trabalho relacionada a cada sistema administrativo, com a identificação das unidades executoras.Sistema: Conjunto de ações coordenadas, que concorrem para um determinado fim.Sistema Administrativo: Conjunto de atividades afins, relacionadas a funções finalísticas ou de apoio, distribuídas em diversas unidades da Câmara Municipal e executadas sob a orientação técnica da Controladoria Geral, com o objetivo de atingir algum resultado.Ponto de Controle: Aspectos relevantes em um sistema administrativo, integrantes da rotina de trabalho ou na forma de indicadores, sobre os quais, em função de sua importância, grau de risco ou efeitos posteriores, deva haver algum procedimento de controle.Procedimentos de Controle: Procedimentos inseridos nas rotinas de trabalho com o objetivo de assegurar a conformidade das operações inerentes a cada ponto de controle, visando restringir o cometimento de irregularidades ou ilegalidades e/ou preservar o patrimônio publico.Sistema de Controle Interno: Conjunto de procedimentos de controle inseridos nos diversos sistemas administrativos, executados ao longo da estrutura organizacional sob a coordenação, orientação técnica e supervisão do Controlador Geral.

BASE LEGAL: A presente Instrução Normativa integra o conjunto de ações, de responsabilidade do Chefe do Poder Legislativo Municipal, no sentido da implementação do Sistema de Controle Interno na Câmara Municipal de Iuna/ES, sobre o qual dispõe os artigos 31, 70 e 74 da Constituição Federal; artigos 29, 70 e 76 da Constituição Estadual; artigo 52 da Lei Orgânica do Município; artigo 59 da Lei Complementar nº 101/00; e das Leis Municipais nº 2.409 e 2.410/2012.

ORIGEM DAS INSTRUÇÕES NORMATIVAS: As Instruções Normativas fundamentam-se na necessidade de padronização de procedimentos e do estabelecimento de procedimentos de controle, tendo em vista as exigências legais ou regulamentares, as orientações da Administração e as constatações da Controladoria Geral, decorrentes de suas atividades de auditoria interna. Cabe a Controladoria Geral que passa a ser identificada como “Unidade Responsável” pela Instrução Normativa, a definição e formatação das Instruções Normativas. As diversas unidades da estrutura organizacional que se sujeitam à observância das rotinas de trabalho e dos procedimentos de controle estabelecidos na Instrução Normativa passam a ser denominadas “Unidade Executora”.

RESPONSABILIDADES:Da Controladoria Geral: Promover discussões técnicas com as unidades executoras, para definir as rotinas de trabalho e identificar os pontos de controle e respectivos procedimentos de controle, objetos da Instrução Normativa a ser elaborada;Aprovar a Instrução Normativa e promover a sua divulgação e implementação;Manter atualizada, orientar as áreas executoras e supervisionar a aplicação da Instrução Normativa;Organizar e manter atualizado o manual de procedimentos, em meio documental e/ou em base de dados, de forma que contenha sempre a versão vigente de cada Instrução Normativa;Através da atividade de auditoria interna, avaliar a eficácia dos procedimentos de controle inerentes a cada sistema administrativo, realizando alterações nas Instruções Normativas para aprimoramento dos controles ou mesmo a formatação de novas Instruções Normativas.

Das Unidades Executoras: Atender às solicitações da Controladoria Geral na fase da formatação das Instruções Normativas, quanto ao fornecimento de informações e à participação no processo de elaboração;Alertar a Controladoria Geral sobre alterações que se fizerem necessárias nas rotinas de trabalho, objetivando a sua otimização, tendo em vista, principalmente, o aprimoramento dos procedimentos de controle e o aumento da eficiência operacional;Manter a Instrução Normativa à disposição de todos os funcionários da unidade, velando pelo fiel cumprimento da mesma;Cumprir fielmente as determinações da Instrução Normativa, em especial quanto aos procedimentos de controle e quanto à padronização dos procedimentos na geração de documentos, dados e informações;Prestar o apoio técnico na fase de elaboração das Instruções Normativas e em suas atualizações, em especial no que tange à identificação e avaliação dos pontos de controle e respectivos procedimentos de controle. FORMATO E CONTEÚDO DAS INSTRUÇÕES NORMATIVAS:O formato do presente documento serve como modelo padrão para as Instruções Normativas, que deverão conter os seguintes campos obrigatórios:

1 - Na Identificação:Número da Instrução Normativa.A numeração deverá ser única e seqüencial para todo o Poder Legislativo Municipal, com a identificação da sigla do sistema antes do número e aposição do ano de sua expedição.

Indicação da Versão.Indica o número da versão do documento, atualizado após alterações.

Data da Entrada em Vigor.Este campo deverá conter apenas a data em que a Instrução Normativa entrará em vigor.

Unidade Responsável.Informa o nome da unidade responsável pela Instrução Normativa (Controladoria Geral), que atua como órgão central do sistema de controle interno.

2 - No Conteúdo:Finalidade.Especificar de forma sucinta a finalidade da Instrução Normativa, que pode ser identificada mediante uma avaliação sobre quais os motivos que levaram à conclusão da necessidade de sua elaboração. Dentro do possível, indicar onde inicia e onde termina a rotina de trabalho a ser normatizada.

Abrangência.Identificar o nome das unidades executoras. Quando os procedimentos estabelecidos na Instrução Normativa devam ser observados, mesmo que parcialmente, por todas as unidades da estrutura organizacional, esta condição deve ser explicitada.

Conceitos.Tem por objetivo uniformizar o entendimento sobre os aspectos mais relevantes inerentes ao assunto objeto da normatização.Especial atenção deverá ser dedicada a esta seção nos casos de a Instrução Normativa abranger a todas as unidades da estrutura organizacional.

Base Legal e Regulamentar.Indicar os principais instrumentos legais e regulamentares que interferem ou orientam as rotinas de trabalho e os procedimentos de controle a que se destina a Instrução Normativa.

Responsabilidades.Esta seção destina-se à especificação das responsabilidades específicas da Controladoria Geral e das unidades executoras, inerentes à matéria objeto da normatização. Procedimentos.Trata da descrição das rotinas de trabalho e dos procedimentos de controle, conforme demonstradas no fluxograma (quando houver).

Considerações Finais.Esta seção é dedicada à inclusão de orientações ou esclarecimentos adicionais, não especificadas anteriormente, tais como:a) Medidas que poderão ser adotadas e/ou conseqüências para os casos de inobservância a o que está estabelecido na Instrução Normativa;b) Situações ou operações que estão dispensadas da observância total ou parcial a o que está estabelecido;c) Unidade ou pessoas autorizadas a prestar esclarecimento a respeito da aplicação da Instrução Normativa.

Aprovação.Na Instrução Normativa deverá conter campo para que o Presidente da Câmara tome conhecimento e emita o seu “ciente” do seu conteúdo original, ou de suas alterações.

Procedimentos.Com base na análise preliminar das rotinas e procedimentos que vêm sendo adotados em relação ao assunto a ser normatizado, deve-se identificar, inicialmente, as diversas unidades da estrutura organizacional que tem alguma participação no processo e, para cada uma, quais as atividades desenvolvidas, para fins da elaboração do fluxograma.

Também devem ser identificados e analisados os formulários utilizados para o registro das operações e as interfaces entre os procedimentos manuais e os sistemas computadorizados (aplicativos).

A demonstração gráfica das atividades (rotinas de trabalho e procedimentos de controle) e dos documentos envolvidos no processo, na forma de fluxograma, deve ocorrer de cima para baixo e da esquerda para direita, observando-se os padrões e regras geralmente adotados neste tipo de instrumento, que identifiquem, entre outros detalhes, as seguintes ocorrências:a) Início do processo (num mesmo fluxograma pode haver mais de um ponto de início, dependendo do tipo de operação);b) Emissão de documentos;c) Ponto de decisão;d) Junção de documentos;e) Ação executada (análise, autorização, checagem de autorização, confrontação, baixa, registro etc.) Além das atividades normais, inerentes ao processo, devem ser indicados os procedimentos de controle aplicáveis.

As diversas unidades envolvidas no processo deverão ser segregadas por linhas verticais, com a formação de colunas com a identificação de cada unidade ao topo. No caso de um segmento das rotinas de trabalho ter que ser observado por todas as unidades da estrutura organizacional, a identificação pode ser genérica, como por exemplo: “área requisitante”.

Se uma única folha não comportar a apresentação de todo o processo, serão abertas tantas quantas necessárias, devidamente numeradas, sendo que, neste caso, devem ser utilizados conectores, também numerados, para que possa ser possível a identificação da continuidade do fluxograma na folha subseqüente e vice-versa.

Procedimento idêntico deverá ser adotado no caso da necessidade do detalhamento de algumas rotinas específicas em folhas auxiliares.

O fluxograma, uma vez consolidado e testado, orientará a descrição das rotinas de trabalho e dos procedimentos de controle na Instrução Normativa e dela fará parte integrante como anexo.

A descrição deverá ser de maneira objetiva e organizada, com o emprego de frases curtas e claras, de forma a não facultar dúvidas ou interpretações dúbias, com uma linguagem essencialmente didática e destituída de termos ou expressões técnicas, especificando o “como fazer” para a operacionalização das atividades e identificando os respectivos responsáveis.

Deverá conter, porém, os detalhamentos necessários para a clara compreensão de tudo que deverá ser observado no dia a dia, em especial quanto aos procedimentos de controle cuja especificação não consta do fluxograma. Inclui-se neste caso, por exemplo, a:a) Especificação dos elementos obrigatórios em cada documento;b) Destinação das vias dos documentos;c) Detalhamento das análises, confrontações e outros procedimentos de controle a serem executados em cada etapa do processo;d) Relação de documentos obrigatórios para a validação da operação;e) Aspectos legais ou regulamentares a serem observados;f) Os procedimentos de segurança em tecnologia da informação aplicáveis ao processo (controle de acesso lógico às rotinas e bases de dados dos sistemas aplicativos, crítica nos dados de entrada, geração de cópias back-up etc.).

Quando aplicável, os procedimentos de controle poderão ser descritos à parte, na forma de “check list”, que passarão a ser parte integrante da Instrução Normativa como anexo. Neste caso, a norma deverá estabelecer qual a unidade responsável pela sua aplicação e em que fase do processo deverá ser adotado.

No emprego de abreviaturas ou siglas deve-se identificar o seu significado, por extenso, na primeira vez que o termo for mencionado no documento e, a partir daí, pode ser utilizada apenas a abreviatura ou sigla, como, por exemplo: Tribunal de Contas do Estado – TCE.

Dentro do possível, a especificação das rotinas de trabalho e dos procedimentos de controle deverá ser agrupada, inicialmente, por unidade executora, que serão identificadas por algarismo romano. Dentro de cada área, serão especificas as atividades inerentes a cada tipo de situação ou operação, que serão identificadas por letra maiúsculas.

Dependendo da matéria a ser normatizada e diante da possibilidade de uma melhor organização e compreensão das rotinas e procedimentos a serem observadas, nada impede que a forma de organização anteriormente proposta seja invertida ou alterada.

Seja qual for a forma dotada, a especificações das ações, em qualquer etapa do processo, deverá ser apresentada em sequência numérica.

Uma vez concluída a versão final da Instrução Normativa ou de sua atualização, a Controladoria Geral encaminhará para ciência e, posteriormente, providenciará sua divulgação e implementação.

CONSIDERAÇÕES FINAIS.

Os esclarecimentos adicionais a respeito deste documento poderão ser obtidos junto à Controladoria Geral da Câmara Municipal de Iuna/ES que, por sua vez, através de procedimentos de auditoria interna, aferirá a fiel observância de seus dispositivos por parte das diversas unidades da estrutura organizacional.

Esta Instrução Normativa entra em vigor na data de sua publicação.

SALA DA CONTROLADORIA GERAL DA CÂMARA MUNICIPAL DE IUNA/ES, AOS VINTE E DOIS DIAS DO MÊS DE MAIO DO ANO DE DOIS MIL E DOZE. (22-05-2012).

MARCO ANTONIO SONSIM DE OLIVEIRAControlador Geral

VOLMIR HOTE DA SILVAPresidente da Câmara

SEXTA-FEIRA, 25/05/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

www.AQUIES.com.br26 GERAL

ALISSANDRA [email protected]

Depois de um grave acidente, que resultou na morte de uma pes-soa e deixou mãe e filha, de apenas quatro meses, feridas, populares fecha-ram o trevo de acesso à Rodovia do Contorno, na Rodovia 164 – Geral-do Sartório, que liga Ca-choeiro de Itapemirim a Vargem Alta, na quarta-feira, reivindicando pro-vidências para que seja reduzido o número de acidentes no local.

O Departamento de Estradas de Rodagem

(DER-ES) informou que a Rodovia recebeu obras de reabilitação recente-

mente e encontra-se em bom estado de conserva-ção. Além disso, ela está

sinalizada conforme de-termina a lei de trânsito e faz um apelo para que

os motoristas respeitem as placas implantadas no local.

Trevo da Rodovia do Contorno pode ganhar radar

O DER AFIRMOU QUE A RODOvIA SERá AnALISADA PARA RECEbER O EQUIPAMEnTO, já QUE OS MOTORISTAS nÃO RESPEITAM A SInALIzAçÃO nO LOCAL »

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Motoristas que trafe-gam pelo local garan-tem que os caminhões e carretas não respeitam a sinalização, e essa tem sido a principal causa dos acidentes no tre-cho.

O DER informou ain-da que está licitando a contratação da empresa que vai operar os radares no próximo ano. Assim que a licitação for con-cluída e a empresa ven-cedora estiver contrata-da, o DER identificará as rodovias que recebe-rão novos equipamen-tos. A rodovia também será analisada.