edicao 279

12
A ELEIÇÃO EM DIVINO DE SÃO LOURENÇO NA » VISÃO DO PREFEITO MIGUELZINHO CAÇAPA GERAL | Pág 11 TERÇA -FEIRA, 13/03/2012 | DIÁRIO | ANO 1 | N° 279 | CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL R$ 1,00 www.aquies.com.br @folhadocaparao » facebook.com/grupofolhadocaparao » SEDE DO JORNAL EM NOVO ENDEREÇO POLÍTICA| Pág 03 SEGUNDA CIRETRAN ESCLARECE NOVAS REGRAS PARA PLACAS O VEÍCULO TEVE FALHA MECÂNICA, QUEBROU A MURETA DA PISTA E DESCEU » CERCA DE 200 METROS QUASE CHEGANDO NO CANTO DO BAZONI MAURIDES CORRÊA, CHEFE DO ÓRGÃO, FALA SOBRE AS MUDANÇAS A PARTIR DO DIA 1º DE ABRIL » GERAL | Pág 10 CAMINHÃO SEM CONTROLE DEIXA UM MORTO NA DESCIDA DE SOTURNO POLÍTICA | Pág 04 PREFEITO DE BOM JESUS DO NORTE PODE PERDER O MANDATO HOJE REELEIÇÃO E PREOCUPAÇÃO COM O FUTURO CIDADES | Pág 09 GOVERNADOR ENTREGA OBRAS EM APIACÁ E VENDA NOVA DO IMIGRANTE GERAL| Pág 11 ÚLTIMA SEMANA PARA SE RECADASTRAR NO PROGRAMA TARIFA SOCIAL DE CACHOEIRO MARCOS FREIRE SEGURANÇA | Pág 12 FILIPE RODRIGUES FILIPE RODRIGUES FILIPE RODRIGUES LEANDRO MOREIRA

Upload: jornal-aqui-noticias

Post on 25-Mar-2016

237 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Jornal Aqui Noticias Folha do Caparao

TRANSCRIPT

Page 1: Edicao 279

A ELEIÇÃO EM DIVINO DE SÃO LOURENÇO NA »VISÃO DO PREFEITO MIGUELZINHO CAÇAPA

GERAL | Pág 11TERÇA-FEIRA, 13/03/2012 | DIÁRIO | ANO 1 | N° 279 | CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SULR$ 1,00

www.aquies.com.br @folhadocaparao » facebook.com/grupofolhadocaparao » SEDE DO JORNAL EM NOVO ENDEREÇO

POLÍTICA| Pág 03

SEGUNDA CIRETRAN ESCLARECE NOVAS REGRAS PARA PLACAS

O VEÍCULO TEVE FALHA MECÂNICA, QUEBROU A MURETA DA PISTA E DESCEU »CERCA DE 200 METROS QUASE CHEGANDO NO CANTO DO BAZONI

MAURIDES CORRÊA, CHEFE DO óRGÃO, FALA SOBRE AS MUDANÇAS A PARTIR DO DIA 1º DE ABRIL »GERAL | Pág 10

CAMINHÃO SEM CONTROLE DEIXA UM MORTO NA DESCIDA DE SOTURNO POLÍTICA | Pág 04

PREFEITO DE BOM JESUS DO NORTE PODE PERDER O MANDATO HOJE

REELEIÇÃO E PREOCUPAÇÃO COM O FUTURO

CIDADES | Pág 09

GOVERNADOR ENTREGA OBRAS EM APIACÁ E VENDA NOVA DO IMIGRANTE

GERAL| Pág 11

ÚLTIMA SEMANA PARA SE RECADASTRAR NO PROGRAMA TARIFA SOCIAL DE CACHOEIRO

MAR

COS

FREI

RE

SEGURANÇA | Pág 12

FILI

PE R

ODRI

GUES

FILI

PE R

ODRI

GUES

FILI

PE R

ODRI

GUES

LEAN

DRO

MOR

EIRA

Page 2: Edicao 279

EXPEDIENTEDIRETOR GERAL: Elias CarvalhoEDITOR CHEFE: Ilauro OliveiraEDITOR DE CRIAÇÃO E ARTE: Luan Ola

REPóRTEREs: Alissandra Mendes, Gustavo Ribeiro, Filipe Rodrigues,Leandro Moreira e Marcos Freire

E-mails: [email protected]@gmail.com; [email protected]@gmail.com

Circulação: Es - Afonso Cláudio, Alegre, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Atílio Vivacqua, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo

DIAGRAmADORA: Suheley Garcia SuhettDEPARTAmENTO COmERCIAL: Joana Campos (28) 3521 7726COLAbORADOREs: Sérgio Oliveira, Wellington Santiago, José Montoni, Sérgio Garschagen, Luiz Trevisan, Adilson Conti, Antônio Fernando de Souza, Maurílio Carvalho, Gilvan Rodolpho, Sérgio Neves, Wagner Medeiros Junior, Daniel Diirr, Edison ZardiniDPTO. JuRíDICO: MIGNONE ADVOGADOSDR RICARDO MIGNONE - OAB/ES 12.699

Monteiro, Marataízes, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, São José do Calçado, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante.

Editora e Jornal Sul Capixaba Ltda - ME | CNPJ: 10.916.216.0001-55. Rua Resk Salim Carone, S/N º - Ed. Ibisa - Loja 03 - Bairro Gilberto Machado. Cachoeiro de Itapemirim-ES (Próximo à rodoviária) . Tel: (28) 3521 7726

A aplicação da inversão do ônus da prova no âmbito do Processo do Trabalho, por ser uma questão por várias vezes controvertida, ou seja, em alguns momentos é do empregado, nou-tras é do empregador, verifica-se que os magis-trados trabalhistas não são unânimes quando da sua aplicação dentro do processo.

A aplicação da inversão do ônus da prova apresenta o conceito jurídico e a natureza do instituto das provas de uma forma geral mui-tas vezes, é uma questão controvertida, uma vez que na prática se verifica que os magis-trados trabalhistas não são muito unânimes quando têm de aplicá-la em casos práticos, fazendo-se necessária uma pesquisa mais aprofundada desse instituto em sua essência e relevância, em razão de sua principal finali-dade, qual seja, a de fazer o convencimento do Juízo acerca dos fatos alegados.

Em aplicação ao processo do trabalho a pro-va é de fundamental importância, principal-mente quando se está do lado mais frágil, com relação à produção e apresentação das provas, haja vista que na grande maioria da vezes é o empregado que fica em condição menos favo-rável à questão da apresentação da prova em juízo. São os momentos em que a inversão do ônus da prova deve ser aplicada, sempre se respeitando a boa técnica e conveniência de modo que a verdade real seja alcançada.

Primeiramente, há que se destacar que a CLT – CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS DO TRABALHO (Decreto-lei n° 5.452, de 1° de maio de 1943) em seu artigo 818 (Brasil, 1943), disciplina que a prova das alegações incumbe à parte que as fizer.

Porém, é importante ressaltar, que são inadmissíveis, no processo, as provas obtidas por meios ilícitos, segundo o preceituado no inciso LVI do artigo 5° da Constituição Fede-ral Brasileira de 1988 (Brasil, 1988).

Valentin Carrion (2009, p. 628), citando Mascardus, que por sua vez citou João Mendes de Almeida Jr. em sua obra Direito Judiciário Brasileiro, disse que “quem não pode provar é como quem nada tem; aquilo que não é pro-vado é como se não existisse; não poder ser provado, ou não ser é a mesma coisa”.

Todavia, diante do poder discricionário do juiz, a ele é dado, caso o julgue necessário, tomar a iniciativa de procurar novos meios de certeza, novos meios de buscar seu con-vencimento, mesmo não requeridos pelas partes, sendo certo, que isso não é o seu de-ver, como dito anteriormente, é um poder, uma faculdade, sabendo-se que na prática, na maior parte das vezes, o dia a dia das varas tra-balhistas e a complexidade da vida moderna não o permitem assim proceder.

Em sua essência, o vocábulo prova é origi-nário do latim proba, de probare, no sentido

de demonstrar a veracidade de uma proposi-ção ou a realidade de um fato.

Prova, no âmbito do direito processual, é o meio utilizado para a demonstração no processo, da veracidade dos fatos controver-tidos.

A prova tem seus princípios ancorados na necessidade de sua obtenção, devendo ser apreciada em seu conjunto as quais deverão ser obtidas licitamente e legalmente, sempre submetidas ao contraditório e oportunizado a ambas as partes as mesmas possibilidades de produzi-las.

Deverá ainda ser produzida em momento próprio e somente na presença do juiz ou a ele trazida quando já existente, pois deixa de ser de interesse somente das partes passando a ser também de interesse do Estado, que busca o esclarecimento da verdade real orientando-se pela melhor aptidão para a prova que nada mais é que a parte que possuir melhor condi-ção de produzi-la ou trazê-la aos autos deverá fazê-la, independente de ser autor ou réu.

Sérgio Pinto Martins em sua obra Direito Processual do Trabalho – Doutrina e Prática Forense – 28ª Edição, p. 312, Ed. Atlas, le-ciona que o objetivo da prova é demonstrar os negócios jurídicos praticados pelas partes, sendo sua natureza mista, ou seja, pode ser produzida de maneira extrajudicial.

Assim temos que o objetivo da prova é demonstrar que os fatos narrados ocorreram, bem como as suas circunstâncias de modo que o juiz possa formar seu convencimento e utilizando seu poder discricionário, prolatar a decisão.

O magistrado deve ser imparcial não po-dendo utilizar-se de seus conhecimentos pes-soais acerca dos fatos, é precisamente do dever legal de neutralidade que vem esta vedação.

O ônus da prova é o encargo da parte que alega provar em juízo suas alegações para o convencimento do juiz, não sendo obrigação ou dever.

O ônus da prova para provar fato consti-tutivo de direito será de quem alegar, sendo invertido quando a outra parte alegar fatos que mudem, impeçam ou extingam o direito contraposto.

Diz-se isso ser o momento da produção da prova e em alguns casos o lugar de produzi-las que será variável de acordo com a natureza do fato que se pretende provar.

Entendemos que a prudência e a experi-ência do magistrado devam pesar durante a produção da prova, analisando as circuns-tância do trabalho, o local de sua prestação, o tipo de trabalho e o grau de instrução das partes envolvias para que no uso do bom di-reito possa aplicar as regras relativas ao ônus da prova bem como sua inversão.

A Prova e sua Inversão no Processo Trabalhista

TERÇA-FEIRA, » 13/03/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

www.AQUIES.com.br02 OPINIÃO

As matérias assinadas publicadas neste jornal, necessariamente não traduzem a opinião do próprio jornal. A veracidade das informações publicitárias veiculadas é de responsabilidade de quem as patrocina (anunciante). A legislação não impõe ao órgão que veicula o anúncio (jornal) a obrigatoriedade de verificação e comprovação da fidedignidade e correção destes anúncios. Fonte: STJ (Superior Tribunal de Justiça).

Casteglionecomparece hoje...Na sessão da Gaiola de Ouro# sábado esteve no Zumbi...Percorrendo obras que estão sendo feitas naquele bairro#Ruy caprichou na festa de domingo...Para a turma do Explosão do Novo Parque#Ferraço...Navegando em céu de brigadeiro...E mar de almirante#PV amadurecendo a idéia...De pular fora# Ricardo Teixeira da CbF pediu para sair...Romário fazendo festa#Domingo pela manhã...Um personagem fazia exercicíos de Tai Chi Chuan...Em frente a praça Jerônimo Monteiro# Enquanto isso..”.A Vovó tá maluca”# Tem mais coisas entre uma ambulância e o seu aluguel...Do que sonha nossa vã filosofia#E assim caminha...A humanidade# Trânsito fazendo vítimas no final de semana...Na região do Caparaó...10 feridos e 03 jovens perderam a vida# Professores da rede municipal...Da Terra de Neném Doido cruzam os braços na quinta-feira# A categoria reivindica...Melhoria salarial# E muita gente pegando carona na reivindicação...De olho nas eleições de outubro#E um sargento americano executou 19 inocentes no Afeganistão...O troco vai ser pior#Hoje é terça...Dia de dormir cedo#Amanhã tem feira livre na matriz Velha...Vou lá comprar mandioca...Para comer com torresmo, Parataudo e Devassa...

FRAsE DO PIPOquEIRO FRAsE DO sORVETEIRO

mEu DIAs DE PObRE Es-• TÃO CONTADOs... ATé AGORA FORAm 17.886 DIAs

NÃO bAsTA sER PObRE, TEm quE • TER DENTRO DO bOX um PREsTObARbA E um EsPELHINHO LARANJA PENDuRADO

PATuLEIA •

Do túnel do tempo: Em um evento da prefeitura, na década de 60 ,o professor Florisbelo Neves discursa, sendo ouvido pelo então prefeito Raymundo Andrade , Abel santana , professor Deusdedith baptista e outros não identificados.

Senhor se no mundo que me cerca eu não puder enxugar uma lágrima.Não conseguir dizer uma palavra de conforto.Fazer alguém sorrir de verdade.O deus se eu não souber ser justo humilde atencioso e promotor da esperança na terra.Se não puder lutar contra as injustiças.Agir com dignidade.Deixar de me irritar com as pequenas coisas.Compreender que os outros também têm suas limi-tações.Senhor se eu não souber aceitar a tua vontade acima da minha própria vontade.Então, não permita que eu condene as guerras e ore pela paz.Não aceita a oferta que eu te oferecer.Nem escute os meus constantes pedidos de socorro.Mas quando vier te pedir perdão.Oh Deus, perdoa-me por inteiro e lava meu coração no sangue da nova e eterna aliança contigo por meio de Jesus teu filho amado.Ilumina a minha inteligência e aminha vontade, para que eu possa viver na tua presença todas as horas do dia e todos os dias da vida.

EWERTON M. TRÉ[email protected] OAB – ES 9217 »

Page 3: Edicao 279

Miguel Lourenço da Costa (PMDB), mais co-nhecido como Miguelzi-nho Caçapa, articula junto aos aliados o seu projeto de reeleição na prefeitura de Divino de São Lourenço. Ele afirma que sua meta é dar continuidade ao traba-lho iniciado e teme que a administração municipal caia em mãos erradas.

“Não é vaidade. Às ve-zes, a prefeitura cai em mãos erradas. Na última vez, tive que construir tudo de novo, sendo que quatro anos é pouco tem-po”, contou. Miguelzinho foi prefeito entre 1989 e 1992.

“Quero expandir as obras feitas e preciso da certeza da continuidade. Antes de ser prefeito, sou cidadão local; por isso, se for da vontade da maioria, estarei à disposição nova-mente para ser prefeito”, afirmou.

Atualmente, o grupo político o qual perten-ce o prefeito é formado por 13 partidos, são eles PMDB, PSB, PT, PRB, PSDC, PSC, PR, PMN, PC do B, PT do B, PTN, PRTB e PSL. O peeme-debista informou que conversa com os aliados para que a reeleição se torne um consenso no grupo.

MandatosMiguelzinho Caçapa

exerceu dois mandatos de vereador, nos períodos de 1966/70 e 1970/72. Neste último ano, ele foi vice-prefeito até 1976. Encerrado o governo, o peemedebista se ausentou da política e retornou nas eleições de 1988, quando foi eleito prefeito pela pri-meira vez.

TERÇA-FEIRA, 13/03/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL 03POLÍTICAwww.AQUIES.com.br

divino de são Lourenço

“Reeleição não é por vaidade”O PREFEITO MIGUELzInHO CAÇAPA (PMDB) DIz TEMER QUE MUnICÍPIO CAIA EM MÃOS ERRADAS »

Neste ano, a prefei-tura de Divino de São Lourenço planeja calçar todas as ruas da sede do município, são 11 no total. O material utili-zado para fazer o cal-çamento, chamado de ‘bloquetes’, é construído por mulheres carentes do interior da cidade.

De acordo com Mi-guelzinho, a prefeitura enviou projeto de lei à Câmara Municipal autorizando a con-tratação de mulheres para a produção de

bloquetes. “São todas de famílias carentes do município. Elas produ-zem cerca de 1,2 mil bloquetes por dia”.

O peemdebista disse ainda que o governo do Estado inicia nesta semana o calçamento de sete ruas e as outras vias receberão a me-lhoria com recursos próprios. O trabalho junto às mulheres carentes de Divino começou em setem-bro de 2011 e vai até dezembro deste ano.

O prefeito Miguel-zinho contou que construiu o pronto atendimento ‘Geraldo Soares de Aguiar’ em seu último mandato, em 1992. Depois que deixou a prefeitura, o hospital fora desa-tivado e teve que ser refeito nesta gestão.

“Quando retornei, o hospital tinha acaba-do e os móveis foram perdidos. O local mais parecia um estábulo, já que vários animais o rondavam. Neste ano,

implantamos o plantão 24 horas”, informou.

O hospital atende, em média, 42 pessoas diariamente. As espe-cialidades oferecidas são cardiologia, pe-diatria, ginecologista, dermatologista, or-topedia, nefrologia, clínico geral e cirurgia geral. “Também há psicólogos, fonoaudi-ólogos, nutricionis-ta, fisioterapeuta, e exames como eletro, Raio X e laborato-riais”, enumerou.

Prefeito diz que hospital tinha se tornado estábulo

Mulheres constroem bloquetes

LEANDRO [email protected]

levar calcário aos produtores, que só pagam o calcário;

•Melhorias nas estradas vicinais;

•Construção de Unidade de Saúde em Córrego da Floresta – convênio;

•Reforma do posto de saúde em Patrimônio da Penha – em trâmite;

•Construção de campo de futebol e quadra em Patrimônio da Penha;

•Aquisição de três micro-ônibus para a Educação; frota 100% municipal;

•Aquisição de 38 máquinas novas;

•Construção da nova sede da Secretaria de Ação Social – em trâmite;

•Aquisição de seis tratores para a agricultura familiar;

•Disponibilização de caminha truck para

OUTRAS OBRAS DESTACADAS PELO PREFEITO:

•Aquisição de terreno para construção de capela mortuária;

•Regularização fundiária;

•Campo Bom de Bola;•Pavimentação da

Estrada Parque;•Pavimentação de

Patrimônio da Penha até Santa Marta – em trâmite;

•Investimentos diversos na cultura e turismo

No pleito de 1992, seu vice José Campos Faria saiu vitorioso e governou até 1996. O próximo pre-feito foi o irmão de Mi-guelzinho. Edson Dutra Teixeira ficou à frente da administração nos dois mandatos seguintes e o peemedebista retornou em 2008 ao derrotar seu ex-vice Jose Campos (DEM) com 56% dos votos.

LEANDRO MOREIRA

Passo Ponto ComercialEm frente ao Shopping Cachoeiro,todo montado.Valor R$ 40.000,00Permuto por chapas de GranitoContato 9917-6987 Júnior

traCoMaL terraPLenaGeM e ConstruçÕes MaCHado Ltda., torna público que requereu do IEMA, através do processo nº 56959362, Licença Prévia, para atividade de extração de granito para produção de pedra de enrocamento, situada na Localidade de Brejo Grande do Sul, zona rural, no município de Itapemirim, ES.

Page 4: Edicao 279

Os vereadores de Bom Jesus do Norte podem dar hoje outro rumo à política do município. Acontece que a Comis-são Processante (CP) apresentará ao plenário o relatório final das in-vestigações do suposto superfaturamento ocorri-do no carnaval de 2010.

Caberá aos edis votarem pela cassação ou não do prefeito Adson Azevedo Salim (PSDB). A sessão terá início às 19h00.

O documento será lido pelo relator e depois cada parlamentar terá direito a 15 minutos para se ex-pressar sobre o assunto. Adson e o seu vice Pedro Chaves (PMDB) têm di-reito a apresentar o dis-curso de defesa, durante até duas horas. Após a defesa, o relatório será apreciado pelo plenário. Para a cassação ou não, serão necessários 2/3 dos votos.

A Comissão Proces-sante foi criada após o surgimento de indícios

de superfaturamento no carnaval de 2010 no mu-nicípio. A prefeitura teria firmado convênio com o Ministério do Turismo no valor de R$ 300 mil e participado com contra-partida de R$ 20 mil.

O que mais chamou a atenção dos vereadores foi a contratação de um DJ por R$ 17,5 mil, sen-do que, em outra ocasião, recebeu R$ 480,00 para se apresentar em evento privado. A comissão foi criada no dia 15 de de-zembro de 2011 e tem prazo de 90 dias.

Em janeiro deste ano, o prefeito conseguiu a paralisação da CP através de ato judicial. Porém,

TERÇA-FEIRA, 13/03/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

www.AQUIES.com.br04 POLÍTICA

BOM JESUS DO NORTE

CP: prefeito pode perder o mandato hoje

O PREFEITO ADSOn SALIM »(PSDB) vAI APRESEnTAR

DEFESA E DEPOIS TERá O

SEU DESTInO POLÍTICO

APRECIADO PELOS

vEREADORES

LEANDRO [email protected]

no mesmo mês, o Tribu-nal de Justiça permitiu a retomada dos trabalhos. O retorno veio com um fato novo: a prefeitura não prestou contas da contratação da dupla Cé-sar e Alessandro, n o valor de R$ 51 mil.

LEAN

DRO

MORE

IRA

Page 5: Edicao 279

Cachoeiro é uma ci-dade onde a produção cultural não para. Os artistas de todas as áreas estão sempre, de alguma forma, buscando melho-rar profissionalmente. E o forte do município está na música, tanto que da-qui saíram grandes no-mes. E de tempos em tempos grupos surgem na cidade sempre com o mesmo objetivo de bus-car o reconhecimento dentro do seu estilo.

E é dessa busca que o grupo Comum está atrás. O trabalho reali-zado pelo produtor mu-sical e membro, Diego Ardisson, é para que o Comum alcance se es-

TERÇA-FEIRA, 13/03/2012 DIÁRIO | Ano 1 | n° 279

Cachoeiro de Itapemirim e Região Sul

Uma banda pouco ComUmOS múSICOS DO gRupO ESTãO COm um nOvO pROjETO pARA ESTE AnO »

www.aquies.com.br @folhadocaparao » facebook.com/grupofolhadocaparao »

Gustavo [email protected] divulgação

ses objetivos. Sua entra-da para o grupo trouxe uma tomada nova para os músicos. “Estou com o Comum desde 2006, quando gravei minha

primeira música usando um instrumental de uma banda chamada Cypress Hill, trazendo uma le-vada de Rap misturado com música mexicana.

Tenho trazido o Comum com muita garra e vonta-de de evoluir, no som e a mensagem que ele pas-sa”, revelou Diego.

A banda tem todo seus estilo no Rap, um estilo vindo dos Estados Unidos, que tem um discurso rítmico com rimas e poesias. Esse estilo nasceu no final do século XX entre as comunidades negras do EUA. O Rap é um dos pilares do movimento Hip Hop. As músicas podem se interpretadas de forma à capella ou com música (batida) de fundo.

ComumO grupo já tem um ál-

bum lançado em 2010, chamado “Ar Puro”. A produção foi totalmente independente, e segundo Diego, contou com aju-da de vários parceiros. Entre os que colaboram

para que o grupo come-çasse a dar seus primeiros passos estão: Diego Bia-zzatti, Genival Sequim de Lima, Nilson, Lean-dro da Rocha Mozzer, Ebner Correa,Dj Jone BL,Mc Breguete(Marco Polo), Gilson Leão e ou-tros.

“O comum não para. Para 2012 vamos come-çar o ano lançando o seu primeiro EP ainda está sem título, mas temos quase todo pronto. O Comum promete trazer à tona tudo que esta-va guardado dentro dos cadernos e gavetas dos integrantes desse grande projeto, como eu mesmo digo: Família Comum, porque todo mundo que chega para somar pode ficar e se sentir a vonta-de”, disse Ardisson.

O novo álbum trás as novidades de ser produ-zidos com bases produ-zidas pelos Djs Ld Fli do

Suspeitos na mira, DJ Eric Jack, Rodrigo Ro-ceti, Cícero Bielo, Edu-ardo Verediano, Mauro Nelson e outros músicos envolvidos. “O disco tem cara de rap misturado com o que os integran-tes que respiram no dia a dia”, contou o músico. Ele ressalta o destaque para a faixa ‘No Papel’, que traz um relato do cotidiano do trabalhador brasileiro.

EvEntosA banda Comum toca

em igrejas, casas e presí-dios, de acordo com Ar-disson o foco do grupo também é o sócio-cultu-ral. “Com a linguagem do Rap e do Hip Hop a gente chega às cabe-ças mais difíceis de pe-netrar. Não queremos salvar o mundo. Entre-tanto queremos a nossa música no lugar certo”, finalizou.

O grupo já tem um clipe do primeiro álbum no Youtube. A música se chama ‘Comum’. A gravação foi realizada no ano passado e a música já percorreu ondas de rádio de diversas partes do mundo. O material foi produzido pela MDR (Diego Capeletti e Francisco Valentim).

Você pode conferir o clipe por meio do link: http://migre.me/8gb99.

YOuTubE

Page 6: Edicao 279

TERÇA-FEIRA, 13/03/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL02 www.aquies.com.br

O Sítio Histórico e Paisagísitico de Muqui, que é considerado um dos maiores do Espíri-to Santo, foi tombado pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult). A notícia foi divulgada no Diário Oficial, de on-tem, onde foi aprovado o Tombamento, em caráter definitivo, o conjunto Histórico e Paisagístico do município.

Segundo informado no diário, o tombamento foi aprovado devido ao valor histórico, arquitetônico, etnográfico e paisagísti-co. Recentemente uma equipe da Secult se ins-

talou no local e passou a gerir o Sítio.

MuquiA cidade nasceu no fim

do século XIX, mas com o século XX chegou a es-trada de ferro, o que foi sinônimo de crescimen-to. Típica cidade do café nos anos 20 e 30, enfren-tou uma certa decadên-cia econômica na década de 50, que resultou tam-bém numa transforma-ção arquitetônica, com estilos mais modernos sendo implementados aos poucos.

Parte desses casarões históricos está tombada.

Independen-te disso, foi g r a t i f i c a n -te ver que a p o p u l a ç ã o parece ciente da importân-cia daque-les imóveis. Agora esse conjunto de imóveis foi oficialmen-te tombado pelo esta-do. A espera agora é que o Sítio seja reconhecido pelo Gover-no Federal.

Sítio Histórico de Muqui é toMbado A DECISÃO FOI PUbLICADA OnTEM nO DIáRIO OFICIAL »

HOJE NA TV

Tobias e Carlos fazem as pazes. O peão impede Pedro de con-tinuar fotografando Carlos. Clara confessa para Zilda que não gosta de Fernando. Gracinha fica encantada com as histórias de Pedro. Cris conversa com Gabi. Bruno e os amigos igno-ram Jáqui durante uma conversa sobre a viagem.

rubinho se desCulpa Com ana Girafa. Estela flagra Sarita ouvindo sua conversa com Raul e fica apreensiva. Maruschka resolve se aproximar de Ana Girafa para não se indispor com Alberto.

aliCe e pedro CheGam a um aCampamenTo. Alice fica insegura, mas tenta ajudar Pedro a armar a barraca. Vicente diz a Tomás que passará dez dias de férias na Itália. Binho reclama com Pilar por estar preso no colé-gio durante as férias.

franCisCo fiCa sem enTender o que esTá aConTe-Cendo. Convencida por Juliana, Patrícia decide falar a verdade. O milionário se revolta, acreditando que a teste-munha está sendo paga para prejudicar Rita.

pereirinha afirma a Tereza CrisTina que não foi o auTor do roubo. Marilda acusa Íris de ter roubado sua patroa. Danielle tenta convencer os conselheiros e o juiz de que não cometeu nenhum erro médico. Tereza Cristina insinua que Marilda a roubou e a empregada ame-aça contar para polícia tudo o que sabe sobre a vilã. René fala no Brasileiríssimo sobre o tiro que levou. Patrícia avisa à mãe que ela e o irmão vão morar com Griselda. O delegado Paredes intercepta uma ligação entre Ferdinand e Tereza Cristina. Íris e Alice compram um caminhão. Diploma de Danielle é cassado. Griselda reclama de Deborah para Gigante.

Sinopse: Nesta segunda aventura do gato criado por Jim Davis, Garfireld vai à Inglaterra e, lá, é confundido com Prince, o bicho de estimação de uma Condessa falecida recentemente. Prince é o herdeiro de um castelo e, lá, é tratado como um rei, do jeito que Garfield sempre quis. No castelo, ele ajuda um grupo de animais a salvar a propriedade das malvadas mãos do lorde Dargis (Billy Connolly).

AMOR ETERNO AMOR REbEldE

vidAS EM jOgO

fiNA ESTAMpA

AquElE bEijO

globo, 18h00 Record, 19h00

Record, 22h15

globo, 21h00

globo, 19h15Rede globo. Sessão da Tarde, 16h15gARfiEld 2

Sinopse: Um casal de cientistas, monitorando o fundo do mar no triângulo das bermudas, constata que centenas de tubarões estão sendo atraídos para a região. Para estudar o caso, eles mergulham até um laboratório submerso, mas acabam ficando presos e cercados por violentos e famintos tubarões!

SbT, Cine Espetacular, 23h00TubARõES ASSASSiNOS

divulgação SECulT

Page 7: Edicao 279

TERÇA-FEIRA, 13/03/2012CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL 03www.aquies.com.br

Áries

Libra Escorpião Sagitário Capricórnio Aquário Peixes

Touro Gêmeos Câncer Leão Virgem20/0320/04

23/0922/10

23/1021/11

22/1121/12

22/1221/01

21/0118/02

19/0219/03

21/0420/05

21/0520/06

21/0621/07

22/0722/08

23/0822/09

Semana começa ótima pra você em termos financeiros, saiba somar esforços com um grupo ou pessoa influente e poderosa para dar passos largos na direção de uma estabilida-de sonhada e desejada. Autocon-fiança em destaque ajuda muito!

Embora você viva no ar, os ape-los da terra se fazem sentir com força agora. De hoje a 17/3 chances ótimas de mostrar sua capacidade criativa e artística no trabalho e na vida domestica. Acertos positivos na rotina e com a saúde também.

Esperanças e planejamentos em destaque positivo: trabalhe neles com um sócio ou parceiro, que o céu protegerá suas iniciativas. Tensão interna entre ser amigo ou amante, seduzir ou cuidar. Teste de expectati-vas. Engajamento em causas.

Boa comunicação é parte es-sencial de uma semana que flui, proveitosa e estimulante. Mercúrio e Urano sinalizam que a pressa e a empolgação são obstáculos a um plano maior. Tarefas ou trabalho de prestigio, mas seja flexível.

Impacto das amizades em suas escolhas hoje; escute e pondere com elas sobre decisão pessoal, chega-rão bons conselhos. Você também pode contar com ajuda pra resolver assunto que parecia muito difícil de contornar. Proteção.

Uma semana interessante pra você agitar melhorias no campo familiar e doméstico. Consertos, reformas e embelezamento no imó-vel. Que tal fazer um jardim? Vênus e Júpiter fazem tudo prosperar e você mais feliz! No amor também.

As vibrações com as quais você está conectado são sutis demais ago-ra, servem para fazer arte, porem. Mas um sócio, ou o cônjuge chegam com soluções, decisões e conclusões super certeiras. Desta vez, terá de segui-los, se quiser acertar!

Vênus e Júpiter agora muito pró-ximos sinalizam encanto somado a prodigalidade e jovialidade e com estes atributos você ganha uma pa-rada difícil, ou se sobressai em com-petição ou disputa. Sucesso em em-preitadas judiciais. Viagens a vista.

Um anjo da guarda está sopran-do no seu ouvido tudo o que você tem de fazer pra se sentir seguro, e se afastar de perigos. Quando o assun-to for dinheiro, então, nem precisa pensar duas vezes. Super intuição! Amor secreto floresce.

Astros no céu formam aspecto di-nâmico a favor de sua sensibilidade, mais aumentada hoje, contudo evite ter ciúmes e saiba dividir a atenção de quem ama com outras pessoas tam-bém. Amigos oferecem ajuda provi-dencial em assunto profissional.

Interiorização e necessidade de se resguardar colorem a semana que começa bem ativa pra você, que tem de lidar com apelos de carreira e ainda resolver demandas familiares delicadas. Apuro na apresentação. Desejos poderosos e sedução.

A semana abre com lindo aspecto astral que abre caminhos pra você e consolida oportunidades que esta-vam no ar. Convite pra ser represen-tante ou negociar algo importante de um poderoso. No amor, confir-mações e provas de bem querer.

Exibindo os músculos, Gracyanne Barbosa posou com luvas de boxe cor de rosa e shortinho em um ringue de luta. A morena também segurou uma placa, fazendo as vezes de ring girl. Vai encarar?

A Rede TV! já cancelou as gravações do programa “Hebe”. A ordem na emissora é que Hebe Camargo permaneça por pelo menos 20 dias afastada do trabalho para recuperar-se de uma cirurgia de emergência a que foi submetida neste domingo (11).

Segundo a assessoria da apresenta-dora, ela foi internada para retirar um tumor que estava provocando uma obstrução na alça do intestino.

Nenhum participante ainda confinado do “Big Brother Brasil 12”, até segunda ordem, sairá da casa para participar do Carnaval nes-te ano. Boninho, diretor do reality, pretende, assim, evitar que os “brothers” ganhem in-formações sobre o andamento do jogo.

Olha como João Vicente, filho de Taís Araújo e Lázaro Ramos, já está crescidi-nho! O bebê de oito meses acompanhou a atriz num almoço na casa da amiga Arle-te Salles, na tarde de ontem, na Gávea.

GrACyAnnE BArBoSA PoSA Como

ring girl

HEBE retira tumor

riHAnnA e sua blusa transparente

A apresentadora Adriane Galisteu revelou que pretende dar um irmão a Vittorio, seu filho com Alexandre Iódice. “Mas isso é uma decisão mi-nha, não do Alexandre. Quero que o Vittorio saiba que o mundo não gira em torno dele.”

AdriAnE GALiSTEu diz que quer ter mais um filho

TAíS ArAújo mima o pequeno JoÃo viCente em passeio

horÓsCopo

Page 8: Edicao 279

GENTE & NEGÓCIOS CLARICE LISPECTOR - ATé CORTAR OS PRóPRIOS dEfEITOS POdE SER PERIgOSO. NuNCA SE SAbE quAL é O dEfEITO quE SuSTENTA NOSSO EdIfíCIO INTEIRO.

TERÇA-FEIRA, 13/03/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

www.AQUIES.com.br04

@ramonbarros [email protected] (28) 8111 4881por RamON BaRROS

Em encontro no Conselho Regional de Administração, em Vitória, PEDRO PRÊMOLI (Superintendente do CRA/ES); ANTONIO CALONI (Assessor técnico do CRA/ES); PAULO ROBERTO FALCÃO (Coordenador de Administração da Facastelo); HÉRCULES DA SILVA FALCÃO (Conselheiro do CFA – Conselho Federal de Administração) e o Consultor e coordenador do curso de Administração, Antonio Carlos Andrade.

Quem recebe os parabéns da Coluna é

Epiphânio Cândido

Gasparini que

comemora mais um

aniversário com saúde

e harmonia. Saúde e Paz,

amigo!

FOTO RAMON BARROS

LUAN OLA Editor de Arte do Jornal AQUI Noticias come-morando nova idade. Parabéns, amigo!

FECHOU EM ALTA

FECHOU EM BAIXA

Gentileza no dia a dia é importante hábito a ser cultiva-do por homens e mulheres. Tanto no trabalho quanto na vida social, pequenos gestos podem fazer a diferença no clima de uma empresa ou no relacionamento familiar. Pense nisto.

Resolver o pro-blema da violência contra a mulher passa por ama-durecimento da cultura masculina mas principalmen-te por mudanças radicais e emer-genciais nas Leis.

PROJETO CONVIVER será apresenta-do para as cidades do litoral que inte-gram os investimentos da Multinacional.

EIKE BATISTA também está de olho no ES: mais precisamente na Grande Vitória, onde espera fechar bons ne-gócios.

EM REUNIÃO NO CRA em Vitória, Professores atuam em busca de parcerias

e além do convênio foram discutidos e de-finidos datas para visita técnica e palestras informativas para os alunos de Cachoeiro de Itapemirim.

NELSON CAMPOS em encontro com Kátia Quedevez e Elias Carvalho, ele diretor do Grupo Folha do Caparaó, falou do lançamento do Restaurante Olivier, agora com prato especial de Picanha.

DELICIOSAMENTE temperada acompanhada de arroz com alho, farofa temperada e batatas fritas sequinhas e crocantes.

KATIA QUEDEVEZ, Jornalista e editora da Revista Safra, após o almoço foi receber a nova edição que chega com novidades e muito conteúdo sobre o agronegócio sul capixaba.

FOTO RAMON BARROS

Page 9: Edicao 279

O Governo do Espírito Santo entregou neste sába-do (10), em Apiacá, a 56ª unidade do Campo Bom de Bola e o 21º Centro de Referência da Assistência Social (Cras), dentro da ges-tão do governador Renato Casagrande, inaugurado em Apiacá, cidade no extremo sul capixaba, com pouco mais de 7 mil habitantes. O novo Cras oferece aos usuá-rios um auditório, salas para atendimento individual, centro multiuso para ofici-nas, laboratório de informá-tica, brinquedoteca, cozinha e espaço para recreação.

Foram repassados ao município de Apiacá, por intermédio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (Seadh), R$ 500

mi para a construção e aqui-sição de equipamentos do novo Cras, dos quais R$ 450 mil para obra e R$ 50 mil para a compra de equipa-mentos. Estavam presentes à solenidade, o governador Renato Casagrande, o secre-tário de Estado da Assistên-cia Social, Rodrigo Coelho, o prefeito Humberto Alves - Betinho, o vice-prefeito Carlos Magno, o subsecre-tário de Esportes Anderson Falcão, deputados estaduais, vereadores e lideranças locais participaram do evento.

O secretário de Estado da Assistência Social, Ro-drigo Coelho, destacou a importância da participação de todos na identificação e encaminhamento das fa-mílias vulneráveis aos Cras. “Hoje, entregamos mais um importante equipamento da assistência social, peça chave

para o atendimento às famí-lias em situação de vulnera-bilidade social, e que já se encontram em extrema po-breza. Convido a todos para que, de uma forma solidária, identifiquem e encaminhem as pessoas que estejam no perfil de atendimento, pois aqui elas serão acolhidas, atendidas e levadas aos servi-ços oferecidos pelo Governo do Estado, rumo à emanci-pação”, explicou.

O governador Renato Casagrande celebrou os números da atual gestão e reafirmou compromisso de continuar as parcerias com os 78 municípios capixa-bas em prol da população. “Nosso objetivo é trabalhar sempre para transformar o crescimento econômico do Espírito Santo, acima da média nacional, em desen-volvimento social. Já pos-

TERÇA-FEIRA, 13/03/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL 09CIDADESwww.AQUIES.com.br

APIACÁ

Município recebe Campo Bom de Bola e CrasO GOvERnADOR REnATO CASAGRAnDE ESTEvE nO MUnICíPIO, OnDE PARTICIPOU DE SOLEnIDADE QUE ACOnTECEU nO PRéDIO DO nOvO CRAS »

MARCOS [email protected]

O município de Venda Nova do Imigrante, na re-gião Serrana do Estado, re-cebeu na noite de sexta-feira (09), a visita do governador Renato Casagrande que inaugurou o Centro Cul-tural e Turístico, um novo espaço que contribuirá para o desenvolvimento local e regional. Ele também assi-nou convênios nas áreas de trânsito, desenvolvimento urbano e cultural.

O Centro Cultural e Tu-rístico foi inaugurado gra-ças a uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Es-tado do Turismo (Setur), Ministério do Turismo e Prefeitura do município. A obra teve um custo total de R$1.853.861,08, sendo R$ 1 milhão do Ministério do Turismo, R$ 823.861,08 da Setur, e R$ 30 mil de contrapartida da Prefeitura Municipal de Venta Nova do Imigrante.

O Centro Cultural é do-tado de dois andares, sendo o primeiro com salas multi-

funcionais e área destinada à galeria de arte, além de lanchonete, banheiros, copa e sala de administração. Já no segundo andar, está ins-talado um teatro/auditório, com 450 lugares e ampla infraestrutura para atender a eventos sócioculturais da região. O prédio possui ram-pas de acesso para atender às pessoas com deficiência e o teatro/auditório possui ca-deiras especiais para obesos.

“A estrutura aqui mon-tada está preparada para receber eventos nacionais e internacionais. Esta é uma obra muito importante para a região serrana e, além de um novo espaço de cultura e lazer, vai contribuir em mui-to para o desenvolvimento do turismo local e regional, especialmente no segmento do agroturismo”, destaco o secretário do Estado de Tu-rismo, Alexandre Passos.

Outro convênio de co-operação técnico cultural financeira foi celebrado en-tre a Secretaria de Estado da Cultura e a Fundação Máxi-

mo Zandonadi, no valor de R$ 169,285,20. O objetivo é viabilizar a formação da banda sinfônica de Venda Nova do Imigrante, que de-verá ser a âncora das ativida-des culturais do novo centro inaugurado.

Também foi assinado con-vênio, por meio de parceria entre o Instituto Sincades, no valor de R$ 346 mil, e o Coral Santa Cecília. Este convênio prevê a digitaliza-ção de mais de 1.400 par-tituras (algumas com mais de 100 anos), divulgação de documentário em DVD so-bre a chegada dos primeiros imigrantes italianos à região e livro de quatro volumes e 250 páginas.

AsfAlto e novA unIdA-de dos BomBeIros

O governador Renato Ca-sagrande também assinou ordem de serviço para a pa-vimentação das vias laterais à BR 262, em Venda Nova do Imigrante. As obras se-rão realizadas com recursos da Secretaria de Estado de

Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), em parceria com a Prefeitura Municipal. Por meio do convênio, serão cal-çadas as ruas que interligam os distritos de Bananeiras a Bicuiba, em São João de Viçosa, totalizando 6 km de pavimentação. Para a execu-ção do projeto, serão investi-dos R$1.474.502,05 e, desse valor, a Sedurb fará o repasse de R$ 1.400.000,00. Tam-bém foi assinado convênio no valor de R$ 460 mil para a aquisição de equipamentos para a sinalização vertical de trânsito.

Renato Casagrande assi-nou ainda convênio para a implantação de uma uni-dade padrão do Corpo de Bombeiros no município e região. Para a nova unida-de, o Governo irá investir R$ 2,4 milhões em obras e mais R$ 2 milhões em equi-pamentos. Com isso, será possível diminuir o tempo-resposta de atendimento dos Bombeiros na região, que abrange, além do mu-

nicípio de Venda Nova do Imigrante, Afonso Cláu-dio, Brejetuba, Conceição do Castelo, Muniz Freire, Iúna, Irupi e Ibatiba, e assim prestar um melhor socorro a uma população de 154.963 habitantes.

veíCulosNa área da Saúde, foram

entregues quatro veículos, no valor total de R$ 150 mil, que irão reforçar o tra-balho das equipes do Progra-ma Saúde da Família, como reforço na Atenção Primária à Saúde. Foi ainda entregue uma pá carregadeira ao mu-nicípio, adquirida com re-cursos federais advindos de emenda parlamentar do pe-ríodo em que o governador Renato Casagrande exerceu mandato no Senado.

O governador destacou a importância dos investimen-tos para o município e lem-brou que eles são possíveis graças à reorganização finan-ceira do Estado. “Estou mui-to feliz de estar aqui inaugu-rando esse espaço turístico e

cultural, que irá atrair grandes eventos para a cidade, que já tem uma beleza inigualável e agora terá uma estrutura que será um ponto de encontro de toda a região”, ressaltou Casagrande.

Além do governador, par-ticiparam do evento os se-cretários de Estado de Saú-de, Tadeu Marino, de Tu-rismo, Alexandre Passos, de Cultura, José Paulo Viçosi (Frei Paulão), subsecretário de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urba-no, Marcus Vicente, e o comandante geral do Cor-po de Bombeiros, coronel Fronzio Calheira. E tam-bém estiveram presentes o prefeito de Venda Nova do Imigrante, Dalton Perim, e seu vice, Orlando Filleti Filho, o senador Ricardo Ferraço e o ex-governador Gerson Camata, além da deputada estadual Luzia Toledo, deputado federal Lelo Coimbra, prefeitos de outros municípios, verea-dores, lideranças religiosas, dentre outros. (MF)

Governador inagura Centro Cultural e assina convênios

suímos bons programas e projetos na área da assistên-cia e dos esportes, e vamos continuar neste caminho, para atender à população sempre com mais quali-dade, conforto, respeito e, principalmente, com aten-ção especial para quem mais necessita”, disse.

A 56ª unidade do pro-jeto Campo Bom de Bola beneficia crianças e adoles-centes de projetos sociais e moradores do município, oferecendo um equipa-mento esportivo que per-mite a utilização do espa-ço 24 horas por dia, sete

dias por semana, já que possui grama sintética, alambrado e iluminação. O investimento é de R$ 239.093,83 e a nova uni-dade pode abrigar projetos de inclusão social, assim como pode ser sede de atividades direcionadas à terceira idade.

vendA novA do ImIGrAnte

CAmPo Bom de BolA

A solenidade aconteceu no prédio do Cras, que foi inaugurado em Apiacá

marcos freire

Page 10: Edicao 279

A partir do dia 1 de abril deste ano, alguns veículos se-rão obrigados a utilizar placas refletivas. A resolução núme-ro 372 do Conselho Nacio-nal de Trânsito (Contran) foi que determinou a mudança e está causando dúvidas aos motoristas e motociclistas. Em Cachoeiro, o chefe da 2ª Ciretran, Maurides Corrêa, concedeu entrevista para aju-dar a esclarecer o assunto.

Maurides elencou o que vai mudar. “Está previsto que os veículos zero quilô-metro, ao fazer o primeiro emplacamento, deverão utilizar obrigatoriamente placas e tarjetas confeccio-nadas com películas refleti-vas. Os veículos já empla-cados com placas pintadas e que estejam dentro do padrão Contran, a obriga-toriedade será apenas se o condutor fizer alguma des-sas mudanças: transferência de propriedade, mudança

de município, alienação ou desalienação, regravação de chassi, regravação ou subs-tituição do motor, segunda via de Certificado de Re-gistro Veicular”, explicou Maurides.

Isso significa dizer que se o condutor vai apenas pa-gar seus impostos anuais, como o IPVA e licencia-mento, não precisará, por enquanto, fazer a mudan-ça. “Quem tiver qualquer tipo de dúvida é só procu-

rar a agência do Detran aqui em Cachoeiro que vamos orientar cada condutor”, acrescentou Maurides.

De acordo com o Departamento Nacio-nal de Trânsito (Dena-tran), a obrigatorieda-de das placas refletivas visa aumentar a segu-rança no trânsito. Isso porque em casos de visibilidade compro-metida, como em si-tuações de chuva,

TERÇA-FEIRA, 13/03/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

www.AQUIES.com.br10 GERAL

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

EsTADuAl

Novas regras para placas de veículos: saiba se você precisa mudar

CHEFE DA SEGUNDA CIRETRAN ExPLICA O QUE SERá ALTERADO E QUEM TERá QUE FICAR ATENTO »

filipe [email protected]

Governador Casagrande recebe lista tríplice do Ministério Público do EsO Procurador-Geral

de Justiça do Espírito Santo, Fernando Zardini Antônio, reuniu-se com o governadorRenato Ca-sagrande, na manhã de ontem para entregar for-malmente a lista tríplice com asindicações para o

comando do Ministério Público estadual.

Cumprindo o § 6º do art. 8º da Lei Comple-mentar Estadual nº 95/97, Zardini trouxe em mãos o ofíciocontendo os nomes dos membros ministeriais e suas respectivas votações,

eleitos na última sexta-fei-ra (9). Em primeiro lugar, ficou o doutor Eder Pontes da Silva, com 152 votos, seguido do doutor Dilton DepesTallon Netto, com 122 votos, e do doutor Fá-vio Vello Corrêa, com 102 votos.

O governador deverá ouvir cada um dos três candidatos indicados pelos membros do Ministério Público noprazo de 15 dias. Casagrande tem até o dia 27 de março para definir o nome do próxi-mo Procurador-Geral, que cumprirá o mandato de

dois anos, até 2014. A posse deverá ocorrer no dia 2 de maio, às 17h00, no Auditó-rio da Procuradoria-Geral de Justiça do Espírito Santo.

A votação para o cargo de Procurador-Geral foi realiza-da com a utilização de uma urna eletrônica, instaladano

auditório da Procuradoria-Geral de Justiça. Tiveram direito a voto todos os 321 membros em atividade,que puderam optar por até três nomes. O resultado foi divul-gado logo após o fim da vota-ção, que ocorreuentre 9h00 e 17h00 de sexta-feira (09).

neblina ou mesmo à noite, elas possibilitam a melhor visualização da distância do veículo em relação a outro.

A película refletiva deverá cobrir a superfície da placa, excluindo a sua borda, sendo flexível com adesivo sensível à pressão, conformável para suportar elongação necessá-ria no processo produtivo de placas estampadas.

MOTOsTambém será obrigatório

o aumento das placas de motocicletas, triciclos e mo-tonetas, para facilitar a iden-tificação. De acordo com as novas regras, o tamanho atual de 136 mm de altura e 187 mm de comprimento mudará para 170 mm de al-tura e 200 mm de compri-mento. Assim, os caracteres passam a ter 53 mm de al-tura (na placa antiga tem 42 mm). Nesse caso, a mudan-ça de município também obriga a troca da placa com as novas dimensões.

filipe rodrigues

A placa antiga ainda

continua valendo

Page 11: Edicao 279

Para atender a demanda crescente, o Grupo Folha do Caparaó decidiu mu-dar de sede. Agora, os dois jornais estão funcio-nando em um local mais amplo e estruturado. A iniciativa faz parte de um projeto de expansão, liderado pelo diretor da empresa, Elias Carvalho, do grupo que existe há oito anos.

Para Elias, a necessida-de de oferecer um espaço diferenciado aos clientes vem de encontro ao bom

momento que o Grupo vive. “Estamos em ple-na expansão, chegando com os nossos jornais em quase todos os mu-nicípios da região sul e Caparaó. A intenção é que o cliente tenha mais conforto, porque, por exemplo, temos mais va-gas de estacionamento e a sede está mais ampla e estruturada”, comentou Elias.

Além disso, Elias acres-centa que foi uma neces-sidade interna. “A nossa equipe cresceu. Estamos com mais de 26 funcio-nários e colaboradores;

três carros de reportagem; cobrimos 29 municípios; estamos, agora, em cima da gráfica que imprime o nosso jornal, e isso vai nos proporcionar uma logística melhor; além de melhorar o espaço físico para o pessoal que vai trabalhar”, acrescentou Elias.

A nova sede do jornal funciona no prédio ane-xo a GrafBand, no bairro Gilberto Machado, na rua Cristiano Dias Lopes. Os telefones de contato permanecem os mesmos. Para mais informações: (28) 3521-7726.

TERÇA-FEIRA, 13/03/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL 11GERALwww.AQUIES.com.br

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Grupo Folha do Caparaó muda sua sede: mais ampla e estruturada

OS DOIS jORnAIS, AQUI nOTíCIAS E FOLHA DO CAPARAó, ESTÃO EM nOvO ESPAÇO »

filipe [email protected]

divulgação

divulgação/PMCi

A partir de hoje até a próxima sexta-feira, a equi-pe da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Ager-sa) estará na praça Jerôni-mo Monteiro, das 8h00 às 16h00, para atender as famílias isentas da taxa de água e de coleta de esgoto, em Cachoeiro de Itapemi-rim, que ainda não se re-cadastraram no programa Tarifa Social.

Desde o último dia 05 até hoje, cada uma das

cinco regiões em que es-tão divididos os bairros da cidade receberam a visita de uma equipe responsá-vel pelo recadastramento. Para se recadastrar, é pre-ciso levar os documentos pessoais (carteiras de iden-tidade, de trabalho e CPF) e os do companheiro (caso tenha), último talão de água e declaração de ma-trícula dos filhos em escola da rede pública de ensino.

“Alguns moradores se-quer imaginam que têm o

direito de sair da situação de miséria, e isso é uma realidade nacional. Essas pessoas são o principal alvo da nova fase do servi-ço social em Cachoeiro. A nossa intenção é possibili-tar a essas famílias a con-quista da sua independên-cia”, ressaltou o prefeito Carlos Casteglione.

Em Cachoeiro, o pro-grama Tarifa Social con-cede a isenção nas contas com consumo de até 10 m³. Atuam no processo

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Última chance para quem não se recadastrou no Tarifa Social

de recadastramento para o programa a Agência Municipal de Regulação

dos Serviços Públicos De-legados (Agersa), a con-cessionária Foz do Brasil

e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento So-cial.

Page 12: Edicao 279

SEGURANÇA tERÇA-FEIRA, 13/03/2012 CACHOEIRO DE ItAPEMIRIM E REGIÃO SUL

www.AQUIES.com.br12

No fim da tarde de on-tem, um grave acidente registrado na Rodovia 164 – Geraldo Sartório, que liga Cachoeiro de Itapemi-rim à Vargem Alta, resultou na morte de uma pessoa e deixou outra gravemente ferida. O acidente aconte-ceu por volta das 16h45, próximo à Curva da Mor-te, na altura do distrito de Soturno.

Segundo informações da Polícia Militar, o motorista Alexandre Pimenta Fran-cisco, 30 anos, que residia no bairro Zumbi, conduzia um caminhão Ford Cargo,

de cor branca, placa MSZ 0401, da empresa Concre-sul, no sentido Vargem Alta x Cachoeiro, quando perce-beu uma falha mecânica no veículo ao descer a serra.

De acordo com a polícia, ele aconselhou o ajudante, que estava no carona, a pu-lar, pois iria fazer o mesmo. Ele pulou e caiu em uma vala na pista contrária e morreu no local. O ajudan-te caiu em um barranco e foi encaminhado até a San-ta Casa de Misericórdia de Cachoeiro com ferimentos graves, mas não corre ris-co de morte. Ele ainda não teve o nome divulgado.

O caminhão de bombea-mento de concreto desceu

por cerca de 200 metros desgovernado, bateu em uma mureta de contenção e só parou após cair em uma ribanceira, quando atingindo um local co-nhecido como canto do Bazoni, em Soturno.

O trânsito não preci-sou ser interrompido, mas o acidente atraiu muitos curiosos ao local. Representantes da em-presa estiveram no local e contaram que a vítima conhecia bem a Rodovia e que voltava de um ser-viço em Vargem Alta.

O corpo de Alexandre foi encaminhado ao Servi-ço Médico Legal (SML) de Cachoeiro de Itapemirim.

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Acidente mata uma pessoa e deixa outra ferida em Soturno

APóS UMA PANE MECâNICA, O CONDUtOR DO vEíCULO E O CARONA PULARAM DO vEíCULO, QUE bAtEU EM UM MUREtA DE CONtENÇÃO E PAROU APóS CAIR EM UMA RIbANCEIRA »ALISSANDRA MENDES

[email protected]

Um acidente que aconteceu na ES185, dentro do territó-rio de Irupi, matou três jovens de uma mesma família, na madrugada de domingo. Se-gundo informações da Polícia Militar, cinco rapazes, mora-dores de Ibatiba, estavam no Vectra, placa KNN0919, que saiu da pista em uma curva e bateu contra uma árvore. Três

dos rapazes não resistiram aos ferimentos e morreram no lo-cal do acidente. A informação da polícia é de que os jovens teriam bebido antes de pegar a estrada.

O acidente aconteceu a 3 km da BR262 e os jovens estariam seguindo para uma festa, em Iúna, quando, por volta da 1h da madrugada

de domingo, condutor do veículo, Igor Gonçalves, 29 anos, não conseguiu fazer a curva, saiu da pista e bateu na árvore. Os irmãos Walla-ce Rafael da Silva, 21 anos, e Ribeijackson da Silva, 26, além do primo deles, Abel Alves de Freitas, 29 anos, que estavam no banco de trás do carro morreram. Tudo indica

que eles não usavam o cinto de segurança, já que dois de-les foram arremessados para fora do veículo.

Já o condutor do carro e Obetan Carlos Hubner, 23 anos, que estava no banco do carona, não tiveram ferimen-tos graves, sendo atendidos no Pronto Socorro de Ibati-ba e liberados em seguida. E

de acordo com informações de familiares, o jovem que conduzia o carro contou que todos estavam brincan-do dentro do carro, quando o carona teria esbarrado em seu braço e feito ele perder a direção do carro. Eles se en-caminhavam para uma fes-ta, onde os dois irmãos que morreram no acidente iriam

tocar em conjunto de música sertaneja.

Durante todo o dia de domingo, amigos e familia-res lamentavam a morte dos rapazes que, segundo todos, eram boas pessoas e trabalha-dores. Os sepultamentos dos três jovens mortos acontece-ram na manhã de ontem, no cemitério de Ibatiba.

Três da mesma família morrem na Rodovia 185IBATIBA

Na tarde de sábado, uma moradora do distrito de Rive, em Alegre, levou um susto. Ela encontrou um fi-lhote de jacaré no banheiro de sua casa. A Polícia Mili-tar Ambiental foi acionada para recolher o pequeno réptil, que media 58 cm. Segundo o cabo PM Ribei-ro, que chefiava a equipe, a moradora estava muito assustada. “Ela contou que mora no local há 30 anos e nunca havia encontrado um jacaré”, contou.

O filhote de jacaré foi reco-lhido pela equipe da Polícia Ambiental e levado para o Par-que Municipal Ênio Fazolo, em Guaçuí, onde foi solto às margens do Rio Itabapoana, no seu habitat natural. O Par-que fica localizado na Rodovia ES484, no entorno do reser-vatório da Usina Hidrelétrica de Rosal e possui ambiente favorável, para a vida e repro-dução de diversas espécies da fauna silvestre nativa.

Além disso, os policiais destaca que o Parque con-

Jacaré encontrado em banheiro em Rive

ta com vigilância 24 horas, como apoio da própria Polícia Ambiental, que realiza patrulhamentos preventivos na unidade de conservação.

ALEGRE

Na tarde de domingo, uma colisão entre dois veículos dei-xou 10 pessoas feridas, na Ro-dovia 482, que liga Cachoeiro de Itapemirim a Alegre. O aci-dente aconteceu por volta das 15h30, próximo ao Contatus Motel, na entrada do municí-pio de Alegre.

Segundo informações poli-ciais, o acidente automobilísti-co envolveu um veículo Ford Fiesta, cor preta, placa OCX 5240, e o veiculo VW Parati, cor prata, placa GTT 0510. Os veículos bateram de frente e 10 pessoas ficaram feridas: Marília da Silva Oliveira, Te-reza Vicente Araújo Souza, Natália Ferraz Silva, Maria Aparecida Cazadezi Costa,

Dez pessoas feridas em acidenteALEGRE

Geane de Jesus Rezende, Or-lando Murro, Maria Amélia de Jesus Dias, Malaquias de Jesus Pereira, Cristina Ferraz Silva e Gabriela Ferraz.

A guarnição da Polícia Militar Ambiental esteve auxiliando as duas viaturas

do 3º Batalhão no contro-le do tráfego de veículos que ficou lento e perigoso no local. As vítimas foram socorridas para os hospitais de Alegre, Jerônimo Mon-teiro e Santa Casa de Ca-choeiro.

O acidente aconteceu na descida da serra de Soturno, próximo à Curva da Morte

alissandra mendes e FiliPe rOdriGUes

POlÍCia amBienTal

POlÍCia amBienTal