edição 2231

16
Situação começa a ficar preta para nós ZFM VOLTA AO PAREDÃO DE TIRO NO CONGRESSO A saída é investir pesado no beiradão A falácia do ‘Linhão’ Na mira da justiça e da preguiça No topo da onda com Cleomir Mostra cinéfila na semana A graaaandeza da Moranguinho Picape capota e mergulha no rio ANO 15 - Nº 2.231 - MANAUS/AM -19/03/2013 - www.maskate.com.br Indenizações vão sair Cerca de 10 mil poços em Manaus não têm certificação do Ipaam Poços artesianos irregulares Omar organiza vida dos moradores da área da Cidade da UEA Programa vem para Manaus ATLETAS Ex-bbb13 - Marien, no Paparrazzo

Upload: jornal-maskate

Post on 28-Jan-2016

232 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Edição 2231

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 2231

Situação começa a ficar preta para nós

ZFM VOLTAAO PAREDÃODE TIRO NOCONGRESSOA saída é investir pesado no beiradão

A falácia do ‘Linhão’

Na mira da justiça e da preguiça

No topo da onda com Cleomir

Mostra cinéfila na semana

A graaaandeza da Moranguinho Picape capota e mergulha no rio

ANO 15 - Nº 2.231 - MANAUS/AM -19/03/2013 - www.maskate.com.br

Indenizações vão sair

Cerca de 10 mil poços em Manaus não têm certificação do Ipaam

Poços artesianos irregulares

Omar organiza vida dos moradores da área da Cidade da UEA

Programa vem para Manaus

ATLETAS

Ex-b

bb

13

- M

arie

n, n

o P

apar

razz

o

Page 2: Edição 2231

FALA

SÉRI

O!

|02|

reda

cao@

mas

kate

.com

.br

MaskateManaus, 19 de março de 2013

maskate.com.br

Conversão de DilmaTão logo se deu

conta do impacto na opinião pública mun-dial, e, sobretudo, eleitoral do Brasil, da escolha do Papa Fran-cisco, Dona Dilma, com um terço em-prestado na mão, de-cidiu ir a Roma e ver o Papa, posar para fotos ao lado dele e dizer que além de Pop, ele foi enviado por Deus para dar-lhe uma mãozinha na reeleição.

Mistérios gozososÉ óbvio que Dilma desconhece o sentido da ora-

ção do terço nem imagina por onde vão os mistérios e sua explicação. Mas isso nem importa. Como de boba só tem os cabelos longos, Dilma sabe que o Brasil tem a maior população católica do mundo, católicos, vírgula, eleitores.

Vela a Belzebu Em 2010, na campanha eleitoral, ficou um ruído

entre a petista – comprovadamente agnóstica - e os eleitores religiosos. Ela tentou ser crente, católica e umbandista, sendo comunista. Avistar-se com o papa seria uma forma de diluir essa impressão deixada há dois anos.

Pop e carismáticoO Papa é simpático e ca-

rismático, apesar das insin-uações maldosas e impro-cedentes sobre sua atuação tímida ou omissa durante a ditadura na Argentina. A Dilma importa que o cardeal Jorge Mario Ber-goglio, o papa Francisco, apareceu de maneira muito positiva na mídia para o seu público.

‘Tô dentro!Sempre sorridente,

tem uma estampa mais simpática que a do ante-cessor, o alemão Joseph Ratzinger, Bento XVI. Como se não bastasse, Dilma vibrou quando o Papa atribuiu a um co-lega brasileiro a influên-cia pela escolha do nome Francisco. ‘Tô dentro!

Oba! Photo-op de graça e mídia espontânea – não ir a

Roma e perder a chance de uma “photo-op” ao lado do papa Francisco seria um erro de marketing. Afinal, são três dias de folia publicitária, que Dona Dilma vai ganhar - a chamada “mídia espontânea positiva”, a melhor de todas – e muito desejada pelos publici-tários.

AbortoDilma, independente de ser a favor do aborto e das

causas LGTB – duas das principais batalhas de novo papa – que disse que a luta com o homossexualismo é uma luta de Deus contra o cão, foi lá. Nessas horas, os maços de velas são comprados em profusão... não basta acender somente duas.

NINGUÉM MERECE!• Mais vale aparecer compungida ao lado do papa no “Jornal Nacional”, da TV Globo, do que dezenas de comerciais sobre o fim da miséria.• Depois de aderir à fisiologia, sob a batuta do PMDB, trocando ministros no último sábado...• ... Dona Dilma força uma mudança de agenda na sua cobertura, enquanto seus principais adversários estarão no Brasil falando mal da gestão de seu governo...

• ... ela estará ao lado do papa tirando fotos. Uma vantagem comparativa que a presidente da República, muito focada em sua reeleição, não poderia jogar pela janela.

Versículo do Dia

Santo do Dia - São José

Ótimo - Campanha contra hanseníase chega a cinco cidades do Amazonas. Em Manaus, ação vai atender alunos na faixa etária de 5 a 14 anos.

Eis que eu envio o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim; e de repente virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais; e o mensageiro da aliança, a quem vós desejais, eis que ele vem, diz o SENHOR dos Exércitos.Malaquias 3:1

Do esposo de Ma-ria sabemos somente aquilo que nos dizem os evangelistas Mateus

e Lucas, mas é o que basta para colocar esse incomparável “ho-mem justo” na mais alta cátedra de santidade e de nossa devoção, logo abaixo da Mãe de Jesus.

Venerado desde os primeiros séculos no Oriente, seu culto se difundiu no Ocidente somente no século IX, mas num crescendo não igual ao de outros santos. Em 1621, Gregório XV decla-rou de preceito a festa litúrgica deste dia; Pio IX elegeu são José padroeiro da Igreja, e os papas

sucessivos o enriqueceram de outros títulos, instituindo uma segunda comemoração no dia 1º de maio, ligada a seu modes-to e nobre ofício de artesão. O privilégio de ser pai adotivo do MEssias constitui o título mais alto concedido a um homem. O extraordinário evento da Anun-

Bom - Unidades de saúde começam a oferecer testes rápidos de HIV. Exames na UBS fazem parte da implantação da Rede Cegonha.

Péssimo - Grupo invade hospital público e mata adolescente a facadas em Codajás, no Amazonas. Vítima recebia atendimento devido à ferimento na mão após briga de rua.

O dia 19 de março na História

1823 – Término do Primei-ro Império Mexicano. Durou apenas oito meses.

1943 – Frank Nitti, chefe da Máfia de Chicago depois de Al Capone, suicida-se com dois ti-ros na cabeça na plataforma da Estação Central de Illinois.

1932 – É inaugurada a pon-te da Baía de Sydney. Demorou oito anos para ser construída.

1944 – Segunda Guerra Mundial: forças nazistas ocu-pam a Hungria.

1946 – Guiana Francesa, Guadalupe, Martinica e Reu-nião tornam-se departamentos de ultramar da França.

1953 – O Óscar é televisio-nado pela primeira vez.

1962 – Guerra da Argélia: é declarado um cessar-fogo.

1964 – Revolta dos sargen-tos: Os 19 sargentos indiciados em inquérito policial-militar (IPM) foram condenados a quatro anos de prisão.

1979 – Embargo dos EUA a Cuba: o presidente Jimmy Carter se nega a renovar as res-

trições para os cidadãos estado--unidenses em viagens para Cuba.

1981 – Três operários mor-rem e cinco ficam feridos du-rante um teste do ônibus espa-cial Columbia.

2004 – O presidente taiwa-nês Chen Shui-bian é baleado dias antes da eleição presiden-cial no país de 20 de março.

CIDADE DOS MALUCOS

CHUVARAL - Esperando a catraia na Vila Amazonia

Diretor: Miguel Jorge Mourão | [email protected] executivo: Mário Bakunin | [email protected] adm.: Joyce Tavares | [email protected]. de redes sociais: |[email protected]

Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião deste jornal. O Maskate não aceita matéria redacional em forma de publicidade.

[email protected]ção: (092) 3673-6333 | [email protected]: (092) 3673-9333 | [email protected].: (092) 3673-7445 | [email protected] São João, 13 - São Jorge | CEP: 69.033-240 | Manaus | AM

Propriedade da Editora Crata Ltda / CGC-MF: 05.925.020.000-97

Page 3: Edição 2231

maskate.com.br |03|MaskateManaus, 19 de março de 2013

Além do vale-tudo políti-co das negociações da Refor-ma Fiscal proposta por Guido Mantega, a Zona Franca de Manaus chega ao Congresso como saco de porrada na dis-cussão da prorrogação e daqui a pouco no pega pra capar da ampliação dos benefícios para a RMM, a Região Metropoli-tana de Manaus. De saco de porrada a bode expiatório, so-bretudo quando o mar não está pra peixe em tempos de sola-vancos e de incertezas, preci-pitações e improvisações fis-cais. É a hora em que alguém tem que pagar o pato pra fazer o tucupi dessa escassez crôni-ca de planejamento na política econômica adotada pelo país. Apertemos o cinto porque a mamata tem tudo pra começar a espocar.

ZFM sob fogo cruzado no Congresso

qChegou a hora do Plano B de Beiradão!Plano B, de Beiradão!

Um século da quebradeiraBombardeio de praxe

Bancada despreparada

FIEAM, CIEAM, SUFRAMA estão todos convocados, em nome de nossa habilidade e pudor, a retomar o debate de uma avaliação criteriosa do mo-delo ZFM, já em curso na mídia e no debate parla-mentar, mais uma vez, para destacar o papel de Manaus no desequilíbrio da balança comercial brasileira e, mais grave ainda, de contribuir pela “desindustrialização” dos investimentos nacio-nais. As entidades locais já se especializaram em responder aos acusadores

e proponentes da interven-ção. São ações coerentes, porém, rigorosamente inó-cuas, à vista das opiniões cristalizadas e decisões já tomadas em torno das sa-ídas que implicam rever para esvaziar o modelo ZFM. “O inferno são os ou-tros”, dizia o filósofo Jean--Paul Sartre, para ilustrar a incapacidade do indivíduo de olhar para si mesmo no âmbito de suas relações. O Plano B é o plano do Bei-radão de respeito às nossas vocações de bionegócios e geonegócios.

Cumprimos neste momento um século do fracasso da economia do látex, do desfecho mel-ancólico das folias que regalaram o Ciclo da Bor-racha. E a história tem to-dos os requisitos para se repetir. Agora como farsa e tragédia de uma só vez caso não sejam tomadas medidas drásticas de au-ditoria, avaliação e mu-danças robustas de plane-jamento. Alguns gestores e lideranças empresariais se mostram refratários à tarefa, fruto provável de um conservadorismo vesgo e acomodado de al-guns investidores ou de seu alheamento e descompro-metimento com as limita-

ções do modelo, os riscos de sua dependência fiscal, defasagens tecnológicas e indiferença às reais vo-cações de bionegócios que descrevem a região. Não esperemos que parta de quem propõe soluções autocráticas a responsabi-lidade de propor sucedâ-neos. Em lugar do silêncio com as omissões federais de prover infraestrutura, virtual consequência do agrado em torno da gen-erosidade fiscal do mod-elo, é preciso justificar as vantagens fiscais com avanços sociais, interior-ização dos benefícios, dos investimentos em cadeias e arranjos produtivos com os insumos naturais.

É que os incentivos do mo-delo ZFM, de forma crescente e perigosamente temerária, ficam novamente expostos ao bom-bardeio de praxe. Dessa vez, parece inevitável que a discus-são chegue ao Congresso com a força de retaliação que os Esta-dos, tolhidos de suas faculdades fiscais para atrair investimentos, irão adotar através de suas re-presentações. Será esta a gota que falta pro desfecho da festa? O momento é propício para re-taliações, promover acusações algumas apressadas outras desmedidas, especialmente na direção de quem tem dificulda-des de se defender. É previsível, pois, que a Zona Franca de Ma-naus volte à berlinda da expia-ção. Justamente na hora em que a economia não decola, a infla-ção bate com alarde à porta da bravata, e não há avanço subs-tantivo no conjunto de medidas, alopradas e focadas ou ditadas pelo viés eleitoral. Basta ver a renúncia fiscal dos itens da cesta básica que, em vez de reduzir, faz aumentar o preço do arroz, do jabá, do feijão...

É nesse contexto que im-porta indagar sobre o desempe-nho de nossa bancada, jamais tão alheia e despreparada, para defender a socioeconomia da Zona Franca de Manaus: suas demandas de infraestrutura, qualificação, agregação de va-lor pela inovação e desonera-ção burocrática, para alcançar a

possível independência de suas vantagens fiscais e compensa-ções locacionais. Quem é ca-paz de responder quanto custa cada um dos 115 mil empregos do Polo industrial de Manaus à luz dos bilhões que o governo federal está deixando de arreca-dar? Por que tantos privilégios se em outros estados, por muito

menos, as empresas geram um volume muito mais abundante de tributos e ocupação? Estes questionamentos já se ensaiam entre os parlamentares do Su-deste do país, e até entre os vizinhos, cujos estados serão proibidos de diferenciar a pró-pria alíquota para atrair investi-dores?

Page 4: Edição 2231

POLÍT

ICA

|04|

reda

cao@

mas

kate

.com

.br

MaskateManaus, 19 de março de 2013

maskate.com.br

A Procuradoria Geral do Estado (PGE) e a Secretaria de Estado de Política Fundiá-ria (SPF) serão os órgãos res-ponsáveis pelos procedimen-tos relativos a desapropriação e indenização de imóveis na área onde será construída a Cidade da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O decreto do governador,

Omar Aziz, publicado no Di-ário Oficial do Estado, oficia-lizou a nomeação.

O Secretário de Política Fundiária, Ivanhoé Amazo-nas Mendes Filho, disse que a SPF vai atuar, em parceria com a Unidade Gestora do Projeto da Cidade Universi-tária, junto às famílias que moram na área a ser desapro-

priada. “Um grupo de traba-lho irá manter contato com a comunidade para dirimir conflitos e chega a um acordo satisfatório para todos”, afir-mou. Prevista para ser cons-truída na cidade de Iranduba, distante 27km de Manaus, a primeira fase das obras da Ci-dade Universitária está orça-da em R$ 224,2 milhões.

Amazonas, O deputado es-tadual Ricardo Nicolau (PSD) enviou uma indicação ao Go-verno do Estado sugerindo a criação de um programa de distribuição gratuita de leite para crianças e idosos de todo o Estado. De acordo com o parlamentar, presidente da Co-missão de Saúde da Assem-bleia Legislativa do Amazonas

(ALEAM), a ideia é combater a insegurança alimentar e fo-mentar a produção leiteira. “O leite é essencial para a saúde em todas as fases da vida, o que é cientificamente comprovado. É um complemento alimentar seguro com alto valor nutritivo. Um programa de distribuição gratuita pode beneficiar crian-ças e idosos de baixa renda,

além de gerar novos empregos na zona rural”, aponta.

Na indicação, Ricardo Ni-colau solicita que o Estado realize estudo técnico sobre a viabilidade do programa. O parlamentar propõe que a ini-ciativa contemple crianças na faixa etária entre seis meses e seis anos de idade – com vaci-nas em dia.

Autorizadas indenizações de Cidade da UEAqDesapropriação e indenização de imóveis serão cuidadas pela PGE e SPF. Primeira fase das obras está orçada em R$ 224,2 milhões

Aleam discute potássio

Segunda discussão

Nicolau quer leite para idosos

A Comissão de Geodi-versidade, Recursos Hídri-cos, Minas, Gás e Energia da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), presidida pelo líder do go-verno, deputado Sinésio Campos (PT), promove nesta sexta-feira, 15, a partir das 17h, no Centro Cultural Ozani Nobre (rua Franscisco Barroncas), no município de Autazes (à 161 quilômetros), a 3ª Audiência Publica com o tema Potássio: “Uma reali-dade do Amazonas para o Brasil”.

O encontro vai discutir a viabilidade social, econô-

mica e o impacto florestal do processo de exploração da Silvinita nos municípios da região do rio Madei-ra, como Nova Olinda do Norte, Borba e Autazes, e da calha do rio Amazonas, Itacoatiara e Urucurituba. As duas regiões concen-tram uma jazida de mais de 400 milhões de toneladas do minério, um dos com-ponentes para a produção do NPK (nitrogênio, potás-sio e fósforo), fertilizante utilizado na correção do pH do solo na agricultura e pecuária, o qual o Brasil importa 92% do Canadá, Rússia e Biolorússia.

Essa é a segunda audi-ência pública promovida este ano e a terceira em Autazes desde abertura da agenda de discussão da exploração do minério. No dia 1° de março, o encontro reuniu mais de 500 pesso-as no município de Nova Olinda do Norte (à 170 quilômetros). O deputado Sinésio Campos disse que o projeto Potássio Amazo-nas está na pauta de discus-são dos governos Federal e do Amazonas e será re-alidade a partir de 2018. Ele lembrou que o Brasil produz apenas 8% do NPK para atender produtores brasileiros.

Segundo o governista, em breve o Amazonas vai se tornar autossuficiente na produção e comerciali-zado do fertilizante. “Esta-mos tratando de uma nova matriz de negócio para o nosso Estado. A expecta-tiva é aquecer a economia do Amazonas e gerar mais de 30 mil empregos, uns dez anos”, disse o depu-tado. Ele lembrou que, em Autazes, a empresa Potássio do Brasil realiza trabalho de pesquisa em oito pontos do município e encontrou jazida de Sil-vina, a uma profundidade de 650 metros, na estrada do Rosarinho.

Page 5: Edição 2231

maskate.com.br |05|MaskateManaus, 19 de março de 2013

Com atraso de mais de uma década, desde quando os senadores Gilberto Mestrinho e Jéferson Peres colocaram recursos no Orçamento em 2002, para o orçamento do ano seguinte, o Linhão de Tucuruí vai entrar em fase de testes, na Cidade de Manaus, na primeira quinzena do mês de maio deste ano. A previsão é do engen-heiro eletricista e coordenador estadual do Programa Luz Para Todos (LPT) no Amazonas, Robson de Bastos. De acordo com ele, as obras estão adian-tadas e toda a rede está inter-ligada. Sobre as subestações que atendem a capital, neste momento, Robson de Bastos, afirma que as unidades vão ficar “de stand by”, caso haja a necessidade de utilização. Manaus é atendida, hoje, pelas subestações de Mauazinhho, Aparecida e Balbina. A obra, que começou orçada em R$ 1,5 bilhão, vai ser concluída

A propósito, o procurador da República Leonardo An-drade Macedo instaurou, em fevereiro último, no âmbito do Ministério Público Federal (MPF), inquérito civil para apu-rar “a regularidade ambiental das obras de instalação da linha de transmissão Mutirão – Ca-choeira Grande - Compensa e seus impactos sobre o corredor ecológico urbano do Mindu”, da etapa urbana do Linhão de Tucuruí, apontando irregulari-dades na obra que ocorrem às

margens do igarapé. A instala-ção de torres de transmissão de energia elétrica do Linhão de Tucuruí às margens do Min-du, em Manaus, pode causar graves impactos na mobilidade urbana, no solo, no clima, na fauna e na vegetação do local, provocando desde alagamentos de ruas, como as avenidas Um-berto Calderaro Filho e Ma-ceió, a alterações climáticas na área de influência da obra, so-bretudo no bairro Parque Dez, na Zona Centro-Sul.

Animais como o sauim-de-coleira, que sofre risco de extinção, podem ficar isolados devido à redução do habitat e se tornarem vítimas de choque elétrico, e répteis e peixes na-tivos podem ter a reprodução comprometida. O alerta foi fei-to pelo especialista em manejo de fauna em Unidades de Con-servação e Áreas Protegidas e professor da Universidade Fed-eral do Amazonas (Ufam), Ro-gério Fonseca. O inquérito para

investigar o caso foi instaurado a partir da portaria nº 035. Nela, o procurador considerou, para instaurar o processo, “a notícia jornalística de que ‘Linhão de Tucuruí pode causar danos am-bientais em área do Igarapé do Mindu, diz especialista’”, bem como o alerta quanto aos riscos que as obras poderão causar ao futuro da fauna, inclusive em relação a animais ameaçados de extinção, como o sauim-de-coleira.

Linhão de Tucuruí chega com expectativa e estragos

Estragos urbanos

Medidas de prevenção e ajustes

qObra está na mira da justiça e da preguiça

Em decorrência da ins-talação da linha de trans-missão, árvores foram suprimidas do local em desconformidade com a ati-vidade. Conforme o MPF, a área é uma zona de infiltra-ção de água que serve como amortecimento da cidade, com dezenas de afluentes, “o que impede alagamentos e enchentes frequentes na cidade de Manaus”. Tam-bém considera que a área

está inserida no Corredor Ecológico Urbano do Iga-rapé do Mindu, as unidades de conservação do Parque Municipal do Mindu e a Reserva Particular do Pa-trimônio Natural Cachoeira Grande/Honda, “que está diretamente afetada pela Linha de Transmissão em questão, além de diversas áreas verdes dos conjuntos habitacionais implantados nas suas adjacências”.

De acordo com a Secre-taria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabili-dade (Semmas), a obra foi suspensa em janeiro nos trechos que cortam o Par-que do Mindu e, atualmen-te, continua interditada na área do parque. Foram encaminhados ao MPF os

documentos relativos à obra solicitados pelo órgão federal. A Eletrobrás Ama-zonas Energia, responsá-vel pela obra, informou por meio de sua assesso-ria, que as providências já estão sendo tomadas para pleno atendimento das re-clamações.

Incremento das enchentes

Interdição estratégica

Cerimonial e Protocolo PÚBLICO-ALVO:

Profissionais de eventos de empresas públicas e privadas, profissionais de cerimonial, mestres de cerimônias, alunos de relações públicas, turismo, h o t e l a r i a , s e c r e t a r i a d o executivo e demais cursos ligados à organização de

OBJETIVOS:

1) Abordar a importância estratégica dos eventos corporativos, apresentando-os como importante ferramenta de comunicação para solidificar a imagem das organizações e sua aproximação com os seus públicos de interesse; 2) Apresentar o código de regras que rege o comportamento dos indivíduos em eventos solenes; 3) Abordar os princípios que devem, necessariamente, ser

Período: 18/03 a 22/03/2013Horário: 14:00 às 18:00hCarga Horária: 20h

Av. Professor Nilton Lins, 1699Parque das Laranjeiras

www.muraki.org.br

Investimento

R$ 280,00

Maiores Informações: 3652-5000

com um investimento de R$ 2 bilhões. Afinal ninguém é de ferro nem resiste a um aditivoz-

inho. Cerca de 1,5 milhão de pessoas em sete municípios do Amazonas, incluindo Manaus,

por uma infraestrutura que pro-duz 50 vezes mais energia que Balbina.

Page 6: Edição 2231

AMAZ

ONAS

|06|

reda

cao@

mas

kate

.com

.br

MaskateManaus, 19 de março de 2013

maskate.com.br

O número de poços arte-sianos construídos em locais, profundidades e com técnicas inadequadas em Manaus é de aproximadamente dez mil, se-gundo o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipa-am), que trabalha na fiscali-

zação desses poços. Ainda de acordo com o órgão, a insta-lação irregular ainda pode ser identificada por meio da falta de licença do poder público.

No que diz respeito aos im-pactos ambientais dos poços artesianos clandestinos na ca-

pital, o Ipaam destaca o rebai-xamento e a contaminação dos lençóis freáticos. Isso ocorre porque esse tipo de obra pode levar terra, resíduos sanitários e outros componentes físicos e químicos da superfície para o seu interior.

Para perfurar um poço, o responsável deve requerer a Licença Ambiental Única (LAU), concedida pelo pró-prio Ipaam, conforme a Lei

3.785, de 24 de julho de 2012. No entanto, o órgão alerta que o processo de cadastramento pode demorar caso sejam iden-tificados erros ou ausências de

informações obrigatórias – de dez cadastros preenchidos pe-los donos de poços, oito pre-cisam ser revistos, conforme o Ipaam.

Poços artesianos clandestinos qIpaam diz que lençóis freáticos podem ser contaminados por poços irregulares. Contaminações bacteriológica

“Situação não é animadora”

Poço com mais de cem metros Licença obrigatória

A presença de um téc-nico de minas ou de um ge-ólogo para supervisionar a construção também é outro item importante, ressalta o órgão. E se a fiscalização é competência do Ipaam, o Serviço Geológico do Bra-sil (CPRM) auxilia o órgão ao recolher dados dos po-ços tubulares, por meio do Sistema de Informações de Águas Subterrâneas (Sia-gas). O projeto, que teve início em 1995, cadastra e envia esses dados ao Ban-co de Dados Central, no Rio de Janeiro, e os dispo-nibiliza ao público no site do próprio CPRM.

O superintendente do Serviço, Marco Antônio Oliveira, afirmou que esse

trabalho capta informa-ções sobre a profundidade do lençol freático e so-bre a qualidade da água, não só em Manaus como em todo o interior. “Até o final de 2013 preten-demos fazer esse estudo em 100% dos municípios do Amazonas”, disse. De acordo com Oliveira, a si-tuação encontrada “não é animadora em relação às águas subterrâneas”. “Na maioria dos casos, o maior problema é a profundi-dade dos poços. Eles são muito rasos – vão de 60 a 80 metros. Como não há coleta de esgoto, a própria fossa contamina a água que a população vai consumir”, apontou.

Como consequência da má qualidade da água, a população pode sofrer com doenças de veiculação hí-drica (diarreia, hepatite, disinteria). “Além da con-taminação bacteriológica proveniente das fossas, é possível evoluir para uma contaminação química - ou seja, a decomposição das bactérias e a geração de nitratos e nitritos que per-manecerão naquela água”, explicou.

Para solucionar o pro-blema da qualidade da água em Manaus, o ide-al é a construção de um poço profundo com mais de mais de cem metros de profundidade, ressaltou o superintendente do CPRM. “Há estrutura física para re-ceber esse poço, no entan-

to, o custo é alto, de mais de R$ 50 mil. É inviável para a população de média e baixa renda”, ponderou. “Uma solução prática é que a população consuma a água que vem da conces-sionária, com um controle de qualidade muito maior. Portanto, é aconselhável o uso da água que sai da tor-neira em relação à do poço, cuja procedência é des-conhecida”, acrescentou. Ainda segundo Oliveira, a qualidade da água será me-lhor caso a camada superfi-cial do solo seja isolada nos primeiros 20 metros. “É fundamental bloquear as infiltrações e tentar captar o mais profundo possível. Abaixo de 30, 40 metros ou mais, a água será me-lhor”, frisou.

Page 7: Edição 2231

maskate.com.br |07|MaskateManaus, 19 de março de 2013

O atletismo amazonense será contemplado com o “Projeto Futuro Campeão – Formando Hoje Vencedores do Amanhã”, que tem como padrinho o ex-atleta Robson Caetano, de 48 anos, que medalhista de prata nos 200m rasos em ‘Seul 1988’ e bronze no revezamento 4x100 em ‘Atlanta 1996’. O início da parceria foi acertado nesta quinta-feira (14), durante re-união entre o ídolo e a secre-tária de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel), Alessandra Campêlo.

- Tenho história aqui em Manaus, onde treinei na Vila Olímpica e representei o Na-cional em grandes campe-onatos. Agora, quero voltar e retribuir tudo que conquistei nessa terra, pois aqui me sinto em casa - disse o carioca, que atualmente comanda o Insti-tuto Robson Caetano (IRC). Para a secretária Alessandra Campêlo, a associação do Governo do Amazonas, do CTARA e da Vila Olímpica de Manaus trará, além de melhorias do ponto de vista técnico, visibilidade midiáti-ca ao esporte desenvolvido no Estado.

Robson Caetano investe em Manaus

qParceria será feita com o governo do Amazonas. Ex-atleta esteve em Manaus para participar da posse de

Toninho Fernandes na CBAt Morador da zona Norte

Hermanos fazem peneira

Adaptado para a região

Adaptado para a região

Fogão leva boleiro amazonense

Já o garoto e morador do bairro Nossa Senhora de Fá-tima 2, na Zona Norte de Ma-naus, disse que são poucas as oportunidades em atuar profis-sionalmente no futebol. Para ele, a peneira foi a abertura que esperava desde os cinco anos de idade para se tornar um joga-dor reconhecido na profissão.

- Jogar no Botafogo ou em

outro clube do Brasil é o sonho de qualquer menino. Agora vou seguir o que me for ordenado fazer para que eu possa me fir-mar lá no Rio de Janeiro e dar continuidade a esta profissão que eu sempre busquei. Sei que não vai ser fácil, mas tenho fé em Deus que com o apoio da minha família tudo vai dar cer-to – apostou Franklin Wassis.

O Clube Atlético Chacari-ta Juniors realizou peneira na manhã deste sábado (16), no CT do América, na Zona Nor-te de Manaus, e reuniu apro-ximadamente 140 garotos, de 10 a 20 anos, que buscam o sonho de ser jogador de fute-bol. Do total de participantes, sete adolescentes e quatro jo-vens foram selecionados para avaliação, a partir do dia 15 de abril, na cidade do Rio de Ja-neiro, onde fica a base do time que disputa a Série B do Cam-

peonato Argentino.- Os quatro de maiores, de

18 a 20 anos, vão direto para a base do Chacarita, na Argen-tina. Já os menores de idade serão encaminhados a partir do dia 15 de abril para o nosso centro de formação de atletas de futebol, chamado de Cetaf, no Rio de Janeiro. Eles ficarão por três meses, ou até menos, em fase de preparação e adap-tação para depois serem envia-dos para outros clubes do Rio e de São Paulo.

O atletismo amazonense será contemplado com o “Proje-to Futuro Campeão – Formando Hoje Vencedores do Amanhã”, que tem como padrinho o ex--atleta Robson Caetano, de 48 anos, que medalhista de prata nos 200m rasos em ‘Seul 1988’ e bronze no revezamento 4x100 em ‘Atlanta 1996’. O início da parceria foi acertado nesta quin-

ta-feira (14), durante reunião entre o ídolo e a secretária de Estado da Juventude, Despor-to e Lazer (Sejel), Alessandra Campêlo.

- Tenho história aqui em Ma-naus, onde treinei na Vila Olím-pica e representei o Nacional em grandes campeonatos. Ago-ra, quero voltar e retribuir tudo que conquistei nessa terra, pois

aqui me sinto em casa - disse o carioca, que atualmente coman-da o Instituto Robson Caetano (IRC). Para a secretária Ales-sandra Campêlo, a associação do Governo do Amazonas, do CTARA e da Vila Olímpica de Manaus trará, além de melho-rias do ponto de vista técnico, visibilidade midiática ao esporte desenvolvido no Estado.

O Projeto Futuro Cam-peão funciona no Rio de Janeiro e atende atualmen-te 1.000 atletas em comu-nidades beneficiadas pelas Unidades de Polícia Pacifi-cadora (UPP’s). No Amazo-nas, Robson Caetano fará adaptações, se dispondo a ir atrás de talentos dentro das comunidades. A expec-tativa é que o projeto co-mece no mês de abril.

- É importante que esse projeto não fique apenas dentro da Vila Olímpica, mas que vá atrás também dos jovens nas suas comu-nidades - disse o ex-atleta, que veio a Manaus para a transmissão de cargo de Roberto Gesta de Melo a Toninho Fernandes na presidência da Confedera-ção Brasileira de Atletismo (CBAt).

Franklin Wassis Chaves, de 14 anos, ficará por três meses treinando nas cate-gorias de base do Botafo-go. O atacante foi um dos aprovados na peneira do Chacarita Juniors, realiza-da na manhã deste sába-do (16), na Zona Norte de Manaus. O amazonense viajará para a cidade do Rio de Janeiro no inicio do

mês de abril. - A partir do mês que

vem o levaremos para o Botafogo. A facilidade que ele tem em bater com as duas pernas e a posse de bola me chamou a atenção. Contudo, antes, ele ainda passará por uma fase de adaptação no nosso centro de formação de atletas de futebol.

Page 8: Edição 2231

Quanto mais você compra,mais você ganha.

CARTÃO

D

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

C

L

I

E

N

T

E

D

E

S

D

E

2

0

0

9

V

Á

L

I

D

O

A

T

É

1

0

/

1

4

C

L

I

E

N

T

E

D

E

S

D

E

2

0

0

9

V

Á

L

I

D

O

A

C

L

I

E

N

T

E

D

E

S

D

E

2

0

0

9

V

Á

L

I

D

O

A

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

C

L

I

E

N

T

E

D

E

S

D

E

2

0

0

9

V

Á

L

I

D

O

A

T

É

1

0

/

1

4

T

É

1

0

/

1

4

T

É

1

0

/

1

4

C

L

I

E

N

T

E

D

E

S

D

E

2

0

0

9

V

Á

L

I

D

O

A

C

L

I

E

N

T

E

D

E

S

D

E

2

0

0

9

V

Á

L

I

D

O

A

C

L

I

E

N

T

E

D

E

S

D

E

2

0

0

9

V

Á

L

I

D

O

A

C

L

I

E

N

T

E

D

E

S

D

E

2

0

0

9

V

Á

L

I

D

O

A

T

É

1

0

/

1

4

T

É

1

0

/

1

4

C

L

I

E

N

T

E

D

E

S

D

E

2

0

0

9

V

Á

L

I

D

O

A

C

L

I

E

N

T

E

D

E

S

D

E

2

0

0

9

V

Á

L

I

D

O

A

C

L

I

E

N

T

E

D

E

S

D

E

2

0

0

9

V

Á

L

I

D

O

A

C

L

I

E

N

T

E

D

E

S

D

E

2

0

0

9

V

Á

L

I

D

O

A

C

L

I

E

N

T

E

D

E

S

D

E

2

0

0

9

V

Á

L

I

D

O

A

T

É

1

0

/

1

4

T

É

1

0

/

1

4

T

É

1

0

/

1

4

C

L

I

E

N

T

E

D

E

S

D

E

2

0

0

9

V

Á

L

I

D

O

A

C

L

I

E

N

T

E

D

E

S

D

E

2

0

0

9

V

Á

L

I

D

O

A

C

L

I

E

N

T

E

D

E

S

D

E

2

0

0

9

V

Á

L

I

D

O

A

C

L

I

E

N

T

E

D

E

S

D

E

2

0

0

9

V

Á

L

I

D

O

A

C

L

I

E

N

T

E

D

E

S

D

E

2

0

0

9

V

Á

L

I

D

O

A

C

L

I

E

N

T

E

D

E

S

D

E

2

0

0

9

V

Á

L

I

D

O

A

T

É

1

0

/

1

4

T

É

1

0

/

1

4

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

C

L

I

E

N

T

E

D

E

S

D

E

2

0

0

9

V

Á

L

I

D

O

A

C

L

I

E

N

T

E

D

E

S

D

E

2

0

0

9

V

Á

L

I

D

O

A

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

C

L

I

E

N

T

E

D

E

S

D

E

2

0

0

9

V

Á

L

I

D

O

A

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

C

L

I

E

N

T

E

D

E

S

D

E

2

0

0

9

V

Á

L

I

D

O

A

C

L

I

E

N

T

E

D

E

S

D

E

2

0

0

9

V

Á

L

I

D

O

A

T

É

1

0

/

1

4

C

L

I

E

N

T

E

D

E

S

D

E

2

0

0

9

V

Á

L

I

D

O

A

T

É

1

0

/

1

4

C

L

I

E

N

T

E

D

E

S

D

E

2

0

0

9

V

Á

L

I

D

O

A

C

L

I

E

N

T

E

D

E

S

D

E

2

0

0

9

V

Á

L

I

D

O

A

C

L

I

E

N

T

E

D

E

S

D

E

2

0

0

9

V

Á

L

I

D

O

A

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

C

L

I

E

N

T

E

D

E

S

D

E

2

0

0

9

V

Á

L

I

D

O

A

C

L

I

E

N

T

E

D

E

S

D

E

2

0

0

9

V

Á

L

I

D

O

A

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

C

L

I

E

N

T

E

D

E

S

D

E

2

0

0

9

V

Á

L

I

D

O

A

C

L

I

E

N

T

E

D

E

S

D

E

2

0

0

9

V

Á

L

I

D

O

A

C

L

I

E

N

T

E

D

E

S

D

E

2

0

0

9

V

Á

L

I

D

O

A

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

C

L

I

E

N

T

E

D

E

S

D

E

2

0

0

9

V

Á

L

I

D

O

A

C

L

I

E

N

T

E

D

E

S

D

E

2

0

0

9

V

Á

L

I

D

O

A

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

C

L

I

E

N

T

E

D

E

S

D

E

2

0

0

9

V

Á

L

I

D

O

A

C

L

I

E

N

T

E

D

E

S

D

E

2

0

0

9

V

Á

L

I

D

O

A

C

L

I

E

N

T

E

D

E

S

D

E

2

0

0

9

V

Á

L

I

D

O

A

C

L

I

E

N

T

E

D

E

S

D

E

2

0

0

9

V

Á

L

I

D

O

A

C

L

I

E

N

T

E

D

E

S

D

E

2

0

0

9

V

Á

L

I

D

O

A

C

L

I

E

N

T

E

D

E

S

D

E

2

0

0

9

V

Á

L

I

D

O

A

C

L

I

E

N

T

E

D

E

S

D

E

2

0

0

9

V

Á

L

I

D

O

A

C

L

I

E

N

T

E

D

E

S

D

E

2

0

0

9

V

Á

L

I

D

O

A

C

L

I

E

N

T

E

D

E

S

D

E

2

0

0

9

V

Á

L

I

D

O

A

C

L

I

E

N

T

E

D

E

S

D

E

2

0

0

9

V

Á

L

I

D

O

A

C

L

I

E

N

T

E

D

E

S

D

E

2

0

0

9

V

Á

L

I

D

O

A

C

L

I

E

N

T

E

D

E

S

D

E

2

0

0

9

V

Á

L

I

D

O

A

C

L

I

E

N

T

E

D

E

S

D

E

2

0

0

9

V

Á

L

I

D

O

A

C

L

I

E

N

T

E

D

E

S

D

E

2

0

0

9

V

Á

L

I

D

O

A

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

C

L

I

E

N

T

E

D

E

S

D

E

2

0

0

9

V

Á

L

I

D

O

A

C

L

I

E

N

T

E

D

E

S

D

E

2

0

0

9

V

Á

L

I

D

O

A

C

L

I

E

N

T

E

D

E

S

D

E

2

0

0

9

V

Á

L

I

D

O

A

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

C

L

I

E

N

T

E

D

E

S

D

E

2

0

0

9

V

Á

L

I

D

O

A

C

L

I

E

N

T

E

D

E

S

D

E

2

0

0

9

V

Á

L

I

D

O

A

C

L

I

E

N

T

E

D

E

S

D

E

2

0

0

9

V

Á

L

I

D

O

A

C

L

I

E

N

T

E

D

E

S

D

E

2

0

0

9

V

Á

L

I

D

O

A

C

L

I

E

N

T

E

D

E

S

D

E

2

0

0

9

V

Á

L

I

D

O

A

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

C

L

I

E

N

T

E

D

E

S

D

E

2

0

0

9

V

Á

L

I

D

O

A

C

L

I

E

N

T

E

D

E

S

D

E

2

0

0

9

V

Á

L

I

D

O

A

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

C

L

I

E

N

T

E

D

E

S

D

E

2

0

0

9

V

Á

L

I

D

O

A

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

C

L

I

E

N

T

E

D

E

S

D

E

2

0

0

9

V

Á

L

I

D

O

A

C

L

I

E

N

T

E

D

E

S

D

E

2

0

0

9

V

Á

L

I

D

O

A

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

C

L

I

E

N

T

E

D

E

S

D

E

2

0

0

9

V

Á

L

I

D

O

A

C

L

I

E

N

T

E

D

E

S

D

E

2

0

0

9

V

Á

L

I

D

O

A

C

L

I

E

N

T

E

D

E

S

D

E

2

0

0

9

V

Á

L

I

D

O

A

C

L

I

E

N

T

E

D

E

S

D

E

2

0

0

9

V

Á

L

I

D

O

A

C

L

I

E

N

T

E

D

E

S

D

E

2

0

0

9

V

Á

L

I

D

O

A

C

L

I

E

N

T

E

D

E

S

D

E

2

0

0

9

V

Á

L

I

D

O

A

C

L

I

E

N

T

E

D

E

S

D

E

2

0

0

9

V

Á

L

I

D

O

A

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

C

L

I

E

N

T

E

D

E

S

D

E

2

0

0

9

V

Á

L

I

D

O

A

C

L

I

E

N

T

E

D

E

S

D

E

2

0

0

9

V

Á

L

I

D

O

A

C

L

I

E

N

T

E

D

E

S

D

E

2

0

0

9

V

Á

L

I

D

O

A

C

L

I

E

N

T

E

D

E

S

D

E

2

0

0

9

V

Á

L

I

D

O

A

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

T

É

1

0

/

1

4

T

É

1

0

/

1

4

T

É

1

0

/

1

4

T

É

1

0

/

1

4

T

É

1

0

/

1

4

T

É

1

0

/

1

4

T

É

1

0

/

1

4

T

É

1

0

/

1

4

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

T

É

1

0

/

1

4

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

T

É

1

0

/

1

4

T

É

1

0

/

1

4

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

A

N

I

E

L

D

E

O

L

I

V

E

I

R

A

A

S

S

U

N

Ç

Ã

O

1

6

9

0

0

6

2

1

2

0

3

0

2

0

Preço à vista para pagamento em dinheiro. No plano de 1+3 não haverá acrescimo de juros com entrada de 25%. Para o plano 1+4 a entrada será de 20%. O plano de 1+11 será acrescido de 7% de juros ao mês. Para retirar seu cartão TV Lar dirigir-se às lojas TV Lar, Setor Crediário. O cartão TV Lar está sujeito à análise de crédito. Ofertas válidas de 13/03/2013 a 14/03/2013. Fotos meramente ilustrativas, garantimos um estoque de duas peças por produtos anunciado. Este anúncio é feito com antecedência, podendo em alguns casos faltar produtos anunciados. Para possíveis erros de digitação, erratas estarão disponíveis nas lojas TV Lar. Não jogar este anúncio em via pública. Convênios TV Lar: CÂMERA - ASSALE - ASTC - ASSESI - PRODASA - SESC - SMARJ - SEBRAE - MANAUSTRANS - SMTU (GREMIO) - SEDUC.

www.tvlar.com.br | Twitter: @lojastvlar | Facebook: Lojas TV Lar

GARANTIAESTENDIDA

R$ 27,67

FORNO MICRO-ONDAS ELECTROLUX 18L MEF28Cód. 63400-0À Vista R$ 235,00ou 1+3x R$ 58,75 s/juros

• 18 litros• Menu Faça-Fácil / Kids• Menu Descongelar• Trava de segurança

MAXMAXMAXMAXMAXMAX 1 ANO R$ 43,15

R$ 16,37

R$ 201,97

MAXMAXMAXMAXMAXMAX 1 ANO R$ 41,65

PURIFICADOR ÁGUA LATINA VITA MAX10690Cód. 67621-7À Vista R$ 139,00 ou 1+3x R$ 34,75 s/juros

• 05 estágios de purificação• Ação bacteriostática• Elimina gostos e odores desagradáveis • Sistema blindado • Dimensões (AxLxP): 335 x 190 x 145 mm• 100% ecológico

FREEZER ELECTROLUX HORIZ 477L 2PH500C BR Cód. 22114-7À Vista R$ 1.715,00 ou 1+3x R$ 428,75 s/ juros

• Capacidade total de 477l• Tecla congelamento rápido• Fechadura na porta• Revestimento aço zincado• 02 portas

MAXMAXMAXMAXMAXMAX 1 ANO R$ 55,57

R$ 93,98

R$ 42,98R$ 36,27

R$ 11,66

COND DE AR ELECTROLUX 10.000 BTUS 110V EAM10F 110WCód. 54300-4À Vista R$ 798,00ou 1+3x R$ 199,50 s/juros

LAVADORA DE PRESSÃO KARCHER K-2 350Cód. 67725-3À Vista R$ 365,00ou 1+3x R$ 91,25 s/juros

ANTENA PARABÓLICA CENTURY 1.50 MT MD150Cód. 60326-4À Vista R$ 308,00 ou 1+3x R$ 77,00 s/juros

VENTILADOR LOREN SID MESA 40 CM - TURBO2416 PTCód. 67727-5À Vista R$ 99,00 ou 1+3x R$ 24,75 s/juros

MAXMAXMAXMAXMAXMAX 1 ANO R$ 53,12

MAXMAXMAXMAXMAXMAX 1 ANO R$ 33,66MAXMAXMAXMAXMAXMAX 1 ANO R$ 54,54 MAXMAXMAXMAXMAXMAX 1 ANO R$ 14,51

42,98

LAVADORA DE PRESSÃO

R$ 91,25 s/juros

1 ANO R$ 33,66

MAXMAXMAXMAXMAXMAX 1 ANO R$ 129,68MAXMAXMAXMAXMAXMAX 1 ANO R$ 69,36

MÁQUINA DE LAVAR ROUPAS ELECTROLUX 15 KGLT 15 F BR Cód. 67627-7À Vista R$ 1.515,00 ou 1+3x R$ 378,75 s/ juros

FOGÃO ELECTROLUX 4BS - 525 PX - INOX52SPX INOX Cód. 67698-8À Vista R$ 1.038,00 ou 1+3x R$ 259,50 s/ juros

R$ 178,41R$ 122,24

27

ANTENA PARABÓLICA CENTURY

1 ANO R$ 54,54

Page 9: Edição 2231

ANO 15 - Nº 2.231 - MANAUS/AM - 19/03/2013 - www.maskate.com.br

O Telecarinho, novo Qua-dro que homenageias casais abriu o Fala Mourão-Maska-te na TV desta segunda-feira

abençoada, com parabéns para a poderosa Zuíla, logo após recebendo a homena-gem da internacional Kaisa

Marques, que decantou o Kama Sutra ao lados dos bailarinos. A novidade agra-dou em cheio.

O espaço da segunda-feira não deu pra quem quis, com sonzão da Elaina Dantas, dando um chutão no bagulho e dando o troco. Quem venceu? Kaisa ou Elaine? As duas. No Bolsa de Valores é assim, todos saem vencedores no final.

Briga por causa do anel do Lobato não empanou brilho do Fala Mourão desta segunda-feira

Kaisa ensina o Kama Sutra ao vivo e em coresBregão do Mourão

Page 10: Edição 2231

|10|MaskateManaus, 19 de Março de 2013

maskate.com.br

O cineclube de Manaus, o “Cine Vídeo Tarumã” da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), aposta em filmes de sucesso nesta semana para atrair o públi-co. Sucessos de grandes ci-neastas, como italiano Nan-ni Moretti e Indiano Tarsem Singh, serão exibidos gra-tuitamente. As sessões são realizadas sempre às 12h30 no auditório Rio Negro, no Campus Universitário, Zona Leste da capital.

Começando a semana, nesta segunda-feira (18), a programação tem o filme Temos Papa, do diretor ita-liano Nanni Moretti. Após a morte do Papa, o Conclave reúne-se para eleger o seu sucessor. Quando finalmen-te é eleito um cardeal, os fiéis amontoados na Praça São Pedro esperam em vão o novo soberano. O cardeal escolhido não parece pron-to a suportar o peso de tal responsabilidade. Angústia?

Depressão? Medo de não se sentir à altura? O mundo se inquieta, enquanto no Va-ticano buscam-se soluções para superar a crise – en-tre elas o auxílio de um dos mais renomados psicanalis-tas da Itália. O diretor italia-no que já levou os prêmios Leão de Ouro e a Palma de Ouro, ganha mais um indi-cação a Palma de Ouro com Temos Papa e o prêmio de Melhor Filme no Globo de Ouro Italiano.

‘Cineclube’ apresenta filmes de Nanni e Jake Scott

REDE

S SOC

IAIS

jorn

al@

mas

kate

.com

.br

Celebrado dia da poesia no Mindu

Localizado na Zona Centro-Sul de Manaus, o Parque Municipal do Min-du foi palco de apresenta-ções teatrais, literárias e de atividades voltadas para a educação ambiental na manhã deste domingo (17). Realizado pela Secre-taria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabili-dade (Semmas), o evento contou com a presença do grupo de teatro ‘Faz de Conta’ e autores de livros

infanto-juvenis com temá-tica ambiental. O objetivo era celebrar o Dia Nacio-nal da Poesia, comemora-do na última quinta-feira (14).

Segundo a titular da Semmas, Kátia Schweickar-dt, o evento marca o início das atividades que visam tornar as áreas protegidas do município em espaços para serem utilizados por crianças, escolas, grupos de teatro, associações co-

munitárias, organizações não-governamentais e governamentais em festas artísticas. “Queremos con-vocar a população para que participe desse pro-cesso de resgate de espa-ços, a exemplo do Parque do Mindu, um dos sím-bolos de preservação da natureza da nossa cidade, aberto à visitação pública e com um papel impor-tante para a qualidade de vida da cidade”, afirmou.

Raquel Oliveira

Selma Cruz @Selmafc76Cruz

Edney Morais Araujo

rosangela socorro@lima_mao

Daniele Silva

Godivamica@godivamical

Tiatio WB Escolar

Ruinaldo Vieira Trin @rvieiratrindade

Page 11: Edição 2231

maskate.com.br |11|MaskateManaus, 19 de Março de 2013

Andressa Urach posou em um castelo medieval, no Vale do Loire, no inte-rior da França. A vice Miss Bumbum viajou para pro-mover o concurso na Euro-pa. Entre um clique e outro, Andressa disse que vai ti-rar a tatuagem que tem na barriga. “Resolvi remover minha tatuagem da barri-ga. Sei que vai doer mui-to, mas vou tentar”, disse Andressa. Veja o making of do ensaio. Durante a via-gem, a loira também po-sou de biquíni em frente a Torre Eiffel e espantou o frio em uma piscina aque-cida em Paris.

Fani ainda não pregou o olho desde que deixou o “BBB 13” no domingo, 17, eliminada com 62% dos votos do públi-co. A ex-BBB usou o Twitter para agrade-cer o carinho dos fãs durante seu confina-mento: “Gente, es-tou morrendo aqui! Quantas coisas lin-das, muita emoção. Obrigada por tudo. Não dormi até agora.

Urach posa no interior da França

Fani agradece fãs por apoio

Giovanna Antonelli na cama com o marido

Giovanna Antonelli comemorou os primeiros minutinhos de seu aniversário - ela completa 37 anos nesta segunda-feira, 18 -, ao lado do mari-do, Leonardo Nogueira. A atriz postou uma foto no Instagram onde aparece de cara limpa, deitada na cama com ele. Na legenda, apenas corações. É o amor!

Bruno Gissoni e Rodrigo filhinhos de papai

Na noite deste domingo, 17, Bruno Gissoni e Rodrigo Simas foram ao teatro com os pais, Beto Simas e Ana. A família assistiu à peça “Dzi Croquet-tes em Bandália” no Teatro Clara Nunes, na Gávea, Zona Sul do Rio.

Mais cedo, Yanna Lavigne se declarou para Bru-no Gissoni em foto no Instagram. “Não vivo mais sem”, escreveu ela, colocando um coraçãozinho ao lado da frase.

Somos GH Assessoria em Software Ltda, já trabalhamos com

Assessoria e Consultoria em Tecnologia há alguns anos.

Principalmente com desenvolvimento de programas para

computadores.

Porém nosso portifólio compreende Gestão Eletrônica de

Documentos, Rastreamento de Veículos, Gráfica Rápida e

Escritório Compartilhado.

O escritório compartilhado é conhecido como "Coworking".

Esta proposta de compartilhar o espaço do escritório com

pessoas diferentes, de empresas diferentes é nova, foi

criada em 1999 por Bernie DeKoven nos Estados Unidos.

Más foi Brad Neuberg criou o “Hat Factory”, um espaço de

coworking baseado em São Francisco na Califórnia (EUA),

que era um apartamento onde trabalhavam 3 profissionais

de tecnologia e que abria suas portas durante o dia para

“avulsos” que precisavam de um lugar para trabalhar e

queriam compartilhar experiências. Hoje existem espaços de

coworking nos 6 continentes.

E s c r i t ó r i o C o m p a r t i l h a d o

2 0 1 3

1993

2007

Coworking Origens

Apresentação GH

Informatiza

1997

Rodrigão posta foto de Adriana dormindo

O ex-BBB Rodrigão resol-veu brincar com a namora-da Adriana na manhã desta segunda-feira, 18. Ele postou uma foto da loira dormindo no carro. “Bom dia galera! Ela coloca no instagram que acorda cedo e tal... Acordar cedo pra dormir no carro é mole!!! Começando mais uma semana, mais uma se-gunda, espero que todos vocês acordem dispostos e sabendo que acreditando de verdade você chega nos seus objetivos, pode crer nisso! Cada dia é um passo, cada semana uma vitória e cada vez você esta mais perto dos seus sonhos! Vale a pena so-nhar galera, sonhe bastante, viaje na maionese, e quando alguem falar que você esta errado, deixe que o tempo mostre que você sonhou e acreditou! Acorde, faça um café forte e bora pra vida! :)”.

Page 12: Edição 2231

POLÍC

IA

|12|

reda

cao@

mas

kate

.com

.br

MaskateManaus, 19 de Março de 2013

maskate.com.br

Militar da Marinha troca tiros com PMs e é preso em flagrante

Policiais Militares prenderam em flagrante o Militar da Marinha André Articlino Marinho, 21 anos, após o mes-mo juntamente com outro comparsa terem assaltado e roubado a moto do Industriário Fredson Santiago Ribei-ro, por volta das 21h40min, na Avenida Buritis, Distrito Industrial de Manaus.

Os militares passavam no local e perceberam quando os dois elementos estavam praticando o assalto, e abor-daram os elementos que saíram em disparada. Os dois elementos efetuaram vários disparos contra os Policiais que revidaram, mas não conseguiram acertar os melian-tes.

Próximo da fábrica da Samsung, um dos elementos pulou da moto e saiu em disparada para dentro do mata-gal, o outro se desequilibrou da moto e caiu, sendo preso pelos policiais da 7ª Cicom.

Na delegacia (3º Dip), descobriu-se que ele se chama André Articlino Marinho, Militar da Marinha. Ele foi fla-granteado por Roubo e Resistencia, e foi recolhido para o quartel dos Fuzileiros Navais, visto que é militar e não pode por lei, cumprir a pena na penitenciária.

Rocam prende dupla acusada de homicídio

Por volta das 04:30h da madrugada deste domingo (17), os soldados Roberto Mendes, Amsterdan e Ordo-nes Lima, ao comando do tenente Nilzomar, prenderam Walter Maquiné dos Santos, 38.

O outro preso é João Albuquerque Albano, 42, após populares denunciarem a dupla como sendo os respon-sáveis pelo homicídio do mototaxista Carlito Assunção dos Santos, 37, que após brigar com Walter em um bar foi alvejado com um tiro no peito.

Ainda de acordo com as testemunhas, João costuma-va se passar por policial civil e teria fornecido a arma para Walter, além de ajudar na fuga, como consta em depoi-mentos de testemunhas e que comprovam a participa-ção de ambos no crime.

Dois acidentes graves acon-teceram entre a madrugada e a manhã desta segunda feira, na mesma área da cidade, a Zona Oeste, na Região do Ta-rumã. Nos dois acidentes nin-guém morreu mas todos os envolvidos e que ocupavam os dois veículos, ficaram bastante feridos e foi necessária a pre-sença de equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Ur-gência – Samu, para socorrer as vítimas.

O primeiro foi na “Curva da Morte” na Estrada do Tarumã, por volta de 01h30, bem pró-ximo do antigo Balneário da Cachoeira Alta, onde o carro Prisma de placa NOR 8425 diri-gido pelo funcionário da Moto Honda, Roner da Silva, 27, saiu da pista em alta velocidade,

arrancou bvárias placas de si-nalização, desceu o barranco

e chocou-se com uma casa da referida estrada.

O primo do motorista do Prisma, o industriário Regis da Silva, 20, as namoradas dos dois rapazes e uma ami-ga das mesmas, que não tive-ram seus nomes divulgados, foram atendidos rapidamen-te no local do acidente e pos-teriormente foram levados

para o Pronto Socorro e Hos-pital 28 de Agosto, segundo as primeiras informações.

O dono da casa atingida pelo carro Prisma, Rogério Noronha, 30, disse que es-tava dormindo quanto ouviu o estrondo e correu para ver o que estava acontecendo.

O carro destruiu a cobertura lateral da residência , mas o azar maior de Rogério neste acidente, foi que sua moto-cicleta, uma Harley Davison, que custa cerca de R$ 40 mil, estava debaixo desta cober-tura, foi atingida e completa-mente destruída.

O outro acidente acon-teceu por volta de 07 horas, quando o dia já estava claro e chovia bastante naquela área. A Picape Mitsubishi L-200, preta, dirigida pelo advogado Valfran Caldas, 34, também perdeu a direção, quando tra-fegava pela Avenida do Turis-mo, bateu na mureta de con-tenção, já nas proximidades da Estrada da Ponta Negra, e caiu por inteira no igarapé que passa embaixo da ponte.

Dentro do carro também viajavam o pai de Valfran, também advogado Valter Cal-das, 84, a mãe dele, senhora Ester Siqueira Caldas, 52, e o amigo da família, identificado pelo nome de Paulo Afonso. Somente o advogado se ma-

chucou pouco, enquanto seus pais e o amigo, tiveram de ser levados do local em ambulân-

cias do Samu com várias esco-riações e alguns até com sus-peitas de fraturas pelo corpo.

Acidentes graves e muitosferidos na área do Tarumã

Todos ficaram bastante feridos

Advogados caíram com carro no igarapé

qChuva e excesso de velocidade colaboraram para as tragédias

Risco de afogamento dentro da picapeApesar da gravidade nes-

te acidente, o advogado Val-fran Caldas, conversou com repórteres e deu informa-ções para os policiais milita-res e agentes de trânsito. Ele disse que não dirigia e alta velocidade e o que pode ter provocado a derrapada e ter perdido a direção de seu carro foi a pista molhada e a chuva que caia naquele mo-mento.

Ele confirmou que o perigo maior depois do da Picape L-200 se projetar para dentro do igarapé, foi de acabar se afogando juntamente com seus pais e o amigo da família, afi-

nal todos estavam usando cinto de segurança e fica-ram presos nos mesmos, por alguns momentos. O igarapé não estava tão cheio, numa média de um

metro de profundidade apenas e isso ajudou no trabalho de retirada de todos do carro, pelas pes-soas que foram socorrer as vítimas.

Page 13: Edição 2231

maskate.com.br |13|MaskateManaus, 19 de Março de 2013

AMIZADE VIOLENTA

Durante uma alegre e descontraída jogatina entre jovens bem educados e com boa estrutura familiar, regada a muita cachaça, o desocupado Werley Marinho dos Santos, 25, percebeu que seu amigo, Landerson Gomes Prado, 22, já tinha vivido demais e estava na hora de ele morrer já. A bronca toda aconteceu no charmoso bairro Tancredo Neves, na Zona Leste. Werley pegou só uma faca que estava sendo usada para cortar os limões e cravou com toda a vontade nos peitos de Landerson, para que ele fosse logo para o mundo espiritual. A galera acabou apartando a onda e o plano de Werley nem deu certo, porque Landerson foi bater no João Lúcio, onde está se recuperando, já pensando em como irá matar o seu eterno miguxo.

CASA DE CABA O industriário Adriel Almeida Lopes dos San-

tos, 26, deve ter mexido em casa de caba, por-que foi pegando seis tiros e morreu no Pronto--Socorro Dr. João Lúcio, domingo à noite. Ele foi baleado, por volta das 21h, quando deu bobeira no cruzamento das Ruas 8 com a 1, no São José 3, da nossa queridíssima e amadíssima Zona Leste, lógico. A polícia não soube informar a motivação nem os suspeitos do crime. O caso vai ser investi-gado com muito entusiasmo pela bem equipada e aparelhada Delegacia Especializada em Homicí-dios e Sequestros (DEHS).

Uma tiazona de 48 anos resol-veu pegar o neto dela, um adoles-cente de 15 anos, para trabalhar para ela no tráfico de drogas e poder proporcionar a ele um futuro melhor no mundo do crime. In-felizmente, ontem, os dois foram presos na casa onde moravam, na rua Anador, bairro João Paulo 2, Zona Leste.

Vizinhos fofoqueiros não se aguentaram e ligaram para os cops e contaram tudo o que rolava na casa da família bizarra. Os tiras

chegaram aloprando com a família e logo de cara, pegaram a bolsa da tia e acharam 146 trouxinhas de pasta base de cocaína, 53 trouxi-nhas de cocaína e 23 papelotes de maconha, além de uma pistola 765 com 12 munições intactas.

O mais estranho, é que a avó do moleque ainda autorizou que os tiras fizessem a revista no interior da casa. Ao realizarem a busca, encontraram uma bolsa marrom, escondida em uma gaveta, con-tendo a droga. Em depoimento,

ela negou que a droga fossem dela e afirmou que o neto é que é pilantra e envolvido com o tráfico. Ela pediu para não ser presa, mas não teve jeito. Os vizinhos já tinha contado que tudo rolava com o consentimento da avó.

Os dois foram tristonhos para o 30º Distrito Integrado de Polícia (30º DIP), e a mulher foi levada para o Casarão, no Centro de Ma-naus . Já o neto, foi encaminhado à Delegacia Especializada em Apura-ção de Atos Infracionais (Deaai).

AVÓ E NETO TRAFICAVAM DROGAS E SÃO PRESOS

3215-20503215-2050

Av. Castelo Branco nº 102 - Cachoeirinha

MULTIMARCAS

DUPLINHA DO TERROR É PRESA PELA PMUm adolescente de 16 anos

e um rapaz muito maroto de nome estilizado Taysson Mar-tins Montalvão, 19, só queriam dinheiro para curtir com altas gatas, mesmo que isso signifi-casse transgredir algumas leis e ferir algumas pessoas, mas acabaram sendo presos. Eles foram esculachados pela Polícia Militar (PM), após terem sido flagrados tentando fugir de uma lan house que haviam acabado de roubar. O crime ocorreu na segunda-feira à noite, na aveni-da perimetral, no Jorge Teixeira, zona leste. Com os suspeitos foram encontrados celulares das vítimas, R$ 66, além de um revólver calibre 38. O caso foi registrado no 14ºDistrito Inte-grado de Polícia (14º DIP).

VIZINHOS INVASORESOs galeriosos Eron Ferreira de

Souza, 20 anos, Gildervan Rocha Silva, 27, Maylton Lima Souza, 24, e Alessandro Moraes, 19, foram enjau-lados, ontem, pela Polícia Militar, de-pois de fazerem a limpa na casa dos próprios vizinhos do conjunto Mun-do Novo, zona norte. Os espertinhos passavam o dia passando o pano na vizinhança e quando viam que não tinha ninguém em casa, eles arrom-bavam a porta e aliviavam os colegas de alguns notebooks, DVDs e TVs de LCD. Ontem, quando já se prepa-ravam para “trabalhar” receberam a visita dos cops que acharam na casi-nha dos bichinhos, aparelhos de TV e até de ar-condicionado. Agora eles estão sem TV nem ar-condicionado no xilindró do 15º DIP.

Page 14: Edição 2231

TABL

ÓIDE

|14|

reda

cao@

mas

kate

.com

.br

MaskateManaus, 19 de Março de 2013

maskate.com.br

Grisalho é condenado por roubar tinta para cabelo

Um homem grisalho foi condenado na última quinta-feira em Portsmouth, no estado de Nova Hampshire (EUA), acusado de roubar tintura para cabelo, segundo a imprensa local. Gary Johnson, de 58 anos, que já havia sido preso por um crime semelhante, foi condenado a uma pena de quatro meses.

O juiz Sawako Gardner condenou Johnson a 30 dias na cadeia do condado de Rockingham e ou-tros três meses de prisão domiciliar sob vigilância eletrônica. Ele também foi multado em US$ 1 mil (R$ 1,98 mil).

Anti-maconheiro é preso com tarugo

Um deputado estadual republicano de Nova York que votou contra a legalização do uso medici-nal da maconha há dois anos foi detido na quinta--feira por posse da droga. O republicano Steve Katz foi detido por uma patrulha de trânsito por excesso de velocidade em uma estrada nos arredores de Albany, a capital do estado, quando o agente de-tectou um forte cheiro de maconha em seu veículo.

“Katz cooperou com o policial e entregou uma bolsa de maconha”, confirmou a porta-voz da po-lícia estadual, Darcy Wells. O deputado foi autuado e responderá por crime de posse ilegal de drogas, segundo o jornal “New York Post”. Katz deverá se apresentar ao tribunal no próximo dia 28 de março. O deputado foi eleito em 2010 com o apoio do Tea Party, a ala mais radical do Partido Republicano, e um ano depois votou contra a legalização do uso medicinal da maconha. Veterinário de profissão, Katz perdeu sua licença no ano passado após ser acusado de maus-tratos aos animais e, além disso, teve problemas com o pagamento de impostos, lembrou o “New York Post”.

Evento foi realizado para celebrar o dia da culinária me-xicana. Chefs se encontraram no sábado em monumento na

Cidade do México. Por recorde, um encontro reuniu 2.340 chefs de cozinha ao lado de um mo-numento à Independência na

Cidade do México, no México, no último sábado (16). O even-to foi realizado para celebrar o dia da culinária mexicana.

Uma galinha colocou um ovo gigante com duas gemas e outro ovo menor dentro.

O caso raro surpreendeu os moradores da vila de Bijie, na província de Guizhou (Chi-

na). Segundo a emissora de TV “ITN News”, o ovo pesava mais de 200 gramas.

Encontro reúne 2.340 chefs no México

Galinha se arrebenta com ovo gigante

Page 15: Edição 2231

|15|MaskateManaus, 19 de Março de 2013

maskate.com.br

ALDEIA GLOBAL A VERDADE DOS SONHOS

PIADAS

Descer - Cuidado com suas decisões. Sorte: macaco.

RECEITA

PÃO RECHEADO COM CATUPIRY

Ingredientes500g de farinha de trigo100ml de leite morno50g de fermento biológico fresco100g de açúcar100g de margarina2 ovos100g de Catupiry100g de queijo parmesão ralado grosso1 ovo para pincelarRecheio310g de Catupiry200g de presunto fatiado200g de mussarela2 tomates cortados em rodelasOrégano a gostoModo de preparoDissolva o fermento no leite morno. Acrescente o açúcar, a margarina, os ovos, 100g de Catupiry e por último a farinha de trigo.Misture bem e deixe a massa descansar coberta com plástico por 2 horas.Divida a massa em duas partes iguais.Abra a massa em fôrma de um retângulo em uma mesa polvilhada com farinha. Distribua o presunto, as rodelas de tomate, a mussarela e salpique orégano.Finalize com o Catupiry.Feche como um rocambole.Repita a operação com a outra massa.Deixe-a descansar novamente coberta com um plástico por mais 30 minutos.Pincele com o ovo e polvilhe o parmesão.Leve ao forno preaquecido a 200º C até dourar.

Médico espertoO médico diz ao paciente de uma forma muito forte:- Nos próximos meses não pode fumar, não pode beber, sem

encontros commulheres, nada de comer em restaurantes caros, e nada de

viagens ou férias.- Até que eu me recupere, doutor?- Não. Até pagar o que me deve!

Conversa de bebunsDois bebuns. Um diz pro outro: - Você está com aspecto horrível! Você está doente? - Sim, estive no médico e ele diagnosticou deslocamento de

órgão. - Deslocamento de órgão? Nunca escutei falar. O que é isso? - Meu fígado foi pro saco!

Gravidez complicada- Doutor, quando eu era solteira tive que abortar seis vezes.

Agora que casei, não consigo engravidar.- Seu caso é muito comum: você não reproduz em cativeiro.

Os 501 dolares A situaçao estava braba e o marido virou para a mulher e dis-

se:- É mulher você vai ter que se virar para ajudar no orçamento

de casa.A mulher pegou a “bolsinha” e saiu para a batalha. Dois dias

depois ela retorna e entrega ao marido 501 dólares. O marido satisfeito pergunta só uma curiosidade, quem pagou 1 dólar??

Ao que ela responde: Todos…

Na estrada O caminhoneiro estava a cinco quilômetros de Pelotas, quan-

doencostou o carro pra fazer xixi. Neste momento foi picado

poruma abelha e “aquilo” inchou bastante. Ele, muito aflito, foiprocurar uma farmácia, abriu a calça e disse:– Veja o que o senhor pode fazer por mim!– Casa, comida, roupa lavada e $ 1 000 por mês!

O relógio O homem chega em casa exausto de um dia estafante e sua

mulher dando pulos de alegria disse:- Querido, hoje um desastre quase aconteceu! O seu relógio

de parede, aquele de 90Kg quase caiu na cabeça da minha mãe.O homem já, cansado, decepcionado exclama:- Droga!!! Aquele relógio vagabundo sempre atrasado!

Horóscopo do DiaÁriesEm pleno final de ciclo solar, alguns conceitos

enraizados podem e devem ser transformados. Tenha mais jogo de cintura, continue aberto para revisões e novos pontos de vista.

TouroBom dia para circular, conversar e trocar in-

formações. Mercúrio segue agora em rota direta, abrindo o caminho para os negócios e a comuni-cação.

GêmeosA sensação de estagnação se desfaz. Tudo flui

melhor a partir de hoje, com Mercúrio em rota direta. Atividades como escrever, ler, estudar, te-lefonar, participar de reuniões e negociar ficam facilitadas.

CâncerContinue a colocar ordem na casa para os

novos movimentos que virão. A Lua em Gêmeos indica que está mais curioso, sociável, adaptável e aberto para assimilar novos conceitos. Muitos assuntos e dúvidas ainda podem ser esclarecidos agora.

CURIOSIDADESFatos interessantes sobre canhotos

1.Se ambos os pais são canhotos, 50% dos filhos também será. Pais destros têm apenas 2% de chances.

2.Segundo estatísticas quando uma mulher mais ve-lha engravida, tem mais probabilidade de dar à luz um bebê canhoto.

3.Desafiando as probabilidades, 4 dos 5 designers originais do Mac eram canhotos e dos últimos cin-co presidentes dos Estados Unidos, três são canhotos: Obama, Clintone Bush Jr.

4.Acredita-se que os canhotos atingem a puberdade cerca de 4 a 5 meses após os destros.

5.Os canhotos são mais suscetíveis de serem alcoóli-cos que os destros.

6.Um estudo descobriu que os homens canhotos são em média 26% mais ricos do que homens destros de-pois que se formam na faculdade.

7.Os canhotos tem mais chances de serem gênios. Talvez seja por isso que 20% das pessoas que compõem o MENSA sejam canhotos.

8.De acordo com um estudo realizado por cientistas norte-americanos, 15% das pessoas do mundo são ca-nhotos.

9.Os homens são duas vezes mais propensas a serem canhotos do que as mulheres.

10.Segundo estudos realizados na Inglaterra, os ca-nhotos têm expectativa de vida menor do que os des-tros.

LeãoTermina a fase confusa nas comunicações, os atra-

sos em fretes e transportes e a dificuldade nos assuntos burocráticos. O grande aprendizado agora é equilibrar franqueza, integridade e espontaneidade com diploma-cia e tato.

VirgemComunique-se! Tarefas externas que envolvam lo-

comoção e contato ficam mais favorecidas. Aproveite para colocar em dia a papelada, escrever, conversar e enviar e-mails. A Lua segue em Gêmeos, o clima é de curiosidade e entendimento.

LibraSua capacidade intelectual melhora, você ganha

mais clareza. Bom momento para organizar a agenda e tornar o período mais produtivo. Vênus segue em Pei-xes, indicando que a sensibilidade e a inspiração conti-nuam ativadas.

EscorpiãoMude de assunto! Não fique olhando para trás nem

remoendo o passado. Procure se abrir para o novo. Fale com as pessoas, integre-se, atualize-se das notícias, dia-logue com mais leveza e serenidade.

SagitárioColoque os assuntos em dia e faça os contatos que

há muito está adiando. A partir de hoje, tem início um período bastante favorável para negociações. A comu-nicação fica mais fluente e com intensidade para in-fluenciar e persuadir as pessoas.

CapricórnioMesmo com tantos compromissos, procure reservar

também tempo para atividades de lazer. Com Saturno retrógrado, evite exageros e excessos para não sofrer desgastes físicos desnecessários.

AquárioNão fique sozinho, junte-se a grupos e busque no-

vos conhecimentos, conte com a colaboração de cole-gas e amigos. Tudo o que tiver de ser esclarecido, per-guntado ou respondido deve ser feito agora.

PeixesJá traçou as próximas metas? A partir de agora po-

derá arregaçar as mangas. Aproveite para ativar liga-ções, correspondências e reuniões. Agilize papéis, docu-mentos, contratos, assuntos práticos e burocráticos em geral. Sua criatividade irá ajudá-lo a encontrar as solu-ções mais adequadas para solucionar impasses.

Page 16: Edição 2231

|16|MaskateManaus, 19 de Março de 2013

maskate.com.br

CLIC

K CL

EOM

IRC

olun

ista

: Cle

omir

San

tos

reda

cao@

mas

kate

.com

.br

DESTAQUES EM FOCONo dia 23 de Março o cantor sertanejo Alexsandro Borges estreia carreira solo na

casa de eventos Republica Real.Com participação de convidados e o show de abertura do Cantor Breno Marx e Dj residente.

Dia 9 de maio no auditório da Assmbleia Legislativa do Estado o jornalista Rômulo Sena lançara o livro “ Personalidades da Amazônia”.

Adeptos do ciclismo compareceram ao primeiro dia do ‘Projeto Ciclofaixa’, que liberou um trecho de dois quilômetros da Avenida Getúlio Vargas, no Centro. A inicia-tiva da Prefeitura de Manaus foi coordenada pela Secretaria Municipal de Desporto, Lazer e Juventude (Semdej).

ESPLENDOROSA é a palavra para a gravação inédita do DVD do boi bumbá Garan-tido no Sambódromo dia 16. Totalmente lotado em todas as dependências e áreas VIPS criadas para o evento. Parabéns a diretoria o presidente Tlo Pinto, todos os itens a Batucada e também torcedores e o MAG. É assim que se brinca de boi.

A Apadam convida para sessão especial em homenagem ao dia Internacional da Sindrome de Down dia 22 do corrente no Plenário Ruy Araujo na Assembléia Legisla-tiva do Amazonas.

PARA REFLETIR“Não ame por beleza,pois um dia ela acaba, não ame por admiração, pois um dia

pode se decepcionar. Ame apenas, pois o tempo nunca poderá apagar um amor sem explicação.”

Parabéns a esta guerreira da educação, prof. Professora Therezinha Ruiz, feliz aniversário

Entrega da Medalha José Telles da Conceição no Elegance na home-nagem ao Dr. Roberto Gesta contou com presença do Prefeito Artur Neto

Formandos de Engenharia Civil das Faculdades ULBRA

Encanto e beleza na gravação do DVD do boi Garantido no Sambodromo

Zuila Tapajos Folhadela e seu amado esposo Roberto Folhadela aniversariantes da semana

Equipe presente na gravação do DVD do Boi Garantido

Festa Garantido no anversário de Paula Perrone contou com Jaider da Grande Rio , Lolo e Cristiane

Aniversário em família das gemeas Paloma e Paty Areb e o esposo Ederson

Presidente do TRT David Alves e o presidente do MAG Rivaldo Pereira na sala VIP do boi Garantido