edição 209 - ano xviii - novembro de 2015 - paróquia ... formiga... · neste mês celebramos o...

4
Jornal Realidade | 1 Novembro | 2015 Edição 209 - Ano XVIII - Novembro de 2015 - Paróquia Sagrado Coração de Jesus - PSCJ - Formiga-MG - Diocese de Luz JORNAL REALIDADE Dai graças ao Senhor Cristo Rei Dia de todos os santos ANO DA PAZ A Paz é um valor sem fronteiras. Neste mês celebramos o “Dia de Ação de graças”. É uma necessidade desenvolver em nossa vida a linguagem da ação de graças, pois é próprio das almas nobres, agradecer sempre e por todas as coisas. O Espírito nos suscita: “Servi ao Senhor com alegria, ide a Ele cantando jubilosos. Entrai por Suas portas com ação de graças, louvai-o, bendizei Seu nome” (Sl 100). O Espírito Santo capacita-nos a reconhecer- mos as dádivas de Deus. Homens e mulheres de todos os tempos souberam reconhecer a bondade de Deus, exercendo a virtude de gratidão. A gratidão nos leva ao autoconhecimento, indica-nos o caminho que um dia nos levará ao Pai, para vivermos o amor em plenitude. Obrigado Senhor, pelos Seus ensinamentos. Ajuda-nos a repartir os sor- risos, os apertos de mão, os abraços, as ajudas mútuas. A Solenidade de Cristo Rei, dia 22 de novembro, encerra o ano litúr- gico de 2015 na Igreja. Esta festa foi instituída pelo Papa Pio XI, em 11 de dezembro de 1925, com a encíclica Quas primas. Para nós, cristãos, Cristo é Rei mediante a cruz e a Ressurreição, numa entrega que Ele faz de si mesmo, de modo livre e total. Por isso, sua realeza não se baseia na injustiça e na opressão, na força, e no poder, mas no amor incondicional, no dom que Ele fez de si mesmo em favor da humanidade, para nossa salvação. E, como cristãos batizados, que vivemos, ou tenta- mos viver plenamente o Evangelho, pela nossa fé em Jesus, também somos revestidos da sua realeza, por isso devemos reinar principalmente sobre nosso ser, nossa vida e nossos atos. “Jesus foi constituído por Deus como Sacerdote, Profeta e Rei”. Ele se fez cabeça da Igreja, nós participamos dessas três faculdades de Jesus, assum- indo com Ele a responsabilidade e a missão de anunciar o Reino de Deus a toda a humanidade. No dia 1º de novembro lembramos aqueles cristãos que tiveram uma vida insigne pelas virtudes que praticaram e que foram com- provadas e reconhecidas, e que chamamos de santos. Não rezamos por eles. Rezamos a eles para que intercedam por nós junto de Deus. Meditamos sobre suas vidas que podem ajudar-nos a ser como eles. Todos nós somos chamados à santidade. A santidade não está es- condida nas paredes dos templos, mas latente no coração de cada um de nós. Não tenha medo de ser santo. Busque a santidade como respira. Lembremos nesse dia de todos os santos, que intercedendo por nós a Deus Pai, nos ajudam no caminho da santidade.

Upload: vunguyet

Post on 09-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Jornal Realidade | 1Novembro | 2015

Edição 209 - Ano XVIII - Novembro de 2015 - Paróquia Sagrado Coração de Jesus - PSCJ - Formiga-MG - Diocese de Luz

JORNAL REALIDADEDai graças ao Senhor

Cristo Rei Dia de todos os santos

ANO DA PAZ

A Paz é um valor sem fronteiras.

Neste mês celebramos o “Dia de Ação de graças”.É uma necessidade desenvolver em nossa vida a linguagem da ação de

graças, pois é próprio das almas nobres, agradecer sempre e por todas as coisas. O Espírito nos suscita: “Servi ao Senhor com alegria, ide a Ele cantando jubilosos. Entrai por Suas portas com ação de graças, louvai-o, bendizei Seu nome” (Sl 100). O Espírito Santo capacita-nos a reconhecer-mos as dádivas de Deus.

Homens e mulheres de todos os tempos souberam reconhecer a bondade de Deus, exercendo a virtude de gratidão.

A gratidão nos leva ao autoconhecimento, indica-nos o caminho que um dia nos levará ao Pai, para vivermos o amor em plenitude.

Obrigado Senhor, pelos Seus ensinamentos. Ajuda-nos a repartir os sor-risos, os apertos de mão, os abraços, as ajudas mútuas.

A Solenidade de Cristo Rei, dia 22 de novembro, encerra o ano litúr-gico de 2015 na Igreja. Esta festa foi instituída pelo Papa Pio XI, em 11 de dezembro de 1925, com a encíclica Quas primas.

Para nós, cristãos, Cristo é Rei mediante a cruz e a Ressurreição, numa entrega que Ele faz de si mesmo, de modo livre e total. Por isso, sua realeza não se baseia na injustiça e na opressão, na força, e no poder, mas no amor incondicional, no dom que Ele fez de si mesmo em favor da humanidade, para nossa salvação. E, como cristãos batizados, que vivemos, ou tenta-mos viver plenamente o Evangelho, pela nossa fé em Jesus, também somos revestidos da sua realeza, por isso devemos reinar principalmente sobre nosso ser, nossa vida e nossos atos.

“Jesus foi constituído por Deus como Sacerdote, Profeta e Rei”. Ele se fez cabeça da Igreja, nós participamos dessas três faculdades de Jesus, assum-indo com Ele a responsabilidade e a missão de anunciar o Reino de Deus a toda a humanidade.

No dia 1º de novembro lembramos aqueles cristãos que tiveram uma vida insigne pelas virtudes que praticaram e que foram com-provadas e reconhecidas, e que chamamos de santos. Não rezamos por eles. Rezamos a eles para que intercedam por nós junto de Deus. Meditamos sobre suas vidas que podem ajudar-nos a ser como eles.

Todos nós somos chamados à santidade. A santidade não está es-condida nas paredes dos templos, mas latente no coração de cada um de nós. Não tenha medo de ser santo. Busque a santidade como respira.

Lembremos nesse dia de todos os santos, que intercedendo por nós a Deus Pai, nos ajudam no caminho da santidade.

2 | Jornal Realidade Novembro | 2015

EXPEDIENTE: Publicação externa, produzida pela Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Equipe de Redação Editorial Pe. Ígor Valadão e Sílvia Jussiara Pereira, Colabora-dores: Agentes das comunidades, Pastorais e Movimentos. E-mail: [email protected]. Telefone: (37) 3321-2955. Jornalista responsável: Bernadete Seixas – Reg. MT11.274/MG – [email protected]. Projeto Gráfico e Diagramação: Alexandre Martins (37) 9132-1141 – Fotografias: Bernadete Seixas, Arquivos da Paróquia SCJ. Correção Ortográfica: Aparecida Guerra - Impressão: Gráfic’s (37) 3351-2623. Tiragem: 2.000 exemplares.

Estimados irmãos, Estamos no mês de Novembro e nos

aproximamos do final do ano. Neste mês, a Igreja nos convida a testemunharmos nossa fé no Deus Vivo e da Vida. Agradecemos a Ele por tantas graças recebidas no mês de outubro, mês missionário, onde inúmeras famílias receberam nossos missionários e, por meio deles, a bênção de Deus em suas casas e suas vidas.

Celebramos, na segunda – feira dia 02, o Dia de Finados. Cremos no Deus da vida, ao qual testemunhamos nossa fé na Ressur-reição. Neste dia, somos convidados a re-zar por todas as pessoas que fizeram parte de nossa vida e que hoje estão no Reino de Deus com o coração esperançoso, pois a es-perança é a força do Cristão. Pedimos que Deus olhe por cada um de nós, que ainda sofremos com a perda de nossos entes que-ridos. Que o Senhor abençoe a todos eles, dando-lhes o descanso e a luz eterna.

Não há sofrimento nesta vida que passe por nós sem deixar algum ensinamento: que possamos sempre aprender que a dor da per-da deve nos mostrar a alegria do recomeço. Que nossa oração nos ajude a descobrir que Deus caminha conosco naqueles que, um dia, foram reflexo Dele aqui na terra, em es-pecial, na sua vida.

No dia 26 de novembro às 19h00, na Igreja Sagrado Coração, celebraremos o dia nacio-nal de Ação de Graças, e nesta celebração renderemos graças a Deus por sua bondade que se fez presente em toda a caminhada neste ano. Venham participar conosco e jun-tos elevarmos ao Deus da vida, que nos dá a vida em abundância nossa eterna gratidão.

Deus abençoe sua vida.Pe. Ígor ValadãoParóquia SagradoCoração de Jesus

Formiga/MG

EDITORIAL Paróquia realizará emnovembro o Festival

de Prêmios

22 de novembro:Dia Nacional do leigo

Finados

Novos Ministros da Eucaristia são instituídos na Paróquia SCJ

Vem aí mais um Festival de Prêmios da Paróquia Sagrado Coração de Jesus. A edição de 2015 será realizada no dia 27 de novembro, a par-tir das 19h00, no Ginásio Vicentão.

Este ano a novidade são duas motos 0km. As cartelas já estão sendo vendidas na Secretaria Pa-roquial e também com representantes dos movi-mentos e pastorais.

O valor da cartela é de R$ 15 reais. Adquira logo a sua cartela, e boa sorte!

Dia 02 de novembro todo o nosso povo celebra com carinho o Dia de Finados e é muito espal-hada a devoção das três Ave-marias às almas do purgatório. Por meio dela alcançamos muitas graças.

Temos a certeza que tanto os santos do céu, como as almas do purgatório aguardam a ressur-reição definitiva e é, principalmente esta esperan-ça que esperamos, quando celebramos a missa ou fazemos outras orações pelos defuntos.

Recuperamos no fundo de nossa memória as lembranças das pessoas que nos deixaram e vi-vemos um momento de presença na ausência.

Que a comemoração de finados nos faça pen-sar em nossos mortos e encomendá-los a Deus, para que possam contemplar a primeira e mara-vilhosa paisagem do paraíso.

Os leigos são especialmente chamados para tornarem a Igreja presente e operosa naqueles lugares e circunstâncias onde apenas através deles ela pode chegar como sal da terra. Assim será mais fácil assumirmos o nosso compromisso de batizados, ratificado pelo crisma, para irmos pelo mundo, levando a Boa notícia de Jesus a todos aqueles com os quais, convivemos.

São João Paulo II no documento cristifidelis Laici (vocação e missão dos leigos) inicia sua ex-ortação a partir do evangelho de Mateus 20,1-16, quando o Senhor da vinha passa o dia convidando os que estão sem trabalhar para Ele. É por ai que devemos entender o chamado da Igreja: aceitar o convite e trabalhar. Não importa se o dia inteiro ou só uma hora, se fica perto ou longe.

O que vale é dispor a trabalhar. Só assim vi-vemos intensamente nosso ser cristão.

Novos Ministros da Eucaristia foram instituí-dos na Paróquia Sagrado Coração de Jesus. A sol-enidade foi realizada no dia 12 de outubro, no dia a Celebração em louvor a Nossa Senhora Apare-cida.

Foram instituídos 17 novos ministros, e a renovação de 52.

Sejam bem vindos e Deus os abençoe!

Jornal Realidade | 3Novembro | 2015

Notícias da Paróquia

DÍZIMO

Dízimo e oferta na comunidade.

Conheça mais sobre o dízimo lendo Eclo 35, 7-11.Glorifique o Senhor com generosidade, e não seja mesquinho

nos primeiros frutos que você oferece. Quando oferecer alguma coisa, esteja de rosto alegre, e consagre o dízimo com boa von-tade. Ofereça ao Altíssimo conforme o dom que ele fez a você, dê com generosidade segundo suas possibilidades.

As cartas devem ser postas na mesa, sem manipulação, através de um diálogo franco e jogo ab-erto. As dificuldades não serão eliminadas mas quando apare-cem, todos os membros da famí-lia devem ser informados, con-

sultados, para que se chegue a melhor solução.Quando as famílias se isolam e cada um procura o seu interesse,

esconde o jogo e deixa de dialogar, esta família estará se desfazendo: Não de ser assim, ao contrário, todas as forças devem ser canalizadas para a solução do problema, através de total transparência e mediante um diálogo franco.

Se você ainda não sabe dialogar, aprenda. Pastoral Familiar

Durante três dias os catequizandos da Paróquia Sagrado Coração de Jesus estiveram reunidos para um encontro de formação sobre Missões em todos os Continente.

A coordenação agradece a todos que participaram em especial às catequistas que estiveram envolvidas com total dedicação! Parabéns catequistas!

Cantinho da FamíliaFamília cristã: diálogo franco/jogo aberto

Catequizandos participam de encon-tro de formação sobre Missões

Curso de Batismo

Todo quarto sábado do mês é realizado o CURSO DE BATISMO na PSCJ. Neste mês, dia 28 de NOVEMBRO, sábado, haverá mais um curso de Ba-tismo na paróquia. O encontro ocorre das 17h00 às 21h00, no salão paroquial. A taxa de inscrição é de R$ 5,00.Inscrições deverão ser feitas apenas pes-soalmente, na secretaria paroquial, de segunda a sexta-feira, no horário das 08h00 às 18h00.

Festival de Tortas

Os jovens do EJC realizaram na porta da igreja, no dia 27 de setembro, após as celebrações um Festival de Tortas. A renda será revertida em prol do encontro EJC PASCOJE.

Dia Nacional de Ação de Graças No dia 26 de novembro, às 19h00, na Igreja Sagrado Coração celebrare-

mos o Dia Nacional de Ação de Graças, e nesta celebração renderemos graças a Deus por sua bondade que se fez presente em toda a caminhada neste ano. Venham participar conosco e juntos elevarmos ao Deus da vida que nos dá a vida em abundância nossa eterna gratidão. Venha com sua família agradecer à Deus todas as graças recebidas!

Vem aí o IV EJC PASCOJ

No dia 28 de novembro, iniciam as inscrições para mais uma edição do EJC PASCOJ. A equipe do grupo estará no Salão Paroquial, a partir das 14h30. Jo-vem, você não pode ficar fora dessa! Corra e faça logo a sua inscrição. Este encontro será demais!

A coordenação Encontro de Jovens com Cristo – EJC- convida todos os jovens para participarem das reuniões, que são realizadas aos domingos, às 18h30, no Salão Paroquial. Venha fazer parte dessa galera!

EAC está de volta

Será reativado o grupo EAC – Encontro de Adolescentes com Cristo na Paróquia Sagrado Coração de Jesus. Nos dias 14 e 15 de novembro, no Salão Paroquial, à partir das 13h00, será realizado um evento para recomeçar com o EAC na Paróquia. Mais informações e inscrições na secretaria paroquial (37) 3321-2955.

SEJA UM PATROCINADOR

ANUNCIE AQUI.

4 | Jornal Realidade Novembro | 2015

Agenda do Mês de NovembroSaiba defender sua fé O que é um santo?

A piedade cristã nos rodeia de santos das mais variadas qualidades. E os que têm menos cultura facilmente transformam os santos em pequenas divindades. Eles acabam perdendo o seu sentido verdadeiro que é o de nos levar a Deus através de uma vida honesta mais ou menos extraordinária.

Os santos são pessoas humanas como nós. Vi-veram nesse mundo, tiveram sua luta de cada dia, suas quedas, suas fraquezas, seu heroísmo. Temos santos em todos os tempos, com todos os dotes e em toda cultura. Todos eles nos mostram através de suas vidas novos caminhos para seguir Jesus, nova maneira de viver o Evangelho. Eles foram uma bênção.

Alguns marcaram muito sua época, como Santo Afonso, Santo Inácio, São João Bosco, São Francisco, pelo caminho que traçaram, pelas ex-pressões de suas vidas, pela doutrina que trans-mitiram. Outros viveram a vida na simplicidade do dia-a-dia, mesmo assim mostraram às pes-soas como se pode seguir o Evangelho.

Todos eles nos mostram que temos de levar a sério o chamado de Deus.

Há santos que o povo declarou santo e há aqueles que são declarados santos pelo Ministé-rio da Igreja.

Antigamente dizia-se que deveria ser apresen-tado como modelo de fé, de caridade, de vivên-cia evangélica. As pessoas viajavam pouco, de-senvolviam suas vidas junto do povo, assim o próprio povo reconhecia suas virtudes e os de-clarava santos e santas. Outros foram firmes na fé enfrentando o martírio, o que fez com que as pessoas os venerassem como santos.

Hoje o Ministério da Igreja reservou-se esse direito de apresentar alguém à veneração pública como santo. Após longa pesquisa sobre a vida de uma pessoa, seus escritos, pregações, doutrinas, e após alguma intervenção extraordinária desta pessoa, a Igreja a declara santo ou santa. São pro-cessos caros e custosos. São modelos que a Igreja coloca para nós, para que nos animemos na luta.

Não podemos porém ficar presos nisso, pois nos cercam multidões de santos que nunca chegarão aos altares e continuam vivendo o Evangelho com amor. São pessoas que estão em comunhão com Deus, vivem a generosidade do amor, são uma bênção para nós e nos estimu-lam a sermos bons e procurarmos viver a vida de Deus na solidariedade com os irmãos.

Pe. Hélio Libardi