edição 2085 - 30/06/2011

20
1 Quinta-feira, 30 de Junho de 2011 Rua: Coronel Farrapo 1025 3541-0569 3544-1800 Rua: Coronel Farrapo 1098 Venha Conferir! NOVIDADES DAS MELHORES MARCAS! Br - 282 Km 343.6 - Bairro Nossa Senhora de Lourdes - www.autoelite.com.br Fone: (49) 3541 - 0222 Campos Novos Auto Elite Pág. 04 Conselho da Comunidade entrega prêmios Pág. 19 Criador conhece raça Charolês na França Quimioter realiza Análide de água em CN Pág. 06 e 07 Ibiam: Projeto “Viagem Interior” reforça aprendizado Pág. 16 Ano XIX - Edição 2085 - Campos Novos - SC, 30 de Junho de 2011 - R$ 2,00 O Celeiro O Celeiro 19 19 Anos! Anos! Alterações do Clima: Kombi O Homem está Presente “Inverno rigoroso, mas dentro da média regional”, diz meteorologista Pág. 03

Upload: jornal-o-celeiro

Post on 07-Mar-2016

236 views

Category:

Documents


8 download

DESCRIPTION

Jornal O Celeiro - Campos Novos - SC

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 2085 - 30/06/2011

1Quinta-feira, 30 de Junho de 2011

Jornal

O CeleiroO Celeiro

Rua: Coronel Farrapo 10253541-0569 3544-1800

Rua: Coronel Farrapo 1098

VenhaConferir!

NOVIDADES DAS MELHORES MARCAS!

Br - 282 Km 343.6 - Bairro Nossa Senhora de Lourdes - www.autoelite.com.br

Fone: (49) 3541 - 0222Campos Novos

Auto Elite

Pág. 04

Conselho da Comunidadeentrega prêmios

Pág. 19

Criador conhece raça Charolês na França

Quimioter realizaAnálide de água em CN

Pág. 06 e 07

Ibiam: Projeto “Viagem Interior” reforça aprendizado

Pág. 16

Jornal Ano XIX - Edição 2085 - Campos Novos - SC, 30 de Junho de 2011 - R$ 2,00

O CeleiroO Celeiro1919Anos!Anos!

Alterações do Clima:

Kombi

O Homem está Presente

“Inverno rigoroso, mas dentro da média regional”, diz meteorologista

Pág. 03

Page 2: Edição 2085 - 30/06/2011

Quinta-feira, 30 de Junho de 20112 Jornal

O CeleiroO Celeiro

Honra, a virtude dos integros

- Manutenção e venda de microcomputadores- Acessórios em Geral- Presentes e Decorações- Recargas de cartuchos Laser e Jato de Tinta

E-mail: [email protected]: Cel. Lucidoro, 1462 - Campos Novos - SC

FONE: (49) 3544-3165

Editorial

Geral

Charge

Quem disse...

“ Jair Noriler

Criador de Charolês em viagem na França

“Acredito serem inadequados para nossas condições, mas devemos utilizar essas linha-gens no cruzamento com ingleses e americanos mochos para obtermos terneiros mais pesados, mais precoces e matrizes com boa habilidade materna”

Alvadi MantovaniPresidente do Conselho da Comunidade de Campos Novos

“O Conselho da Comunidade trabalha com o setor mais problemático e presta um serviço de recuperação e ressocialização dos sentenciados. Eles precisam voltar a sociedade como ser humanos recuperados”

Fone/Fax: (49) 3541-0597Associado à Associação Catarinense de Jornais Peridiosidade Vereficada pela

Abrajori Brasília (ACJ), Associação Empresarial, Rural e Cultural Camponovense (ACIRCAN) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL)

Circulação: Campos Novos, Ibiam, Vargem e Zortéa

Reportagens: Gisiane Agostini, Sérgio Peron, Annie BinottoDiagramação e Arte: Wilhiam PerettiGráfica: Tipobel / Tiragem: 4.000/mêsRua: Marechal Deodoro, 335 - Campos Novos - SCE-mail: [email protected]

Fundado em 25 de Junho de 1992

Jornal O Celeiro - CNPJ: 12.188.377/0001-03

Jornal

O CeleiroO Celeiro

Sócios da QuimioterFalando sobre a análise da água feita em Campos Novos

“A água consumida pela população camponovens e é de excelente qualidade”

Honra é virtude, regra de conduta, segundo os prin-cípios morais mais elevados, companheira inseparável da verdade. Honrar é demonstrar profundo respeito pelo se-melhante. É a forma de tratamento que devotamos as pes-soas que respeitamos. É não fraudar, mentir ou subornar. O substantivo honra expressa o resultado da maneira como vivemos. Da pessoa honrada se diz acreditada, íntegra e confiável, tida no mais alto conceito em tudo que é consi-derado certo, especialmente nos negócios. Surge o argu-mento das leis. Há um provérbio latino que interroga de que valem as leis sem os costumes? Lei forte passa-se por baixo, lei fraca por cima - é a cultura da burla. O grande tri-buno Rui Barbosa, do alto de sua grandeza moral e inteli-gência, foi soberbo em definitivo ao afirmar: “leis que não protegem nossos adversários não podem nos proteger.” Ninguém é honrado se convive com abusos. Abusar é a prática – pessoa física ou jurídica – apesar de haver quem defenda regras para os outros, exceções para nós, versão do conhecido jargão para os amigos os favores da lei, para os adversários, seus rigores. As faltas de clareza nas atitudes e decisões não re-comendam bem. Há uma quebra importante da confiança e harmonia, decorrente do clima de subterfúgio que esta-belece. Existe inclusive, no que concordamos, significar o emblema da fraude, do errado que se quer ocultar, da cor-rupção. Vivemos com honra quando nos mantemos fiéis ao que acreditamos ser certo. Honramos nossa família, nosso país, nossa empresa, quando somos fiéis àquilo que mais representam. Favorecemos nossa honra quando aceitamos e assumimos responsabilidade pessoal pelas nossas ações. Ser honrado não é o mesmo que receber honrarias. Ser é virtude, predicado, conquista, mérito. Receber de-pende dos outros, concessão, nem sempre meritória. Honra sendo virtude tem seus limites. Ninguém tem compromis-so com erros, equívocos, abusos, o possessivo ou a inefici-ência. São momentos de grandeza onde somos obrigados, muitas vezes, a trocar ou negar algo de histórico ou tradi-cional que se deteriorara, precisa ser substituído. Afinal, os bons costumes e as boas práticas assim recomendam.

Fones: (49) 3541 - 0500 / 9975 - 4581Rua: Marechal Floriano - Sala 2 - e-mail: [email protected]

Dr. Luiz Fernado GrisConsultório Odontológico

CRO-SC:10799Especialista em Implantes Dentários

Implantes Dentários

Ortodontia (aparelhos)

Prótese Dentária

Clareamento Dental

Tratamentos estéticos

Endodontia

Construindo

Belos

Sorrisos

Foto da Semana

Page 3: Edição 2085 - 30/06/2011

3Quinta-feira, 30 de Junho de 2011

Jornal

O CeleiroO Celeiro

Rua Constantino Silvestrin, 46 - Bairro São Sebastião - Campos Novos - SC - (Próximo a Padaria Bela Gulla)

[email protected]

(49) 3541-1907 / 8824-3414

Geral

uem precisou acordar cedo nos últimos dias, presenciou uma cena que há alguns anos não se via em Campos Novos: na ci-dade, carros, casas, gramados, tudo ficou branquinho até a metade da manhã, de

modo visível na última terça feira (28). No campo os animais também sentiram os efeitos da geada que cobriu e ressecou as pastagens.

Alterações do Clima - O Homem está Presente “Inverno rigoroso, mas dentro da média regional”, diz meteorologista

Q As chuvas

A má distribuição da chuva também influen-cia nas temperaturas. Nos dias 07 e 22 desse mês, por exemplo, choveu o equivalente a 70% do esperado para todo o mês e devido aos períodos de estiagem, a média esperada para o mês ainda fica defasada em 10% (em maio foi registrado um índice de precipi-tação de -17% do esperado e em abril, -50%). E, ao contrário do que muitos possam pensar, a incidência de geada e temperaturas baixas, também ocasiona a queda da umidade relativa do ar. Já com a influên-cia de uma massa de ar quente e a falta de chuva, ocorre um bloqueio atmosférico que não permite a passagem de frentes frias, apenas uma frente de forte intensidade é capaz de penetrar esse bloqueio, oca-sionando tempestades.

Centros meteorológicos de todo país regis-tram fenômenos jamais vistos nas últimas décadas. Entre os exemplos, estão as cheias do Pantanal ma-togrossense, a maior dos últimos 15 anos, ocasionan-

Pesquisadores

O frio pegou muita gente de surpresa, mas segundo o observador meteorológico da Epagri de Campos Novos, João Carvalho, as baixas temperatu-ras estão dentro da média de um inverno típico para a região. Acontece que, nos últimos anos, exceto em 2008, quando se registrou a mínima de 2,8° negati-vos, ocorreu o fenômeno contrário de um inverno com temperaturas amenas e isso fez com que a po-pulação considerasse a entrada do inverno deste ano fora da normalidade.

Às 9h00 da manhã ainda dava para notar grande quantidade de gelo que se formou nos lugares mais inusitados

Na madrugada deste mesmo dia, por exem-plo, Campos Novos registrou a mínima de 2 graus ne-gativos, enquanto na cidade vizinha de Joaçaba, onde

normalmente temos temperaturas mais elevadas, na-quela madrugada, os termômetros marcaram 4,3° ne-gativos. Isso não estaria fora dos padrões? João Car-los explica que o fenômeno pode acontecer devido à umidade relativa do ar, mais incidente nesta área. Por este motivo também as cidades vizinhas presen-ciaram a neve que não ocorreu em Campos Novos. E essa massa de ar polar atingiu não só a região sul do país como também as regiões sudeste, centro-oeste e norte, onde se registraram as mínimas da década. Até mesmo na capital catarinense, o frio desta semana não era sentido desde o ano de 2001. Na quarta feira (ontem) o tempo amanheceu chuvoso e com frio con-tinuo. A previsão para hoje, é de que ocorra a entrada de uma nova frente fria, trazendo mais chuva e mais quedas de temperatura.

João Carvalho - Meteorologista da Epagri

Referência no país, a estação de Campos Novos é conveniada com o Inmet (Instituto Nacio-nal de Meteorologia) de Porto Alegre, para onde as leituras (de temperatura, força e direção do vento, temperatura do solo, evaporação da água, coleta de precipitação, quantidade de horas de sol, umidade relativa do ar, pressão atmosférica, temperaturas má-xima e mínima na relva, evaporação da água dentro do abrigo, quantidade e tipo de nuvens) são enviadas e dão origem, juntamente com as dos demais centros, à previsão do tempo para a região sul do país. Estas leituras que acontecem às 9h, às 15h e às 21h também vão para Brasília de onde em um período de aproxi-madamente duas horas, são distribuídas para mais de 50 países.

Estação Meteorológica de CN

Ontem o tempo amanheceu chuvoso e com frio continuo

Estação Meteorológica de Campos Novos é referência no mundo

Mesmo com a presença do sol o frio tem sido rigoroso

do morte nos rebanhos bovinos. Em outras regiões, como o Estado do Pará, por exemplo, as enchentes ocorridas nos últimos dias não eram vistas há mais de 20 anos. Os mais previdentes atribuem as mudanças climáticas à ação do homem, notadamente em derru-badas de florestas nativas, de influência comprovada no clima. A isso somam-se a industrialização desen-freada e a emissões de poluentes que influenciam na camada de ozônio, afirmam os pesquisadores.

Page 4: Edição 2085 - 30/06/2011

Quinta-feira, 30 de Junho de 20114 Jornal

O CeleiroO Celeiro Geral

Colégio LíriosVespertino:Educação Infantil e Fundamental 1º a 4º AnoNoturno:Aceleração 5º a 8º Ano e EJA Médio

Rua: Cel. Lucidoro, 1026 - Campos Novos

Fone: 3544.3389

Clínica de Olhos

Dr. Maurício Braga

Rua: Frei Rogério, 535 - Sala 01 - CNFone: 3541-1102

-Refração-Acuidade Visual-Exame de fundo de olho-Exame de pressão de olho-Catarata, Glaucoma-Estrabismo, Córnea-Cirurgias Oculares

conteceu no dia 22 de junho (quarta feira), a cerimônia de entrega de um kit Xadrez (Peças, Tabuleiro, Relógio de Xadrez e bolsa especial para transporte). A entrega

foi feita pelo Presidente da Associação Atlética Co-percampos, Nelsinho Carafa, para o Campeão Sub-12 no Torneio Rápido de Xadrez Zortéa, Anderson Moroni de Souza Marques, aluno da Escola Básica Fundamental Municipal Novos Campos. Membros da Diretoria da AACC prestigia-ram o evento, juntamente com a mãe do enxadrista, Tereza de Souza Marques. O professor de Xadrez, Jorge Futigami lembra que, coincidentemente, o dia 22 de junho era o aniversário de Anderson, cujo desejo, era ganhar um par de tênis. “Interessante refletir que mesmo com processo cognitivo alto alcançado através do Jogo de Xadrez, a sua sim-plicidade ficou intocada pelo exemplo do simples presente pretendido. Certamente, é por esse tipo de exemplo que Copercampos, Sescoop e Prefeitura Municipal de Campos Novos apóiam este Projeto de Xadrez” comentou o professor. Ele lembrou que a premiação (kit completo de Xadrez), passou a ser uma prática em todas as competições que o Clube de Xadrez participa, como incentivo e reconhecimento, pois, para conseguir esse feito é necessário vencer todas as partidas do Torneio (mínimo 5 partidas) e normalmente compa-recem mais de 6 Municípios, envolvendo perto de 130 enxadristas no total. Neste último - de Zortéa, a equipe ganhou além do troféu, 8 medalhas.

Reconhecimento Aluno recebe kit xadrez pelo empenho e participação nos torneios

A

Campos Novos sediou a 24° Edi-ção dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina – Etapa Regional Centro-Oeste. O evento acon-

teceu de 24 a 29 de junho reunindo mais de 2000 atletas de 32 cidades. A abertura oficial contou com a participação de todas as delegações além da participação cultural da orquestra do município e de grupos de dança. Foram disputadas nove modalida-des, entre elas: Voleibol Feminino e Mas-culino, Handebol Masculino e Feminino, Futebol de Campo, Futsal Masculino e Feminino, e

24ª Edição dos Joguinhos Abertos de SC Campos Novos sedia a Etapa Regional Centro-Oeste

C

basquetebol masculino e feminino. As cidades ven-cedoras estarão disputando os jogos estaduais que acontecerão na cidade de Caçador. O secretário de esportes de Campos Novos, Leonardo Farias Santos, destaca que foi muito grati-ficante sediar os joguinhos pela segunda vez conse-cutiva. “Isso mostra a grande receptividade do povo camponovense e também a boa infra-estrutura que o município oferece para abrigar os jogos e atletas. As vantagens de sediar os joguinhos abertos vão além da divulgação da cidade, trás o retorno financeiro a mui-tas empresas do comércio, gerando economia para a cidade”, salientou o secretário.

“Eu fiz esse desenho simbolizando o girassol porque essa é uma flor que sempre gira a procura da luz do sol e cresce a cada dia que recebe o calor. Nós somos como o girassol, precisamos de calor humano, oportunidade e uma mão amiga que nos apóie e nos tire da insegurança e da ignorância da sociedade”, com essa justificativa e a frase: “Dê a mão e uma oportunidade”, a aluna Helen Bevilaqua, 11 anos de idade, estudante da escola André Rebolsas, comuni-dade da Barra do Leão, interior de Campos Novos, conquistou o primeiro lugar nas duas categorias do concurso realizado nas 5 escolas da rede municipal

Conselho da Comunidade entrega prêmios

de ensino. Os mais de 300 alunos de 6ªs, 7ªs e 8ªs sé-ries, produziram uma logomarca e um slogan oficial para o Conselho da Comunidade, entidade criada em Campos Novos no mês de abril deste ano. A aluna vencedora Ellen Bevilaqua, ganhou de prêmio, um computador com impressora. Confor-me o edital do concurso o mesmo aluno poderia ser vencedor nas duas categorias. A solenidade de entre-ga dos prêmios e brindes para os 20 alunos finalistas e de uma TV LCD 32’ para cada escola que partici-

pou do concurso foi na terça feira (28) no Au-ditório da Fundação Cultural Camponovense. Segundo o Juiz de Direito, Gustavo Emelau Marchiori, os televisores foram entregues na forma de comodato, já que a entidade não pode realizar doações para órgãos que competem à união, estado ou município. Os brindes foram doados pela prefeitura de Campos Novos por meio da Secretaria de Educação. Com a participação dos três poderes: Legis-lativo, Executivo e Judiciário, além das es-colas participantes e da imprensa, na mesma oportunidade foi empossado os novos con-selheiros do Conselho da Comunidade. Para acompanha o trabalho da entidade acesse o blog www.conselhodacomunidadecn.blogs-pots.com ou pelo e-mail conselhodacomuni-

[email protected]. Dentre os presentes no evento estavam, além do Juiz de Direito Gustavo Emelau Marchiori, o pro-motor Jean Pierre Campos, o prefeito Vilibaldo Sch-mid e o presidente do legislativo José Adelar Carpes.

Helen Bevilaqua, estudante da escola André Rebolsas, comunidade da Barra do Leão, conquistou o primeiro lugar nas duas categorias do concurso

Helen Bevilaqua venceu as duas categorias do concurso

Page 5: Edição 2085 - 30/06/2011

5Quinta-feira, 30 de Junho de 2011

Jornal

O CeleiroO Celeiro

Contato: [email protected] - Fone: (49) 9900-8984

aAcesse: http://www.sergioaperon.com.br

&&Sérgio Peron

Coluna Nº 87

Perdi e Percebi

Vai daí

Opinião

O que é o projeto?

Enquanto isso:

Contratações

A quantas anda aquele projeto de revitaliza-ção da Praça Lauro Muller? Ficou só na promessa? As poças d’água continuam a enfeitar o piso disfor-me e a vinda de um grupo de arquitetos, elaboração de projetos e blá blá blá, não passou de cortina de fumaça. Se a praça é o cartão de visitas da cidade, o Tio Vili precisar melhorar e muito. Em dias de chuva, só com botas sete léguas. Bem disse o vereador Jair Varela-PPS: “Nem o que está escrito se cumpre”.

Acompanhando uma das sessões legislativas da Câmara de Vereadores de Campos Novos, atentei para a propositura de projeto denominado “Balcão da Cidadania”. Para obter mais informações acerca da propositura, enviei e-mail para a assessoria de im-prensa, solicitando cópia do referido tema, uma vez que se trata de assunto de relevante interesse coletivo e que, no meu entendimento, deve ter ampla divul-gação para atingir os seus objetivos. Recebi cópia do projeto e registro aqui meus agradecimentos.

A Câmara de Vereadores será mais parti-cipativa em ações que interessam diretamente ao cidadão camponovense, notadamente em questões particulares de cada um. Está criando uma espécie de setor de triagem e encaminhamentos, evitando que o cidadão bata de porta em porta em busca de soluções, o que na maioria das vezes se resolve dirigindo-se ao local correto. Segundo consta no bojo do projeto, entre os itens contemplados estão: solicitação de segunda via das certidões de nasci-mento, casamento e óbito, boletins de ocorrências eletrônicos, formalização de currículos, bem como orientações para instituições e associações. Detalhe: o local também deverá registrar reclamações dos munícipes. O horário de atendimento será das 9 às 12 e das 13 às 18 horas, provavelmente de segunda à sexta-feira. Com a instituição do projeto, a Câmara de Vereadores cria o cargo de Assessor Comunitá-rio de Atendimento à Cidadania. Sugiro ao presidente José Adelar Carpes--PMDB que, mensalmente emita um relatório dos atendimentos, fornecendo os itens mais procura-dos, bem como as reclamações registradas.

A prefeitura de Campos Novos deverá fazer novas contratações de pessoal. Pelo menos é isso que prevê o projeto enviado pelo prefeito ao Legislativo e que prevê um aumento de mais 29 vagas no quadro efetivo da municipalidade: 05vagas para pedreiro com salário de R$ 724,54; 02 vagas para gari com salário de R$ 539,35 02 vagas para carpinteiro com salário de R$ 724,54; 10 vagas para Técnico em Apoio Adminis-trativo com salário de R$ 838,91; 01 vaga para Técnico em Desenho com salá-rio de R$ 838,91; 01 vaga para Engenheiro Civil com salário de R$ 4.298,83; 01 vaga para Contador/Consultor com salá-rio de R$ 4.298,83; 03 vagas para Assistente Social com salário de R$ 1.811,30 ; 02 vagas para Psicólogo com salário de R$

1.811,30; 02 vagas para Enfermeiro com salário de R$ 1.811,30; Se não existir concurso público e com vali-dade prevendo tais cargos, a municipalidade deverá fazê-lo. Ainda segundo o projeto, a dotação orçamen-tária, ou seja, o “dindim” para pagar os salários dos novos contratados, virá dos impostos pagos pelas no-vas empresas que estão se instalando no município.

O Plano de Cargos e Salários dos Servidores Públicos, ainda não apareceu na Câmara para ser vo-tado. Parece cabeça de bacalhau: todo mundo sabe que existe, mas ninguém vê! Tal qual gestação de sa-lamandra que leva 2 anos e 3 meses. Soma-se a isso, o caso do pagamento do piso nacional dos professores. O Plano de Cargos e Salá-rios deve resultar em aumento na folha de pagamento do município e em percentuais interessantes. O piso dos professores, também. Conforme prevê a Lei de Responsabilidade Fiscal, ao atingir o limite pruden-cial com despesas de pessoal, a recomendação é que o prefeito demita pessoas em cargo comissionado, dando prioridade aos efetivos/concursados.

Que quero dar uma sugestão para algum vereador com boa vontade: vamos fazer um levan-tamento sobre as empresas instaladas em Campos Novos nos últimos 24 meses? Mais: fazer constar na pesquisa os seguintes dados: 1 – Qual o número de empresas que inicia-ram atividades no município?2 - Qual é a atividade? 3 - Qual o número de vagas de trabalhos efe-tivamente abertas e ocupadas?Por outro lado, pesquisar também: a)Quantas empresas encerraram suas ativida-des? b) Qual o número de empregados demitidos? c)Qual era o setor de atuação?Falando em trabalhador Consultas médicas com especialistas na rede municipal de saúde em Campos Novos, é algo com-plicado. Conseguir um ortopedista só com muita reza e olhe lá. Uma ressonância magnética é quase um so-nho. Mas isso não ocorre somente aqui! É geral. O grande problema na saúde brasileira cha-ma-se gestão. Na maioria das vezes, os cargos que decidem são ocupados por favores políticos e não por pessoa da área. De modo simplista funciona mais ou menos assim: querem que um engenheiro faça uma cirurgia de apendicite e que um médico construa uma ponte. Não vai dar certo nunca!Faz tempo Há mais de um ano o caso das calçadas em Campos Novos foi levantado na Câmara de Vereado-

res. Na época se falou em projeto para a padroniza-ção, ação do Poder Público e etc. Só se falou, porque de concreto não aconteceu absolutamente nada. As calçadas continuam esburacadas e oferecendo risco às pessoas. O Código de Posturas do município prevê ações nesse caso. Tudo pode começar com uma noti-ficação ao proprietário do imóvel, sobre quem pesa a responsabilidade da conservação.E por falar em tempo:

A chegada do inverno com dias e noites cada vez mais frias, nos faz pensar nas pessoas me-nos favorecidas. Independente de campanhas – que por sinal a administração pública faz questão de deixar o Jornal O Celeiro de fora – pegue lá no seu guarda roupas aquela blusa que não usa mais, aque-la calça ou qualquer agasalho em bom estado e leve para alguém que você sabe estar precisando. Na maioria das vezes, sobram roupas de inverno nas cômodas mais abastadas e falta para muita gente. E algo ainda mais importante: caso tenha, dê agasa-lhos para as crianças. São as que mais sofrem com as baixas temperaturas. Faz bem para quem recebe e mais ainda para quem faz a doação.

Não custa lembrar

Page 6: Edição 2085 - 30/06/2011

Quinta-feira, 30 de Junho de 20116 Jornal

O CeleiroO Celeiro Geral

Portaria nº 518, de 25 de março de 2004Estabelece os procedimentos e responsabilidades relativos ao controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano

e seu padrão de potabilidade, e dá outras providências.O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso de suas atribuições e considerando o disposto no Art. 2º do Decreto nº 79.367, de 9 de março de 1977. RESOLVE:Art. 1º Aprovar a Norma de Qualidade da Água para Consumo Humano, na forma do Anexo desta Portaria, de uso obrigatório em todo território nacional.Art. 2º Fica estabelecido o prazo máximo de 12 meses, contados a partir da publicação desta Portaria, para que as instituições ou órgãos aos quais esta Norma se aplica, promovam as adequações necessárias a seu cumprimento, no que se refere ao tratamento por filtração de água para consumo humano suprida por manancial superficial e distribuída por meio de canalização e da obrigação do monitoramento de cianobactérias e cianotoxinas.Art. 3º É de responsabilidade da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal a adoção das medidas necessárias para o fiel cumprimento desta Portaria.Art. 4º O Ministério da Saúde promoverá, por intermédio da Secretaria de Vigilância em Saúde – SVS, a revisão da Norma de Qualidade da Água para Consumo Humano estabelecida nesta Portaria, no prazo de 5 anos ou a qualquer tempo, mediante solicitação devidamente justificada de órgãos governamentais ou não governamentais de reconhecida capacidade técnica nos setores objeto desta regulamentação.Art. 5º Fica delegada competência ao Secretário de Vigilância em Saúde para editar, quando necessário, normas regulamentadoras desta Portaria.Art. 6º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Lanches e Pizza sob encomenda

Servimos: Café, Almoço e Janta

PinducaRestaurante e Lanchonete

Rua: AV. 20 de Julho, 500 -Ibiam -SCHorário de Atendimento: 07 hrs às 23:30hrs

Fone: (49) 3534-0105www.bomdiasc.com.br

egundo especialistas, 95% das águas do pla-neta são salgadas e impróprias para consumo humano; 4,7% estão em geleiras ou regiões de difícil acesso e apenas, 0,147%, aptos para

o consumo em lagos, nascentes e lençóis freáticos. Portanto, a qualidade da água é fundamental para o bem estar da população. Uma água de má qualidade pode causar sérios riscos à saúde humana. Pensando na prevenção e na saúde dos camponovenses, a Quimioter (empresa que trabalha com a comercialização de produtos para la-boratórios em geral, equipamentos digitais, reagentes químicos, vidrarias, kits e acessórios, também conta com laboratório completo para análises de águas, ga-ses, solos e efluentes), em conjunto com a Vigilância Sanitária de Campos Novos, realizou trabalho social

Controle na qualidade da água em Campos Novos Quimioter e Vigilância Sanitária realizam o trabalho social em conjunto

S na questão de controle de qualidade da água consumi-da pela população do município. De acordo com os sócios proprietários, Ânge-lo Otávio Dalpasquali e Jefferson Scolaro, a idéia do trabalho social em prol dos cidadãos de Campos No-vos, surgiu diante de necessidades, onde a população deve saber a realidade da qualidade da água. “Fizemos uma análise mais aprofundada, conforme estabelece a Portaria número 518, do Ministério da Saúde, de 25 de março de 2004”. (Veja quadro abaixo). Segundo os sócios da Quimioter, a empresa se preocupa com o bem estar da população e está realizando o trabalho sem custos ao órgão municipal. Já o chefe da Vigilância Sanitária de Campos Novos, Volcir Canuto, lembra que é a segunda vez que a Quimioter trabalha em parceria com a Vigilân-

Na próxima semana (08 de julho), a em-presa camponovense receberá prêmio nacional re-ferente ao seu trabalho na área de meio ambiente e inovação tecnológica. O reconhecimento será feita através do Top Off Business e a Quimioter está entre as 80 empre-sas brasileiras, classificadas por segmentos. A solenidade será no Rio de Janeiro, no Sheraton Barra Hotel, na Praia do Leblon.

Quimioter destaque nacional

cia Sanitária. Ele observa a importância de empresas privadas desenvolverem funções em prol da sociedade e garante que a parceria só implica em resultados posi-tivos para a população. A coleta do material para análise aconteceu no mês de maio (18) e o resultado saiu na semana (20). Segundo avaliação da Quimioter, ao resultado é satisfatório. “A água consumida pela população cam-ponovense é de excelente qualidade”. Segundo os em-presários, o resultado positivo, conforme demonstra o laudo, é consequência do tratamento correto, feito pelo órgão competente (Samae). Os métodos utilizados para análise da água foram realizados conforme exige a Portaria 518. O objetivo do trabalho é mostrar para a po-pulação que tipo de água os cidadãos estão consu-mindo.

A idéia do trabalho social surgiu da necessidade de mostrar aos cidadãos a realidade da qualidade da água de Campos Novos

O resultado da análise saiu na semana passada

Page 7: Edição 2085 - 30/06/2011

7Quinta-feira, 30 de Junho de 2011

Jornal

O CeleiroO CeleiroGeral

Fone: 3541-0044Aqui você constrói!

Aqui temMinha Casa Minha Vida

para financiar sua construção ou terreno!

PADRÃO DE ACEITAÇÃO PARA CONSUMO HUMANOPARÂMETROS UNIDADES LIMITES RESULTADOS

ALUMINIO mg/l 0,2 <0,01

AMÔNIA (como

NH3)

mg/l 1,5 mg/l <0,001

CLORETOS mg/l 250,0 10,0

COR mg/l Pt 15,0 5,0

DUREZA Mg/l CaCo3 400 42,0

DUREZA DE CAR-

BONATOS

Mg/l CaCo3 350 42,0

DUREZA NÃO CAR-

BONATOS

mg/l CaCO3 200 Zero

ETILBENZENO mg/L 0,2 <0,002

FERRO Mg/l 0,3 <0,1

MANGANÊS mg/l 0,1 <0,01

MONOCLOROBEN-

ZENO

mg/L 0,12 <0,005

ODOR -------- Não objetável Nenhum

GOSTO -------- Não objetável Nenhum

SÓDIO mg/l 200 1,7

SÓLIDOS TOTAIS

DISSOLVIDOS

mg/l 1.000 71,0

SULFATO mg/l SO4 250 12,0

SULFETO DE HI-

DROGENIO

mg/l H2S 0,05 <0,001

SURFACTANTES mg/l 0,5 <0,001

TOLUENO mg/L 0,17 <0,002

TURBIDEZ NTU 5,0 0,77

ZINCO mg/l 5 0,04

XILENO mg/L 0,3 < 0,002

PH -------- Entre 5 e 10 7,38

CONDUTIVIDADE µS/cm - 107,5

1,2,4 TRICLORO-

BENZENO

mg/L - <0,01

BROMOFLUOR-

BENZENO (VOC)

µg/L - <3,00

SUBSTÃNCIAS INORGÂNICASPARÂMETROS UNIDADES LIMITES RESULTADOS

ANTIMÔNIO mg/l 0,005 <0,001

ARSÊNIO mg/l 0,01 <0,0003

BÁRIO mg/l 0,7 <0,5

CÁDMIO mg/l 0,005 <0,002

CHUMBO mg/l 0,01 <0,01

CIANETO mg/l 0,07 <0,005

COBRE mg/l 2 <0,01

CROMO mg/l 0,05 <0,01

FLUORETO mg/l 1,5 <0,01

MERCÚRIO mg/l 0,001 <0,0007

NITRATO (COMO N) mg/l 10 0,71

NITRITO (COMO N) mg/l 1 <0,001

SELÊNIO mg/l 0,01 <0,0005

SUBSTÃNCIAS ORGÂNICASPARÂMETROS UNIDADES LIMITES RESULTADOS

ACRILAMIDA µg/L 0,5 <0,02

BENZENO µg/L 5 <1,0

BENZO[A]PIRENO µg/L 0,7 <0,04

CLORETO DE VINILA µg/L 5 <0,15

1,2 DICLOROETANO µg/L 10 <5,0

1,1 DICLOROETENO µg/L 30 <25

DICLOROMETANO µg/L 20 <10

ESTIRENO µg/L 20 <5,0

TETRACLORETO DE CAR-

BONO

µg/L 2 <2,0

TETRACLOROETENO µg/L 40 <15,0

TRICLOROBENZENOS µg/L 20 <10

TRICLOROETENO µg/L 70 <10

AGROTÓXICOSPARÂMETROS UNIDADES LIMITES RESULTADOS

ALACLOR µg/L 20,0 <0,25

ALDRIN E DIELDRIN µg/L 0,03 <0,003

ATRAZINA µg/L 2 <0,2

BENTAZONA µg/L 300 <0,005

CLORDANO (ISÔMEROS) µg/L 0,2 <0,003

2,4 D µg/L 30 <0,001

DDT (ISÔMEROS) µg/L 2 <0,003

ENDOSSULFAN µg/L 20 <0,003

ENDRIN µg/L 0,6 <0,005

GLIFOSATO µg/L 500 <0,001

HEPTACLORO E

HEPTACLORO EPÓXIDO µg/L 0,03 <0,005

HEXACLOROBENZENO µg/L 1 <0,003

LINDANO (-BHC) µg/L 2 <0,003

METOLACLORO µg/L 10 <0,02

METOXICLORO µg/L 20 <0,07

MOLINATO µg/L 6 <0,005

PENDIMETALINA µg/L 20 <0,005

PENTACLOROFENOL µg/L 9 <0,005

PERMETRINA µg/L 20 <0,1

PROPANIL µg/L 20 <0,05

SIMAZINA µg/L 2 <0,1

TRIFLURALINA µg/L 20 <0,02

DESINFETANTES E PRODUTOS SECUNDÁRIOS DA DESINFECÇÃO

PARÂMETROS UNIDADES LIMITES RESULTADOS

BROMATO mg/L 0,025 <0,001

CLORITO mg/L 0,2 <0,049

CLORO LIVRE mg/l 0,2-2,0 Ausente

MONOCLOROAMINA mg/l 3,0 Ausente

2,4,6 TRICLOROFENOL mg/L 0,2 <0,0001

TRIHALOMETANOS TOTAL mg/L 0,1 0,02

BROMODICLOROMETANO mg/L - <0,05

BROMOFÓRMIO mg/L - <0,1

CLORODIBROMOMETANO mg/L - <0,1

CLOROFORMIO mg/L - <0,1

PADRÃO DE RADIOATIVIDADE PARA ÁGUA POTÁVELPARÂMETROS UNIDADES LIMITES RESULTADOS

RADIOATIVIDADE ALFA GLOBAL Bq/L 0,1 (2) <0,1RADIOATIVIDADE BETA GLOBAL Bq/L 1,0 (2) <0,1

ANÁLISE BACTERIOLÓGICAPARÂMETROS UNIDADES LIMITES RESULTADOS

COLIFORMES

TOTAIS

NMP/100ml Ausência Ausente

ESCHERICHIA

COLI(COLIFORMES

FECAIS)

NMP/100ml Ausência Ausente

MICROCISTINAS 1,0 µg/L 1,0 µg/L <0,5 µg/LCONTAGEM HETE-

ROTRÓFICAS

UFC/ml 5 x 10² UFC/

ml

0,1 x 10

UFC/ml

Resultado da análise da água

Page 8: Edição 2085 - 30/06/2011

Quinta-feira, 30 de Junho de 20118 Jornal

O CeleiroO Celeiro Publicidade

Page 9: Edição 2085 - 30/06/2011

9Quinta-feira, 30 de Junho de 2011

Jornal

O CeleiroO CeleiroProfissões

Dica

3541-0034

(49) 3541.1780 / (49) 8805.8868E-mail: [email protected]

Rua: Dom Daniel Hostin, 1200 - Sala 0189620-000 - Campos Novos - Santa Catarina

Tudo de ótima qualidade para você e sua Família!

-Pães-Massas-Doces-Salgados

Rua Vergílio Stefanes - 3544-1551 Rua Cel. Farrapo - 3541-1044

ormada pela Univali na metade do ano de 2007, Thais bem que tentou um lugar ao sol no disputado mercado de Balneário Cambo-riú, onde morava com mais duas amigas, mas

as grandes empresas já tinham profissionais contra-tados e a idéia de entrar na briga para disputar um mercado saturado de profissionais da arquitetura, também não parecia a opção mais atrativa. Voltar a Campos Novos nem passava pelos seus planos de-pois de quase sete anos longe de casa. Neste meio tempo, entre o ingresso na faculdade e a conclusão do curso, Thais foi para a Europa, no final do ano de 2005, explorar outras culturas e estilos arquitetô-nicos. Na arquitetura portuguesa na capital do país (Lisboa) visitou Torre de Belém Mosteiro dos Jerô-nimos ou Palácio de Belém, Castelo de São Jorge, na cidade de Porto Casa da Musica. Conheceu um rico legado patrimonial que vai do estilo romano ao barroco, sem esquecer as obras românticas como a Estação do Rossio ou o Palácio da Pena, por exem-plo. Na Espanha a arquiteta visitou a igreja Sagrada Família, Parque Guell, Casa Batló e Casa Milá todas do arquiteto Gaudí, ode se aprofundou na pesquisa.

Profissão: Arquiteta e Urbanista Sob a perspectiva de Thais Silocchi Rosar

F A rotina do trabalho Thais relata como é o dia a dia do seu trabalho. Tudo começa no atendimento onde ela levanta todos os dados junto ao cliente para dar forma àquilo que ele imagina. A par-tir daí, ela faz a planta e o projeto externo que submete ao aval do cliente. Quando estão de acordo, o projeto segue para os desenhistas do escritório que desenvolvem a parte hidráu-lica e elétrica da obra e depois, o engenhei-ro Sadi Jacomel cuida da parte estrutural da construção. Atualmente Thais está envolvida em aproximadamente 30 projetos entre constru-ção, reforma e interiores. Entre todas as obras, o trabalho que está fazendo é a casa com área total de 640m², de onde 200m² são de área comercial. É responsável pela obra, interior e ainda pelo acabamento da parte comer-cial.

Já em 2006, de volta ao Brasil, Thais come-çou a trabalhar como estagiária em arquitetura, em três escritórios de Balneário Camboriú e retomou os estudos, vindo a se formar no ano seguinte, quando recebeu o convite do tio, o engenheiro Sadi Jacomel, para trabalharem juntos. A mudança veio na hora cer-ta. 2008 foi o ano da construção e Thais nem sabe dizer quantos foram os projetos daquele período, mas foi ali que amadureceu como profissional e ganhou a segurança que a fez conquistar o mercado.

Nos bastidores Na vida pessoal, Thais se diz uma pessoa tranqüila (neste momento ela abre um parênteses e lembra que os mais íntimos dizem que ela é brava quando contrariada, mas, quem não o é?), que gos-ta de viajar, sair e, como todo bom sagitariano, ela preza pela liberdade e é bastante perfeccionista. O computador ela diz que leva para a casa quase todos os dias e, enquanto o namorado estu-da (acadêmico do período noturno), ela trabalha, mas sempre sobra um tempinho para dedicar a ele e à família. Aliás, ela também se diz super família e conta que não teve dificuldade em voltar para a casa dos pais por que tem o apoio deles, mas que tem planos de conquistar a independência e ter o seu cantinho. Prova disso é que já está construindo o futuro lar. Mas ela não tem pressa para isso, o importante é viver bem e dar um passo de cada vez.

Page 10: Edição 2085 - 30/06/2011

Quinta-feira, 30 de Junho de 201110 Jornal

O CeleiroO Celeiro Variedades

Por Thays Caroline Sabei: Designer de Moda

Bom dia leitores!

Feliz AniversárioFONE: (49) 3541-2059

Combina com você!

Moda Masculina, Feminina e Infantil

COLUNA DE MODA NAKISSKA(49) 3544-2929

Rua: Cel. Farrapo, 1021 Centro Campos Novos - SC

Novidades da Coleção Outono/Inverno

29/06 - Joice Brandalise28/06 - Dione Moraes - Cleide Foppa Glemboski30/06 - Emanuele Dallagnol - Luana CorrêaJeferson KlausMande sua dúvida para:[email protected] - Consultoria de Moda com Thays (49) 3544-0477

Acesse o Novo Blog da Thays! http://fashionswhatuwant.wordpress.com

Agora é inverno pra valer! Só mesmo com muita rou-pa para encarar este frio. E para deixar o look de inverno mais estiloso, invista em uma peça destaque para o seu look, que o diferencie.Na Boutique Via Ouro, selecionei peças-tendência para compor os looks. •Saia de cumprimento mediano, nem tão longa

quanto a do verão, nem tão curta que você passe frio. Na cintura, você mantém ela moderna. Sobre uma blusa de gola alta, você alonga o tronco do corpo. E com um cintoescuronacintura,vocêemagrecevisualmenteefinalizaolook.Botasdecanoalto na cor marrom são ideais. •Ocasacovermelhovêmcomopeçachave,porémovestidopretoestampa-do não passa despercebido, e dá a sensação de um corpo mais esguio embaixo do casaco. Mas como usar meia calça nesse frio? Minha dica aqui é colocar uma de lã embaixo, e sobrepor outras duas de fio opaco 80. Pode parecer loucura, mas fica super quentinho! •Umalindapashminaestampadadefloresparaasmaischeinhas.Destacaorosto, e tira o foco do corpo. Com o caramelo (cor tendência) no casaco e na echarpe, usandoocasacofechado,olençoficaumaextensãodeleepareceumagola,alon-gando o corpo. A calça escura emagrece os quadris largos e pernas grossas. E a blusa pinkqueficasobocasacocontrasta,formandoumacomposiçãomaisalegre,edáamesma sensação de um corpo mais magro como no look anterior.

1.BlusadegolabegeR$58,00/SaiaxadrezTVZR$242,90/CintoBásicoBrasilR$120,002.CasacovermelhoÉricaGenerozzoR$420,00/VestidopretoR$120,00/MeiacalçaR$30,003.CasacocarameloNitrisportR$598,00/PashminaR$56,00/BlusapinkR$178,00/JeansScalonR$248,00

Polainas, para aquecer mais ainda! Opte por ser da mesma cor da calça, da meia ou do cal-çado que usa, assim você alonga a perna. Polainas R$ 40,00

(49) 8855 8717 e (49) 9900 8817msn: [email protected]

Encomendas

Campos Novos - SC

Segunda a sábado das 18h as 22h30min

Um pedacinho do Japão direto para sua casa

Pratos feitos sob encomenda com entrega à domicílio, eventos, jantares, casamentos e formaturas

Atendimento

HOJE!Porção de Salmão com 08 peças apenas R$ 15,00

Page 11: Edição 2085 - 30/06/2011

11Quinta-feira, 30 de Junho de 2011

Jornal

O CeleiroO CeleiroVariedades

Especialidades MédicasVitalife

Fone: 3544 - 0077Rua: Beijamin Constant esquina com a rua Cel. Pedro Carlos Centro - Campos Novos - SC

Pneumologia - Cardiologia - UrologiaPsiquiatria - Dermatologia

Clínica Geral - Cirurgia da Pele Nutrição - Psicologia

Enfermagem e Marketing em Saúde

Rua: Coronel Farrapo, 1073 FONE: (49) 3541-0325

Tudo que você precisa

está aqui!Venha conferir

nossas novidades!Cel. Farrapo - Fone: (49) 3541-0118 - Campos Novos - SC

* Pesca* Camping* Náutica* Materiais Esportivos

Venha Conferir nossas novidades!

3544-1003

Tele -Gás e Água Mineral

Rua: Coronel Lucidoro, 888

Matrículas Abertas! Fone: (49) 3541-1111Invista em quem investe em você!

Page 12: Edição 2085 - 30/06/2011

Quinta-feira, 30 de Junho de 201112 Jornal

O CeleiroO Celeiro Geral

Mande sua dúvida para:[email protected]

Dra. Cristiane GavazzoniBioquímica Responsável CRF-SC-4505

Rua: Cel. Farrapos, 349 - S102 (Centro) e Rua: Coração de Maria (Bairro Aparecida) Campos Novos - SC

Fone: (49) 3541-2979

Automação em Hematologia Cell Dyn e Bioquímica Cobas Mira Plus

ClassiCELEIRO Anuncie Aqui! (49) 3541-0597

Vende-se: Cadeira de salão para corte de cabeloInteressados entrar em contato pelo fone: (49) 35440498

Disk Xucro (Serviços Gerais) - (49) 8838-9658 ou 3544-2629

Vende-se: Terreno rural, localizado na Fazenda Velha, distrito do Espinilho interior de CN. Área de 38 hectares com benfeitorias. Interessados contato: 8806-4463 - João.

Aluga-se: Sala Comercial na Rua. Marechal Deodoro, 705 - Centro com 70m2, Fone: (49) 3544-1201.

Assine Jornal O Celeiro - (49) 3541-0597Acompanhe o Jornal O Celeiro nas redes sociais

Twitter: @JornalOCeleiro - Facebook: JornalOCeleiroCeleiro Digital: http://issuu.com/jornaloceleiro

(Páginas do Celeiro digital são postadas na segunda-feira após a publicação da edição impressa)

o mês de dezembro deste ano conheceremos os nomes dos autores dos melhores textos inscritos no Concur-

so de Redação do Consórcio Macha-dinho. Cinco alunos subirão ao palco do Evento de Premiação para receber o prêmio, porém o número de estu-dantes conscientizados e preocupados com a preservação das florestas será bem maior. Além de incentivar o há-bito da leitura e da escrita, esta edição do Concurso de Redação faz os alunos refletirem sobre o futuro das florestas, já que este é o tema da redação. Alex Sauer, de 15 anos, via-jou duas horas para chegar até a Usina. Ele veio do município de Celso Ramos (SC). Na viagem de volta, ele programou pensar sobre os detalhes da sua redação. “São mais duas horas até chegar em casa, vou aproveitar para lembrar do que es-tamos fazendo para cuidar das florestas. Quem sabe eu tenha uma boa ideia e já defina detalhes do meu texto”.

Concurso de Redação do Consórcio Machadinho faz alunos refletirem temas ambientais

NAlunos do Colégio Paulo Blasi em 2010 visitando UHMA

O futuro das florestas

Já Vanessa Santos da Silva, 14 anos, volta para casa certa de que o fu-turo das florestas depende dos alunos. “Achei interessante o tema escolhido para esse ano. Certamente vai ajudar as pessoas a repensar sobre o assunto. Motivar esta reflexão ajudará a fazer com que os estudantes saibam que so-mos nós que poderemos promover o futuro sustentável”. Para participar do Concurso de Redação basta ser estudante da 8ª série de uma das escolas da área de abrangência da Usina Hidrelétrica Ma-chadinho e agendar a visita através do 0800 644 0026. Os autores das cinco melhores redações serão premiados com um netbook. Até agora 12 escolas já visita-ram a Usina Hidrelétrica Machadinho. A disputa pelo título de melhor autor da redação sobre as florestas está cada vez mais acirrada. Não fique fora dessa. Mais informações poderão ser acessa-das no site www.machadinho.com.br.

a tarde de quarta feira (22), colaboradores da Avícola Cascata tiveram oportu-nidade de usufruir de mo-

mentos diferenciados do dia a dia na empresa. Através da parceria entre a empresa Condomínio Avícola Casca-ta e o Sindicato Rural, Faesc e Senar, o Palestrante Ainor Loteri proporcio-nou momentos de reflexão e alegria aos mais de 130 colaboradores da Cascata que participaram da palestra motivacional. Seguidamente a empresa rea-liza palestras internamente e segundo a psicóloga da Cascata, Daniela Mo-raes, a palavra chave desse trabalho feito pela empresa é valorização. “Esses momentos fazem diferença para eles, é possível os colaboradores melhorar sua alto estima e aumentar a motivação interna e externa”, explica a psicóloga. Para o casal Geisiele Fagundes Co-elho e Célio de Jesus Rodrigues, o momento de reflexão é muito importante, pois além de melho-rar o ânimo das pessoas ainda renova o enlace entre os funcionários e a empresa. “É mui-

Palestra Motivacional

N to importante para nós, pois o tra-balho diário nos desgasta. Isso nin-guém confessa, mas todos sentem o desgaste do corpo e da mente e esse momento renova nossas forças e com certeza, voltaremos com mais entu-siasmo”. Elaine Veríssimo gos-tou da valoriza-ção da empresa e confessa que os colaborado-res estavam em uma fase de desmotivação. “Acredito que agora todos estarão mais motivados e trabalharemos com mais dedica-ção”. Já Aline Morbach reforçou a importância da valorização dos f u n c i o n á r i o s . “O evento mos-tra que a empre-sa está preocu-pada com nosso bem estar, tanto pessoal, como profissional”. Acompanhe mais fotos do evento e dicas de motivação no site do palestrante, através do link: www.ainor.com.br/portal.

Geisiele e Célio

Elaine Veríssimo

Aline Morbach

Page 13: Edição 2085 - 30/06/2011

13Quinta-feira, 30 de Junho de 2011

Jornal

O CeleiroO CeleiroGeral

Rua: Marechal Deodoro, 795 (Próximo a Unoesc)Rodízio:Sexta, sábado e Domingo

*Lanches*Porções*Lasanha

RodízioR$ 17,99

Tele-entrega3541-30993541-3098

Atendimento: De Terça a Domingo

NascimentoImobiliária e Construtora Ltda

CRECI-3132-J

Projetos e ExecuçõesFinanciamentosCompra e VendaAvaliaçõesAverbação

Fones: (49) 3544-3030 - 9996-3002 / 8849-9493Condomínio Residencial Nascimento I Condomínio Residencial Nascimento II

Sobrados com 3 quartos, sala, cozinha, lavanderia e garagem, atrás do Ginásio do Zoldan.

Casas Geminadas, com 03 quartos, sala, cozinha, lavanderia, banheiro e garagem - Bairro Zortéa.

Breve lançamento do Condomínio Residencial Nascimento IIIApartamentos com 3 dormitórios, sala, cozinha, lavanderia e garagem coberta

Bairro Nossa Senhora de Lourdes

Assine Jornal O Celeiro(49) 3541-0597

Nossa História em Fotos

Festa de camponovnses em rodeio de Correa Pinto: 1970

Arquivo: José Rogério de Moraes

Frase da Semana

“As pessoas nascem para vencer, mas para ser um vencedor você precisa planejar para vencer, se preparar para vencer, e esperar vencer.”

(Zig Ziglar)

Mega Feirão de São João

Avenida JK, 460 - Campos Novos-SC - Fone: 3541-1192

Ganhe tanque cheio e transferência

Última Oportunidade!

Page 14: Edição 2085 - 30/06/2011

Quinta-feira, 30 de Junho de 201114 Jornal

O CeleiroO Celeiro Geral

Eventos da Semana!

Rua Henrique Rupp, 468 Fone: (49) 3541-0363

Revendedor exclusivo da Cerveja Conti Bier e Chopp Conti! Venha

conhecer as multimarcas de cervejas e refrigerantes!

Comércio de Bebidas Camponovense

Rua:SãoJoãoBatista-Centro-Fone:(49)3541-0609-(49)8855-3012

1)Grandioso Bingo na Capela Caxambu – Campos Novos dia 02 de Julho. Com início às 20 horas. Com ótima premiação. Par-ticipe! 2)O Piquete Almedorino Melo convida a todos para o 1º Campeonato de Laço em Vaca Mecânica. Com equipes de 4 laçado-res, podendo escrever um reserva. Que será realizado em 4 etapas: nos dias 03 e 17 de Julho e 14 e 28 de Agosto no Sitio do Taboão em Campos Novos. Inscrições até dia 26 de Junho no valor de R$ 60,00 por equipe. 3)Vem aí! Um mega matibaile com escolha da garota es-tudantil no Ginásio de Esportes do Colégio Dep. Augusto Bresola – Vargem, dia 03 de Julho. Com início às 19 horas. Animação da Banda Prisma.

Associação Catarinense de Supermercados (Acats), por meio do Instituto Mapa, rea-lizou pesquisa com a popu-

lação do estado para definição do Prê-mio Mérito Acats Exposuper 2011. A consulta à população foi feita em dez regiões catarinenses e mil consumi-dores catarinenses foram entrevista-dos.

Na região do Planalto Serrano, o Su-permercado Barcarolo foi destaque e recebeu troféu na categoria Peque-no Porte, como Supermercado Mais Admirado. Nesta modalidade, os en-trevistados deram sua opinião, con-siderando três categorias (pequeno, médio e grande), mediante o porte das empresas, levando em conta os aspectos localização, preços pratica-dos, qualidade dos produtos, mix de produtos e qualidade do atendimento.

O evento que tradicionalmente mar-ca o encerramento da Feira de Equi-pamentos, Produtos e Serviços para Supermercados e Convenção Catari-nense de Supermercadistas é a entre-ga do Prêmio Mérito Acats ExpoSu-per, que consagra as marcas que se destacaram no setor no último ano considerando as categorias, super-

Supermercado Barcarolo é destaque em pesquisa

A

mercados e fornecedores.

O Supermercado Barcarolo recebeu o troféu destaque no dia 22 de junho (quarta feira) no Complexo Expovil-le, no município de Joinville. Para o sócio proprietário do Supermercado, Celeste Barcarolo, o troféu é um re-conhecimento do trabalho feito em conjunto entre os sócios e colabo-radores. “É um incentivo para fazer muito mais e melhor aos seus clien-tes”, agradece Celeste destacando que no mês de setembro o Supermer-cado completa 24 anos de compro-misso com os consumidores de Cam-pos Novos e região.

Empresa de Campos Novos recebeu troféu de Supermercado Mais Admirado no Planalto Serrano

Celeste Barcarolo

m apresentação única em Campos Novos, o humor do palhaço Biriba fez o público rir, durante quase duas horas

de apresentação no clube Sete de Se-tembro. O Teatro Biriba esteve no mu-nicípio na quarta feira (22) e se apre-sentou para cerca de 100 pessoas que prestigiaram o bom humor do palhaço. A organizadora do evento em Campos Novos, Samarina Passos, agradece os

Biriba se apresenta em Campos Novos

E patrocinadores pelo apoio e incenti-vo. As empresas colaboradoras são: Jornal O Celeiro, Supermercado Bar-carolo, Despachante Dalpasquale, Co-légio Potencial, Ponto Certo Materiais de Construção, LA Automóveis, Gris Pneus, Farmácia Santa Rita, Lojas Sal-fer, Pizza e Cia, Ponto Quente, Zonta Eletricidade, Rádio Simpatia FM, Ho-tel Bebber, Dom Carlitos, Um Click Lan House, UD Publicidade.

PARTICIPE você também do

Arraiá Espaço Kids, compre e pesque seu desconto de

30% à 50%!

Otimas condições de pagamentos.

Agora também com convênio com

SITRIPELVenha Conferir!

Page 15: Edição 2085 - 30/06/2011

15Quinta-feira, 30 de Junho de 2011

Jornal

O CeleiroO CeleiroRegião

Prefeitura Municipal de Vargem

Rua: Benjamin Margotti, 289 - CentroCEP: 89638-000CNPJ: 95.995.130/0001-18E-mail: [email protected]: (49) 3549 0068Fax: (49) 3549 0018

Valorizando o passado e investindo no futuro!

Vargem

ParabénsMARIA VERDI AGOSTINI, pelos seus 83 anos de vida! HomenagemdafilhaClau-dia Agostini Dalpiva e de seus fami-liares.

direção, professores, APP e alunos da Escola de Edu-cação Básica Deputado Au-gusto Bresola de Vargem,

convidam toda a comunidade para participar do Concurso Garota Es-tudantil 2011. O evento ocorre no próximo domingo (03) no Ginásio de Esportes da escola.

Com inicio às 19h00, na passarela 12 meninas estarão desfilando para concorrer aos títulos. Garota Estu-dantil 2011 e Garota Simpatia. Após o desfile ocorrerá um mega mati--baile com a Banda Prisma de Ma-rau/RS, iniciando às 19 horas, tendo por local o Ginásio de Esportes da escola.

Os organizadores conta com a pre-sença de todos. “Venha prestigiar esse evento!”

Garota Estudantil 2011A

Pefeitura Municipal de Vargem e o Fundo Municipal de Saúde de Vargem adquiriram dois novos carros para atender melhor os municípes

Novos Veículos para atender a População Vargense

Page 16: Edição 2085 - 30/06/2011

Quinta-feira, 30 de Junho de 201116 Jornal

O CeleiroO Celeiro Região

ma parceria entre o Servi-ço Social e a Secretaria de Educação vai proporcionar aos estudantes do Município

de Ibiam ampliar as formas de desen-volver o aprendizado em sala de aula, através do Projeto “Viagem Interior”, que consiste em uma oficina onde são executados exercícios de imaginação ativa com realização de atividades lú-dicas e dinâmicas de grupo. Coordenado pela Psicóloga Alessandra Seratto, por intermédio do CRAS – Acolhimento Familiar, o pro-jeto foi lançado no mês de maio, no Centro Educacional Municipal – Eli-ziane Titon, têm o objetivo de desen-volver a criatividade, a auto-estima, a afetividade, a capacidade de imagina-ção e concentração além de buscar o

Ibiam Projeto “Viagem Interior” reforça aprendizado na Escola

U aumento da consciência e autodomínio do aluno. Alessandra diz que a meta é fazer com que as crianças melhorem a aprendizagem escolar e obtenham benefícios reais no relacionamento interpessoal escolar, familiar e social, assim como na saúde física, emocional e psicológico de toda a sociedade. A meta inicial é atender alu-nos com maior grau de dificuldades na aprendizagem e que apresentem defi-ciências em acompanhar a integração social. Para isto, são realizados en-contros semanais, às quintas-feiras em uma sala especial em anexo ao CRAS, com acompanhamento psicológico e da equipe de profissionais da Edu-cação e Social com aval dos Pais dos alunos.

O Prefeito Nelson Mario Grassi (Pila) reuniu sua equipe administrativa em conjunto com os morado-

res da comunidade de Cerro Azul, com objetivo de dar maior transpa-rência na realização das obras de ca-

Água no Cerro Azul: Transparência nas obras públicas de Ibiam

O nalização e distribuição de água potá-vel às famílias daquela região. O encontro entre o Poder Pú-blico e a comunidade é uma mostra do trabalho transparente do Executivo Municipal na realização de obras e ser-viços. Na prática o Prefeito e sua equi-

pe vão para a comunidade para mos-trar aos moradores como e por que a obra está sendo feita. “É uma forma de a Administração Municipal fazer um trabalho em conjunto com a sociedade, pois o objetivo da Prefeitura é atender as necessidades dos que aqui moram”, explicou o Prefeito. Na obra do Cerro Azul, o Mu-nicípio está investindo cerca de R$ 200 mil na canalização de aproximada-mente 12 mil metros de tubulação para levar água de qualidade à cerca de 25 famílias que vivem naquela região. A água será captada de um poço artesiano já existente na comuni-dade, com capacidade de vazão de 20 mil litros de água por hora, o suficien-te para atender a todos os moradores. Para isso, o Município também está instalando uma estação de tratamento para que a distribuição atenda padrões e normas exigíveis das autoridades sa-nitárias e ambientais.

As obras de canalização in-clusive com tratamento adequado da água devem estar concluídas nos próximos dias, quando o Executivo Municipal dará início à distribuição com fornecimento de água às famí-lias. “Sabemos da importância desta obra para as pessoas, pois se trata de um bem indispensável para a saú-de, por isso nossa meta é dar início a distribuição o quanto antes possí-vel”, disse Pila. Os moradores receberão água nas suas casas sem fazer in-vestimentos, apenas terão que ar-car de forma solidária entre os usu-ários com as custas do tratamento e do bombeamento do poço até as caixas d água nas casas, conside-rado irrisório frente ao benefício em receber na torneira água de boa qualidade, alem do que, a falta de água nas épocas de estiagem será coisa do passado.

PORTARIA Nº 14/2011(CONTRATA SERVIDOR PARA EXERCER CARGO DE

AGENTE DE SERVIÇOS GERAIS))A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Vereadores de Ibiam – SC, no uso de suas atribuições e competências que lhe confere o Regimento Interno e a Lei Orgânica Municipal,RESOLVE:ART. 1º - Contratar a servidora

Luciana Rosa, para exercer a função de Agente de Serviços Gerais da Câmara Municipal, Nível CC-1, conforme lei

complementar nº 019 de 03 de março de 2009, até a reali-zação do concurso público. Art. 2º - Esta portaria entra em

vigor na data de sua publicação.Câmara Municipal de Ibiam, 31 de março de 2011. Presidente - ADAIR JOSÉ ROSA , 1º Vice-Presidente - ANTONIO SOUZA DO AMARAL2º Vice-Presidente - SELMO LUIS LAIDNES, 1º Secretário - GILBERTO PELENTIR, 2º Secretário - JOCIMAR DE

OLIVEIRA - Câmara de Vereadores de Ibiam

PORTARIA N.º 015 de 09 de junho de 2011.(Dispõe sobre a nomeação da comissão de acompanhamento do concurso público n.º 001/2011 e dá outras providên-cias) O Presidente do Legislativo Municipal de Ibiam (SC), no uso de suas atribuições: D E C R E T A Art. 1º - Fica nomeada a Comissão de Acompanhamento do Concurso Público 001/2011, conforme segue: Daniel Ramos, Elisa Maria G. Trevisol e Sérgio Balbinote. Art. 2º - A Comissão, no exercício de suas atividades, terá poderes de acom-panhar a contratação da empresa para execução do concurso, analisar e propor o regimento interno do concurso,

indicação dos locais das provas, acompanhamento da realização das provas, abertura e divulgação dos resultados, homologação dos resultados, recebimento e expedição de requerimentos e petições e dos demais atos para o pleno e total desenvolvimento do concurso público para preenchimento de vagas do quadro efetivo da Câmara Municipal de Vereadores de Ibiam (SC), tudo em obediência ao disposto do artigo 37 da Constituição Federal de 1988. Art. 3º - Em especial, colocará à disposição da empresa contratada um membro por sala de prova. Este membro participará,

além de todos os atos acima descritos, de procedimento realizado pela empresa para quando do encerramento das provas. Conforme estará previsto no Edital de Concurso Público, os três últimos candidatos, juntamente com o mem-bro da Comissão de Concurso, deverão verificar todos os cartões resposta e proceder a anulação com um marca texto

das questões que estiverem sem preenchimento (em branco). Após, procederão o lacre dos envelopes que conterão os cartões de identificação e resposta, assinando uma ata que conterá a explicação de referido procedimento, bem

como o lacre dos referidos envelopes. Art. 4º - Os membros da Comissão não serão remunerados pelo desempenho de suas funções e prestarão serviços considerados relevantes a Câmara de Vereadores. Art. 5º - Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação. Ibiam (SC), 09 de junho de 2011.ADAIR JOSÉ ROSA - Presidente do Legislativo

Registra-se e Publica-se Em 09 de junho de 2011 ELISA MARIA GHENO TREVISOL - Secretária da Câmara

Page 17: Edição 2085 - 30/06/2011

17Quinta-feira, 30 de Junho de 2011

Jornal

O CeleiroO CeleiroRegião

NO mês de Julho 16 Anos de Trabalho em favor de nossa gente!

Invista no comércio de nossa cidade, assim você estará contribuindo com o desenvolvimento de nossa gente!

Prefeitura Municipal de Ibiam

Ibiam

tradicional Festa Junina da Terceira Idade, promovida pela Administração Munici-pal, através do Serviço So-

cial em conjunto com a coordenação do Grupo, levou na terça-feira (21) ao Centro multiuso alegria e diversão para idosos do município de Ibiam. A festa aconteceu durante toda à tarde, com casamento caipira apresentado pelo grupo de adolescen-tes, proporcionando integração entre adolescentes e a Terceira Idade. Logo serviu de palco para a escolha da Rai-nha mais Jeca e do Rei mais Jeca do ano. Ao todo, 7 candidatas e 4 candi-datos divertiram a platéia com carisma

Festa Junina da Terceira Idade

A e simpatia, enquanto desfilavam pelo salão e eram avaliadas pelos jurados, representados pelo Prefeito Municipal Nelson Mario Grassi (Pila), primei-ra Dama Terezinha Rossato Grassi, Presidente da Câmara de Vereadores Adair José Rosa, Cabo Eudes Trinda-de, representante dos idosos Adenir Romanatto, Secretária Municipal da Educação Marilene Borsói e Auxiliar de Contabilidade Ires Teresinha Tra-gansin de Oliveira Xavier. Após uma disputada acirrada, a idosa Eunice Ceron, foi escolhida a Rainha mais Jeca e Getúlio Dalanhol o Rei mais Jeca. Em seguida teve des-contração com apresentação de uma

suposta candidata dizendo ser de outro município, esbanjando sorrisos e char-mes para com todos, que no final trata-va-se de um homem (Eliseu Trevisol) do Município que ajudou enriquecer o evento. O Prefeito Municipal destacou a importância de eventos como a festa junina e os grupos de convivência, que estimulam a interação entre os idosos. “É a melhor forma de combater a tris-teza e a depressão, pois oferecem mo-mentos de lazer e a possibilidade de conhecer novas pessoas e desafios”, destacou Pila. Para a Assistente Social Gi-seli, o convívio social é fundamental

para a inclusão e envelhecimento ativo dos idosos. “Podemos perceber no sor-riso, interação e alegria de cada idoso a importância da festa junina realizada, que reforça os laços de amizade e pro-porciona às pessoas mais qualidade de vida”, explicou Giseli. A Festa Junina é uma for-ma do Poder Público e do Grupo de Idosos mostrar à sociedade os valo-res de cada ser humano, em todas as fases da vida. Através da alegria do imaginário mundo caipira, homens e mulheres deixam de lado as preocu-pações do dia-a-dia e vivem o mo-mento como se fosse e na verdade é o melhor de suas vidas.

Page 18: Edição 2085 - 30/06/2011

Quinta-feira, 30 de Junho de 201118 Jornal

O CeleiroO Celeiro Agronegócio

Primeiro Sorteio01-04-12-17-28-44Segundo Sorteio

02-08-11-37-39-42

Pague Aqui: Água, Luz, GPS, Telefone, Boletos

LotoFácil 27/06 Concurso 64704-06-07-08-09-11-13

14-17-18-19-20-22-23-25Quina 28/06 Concurso 2630

07-41-48-58-62

Loterias JacomelInforma

Dupla Sena 28/06Concurso 980

02/0727/06

Seu Distribuidor de Bebidas para Campos Novos e Região!

E-mail: [email protected]

Germano Foppa e Cia Ltda.

Materiais de Construção

O telefone mais fácil da cidade!(49) 3541-0000

O que você precisa para construir e reformar você encontra aqui!

Rua: Germano Foppa, 470 - Sala 01-Campos Novos Fone: 3541-0341

PROGRAMAÇÃO

ADES ORIGINAL 1L........................................................................3,89BISCOITO NESTLÉ BONO RECH.CHOCOLATE 165G...............1,69BISCOITOS TRIUNFO WAFER PASSION 120G..........................1,35MISTURA BOLO DONA BENTA 450G..........................................1,99MILHO PIPOCA YOKI PREMIUM 500G........................................1,89CHA MATE LEÃO SABORES 40G.................................................1,99CUECAS TRIFIL BOXER/SLIP REF 359/357.................................8,98KIT MEIA TRIFIL MASC C.LONGO C/3 REF 804........................7,99FRALDA TOM&JERRY KIDAS ECON..........................................9,98LIMPADOR CASA & PERFUME 1L...............................................4,69SHAMPOO SEDA 350ML (EXCETO ANTICASPA)......................4,39

1.A Comissão Organizadora da Capela São Pedro Sarandi, tem a honra de convidá-lo (a) para participar da Festa do Padroeiro, a realizar-se no dia 03 de julho de 2011, com a seguinte programação: 10h Missa na Capela São Pedro; 12h Almoço; À tarde jogos e diversões. Pela pre-sença de todos a comissão organizadora agradece! 2. O novo conselho da capela Santa Terezinha do Distrito de Bela Vista, convida você e sua família para um matine julino no dia 10 de julho de 2011, com inicio as 16h animado pelo Grupo OS FANDANGUEIROS, ingresso será cobrado a partir de 12 anos. O valor do ingresso antecipado é de R$ 10,00 no Supermercado Bertelli e Bar Oneda. Haverá bebidas e comidas típi-cas e brincadeiras! Desde já agradecemos a presença.

om o intuito de estar ao lado do agricultor e do associado, a Cooplantio, cada vez mais vem se destacando, trazendo

temas relevantes e de importância na tomada de decisões. Assim a filial de Campos Novos, participou de mais um Seminário, realizado em Gramado (RS), nos dias 20, 21 e 22 de junho. Segundo os organizadores, mais de 1200 produtores participaram do even-to. Da filial 34 da Cooplantio em Cam-pos Novos, 21 pessoas participaram do Seminário. A novidade neste ano foi a co-bertura completa do evento, através da Rádio Cultura de Campos Novos, que teve um representante da emissora na comitiva da região. A Cooplantio agra-dece todos os participantes, pois acei-taram o convite de forma espontânea e puderam desfrutar de momentos de aprendizado, trocas de informações e momentos de lazer, assim como des-creve Laércio Zanchetta, Gerente Ad-ministrativo da Filial 34. “Acreditamos que o futuro de sucesso pertence aqueles que inovam e se renovam a cada dia, seja no cam-po, na cidade ou onde quer que esteja inserido”, salientou Zanchetta. Pen-sando desta forma é que a Cooplantio

26º Seminário CooplantioC

vem diversificando seu mix de produ-tos, agregando mais valor à sua marca e entregando melhores resultados aos associados. O 26º Seminário Cooplantio teve tema “O Produtor como Diferen-cial no Agronegócio” podendo assim permanecer em ambas as partes para um crescimento sustentável. O presidente da Cooplantio,

Daltro Benvenuti anunciou durante o evento que a cooperativa espera expor-tar 50 mil toneladas de arroz em 2011, após ter vendido 16 mil toneladas ao exterior em 2010, especialmente para Espanha e África. Os próximos des-tinos para o arroz produzido pelo as-sociado da Cooplantio deverão ser o Iraque, o Irã e o Egito. No caso da soja, as exporta-

ções dos associados da Cooperativa dos Agricultores de Plantio Direto de-vem triplicar em 2011, atingindo R$ 240 milhões, ante R$ 80 milhões em 2010. “O crescimento é expressivo, já que em 2009 tínhamos exportado R$ 40 milhões”, ressalta o presidente. Em 2012, o 27° Seminário Co-oplantio já tem data. O evento será rea-lizado de 11 a 13 junho, em Gramado.

Da filial 34 da Cooplantio em Campos Novos, 21 pessoas participaram do Seminário

Page 19: Edição 2085 - 30/06/2011

19Quinta-feira, 30 de Junho de 2011

Jornal

O CeleiroO CeleiroAgronegócio

BR - 282 Campos Novos - SC - Fone: 3541 - 0980Rodovia BR-282 - Km 342, Caixa Postal: 188,

Cep: 89620-000 - Fone: 49.3541-0007/ Fax: 49.3541-0226

Aceitamos:Posto de Serviços, Restaurante e Lanchonete

CORUJÃOwww.quimioter.com.br

Rua: Don Daniel Hostin, 345 - 1ºandar - (49) 3455-3590e-mail: [email protected]

Centro - Campos Novos (SC)

Análise de SoloAnálises e tratamentos em água e efluentes

QUIMIOTER

“Conhecer o berço da raça que se cria é, sem dúvida, um sonho da maioria dos criadores que traba-lham com genética, seja bovina, ovina ou eqüina”. A afirmação é do criador Jair Noriler, que está em viagem pela França. Criando Charolês desde 1985, Noriler confessa que sempre teve von-tade de ir para a França, conhecer a Borgonha e especialmente a região de Brionnais, o berço da raça Charolês e onde no vilarejo de Oye, aconteceu o primeiro registro genealógico de um bovino charolês. Brionnais fica a aproximada-mente a 480 km de Paris, onde se pode chegar pelo trem bala (TGV), ônibus ou automóvel. “No nosso caso, prefe-rimos alugar um automóvel em Paris (onde os preços são bem acessíveis)

Criador conhece o melhor da raça Charolês na Françae podemos visitar com maior tranqui-lidade as fazendas, os vinhedos, as ca-ves e os chateaus, cada um mais bo-nito que o outro”, descreve Noriler, observando que em Brionnais a paisa-gem é linda: “são centenas de peque-nas fazendas com média de 100 hecta-

res e rebanhos médios de 150 cabeças, todos da raça charolesa”. O criador camponovense fri-sa que a raça charolesa é a de maior incidência na França e também a car-ne preferida dos franceses. “Até o Mc Donald de Paris serve seus lanches com hamburger de charolês. Nos su-permercados e açougues, é a carne mais pedida e a mais vendida, apesar de ser um pouco mais cara”, enfatiza. Jair Noriler destaca que teve o privilégio de ver a feira de gado mais antiga da Europa, talvez do mundo. “Trata-se da feira de Saint Cristhofe, um vilarejo de Brionnais que é reali-zada sem interrupção desde 1498. Sua frequência era mensal, hoje é semanal. Comercializa num espaço de 4 horas em torno de 1.000 animais. Vimos que 99 % era Charolês, seja para corte ou reprodução. Isso ocorre todas as quin-tas feiras, durante o ano todo. O recin-to é bem organizado, o leilão é eletrô-nico, as instalações são impecáveis e mal terminou a feira, são higienizados. O gerenciamento é perfeito e tivemos a oportunidade de conversar com o di-retor da feira, Jack Buisson, que tam-bém é um dos maiores comerciante de gado e carnes”. Buisson disse ao brasileiro que

o produtor francês se preocupa com a competitividade da carne do Brasil, mas que valorização cambial reduziu muito suas preocupações. “Ele nega que o produtor francês tenha subsídios e até insistiu, que o Brasil oferece mais subsídios, mas descobrimos que mais de 30 % da renda do produtor francês vem de subsídios”. O sistema de criação na França é caro. Como o inverno é muito longo, se faz necessário alimentar os animais, agora estão fazendo o feno que será usado no inverno. A mão de obra é cara e rara, os serviços veterinários são caros e hoje existe uma preocupação muito grande com o bem estar animal e com questões ambientais. Existe a identifi-cação e a rastreabilidade animal. Cada bovino tem seu “passaporte animal” e os franceses estão buscando inúmeras certificações para seus planteis o que lhes garante preços melhores. O Charolês criado na Fran-ça é o mesmo que conhecemos no Brasil.“São animais grandes, as vacas produzem entre 8 a 12 kg de leite, 99% é aspado (com chifres). Acredito serem inadequados para nossas condições,

mas devemos utilizar essas linhagens no cruzamento com ingleses e ameri-canos mochos para obtermos terneiros mais pesados, mais precoces e matri-zes com boa habilidade materna”. Apesar do imenso potencial de produção, Noriler acredita que não deve ser fácil atingir o mercado fran-cês com produtos industrializados. “Percorri mercados e diversos esta-belecimentos e o que menos vi, foram produtos brasileiros. Eles não gostam de criar nem mesmo, frango ou suíno”. O motivo segundo Jair reside no fato de serem atividades poluidoras. “Acre-dito que um dia ainda poderemos ex-portar charolês para a França, porque aqui é a carne preferida e não sei por quanto tempo a sociedade francesa agüenta bancar os subsídios”, observa Noriler, dizendo temer que por mui-to tempo, o Brasil será exportador de commodities. Uma coisa é certa, ga-rante Jair: “Precisamos investir muito em educação, conhecimento, tecnolo-gia e infraestrutura adequada e suar a camisa. Conquistar um mercado sofis-ticado e caro, deve ser o foco de um país que produz alimentos”. Só Paris, tem 11,5 milhões de habitantes e rece-be anualmente 35 milhões de turistas. Vale a pena!

Jack Buisson e Jair Noriler

Placas indicativas na região de Brionnais

Museu do Charolês

Terneiro Charolês

Jair Noriler teve o privilégio de ver a feira de gado mais antiga da Europa

Page 20: Edição 2085 - 30/06/2011

Quinta-feira, 30 de Junho de 201120 Jornal

O CeleiroO Celeiro Publicidade

Cooperativa Agropecuária Camponovense

Fone: (49) 3541-7000 - BR-470 - Km 319 - Campos Novos

www.coocam.com.br