edição 2047

12
TRÁFICO e morte Um ano depois, ainda estão foragidos os sócios do Boliche Ritz, onde havia venda de drogas e um rapaz foi assassinado durante baile Arquivo FATO 10 PISTA MOLHADA É acidente na certa Em Mimoso pai e filha caíram num córrego e BR 262 ficou fechada para a remoção de caminhão acidentado 11 FUNK, Vereadores atacam PARA SE DEFENDER MARA T AÍZES Os vereadores de Marataízes em sessão ordinária, preferiram criticar a imprensa que divulgou a vigem deles, para Curso em Porto Seguro, no pré-carnaval 5 Douglas Nunes SEM BAIXAR A GUARDA Chuvas devem continuar nos próximos dias e em Cachoeiro a Defesa Civil está preparada para agir CRIMES DIMINUEM DEBAIXO DE CHUVA As estatísticas mostram que em Cachoeiro a relativa tranqüilidade dos últimos dias se deve ao reforço no policiamento e às chuvas página 11 12 Arquivo FATO Renata Mofatti Igrejas serão REFORMADAS Em Cachoeiro a Prefeitura vai recuperar a Matriz e em Itapemirim o governo investirá na Matriz da Vila (foto) 7 José Rubens Brumana

Upload: jornal-fato

Post on 19-Mar-2016

233 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Espírito Santo de FATO

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 2047

TRÁFICOe morteUm ano depois, ainda estão foragidos os sócios do Boliche Ritz, ondehavia venda de drogas e um rapaz foi assassinado durante baile

Arquivo FATO

10

PISTA MOLHADA Éacidente na certa

Em Mimoso pai e filha caíram numcórrego e BR 262 ficou fechada paraa remoção de caminhão acidentado

11

FUNK,

Vereadores atacam

PARA SE DEFENDER

MARATAÍZES

Os vereadores de Marataízes em sessão ordinária,preferiram criticar a imprensa que divulgou a vigemdeles, para Curso em Porto Seguro, no pré-carnaval

5

Douglas Nunes

SEM BAIXAR A GUARDAChuvas devem continuar nos próximos dias e emCachoeiro a Defesa Civil está preparada para agir

CRIMES DIMINUEMDEBAIXO DE CHUVAAs estatísticas mostram que em Cachoeiro a relativa tranqüilidadedos últimos dias se deve ao reforço no policiamento e às chuvas

página 11

12

Arquivo FATO

Renata Mofatti

Igrejas serãoREFORMADAS

Em Cachoeiro a Prefeitura vairecuperar a Matriz e em Itapemirim o

governo investirá na Matriz da Vila (foto)

7

José Rubens Brumana

Page 2: Edição 2047

ES DE FATO, SÁBADO,12 DE MARÇO DE 2011OPINIÃO2

([email protected])

HIGNER MANSUR

CONEXÃO MANSUR Ano 4 - nº 97

ABRAÇAR CAUSAS JUSTASLEIO AQUI NO FATO da última quarta-feira, que em

Marataízes a população resolveu abraçar o Iate Clubedaquela cidade, o qual, na opinião dos "abraçantes" devevoltar aos seus dias de glória. Eu, que nunca entrei na-quele clube, independente disso reconheço sua impor-tância na história de Marataízes e, portanto, na história deCachoeiro, já que o balneário foi, por décadas, e é atéhoje, o principal porto no qual se atracam os cachoeiren-ses, durante as férias.

De outro lado, sempre haverá de ter outro lado, não de-vemos nos esquecer de Cachoeiro, cujo Yole Clube, delonguíssima tradição, está sendo desconstruído sob asbarbas de administração pública inepta e, porque nãodizer, sob nosso silêncio cúmplice. Ninguém diz nadaem defesa desse nosso patrimônio histórico e esportivo,cujas portas e paredes, que é o que restam, vão sendoroubados um pouco por dia.

É esse mesmo sentimento de perda que vi e conti-nuou vendo, quando as duas últimas administraçõesmunicipais, de Valadão e de Casteglione, muitoiguais, por sinal, se apoderaram do prédio históricoe cultural que é o Bernardino Monteiro, em favor deadministrações as quais, ainda que fossem belíssi-mas, não poderiam estar ali.

Escrevi, em janeiro de 2006, a propósito do que fun-cionava, no Bernardino Monteiro, quando fui Secretá-rio de Cultura e Turismo: "Funcionou no Bernardi-no: (1) aulas e campeonato de xadrez, (2) Gibiteca,(3) aulas de ensino de violão, (4) aulas de Desenho,(5) aulas para utilização dos pios Maurílio Coelho,(6) aulas de dança, (7) diversas exposições men-sais fotográficas temáticas com o acervo da prefei-tura, concomitante com igual exposição das fotosali expostas no mês anterior, no Café Mourad's, (8)exposições históricas diversas, inclusive a do Pro-fessor João Eurípides Franklin Leal, (9) oficinas detrabalhos culturais para centenas de professoresmunicipais, (10) reuniões que deram início ao con-sórcio de turismo regional integrado (Rota Sul), (11)suporte à Feira do Artesanato, que funcionava aolado, devendo ser considerado que a Feira foi regi-onal, abarcando os demais municípios do "Con-sórcio Rota Sul". E mais, ali funcionaram (12) ofici-nas pedagógicas para professores. Escrevo base-ado na memória, sem remeter-me a arquivos".

Logo que saí da Secretaria, senti que isso era pouco,dado poder fazer-se muito mais pela cultura, no prédioque hoje é "PALÁCIO". O local está moralmente destina-do abrigar muitas manifestações culturais e artísticas; aprincipal delas: a Biblioteca Pública.

Enquanto Marataízes abraça o Iate, poderíamos, tivés-semos coragem, abraçar não só o Yole, enquanto exis-te, como o prédio do Bernardino Monteiro, para ele vol-tar a ser - breve - o centro da cultura da cidade, coisamuito mais importante do que a destinação que lhederam nestes tristes tempos modernos. (Sobre o queacontece na Biblioteca da Casa dos Braga, enchentes,destruição (e distribuição) de livros: voltarei quando aságuas baixarem).

A ÁRVORE DA MÚSICAHigner MansurAPROVEITANDO O CARNAVAL EM CACHOEIRO, li muito e assisti a

alguns documentários em vídeo. Um dos vídeos que vi e revi, se chama "AÁRVORE DA MÚSICA". A árvore é o PAU-BRASIL, mais importante árvorebrasileira, que deu nome ao País, como sabemos de fácil conclusão. Vi odocumentário uma vez, antes do carnaval. Lera o livro de mesmo nome eorigem: Interface Filmes, Luciana Ferraz e Otavio Juliano, seu marido e tam-bém cineasta. Não são, livro e vídeo, coisas comuns. Gente comum, vi, ao fimda incursão no universo do pau-brasil, Luciana e Otavio não são. E não sãoprodutos o que eles geraram. Deram-nos um casal de filhos da melhor qualida-de. Descobri isso de maneira muito simples. Lendo e vendo os "filhos". Depois,relido e revisto mais de uma vez, chegou mensagem de Luciana; resposta àque eu lhe mandara, elogiando as "crianças".

Ela disse: "Obrigada pelo carinho. Foirealmente um projeto feito com muitadedicação, pesquisa, e obviamenteamor ao tema. A necessidade de con-servação é tão grande, que em brevefaremos concertos pró-pau-brasil, comparticipações de grandes artistas damúsica erudita. Abs, Luciana". Claro.Não se faz obras como essas, não sefaz "filhos" como esses, senão commuito carinho, senão com muito amor.

Para maior informação, resumo (fos-se possível) os trabalhos, já dizendoque posso emprestá-los, mas que omelhor é que cada um, amante danatureza, da cultura ou da música, te-nha seus próprios livro e documentá-rio, seus próprios sobrinhos e sobri-nhas, enfim.

LIVRO "O Som do Pau-Brasil - A Ár-vore da Música", formato grande (30x30),206 pág., nas livrarias (R$ 60,00), reple-to de fotografias em redor do Pau-Brasile do aproveitamento de sua madeira paraconfecção de arcos de violinos e violon-celos, com preocupações ecológicas,culturais e históricas e com curtos textosque o enriquecem sobremaneira: "Oarco (de pau-brasil) é o ponto de en-contro da natureza, da cultura e dahistória. Através do estudo deste ob-jeto nós podemos notar que a nature-za, a cultura e a arte não estão em la-dos opostos. Tudo está relacionado. -Marc Coppei, Violoncelista, França".

DVD - Belíssimo e premiado docu-mentário em vídeo (78 min.), com 15min. no Espírito Santo (DomingosMartins e Guaraná (Ibiraçu)), Estadoe cidades pioneiros na profissionaliza-ção dos ARCHETÁRIOS brasileiros(artesãos que fazem arcos de violinose violoncelos), como mostra o vídeo.(R$ 40,00, frete incluso em:www.interfacefilmes..com.br).

ENQUANTO ISSO, em Cachoeiro,recebo convite para ir à Vila Aconche-go (16 de março, 8 horas da manhã).Espaço que Marilene Depes abre nocaminho de São Geraldo para atenderà terceira idade (dizem que já cheguei).Marilene não é de brincadeira. Deus ailumine nessa sua atividade de amor aopróximo, própria dela e Dele.

RONEY MORAES ESCREVEU:O texto mais sensato que li a respeito da guerra religiosa

que se pretende criar em nossa cidade e que, espero, acabemelancolicamente. Diz Roney: "Aqui insistem em estado lai-co, mas utilizam as religiões para fins políticos. E não ima-ginam, nem por um instante, que é a mesma coisa. Soucontra toda e qualquer manifestação antidemocrática, poisse querem ser respeitados, qualquer que sejam os religio-sos (católicos, evangélicos ou espíritas), que procuremrepresentar os ensinamentos dos lideres espirituais".

Depois do texto inspirado de Roney, todos deveriam se calar,eu deveria me calar e vou. Só acrescento: Chegou a hora dopovo saber que as religiões católica e protestante sempre fo-ram usadas para fins políticos, e isso, se possível, deve aca-bar. Se não for possível acabar, acabe-se com a hipocrisia deolhar o cisco no olho dos outros ("Lucas, 6, 41 - Por que é quevocê vê o cisco que está no olho do seu irmão e não reparana trave de madeira que está no seu próprio olho?" - "BíbliaSagrada na Linguagem de Hoje", obra da Paulinas (católica)com a Sociedade Bíblica do Brasil (protestante)).

Em Cachoeiro, há muito, eleições municipais são assim: es-colhem candidato a prefeito católico e colocam como vice-pre-feito, um protestante. Todos fazem tal, com ligeiras modifica-ções. Agora descobriram espíritas, umbandistas e outras religi-ões. Agora ficaram engasgados. Agora procuram trazê-los paraos respectivos lados e a conta não fecha - só cabem dois. Opovo humilde não pode ser usado para amparar campanhasde administrações que não têm coragem de assumir publica-mente os inimigos - não se escondam atrás dos simples, pes-soas ou religiões.

GOVERNOS"Quando Alexandre Magno quis edificar uma cidade para

sua glória, o arquiteto Dinócrates mostrou-lhe que ele po-dia edificá-la sobre o monte Atos, lugar que, além de serfortificado, poderia ser aproveitado de tal modo que a ci-dade ganhasse forma humana - o que seria coisa maravi-lhosa e rara, digna de sua grandeza. E, como Alexandre lheperguntasse de que viveriam seus habitantes, Dinócratesrespondeu que não pensara no caso; Alexandre riu-se e,deixando de lado o monte, edificou Alexandria, onde oshabitantes pudessem bem morar graças à fertilidade daterra e à comodidade do mar e do Nilo". (pág. 11). "E queninguém se engane com a glória de César, sobretudo aoouvir os escritores que tanto o celebram, porque aquelesque o louvam são corrompidos por sua fortuna". (pág. 45)- (Maquiavel, "Discursos sobre a Primeira Década de Tito Lí-vio", Ed. Martins Fontes, 478 págs., R$ 66,50).

Page 3: Edição 2047

3OPINIÃOES DE FATO, SÁBADO,12 DE MARÇO DE 2011

A confiança das pessoas noslíderes reflete a confiança dos

líderes nas pessoas.Paulo Freire

- [email protected] Wagner Santos

OP: A ÁRDUA MISSÃO DO PREFEITOCom o novo ciclo do

Orçamento Participa-tivo, iniciado ontem,fica evidente que oprefeito Carlos Caste-glione (PT) vai ter dedar credibilidade à fer-ramenta, que andavameio esquecida após asaída do governo deseu maior entusiasta, oex-secretário de Go-verno, Rodrigo Coe-lho. Vai ser duro fazera população acreditarque o OP possa darcerto.É verdade que um

dos motivos para odescrédito está forada alçada do petista:a malfadada tentativade implantar o pro-grama em gestão an-terior, na década de90. O assunto já veioà tona logo que a Pre-feitura anunciou o OPcomo um de seus pi-lares e naquela épocaficou clara a diferen-ça entre as metodolo-gias e que esta ver-são, tem, sim, poten-cial para dar certo.Isso e a prática no

primeiro ciclo, em

2009, pri-meiro anode governo,fizeram di-minuir asdesconfian-ças, muitoem funçãodo empe-nho do ex-secretário. No ano se-guinte, as plenárias regi-onais registraram grandeparticipação popular. Si-nal inconteste de que ocrédito da ferramentaaumentara.Mas, agora, ao iniciar

mais uma etapa, a ver-são cachoeirense do Or-çamento Participativoestá novamente em xe-que. Vai ser difícil con-vencer à população aparticipar das plenárias.E desta vez a culpa é to-dinha da atual adminis-tração, que não fez bemseu dever de casa.É justo que algumas

obras planejadas paraum ano fiquem para serexecutadas em anos pos-teriores. Acontece assimmesmo em municípiosonde o OP se tornoumecanismo de gestão

tão entra-nhado quejá é políticade gover-no, inde-pendentede qualpartido es-teja no po-der.

Só que em Cachoeiro,as coisas estão lentasdemais. Numa contasimples, se constataisso. Em dois anos 49obras foram definidascomo prioritárias pelapopulação e viáveis tec-nicamente pela Prefeitu-ra. Destas, apenas 11,que representam 22%do total, estão ou con-cluídas ou em fase deexecução. E são justa-mente as obras menores,pois, dos R$ 30 milhõesdestinados às interven-ções escolhidas pelovoto popular, até agoraapenas R$ 3,5 milhõesserão aplicados nestasconstruções, ou seja,menos de 12% dos re-cursos.O descompasso entre a

escolha das obras e avelocidade (lentidão)

com que elas são le-vadas adiante tem de-sagradado quemacreditou na propos-ta. Tem gente descon-fiando que a frase:'pacto honesto com asociedade', cunhadapelo ex-secretário degoverno e por ele re-petida à exaustão, jánão tem tanta valida-de.O que mais bem re-

presenta o fracasso doOP, até aqui, é a re-dução da pracinha daUnimed, obra daspoucas em execução,mas que está lá, em-perrada, em plena re-gião central. Uma in-tervenção que parecesimples, mas que nãoacaba nunca. Até aplaca indicando o pra-zo para o término daobra já foi providen-cialmente retirada.Por essas e por ou-

tras, a missão de Cas-teglione será árdua. Ese não tiver êxito,todo o seu projeto deoito anos de governoestará seriamentecomprometido.

FERRAÇO

Porto emItapemirimO empreendimento tem

um custo aproximado de300 milhões e o portooffshore serviria de basea bacia petrolífera do Es-pírito Santo e norte do Riode Janeiro, com capaci-dade para 27 navios. Odeputado estadual Teodo-rico Ferraço vai ao esta-do americano de Louisi-ana para conhecer deperto o projeto. A áreaque pode receber o portofica na rodovia que liga oPontal a Itaipava, nas ime-diações do Gomes.

CARNAVAL

Campeão sai hojeA agremiação campeã

do Carnaval de Cachoei-ro de Itapemirim será co-nhecida na tarde de hoje,às 14h00. A apuraçãoaconteceria na terça-fei-ra, mas as fortes chuvasque caíram em todo omunicípio obrigaram aprefeitura a suspender aprogramação do últimodia da folia. Desta vez,para prevenir, o local es-colhido é coberto. A cam-peã será conhecida noCirco da Cultura, na pra-ça Nossa Senhora de Fá-tima, avenida Beira Rio.

COMILANÇA

PrefeituradistribuilanchesE foi preciso criati-

vidade para distribuiros mil lanches, com-prados a R$ 4,00cada um deles, que amunicipalidade haviaencomendado paraas pessoas que tra-balhariam no últimodia do carnaval. Ossandubas já estavamprontos quando aprogramação foi can-celada por conta dachuva. Foram distri-buídos para a Defe-sa Civil, família desa-lojada no Novo Par-que, funcionários quetrabalharam no even-to durante o dia, se-guranças que vigia-ram os equipamentosdurante a noite etambém para os inte-grantes das bandas,que já haviam chega-do. Nada foi desper-diçado, conformeafirma a Prefeitura.

SHOWS

Novas datasA banda Bloco Ble-

que já passava osom quando veio anotícia do cancela-mento da programa-ção de Carnaval.Eles, assim como abateria da Unidosde Jucutuquara e oChem-em-em, quese apresentariam naterça-feira de Car-naval, vão fazer seusshows em outrasoportunidades ao lon-go do ano, em even-tos da Prefeitura.

OFES

Músicaerudita no sulCastelo, Marataí-

zes, Cachoeiro deItapemirim e Do-mingos Martins sãoos municípios sulinosque receberão nes-te ano a OrquestraFilarmônica do Espí-rito Santo (Ofes),dento da série "Es-pírito Santo - con-certos itinerantes".As datas ainda nãoforam divulgadas.

...mas aumenta acidentesComo toda moeda tem dois lados, também em

parte por causa da chuva, o número de aciden-tes graves de trânsito aumentou consideravel-mente. E como a chuva continuou após a folia,em apenas um dia, a última quinta-feira, 28 aci-dentes foram registrados nas rodovias federaisque contam o estado. Felizmente ninguém mor-reu, mas oito pessoas ficaram feridas.

CONSTATAÇÃO

Chuva diminui crimes...Em meio a tantas desgraças com o excesso de

chuvas, uma notícia ao menos mostra um aspectopositivo. As estatísticas demonstram que em diaschuvosos a criminalidade cai. Este, aliás, seria umdos motivos para que o número de ocorrências noCarnaval deste ano tenha diminuído, a exemplodas tentativas de homicídios, que tiveram umaqueda de 24% em todo o estado.

"O que mais bemrepresenta o fracassodo OP, até aqui, é aredução da pracinhada Unimed, obra daspoucas em execução,

mas que está lá,emperrada, em plena

região central".

Page 4: Edição 2047

4 OPINIÃO ES DE FATO, SÁBADO,12 DE MARÇO DE 2011

Fala aí, Moacyr!Carnaval das (c)antigas

Moacyr M. Duarte é Empresário e Advogado.Contato: [email protected]

Todo carnaval éassim: tem sempreuma nova músicaque, quase instan-taneamente, virahit de sucesso.

Desta vez, foiuma marchinha de carnaval,em forma de frevo, que foi su-cesso no Recife, mas, infeliz-mente, somente no Recife,pois, seria diferente, se certacensura imposta não tivessetido efeito nos trios elétricos.

A letra, transcrita abaixo, se-ria irônica, se não fosse a tristerealidade que acontece emmuitos casos no deturpadoBrasil. Mas, graças à internet,tal sucesso pode ser ouvido narede.

"Chega de trabalho, basta detanto "lero-lero",

Não vou mais encher minhasmãos de calo.

Vou viver da bolsa do "FomeZero".

Minha mulher está muito fe-liz, já pediu dispensa do traba-lho.

Não quer mais ser uma faxi-neira,

Pra Viver dessa bolsa brasi-leira.

Por isso, eucanto "ObrigadoPresidente!".

Por o senhor terestendido a mão.

Distribuindo es-mola via cartão.

Retribuindo com a sua reelei-ção.

Este é o país que vai prá frente,Com essa massa ociosa e

contente.Vivendo na ociosidade, diz

ainda que isso é brasilidade.Por isso, eu canto "Obrigado

Presidente!".Por o senhor ter estendido a

mão.Distribuindo esmola via car-

tão,contrariando o nosso "Rei do

Baião".

Luiz Gonzaga, o Rei do Baiãodizia em uma de suas músicas:"Seu doutor, uma esmola paraum homem que é são ou lhemata de vergonha ou vicia o ci-dadão".

Ah, o endereço é http://m a i s . u o l . c o m . b r / v i e w /e8h4xmy8lnu8/pt-censura-musica-no-carnaval-de-reci-f e -04029B3468C8C13326?types=A&

Luciana MaximoTo bege!

Fiquei impressi-onada com a re-percussão queganhou a capaci-tação realizadapelos nobres vere-adores de Mara-taízes durante o carnaval, emPorto Seguro - BA.

Sinceramente, não vejo nadademais um grupo de legisla-dores sair de seu municípionum período festivo, com oúnico intuito de se prepararpara melhor atuar na Casa deLeis. Muito pelo contrário, con-fesso que achei bacana e su-blime tanta dedicação. Nossa!

Fiquei feliz em saber que to-dos participaram do encontro,foram assíduos e cumpriramcom a agenda proposta. Sin-to-me até honrada em ver ta-manha benevolência de repre-sentantes do povo. Imagino, oquanto pode te sido desagra-dável uma viagem longa, can-sativa, com chuva, perigos, dei-xar seus familiares, o acon-chego do lar em pleno carna-val, época de diversão, para irtrabalhar. Eu sinceramente nãoiria se fosse vereadora. Traba-lhar em pleno carnaval, nemmorta, como diz o clichê.

Chego até imaginar vê-los: ta-dinhos, cansados, saindoapressados, fazendo marmita,colocando no embornal, trân-sito confuso pelas ruas, gentepra lá e pra cá à toa, bebendoe dançando pelas vielas, triosbarulhentos, atrapalhando aconcentração deles. Gente,pense nisso: Ivete passandoperto Solar do Imperador..."Abalou, abalou, sacudiu, ba-lançou, coração é só felicida-de..." e Claudinha Leitte do ou-tro lado ..."Liberte sua mente doque a mentira contou / Vista-secom o novo /Dispa-se da más-cara/ Venha quem quiser /Sejacomo for"... coisa insuportávele, eles lá, trancados, trabalhan-do, concentrados. Gente, gen-te, quanta calúnia!!!

Fico surpresa com os comen-tários desagradáveis tentandomanchar a honra de 'homens'

tão comprometi-dos com a causaque defendem.

Os assuntos tãosérios lá discuti-dos, todos em proldo bem comum:

reforma política, Lei Caberibeque é a Lei de transparênciaque surgiu com responsabili-dade e fiscal, outro tema comgrande relevância foi o MeioAmbiente, Recursos Hídricosem modo geral, Limpeza Ur-bana...

Estou impressionada com amaldade da imprensa em ficarperdendo tempo propagandoesse fato como algo escanda-loso. Não vejo nada demaismesmo. Aliás, quero parabeni-zá-los (a), tanto empenho, tantadedicação, tanto amor a profis-são. Que exemplo! Enquanto amaioria dos brasileiros estavaempenhada em se divertir, be-ber, descansar, viajar com a fa-mília, lá estavam eles, todos,unidos, trabalhando, estudan-do, se capacitando. Gente má,invejosa, coisa feia isso que es-tão fazendo com eles. Tão no-bre edis! Foram os nove, olhaque dedicação linda. Uma câ-mara inteira a serviço do povo.

Estou tão orgulhosa delesque me coloco a disposiçãopara conhecer os projetos eleis idealizados pelos mesmos.Chego prenunciar que são ho-mens de valor, políticos comohá tempo não se vê, que fazemvaler a confiança de um povoque o elegeu.

Vereador Tininho, não te preo-cupe com o que falam, entreguepara Deus e ao Ministério Públi-co que tenho certeza vão apuraressas calúnias e punir os irres-ponsáveis. O quê que tem sehospedar no luxuoso Hotel So-lar do Imperador¿ Muito bonitaesta dedicação desses legisla-dores. Assim, creio notoriamen-te que fazem jus ao salário querecebem, trabalham até mesmono carnaval em plena folia. Pa-rabéns aos nobres edis por se-rem tão labutadores e tão desti-nados. To bege!

"As máscaras vão cairE tudo que você vestiu

Agora você vai despir" - Cláudia Leitte

Tudo aquilo que as autori-dades omitem a nível de fár-macos

Tanto a dengue é suprapar-tidária como a sua solução,em nível de tratamento profi-lático e clínico, é elementar-mente simplória. A primeiraidéia é endereçada aos polí-ticos; a segunda, às nossasautoridades da Saúde.

Pedidos de desculpas pelaocorrência da epidemia noRJ, soam como piada demau gosto, como tambémensinar aos adolescentes aabandonar bermudas e chi-nelos para evitar a picada domosquito, da mesma formachega-se à comicidade.

Se o mosquito não alça vôoacima de um metro e meio,por que cobrir as caixas deágua que estão nos telha-dos? Sugiro que as autorida-des da Saúde deixem delado a discussão sobre osexo dos anjos, e façam umensaio terapêutico com oextrato de própolis das abe-lhas para que concluamaquilo que já é comum emalgumas regiões africanas.

Usam por lá a própolis dasabelhas no tratamento profi-lático e clínico tanto da den-gue quanto da malária. Dian-te deste quadro caótico enada animador, toda e qual-quer solução medicamento-sa com comprovada eficá-cia, vinda de onde vier, seráaceita de bom grado.

Como de costume teremosna região sudeste, uma epi-demia de dengue até mea-dos de abril de 2011. Se talacontecer teremos de salvarvidas a qualquer custo, de-pois argumentaremos sobrea validade científica deste oudaquele fármaco.

É bom lembrar ainda que asaúde precisa muito mais dahumildade profissional nes-te momento que da arrogân-cia acadêmica de algunspós-graduados em febrestropicais que até a presentedata falaram um monte e deprático nada apresentaram.

Gilvan BarbosaGama, Piúma

Dengue...

Page 5: Edição 2047

5POLÍTICAES DE FATO, SÁBADO,12 DE MARÇO DE 2011

Poucas explicaçõesE MUITOS ATAQUES

Vereadores de Marataízes tentam explicar viagem para Bahiadurante o pré-carnaval, mas acabam mesmo acusando à imprensa

DOUGLAS NUNES DA SILVA

A primeira sessão realizadapela Câmara Municipal de Ma-rataízes após a viagem dos novevereadores para Porto Seguro,na Bahia, foi marcada por pou-cas justificativas e muitos ataquesà imprensa. Com exceção dovereador Paulo César AzevedoRezende (PPS), que não com-pareceu à reunião da noite dequinta-feira, todos os vereadoresafirmaram que não houve irre-gularidades na viagem e que ocurso do qual participaram trarábenefícios para a cidade.

O vereador Venceslau Tino-co (PP), um dos mais exalta-dos durante a sessão, afirmou

ter sofrido calúnia por parte daimprensa e que toda a sua fa-mília está sofrendo com isso."Vocês (jornalistas) têm que termuito cuidado com o que falam.Minha filha chora até hoje peloque leu nos jornais e meu pai,que é analfabeto, ficou saben-do das notícias pelos outros etambém ficou muito triste. Es-pero que da próxima vez vocêsprocurem saber melhor das coi-sas", desabafa Venceslau.

O presidente da Câmara, Wi-llian de Souza Duarte (PMDB),afirmou ser normal a participa-ção de vereadores nesse tipode curso e também se mostrouindignado com a imprensa."Eles (jornalistas) nos denunci-

aram, julgaram e condenaram.Preferiram atacar com pala-vras e denegrir a nossa ima-gem. Não entendo porque fize-ram tanto alarde se não foi aprimeira vez que os vereado-res daqui viajaram", disparou.

Ao final da sessão, que duroumais de duas horas, sendo quemais da metade desse tempofoi dedicada aos esclarecimen-tos sobre a viagem, o presiden-te da Casa leu uma nota de es-clarecimento em que dizia, en-tre outras coisas, que os vere-adores lamentam que o fatotenha sofrido exploração políti-ca e que todos estão constran-gidos com as notícias veicula-das na imprensa.

Na quarta-feira (4), os nove ve-readores de Marataízes saíram emuma van para a cidade turísticade Porto Seguro, na Bahia, paraparticiparem de um congresso queabordou, entre outros temas, omeio ambiente. Os vereadores fi-caram hospedados no luxuosohotel quatro estrelas "Solar do Im-perador", mesmo local em que ocurso foi realizado.

Para cada vereador, foi disponi-bilizado, em forma de diária, o va-lor de R$ 2,7 mil, para custear otransporte, a alimentação, a ins-crição do curso e a estada. A via-gem para o congresso custoumais de R$ 25 mil para os cofrespúblicos. Os vereadores retorna-ram no sábado de carnaval.

Douglas Nunes

Venceslau Tinoco Sera-fim (PP)

"Para você trabalhar, vocêprecisa fazer o que nós fize-mos. Eu preciso buscar o quedá sabedoria e inteligência";"Minha família inteira estásofrendo com o que saiu naimprensa".

Luiz Carlos Silva Almei-da (PSC)

"Não fui a curso para brin-car, porque eu não gosto decarnaval. Eu nunca fui a car-naval";

"Essa é uma briga políticaque saiu do executivo";

"Viajei e viajaria de novo sefor para o benefício do muni-cípio".

Robertino Batista da Sil-va - Tininho - (PT)

"Foi o presidente (Willian)quem nos convidou e exigiuque fôssemos exclusivamen-te para o congresso";

"Pelo calendário oficial, es-távamos fazendo o curso emdias úteis".

Jesuel Fernandes Fabia-no - Cafundé - (PDT)

"A matéria do Jornal A Ga-zeta foi comprada pelo Exe-cutivo".

Ademilton RodovalhoCosta - Irmão Milton -(DEM)

"Todo mundo vai a PortoSeguro, só os vereadores nãotêm direito";

"Não vale a pena ser um

Acompanhe as principais falas dos vereadoresvereador para irmos apenasde casa para a Câmara e daCâmara para casa. Temosque buscar conhecimento".

Ida Maria Zeltzer Gazza-ni (PSDB)

"Nós não temos incumbên-cia única de criar leis. Temostambém que adquirir conhe-cimento";

"Qual foi o dia que largueiminha família para participarde orgias? Meu marido nãopermitiria isso";

"Ontem eu passei o pior diainternacional da Mulher detoda minha vida, a palavraorgia do Vitor Hugo (referin-do-se à coluna 'Vitor Hugo'do jornal A Gazeta) me feriumuito e desejo reparação".

Willian de Souza Duarte(PMDB)

"Eles nos denunciaram, jul-garam e condenaram. Prefe-riram atacar com palavras edenegrir a nossa imagem.Não entendo porque fizeramtanto alarde se não foi a pri-meira vez que os vereadoresdaqui viajaram";

Agissé Melchíades deSouza Filho - Cesinha -(PMDB)

"O Curso foi muito bom.Aprendemos a importância depreservar o meio ambiente evamos poder aplicar isso aqui".

Paulo César AzevedoResende (PPS)

Não compareceu à sessão

Page 6: Edição 2047

6 SOCIAL ES DE FATO, SÁBADO,12 DE MARÇO DE 2011

AGENDATEMPERATURA

MÁXIMA

Hoje, Dia da Indústria do Cafévale lembrar que o ES é o segun-do estado de maio consumo doBrasil com cerca de 70 litros/anopor pessoa e nele o Café Cam-peão é uma referência em quali-dade. // Esperamos que as câ-maras da TV Globo, hoje, cap-tam, com mais detalhes as alasdos cachoeirenses na BeijaFlor. // Em Muqui nossos diletosamigos Ylma e Waldir Farage Du-tra voltaram a brilhar no carnavalcom o seu Boi do Gaspar. // Sou-bemos que, este ano a Feirada Bondade não ira coincidircom a Exposição Agropecuá-ria, o que é uma ótima para asbarracas beneficentes. // Agra-decemos ao jornalista ToninhoCarlos pelas fotos obtidas no Rio ecedidas a esta coluna. // Acaboua equipe de esportes da RádioSim Cachoeiro 1210: agora sóna Sim-Tupi e Diocesana. // Adupla sertaneja de Vargem Alta,Gabriel & Edivando, conquistoucom a sua música "Estou Vacina-do" segundo lugar no recente IFestival de Música Sertaneja deIconha. // Representante de umforte grupo paulista esteve nacidade e avistou-se com o Se-cretário de Desenvolvimento,Ricardo Coelho: quer área de100 mil m2 para erguer um novoshopping Center. // Arnoldo Sil-va, o "Menininho" terá sua biogra-fia escrita pelos acadêmicos Sal-mo Calazans e Izaura Theodoroque vai gerar também um DVDcom passagens da trajetória musi-cal daquele canto-compositor. //Grupo musical SOM TR3S (RuyGuedes, Amilton Rodrigues eGonzaga Madureira) retornaaos ensaios esta semana vi-sando sua possível participa-ção nas noitadas do EspaçoCacique. // Já em circulação o li-vro "Vargem Alta - Nossa Histó-ria", obra idealizada pelo verea-dor Getúlio Alberto Cypriano queresgata da época da sua coloni-zação a Emancipação Política. /Nosso Bom Dia Especial, nãopodia ser diferente é para aamiga Regina Grafanassi. //Elyan Peçanha (28) 9222-4621.

UMAS & OUTRAS

01 # Funcionárias de diver-sos setores do HOSPITALEVANGÉLICO, quinta-feira eontem, trocaram, o uniformedo dia- a - dia e os instrumen-tos de trabalho por batons,blushes, pó de arroz, rímel,entre outras maquiagens: éque no seu auditório foi reali-zado um Workshop de Auto-maquiagem, umas das manei-ras que o hospital homena-geou as mulheres no dia de-las: dia 8 de março.

02 # Para promover a qualida-de de vida de seus clientes, aUNIMED SUL CAPIXABA criouum Programa de Medicina Pre-ventiva, do qual eles podem par-ticipar sem custo adicional. - Asatividades do programa buscamestimular nas pessoas a respon-sabilidade pela própria saúde, in-dispensável ao bem-estar e aodesempenho pessoal. - Mais in-formações sobre o programa: 282101-6224 ou pelo e-mail medi-c i n a p r e v e n t i v a [email protected].

GENTE NOSSA

01 # Com máxima fidalguia, o titu-lara da coluna - na manhã de quin-ta - foi atendido na nossa concessi-onária FIAT COLA pelo seu geren-te geral Rafael Antonio Dalto e peloseu gerente financeiro-administrati-vo, o veterano José Luiz.

02 # Tardinha de ontem, na RuaTeotônio Machado, pessoalmen-te, nosso companheiro de leo-nismo CL Eliseu Camargo Turinisupervisionava as obras de suafutura vivenda naquela via, cujoprojeto arquitetônico tem a suaprópria assinatura. Lá ele e a DMKalinca pretendem passar o Na-tal deste ano.

03 # Os três Lions Clube de nos-sa cidade, respectivamente presi-didos pelos CL´s Zezé Tanure;Marcus Barboza e Celso Altoé rei-niciam suas Assembléias Festivasneste mês de março: LC RubemBraga, dia 28; LC Frade e a Frei-ra, dia 29 e LC Cachoeiro, dia 31.

04 # Competente funcionáriode carreira no Grupo Itapemirimé o contabilista Amilton Dias Ro-drigues, um dos nomes "TopLine" na equipe administrativado empresário Camilo Cola.

Parabéns Regina Grafanassi!

Divulgação

Nativo/Wallace HG-2

01) REGISTROS > Hoje é Diado Bibliotecário (Alô Bobô Tei-xeira!) e começa a Semana daBiblioteca / Dia da Indústria doCafé (Alô José Guilherme Lima!)/ Católicos reverenciam osSantos: Bernardo de Cápua;Inocêncio I; Gregório I e LuizOrione / Aniversários de Recifee Olinda / Em 1894, a Coca Colaera lançada nos EUA / Hoje aBeija Flor leva o Rei e cachoei-renses de volta à Marques deSapucaí.

02) PARABENS > Da colunapara os aniversariantes: rotari-ano Antonio Valter Bravim / Nacapital, Mariléia Barreto / Nos-sa querida amiga e companhei-ra de leonismo CaL Regina deMagalhães Grafanassi / Niverde casamento de Ana Lucia eJocimar Fernandes / No Rio,Vera, Sra. Cel. BM Sérgio Limade Jesus. / Famosos: Nadia Li-ppi (1957) e Liza Minelli (1946).

03) TOMEM NOTA > Embaloprossegue em Marataízes coma programação da Festa dasCanoas: HOJE - shows da Ban-da Auge (21h00) e DJ Malucoe Alladin (23h00) e AMANHÃ -com Art Samba (16h00; BlackSet (21h00) e Flash Martins(23h00). / Em Itaóca (praia) -Lira 27 de junho (21h00) e Ban-da Astral (23h00) / Em Itaipava- Show de Lázaro no Sitio Showde Bola.

Jornalista

Antonio Carlos

(Toninho Globo) e o

cinegrafista Bruno

Contarini (E),

na cobertura da

"Beija Flor" para o

programa "Ponto

a Ponto" da TV Sul

Companheiros de movimento leonístico os médicos Ermelinda

- José Ozório de Oliveira, ela ginecologista e ele cirurgião

e Diretor de Mercado da UNIMED SUL CAPIXABA

Nossa querida Regina Grafanassi estará assim, hoje: cercada pelo

mimo dos amigos e familiares. - Nossos parabéns pelo aniversário!

Gente Nossa Em Destaque

Lions Cachoeiro/ELYAN

Page 7: Edição 2047

7CULTURAES DE FATO, SÁBADO,12 DE MARÇO DE 2011

Matriz Velha vai passarpor reparos e melhorias

A igreja vai receber reparos no piso e no forro do beiral, além de melhorias na parte externa

Patrimônio histórico e religio-so de Cachoeiro de Itapemirim,a Igreja Nosso Senhor dos Pas-sos, mais conhecida como Ma-triz Velha, vai passar por repa-ros neste ano. A prefeitura vaiinvestir R$ 50 mil em melhori-as na edificação remanescen-te do século XIX, uma das maisantigas da cidade, que fica nobairro Independência.

Os reparos compreendem atroca das tábuas do piso queestão danificadas, conserto do

beiral, reposição do reboco daparte externa, pintura das es-quadrias e da fachada, alémde revitalização do passeio daigreja, com intervenções depaisagismo.

A prefeitura já publicou editalde licitação para contrataçãode empresa especializada quevai desenvolver o trabalho. Oprocesso licitatório será feito namodalidade tomada de preço,na próxima segunda-feira, às14h00, no Centro Administrati-

vo "Hélio Carlos Manhães"(Antigo SESC), no Centro.

"Como se trata de um bem pa-trimonial, as empresas que par-ticiparem do processo têm queter ao menos um arquiteto comregistro de acervo técnico parafazer esse trabalho", ressalta osubsecretário de PatrimônioCultural da prefeitura, GenildoHautequestt Filho. A previsãoé de que o trabalho comece noinício do segundo semestre, eque dure até quatro meses.

Igreja é a segunda do municípioA Nosso Senhor dos Pas-

sos é a segunda igreja deCachoeiro. Foi construída em1882, pelo Capitão Francis-co de Souza Monteiro, pai deJerônimo e Bernardino Mon-teiro, nomes importantes nahistória da política capixaba,e de D. Fernando de SouzaMonteiro, primeiro bispo nas-cido no Espírito Santo.

Assumiu a condição de Ma-triz em 1883, quando, em fun-

ção de uma enchente, ruiu a pri-meira igreja erguida no municí-pio, por Antônio Francisco Mo-reira. Deixou de ser Matriz em1949, com a inauguração daCatedral de São Pedro, daí serchamada de Matriz Velha.

"A Nosso Senhor dos Passoscompõe o patrimônio da cida-de. Sua história se confundecom a própria história de Ca-choeiro. Ela foi tombada peloConselho Estadual de Cultura

em 1985. Hoje, é uma dasprincipais atrações turísticasdo município. Por isso essetrabalho de revitalização émuito importante", destacaHautequestt Filho.

A igreja abre todos os dias,das 6h30 às 21h, com missaou celebração às 7h e na quar-ta-feira, às 6h10. Aos sábados,ela é aberta para casamentos.Domingo, as missas ocorremàs 7h, 9h e 19h.

Obra interdita trânsitoNO CENTRO AMANHÃ

Os veículos que precisarempassar pelo centro de Cacho-eiro de Itapemirim neste do-mingo (13) não poderãoacessar a praça JerônimoMonteiro entre as 6h e as17h. A prefeitura vai realizara reinstalação da iluminaçãoda praça, e será preciso reti-rar a tubulação subterrâneapor onde passam os cabos deenergia.

No último dia 28, os pontosde luz da praça tiveram ener-gia interrompida por conta dorompimento de um dessescabos. Os técnicos da Secre-taria Municipal de ServiçosUrbanos (Semsur) realiza-ram reparos, e a iluminaçãovoltou dois dias depois, emsistema provisório.

Treze homens da prefeitu-ra vão atuar na ação destedomingo (13), entre equipesda Semsur, da SecretariaMunicipal de Obras (Semo)

e da Secretaria Municipal deDefesa Social (Semdef), quevai orientar os motoristas. "Amobilização entre as três se-cretarias visa diminuir ostranstornos e liberar o fluxona região o mais breve pos-sível", informou o subsecre-tário de Monitoramento dosServiços e Ações Públicas daSemsur, Flávio Coelho.

Para os veículos que trafe-gam pela rua Capitão Des-landes, a alternativa será su-bir a rua Costa Pereira e pas-sar em frente à Catedral deSão Pedro e, se precisar, des-cer pela rua Dona Joana. Nosentido contrário de acesso àpraça Jerônimo Monteiro,pelas ruas 25 de Março ouDona Joana, os motoristasdevem entrar na ponte Fer-nando de Abreu, seguir pelaavenida Pinheiro Júnior e vol-tar ao centro pela ponte Ca-rim Tanure.

Os reparos na rede de energiavão fechar a região das 6h às 17h

Inaugurada em meados doséculo XVII e expoente daarquitetura sacra do Estado,a Igreja Matriz em Vila do Ita-pemirim, passará por um pro-cedimento emergencial comoa descupinização.

De acordo com a arquitetaCora Augusta, a obra tem aparceria com o Centro deRestauração da UFES e aequipe de Arte Sacras do di-ocese. Os recursos virão dogoverno do estado, através dasecretaria de Cultura.

A arquiteta ressaltou que ascaracterísticas originais dotemplo serão rigorosamentepreservadas. Recentementeela realizou uma visita técni-ca ao local, na companhia dopároco local, padre Bruno, eda secretária de Turismo Lu-ciá Sampaio.

Igreja do sec. XVII passará por reforma

Divulgação/PMCI

Divulgação/PMCI

José Rubens Brumana

Page 8: Edição 2047

ES de Fato, Sábado, 12 de Março de 2011

Aluga-se uma casa com 2 quartos, sala,cozinha, banheiro e garagem. Próximoa Praia da Cruz em Marataízes. Tratar:(28) 3522-1500, falar com Marlete.____________________________________________

MARATAÍZES -TEMPORADA CIDADE NOVA

Alugo apartamento térreo com 3 quar-tos, sala, copa, banheiro, cozinha, áreade serviço (fechada), varanda, garagem(interna) para 2 automóveis. Todo mo-biliado. Tel: (28) 9985-7080._______________________________________Compro lote de 100m² na periferia. Tel:8804-7644._______________________________________Aluga-se apartamento e quitinete emfrente ao colégio Inah Werneck, noAquidaban. "NÃO COBRAMOS CONDO-MÍNIO". Tratar com Geraldo ou Néiapelo tel: 9959-6393 / 9956-2073 / 3522-0287.________________________________________

MARATAÍZES / CARNAVALCasas mobiliadas. Marcar dias, reser-vas na Cidade Nova. Tel: (28) 3532-3209.__________________________________________

MARATAÍZESApartamento 2 e 3 quartos na CidadeNova, aluga-se mensal ou anual. Tel:(28) 3532-3209._______________________________________

MARATAÍZESSAIA DO ALUGUEL

Lotes planos com escritura, próximo apraia. Financiamento que cabe no seubolso. Ligue e comprove. (28) 9971-8727 / (27) 9844-2820.__________________________________________Alugo um apartamento na cidade novaMarataizes (rua da igreja católica), com2 quartos, suíte, sala, cozinha, terraçocom ampla área de serviço, vaga de ga-ragem para dois carros, varanda comvista para o mar, à 50 metros da praia.Obs: rua calçada. Tel: 3521-4417.__________________________________Aluga-se uma sala comercial na RuaBernardo Horta, 304, 1º andar, bairroGuandu. Tratar com a Senhora Mariadas Graças. Tel: (28) 3522-6849.______________________________________Alugo apartamento de um quarto e de-mais dependências com mobília (opci-onal), próximo ao Hospital Evangélico/Detran/Receita Federal. Tel: (28) 9885-1480 / 9945-4629 / 9884-6900 / 3517-2636.______________________________________________Alugo um galpão grande na entrada daVila Rica. Contato pelo telefone 3521-4417.___________________________________Alugam-se apartamentos no centro, ruaAlziro Viana, com 2 e 4 quartos e demaisdependências. Tratar (28) 3522-3517.__________________________________Aluga-se casa na Rua Coronel Borges,nº 04, com 3 quartos. Tratar (28) 3522-3517.__________________________________MARATAÍZES - Apartamentos com 2,3 e4 quartos todas as dependências. Bair-ro Cidade Nova, aluguel mensal ou anu-al. Tratar (28) 3522-5069.__________________________________________Alugam-se salas comerciais, na rua Mo-

reira, Independência. Tel: 28 3522-2969 ou 3515-1670.

Vende-se uma casa com 3 quartos comsuíte, 2 banheiros sociais, 2 garagenscobertas toda em granito. Financia-sepela Caixa Econômica. Tel: 9963-0111._________________________________________________________Compra-se terrenos com escrituras de200m² ou maior. Tel: 3521-1665 / 9253-2570._________________________________________________

MARATAÍZESVendem-se lotes na Cidade Nova, pró-ximo ao asfalto. Tel: 9952-1578 / 8809-0812._____________________________________________________

MARATAÍZESVende-se uma área de 21.000 m². Pró-ximo a praia. Tel: (28) 9952-1578 /8809-0812.__________________________________________

MARATAÍZESVendem-se lotes na Cidade Nova. Tel:(28) 9952-1578/ 8809-0812.______________________________________

PRESIDENTE KENNEDYLote na praia de Marobá com 420 m².Tel: (28) 9952-1578/ 8809-0812.________________________________________

MARATAÍZESVende-se lotes na Lagoa do Siri, 300m². Tel: 9952-1578 / 8809-0812._______________________________________

MARATAÍZESVende-se 2 casas na Cidade Nova. Tel:9952-1578 / 8809-0812._____________________________________

MARATAÍZESVende-se lote de 450 m². Tel: 9952-1578 / 8809-0812.________________________________________

MARATAÍZESVENDE-SE 3 CASAS PRÓXIMO AO CEN-TRO DE MARATAÍZES. TEL: (28) 9952-1578 / 8809-0812._________________________________________Vende-se uma casa no bairro GilsonCarone com 3 quartos, sala, cozinha,banheiro e terreno escriturado. Tel: (28)3511-0657 / (28) 9959-1638.__________________________________________

MARATAÍZESMansão 720 m², piscina, sauna, jardim,2 andares, 3 quartos, suíte, sala com trêsambientes. Estudo negócio. Tel: (28)8113-3081._________________________________________Vende-se um prédio com 3 andares - 3apartamentos - com 2 quartos, 1 sala,cozinha, banheiro, área de serviços,precisando fazer reforma. Valor de R$100.000,00. Aceito carro no negócio.Tel: (28) 3518-5809 / 9962-0933 comArthur._____________________________________Vende-se terreno com casa, precisan-do de reforma, com 4 moradias, comfrente para duas ruas: Basílio Pimenta ePedro Estelita Herkenhoff. Valor R$40.000,00 aceito carro. Tel: (28) 9962-0933 / 3518-5809 com Arthur.____________________________________VILA RICA - vendo apartamento, novo,amplo, com 2 quartos, sala para 2 ambi-entes, banheiro social, cozinha, área deserviço, garagem, vista panorâmica. R$92 mil - não financia Caixa. Falar comRoberto: 9253-5734.

_____________________________________2 lotes de 296m², Itapemirim, bairro Ma-raguá. R$ 20.000,00, próximo a praia.Contato 9952-1578 / 8809-0812.__________________________________________Vende-se no Belvederi, em Marataízes,logo na chegada perto do Centro, aolado da torre da Telemar, uma casa comregistro e escritura com tudo pago, comuma suíte, sala, cozinha, fogão a lenha,varanda, quintal para construção, ár-vores e toda com cobertura de telha porR$ 40.000,00. Tel: 3532-2610_________________________________________Vende-se uma casa em Marataízes, logona entrada em Belvederi com 3 quartos,sala de visita, sala de jantar conjugada,cozinha, 2 suítes, 1 banheiro e gara-gem para 2 carros, pronto para mudar,ônibus circular na porta e documentosem dia. R$ 85.000,00. Tel.: 3532-2610._________________________________________

BARRA / MARATAÍZESVendo uma casa simples de laje. 1ºpavimento 6 cômodos, com quintal,sem garagem, na Barra de Marataí-zes. Próximo da praia. Aceita trocapor outra em Cahoeiro. Tel: (28) 9974-5209 (Chico / Terezinha).____________________________________Vende-se um imóvel rural com 80.900m², perto do centro de Vargem Alta. Tel.(28) 3521-0410 / 9981-7876._____________________________________Vende-se um galpão de 1200 m² em Ita-óca (Pedra), distrito de Cachoeiro deItapemirim-ES, no Centro, rua AdemarCosse. E mais dois lotes laterais com 400m² com água, energia, esgoto, telefone,calçamento e documento. Tel: (28)3522-4528 (das 8h30 às 11h00).______________________________________Vende-se uma propriedade rural com30 alqueires, nascente, casa e curral,em Palmeiras, município de Muqui. Tel.9959-1638.___________________________________

OPORTUNIDADESVendo sítios e chácaras na região deCachoeiro. Sítio com 5 alqueires, forma-do; chácara de meio alqueire e sítio de6 alqueires. Tenho outros imóveis ru-rais no sul do estado. Contato: Gilberto(27) 9986 2827 [email protected].___________________________________Vendo um apartamento em Marataízes,localizado na Cidade Nova (rua da igre-ja católica), com 2 quartos, uma suíte comvaranda de vista para o mar, banheirosocial, sala, cozinha, ampla área de ser-viço no andar de cima, 2 vagas de gara-gem, ótimo preço, R$ 66.000,00. Tele-fones 9254-4848 ou 9904-6822 ou3521-4417.________________________________Vende-se uma propriedade rural com 4alqueires, no lugar Estação de Sotur-no. Valor R$ 90.000,00. Tel: (28) 9959-1638._______________________________________Marataízes 03 casas com garagem, jar-dim, murada, por R$120.000. Cel: (28)92738313. Motivo: mudança.____________________________________Vende-se uma casa no bairro Amarelocom 2 quartos, sala, cozinha, banheiro,2 áreas de serviço e quintal. Tratar notelefone 3522-8861.______________________________Vende-se uma área de 600 metros, com50 metros de fundo e 12 de frente. Nelaa uma casa de 7 cômodos, garagem para2 carros, terraço com 3 cômodos. Fica

localizada no Distrito de São Joaquim.Contato 9903-8370.____________________________________________Vende-se uma casa no bairro Corama-ra com 2 quartos, sala, copa, cozinha euma área. Ótima localização, perto doponto do ônibus. Preço a combinar.Fone: 9901-2333 falar com Marcelo.__________________________________________Vende-se propriedade rural, 8 alquei-res, na Br 101, município de Mimoso doSul. Interessados ligar para tel: 3521-2737 / 9959-1638.___________________________________________Vende-se um sítio localizado no córre-go da prata, município de Castelo, com18 mil pés de café produzindo, 2 casas,terreiro de cimento para café e nascen-te, contatos (028) 3522-0039 / 3522-4670 / 9881-0976.__________________________________________Terreno de 20 x 40 (800 m²) próximo aLagoa de Siri, em Marataizes, a 50 me-tros da praia, asfalto na porta. Somenteinteressados 9923-6754 e falar comCássio.___________________________________________Vende-se um terreno no Agostinho Si-monato, 340m² com IPTU em dia. Fa-lar com Rosana 3518-9087 ou 9955-5083._______________________________________________Vende-se um ponto comercial na LinhaVermelha, no Ibitiquara (entre o Tiro deGuerra e o Detran). Interessados ligardas 12h00 às 22h00 para o fone (28)9919-5221.__________________________________________Vendo um sobrado, 2 residências, 2 ga-ragens e um terraço. Rua Coronel Lo-bato, s/nº, Em frente à lavanderia em Mu-qui. Tel: (28) 3554-1332.__________________________________________Vendo terreno na rua Aroldo Pastro -Basiléia. Tratar Fone: (28) 35222-7530.__________________________________________Vendo lote no KM 90 c/ 850m², 22 me-tros de frente ótima topografia, vistamaravilhosa, troco por carro, moto,sítio ou casa na praia. R$ 60.000,00.Contato 9938-7588/ 3521-2410._________________________________________Vendo apto no IBC c/ 03 qts, suíte, sala02 ambientes, coz., área de serviço,garagem, varanda, terraço c/ box deserviço, piso todo em granito. Prédionovo. R$ 120.000,00. Contato 9938-7588/3521-2410.______________________________________Vendo um apartamento na avenida Jo-nes dos Santos Neves, nº 66, próximoao Perim Supermercados. Com 3 quar-tos, sala grande, copa, cozinha, áreade serviços com banheiro. (sem taxa de

condomínio). Ótimo preço! Contatos notel: (28) 3521-4417 ou 9254-4848.

Vende-se uma máquina Canon EOS Re-bel 2000 (analógica) portando lente 28-90mm e alça, valor R$ 500,00. Tel. (28)9966-8331._______________________________________Compro uma geladeira usada e um fo-gão. Tel. (28) 9966-8331.__________________________________________Unidade de Saúde precisando de ca-deiras, ventiladores e poltronas para opúblico. Tel: 8804-7644.__________________________________________________Vende-se um computador completoWindows Profissional XP, HD 80, 512memória, monitor 17 polegadas LG, te-clado e mouse, uma geladeira Consul,uma impressora multifuncional HP, levede brinde um filtro de louça, preço acombinar. Falar com Luciana Maximo,(28) 98837453.__________________________________________Vendo geladeira, fogão, armário, sofá,mesa com 4 cadeiras, rack e mesa decentro. Contato: (28) 9271-2414._______________________________________

AULAS DE REDAÇÃOPara aprimoramento pessoal, vestibu-lares e concursos. Aulas personaliza-das, com melhora expressiva na inter-pretação e desenvolvimento de textos.(28) 3511-7080 / 9905 1903._______________________________________Vende-se Contener 20 litros de Nitro-gênio Liquído HCN-20, vem com 6 co-pos no valor de R$ 1.500,00 (que podeser utilizado pra laboratório de fertili-zação de animais). Falar com Gina (28)9985-9592 ou 3522-9544._____________________________________Vende-se Balança Balmak Antropome-trica capacidade 150 kg no valor deR$ 300,00. Falar com Gina (28) 9985-9592 ou 3522-9544.__________________________________Vendo balcão vidro temperado, 4mts, tipo farmácia, R$ 1.000,00 e vi-dros de prateleira, 20 cm por 80 cm,com cantoneiras, R$ 20,00. Tel.:9956-9005, falar com Cristina ouEmerson._______________________________Ofereço-me para trabalhar de chur-rasqueiro e cozinheiro. Precisandoé só ligar. Tel. (28) 9974-5209. Falarcom Chiko._________________________________________Vende-se ou troca-se uma máquina de

OPORTUNIDADETRABALHO A PARTIR DE

CASA. ÓTIMOS GANHOS,COM TREINAMENTO. CON-TATO (28) 3522-0189 / (28)9968-6955 / (28) 9917-6257.

LOTES FINANCIADOSÀ VISTA A PARTIR DE R$

5.000,00 OU FINANCIADOSCOM FINANCIAMENTOPRÓPRIO - PARCELAS APARTIR DE R$ 250,00. Tel.3511-3885 / 9976-0700.

Sorvete Expresso Soft Ital ianinha,semi-nova, único dono, com nota fis-cal, no valor de R$ 15.000,00. Contato9926-5677 ou 3521-1804, falar comLuciano.____________________________________Vendo um par de alianças, ouro 18 qui-lates, novas, com garantia. Tratar (28)3522-4692.______________________________________

TIAGO ALVESSonorização & Eventos

Tudo para sua festa, casamento, pa-lestras e eventos em geral. Conta-to: [email protected]. Tel. 9946-8894 ou 3511-8077.

Vende-se um Vectra GLS, branco, ano97, motor 0 KM, completo, 2.0, 8 V. Tel.8111-9586 / 9979-5792, valor a com-binar.___________________________________________________Vende-se um Golf 2004, 1.6, branco,aro 17, central multimídia, xenon. Tel.(28) 9985-2481, Cassio Guio._________________________________________________Vende-se uma Towner com kit comple-to com hot dog. Falar com Rodrigo ouGilmara. Tel. (28) 9921-9795._____________________________________________Vende-se um Chevete ano 1976, todooriginal, mecânica e lanternagem100%, pneus semi-novos. Tel: (28)9885-8413._______________________________________Vende-se Gol CL, ano 88/89, motorAP, gasolina e kit gás, vidro elétrico,cor azul. Tel. (28) 9964-3087, falarcom Vitor._________________________________________Vende-se um Peugeot 206, ano 05/06, prata Feline, 1.6, 16v, flex, com ardigital. Tel. 9961-8691.____________________________________Vende-se um Gol, 98, completo (exce-to vidro elétrico), branco, duas portas,1.8, motor AP, roda 15. Tel. 9923-9390ou 3539-3095.____________________________________Vende-se uma Twister, preta, com 15mil km rodados, documentação em dia,2007. Valor R$ 7.500,00. Falar com Neino telefone 9986-6510.______________________________________Vende-se uma CB 500, ano 01/01, do-cumentação ok, revisada, pneus no-vos, R$ 12.300,00. Tel. (28) 9886-2552.___________________________________Vende-se um carro Corsa Sedan,branco, com 4 portas, trava e alar-me, 1.0, em ótimo estado, 2001, emconservação. Tel. 9882-9791.___________________________________________Vende-se uma MB 1313, ano 75, Con-tato: (28) 9985-6039 / 3522-0039.

MARATAIZESLOTES FINANCIADOS - FI-

NANCIAMENTO PRÓPRIOPARCELAS A PARTIR DE R$162,00 MENSAIS - LIGUE EAGENDE - 3532 1810 - 99893178 - 3511-3885.

Vende-se um Gol 96 (bolinha),vinho, duas portas, motor AP,1.8, em bom estado de conser-vação. Documentação em dia.Completo (exceto ar). Valor R$10.700,00. Contatos: 9924-7328 / 9965-5415 / 3521-8874,falar com Wagner.

VILLAGE MARATAIZESLOTES EM CONDOMINIO FECHADO - ÓTIMA OPORTUNI-

DADE DE TER SUA CASA NA PRAIA COM SEGURANÇA OANO INTEIRO. VILLAGE MARATAIZES A 250 METROS DA PRAIA,TOTAL INFRA-ESTRUTURA - PORTARIA 24 HORAS, PISCINA,CAMPO SOCIETY,SQUASH,SAUNA,SALÃO DE FESTAS.

VENDAS D&C IMÓVEISWWW.DEC-IMOVEL.COM.BR

28-3511-388528-9976-0700

Page 9: Edição 2047

9CLASSIFICADOSES DE FATO, SÁBADO,12 DE MARÇO DE 2011

ras, freezer, em funcionamento c/boa clientela.

Ref: 2-232 – CENTRO: Salacomercial 1º andar, c/ 36m², pisoem paviflex, copa e banh.

Ref: 2-668 – SHOPPING SUL:02 Lojas comerciais com 40m2cada, excelente localização.

Ref. 2-680 – SHOPPING SUL:Loja comercial c/ 21m², excelen-te localização.

Ref. 2-686 – GILBERTO MA-CHADO: loja comercial c/ 35,00m2, e banh.;

Ref. 2-687 – GILBERTO MA-CHADO: sala/consultório c/20,00m2;

Ref. 2-695 – FERROVIARIOS:Casa c/ 4 quartos, 2 banh., copa/cozinha, sala, área de serviço,quintal e garagem.

Imóveis Residenciais:

Ref. 2-550 – CENTRO (Ed.Sandro Paulino): apartamentoc/ 1 quarto, sala, cozinha e ba-nheiro social;

Ref: 2-624 – IBITIQUARA:apartamento c/ 2 quartos, sala,banheiro social, cozinha, área deserviço, interfone, terraço;

Ref. 2-636 – VILA RICA: apar-tamento c/ 1 quarto, sala, cozinha,área de serviço (com móveis);

Ref: 2-663 – RUBEM BRAGA:casa c/ 3 quartos, copa, cozi-nha, sala, banh social, área deserviço, varanda e garagem.

Ref: 2-678 – AQUIDABAN(Alziro Viana) apartamento c/ 2quartos (suíte), sala, copa/cozinha,banh social e área de serviço;

Ref. 2-693 – KM 90: Casa 2pavimentos c/ 4 salas, copa,cozinha, 4 quartos (2 suítes), áreacom churrasqueira, 2 vagas degaragem, banheiro, DCE.

Ref. 2-694 – INDEPENDENCIA:Aptº c/ 2 quartos, banh. social,sala, copa/cozinha, dispensa.

comercial c/ 64.000 m2, galpão,escritório, ponte rolante, casa resi-dencial;

Ref. 2-646 – PARAISO: Lote re-sidencial montanha c/ 1.300 m²;

Ref: 2-681 – CORONEL BOR-GES: Lote de terreno c/ aproxima-damente 521m².

Ref. 2-665 – MARATAIZES: ter-reno c 240,00 m2 c/ obra inacaba-da, frente p/ duas ruas;

ALUGUEL

Imóveis Comerciais

Ref. 2-553 – GILBERTO MA-CHADO Ed. Alice (prox PostoSena): excelente sala comercial c/recepção, copa, banh.;

Ref. 2-554 – CENTRO: casa c/varanda, sala, 4 quartos (1 suíte),cozinha, banh. social, DCE e duasvagas de garagem.

Ref. 2-557 – SANTO ANTONIO:Loja Comercial c/ aproximadamente50,00 m2, mezanino, cozinha e banh.;

Ref. 2-591 – INDEPENDENCIA(próximo ao Fórum): sala térrea c/50,00m², cozinha, banh., garageme estacionamento em frente;

Ref. 2-592 – GUANDÚ (próximoao supermercado Casa Grande):salas diversas, 1° andar;

Ref. 2-188 – GILBERTO MA-CHADO (Ed Jaraguá): 2 salas in-terligadas c/ 30m2, 2 banh., divisó-rias, interfone e piso em granito;

Ref: 2-655 – CENTRO: casa co-mercial c/ 2 quartos, sala, copa,cozinha, banh social, área de servi-ço, 1 vaga de garagem;

Ref: 2-559 – CENTRO: sala co-mercial c/ aproximadamente 20m²,copa e banh.;

Ref: 2-662 – BERNARDO HOR-TA: Ponto comercial c/ aproxima-damente 95,00m²,1º andar: salão c/mesa e cadeiras, freezer, banh., co-zinha montada c/ fogão a lenha eindustrial,

2º andar: salão c/ mesa e cadei-

serv., e vagas de garagem. 1º an-dar c/ 3 quartos, sala, copa, cozi-nha, banh., varanda e terraço comárea de serviço.

Ref: 2-691 – GILBERTO MA-CHADO: Residencial OTTAWA( em construção), aptº c/ 135,00m2, 3 quartos (suíte), sala, cozi-nha, banh social,área de serviço,piscina, sauna, salão de festas e2 vgs de garagem;

Ref. 2-692 - GILBERTO MA-CHADO: ED RUBI, aptº c/ 3 quar-tos (suíte), sala de estar/jantar, va-randa, circulação, banheiro social,lavabo, copa/cozinha, área de ser-viço, DCE, garagem, portaria 24hs,salão de festas;

Ref. 2-693 – KM 90: Casa 2 pavi-mentos c/ 4 salas, copa, cozinha, 4quartos (2 suítes), área com chur-rasqueira, 2 vagas de garagem,banheiro, DCE.;

VENDA

Imóveis Comercial:

Ref.2-656 – ALTO NOVO PAR-QUE: Terreno c/ 820,00 m2 c/ pré-dio de 02 pavimentos em constru-ção;

Ref. 2-658 – CORAMARA: LojaComercial c/ aproximadamente340m², banheiro e escritório;

VENDA

Imóvel Rural:

Ref. 2-660 – MONTE BELO –SITIO: 600,00 m2, casa, água denascente, energia rural, com escri-tura;

VENDA

Terrenos e Áreas:

Ref. 2-474 – KM 90: lote c/ 197,00m2 e muro;

Ref. 2-605 – MORRO GRANDE:Rodovia Cachoeiro x Alegre: área

VENDA

Imóveis Residenciais:

Ref. 2-608 – ALTO MONTECRISTO: (casa residencial + ter-reno): casa c/ 2 pavimentos: 1ºandar: cozinha e banheiro, 2ºandar: 3 quartos, sala, escritórioe banheiro.

Ref. 2-651 – IBITIQUARA:casa duplex c/ 4 quartos ( suíte),sala de estar/jantar, copa/cozinha,despensa, lavabo, área de servi-ço, varanda e 2 vagas de gara-gem;

Ref: 2-659 – CORAMARA:casa c/ 3 quartos (suíte), sala deestar, sala de jantar, copa, cozi-nha, DCE, varandas, hidromas-sagem, cobertura colonial.

Ref: 2-665 – ALTO VILAGE:Prédio c 2 andares: Pav. Inferi-or c/ 3 quartos, banh. social, sala,cozinha, copa, área de serviço;Térreo c/ 3 quartos, sala, copa,cozinha, banh social, área deserviço, garagem p 2 carros eterraço c/ cobertura metálica, ter-reno c 350,00m2;

Ref. 2-673 – ZUMBI: casa (aolado da escola d cima) c/ 2 quar-tos, copa, cozinha, sala, banh.social, varanda e garagem, basep/ + andares, frente p 2 ruas;

Ref. 2-682 – VILA RICA : casac/ 3 quartos, sala, copa, cozinha,área de serv., varanda e gara-gem p/ 3 carros;

Ref: 2-683 – IBC: 2 pav. Casa:térreo, c/ 2 quartos, sala, copa/cozinha, banh social, varanda egaragem. 1ºandar, aptº. c/ 2quartos(suíte), sala, copa, cozi-nha, banh., varandas e terraço.

Ref: 2-684 – VILA RICA: apar-tamento c/ 2 quartos, sala, copa,cozinha, banh social, varanda defrente, fundos e lado, terraço.

Ref: 2-685 – SAMUEL LEVY:2 pav. Térreo c/ 3 quartos, sala,copa, cozinha, banh, área de

Venda de Terrenose Áreas:

Aluguel de ImóveisComerciais

Venda de ImóveisResidenciais:

Venda de ImóveisComercial:

Venda de ImóvelRural

SEU IMÓVEL ESTÁ DESOCUPADO?ESTAMOS CAPTANDO IMÓVEIS DISPONÍVEIS PARA LOCAÇÃO, VISANDO ATENDER CLIENTES

CADASTRADOS. ANUNCIAMOS, ALUGAMOS E ADMINISTRAMOS IMÓVEIS, PROCURANDO SEMPREOFERECER SEGURANÇA E BONS SERVIÇOS. Rodolfo Fiório Imóveis, INTERMEDIANDO COMPRA,

VENDA, ALUGUEL E ADMINISTRAÇÃO IMOBILIÁRIA.

Aluguel de ImóveisResidenciais:

Cachoeiro de Itapemirim, 12 de março de 2011Rogério Lugon Valladão - Tabelião

Horário de pagamento das 8:00hs às 11:00hs e de 13:00hs às 18:00hs.TELEFONE: (28) 3521-6720

Por não ter sido possível encontrá-las, intimo-as (§ 1º art. 15da lei 9492/97) para os fins de direito, e não sendo atendida

a presente em até 24 horas, notifico-as do protesto.

TABELIONATO DE PROTESTO -

2ª ZONA - COMARCA DE CACHOEIRO

DE ITAPEMIRIM - ES

EDITALAcham-se, nesta Serventia, à Praça. Jerônimo Monteiro, 73, -

Centro - 29.300-170 - Cachoeiro de Itapemirim - ES nestacidade, para serem protestados após a publicação deste

Edital, títulos de responsabilidade das seguintes pessoas.

AJC COMERCIAL LTDA ME CNPJ - 08.812.995/0001-05APOLINÁRIO TEC ECOLOGIA LTDA ME CNPJ - 32.500.043/0001-22FABRICIO JESUS CARLETTI(2PA) CPF - 097.712.997-78GLAUDISTON MILHOLO CPF - 283.399.167-34JOAB TEIXEIRA DE OLIVEIRA CPF - 710.428.817-15JOSE LUIZ SANTANA CNPJ - 11.855.862/0001-12LOCAFACIL LOCACAO TRANSP E TURISMO LTCNPJ - 07.943.835/0001-24LUIZ ROBERTO PIMENTA CPF - 623.162.227-49MARIO CESAR FERREIRA DO NASCIMENTO CPF - 100.503.533-49MARLENE PEREIRA DA COSTA CPF - 106.694.678-71SAD RANGEL CPF - 035.848.347-67SAFRA MAR E GRANITOS LTDA CNPJ - 32.464.976/0001-01

CARTÓRIO FERNANDO VIEIRA1º OFICIO DA SEDE DESTA

EDITAL DE PROCLAMASFaço saber que pretendem contrair matrimônio DIOGO TURINI

TEIXEIRA, maior, solteiro, empresário, natural deste estado, residentenesta cidade, filho de Domingos Teixeira e Lucia Helena Turini Teixei-ra; SHÉRIDA GUIMARÃES RUBIM, maior, solteira, cirurgiã dentis-ta, natural deste estado, residente nesta cidade, filha de Gladstone deJesus Rubim e Marli Guimarães Rubim. Se alguém souber de algumimpedimento oponha-o na forma da lei.

Cachoeiro de Itapemirim-ES, 11 de março de 2011Fernando Brandão Coelho Vieira - Oficial

Page 10: Edição 2047

10 POLÍCIA ES DE FATO, SÁBADO,12 DE MARÇO DE 2011

SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAISDE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - SINDIMUNICIPAL

Rua Costa Pereira, Nº 132 - CentroCEP 29.300-090 - Cachoeiro de Itapemirim - ES

CNPJ 31.724.024/0001-17CÓDIGO SINDICAL 000.000.05324-4

EDITAL DE CONTRIBUIÇÂO SINDICALEXERCÌCIO 2011

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cachoeiro deItapemirim - SINDIMUNICIPAL, em cumprimento ao que determinao artigo 605 da LEI FEDERAL N.º 5.452, DE 1º DE MAIO DE 1943(Consolidação das Leis do Trabalho - CLT), pelo presente Edital,comunica a PREFEITURA MUNICIPAL DE CACHOEIRO DEITAPEMIRIM (PMCI), CÂMARA MUNICIPAL DE CACHOEI-RO DE ITAPEMIRIM (CMCI), AGÊNCIA MUNICIPAL DE RE-GULAÇÂO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS DELEGADOS DECACHOEIRO DE ITAPEMIRIM (AGERSA), INSTITUTO DEPREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA DOS SERVIDORES DO MU-NICÍPIO DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM (IPACI) E A EM-PRESA DE PROCESSAMENTOS DE DADOS DE CACHOEI-RO DE ITAPEMIRIM (DATACI), que a CONTRIBUIÇÃO SINDI-CAL de que trata os artigos 580 e 582 da Consolidação das Leis doTrabalho - CLT, relativa aos Servidores Públicos Municipais ESTA-TUTÁRIOS, CELETISTAS, COMISSIONADOS E CONTRATA-DOS, deverá ser descontada na folha de pagamento do mês deMarço de 2011 pelos respectivos empregadores, e recolhida emfavor deste Sindicato através da Guia de Recolhimento de Contribui-ção Sindical Urbana (GRCSU), que deverá ser retirada na sededesta Entidade Sindical ou no Site do Banco Caixa EconômicaFederal (WWW.CEF.GOV.BR), usando o código sindical da entida-de que é (000.000.05324-4), bem como quitada até o ultimo dia domês de abril de 2010. O recolhimento da Contribuição Sindical detodos os Servidores Públicos e Empregados Públicos é legalmentedevida, independente do regime a que esteja submetido, como prediza Instrução Normativa do Ministério do Trabalho e Emprego sob Nº.001 de 30 de setembro de 2008 e entendimento do Juízo da Vara dosFeitos da Fazenda Pública Municipal de Cachoeiro de Itapemirim -ES, já demonstrada na Ação Judicial via Mandado de Segurança noprocesso tombado sob Nº. 011.08.005184-7. A referida ContribuiçãoSindical corresponde a 1/30 (um trinta avos) da remuneração (venci-mento bruto) recebida pelo trabalhador, entendendo-se como tal osalário propriamente dito e as demais parcelas componentes, a teordo disposto no parágrafo 1º do Art. 457 da Consolidação das Leis doTrabalho - CLT. Os empregadores deverão remeter ao SINDIMUNI-CIPAL a relação nominal dos contribuintes ou cópia da folha depagamento, especificando a remuneração do mês do recolhimento, ovalor do desconto e o cargo de cada servidor público e empregadopúblico, no prazo de 15 (quinze) dias, contados da data do recolhi-mento, conforme exigências do artigo 2º da Portaria Ministerial Nº3.233 de 30 de dezembro de 1983. O não cumprimento do presenteEdital sujeitará o empregador ás penalidades e impedimentos, alémde cobrança Judicial prevista no artigo 606 da Consolidação das Leisdo Trabalho - CLT.

Cachoeiro de Itapemirim - ES, 11 de Março de 2011.Prof. Jonathan William Moreira Correa

Presidente

DROGAS, FUNK E MORTE:suspeitos ainda foragidos

Um ano depois do assassinato ocorrido no extinto Boliche Ritz,sócios da casa de shows e em crime ainda não foram presos

WANDERSON AMORIM

[email protected]

Quase um ano após amorte de Renan Mendesde Souza, executado a ti-ros durante um bailefunk, a Polícia Civil con-tinua a procura de Lean-dro Martins dos Santos,28 anos, o "Tim", acusa-do pelo crime. O assas-sinato ocorreu em 14 demarço de 2010, na extin-ta casa de shows Boli-che Ritz, em Cachoeirode Itapemirim.

De acordo com o dele-gado Guilherme Eugênio,titular da Delegacia deCrimes Contra a Vida(DCCV), as investigaçõesapontaram "Tim" como oautor do homicídio. Eletambém é acusado de trá-fico de drogas, crime peloqual também seu ex-sóciona casa de shows, TadeuTeixeira Rocha, 29 anos,teve a prisão decretada. Oesquema funcionaria nolocal.

Tim e Tadeu seriam liga-dos aos traficantes SauloHenrique César e LeoneRamos Simões Filho, queestão presos. Existia umacordo entre as duplas. Osdonos do local comerci-alizavam cocaína e maco-nha, e a outra dupla ven-dia o crack. Tudo para

não haver conflitos.

INVESTIGAÇÕESApós alguns meses de

investigações, a PolíciaCivil conseguiu chegaraté "Tim", pelo assassina-to e tráfico, e Tadeu, ape-nas por tráfico, que es-tão com a prisão preven-tiva decretada.

Tim será indiciado porhomicídio triplamente qua-lificado, tráfico de drogas

O esquema das drogasSegundo as apurações

da Polícia Civil o esque-ma de vendas de dro-gas funcionava da se-guinte maneira:

1º - Tim e Tadeu de-terminavam os seguran-ças que revistassem atodos antes de entrar nolocal;

2º - Mas existia umalista de convidados vip,cujos integrantes não

precisavam ser revista-dos;

3º - Quem fosse en-contrado com drogas,era expulso do evento;

4º - Havia uma áreavip, espaço era destina-do ao comércio de dro-gas. Neste local os se-guranças não podiamentrar, e a droga tinhaque ser consumidas alimesmo.

Como o baile acabou em morteA polícia também apu-

rou o que aconteceu em14 de março de 2010,dia do assassinato:

1º - No dia do bailefunk, um DJ perguntouaos participantes queestavam no local quemé do ADA (amigos dosamigos), facção crimi-nosa do Rio de Janeiro.Foi quando começouuma confusão genera-lizada

2º em meio à confu-

são, Tim efetuou algunsdisparos de arma defogo. Houve pânico, eos seguranças perde-ram o controle da situ-ação.

3º - Renan foi a seucarro, pegou um revól-ver, e retornou à casade shows, mas "Tim"tomou a arma de suamão, e mandou que orapaz fosse embora,mas ele resistiu, e aca-bou sendo morto.

Tadeu e Tim são acusados de tráfico de drogas e homicídio

Divulgação

Trio é preso com drogasEM JERÔNIMO MONTEIRO

O jovem AlexandreSalles Castro, 18 anos,e dois adolescentes de17 anos foram presosna manhã de ontem,no bairro Morro doBoi, no município deJerônimo Monteiro,acusados de tráfico dedrogas.

De acordo com o in-vestigador Maurílio Car-valho, as prisões ocor-reram durante uma ope-ração para o cumpri-mento de três mandadosde busca e apreensãono município.

Com Alexandre e osmenores, a Polícia Ci-vil apreendeu 36 pedrasde crack e 26 buchas demaconha.

De acordo com a PC,entre os detidos está umadolescente, que já ha-via sido apreendido nodia 4 deste mês, comquase 100 pedras decrack. Ele foi apresen-tado ao Ministério Pú-blico, que o liberou emseguida. Alexandre foiautuado por tráfico dedrogas e está preso àdisposição da Justiça.

e associação ao tráfico.Tadeu será indiciado porcessão de local para a prá-tica de tráfico de drogas eassociação ao tráfico.

Os dois acusados estãoforagidos, e a polícia con-ta com a ajuda da popu-lação, para indicar o pa-radeiro deles. Basta ligarpara os números 147 ou

181. Não é preciso seidentificar.

Page 11: Edição 2047

ES DE FATO, SÁBADO,12 DE MARÇO DE 2011 POLÍCIA11

Chuva e policiamentoinibem os criminosos

O carnaval em Cachoeiro foiconsiderado um dos mais tran-qüilos dos últimos anos pelo ocoronel Francisco Inácio Da-rós, comandante do 9º Bata-lhão da PM. De acordo comele dois fatores contribuírampara isso: o policiamento refor-çado e a chuva.

Ao todo, 180 homens da polí-cia militar se revezaram duranteos dias de folia, além disso,chuva insistente durante todo operíodo desestimulou muitosfoliões a sair de casa, o que, noentanto, não impediu três ten-tativas de homicídio em Cacho-eiro, número considerado bai-xo pelas autoridades.

A tendência de queda foi ob-servada no restante do esta-do. De acordo a Polícia Civil,que somente ontem divulgou obalanço de boletins de ocor-rência registrados nas unida-des policiais durante os quatro

dias de carnaval no EspíritoSanto, em comparação aomesmo período de 2010, hou-ve uma redução no número decrimes praticados no Estado,a exemplo das tentativas dehomicídios, que tiveram umaqueda de 24%.

"A metodologia utilizada nes-te período de carnaval contoucom o funcionamento 24 horasdos Departamentos de PolíciaJudiciária (DPJs) e com o pro-cesso de coleta de dados feitopela Polícia Civil em temporeal. Esses dois fatores contri-buíram decisivamente para aredução desses números noEstado", disse o chefe da Polí-cia Civil, delegado Joel Lyrio.

De acordo com os dados cole-tados pela Assessoria de Infor-mação da PC, neste ano foramregistrados nas unidades polici-ais 32 tentativas de homicídios,contra 42 em 2010. Com rela-

ção a homicídios, foram regis-tradas 16 ocorrências nos qua-tro dias de carnaval deste ano.

Quanto a lesões corporais se-guidas de morte, as unidadespoliciais não registraram ne-nhum boletim de ocorrência.Em 2010, foram cinco casos.Em relação a latrocínio, nãohouve nenhum registro esteano, enquanto no ano passadoexiste uma ocorrência. Quan-to aos furtos, foram registra-dos 171 boletins este ano e, noúltimo exercício, 207, uma re-dução de 17%.

Já a estatística de porte ilegalde arma de fogo mostra umadiminuição de 12 para noveboletins de ocorrência nesteano. Vale destacar os boletinsreferentes à embriaguez aovolante. Em 2010, foram 42registros, enquanto, em 2011, 18boletins, ou seja, um saldo po-sitivo de 57%. Uma longa fila de carros se formou na BR 262, em decorrência

da remoção da carreta que estava tombada na pista

Um congestionamento dequilômetros nos dois sentidosda Rodovia BR-262 se for-mou na manhã de ontem. Aparalisação aconteceu quan-do a Polícia Rodoviária Fe-deral (PRF) suspendeu o trá-fego de veículos na pistapara remoção de uma car-reta envolvida em um aci-dente que estava atrapa-lhando o trânsito.

A medida da PRF visou àsegurança dos usuários da ro-dovia, e foi elogiada pelos con-dutores e passageiros perma-neceram por cerca de umahora com os carros estacio-nados ao longo da pista doacesso federal que liga o Es-pírito Santo a Minas Gerais.

O comerciante Fred da Sil-va, que seguia do litoral capi-xaba para Guarapari deixou oseu carro e foi ao local ondetombou a carreta. "Se para-mos para uma causa justa te-mos de bater palmas para aPRF que pensou em seguran-ça", disse, acrescentando queo serviço foi eficiente e segu-ro. "Não há o que reclamar".

Para remover a carreta quetombou na quarta-feira e quematou o motorista, foram uti-lizados três guindastes com acapacidade de 30 toneladascada e um guincho capaz deerguer mais 20 toneladas. Acarreta e a carga de cimentopesavam juntas aproximada-mente 70 toneladas.

BR 262 é fechada pelaPRF POR UMA HORA

Pai e filha caem no córrego em acidenteRENATA MOFATTI

Na tarde de ontem, aproxima-damente às 15h30, mais umacidente aconteceu na Regiãodo Córrego da Pratinha, Ro-dovia Rubens Rangel, envol-vendo um automóvel GOL Pla-ca MRY 1620, com as vítimasOsvaldo Ribeiro Mendes Pe-reira, 45 anos e Izabela Ribei-ro Mendes Pereira, 21 anos, deMorro do Coco (RJ).

Segundo testemunhas, o car-ro vinha em alta velocidade,

freou muito próximo a ponte, porisso não teve tempo de continu-ar na pista, o que resultou naqueda do carro com as vítimas(pai e filha) no córrego.

Logo após o acidente, as víti-mas foram encaminhadas parao Hospital Apóstolo Pedro. Láreceberam os primeiros socor-ros e segundo informações daequipe hospitalar, eles tiveramferimentos leves, alguns arra-nhões e no presente momentopassam bem.

Na semana passada, sexta-fei-

ra (04), quase no mesmo horá-rio, aconteceu um outro acidenteno mesmo local, porém do ladooposto da pista, envolvendo otombamento do carro de umaprofessora mimosense.

Os policiais Marvilla e Henri-ques que acompanharam oacidente e os primeiros socor-ros informaram que o carro nãoimpede a passagem na pista,pois está no córrego e que oveículo possui seu serviço deguincho particular e em breveserá retirado do local.

Renata Mofatti

O coronel Francisco Inácio Darós, comandante do9º Batalhão considerou o carnaval de Cachoeiro,como um dos mais tranqüilos dos últimos tempos

Arquivo FATO

Divulgação

Page 12: Edição 2047

12 GERAL ES DE FATO, SÁBADO,12 DE MARÇO DE 2011

Comunidade fica isolada

Mesmo com medo de um novo deslizamento de terra, Maria DalvaMarone vai voltar para sua casa, após ficar em alojamento, no Santa Cecília

MORADORES AINDA TÊMmedo de voltar para casa

A chuva intensa dos últimosdias deixou muitas famílias de-sabrigadas e desalojadas emtodo o sul do Estado. Apesardo nível dos rios já ter baixado,o alerta continua, pois há pre-visão de mais chuvas para estefim de semana.

De acordo com a Defesa Ci-vil, 792 pessoas já foram afe-tadas diretamente pelos proble-mas gerados pelas chuvas des-ta semana, com 82 momenta-neamente desabrigadas e 154desalojadas. O levantamentoprevê que 40 mil pessoas já fo-ram afetadas indiretamente.Em Cachoeiro, seis pessoasestavam desabrigadas e per-maneceram até esta tarde naescola Albertina Macedo, nobairro Santa Cecília.

A dona de casa Maria DalvaMarone, 67 anos, é uma daspessoas que ficaram desaloja-dos no bairro. Segundo ela, des-de terça-feira ela se encontrana escola, mas ontem preten-dia voltar à sua casa. "Vou vol-tar, mas sinto muito medo de umnovo deslizamento", disse Ma-ria, que recebeu autorização deum engenheiro da Foz do Bra-sil. Segundo ela, a empresa éresponsável pela lama, vindados entulhos deixados por umaobra. Entretanto, ainda de acor-do com ela, a Defesa Civil con-denou seu imóvel, que aindaestá minando água do teto.

Com Maria, mais seis pesso-as e suas famílias estiveram naescola Albertina Macedo: seu

marido, que é deficiente visual,três netos e uma filha. Todos,segundo ela, receberam comi-da, produtos de limpeza e col-chões da Secretaria de Assis-tência Social do município."Toda vez que chove é o mes-mo drama. Já fiquei várias ve-zes em alojamentos da prefei-tura", disse a dona de casa, quenão agüenta mais a situação.

LIMPEZADesde o início das chuvas des-

ta semana, as máquinas da pre-feitura vêm realizando atendi-mentos em todo o município. Asequipes fizeram retirada ou cor-te de árvores em bairros comoBaiminas e Guandu e na loca-lidade de Córrego Vermelho,no distrito de Itaoca. Ruas eavenidas atingidas por quedade barreiras receberam ser-viços de limpeza, entre elas aavenida Carlos Lindenberg,no bairro Rubem Braga e asruas Corinto Barboza, no Vi-llage da Luz, Jerônimo Ribei-ro, no Amarelo, e João Sasso,no São Geraldo.

SUL DO ESTADOAlém de Cachoeiro, outros

municípios, como Bom Jesusdo Norte, Guaçuí, Alegre es-tão sofrendo com a intensida-de da chuva dos últimos dias etambém irão decretar situaçãode emergência. Ao todo, deacordo com a Defesa Civil Es-tadual, oito municípios foramafetados. Segundo levanta-

mento da Defesa Civil, 1.456pessoas tinham sido prejudicasde alguma forma pela chuva,187 estavam desabrigadas e290 desalojadas.

O Comitê de Resposta a De-sastres do Governo do Estadose reuniu na quinta e traçaramdiretrizes de ajuda aos muni-cípios. O vice governador Gi-valdo Vieira afirmou que oEstado está preparado paraajudar os municípios afetadoscom distribuição de cestas bá-sicas, colchões e remédios.Além disso, o Departamentode Estradas e Rodagens estácom equipe reforçada em to-das as regiões afetadas pelachuva, trabalhando na desobs-trução de estradas.

CLIMADe acordo com o Instituto

Capixaba de Pesquisa, Assis-tência Técnica e Extensão Ru-ral (Incaper), os municípios lo-calizados nas regiões Serrana,Nordeste e Sul do Estado de-vem ficar em alerta, neste sá-bado (12), pois a previsão dotempo para esses locais é dechuvas intensas. "Essas chuvasdeverão ocorrer de forma lo-calizada e deverão vir acompa-nhadas de rajadas de ventosfortes, descargas elétricas, acu-mulados significativos de pre-cipitação em um curto períodode tempo e não se descartauma eventual queda de grani-zo", afirma o meteorologista doIncaper, Hugo Ramos.

A comunidade do Limão,interior do município, commais de 500 moradores estáisolada devido às forteschuvas que acorreram naregião. As estradas estãointransitáveis e a temerida-de é a continuação das chu-vas. No último transbordodo rio Itapemirim, há trêsanos, só de helicóptero sechegava ao local.

"A região está no limite sechover os 200 mm que sãoesperados a situação tendea se agravar" ressaltou o co-ordenador da Defesa Civilem Itapemirim, capitãoAgrizzi. O subsecretário deAgricultura local MaurícioMoreira disse que as estra-das estão com muita lama,mas à exceção da estradado Limão, as demais aindaestão transitáveis. "Estamoscom todo o maquinário nointerior trabalhando 24 ho-ras", garantiu.

Parte das duas pistas darodovia que liga Vila do Ita-pemirim à BR-101, na altu-ra de Rio Novo do Sul, es-tava tomada pelas águas. Oque era pastagem virou umimenso rio. São centenas dealqueires de cana e pastotomados pelas águas. Osprejuízos se repetem sem-pre que chove nessa regiãodo município.

"Infelizmente os pecuaris-tas sofrem com essas en-chentes, mas se não fossemessas pastagens, as águasinvadiriam a Vila do Itape-mirim", alertou o professor,escritor e historiador Lucia-no Rettore Moreno. Elepede projetos de desassore-amento do Rio Itapemirim."Enquanto não atacar a de-gradação sofrida ao longo dotempo, presenciaremos ce-nas como essas sempre quechover na cabeceira do RioItapemirim".

Fotos: Beatriz Caliman