edicao 156 folha do ponto

16
Ano III - Número 156 / Distribuição Gratuita Guarulhos, de 21 a 27 de junho de 2012 Ação irá investigar suposto crime ambiental Bispo emérito de Guarulhos pressentiu a morte em 2009 e deixou seus últimos desejos por escrito. O Folha do Ponto teve acesso com exclusividade aos testamentos Págs. 6 e 7 Pág. 15 Partidos realizam as últimas convenções na cidade para decidirem os candidatos a prefeito, vice e vereadores A beleza exótica de Juliana Paes na pele da personagem de Jorge Amado POLÍTICA Pág. 5 Veja onde saborear uma quentinha sopa neste inverno de graça, todas às terças- feiras; nos outros dias, ela custa R$ 0,50 SOPA DE GRAÇA Pág. 11 Págs. 8 a 10 ÁRVORES MUTILADAS Gabriela Os testamentos de D. Luiz A folha do passageiro

Upload: jornal-folha-do-ponto

Post on 11-Mar-2016

219 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

a folha do passageiro

TRANSCRIPT

Ano III - Número 156 / Distribuição Gratuita

Guarulhos, de 21 a 27 de junho de 2012

Ação irá investigar suposto crime ambiental

Bispo emérito de Guarulhos presse

ntiu a morte em 2009 e

deixou seus últimos desejos por esc

rito. O Folha do Ponto

teve acesso com exclusividade aos t

estamentos

Págs. 6 e 7

Pág. 15

Partidos realizam as últimas convenções na cidade para decidirem os candidatos a prefeito, vice e vereadores

A beleza exótica de Juliana Paes na pele da personagem de

Jorge Amado

POLÍTICA

Pág. 5

Veja onde saborear uma quentinha sopa neste inverno de graça, todas às terças-feiras; nos outros dias, ela custa R$ 0,50

SOPA DE GRAÇA

Pág. 11

Págs. 8 a 10

ÁRVORES MUTILADAS

GabrielaOs testamentos de D. LuizA folha do passageiro

Cidade02 A folha do passageiro

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, DE 21 A 27 DE JUNHO DE 2012

PONTO DE VISTAGil [email protected](11) 7746.7651

Meu primeiro voto para presidente da República foi em Lula. Daí em diante, sem-‐pre depositei meu voto neste homem com o sonho de ver a “esquerda no poder”.

Mas, não há nenhuma dúvi-‐da de que “o poder corrompe e o poder absoluto corrompe absolutamente”, como escre-‐veu Lord Acton. E Lula é prova disso. Vamos em frente.

Para ser eleito pela primei-‐ra vez, Lula abriu as pernas para uma aliança esdrúxula. Convidou para ser consultor

ministro da Fazenda na dita-‐dura militar, e outras “ilustres

-‐dato, a aliança que reforçou sua permanência no poder foi expandida para outros perso-‐nagens considerados “um tan-‐to estranhos” para quem lutou contra o período mais negro

da história do nosso País. Agora, recentemente, in-‐

terviu diretamente nas prévias petistas em Recife, tirando a

-‐lhido pela militância. Por con-‐ta de um acordo com o PSB, Lula esqueceu que o partido é dos petistas. Ou deixou de ser?

Agora, o maior dos absurdos. Lula se uniu a quem sempre foi o seu inimigo político número 1: simplesmente Paulo Maluf. Tudo para tentar eleger Fer-‐nando Haddad prefeito de São Paulo. O encontro teve direito a fotos, sorrisos e abraços.

Pasmem! Haddad chegou a chamar os militantes do PP, partido de Maluf, de “compa-‐nheiros”.

Lula jogou no esgoto a sua história politica e a sua moral para decepção e vergonha das pessoas que sempre o admira-‐ram e nele sempre votaram.

Lula, que

decepção!!!

Diretor-­geral: Marilene FerreiraEditor: Gil Campos (MTb 33.028) [email protected]

Diagramação: Rafael dos Anjos Candidopublicação da BAMF-­Eventos Ltda., CNPJ no 10721005/0001-­67,

Rua Tacayoshi Tamura, 16, Jardim Acácio, CEP 07144-­120, Guarulhos, SP.

Tiragem: 50 mil exemplares Telefone: (11) 2279-­2152 -­ Redação: [email protected]

Impressão: TAIGA -­ F.: 2409-­7926 4965 2400

Da Redação -­ Fone: (11) 4965 2400 -­ [email protected] SEM NÓ

ELE É O CARAO deputado estadual Alencar Santana (PT) vem

conduzindo as negociações com os partidos para formar a frente de apoio à candidatura à reeleição do prefeito Sebastião Almeida. O parlamentar vara as madrugadas conversando com os presidentes de partidos em busca de apoio ao petista. As principais negociações do momento estão com os “rebeldes” do PT do B, PRTB, PTC e PMDB.

ELE É O CARA IIAlguns integrantes do PMDB acusam Alencar de estar por trás da invervenção

da Executiva Estadual no partido em Guarulhos. Ele teria articulado com os deputados peemedebistas na Assembleia Legislativa a derrubada de Adriana Afonso da presidência da legenda. Os aliados de Alencar seriam Silvana Mesquita e missionário Jackson, ex-‐obreiro, que no novo diretório comandam o partido.

OPOSIÇÃO UNIDAEnquanto integrantes do PT trabalham para não deixar escapar os aliados, os

feira, vários deles foram vistos juntos em reuniões.

CASAMENTO À VISTA

informações que integrantes do PSD, de Eduardo Soltur (foto) e PSDC, de Ézio Balbino, estão com conversas adiantadas para fechar uma coligação proporcional. Segundo previsões otimistas, a união poderá garantir três e possivelmente uma quarta cadeira aos partidos.

QUEM SEGURA A BOMBA?Alguns partidos aliados do PT estão em alerta já que já foram avisados que,

dependendo do desfecho da crise envolvendo o PMDB, alguém vai ter que se coligar com o partido para salvar Silvana Mesquita.

JOGANDO PESADOSegundo boas fontes, o deputado Alencar, em alguns casos, vem tratando os

eles têm na prefeitura vão para a rua”.

SURPRESAS

prefeito do grupo de oposição se tornar candidato a vice. É esperar para conferir.

SANTA PEREGRINAÇÃOO bispo de Guarulhos, D. Joaquim Carreira,

vem fazendo uma verdadeira peregrinação pelas paróquias da cidade, com o objetivo de

“in loco” seus problemas e ouvir suas reivindicações. Das 39 existentes, havia visitado, até o início da semana, 22. Promete concluir as

morto na semana passada, já conversou com os 52 padres que formam o clero na cidade.

GUARULHOS, 21 A 27 DE JUNHO DE 2012 03A folha do passageiro

Cidadewww.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, DE 21 A 27 DE JUNHO DE 201204 A folha do passageiro

Roberto Samuel [email protected]

Twitter:@robertosamuel10(11) 7748.5993

Ambiente insalubreNa sessão dessa terça-‐feira, 19, um grupo de alunos do Colégio Almeida Gasparin esteve acompanhando os trabalhos Legislativos e um colega jornalista questionava: este ambiente é saudável para esses adolescen-‐tes? Minutos depois o vereador Jonas Dias (PT) gritou com o presidente da Casa.

Menos, menosAo ouvir de Jonas Dias que o orçamento de Guarulhos teria crescimen-‐to de forma impressionante, o vereador Guti (PV) lembrou que outras cidades como Campinas cresceu muito mais do que Guarulhos.

CapelãoPor meio de um projeto do vereador Novinho Brasil (PTN), foi criado na GCM o serviço de Assistência Religiosa, Camada Capelaria da GCM. Quando aprovado o projeto foi ouvido um grande brado em comemo-‐ração.

Gazeteiro?Por falta de poucos votos, não foi aprovado projeto de lei da prefeitura que trata de regras para a construção de moradias econômicas. Segun-‐do o vereador Geraldo Celestino (PSDB), parte dos vereadores petistas é gazeteira. Mesmo com nove votos favoráveis da oposição, o projeto não passou. Presente na sessão o vereador Moacir de Souza fez questão de fazer discurso e marcar sua presença. O vereador Rômulo Ornelas era outro petista no plenário.

Malufando o passadoCom relação à foto que mostra o ex-‐presidente Lula com o pré-‐can-‐didato a prefeito de São Paulo, Fernando Hadad (PT) e do deputado federal Paulo Maluf (PP), selando acordo para a disputa pela prefeitura

Então tá.

Encontro de Carros Antigos acontece domingo, no Paço

Márcio Lino/PMG

Publicidade Legal EDITAL DE CONVOCAÇÃO (RETI-­RATIFICAÇÃO) Nos termos da legislação eleitoral em vigor, de conformidade com as dis-­posições estatutárias em vigor do PTdoB-­70 – PARTIDO TRABALHISTA DO

-­nicípio, para a convenção municipal que se realizará no Plenário da Câmara Municipal de Guarulhos, localizada na Rua João Gonçalves, n. 598 – nesta Cidade, na data de 30 de junho de 2012, com início às 09h00min, prolongan-­do-­se pelo tempo necessário até as 14h00min, com a seguinte ordem do dia: (a) deliberar sobre a proposta de coligação proprcional;;(b) escolha de candidatos a prefeito, vice-­prefeito e vereadores;;(c) sorteio dos números com que concorrerão os candidatos;;(d) delegação de competência a comissão provisória para:. escolher o nome da coligação;;. determinar o limite de gastos dos candidatos na campanha;;. indicar delegados ou representantes;;. indicar candidatos em caso de vacância. Guarulhos, 19 de junho de 2012. RABIH KHALIL Presidente do PTdoB/Guarulhos

Publicidade Legal EDITAL DE CONVOCAÇÃO (RETI-­RATIFICAÇÃO) Nos termos da legislação eleitoral em vigor, de conformidade com as disposi-­ções estatutárias em vigor do PRTB-­28 – PARTIDO RENOVADOR TRABALHIS-­

município, para a convenção municipal que se realizará no Plenário da Câmara Municipal de Guarulhos, localizada na Rua João Gonçalves, n. 598 – nesta Ci-­dade, na data de 30 de junho de 2012, com início às 09h00min, prolongando-­se pelo tempo necessário até as 14h00min, com a seguinte ordem do dia: (e) deliberar sobre a proposta de coligação proporcional;;(f) escolha de candidatos a prefeito, vice-­prefeito e vereadores;;(g) sorteio dos números com que concorrerão os candidatos;;(h) delegação de competência a comissão provisória para:. escolher o nome da coligação;;. determinar o limite de gastos dos candidatos na campanha;;. indicar delegados ou representantes;;. indicar candidatos em caso de vacância.Guarulhos, 19 de junho de 2012. DANIEL NOUR MOURAD Presidente do PRTB/Guarulhos

A Prefeitura de Guarulhos promove neste domingo (24) um grande encontro para os apai-‐xonados por automobilismo. O 3º Encontro de Carros Antigos & Especiais terá mais de 250 car-‐ros em exposição como veículos clássicos e da nova geração, ca-‐minhões, ônibus, veículos mi-‐litares, carros de competição, off-‐roads e um simulador de Fórmula 1.

O evento será realizado no Paço Municipal, das 9h às 14h. Para entrar, basta o visitante doar um agasalho. Todas as doa-‐ções serão destinadas ao Fundo Social de Solidariedade.

Além da exposição, o encon-‐tro também reúne uma feira com peças de carros antigos, venda de souvenirs e apresentações

musicais com a banda da GCM)e do grupo The Bluezarros Brother Band. A homenagem deste ano será ao Trancas Old Cars Club Guarulhos, o único clube de an-‐tigomobilismo da cidade.

Para Marcos Amaral, um dos organizadores e idealizadores do encontro, o objetivo do evento é a arrecadação dos agasalhos, mas também mostrar um pouco da história dos carros antigos.

-‐ção dos agasalhos é a principal ação do evento, mas ele tem o objetivo de resgatar e preservar

disse. A expectativa, segundo Amaral, é de reunir mais de 3 mil pessoas na edição deste ano e superar o número do ano pas-‐sado que foi de 1.500 pessoas.

Pura coincidência!Junto com muitos rumores de uma possível coligação com o PSDB, o PT do B havia marcou sua convenção para o mesmo dia dos tucanos, dia 24. Mas durante a sessão dessa terça-‐feira, 19, o vereador Lamé (PT do B) informou a este colunista que a convenção de seu partido teria sido remarcada para o dia 30, mesma data da convenção do PT. Uma reunião entre a cúpula do PT do B estaria marcada para essa semana, na pauta o destino do partido: estrela ou tucanos?

No ArO Canal 58 UHF de Guarulhos (sinal aberto) começou a transmitir as sessões da Câmara Municipal. Trata-‐se de uma iniciativa apenas da di-‐reção da TV, que pode agradar a uns e irritar a outros. As transmissões não são ao vivo.

GUARULHOS, DE 21 A 27 DE JUNHO DE 2012 05A folha do passageiro

-‐

-‐

-‐

(foto) -‐

-‐

Gil Campos

-‐

-‐-‐-‐

-‐-‐

-‐-‐

-‐

PROVISÓRIA –

-‐

Folha do Pon-‐to

-‐-‐

-‐

-‐

-‐

-‐

PETISTAS -‐

-‐

-‐

-‐

Eduardo Soltur, presidente do PSD Guarulhos Almeida ganhará o apoio de vários partidos

www.folhadoponto.com.br www.folhadoponto.com.brEspecial Especial

GUARULHOS, DE 21 A 27 DE JUNHO DE 201206 A folha do passageiro GUARULHOS, DE 21 A 27 DE JUNHO DE 2012 07

Segundo a denúncia, árvores são mutiladas na cidade para o acesso à rede de energia elétrica

CIDADE SE PREPARA

50%

ÁRVORES MUTILADAS

Gil Campos

“Um verdadeiro show de hor-‐

ror”. É esta a visão que o ex-‐secre-‐

tário do Meio Ambiente, Alexandre

Kise, tem ao passear pelas calçadas

de Guarulhos e acompanhar o gran-‐

de número de árvores mutiladas. E

para ele, o único responsável pelas

cenas é a EDP Bandeirante Energia.

“As árvores estão sendo tratadas

como meros obstáculos para a ma-‐

nutenção da rede de energia elétri-‐

ca, como um problema para a em-‐

presa e não, como deveria ser, um

patrimônio ambiental assegurado a

todos”, denunciou.

Segundo ele, na pressa e ânsia

interrupções no fornecimento de

energia elétrica, evitando assim,

vem realizando serviços de poda

sem o menor critério técnico.

Diante deste fato, Kise ingres-‐

sou com uma Ação Popular contra e

empresa, solicitando à Justiça que

determine a imediata suspensão de

todos os serviços de poda de galhos

pela cidade, sem que os funcioná-‐

rios da empresa estejam acompa-‐

-‐

-‐

restal ou agrônomo; a alteração do

sistema de distribuição de energia

onde há interferência nas árvores,

como um sistema subterrâneo por

exemplo; e a elaboração de um pla-‐

no de manejo para substituição das

árvores nas zonas urbanas.

Solicita ainda a compensação

do suposto dano ambiental, a aqui-‐

sição de áreas para a implantação

-‐

ciais para compensar os prováveis

danos e que a prefeitura forneça,

em 15 dias, uma certidão com o

levantamento arbóreo da cidade

“A Bandeirantes tem demonstra-‐

do em Guarulhos total omissão às

questões ambientais. Não podemos

permitir que está situação se pro-‐

longue”, enfatizou o ex-‐secretário.

CONSUMO – Segundo a Bandei-‐

rante, Guarulhos é responsável pela

maior demanda em instalação de

energia elétrica da empresa e de-‐

tém 40% da energia consumida de

todos os 28 municípios atendidos

pela EDP.

“Diante desta informação, a

Ação Popular quer assegurar a todos

um meio ambiente ecologicamente

equilibrado, o que é essencial à sa-‐

dia qualidade de vida como deter-‐

mina o artigo 225 da Constituição

Federal, pois a empresa promoveu

uma série de degradações ambien-‐

tais na cidade, pois tem agido fe-‐

rozmente e de forma comissiva,

no afã de ‘desobstruir’ sua rede

de distribuição, mutila as poucas

árvores existente na zona urbana,

condenando-‐as à morte”, observou

o ex-‐secretário.

“Todos têm o direito ao meio ambiente ecologicamente equili-‐

brado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade

de vida, impondo-‐se ao Poder Público e à coletividade o dever de

defendê-‐lo e preservá-‐lo para as presentes e futuras gerações”.

Diz o artigo 225 da Constituição Federal

Ex-‐secretário do Meio Ambiente, Alexandrei Kise, vai à Justiça contra

a EDP Bandeirante e solicita a imediata suspensão dos serviços de

poda em Guarulhos e o ressarcimento por suposto crime ambiental

EMPRESA NEGA ACUSAÇÕESA EDP Bandeirante negou as acusa-‐

ções de que realiza a poda de árvores

na cidade sem critérios. Por meio de

nota da sua assessoria de imprensa,

informou que as ações seguem os cri-‐

térios do Guia de Arborização Viária e

Áreas Verdes, publicado pela EDP em

2011 e que as podas são realizadas em

parceria com a Secretaria de Meio Am-‐

biente.

“A poda realizada pela Distribuido-‐

ra tem o objetivo de manter a qualida-‐

de da energia distribuída, sem prejudi-‐

car a vegetação local, uma vez que tal

atividade (poda) é caracterizada como

limpeza urbana de responsabilidade

dos municípios” e que há acompanha-‐

treinamentos com o objetivo de orien-‐

tar a atividade.

Segundo a nota, no decorrer de

2011, a EDP Bandeirante realizou a

poda preventiva de 504 mil árvores na

sua área de concessão, dentro da regu-‐

lamentação permitida, com o intuito

de minimizar interferências na rede e,

também, para garantir a segurança da

população.

“Vale ressaltar que no município de

Guarulhos, a arborização urbana exis-‐

tente é inadequada e pode ser encon-‐

trada espécies não indicadas nas vias

públicas, o que prejudica a acessibili-‐

dade dos munícipes”, observou.

1 – o desequilíbrio na copa

das árvores faz com que

as raízes se concentrem

no lado oposto, fazendo

uma compensação natural,

isso, as calçadas, os muros

ou, também, o próprio

pavimento asfáltico das ruas;

2 – a poda irregular facilita

o surgimento de doenças e

pragas, levando a efetiva

morte da árvore;

3 – o desequilíbrio de seus

troncos afeta a passagem de

pedestres e, quando do lado

veículos;

4 – causa a morte imediata

da árvore;

5 – menor absorção de CO²

nas áreas urbanas;

6 – aumento das ilhas

de calor, provocando o

desconforto térmico e a

baixa umidade nas épocas

mais secas do ano;

7 –

da paisagem.

Possíveis danos

com a poda feita

irregularmente

Fotos: Gil C

ampos e D

ivulgação

www.folhadoponto.com.br www.folhadoponto.com.brEspecial Especial

GUARULHOS, DE 21 A 27 DE JUNHO DE 201206 A folha do passageiro GUARULHOS, DE 21 A 27 DE JUNHO DE 2012 07

Segundo a denúncia, árvores são mutiladas na cidade para o acesso à rede de energia elétrica

CIDADE SE PREPARA

50%

ÁRVORES MUTILADAS

Gil Campos

“Um verdadeiro show de hor-‐

ror”. É esta a visão que o ex-‐secre-‐

tário do Meio Ambiente, Alexandre

Kise, tem ao passear pelas calçadas

de Guarulhos e acompanhar o gran-‐

de número de árvores mutiladas. E

para ele, o único responsável pelas

cenas é a EDP Bandeirante Energia.

“As árvores estão sendo tratadas

como meros obstáculos para a ma-‐

nutenção da rede de energia elétri-‐

ca, como um problema para a em-‐

presa e não, como deveria ser, um

patrimônio ambiental assegurado a

todos”, denunciou.

Segundo ele, na pressa e ânsia

interrupções no fornecimento de

energia elétrica, evitando assim,

vem realizando serviços de poda

sem o menor critério técnico.

Diante deste fato, Kise ingres-‐

sou com uma Ação Popular contra e

empresa, solicitando à Justiça que

determine a imediata suspensão de

todos os serviços de poda de galhos

pela cidade, sem que os funcioná-‐

rios da empresa estejam acompa-‐

-‐

-‐

restal ou agrônomo; a alteração do

sistema de distribuição de energia

onde há interferência nas árvores,

como um sistema subterrâneo por

exemplo; e a elaboração de um pla-‐

no de manejo para substituição das

árvores nas zonas urbanas.

Solicita ainda a compensação

do suposto dano ambiental, a aqui-‐

sição de áreas para a implantação

-‐

ciais para compensar os prováveis

danos e que a prefeitura forneça,

em 15 dias, uma certidão com o

levantamento arbóreo da cidade

“A Bandeirantes tem demonstra-‐

do em Guarulhos total omissão às

questões ambientais. Não podemos

permitir que está situação se pro-‐

longue”, enfatizou o ex-‐secretário.

CONSUMO – Segundo a Bandei-‐

rante, Guarulhos é responsável pela

maior demanda em instalação de

energia elétrica da empresa e de-‐

tém 40% da energia consumida de

todos os 28 municípios atendidos

pela EDP.

“Diante desta informação, a

Ação Popular quer assegurar a todos

um meio ambiente ecologicamente

equilibrado, o que é essencial à sa-‐

dia qualidade de vida como deter-‐

mina o artigo 225 da Constituição

Federal, pois a empresa promoveu

uma série de degradações ambien-‐

tais na cidade, pois tem agido fe-‐

rozmente e de forma comissiva,

no afã de ‘desobstruir’ sua rede

de distribuição, mutila as poucas

árvores existente na zona urbana,

condenando-‐as à morte”, observou

o ex-‐secretário.

“Todos têm o direito ao meio ambiente ecologicamente equili-‐

brado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade

de vida, impondo-‐se ao Poder Público e à coletividade o dever de

defendê-‐lo e preservá-‐lo para as presentes e futuras gerações”.

Diz o artigo 225 da Constituição Federal

Ex-‐secretário do Meio Ambiente, Alexandrei Kise, vai à Justiça contra

a EDP Bandeirante e solicita a imediata suspensão dos serviços de

poda em Guarulhos e o ressarcimento por suposto crime ambiental

EMPRESA NEGA ACUSAÇÕESA EDP Bandeirante negou as acusa-‐

ções de que realiza a poda de árvores

na cidade sem critérios. Por meio de

nota da sua assessoria de imprensa,

informou que as ações seguem os cri-‐

térios do Guia de Arborização Viária e

Áreas Verdes, publicado pela EDP em

2011 e que as podas são realizadas em

parceria com a Secretaria de Meio Am-‐

biente.

“A poda realizada pela Distribuido-‐

ra tem o objetivo de manter a qualida-‐

de da energia distribuída, sem prejudi-‐

car a vegetação local, uma vez que tal

atividade (poda) é caracterizada como

limpeza urbana de responsabilidade

dos municípios” e que há acompanha-‐

treinamentos com o objetivo de orien-‐

tar a atividade.

Segundo a nota, no decorrer de

2011, a EDP Bandeirante realizou a

poda preventiva de 504 mil árvores na

sua área de concessão, dentro da regu-‐

lamentação permitida, com o intuito

de minimizar interferências na rede e,

também, para garantir a segurança da

população.

“Vale ressaltar que no município de

Guarulhos, a arborização urbana exis-‐

tente é inadequada e pode ser encon-‐

trada espécies não indicadas nas vias

públicas, o que prejudica a acessibili-‐

dade dos munícipes”, observou.

1 – o desequilíbrio na copa

das árvores faz com que

as raízes se concentrem

no lado oposto, fazendo

uma compensação natural,

isso, as calçadas, os muros

ou, também, o próprio

pavimento asfáltico das ruas;

2 – a poda irregular facilita

o surgimento de doenças e

pragas, levando a efetiva

morte da árvore;

3 – o desequilíbrio de seus

troncos afeta a passagem de

pedestres e, quando do lado

veículos;

4 – causa a morte imediata

da árvore;

5 – menor absorção de CO²

nas áreas urbanas;

6 – aumento das ilhas

de calor, provocando o

desconforto térmico e a

baixa umidade nas épocas

mais secas do ano;

7 –

da paisagem.

Possíveis danos

com a poda feita

irregularmente

Fotos: Gil C

ampos e D

ivulgação

www.folhadoponto.com.br www.folhadoponto.com.brEspecial Especial

GUARULHOS, DE 21 A 27 DE JUNHO DE 201208 A folha do passageiro GUARULHOS, DE 21 A 27 DE JUNHO DE 2012 09

D. Joaquim disse que o

seu antecessor foi um pastor

amor de Cristo

CIDADE SE PREPARA

50%

Gil Campos

Onze de março de 2009. Nesta data, já pressentindo a morte, o bispo emérito de Gua-‐rulhos, D. Luiz Gonzaga Bergonzini, deixou dois testamentos – um material e outro espiri-‐tual – que foram encontrados esta semana em seus arquivos pessoais. O Folha do Ponto teve acesso, com exclusividade, às últimas vonta-‐des do sacerdote. D. Luiz morreu aos 76 anos no último dia 13, em conseqüência de uma pneumonia agravada para embolia pulmonar.

O bispo estava internado na UTI do Hospital Stella Maris desde o dia 21 de maio. Seu corpo foi sepultado numa cripta localizada no inte-‐rior da Igreja Matriz Nossa Senhora da Concei-‐ção e vem atraindo, diariamente, um grande

Os testamentos foram abertos pelo bispo D. Joaquim Justino Carreira na segunda-‐feira, dia 18, horas antes da missa de sétimo dia que foi celebrada na Igreja Matriz, também a cate-‐dral da cidade, por estar localizada a cadeira do bispo. Durante a missa, D. Joaquim falou sobre os testamentos e disse que durante 20 anos, seu antecessor “anunciou e testemunhou

que lotaram a Matriz aplaudiram de pé.

Às 20h40, o bispo e vários padres se diri-‐giram ao túmulo para a bênção. O ritual com orações, e a água benta jogada sobre a lápide,

-‐ram, por duas décadas, o trabalho de D. Luiz na Diocese de Guarulhos. “D. Luiz foi um pas-‐

-‐lho”, disse D. Joaquim.

TESTAMENTOS – No testamento material, D. Luiz pede para que suas roupas sejam do-‐adas aos pobres, seus livros ao seminário de Guarulhos por ele criado e que os seus para-‐

-‐lou ao Folha do Ponto a intenção de fazer um pequeno museu na Matriz sobre o bispo morto.

Já no testamento espiritual, D. Luiz pede

retrospecto de minha vida, tenho consciência de que poderia ter sido melhor, menos pecador

e rico em misericórdia, conceda-‐me o perdão”.

seja por atitudes, eu tenha ofendido. A todos peço perdão. Não guardo ressentimento de quem quer que seja e se alguém se julgar cul-‐pado de algo, sinta-‐se totalmente perdoado”.

Bispo emérito de Guarulhos já pressentia a morte em 2009, quando escreveu um testamento material e outro espiritual, que o Folha do Ponto teve acesso com exclusividade

Às vésperas de completar 50 anos de Vida Sacerdotal – fui ordenado presbítero aos 29/06/1959 – já com

72 anos de idade, sentindo que estou cada vez mais perto de meu encontro com o Pai, a seu chamado, quero

reafirmar com todo o meu ardor, minha fé no Pai que me criou, no Filho que me salvou e no Espírito Santo que

consagrou pelo Batismo, pela Crisma e pelo Sacramento da Ordem no seu mais alto grau, o Episcopado.

Reafirmo minha fé em tudo quanto Cristo Jesus nos revelou e confiou à Igreja por Ele fundada, a Igreja

Católica, Apostólica Romana, verdadeira depositária da Revelação Escrita e Oral. Assim sendo, reafirmo a

minha Fé não só nas Escrituras Sagradas dos dois Testamentos, como também na Tradição Católica exercida

pelo Magistério da Igreja, em tudo o que ela propõe à nossa fé. Em especial quero manifestar minha devoção e

obediência ao Santo Padre o Papa, Cristo visível na terra.

Peço a Deus perdão de meus pecados e infidelidades. Num retrospecto de minha vida, tenho consciência de

que poderia ter sido melhor, menos pecador e infelizmente não fui. Peço a Deus, que é Pai e rico em misericór-

dia, conceda-me o perdão.

Peço perdão a todos que, seja por palavras, seja por atitudes, eu tenha ofendido. A todos peço perdão. Não

guardo ressentimento de quem quer que seja e se alguém se julgar culpado de algo, sinta-se totalmente perdoado.

Aos meus queridos padres, “fiéis colaboradores” de meu ministério, menina de meus olhos, que sempre

constituíram a minha maior preocupação, peço perdão se – no desejo de vê-los cada vez mais “padres”, mais

“pastores”, mais zelosos, mais apostólicos, mais santos – tenha exagerado no meu zelo, chegando a magoá-los

com minhas palavras ou atitudes. Peço que sejam misericordiosos comigo e me perdoem. Podem crer, posso ter

errado, sim, mas com uma vontade de acertar, fazer a vontade de Deus e ser fiel à minha missão. Se alguma vez

dei mau exemplo, perdoem-me.

Às Religiosas, esposas de Cristo, sempre solícitas pelo meu bem, que Deus as recompense por todo bem que

me fizeram. Além disso, confiou em suas preces, em sufrágio de minha alma.

Aos queridos seminaristas, deixo esta mensagem-testemunho: “Vale a pena ser padre”, desde que segundo

o coração de Deus. Coragem, não se deixem vencer pelo cansaço e nem desanimem diante das dificuldades – o

caminho de seguimento de Cristo é cheio de pedras e espinhos; Ele não prometeu facilidades a quem quisesse

segui-Lo, ao contrário, sentenciou: “quem quiser me seguir, tome a sua cruz e siga-me”. Rezem, estudem, en-

frentem as dificuldades. Tenham grande amor à Eucaristia que é a maior riqueza do sacerdócio e sejam devotos

da Virgem Santíssima, Mãe dos sacerdotes.

Recomendo-me à Santíssima Virgem, Imaculada Conceição que me acompanhou em toda a minha formação

presbiterial no Seminário menor “Maria Imaculada” de Ribeirão Preto durante seis anos; no Seminário maior

“Imaculada Conceição” do Ipiranga, nos estudos de Filosofia e Teologia. Por gratuidade de Deus, Ele me quis

Bispo da Diocese de Guarulhos, dedicada à “Imaculada Conceição”. Assim como ela, sempre unida a Cristo,

recebeu-O morto em seus braços, que Ela me recebe em seus braços quando o Pai me chamar.

A todos os padres, religiosos (as), seminaristas, a todos os diocesanos e amigos, peço a caridade de suas

preces em sufrágio de minha alma e peçam a Deus que seja misericordioso comigo, recebendo-me em sua glória.

EM NOME DO PAI, E DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM.GUARULHOS, 11 DE MARÇO DE 2009

+ LUIZ GONZAGA BERGONZINIBISPO DE GUARULHOS

Fotos: Alexandre Sone

www.folhadoponto.com.br www.folhadoponto.com.brEspecial Especial

GUARULHOS, DE 21 A 27 DE JUNHO DE 201208 A folha do passageiro GUARULHOS, DE 21 A 27 DE JUNHO DE 2012 09

D. Joaquim disse que o

seu antecessor foi um pastor

amor de Cristo

CIDADE SE PREPARA

50%

Gil Campos

Onze de março de 2009. Nesta data, já pressentindo a morte, o bispo emérito de Gua-‐rulhos, D. Luiz Gonzaga Bergonzini, deixou dois testamentos – um material e outro espiri-‐tual – que foram encontrados esta semana em seus arquivos pessoais. O Folha do Ponto teve acesso, com exclusividade, às últimas vonta-‐des do sacerdote. D. Luiz morreu aos 76 anos no último dia 13, em conseqüência de uma pneumonia agravada para embolia pulmonar.

O bispo estava internado na UTI do Hospital Stella Maris desde o dia 21 de maio. Seu corpo foi sepultado numa cripta localizada no inte-‐rior da Igreja Matriz Nossa Senhora da Concei-‐ção e vem atraindo, diariamente, um grande

Os testamentos foram abertos pelo bispo D. Joaquim Justino Carreira na segunda-‐feira, dia 18, horas antes da missa de sétimo dia que foi celebrada na Igreja Matriz, também a cate-‐dral da cidade, por estar localizada a cadeira do bispo. Durante a missa, D. Joaquim falou sobre os testamentos e disse que durante 20 anos, seu antecessor “anunciou e testemunhou

que lotaram a Matriz aplaudiram de pé.

Às 20h40, o bispo e vários padres se diri-‐giram ao túmulo para a bênção. O ritual com orações, e a água benta jogada sobre a lápide,

-‐ram, por duas décadas, o trabalho de D. Luiz na Diocese de Guarulhos. “D. Luiz foi um pas-‐

-‐lho”, disse D. Joaquim.

TESTAMENTOS – No testamento material, D. Luiz pede para que suas roupas sejam do-‐adas aos pobres, seus livros ao seminário de Guarulhos por ele criado e que os seus para-‐

-‐lou ao Folha do Ponto a intenção de fazer um pequeno museu na Matriz sobre o bispo morto.

Já no testamento espiritual, D. Luiz pede

retrospecto de minha vida, tenho consciência de que poderia ter sido melhor, menos pecador

e rico em misericórdia, conceda-‐me o perdão”.

seja por atitudes, eu tenha ofendido. A todos peço perdão. Não guardo ressentimento de quem quer que seja e se alguém se julgar cul-‐pado de algo, sinta-‐se totalmente perdoado”.

Bispo emérito de Guarulhos já pressentia a morte em 2009, quando escreveu um testamento material e outro espiritual, que o Folha do Ponto teve acesso com exclusividade

Às vésperas de completar 50 anos de Vida Sacerdotal – fui ordenado presbítero aos 29/06/1959 – já com

72 anos de idade, sentindo que estou cada vez mais perto de meu encontro com o Pai, a seu chamado, quero

reafirmar com todo o meu ardor, minha fé no Pai que me criou, no Filho que me salvou e no Espírito Santo que

consagrou pelo Batismo, pela Crisma e pelo Sacramento da Ordem no seu mais alto grau, o Episcopado.

Reafirmo minha fé em tudo quanto Cristo Jesus nos revelou e confiou à Igreja por Ele fundada, a Igreja

Católica, Apostólica Romana, verdadeira depositária da Revelação Escrita e Oral. Assim sendo, reafirmo a

minha Fé não só nas Escrituras Sagradas dos dois Testamentos, como também na Tradição Católica exercida

pelo Magistério da Igreja, em tudo o que ela propõe à nossa fé. Em especial quero manifestar minha devoção e

obediência ao Santo Padre o Papa, Cristo visível na terra.

Peço a Deus perdão de meus pecados e infidelidades. Num retrospecto de minha vida, tenho consciência de

que poderia ter sido melhor, menos pecador e infelizmente não fui. Peço a Deus, que é Pai e rico em misericór-

dia, conceda-me o perdão.

Peço perdão a todos que, seja por palavras, seja por atitudes, eu tenha ofendido. A todos peço perdão. Não

guardo ressentimento de quem quer que seja e se alguém se julgar culpado de algo, sinta-se totalmente perdoado.

Aos meus queridos padres, “fiéis colaboradores” de meu ministério, menina de meus olhos, que sempre

constituíram a minha maior preocupação, peço perdão se – no desejo de vê-los cada vez mais “padres”, mais

“pastores”, mais zelosos, mais apostólicos, mais santos – tenha exagerado no meu zelo, chegando a magoá-los

com minhas palavras ou atitudes. Peço que sejam misericordiosos comigo e me perdoem. Podem crer, posso ter

errado, sim, mas com uma vontade de acertar, fazer a vontade de Deus e ser fiel à minha missão. Se alguma vez

dei mau exemplo, perdoem-me.

Às Religiosas, esposas de Cristo, sempre solícitas pelo meu bem, que Deus as recompense por todo bem que

me fizeram. Além disso, confiou em suas preces, em sufrágio de minha alma.

Aos queridos seminaristas, deixo esta mensagem-testemunho: “Vale a pena ser padre”, desde que segundo

o coração de Deus. Coragem, não se deixem vencer pelo cansaço e nem desanimem diante das dificuldades – o

caminho de seguimento de Cristo é cheio de pedras e espinhos; Ele não prometeu facilidades a quem quisesse

segui-Lo, ao contrário, sentenciou: “quem quiser me seguir, tome a sua cruz e siga-me”. Rezem, estudem, en-

frentem as dificuldades. Tenham grande amor à Eucaristia que é a maior riqueza do sacerdócio e sejam devotos

da Virgem Santíssima, Mãe dos sacerdotes.

Recomendo-me à Santíssima Virgem, Imaculada Conceição que me acompanhou em toda a minha formação

presbiterial no Seminário menor “Maria Imaculada” de Ribeirão Preto durante seis anos; no Seminário maior

“Imaculada Conceição” do Ipiranga, nos estudos de Filosofia e Teologia. Por gratuidade de Deus, Ele me quis

Bispo da Diocese de Guarulhos, dedicada à “Imaculada Conceição”. Assim como ela, sempre unida a Cristo,

recebeu-O morto em seus braços, que Ela me recebe em seus braços quando o Pai me chamar.

A todos os padres, religiosos (as), seminaristas, a todos os diocesanos e amigos, peço a caridade de suas

preces em sufrágio de minha alma e peçam a Deus que seja misericordioso comigo, recebendo-me em sua glória.

EM NOME DO PAI, E DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM.GUARULHOS, 11 DE MARÇO DE 2009

+ LUIZ GONZAGA BERGONZINIBISPO DE GUARULHOS

Fotos: Alexandre Sone

GUARULHOS, DE 21 A 27 DE JUNHO DE 201210 A folha do passageiro

Especialwww.folhadoponto.com.br

“D. Luiz foi uma pessoa maravilhosa. Trabalho em um asilo e, há 14 anos, todas às terças-‐feiras, às 16h, ele estava lá, celebrando uma missa. Perdemos um pai e um amigo. Já sinto muita saudade”SALETE ALMEIDA, 74 ANOS, MORADORA DA PONTE GRANDE

“Foi uma perda dolorosa, Perdemos nosso líder reli-‐gioso. Agora temos que nos acostumar com a dor e a ausência. D. Luiz foi a nossa referência”

JOÃO DÁRCIO FILHO, EX-‐SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA DE GUARULHOS

abordo e a favor dos pobres foi exemplar. D. Luiz jamais será esquecido”OSVALDO FRUTUOSO, 59 ANOS, MORADOR DA VILA TIJUCO

“D. Luiz foi a verdadeira paz e a tranqüilidade. Um

causou um bom orgulho e valeu a pena; sempre vale a pena lutar pela vida. Ele vai fazer muita falta”

ARLENE CANTAGALLO, 60 ANOS, MORADORA DA VILA SÃO JORGE

Nunca reclamou de nada, estava sempre de bom humor. D. Luiz foi um grande pastor”

VALDECI MONTE, 49 ANOS, MORADOR DA VILA GALVÃO

D. Luiz foi um maravilhoso bispo, um homem que

CONCEIÇÃO SIQUEIRA, 66 ANOS, MORADORA DA BELA VISTA

GUARULHOS, DE 21 A 27 DE JUNHO DE 2012 11A folha do passageiro

Cidade www.folhadoponto.com.br

As candidatas vão disputar o título de Miss Guarulhos no dia 6 de julho no Adamastor

Casamento coletivo Mais de 8 mil pessoas lotaram no do-‐mingo (17) o Ginásio Thomeozão, no Bom Clima, para celebrar a união de 406 casais dos 495 inscritos no segun-‐do casamento coletivo organizado pela prefeitura com a parceria de várias empresas. A decoração com 30

vivas de anjos, duas árvores de velas e diversos arranjos surpreendeu. A marcha nupcial foi executada pela banda da Guarda Civil Municipal.

Queda de idososNeste mês em que se chama a aten-‐ção da sociedade para a violência contra a pessoa idosa, o Hospital Municipal de Urgências (HMU) lançou

-‐venção de quedas nessa faixa etária. Com o tema “O envelhecimento é um processo natural que acontece com todos, mas em cada um de modo di-‐ferente”, o grupo de trabalho que

-‐co-‐alvo no HMU pretende orientar e conscientizar pacientes e cuidadores sobre a importância de evitar esse tipo de acidente.

Festa Junina

acontece a tradicional Festa Junina da escola de samba Unidos do Para-‐venti. O local da festa será a praça Vinicius de Moraes, no Jardim Para-‐venti, a partir das 19horas. Entrada franca. Mais informações sobre a fes-‐ta podem ser obtidas pelo telefone

Taxistas capacitados

Sebastião Almeida entregará certi-‐-‐

pacitação aos taxistas selecionados para as novas vagas do Aeroporto, às

Monteiro Lobato s/n (altura do Par-‐que Cecap). O grupo formado por 80

-‐tro reserva foi capacitado pela Esco-‐

de Guarulhos.

Notícias pontuais

A tradicional sopa servida com

pão francês por R$ 0,50, no Res-‐

taurante Solidariedade Zilda Arns

(Restaurante Popular I), da Coor-‐

denadoria do Fundo Social de So-‐

lidariedade, retorna neste inverno

a partir desta quinta-‐feira (21). A

refeição será servida até o dia 21

de setembro, das 17h às 19h, de se-‐

gunda a sexta-‐feira. Como no ano

passado toda terça-‐feira a janta

saudável e nutritiva será de graça e

ainda acompanhada de boa música

ao vivo.

Elaborado por nutricionistas

o prato conta com verduras, le-‐

gumes, talos e folhas. O objeti-‐

vo é fornecer uma alimentação

saudável, balanceada, além de

combater o desperdício através

do aproveitamento integral dos

alimentos. Entre os ingredientes

serão incluídos carne de frango,

legumes e leguminosas (grãos,

lentilhas e feijão).

Os pães são produzidos pelos

professores da Padaria Pão Nosso

do Fundo Social. Os clientes po-‐

derão saborear 30 tipos de sopas

durante três meses como canja de

galinha, soja, legumes com fran-‐

go, feijão com macarrão, ervilha

seca, cremes de milho, abóbora

e mandioquinha, além dos caldos

verde e de espinafre.

ARNS -‐ O Restaurante Solida-‐

riedade Zilda Arns, no Macedo,

foi inaugurado em 2001, oferece

diariamente cerca de 1.000 refei-‐

ções completas. Desde sua funda-‐

ção já serviu mais de 2 milhões e

372 mil refeições entre desjejuns,

almoços, sopas e marmitex às ví-‐

timas das enchentes. Funciona de

segunda a sexta-‐feira, a partir das

11h.

ServiçoO Restaurante Solidariedade Zilda

518, Macedo

SOPA POR APENAS R$ 0,50;;

ÀS TERÇAS, O PRATO É GRÁTIS

A 7ª Parada Gay Guarulhos 2012, re-‐

alizada neste domingo (27), reuniu uma

multidão de aproximadamente 75 mil

pessoas que, acompanhada por quatro

trios elétricos, partiu da avenida Tan-‐

credo Neves rumo à praça IV Centenário

(Centro). Chamar atenção para a luta

contra a discriminação da população

-‐

xuais e travestis) foi o objetivo da mar-‐

cha que teve por tema “Para Garantir a

cidadania, vote contra a homofobia”.

O prefeito Sebastião Almeida e secre-‐

tários municipais, entre outras autori-‐

dades, participaram da caminhada que

contou também com militantes do mo-‐

Encerradas as inscrições

para o concurso de 2012, Miss

Guarulhos terá 34 candidatas.

No primeiro encontro reali-‐

zado no início desta semana,

o grupo, compareceram 26

delas. Os ensaios organizados

pelo Departamento de Turismo

-‐

34 mulheres querem ser Miss Guarulhosmeçaram na quarta-‐feira (20),

no Teatro Adamastor, local do

evento em 6 de julho. A entra-‐

da é grátis.

Almeida, que é a presidente

da comissão organizadora, de-‐

monstrou felicidade em poder

reativar o concurso e decla-‐

rou que o grupo reúne belas

jovens. “Vocês estão tendo a

chance de disputar um título

para representar a nossa cida-‐

A Miss Guarulhos, Marli So-‐

ares, participou do encontro

e falou de sua expectativa em

passar a faixa: “Esperei 11

anos por esse momento, mas

valeu à pena”. Ela detém o tí-‐

tulo desde 2000, última edição

do concurso. Os ensaios pros-‐

seguirão nos dias 24 e 26 de

junlho, e 02 e 03 de julho.

GUARULHOS, DE 21 A 27 DE JUNHO DE 201212 A folha do passageiro

Esportewww.folhadoponto.com.br

CATEGORIA VETERANOS (ATÉ 17 DE JUNHO)

CATEGORIA MASTER

Copa São João tem de 37 gols na rodadaA Copa São João de Futebol

de Veteranos teve prossegui-‐mento no domingo, dia 17, com seis jogos na categoria 35 anos e oito jogos na categoria 40 anos. A competição, que tem o apoio do presidente da Câmara Eduar-‐do Soltur, teve 37 gols na rodada.

Os resultados foram os se-‐guintes: na categoria 35 anos, pela chave A, Paulistano 2 X 1 Nóis é Nóis; GPM 3 X 1 Santos Du-‐mont; Vila Nova 1 X 1 Amizade.

Pela chave B, Unidos 1 X 0 Sem Compromisso; União Dutra 3 X 1 Grêmio Seródio; Ponte Preta 0 X 0 JK.

Na categoria 40 anos, os resul-‐tados foram: chave A, Ressaca 0 X 0 Negritude; União Dutra 2 X 1 Ve-‐loso; Bandeirantes 2 X 1 Sobera-‐na; Em Cima da Hora 2 X 1 Lavras. Pela chave B, Teimoso 3 X 0 Beira Rio; Enxuga Grama 5 X 2 Fortale-‐za; Vila Nova 1 X 1 Grêmio; Ponte Alta 2 X 0 Nova Intirana.

PRÓXIMOS JOGOS – Para o próximo domingo estão progra-‐mados os seguintes jogos, a partir das 10h: categoria 35 anos, cam-‐po do Paulista, JK e União Dutra; no campo do São João, Grêmio e Sem Compromisso; no campo do Grêmio, Unidos e Ponte Preta; no campo do Estrela, Amizade e GPM; campo do Soberana, Nóis é Nois e Santos Dumont; campo do Inocoop, Vila Nova e Paulistano.

Na categoria 40 anos, jogos a

partir das 8h, campo Ponte Alta, Grêmio e Ponte Alta; campo do Estrela, Enxuga Grama e Teimo-‐sos; campo do Grêmio, Fortaleza e Beira Rio; campo do Inocoop, Nova Itirana e Vila Nova; campo do São João, Em Cima da Hora e Soberana; campo do Dutra, União Dutra e Ressaca; campo do Portugal, Negritude e Veloso; e campo do Bondança, Lavras e Bandeirantes.

Corinthians é campeão paulistano futebol americano 2012

Invicto, o Corinthians Ste-‐amrollers garantiu no último domingo (17) o título paulista no futebol americano. O Timão venceu o Ribeirão Preto Chal-‐lengers, por 41 a 25, em partida realiza em Caucaia do Alto, em Cotia, e agora é bicampeão da Super Copa São Paulo.

Um dos destaques da equipe do Parque São Jorge foi o ator Alexandre Frota, que defende o Timão com a camisa 77.

A torcida Caucaiana compa-‐receu em peso para assistir o jogo e vibraram como se fosse no futebol normal a cada Tou-‐chdown.

GUARULHOS, DE 21 A 27 DE JUNHO DE 2012 13A folha do passageiro

Esporte www.folhadoponto.com.br

4ª COPA CRB TERÁ INÍCIO EM JULHOA 4ª Copa CRB 2012, do Parque

Continental II, acontecerá no iní-‐

cio do próximo mês. As equipes

que vão participar do torneio e ta-‐

bela dos jogos ainda serão divulga-‐

das. Os organizadores prometem

que o evento esportivo tenha o

mesmo sucesso da terceira edição,

mês passado.

equipe do Amigos do Gracinda e

Esporte Clube Nem Ligo. O jogo

aconteceu no campo do CRB. A

partida começou às 11h30 e con-‐

tou com torcida em massa dos

amigos, familiares e torcedores

dos dois times, além de aprecia-‐

dores de um boa competição de

futebol.

A equipe do Amigos do Gracinda

mostrou muita raça e determina-‐

-‐

do Vale dos Machados. Depois de

empatar por 1 a 1 no tempo regu-‐

lamentar, a equipe venceu por 5 a

3 na disputa de pênaltis.

“O importante de cada compe-‐

tição é a emoção” ressalta o vere-‐

ador Gileno, que, como apoiador

orgulhoso das duas equipes, pela

determinação e empenho, mos-‐

trando que o esporte sempre une

as pessoas.

O vereador Gileno (ao centro) entregou o troféu à equipe campeã da 3a Copa CRB

CidadeGUARULHOS, 21 A 27 DE JUNHO DE 201214 A folha do passageiro

GUARULHOS, DE 21 A 27 DE JUNHO DE 2012 15A folha do passageiro

www.mariblogandogeral.blogspot.comTÁ N O P O N T O !

CAÇA-PALAVRAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL 2012

43

Procure e marque, no diagrama de letras, as palavras em destaque no texto.

S A D A C I L P A I C M D H D E S F I L A R U S D V E E S A S P E N R E T N U B L A D O F M E O S C S N I H A I A A Ç A P D N P R I M E I R A S O E S S O H D B C O E U P B R P E T I S O N O S G L S V A C I N A S R B A R U L H E N T O S

Nos primeiros mesesDepois de alguns longos MESES de espera, é comum os PAIS quererem DESFILARlogo em suas PRIMEIRAS semanas de vida.

No entanto, o ideal é que, até os TRÊS meses, o BEBÊFECHADOS ou com muitas pessoas, como SHOPPINGS ou festas. Isso porque, até essa IDADE, as principais VACINAS ainda não terão sido APLICADAS. Além disso, o neném

DOENÇASpode se transformar em uma PNEUMONIA com muita facilidade.

Também devem ser evitados locais BARULHENTOS, com fumantes ou pessoas doentes. Passeios CURTOS são os mais recomendados para que não causem cansaço. Nada de CHUVA

NUBLADOSOLAR apropriado.

Y S A D A C I L P A W

E T Ç H L N I W H C I

H M Ã Q B Õ D X T H B

D E S F I L A R E U V

G S J G M M D F L V J

Z E L W L V E Y S A T

F S E P H D Ç E F G R

T R K N N E R C Ã K P

X N Ã E E T U E Ç R N

Q Z N U B L A D O W F

Z Õ S M S S Ã R I B E

O S E O R S G U I P C

S F V N I Ç I U A S H

A V T I Z P T A Y T A

Ç M K A H U Q M P M D

N P R I M E I R A S O

E P Õ D M X O Ç S L S

O X H D G Q M N H L S

D G Ã B F C L M O A Õ

Y S E W N U X B P Y L

K B P Z C R L Ã P C Q

E G Ã M U T A Z I C Z

Õ A Ç S Z O G V N R A

B Z M O P S M P G J J

à E S L P W U O S T K

Õ W V A C I N A S Z B

I F W R Ã A E P Ç B Õ

B A R U L H E N T O S

I T R M L L J Ç Q Ç X

J V S M W I Z T S K XILUST

RAÇÃ

O: AC

ERVO

EDIO

URO

Câncer -­ 21/06 a 21/07

Leão -­ 22/07 a 22/08

Virgem -­ 23/08 a 22/09

Libra -­ 23/09 a 22/10

Escorpião -­ 23/10 a 21/11

Capricórnio -­ 22/12 a 20/01

Aquário -­ 21/01 a 19/02

Sagitário -­ 22/11 a 21/12

Peixes -­ 20/02 a 20/03

Áries -­ 21/03 a 19/04

Touro -­ 21/04 a 20/05

Gêmeos -­ 21/05 a 20/06

-­-­-­

-­-­

“Minha Novela”

-­ -­

-­Cheias de Charme- 19h05, Globo

Amor eterno amor- 18h05, Globo

Avenida Brasil- 21h, Globo

Gabriela - 23h, Globo

Enviada por Sergio dos Santos / Cumbicaenvie também sua piada para [email protected]

-­-­

-­-­

-­-­

O Sogrão

CURTAS

Mari

HoróscopoGeremy Batins

“Vai assumir...”

Próximas Emoções...

Pensamento da semanaNão bastam os esforços e a coragem, se não se tem

um propósito e uma direção. (JOHN FITZGERALD KENNEDY)

“Sem vaidades”

“Antipatia”

“Separação”

GUARULHOS, 21 A 27 DE JUNHO DE 201216 A folha do passageiro