edição 140 - jornal união do abc

8
ANO 7 - Nº 140 www.uniaoabc.com.br ( (11) 4396-8833 | 2831-4247 R$ 1,00 UNIÃO DO ABC 14 A 21 DE SETEMBRO DE 2012 PÁGINA 4 PÁGINA 2 PÁGINA 3 PÁGINA 6 PÁGINA 3 PÁGINA 4 O São Bernardo Plaza Shopping, no bairro Ferrazópolis, atrás do Supermercado Walmart e na área da antiga fábrica da Brastemp, está voltado para as classes C e D. Foto: Fábio Silva Gomes Novos shoppings trarão empregos e investimento para a região do ABC Foto: Divulgação Esquecer facilmente das coisas pode ser falta de exercício para o cérebro. Por que esqueço tanto? A mortalidade infantil abrange os óbitos ocorridos no primeiro ano de vida. Foto: Divulgação Grande ABC tem queda na mortalidade infantil Novo centro de treinamento de tênis de mesa de São Caetano é considerado o mais moderno do Brasil. Foto: Assessoria/SCS São Caetano tem clinica de tênis de mesa para os melhores atletas do país Grandes concursos abrem inscrições neste mês Jornal União do ABC comemora 8 anos de história na região

Upload: uniaoabc

Post on 31-Jul-2015

738 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Já está nas ruas a edição 140 do Jornal União do ABC! Esta semana, o jornal traz como destaque os novos shoppings do ABC que trarão empregos e investimentos para a região. Além disso, o Grande ABC tem queda na taxa de mortalidade infantil. Saiba mais sobre o centro de São Caetano para treinamento de atletas do país e porque nós esquecemos tanto das coisas. Confira.

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 140 - Jornal União do ABC

ANO 7 - Nº 140 www.uniaoabc.com.br ( (11) 4396-8833 | 2831-4247 R$ 1,00

UNIÃO DO ABC14 A 21 DE SETEMBRO DE 2012

PÁGINA 4PÁGINA 2

PÁGINA 3 PÁGINA 6

PÁGINA 3PÁGINA 4

O São Bernardo Plaza Shopping, no bairro Ferrazópolis, atrás do Supermercado Walmart e na área da antiga fábrica da Brastemp, está voltado para as classes C e D.

Foto: Fábio Silva Gomes

Novos shoppings trarão empregos e investimento para a região do ABC

Foto: Divulgação

Esquecer facilmente das coisas pode ser falta de exercício para o cérebro.

Por que esqueço tanto?

A mortalidade infantil abrange os óbitos ocorridos no primeiro ano de vida.

Foto: Divulgação

Grande ABC tem queda na mortalidade infantil

Novo centro de treinamento de tênis de mesa de São Caetano é considerado o mais moderno do Brasil.

Foto: Assessoria/SCS

São Caetano tem clinica de tênis de mesa para os melhores atletas do país

Grandes concursos abrem inscrições neste mês

Jornal União do ABC comemora 8 anos de história na região

Page 2: Edição 140 - Jornal União do ABC

Administração, Redação e Publicidade: Av. Maria Servidei Demarchi, 1.898 - Demarchi - S.B Campo/SP CEP 09820-000 - Fone/Fax: (11) 4396-8833 / 2831-4247Diretoria: José de Lima Ribeiro Marleide Rosa de Lima

Circulação: São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano do Sul, Diadema,Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Fotolito e Impressão: Grafica Folha

[email protected] | [email protected]@uniaoabc.com.br | www.uniaoabc.com.br

Assessoria Jurídica: Dr. Jazanias Oliveira SantosAv. Santos Dumont, 761 - S. Loja - Casa Branca - Santo André - SPFone: (11) 2668-3045 / Cel.: (11) 7872-7501

Diagramação e Arte Final: Alessandro Bueno

Periodicidade: Semanal

O Jornal ‘União do ABC’ está registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial, sob o nº 827.225.180, no Registro de Títulos e Documentos Cível de Pessoas Jurídicas sob o nº 178.263,

“Os artigos não refletem a opinião deste jornal, sendo as opiniões e matérias de inteira responsabilidade de seus autores. Fica assegurado o direito de resposta a quem interessar, na forma do Artigo 5º incisos V da Constituição Federal.”.

Jornalistas:José de Lima Ribeiro MTB 56.758, Fábio S. Gomes, Giuliana MarthaFotos: Aylton Ribeiro e Lucas Lima

JORNAL UNIÃO DO ABCA2

UNIÃO DO ABC

Informação nunca é demais!

Mais que uma taxa

Jornal União do ABC comemora oito anos!

O Jornal União do ABC está completando oito anos. Acom-panho a trajetória desta empre-sa desde os primórdios, quando o jornal, ainda em formato tablóide, tinha baixa tiragem e apenas atingia alguns bairros. Sinto-me orgulhoso quando vejo nosso crescimento, en-quanto grupo de comunicação, e quando vejo que nossas notí-cias são referência de infor-mação e conhecimento para o público que atendemos.

Costumo dizer que o Jornal

Publicamos aqui no jornal a respeito da taxa de mortali-dade infantil, contudo, este índice vai além de uma pes-quisa, ela é mais valiosa do que simples números.

Partindo para um foco mais humano, é interessante ana-lisarmos que além de diminuir a quantidade de bebês mortos, isto demonstra também o pre-

É com muita satisfação que es-tamos nas vésperas do aniversário de oito anos do Jornal União do ABC. Com muita luta, muita de-dicação e muito esforço chegamos a mais esta conquista, sempre com muita fé em Deus, já que a pró-pria bíblia diz que querer é poder, àquele que confia em Deus!

SAÚDE/ESPORTE

Fábio Silva [email protected]

Giuliana [email protected]

José de Lima [email protected]

União do ABC é o jornal que mais conhece a região. Seja pelo fato de entrarmos de fato nos bairros para reconhecer os problemas e falar sobre as obras, seja pelo fato de dis-tribuirmos nossos exemplares nos semáforos e comércios de todo o ABC e atingirmos tanto o público estacionário quanto aquele de passagem. Estive ol-hando edições antigas e percebi nossa evolução, mas vi que nun-ca deixamos de lutar pelo públi-co que nos acompanha e tanto gosta do serviço que prestamos.

Obrigado a todos vocês por nos acompanharem e fazerem de nossa empresa mais que um jornal, um serviço de utilidade pública na região do Grande ABC. Com muita fé, dedicação e trabalho, conseguimos chegar até aqui. E o compromisso do Jornal União do ABC para com todos é o mesmo, desde sempre: trazer sempre o melhor conteú-do e a melhor informação, ou-vindo a sua opinião para nosso contínuo aprimoramento.

sente que é para uma mãe dar a luz ao filho e ele viver, até porque, não exista dor maior do que uma mãe perder um filho.

O índice aceitável é de 10 óbi-tos a cada 1000 bebês nascidos, conforme a OMS - Organização Mundial de Saúde. O ABC ob-teve bons resultados em relação à taxa, contudo, vale a pena lu-tar para diminuir mais e mais o número de óbitos.

Lutar a favor destas pequenas vidas não é tão difícil. Mesmo que fosse também, é de grande valia que sejam dadas orien-tações e palestras para a popu-lação, usando vacinas preventi-vas, criando planos de melhor atendimento médico na rede pública, proporcionando um saneamento básico entre outras funções para evitar ao máximo a mortalidade. Porque não há nada mais valioso neste mundo do que uma vida.

Assim, agradeço a todos aque-les que contribuíram para nosso crescimento nesta longa jornada. Colaboradores, patrocinadores, anunciantes, parceiros e, princi-palmente, leitores! É para vocês que desenvolvemos todo este tra-balho, levando a informação às sete cidades do ABC e ao mundo.

Teremos, no dia 21 de setembro, o nosso jantar. Você, que adquire o convite para participar da nossa festa, está fazendo o mesmo que se tivesse me ofertado uma barra de ouro! Nossa felicidade é poder encontrar a todos vocês em nossa grandiosa festa, com shows, jantar e prêmios de qualidade. O jornal União do ABC comemora 8 anos, mas quem ganha são todos vocês que contribuem para o crescimen-to deste importante veículo de co-municação do grande ABC.

Muito obrigado e boa leitura a todos.

EDITORIAL

Por Giuliana Martha

Por Giuliana Martha

Da Redação

Muitas pessoas acabam se per-guntando como fazer para não esquecer objetos, reuniões e compromissos com frequência. Aquela famosa frase “está fal-tando alguma coisa, mas eu não lembro o que era” pode ser falta de exercício para o cérebro.

A instituição Supera – Ginás-tica para o Cérebro vem se des-tacando em aperfeiçoar algumas performances escolares, profis-sionais e pessoais. Sendo assim, eles proporcionam algumas di-cas para melhorar o desempenho da memória.

A primeira delas é não deixar para depois. Se precisar fazer algo, faça-se lembrar. Criar situa-ções para forçar a lembrança tam-bém ajuda, como por exemplo,

Depois de longa dedicação, garra e perseverança, três admi-ráveis garotas de São Bernardo do Campo se tornam referencias no levantamento de peso. No dia 18 de agosto, aconteceu o Tor-neio Nacional de Levantamento de Peso, onde Amanda Oliveira, Larissa Antunes e Lilian Apare-cida, alcançaram a 2ª colocação geral, perdendo apenas para o ECP – Esporte Clube Pinheiro e ficando a frente do Palmeiras, que também é um grande time tradicional na modalidade.

As meninas representam o ASA – Associação Sambernar-dense de Atletismo. Amanda foi ouro na categoria 58 kg, Larissa também foi ouro, só que na cate-goria 63 kg e Lilian alcançou o bronze nos 75 kg. Elas treinam na academia Ki-Esporte, no Bat-tistini.

Para o técnico, Paulo José Mo-rassi, foi um resultado maravi-lhoso obtido em tão pouco tem-po. “Agora vamos trabalhar com o mesmo entusiasmo e melhorar a qualificação no Campeonato Brasileiro Junior Sub 23 que

Recentemente, a Unicamp--Universidade Estadual de Cam-pinas divulgou um estudo que avaliou cerca de 710 pessoas en-tre 17 e 25 anos de idade e cons-tatou que os jovens estão dor-mindo mal. O principal motivo é o uso noturno do computador.

O estudo aponta que 60% dos jovens dormem mal. De cada dez entrevistados, sete usam o computador das 19h30 à 00h, um horário desfavorável para quem deseja uma excelente noi-te de sono. “O que me estimula a ficar bastante tempo na frente do computador, principalmente à noite, são os inúmeros jogos disponíveis na rede, além dos sites de relacionamento. Só que no outro dia a preguiça toma conta”, confessa o estudante Henrique Cavalcanti.

De acordo com a psicóloga Gema Galgani Mesquita, au-tora do estudo, a luminosidade do computador, bem como a da televisão e a das lâmpadas, esti-mula os neurônios e desregula a liberação normal da melatonina, o hormônio do sono, consequen-temente alteram sua qualidade. O indicado para as pessoas de 17 a 25 anos é dormir de 7 a 8 horas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Esquecer facilmente das coisas pode ser falta de exercício para o cérebro.

Amanda (58 kg), Lilian (75 kg) e Larissa (63 kg), estão entre as três melhores do país em suas respectivas categorias.

De cada dez entrevistados, sete usam o computador das 19h30 à 00h, um horário desfavorável para quem deseja uma excelente noite de sono.

Por que esqueço tanto?

Garotas de São Bernardo tornam-se referência nacional no levantamento de peso

Pesquisa revela que 60% dos jovens dormem mal

colocar um bilhete na carteira, trocar o anel de dedo entre outros. Ter foco nas coisas realmente es-senciais também é importante,

pois, desta maneira, você estará aumentando sua disciplina.

Qualquer mudança para apri-morar a memória leva certo tem-

po e administração. O Método Supera trabalha em todos os aspectos que favorecem o racio-cínio, aumento da concentração e todas as áreas do cérebro são ativados proporcionando assim estímulos diferentes que agem de modo que seu cérebro esteja trabalhando, isto é, fazendo exer-cício. Esse método amplamente testado garante ao aluno um ga-nho significativo que se traduz em uma maior qualidade de vida.

Separar as coisas essenciais das acidentais é importante porque mudará o foco da sua lembran-ça. Coisas acidentais (de pouca importância) são geralmente as maiores ladras de tempo. Ape-gue-se ao necessário e importan-te, aquilo que de fato, precisa ser lembrado para obter sucesso nas questões de memória.

14 A 21 DE SETEMBRO DE 2012

será realizado no Rio de janeiro, em outubro. As medalhas trou-xeram um gosto de dever cum-prido, agradeço as meninas por terem confiado em mim, pois, juntos chegaremos mais longe”.

Hoje, o clube ASA se torna re-ferencia nacional neste esporte, na qual ainda não é muito di-

por noite, entretanto a quantida-de varia de acordo com o bem--estar de cada indivíduo.

O orientador da pesquisa, e membro do Departamento de Neurologia das Clínicas da USP, Dr. Rubens Reimão, aler-ta quanto aos prejuízos de uma noite mal dormida. “As conse-quências são muito sérias e vão desde falhas no aprendizado até à alteração comportamen-

vulgado. Para o auxiliar técnico, Francisco Irlandio da Silva, “as meninas estão treinando duro e com muita dedicação. Com me-nos de seis meses, temos expec-tativas que a melhora seja ainda maior, as atletas estão entre as três melhores do país em suas respectivas categorias”.

tal”, afirma o neurologista.“Muito utilizado pelos jovens e

principalmente por caminhoneiros para tentar inibir o sono, o rebite dá uma sensação falsa de lucidez, e os resultados são os números alar-mantes de acidentes. A utilização destes estimulantes causa depen-dência e é totalmente ilegal” ressal-ta o Dr. Rubens Reimão.

A longo prazo, uma noite mal dormida pode surtir danos

Além disso, Paulo e Francis-co comentam que ainda faltam materiais adequados, pois é um esporte que eles custam caro. Fu-turamente, a equipe quer ampliar este projeto, que vem dando certo, buscando alcançar a população carente, obtendo assim, a inclusão social por meio do esporte.

irreversíveis à saúde, como o surgimento de doenças no es-tômago e cardiovasculares.

Dicas para uma excelente noite de sono

- Evitar o uso excessivo de álcool;- Alimentação leve e evite ingerir

alimentos durante as 2 horas que antecedem o horário de dormir;

- Manter regularidade no horário;- O ambiente deve ser silen-

cioso e calmo.

Page 3: Edição 140 - Jornal União do ABC

JORNAL UNIÃO DO ABC A3

Diretoria do SEC ABC e convidados posam para foto ao lado do prefeito Aidan Ravin na sede do sindicato, em Santo André

A mortalidade infantil abrange os óbitos ocorridos no primeiro ano de vida.

Da Redação

Por Giuliana Martha

No último dia 03/09 (segunda--feira), o prefeito de Santo An-dré e candidato a reeleição, Dr. Aidan Ravin, visitou a sede do Sindicato dos Comerciários do ABC para apresentar suas pro-postas e explanar sobre as obras realizadas em seu governo.

Durante a reunião, onde esti-veram presentes todos os dire-tores e convidados, Aidan tam-bém rebateu a boataria feita ao governo que corre pela cidade. Sempre bem humorado, apro-veitou o momento também para responder as perguntas da platéia e falar sobre as princi-pais reivindicações que tem escutado pelas ruas da cidade.

Dentre os assuntos aborda-dos, destacaram-se a mobilida-de urbana e a saúde, bem como

Nos últimos 11 anos, a taxa de mortalidade infantil caiu no Grande ABC. Contudo, somente São Caetano do Sul e São Bernar-do do Campo alcançaram a meta considerada aceitável pela OMS (Organização Mundial de Saú-de), que seria de 10 bebês mortos a cada 1000 nascidos. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

São Caetano alcançou o nú-mero de 6,9 mortes a cada mil crianças nascidas. Mesmo os outros cinco municípios não tendo conseguido atingir a meta da OMS, a região consegue su-perar taxas de países como Ar-gentina, México e Uruguai.

São Bernardo atingiu o segun-do lugar na pesquisa com índice de 9,8 crianças. Esta redução é expressamente significativa

Foto: Lucas Lima

Foto: Divulgação

Diretoria do Sindicato dos Comerciários do ABC e Região recebe Dr. Aidan

Grande ABC tem queda na mortalidade infantil

14 A 21 DE SETEMBRO DE 2012 POLÍTICA/REGIONAL

a população na criação de cre-ches de atendimento às crian-ças em tempo integral, um be-nefício à mãe trabalhadora”.

Na mesa principal, estavam presentes o presidente do sin-dicato, Sr. Minervino Ferreira, o vice-presidente, Sr. Lourival Cristino, e os diretores Jonas e Daniel, além do ex-vereador e candidato a uma vaga na Câ-mara, Dr. Samuel Siqueira. Para Aidan, é muito importan-te estabelecer esse contato com as entidades sindicais, pois es-clarece as dúvidas dos muníci-pes enquanto trabalhadores e cidadãos. Já os srs. Minervino e Cristino, da presidência do SEC ABC, vêem o encontro como algo que fortalece a de-mocracia, trazendo as questões da cidade para a casa do traba-lhador. A meta é trazer ao sin-dicato todos os prefeituráveis.

dimento medico ambulatorial (pré-natal, puericultura), hospi-talar (baixa, média e alta com-plexidade) também são muito importantes. A educação se faz prioridade a este e a quase todos os problemas que sofremos”.

O médico salienta que na maioria das vezes, a mãe não apresenta dificuldade para en-gravidar novamente, contudo, o apoio da família e um acom-panhamento psicológico são muito favoráveis.

explanações sobre a Cidade Pirelli, o Estádio Bruno Daniel

para a cidade. Em 1990, a mor-talidade infantil era de 32 óbitos e desde então, este número foi declinando conforme os anos.

O município de Santo André

e o Cine Teatro Carlos Gomes. Destacou, ainda, que a cidade

atingiu o índice de 12,2 mortes, seguido por Diadema, Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires e Mauá, que ficou em última colocação en-tre as sete cidades, com 14,1 crian-

possui a 2ª melhor merenda do Estado e falou sobre a constru-

ças mortas a cada mil nascidas.Causas - De acordo com o

ginecologista e obstetra Celso Gissoni, a mortalidade infantil abrange os óbitos ocorridos no

ção de 10 creches na cidade. “Nossa meta, agora, é atender

1º ano de vida e as principais causas tem sido as infecções pulmonares e intestinais, pro-vocadas por vírus, bactérias e infestações (verminose).

Gissoni comenta que podemos evitar à mortalidade infantil com atendimentos e orientação a saúde da população, usando vacinas preventivas das ende-mias/epidemias, saneamento básico, educação e condições de alimentação e sobrevivência aos tutores e as crianças. “Aten-

Cidade:Quantidade de óbitos a cada 1000 nascimentos:

São Caetano 9,87 óbitosSão Bernardo 6,8Santo André 12,2Diadema 12,8Rio Grande da Serra 13,6Ribeirão Pires 13,9Mauá 14,1

Equipe do Jornal União do ABC, que conta com mais de 25 colaboradores desde a diagramação até a distribuição gratuita nos semáforos.

O Jornal União do ABC passou por diversos formatos e projetos graficos desde o embrião do veículo, que surgiu na cidade de Limeira-SP, com o nome de Jornal União dos Bairros.

Por Fábio Silva Gomes

De um pequeno informativo a um jornal semanal de boa tira-gem, que circula impresso em todo o ABC e eletrônico em di-versas partes do mundo. Assim é o Jornal União do ABC, que surgiu da idéia e do sonho dos

Foto: Lucas Lima

Foto: Giuliana MarthaFoto: Lucas Lima

Jornal União do ABC comemora 8 anos de história na regiãoirmãos José de Lima Ribeiro e Antonio de Lima Ribeiro em abrir uma empresa de comunica-ção para informar a população.

O embrião do jornal surgiu na cidade de Limeira-SP, com o jornal União dos Bairros. A idéia foi trazida por José de Lima Ribeiro – mais conhe-

cido como Lima – para São Bernardo do Campo, em 2004. O crescimento da empresa, do jornal e da região o fez evoluir para Jornal União do ABC, que está na edição de nº 140.

Hoje, são distribuídos pelos semáforos do ABC, toda se-mana, 36.000 exemplares de

jornal, gratuitamente. O site do jornal (www.uniaoabc.com.br) é atualizado todos os dias e milhares de e-mails cadastrados recebem a versão eletrônica do jornal impresso. Para comemorar seu sucesso como veículo de informação na cidade, o jornal promove

todo ano um jantar show na Rota do Frango com Polenta, em São Bernardo. A festa do ano passado contou com apro-ximadamente 1400 pessoas.

Para este ano, a grandiosa festa de aniversário do Jornal União do ABC está programa-da para o dia 21 de setembro.

Além do show musical, es-tão inclusos coquetel, jantar, churrasco, bebidas, sobreme-sas, estacionamento e sor-teios, sendo que os convites estão a venda. Para maiores informações, ligue 4396-8833 ou envie e-mail para [email protected]

Hoje, são distribuídos pelos semáforos do ABC, toda semana, 36.000 exemplares de jornal, gratuitamente.

Page 4: Edição 140 - Jornal União do ABC

JORNAL UNIÃO DO ABCA4 REGIONAL/EMPREGO 14 A 21 DE SETEMBRO DE 2012

O prédio permaneceu parado por muito tempo devido aos problemas na divisão do imóvel, já que cada lojista era dono de seu espaço.

Após 36 anos parado, o viaduto do km 22,5 da Rodovia Anchieta, denominado Moysés Cheid,enfim, foi inaugurado.

O São Bernardo Plaza Shopping, no bairro Ferrazópolis, atrás do Supermercado Wal Mart e na área da antiga fábrica da Brastemp, está voltado para as classes C e D.

Por Fábio Silva GomesDa Redação

Por Fábio Silva Gomes

Abandonado e sem funcionar há mais de dez anos, o prédio do Best Shopping tornou-se um problema para os moradores do entorno da Chácara Inglesa. O prédio permaneceu parado por muito tempo devido aos proble-mas na divisão do imóvel, já que cada lojista era dono de seu espa-ço. Assim, o problema foi levado ao Orçamento Participativo (OP) do município e houve uma reu-nião no mês de agosto em que o Best foi citado pelos munícipes.

Na reunião estiveram presentes o prefeito e o administrador do prédio em questão. Tendo sido abordada a hipótese da constru-ção de duas torres comerciais no lugar, parte dos moradores questionou a transação comercial e o zoneamento, já que o Jardim Chácara Inglesa é um loteamen-to estritamente de residências.

Após 36 anos parado, o viaduto do km 22,5 da Rodovia Anchie-ta, denominado Moysés Cheid, enfim, foi inaugurado no último dia 13/09. Com a inauguração do viaduto, o cruzamento em nível para quem trafega pelo Viaduto Padre Fiorente Elena (km 23,5) com destino à Avenida Capitão Casa será eliminado a partir do dia 22. A alça de acesso naquele local continuará recebendo veículos da Rodovia Anchieta somente no sentido bairro Demarchi.

O viaduto começou a ser re-cuperado pela prefeitura em ju-

O Grande ABC é um grande mercado consumidor. A região deixou de ser o ambiente fabril do passado para se tornar referên-cia em comércio e serviços. Hoje, o morador das sete cidades não precisa ir apenas para São Paulo a fim de adquirir bens de consu-mo e até de buscar lazer.

Diadema e São Caetano rece-beram shoppings que se torna-ram referência em suas cidades (Praça da Moça e São Caetano Plaza Shopping). Os shoppings de Santo André, já tradicionais, tem investido continuamen-te em melhorias. O Shopping Metrópole, em São Bernardo, passou por recente (e grande) remodelação, e o Mauá Plaza Shopping está no mesmo ca-minho, com as obras que vem recebendo de ampliação.

Foto: Fábio Silva Gomes

Foto: Assessoria/SBC

Foto: Fábio Silva Gomes

Moradores da Chácara Inglesa cobram posição sobre Best Shopping

Viaduto do km 22,5 da Via Anchieta é entregue em São Bernardo

Novos shoppings trarão empregos e investimento para a região do ABC

“Nosso imposto é mais alto por estarmos em uma área residen-cial, então precisamos cobrar que não haja comércio aqui. O bairro não pode ser descaracterizado e, mesmo na atual situação, já temos problemas com carros que param em frente às nossas garagens, por exemplo”, diz a advogada Fernanda Antunes, moradora do local desde 1989. Ela assinala que falta uma fiscalização mais efetiva na cidade e que peque-nos problemas demoram muito a ser resolvidos. “Passei quatro meses para que instalassem aqui uma placa de proibição de esta-cionamento de caminhões. Até carta registrada para a Secretaria de Transportes e Vias Públicas eu tive que mandar”, diz.

Outra moradora que questiona o zoneamento local e a área do Best Shopping é a representan-te comercial Mônica Carballo, moradora do local há 27 anos.

lho do ano passado. Para a con-clusão da obra, foi necessário remanejar as redes de energia (Eletropaulo), gás (Comgás) e água (Sabesp).

A via, que terá mão dupla, irá melhorar o acesso ao km 22,5. Hoje, o motorista que segue do Centro em direção à Ave-nida Capitão Casa é obrigado a transpor a Via Anchieta pelo km 23, cruzando com o movi-mento de saída da rodovia, uma manobra considerada perigosa.

A intervenção contribuirá ain-da para melhorar a fluidez e a se-gurança do trânsito no entorno, beneficiando a população que circula pela Via Anchieta e em

Ela faz parte de um grupo que está montando um abaixo-assi-nado para a retirada das aulas de auto-escola do local, outra reivindicação antiga dos mora-dores. Sobre o Best, ela sugere: “poderiam fazer ali um centro cultural, um teatro, uma biblio-teca... algo com horário restrito e que, hoje, com certeza, faz muita falta para o bairro”, diz.

As moradoras ouvidas por nos-sa reportagem citaram comen-tários sobre a existência de uma comissão para tratar, especifica-mente, do Best Shopping. “Se ela existe, no entanto, não sabemos onde ela se reúne, nem quando, pois os muitos moradores jamais foram comunicados das ativida-des, tornando desconfortável a situação de querermos se posi-cionar e não haver forma”, disse Mônica. A reportagem entrou em contato com a prefeitura do mu-nicípio e aguarda resposta.

direção ao Centro e aos bairros Ferrazópolis, Assunção, Demar-chi, dos Casa, entre outros.

Quem segue do Centro de São Bernardo com destino ao Bairro dos Casa deverá aces-sar a Via Anchieta sentido São Paulo e, em seguida, a alça do viaduto do km 22,5. E o mo-torista que vem do Bairro dos Casa com destino à Via An-chieta sentido São Paulo utili-zará o novo acesso do viaduto.

Os pedestres também serão beneficiados. Foi instalada uma passarela metálica ao lon-go e à esquerda do novo via-duto, no sentido Avenida Pre-sidente João Café Filho.

Da RedaçãoAqueles que prestarão con-

cursos este final de ano pre-cisam ficar de olho no calen-dário. Até novembro serão realizadas provas de concur-sos importantes como do Fun-do Nacional de Desenvolvi-mento da Educação (FNDE), Agência Nacional de Águas (ANA), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Na-turais Renováveis (Ibama), Câmara dos Deputados, Mi-

Grandes concursos abrem inscrições neste mês

nistério da Fazenda e Minis-tério do Planejamento, Orça-mento e Gestão.

Os candidatos devem ficar atentos ao prazo de inscrições, da escolaridade estabelecida e local da vaga. Além disso, é necessário atenção para a data da prova objetiva, pois ao es-colher mais de um concurso, o dia do exame pode coincidir com o do outro, fazendo com que candidato tenha que optar por um dos concursos.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Na-

turais Renováveis (Ibama) e o Ministério da Fazenda, a prova será aplicada no mesmo dia, 21 de outubro. O exame da Agên-cia Nacional de Águas (ANA) foi remarcado para o dia 11 de novembro. No dia 18 de no-vembro, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Ministério do Planejamento, Or-çamento e Gestão aplicarão suas provas. No dia 2 de dezembro, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Tribunal de Jus-tiça do Estado de São Paulo apli-carão as provas objetivas.

VEJA AS PROVAS PREVISTAS PARA SETEMBRO15/09 16/09 22, 23, 24 e 25/09 30/09-Laboratório Nacional de Astrofísica (prova nos dias 15, 16 e 24 de setembro)

- Conselho Federal de Química

- Agência Nacional do Cinema (Ancine)

- Câmara dos Deputados

- Empresa de Pesquisa Energética (EPE)

- Exército - Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo

- Instituto Federal de Edu-cação, Ciência e Tecnolo-gia de São Paulo

- Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)

- Exército - 63 vagas para oficiais

- Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

- Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (provas de 24 a 28 de setembro)

- Exército - 5 vagas para capelães

- Marinha - Marinha - 1.620 vagas para fuzileiro naval (prova no dia 25 de se-tembro)- Receita Federal (prova nos dias 22 e 23 de se-tembro)

Mas os olhos de quem aguar-da novidades em termos de shoppings estão voltados para o São Bernardo Plaza Shop-ping, no bairro Ferrazópolis, atrás do Supermercado Wal Mart e na área da antiga fábri-ca da Brastemp. Voltado para as classes C e D, tem previ-são para ser inaugurado em novembro e contar com cerca de mil empregos diretos. Atu-almente, 2.500 trabalhadores atuam na obra, que é também motivo de readequações em duas avenidas do entorno: Ro-tary e Albert Schweitzer.

O shopping contará com quatro andares com 225 lojas, 30 espaços de alimentação, oito salas de cinema, incluin-do projeção 3D e 2.400 vagas de estacionamento. De acor-do com a BRMalls, empresa responsável pelo shopping, o “município possui diversos

estímulos que garantem ser um diferencial para diversas marcas se instalarem no novo centro de compras” e lista: “mercado imobiliário aque-cido, parque industrial forte-mente ativo, um dos melhores PIB do Estado de São Paulo, e uma população com baixos índices de desemprego.”

Golden Square – Construído na área do antigo Golden Sho-pping, na Av. Kennedy, o Sho-pping Golden Square será um centro de compras para a clas-se A. O empreendimento terá 230 estabelecimentos entre lo-jas, restaurantes e cinema, dis-tribuídos por três pavimentos, além de estacionamento com 1700 vagas. O investimento total é de R$ 280 milhões e administradora do shopping é a Squarestone Brasil.

Page 5: Edição 140 - Jornal União do ABC

JORNAL UNIÃO DO ABC A5

Trabalhadores se reuniram na manhã de domingo em Mauá, cumprindo edital publicado no dia 20 de agosto de 2012

Mobilização reuniu mais de 300 pessoas em Mauá e conseguiu o compromisso do novo sindicato em não invadir a base de sindicatos já existentes

Da Redação

No último dia 09/09, uma ação realizada na cidade de Mauá marcou a criação do Sindicato dos Vendedo-res Ambulantes do ABC, o SIND-AMBULANTES/ABC e uma mobilização en-volvendo outros sindicatos. Na ocasião, foi realizada assembléia na Rua Messias Ramos de Oliveira, 26, Bair-ro Santa Rosa, em Mauá-SP, atendendo o edital publicado no dia 20 de agosto de 2012. A primeira chamada ocorreu às 9h30 e a segunda chamada às 10h30.

O edital de criação do novo sindicato citava trabalhadores

que pertencem aos Comerci-ários do ABC e aos Hotelei-ros de Santo André e região. Assim, criou-se uma mobi-lização, já que os sindicatos entendiam haver uma invasão em suas bases. “Nos preocu-pava.”, disse Minervino Fer-reira, presidente do Sindicato dos Comerciários do ABC (SEC ABC).

A comissão pró-fundadora reconheceu que estava inva-dindo as bases dos sindicatos já organizados: comerciá-rios e hoteleiros do ABC. Os membros da comissão reco-nheceram ao afirmarem que o propósito não é atingir as categorias dos Comerciários do ABC, nem a dos Hotelei-

Sindicato dos Comerciários do ABC se mobiliza em assembleia e impede invasão da base

Foto: Lucas Lima

Foto: Lucas Lima

disseram que o propósito não era atingir outras bases. De fato, acho importante a criação do sindicato para que sejam atendidos os anseios dessa categoria tão sofredo-ra e perseguida. São gente como nós, que precisam de organização para ter vez e voz. “Dada essa conversão e convergência, a conclusão foi ótima”, finalizou Cristino. A Assembleia contou com mais de 300 pessoas e acabou por volta das 11h30.

ros de São André e Região, e sim criar um sindicato para representar os vendedores ambulantes do ABC, foi fei-ta a leitura do edital com as devidas retificações e assim foi fundado o SIND-AMBU-LANTES/ABC.

O evento contou com o apoio da FECOMERCIÁRIOS (Fe-deração dos Comerciários de São Paulo), e sindicatos, como os Sindicatos dos Comerciá-rios do ABC, São Paulo, Mogi das Cruzes, Presidente Ven-ceslau, Santos e região, bem como o Sinprafarma-SP (Sin-dicato dos Práticos de Farmá-cia de São Paulo), o Sindicato dos Vigilantes do ABC, o Sin-dicato dos Hoteleiros de Santo André e região e o Sindicato dos Hoteleiros de São Bernar-do e Diadema, Sindicato dos

trabalhadores de informática (Sindesp), Presidente Pruden-te, SEC São José dos Campos.

Lourival Cristino, vice-pre-sidente do SEC ABC, comen-tou: “nossa mobilização per-mitiu que a invasão a outras categorias já regulamentadas como comerciários e Hote-leiros do ABC não ocorresse. Com apoio dos companhei-ros sindicalistas e nossa as-sistência jurídica, tivemos o resultado esperado: o reco-nhecimento dos interessados na criação do novo sindicato se dispuseram a abrir mão publicamente, da parte que afetava os comerciários e os hoteleiros, ficando exclusi-vamente com os ambulantes propriamente ditos”. Tal ação terminou, inclusive, com o apoio do SEC ABC. “Eles

SINDICAL14 A 21 DE SETEMBRO DE 2012

A família e os amigos se reuniram no Restaurante Moisa’s, no Jardim Cláudia, em São Bernardo.

Da Redação

Morador de São Bernardo desde 1967, Valdomiro Fer-reira de Souza é um dos mui-tos migrantes mineiros que escolheu São Bernardo para viver. Morador do Jardim do Lago, passou pelas áreas da construção civil, metalúrgica e

pela prefeitura da cidade. Foi o pioneiro por trazer a São Ber-nardo uma grande família, que se reuniu em boa parte para comemorar seu aniversário no último dia 31/08.

A família e os amigos se reuniram no Restaurante Moisa’s, no Jardim Cláudia, em São Bernardo. Foi servido

Valdomiro Ferreira comemora seu aniversário com festa

Foto: Dino Santos

um grande almoço, simples, mas muito encorpado. Um dos que esteve presente na comemoração foi o advoga-do e ex-secretário de Obras e Serviços Urbanos de São Ber-nardo, José Cloves da Silva, sobrinho do aniversariante.

Por ter ajudado a criar José Cloves, nascido em MG e mi-

grado pequeno para São Ber-nardo, Valdomiro abriu mão de projetos políticos para apoiar sua candidatura a vereador. Disse a todos que o presente que mais anseia é ver o so-brinho eleito, por isso pediu o esforço contínuo de todos que estão o apoiando.

Page 6: Edição 140 - Jornal União do ABC

JORNAL UNIÃO DO ABCA6 SINDICAL/REGIONAL 14 A 21 DE SETEMBRO DE 2012

Novo centro de treinamento de tênis de mesa de São Caetano, considerado o mais moderno do Brasil.

Da Assessoria/SCS

O novo centro de treinamento de tênis de mesa de São Caeta-no, considerado o mais moder-no do Brasil, recebe nesta se-mana uma clínica preparatória para o Aberto do Brasil das ca-tegorias infantil e juvenil, que será disputado no próximo mês no Rio de Janeiro.

O termo clínica é utilizado no esporte para uma atividade em conjunto, geralmente com categorias de base, onde um professor referente na modali-dade passa seus ensinamentos para todos os participantes. No caso da clínica de São Caeta-no, o português Ricardo Farias é quem está administrando o evento preparatório.

Foto: Assessoria/SCS

São Caetano tem clinica de tênis de mesa para os melhores atletas do país

Destaques no cenário mun-dial, os jovens valores de São

Caetano Hugo Calderano, Vitor Ishiy, Bruna Takahashi e Letícia

Nakada são as principais apos-tas no campeonato nacional.

Muitos pedestres não somente de São Bernardo, mas nas sete cidades sofrem com calçadas irregulares, desestruturadas e perigosas para o passeio público.

Por Giuliana Martha

Já não são de hoje os pro-blemas nas calçadas em São Bernardo. Algumas estão sujas com entulhos e lixo, em outras existem grandes buracos, desní-veis e deformações. Estes pro-blemas acabam resultando em acidentes com idosos, deficien-tes e crianças, além de dificultar na ida e vinda de cada pedestre.

É expressivo o descontenta-mento da população. Além dis-so, poucos sabem das normas estabelecidas pela ABNT (As-sociação Brasileira de Normas Técnicas) a qual diz para que o passeio público seja feito cor-retamente, com fiscalização e controle. É chamado Desenho Universal, ele especifica pa-drões para a mobilidade social e direciona para a manutenção e adequação dos passeios.

Contudo, as administrações públicas tendem a criar pro-

jetos e melhorias somente nas regiões centrais do município. Dentro dos bairros a situação continua gritante. O morador Ortheu Della Croce reside em São Bernardo do Campo há mais de 55 anos e comenta que demorou aproximadamen-te oito meses para a prefeitura arrumar a calçada que ele ti-nha notificado e entrado com o processo. “O problema não é somente a desestruturação, são os riscos que ela causa. Uma vizinha minha caiu por causa de um buraco e se machucou. Ninguém irá pagar os custos de remédios ou futuros proble-mas, a rua está melhor do que as calçadas”.

Conforme o arquiteto e urba-nista Pedro Paulo Copeinski, a responsabilidade do passeio público adequado é sempre do poder público. “A prefeitu-ra faz o passeio com apenas 1 metro de largura e isto preju-

Calçadas de São Bernardo estão inadequadas e pedestres reclamam dos riscos

Foto: Lucas Lima muito profunda em relação ao eixo do pavimento asfáltico, isto também prejudica a mobi-lidade urbana, principalmente quando chove.

Copeinski comenta que é possível readequar as calçadas, criar projetos para impor limi-tes de largura e degraus, remo-delar o plano urbanístico com custo baixo. “É necessário rea-dequar o plano urbanístico em vários aspectos como melho-rando a sinalização das ruas, questão do meio ambiente, colocando mais árvores, dimi-nuir as propagandas e tudo isso com materiais bons e baratos”.

Entramos em contato com a prefeitura de São Bernardo para saber se existe algum pro-jeto para readequar as calçadas do município tanto nas regiões centrais da cidade, mas tam-bém dentro dos bairros. Até o fechamento desta edição, não houve respostas.

dica as pessoas, o necessário seria de 2 metros e onde tiver maior fluxo de pessoas, no mí-nimo 2,5 metros”.

Em geral, São Bernardo é uma cidade com topografia acidentada, havendo grandes dificuldades para locomoção

de pedestres, em especial, por questões de degraus. Além dis-so, a sarjeta é feita para dar re-forço na guia, contudo, ela fica

Presidente do SINTHORESP, Francisco Calazans, conseguiu uma conquista história para a categoria ao viabilizar acordo entre empresa e trabalhadores

Da Redação

Uma conquista histórica em prol dos trabalhadores da rede McDonalds foi mérito de mais uma vitória do Sintho-resp (Sindicato dos Trabalha-dores no Comércio e Serviços em Geral de Hospedagem, Gastronomia, Alimentação Preparada e Bebida a Varejo de São Paulo e Região). Com o novo acordo firmado entre o sindicato e a empresa Arcos Dourados Comércio de Ali-mentos Ltda., funcionários da rede de alimentação em 34 cidades terão assegurados o pagamento dos pisos da cate-goria, num acordo que vinha sendo negociado há meses.

A partir de agora, fica ex-tinta a jornada móvel e está assegurado o pagamento que lhes é de direito. Pela forma anterior, praticada pela mul-tinacional sem a anuência do sindicato, os trabalhadores vinham recebendo somente pelas horas trabalhadas (esca-

Foto: Arquivos Sinthoresp

Acordo entre Sinthoresp e McDonald’s garante jornada e salários em 34 municípios de SP

la móvel). Isso resultava em salários menores e bem abai-xo do piso estipulado para a categoria. Em paralelo às ne-gociações, o Sinthoresp havia desencadeado uma série de ações denunciando os abusos trabalhistas da empresa.

Uma das frentes de ação da entidade sindical foi junto ao Legislativo. O sindicato, por meio de seu presidente Francisco Calasans Lacerda, realizou atos na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e no Congresso Na-cional, onde o senador Paulo Paim (PT-RS) teve atuação destacada em relação à ques-tão. Depois do acordo, e fora outros benefícios, o salário fi-cou em R$ 769,26 para maio-res de 18 anos com jornada de 44 horas semanais e R$ 629,40 para os menores de 18 anos que trabalham como aprendizes em jornada de 36 horas semanais.

Page 7: Edição 140 - Jornal União do ABC

JORNAL UNIÃO DO ABC A7POLÍTICA/REGIONAL14 A 21 DE SETEMBRO DE 2012

Ossamá Sato posa para foto na frente do ónibus do personagem Xaropinho, que afirmou a ele todo o apoio durante a campanha

O evento contou com cerca de 250 pessoas, entre elas muitas lideranças da cidade, além do deputado estadual Orlando Morando

Da Redação

Da Redação

Os moradores de São Ber-nardo foram surpreendidos na quarta-feira, 05/09, com a passagem do ônibus do perso-nagem Xaropinho, do Progra-ma do Ratinho (SBT) que veio para São Bernardo dar apoio ao candidato a vereador pelo DEM, o mágico Ossamá Sato.

Quem passou nas principais avenidas da cidade ouviu Xa-ropinho pedir votos para Ossa-má Sato. Algumas pessoas que estavam esperando o ônibus no ponto ficaram surpresas ao ver o boneco gritando o seu bordão “Ô loco, meu!” e em seguida dizendo: “para termos mais educação e cultura, votem em Ossamá Sato, meu amigo”. O boneco cantava junto o j ingle do candidato. As crian-

Na último dia 05/09 (quar-ta-feira), houve a inaugura-ção do comitê do candidato a vereador Junior Moreira no bairro de Rudge Ramos, em São Bernardo.

O evento contou com cerca

Personagem Xaropinho vem a São Bernardo dar apoio a Ossamá Sato

Júnior Moreira inaugura comitê em São Bernardo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

ças que passavam pelas ruas gritavam e acenavam para Xaropinho. Até mesmo o pre-feito Luiz Marinho, em sua caminhada próximo ao Paço Municipal, se assustou com o grito do personagem, dizendo: “ Estou aqui para apoiar Ossa-má Sato para vereador e Luiz Marinho para prefeito, que é sucesso!”

Xaropinho disse que as propos-tas do amigo Ossamá Sato vão ao encontro de seus ideais: “levar educação de qualidade e cultu-ra para nossas crianças e nossos jovens, pois são eles o futuro de uma cidade melhor.”. Disse co-nhecer o homem e o caráter de Ossamá Sato, tendo certeza que fará uma ótima vereança.

“Fico muito feliz pela recep-tividade que tenho recebido

da população, pois as pessoas adoram meu trabalho na te-levisão e sei que posso fazer um ótimo trabalho também na Câmara dos Vereadores. Faço trabalho social há mais de 24 anos em creches, asilos, bairros periféricos, hospitais (Fundação ABC Oncologia) e projetos como Teleton, Band é Vida, Mc Dia Feliz, Ressoar e outros”, disse Ossamá Sato.

Ossamá Sato, além de ator, má-gico e empresário, é professor for-mado pela Universidade São Judas Tadeu, e quer dar continuidade ao trabalho do seu tio e padrinho Kiyoshi Tanaka, que foi vereador por três mandatos e presidente da Câmara Municipal de São Bernar-do do Campo. Para conhecer me-lhor suas propostas, acesse: www.ossamasato.com.br.

Loteado nos anos 1970 pela família Assad em duas etapas, conta hoje com cerca de 450 lotes e aproximadamente 2.800 pessoas, em área estritamente residencial, monitorada 24h pelo sistema de vigiliância implantado

Por Fábio Silva Gomes

Quando se fala em demandas urbanas, um dos pontos mais citados é a segurança pública. A tranqüilidade nas ruas do bair-ro e a sensação de estar seguro ao entrar e sair de casa tem sido algo raro na maioria dos lugares ultimamente. E é por isso que, em alguns casos, a chegada da vigilância monitorada tem sido bem vinda, sobretudo quando há empenho e organização.

O Parque Espacial é um exem-plo clássico disso. Loteado nos anos 1970 pela família Assad em duas etapas, conta hoje com cerca de 450 lotes e aproximadamente 2.800 pessoas, em área estrita-mente residencial. Há 14 anos, o bairro conseguiu adequar sua vigilância particular e, aos pou-cos, ir modernizando o serviço. Hoje, pelas suas quatorze ruas e quatro entradas, um efetivo de 18

Foto: Fábio Silva Gomes

Vigilância monitorada do Parque Espacial é referência na região

e solícitos, são elogiados pelos moradores, que em cerca de 98% votaram – na época – pela instala-ção das cancelas nas entradas do loteamento. “Vejo como algo ex-tremamente importante e exem-plo a ser seguido. Somos uma ilha na metrópole, e isso é um privilé-gio para os moradores. Com mais segurança, com certeza a qualida-de de vida da população é maior”, diz o dentista Marcos Alvarenga, morador do bairro há 13 anos.

Fechamento das vias: A prefei-tura de SBC, por meio da Secre-taria de Transportes e Vias Públi-cas, informa que a implantação de bloqueio (cancelas) no viário é permitida, mas precisa de au-torização/aprovação do Departa-mento de Engenharia de Tráfego, pois há a necessidade de verificar a área a ser implantada, de modo que não atrapalhe ou interfira na circulação tanto de pedestres quanto na movimentação de veí-culos (circulação da região).

pessoas cuida da segurança da re-gião, em contato direto com a po-pulação e com a polícia, quando existe necessidade. Um automó-vel e duas motos realizam ronda pelas vias e câmeras de monito-ramento mostram o movimento

de entrada e saída do loteamento e também em seu interior, além da constante comunicação entre as bases e agentes.

Áureo Nogueira coordena o grupo de vigilância há 14 anos. Ele explica que o Parque Espa-

cial não é um condomínio e to-dos têm livre acesso. “Os carros entram e saem do bairro sem problemas. São monitorados, mas não são parados na entrada, nem na saída. É um monitora-mento sem qualquer constrangi-

mento, visando garantir apenas a segurança, total e plena, dos moradores e daqueles que estão aqui dentro. Trata-se de um bol-são de segurança”.

O sargento da PM reformado Wilton Pessoa também esteve presente na organização do gru-po, desde o início. Ele diz que o começo foi bastante difícil e que passou quase um ano sem férias, não se desligando nem aos finais de semana para estar com a famí-lia. O resultado do empenho deu muito certo e a quantidade de cri-mes caiu de três a quatro por mês para seis em quatorze anos, valo-rizando os imóveis e aumentando a qualidade de vida da população.

Embora não seja a função pri-mordial da monitoria, os “guar-diões” do bairro salvaguardaram momentos importantes, como diversos casos de salvamentos de emergências (infartos e acidentes, por exemplo) e até resgate de ani-mais perdidos. Sempre educados

de 250 pessoas, entre elas mui-tas lideranças da cidade, além do deputado estadual Orlando Morando. A festa foi marcada também com o encontro de to-dos os carros que estão com os adesivos do candidato Junior Moreira. Júnior mostrou-se fe-

liz com os resultados da cam-panha, que tem atingido todos os bairros do município.

O comitê fica na Av. Se-nador Vergueiro, 4476, no Bairro Rudge Ramos, São Bernardo do Campo.

FACULDADE ANCHIETA (6 DIPLOMAS EXTRAVIADOS)A Faculdade Anchieta, inscrita no CNPJ sob o n°.03.159.063/0001-83 estabelecida à Rua Atlântica, 700 na cidade de São Bernardo do Campo - SP, declara para os devidos �ns que, no mês de maio/2012 foram extraviados 6 (seis) diplomas registrados sob os números: 70286; 70287; 70288; 70289; 70290 e 70291 e demais documentos constantes do processo. Os referidos registros serão cancelados e em caso de dúvidas, favor contatar o diretor da Faculdade através do telefone 28231000-1033 ou do e-mail [email protected]

FACULDADE DE TECNOLOGIA ANCHIETA (12 DIPLOMAS EXTRAVIADOS)A Faculdade de Tecnologia Anchieta, inscrita no CNPJ sob o n°. 06.188.917/0001-48 Rua Senador Vergueiro, 505 na cidade de São Bernardo do Campo - SP, declara para os devidos �ns que, no mês de maio/2012 foram extraviados 12 (doze) diplomas registra-dos sob os números 70292; 70293; 70294; 70295; 70296; 70297; 70298; 70299; 70300; 70301; 70302 e 70303 e demais documentos constantes do processo. Os referidos registros serão cancelados e em caso de dúvidas, favor contatar o diretor da Faculdade através do telefone 28231000-1033 ou do e-mail [email protected]

EDITAL

Page 8: Edição 140 - Jornal União do ABC

JORNAL UNIÃO DO ABCA8 SOCIAL 14 A 21 DE SETEMBRO DE 2012

O SIMOC (Sindicato dos Motoristas Cegonheiros) realizou uma grandiosa festa no Restaurante Flor-estal, em comemoração aos trabalhadores da categoria.

Reuniu mais de duas mil pessoas entre trabalhadores, suas famílias e parceiros do sindicato. Também estiveram presentes membros de sindicatos de outras partes do Brasil e até outras categorias.

O empresário Sandoval Alves de Oliveira juntamente com Paula Bernardes e Islania Kássia.

Da Redação

A noite da última sexta-feira de agosto (31) foi de festa para os motoristas cegonheiros de São Bernardo do Campo. O SIMOC (Sindicato dos Moto-

O empresário Sandoval Alves de Oliveira prestigiou, no últi-mo dia 31, a festa do motorista cegonheiro no Restaurante Flo-restal Demarchi. Amigo da cate-

Foto: Lucas Lima Foto: Lucas Lima

Foto: Lucas Lima

Festa do Motorista Cegonheiro reúne mais de 2000 pessoas

Sandoval prestigia festa dos motoristas cegonheiros

ristas Cegonheiros) realizou uma grandiosa festa no Res-taurante Florestal que reuniu mais de duas mil pessoas entre trabalhadores, suas famílias e parceiros do sindicato. Além dos cegonheiros de São Ber-

goria, tanto no sindicato laboral quanto no patronal, acredita que o progresso da categoria em São Bernardo trouxe à cidade recur-sos, serviço e desenvolvimento.

nardo, também estiveram pre-sentes membros de sindicatos de outras partes do Brasil e até outras categorias, como o SIMECAT-GO, SIMOCEMG--MG, SINDCOM e outros.

A diretoria do SIMOC, recep-

Sandoval elogiou também o serviço do Restaurante Florestal durante a festa, evidenciando o bom atendimento prestado sem-pre pela rota dos restaurantes.

cionando a todos, mostrou-se muito feliz com os resultados. Adalberto Pinto, presidente do sindicato, ressaltou a im-portância do sindicato para a categoria e as ações que tem conquistado. Jacks Douglas,

vice-presidente, enfatizou o grande número de vitórias que o sindicato tem conseguido, sendo a festa uma forma de co-memorar tudo isso.

No evento, todos puderam se divertir com o jantar dançante ao

som das duplas Erick & Maycon e Luiz Gustavo & Rafael. Nesta, que foi a segunda festa da cate-goria organizada pelo sindicato, também foram realizados sor-teios de diversos prêmios, dentre os quais dez motos 0km.

O encontro deixou a família ainda mais próxima já que, muito grande e espalhada, raramente podia se encontrar

Por Fábio Silva Gomes

No último mês de agosto, a família Vertamatti (ou Ver-tematti, pois existem as duas grafias) de São Bernardo do Campo se reuniu na Vila Duzzi em comemoração ao aniversá-rio de 91 anos de D. Carmela Vertematti, hoje a pessoa mais idosa da família na cidade. Membros de diversos ramos da família estiveram presentes no

encontro, organizado pelo ir-mão Alcides Vertematti e pelo sobrinho Fábio Vertamatti, grande entusiasta da história sambernardense e proprietário da Pizzaria Al Canton.

Na semana seguinte, família e amigos se reuniram nova-mente, desta vez em comemo-ração ao aniversário de Arlette Capoletto Vertamatti e Fábio Vertamatti Filho.

O encontro deixou a famí-

Família Vertamatti reúne parentes e amigos em São Bernardo

Foto: Fábio Silva Gomes

lia ainda mais próxima já que, muito grande e espalhada, ra-ramente podia se encontrar. Ao receber a reportagem do Jornal União do ABC, Fábio frisou que pretende continuar com os encontros da família, chegada a São Bernardo do Campo no fi-nal do século XIX. Fábio coor-dena, mensalmente, o encontro das famílias antigas da cidade em sua pizzaria, toda última segunda-feira de cada mês.

Dr. Ricardo Camilo Bussab

O consumidor, ao contratar ou adquirir qualquer plano de saúde, deve saber que existe uma entidade do gover-no, chamada ANS-AGENCIA NACIONAL DE SAU-DE, que regula e determina as regras para as empresas.

Dentro destas regras, a que mais se tem destaque é a utilização de consulta médica pela rede referenciada ‘convênio médico’, onde a dificuldade para marcar con-sulta em tempo rápido praticamente não existe, quando, na maioria as consultas são marcadas para 60dias.

Entretanto, a ANS-AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE obriga que os planos de saúde tenham um pra-zo máximo de 14 dias para consultas médicas.

Ou seja: A ANS proibe que os planos de saúde marquem consulta após 14 (quatorze) dias para outras especializa-das, sendo 7 (sete) dias para clinica médica e cirurgia

Sugestão: O consumidor deve ligar para a ANS, no telefone gratuíto, 0800-701-9656, e proceder a reclamação quando o seu plano de saúde e seus res-pectivos médicos não respeitarem os prazos infor-mados pelo órgão do governo.

Entenda melhor sobre a relação dos planos de saúde com o consumidor

O advogado Dr. Ricardo Camilo Bussab.