edição 1195

12
Edição 1.195 Ano 24 R$ 2,50 - 30 de abril e 1º de maio de 2016 - e-mail: [email protected] Editor Geraldo Polezze Ferroviário Trabalhador Estelionato V ereadores demoraram 100 dias para investigar causa do rompimento de reser- vatório da Vila Xavier, mas, não conseguiram concluir sobre cul- pa de diretor ou prefeito. Cabe ao Ministério Público concluir sobre eventual negligência que matou duas mulheres e espa- lhou danos morais. Daae reali- za tarefas alheias ao sistema de abastecimento de água. Isso conta e decorre de ausência de vereadores com força para de- fender o interesse popular. Exigem-se políticos sérios Aumentar problemas para Temer significa desafiar a ca- pacidade de a população dar a volta por cima. Bom senso é o mínimo que se espera dessa categoria. Página 02 Várias modalidades, a maioria na pista da Av. 36 onde homens e mulheres mostraram garra e determinação. Aci- ma de resultados técnicos, valeu a con- fraternização. Um grande momento da relação humana tão carente de toque, olhar e palavra carinhosa. Experiência Os Jogos dos Idosos ganharam o aplauso da presidente Zi Barbieri Sucessão na ACIA: Jano- ne na cadeira de Renato Haddad. Página 02 Pref. Trentim em Brasília agiliza verba para Santa Lú- cia. Página 08 Faleceu, terça- feira (26), 93 anos, Profa. Olinda Othon Montanari , primeira verea- dora de Arara- quara (notas). Página 10 Maria Antonia, em nome da família, agradece manifestações de carinho quando do passamento de Wagner Padovani (Peixinho) e convida para Missa de 7º Dia, nesta segunda-fei- ra(2), 19h30, Igreja de Santa Cruz. Para celebrar "Dia do Ferro- viário", neste sábado (30), have- rá encontro no Museu da Estra- da de Ferro, das 9 às 13 horas, com entrada grátis. Haverá expo- sição de maquetes de ferreomo- delismo de Araraquara, vídeos e fotos sobre o tema. Museu se lo- caliza na Estação Ferroviária. Parque do Pinheirinho será palco de homenagem ao Dia do Trabalho com Banda Cambaio e Flor de Abóbora. Gratuitamente a partir das 13h indo até 17 horas. O prefeito Marcelo Barbieri convida trabalhadores e famílias de Ara- raquara e região para a Festa do Trabalhador. Hospital Estadual Américo Brasiliense registra boletim de ocorrência sobre familiares de pacientes da UTI abordados por golpistas. A equipe médica aler- ta que o hospital não cobra por nenhum tipo de consulta, exame, cirurgia e/ou medicamentos to- dos pelo SUS, grátis. Só nesta semana duas datas sig- nificativas: Educação e Trabalho com cidadania. Página 12 Cronista fala das moças em trajes menores e bumbo-garrafão na escola de samba. Página 05 Progresso Galhardo Critica governador sobre “Gato na Merenda” e Roberto Massafera fi- cará uma fera. Página 04 Márcia Lia

Upload: jornal-de-araraquara

Post on 29-Jul-2016

278 views

Category:

Documents


35 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 1195

Edição 1.195 Ano 24 R$ 2,50 - 30 de abril e 1º de maio de 2016 - e-mail: [email protected] Editor Geraldo Polezze

Ferroviário Trabalhador Estelionato

Vereadores demoraram 100dias para investigar causado rompimento de reser-

vatório da Vila Xavier, mas, nãoconseguiram concluir sobre cul-pa de diretor ou prefeito. Cabeao Ministério Público concluirsobre eventual negligência quematou duas mulheres e espa-lhou danos morais. Daae reali-za tarefas alheias ao sistema deabastecimento de água. Issoconta e decorre de ausência devereadores com força para de-fender o interesse popular.

Exigem-se políticos sériosAumentar problemas paraTemer significa desafiar a ca-

pacidade de a população dara volta por cima. Bom senso

é o mínimo que se esperadessa categoria. Página 02

Várias modalidades, a maioria napista da Av. 36 onde homens emulheresmostraram garra e determinação. Aci-ma de resultados técnicos, valeu a con-fraternização. Um grande momento darelação humana tão carente de toque,olhar e palavra carinhosa.

Experiência

Os Jogos dos Idosos ganharam oaplauso da presidente Zi Barbieri

Sucessão na ACIA: Jano-ne na cadeira de RenatoHaddad. Página 02

Pref. Trentimem Brasíliaagiliza verbapara Santa Lú-cia. Página 08

Faleceu, terça-feira (26), 93anos, Profa.Olinda OthonMontanar i ,primeira verea-dora de Arara-quara (notas).

Página 10

Maria Antonia, em nome da família,agradece manifestações de carinhoquando do passamento de WagnerPadovani (Peixinho) e convida paraMissa de 7º Dia, nesta segunda-fei-ra(2), 19h30, Igreja de Santa Cruz.

Para celebrar "Dia do Ferro-viário", neste sábado (30), have-rá encontro no Museu da Estra-da de Ferro, das 9 às 13 horas,com entrada grátis. Haverá expo-sição de maquetes de ferreomo-delismo de Araraquara, vídeos efotos sobre o tema. Museu se lo-caliza na Estação Ferroviária.

Parque do Pinheirinho serápalco de homenagem ao Dia doTrabalho com Banda Cambaio eFlor de Abóbora. Gratuitamente apartir das 13h indo até 17 horas.O prefeito Marcelo Barbieri convidatrabalhadores e famílias de Ara-raquara e região para a Festa doTrabalhador.

Hospital Estadual AméricoBrasiliense registra boletim deocorrência sobre familiares depacientes da UTI abordados porgolpistas. A equipe médica aler-ta que o hospital não cobra pornenhum tipo de consulta, exame,cirurgia e/ou medicamentos to-dos pelo SUS, grátis.

Só nesta semana duas datas sig-nificativas: Educação e Trabalhocom cidadania. Página 12

Cronista fala das moças em trajesmenores e bumbo-garrafão naescola de samba. Página 05

Progresso GalhardoCritica governador sobre “Gato naMerenda” e Roberto Massafera fi-cará uma fera. Página 04

Márcia Lia

Page 2: Edição 1195

JORNAL DE ARARAQUARAwww.jornaldeararaquara.com.br

SÁBADO E DOMINGO30 DE ABRIL E 1º DE MAIO DE 201602

Editor: Geraldo Polezze - MTb 9.886Registrado no Cartório Civil sob o nº 36.264PABX:(0xx16) 3332-1002End. Corresp.: Rua Ceará, 1063Araraquara - SP.CEP 14810-165

Diretora Administrativa: Marilene VolpattiHome page: www.jornaldeararaquara.com.bre-mail: [email protected]/jornaldeararaquarayoutube: Jornal de AraraquaraImpressão: Jornal “O Liberal” Americana

Publicação semanal da empresa“Jornal de Araraquara Ltda”.

JORNAL DEARARAQUARA

Editorial

Bom sensoLançado emAraraquara Projeto‘Livro no Ponto’visando incentivara leitura. “Retireum livro e leia àvontade, se preferirleve-o para casa.Quando acabar,devolva no pontoe pegue outro. Setiver em casa livrojá lido doe e dê achance de maisalguém conhecera história”.

Vacinação

Cultura

Contra gripecomeça nestesábado (30), comorientação daSecretaria Estadualde Saúde indoaté 20 de maio.As doses serãodistribuídas nos33 postos, além doServiço Especial deSaúde de Araraquara(Sesa) que funcionade segunda a sextadas 7h30 às 16h30.Neste sábado(30)crianças e idosos.

Ao assumir a presidênciada Associação Comerciale Industrial de Arara-

quara, nesta semana (25 deabril), José Janone Júnior enal-teceu o trabalho de RenatoHaddad que cumpriu seis anosà frente da instituição-mãe dosempresários. Janone citou in-vestimentos patrimoniais comoprincipal obra de Haddad.

Em cerimônia protocolar(em função da reforma e am-pliação da sede), o empresárioJosé Janone Júnior assumiu apresidência da ACIA dizendoque aceitou assumir o cargoconsiderando a união em tor-no dos propósitos da entidade,

ressaltando o companheirismocomo ponto principal.

O novo presidente elogiouRenato Haddad que “firmousua administração na valori-

zação do patrimônio”. Houveuma preocupação em realizaro sonho que pertenceu a váriospresidentes: dotar a sede de ele-vador para atendimento aos trêsandares. Além desse melhora-mento o projeto da arquitetaDagmar Bizzinotto contem-plou a reforma dos Auditórios“Vicente Michetti” e “Beneve-nuto Colombo”, criando meiospara o acesso dos portadores dedeficiência e banheiros espe-ciais.

Um legadoSegundo Janone “Renato

deixa um legado para a histó-ria da ACIA que em junho

completará 82 anos de funda-ção”. O ex-presidente fez ques-tão de agradecer aos funcio-nários pelo empenho durantesua gestão. “A contribuição decada um foi significativa e senão houvesse o espírito deequipe não teríamos atingidonossos objetivos”, concluiu Re-nato Haddad.

A foto da posseSaudação de Janone Júnior

como presidente da ACIA, aolado de Renato Haddad e dos di-retores Antonio Junquetti eJefferson Thadeu Barroso. Onovo mandato vai até abril de2019. (Agência Marzo)

Temos que buscaro fortalecimentoda ACIA através

de ideias,sugestões ediálogo em

defesa da classe,diz Janone Júnior.

Com a falta de emprego e escassez de dinheiro,tudo parando num ritmo horroroso surge denovo a torcida para que o país deixe de patinar

e tome o rumo certo, sem ações individuais ou gru-pais tipificadas pelo Código Penal.

Com 180 dias praticamente certos para saída da pre-sidente, o pessoal do governo anuncia barreiras paraprejudicar o período destinado a Michel Temer, mas,

se esquece de que o poder vem do povo e qualquerobstáculo construído, com motivação partidária, vaiprejudicar o dono desse poder, justamente o povo.

Os políticos precisam pensar na importância da in-vestidura passageira, limpar a área com dignidade emostrar que são cidadãos de verdade até nova eleiçãopara disputar o poder. Sempre se apoiando nas nor-mas democráticas do Estado de Direito.

José Janone Júniornovo presidente da ACIA

Page 3: Edição 1195

03SÁBADO E DOMINGO30 DE ABRIL E 1º DE MAIO DE 2016

JORNAL DE ARARAQUARAwww.jornaldeararaquara.com.br

AgendaSábado (30)

Teatro Municipal- 10h Recital das 10: 1ª parte Coral Ani-ma Christi – reg. Jefferson Scherrer; 2ªparte Pedro Paulo Avelino (piano).

Projeto “Cultura na Praça”

Praça Scalamandré Sobrinho(Arena da Fonte)

- 14h “Profeta Gentileza- O Chacrinhadas Calçadas” - Papapumpá de Sapa-teado.

Praça da Igreja Santa Ângela- 16h “Profeta Gentileza - O Chacrinhadas Calçadas” Papapumpá de Sapa-teado.

Praça da Igreja São Geraldo- 18h “Profeta Gentileza - O Chacrinhadas Calçadas” (...).

SESC- 13h Literatura Feira de Troca de Livros.Aqui ninguém paga e todo mundoleva. Traga um livro ou gibi para doare pegue outro. Com Cristiane Pereira,instrutora do Curumim, Área de Leitura.- 20h Teatro “Primus”, no terceiro mi-lênio homem depara-se com as ques-tões que sua própria evolução gerou.Teatro, acima de 12 anos: R$ 5,00 (Cre-dencial Plena); R$ 8,50 (Aposentado,pessoa commais de 60 anos); R$ 17,00(Inteira).

Domingo (1º)

SESC- 13h Feira de Troca de Livros. Com Cris-tiane Pereira, instrutora do Curumimna Área de Leitura.

1º de Maio no Pinheirinho- 13 às 17h “Festa do Trabalhador” Gru-po Cambaio - Flor de Abóbora.

Projeto "Choro das Águas" - Fonte- 16h recreação infantil e contação dehistórias.- 18h show com Família StudioMusical.

SESC- 16h Música “Crockodilo Rock” coma proposta de tocar os grandes suces-sos do rock nacional da década de 80.Na Rua de Serviços, grátis.- 11h30 Infantojuvenil (projeto teatra-da) “Tupililiques” com Cia. Repentis-tas do Corpo, no Teatro, grátis (Crian-ças até 12 anos e credencial plena) -com retirada de ingresso individual apartir das 9h30; R$ 5,00 (Aposentado,pessoa com mais de 60 anos, defi-ciência, estudante e servidor da esco-la pública); R$ 10,00 (Inteira).- 14h Cinema - “My name is now: ElzaSoares”. Elza em casa cara a caradiante do espelho, no Teatro, grátis. In-gresso 1 hora antes.

CinemasProgramaçãoaté 04 de maio

Mogli - O menino loboMoviecom 1: Dublado: Diaria-mente, sessão às 19h.Moviecom 2: Dublado: Seg, Ter,Qua, Quin e Sexta-feira, sessões às16h20 e 21h. Sábado, Domingo eFeriados, sessões às 14h10, 16h20e 21h.

Capitão América:Guerra Civil

Moviecom 4 (3D): Dublado: Seg,Ter, Qua e Sexta-feira, sessões às15h20 e 18h20. Sábado, Domin-go e Feriados, sessões às 15h20 e18h20.Moviecom 4: Legendado: Diaria-mente, sessão às 21h20.Moviecom 5 (3D): Dublado: Seg,Ter e Qua, sessões às 16h45 e19h40. Sábado, Domingo e Fe-riados, sessões às 13h50, 16h45e 19h40.

Batman VS Superman:A origem da Justiça

Moviecom 1 (3D): Dublado: Dia-riamente, sessão às 21h10.Moviecom 3: Dublado: Diaria-mente, sessão às 16h15.

Em nome da LeiMoviecom 2: Nacional: Diaria-mente, sessão às 18h30.Cine Lupo 1: Legendado: Terça eQuarta-feira, sessões às 19h e21h15. Sábado e Domingo, ses-sões às 16h30, 19h e 21h15.

O Caçador e aRainha do Gelo

Moviecom 1 (3D): Dublado: Seg,Ter, Qua, Quin e Sexta-feira, ses-são às 16h40. Sábado, Domingoe Feriados, sessões às 14h20 e16h40.Moviecom 3: Dublado: Diaria-mente, sessões às 19h15 e 21h40.Cine Lupo 2: Legendado: Sábadoe Domingo, sessões às 16h30 e21h15. Terça e Quarta-feira, ses-são às 19h.

ZootopiaMoviecom 3: Dublado: Sábado,Domingo e Feriados, sessão às14h.

O Filho de SaulCine Lupo 2: Legendado: Sábado,Domingo, Terça e Quarta-feira, ses-são às 21h15.

O jornal recebeu a programaçãodiretamente dos promotores.

internautaPancadaria

As manifestações pelo paísestão mais violentas, nívelbaixo. Tomo como exemploo caso da esquerdista queurinou e defecou em fotode determinado deputadofederal, em plena luz dodia na Avenida Paulista.Para animar, a miss bum-bum, esposa do ministrode Turismo tirando fotossensuais em gabinete domarido e divulgadas emrede social. Tudo isso rodao mundo e envergonhanosso povo. Brasil virauma meleca. (Sandra)

ViolênciaA criminalidade assolando eAraraquara não é exceção.Muitos roubos e homicí-dios, insegurança se tornainsuportável. Alguns brasi-leiros estão deixando o país,mas, isso não é solução. Fi-

car e transformar, missão decidadania, mas, é tristepensar no que fizeram co-nosco. (José Eduardo)

Pisca-piscaImpressionante a quanti-dade de semáforos na Ala-meda Paulista. Um emcada esquina. Podematé dizer que é uma ondaverde. Mas realmenteprecisava de um em cadaesquina? (Isaura)

PalmasMuito bom o projeto “Livro noPonto”. Trata-se de incentivoà leitura. Mas como falta edu-cação, correu pelas redes so-ciais fotos que ao invés de li-vros no compartimento colo-caram lixo. Somos país de 3ºmundo, mesmo. (Evandro)

RéuCircula pelas redes so-

ciais, origem site Estadão,que prefeito de Araraqua-ra é réu em ação do Mi-nistério Federal do Traba-lho por suposta falha nacontratação de OS (Orga-nização Social) para a saú-de. Réu aqui, ainda podemerecer recurso, mas, noprocesso das lousas porque a Justiça não dá pros-seguimento? (Nim)

InadimplentePrédios e locais públicos fe-chados, por falta de energiaElétrica. Araraquara está semdinheiro para pagar CPFL epor que continua com ummontão de aspones? Aindaagora, vereadora que ocu-pava cadeira de Edna Mar-tins foi convidada pelo pre-feito Marcelo para um car-go. Com o nosso santo di-nheirinho. (Gildinha)

A Campanha Nacional deVacinação Contra a Gripe 2016,que se inicia neste sábado(30), incluirá na primeira eta-pa de imunização os idosos, al-terando o calendário. Dessa for-ma, a primeira etapa distribuiráas doses para idosos, crianças,entre seis meses e cinco anosde idade, gestantes, puérperase trabalhadores da saúde. As 33unidades de saúde e o ServiçoEspecial de Saúde de Arara-quara (Sesa) funcionarão nes-

te sábado (30) das 8h às16h30. A vacinação em pessoascom doenças crônicas seráantecipada para o dia 09 demaio. De acordo com a Vigi-lância Epidemiológica, a cam-panha foi dividida em grupos,pois a Secretaria Estadual deSaúde enviará doses por etapas.A divisão dos grupos prioritá-rios também segue determi-nação do governo estadual. Aquantidade total de vacinasnão foi divulgada.

Pontos de VacinaçãoO período total da campa-

nha de vacinação, atendendotodos os grupos prioritários,deve seguir até o dia 20 demaio. As doses serão distri-buídas nos 33 postos de saúdedo município, além do Servi-ço Especial de Saúde de Ara-raquara (Sesa), que funcionade segunda a sexta-feira, das7h30 às 16h30.

(Comunicação -Prefeitura Araraquara)

O seufilho

ainda vaiestudar aqui

1ª etapa

Idosos serão vacinadosForam incluídos na fase para crianças e gestantes

Page 4: Edição 1195

JORNAL DE ARARAQUARAwww.jornaldeararaquara.com.br04 SÁBADO E DOMINGO

30 DE ABRIL E 1º DE MAIO DE 201604

Av. Dr. Leite de Moraes, 1066 - Vila Xavier - Araraquara

Site: www.tetonovo.com.br - e-mail [email protected]

Fone: 3301-2299

Apoio Cultural

Parabéns aosaniversariantes

30- Ana Claudia CabreraVentrilo01- Lucca Ramos CamargoPereira e Beatriz RamalhoRodrigues02- Maria Aparecida Teixeira eSimone Cristovão Brizolari03- Daniel Simões04- Carlos Alberto Balbino eMaria Rosa C. Furtado06- Bruno Bortolli, SebastiãoCarlos O. dos Santos e JoãoBatista Charaba07- Regina Celia S. Lapena08- Marcos Martelo

Droga Centro- João Orávio de Freitas -

Onde você recebede presente o J.A.

Está palpável a rotineira falta de di-nheiro nos cofres da prefeituraameriliense, mas, falta também

criatividade. A cidade não se comunica eganha interrogações. A prefeita Cleide Ber-ti Ginato, com seu conhecimento e ex-

periência (luta pela emancipação políti-coadministrativa com eleição do pri-meiro prefeito, Antonio Pavan; vereado-ra de várias legislaturas; presidente da Câ-mara e prefeita por três mandatos), ob-viamente poderia dar nova dimensão ao

seu derradeiro mandato. Fica evidenteque está contrariada na cadeira executi-va, mas, bem que poderia fechar seu ci-clo público commenos espinhos. Capa-cidade não lhe falta, fica bem sublinha-do. Até porque faltam só 8 meses...

Contra número de vereadores e sa-lário de cada representante. Issoé aplaudido pela população onde

uma parte está sem amanhã, isto é, sememprego, sem salário e alguns vivendoda “Bolsa Família”. Povo sem grana e ve-

reador ganhando salário fora da reali-dade. NÃO é justo, isso é ofensivo às fa-mílias que pagam impostos.

População de Rincão dá a receita paraAmérico, Araraquara e outras cidades quepossuem vereadores comprometidos

com a política, alguns subordinados aoprefeito e a certeza de salário robus-to para reunir energia em nova elei-ção. Até porque aonde a maioria dosvereadores vai encontrar “boquinha”tão auspiciosa?

Américo tem falta de grana eexcesso de vereadores: 13!?

Rincão joga contra

Bombeiros: jornada especial

Márcia lamenta vício

Ogovernador sancionou,nesta semana, Projeto deLei que amplia a Diária

Especial por Jornada Extraordi-nária de Trabalho para o Corpode Bombeiros e Defesa Civil.“Ganha sociedade, com maiorefetivo no policiamento osten-sivo, preventivo. Ganha a boa

gestão porque você pode rapi-damente dispor demais policiaisem circunstâncias que se pre-cise de um contingente maiorem determinado local. E ga-nha o policial militar que temuma remuneração maior. Éum ganha-ganha de todos oslados”, disse o governador.

Adeputada estadualMárcia Lia voltou acobrar que a Assem-

bleia Legislativa cumpracom sua prerrogativa cons-titucional de fiscalizar o Exe-cutivo. Em discurso na tri-buna lamentou o fato de par-lamentares do governador

barrarem todas as iniciativasque visam investigar a Má-fia da Merenda. “Não possoaceitar que essa Casa deLeis abra mão de suas com-petências constitucionais.Enquanto representantestemos o dever de investigaro governo de São Paulo. En-

quanto estamos com inú-meros problemas na ali-mentação dos estudantes, danossa rede, não podemosaceitar que a presidênciada Comissão de Educaçãochame uma audiência paradiscutir o Escotismo. Issoprecisa ser repensado”.

Alckmin amplia jornadaespecial aos Bombeiros

Márcia Lia lamentaque deputados aliadosde Alckmin travam a“Máfia da Merenda”.

Sabe de onde sai o dinheiro para pagarmensalmente os vereadores que, nestemandato, estão fazendo bastante política?A grana sai do seu bolso caríssimo

contribuinte. R$ 4.800 é salário que amaioria do povo nunca sonhou. Faça umgrupo para a autodefesa democrática, va-mos voltar aos 9 vereadores e diminuir o

salário pela metade. Mas, vamos conversare reunir um grupo que defenda a cidade eexija serviço público de qualidade. Vamosagir agora para reclamar bem menos.

Américo tem 4 vereadores a mais: são 13, cadaum custa R$ 4.800, além de uma rica mordomia

Page 5: Edição 1195

JORNAL DE ARARAQUARAwww.jornaldeararaquara.com.br

SÁBADO E DOMINGO30 DE ABRIL E 1º DE MAIO DE 2016 05

O prefeito MarceloBarbieri deu posse,Palacete “Vereador

Carlos AlbertoManço”, aos

integrantes doConselho Municipal

de Proteção à Fauna,mandato de 2 anos.

Posse

Fatec

Em evento de RibeirãoPreto, prefeito Marcelo

Barbieri aproveitoupresença do

governador GeraldoAlckmin para falarda entrega da Fatec

no 2º semestre desteano. A unidade está emfase de construção noJardim Santa Clara edeputado Massafera,

de novo, ficouausente da tratativa.

Roubos/furtos

Araraquara 1.074casos no primeiro

semestre deste ano.Segundo os dadosdivulgados pelaSecretaria da

Segurança Pública oaumento é de 33%

em relação ao mesmoperíodo de 2015.

Campanha

O 13º Batalhão daPolícia Militar do

Interior participa daCampanha do

Agasalho 2016. Asdoações podem ser

feitas na sede do 13º,na Vila Ferroviária.

João Baptista Galhardo (*)

Trajes Menores

OBrasil acabara de ganhara segunda Copa do Mun-do de futebol. Era Car-

naval. A Justiça já havia expe-dido a Portaria regulando a fo-lia de Momo. Proibido isto.Proibido aquilo. Proibido tra-jes menores... O que seriamesses trajes. Bermuda? Bi-quini? Minissaia? Decote abu-sado? Sutiã meia taça. Calçascompridas, pouco tempo an-tes, eram roupas proibidas.

Era uma cobradora de ôni-bus que atraía os adolescentes.Só as damas da noite usavam.Hoje penso no inverso. Se amoda era usar calças compridase de repente alguém lançasse ado vestido. Imagino que es-cândalo seria. Enfim...

Eu chefiava o Comissariadode Menores e o Doutor MárioTeixeira de Freitas Filho, meuamigo até falecer precocemen-te como Desembargador, queiniciava suas funções na Co-marca como substituto, res-pondia pelo Juizado deMenores.

Fomos, no Domingo, sondaro cumprimento da Portaria.Escolas de Samba, inclusive de

outras cidades, desciam a RuaSão Bento, viravam na Brasil epela rua 9 de Julho se dirigiamao ponto final no Gigantão.

Notamos numa das Escolasque ummenor carregava, comgrande esforço, na última fila,um bumbo de som esquisitoquando acionado.

A presença de menor, jáera proibida, conforme a Por-taria, mas não havia como in-terrompê-la.

Notamos aquelemenor como bumbo arreado, onde de vezem quando algum componen-te se ajoelhava. Fomos conferir.O bumbo estava cheio de pin-ga, tendo sob ele uma torneirae caneca. Se ajoelhavam paradar uma bicada na cachaça. Erade Limeira.

Quem é o “chefe” destafanfarra?

- Senhor Ranulfo.- O senhor está intimado a

esvaziar o que tem aí dentro (oque fez no banheiro do Ginásio).O bumbo está apreendido. O se-nhor é o depositário. Fica inti-mado a comparecer na quarta-feira, às 13 horas, no Fórum de

Araraquara. Sem papel (de pro-pósito). É claro que não com-pareceria.

Em fila, na porta do clubeumasmoças vestidas com o uni-forme da seleção brasileira. Tê-nis, meias até o joelho, calçãobermuda e camisa de gola, es-tando a da frente com a bola namão. Pretendiam, assim, entrarno salão. A entrada foi proibidapelo único militar encarregadoda manutenção da ordem na-quele local. Fomos falar com ele.Prestou continência ao Juiz ejustificou com a Portaria dele namão. Está aqui doutor: "trajesmenores". Não entram de jei-to nenhum.

Procuramos convencer oPolicial que a Portaria era para

a Comarca toda, mas que deviaser aplicada de acordo com ascircunstâncias. Aquele baileera verdadeira reunião de fa-mília, com os pais presentese a Diretoria formada por pes-soas reconhecidamente res-ponsáveis.

Enquanto mostrava para oJuiz fotografias da família e desua atuação no trânsito emSão Paulo, autorizei a entradadasmoças, todasmaiores de de-zesseis anos.

Ao perceber que as garotasnão estavam mais na fila, oMilitar disse que tiraria todas dosalão.

Ponderamos que iríamosincumbir a Diretoria de fiscali-zá-las e que a retirada delas se-ria traumática.

Cumprimentamos o Poli-cial e fomos embora.

Na quarta feira,o Oficial deJustiça:

- Doutor, tem umhomem aícom um bumbo.

É mole?

(*) [email protected]

Lembro-meda primeira

moça que usouem Araraquara.

Seguimos parao Gigantão

onde as Escolasestavampostadas.

Fomos paraAmérico

Brasiliense.

Não conseguimospersuadi-loa deixar a

"seleção" entrar.

Bumboda Cana

Page 6: Edição 1195

SÁBADO E DOMINGO30 DE ABRIL E 1º DE MAIO DE 201606 JORNAL DE ARARAQUARA

www.jornaldeararaquara.com.br

Bom Dia!Aos pescadores, uma coleti-vidade de amizade sincera.

30- Elias José Cardozo, Beatriz Xavier, WilsonCorrêa, Nilde Placco, Maria de Fátima Ferreira, JoséLaerte Bonetti Júnior, Liz Maria Ramos PintoRajab, José Henrique Lopes, Saba José Harb,Ricardo Caparelli, Roberto Rocha dos Santos,Sérgio Eduardo Martins dos Santos, AntônioMoisés Cadete e Edson Antonio Peiró.01- Luis Carlos Lupi, Luiz Eduardo Batistuta Zago,José Carlos Aparecido Motta, Lineu Carlos deAssis, Feiz Mattar, Renata Fleury Cusinato,Juliano Fernandes de Freitas, Ligia Maria CostaCelante e Francisco Balbino da Costa02- Francisco Humberto Nigro, OldemiroQuatrochi, Marcos de Sampaio Araújo, EmíliaCândido Benite, Wilson Roberto Aravechia, Ademirde Souza, Arcângelo Nigro Neto, Flávio Sanna,Maércio Rodrigues dos Santos, Andréia PatríciaRodrigues, Edino Marcelo Zenatti e SebastiãoSérgio Cosmo.03- Reinaldo Pereira da Silva, Márcia CristinaCordeiro, Heloisa Helena Michetti, AdaylStuchi, Mauro Nogueira, Luis FernandoAcetose e Osvaldo Maurício04- Walda Nice Affonso, Luis Devan Giansante,Ângela Barbieri Boralli, Maray Mendonça, RubensConceição da Silva, Antônio Alves Ferreira eCarlos Eduardo Melato.05- Acácia Zanin, Maria de Lourdes Cabrera,Tânia Neiva, Otávio Abranches Quintão, EduardoFerraz Malzoni, Elvio Sebastião Rabello, ValdecirJosé dos Santos, Andréia de Prince, Izaac deOliveira Costa, Mário Vieira Priosti e AntônioClóvis Coca Ferraz.06- Andrelino Alves Pinto Filho, Mônica DeniseMarques da Silva Costa, Paulo Sérgio CamposLeite, Sérgio Delort, Cármine Brasil Tucci Neto,Admilson Roberto Barbieri, João Damasco Dias,Silvio Sano, Maria Josane de Souza Fernandes eFernanda Múcio Melo.07- José Eduardo Ferrari, José Manoel Bombar-da, Antonio Luis Comper Filho, Gerson Luis Mon-teacutti, Sandra Fabrício Ferreira e Cláudio Flório.08- Giusepe Morvillo, Ana Maria Mistura Rizzo,Benedito Pereira de Abreu, Maria Izabel de F.Oliveira, Nilson Roberto de Barros Carneiro e Josédo Carmo de Oliveira.

ANIVERSARIANTES

O saudoso vice-prefeito de Araraquara,José Alberto Gonçalves, é lembrado porobras e vida política, mas, especialmentepor ser um pescador de extrema dedi-cação no grupo do Nenrod, Daniel Mu-nhoz dentre outros. Gaeta apresentaexemplar do Mato Grosso.A pescaria do pessoal da Vila Xavier sur-

giu quando do velório do sempre alegree festeiro Peixinho (Wagner Padovani),cujo falecimento se deu nesta semana,após cirurgia cardíaca. Em seus 66 anos,grande parte foi entre pescadores, comoBrito Fernandes. Pescador tem grupo for-te e sonhador, commuitas histórias quesão o perfume da vida.

Page 7: Edição 1195

SÁBADO E DOMINGO30 DE ABRIL E 1º DE MAIO DE 2016 07

GGaallhhaarrddoo SSoocciieeddaaddee ddee AAddvvooggaaddooss

CIVIL - TRABALHISTA -DIREITO IMOBILIÁRIO

Av. São Paulo, 735 Fonefax : (16) 3322-4506

OAB/SP 11.486

Page 8: Edição 1195

JORNAL DE ARARAQUARAwww.jornaldeararaquara.com.br08 SÁBADO E DOMINGO

30 DE ABRIL E 1º DE MAIO DE 2016

Varejo na região deAraraquara faturaR$ 1,1 bilhão em janeiro e registra queda de 6,1%,aponta Fecomércio.Setor de veículos caiu 17% no mês.

Economia

Assentados

O vereador Édio Lopes articulou reunião entre representantes da secretaria de Agricultura da Prefeitura de Araraquara e moradores dos assentamentos Bela Vista e Monte Alegre para‘destravar’ a patrulha agrícola. Máquinas comfalta de operadores.

Retorno

A vereadora Edna Martinsretoma sua cadeira que estava ocupadapela suplente Geanni Trevisóli. Edna é processadapela troca de partido, do PV para o PSDB. Mas,sua visão converge para o Executivo.

Santa Lúcia quer verba

Neste domingoOlimpíada dosTrabalhadores

O prefeito Antônio SérgioTrentim foi a Brasília agilizar re-passe de verbas para três cons-truções. “São três obras prio-ritárias para a nossa cidade”. Ochefe do Executivo esteve no Mi-nistério da Saúde para liberarrecursos visando reforma da Clí-

nica de Fisioterapia, ao lado doCentro de Saúde. Junto à clíni-ca será construída a Farmácia.“Essas duas obras estão em an-damento e são prioritárias paraa Saúde”, afirma Trentim.

Outra obra em andamentoe que necessita de conclusão é

a Academia da Saúde no JardimEsperança. Investimento de R$ 150 mil.

EducaçãoTrentim também esteve no

Ministério da Educação pedin-do liberação de verba para a úl-

tima etapa da creche. Possuirásalas de aula, sala multiuso, sa-nitários, fraldários, recreio co-berto, parque e refeitório entreoutros ambientes que permi-tem atividades pedagógicas, re-creativas, esportivas e de alimentação.

Tudo pronto para a 28ªOlimpíada do Trabalhadorde Santa Lúcia, na Praça

de Esportes “Benedicto Stora-ni”. Durante todo o dia, com di-versas atividades esportivas eshows. O coordenador de Es-

porte, Pascoal Pavone, agra-dece a dedicação do funciona-lismo. “Serão várias ativida-des esportivas neste domingofestivo com extrema confra-ternização”.

Na programação: torneios

Clínica de Fisioterapia, em anexo farmácia

Academia da Saúde, ao lado da UBS do J. Esperança.

Creche Pró-Infância entra na última etapa.

futebol de campo, futsal mas-culino e feminino, futebol deareia, vôlei de areia masculinoe feminino, truco, malha, bra-ço de ferro, natação, pau-de-

sebo, ciclismo e atletismo (corrida).

No encerramento grandeshow com dupla da cidade,Vanderson & Thiago.

Page 9: Edição 1195

JORNAL DE ARARAQUARAwww.jornaldeararaquara.com.br

SÁBADO E DOMINGO30 DE ABRIL E 1º DE MAIO DE 2016 09

Luigi

XadrezPor que esse nome? A pala-vra tem origem na sâncrito(língua indiana), onde hou-ve a junção de dois termos:chatur e anga. Significando“quatro partes”, em refe-rência aos quatro elementosdos exércitos na época: ele-fantes, cavalaria, carruagense infantaria.

Xarope de heroína

Na virada do século 19para 20, o químico FelixHoffman descobriu que aheroína possuía proprie-dades sedativas e anal-gésicas. Após 1910 a he-roína foi trocada pelamorfina devido à depen-dência química.

Primeiro grupoNão temos como saber a ci-vilização mais antiga domundo, a maioria das pistasfoi perdida no tempo. Se-gundo especialistas, a civili-zação começou no que échamado Crescente Fértil(Mesopotâmia), e se espa-lhou para outras áreas devi-do ao estilo de vida nômade.

Origem da falaEstudos de Quentin At-kinson, pesquisador daUniversidade de Auck-land, (Nova Zelândia)mostram incríveis resul-tados. Depois de analisaro repertório de fonemasde 504 línguas, junta-mente com a localizaçãogeográfica, concluiu quea África apresenta a maiordiversidade de fonemas,portanto, teria sido o ber-ço da mais antiga línguafalada.

CubismoÉ um movimento artístico do

século 20 sendo seu princi-pal fundador, Pablo Picasso.Expandiu-se para a literatu-ra e poesia. O quadro "Lesdemoiselles d'Avignon", dePicasso é conhecido comomarco inicial do cubismo.Nele ficam evidentes as re-ferências a máscaras africa-nas que inspiraram a faseinicial do cubismo, junta-mente com a obra de PaulCézanne, o “Baigneuses”.

MahjongTrata-se de jogo de mesa,origem chinesa, compos-to por 144 peças chama-das “pedras” (jogo comuma mecânica muito fa-miliar seria a canastra).Onde se tem como obje-tivo formar um conjuntocomo uma sequência detrês pedras do mesmonaipe, três ou quatro pe-dras iguais.

Datas históricas30- Dia Nacional da Mulher e do Ferroviário01- Dia do Trabalho e daLiteratura Brasileira 02- Dia Nacional do Ex-combatente03- Dia Internacional da Liberdade de Imprensa,Assinatura da Ata de Constituição do Museu deArte Moderna RJ (1948),Dia do Parlamento, do Solo,do Taquígrafo, do Sertanejoe Dia do Pau-Brasil. 04- Dia do Calculista Estrutural05- Dia da Língua Portuguesa e da Cultura, Dia Nacional do Líder Comunitário, Nacional dasComunicações, Nacional doExpedicionário, Dia do Cam-po e do Marechal Rondon. 06- Dia da Matemática, doCartógrafo e da Coragem

(*) Mande sua dica pelo e-mail [email protected]

GepolBBBBaaaassss tttt iiiiddddoooorrrr eeeessss

80 ÔNIBUS NOVOS farão a dife-rença na qualidade do transportecoletivo, considerando a bagagemde experiência e talento das em-presas privadas Cruz e Paraty. Ob-viamente as linhas necessitarãode readequação.

ESTACIONAMENTO de carros ten-de a fica mais em conta, commaior parte do povo usandotransporte coletivo. Meia hora R$3,00? Sim, é a lei da procura eoferta, chamado processo he-donístico por isso espera-se esta-cionamento por menos.

MAS A CTA MORREU e foi sepul-tada nesta gestão prolongada deMarcelo Barbieri. A história re-gistra que o Teatro Municipal(onde hoje é sede do Executivo)foi derrubado pelo Rômulo Lupo.Inquestionavelmente um grandeadministrador.

COM A HISTÓRIA não tem meiapalavra, nem contornos emocionaisou econômicos. Falou e pronto,pode até esmurrar a mesa, mas,

Marcelo Barbieri tem tudo para serescolhido como “o prefeito que te-ria acabado com a CompanhiaTróleibus Araraquara”.

TEMER FICARÁ ANÊMICO de in-formações administrativas. Pe-tistas acertam ponteiros paraaumentar dificuldade ao eventualsubstituto por exatos 180 dias.Pode ir até 2018...

PODER PELO PODER é o que seentende de algumas manifesta-ções petistas. Só se esquecem deque o PT foi o partido dos traba-lhadores e não tinha o direito deprotagonizar tantas roubalheiras,conforme amplo noticiário e pro-cedimentos judiciais.

EDINHO SILVA foi incluído em no-ticiário da Operação Lava Jato,mas de concreto NADA. Com olharcomovido faço calculo a intensidadedas orações da Dona Maria. Nor-malmente mãe sofre mais do queo filho-político.

SE DILMA SAIR e Edinho retornar,

certamente a sua chegada não de-verá ser festejada como antiga-mente. É que vai aportar depoisde aprovado o impedimento desua presidenta. Qual seria uma alternativa?

PARA CONFIRMAR LEITURA.Nesta semana foi agendada visita deum profissional da área jornalísti-ca que empresta talentos para pro-pagação empresarial. Aliás, bomprofissional. Só que marcou, nãocumpriu e nem justificou. Voumorrer sem entender a suposta fal-ta de cuidado de alguns possíveis equeridos amigos.

PROMOTOR Raul de Mello Fran-co Júnior recebe autos da Comis-são Especial de Inquérito sobre rup-tura do reservatório da Vila Xavierque matou duas mulheres da vizi-nhança. Mais de 100 dias para queo grupo de vereadores chegasse auma conclusão meio difusa. Caberáao Judiciário desvendar possíveisculpados. Tipificação culposa épouco. Fica bem dolo eventualcom providências saneadoras paraquem sofreu consequência físi-ca e moral. Mas, em respeito àvida ceifada favor não dar a im-pressão de “suicídio”. OBRIGA-DO aos que chegaram até aqui ebom final de semana.

1

2

3

5

4

7

6

9

10

8

Diferença sutilTalvez nem muito sutil, mas,

por várias vezes a deputada Már-cia Lia critica deputados do PSDB

que dão sustentação ao governa-dor Alckmin. Quem poderia res-ponder? Obviamente nem se

pensa no Diretório Municipal doPSDB, mesmo quando o depu-tado Massafera escolhe o silêncio.

Panificadora CristalPizzas, salgados e bolos para festas, por Kg. Uma homenagem ao seu paladar

RRuuaa AAllmm.. TTaammaannddaarréé,, 336677 --((VV.. XXaavviieerr)) -- FFoonnee::33333322--33776688

DR. CARLOS FERNANDO CAMARGO

CRM: 35.058

FONE: 3336-9381

Page 10: Edição 1195

JORNAL DE ARARAQUARAwww.jornaldeararaquara.com.br

SÁBADO E DOMINGO30 DE ABRIL E 1º DE MAIO DE 201610

•+ Yolanda de Souza Mancin, 86anos. Sepultada, dia 21, em Matão.

+ Lourivaldo de Lucca, 71 anos. Se-pultado, dia 21, em Rincão.

+ José Evangelista Ribeiro, 82 anos.Viúva Andrelina Julia Ribeiro. Sepulta-do, dia 21, em Trabijú.

+ Angelo Francisco Martim Justo,93 anos. Sepultado, dia 21, em Guara-piranga.

+ Waldir Fernandes Garcia, 87anos. Viúva Maria Therezinha GoesGarcia. Sepultado, dia 21, Cemitério dasCruzes.

+ Luzia Aparecida Gomes Fernandes,76 anos. Sepultada, dia 21, CemitérioSão Bento.

+ Roberto Correa da Silva, 84 anos.Viúva Nadyr Fedozzi Correa da Silva. Se-pultado, dia 22, Cemitério São Bento.

+ Ivo Ferreira, 83 anos. Sepultado, dia22, em Boa Esperança do Sul.

+ Salvador Fais, 87 anos. Viúva Ira-cema de Almeida Fais. Sepultado, dia 22,em Ibaté.

+ Cirley Finoti Pupim, 76 anos.Viúvo Edel Pupim. Sepultada, dia 22, Ce-mitério Parque dos Lírios.

+ Atilio Romano, 72 anos. Viúva Zil-da Mariana Macedo Romano. Sepulta-do, dia 22, em Américo Brasiliense.

+ Luis Carlos Pereira, 52 anos. Se-pultado, dia 22, em Tabatinga.

+ Nelson dos Santos, 50 anos. Se-pultado, dia 22, Cemitério São Bento.

+ Dolores Lopes Ruil, 89 anos. Se-pultada, dia 22, Cemitério São Bento.

+ Dirce Nascimento Salles, 92 anos.Sepultada, dia 22, Cemitério S. Bento.

+ Therezinha de Jesus MorgantiSorrentino, 78 anos. Viúvo João Sor-rentino. Sepultada, dia 23, Cemitério SãoBento.

+ Antonio Rodrigues Montalvão, 77anos. Viúva Maria Eliza Francisco Mon-talvão. Sepultado, dia 23, Cemitério daRessurreição.

+ Pedro Gonçalves de Amorim, 96anos. Sepultado, dia 23, Cemitério dasCruzes.

+ Zilda Vulcano, 63 anos. Viúvo Ro-zendo Serão. Sepultada, dia 23, Cemi-tério São Bento.

+ Giacomo Treu Neto, 59 anos. Viú-va Maria Flávia Morgante Treu. Sepul-tado, dia 23, Cemitério São Bento.

+ Hercena Villardi Zampieri, 88

anos. Sepultada, dia 23, em S. Carlos.

+ Sebastião Vicente, 85 anos. Viú-va Antonia da Conceição Brito Vicente.Sepultado, dia 24, em Américo Brasi-liense.

+ Maria Donizete Lamim de Men-donça, 59 anos. Viúvo Luiz Ricardo deMendonça. Sepultada, dia 24, em SãoCarlos.

+ Elvira Dias Botelho, 92 anos. Se-pultada, dia 24, em Pitangueiras.

+ Leonarda Correa Diniz, 93 anos.Sepultada, dia 25, Cemitério S. Bento.

+ Neusa Algualo, 75 anos. Sepulta-da, dia 25, Cemitério das Cruzes.

+ Jacinta Maria de Azevedo, 85anos. Sepultada, dia 25, em AméricoBrasiliense.

+ Marciano Matias Ramos, 62anos. Viúva Andreia Cristina Grigio. Se-pultado, dia 25, em Dourado.

+ Manoel Francisco Salles, 68anos. Viúva Vicentina de Paula Salles.Sepultado, dia 25, em A. Brasiliense.

+ Luis Donizeti Bezerra da Silva,55 anos. Sepultado, dia 25, em Amé-rico Brasiliense.

+ Manoel Neves dos Santos, 77anos. Viúva Luiza de Oliveira. Sepultado,dia 26, em Américo Brasiliense.

+ Olinda Othon Montanari, 93anos. Sepultada, dia 26, CemitérioSão Bento.

+ Renato Ferreira, 67 anos. Sepul-tado, dia 26, Cemitério São Bento.

+ Tereza Mionó Sugai Honda, 90anos. Sepultada, dia 27, CemitérioSão Bento.

+ Silvério Custódio de Almeida, 79anos. Sepultado, dia 27, em S. Lúcia.

+ Bruno Felipe da Silva, 21 anos.Sepultado, dia 28, Cemitério Parque dosLírios.

+ Rosa Bratfich Fenerich, 89 anos.Sepultada, dia 28, Cemit. São Bento.

+ José Antonio Petito, 61 anos. Se-pultado, dia 28, Cemitério São Bento.

+ Orlando Scarambone, 91 anos.Sepultado, dia 28, em Santa Ernestina.

+ Alzira Valeria Janeiro de Lima,80 anos. Sepultada, dia 29, CemitérioSão Bento.

+ Alcina Pereira Alves, 98 anos. Se-pultada, dia 29, em Américo Brasiliense

+ Sebastião Luiz Antonio, 70 anos.Sepultado, dia 29, Cemitério São Bento.

Apagando "velinhas" na AFEWilsonSilveira Luize equipe

De volta, o técnico catarinen-se Edemar Antonio Picoli“apagou 44 velinhas”, ani-

versário na última 5ª ao reassumirdireção técnica da AFE.

Sua passagem grená foi mui-to boa: 13 jogos, 10 na série A2 e3 na Copa Paulista. Foram 6 vitó-rias, 4 empates e 3 derrotas. Fer-roviária marcou 16 e sofreu 9gols. Pícoli saiu de Araraquarapara assumir o Juventude, de Ca-xias do Sul. E deu uma esticada porvários clubes.

O que de melhor pode ser de-sejado? Que tenha sucesso totalnesta nova temporada que come-ça com desafio: Fluminense do Rio,na segunda fase da Copa do Bra-sil, 4ª feira (4), às 19h30.

ApresentaçãoPicoli assumiu 5ª feira, na

ARENA, jogo-treino contra o Oes-te, de Itápolis (1 a 1 com muita tro-ca de atletas0.

FFuutteebbooll FFeemmiinniinnoo

Na 4ª feira, na ARENA Ferro-viária/Fundesport foi derrotada(2 a 1) pelo Rio Preto, mas, con-seguiu classificação para semifinaisdo Campeonato Brasileiro de Fu-tebol Feminino da Divisão Princi-pal. AFE foi beneficiada com o em-pate (1 a 1) entre Foz Cataratas eSão Francisco, da Bahia.

BrasileirãoNa próxima semana, na ARE-

NA AFE faz primeiro jogo da se-mifinal, enfrentando o Flamengodo Rio. A outra partida dessa faseserá entre o São José e o Rio Pre-to, atual campeão brasileiro.

PaulistaE neste domingo(1º), às 10h

na ARENA, as comandadas de LéoMendes enfrentam o Corinthianspelo Campeonato Paulista da 1ª Di-visão.

TToorrnneeiioo WW..SS..LL..Criado na SAC- Sociedade Ami-

gos do Carmo, 1976, o torneio bo-chófilo de 1º de Maio, será nestedomingo nas canchas do MelusaClube. No 1º torneio, a SAC era di-rigido por Antonio Fernando Sil-vestre. O Melusa escalou para a or-ganização do torneio nº 40, GilbertoGeraldo Grifoni,o popular Gegê; Au-gusto Martins Taveira e Silvio Ro- (Apoio cul tu ral: Pa raty)

NNaa MMooll dduu rraa

berto Bonavini (Bolão). O troféutransitório “Wilson Silveira Luiz”está em poder do Melusa onde osclubes devem confirmar a parti-cipação.

AAlleeggrriiaa ddaa MMaallhhaaAlém de subir para a primeira

posição no Campeonato Regional,dirigido pela Liga de Pirassununga,equipe de malha da Fundes-port/Araraquara comemora cons-trução da sua cancha oficial, inau-gurada na sexta-feira no complexoesportivo do Estrela.

RodadaJogos de domingo passado: em

Américo Brasiliense, Araraquara2 x Matão 0; em São Carlos Pa-lestra 2 x Pirassununga 0 e, emTaquaritinga, equipe local 1 x Ja-boticabal 1.

Classificação1º- ARARAQUARA e Jaboticabal, 24pontos; 2º- Palestra de São Carloscom 19; 3º - Taquaritinga com 18;4º- Matão com 12 e em 5º- Piras-sununga com 11 pontos.

PróximaDomingo (8), 9 horas da ma-

nhã Jaboticabal x Palestra, em Ja-boticabal; Pirassununga x ARARA-QUARA, em Pirassununga; Matão xTaquaritinga, em Matão.

NNooss JJOORRIIA tradicional competição, pes-

soas acima de 60 anos, classificouas duplas que representarão ARA-RAQUARA nos JORI, em Brodowski.Flaviano Barbosa Leite e PaulinhoLourencetti foram os campeõesda bocha. Em 2º lugar a dupla Bo-lão e Ratinho. De acordo com o Re-gulamento, um reserva pode serinscrito: foi indicado Silvio Rober-to Bonavini, o popular Bolão.

No TrucoNo torneio seletivo a dupla

campeã Flaviano Barbosa Leite (omesmo da bocha), e Odir Marco-mini, o popular “Leiteiro”.

MalhaNa próxima semana, Paulinho

Veregue (Paulinho Maradona), in-dicará os representantes da malha.

Às famílias enlutadas o pesar do J.A.

A Ferroviária tem capítulosinesquecíveis, desde a sua fun-dação em 12 de abril de 1950.O seu futebol começou a fun-cionar de fato em 1951, no ex-Estádio Dr. Siqueira Campos(depois denominado Estádio Dr.Cândido de Barros): Ferroviá-ria 3 x Mogiana de Campinas 1.Entre muitos “mitos” da his-tória afeana, está o nome do pri-meiro goleiro, TINO. Residen-te em São José do Rio Preto eletem comparecido sistematica-mente a eventos afeanos emAraraquara.TINO é uma legenda viva da glo-riosa Ferroviária. NA MOLDURAhomenageia-o em nome datorcida grená, agradece a ex-traordinária contribuição paraa confecção de uma das maisbelas histórias do futebol inte-riorano, paulista e brasileiro.

Page 11: Edição 1195

11SÁBADO E DOMINGO30 DE ABRIL E 1º DE MAIO DE 2016

JORNAL DE ARARAQUARAwww.jornaldeararaquara.com.br

Respostas:Resp 1.: c -E uma delícia, esca-lopes à romana com folhas de sál-via.Escalope:pequena fatia de filé,geralmente de vitela, cortada nosentido transversal à fibra dacarne.Resp 2.: b -Um molho, para es-tar no ponto, tem de ter consis-tência.Resp 3.: a -O manjericãoé umarbusto de pequeno porte, cujasfolhas são usadas como condi-mento.Resp 4.: b - Hortelãé palavra fe-minina. Diz-se a hortelã.Resp 5.: c -O bolo de cupuaçu éuma das delícias do Norte brasi-leiro.Cupuaçu:fruta amazônica, muitoapreciada no preparo de sucos,compotas, doces, sorvetes...Resp 6.: a - Acompanhando a bu-chadacearense, não pode faltarum pirão bem quente.Bucho(com ch): estômago dosanimais;Buxo(com x): arbusto de florespequenas e alvas.Resp 7.: d -A toalha de papel ab-sorventeé bem mais higiênica.Absorvente(que absorve, queembebe em si).Resp 8.: a -As almôndegasficammelhores, se acompanhadas depurê de batata.Almôndega:bolinho de carnemoída e temperada.Resp 9.: b -Tenho o hábito, aosdomingos, de comer uma cassatade sobremesa.A cassata(com ss) nome femi-nino.Resp 10.: c - “Brodo”:palavraitaliana que significa caldo.

OBS.: Colunista semanal dos jornais Diário doGrande ABC (SP) e Jornal de Araraquara (SP),Jornal Independente - Dois Córregos (SP), Tri-buna do Norte - Natal (RN), Jornal de Nova Odes-sa (SP), Diário da Franca - Franca (SP) e Diá-rio de Sorocaba - Sorocaba (SP) - Jornal de Ita-tiba - Itatiba (SP) - O Liberal Regional - Araça-tuba (SP) - Diário da Serra - Tangara da Serra(MT) - Gazeta Penhense - Penha/SP.

Laboratório de Análises ClínicasDr. Arnaldo Buainaim S/C Ltda.

Responsáveis:Dr. Arnaldo BuainaimDr. Arnaldo Buainaim Jr.

Análises ClínicasMarcadores Tumorais

Imunologia

HematologiaHormônios

Rua Carlos Gomes, 1560Fone: PABX (16) 3301-5599

Fax: (16)3322-5700

Posto de Coleta: Alameda Paulista, 1762 (Balão do Sesi) Fone: 3339-1230 - Fax: 3337-4506

c ( ) sálvia.2 - Um molho, para estar no pon-to, tem de ter ____________.a ( ) concistência; b ( ) consistência;c ( ) consistênsia.

3 - O __________________é um arbusto de pequeno porte,cujas folhas são usadas comocondimento.a ( ) manjericão;b ( ) mangericão.

4 - ____ hortelã é uma planta defolhas pequenas, muito verdes earomáticas.a ( ) masculina: o hortelã?b ( ) feminina: a hortelã?

5 - O bolo de ___________ éuma das delícias do Norte bra-sileiro.a ( ) cupuassu;b ( ) cupuaçú;c ( ) cupuaçu.

6 - Acompanhando a ________cearense, não pode faltar um pi-rão bem quente.a ( ) buchada;b ( ) buxada.

7 - A toalha de papel ________é bem mais higiênica. a ( ) abisorvente;b ( ) abçorvente;c ( ) abiçorvente;d ( ) absorvente.

TTTTeeeessss tttt eeee oooo sssseeeeuuuu PPPPoooorrrr ttttuuuugggguuuuêêêêssss ((((444400007777))))Terezinha Bellote Chaman (*)

8 - As ____________ ficammelhores, se acompanhadasde purê de batata. a ( ) almôndegas;b ( ) almondegas.c ( ) aumôndegas;d ( ) aumondegas.

9 - Tenho o hábito, aos domin-gos, de comer uma ________de sobremesa. a ( ) caçata;b ( ) cassata;c ( ) casçata.

10 - Numa noite chuvosa, quetal um “brodo” de frango?Qual o significado de “bro-do”, no contexto?a ( ) um pedaço;b ( ) um assado;c ( ) um caldo.

(*) Professora de Português,especializada em

Linguística de Texto - UNESPde Araraquara/SP, Mestre

em Comunicação Social - UNESP de Bauru/SP,

Doutora em Serviço Social - UNESP de Franca/SPe Pesquisadora do GEPEFA -

Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Famílias.

É Jornalista e assina colunasemanal (Teste o seu

Português) em diversosjornais em todo o

Brasil. Publicações em revistas técnicas na área de

ciências humanas. Produtora de televisão do

quadro “Teste o seu Português” por 16 anos em

algumas TVs nacionais.

“Triste não é mudar deideia. Triste é não ter ideiaspara mudar”.

Bem ou mal-entendidos, podemocorrer em situações comoessa, enviada pelo amigo ejornalista, Edílson Fragalle,da vizinha São Carlos. Trata-se de uma questão cultu-ral, passando sempre pela Comunicação.

Diz a lenda que Rui Barbosa, aochegar em casa, ouviu um ba-rulho estranho, vindo do seuquintal.Chegando lá, constatou haverum ladrão tentando levar seuspatos de criação. Aproximou-se, vagarosamente, do indivíduoe, surpreendendo-o ao tentarpular o muro com seus amadospatos, disse-lhe:

- Oh, bucéfalo anácrono! Nãoo interpelo pelo valor intrín-seco dos bípedes palmípedes,mas sim pelo ato vil e sorra-teiro de profanares o recôn-dito da minha habitação, le-vando meus ovíparos à sorrelfae à socapa. Se fazes isso por ne-cessidade, transijo; mas se épara zombares da minha ele-vada prosopopéia de cidadãodigno e honrado, dar-te-ei comminha bengala fosfórica, bemno alto da tua sinagoga, e o fa-rei com tal ímpeto, que te re-duzirei à quinquagésima po-tência, que o vulgo denominanada.E o ladrão, confuso, diz:- Doutor, eu levo ou deixo ospatos?

OBS.: não deixe de assistir ao“Teste seu Português”, no canalYou Tube - https://youtu.be/f7pEXMWF3VI - Chamada -https://youtu.be/c5XDC7QATmE- Questão 4- ou pelo Facebook - www.face-book.com/testeseuportugue-sonline

Teste seu Português

1 - E uma delícia, escalopes à ro-mana com folhas de _______.a ( ) salvia;b ( ) sauvia;

RReeggiissttrree oo sseeuu iimmóóvveell..ÉÉ qquueessttããoo

ddee sseegguurraannççaa..(Campanha do J.A.)

CCCCaaaarrrrttttóóóórrrriiiiooooEspecialista em Sexualidade Humana

Psicologia Clinica voltada para: Problemas de Ordem Sexual, Superação de sintomas e problemasatuais da realidade, Enfrentamento de situações

de conflitos, Recuperação da autoestima, Superação em relacionamentos, Depressão,Ansiedade, Stress, Medos, Perdas, Fobias

Haroldo MoreiraPsicólogo - CRP 06/124665

Consultório: Rua Carlos Gomes, 2181, Centro Araraquara/SP Fone: (16) 99702-1992 Email: [email protected]

Page 12: Edição 1195

JORNAL DE ARARAQUARAwww.jornaldeararaquara.com.br

SÁBADO E DOMINGO30 DE ABRIL E 1º DE MAIO DE 201612