edição 10 jornal cianorte agora

8
Destaques desta edição Reunião define Encontro Regional de Sericicultura em Rondon A6 150 Ofertas de Classificados A3 Motorista alcoolizado causa acidente com morte na PR 323 A7 DE 25 A 31 DE MARÇO 2013 - ANO I - EDIÇÃO 10 - CIRCULA EM CIANORTE E REGIÃO www.cianorteagora.com.br - e-mail: [email protected] - [email protected] telefone: (44) 3018-3101 Acusado de homicídio em Jussara é preso em Moreira Sales A7 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA anuncie gratis 44 30183101 A Avenorte recebeu uma visita especial de empresas de Cianorte e Maringá com o objetivo de trocar informações sobre as atividades de responsabilidade sócio ambiental corporativa, que são realiza- das na empresa. A8 Aos 44 minutos, o Cianorte abriu o placar SILVA JUNIOR/CIANORTE AGORA Na próxima rodada, o Leão do Vale visita o Tubarão, quarta-feira (27), às 15h30 Empresas visitam Avenorte para buscar experiências positivas FZ COMUNICAÇÃO Atlético vira no Albino Turbay e vence Cianorte FC Embalado no segundo turno do Campeonato Para- naense, o Atlético enfrentou o Cia- norte, no estádio Albino Turbay. Em uma partida equili- brada e com chan- ces de gols das duas equipes, o Rubro- -Negro venceu de virada por 2 a 1. Os gols do CAP foram marcados por Dou- glas Coutinho e Edigar Junio. O jogo no primeiro tempo em Cianorte, o Furacão chegou com perigo nos minutos iniciais. A5

Upload: jornal-cianorte-agora

Post on 18-Mar-2016

223 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Semanário de Cianorte e Região

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 10 Jornal Cianorte Agora

Destaques desta ediçãoReunião defi ne Encontro Regional de Sericiculturaem Rondon A6

150 Ofertas de

Classificados A3

Motorista alcoolizado causa acidente com morte na PR 323 A7

D E 2 5 A 3 1 D E M A R Ç O 2 0 1 3 - A N O I - E D I Ç Ã O 1 0 - C I R C U L A E M C I A N O R T E E R E G I Ã O

www.cianorteagora.com.br - e-mail: [email protected] - [email protected] telefone: (44) 3018-3101

Acusado de homicídio em Jussara é preso em Moreira Sales A7

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

anuncie gratis

44--3018-3101

A Avenorte recebeu uma visita especial de empresas de Cianorte e Maringá com o objetivo de trocar informações sobre as atividades de responsabilidade sócio ambiental corporativa, que são realiza-das na empresa. A8

Aos 44 minutos, o Cianorte abriu o placar

SILVA JUNIOR/CIANORTE AGORA

Na próxima rodada, o Leão do Vale visita o Tubarão, quarta-feira (27), às 15h30

Empresas visitam Avenorte para buscar experiências positivas

FZ COMUNICAÇÃO

Atlético vira no Albino Turbay e vence Cianorte FC

Embalado no segundo turno do Campeonato Para-naense, o Atlético enfrentou o Cia-norte, no estádio Albino Turbay. Em uma partida equili-brada e com chan-ces de gols das duas equipes, o Rubro--Negro venceu de virada por 2 a 1. Os gols do CAP foram marcados por Dou-glas Coutinho e Edigar Junio. O jogo no primeiro tempo em Cianorte, o Furacão chegou com perigo nos minutos iniciais. A5

Page 2: Edição 10 Jornal Cianorte Agora

Ed

itori

al

Art

igo 1

Art

igo 2

É comum ouvirmos falar de famosos artistas franceses, impressionistas ou não. Mas para uma mulher dedicar-se ao trabalho artístico no século XIX era realmente um grande desafi o, porém, Berthe Mori-sot destacou-se por sua atitude audaciosa, pela qualidade de sua arte e por ter acompanhado o trabalho dos grandes nomes da sua geração. A mulher era tão isenta de participação nas escolas de artes da época, que a École des Beux Arts de Paris” só aceitou mulheres dois anos após a morte de Morisot. Nascida na França em 1841, conheceu em sua trajetória vários artis-tas famosos, entre eles estava Èdouard Manet para a qual posou como modelo, vindo a casar-se com Eugène Manet, irmão do artista. Morisot seguiu a linha impressionista pintando quadros bem organi-zados, coloridos e suaves, que fazem bem aos olhos de quem os admira. Também fez escul-tura com o escultor Millet e seus quadros fi zeram parte da famosa exposição dos impres-sionistas em 1874 na França. Corot foi um de seus mestres e Manet seu companheiro de trabalho. Morisot ajudou a organizar as revolucionárias exposições impressionistas e congregou pintores, músicos e escritores com mesmos ideais. Suas obras também estiveram na lista dos rejeitados da época, porém, a técnica de sua obra foi marcada pelo vigor de sua personalidade. O seu quadro “Èugene Manet e a fi lha em Bou-gival”, nos fazem entrar na tela e viajar no tempo nos levando a admirar a ternura do pai olhando a fi lha brincando em um momento de tranquilidade.

Berthe MorisotUma mulher no Impressionismo

Leila Franzen Boeing

Não existe processo de trans-formação ou de inovação que não seja lento, não traga incertezas, e não tenha muita resistência, sutil ou deliberada.

É de domínio público nos meios jurídicos que em 1929, a Câmara Criminal do Tribu-nal da Relação de Minas Gerais anulou uma sentença judicial datilografada porque não tinha sido escrita pelo juiz de próprio punho. O tribunal considerou, naquela oportunidade, que o uso da máquina de escrever era incompatível com um dos valo-res basilares do processo penal, o do sigilo das decisões antes da publicação. Depois, algu-mas foram anuladas por serem produzidas em microcomputa-dores, e isso poderia gerar uma produção em série, tirando do juiz a análise peculiar de cada caso. Mais recentemente, as anulações e o debate giraram em torno da validade das videocon-ferências.

Esses entraves são decorren-tes das inovações surgidas e da má vontade de adaptação das pessoas ao novo. Ocorrem na iniciativa privada, mas é bem mais presente na administração pública, com destaque no Poder Judiciário. Não é peculiaridade só de um órgão, mas também de algumas instituições a inovação e o aprimoramento soam como algo demasiado perturbador.

Há muito tempo, a infor-matização chegou ao Poder Judiciário, mas em determi-nadas áreas não progrediu muito. Em razão dos avanços, as sentenças não são mais manus-critas, a impressão pode ser em máquinas a laser. Entretanto, só a tecnologia aplicada de maneira progressiva e defi nitiva evitará que os processos se arrastem por anos a fi o sem julgamento.

Primeiro, o Conselho Nacio-nal de Justiça deveria defi nir

Universalizar o processo eletrônico

Pedro Cardoso da Costa uma meta para que todos os tribunais implantem o sistema do processo eletrônico. Alguns tribunais já utilizam desde a petição inicial até a publicação da decisão fi nal.

Independente de quando for implementado, algumas difi -culdades serão inevitáveis. A primeira barreira a ser vencida seria a má vontade de muitos diretores inseguros e de funcio-nários conservadores. Depois, as complicações operacionais inevitáveis de toda iniciação a serem transpostas com a prática e o aperfeiçoamento contínuo. Por fi m, a resistência princi-pal sustentada na alegação de segurança e preservação da documentação. Esse argumento nem deveria ser mencionado, já que há alguns anos todo órgão envolvido numa denúncia pegava fogo e os processos vira-vam cinzas literalmente.

São embaraços naturais e não necessariamente problemas, até por que as vantagens apare-cerão logo. De início, o espaço será de outra ordem, já que vão acabar as pilhas e o trans-porte de montanhas de autos. Atualmente, alguns tribunais contratam empresa terceiri-zada empresas terceirizadas para subir e descer com a pape-lada. Esse dinheiro poderia ser aplicado no treinamento dos envolvidos.

Será inevitável a implemen-tação do processo eletrônico. Pode ser mais demorado depen-dendo da resistência das mentes conservadoras, mas a universalização ocorrerá em toda a administração pública. Foi assim com as declarações de imposto de renda, com as ope-rações fi nanceiras pela Internet e com o voto eletrônico. Muitos funcionários não gostaram nem mesmo da rapidez da apura-ção. Ainda continua a imprimir boletins de urna para serem empilhados num canto. Qual a necessidade dessa impressão, se os dados estão nas mídias?

Outras obras onde pai e fi lha são modelos, nos transmitem a mesma sensação de suavidade e realidade. As pinceladas são ligeiras, pois sendo trabalhadas ao ar livre, devem ser pinta-das rapidamente e a fi nalização do quadro acontece em poucas horas, porém o resultado da obra é muito harmonioso. Seus quadros mais famosos são aque-les em que estão Èugene, que era seu marido neste período, e sua fi lha. Vários quadros foram feitos tendo ambos como mode-los. Morisot viajou pela Europa, por países como Inglaterra e Espanha, Itália, Países Baixos e Bélgica, sempre pintando a natureza, pessoas, barcos, a vida simples e cotidiana como era comum aos impressionistas. Foi contrariada por familiares e pessoas de uma época bastante preconceituosa, onde a mulher tinha que lutar pelo seu espaço. Berthe Morisot venceu todas as barreiras e tornou-se respeitada mundialmente pela dedicação ao trabalho e pela seriedade de suas obras. Pissarro, Renoir e Monet reconheciam o trabalho da artista e Pissarro declarou: “Berthe foi uma grande mulher de talento extraordinário, que honrou nosso grupo impressio-nista.” Berthe Morisot morreu em 2 de março de 1895, na França.

é Artista Plástica e professora de Línguas - [email protected]

é Bel. Direito de Interlagos/SP

DE 25 A 31 DE MARÇO DE 2013 - EDIÇÃO SEMANAL A2

OpiniãoTem de tudo nas mais de 183

mil normas de nível federal. Isso sem falar nas legislações estaduais e municipais, cheias de determinações inusitadas e até esdrúxulas. Um decreto--lei de 1966 em pleno vigor, por exemplo, estabelece como crime no Brasil, sujeito a pena de seis meses a dois anos de prisão, fabricar açúcar em casa. O Código Penal, por sua vez, também condena à prisão quem vende, distribui ou expõe objetos obscenos, ignorando totalmente as lojas do tipo sex shop ou revistas pornográfi cas comercializadas em qualquer banca da cidade, por exemplo.

As leis comerciais brasilei-ras são regidas por um código de 160 anos, em que o regime de governo mencionado ainda é o império. Mas as curiosida-des não terminam por aí. Em uma cidade pequena, houve até ato criando aeroporto para discos voadores. Resultado

Leis obsoletas em vigorde um impulso insaciável de legislar aliado à falta de revo-gação de regras que caíram em desuso, a bagunça jurídica que reina no país ultrapassa a ques-tão pitoresca. Para especialistas, o problema é sério e prejudica, sobretudo, o cidadão comum. Com os exemplos acima somente exemplifi camos parte do pro-blema, sem dizer que a lei está anos luz atrás da tecnologia, o que provoca enormes lacunas entre a realidade e o código em vigor.

Este jornal está em um momento delicado, tendo que apresentar um documento ine-xistente (na lei) exigido pela Junta Comercial do Paraná, e o órgão responsável, (Ministério das Comunicações) que poderia esclarecer as questão em pauta, não se declara ofi cialmente. Este é um dos motivos no qual devemos votar com mais responsabilidade e melhorarmos a qualidade dos nossos legisladores, em todos os níveis.

Page 3: Edição 10 Jornal Cianorte Agora

Vendo Gol bran-co, modelo G3 á gasolina, placa A, 1.0, duas portas, 8 válvulas, conserva-do. Valor pedido R$ 11.000,00 acei-ta negociação.(44) 3637-3000

Vendo gol G5, 2009 prata ,alarme travas, vidros elé-tricos ,52.000 kms, ótimo estado, 44-9957-4120 99127-5709

Vendo Polo Classic ano 1998 completo valor R$ 7.000.00 (44) 9963-9026

Vende-se: f ree-zer Prosdócimo f17 stock na cor marrom 172 litros. 350,00 reais. TV Sansung 14 pole-gadas na cor preta. 160,00 reais. Fone 9992-1095

Faço noivinhos para topo de bolo em biscuit, lembranci-nhas de casamen-to, batizado e ani-versário tudo na arte do biscuit! (44) 3629-5775

Vendo CG 150 ks mix, 2009 preta (44) 8807-7032

Vende se biz 125 + ano 2008 ótimo estado, cor chum-bo, pneus novos, gasolina. aceito moto CG 125, ou 150 – 9871-2760 falar com Juliana.

Vende-se: CG 150 EX Ano: 2011/2011 Cor : P re ta KM: 6.500 - (44) 9707-7071

Vendo ou troco por carro de pas-seio, D20 Custom 95 carroceria de madeira, pronta p/ trabalhar!!! (44) 9982-9829

Vende-se Palio 2011 Prata, placa A, completo semi--novo. Valor R$ 26.000,00. Particu-lar. Aceita fi nancia-mento.(44) 9947-2305

Vende ou troca Voyage 95/95 4 portas branco mo-tor ap 1.8 turbina-do a pouco tempo, carro com muitos opcionais valores a combinar fone 9918-1908

V e n d e - s e u m C o r s a C l a s s i c 07/07 prata único dono com apenas 36.000km rodados valor a combinar fone 9954-7517

Vendo fiat uno ano 95/96 cor bor-dô 4 portas vidro elétrico trava, alar-me 4 pneus bons, ótimo estado de conservação. Valor 8.500 (44) 9905-2581

Vendo estante para computador muito bem cui-dada. Possui local para cds, impres-sora, teclado, cpu e monitor. ainda tem duas prateleiras e uma gaveta. pre-ço R$ 150,00 - (44) 9814-2134

Vendo uma Gela-deira duplex (usa-da) e uma máquina de lavar louça - R$ 300 reais cada ou os dois por R$ 500,00 - 3629-2426

www.cianorteagora.com.br www.cianorteagora.com.br www.cianorteagora.com.br (44) 3018-3101 [email protected]

Vendo moto Titan 150 KS, 2005, ver-melha. Valor: R$ 3,700 Tratar com Ronaldo pelo fone: (44) 9999-9668

Casa 69m, 1quarto, 1 suíte, banheiro, cozinha, sala e ga-ragem. Com estru-tura para aumento. Rua: Japão equina com Búzios. Valor à combinar, aceita-se propostas. Venha morar em um dos lugares que mais cresce em Cianorte! Parque das Naçoes. Contato: (44) 9902-7800.

Vendo instalações para padaria ou Lanchonete Av . América, 2601, tra-tar com Luiz pelos fones (44) 9997-4767 ou 9880-3073.

Vendo um free-zer Consul Pratice 240 litros cor bege em ótimo estado falar com Odair (44)9815-5296 ou Sandra (44)9829-2138

Vende-se ou troca por menor valor S a v e i r o C r o s s 2010/11, Top, na cor prata, 30.000 km - Va lo r R$ 41.500,00. Fone: (44) 9849-2121 - Cristiano

V e n d o V e c t r a GLS, 97/98, bran-co, completo, Fone (44) 3629-3616 ou Celular (44) 9842-6468 – Diogo.

Vendo ou troco uma casa na Av. Espírito Santo, pon-to excelente para moradia ou clíni-ca. Tem escritório separado e a casa com 10 cômodos, aceito negociação. Valor R$ 450.000,00 contato pelo Fone: (44) 8407-4303 .

Compro terreno entrada + Parcelas em Cianorte PR (44) 9878-6085

Procuro casa pra alugar de 3 quar-tos, nas regiões do centro ou Vila Ope-rária, Valor a com-binar. (44) 9800-8727

Estou à procura de um terreno de até R$ 55 mil reais, que possa ser fi nancia-do para construir. (44) 9971-9473

Aluga-se uma casa de cinco peças no Jardim Mafra, Rua Noel Rosa nº 145 tratar com Daniel ou Juliana no tele-fone 9872-7508

Vende-se fazenda de 130 alqueires próxima a Cianorte. Valor R$ 45 mil o alqueire. Interessa-dos tratar 44-9996-4397 / 44-9814-3898.

Vende-se 76 al-queires. Valor três milhões e 500 mil. Interessados tra-tar 44-9814-3898 44-9996-4397 com Mauricio.

Vende-se sítio de 12 alqueires em São Vicente, distrito de Araruna. Valor 480 mil Ligar so-mente interessados no 44-9996-4397 ou 44-9814-3898.

Vende-se cháca-ra com 3 alqueires de pasto, há 1 km da Vila São Vicente distrito de Araruna, documentação ok. Valor 120 mil. Tra-tar com Mauricio no 44-9814-3898 ou 44-9996-4397. Ligar somente in-teressados.

Compro terreno no jardim São Fran-cisco, aeroporto e morada do sol - terrenos com 14 metros de frente. Contato: (44) 3629-7027 ou (44) 9955-9227 – Rafael

Vendo Fiorino Fur-gão ano 2004/2005, cor branca motor 1.3 a álcool, aceito moto como par-te do pagamento , valor R$ 16.000,00. (44) 3629-4720

Vende-se Astra 2000/2001 Prata GLS completo, tro-co por Vectra Ele-gance Prata 2010, t ratar 44 9977-2641, Edson

V e n d o M e r i v a 2008 prata Com-pleta automática e um terreno jd Nova Itália 12x30 Parcela-do. (44) 9910-8882

Vendo gol qua-drado, ano 94/94 1.8GL, motor AP, álcool, vidro elétri-co, limpador e de-sembaçador trasei-ro, faróis de milha. Preço R$ 9.500,00 Christophe 9811-7185 tim

A3

ClassiAgoraDE 25 A 31 DE MARÇO DE 2013 - EDIÇÃO SEMANAL

V e n d e - s e u m ECOSPORT pre-to, segunda dona, 2007/2008 com-pleto interessados fa l a r com Lua-na pelo fone (44) 9835-0929 ou (44) 3629-3950

Vendo Uno Mille 91/91 super conser-vado na cor cinza, placa (a) com ma-nual, limpador, ar quente, desemba-çador. Também tro-co em uno de maior valor. Interessados falar com Marcelo no (44) 9932 – 2285.

Vende-se GM--Chevrolet Mo-delo: Corsa Sedan Ano: 2002/2003 Opcionais: Com-pleto 4 P Cor: Prata Fone: (44) 9960 – 5065 – Jesse

Vende-se Astra Sedan 2003, Bran-co, Completo, a álcool, placa A. In-teressados entrar em contato. Valor: R$ 21.000,00. Fone: (44) 3018-4820 ou (44) 9977-5531 – Valdir

Vendo moto Titan KS ano 2008, ver-melha no valor de R$ 4200.00. Conta-to: (44) 9163-0861 - Valdecir

H o n d a B r o z 150 , Comple ta , 2011/2012, cinza, R$8.400,00. Fone: (44) 9995-8546

Vende-se CB300R ABS - Moto se-minova 11/12, na cor branca com 2000Km e freios ABS. (44) 9167-7167

Vendo um potro marchado com 2 anos, ja iniciando doma, cor alazão.(44) 9929-1494

Vendo motone-ta tipo Biz marca Hao Bao - Zero Km, ano 2010, verme-lha, nunca foi usada. R$2.600 C e l u l a r : (44) 9977-3232

Procuro trabalho no período noturno no Centro ou na Zona 01 - Trabalho na Prefeitura de Cianorte até as 17:30 e moro na Zona 02 - Tenho 43 Anos, Wagner 8850-1480

AULAS DE PINTURA EM TELA para crian-ças e adultos. fone: 30182376 - 98499159 - Leila F. Boeing - email: [email protected] - site: leilarte.com

Vendo um compu-tador completo - Especifi cações: Mo-nitor 14 \" de Led AOC, CPU Semp Toshiba, 2 gb de memória RAM, 500 GB HD, caixinhas de som, teclado, Nobreak por 850.00 Tel: 44 - 9953-3097 o u 9 8 0 0 - 8 7 2 7 -3019-5830 Falar com André ou Jés-sica

Pinturas e decora-ções Moraleja, pin-turas residenciais e comerciais a bom preço. Decoração de interiores moda européia. Orça-mento gratuito (44) 9708-9798 - (44) 9704-6235

Vende-se sofá na cor bege, 2 e 3 lugares feito de madeira maciça. 400,00 reais. Fone 9992-1095

Grande oportuni-dade!!! Vendo site de classif icado voltado para veícu-los, imóveis, máqui-nas, serviços e ani-mais, etc... Acesse: www.classi-mais.com e confi ra valor R$ 4.500,00. (44) 9974-4114

SUPERMERCADO CONRADO C O N T R A T A

Entregador/Repositor HORÁRIO: 08:30 as 12:00 - 14:00 até fechar SEXO: Mas-culino Requisitos: Maior de 18 anos Ter Habilitação para moto 3631-7076

Vende -se fi orino furgao 2003 motor fi re com ar quente e frio valor 16,000.00 reias aceita moto ou carro de menor valor (44) 3631-1606

Vende-se Astra Mi lenium 2001/2001 cinza completo, impecá-vel. 4 pneus novos. R$ 19.000,00 tratar (44) 9930-8889

Vendo JET 2010 PT Cruyser 3 lu-gares NOVO mod. Yamaha HO 1800 cc R$ 35.000,00 (so-mente a vista) (13) 3494-1565

LAVANDERIA PLUMA - CONTRATA:Entrevista segunda-feira (25/02/13)LAVADOR (MASC / FEM)AUXILIAR DE LAVANDERIA – MASC.TRATAMENTO DE AGUA. MASCULINO ACIMA DE 25 ANOS.PASSADOR (MASC / FEM)ENCARREGADO DE MÁQUINAS NOTUR-NO (00:00 ÁS 06:00 hrs)INTERESSADOS COMPARECER NA ENTREVISTA NA AGENCIA (25/02/13)A PARTIR DAS 09:00 hrs.

Alugo casa no jar-dim Santa Mônica 3 peça muito boa a casa de alvenaria (44) 3018-4087

Compra-se casa próximo do centro de Campo Mourão ou no centro com terreno grande, no valor de até 90 mil. Ligar 44-9982-2298 / 44-9996-4397 / 44 -9814-3898

Vende-se terre-no Em Sarandi - Pr JD. Esplanada, Data.4 Quadra.11 RUA. Aquidauana esquina c/ a Coxim, 12x22 com asfalto. Ótima localidade R$: 60.000.00. In-teressados F. (44) 9808-0574 ou (44) 3401-0242 Fernan-da

Vende-se uma NX 400 falcon 07/07 em ótimo esta-do de conserva-ção com apenas 22.000km rodados, valor a combinar fone 9918-1908 Vendo CB 450

Relíquia - ano 83 - Valor R$ 5.500 Falar com Wilson - 9844-4748

Vendo ou troco Escort 90/90 Alco-ol, 1.6, duas portas, cinza - 44-9952-8947 Tim

A Sol e Energia empresa localizada na cidade de Goiânia - GO CONTRATA ge-rente de PRODUÇÃO com experiência. Interessados enviar e-mail para [email protected] ou entrar em contato pelo fone 62 3257-5700

Page 4: Edição 10 Jornal Cianorte Agora

Avenorte promove ação para comemorar o Dia da Mulher

DE 25 A 31 DE MARÇO DE 2013 - EDIÇÃO SEMANAL A4

Social

O Departamento de Planejamento promoveu um dia especial com muitos brindesFZ ComunicaçãoAVENORTE

Thais Teschi - Planejamento Estratégico entregando prêmio a colaboradora

A data especial do dia 08 de Março, Dia Inter-nacional da Mulher não poderia passar em branco para as colabo-radoras da Avenorte. O Departamento de

Planejamento pro-moveu para todas a mulheres que traba-lham na empresa, um dia especial com dis-tribuição de brindes as participantes. “A ideia foi marcar a data para mostrar as mulheres

a importância desse dia, e como a empresa se importa com elas. A questão de presenteá--las é simbólica, mas todas adoraram rece-ber.” explicou Thais Francine Teschi, Pla-nejamento Estratégico.

Diretor Comercial Luciano Guimarães participando da homenagem

Page 5: Edição 10 Jornal Cianorte Agora

Atlético vira no Albino Turbay e vence Cianorte FC

DE 25 A 31 DE MARÇO DE 2013 - EDIÇÃO SEMANAL

EsporteA5

Magno Moreira

magnomoreira.blogspot.com.br

Colu

na

Clé

be

r Fe

rra

z

Cleber Ferraz

é Narrador Esportivo pela Rádio Porta Voz

PERGUNTASQual é o valor da folha

de pagamento do Leão do Vale? Será o plantel mais caro da curta história de 11 anos do clube? Qual é o salá-rio do jogador mais valioso do elenco? Perguntas como estas difi cilmente serão res-pondidas publicamente, mas fazem parte da lista daquelas que todo mundo gostaria de fazer. Grande parte das críticas, consi-deradas infundadas, cairia por terra, caso as ‘coisas’ fossem mais claras. Sobre quais jogadores o Cianorte FC possui direitos econô-micos? Qual é tamanho concreto do prejuízo com taxas de arbitragem? Qual é o montante arrecadado com patrocínios, cotas de TV, e outras receitas? Será que é querer saber demais ou é de fundamental importância para que o empresário (tor-cedor) invista no clube? Em que ‘pé’ está o processo de repasse de verba da Ascon-vest? Acorda Cianorte, Capital do Vestuário! Guar-dadas as devidas proporções em relação a outros segui-mentos importantes como saúde, educação e segurança pública, futebol é impor-tante. Nossa cidade precisa de um time de futebol e o

futebol de nossa cidade pre-cisa ser de todos.

SEGUNDO SEMESTREContinuo afi rmando que

o futebol do interior pre-cisa se unir. O que a maioria dos times do interior fará no segundo semestre? Nem todos participarão da Série D, nenhum ou pelo menos nem todos jogarão a Copa do Brasil no segundo semestre, afi nal a competição começa em abril e há possibilidade dos times do interior para-naense não se classifi carem para as próximas fases. Nin-guém pedirá a volta da Copa Paraná com forte investi-mento da FPF? Ou será que a federação alegará que não poderá bancar nenhuma competição no segundo semestre sem haja prejuízos para os clubes?

PÚBLICOUma reportagem da

Revista Exame pergunta: Quem disse que o Brasil é o país do futebol? Segundo a reportagem, a média de público nos estádios de fute-bol está caindo cada vez mais. Quando o assunto é campeonato estadual, os números são assustadores. É impressionante, o Estado de São Paulo, possuir do estadual mais “rico” do país, não fi car em primeiro neste quesito. Pernambuco é o estado com melhor média

de público com 9.134 torce-dores/partida. São Paulo é terceiro com 6.122. Dados preliminares de levanta-mento realizado pela Pluri Consultoria mostram que o público em 2013 tende a ser inferior ao observado em 2012. O Estado do Paraná aparece na décima posição na lista com 2481 torcedores em média por partida (2012).

PÚBLICO IIEnquanto isso, aqui em

Cianorte, teve 222 pagan-tes no jogo Cianorte x Operário. Um prejuízo de mais de quatro mil reais somente com as despe-sas relatadas no borderô da FPF. Com exceção dos jogos contra Arapongas e Coritiba o Cianorte teve prejuízo em todos os jogos realizados em casa. Lamen-tável. Obs: Não sei se estou enganado, mas analisando os números do último bor-derô (vide site FPF), nas minhas contas está dando diferença de 500 reais, a favor da FPF.

PALPITEO Leão do Vale sofre

de ‘inconstância’, doença incurável nesta altura do campeonato, mesmo assim cravo que não cai. Motivo: tem times piores no esta-dual.

Até a próxima amigos!

Reflexão: Ainda é bom ir ao estádio assistir futebol?

Embalado no segundo turno do Cam-peonato Paranaense, o Atlético enfrentou o Cianorte, no estádio Albino Turbay. Em uma partida equili-brada e com chances de gols das duas equi-pes, o Rubro-Negro venceu de virada por 2 a 1. Os gols do CAP foram marcados por Douglas Coutinho e Edigar Junio. O jogo No primeiro tempo em Cianorte, o Fura-cão chegou com perigo

nos minutos iniciais, com Hernani aos seis e aos 15 minutos. Logo depois, foi vez do Cia-norte assustar, mas o goleiro Santos fez a defesa. Crislan e Dou-glas Coutinho também tentaram, mas não con-seguiram marcar. Aos 44 minutos, o Cianorte abriu o placar. O ata-cante Ícaro aproveitou cruzamento da direita de Dedoné e comple-tou, de letra, para o gol. 1 a 0. Na segunda etapa, Arthur Bernardes colo-cou Marcos Guilherme no jogo, que começou a jogada do gol atleti-

cano. Aos 16 minutos, o meia fez jogada indi-vidual e tocou para o artilheiro Douglas Coutinho. O atacante rubro-negro não des-perdiçou e empatou a partida em Cianorte. 1 a 1.

O Furacão continuou pressionando e quase marcou com Crislan, aos 25 minutos. O ata-cante tentou de cabeça e a bola passou raspando a trave. O Cianorte res-pondeu com Dedoné e Digão e ainda teve um gol anulado. Mas foi o Atlético Paranaense que marcou no Albino

Turbay, aos 42 minu-tos. O atacante Edigar Junio aproveitou bola rebatida na área, após jogada de Marcos Gui-lherme, e fez o segundo gol do CAP na partida, virando o placar. 1 a 2. Com a vitória, o Fura-cão chega aos 13 pontos e permanece na vice--liderança do returno do Estadual. A equipe atleticana permanecerá no interior do estado para a próxima par-tida. Na quarta-feira (27), o adversário será o Paranavaí, às 20h30, no estádio Waldemiro Wagner.

Page 6: Edição 10 Jornal Cianorte Agora

DE 25 A 31 DE MARÇO DE 2013 - EDIÇÃO SEMANAL A6

Região

ASSESSORIA PMR

A reunião foi conduzida pelo gerente da Câmara Técnica e extensionista da EMATER de Nova Esperança, Oswaldo da Silva Pádua

Assessoria PMR

Reunião define Encontro Regional de Sericicultura

O prefeito Roberto Corredato recebeu os membros da Câmara Técnica do Complexo da Seda do Estado do Paraná onde discutiram o 31º Encontro

ASSESSORIA PMR

Foi assinado o Termo de Cooperação Técnica de Trabalho 2013

Estiveram reunidos no gabinete da Pre-feitura Municipal de Rondon, com o prefeito Roberto Corredato, os membros da Câmara Técnica do Complexo

da Seda do Estado do Paraná.

O encontro foi a rea-lização da 35ª Reunião Ordinária da referida Câmara Técnica, a qual teve como pauta princi-pal a realização do 31º Encontro Regional de

Sericicultura, que será realizado no município no dia 18 de julho.

A reunião foi con-duzida pelo gerente da Câmara Técnica e extensionista da EMATER de Nova Esperança, Oswaldo da

Silva Pádua. Estiveram pre-

sentes também os seguintes participan-tes: Anízio Menarim Filho (Gerente Regio-nal – EMATER em Cianorte); Francisco Cascardo (Gerente

Regional – SEAB em Cianorte); os repre-sentantes da FIAÇÃO DE SEDA BRATAC S/A, Chigueru Taniguti Junior (representante da empresa), José Oda (gerente de matéria prima) e Sidnei Faune

(gerente da unidade de Rondon); represen-tantes da FEASPAR (Federação das Associações de Seri-cicultores do Estado do Paraná) e da Uni-versidade Estadual de Maringá (UEM).

O prefeito munici-pal Roberto Aparecido Corredato e o gerente regional da Emater em Cianorte Anízio Menarim Filho, cele-braram o Termo de Cooperação Técnica

EMATER e Prefeitura de Rondon ajustam parceria

de Trabalho 2013. O referido termo forma-liza o planejamento, a coordenação e a exe-cução de programas governamentais e insti-tucionais de assistência técnica e extensão rural a ser realizado pela Emater, com a coo-peração da Secretaria

Municipal de Agricul-tura e Meio Ambiente, junto aos produtores rurais rondonenses, com o intuito de pro-mover ações focadas no incremento da produ-ção e da produtividade da agropecuária do município.

Assessoria PMR

Page 7: Edição 10 Jornal Cianorte Agora

A7

PolicialDE 25 A 31 DE MARÇO DE 2013 - EDIÇÃO SEMANAL

Acusado de homicídio em Jussara é preso em Moreira

Este foi o segundo caso de morte envolvendo motorista embriagado na PR 323

ELISA BERTONCELO/TRIBUNA DE CIANORTE

Motorista alcoolizado causa acidente com morte na PR 323

FOTOS/ OLIVEIRA JR Silva Jr

Antonio Marcos, 45 anos, que conduzia o Sandero morreu no local

Na delegacia, Zé Luiz confessou o crime

[email protected]

José Luiz é acusado de ter matado uma pessoa e ferido outra, com disparos de revólver

GOIONEW

Um acidente envol-vendo três veículos, um deles conduzi-do por um motorista embriagado, causou a morte de um homem de 45 anos na PR-323 em Jussara, na noite de sexta feira (22), por volta das 23h30.

De acordo com in-formações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) um caminhão com placas de Cas-cavel conduzido por João Carlos Wieb-belling, de 51 anos, trafegava no trecho do Rio Ivaí a Jussara, quando perdeu o con-trole e colidiu de fren-te contra o Renault

Sandero Stepway de placas NYB 5141 de Belo Horizonte (MG), guiado por Antonio Marcos Pacheli, de 45 anos, que seguia no sentido contrário. Na seqüência um Gol com placas de Curiti-ba que seguia sentido Jussara ao Rio Ivaí acabou colidindo na traseira do caminhão. Antonio Marcos Pa-cheli, 45 anos, que conduzia o Sandero morreu no local.

Enquanto a PRE de Cianorte atendia o acidente, constatou que o condutor do ca-minhão apresentava sinais de embriaguez. Wiebbelling foi sub-metido ao teste de etilômetro, que teve

como resultado 0,99 mg/L.

A PRE lavrou auto de infração, com base no artigo 165 (dirigir sob influência de ál-cool ou de qualquer outra substância psi-coativa que deter-mine dependência), combinado com o artigo 306 (conduzir veículo automotor com capacidade psi-comotora alterada em razão da influência de álcool ou de outra substância psicoativa que determine de-pendência) do Código de Trânsito Brasilei-ro, e posteriormente encaminhou-o à 51ª delegacia regional de Cianorte para os pro-cedimentos cabíveis.

Depois de receber uma denúncia anôni-ma, a equipe da Polí-cia Militar de Moreira Sales efetuou a prisão de José Luiz França Filho, 30, que estava escondido, junto com dois adolescentes, em um quarto alugado em uma residência na Avenida João Ada-mo. José Luiz e acu-sado de ter matado uma pessoa e ferido outra com disparos de revólver na últi-ma terça-feira, 19 de março, na cidade de Jussara .

Quando chegaram para alugar o quarto, Zé Luiz e os adoles-centes disseram que eram de São Paulo e quando foram abor-dados pela equipe da Polícia Militar, eles

falaram nomes fal-sos, mas com a conti-nuidade das diligên-cias eles acabaram falando os nomes verdadeiros e Zé Luiz confessou o crime. Os adolescentes negam, mas há informações que eles estavam na cena do crime.

Na Delegacia de Polícia de Goioerê, Zé Carlos confessou ter matado a José Roberto da Sila, 43, e atirado em Anderson Lemos Correa, 24, na manhã de terça-feira. Ele afirmou que José Roberto, que ele co-nhece pelo apelido de “Dino”, teria comen-tado que iria lhe ma-tar, então ele o ma-tou antes. A polícia de Cianorte trabalha com a possibilidade de o crime ter sido motivado pelo tráfico de drogas.

ANUNCIE NO CLASSIAGORA GRATUITAMENTE PELO SITEWWW.CIANORTEAGORA.COM.BR

Page 8: Edição 10 Jornal Cianorte Agora

DE 25 A 31 DE MARÇO DE 2013 - EDIÇÃO SEMANAL A8

Cianorte

FZ COMUNICAÇÃO FZ Comunicação

Diretores (Edno, Luciano e Rodrigo) falando aos presentes

Os participantes conheceram ações em prol do Meio Ambiente e das pessoas

Empresas visitam Avenorte para buscar experiências positivas

No inicio do mês de Março a Avenorte em parceria com o CPCE – Conselho Paranaense de Cidadania Empresa-rial Maringá - Sistema Fiep, recebeu uma visita especial de empresas de Cianorte e Maringá com o objetivo de trocar informações sobre as atividades de responsa-bilidade sócio ambiental corporativa, que são rea-lizadas na empresa.

Estiveram presen-tes na visita o Instituto Morena Rosa, Amafi l, Baterias Júpiter, Cia-petro e Associação Comercial de Cianorte, assim como empresas maringaenses Plant Bem Fertilizantes, Usina Santa Terezinha, Lowçucar, Cesumar Empresarial, Uniformes Paraná, AGP Consulto-rias Marcas e Patentes.

Os participantes pude-

ram conhecer as ações que a Avenorte faz em prol do Meio Ambiente e das pessoas, seguindo as diretrizes do ODM (Oito Objetivos de Desenvol-vimento do Milênio) que são um conjunto de metas organizadas, com a fi nalidade de tornar o mundo um lugar mais justo, solidário e melhor para se viver, onde a empresa atende de diversas formas essas exigências de responsabilidade sócio--ambiental. Após os discursos dos diretores sobre o desenvolvimento da Avenorte até o pre-sente momento, Joana Guimarães, especia-lista de Planejamento Estratégico, apresentou as ações desenvolvidas pela empresa como a Campanha de Combate ao câncer do colo de útero, DST, Gripe H1N1, Medula óssea, PSA (Pre-venção ao Câncer de

próstata), Mamografi a e Programas como Des-poluir, que visa diminuir a emissão de CO2 pro-duzida pela frota de veículos, minimizando os impactos ao meio ambiente, além de ações como Atleta do Futuro a empresa cumpre o seu papel social. Para Débora Regina Irie do Conselho Paranaense de Cidadania empresarial, a impressão que teve durante a visita é que a Avenorte é empresa acolhedora, com visão de futuro, preocupada em dar um retorno eco-nômico e social para a sociedade. “A Avenorte é uma empresa signa-tária do Pacto Global e já recebeu o selo ODM – 8 objetivos do milênio (plataformas da ONU), isso demonstra seu comprometimento em exercer sua responsabi-lidade social.” Salientou Débora.

Joana Guimarães e Débora Regina fi nalizando a visita

Empresários de Cianorte e Região após a visita na Avenorte