ed974

24
EM CIRCULAÇÃO DESDE 1986 Santos, 14 a 20 de dezembro de 2013 | Nº 974 | ANO XXVIII FOTOS DIVULGAÇÃO Aprenda receitas práticas para a noite mais esperada do ano e surpreenda a família com deliciosos pratos. Páginas 9 a 14 Receitas natalinas TEATRO A peça Criança Enterrada será encenada pelos formandos da Escola de Artes Cênicas Wilson Geraldo. Página 19 etc CULTURA & VARIEDADES reciclagem Meio Ambiente NARA ASSUNÇÃO CINEMA Segunda parte da trilogia,O Hobbit - A desolação de Smaug estreia nos cinemas da região Página 20 MÚSICA O maestro Mário Tirolli comanda a orquestra que se apresenta no projeto Aleluia Natal, neste domingo (13), na Pinacoteca Benedicto Calixto. Página 19 Agentes da

Upload: jornal-boqnews

Post on 29-Mar-2016

214 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Boqnews de 14 a 20 12 13

TRANSCRIPT

EM CIRCULAÇÃO DESDE 1986 Santos, 14 a 20 de dezembro de 2013 | Nº 974 | ANO XXVIII

FOTOS DIVULGAÇÃO

Aprenda receitas práticas para a noite mais

esperada do ano e surpreenda a família com

deliciosos pratos. Páginas 9 a 14

Receitas natalinas

TEATROA peça Criança Enterrada será encenada pelos

formandos da Escola de Artes Cênicas Wilson Geraldo. Página 19

etc CULTURA & VARIEDADES

reciclagem

Meio AmbienteNARA ASSUNÇÃO

CINEMASegunda parte

da trilogia,O Hobbit - A

desolação de Smaug estreia

nos cinemas da região

Página 20

MÚSICAO maestro Mário Tirolli comanda a orquestra que se apresenta no projeto Aleluia Natal, neste domingo (13), na Pinacoteca Benedicto Calixto.Página 19

Agentes da

Mala

Boqnews FUNDADORJairo Sérgio de Abreu Campos (Mtb 12.514)

DIRETOR DE REDAÇÃOHumberto Iafullo Challoub (Mtb 17.645)

DIRETOR ADM./COMERCIALFernando De Maria dos Santos (Mtb 21.123)

IMPRESSÃOEmpresa Folha da Manhã S.A.

(Folha de S. Paulo)

FALE CONOSCO

PABX (13) 3238.3380 REDAÇÃO: [email protected] MARKETING E PUBLICIDADE: [email protected] DEPTO. FINANCEIRO: [email protected] DEPTO. DE ARTE: [email protected]

INTERNETWWW.BOQNEWS.COM

@BOQNEWS BOQNEWS

EM CIRCULAÇÃO DESDE 1986

BOQNEWS É PUBLICADO PELA ENFOQUE JORNAL E EDITORA LTDA.

Avenida Pedro Lessa, 3.076 - cj 81 - Embaré - Santos - SP - CEP 11025-002

Distribuição gratuita em residências, estabelecimen-tos, centros comerciais e shoppings de Santos. Em

bancas da Baixada Santista, a R$ 0,50.

Campo Neutro

Os ensinamentos de MandelaA herança de sua

biografia pode ajudar na configuração de uma nova ordem

internacional, a partir de novas relações

entre os povos

Boqnews - 14 a 20 de dezembro/2013 - 2

Merecedor de todas as homena-gens fúnebres e lisonjas que lhe foram atribuídas, pelo que significou no contexto histórico e político mundial no último século, o líder sul-africano Nelson Mandela para sempre será lembrado como um dos mais repre-sentativos ícones da tolerância e valorização humana. Das lutas contra o racismo à defesa da liberdade e igualdade dos povos, ele sintetizou, por meio de sua conduta e martírio de vida, a importância do diálogo e do respeito às diferenças como elemen-tos fundamentais para por fim às divergências de credos e raças, deixando como legado a confirmação de que o entendimento ainda é a melhor arma para a construção de sociedades prósperas e igualitárias nas oportunidades para uma vida socialmente digna.

Por certo, a comoção gerada pela sua morte conduz a exageros semânticos, acabam por ampliar virtudes que camuflam fraquezas e corrigem as im-perfeições comuns aos homens públicos de grande notoriedade. Com Mandela não será diferente. Ainda assim, a herança de sua biografia pode ajudar na configuração de uma nova ordem internacional, a partir do estabelecimento de novas relações entre povos e governos ideologicamente antagônicos. O aperto de mão entre o presidente dos Estados Uni-dos, Barack Obama, e o líder cubano, Raúl Castro, ocorrido durante a na cerimônia em homenagem ao

EVALDO STANISLAUMÉDICO E VEREADOR EM SANTOS PELO PT

Aumento do IPTU

Estar à frente de um mandato ou ser filiado e eleito por um partido não bloqueia nosso livre pensar e ações. Dizer que votei contra o aumento do IPTU porque sou do PT, é inaceitável.

Hoje há uma onda de “despolitizar” a política. Ou de “despartidarizar” os mandatos. Oras, não é essa a regra do jogo! Somos todos cidadãos políticos. E os partidos são tão importantes que deputados podem perder mandatos pela troca de partidos. Estar à frente de um mandato ou ser filiado e eleito por um partido não bloqueia nosso livre pensar e ações. Dizer que votei contra o aumento do IPTU porque sou do PT, é inaceitável. Assim como que eu votaria a favor em São Paulo, governada pelo PT. Fatos, vamos aos fatos.

Em São Paulo, a cada três potenciais pagantes do IPTU, um é isento! O au-mento obedeceu a critérios geográficos, demográficos e sociais. Pessoas de maior renda em bairros mais nobres tiveram au-mento. Bairros mais periféricos e populares não tiveram aumento, ou o aumento foi menor. De sorte que a média do aumento na cidade de São Paulo foi inferior a 10%. Menor que em Santos! E lá, aposentados e pensionistas com renda inferior a três sa-lários mínimos e imóvel único, são isentos, além de tetos do valor venal e descontos serem muito mais generosos que aqui. Apresentei emendas de igual teor para nós, santistas. Mas não foram aprovadas.

Teremos em Santos um IPTU abusi-vo e socialmente injusto. Não se cortam despesas! Geram receita às custas da população. E a qualidade do dispêndio - folha salarial inchada por cargos, fun-dações e autarquias ineficientes e defi-citárias – é muito ruim! Sem mencionar os serviços públicos críticos, em especial na Saúde e Obras. O valor para isenções foi ajustado em apenas 20% enquanto a

planta genérica de imóveis “populares” aumentou em até 150%! E há uma es-peculação imobiliária desenfreada. Foi expurgada? Em quanto cresceu a base de contribuição com tantas novas torres? Por que menos de 10% dos pagantes são isentos? Por que uma desnecessária sessão extraordinária para votar o IPTU?

É por não concordar com esse cenário que votei contra. Não há relação política. E também não dei voto de confiança ao prefeito como alguns pares o fizeram. Se não dei a ele meu voto, como poderia dar meu voto de confiança? Em que pese votar a favor de projetos do Executivo que sejam meritórios. Mas esse não foi o caso. Como também não foi o das Parcerias Público Privadas (PPPs) ou será o que pre-tende trazer a terceirização formal à gestão municipal? Terceirizar responsabilidades é um escapismo. Faço restrições a esse modelo em especial nas áreas estratégicas, como a saúde. Setores críticos devem ser de gestão e responsabilidade pública seja no governo que for, inclusive do PT.

Minha caminhada pública é feita de forma independente e segura. Equivoca-se quem pensa o contrário. Sou pautado pela minha consciência e pelo senso da justiça social. Votei contra o aumento do IPTU, contra as PPPs e votarei sempre contra aquilo que é danoso à população. E isso não é politicagem. Isso é Política. Com “P” maiúsculo e com o desejo de acertar. Por isso, não votei contra porque sou do PT! Meu voto foi pautado por uma profunda análise política, técnica e social. Reduzir essa e outras questões ao embate político--partidário é subestimar não só a minha inteligência, mas também a do cidadão. (...)

ex-presidente sul-africano no estádio de Soweto já é tido como o início do fim do embargo dos EUA contra Cuba, apenas um exemplo da força transformadora que o pensamento deixado por Mandela pode inspirar.

Suas mensagens de esperança atravessaram fronteiras e se espalha-ram por todos os continentes, desde a defesa dos povos africanos contra a violência gerada pela tirania e pelo autoritarismo, à defesa dos palesti-nos contra a falta de entendimento e diálogo na escalada de ocupação de

territórios pelos israelenses. Quando de sua visita ao Brasil, como não podia ser diferente, ressaltou a beleza da miscigenação, mas não se furtou a chamar a atenção para a necessidade de promover a justiça social como forma de fortalecer, cada vez mais, a estru-tura de uma nação que almeja ser forte e promissora.

Sua coerência e incansável combate à intole-rância, bem como a defesa aguerrida aos princípios democráticos nunca se ausentaram de sua retórica, daí o reconhecimento obtido durante sua trajetória de vida e o prestígio de reunir, em seu memorial de despedida, o maior contingente de autoridades internacionais já visto na história contemporânea. Uma prova inconteste de que seus ideais e ensi-namentos podem - e devem - servir de exemplo às novas gerações, sobretudo àqueles que almejam trilhar os caminhos da vida pública.

FERNANDO DE MARIA

[email protected]

Panorama Regional

Bola dentroEntre críticas e elogios, obras

inacabadas, valores superfaturados e promessas de investimentos em mobilidade urbana não cumpridas em sua totalidade, é indiscutível não perceber que o País já vive a contagem regressiva para abrigar a Copa do Mundo, cuja estreia ocorre em 12 de junho do próxi-mo ano. Mesmo quem não gosta de futebol será influenciado pelo maior evento esportivo mundial.

Neste cenário, a Baixada San-tista, em especial Santos, tem tudo para se beneficiar do torneio em razão das suas peculiaridades e, se souber trabalhar bem, poderá recolher frutos positivos no futuro.

Logo após a definição das chaves, México e, na sequência, a Costa Rica confirmaram a vinda das respectivas delegações. Pelo menos 300 mexicanos ficarão hospedados na Cidade, entre jornalistas, comissão técnica, joga-dores e familiares, além de 4.350 torcedores trazidos pela agência Mundomex. A expectativa é que a Cidade receba, ao todo, 10 mil turistas mexicanos. Já a Costa Rica deverá trazer entre 3 a 5 mil, ampliando ainda mais o volume de estrangeiros.

Neste cenário, Santos será uma das poucas cidades que não sediarão jogos da Copa a abrigar duas seleções simultaneamente. Um feito que deve ser creditado ao Poder Público municipal e aos personagens que vislumbraram a potencialidade da Cidade logo após o Brasil ter sido escolhido como sede da Copa, em outubro de 2007.

Alguns céticos poderão alegar que as duas seleções aqui hospe-dadas estão longe de serem potên-cias, como Alemanha, Inglaterra, Espanha, Argentina ou Itália, o

que é verdade. Mas não pode se desconsiderar o poder midiático que ambas terão.

A seleção do México, por exemplo, está na mesma chave do Brasil, o que atrairá naturalmente a Imprensa mundial para a Cidade. Já a Costa Rica caiu justamente no grupo da morte, ao lado de Itália, Uruguai e Inglaterra. Ou seja, a seleção ‘patinho feio’ é séria candi-data a cair nas graças dos brasileiros.

Não bastasse, Santos dispõe de um equipamento (oxalá, esteja realmente pronto até maio, como prometido) único: o Museu Pelé, cujas obras andam a passos de tarta-ruga, mas, com a esperada injeção de recursos públicos em tempo hábil, é possível a finalização da obra. Além disso, não se pode esquecer da mítica Vila Belmiro, um dos princi-pais templos mundiais do futebol. Cenários que só Santos tem.

Portanto, corremos contra o tempo para se preparar bem na recepção dos turistas. As obras do realinhamento do Outeirinhos, onde atracarão os transatlânticos, não estarão prontas a tempo, preci-sando de adaptações no local para o recebimento dos turistas. Além disso, nossa rede hoteleira, apesar dos novos empreendimentos, não contará com volume adicional sig-nificativo de leitos até lá. Com isso, as demais cidades da região, como Guarujá e São Vicente, poderão se beneficiar.

Caberá ao Poder Público, com apoio do comércio e do empresa-riado, criar um clima positivo para recepção aos turistas, aprimorando a mão-de-obra com conhecimentos básicos de espanhol, enfeitando as ruas e lojas, além de garantir segu-rança a todos. Afinal, uma imagem positiva hoje será capaz de gerar bons frutos e negócios amanhã.

em Cubatão e espera ter votação expressiva na cidade. Deputada da BaixadaDiante das possíveis perdas de mandato em virtude do mensalão, a Baixada Santista pode ganhar seu terceiro representante na Câmara dos Deputados, pelo menos por um ano. Isso porque Maria Lúcia Prandi, suplente pelo PT e presidente eleita do diretório municipal da legenda, pode assumir a vaga deixada pelo deputado petista João Paulo Cunha, ainda atuando no Congresso.PatrulhaPegou mal dentro do Palácio José Bonifácio o voto do vereador José Teixeira Filho, o Zequinha Teixeira (PRP), contra o projeto, em primeira instância, que cria a possibilidade de atuação das Organizações Sociais (OSs) dentro da estrutura da Prefeitura. Outro voto que deverá ser explicado é o do suplente Arlindo Barros (PSDB), que substituiu Ademir Pestana (PSDB) na votação. A direção santista do tucanato não gostou de ver um vereador de sua base não apoiar o governo de seu partido. A segunda votação - se não for novamente adiada diante dos protestos de servidores - ocorrerá na segunda (16). Reforma administrativaO governador Geraldo Alckmin

Boqnews - 14 a 20 de dezembro/2013 - 3

de cooperação entre as partes.

Ministro candidatoMinistro da Saúde e pré-candidato do PT ao Governo de São Paulo, Alexandre Padilha, cumpre agenda neste sábado (14), na Baixada Santista. Começa em terras petistas, em Cubatão, às 10 horas, onde inaugura uma UPA. Depois, em Santos, visita a Universidade Santa Cecília. Em São Vicente, participa de evento do Mais Médicos. A caravana petista se encerra em Praia Grande, na UPA do Jardim Samambaia, com a recepção a mais médicos.Cachimbo da pazQuem tem acompanhado as sessões ordinárias e extraordinárias da Câmara de Santos neste final de ano tem se surpreendido com o entrosamento apresentado pelos vereadores Marcus De Rosis e Antonio Carlos Banha Joaquim, ambos do PMDB. Opositores históricos dentro da legenda, parece que finalmente acenderam o cachimbo da paz.MigraçãoNem virou o ano e já começaram as articulações e peregrinações de pré-candidatos a deputado federal de outras regiões em busca de votos na Baixada Santista. Vice-prefeito de São Bernardo do Campo, o cantor Frank Aguiar (PMDB) já conquistou ampla base de apoio

[email protected]

JAIRO SÉRGIO & COLABORADORES

Incentivo aos taxistasVisando acelerar o processo de padronização visual dos táxis na Cidade, a Prefeitura encaminhou à Câmara projeto de lei que prevê a isenção do pagamento de ISS e outras taxas, durante um ano, aos taxistas que providenciarem a adequação dos veículos.Tucanato 2014O tucanato santista já definiu como irá atuar em 2014. Sob comando de sua maior estrela, o prefeito Paulo Alexandre Barbosa, o partido aposta na dobradinha formada pelo vereador e presidente da Câmara, Sadao Nakai, que será candidato a deputado estadual, e pelo ex-prefeito João Paulo Tavares Papa, candidato a federal. Além deles, os tucanos santistas trabalharão também pela eleição de Bruno Covas à Câmara Federal.

Mudança do PS CentralO vereador Evaldo Stanislau (PT) questiona a Prefeitura de Santos para obter mais informações sobre a proposta de construção de um novo Pronto-Socorro Central, na Rua Joaquim Távora, que deverá ser gerido em parceria com a Fundação Lusíada. Stanislau quer saber se os recursos para a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) virão do Governo Federal e, por isso, pediu cópia do termo

@jairosacampos

Quando...finalmente será entregue à população a unidade regional da Rede de Reabilitação Lucy Montoro, que atende a pessoas com deficiências, prometida pelo Governo do Estado desde 2009?

BILL GATESFUNDADOR DA MICROSOFT

“ O sucesso é um professor perverso. Ele seduz as pessoas inteligentes e as faz pensar que jamais vão cair.”

Quem Responde?

(PSDB) promete resolver até o fim do Carnaval o troca-troca de seu secretariado visando as eleições gerais de 2014. Ele não quer ver prejuízos ao ritmo das obras que seu governo está tocando ao longo do próximo ano, em razão da Copa do Mundo no Brasil e eleições gerais. Principalmente, o VLT e o túnel Santos-Guarujá.Vingança malignaA proibição da licitação de novos terminais de grãos na parte insular do Porto de Santos pelo Tribunal de Contas da União (TCU) é uma vitória da Cidade, que fez valer sua legislação municipal. A conquista teve ajuda do deputado federal Márcio França (PSB). Afinal, Ana Arraes foi a ministra do TCU que apontou as irregularidades. Ela é mãe do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, pré-candidato a presidente em 2014 pelo PSB, que tem França como um de seus principais aliados.Candidatos do BiliO prefeito de São Vicente, Luiz Claudio Bili, não revela oficialmente, mas já definiu quais serão os seus candidatos a deputado federal e estadual em 2014: Beto Mansur (PRP) e Paulo Correa Filho (PEN). Absorventes retiradosPela segunda vez, o vereador José Lascane (PSDB) retirou da

pauta na sessão da última quinta (12), o projeto de lei 57/2013, que prevê o fornecimento gratuito de absorventes higiênicos em locais públicos. Convidado da segundaO Jornal Enfoque, no ar a partir das 8h05 na Santa Cecília TV- com reapresentação às 17 horas-, terá na segunda-feira (16) a participação da deputada estadual Telma de Souza (PT) e do diretor da Faculdade de Artes e Comunicação da Unisanta e diretor de Redação do Boqnews, Humberto Challoub.

REUNIÃO DO CONDESBO Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb)

promove, na próxima terça-feira (17), às 10 horas, na sede da Agem, encontro destinado à apresentação da última etapa do

Plano Metropolitano de Desenvolvimento Estratégico da Bai-xada Santista (PMDE-BS), que inclui a participação do diretor-

-presidente da Cetesb, Otávio Okano. O projeto será apresentado pelo diretor da Geo Brasilis, empresa contratada para desenvolver

o plano, José Roberto dos Santos (foto).

RAIMUNDO ROSA /SECOR/PMS

O número de pessoas que desti-nam os resíduos que produz de ma-neira adequada ainda é mínimo. Em Santos, por exemplo, 450 toneladas todos os meses são enviadas para o centro de triagem, onde é separado e vendido. O montante representa apenas cerca de 3% do lixo gerado na Cidade que vai para o aterro.

Número que aumenta um pouco, mas não é possível mensurar ao certo, por conta da ação dos catadores indivi-duais, que se transformaram em fonte de estudo da bióloga Carla de Andrade Paschoal para o trabalho de conclusão da pós-graduação em Controle e Gestão Ambiental, da Universidade Santa Cecília.

De acordo com levantamento, cada catador - cadastrado junto à Prefeitura de Santos - recolheu - no período de 2008 a 2013, em média 173 quilos por dia, sendo o material mais coletado o papelão. Nos dados, Carla também constatou que o número de pessoas realizando este trabalho - pelo menos os cadastrados na prefeitura - caiu 36%, entre os anos de 2008 e 2012, passando de 203 para 128. Baseando-se nestes dados, é possível calcular que em 2012 a ação deles gerou o recolhimento de 22,1 quilos por dia de resíduos.

Outro dado analisado é a moradia. "Muitos vivem em situação de rua, em quartos alugados, que podem ser submoradias ou em depósitos", conta Carla. A renda destas pessoas é - na maioria das vezes - inferior a um salário mínimo. "Podemos perceber o quanto eles ainda estão à margem da socie-dade. A intenção agora é continuar este levantamento, fazendo análises de mais dados e tentar transformar o estudo em algo útil para a Cidade e para estas pessoas", ressalta Carla.

Boqnews - 14 a 20 de dezembro/2013 - 4

NARA ASSUNÇÃODA REDAÇÃO

De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Santos, Luciano Cascione, não existe um trabalho específico com os catadores, mas a Administração está analisando e con-versando com projetos já existentes para criar cooperativas. "Algo que nos impede hoje é o contrato com a Pro-desan, que prevê esta venda. Iremos revê-lo", diz.

Se o poder público tem os seus deveres, a população também deve seguir as regras, começando a separar o que é reciclável. No Canal 4, como é possível ver pela foto acima, dois restaurantes diariamente jogam de maneira desastrosa os resíduos nas vias públicas. Exemplo que pode ser en-contrado em outros pontos da Cidade. Atualmente, em Santos, uma vez por semana o caminhão do lixo reciclável passa recolhendo este material (veja o itinerário no site www.boqnews.com). De acordo com Cascione, a prefeitura está estudando a possibilidade de ampliar para dois dias. "Iremos fazer o teste em um bairro para mensurar o resultado e ver se aumentou ou não a quantidade de resíduos recolhidos para reciclagem".

Em São VicenteA cidade gera em média 200 tone-

ladas de lixo por dia, possui o progra-ma Cata-Treco e o projeto Ecociclo, da Companhia de Desenvolvimento (Codesavi). Juntos eles recolhem 25 toneladas de recicláveis por mês. A in-tenção é ampliar o programa Ecociclo para outros bairros. Hoje, a atuação é no Centro e agrega os ex-catadores. De acordo com Oswaldo Villela, as-sessor de comunicação da Codesavi, o projeto recebeu melhorias e já começa a ser reconhecido. "Brazópolis entrou em contato para colocar em prática a ação naquele município", conta.

Para onde vai o lixo?Na região, apenas duas cidades

não destinam o lixo no aterro de San-tos e enviam para Mauá: São Vicente e Itanhaém, que juntas geram 237,1 toneladas de lixo por dia. As outras seis, além de Santos, enviam tudo para o aterro da cidade, que recebe 690 toneladas por dia, de acordo com os últimos dados divulgados pela Cetesb.

MEIO AMBIENTE Pessoas que se dedicam à coleta de lixo reciclável nas ruas chegam a recolher 400 quilos/dia

CATA-TRECODe forma a minimizar a quantidade de lixo lançado nas ruas, a Prefeitura de São Vicente, por

intermédio da Codesavi, tem investido nos serviços de Cata-Treco e o projeto Ecociclo. Para cola-borar na manutenção da Cidade, o munícipe pode solicitar o serviço, que deve ser agendado para a retirada de até quatro sacos de entulho de construção e móveis velhos pelos telefones 3464-7158 e 3462-9740. Para quantidades superiores, o munícipe deve contratar serviço particular. Além disso,

já está em vigor a Lei 3105, que multa em R$ 152 pessoas que forem descobertas jogando lixo nas ruas, dobrando o valor em caso de reincidência.

Destino inadequado

FOTOS NARA ASSUNÇÃO

RealidadeMunícipes e comerciantes

têm papel importante na destinação correta

dos resíduos, que ainda são jogados de maneira

indevida nas ruas

40milreais é o valor gerado pela venda,

via leilão, do material reciclado recolhido pela prefeitura, de acordo

a secretaria de Meio Ambiente

No final de 1973, a Sabesp assumia as atividades em São Paulo. Quatro décadas depois, celebramos uma trajetória de avanços que posicionam o esta-do entre os mais bem colocados no ranking do saneamento bra-sileiro. Isso significa fornecer água a 28 milhões de paulistas de 365 municípios, coletar 83% do esgoto e tratar 77% dessa carga poluidora. Vamos atingir, em 2014, a universalização nas sedes das cidades do interior e, até 2020, no litoral e Grande São Paulo. Estamos próximos de um feito inédito no País.

Em pleno século 21, a fal-ta de saneamento aprofunda o fosso entre o Brasil dos discur-sos oficiais e o Brasil real, onde metade do esgoto não é coleta-da e pouco mais de 30% disso recebe tratamento. Há quatro décadas, São Paulo decidiu não fazer parte deste cenário. Cria-da no governo Laudo Natel, um dos períodos mais impor-tantes, teve início em 1995 com o empenho do governador Má-rio Covas pelo reequilíbrio fi-nanceiro e criação das unidades por bacias hidrográficas, aproxi-mando as bases de operação dos clientes.

Outro capítulo marcante, do qual participei, em 2002, foi a entrada no novo mercado, exigindo maior transparência, governança corporativa e efici-ência operacional, resultando em mais capacidade de investi-mentos e geração de benefícios para a sociedade e seus acionis-tas, muitos dos quais fundos de pensão e poupadores individu-ais. Em 2007, as estratégias direcionadas à universaliza-ção consolidaram nova fase.

O índice da mortalidade infantil caiu 62% em 20 anos, o que diz muito dos avanços no saneamento. A sensibilidade socioambiental também está presente em programas como o Onda Limpa, a maior ação de saneamento do litoral brasileiro. Com o Se Liga na Rede, esta-mos conectando gratuitamente as casas de 192 mil famílias às tubulações de esgoto. Rios vol-taram a ter vida e o Projeto Tie-tê já reduziu a poluição em mais de 160 quilômetros. Parabéns à família sabespiana e aos paulis-tas, afinal a Sabesp é patrimônio de todos.

(*) Geraldo Alckmin é governador do Esta-do de São Paulo

Quatro décadas de Sabesp

GERALDO ALCKMIN (*)

Quem recicla?Para muitos, eles são invísiveis ou até mesmo representam um trans-

torno, principalmente no trânsito, entretanto fazem um papel importante em uma sociedade que parece ignorar o destino dos resíduos que produz. São eles, os catadores, que vasculham os lixos domésticos à procura do que é reciclável e vendável. É o caso de Antônio, de 62 anos, que mora em um quarto alugado em Vicente de Carvalho e todos os dias pedala pelas ruas de Santos à procura de latinhas e outros materiais para venda tanto nos ferros-velhos e depósitos como na Feira do Rolo. "O melhor bairro é Ponta da Praia. As pessoas já têm o costume de separar melhor o lixo. A maioria das pessoas em toda a Cidade me trata bem, mas tem sempre aqueles que são mal educados. Eles precisam saber que o que estou fazendo - além de gerar renda para mim - também contribui com o Meio Ambiente", ressalta.

O plano de Antônio, porém, é trabalhar até 2016, quando se aposentará e se cadastrará no Viaja Mais "Aquele progra-ma do governo. Com pouco de dinheiro da aposentadoria, eu quero é viajar", planeja.

Ex- viciado em crack, em 2008 Antônio conta que teve um "surto" e viajou até Aparecida, no interior paulista, de bici-cleta. Foram 13 dias e desde então vai todos os anos. "Uma promessa que fiz. Este ano já fui duas vezes. Assim consegui me livrar das drogas que nos destrói e me separou de toda a família".

De São Vicente. Carlos (nome fictício) também faz seu papel pedalando e catan-do papelão. "Nos melhores dias chego a recolher 400 quilos. Com este peso, já não consigo pedalar, vou empur-rando", conta Carlos que prefere não ser reconhecido. "As pessoas não sabem que eu faço isso", acrescenta.

Boqnews 14 a 20 de dezembro/ 2013 | cidades | 5

Boqnews6 | cidades | 14 a 20 de dezembro/2013

MEIO AMBIENTE Cidade opera o Sistema de Gerenciamento On-line de Resíduos (Sigor)

Seja na construção de um novo empreendimento ou até mesmo numa simples reforma na residência, a geração de resíduos é grande e deve ter um destino certo. Até porque boa parte dos materiais - se descartados corre-tamente - podem ser reciclados e reutilizados, contribuindo assim com uma vida útil mais longa do aterro e, portanto, preservando o Meio Ambiente.

No sentido de organizar e controlar melhor esta destinação foi criado o Sistema de Geren-ciamento Online de Resíduos) - módulo Construção Civil, que será testado em Santos. A Ci-dade foi escolhida para sediar o projeto-piloto do programa, lan-çado na última segunda-feira (9).

De acordo com o secretário Estadual de Meio Ambiente, Bruno Covas, que esteve na última reunião do Conselho Mu-nicipal de Defesa do Meio Am-biente (Condema), em Santos, a cidade foi escolhida por ser bem avaliada no programa Município Verde Azul e pela quantidade de construções.

O secretário de Meio Ambien-te de Santos Luciano Cascione explica que Santos já possuía um plano para este tipo de resíduo. "Com este sistema, toda obra precisará fazer um plano, com a quantidade de entulho gerado e qual será a destinação, por exem-plo", explica.

Geradores de grandes volu-

Santos recebe projeto piloto

mes que já não se adequavam ao Programa Municipal de Geren-ciamento de Resíduos Sólidos da Construção Civil podem receber multas que variam de R$ 300 a R$ 30 mil. A nova legislação pre-vê que as empresas que geram mais de 200 quilos de materiais de reformas e construções (ar-gamassa, gesso, telhas) devem apresentar plano específico à Semam

"Estamos acertando os últi-mos detalhes, mas no início do ano o site já estará funcionando", explica Cascione. O sistema tor-nará público os dados em relação a estes resíduos.

Como funciona?O sistema é uma plataforma

eletrônica que permitirá a ela-boração dos Planos de Geren-ciamento de Resíduos por parte dos geradores e a emissão de Controles de Transporte de Re-síduos (CTRs), documento que acompanha as cargas transporta-

Salvo momentos cambaleantes, a Câmara Municipal de Santos está de joelhos. Não é a postura de ora-ção ou um pedido de misericórdia. O Parlamento se ajoelhou por reve-rência e submissão ao Poder Execu-tivo. E começa a pagar o preço de apoiar medidas impopulares, muitas delas nascidas sem o debate público.

Na última sexta-feira, servido-res municipais e representantes de outros sindicatos travaram a entrada de vereadores no plenário e impe-diram a segunda votação do projeto de lei que repassa serviços essen-ciais para Organizações Sociais. A sessão ficou para segunda-feira, às 15 horas. Nas últimas três sessões, os servidores impediram os parla-mentares de se manifestar no ple-nário. Os protestos oscilaram entre vaias, apitos e gritos de “vendidos!”.

A Câmara Municipal, via de regra, se contenta em ser um braço político do Poder Executivo. Na prática, quase um apêndice buro-crático que pouco se interessa em confrontar a Prefeitura ou cumprir uma das funções básicas do Poder Legislativo, que seria fiscalizar a ad-ministração municipal.

A postura não é nova nem recen-te. A Câmara reza a cartilha da Pre-feitura desde o período dos prefeitos biônicos. Os seis prefeitos da fase democrática seguiram com as rédeas sobre o Poder Legislativo, numa re-lação de morde-e-assopra, que varia conforme o perfil do comandante. Na atual gestão, o prefeito Paulo Alexandre Barbosa tem aprovado o que quiser na Câmara. Somente três dos 21 vereadores são de oposição, salvo mais dois ou três que, de vez em quando, gritam contra o Poder Público. Oposição, aliás, confortável porque também falta um discurso alternativo e pragmático para neu-tralizar a retórica de sorrisos, afagos e publicidade dos tucanos.

Nos corredores do poder, o má-ximo que muitos vereadores da base do governo fazem é reclamar que o prefeito não os recebe. As queixas se

complementam com o sentimento de que “éramos felizes e não sabía-mos”, veladamente se referindo ao governo anterior, que também com-partilhava da política da distância se-gura. Sem intimidades, é mais fácil padronizar o controle.

Os vereadores não esperavam a pressão popular. Eles estão mal acostumados com a “qualidade” de vida na Câmara, sem sobres-saltos ou conflitos. O primeiro impacto ocorreu em novembro, quando 17 dos 21 parlamentares legitimaram o aumento médio de 12% do IPTU (na verdade, 100%, com desconto de 88% em trocadilho matemático).

Agora, os vereadores fizeram cara de surpresa com a pressão po-lítica em torno do projeto das OSs. O Sindicato dos Servidores fala em exoneração de funcionários, fato negado pela Prefeitura. O presiden-te do sindicato, Flavio Saraiva, fez promessas duras. Em entrevista ao repórter Luigi di Vaio, do Diário do Litoral, o sindicalista disse que, em 2014, “vamos mostrar para a popu-lação o quanto custa esta inutilidade chamada Câmara de Santos.”

Realmente, a Prefeitura não se preocupou em debater e explicar à população do que se trata o projeto. Sequer cogitou publicamente fazer experiências com o novo modelo. A Prefeitura pretende, com o pro-jeto de lei, transferir para organiza-ções privadas serviços em seis áreas como educação e assistência social. E com uso de servidores públicos, dependendo do caso. Para muitos, é uma privatização disfarçada.

A Câmara Municipal de Santos não é uma instituição inútil. É fun-damental para a estrutura do pro-cesso democrático. Nos últimos 30 dias, apenas para mencionar o pas-sado recente, o Poder Legislativo se mostrou de grande utilidade. Serviu com eficiência ao Poder Executivo, sem pisar em falso, quando não dis-tribuía títulos de nobreza ou preen-chia requerimentos.

Qual Câmara queremos?

MARCUS VINICIUS BATISTA Ideias & Distrações

[email protected] @casadomedo

ResíduosProjeto prevê todo o acompanhamento do que é gerado por obras e construções

Seu DireitoMIGUEL ROLLO

[email protected]

Esclarecendo dúvidasA empregada doméstica que esteve de licença maternidade no ano

de 2013 tem direito ao 13º salário integral ou deve receber proporcional aos meses em que trabalhou?

Simone Rollemberg – Embaré – Santos.

Prezada Simone,O artigo 120 Decreto nº 3.048/1999 assegura que o abono anual

correspondente à gratificação natalina deve ser pago à segurada que, durante o ano, recebeu salário-maternidade e poderá ser paga em duas parcelas. A primeira, entre 1º de fevereiro a 30 de novembro, no valor correspondente à metade do salário do mês anterior, e a segunda até o dia 20 de dezembro, no valor da remuneração de dezembro, deduzindo o adiantamento já feito sem ter seu valor corrigido. O 13º salário referente ao período de licença-maternidade (4/12 avos) deve ser integrado ao período trabalhado, ou seja, o valor devido corresponde aos doze meses do ano.

das. Caberá aos transportadores aceitar as CTRs e transportar os resíduos às áreas de destinação indicadas, que poderão ser de transbordo e triagem (ATTs e PEVs), áreas de reciclagem, aterros de resíduos Classe A (de acordo com a Resolução Conama 307/2002 e suas alterações) e aterros de rejeitos.

O sistema possibilitará a emis-são de relatórios, entre eles, o Sistema Declaratório Anual, uma das exigências da Política Nacional e da Política Estadual de Resíduos, além de agilizar o fluxo de informações e facilitar o gerenciamento e a fiscalização. O objetivo depois dos testes em Santos é que o programa seja levado para todo o Estado.

ServiçoImportante lembrar que quem

produz menos de 200 quilos deve agendar a coleta com a Seserp (Secretaria de Serviços Públicos) pelo telefone 0800-7708770.

RAIMUNDO ROSA/ DIVULGAÇÃO SECOR - PMS

Boqnews 14 a 20 de dezembro/ 2013 | cidades | 7

Boqnews - 14 a 20 de dezembro/2013 - 8

PREFEITURA As ações de combate ao mosquito acontecem ininterruptamente

À medida em que restam pou-cos dias para o início do verão, assim como a temperatura em elevação, preocupações relacio-nadas a essa estação começam a aumentar. E as epidemias de dengue se encaixam nesse caso. Ainda mais devido ao histórico recente da relação da Baixada Santista com a doença.

Para monitorar a dengue, o Mi-nistério da Saúde conta o número de casos em ‘Anos Epidemiológi-cos’. Esse período tem início em julho e término em junho do ano posterior.

No último ano epidemioló-gico, entre 2012 e 2013, foram registrados 9.754 casos de dengue em Santos. No entanto, deve ser ressaltado que os números absolutos podem provocar uma dimensão ilusória do cenário. Isso porque o número a ser considera-do é o de coeficiente de incidên-cia. Ele é calculado por meio de uma relação da proporcionalidade no número de habitantes com o de casos, pois se limitarmos a contagem absoluta é natural que uma cidade populosa tenha mais doentes do que uma com menos habitantes.

Portanto, segundo dados do Grupo de Vigilância Epidemio-lógica (GVE) da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, o coeficiente de Santos no último ano epidemiológico foi de 2.195, ficando atrás de Cubatão, com 5.705, e Praia Grande, com 3.145.

FEIRA DE ORGÂNICOSA Feira de Orgânicos, que vende hortaliças,

frutas, laticínios, ovos e diversos produtos de mercearia, além de roupas, cosméticos e atra-ções culturais, ocorre neste domingo (15), das

10h às 13h, na escola Leonor Mendes de Barros (praça Fernandes Pacheco s/nº, Gonzaga), com

entrada aberta ao público em geral.

Thalles GalvãoDA REDAÇÃO

Para a chefe do Departa-mento de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Santos (De-vig), Carolina Ozawa, a alta de ocorrências no ano epidemio-lógico passado tem ligação com a circulação de um novo vírus, o tipo 4. “Como as pessoas não tinham sido infectadas ante-riormente, a tendência é ter um número maior de casos neste ano”, disse.

Uma vez que alguém tenha sofrido as consequências da den-gue de um determinado tipo, ele ficará isento a contrair o mesmo tipo mais de uma vez. E como se tratava de uma tipologia inédita, houve o aumento no número de casos.

Além disso, Carolina salienta a absorção de pacientes oriundos das demais cidades da Baixada Santista. Ela destaca que “no últi-mo ano, dos 16 mil atendimentos com suspeitas de dengue, 20% eram de outros municípios”. Por isso, a chefe do Devig explica que o combate à dengue precisa fun-cionar em âmbito metropolitano.

LIRAaNo dia 19 de novembro deste

ano, o Ministério da Saúde di-vulgou o Levantamento Rápido do Índice por Aedes aegypti (LIRAa) referente a este ano epi-demiológico. Nele, Santos apa-rece com um índice de 0,2%. De acordo com as recomendações do monitoramento, taxas inferiores a 1% são consideradas satisfatórias. Portanto, neste momento, a Ci-dade tem a doença sob controle.

Contudo, em anos anteriores, neste mesmo período, o indica-tivo era semelhante ao atual e mesmo assim houve epidemias posteriormente. Em 2010, por exemplo, o LIRAa mostrava 0,3% para Santos e mais tarde a Cidade passou por um dos piores surtos da história.

Quanto a isso, Carolina tam-bém faz uma relação com as cidades adjacentes. “Não adianta só Santos ter um indicador baixo, pois os outros municípios ao re-dor de Santos não têm uma taxa satisfatória”, explica. No último LIRAa, São Vicente tinha um índice de 1,3% e Guarujá 1,5%, índices de estado de alerta.

DenúnciasAs denúncias podem ser feitas

por meio do disque-dengue pelo telefone 3225-8680 ou na ouvi-doria da Saúde de Santos pelo número 0800-7700732.

Cenário da dengue

Não sei se o ideal para um bom relacionamento chama-se “encon-tro de almas gêmeas”. Desmitifi-cando a alma gêmea ouso dizer que o que é bom, bonito, perfeito pode ser muito chato.

Em um bom relacionamento, espera-se que duas pessoas se completem, mas não se anulem. E, para que isso ocorra, é muito importante que as pessoas sejam diferentes entre si.

Não estou falando da máxima - “os opostos se atraem” - pois a con-vivência pode ficar insuportável. Estou me referindo das diferenças que possibilitam trocas, ingrediente básico para o crescimento individu-al e conjugal.

Conviver com o igual esvazia a relação, o diálogo e o sexo vira masturbação, empobrecendo todos os níveis de comunicação e gerando tédio. A ideia da busca da alma gê-mea é sedimentada na busca pelo prazer puro, da fuga da dor.

Ao sermos concebidos, vivemos em êxtase total na barriga da mãe, com todas as nossas necessidades satisfeitas. E, pelo resto da vida, sonhamos e ansiamos por visitar novamente este paraíso.

Daí buscamos também na rela-ção afetiva aquele outro que só nos dê prazer, mesmo sabendo que as adversidades da vida surgem e nem sempre permitem isso.

Essa espera passiva pelo outro que nos completa é advinda da crença de que em algum lugar está a outra metade perdida. O prazer já está embutido na busca, pois ao sermos agentes da construção da

Vida & PrazerMARCIA ATIK

Entre duas pessoas

[email protected] www.marciaatik.com.br

nossa própria história, nos sentimos livres e autônomos.

Quando nas esquinas da vida encontramos alguém que pode fa-zer parte de nossa vida, a sinalização disso não ocorre porque os sinos dobram ou as estrelas ficam mais coloridas, mas sim pela tranquili-dade que nos invade, pela certeza e realidade de uma relação que só traz alegria, pois essa sim é a rima para o amor e não para a dor.

As mulheres, por sua singula-ridade, dão vazão ao romantismo e se expressam mais em relação a esse amor idealizado. Os homens, ao contrário, não verbalizam, não expressam, mas também esperam por esta metade.

A procura obsessiva por um amor perfeito é idealização pura de um conto de fadas. Não existe nesse mundo alguém que preencha todas as expectativas de um outro alguém e isso não é o fim, mas o estímulo para nos desenvolvermos.

Não estou escrevendo um libe-lo contra o romantismo. Ser uma pessoa sensível e susceptível às emoções é muito enriquecedor.

Por outro lado, o romântico que espera com seu romantismo, que tudo de bom lhe aconteça passiva-mente é profundamente amorfo.

Acredito sim que duas pessoas possam se encontrar e, apesar de suas diferenças, se completarem, desde que tenham muito mais que um grande amor que atravesse vidas entre si, mas que tenham principal-mente objetivos, valores, sonhos e desejos em comum. Essa será sua alma gêmea.

459armadilhas contra os

mosquitos estão espalhadas por todos os bairros de

Santos, inclusive no porto, de acordo com a Prefeitura.

DIVULGAÇÃO

Boqnews 14 a 20 de dezembro/2013 | cidades | 9

Receitas natalinas

Veja como surpreender na ceia de Natal com deliciosas receitas da chef de cozinha Georgia Bastos Páginas 10 e 11

DIVULGAÇÃO

Boqnews10 | cidades | 14 a 20 de dezembro/2013

Sabores natalinosGeorgia Bastos

Chef pesquisadora especialista em cozinha do Mediterrâneo com ênfase na cozinha italiana, Georgia escreve a coluna Revivendo Ofélia, no site do jornal www.boqnews.com. Confira outras receitas e dicas no site

Esta época tem a força de reunir todos em volta da mesa para celebrar a vida e brindar juntos. Neste momento, em que toda a família se encontra, nada melhor que surpreender os paladares na ceia de Natal com tradicionais receitas, como os tradicionais peru e a rabanada, com toques de irreverência. Sem um peru assado e recheado no centro da mesa, a ceia que evoca

o nascimento de Jesus pode ficar sem graça. E como essa ceia, celebrada praticamente no mundo inteiro, representa fraternidade e união entre as pessoas, Georgia Bastos convidou sua parceira de caçarolas, a Chef Vivian Farah de Melo, para prestigiar os leitores com a receita.

Como não podia ser diferente, a receita da Chef Vivian tem um toque francês, cozinha que se especializou ao estagiar no prestigiado Les Castellas, na França, do Chef Jerome Nutille, duas estrelas no Michelin. Atualmente, Vivian se dedica à confeitaria fina em sua empresa O Doce Mundo da Vivi. Confira a receita da Chef do Dindon, nome como o peru é conhecido na França, e um recheio bem brasileiro de banana passa e castanha-do-pará feito pela Chef Geórgia Bastos.

Peru,Símbolo de Natal

DIVULGAÇÃO/IMAGEM ILUSTRATIVA

Dindon du NoëlIngredientes1 peru de 4 quilos1/2 litro de vinho branco seco

de boa qualidade1/3 litro de água Sal Pimenta do reino branca200 grs de manteiga em tempe-

ratura ambiente.1 punhado de tomilho fresco ( só as folhas)1 punhado de alecrim (idem)1 ramo de sálvia fresca3 dentes de alho

Modo de preparoDeixe o peru em marinada

preparada com o vinho, água, sal, pimenta, e metade das ervas descritas nos ingredientes na vés-pera. No dia do preparo, retire o peru da marinada, seque-o com um pano bem limpo, faça uma espécie de"pomada" com a manteiga em temperatura ambiente acrescida de todas as ervas restantes bem picadas e o alho espremido, levante a peledo peito do peru com bastante cuidado e espalhe a manteiga generosamente. Recheie o peru com a farofa leve ao forno a 150ºC, regando frequentemente com o próprio suco da assadeira. Se possível usar uma assadeira com grelha para o peru assar igual por inteiro.

Farofa de banana passa e castanha

Receitas500 grs de farinha de mandioca

flocada (eu recomendo a Deusa)100 grs de Castanha do Brasil

processada rapidamente 100 grs de banana passa pica-

dinha 1 cebbla média picadinha (bru-

noise)1 dente de alho espremido50 ml de azeite de olivaSal e noz moscada a gosto para

temperar.

Modo de preparoRefogue a cebola e o alho no

azeite, sem deixar dourar. Acres-cente a banana passa para liberar aroma no refogado, coloque a fari-nha vagarosamente nesse refogado e vá mexendo até dourar, acrescen-te a castanha do pará. Tempere com o sal e a noz moscada.

Boqnews 14 a 20 de dezembro/2013 | cidades | 11

O perfume que exala das cozinhas do Brasil ao fritar as generosas fatias de pão adormecido, embebecidas em leite, ovos e mais o toque de um ingrediente especial, que cada um sabe dar, é um dos preparos que melhor representa a tradição do Natal.

Pouco aclamada nas mídias gastronômicas, a rabanada é uma iguaria muito apreciada nas festas de Natal! Toda família sempre tem seu expert: a tia Coquinha, a vovó Lucinha, a prima Julieta e por aí vai... Não se sabe ao certo a origem da rabanada. Pesquisadores citam que a versão original remonta da era de Apicius. Existem preparos semelhantes em Portugal e Espanha, que seria uma possível herança da versão brasileira.

Outros acreditam não ter uma origem única. Dizem que fritar o pão amanhecido seria uma maneira de melhorar seu sabor. Essa última hipótese é mais coerente. Em razão do não desperdício e o respeito que se tem ao pão. Nas religiões cristãs, é costume não se jogar o pão fora, e se algum pedaço for desperdiçado deverá ser beijado, verdadeira reverência ao sagrado.

Vale também citar a versão francesa chamada Pain Perdu, literalmente "pão perdido", mais uma alusão ao aproveitamento do pão amanhecido. Hoje, os mercados vendem pães feitos para fazer rabanada, mas a graça está baseada em poder usar o alimento que seria descartado. "Eu sugiro que quem for comprar o pão para fazer a rabanada, compre-a pronta num dos empórios gastronômicos da Cidade", explica Georgia Bastos. No caso de querer preparar a rabanada em casa, Georgia sugere duas versões, uma semelhante à forma como Apicius a preparava, por volta do século 5 A.C. e outra em versão mais light, assadas e também passadas no mel. (ver receitas no alto da página).

Rabanada

Ingredientes1 xícara de leite2 ovosPão amanhecido cortado em fatias gros-sas (pode ser até o integral)Mel o suficiente para banhar as raba-nadas Óleo para fritarUm cálice de vinho do Porto ou cachaça de boa qualidade (opcional)

Rabanadas de Apicius e versão lightModo de prepararVersão de ApiciusMisture os ovos com o leite e a bebida. Passe as fatias de pão nessa

mistura, frite em óleo quente e escorra em uma grade de metal. Banhe depois as fatias no mel.

Versão lightSiga o modo de preparo, porém asse as fatias em forno pré- aquecido

a 200ºC em forma antiaderente por aproximadamente 15 minutos. Retire do forno e banhe no mel imediatamente.

GEORGIA BASTOS/DIVULGAÇÃO

“A Dulce Boleria nasceu do aroma de bolo quentinho saindo do forno, daqueles que você saboreia com café, ou como fazia nossa mãe, Dulce, que passava uma camada de manteiga que até derretia”. Assim a proprietária Márcia Okida define o nascimento da Dulce Boleria. Para o final deste ano, Márcia e a irmã Debora pensaram em kits especiais especiais para a época.

São caixinhas que podem ser montadas ao gosto do cliente. Há bolinhos assados dentro de cerâmicas especiais como mini boleiras, rame-quins, bowls etc. Pedidos devem ser feitos com 2 a 3 dias de antecedência. Informações pelos e-mails [email protected] e [email protected]./ ou pela fanpage www.facebook.com/dulceboleria.

SaboresCaseiros

DIVULGAÇÃO

BoqnewsBoqnews 1312 14 a 20 de dezembro/2013 14 a 20 de dezembro/2013

Moda Colar R$ 176,00Brinco R$ 53,90

Onde? Bijoux House, no Super Centro Boqueirão,

Lojas 126/133. Telefone: 3232-4283.

NATAL Você esá procurando pelo presente de Natal ideal? Então, confira algumas dicas de presentes úteis com opções inovadoras que ajudarão a fazer sucesso na hora da troca de presentes durante as festas de fim de ano. Com aproximação do Natal e do tradicional amigo secreto, confira algumas sugestões.

Moda Sapato R$89,90Onde? Bia Lima

Fashion Shoes, na Av. Pedro Lessa, 2167. Telefone:

3227-6362.

Moda PraiaSunga R$ 78,00Viseira R$ 33,00Onde? ByLuMix,

na Av. Pedro Lessa, 2712, no Super Centro Boquei-rão ou na Av. Bernardino

de Campos, 115Telefone: 3345-2712

Moda casual feminina

Vestido longo co-lorido motivo onça

com tiras pretas nas costas por R$ 99,90.Onde? Organza, nas lojas do Praiamar e Miramar Shopping

Telefone: 3284-1510

Moda infanil Sandália feminina Luliê

R$ 69,90.Onde? Luliê Calçados

Infantis, no Super Centro Boqueirão, Loja 89. Telefone: 3327-9009

Beleza Lápis retrátil para olhos Mary Kay R$ 33,00. Onde? Beijo

Rosa Clube à R. Saturino de Brito,

150. Telefone: 3225-1007.

Moda festa feminina

Vestido curto paetê, cor preto, com tule transparente por R$

499,90.Onde? Organza, nas lojas do Praiamar e Miramar Shopping

Telefone: 3284-1510

Óculos Vitor Hugo R$ 980,00

Police R$ 750,00Onde? Donna Ótica, nas

lojas do Parque Balneário e na

Av. Ana Costa, 515.Telefone:3289-1638

Opções natalinasAs dicas de presentes desta semana têm opções para todos os gostos. Lápis para os olhos, joias, vestidos, sapatos, sandálias infantis, camise-

tas temáticas para os adolescentes e trajes de praia. Preços variados que cabem em todos os bolsos e ajudarão a todos que estão indecisos. Lem-bre-se: a escolha dos presentes não deve ser deixada para a última hora para evitar atropelos e ausência de produtos, pois é sempre importante

pensar bem para não cometer qualquer equívoco ou 'pagar um mico' na hora da troca de presentes. Boas Compras!

ModaCamiseta Jogos Vorazes

R$ 40,00Bottom Jogos Vorazes -

R$ 3,00Onde? Top Shirts,

na R. Marcílio Dias, 9. Telefone: 3284-3552.

BoqnewsBoqnews 1312 14 a 20 de dezembro/2013 14 a 20 de dezembro/2013

Moda Colar R$ 176,00Brinco R$ 53,90

Onde? Bijoux House, no Super Centro Boqueirão,

Lojas 126/133. Telefone: 3232-4283.

NATAL Você esá procurando pelo presente de Natal ideal? Então, confira algumas dicas de presentes úteis com opções inovadoras que ajudarão a fazer sucesso na hora da troca de presentes durante as festas de fim de ano. Com aproximação do Natal e do tradicional amigo secreto, confira algumas sugestões.

Moda Sapato R$89,90Onde? Bia Lima

Fashion Shoes, na Av. Pedro Lessa, 2167. Telefone:

3227-6362.

Moda PraiaSunga R$ 78,00Viseira R$ 33,00Onde? ByLuMix,

na Av. Pedro Lessa, 2712, no Super Centro Boquei-rão ou na Av. Bernardino

de Campos, 115Telefone: 3345-2712

Moda casual feminina

Vestido longo co-lorido motivo onça

com tiras pretas nas costas por R$ 99,90.Onde? Organza, nas lojas do Praiamar e Miramar Shopping

Telefone: 3284-1510

Moda infanil Sandália feminina Luliê

R$ 69,90.Onde? Luliê Calçados

Infantis, no Super Centro Boqueirão, Loja 89. Telefone: 3327-9009

Beleza Lápis retrátil para olhos Mary Kay R$ 33,00. Onde? Beijo

Rosa Clube à R. Saturino de Brito,

150. Telefone: 3225-1007.

Moda festa feminina

Vestido curto paetê, cor preto, com tule transparente por R$

499,90.Onde? Organza, nas lojas do Praiamar e Miramar Shopping

Telefone: 3284-1510

Óculos Vitor Hugo R$ 980,00

Police R$ 750,00Onde? Donna Ótica, nas

lojas do Parque Balneário e na

Av. Ana Costa, 515.Telefone:3289-1638

Opções natalinasAs dicas de presentes desta semana têm opções para todos os gostos. Lápis para os olhos, joias, vestidos, sapatos, sandálias infantis, camise-

tas temáticas para os adolescentes e trajes de praia. Preços variados que cabem em todos os bolsos e ajudarão a todos que estão indecisos. Lem-bre-se: a escolha dos presentes não deve ser deixada para a última hora para evitar atropelos e ausência de produtos, pois é sempre importante

pensar bem para não cometer qualquer equívoco ou 'pagar um mico' na hora da troca de presentes. Boas Compras!

ModaCamiseta Jogos Vorazes

R$ 40,00Bottom Jogos Vorazes -

R$ 3,00Onde? Top Shirts,

na R. Marcílio Dias, 9. Telefone: 3284-3552.

Boqnews14 | cidades | 14 a 20 de dezembro/2013

COMÉRCIO Expectativa é aumento nas vendas nesta semana

Os comerciantes e lojistas da região estão otimistas com intenção de mais que dobrar o faturamento, de acordo com pes-quisa do Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista. Já para todo o período (setembro a janeiro de 2014), segundo a pes-quisa, é de crescimento de até 6,5% em relação ao ano passado - praticamente a inflação do ano.

Conforme o levantamento, o setor pretende alcançar os números no comércio por meio de novos produtos, promoções, aumento de estoque e melhorias na vitrine.

ConsumoO valor do ticket médio que

o consumidor pretende gastar com toda a família nesta data comemorativa é semelhante ao do ano passado, que fora de R$200: a diferença é que este

ano, 32,69% responderam que a faixa de gastos gira em torno de R$101 a R$200.

Presentes até R$100 ficaram em segundo lugar, com 19,25% das respostas. E em terceiro lugar, aparecem os presentes mais caros, de R$401 a R$500, com 15,38% das citações. O pre-sente que mais será comprado, segundo a pesquisa, são roupas (26%), calçados (12%), além de brinquedos e perfumes, ambos em terceiro lugar, empatados com 11%. Joias e bijuterias fica-ram em quarto, com 8%. Outros itens mencionados em maior escala estão bolsas e acessórios, livros, itens de beleza e produtos de informática.

A forma de pagamento será cartão de crédito, com 45% das citações, seguido por dinheiro, com 35%, cartão de débito (12%) e cartão de loja parcelado (8%).

Expectativa positiva

Às comprasO setor de vestuário deverá liderar o volume de compras, segundo pesquisa regional

DIVULGAÇÃO

Praiamar Shopping 14 a 20 de dezembro: 10 às 23h21 a 23 de dezembro: 10 à meia--noite.24 e 31 de dezembro: 10 às 18h25 de dezembro e 1° de janeiro: 12 às 22h (facultativo)

Parque BalneárioAté 23 de dezembro: 10 às 23h24 e 31 de dezembro: 10 às 18h25 de dezembro e 1° de janeiro: Não haverá expediente

Pátio Iporanga15 de dezembro: 12 às 21h20, 21 e 23 de dezembro: 10 às 23h22 de dezembro: 10 às 22h24 e 31 de dezembro: 10 às 18h25 de dezembro e 1° de janeiro: Não haverá expediente.

Miramar Shopping20 a 23 de dezembro: 10 à meia noite24 e 31 de dezembro: 10 às 18h

25 de dezembro e 1° de janeiro: Não haverá expediente.

Super Centro Boqueirão Segunda a sábado: 10 às 22hDomingos (15 e 22): 12h às 20h24 e 31 de dezembro: 10 às 18h25/12 e 1°/1: Não haverá expediente

Brisamar Shopping 14 a 20 de dezembro: 10 às 23h21 a 23 de dezembro: 10 à 00h24 e 31 de dezembro: 10 às 18h25/12 e 1°/1: 12 às 22h (facultativo)

Litoral Plaza ShoppingAté 15 de dezembro: 10 à meia--noite (fechamento facultativo)16 a 23 de dezembro: 10 à 00h24 e 31 de dezembro: 10 às 18h25 de dezembro e 1° de janeiro: 12 às 22h (facultativo)

Comércio de RuaEm dezembro: 8 às 22h (dias úteis)24 e 31 de dezembro: 8 às 18h

HORÁRIOS DO COMÉRCIO

TENDÊNCIAS...

por

[email protected] ROTSCHELLI

FOTOS JANAÍNA MARA/DIVULGAÇÃO

É a quinta maior semana de moda do mundo, depois de Paris, Milão, New York e Londres.Hoje o foco da Semana de Moda de São Paulo não é apenas divulgar o trabalho dos criadores, mas principalmente organizar a produção de moda no Brasil, internacionalizar os desfiles e fomentar novos negócios. Em 2008, a empresa Holding Inbrands se tornou sócia do grupo Luminosidade

São PauloFashion Week

e ambas passaram a promover juntamente o evento.A parceria trouxe crescimento aos desfiles atraindo um número maior de investidores e patrocinadores movimentando o mercado de moda brasileiro.Todos os anos, os estilistas capricham no visual dos desfiles e arrasam nos cenários. Este ano não foi diferente e um dos desfiles que mais chamou atenção ocorreu no primeiro dia de maneira inusitada, sendo realizado no Metrô. As estações entre Vila Madalena, Ana Rosa, Alto do Ipiranga e Vila Prudente transformaram-se em uma grande passarela de 14 quilômetros, por onde desfilaram dezenas de pessoas.

Temporada de Inverno 2014 do maior evento de moda do Brasil e da América Latina

Ilhabela (SP), Tiradentes (MG) e Vitória (ES) estão entre os 18 destinos turísticos que mais se desenvolveram nos últimos dois anos no País. As cidades que repre-sentam o Sudeste foram premiadas pelo Ministério do Turismo pela evolução alcançada na 5ª edição do Índice de Competitividade do Turismo Nacional, indicador de-senvolvido pelo MTur em parceria com o Sebrae e Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Vitória foi a capital brasileira que mais progrediu em compa-ração com a pesquisa anterior (de 2011). Ela apresentou o melhor desempenho nas variáveis moni-toramento, na qual saltou da nota 44,4 para 77, e aspectos sociais, de 49,7 para 66,1. Com as novas notas, a capital do Espírito Santo superou as médias do Brasil e das demais capitais brasileiras.

Influenciaram no desempenho de Vitória a existência de pesquisas de demanda e de oferta turística e investimentos em educação acima do percentual obrigatório de 25%. A cidade também foi bem avaliada por consultar a população para de-senvolvimentos de projetos.

Já Ilhabela, no litoral paulista, destacou-se entre as não capitais em duas variáveis do índice. Em atrativos turísticos, avançou da nota 45,8 para 54,8, considerando itens como conservação ambiental do entorno dos principais pontos, presença de atrações culturais com significativo fluxo e a adoção de quesitos de acessibilidade, entre outros tópicos.

Em terras mineiras, a histórica Tiradentes aparece no Índice de Competitividade como o destino

Boqnews -14 a 20 de dezembro/2013 - 15

SUDESTE Três cidades da região foram premiadas pelo Ministério do Turismo

Destinos premiados

Check-inSANDRA [email protected]

1 Vitória (ES) foi a que mais se destacou 2 Ilhabela

melhorou os indíces de conservação ambiental

3 Cidade mineira de Tiradentes teve melhoras significativas no aspecto

social.

PORTAL DE TURISMOOs internautas já podem participar e conferir as novidades do Portal de Turismo de Santos (www.

turismosantos.com.br) nas redes sociais. Com informações inseridas em tempo real, a Secretaria de Turismo (Setur) segue as tendências do mercado, apostando também no conteúdo disponível para os aparelhos móveis.

Com um alcance de 7.818 pessoas de 45 países em novembro, a página Portal de Turismo de Santos no Facebook dá acesso às notícias, imagens, curiosidades, e informações dos eventos da agenda. No Twitter, com

textos curtos sobre a Cidade, e no Instagram, com exposição de belas paisagens, com acesso pelo @turismosantos. No Google+, com notícias e curiosidades, e no Youtube pelo canal Turismo Santos.

não capital de maior evolução em aspectos sociais.

O município mineiro atingiu nota 60,5, um avanço de 17,9 pon-tos em relação à pesquisa de 2011. O resultado considerou aspectos de investimentos em educação acima do percentual obrigatório de 25%; adoção de políticas de prevenção à exploração sexual infanto-juvenil e sensibilização do turista para o respeito à comunidade local, à cul-tura, ao patrimônio e à preservação ambiental.

FOTOS DIVULGAÇÃO Turismo do bem-estarSeguindo as linhas do Turismo

Sustentável e do Ecológico, esta semana vou falar sobre um outro segmento da área – antigo, mas que vem crescendo a cada dia, atraindo e despertando a atenção de novos adeptos. O Turismo da Saúde e do Bem-Estar é aquele realizado por pessoas que viajam em busca da cura física, mental ou espiritual. Na escolha dos destinos, pesam na balança lugares que ofereçam pro-gramas de reeducação alimentar, desintoxicação, emagrecimento, atividades aeróbicas, de relaxamen-to, massagens e meditação – de preferência sempre acompanhadas com especialistas no assunto. No Brasil, destaque para as termas medicinais localizadas nas cidades de Rio Quente, em Goiás, Águas de São Pedro, no interior de São Paulo, Águas Mornas e Águas de Chapecó, no estado de Santa Catarina, entre outros balneários e estâncias espalhados pelo País. No exterior, as rotas mais procu-radas para a prática desse tipo de turismo ficam na Índia, Cingapura, Tailândia, Costa Rica, México e Es-tados Unidos – este último voltado principalmente para os tratamentos estéticos e reparadores. Já a busca pelo equilíbrio e a eliminação do estresse podem ser perfeitamente encontrados nos chamados SPA´s, do latim Salus Per Aquam, que na tradução ao pé da letra, significa “Saúde pela Água”. Construídos em áreas urbanas, regiões de praias

ou em montanhas, esses verda-deiros resorts do bem-estar ofere-cem serviços variados, entre eles, massagens ayurvédicas, indianas, com pedras quentes, vulcânicas, aromaterapia, drenagens facial e estética, exercícios de yoga e pila-tes, acupuntura, terapias florais – tudo disponível no mais absoluto conforto, com equipamentos mo-dernos e técnicas especializadas em garantir a promoção de uma saúde mais harmônica como um todo (mente, corpo e espírito).

NúmerosSegundo estudo desenvol-

vido pela Conferência Mundial dos Spas, o turismo do bem-es-tar deve ter um crescimento em torno de 10% ao ano até 2017. Nos dias de hoje, este segmento já movimenta anualmente, um pouco mais de R$ 1 trilhão ao redor do mundo.

ConcursoEstão abertas as inscrições

para concurso público no Mi-nistério do Turismo. São 52 vagas destinadas a quem pos-sui nível superior. Os salários variam de R$ 4.247,82 a R$ 5.212,38. O período de inscri-ção começa na segunda (16)e termina no dia 29 de dezem-bro. As provas estão marcadas para 9 de fevereiro de 2014, em Brasília. Mais detalhes no site: www.esaf.fazenda.sp.gov.br

1 2

3

[email protected]@denise_covas

Boqnews - 14 a 20 de dezembro/2013 - 16-17

DeniseCovas

Lançamento Ricardo Flaitt, junto com a esposa Carina Flaitt, no último

sábado (7), durante lançamento do seu livro O domesticador de Silêncios.

Ricardo, que escreve para o CineZen, deve lançar o livro em Santos em

2014.

Papo com...

Ronaldo Pereira

Um jovem transformador. Morador da Favela da Alemoa em Santos tomou contato com a metodologia Oásis e iniciou uma grande transformação em sua comunidade, usando o conceito de “mudar sem se mudar” - por meio da arte, da poesia e da cultura trazida para a realidade dos jovens de periferia. Com isso, Ronaldo está transformando o futuro da Alemoa e o seu próprio. Criou uma empresa de transformação social, a Metamorphose Assessoria e Articulação Social, buscando conciliar dois objetivos nobres: mudar o mundo sem deixar de ter um negócio que o sustente. Ronaldo foi um dos palestrantes da Semana Global do Empreendedorismo de Santos, além de ministrar palestras em vários municípios. Santista, é filho de mãe santista e neto de família nordestina que sonhou com o progresso em solo paulista. Tem 27 anos e está cursando Tecnologia em Gestão Ambiental. Atualmente, vive um relacionamento sério e tem duas filhas de outra relação.

UTOPIA RIDER- LOLI JOCOU / DIVULGAÇÃO

A transformação de sua vida aconteceu quando conheceu a metodologia Oásis. Do que se trata exatamente esse método?

A metodologia Oásis é uma tecnologia social de empoderamento social que revela as potencialidades locais, recursos, talentos e sonhos. O jogo tem alguns passos: olhar, afeto, sonho, cuidado, milagre, celebração e re- evolução.

Como o Oásis transformou sua vida e da sua comunidade?Na minha vida, mudou a forma de olhar meu mundo e despertou sonhos

que se realizam a cada dia. Na minha comunidade, demonstrou o poder do “juntos” e que juntos podemos mais. É o estímulo para mais pessoas acreditarem que é possível realizar todos os sonhos compartilhados e coletivos.

“Mudar sem se mudar”, como funciona?Mudar sem se mudar é mudar seu mundo sem se mudar do seu mundo.

Continuo morando na favela da Alemoa.Poesia, arte e cultura em geral, é como trabalha com a comunidade? Nas comunidades existem diversas formas de trabalhar e a cultura é uma

forma de agregar as pessoas para estarem juntas. Hoje com a velocidade da informação acontecem macro revoluções culturais nas periferias das cidades com movimentos culturais expressada em poesias, letras de músicas ou o eco dos tambores do maracatu.

Você e dois amigos criaram um “negócio social”, a Metamorphose Assessoria e Articulação Social. Conte sobre ela.

É um consignado de ideias onde trabalhamos com soluções criativas para necessidades cotidianas junto com organizações comunitárias, potencializando os recursos locais, ampliando o olhar local da organização e encurtando as relações entre projetos e parceiros.

Há algum patrocínio? Não. As receitas que custeiam os eventos vêm em forma de troca com

parceiros e com as comunidades. Na Semana Global do Empreendedorismo de Santos, você foi um dos

palestrantes. Como se tornou conhecido?Passei a ficar conhecido devido à transformação causada pelo jogo Oásis

na minha vida e como essa transformação pessoal impacta na sociedade. Ela se deu por meio de contatos e da forma como nos relacionamos com parceiros - tendo o dinheiro como fim das relações, mas não como meio para acontecerem.

Seu trabalho acontece somente na favela da Alemoa ou está expandindo?A Alemoa é a base. Todavia, o Sarau já aconteceu em outras comunidades

e locais da Cidade. A Metamorphose também é parceira do Ateliê Azu, localizado na zona leste de SP desde maio de 2013.

Transformação social: acha que as artes são agentes poderosos? A expressão artística é uma forma de transformação social, independente se

é dança, música ou artes plásticas. A cultura revela a identidade de um povo.O que os jovens da Alemoa e das periferias esperam da vida?Os jovens das periferias aspiram às mesmas coisas que outros jovens

- somente o caminho das oportunidades é diferente. Na favela, existem sonhos adormecidos.

FOTO DIVULGAÇÃO

Umas &outras

Sistema Nacional de CulturaO Sistema Nacional de Cultura chega ao final deste ano com as diretrizes definidas após a 3ª Conferência Nacional de Cultura, que aconteceu de 27 de novembro a 1º de dezembro, em Brasília, reunindo 953 delegados, 162 convidados e 391 observadores vindos de todos os estados do Brasil.

Sistema Nacional de Cultura IINa Conferência de sábado (30), houve a definição das 64 diretrizes para a gestão cultural, entre 614 propostas pelas Conferências Municipais, Estaduais e Livres que irão nortear as políticas públicas do setor nas três esferas de governo. No domingo (1°), foram votadas as 20 proposições prioritárias, que servirão como indicadores para o

plano de trabalho do Ministério da Cultura.

Sistema Nacional de Cultura IIIO SNC define uma política de Estado para a cultura, que ganha continuidade, independente das mudanças de governo. O setor da cultura passa a ter uma diretriz com uma estrutura que aproxima a esfera federal, a estadual e a municipal da sociedade civil. Santos, assim como outros municípios da Baixada Santista, participou da elaboração das propostas culturais da região, na Conferência Estadual, em setembro, em São Paulo. Vamos torcer que a cultura seja vista como um eixo estratégico de desenvolvimento de um país!

CHORO BANDIDO, EDU LOBO / CHICO BUARQUE

“Mesmo que os cantores sejam falsos como euSerão bonitas, não importa / São bonitas as canções

Mesmo miseráveis os poetas / Os seus versos serão bons...”

Canção

FOTOS DIVULGAÇÃO

União Imperial A União Imperial realiza neste sábado (14), a partir das 23h, uma apresentação histórica no Palácio do Samba, Quadra da Estação Primeira de Mangueira, no Rio de Janeiro (RJ). A Verde e Rosa santista será uma das atrações do tradicional ensaio da “madrinha” carioca, a convite de seu atual presidente, Francisco Manoel de Carvalho, o Chiquinho da Mangueira.

Programação de NatalO Museu do Café preparou diversas atrações para o mês de dezembro. A programação faz parte das comemorações do Natal do Museu e as atividades vão desde oficina de enfeites natalinos com produtos relacionados ao preparo de café até apresentações de música e dança. Neste sábado (14), começam as apresentações musicais e o Museu do Café recebe a Orquestra Juvenil Cubatão Sinfonia, às 15h. Programação pode ser acessada em www.museudocafe.org.br.

Bazar de NatalA Associação dos Cirurgiões Dentista - Regional APCD realiza o Bazar de Fashion de Natal neste sábado (14), das 12 às 20 horas. Evento acontece na sede da associação, à Avenida Marechal Deodoro, 71, no Gonzaga.

o que vem por aí...

ParceriaVicente do Valle, coordenador da Câmara Setorial de Petróleo e Gás e 1.º vice-presidente da Associação Comercial de Santos e o diretor de Eventos da Reed Exhibitions Alcantara Macha-do, Igor Tavares, promotora da feira - consolidaram par-ceria para a Santos Offshore Oil & Gas Expo. A ACS vai terá um estande na feira com cerca de 200 expositores da cadeia de petróleo e gás, incluindo empresas âncoras, como a Petrobras e a Saipem, de 8 a 11 de abril de 2014, no Mendes Con-vention Center.

Homenagem Millôr Fernandes, genial escritor, será o grande homenageado da Festa Literária de Parati (FLIP) em 2014

Boqnews - 14 a 20 de dezembro/2013 - 18

COPA 2014 Equipes do México e da Costa Rica escolhem Santos como sub-sede

HOMENAGEM Mais de 60 atletas da Universidade Santa Cecília foram homenageados na quinta (12), em diversas modalidades.

Entre os destaques, atletas olímpicos e de renome internacional estiveram presentes na cerimônia, que reuniu autoridades da Fupes e ex-atletas olímpicos na entrega das

medalhas e placas comemorativas. Um dos homenageados foi o nadador Nicholas dos Santos (foto), ouro nos 50m borboleta

no Mundial de Barcelona, entre outros títulos.

Agora é oficial: a cidade de San-tos estará de portas abertas para dois times da Concacaf em 2014. Traduzindo: será sub-sede de duas seleções classificadas para o Mundial da Fifa do próximo ano. São elas: o México, adversário do Brasil na fase de grupos, e a Costa Rica, o "azarão" do Grupo D, considerado o da morte nesta Copa, com a presença de Uru-guai, Inglaterra e Itália.

Precisamente nos Jogos Olímpi-cos de Londres, em 2012, a seleção mexicana marcou os brasileiros - de uma forma não tão positiva: El Tricolor (assim como é conhecida a seleção da América do Norte) ven-ceu o Brasil por 2 a 1, conquistando a medalha de ouro, esta nunca tendo feito parte da história do Brasil em confrontos nas Olimípadas. Na ocasião, o time brasileiro estava no comando de Mano Menezes.

A base da seleção mexicana deste ano - provavelmente mantida para o Mundial de 2014 - é composta por muitos jogadores oriundos do América do México e destaques de

referência na Europa, como é o caso do atacante Chicharito que, apesar da pouca idade - 25 anos - já possui experiência anterior em Copas do Mundo (confira outros destaques no quadro ao lado).

Apesar de não possuir a mesma força histórica em relação à seleção mexicana (embora esta nunca tenha vencido uma Copa do Mundo), a Costa Rica merece ser destacada em alguns aspectos importantes: durante as eliminatórias do Mundial, a seleção comandada por Jorge Luis Pinto teve uma das melhores campa-nhas, sofrendo apenas uma derrota - justamente para a equipe mais forte da Confederação, os Estados Unidos (comandado por Jürgen Klinsmann).

O mérito de sua seleção fica por conta da força dos jogadores e dos torcedores em estabelecer um "caldeirão" à parte no seu alçapão. Ou seja: perder em casa, jamais. Será que, no Brasil, será possível construir um 12º jogador e fortalecer o espírito?

A resposta é difícil de ser res-pondida, mas uma coisa é certa: a dificuldade da Costa Rica depende ainda mais das seleções de peso que enfrentará. E de qualquer maneira, destaques individuais prometem dar trabalho aos campeões mundiais do Grupo D.

NATASHA GUERRIZEDA REDAÇÃO

NATASHA GUERRIZE

Dez do ManducaARMANDO GOMES

Após oito anos, ele está de volta à Vila Belmiro. Oswaldo de Oliveira será mesmo o téc-nico do Santos FC para 2014. Devo onfessar que preferia a permanência de Claudinei Oli-veira, que dizem que ganhava menos de R$100 mil, ao invés de gastar quatro vezes mais em um outro nome. Mas Oswaldo de Oliveira é um grande caráter, um cara probo, de boa cepa e vem de bons trabalhos realiza-dos no Botafogo e no Japão. E, devemos recordar, teve boas passagens no Santos em 97, como auxiliar do Vanderlei Lu-xemburgo, e em 2005, quando dirigiu o time por apenas 16 jogos, mas com uma excelente média de resultados. Seja bem--vindo Oswaldo de Oliveira. Desejo-lhe sucesso, pois o seu sucesso será o sucesso do nosso Santos FC!

2. LéoConfesso que acreditei que

meu amigo Léo tomaria um novo rumo na carreira em 2014. Mas renovou seu vínculo com o Peixe até o fim do Paulistão. Merecido. Afinal, trata-se do maior lateral-esquerdo da histó-ria do clube e merece respeito. E acaba de quebrar mais um recorde. É o jogador que mais vestiu a camisa do Peixe na his-tória do Campeonato Brasileiro: 251 partidas. Parabéns, Léo! Você é merecedor de todos as honrarias do clube.

3.Marcos AssunçãoTriste. Assim foi a despedida

do volante Marcos Assunção no Santos FC nessa sua segunda passagem pelo clube. Infelizmente, uma lesão impediu que ele fosse o jogador que todos conhecem e aprenderam a admirar. Uma aposta que não deu certo, infelizmente. Porém, teve caráter ao pedir para não receber enquanto não pudesse jogar, um exemplo que deveria ser seguido por muitos. Honrou sua história dentro do clube que o projetou para o futebol mundial.

4.Kia no Santos?O Santos FC ao que parece

está se reforçando. Tudo com dinheiro do fundo inglês Doyen Sports, representado no Brasil por Renato Duprat, muito amigo de Kia Joorabchian, de passagem inesquecível pelo Corinthians. Será que o iraniano está nesse fundo também? É

1. Seja bem vindo, Oswaldo!brincadeira. Prometeram 4% do PIB brasileiro e estão termi-nando a gestão com o dinheiro da MSI com nome diferente? É isso, universitários?

5.VargasO fundo de Duprat já

negocia com o atacante Vargas, do Napoli. O problema é que o clube italiano quer abater parte da dívida que tem com o Santos da venda do goleiro Rafael. Isso está empacando o negócio. A conferir o resultado desse negócio. Seria um grande reforço!

6.Leandro DamiãoOutro jogador que Duprat

está tentando comprar para colocar no Peixe é o atacante Leandro Damião, do Inter-RS. A conversa está adiantada e o negócio pode acontecer em breve.

7.Diego de volta?Não se iludam com uma

divulgada volta do meia Diego ao Santos. Sem chances. O jogador é um dos melhores em sua posição na Europa, ou seja, tem mercado, e não tem motivo para retornar ao País.

8.FutsalExistem decisões que até

hoje ficamos sem entender. Luiz Álvaro lançou com todo aquele ar de superioridade aquele supertime de Futsal para depois de um ano de sucesso encerrar as atividades e deixar o clube com mais de sete processos na Justiça para resolver com contratos não cumpridos. Esse era o pro-fissionalismo que ele sempre pregou quando opositor?

9.Felipe AndersonMais confusão à vista. O

agente Fifa que intermediou a venda de Felipe Anderson para a Lazio entrou na Justiça contra o Santos para receber sua parte no negócio, uma vez que o Peixe não pagou. Será que o Conselho Gestor vai deixar o clube ficar com fama de caloteiro? Que vergonha!

10.TapetãoUm campeonato de tão

baixo nível como este último Brasileirão só poderia terminar como acabou: no tapetão. Ridículo para o País que sediará a próxima Copa do Mundo.

#[email protected] @armandogomes_

FOTOS MARCOS PORTO/JUAN REOL

Mi casa, su casa:seleções em Santos

Preparação totalVila Belmiro (1) e CT Rei

Pelé (2) serão os locais de treinos das duas seleções

da Concacaf:estrutura e hospitalidade da Cidade

agradaram as delegações

Oribe Peralta (Santos Laguna)O atacante é conhecido por ser o carrasco do Brasil nas Olimpíadas de Londres (2012), marcando os dois gols na final.

DESTAQUES

Javier Hernández(Manchester United)Referência do time mexicano, Chicharito já jogou uma Copa, na África do Sul, em 2010.

Alvaro Saborio (Real Salt Lake City)Com passagens no futebol inglês e suíço, o atacante costarriquenho é considerado o maior jogador de todos os tempos da América Central.

2

1

Leia mais em boqnews.com

FOTOS: DIVULGAÇÃO

agende-seTeatro

HistoriarA contação brinca com as palavras e cria histórias a partir delas. Uma música é cantada e a cada refrão, duas palavras são escolhidas para virarem histórias. Com Cia. Patética.Recomendação: Livre - Local: Sesc Santos - Sessões: Sáb (14) - 17h30. Ingresso: Grátis. Informações: 3278-9800.

Criança EnterradaA peça do dramaturgo, ator e roteirista norte-americano Sam Shepard será encenada pelos formandos da Escola de Artes Cênicas Wilson Geraldo.Recomendação: 16 anos - Local: Teatro Guarany - Sessões: Dom a Ter (15 a 17) - 20h. Ingresso: Grátis. Informações: 3219-3827.

MúsicaChorinho no AquárioO violonista Marquinho Mendonça, acompanhado de convidados, embala o Chorinho no Aquário neste sábado.Recomendação: Livre - Local: Praça Luiz La Scala (Ponta da Praia) - Sessões: Sáb (14) - 19h. Ingresso: Grátis.

Básico GastronomiaNo sábado (14) será a vez de Dan Lisboa. Neste domingo (15) e no próximo (22), pagode com o Grupo Fundamental. Diego Alencikas e banda se apresentam na quarta (18). A quinta (19) será de flashback dos anos 80 e 90 com Anderson Borges. Sexta (20) com Nandox. Sábado (21) de reggae com Tenente Haole e convidados. Recomendação: Livre - Local: Básico Gastronomia e Eventos (Avenida Afonso Pena, 113) - Sessões: Sáb (14) e Dom (15) e Qua a Dom (18 a 22). A casa abre a partir das 19h. Informações: 3345-0113.

Quatro Quintas ChopperiaA cantora, compositora e instrumentista Daisy Blues se apresentará na Quatro

Quintas Chopperia & Gourmet, com um repertório eclético que reúne MPB, rock, e músicas românticas internacionais dos anos 80.Recomendação: Livre - Local: Quatro Quintas Chopperia & Gourmet (Avenida Francisco Glicério, 151) - Sessões: Sáb (14) - 21h. Ingresso: R$ 5,00. Informações: 3223-8312.

Baile na PraiaAnimado pela cantora Priscila Suzuki e Banda, o projeto Baile na Praia é atração deste domingo. Em caso de chuva, o evento será canceladoRecomendação: Livre - Local: Fonte do Sapo - Sessões: Dom (15) - 18h. Ingresso: Grátis.

Sarau de MúsicaAs apresentações dos alunos de guitarra, canto, violão e bateria promovidas pelos professores Anderson Botega e Juliana Murari.

Recomendação: Livre - Local: Central City (Rua do Comércio, 63, Centro Histórico) - Sessões: Dom (15) - 16h. Ingresso: R$ 15,00 + 1 kg de alimento não perecível. Informações: 3219-1260.

Sinfônica do Estado de São PauloA apresentação, que marca o fim da temporada 2013 do corpo sinfônico, inclui no repertório composições de Beethoven (Quinta Sinfonia) e Stravinsky (A Sagração da Primavera), e encerra a 19ª edição do Projeto Tocando Santos. Ao ar livre.Recomendação: Livre - Local: Praia do Gonzaga - Sessões: Dom (15) - 19h30. Ingresso: Grátis. Informações: www.osesp.art.br

Orquestra Sinfônica Jovem UnisantosFormada por jovens com idade média de 18 anos, cujo objetivo é incentivar a prática musical e formação de público para a música erudita.

Absolutamente CertoSucesso de público e vencedora de prêmios importantes, Absolutamente Certo marca a estreia do ator Anselmo Duarte na direção de longas de ficção.Recomendação: 12 anos - Local: Sesc Santos - Sessões: Dom (15) - 11h e 16h. Ingresso: Grátis. Informações: 3278-9800.

Cartola - Música para os olhosDocumentár io sobre um dos compositores mais importantes da música brasileira, cuja história se mescla com a história do samba.Recomendação: Livre - Local: Sesc Santos - Sessões: Ter (17) - 17h. Ingresso: Grátis. Informações: 3278-9800.

A Linha e a VidaO curta registra a força da identidade cultural das bordadeiras do Morro do São Bento. O evento homenageará também representantes da comunidade portuguesa em Santos.Recomendação: Livre - Local: Roxy 5 (Avenida Ana Costa, 443) - Sessões: Ter (17) - 20h30. Ingresso: Grátis.

ExposiçãoPerto do MarO arquiteto, cenógrafo, figurinista, carnavalesco e artista plástico Ademir Fontana apresenta em 30 telas inéditas imagens poéticas que traduzem a relação do mar com a cidade.Recomendação: Livre - Local: Pinacoteca Benedicto Calixto - Sessões:Sáb (14) e Dom (15), das 9 às 18h. Ingresso: Grátis. Informações: 3288-2260.

Nesta apresentação, a Orquestra será acompanhada do Coral Unisantos. Recomendação: Livre - Local: Sesc Santos - Sessões: Ter (17) - 21h. Ingresso: Grátis. Informações: 3278-9800.

Descobrindo a Música Instrumental A atividade propõe uma compreensão da música instrumental brasileira sob diversos aspectos, como estruturação, divisões, temas e improvisações. Com Grupo Alexandre Cunha.Recomendação: 12 anos - Local: Sesc Santos - Sessões: Qua (18) - 17h. Ingresso: Grátis. Informações: 3278-9800.

Tributo a Belchior, Ednardo e FagnerA apresentação reverencia a obra de três importantes compositores brasileiros nascidos no Ceará: Belchior, Ednardo e Fagner. Com Padaria Espiritual. Recomendação: Livre - Local: Sesc Santos - Sessões: Qui (19) - 21h30. Ingresso: R$ 2,00 a R$ 10,00. Informações: 3278-9800.

Dead FishNa sexta (20), a banda Dead Fish faz show com muito rock no Tribal Club. A banda já viajou o Brasil e o mundo com o melhor do hardcore.Recomendação: 18 anos - Local: Tribal Club (Rua Frei Gaspar, 06) - Sessões: Sex (20) - 22h. Ingresso: R$ 20,00 a R$ 30,00. Informações: 7811-8494.

7ª ArteCine ZNA animação Aviões será exibida neste final de semana.Recomendação: Livre - Local: Centro Cultural da Zona Noroeste (Avenida Afonso Schmidt – Estradão) - Sessões: Sáb (14) e Dom (15) - 15h, 17h, 19h. Ingresso: Grátis.

As Mil faces de Al PacinoDando continuidade à mostra As mil faces de Al Pacino, a Cinemateca de Santos apresenta o filme O Mercador de Veneza, de 2004.Recomendação: 14 anos - Local: Cinemateca de Santos (Rua Ministro Xavier de Toledo, 42) - Sessões: Sáb (14) - 20h. Ingresso: Grátis. Informações: 3251-1613.

Projeto Aleluia é NatalAs atrações com canções natalinas serão a Tirolli Orquestra & Coral, Musical Lourdes Navarro e Coral Municipal de Santos.Recomendação: Livre - Local: Pinacoteca Benedicto Calixto - Sessões: Dom (15) - 20h. Ingresso: Grátis. Informações: 3288-2260.

Boqnews etc14 a 20 de dezembro/ 2013 19

Programação sujeita a alterações. Informações: Roxy - 3289-8336, Cinemark - 3231-2889, Posto 4 - 3288-4009, Miramar- 3284-4044, Ferry B. Plaza (Guarujá) - 3348-4482, Cinesystem (Praia Grande) - 3476-2000.

DE 14 A 19 DE DEZEMBROCinemaCinemark Praiamar - SantosO Hobbit (leg) - 14h10, 17h40, 21h10. 12 a. O Hobbit (dub) - 11h30, 14h50, 18h30, 22h. O Hobbit HFR 3D (leg) - 13h, 16h30, 20h, 23h30 (sáb). O Hobbit HFR 3D (dub) - 13h40, 17h10, 20h40, 00h10 (sáb). Thor 2 (leg) - 19h40, 22h10. 12 a. Jogos Vorazes 2 (dub) - 13h20, 16h20. 14 a. Meu Passado me Condena - 12h45,15h. 12 a. Como Não Perder Essa Mulher (leg) - 19h20, 21h50. 16 a. Última Viagem a Vegas (leg) - 13h30, 16h, 18h20, 20h50, 23h10 (sáb). 12 a. Crô - O filme - 13h10, 15h10, 16h50, 17h30, 19h, 19h30, 21h, 21h30, 23h30 (sáb). 12 a. Carrie - A Estranha (leg) - 12h50, 15h30, 17h20, 20h30. 16 a. Um Time Show de Bola (dub) - 12h, 14h30. 10 a. Vovô Sem Vergonha (leg) - 17h15, 19h25, 21h35, 23h40 (sáb). 14 a.

Roxy Gonzaga 5 - SantosCarrie - A Estranha (leg) - 17h30, 22h30. 16 a. Crô - O filme - 15h, 16h45, 18h30, 20h30, 22h15. 12 a. O Hobbit (leg) - 16h, 19h, 22h. 12 a. O Hobbit 3D (leg) - 15h, 19h30, 21h30. O Hobbit 3D (dub) - 14h, 18h15. O Hobbit 35mm (leg) - 23h30 (sáb). O Hobbit 35mm (dub) - 14h30, 17h30, 20h30.

Roxy Iporanga 4 - SantosBons de bico (dub) - 14h30, 16h15. L. Última Viagem a Vegas (leg) - 15h, 17h15, 19h30, 21h45. 12 a. Como Não Perder Essa Mulher (leg) - 14h15, 16h, 19h45. 16 a. Thor 2 (leg) - 20h15. 12 a. Thor 2 (dub) - 14h30, 16h30. Jogos Vorazes 2 (leg) - 18h15, 21h15. 14 a. Meu Passado me Condena - 17h15, 21h30. 14 a. Vovô sem Vergonha (leg) - 18h30, 22h15. 14 a.

Cine Miramar - SantosTrem Noturno para Lisboa (leg) - 13h50, 16h10, 18h30, 21h. 14 a. O Hobbit (leg) - 14h, 17h, 20h. 12 a. Blue Jasmine (leg) - 13h30, 15h20. 12 a. Tatuagem - 21h (sáb). 16 a. Azul é a Cor Mais Quente (leg) - 17h20, 20h30 (exc. sáb). 18 a.

Posto 4 - SantosA Sorte em Suas Mãos - 16h, 18h30, 21h.12 a.

Roxy Brisamar - São VicenteThor 2 3D (dub) - 16h. 12 a. Jogos Vorazes 2 (dub) - 16h15, 21h30. 12 a. Como Não Perder Essa Mulher (dub) - 14h45. 16 a. O Hobbit (dub) - 14h, 17h, 20h30. 12 a. O Hobbit (dub) - 14h30, 18h, 21h. O Hobbit 3D (dub) - 15h30, 19h, 22h. Crô - O filme - 14h45, 16h30, 18h15, 20h15, 22h. 12 a. Um Time Show de Bola (dub) - 14h. L. Última Viagem a Vegas (dub) - 19h15. 12 a. Carrie - A Estranha (dub) - 18h, 20h, 22h15. 12 a.

O Hobbit - A Desolação de SmaugApós a fuga das Montanhas Sombrias, a comitiva de Bilbo Bolseiro segue em sua jornada para recuperar o tesouro perdido dos anões. A caminho de Erebor, os heróis enfrentaram muitos perigos, incluindo aranhas gigantes, elfos e o temido dragão Smaug.

Fragmentos de SimplicidadeA mostra do paulistano Carlos Aliperti tem como tema a figura humana.Recomendação: Livre - Local: Centro de Cultura Patrícia Galvão (Avenida Senador Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias) - Sessões: Sáb (14), das 14 às 18h. Ingresso: Grátis. Informações: 3226-8000.

VIBE A mostra reúne fotos de praias da Baixada Santista e do Brasil, além de relatar de forma singular o contato entre o homem e a natureza por meio dos esportes radicais. Fotos de Diego Fente Stamato.Recomendação: Livre - Local: Teatro Municipal de Santos (Avenida Senador Pinheiro Machado, nº 48, Vila Mathias) - Sessões: Sáb (14) e Dom (15), das 9 às 22h. Ingresso: Grátis. Informações: 3226-8000.

Fotos de William EspósitoEspecializado no estilo Newborn, modalidade que registra imagens de bebês recém-nascidos com até 15 dias de vida, o fotógrafo mostra uma seleção que reúne 12 trabalhos.Recomendação: Livre - Local: Biblioteca Municipal Mário Faria (Posto 6) - Sessões: De segunda a sexta das 9h às 19h e aos sábados e domingos das 9h às 13h. Até 31 de dezembro. Ingresso: Grátis. Informações: 3226-8000.

O Brasil da CopaEm exposição 30 telas da artista Bel Braga e de seus alunos, além das artistas Inês Moretti e Orávia Silva, que retratam o futebol de forma simbólica.Recomendação: Livre - Local: Galeria de Arte Nelson Penteado de Andrade (Praça dos Expedicionários, 10) - Sessões: De segunda a sexta, das 9h às 18h. Até 3 de janeiro. Ingresso: Grátis. Informações: 3226-8000.

Arte SantistaO evento junta vertentes da arte no mesmo local. Fotografias, esculturas, e até dança.Recomendação: Livre - Local: Espaço Cultural Tremendão (Rua Brás Cubas, nº 404) - Sessões: De segunda a sexta, das 10 às 19 horas e aos sábados, das 10 às 17 horas. Até 5 de janeiro. Ingresso: Grátis. Informações: 3235-3583.

NatalContação de histórias natalinasA programação é parte dos eventos que comemoram os 21 anos da Gibiteca, celebrados no último dia 8. Com Camila Genaro.Recomendação: Livre - Local: Gibiteca Marcel Rodrigues Paes (Posto 5) - Sessões: Qua (18) - 14h30. Ingresso: Grátis. Informações: 3288-1300.

Presépio do MercadoMontado pelos antiquários do Mercado, o presépio reúne peças antigas e é todo iluminado. Ficará em exposição até o final dos festejos natalinos.Recomendação: Livre - Local: Mercado Municipal (Praça Iguatemi Martins, s/nº) - Sessões: De terça a sábado das 7h às 18h e domingo das 7h às 13h. Até 25 de dezembro.Ingresso: Grátis.

Exposição de PresépiosA 20ª Exposição Internacional de Presépios do Santuário Santo Antônio do Valongo conta com mais de 60 exemplares de diversos países, como Brasil, Itália, Portugal, Chile, Argentina e Venezuela, países africanos e da cidade sagrada de Jerusalém.Recomendação: Livre - Local: Santuário Santo Antônio do Valongo (Largo Marquês de Monte Alegre, 13, Centro Histórico) - Sessões: De terça a domingo, das 8 às 19 h. Até 26 de janeiro. Ingresso: Grátis.

Natal da CinderellaPor meio deste clássico da literatura infantil e infanto juvenil mundial, retrata-se a Noite de Natal da Princesa ao lado do Príncipe, ratinhos, passarinhos, aldeões, irmãs malvadas e até da sua madrasta. O espetáculo conta um cenário virtual 3D.Recomendação: Livre - Local: Arena Santos (Avenida Rangel Pestana, 184) - Sessões: Sáb (14) - 15h e 18h. Ingresso: R$ 60,00 a R$ 160,00. Informações: 4003-1212.

Sesc: Rua Conselheiro Ribas, 136 / Teatro Municipal Brás Cubas: Avenida Pinheiro Machado, 48, / Teatro Guarany: Praça dos Andradas, 100 / Pinacoteca Benedicto Calixto - Avenida Bartolomeu de Gusmão, 15/ Miramar Shopping: Rua Euclides da Cunha, 21, Gonzaga/ Galeria de Arte Brás Cubas: Avenida Pinheiro Machado, 366, / Sesi Santos: Avenida Nossa Senhora de Fátima, 48.

Livros rarosA exposição é composta por dez livros e uma gravura, publicados entre os séculos XVII e XX, nos mais variados idiomas, como latim, inglês, italiano e português. Recomendação: Livre - Local: Museu do Café (Rua XV de Novembro, 95) - Sessões: De terça a sábado das 9 às 17h e domingos das 10 às 17h. Até 26 de janeiro. Ingresso: R$ 5,00. Informações: 3213-1750.

Leandro Szyszko, o SheskoA exposição contará com murais, telas, prints e esculturas que exaltam a estética contemporânea, produzidas pelo ilustrador santista Shesko.Recomendação: Livre - Local: Light Conceito (Avenida Afonso Pena, 118) - Sessões: De segunda a sexta, das 9 às 18h e sábado, das 9 às 13h. Até 31 de janeiro. Ingresso: Grátis. Informações: 3209-8210.

Santo Anjo do SenhorA exposição é dividida em quatro partes com acervo que mostra a riqueza devocional e artística dos anjos.Recomendação: Livre - Local: Museu de Arte Sacra de Santos - Sessões: De terça a domingo, das 10 às 17h. Ingresso: R$ 5,00. Informações: 3219-1111.

Organização Internacional do Café Algumas imagens históricas, que contextualizam pelo viés político e econômico a trajetória da Organização Internacional do Café (OIC), poderão ser vistas na exposição, juntamente com itens relacionados à indústria cafeeira.Recomendação: Livre - Local: Museu do Café (Rua XV de Novembro, 95) - Sessões: De segunda a sábado, das 9 às 17h. Domingo, das 10 às 17h. Até 31 de março. Ingresso: R$ 2,50 a R$ 5,00. Informações: 3213-1750.

LiteraturaInvenção de PalavraO ator Alexandre Camilo lançará o livro Invenção de Palavra – Contos de Sabedoria.Recomendação: Livre - Local: Shopping Parque Balneário - Sessões: Sáb (14) - 18h. Ingresso: Grátis ( o exemplar custa R$ 24,90).

OficinaSketchbookNesta oficina, os alunos aprenderão a confeccionar seu sketchbook e serão convidados a experimentar a técnica de trabalho de campo e observar o ambiente antrópico, desenhando ao ar livre.Recomendação: 16 anos - Local: Sesc Santos - Sessões: Sáb (14) e Dom (15) - 14h. Ingresso: Grátis. Informações: 3278-9800.

Criando e Brincando com BonecosA oficina tem como proposta a criação de bonecos com a utilização de tecidos variados. A ideia é darmos asas a imaginação criando personagens e histórias divertidas! Recomendação: 7 anos - Local: Sesc Santos - Sessões: Sáb (14) e Dom (15) - 15h. Ingresso: Grátis. Informações: 3278-9800.

Colagem e pinturaO curso busca unir os princípios básicos da pintura ao exercício da colagem e traçar um paralelo com o trabalho da artista Beatriz Milhazes. Com a artista plástica Marilúcia Guilen.Recomendação: Livre - Local: Sesc Santos - Sessões: Ter a Qui (17 a 19). Ingresso: Grátis. Informações: 3278-9800.

Bate-papoCruzeiros MarítimosO bate-papo aborda questões sobre mitos e verdades dos cruzeiros marítimos.Recomendação: Livre - Local: Rua Bahia, 174 - Sessões: Seg (16) - 19h. Ingresso: 1l de água para ser doado a uma instituição de caridade. Informações: 98801-0675.

Como elaborar um currículo eficazO minicurso auxilia na hora da elaboração de um currículo, que pode abrir as portas para uma entrevista de emprego.Recomendação: 16 anos - Local: Universidade Santa Cecília (Rua Owswaldo Cruz, 277) - Sessões: Qua (18) - 19h15. Ingresso: Quatro quilos de alimentos não perecíveis, exceto sal.

Auto de Natal ItineranteO evento conta com 90 participantes, entre atores e figurantes, que irão narrar a história do nascimento de Jesus Cristo.Recomendação: Livre - Local: Paróquia Santa Margarida Maria (Praça Júlio Dantas, 45) - Sessões: Sáb (14) - 19h. Ingresso: Grátis. Informações: 3226-8000.

CineZen NatalinoEvento visa celebrar o Natal por meio da cultura com foco beneficente. A programação terá contação de histórias com Alexandre Camilo, e apresentações musicais. Ação é em prol da Casa Vó Benedita e do Albergue Noturno. Recomendação: Livre - Local: Cine Roxy 4, no Pátio Iporanga- Sessões: Dom (15) - 14h30. Ingresso: 1Kg de alimento.

1° Encontro de CoraisA Igreja Anglicana de Todos os Santos apresenta o coral Céu da Boca, regido por Ivo Passos.Recomendação: Livre - Local: Igreja Anglicana de Todos os Santos (Praça Washington, 92). Sessões: Todos os domingos, às 17h. Até 22 de dezembro. Ingresso: Grátis. Informações: 3223-7381.

Natal no CoraçãoAuto natalino na igreja Coração de Maria.Recomendação: Livre - Local: Paróquia Imaculado Coração de Maria (Avenida Ana Costa, 74) . Sessões: Todos os domingos, às 20h. Até 22 de dezembro. Ingresso: Grátis. Informações: 3223-7381.

DançaMostra de Ginástica e DançaApresentação dos grupos de ginástica e dança dos cursos permanentes do Sesc.Recomendação: Livre - Local: Sesc Santos - Sessões: Qui (19) - 20h. Ingresso: Grátis. Informações: 3278-9800.

A mitologia dos deuses e deusasUma viagem ao universo mitológico por meio da dança. Com Stúdio Osíris.Recomendação: Livre - Local: Teatro Brás Cubas - Sessões: Sex (20) - 21h. Ingresso: R$ 25,00 a R$ 35,00. Informações: 99775-7562.

Roxy - Pq Anilinas - CubatãoO Hobbit (dub) - 16h15, 21h15. 12 a. O Hobbit 3D(dub) - 14h30, 17h30, 20h45. Um Time Show de Bola (dub) - 14h15. L. Carrie - A Estranha (dub) - 19h15. 16 a. Cine 3 - Ferry Boat’s - GuarujáThor 2 (dub) - 20h30, 22h35. 12 anos. Jogos Vorazes 2 (dub) - 17h30. 14 anos. Meu Passado me Condena - 20h15, 22h20. 12 anos. Um Time Show de Bola (dub) - 16h30, 18h30. Livre. O Hobbit (dub) - 16h45, 19h45, 22h40. 12 anos. Cinesystem - Praia GrandeThor 2 (dub) - 19h30, 22h. 10 a. Jogos Vorazes 2 (dub) - 16h25, 21h45.12 a. Carrie - A Estranha (dub) - 15h, 17h15, 19h35, 21h55. 16 a. Crô - O filme - 13h40, 15h40, 17h40, 19h40, 21h40. 12 a. O Hobbit (leg) - 21h50. 12 a. O Hobbit (dub) - 15h30, 18h40. O Hobbit 3D (dub) - 14h10, 17h20, 20h30. Última VIagem a Vegas (dub) - 14h05, 19h25. 12 a. Bons de Bico (dub) - 13h30, 15h30, 17h30. L.

DIVULGAÇÃO

DIVERSÃO, CULTURA & LAZER

etc 14 a 20 de dezembro/ 2013 20 Boqnews

21Boqnews BoqNegócios

caderno de oportunidades

BoqNegóciosR$17,00

_____________________CUIDADORA

de Crianças e Idosos,no período Noturno((13) 98821-1547

_____________________FAÇA SEU PEDIDO

Encomenda de bolos e salgados congelados.

Tratar c/ Lúcia ou Vanessa.( 3061-5757 / 99155-5403

_____________________OURO

Jóias, brilhantes, relógios, prata, platina, cautelas. Antiguidades em geral.

Cobrimos qualquer oferta!Rua Othon Feliciano, 2 cj.

24 . BoulevardGonzaga - (3284-9152

_____________________DISK MARMITA / MARMITEXComida caseira Segunda a Sábado.Valor Marmitas p/

quinzena: 1 pess. R$125,00; 2 pess. R$150,00; 3 pessoas R$180,00. Marmitex R$6,99.

Ligar cedo. Falar c/ Vera. (3227-0014 / 99757-2790

____________________REVENDEDORAS

Avon está cadastrando novas revendedoras em Santos.

Mais informações:(0800 7082866 /

99201.4451www.venderavon.com.br

_____________________ENFERMEIRA FORMADAAvaliação de feridas e

curativos. Coren: 205441 ( 99773-5329 /

99740-6869

_____________________PASSO VHS PARA DVD

Vinil para CD.((13) 99107-8414 /

99167-0450

14 a 20 de dezembro/2013

BoqnewsBoqNegócios22 14 a 20 de dezembro/2013

23Boqnews BoqNegócios14 a 20 de dezembro/2013

BoqnewsBoqNegócios24

____________________ALUGA PONTA DA PRAIA

Av. Dos Bancários, 02 ds., 01 suíte, ampla sl., banh.social, coz., qto. e wc de emp. Pa-cote R$ 2 mil, acesse www.adelsoimoveis.com ou tratar( 32735148/ 997148434____________________

ALUGA PONTA DA PRAIAAv. Rei Alberto nº 202,Ed.

Cabo Frio,vazio , todo reformado, salaliving,

cozinha, área de serviço, ampla garagem, junto a praia, acesse www.adelsoimoveis.

com, ou tratar ( 32735148/ 997148434____________________

ALUGA SALA-LIVINGEd. Jardim América , Av.

Epitácio Pessoa,664 ótima salaliving, cozinha, banheiro

social, garagem coletiva, acesse www.adelsoimoveis.

com, ou tratar ( 32735148/997148434

14 a 20 de dezembro/2013