ed1248 edicao 23 de julho - jornaltrombeta.com.br · quantos pães necessitar. 9 e eu vos digo:...

6
Ano 25 - Edição nº 1.248 Sábado, 23 de Julho de 2016 Semana da Educação contou com a presença de centenas de professores Foi encerrada ontem (dia 22), a 2ª edição da Semana Municipal da Educação em Itajobi, rea- lizada pela prefeitura através do DMEC- Direto- ria Municipal de Educação e Cultura. O evento contou com centenas de professores e profissionais da educação e teve como objetivo a atualização e capacitação dos profissionais da área. Durante uma semana eles tiveram a opor- tunidade de se reciclarem e se atualizarem sobre as novidades do setor. Página 03 Partidos políticos realizam suas convenções no domingo, terça e dia 06 Os 18 partidos políticos em situação regular e aptos a participar do processo eleitoral em Itajo- bi, realizam suas convenções amanhã (dia 24), na próxima terça feira (dia 26) e no próximo dia 05 de agosto. Itajobiense conquista 3º lugar em campeonato brasileiro de canários O Itajobiense Car- linhos Garutti está le- vando o nome de Itajobi para todo o Brasil. Ele pratica a ornitologia, que é a criação e estudo de pássaros. No último mês ele conquistou o terceiro lugar no 65º Campeona- to Brasileiro de Ornito- logia, que foi realizado na cidade de Itatiba.Em entrevista ao Trombeta, Carlinhos explica que conquistou o terceiro lu- gar na raça que cria, que é o Lancashire. Página 6 O Deputado Fede- ral e médico, Dr. Sinval Malheiros, visitou Itajobi esta semana. Ele visitou o gabinete acompanhado prefeito Gilberto Roza e o vice Talles de Azevedo Pinto. O deputado também visitou o pronto socorro municipal e o Hospital São José de Itajobi. Além disso, ele aconselhou a volta de pequenas cirur- gias no Hospital para agilizar o atendimento à população. Página 06 Durante os últimos 12 meses, Itajobi apresentou uma variação positiva em relação ao número de pessoas empregadas na cidade (com carteira assi- nada). A variação registrada foi o saldo positivo de 4,46%, segundo dados do Sistema Caged. Página 03 Itajobi registra resultado positivo de Emprego durante os últimos doze meses Diretor - DR. FERNANDO ANTÔNIO FARHAT Página 05 Dr. Sinval Visita Gabinete e Hospital São José

Upload: dangque

Post on 11-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Ano 25 - Edição nº 1.248Sábado, 23 de Julho de 2016

Semana da Educação contou com a presença de centenas de professores

Foi encerrada ontem (dia 22), a 2ª edição da Semana Municipal da Educação em Itajobi, rea-lizada pela prefeitura através do DMEC- Direto-ria Municipal de Educação e Cultura.

O evento contou com centenas de professores e profissionais da educação e teve como objetivo

a atualização e capacitação dos profissionais da área. Durante uma semana eles tiveram a opor-tunidade de se reciclarem e se atualizarem sobre as novidades do setor.

Página 03

Partidos políticos realizam suas convenções no

domingo, terça e dia 06Os 18 partidos políticos em situação regular e

aptos a participar do processo eleitoral em Itajo-bi, realizam suas convenções amanhã (dia 24), na próxima terça feira (dia 26) e no próximo dia 05 de agosto.

Itajobienseconquista

3º lugar em campeonato brasileiro de

canáriosO Itajobiense Car-

linhos Garutti está le-vando o nome de Itajobi para todo o Brasil. Ele pratica a ornitologia, que é a criação e estudo de pássaros.

No último mês ele conquistou o terceiro lugar no 65º Campeona-to Brasileiro de Ornito-logia, que foi realizado na cidade de Itatiba.Em entrevista ao Trombeta, Carlinhos explica que conquistou o terceiro lu-gar na raça que cria, que é o Lancashire.

Página 6

O Deputado Fede-ral e médico, Dr. Sinval Malheiros, visitou Itajobi esta semana. Ele visitou o gabinete acompanhado prefeito Gilberto Roza e o vice Talles de Azevedo Pinto.

O deputado também visitou o pronto socorro municipal e o Hospital São José de Itajobi. Além disso, ele aconselhou a volta de pequenas cirur-gias no Hospital para agilizar o atendimento à população.

Página 06

Durante os últimos 12 meses, Itajobi apresentou uma variação positiva em relação ao número de pessoas empregadas na cidade (com carteira assi-nada).

A variação registrada foi o saldo positivo de 4,46%, segundo dados do Sistema Caged.

Página 03

Itajobi registra resultado positivo de Emprego durante os últimos doze meses

Diretor - DR. FERNANDO ANTÔNIO FARHAT

Página 05

Dr. Sinval Visita Gabinete e

Hospital São José

Sábado, 23 de Julho de 2016Página 02

ANIVERSARIANTES DE JULHO

Ônibus louco. O bêbado viajava na parte de trás do ônibus, quando grita: – Desse banco pra frente todo mundo é corno! E daqui pra trás todo mundo é viado!Ao ouvir isto, levantam-se alguns dos passageiros, xingando o bêbado e ameaçando cobri-lo de porrada. O motorista, para evitar confusão, freia bruscamente e todos caem. Um deles se levanta, pega o bêbado pelo colarinho e pergunta: – Fala de novo, safado. Quem é corno e quem é viado?– Agora eu não sei mais. Misturou tudo!

Joãozinho na escola. A professora pergunta para João-zinho:- Joãozinho você sabe onde fi ca a espanha?- Sim professora na pagina 50 do livro de português.

Um homem é parado pela polícia depois de atropelar quatro pessoas. O polícia pergunta: - Você está louco? Acabou de atropelar quatro pessoas!Ao que o homem responde: - E qual é o limite permi-tido?

Um homem entra numa loja quando um outro ho-mem o chama da rua: - Alguém te roubou o carro!O homem pergunta-lhe: - Viste quem foi?Ao que o outro responde: - Não, mas anotei a placa!

Um homem estava num bar a beber copo após copo. Quando fi cou bêbado, levantou-se para se ir embora. O empregado de mesa chamou-o: - Senhor, esqueceu de pagar!Ao que o homem respondeu: - Pois, eu sei, eu bebo para esquecer.

Uma mulher entra no consultorio do seu médico e diz: - Boa tarde, tem algo contra a tosse?E o médico responde: - Não, não, pode tossir à von-tade.

O marido ganhou (num sorteio) três passagens para Jerusalém. Pediu alegremente à mulher para arrumar as malas e ligou para convidar a mãe dele para ir jun-to. E começou uma discussão. A esposa queria levar a mãe dela. No fi m da briga, ele concordou em levar so-gra (a mãe dela). Em Jerusalém, visitando o local onde Cristo foi enterrado e ressuscitou, a sogra se emo-cionou demais, passou mal e rapidamente faleceu. O marido perguntou quanto custava o enterro em Jeru-salém, e lhe disseram que seria mil reais. Perguntou quanto custava mandar o corpo para o Brasil e soube que, com transporte aéreo e tudo, fi caria por vinte mil reais. O MARIDO DECIDIU ENTÃO MANDAR O CORPO PARA O BRASIL. Os judeus e a esposa fi ca-ram surpresos demais. - Por que mandar para o Brasil, se é 20 vezes mais caro? O marido respondeu: - Tenho muito receio. Aqui em Jerusalém vocês já tiveram o caso de alguém que morreu e ressuscitou. Prefi ro não arriscar.

Mamãe, mamãe... na escola me chamaram de menti-roso. Cale-se que você nem vai à escola ainda...O que fala o livro de Matemática para o livro de His-tória? R: Não me venha com história que eu já estou cheio de problema!

Evangelho do domingo: (Lucas 11,1-13)Recebestes o Espírito de adoção; é por ele que cla-

mamos: Aba, Pai! (Rm 8,15) Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segun-

do Lucas11 1 Um dia, num certo lugar, estava Jesus a rezar.

Terminando a oração, disse-lhe um de seus discípulos: “Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensi-nou a seus discípulos”. 2 Disse-lhes ele, então: “Quan-do orardes, dizei: Pai, santifi cado seja o vosso nome; venha o vosso Reino; 3 dai-nos hoje o pão necessário ao nosso sustento; 4 perdoai-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos àqueles que nos ofende-ram; e não nos deixeis cair em tentação”. 5 Em seguida, ele continuou: Se alguém de vós tiver um amigo e for procurá-lo à meia-noite, e lhe disser: “Amigo, empres-ta-me três pães, 6 pois um amigo meu acaba de chegar à minha casa, de uma viagem, e não tenho nada para lhe oferecer; 7 e se ele responder lá de dentro: ‘Não me incomodes; a porta já está fechada, meus fi lhos e eu estamos deitados; não posso levantar-me para te dar os pães’; 8 eu vos digo: no caso de não se levan-tar para lhe dar os pães por ser seu amigo, certamente por causa da sua importunação se levantará e lhe dará quantos pães necessitar. 9 E eu vos digo: pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. 10 Pois todo aquele que pede, recebe; aquele que procura, acha; e ao que bater, se lhe abrirá. 11 Se um fi lho pedir um pão, qual o pai entre vós que lhe dará uma pedra? Se ele pedir um peixe, acaso lhe dará uma serpente? 12 Ou se lhe pedir um ovo, dar-lhe-á porventura um es-corpião? 13 Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas a vossos fi lhos, quanto mais vosso Pai celestial dará o Espírito Santo aos que lho pedirem”. Palavra da Salvação.

Comentário do Evangelho: A Misericórdia do Pai Celeste

O traço mais característico do Pai, transmitido nos Evangelhos, é a misericórdia. Por isso, ao ensinar os discípulos a rezar, Jesus revela-lhes o rosto misericor-dioso do Pai, e os exorta a contar sempre com ele. Um dado fundamental: é preciso ser perseverante, quando se trata de recorrer ao Pai. Só ele conhece o momento oportuno de atender a quem lhe pede ajuda. Contudo, ninguém perde por esperar.

A argumentação de Jesus funda-se na insuperável misericórdia divina. Se nenhum pai humano, por pior que seja, responderia à súplica de um fi lho, dando-lhe algo nocivo, quanto mais o Pai celeste. Sua bondade infi nita responde generosamente a quem lhe suplica. E ninguém fi ca decepcionado, pois é garantida a sua intervenção em favor de seus fi lhos.

A oração do Pai-Nosso é o resumo de tudo de que há de bom e que o discípulo pode desejar obter do Pai. Para rezá-lo, o orante deverá despojar-se de suas ambições pessoais e sintonizar-se com a misericórdia divina. Por isso, seu desejo é ver santifi cado o nome do Pai celeste, e concretizado seu Reino, na história humana. Seus anseios abrem-se para as relações in-terpessoais e se manifestam na esperança de ver o pão ser partilhado entre todos, os pecados, perdoados, e o ser humano, livre das insídias do Maligno. Só um co-ração misericordioso, à imitação do Pai, poderá nutrir tais desejos! Oração: Espírito que despoja do egoís-mo, sintoniza-me com a misericórdia do Pai, tirando de mim tudo quanto me fecha nos estreitos limites de minhas ambições pessoais.

TROMBETA

Editora A Tribuna Itajobi Ltda. CNPJ. 96.232.889/0001-01 Diretor: Dr. Fernando Antônio Farhat [email protected] API nº 1931Redação, Composição e Escritório: Rua Marechal Deodo-ro, n. 578 - Itajobi - SP. Fone (0XX17) 3546-1270 Balcão de anúncios Fone (0XX17) 3546-1125. www.jornaltrombeta.com.brJornalista: Carla Muller Impressão: Editora JG Rio Preto

Os artigos não assinados são de responsabilidade da redação do jornal. As matérias assinadas são de responsa-bilidade de seus autores.

Filosofi a: “Vontade de agradar e medo de não conse-guir, eis o mistério da timidez.” Mendonça Tremont

A amizade entre os povosPara conservar amizade de boa vizinhança, os reis enviavam caixas de bombons para presentear as princesas, mesmo demorando até trinta dias para chegar, já que viajavam de camelo. A Grécia foi berço de civilização e instituiu um símbolo com três argo-las entrelaçadas, signifi cando a amizade entre os po-vos. Com a chegada das Olimpíadas Internacionais de 2016, que acontecem de quatro em quatro anos, estamos orgulhosos pelo Brasil ter sido escolhido para sediar o evento. O cartão natalino, que também simboliza a amizade dos povos, foi invenção de um lorde inglês e, sem distinção de raça ou credo, to-dos gostam de receber um cartão natalino. As cartas, enviadas pelo correio, trouxeram ao mundo muitas amizades, seja para familiares ou para a bem amada, era escrita pelo próprio punho e, os namorados usa-vam papel especial perfumado. Jesus também pre-gou a união entre os povos. Vamos comemorar sem-pre a boa amizade. Um bom dia que damos é prova de amizade.

As aves migratóriasAssisti uma reportagem na TV sobre aves migrató-rias. Maçarico é uma ave pernalta e seu alimento é

peixe e moluscos. Todos os anos essas aves migram do Canadá e pousam nas praias do Maranhão se aquecem e se alimentam ali na areia por alguns dias.As religiões surgiram no século IIINa antiguidade, os povos tinham suas crenças no sol e na lua, que estão mais próximos da Terra. O cristianismo foi uma das primeiras religiões. Os mu-çulmanos acreditam em Maomé, que era um sábio e, dizem que, subindo em uma montanha ele en-controu um rastro que seria de Deus que teria vindo passar pela Terra. No Brasil, até a década de 1970, havia cento e treze religiões entre ceitas e fi losofi as. A que mais se expandiu foi a evangélica. Quase todas as religiões professam a crença em Deus.

Itajobi já teve irmãs sororSoror é palavra de origem latina que signifi ca irmã. Em Itajobi existiam duas freiras que, na época, ape-nas auxiliavam o pároco, por ser o município grande, indo de trole nos sítios. Pelo uso do hábito o povo ti-nha muita crença, até mesmo pela falta de médicos, utilizavam os remédios caseiros. Filha de Itajobi, a freira da família Pasiani, permaneceu em São Paulo e depois foi para uma pequena cidade do Maranhão, onde havia muita pobreza e não havia escolas. Aco-metida de um problema de saúde regressou a São Paulo onde faleceu. As freiras são verdadeiras volun-tárias divinas

Rápidas do ZICODia 23 - Nivaldo Del GessiDia 23 - Ivair LopesDia 23 - Marlene CarnavalliDia 24 - Sérgio Donizete do NascimentoDia 24 - Dr. Kleber R. Carvalho Del GessyDia 24 - Elvira Queiroz GandiniDia 24 - Cássia Bachi PiovezanaDia 24 - Michelli Aparecida GambariniDia 24 - Tatiane Vitrio GomesDia 25 - Suzeli Aparecida SponhardiDia 25 - Maria de Cássia B. PiovesanaDia 25 - Cássia ToledoDia 25 - Rosimeire LodiDia 25 - Dr. Arlei Vergilio da Silva FilhoDia 25 - José Anderson RodriguesDia 25 - Sônia Ap. Gandini CassaroDia 25 - Matheus Scoboza Pacheco MelloDia 25 - Daniela Scarpeta MenegoliDia 26 - José Dias NetoDia 26 - João Guido ColomboDia 26 - Maria Helena ValderramaDia 26 - Tadeu dos Santos LaurentiDia 26 - Valentim do PradoDia 26 - Marli Cury SgarbiDia 26 - Emanoeli Leide PolimenoDia 26 - Fátima Aparecida da Silva PachecoDia 27 - Elizana Rossi DefendiDia 27 - Márcio Queiroz GandiniDia 27 - Valter GaspariniDia 27 - Francis Henrique PalotaDia 27 - Aparecida Maria Fierra RevellesDia 27 - Marlon Junior GalanteDia 28 - Cleonice Luzia ZanchetaDia 28 - Nadir Pio MagalhãesDia 28 - Renato BastreghiDia 28 - Marina StradiottoDia 28 - Elisabete Ap. Scarpeta CassaroDia 28 - José Roberto Lorencetti JúniorDia 28 - Roseli Oliveira da SilvaDia 28 - Aparecido de Souza TeixeiraDia 28 - Th iago Colombo Scobosa LopesDia 28 - Alana Carla GalanteDia 28 - Elaine das Graças GalanteDia 29 - Cássia Terezinha Defendi BolzanDia 29 - João Domingos GonçalvesDia 29 - Regina Maria Scarafi cci Dia 29 - Regiane Aparecida CruzDia 29 - Breno de Azevedo BarbieriDia 29 - Valéria Simone Valério MarinhoDia 29 - Neuza Tonon CalianDia 30 - Maria Lúcia CordobaDia 30 - Vilma Gastaldo PoianiDia 30 - Cássia Fernandes de JesusDia 30 - Suelen Camila de SouzaDia 30 - Cleiton Rogerio DênisDia 31 - Fabiano Roberto CastanhaDia 31 - Anelino Cardoso de Matos FilhoDia 31 - Geraldo Magela PasianiDia 31 - Giovana FreddiDia 31 - Claudia Nadir ValencioDia 31 - Maria Helena Pinto BachiDia 31 - Anderson Fernando CardosoDia 31 - Adilson Fernandes da CunhaDia 31 - Felipe César Gomes CagninDia 31 - Guilherme Junior Jacinto

Sábado, 23 de Julho de 2016 Página 03

Semana Municipal da Educação contou com a presença de centenas de professores de ItajobiPor Carla Muller

Foi encerrada ontem (dia 22), a 2ª edição da Semana Municipal da Educação em Itajobi, realizada pela prefei-tura através do DMEC- Dire-toria Municipal de Educação e Cultura.

O evento contou com centenas de professores e profi ssionais da educação e teve como objetivo a atuali-zação e capacitação dos pro-fi ssionais da área. Durante uma semana eles tiveram a oportunidade de se recicla-rem e se atualizarem sobre as novidades do setor.

A Diretora de Educação de Itajobi, Vera Luiza Taglia-ri de Ângelo, o principal ob-jetivo do evento é preparar os professores para a volta às aulas. “Durante toda a semana os professores pu-deram se preparar com as novidades do setor da edu-cação e tudo será repassado aos alunos. Trouxemos pro-fissionais qualificados para as palestras com o objetivo

Ingredientes:2 xícaras de chá de fari-nha de trigo3 ovos (com gemas e claras separadas)2 colheres de sopa de margarina1 xícara de chá de mel1 colher de sopa de fer-mento1 colher de sopa de gengibre

Modo de preparo:Pegue os ovos e sepa-re as gemas das claras. Bata as claras em neve e reserve. No recipiente da batedeira, coloque as gemas, o mel, a marga-

rina e bata um pouqui-nho. Acrescente o gengi-bre, que pode ser ralado ou em pó. Bata mais um pouco. Mantenha a ba-tedeira ligada e vá acres-centando a farinha de trigo aos poucos. Acres-cente o fermento nas cla-ras em neve e mexa com uma colher. Em seguida, junte as claras à massa. Mexa usando uma espá-tula ou colher e despeje a mistura em uma forma untada e enfarinhada. É importante pré-aquecer o forno. Asse o bolo por cerca de 30 minutos a 180°C.

de orientar todos os profi s-sionais da educação munici-pal”.

Ela ainda ressalta sobre a qualidade de ensino de Ita-jobi. “Sempre priorizamos a qualidade de ensino e a qualidade no preparo dos

professores. Além disso, ofe-recemos material didático de primeira qualidade tanto aos professores quanto aos alu-nos. A educação é a base de tudo e por isso não medimos esforços quando o assunto é a qualidade no ensino”.

ProgramaçãoNo primeiro dia, a aber-

tura contou com a apresenta-ção do Coral Municipal e de alunos da escola municipal de iniciação musical.

Durante a semana os pro-fessores contaram com pa-

lestras sobre gestão em sala de aula, liderança pedagógi-ca. Os profi ssionais também participaram de capacitação com o material escolar, além de palestras sobre conta-ção de histórias, estatuto da Criança e do Adolescente,

meio ambiente. Ontem, no encerramen-

to, os professores contaram com palestras sobre prin-cípios da cultura de paz e também prática atencional do centramento-círculo res-taurativo.

Itajobi registra resultado positivo de Emprego durante os últimos doze meses

Por Carla Muller

Durante os últimos 12 meses, Itajobi apresentou uma variação positiva em relação ao número de pessoas empregadas na cida-de (com carteira assinada).

Por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desemprega-dos (Caged), o Ministério do Tra-balho divulga todas as informa-ções em relação às contratações em cada município brasileiro.

De acordo com dados regis-trados pelo Sistema, nos últimos 12 meses Itajobi. A variação re-gistrada foi o saldo positivo de 4,46%.

Durante os doze meses foram registradas 1.097 contratações e 980 desligamentos, totalizando um saldo positivo de 117 novos postos de emprego.

O setor que registrou maior número de contratações du-rante o período foi o comércio, 120 novos postos de trabalho, seguido pela agropecuária com

13 contratações. Já o setor de construção civil registrou 9 con-tratações. Os setores de serviço, utilidade pública e indústria re-gistraram uma pequena variação

negativa durante o período.

NO BRASILO ministro do Trabalho, Ro-

naldo Nogueira, afi rmou que

o mercado começa a reverter a tendência de perda de postos de emprego. Apesar disso, ain-da não voltou ao nível ideal. Em maio, houve retração de 0,18%,

na comparação com abril, com saldo negativo de 72.615 vagas.

Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desem-pregados (Caged), divulgados na sexta-feira (24), e mostram que esse ritmo de declínio está per-dendo força. Em maio do ano passado, essas perdas haviam sido maiores, de 115.559 vagas.

“Acredito estarmos inician-do um processo de recuperação gradativa. Começamos a rever-ter essa curva e, podemos, no segundo semestre, ter resultados bem melhores”, avaliou. Entre os setores listados no cadastro, agropecuária e administração pública apresentaram resultados positivos.

Comércio, indústria, serviços, em contraponto, fi caram no ne-gativo. Nos que fi caram no azul, agricultura gerou 43.117 postos de trabalho em maio – número mais de quatro vezes superior ao registrado em abril, quando fo-ram abertas 8.051 vagas.

Semana Municipal da Educação foi encerrada ontem em Itajobi

BOLO DE GENGIBRE

Sábado, 23 de Julho de 2016Página 04

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARAPOAMARUA XV DE NOVEMBRO 141

65712580/0001-95 Ensino Exercício: 2016 Período: 01/04/2016 até 30/06/2016

Anexo IX

Quadro Resumo da Aplicação Em Educação R$ 1

Receitas e Aplicações MínimasRECEITAS DE IMPOSTOS Valor

483.683,99Impostos Próprios6.901.701,71Transferências Constitucionais7.385.385,70Total da Receita de Impostos

CONSTITUIÇÃO FEDERAL Valor1.846.346,43Aplicação mímima de 25% das Receitas de

Impostos, conforme atigo 212

FUNDEB Valor588.428,34Transferências do Exercício

3.257,96Aplicações Financeiras591.686,30Total do FUNDEB

LEI Nº 11.494, DE 20/06/07 Valor355.011,78Magistério - art.22 - mínimo 60%562.101,98Aplicação total - art.21, §2º - mínima de 95%

FUNDEF Valor0,00Saldo de Exer.Anteriores0,00Aplicações Financeiras0,00Total do FUNDEF

LEI Nº 9424, de 24/12/96 Valor0,00Magistério - mínimo de 60%0,00Total - 100% dos recursos

RECURSOS VINCULADOS Valor492.809,83Recebidos no Exercício48.455,38Saldo de Exer.Anteriores

541.265,21Total de Rec.VinculadosAPLICAÇÃO TOTAL DE 100% Eventual saldo não aplicadodeverá ser aplicado no exercício seguinte

Recursos Próprios - Ed. Básica Empenhado % Liquidado % Pago %Recursos Próprios - Ed. Básica 2.221.736,99 30,09 % 2.113.517,75 28,62 % 1.945.048,84 26,34 %

FUNDEB Empenhado % Liquidado % Pago %Magistério 470.802,32 79,57 % 470.802,32 79,57 % 409.995,76 69,29 %Outras 270.324,41 45,69 % 249.796,19 42,22 % 192.820,24 32,59 %Total 741.126,73 125,26 % 720.598,51 121,79 % 602.816,00 101,88 %

FUNDEF EXERC.ANTERIORES Empenhado % Liquidado % Pago %Magistério 0,00 0,00 % 0,00 0,00 % 0,00 0,00 %Total 0,00 0,00 % 0,00 0,00 % 0,00 0,00 %

OUTRAS VINCULAÇÕES Empenhado % Liquidado % Pago %OUTRAS VINCULAÇÕES 292.858,60 54,11 % 164.797,31 30,45 % 149.047,64 27,54 %

LEI Nº 790/2016

Autoriza o Poder Executivo Municipal a celebrar convênio com o Governo do Estado de São Paulo, por intermédio de suas Secretarias.

ANTONIO LUIZ ZANETI, Prefeito Municipal de Marapoama, Estado de São Paulo, usando das atribui-ções que me são conferidas por Lei,

FAZ SABER que a Câmara Municipal de Marapoa-ma aprovou e ele sanciona e promulga a seguinte Lei:

Art. 1° - Fica o Poder Executivo Municipal autori-zado a celebrar convênio com o Estado de São Paulo, por intermédio de suas Secretarias, bem como assinar os respectivos Termos Aditivos posteriores.

Art. 2° - Fica o Poder Executivo Municipal, desde logo, autorizado a realizar as despesas decorrentes de sua participação na avença, relacionadas em cláusula, no instrumento do Convênio.

Art. 3° - As despesas decorrentes do disposto no Artigo 2º desta Lei, correrão por conta de dotações próprias do orçamento vigente, suplementadas se ne-cessário.

Art. 4° - Fica o Poder Executivo Municipal autori-zado a isentar a Companhia de Desenvolvimento Ha-bitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU) de quaisquer tributos Municipais.

Art. 5° - Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Município de Marapoama/SP, 22 de Junho de 2016.

ANTONIO LUIZ ZANETIPrefeito Municipal

Registrada e publicada nesta Secretaria na data su-pra.

LUIZ ROTTA JUNIORDiretor de Administração

Equipes de Itajobi participam da 54ª Jornada de Ibirá

Na última sexta-feira (dia 15 de julho), equipes de Itajobi participaram da cerimônia de abertura da 54ª jornada esportiva de Ibirá.

Durante a estreia das competições, Itajobi venceu no futebol infantil, futebol master, truco, malha e fut-sal mirim.

Durante este fi nal de semana os jogos continuam, com a participação das equipes de Itajobi.

Campeonato Municipal de Futsal continua

nesta semanaO campeonato Municipal de Futsal continua

nesta semana, quando será realizada a 5ª rodada.Durante toda a semana serão defi nidos os clas-

sifi cados para as semifi nais. Em destaque: EVS ecobier/Rosa Mística, São José F.C., Fazendinha e Chaparral.

Vôlei melhor idade estreia no campeonato

melhor idade

A equipe de vôlei melhor idade estreia no cam-peonato regional de vôlei adaptado, acima de 60 anos.

A rodada aconteceu na cidade de Pirangi, onde Itajobi enfrentou Sales. Confi ra os resultados.

FemininoItajobi 2 x1 SalesMasculinoSales 2 x 1 Itajobi.A próxima rodada será realizada no mês de

agosto em Novo Horizonte.

Sábado, 23 de Julho de 2016Página 05

Partidos políticos realizam suas convenções no domingo, terça e dia 06

Os 18 partidos políti-cos em situação regular e aptos a participar do pro-cesso eleitoral em Itajobi, realizam suas convenções amanhã (dia 24), na próxi-ma terça feira (dia 26) e no próximo dia 05 de agosto.

Amanhã PTB, PSDB, PP, PR, PDT, PV, PSC, PTN, PRP e PHS realizam suas convenções a partir das 10 horas, na Câmara Municipal.

Na terça feira, dia 26, a partir das 20 horas, no imóvel localizado na Rua Cincinato Braga, ao lado da Prefeitura Munici-pal, será a vez do DEM – PMDB – PPS – PRB – PROS - PSB e PSD.

Para fechar as conven-ções municipais com vis-tas às próximas eleições, o Solidariedade realiza sua convenção no próximo dia 05, na chácara localizada na Estrada Itajobi – Ma-rapoama no trevo do Anel

Viário.Através das convenções

os partidos políticos defi -nem seus candidatos para a disputa da cadeira do Executivo Municipal e as nove cadeiras do Legislati-vo Municipal.

Tudo indica que PTB, PSDB, PP, PR, PDT, PV, PSC, PTN, PRP, PHS e SD partidos que compõe o bloco de apoio a atual administração irá indicar

o nome do atual prefeito Gilberto Roza e seu vice-prefeito Talles de Azeve-do Pinto para a disputa da cadeira do Executivo Mu-nicipal e apresentar duas ou três coligações de can-didatos para as disputas as cadeiras do Legislativo Municipal.

Convenções partidáriasDurante as convenções

será sorteado, em cada cir-cunscrição, o número com o qual cada candidato irá concorrer (identifi cação numérica). Aos partidos políticos fi ca garantido o direito de manter os nú-meros concedidos à sua le-genda na eleição anterior, e aos candidatos, o direi-to de manter os números que lhes foram atribuídos na eleição anterior para o mesmo cargo.

Polícia Rodoviária apreende mais de 140 quilos de maconha

A Polícia Militar Rodoviária apreendeu 148,486 kg de maconha, na madrugada de quin-ta-feira (21 de julho), em São José do Rio Preto.

Segundo o boletim de ocorrência, por vol-ta da 1 hora, durante fi scalização no km 443 da rodovia Washington Luís (SP-310), pista Sul, os policiais deram sinal de parada para o veículo Peugeot/308, cinza, com placas de Araras.

O motorista do carro não respeitou a ordem e

os policiais passaram a acompanhar o veículo. Alguns quilômetros à frente, o condutor aban-donou o carro e correu, conseguindo fugir. Du-rante vistoria no interior do veículo foi encontra-do os tabletes de maco-nha.

Os policiais apreen-deram as drogas e o ve-ículo e encaminharam para a Central de Fla-grantes em São José do Rio Preto.

Por Marcelo Ono - Alta tensão

Saúde do idosorequer atenção

redobrada no invernoResfriado, gripe, rinite e

sinusite são algumas das do-enças mais comuns durante o inverno. É preciso ter cuida-dos redobrados nesta época do ano, principalmente com os idosos.

“Os idosos são, por na-tureza, mais frágeis, têm a imunidade mais baixa, reser-vas funcionais mais baixas e menor capacidade de regu-lar a temperatura corporal. Por isso é preciso ter uma atenção maior com eles para prevenir infecções que são comuns nesta época do ano”, afi rma Marcelo Navalho Ro-drigues da Cruz, geriatra do Ambulatório Médico de Es-pecialidades (AME) Idoso, unidade da Secretaria de Es-tado da Saúde gerenciada em parceria com a SPDM (Asso-ciação Paulista para o Desen-volvimento da Medicina), no bairro da Lapa.

As doenças de vias res-piratórias são as mais co-muns nesta época do ano já que, devido às baixas temperaturas, as pessoas tendem a se aglomerar em locais fechados, fazendo com que o ar não circule. “Os idosos fazem parte do grupo de risco, por isso precisam estar sempre com a vacinação em dia. É importante que eles to-mem a vacina da influenza

anualmente e a antipneumo-cócica a cada cinco anos”, re-força o geriatra.

Além das infecções, um dos principais riscos para os idosos é a hipotermia, que acontece quando a tempe-ratura basal fi ca abaixo dos 35ºC e o corpo não consegue gerar calor. O especialista ex-plica que nos mais jovens a temperatura corporal fi ca em torno dos 36,5ºC, enquanto nos idosos 35,5ºC passa a ser considerado normal. “Os sin-tomas clássicos da hipoter-mia incluem calafrios, pele fria e pálida, pulsação lenta, difi culdade na respiração e lentidão nos movimentos, mas nem sempre esses sinto-mas estão presentes no idoso, por isso pode ser mais difícil reconhecer a hipotermia em pessoas mais velhas”, lembra o médico.

“Quando se identifi ca a hipotermia, o ideal é agasa-lhar e aquecer o idoso e le-vá-lo imediatamente ao hos-pital devido ao risco elevado de arritmia, infarto e AVC, ou pelo fato da hipotermia poder representar o primeiro sinal de uma infecção”, expli-ca Navalho. O geriatra alerta ainda para o fato de que no inverno aumenta a incidên-cia de infartos e AVC justa-mente por conta das baixas temperaturas.

Cão morre para salvar a vida dos donos do

ataque de quatro cobras

Donos de cães sabem bem do vínculo forte que se cria entre os animais e os huma-nos. As vezes os cachorros têm tanta vontade de prote-ger seus donos que chegam a se incomodar ao não en-tender coisas como abraços, por exemplo. Na Índia, um doberman morreu para pro-teger a casa de sua família.

A família de Dibakar Raita vive em uma região montanhosa no sul da Índia, e muitos répteis e outros bi-chos costumam entrar nas casas ou nos celeiros onde fi cam os animais. O cão de guarda da casa percebeu qua-tro cobras tentando entrar no local onde dormiam oito

membros da família e lutou com elas até o fi m.

Segundo testemunhas, a batalha entre as quatro enor-mes cobras e o cachorro du-rou mais de três horas, dei-xando marcas de sangue no local. Pouco após fi nalmente matar a quarta cobra, o ca-chorro acabou sucumbindo ao veneno que elas deixaram em seu corpo.

Dibakar Raita se disse chocado e prometeu lembrar do cão até o dia de sua mor-te. Dezenas de moradores da região fi caram sabendo do acontecido e foram até a casa da família para realizar um funeral para o doberman.

Yahoo Notícias

O Itajobiense Carlinhos Garutti está levando o nome de Itajobi para todo o Brasil. Ele pratica a or-nitologia, que é a criação e estudo de pássaros.

No último mês ele con-quistou o terceiro lugar no 65º Campeonato Brasileiro de Ornitologia, que foi rea-lizado na cidade de Itatiba.

Em entrevista ao Trom-beta, Carlinhos explica que conquistou o terceiro lugar na raça que cria, que é o Lancashire. “Essa con-quista é muito importante, pois o Criadouro Garutii está levando o nome de Itajobi para o Brasil inteiro conhecer”.

Este é o quarto ano que Carlinhos participa des-se tipo de campeonato. “Sou tetracampeão na cor amarela nevada. Neste ano participei com 20 aves. Dessas, foram duas cam-peãs, um primeiro lugar, um segundo, dois tercei-ros, um quarto, dois quin-

tos, um sexto e um sétimo”.Para participar do cam-

peonato o requisito é porte (Canário de Porte). Carli-nhos conta que começou criando canário, desses que fi cam cantando nas varandas. “Foi onde eu vi que dava para criar mais, porque o custo é o mes-mo. Eu procuro sempre aprimorar cada vez mais a raça”. Ele ressalta que du-

rante o campeonato havia criadores do Brasil intei-ro. “Tinha mais de 20 mil aves, todas elas classifi ca-das para serem julgadas entre cor e porte”. Atual-mente, ele cria centenas de canários, de duas raças.

Ornitologia é o ramo da Biologia dedicado aos estudos das aves no que se refere à sua distribui-ção nos continentes e suas

Itajobiense conquista 3º Lugar em Campeonato Brasileiro de Canários

Sábado, 23 de Julho de 2016Página 06

características peculiares, classifi cando-as em espé-cies, gêneros e famílias.

A ornitologia tem na observação direta uma rica fonte de informações, embora se prevaleça tam-bém de técnicas e instru-mentos modernos, como o anilhamento de aves, radar e radiotelemetria, além de contribuições feitas por amadores.

Dr. Sinval Malheiros Visita Gabinete e Hospital São José

O Deputado Federal e médico, Dr. Sinval Ma-lheiros, visitou Itajobi esta semana. Ele visitou o Ga-binete e conversou com o prefeito Gilberto Roza e o vice-prefeito Talles de Azevedo Pinto.

Durante a visita a Ita-jobi, o deputado também aproveitou para visitar o Pronto Socorro Municipal e as dependências do Hos-

pital São José de Itajobi.Dr. Sinval propôs à

presidente da Irmandade de Misericórdia Hospital São José, Darcy Speran-dio, a volta das cirurgias de pequena complexida-de nas dependências do Centro Cirúrgico do Hos-pital. O objetivo, segundo o deputado, é atender a população com mais agi-lidade.

Citrus Juice Realiza Segunda Semana Interna de Prevenção de Acidentes

A empresa Citrus Jui-ce, de Itajobi, realizou a 2ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat).

Durante toda a sema-na que passou, a empre-sa realizou palestras com participação de colabora-dores da empresa e tam-bém fornecedores.

Ontem a Citrus Juice recebeu os produtores ru-rais com uma palestra so-bre Segurança no Campo, para encerrar a Sipat.

A Semana também contou com uma cam-panha de arrecadação de alimentos com colabora-dores. Já no dia 9 de julho,

eles também percorreram a cidade para a arrecada-

ção. O total arrecadado foi de 4 toneladas de alimen-

tos, que foi dividida para oito entidades de Itajobi.