ed 825

28
Desde 1998 levando informação até você. www.gazetadacidade.com Ano 16 - Edição 825 - Extrema/MG, de 16 a 22 de agosto de 2014 Situação da água em Extrema e região é considerada estável Projeto Sala de Visita revitaliza praça central >>Extrema. Artistas plásticos, arte- sãos e fotógrafos irão expor suas obras na Praça Coronel Simeão. O espaço aberto, público e de fácil acesso já está sendo estruturado (pág. 07). Plano de Combate às Perdas Hídricas >>Camanducaia. Medida trará ações para reduzir desperdícios de água e atender melhor a população. (pág. 06). Promoção do Kurihara trará Aninha a Extrema >>Evento. Promoção comemorará o Dia das Crianças com a presença de Ana Vitória Zimmermann, a Marcelina da no- vela Carrossel e ex-apresentadora do pro- grama Bom Dia & Cia, do SBT (pág. 08). Relembre a trajetória de Eduardo Campos >>Luto. Conheça mais sobre o candi- dato à presidência que morreu na últi- ma quarta-feira, 13 (pág. 28). Sul Mineira fala sobre mudança nos horários dos ônibus em Extrema >>Exclusivo. Empresa explicou como funciona nova operação do transporte na cidade (pág. 13). Vivendo a fotografia >>Sala de Imprensa. Este é Rodrigo Lima, reconhecido internacionalmente (pág. 14). >>Estiagem. Tendo em vista a crise no Sistema Cantareira e a situa- ção crítica em diversos municípios, a Gazeta conversou com o Meio Ambiente de Extrema e cidades próximas, como Camanducaia, para saber se o abastecimento na região pode ser prejudicado (pág. 05).

Upload: gazeta-da-cidade

Post on 02-Apr-2016

233 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Ed 825

Desde 1998 levando informação até você.

www.gazetadacidade.com Ano 16 - Edição 825 - Extrema/MG, de 16 a 22 de agosto de 2014

Situação da água em Extrema e região é considerada estável

Projeto Sala de Visita revitaliza praça central

>>Extrema. Artistas plásticos, arte-sãos e fotógrafos irão expor suas obras na Praça Coronel Simeão. O espaço aberto, público e de fácil acesso já está sendo estruturado (pág. 07).

Plano de Combate às Perdas Hídricas>>Camanducaia. Medida trará ações para reduzir desperdícios de água e atender melhor a população. (pág. 06).

Promoção do Kurihara trará Aninha a Extrema

>>Evento. Promoção comemorará o Dia das Crianças com a presença de Ana Vitória Zimmermann, a Marcelina da no-vela Carrossel e ex-apresentadora do pro-grama Bom Dia & Cia, do SBT (pág. 08).

Relembre a trajetória de Eduardo Campos

>>Luto. Conheça mais sobre o candi-dato à presidência que morreu na últi-ma quarta-feira, 13 (pág. 28).

Sul Mineira fala sobre mudança nos horários dos ônibus em Extrema>>Exclusivo. Empresa explicou como funciona nova operação do transporte na cidade (pág. 13).

Vivendo a fotografia

>>Sala de Imprensa. Este é Rodrigo Lima, reconhecido internacionalmente (pág. 14).

>>Estiagem. Tendo em vista a crise no Sistema Cantareira e a situa-ção crítica em diversos municípios, a Gazeta conversou com o Meio Ambiente de Extrema e cidades próximas, como Camanducaia, para saber se o abastecimento na região pode ser prejudicado (pág. 05).

Page 2: Ed 825

2 www.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 16 a 22 e agosto de 2014Opinião

Frases da semana

Deixe sua opinião: www.facebook.com/gazetadacidademg

Diretor ResponsávelOsmar Paulino de JesusMTB-JP: 13414-MG

Departamento JurídicoDr. Maurício Ahualli

RedaçãoCarolina Lemes - MTB: 76293/SP

Criação e ediçãoPhelipe SantosNioramis Barletta Junior

SecretariaCilcéia Alcover

ComercialNeide Guerra (35) 8876-3063Silvana Morato (35) 9208-5184

Procure o setor comercialpara anunciar na Gazeta da Cidade

Telefax: (35) 3435-2081Site: www.gazetadacidade.comE-mail: [email protected]ço: Rua Benjamin Constant, 354 - Sala 02 - Centro Extrema/MG, CEP: 37640-000

Circulação: Extrema/MG, Itapeva/MG, Camanducaia/MG, Cambuí/MG, Estiva/MG, Toledo/MG e Vargem/SPTiragem desta Edição: 7.000 exemplares

Esta é uma publicação da Empresa Jornalística Cidade Ltda., CNPJ 03.102.764/0001-86, Registro no Livro de Im-prensa Nº 12, 110 v.o, do Livro B de Registros de Jornais, em Extrema, Minas Gerais, a Rua Nenê, 32, Centro.Filiado ao SINDIJORI (Sindicato dos Proprietários de Jor-nais do Estado de Minas Gerais)

Editorial Carolina [email protected]

Da alegria ao desespero

“O nosso querido Jô está melhor a cada dia que passa”(Osmar Barutti, pianista do Sexteto do Jô, ao afirmar que

o apresentador se recupera bem da pneumonia)

“Esse cara me dá ânsia de vômito”

(Silvio Luiz, sobre o jornalista Milton Neves)

“É algo cruel. Eu mesma, quando me vejo numa capa de revista, sei que não sou aquilo”(Deborah Secco, em desabafo sobre os padrões de beleza)

A morte é sempre tão assus-tadora. Sentimo-nos tão tristes com a partida de alguém, princi-palmente quando a pessoa é da família, ou um amigo e até sim-plesmente um ser tão querido. É difícil lidar com a despedida. Também existem casos em que nos identificamos com algum cantor, gostamos do trabalho de determinado ator e admiramos as obras de artistas específicos. Tudo isso influencia na hora em que a notícia da morte de al-guém desse tipo chega até nós. Nesta semana, mais especifica-mente na segunda-feira, dia 11, me deparei com o falecimento de Robin Williams e ainda atra-vés de uma das piores causas (talvez seja realmente a pior): o suicídio.

Aos 63 anos, ele foi encontra-do morto em sua casa, em Tibu-ron, com um cinto no pescoço (se enforcou) e cortes leves no

pulso esquerdo. O departamento de polícia de Marin County, na Califórnia, confirmou que o ator se suicidou. Exames apontaram morte por asfixia sem sinais de luta. Robin morava com sua esposa, Susan Schneider, que havia saído para trabalhar, e foi encontrado por sua assistente pessoal.

Cresci assistindo filmes cujos elencos apresentavam Robin Williams como o ator principal ou secundário, não importa. O que vale é que este profissional sempre me fez voltar para a in-fância, ao lembrar essa época tão boa, e também me marcou com interpretações recentes e filmes inesquecíveis, como, por exemplo, Sociedade dos Poetas Mortos. Outros exemplos me-moráveis são: “Patch Adams”; “Hook”; “Bom dia, Vietnã”; “Tempo de Despertar”.

Infelizmente, Robin Williams

não está sozinho na lista. Há tantos outros famosos que, in-clusive, nos deixaram muito precocemente e eu queria ver e saber o que ainda iriam mos-trar ou fazer. Alguns exemplos são: Renato Russo, Cássia El-ler, Kurt Cobain, Jim Morrison, Janis Joplin, Amy Winehouse, Paul Walker, José Wilker, Cho-rão, Cazuza, entre tantos outros talentosíssimos.

Acredito que não seja mera coincidência a maioria dos no-mes citados ter problemas com drogas e álcool. Robin Willians também. Alguns cometeram suicídio, outros tiveram overdo-se, não são todos, claro, porém aí nos deparamos com a cruel realidade das drogas. Não vou me aprofundar neste assunto, pois ele renderia um editorial inteiro e o foco agora é a morte de Robin Williams.

Depois de sua morte, foi reve-lado ainda que ele havia começa-do a enfrentar o mal de Parkin-son e estaria com uma depressão severa, além de sérios problemas financeiros. Ganhador do Oscar com o filme Gênio Indomável (1997), Robin comovia e divertia as pessoas. Era solidário. E sua morte mexeu com o mundo todo.

Dono de pensamentos e frases fortes, uma delas afirmava que “Não importa o que as pessoas dizem, palavras e ideias podem mudar o mundo”. Eu também acredito nisso.

Page 3: Ed 825

3Brasilwww.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 16 a 22 de agosto de 2014

Inscrições para bolsas remanescentes do ProUni começam segunda-feira (18)

>>Educação. Ontem, dia 15, o Ministério da Educação (MEC) divulgou o cronograma de inscrições para bolsas rema-nescentes do Programa Uni-versidade para Todos (ProUni), destinadas ao segundo semes-tre do ano. As inscrições serão abertas na segunda-feira, dia 18, e encerradas dia 1º de dezem-bro, também uma segunda-feira. O cronograma já está publicado no Diário Oficial da União.

As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pela in-ternet, no site do programa: http://prouniportal.mec.gov.br. O cadastro atenderá os es-tudantes da seguinte forma: a partir de segunda-feira, 18, alunos que tenham feito inscri-

ções, em todas as suas opções, em cursos com registro de não formação de turma. Até o dia 7 de setembro, um domingo, o aluno não matriculado no cur-so da instituição de educação superior em que deseja se ins-crever a bolsa remanescente, ou, até o dia 1 ° de dezembro (segunda-feira), o matriculado no curso da instituição em que deseja se inscrever a bolsa re-manescente.

Já o estudante que tenha re-alizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010, e que tenha obtido, em uma mesma prova, média aritmética das notas na prova objetiva igual ou superior a 450 pontos e não tenha zerado

a redação, pode fazer a inscrição a partir de quarta-feira, dia 20. Até o dia 7 de setembro (domin-go), devem inscrever-se os alu-nos não matriculados no curso da instituição em que deseja se inscrever a bolsa remanescen-te, ou, até o dia 1° de dezembro (segunda-feira), o matriculado no curso da instituição em que deseja se inscrever a bolsa re-manescente.

Quem se inscrever terá que comparecer à faculdade nos dois dias úteis seguintes ao da inscri-ção para comprovar as informa-ções prestadas. Vale ressaltar que a conclusão do cadastro assegura apenas a expectativa de direito à bolsa, pois a conces-são somente será efetuada após

a comprovação do atendimento dos requisitos legais regulamen-tares.

ProUniO programa concede bolsas

de estudo integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior. As integrais são vol-tadas aos estudantes com renda bruta familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Já as bolsas parciais atendem aos can-didatos com renda bruta familiar de até três salários mínimos por pessoa. É importante lembrar que o bolsista parcial pode uti-lizar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para custear o restante da mensalidade da fa-culdade.

Inscrições serão abertas na segunda-feira, dia 18, e encerradas dia 1º de

dezembro

Page 4: Ed 825

Religião

4 www.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 16 a 22 de agosto de 2014Cidades

Fotos: TV Século 21

Secretaria de Obras segue trabalhando em pontos turísticos >>Extrema. Desta vez, o portal do início da Estrada da Embratel foi reformado

Após melhorias nas estradas das rotas turísticas do municí-pio, o portal do início da Estrada da Embratel foi reformado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Obras, pois es-tava pichado e quebrado, mes-mo com a última reforma feita no local ainda no início deste ano. O pedido da reforma do cartão de visita da estrada par-

tiu da Gerência de Turismo, que cuida do local para que os turis-tas tenham uma boa impressão ao adentrarem a Serra do Lopo.

A Gerência de Turismo desta-cou que a obra no local e manu-tenção geram um custo ao muni-cípio que poderia ser empregado em outras ações de turismo da cidade e ressaltou que os fre-quentes trabalhos realizados após atos de vandalismo são um grave problema para a adminis-tração pública. Vidros das jane-las do portal, por exemplo, foram trocados por 15 vezes apenas no último ano e, depois da troca, ge-ralmente na semana seguinte, já estavam novamente quebrados.

Por isso, a prefeitura pede que a população denuncie casos de vandalismo e que todos sejam fiscais dos pontos turísticos do município. Segundo a Gerência de Turismo, também é neces-sário que os turistas realizem os passeios acompanhados das

agências receptivas e também dos guias cadastrados, os quais mantêm seus contatos atualiza-dos no Centro de Informações Turísticas (CIT), que fica na Praça Presidente Vargas, s/n, Centro, e cujo telefone é o (35) 3435.3711.

Para conhecer as rotas turís-ticas de Extrema, acesse o site: www.extrematur.com.br.

Vidros das janelas do portal foram trocados 15 vezes apenas no último ano

Cartão de visita da estrada sendo reformado

Fotos: Ascom/Pref. Extrema

Missa das Mãos Ensanguentadas

Celebração foi organizada pela Comunidade Nossa Senhora Rainha da Paz

Festa de Nossa Senhora Rainha da Paz

>>Toledo. A 6ª edição da Festa de Nossa Senhora Rainha da Paz ocorreu no período de 7 a 10 de agosto, de quinta-feira a domingo, na Praça São José, em Toledo. O evento aconteceu em prol da construção da Casa de Formação, destinada aos tra-balhos de evangelização da co-munidade.

A Missa das Mãos Ensan-guentadas, com a presença da equipe da TV Século 21, canal de televisão católico, aconteceu no sábado, dia 9, às 18h30. O evento também contou com uma ação entre amigos que fez a entrega de 10 prêmios, encer-rando a festa, no domingo (10).

A celebração, organizada pela Comunidade Nossa Senhora Rainha da Paz, registrou ainda apresentações de artistas da re-gião, comidas típicas, bingo e leilão de assados e prendas.

“A todos que participaram ou contribuíram de alguma forma para a realização da nossa fes-ta, o nosso muito obrigado. Que Deus abençoe a todos”, agrade-ceram os organizadores.

19ª Festa de Santa Helena começa hoje

A 19ª Festa de Santa Hele-na, no Bairro do Quilombo, em Camanducaia será reali-zada hoje, dia 16, e amanhã, dia 17.

Hoje haverá missa solene e oração do terço, além de quermesse e show da dupla Ivan & Magno. Já amanhã terá o Desfile de Cavaleiros com a imagem de Santa He-lena, também quermesse, cor-reio elegante, rifas e leilão de gado.

Foto: Divulgação

Santa Helena

Eleição da Aciex será realizada dia 27 de agosto>>Extrema. Apenas uma chapa se inscreveu para o pleito

A eleição da nova Diretoria Executiva da Associação Comer-cial e Industrial Extrema (Aciex) está marcada para o próximo dia 27 de agosto, quarta-feira, a par-tir das 16h, na sede da entidade, na Rua João Mendes, 165 - 2º an-dar, Centro. A chapa “Comércio Forte” foi a única que se inscre-veu para a eleição, sendo que o prazo para registro terminou no dia 28 de julho.

A chapa é composta por: Valde-mir Grespan, presidente; Claudio

Almeida, vice-presidente; Valmir Almeida Silva, tesoureiro; Vitor Estanislau Medici, tesoureiro su-plente; Hermes de Oliveira, se-cretário geral; Marcelo Yoshio Nonoyama, secretário suplente; Irineu Teixeira de Oliveira, secre-tário de Marketing; José Luiz Bor-riero, secretário de Relações Públi-cas; e Eduardo Wohlers, secretário de Relações Institucionais.

O mandato será de um ano, com início no dia 1º de setem-bro de 2014, uma segunda-feira.

A eleição atenderá as determina-ções do Estatuto da Aciex.

Valdemir Grespan (Alemão) já é o atual presidente da entidade e está no cargo há cerca de nove me-ses, desde a sua inauguração, em novembro de 2013. “Esse tempo foi muito proveitoso e gratificante para toda a diretoria, porque em pouco tempo conseguimos tantos associados, mais de 120, além de eventos e atividades que beneficia-ram o comércio local, fortalecen-do-o e inovando a cada dia”, disse. Integrantes da chapa “Comércio Forte”

Foto: Divulgação

Cambuí organiza desfile de 7/09

Na manhã de terça-feira, dia 12, na Secretaria Municipal de Educação, representantes das es-colas municipais, estaduais e par-ticulares de Cambuí reuniram-se para discutir o planejamento dos

desfiles de 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil.

A reunião definiu a ordem e o horário do desfile, que aconte-cerá na Praça Coronel Justimia-no, a partir das 8h. Neste ano, o

evento contará com a presença de todas as escolas de Cambuí. Na ocasião, foram apresentadas ainda novas ideias que serão co-locadas em prática a partir do próximo ano, para que o desfile se torne tradição no município, contando com a participação de toda a população.

Estiveram presentes no en-contro o secretário de Educação Humberto Tavares, o chefe do Departamento de Cultura Jorge Inácio, Palmira Fanuchi e Maria Imaculada Lambert (Escola Ana Bueno), e os diretores das esco-las estaduais Adriana Imaculada Baltar, Fernando Almeida de Carvalho e Lucimara Aparecida da Silva.

Reunião registrou a presença do secretário de Educação, do chefe do Departamento de Cultura e dos diretores das escolas

Fotos: Ascom/Pref. Cambuí

Page 5: Ed 825

5Cidadeswww.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 16 a 22 de agosto de 2014

Inaugurada exposição de fotografias “Tal mãe, tal filha”

Situação da água em Extrema e região é considerada estável

O nível do volume de água do Sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento da Gran-de São Paulo (cerca de nove milhões de pessoas), contínua crítico. O sistema está sofrendo com a seca histórica, que teve início com a falta de chuva e altas temperaturas no último ve-rão. A previsão é de que chuvas regulares só apareçam em se-tembro.

O Sistema Cantareira já está fazendo uso de sua reserva téc-nica (volume morto), nunca antes utilizada. Na terça-feira, dia 12, a Companhia de Sanea-mento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) informou que foi liberado o início da obra de captação da segunda cota do vo-lume morto. Na quinta-feira, dia 14, os reservatórios atingiram 13,3% da capacidade.

Segundo dados divulgados pela Sabesp, julho foi o sexto

mês em que choveu abaixo da média histórica na região dos reservatórios. O Sistema Can-tareira é formado pelas represas Jaguari, Jacareí, Cachoeira e Atibainha. Elas ficam no Estado de São Paulo e no Sul de Minas Gerais.

Diversos municípios de São Paulo e Minas, além de outros Estados, estão passando por racionamento de água. No Sul de Minas, cidades como Monte Belo, Carmo de Minas, Cristina, Jesuânia, São João da Mata, en-tre outras, adotaram a medida.

Por isso, a Gazeta da Cidade entrou em contato com o Meio Ambiente de Extrema e demais cidades de abrangência do jor-nal, mas apenas três municípios responderam. São eles:

ExtremaO município aposta na prote-

ção das nascentes, por meio do

premiado Projeto Conserva-dor das Águas, para garantir o abastecimento. De acordo com o secretário de Meio Ambien-te, Paulo Henrique Pereira, a situação da água no manancial do município, que é o Rio Ja-guari, está razoável, mas é su-ficiente para o abastecimento da cidade.

“Temos hoje no ponto de cap-tação uma vazão de aproxima-damente 2.000 litros por segun-do, sendo que nosso consumo é de 100 litros por segundo, os mananciais que alimentam o Rio Jaguari, na região do Salto, Posses e Forjos, onde estamos executando o Projeto Conserva-dor das Águas, são suficientes para o abastecimento de Extre-ma”, disse.

Ainda segundo o secretário, há alguns problemas de abaste-cimento pontuais em residências de áreas rurais não atendidas

pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).

CamanducaiaDevido ao longo período de

estiagem, o nível do lençol fre-ático baixou e muitas nascen-tes deixaram de aflorar no solo. Como consequência, alguns bairros localizados na zona rural do município, como Ponta Nova e Melhoramentos, estão com di-ficuldade na captação de água para abastecimento.

Diante da problemática, a Prefeitura Municipal de Caman-ducaia está realizando obras de construção de rede de abasteci-mento de água nos bairros Ponte Nova e Melhoramentos. A água será captada em poço artesiano e distribuída pelas casas loca-lizadas nas vilas. O processo licitatório para contratação de carros-pipa para abastecimento emergencial está sendo conclu-

ída.Já a água utilizada no abas-

tecimento da zona urbana de Camanducaia é captada dire-tamente do Rio Camanducaia e distribuída para a população através da Copasa. Por ser cap-tada diretamente do rio, a popu-lação urbana não está sofrendo com os impactos causados pelo duro período de seca.

ToledoDe acordo com a Prefeitura

Municipal, a Copasa informou que é tranquila a situação da água no município e que não há risco da cidade ficar sem água, pois a quantia é suficiente para abastecer Toledo.

A única medida que está sen-do tomada diz respeito a uma orientação quanto ao uso correto do recurso aos agricultores que fazem a captação da água do rio que abastece os reservatórios.

>>Extrema. O Centro de Informações Turísticas (CIT) está recebendo a exposição “Tal mãe, tal filha”, idealizada pela fotógrafa Amanda Bortoletto e organizada pelas Gerências de Cultura e Turismo de Extrema. A abertura do evento ocorreu na noite de sexta-feira, dia 8.

Como o próprio nome já diz, as obras trabalham a semelhan-ça física entre mães e filhas, através de fotografias de meio

rosto, que depois foram coladas lado a lado, transformando-se em um só rosto.

“A exposição tem como obje-tivo evidenciar as características físicas hereditárias de mães e filhas, focando principalmente o olhar. O trabalho foi realizado com mulheres de Extrema, que cederam suas imagens como

modelos voluntárias para o pro-jeto”, disse a expositora.

Cerca de 30 fotos do proje-to estarão em exposição até o próximo fim de semana. Para conferi-las, basta comparecer ao CIT, na Praça Presidente Var-gas, s/nº, Centro, de segunda-feira a domingo, das 9h às 12h e das 13h às 17h.

Fotos: Silvana Morato e Amanda Bortoletto

Amanda Bortoletto, idealizadora da exposiçãoSilvana e sua filha ThaisCleide (mãe) e Vivian (filha)

Page 6: Ed 825

6 www.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 16 a 22 de agosto de 2014Cidades

Foto: Ascom/Pref. Camanducaia

Camanducaia terá Plano Diretor de Combate às Perdas Hídricas

A Prefeitura Municipal de Camanducaia firmou recen-temente uma parceria com a Agência das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) para a elaboração do Plano Diretor de Combate às Perdas Hídricas. Esta é uma medida que planejará e exe-cutará as ações que forem ne-cessárias para reduzir os des-

perdícios de água e atender melhor a população camandu-caiense.

De acordo com o diretor de Meio Ambiente, André Car-bone, o prazo de execução do plano de combate às perdas é de oito meses. “De posse do Plano Diretor de Combate às Perdas Hídricas, teremos um diagnóstico completo da si-

tuação atual do sistema de tubulação e abastecimento da rede hídrica do município. Consequentemente, teremos a possibilidade de localizarmos eventuais vazamentos na rede de distribuição e propormos ações que otimizem o sistema de abastecimento de água, ga-rantindo qualidade e seguran-ça do serviço para a popula-ção”, disse.

A medida já estava previs-ta na agenda de trabalho dos Comitês PCJ, que agora está priorizando os municípios menores que demandam re-cursos, e, por coincidência, o momento é de uma estiagem atípica e o tema perdas de água sobressaiu.

A elaboração do plano tam-bém ocorreu devido a uma pesquisa feita pela Agência PCJ com os municípios das bacias, com objetivo de le-vantar quais cidades não pos-suíam planos diretores para o combate às perdas.

Reunião em Piracicaba (SP) sobre o Plano Diretor de Combate às Perdas Hídricas

Desligamento

Extrema e regiãoterão energia elétrica interrompida nesta semana

O fornecimento de energia elétrica será interrompido nes-ta semana em Extrema e região para possibilitar a execução de serviços de melhoria e manu-tenção das redes de distribuição da Bragantina.

A empresa orienta que, para maior segurança dos consumi-dores, os mesmos devem deixar suas instalações energizadas, pois a energia elétrica pode-rá ser restabelecida antes do horário previsto e sem aviso. Para mais informações, ligue no Centro de Atendimento ao Cliente (CAC): 0800 70 10 328.

Acompanhe quando e em quais locais faltará luz:

ExtremaNa quarta-feira, dia 20, das

8h30 às 12h30, atingindo os consumidores do Centro.

Já na quinta-feira, dia 21, das 8h30 às 12h30, faltará energia nos Bairros Forjos, Salto de Baixo, Salto do Meio, Nossa

Senhora Aparecida e Centro, nas imediações da Rua Bragan-ça.

ItapevaOs consumidores do Bairro

Monjolinho ficarão sem energia elétrica na segunda-feira, dia 18, das 12h30 às 16h30.

CamanducaiaNa segunda-feira, dia 18, das

12h30 às 16h30, atingindo os consumidores dos Bairros Bom Jardim, Ponte Nova e Jaguari de Cima.

Na terça-feira, dia 19, das 12h às 16h, nos Bairros da Mata, In-dustrial Monte Verde III e Pico do Selado.

ToledoFaltará energia elétrica no

Bairro Paiol da Vargem, das 8h30 às 10h, na terça-feira, dia 19.

EstivaNa segunda-feira, dia 18, das

8h30 às 12h30, atingindo os consumidores do Bairro Córre-go dos Mulatos.

Page 7: Ed 825

7Cidadeswww.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 16 a 22 de agosto de 2014

Projeto Sala de Visita revitaliza Praça Coronel Simeão, no Centro de Extrema

O Projeto Extrema Portal das Artes, da Prefeitura Municipal, criou um núcleo de trabalho denominado Projeto Sala de Visita, com o objetivo de que artistas plásticos, artesãos e fo-tógrafos da cidade tenham um espaço aberto, público e de fácil acesso para expor suas obras. O local já está sendo estruturado e funcionará em dois quiosques localizados na Praça Coronel Simeão, no Centro.

A coordenadora do Portal das Artes, a artista plástica e arte-e-ducadora Hosana Ortiz, contou que o Projeto Sala de Visita existe desde 2011, tendo sido,

inclusive, aprovado pela Câma-ra Municipal. A proposta estava meio parada até este ano, quan-do as pessoas envolvidas resol-veram transformar suas próprias casas em ateliês (onde seus tra-balhos continuarão expostos).

A ideia de utilizar o espaço sur-giu do gerente de Cultura Pablo Farina Prego Júnior (Pablinho). “Porque a gente precisa revita-lizar a nossa praça com cultura, arte e música, o que agrega va-lor à cidade e à família. As ven-das serão feitas em feiras, pois a intenção é mostrar o produto, como se fosse uma sala de visita no centro da cidade”, comple-

mentou Hosana Ortiz.O Projeto Sala de Visitas par-

ticipou da etapa do Festival Na-cional da Canção (Fenac) em Extrema, por meio de uma feira

montada em frente ao futuro es-paço de visitação dos extremen-ses e turistas. “Estamos usando a parte externa como feira, aos sábados de manhã, durante a

feira do produtor rural. A gente pretende ainda fazer workshops, trazer pessoas para debates, vi-sando um espaço que sirva para conversar sobre arte e criação”.

Artistas plásticos, artesãos ou fotógrafos que queiram fazer parte do Projeto Sala de Visita devem procurar a coordenado-ra do Extrema Portal das Artes, na Casa de Cultura, que fica na Praça Presidente Vargas, 100, Centro.

Artistas do projeto pintam fachada dos quiosques

Local está sendo estruturado para receber visitasde turistas e extremenses

Pintura para restauração da Rosa dos Ventos

Coordenadora Hosana Ortiz durante aula doProjeto Extrema Portal das Artes

Foto: Carolina Lemes

Page 8: Ed 825

8 www.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 16 a 22 de agosto de 2014Cidades

FAEX celebrou 12º aniversário

>>Extrema. Na sexta-feira, dia 8, diretores, professores, funcionários e alunos da Facul-dade de Extrema – FAEX come-moraram o 12º aniversário da instituição, destacando o com-prometimento com a educação de qualidade como um dos mo-

tivos para celebrar a data. O evento contou com uma

mesa festiva no pátio do pré-dio 2, onde todos cantaram, oficialmente, o parabéns. Mo-mento em que a diretora geral Terezinha Monteiro falou so-bre as conquistas da faculdade

e agradeceu aos que fazem da FAEX uma faculdade de su-cesso. “Todos que estão aqui hoje devem ser parabenizados. A FAEX só é sucesso porque conta com excelentes colabora-dores, professores e com alunos que acreditam na nossa missão de promover ensino superior de verdade, de qualidade”, ressal-tou.

Em cada aniversário a FAEX comemora suas novas conquis-tas. Neste ano, elas ficaram por conta da chegada de novos alunos e professores, da im-plantação de novos laborató-rios, consolidação do curso de engenharia civil e da abertura do Curso Técnico Gratuito em Logística em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego

(Pronatec). “Este curso vai garantir for-

mação profissional para aque-les que não podem arcar com as despesas de uma formação técnica e isso é uma felicidade imensa para nós”, disse o man-

tenedor da FAEX e coordenador do técnico em Logística pelo Pronatec, professor Ms. Marco Antônio Araújo.

O vídeo em homenagem à fa-culdade pode ser conferido pelo site: http://www.faex.edu.br.

O comprometimento com a educação de qualidade foi destacado durante a festa, assim como as novas conquistas

da faculdade

Diretores, professores, funcionários e alunos da faculdade

Ana Vitória Zimmermann (Aninha)

Foto: Carolina Lemes

Kurihara lança promoção que trará ex-apresentadora do Bom Dia & Cia>>Extrema. Ana Vitória Zimmermann (Aninha) participará de evento do Dia das Crianças

Os Supermercados Kurihara estão preparando uma grande promoção para o Dia das Crian-ças deste ano. No último dia 8, sexta-feira, Ana Vitória Zimmer-mann (a Marcelina da novela Carrossel e ex-apresentadora do programa Bom Dia & Cia, am-bos do SBT) esteve em Extre-ma, onde assinou um contrato confirmando sua participação no evento, marcado para o dia 10 de outubro, uma sexta-feira.

Aninha, como é carinhosamen-te chamada por seus fãs, passará

a tarde com os vencedores da promoção. Ela conversará e tira-rá fotos com as crianças. A atriz e apresentadora conversou com a Gazeta e deixou um recado para a criançada. “Quero agradecer desde já por todo o carinho e eu espero todo mundo nesse evento. Nós vamos bagunçar muito!”.

Ana Vitória Zimmermann tem 12 anos e saiu recentemente do Bom Dia & Cia para novos pro-jetos e oportunidades no SBT. “Esse um ano e meio de progra-ma foi muito bom, uma grande

oportunidade. Eu aprendi a lidar com as pessoas ao vivo. A equipe também me ajudou bastante e me acolheu”, contou.

Pela segunda vez em Extrema, Aninha disse que gosta da cida-de. “Para participar de um even-to é a primeira vez, antes eu fui convidada para ficar em um ho-tel. Gostei muito da cidade, tem uma população maravilhosa”.

Lembrando que os Supermer-cados Kurihara já são conhe-cidos na cidade por realizarem diversos eventos de cunho social

e promoções para a população, como, por exemplo, o Arraiá da Amizade e a Chegada do Papai Noel.

A promoção do Dia das Crianças será realizada atra-vés de compras efetuadas nos supermercados Kurihara, po-rém os demais detalhes, como a data de início da mesma, por exemplo, ainda não foram de-finidos pelos organizadores. Entretanto, eles adiantaram que o evento também terá cunho social.

Page 9: Ed 825

9Cidadeswww.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 16 a 22 de agosto de 2014

Abertas inscrições para cursos de MBA>>Extrema. A FAEX está

com três cursos de pós-gradu-ação – MBA para o 2º semestre do ano. Desenvolvido para pro-fissionais que querem se des-tacar no mercado de trabalho pelas competências gerenciais, as modalidades já conquista-ram reconhecimento no mundo empresarial, oferecendo meto-dologia específica e conteúdos que, além de ligarem a teoria

com a prática do dia a dia de um executivo, vão ao encontro das necessidades do mercado.

Os cursos são os seguintes: pós-graduação Lato Sensu, sendo eles o MBA em Gestão Financeira e Controladoria, Gestão de Empresas e Negó-cios e Gestão de Empresas e Negócios com ênfase em Lean Manufacturing. Com duração de um ano, as aulas são minis-

tradas à noite, duas vezes por semana. Os programas de dis-ciplinas a serem estudadas em cada um dos MBA’s podem ser conferidos no site www.faex.edu.br.

As inscrições devem ser fei-tas no setor de Atendimento ao Aluno na FAEX. Vale ressal-tar que ex-alunos da faculdade contam com desconto diferen-ciado na matrícula e mensali-

dades. O início das aulas está pre-

visto para o dia 8 de setembro, uma segunda-feira. Também em setembro, mas no dia 3, quarta-feira, acontecerá o tradicional Café com o Coordenador, quan-do os cursos serão apresentados aos estudantes. Na ocasião, os alunos poderão esclarecer to-das as dúvidas relacionadas aos MBA’s da FAEX.

Cursos de pós-graduação Lato Sensu

Foto: Ilustrativa

O escritório Ferreira Freitas Engenharia será inaugurado nesta segunda-feira, dia 18, na Rua Antonio Onisto, 308, no Centro (em cima do Restauran-te D’Freitas), passando a ser uma nova opção para Extrema e região. O proprietário do es-tabelecimento, o engenheiro ci-vil Paulo César de Freitas, que trabalhou durante 11 anos na Prefeitura de Extrema, contou à Gazeta que a empresa atuará primeiramente na área de proje-tos.

“É um sonho de algum tempo

que agora se tornou realidade. Comigo, vai trabalhar um enge-nheiro eletricista e de segurança do trabalho, Júlio César Certo, além de outros profissionais que ajudarão a formar essa equipe”, explicou Paulo César de Freitas.

Ferreira Freitas Engenharia fará projetos na área de arquite-tura e de engenharia: comercial, residencial, institucional, indus-trial, arquitetônico, estrutural, fundação, hidráulico, esgoto sanitário, Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), combate a incêndio e

pânico e alguns outros trabalhos relacionados.

“Quem estiver planejando construir ou fazer qualquer tipo de ampliação e reforma, esta-mos dispostos a fazer um tra-balho de qualidade. Pensando desde a arquitetura até as ins-talações hidráulicas e elétricas. Nós teremos o diferencial de acompanhar a obra, monitorar o dia a dia conforme a necessida-de”, destacou o proprietário.

O escritório também trabalha-rá com consultoria (parte civil e elétrica) e possui planos futuros

de atuar ainda na construção de obras e não apenas nos projetos.

Ainda segundo o engenheiro, a semana inaugural do escritó-rio Ferreira Freitas Engenharia acontecerá de 18 a 22 de agos-to, de segunda-feira a sexta-feira. “Toda a população está convidada a conhecer as nossas instalações e equipamentos”, disse.

O telefone do escritório Fer-reira Freitas Engenharia é o (35) 3435-3640. Informações também podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].

Escritório Ferreira Freitas Engenharia seráinaugurado nesta segunda (18)>>Extrema. Nova opção para projetos na área de arquitetura e engenharia

Foto: Osmar Paulino

Page 10: Ed 825

CENTRO DE INTEGRAÇÃO ESPECIAL - CNPJ 25.651.282/0001-18Rua Véu da Noiva, 62, Ponte Nova - Extrema-MG - Fone - 8423-5789 - E-mail- [email protected]

Magda Morbidelli Araujo - GestoraCRIE - Centro de Integração Especial - APAE - Extrema- MG

Page 11: Ed 825

11Cidadeswww.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 16 a 22 de agosto de 2014

Extrema

Foto: Ascom/Pref. Extrema

Festival Comida de Boteco começará dia 12 de setembro>>Extrema. Evento faz parte das comemorações de aniversário da cidade

Na terça-feira, dia 12, na Gerência de Turismo, houve uma reunião com os empre-endedores do setor gastronô-mico que irão participar da 5ª edição do Festival Comida de Boteco, em setembro, evento que fará parte da comemo-ração do 113º aniversário de

Extrema.A Gerência de Turismo já

vem promovendo há algum tempo reuniões periódicas com os proprietários e repre-sentantes dos estabelecimen-tos para tratar de assuntos e temas relacionados ao evento.

O Festival Comida de Bote-co sempre registra recorde de público. Seu objetivo é incen-tivar o desenvolvimento do turismo através da divulgação e promoção da gastronomia extremense, possibilitando a degustação (por parte do público em geral) dos pratos elaborados pelos estabeleci-mentos participantes. Durante o evento, bares, restaurantes, cantinas e botecos da cidade oferecem degustação dos pra-tos que concorrem no concur-so a um preço acessível.

Neste ano, os seguintes es-tabelecimentos participarão:

50 Bar e Restaurante (vence-dor do ano passado), Chiqui-nho Espetinho, Lanchonete Coronel, Restaurante Mistura Brasil, Cantina Calderone e Restaurante Koga. Já o júri técnico da comissão julgadora será composto por renomados chefes de cozinha.

Estabelecimentos indus-triais, comerciais e parceiros do trade turístico irão forne-cer kits para a banca avaliado-ra e presentes ao vencedor do concurso.

O 5º Festival Comida de Boteco acontecerá na Praça Presidente Vargas, no Centro, nos dias 12, 13, 14 e 15 de se-tembro, sexta-feira, sábado, domingo (dia em que será re-alizado o concurso) e segun-da-feira, respectivamente. O evento terá início às 12h, ex-ceto na sexta-feira, 12, quan-do começará às 20h.

Bolinho do Leitoa, do 50 Bar e Restaurante, vencedor

do concurso de 2013

5ª Marcha para Jesus será realizada dia 23 de agosto

No próximo sábado, dia 23, acontecerá mais uma edição da Marcha para Jesus em Extrema. A concentração está marcada para as 13h, na Praça Presiden-te Vargas, no Centro. O evento será realizado pela quinta vez. O tema deste ano será o seguin-te: Conquistando Extrema para Cristo.

“Visamos à conquista do amor de Cristo sobre a cidade. A marcha não é um evento só dos evangélicos ou para os evangé-licos, mas destinada a todos que creem em Jesus”, disse o pastor Paulo Martin Filho, presidente

do Conselho de Pastores e Mi-nistros Evangélicos (Copaex), entidade responsável pela orga-nização da marcha.

Com apoio da Prefeitura de Extrema, às 14h, o trio elétrico passará pelas ruas centrais da ci-dade, com destino ao Parque de Eventos, onde haverá apresen-tação do Coral Promes’Soul e show com Sergio Saas e Banda.

Na sexta-feira, dia 22, às 19h, também estão programadas apresentações de bandas locais e ministração de uma palavra pro-fética do pastor Jaime Rosa.

Pastor Paulo Martin Filho, presidente do Conselho de Pastores e Ministros Evangélicos (Copaex), com sua esposa Alethea

Foto: Divulgação

Page 12: Ed 825

12 www.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 16 a 22 de agosto de 2014Polícia

A Escola Estadual Virgínia Marcondes Escobar, no Centro de Camanducaia, foi depredada no último fim de semana. Fun-cionários chegaram ao local na manhã de segunda-feira, dia 11, e encontraram várias portas e ja-nelas danificadas.

De acordo com a Polícia Mili-tar, o espelho do banheiro femi-nino foi quebrado, assim como as lâmpadas dos corredores, além de o quadro negro ter sido arrancado de uma das salas de aula. Os vândalos ainda furta-ram uma câmera de vigilância.

O valor do prejuízo ainda não

foi informado. Os alunos não tiveram aula na segunda-feira (11), na parte da manhã, mas à tarde os estudos foram retoma-dos. A escola atende cerca de mil alunos do Ensino Funda-mental e Médio.

Escola estadual de Camanducaia é alvode depredação

Quadro negro foi arrancado da parede

Vândalos quebraram espe-lho do banheiro feminino

Portas e janelas foram danificadas

Fotos: PM

Extrema

Ônibus escolar se envolve em acidente com caminhão e carros-fortes

Um dos ônibus da Prefeitura de Extrema, que transportava alunos para a faculdade de Itatiba, se envolveu, na última semana, em um acidente de trânsito sem víti-mas, causado por uma tentativa de roubo a dois carros-fortes, na Rodovia Dom Pedro.

Os criminosos atiraram no mo-tor de um dos carros, que parou na rodovia, e o outro carro-forte estacionou para dar assistência ao veículo atacado. Nesse momen-to, um caminhão bateu contra os

dois carros e foi lançado para a outra faixa de rolamento, no local em que estava o ônibus da prefei-tura com os estudantes, sendo a colisão inevitável.

O motorista de Extrema con-seguiu fazer com que o ônibus não se deslocasse para o canteiro central e, consequentemente, o veículo não capotou.

Alunos e o motorista do ônibus não ficaram feridos. Já o cami-nhoneiro sofreu escoriações le-ves, e o assalto foi frustrado.

Alunos e motorista da prefeitura não se feriram

Foto: Ascom/Pref. Extrema

Rodrigo [email protected]

A importância da mudançaTodos nós mudamos o

tempo todo. Contudo, cos-tumamos não perceber que mudamos exceto quando a mudança é brusca e eviden-te; como uma mudança de vida, por exemplo, mudança de cidade ou país, de estado civil, de emprego, entre ou-

tros. É comum nos sentirmos

presos a certos comporta-mentos e atitudes que se re-petem em nossa vida, muitas vezes desde a infância, ou mesmo coisas que queremos, mas ainda não realizamos. E não obstante, nos sentimos

tristes pensando que essas coisas não estão mudando, ou que não estamos conse-guindo atingir o que almeja-mos.

O interessante é perceber-mos que as mudanças não ocorrem de maneira absolu-ta, e sim aos poucos, e que

é importante refletir sobre as mudanças que necessitam ser realizadas em nossa vida para alcançarmos novamente o bem-estar.

São as pequenas diferenças no modo como lidamos com as coisas que fazem com que grandes mudanças aconte-

çam e, portanto possamos avançar em direção aquilo que queremos. Perceber esta relação pode ser fundamen-tal para lidarmos de maneira mais tranquila com nossos problemas, bem como enca-rarmos a vida com mais pa-ciência e alegria.

Page 13: Ed 825

13Cidadeswww.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 16 a 22 de agosto de 2014

Sul Mineira fala sobre mudança nos horários das linhas de ônibus

>>Extrema. Após receber reclamações sobre a mudança no horário das linhas de ônibus circular em Extrema, mais pre-cisamente sobre a falta de in-formação das alterações, a Ga-zeta ouviu com exclusividade o coordenador de tráfego da Sul Mineira Transportes, empresa responsável pelo serviço, José Henrique Goulart. Segundo ele, realmente há uma nova opera-ção de transporte na cidade, que ampliou o atendimento à popu-

lação, que vem crescendo a cada dia, porém a mudança teria sido informada por diversos meios.

“Extrema está crescendo muito, novas indústrias se ins-talando e a população aumenta demasiadamente. E por ser uma cidade que fica perto de São Paulo, no fim de semana há um crescimento ainda maior no nú-mero de pessoas. Então, visando melhorar o atendimento, reali-zamos algumas mudanças, inse-rindo linhas novas no dia a dia,

dando inicio no dia 4 de agosto. Os novos horários foram divul-gados na rádio local, avisos den-tro dos próprios ônibus e deixa-mos folders no nosso guichê, na rodoviária, para os motoristas distribuírem”, informou.

O transporte urbano, que an-tes era feito com dois veículos, agora está sendo realizado por quatro ônibus: Tenentes/Man-tiqueira, Mantiqueira/Tenentes, Bela Vista/Mantiqueira e Tenen-tes/Vila Esperança. Dois horá-rios também foram alterados no atendimento ao Bairro da Rosei-ra, aos domingos. Já no Godoi, os sábados contam com três ho-rários de transporte. A empresa passou a atender o Cachoeira e melhorou o transporte no Bairro dos Três Poderes.

“Estamos atendemos os Te-nentes rurais aos sábados, o que não era feito antes. Aumenta-mos ainda uma linha no Bairro do Juncal, às 15h. E realizamos reuniões com as associações de bairro, tentando atender a população da melhor maneira possível. Talvez o que as pes-soas tenham mais dúvida seja em relação aos horários novos,

porque antes os ônibus atrasa-vam um pouco e hoje estamos andando conforme os horários divulgados”, afirmou José Hen-rique Goulart.

Sobre a modificação nas li-nhas Mantiqueira e Tenentes, os dois primeiros horários da ma-nhã, às 6h e 7h, continuam nor-mal. A alteração começa a partir das 8h, quando um veículo sai da Vila Esperança em direção aos Tenentes. Outro carro inicia na Bela Vista, às 8h, indo para Mantiqueira. Às 8h10, um ôni-bus dá início ao atendimento no Bairro Mantiqueira e vai para o Bela Vista. No mesmo horário, tem outro veículo saindo dos Tenentes com destino ao Bairro Vila Esperança.

“A partir das 8h, a gente atende Mantiqueira/Bela Vista, Tenentes/Vila Es-perança, Bela Vista/Man-tiqueira e Vila Esperança/Tenentes. Os ônibus não transitam mais ‘cortan-do’ toda a cidade, fizemos isso para ganhar tempo. Os horários de hora em hora foram mantidos, mas com melhoria nas linhas,

e, dependendo da onde a pessoa vai, ela chega mais rápido”, ex-plicou o coordenador de tráfego.

Ele também falou sobre os planos de novas operações nos Tenentes. “A gente já visou o crescimento do local. Quando o Tenentes III for pavimentando, o ônibus vau subir sentido Te-nentes II, vai passar por dentro do III (próximo ao Tenentes IV) e chegar ao ponto final no Te-nentes I, já pensando em atender a população com dois veículos”.

José Henrique Goulart frisou que a Sul Mineira está de portas abertas para receber os extre-menses que queiram conhecer de perto o trabalho da empresa. Sugestões, dúvidas ou reclama-ções podem ser comunicadas pelo telefone (35) 3435-6304.

Foto: Osmar Paulino

Coordenador de tráfego da Sul Mineira Transportes, José Henrique Goulart

Page 14: Ed 825

SALA DE imprEnSA

Entrevistado: Rodrigo Aparecido Morbidelli Cunha Lima (Rodrigo Lima)Função: Fotojornalista

Vivendo a fotografia

www.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 16 a 22 de agosto de 2014

Fotos: Rodrigo Lima

Premiado por cinco vezes, ven-cedor de concursos e com parti-cipação em inúmeras exposições. Este é o currículo resumido de Rodrigo Aparecido Morbidelli Cunha Lima, mais conhecido como apenas Rodrigo Lima (for-ma que assina suas fotografias). Com apenas 32 anos, o fotojorna-lista já reúne formação acadêmica em jornalismo, fotografia e, claro, fotojornalismo.

“Umas das poucas lembranças que tenho da minha infância é de ver meu pai atrás daquele ‘negó-cio’, que era como eu chamava a câmera fotográfica, registrando os momentos da família. Conforme o tempo passava, minha curiosi-dade só aumentava em relação a como funcionava aquele ‘negó-cio’. Mais tarde, quando eu estava um pouco mais crescidinho, fiz os primeiros fotogramas e a partir daí não parei mais”, contou.

Natural de Bragança Paulista, Rodrigo Lima cresceu, na ver-dade, em Extrema, onde possui diversos amigos e parte da famí-lia. “É uma cidade que tenho um carinho muito grande”, ressaltou o fotojornalista. O ano de 2001 é uma data marcante para ele, pois foi quando, ainda na faculdade de jornalismo, passou a estagiar em uma agência de notícia e teve a oportunidade de fazer algumas

pautas. “Depois disso, sabia que nunca seria repórter de texto”, de-clarou.

Rodrigo também faz fotografia documental, aquela que registra a passagem de uma época histórica da forma que ela realmente é. Di-gamos que esse tipo de fotografia é prima do fotojornalismo, pois a primeira serve para contar longas histórias usando somente imagens e a segunda retrata uma cena par-ticular de um momento, também de forma fiel.

Segundo Rodrigo Lima, foto-jornalismo é a maior escola da fotografia. “Além de toda técnica fotográfica, temos que nos manter fiéis a verdade dos fatos. A foto ser bonita não adianta de nada se ela não for verdadeira”.

Na hora de falar sobre o signi-ficado pessoal de seu trabalho, Rodrigo afirmou que o verdadeiro fotógrafo não trabalha com foto-grafia. Ele vive a fotografia. “Por-tanto, pra mim, fotografia é um estilo de vida, é o que eu sou, é a forma com a qual expresso todos meus desejos, medos e sonhos”.

Fotógrafos e, principalmente, fotojornalistas se emocionam com as histórias que veem por trás das fotos. “A tragédia das chuvas na Região Serrana do Rio de Janeiro, em 2011, foi algo que sem dúvida me marcou”, relembrou.

Representado pela Galeria de Arte Cícero Mafra, considerada a maior galeria de arte dedicada à fotografia de Minas Gerais, o bragantino foi finalista do Prêmio

Sebrae de Jornalismo de 2014. Também participou da exposição internacional “Sonho é Redondo”, nas cidades de Berlin e Potsdam, na Alemanha, além de ter seu tra-balho publicado no livro “O me-lhor do fotojornalismo”, da Edi-tora Europa, entre outras grandes atividades.

“Participar de uma exposição é algo incrível, ainda mais quando fui convidado a participar de ex-posições na Alemanha e Argen-tina. Quando isso acontece, é a certeza de que a foto transcendeu as barreiras das páginas das revis-tas e jornais e começou a ser vista como arte”, definiu.

Sobre as premiações, são elas: premiado no Salão Nacional de Fotografia de Araras e de Soroca-ba; no Concurso Internacional de Fotografia realizado pelo Instituto Friedrich Naumann; premiado no Concurso Nacional Canon de Fo-

tografia; e Concurso Sesc BH de Fotografia.

Para ver os trabalhos de Rodri-go Lima na mídia, acesse o site: www.nitroimagens.com.br. Já os projetos pessoais estão disponí-veis no link: www.casa6fotogra-fia.wix.com/rodrigolima.

Reportagem investigativa com pessoas que ainda vivem abaixo da linha da

pobreza no Brasil

Imagem premiada em concurso internacional e exposta no Museu de Arte de Berlim e Potsdam (Alemanha)

Cobertura das fortes chuvas que devastaram a Região Serrana do Rio de Janeiro em 2011

Copa do Mundo 2014

Page 15: Ed 825

www.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 16 a 22 de agosto de 2014

Cerimônias de Casamento modernasExistem pessoas que sonham

com o casamento tradicional, com direito a véu, grinalda, um longo vestido branco e uma cerimônia religiosa. Já outras preferem fazer o oposto e ter um casamento mo-derno, fugindo do convencional. Esse distanciamento do clássico pode ser visto no local da celebra-ção, na roupa dos noivos, no tema da festa e até na escolha de não ter um casamento religioso.

O casal pode optar por fazer mudanças bruscas ou mais le-ves. Por mais que eles gostem do tradicional, o que pode ocorrer é uma adaptação ao estilo pesso-al dos dois. Se a noiva não tem costume de usar salto alto, não há nada que a impeça de se casar com uma sapatilha, por exemplo. Caso o futuro esposo não goste de usar sapatos sociais, que tal usar um tênis durante a cerimônia?

Sobre o vestido da noiva, o modelo branco carrega o signifi-cado de pureza e castidade. Para algumas mulheres esse sentido é importante e para outras nem tanto. As últimas podem então fugir dessa regra e usar um traje colorido. As opções são inúme-ras, vão dos tons mais neutros como o bege, passam por cores mais vivas como o rosa, até che-gar aos modelos estampados.

Em relação ao tema da festa, as opções são inúmeras. Dá para fazer uma viagem no tempo

através de uma temática retrô, relembrando os anos 60, por exemplo. Nesse caso, vale até pedir para os padrinhos e convi-dados entrarem no clima e usa-rem trajes referentes à época. O mesmo vale para as cerimônias que imitam festas à fantasia.

No Brasil, é comum que mui-tas cerimônias de casamento aconteçam em igrejas e sejam celebradas por líderes religiosos. Porém, quando o casal não com-partilha da mesma fé ou nenhum deles professa algum tipo de re-ligião, a solução acaba sendo o juiz de paz ou um celebrante.

O primeiro tem um papel mais burocrático, cumprindo sua fun-ção de maneira mais rápida e até fria. Por sua vez, o segundo pode conduzir a celebração de forma mais pessoal, já que o profissional costuma falar sobre a união que está prestes a acon-tecer e trazer à tona momentos importantes da vida dos futuros casados. Ele também não tem a necessidade de seguir as regras comuns das igrejas tradicionais.

A festa é outro momento que pode se transformar no ca-samento. Se o casal for mais descontraído pode substituir a clássica valsa por um samba, tango ou até forró. Dá para fazer diferente até nas lembrancinhas, substituindo o clássico bem ca-sado por um cupcake.

Page 16: Ed 825

Proclamas de Casamento

www.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 16 a 22 de agosto de 2014

CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL DE EXTREMA/MGRua Sete de Setembro, 260 - Centro – (35) 3435-2520

Faço saber que os seguintes pretendentes apresentaram os documentos exigidos pelo artigo 1525 do Código Civil Brasileiro e desejam se casar:

ELE:- JOSÉ PINTO NETO, brasileiro, Apo-sentado, estado civil viúvo de FATIMA Prodossi-mo Pinto, com 64 anos de idade, natural de Santa Rita do Sapucaí, MG; nascido no dia 01/08/1949 (Primeiro de Agosto de Mil Novecentos e Quaren-ta e Nove), Filho de WALDEMAR PINTO e dona GUILHERMINA ROSA.

ELA:- CACILDA FERREIRA DA COS-TA, brasileira, do lar, estado Civil Divorciada de Lázaro Teodoro, com 58 anos de idade, natural de Paraisópolis – Distrito de Costas, MG; nasci-da no dia 26/08/1956 (Vinte e Seis de Agosto de Mil Novecentos e Cinquenta e Seis), FILHA de VICENTE FERREIRA DA COSTA e dona BER-NADINA MARIA DE JESUS.

O Casamento será realizado no dia 29 de Agosto de 2014, às 16:30h, neste Cartório de Registro Civil, desta cidade de Extrema, MG.

ELE:- ALEXADNRE MAGNO ALMEIDA EGIDIO, brasileiro, Almoxarife, estado civil Solteiro, com 38 anos de idade, natural de São Paulo, SP – 18º Subdistrito Ipiranga; nascido no dia 03/11/1975 (Três de Novembro de Mil No-vecentos e Setenta e Cinco), Filho de ANTONIO DE MARMO EGIDIO e dona MARIA JOSÉ DE ALMEIDA.

ELA:- ANDRÉIA ANTONIA CESAR DE OLIVEIRA, brasileira, Cozinheira, estado Civil Divorciada de Rubens Silva Gonçalves, com 39 anos de idade, natural de Vargem, SP; nascida no dia 10/06/1975 (Dez de Junho de Mil Novecentos e Setenta e Cinco), FILHA de JOSÉ CESAR DE OLIVEIRA e dona MARIA HELENA DE OLI-VEIRA.

O Casamento será realizado no dia 25 de Outubro de 2014, às 10:45h, neste Cartório de Registro Civil, nesta cidade de Extrema, MG.

ELE:- CRISTOVÃO ALMEIDA DA SIL-VA, brasileiro, Rebarbador Geral, estado civil Solteiro, com 29 anos de idade, natural de Ibate-guara, AL; nascido no dia 19/07/1985 (Dezenove de Julho de Mil Novecentos e Oitante e Cinco), Filho de CONRADO ALMEIDA DA SILVA e dona MARIA JOSÉ DA SILVA.

ELA:- MARIA APARECIDA MARTINE-LI, brasileira, Auxiliar de Produção, estado Civil Solteira, com 37 anos de idade, natural de Inconfi-dentes, MG; nascida no dia 20/02/1977 (Vinte de Fevereiro de Mil Novecentos e Setenta e Sete), FI-LHA de ANTONIO MARTINELI e dona ROSA SILVERIO DE ALMEIDA MARTINELI.

O Casamento será realizado no dia 18 de Setembro de 2014, às 16:30h, neste Cartório de Registro Civil, nesta cidade de Extrema, MG.

ELE:- TIAGO YOSHIMOTO DE VILHE-NA, brasileiro, Médico, estado civil Solteiro, com 30 anos de idade, natural de Mogi das Cruzes, SP; nascido no dia 23/05/1984 (Vinte e Três de Maio de Mil Novecentos e Oitante e Quatro), Filho de MARCOS AUGUSTO RIBEIRO DE VILHENA e dona ELZA EMIKO YOSHIMOTO DE VI-LHENA.

ELA:- MARÍLIA MARQUES DE OLIVEI-RA, brasileira, Médica, estado Civil Solteira, com

29 anos de idade, natural de Bragança Paulista, SP; nascida no dia 18/05/1985 (Dezoito de Maio de Mil Novecentos e Oitenta e Cinco), FILHA de JOSÉ CARDOSO DE OLIVEIRA e dona MARI-NA MARQUES DE OLIVEIRA.

O Casamento será realizado no dia 22 de Agosto de 2014, às 11:00h, na Praça Japão, nº. 10, Bairro Jardim Nova Extrema, nesta cidade de Extrema, MG.

ELE:- CLÁUDIO DAVANZO NETO, brasi-leiro, Técnico de Qualidade, estado civil Solteiro, com 25 anos de idade, natural de São Paulo, SP. Registrado no 12º Subdistrito da Capital, nascido no dia 21/11/1988(Vinte e Um de Novembro de Mil Novecentos e Oitante e Oito), Filho de RO-BERTO DAVANZO e de dona DAVINA ALVES DE SOUZA DAVANZO.

ELA:- RUTH RIBEIRO PEQUENO, brasi-leira, Assistente de RH, estado Civil Solteira, com 22 anos de idade, natural de Ourolandia e Regis-trada em Jacobina, Estado da Bahia; nascida no dia 11/10/1991 (Onze de Novembro de Mil No-vecentos e Noventa e Um), FILHA de DANIEL VITORINO PEQUENO( In-Memoria) e dona MARINEIDE RIBEIRO DA SILVA.

O Casamento será realizado no dia 12 de Setembro de 2014, às 16:00h, neste Cartório de Registro Civil, nesta cidade de Extrema, MG.

ELE:- MARCOS MARIANO DA SILVA, brasileiro, Auxiliar Administrativo, estado civil Divorciado de Gabreylle Ilonia Gonçalves Bor-ges, com 23 anos de idade, natural de Arujá, SP, nascido no dia 02/07/1991 (Dois de Julho de Mil Novecentos e Noventa e Um), Filho de ELIAS PEREIRA DA SILVA e dona NEUZA MARIANO DA SILVA.

ELA:- GABRYELLE ILONIA GONÇAL-VES BORGES, brasileira, Auxiliar de Secretaria, estado Civil Divorciada de Marcos Mariano da Silva, com 22 anos de idade, natural de Extrema, MG; nascida no dia 07/09/1991 (Sete de Setembro de Mil Novecentos e Noventa e Um), FILHA de JOSÉ APARECIDO BORGES e dona ROBERTA ILONIA CARNEIRO BORGES.

O Casamento será realizado no dia 03 de Setembro de 2014, às 16:00h, neste Cartório de Registro Civil, nesta cidade de Extrema, MG.

ELE:- JANILTON DE LIMA RIBEIRO, brasileiro, Auxiliar de Produção, estado civil Sol-teiro, com 23 anos de idade, natural de Toledo, MG, nascido no dia 08/04/1991 (Oito de Abril de Mil Novecentos e Noventa e Um), Filho de JAIR DE LIMA RIBEIRO e dona NEIDE PEREIRA DE LIMA RIBEIRO.

ELA:- ANA CAROLINE SOUZA DA COS-TA, brasileira, Auxiliar de Vendas, estado Civil Solteira, com 22 anos de idade, natural de Bra-gança Paulista, SP; nascida no dia 12/06/1992 (Doze de Junho de Mil Novecentos e Noventa e Dois), FILHA de APARECIDO COUTINHO DA COSTA e dona MARIA DA PENHA DA COSTA.

O Casamento será realizado no dia 24 de Outubro de 2014, às 16:30h, neste Cartório de Registro Civil, nesta cidade de Extrema, MG.

Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da lei. Lavro o presente, para ser afixado no Ofício de Registro Civil e publicado na imprensa local. Angelo Junqueira Guersoni – Oficial Registrador

Campos do Jordão>>Clima. Conhecido como a Suíça brasileira, omunicípio registra baixas temperaturas e é um dosprincipais pontos turísticos do país

Campos do Jordão fica no in-terior de São Paulo, mais espe-cificamente na Serra da Manti-queira, a uma altitude de 1.628 metros, sendo o mais alto mu-nicípio do Brasil. Isso significa que o local é perfeito para casais que gostam de curtir um friozi-nho e vão se casar no inverno, estação em que as belezas da ci-dade podem ser apreciadas ain-da mais.

A estância climática é um dos principais pontos turísticos do país e recebe muitas visitas semanalmente. O município realiza anualmente um famoso

festival internacional de músi-ca erudita, além de ser palco do Festival da Viola e abrigar mui-tos locais culturais, como, por exemplo, o Palácio Boa Vista, que reúne um amplo acervo de arte nacional do período colo-nial e do modernismo.

Os museus Casa da Xilogra-vura, o maior do estilo no Bra-sil, Felícia Leirner, com escultu-ras a céu aberto, e do Chocolate, também são ótimas dicas de vi-sitação para quem pretende co-nhecer a cidade.

Lindos jardins de diferentes partes do mundo podem se en-

contrados em Campos do Jor-dão, assim como bondinhos e estrada de ferro. Um borboletá-rio é outro ponto turístico inte-ressante do lugar, que ainda pos-sui uma conhecida cervejaria e teleférico.

Também conhecido como a Suíça brasileira, Campos do Jor-dão registra ainda diversas atra-ções, eventos e barzinhos para distrair os turistas e apresenta belezas naturais, com paisagens de tirar o fôlego, mais uma van-tagem para os casais apaixona-dos optarem pelo município du-rante a lua de mel.

Estrada de ferro de Campos do Jordão

Foto: Edson Maiero

Page 17: Ed 825

Aproveite!

www.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 16 a 22 de agosto de 2014

O momento do noivoGazeta sortearáenxoval do noivo>>Promoção. Enxoval será sorteado gratuitamente no fim do ano e conterá terno, gravata, camisa, meia e cinto

A Gazeta da Cidade está com uma nova promoção. Ago-ra, além de os leitores concor-rerem a um par de alianças de 18 kilates até o fim do ano, tam-bém podem ganhar o enxoval do noivo contendo terno, grava-ta, camisa, meia e cinto. Trata-se de uma parceria com a loja Outlet Raphy de Camanducaia.

O enxoval do noivo será sor-teado no dia 10 de dezembro de 2014, uma quarta-feira. Para participar, basta se inscrever gratuitamente pelo hotsite da campanha: www.gazetadacida-de.com/enxovaldonoivo.

A divulgação do ganhador acontecerá em até 48 horas no Facebook, sendo que o resultado também será pu-blicado na edição impres-sa da Gazeta da Cidade. O prêmio será entregue no prazo máximo de 15 dias, contados a partir da data da divulgação do ganhador. O regulamento da promoção também está dis-ponível no hotsite da campanha para demais informações.

Aliança 18 kilatesO próximo sorteio da joia está

marcado para dia 15 de setem-bro, segunda-feira, por meio de

uma parceria com a loja Gold Finger de Bragança Paulista. Quem ainda não ganhou pode continuar torcendo, pois a pro-moção vai até dezembro deste ano e não é necessário reali-zar um novo cadastro. Já para quem ainda não se inscreveu, o cadastro é gratuito e deve ser feito pelo link: www.gazetada-

cidade.com/en-xovaldonoivo.

Quando alguém pensa em ca-samento, não é incomum que logo se lembre da mulher e do seu longo vestido branco. Da mesma maneira, não é raro en-contrarmos por aí dicas de rou-pas, comportamento, maquiagem e até alimentação para as moças que estão prestes a se casar. Po-rém, por mais que o homem não

ocupe o cargo de estrela princi-pal na cerimônia, esse é um mo-mento importante em sua vida e eles também podem precisar de alguns conselhos.

Por exemplo, se o rapaz for daqueles mais relaxados que deixam tudo para a última hora, não custa alertar para a necessi-dade de se organizar para a ce-

rimônia. Anotar tudo o que pre-cisa fazer no dia, cumprir cada tarefa com antecedência, não deixar nenhum objeto importan-te para trás (as alianças, princi-palmente) e certificar-se de che-gar antes da noiva na igreja ou salão são questões básicas para que o dia dê certo.

Se as moças têm as suas ami-gas e familiares para ajudar a se arrumar e conversar um pouco, o noivo também precisa de com-panhia. Chamar os amigos para acompanhar a preparação e o trajeto até a cerimônia pode aju-dá-lo a ficar mais tranquilo.

Ter um kit de emergência parece algo em que a mulher pensaria, mas não custa nada o futuro marido ajudar um pouco. Levar uma mochila com botões extra para o terno, lista de tele-fones importantes e alguns re-médios pode ser útil em casos de imprevistos.

Enquanto a noiva não chega, o noivo pode dar uma olhada ao re-dor para ter certeza que tudo está nos conformes. Além dele se dis-trair e aliviar a ansiedade, poderá evitar que sua futura esposa se depare com qualquer problema que possa deixá-la nervosa.

Uma mulher ansiosa com o casamento não é necessariamen-te uma regra. Para os homens, ter que ficar de pé no altar espe-rando pelo momento em que sua noiva irá aparecer não deve ser um momento muito calmo. Mas depois que chegou até ali, o jei-to é conversar com os amigos, tentar relaxar e finalmente viver o momento que sonhou com a mulher que ama.O casamento também é um momento importante para o noivo

Page 18: Ed 825

EntEndEndo as varizEs

Morar bem

BELEza E sÁUdEwww.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 16 a 22 de agosto de 2014

Grande parte das pessoas so-fre com as varizes, que são di-latações ou tortuosidades das veias, com coloração púrpuro-azulada e que podem aparecer pelo corpo, e, principalmente, nas pernas e nos pés. O pro-blema de veias dilatadas atinge 70% das pessoas com idade até 70 anos. Mulheres são as mais prejudicadas, registrado entre 2,5 e 3 casos para cada homem com a doença. Pessoas obesas, sedentárias ou com intestino preguiço também são alvos das varizes. O problema também pode ser detectado por causa de

predisposição familiar, quando é passado de geração para gera-ção, além de alguns hábitos in-corretos aparecerem como gran-des motivos, como ficar muito tempo na mesma posição, em pé ou sentado.

As veias das pernas, que re-conduzem o sangue ao coração, têm válvulas que impedem o retorno do sangue aos pés pela ação da gravidade. Às vezes, entretanto, essas válvulas não funcionam direito e o sangue empoça nas veias provocan-do deformação e alterações na pele.

Além do problema estético, o paciente sente dores, sobretu-do quando está de pé, devido a um aumento da pressão venosa distal. Caso a situação das veias piore, as pernas e pés podem ficar inchados, causando ainda mais desconforto. Se o proble-ma não for tratado, há possibi-lidade de aparecer manchas na pele, conhecidas como derma-tite ocre.

Os famosos vasinhos são vari-zes mais simples e fáceis de tra-tar. Já os casos mais graves são aqueles que apresentam úlceras, ou seja, feridas na pele e edema

persistente nos pés.Para que as varizes não cau-

sem dor, inchaço e problemas de pele, os seguintes cuidados de-vem ser tomados: evite ficar de pé e parado na mesma posição por muito tempo. Se a situação for necessária, procure movi-mentar-se, pois assim os múscu-los ajudarão o sangue a circular; eleve as pernas acima do nível do coração por alguns minutos; é indispensável o uso de meias elásticas, que devem ser coloca-das até mesmo antes do paciente levantar-se da cama; caminha-das colaboram com a prevenção

de varizes; adote um estilo de vida saudável, faça exercícios físicos, mas evite o excesso de peso.

Já para tratar as varizes, há alguns métodos. Elas podem ser eliminadas com cirurgia, sendo que o procedimento é rápido e o tempo de hospitali-zação também é curto, assim como a recuperação em casa. É possível ainda injetar drogas para necrosar as veias para que as mesmas não conduzam mais sangue, entre outros métodos, dependendo do estágio das va-rizes.

Page 19: Ed 825

Micropigmentação

Morar bem Beleza e Saúdewww.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 16 a 22 de agosto de 2014

Os benefícios dalimpeza de pele

Maquiagem definitiva

A maquiagem definitiva (também conhecida como mi-cropigmentação e maquiagem permanente) tem o objetivo de realçar traços e corrigir falhas e imperfeições, além de ser uti-lizada como complemento de cirurgias plásticas, na reconsti-tuição de mamas, por exemplo.

Na boca, a maquiagem defini-tiva visa dar cor e definição aos lábios. Ela pode aumentá-los ou diminuí-los, acertar diferenças entre os lábios inferior e supe-rior e até rejuvenescê-los.

Quando o assunto são as so-brancelhas, o procedimento cria uma definição de acordo com a forma e traços do rosto da pes-soa. Lembrando que as sobran-celhas exigem mais cuidado,

pois são as maiores responsáveis pela expressão do rosto. Vale ressaltar ainda que a maquiagem permanente não impede o cres-cimento de novos pelos.

O cliente escolherá a cor a ser aplicada, porém, peles quentes pedem bases cinzas e peles frias ficam melhores com cores ver-melhas.

A micropigmentação também deixa os olhos mais expressi-vos, podendo ainda alterar o tamanho e a cor.

A maquiagem definitiva au-menta a autoestima e faz com que a pessoa ganhe mais tempo e tranquilidade em suas ativida-des profissionais e de lazer, sen-do indicada tanto para mulheres quanto para homens.

A limpeza de pele é muito im-portante, principalmente no in-verno, pois já é sabido que nesta época do ano a pele pede mais atenção devido a possíveis des-camações e ressecamento, fa-tores que precisam ser tratados antes que o sol forte reapareça, prejudicando sua aparência.

A ventania e a água quente de dias frios são as principais vilãs dos problemas e uma limpeza bem feita pode proporcionar um rosto renovado, com uma pele lisinha e totalmente limpa, além de ajudar no equilíbrio de peles secas a oleosas.

O tratamento não é feito somen-te no rosto, sendo efetuado tam-bém em qualquer outra parte do

corpo, como, por exemplo, no colo e nas costas, porém a área facial é a mais comum para o procedimento.

A limpeza de pele nada mais é do que um procedimento estéti-co, feito em consultórios, clínicas de estética ou na própria casa do profissional, com a finalidade de remover cravos e o milium (pe-quenos cistos salientes causados pelo acúmulo de óleo e pele nos poros), ou seja, as impurezas, re-movendo ainda as células mortas.

As limpezas de pele geralmen-te seguem um padrão com etapas bem definidas. Será feita a as-sepsia da cútis, quando a pele é higienizada através de loções de limpeza para remover maquia-gem, cosméticos e impurezas.

Depois virá a esfoliação da pele, que facilita a remoção de cravos.

Já a extração é a etapa mais lon-ga do procedimento e pode durar cerca de 30 minutos, uma vez que o tratamento todo leva aproxi-madamente 1h para ser efetuado. Para a remoção de cravos, a cútis passa por um vapor com ozônio, o qual possibilitará a abertura dos poros, facilitando a drenagem.

Os cravos são espremidos com os próprios dedos do profissional, mas há técnicas para não deixar a pele marcada (evitando até mes-mo que o cliente sinta dor), como a utilização de um algodão ou gaze médica. Já os miliuns são extraídos com uma microagulha.

Um aparelho de alta frequên-cia é usado após a extração para cicatrizar e atuar como anti-in-flamatório. Nessa etapa também é feita uma massagem que auxi-lia na aplicação de hidratantes.

Para finalizar a limpeza, a pele recebe uma máscara por alguns minutos e um filtro solar, in-dispensável para proteção dos efeitos nocivos dos raios sola-res, evitando o aparecimento de manchas.

Page 20: Ed 825

CLASSIFICADOS

Balcão de anúncios: Rua Benjamin Constant, 354 - sala 02 - Extrema/MG

Para informações:(35) 3435-2081

Classificadosa partir de R$10,00

Recebemos os classificados até quinta-feira às 18h00. Veiculação no sábado

Construção Civil

www.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 16 a 22 de agosto de 2014

Alimentação

VENDE-SE Gol 96 1.0 8V

Preto - Tr. elétrica - Ar quente - Desem. e limp. traseiro - Roda de liga

leve. Doc. OK R$ 7.500,00 Vargem

(11) 99850-4644

Automotivo

Veículos

Ano 90 - Vidro elétricotrava elétrica

Em ótimo estado!(35) 8419-5856 | 9250-6508

VENDE-SE Apollo

VENDE-SE biciclEtADecathlon, aro 20.

Chinesa. (35) 9202-50723435-2413

VENDO STRADAWORKING 1.5

2000, PRATA, COM CAP. MARÍT., AL., PNEUS

NOVOS, MEC. OK. VA-LOR R$ 13.500, OU AC. TROCA POR FIORINO BAÚ MAIS NOVA. (35)

3435-2318(35) 9114-3967,COM FABIANO

Completo, ano 2013. R$ 25.000. (35) 9253-2860

VENDE-SE NiSSAN MARcH 1.0

Street 2002. Gol Special 2P 2003. R$ 8.900.

(35) 3435-1196 / (35) 8834-1619 (claro)

VENDE-SE FiEStA 4p

RENDA ExtRAVENDo ou tRoco

VENDES SE liNDoS FilHotES lHASA ApSo

Ganhe dinheiro revendendo semi-joias, ótimos ganhos.

(011)9 5893-1727 (tim)

Uma serra fita franho – um torno clever, um metro de

barramento.(35)9891-3813 (Vivo)

c/ 3 meses - machos- vacinados vermifugados tratar com Eliana

9804-5754, no valor de R$ 800,00

Oportunidade

Anuncie nos classificados da Gazeta da Cidade.

Ligue:(35) 3435-2081

Serviços

bENEFÍcio Do iNSSuRbANo E RuRAl

•Aposentadoria •Pensão •Contagem de tempo •Amparo ao idoso •Deficiente

•Recursos •Revisão •Marcação de perícia •Orientação em geral

Av. Antonio Pires Pimentel, 1140Centro - Bragança Paulista/SP - CEP

12914-001 - [email protected]

(11) 4033-3047

EScRitóRio DE SERViçoS•Maria Lúcia Pauxis - Previdenciária

Aposentada •Maria do Carmo Pauxis - Bancária Aposentada

tApEçARiA cAEtANo

Reformamos seu sofá pelo menor preço!

Solicite um orçamen-to gratuito pelo

telefone:

(35) 3435-1795

Chaves Codificadas e Serviços de Chaveiro

em Geral 24 horas (35)3435-2511

9961-0200.Rua BenjaminConstant, 306

- Terraplenagem: Serviços com Retroescavadeira e Caminhão

Caçamba, aterro, desaterro, limpeza de lotes, etc.

- Locação de máquinas: Betoneiras, andaimes, compactador, vibrador,

martelete.(35) 3435-4922 / 9951-8067 /

9942-2590

loc Fácil locAção DE Má-quiNAS E tERRAplENAGEM

cHAVEiRo SERRA lEoA

Caminhão Baú Sider - Temos Ajudantes e Montado-

res de Móveis- Orçamento sem Compro-

misso(35) 3435-3669 (Fixo) / 9962-

6232 (Vivo) / 8455-5898 (Claro) 9173-2683 (Tim)

DiRcEu - FREtES EMuDANçAS

DiARiStACOM REfERênCiA

(35) 3435-2322

Anuncie nos classificados da Gazeta da Cidade

Ligue:(35) 3435-2081

Page 21: Ed 825
Page 22: Ed 825

Classificados22 www.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 16 a 22 de agosto de 2014

JUSTIÇA ELEITORAL INFORMAAs Seções Eleitorais 07, 08 e 09 que funcionavam na Escola Alfredo Olivotti de Extrema, por

causa de espaço físico, foram transferidas para a Escola João Orsi.A Seções Eleitorais 20, 21 e 22 que funcionavam na Escola Raimundo Correia de Toledo, por

causa de espaço físico, foram transferidas para a Escola Simão de Toledo.Dúvidas, ligue: (35) 3435-2015

PODER JUDICIÁRIO DA UNIÃOJUSTIÇA ELEITORAL112ª ZE - Extrema/MG

Prestação de Contas da Copa Emidio Moreira FilhoRealizado no período de 18 de junho a 11 de julho 2014

Receitas:41 Cartões Amarelo................................... R$410,0004 Cartões Vermelhos................................R$80,0004 Transferência........................................R$320,0015 Taxas de inscrição................................R$1.200,0001 Taxa inscrição......................................R$50,00Repasse da prefeitura para liga...........R$6.815,00 (seis mil oitocentos e quinze reais) Total arrecadado....................................... R$8.875,00 (oito mil oitocentos e setenta e cinco reais)

Despesas:02 bolas futsal marca Penalty......................R$ 202,8602 despesas com viagem á São Paulo........R$ 43,00Despesas escritório, manutenção conta da liga na CEF.....R$179,9808 Troféus Série A e B................................R$ 1.042,5060 medalhas..................................................R$ 204.00Adesivo dos troféus......................................R$ 50,00Divulgação da copa Emidio com moto.......R$ 200.00Pagamento Arbitragem................................R$ 6.815,00 (seis mil oitocentos e quinze reais).

Total despesas...........................................R$ 8,737,34 (oito mil setecentos e trinta e sete reais e trinta e quatro centavos)

Saldo....................R$137,66 (cento e trinta e sete reais e sessenta e seis centavos)

Dilson VespasianoPresidente LDC

Camanducaia, 05/08/2014

LIGA DESPORTIVA CAMANDUCAIENSEFiliada à F.M.F. e C.R.D. - Fundada em 05/01/79Declarada de Utilidade Pública pela Resolução do Legislativo

Municipal de N° 151 de 02/08/80

EXTRATO DE TERMO ADITIVOPRC 309/2014 – PREGÃO PRESENCIAL 025/2014 – OBJETO: Aditivo aos contratos de forne-cimentos Nº. 078/2014, no valor de R$ 270,00, no percentual de 3,00%. Adjudicado: VALE CO-MERCIAL LTDA. Contrato Nº 079/2014, no valor de R$ 612,75, no percentual de 1,58%. Adjudi-cado: RODRIGO TONELOTTO-EPP. Contrato Nº 080/2014,no valor de R$ 706,64, no percentual de 3,87%. Adjudicado: IMPÉRIO DISTRIBUIDORA DE DESCARTÁVEL E LIMPEZA LTDA-EPP. Contrato Nº 081/2014, no valor de R$ 3.373,00, no percentual de 19,72%. Adjudicado: HOZANA BUENO SIMÕES-ME. Contrato Nº 082/2014, no valor de R$ 645,83, no percentual de 1,70%, Adjudicado: ORLA DISTRIBUIDORA DE PRODUTOS EIRELI, visando o aumento no quantitativo dos Materiais de higiene e limpeza, para serem utilizados pelo Almoxarifado do Paço Municipal, do CRAS e do CREAS. Rosilene de Lima Machado – Secretária de Administração e Fazenda.

EXTRATO DE HOMOLOGAÇÃO/CONTRATOPRC 0676/14 – PREGÃO Nº. 061/14 – HOMOLOGAÇÃO: 08/08/14. OBJETO: Aquisição de servi-dor de dados para o Departamento de Saúde Municipal. Contrato: 195/2014 Valor: R$ 18.000,00, Adjudicado: PEDRO CESAR BORGES RAMOS - ME. Rosilene de Lima Machado – Secretária de Administração e Fazenda.

AVISO DE LICITAÇÃO. PREGÃO: 42/14, PRC Nº 137/14 REGISTRO DE PREÇO Nº17/14 Dia: 27/08/14, às13:00 Hs. Tipo: Menor preço,obtido por maior desconto em tabela do fabricante. Objeto: Aquisição de peças para manutenção de máquinas pesadas. PREGÃO: 43/14, PRC Nº 138/14 RE-GISTRO DE PREÇO Nº18/14 Dia: 27/08/13, às 14:30 Hs. Tipo: Menor preço, obtido por maior desconto em tabela do fabricante. Objeto: Aquisição de peças para manutenção de veículos leves. PREGÃO: 41/14 - PRC: 134/14 - Dia:28/08/14, às 14:00Hs. Tipo: Menor preço por item. Obj.: Contratação de mo-nitor de artesanato e canto. Maiores info. No site www.estiva.mg.gov.br ou pelo tel 3462-1222.

PUBLICAÇÃOPREFEITURA MUNICIPAL EXTREMA

AVISO DE ABERTURA DE PROCESSO LICITATÓRIOA Prefeitura Municipal de Extrema, através da Comissão Permanente de Licitação, torna público

que fará realizar às 09:00 horas do dia 04/09/2014, em sua sede, Av. Delegado Waldemar Gomes Pinto, nº 1.624 – centro, a habilitação para o Processo Licitatório nº 095/2014, Tomada de Preços nº 003/2014, referente à contratação de empresa para fornecimento de materiais e mão de obra para construção da sede do circuito turístico, contrato Portal de Minas 0389850-05. Os editais estão à disposição dos interessados no local acima mencionado. Maiores informações, atra-vés do e-mail: [email protected] ou pelo telefone (035) 3435–4504, das 13:00 às 17:00 horas. Extrema, 15 de agosto de 2014.

Aviso de PublicaçãoAviso de Publicação: Prc. 175/14 – Pregão Presencial – nº 072/14 Tipo: Menor Preço por Item - Objeto: Aquisição de Moveis e Eletrodomésticos. Entrega dos Envelopes de Habilitação e Abertura dia 28/08/2014 às 09h00. Obs.: Informações e Retirada da íntegra do Edital na Prefeitura”; horário comercial no setor de Licitações ou e-mail: licitaçã[email protected].

Extrato de contrato - Proc. 184/14 Reg. Preços) – Modalidade: Pregão Presencial n.º 098/14. Tipo: Menor Preço por Item. Objeto: Aquisição de Materiais de Construção. Abertura 11/08/14 - Homologado dia 11/08/14. Adjudicado: ADEMIR VIEIRA DA SILVA - ME. Ata de Reg. Preços nº 048/14, valor R$ 63.831,45 (Sessenta e três mil e oitocentos e trinta e um reais e quarenta e cinco centavos). Adjudicado: ARTEFATOS DE CIMENTO P A EIRELE – EPP Ata de Reg. Preços nº 049/14 - valor R$ 247.200,00 (Duzentos e quarenta e sete mil e duzentos reais). Adjudicado: COMERCIAL CASA DA LAVOURA LTDA EPP Ata de Reg. Preços nº 050/14 - valor R$ 283.042,45 (Duzentos e oitenta e três mil e qua-renta e dois reais e quarenta e cinco centavos). Adjudicado: LEMBRA DE MIM MATERIAIS PARA CONSTRUCAO LTDA ME Ata de Reg. Preços nº 051/14 - valor R$ 56.091,20 (Cinquenta e seis mil e noventa e um reais e vinte centavos). Adjudicado: GABRIELA MATERIAIS PARA CONSTRUCAO LTDA EPP Ata de Reg. Preços nº 052/14 - valor R$ 88.532,30 (Oitenta e oito mil e quinhentos e trinta e dois reais e trinta centavos). Contratante: O município de Camanducaia – Prefeito Municipal Edmar Cassalho Moreira Dias.

Extrato de contrato - Proc. 185/14 Reg. Preços) – Modalidade: Pregão Presencial n.º 099/14. Tipo: Menor Preço por Item. Objeto: Registro de Preços para eventual e futura Prestação de Serviços de Transporte de Pa-cientes Carentes e Pacientes para Hemodiálise - Abertura 15/08/14 - Homologado dia 15/08/14. Adjudicado: MARCIANO TRANSPORTES EIRELI - ME. Ata Reg. Preços nº 053/14, valor R$ 144.090,00 (Cento e quarenta e quatro mil e noventa reais). Contratante: O município de Camanducaia – Prefeito Municipal Edmar Cassalho Moreira Dias.

Aditamento ao Contrato nº 016/14 - Processo nº 328/13. Mod: Pregão Presencial nº 142/13. Objeto: Aqui-sição de Gêneros Alimentícios; Signatários o Município de Camanducaia e a empresa ROSILENE SILVA DE JESUS-ME. Fica aditado em 9,27 % do valor do contrato original, totalizando R$ 6.400,00 (Seis mil e quatrocentos reais). Edmar Cassalho Moreira Dias-Prefeito Municipal.

Contrato n.º 088/12 – Prc 082/12. Termo Aditivo. Contratante: Município de Camanducaia. Contratada: Solida Engenharia Ltda; Objeto: Construção Quadra Poliesportiva. (Alteração de Prazo Contratual) – Pror-rogação do prazo de termino do contrato por mais 180 (cento e oitenta) dias. Vigência 28/07/14 a 28/01/15. Edmar Cassalho Moreira Dias – Prefeito Municipal.

Contrato n.º 091/12 – Prc 086/12. Termo Aditivo. Contratante: Município de Camanducaia. Contratada: Solida Engenharia Ltda; Objeto: Construção Quadra Poliesportiva Onofre Vargas. (Alteração de Prazo Con-tratual) – Prorrogação do prazo de termino do contrato por mais 180 (cento e oitenta) dias. Vigência 28/07/14 a 28/01/15. Edmar Cassalho Moreira Dias – Prefeito Municipal.

AVISO DE PUBLICAÇÃO DE EDITALAviso de Edital para Processo Licitatório – Modalidade Convite.

A Caixa Escolar VERNER GRINBERG, torna público para conhecimento dos interessados, que fará rea-lizar no dia 26 de agosto de 2014, às 12:00 hs. Processo Licitatório nº 003/2014, Modalidade: Convite para aquisição de Gêneros Alimentícios Perecíveis com Recursos do PNAE. Os interessados poderão obter infor-mações e cópia do Edital completo na sede ESCOLA ESTADUAL VERNER GRINBER – localizada na Rua Pau Brasil nº 424 Distrito de Monte Verde – CEP- 37.653.000 - Camanducaia-MG – Tel. (35) 3438.1679, email: [email protected] até dia 25/08/2014 às 22:30 hs

Anuncie nos classificados da Gazeta da Cidade. (35) 3435-2081

Page 23: Ed 825

Classificados 23

Imóveis

www.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 16 a 22 de agosto de 2014

OPORTUNIDADETERRENO 1663mts

Todo plano com excelente topografia, ótima localização a 700mts da rodoviária

de Extrema; grande investimento para construir casas, vender ou locação.

CABEM 10 CASAS NO TERRENO

(35)3435-1298 ou 9196-0376Tratar direto com o proprietário [email protected]

TERRENO 1612mts Dentro do condomínio a 2 km da cidade -

plano, água a vontade, com rio e portaria 24 hrs(terreno com 20mts de frente). Aceito car-ros na troca! Tratar direto com proprietário

LINDO LUGAR! ÓTIMO PREÇO!

vende-se

ALUGA-se

Chácara de 1.000m², à 15 min da cidade. Valor R$ 35.000,00 a

vista ou R$10.000,00 e saldo em 50 x de R$750,00. Tel: 8859.1987

Aluga-se ponto comercial com 300m², Rua Tiradentes.

Tel: 9871.1327

Vendo terreno 250M² eXtreMa

LoteamentoSão Lucas(perto do

Vila Ramos)Ótimo preço para

investidor!(Podendo construir

de 2 a 3 casasterreno de esquina)

(35) 3435-1298 / 9196-0376

Toda infra-estrutura con-cluída. Documentação

100% registrada.R$ 22.500,00 + 60 x R$

875,00 (c/ correção anu-al) (Aceito auto)(35) 9188-3642

Lote 250,00 m²ItApevA

Terreno de 2 alqueires, ótima topografia,

ótimo acesso, água e luz.

Valor R$130.000,00 TEL: 8859.1987

Extrema Ampla sala de es-tar e jantar integradas com cozinha americana, 2 suítes,

lavabo, 2 vagas de gara-gem. Ótima localização. R$

225.000,00 – Financiável (Aceito auto)

(35) 9988-4058

vende-se sobrAdo com 103,00m²

TERRENO*Terreno de 2 alqueires, água de

nascente, ótima localização e topografia. VALOR R$ 130.000,00

TERRENO*Terreno 16.000 m², ótima topografia, água de

nascente. VALOR R$ 85.000,00

LOTE*Lote 150 m² ótima localização.

VALOR R$ 60.000,00

TERRENO*Terreno 20.000 m² ótima localização, linda

vista panorâmica, água. VALOR R$ 80.000,00

ou

vendem-se sobrAdos

3 quartos (1 suíte), sala, cozinha americana e lavanderia. Próxi-

mo à Prefeitura de Extrema.(35) 8403-0979 / 3435-3658

vende-se

Chácara com casa, óti-ma localização. Valor

R$160.000,00 Tel: 9871.1327

Anuncie nos Classifi-cados da Gazeta da

Cidade(35) 3435-2081

Camanducaia Com luz elé-trica, pastagem e topografia semi-plana. A 1,3 Km da Ro-

dovia Fernão Dias. Documen-tação 100%. R$ 38.500,00 a vista ou valor parcelado em até 24 parcelas(Aceito auto)

(35) 8445-6166

Extrema Toda docu-mentação regularizada,

matrícula registrada.R$ 22.500,00 + 48 x R$ 1.093,75 (c/ correção

anual) (Aceito auto) (35) 9988-4058

Com casa nova, vista pa-norâmica, toda cercada, nascente, ótima localiza-ção, á 07 km da Rodovia Fernão Dias, aceita carro. R$ 148.000,00.com pro-prietário. (35)3435-2987

8872-2987

terreno4.000,00 m²

Lote 300,00 m²

chácArA 5.000m2ALUGA-se

ALUGA-se sALão pArA IGrejA

Salas comerciais Cristal Office no Centro de Extrema, excelen-te para escritório, Rua Bragança,

276 (35)3435-2488

135m² Itapeva, c/ 2 WC, sala p/ escritório e estac. Rua Heitor

Clemente, 172 - Hotel Vista Alegre. (35) 3434-1488 (35)9961-8050

ALUGA-se cAsAno Centro de Extrema, 3 quartos, sala, coz., banheiro, lavanderia e

quintal Rua 22 de Maio, 52 R$900,00 (11)5268-5350 tim / (11)8926-5221

vende-seALUGA-se cAsA1 lote 490 m² no Condomínio

Vista da Mantiqueira, pla-no, murado, R$140 mil Elias

(35)8804-0873

3 cômodos, garagem, ba-nheiro e lavanderia.

R$ 750,00 - Parque dos Pás-saros. (35)9849-1910 (vivo)

Page 24: Ed 825

Classificados24 www.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 16 a 22 de agosto de 2014

Auxiliar de Produção (Bauducco,Kopenhagen e Tocantins);Eletricista de Manutenção;Assistente de Logística;Líder de Suprimentos;Auxiliar de Eletricista;

Empregos

O HIPER TETRASUPERMERCADOS

CONTRATA:Portadores de Necessidades Especiais (PNE), maiores de

16 anos para diversas vagas. Interessados comparecer à Rua

Benjamin Constant, 175,de 2ª à 6ª, horário comercial

REvENDEDORAS SEMI-jóIASPeças folheadas a ouro e prata.

ÓTIMA COMISSÃO!Acesse: [email protected] (35) 8402-7777

Técnico em Eletrônico:Supervisor de Produção;Analista de Compras Pleno;Auxiliar de Almoxarifado;Operador Multifuncional;Técnico em Segurança do Trabalho;

Extravio de Talão de Nota FiscalA Empresa Crystalyty Comércio Ltda, situada em Camandu-

caia/MG, na Praça Capitão Valêncio Ferreira Dantas , nº 68 - Bairro: Centro, Inscrição Estadual nº 01.418.736.0042 e CNPJ nº 11.169.107/0001-84, comunica o extravio de 01 talão de Nota Fiscal, modelo 01, do nº 000001 ao nº 000150, sendo que do nº 000001 ao nº 000007 usadas e do nº 000008 ao nº 000150 em branco. Diante dos fatos foi realizado o presente BO n.º M2315-2014-0001281 no dia 17/07/2014 na Unidade Policial 10ª De-legacia de Policia Civil/Camanducaia do exposto faço registro deste para futuros fins.

Feijoada com Roda de Samba da Mocidade reuniu mais de 200 pessoas

> > C a m a n d u c a i a . Cerca de 250 pessoas par-ticiparam da Feijoada com

Roda de Samba da Moci-dade, no último sábado, dia 9, no barracão da escola de

samba. O evento registrou apresentação de bateria, roda de samba com convi-

dados, além de show com Cristina e os Rapazes e a presença do DJ Marcelo.

A festa teve início às 12h e também contou com apresentações dos cantores

e amigos da Mocidade e brinquedos infláveis para a criançada.

Alexandre Lopes, um dos representantes da escola de samba e organizador da feijoada, com sua esposa Adriana e filha Lara

Evento registrou diversas atrações, como apresentação de bateria, roda de samba com convidados e apresentações de

cantores e amigos da Mocidade

Anuncie nosclassificados

daGazeta da

CidadeLigue:

(35) 3435-2081

Page 25: Ed 825

Soul [email protected] (35) 8848-8437 (35) 8848-8478

Maiara [email protected]

O endereço certo Agosto, o mês do cachorro louco

25Opiniãowww.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 16 a 22 de agosto de 2014

Adote um animal!!

Você já deve ter ouvido a expressão que diz que agosto é o mês do cachorro louco, certo? E você sabe por que essa expressão existe?

Agosto é um mês em que normalmente as cadelas entram no cio e o contato com os machos faz com que a raiva se prolife-re mais rapidamente. Justamente por isso, agosto é o mês escolhido para as vacinações gratuitas para cães e gatos contra a raiva.

A raiva é um vírus que é transmitido pela saliva dos animais. Todos os ani-mais podem contrair a raiva, desde que tenham um ferimento na pele e contato com a saliva de um animal raivoso. To-dos os animais, a partir dos 2-3 meses de idade, devem ser vacinados, antes disso eles ainda não terão imunidade para res-ponder adequadamente à vacina.

Normalmente ela se manifesta com alterações neurológicas, como agressivi-dade, mas podem existir também outros sintomas, por isso, se o animal apresentar qualquer alteração de comportamento, o ideal é procurar um veterinário.

Essa é uma doença que não tem trata-mento, por isso, o ideal é preveni-la. Para

prevenir a doença é primordial nunca se aproximar de animais com suspeita da do-ença ou de animais desconhecidos e man-ter as vacinas de seus animais atualizadas. Se alguém for mordido por um cão des-conhecido, deve imediatamente consultar um centro médico em seu município. Já o cão deverá ser capturado e mantido em observação por pelo menos 15 dias, até que uma autoridade sanitária confirme ou descarte a possibilidade da doença.

No dia da vacina é recomendado que os cães estejam com coleira e guia e, se forem agressivos com estranhos, de foci-nheira para não agredir o agente sanitário que irá aplicar a vacina.

Os gatos deverão estar em caixas de con-tenção ou outro meio de transporte seguro. Vale até carrinho de feira para a população que não tem recursos para comprar a caixa de transporte. Além da campanha da pre-feitura, as clínicas veterinárias também es-tão aptas a aplicar a vacina de raiva, basta consultar um veterinário de confiança.

Dra. Andréia A. Pasternak de OliveiraDiretora técnica ONG Soul Animal

O jovem rapaz fazia os últimos prepa-rativos para a viagem que se aproximava.

Ficaria distante da família, do país, na busca de novos desafios profissionais.

Estava às portas de iniciar uma nova fase da vida, na qual precisaria se afastar do lar, dos amigos.

Pela primeira vez, ele estaria sozinho, dono de si e de seu destino.

Os vinte e poucos anos davam-lhe o combustível para correr em busca dos so-nhos e das aventuras, no desejo natural de se descobrir e descobrir a vida.

Certo dia, o avô o chamou, pois queria ter com ele uma conversa antes de partir.

Recebido entre abraços e brincadeiras carinhosas, o velho senhor o convidou a ouvi-lo, pois tinha um último conselho a lhe dar antes da viagem.

O jovem, afeito aos cuidados naturais do avô, imaginou que seriam as falas de sempre, aqueles conselhos para se cuidar, mandar notícias, e outras coisas do gênero.

Sentou-se e esperou. Contudo, com o peso da sabedoria que os anos lhe possi-bilitavam, o avô o olhou, profundamente, nos olhos e lhe disse:

Meu filho, por onde quer que você vá, não importam os caminhos e possibili-dades que a vida lhe oferte, lembre-se de nunca perder o endereço de sua casa.

O rapaz achou, a princípio, que se trata-va de alguma brincadeira, ou mesmo que o juízo do avô falhara por alguns instan-tes. Afinal, como ele iria esquecer o nome da rua, o número da casa que lhe fora lar por toda a vida?

Como assim, vovô, perder o endereço de casa? O senhor acha que eu não vou me lembrar de onde moro?

Depois de uma pausa natural, o avô ex-

plicou:- Meu filho, muitos serão os convites

que lhe chegarão. E cada convite, será uma bifurcação na estrada de sua vida. Você terá a opção de ir para um lado ou para outro.

Terá sempre a chance de dizer sim ou de dizer não. A sua resposta, para cada con-vite é que definirá o rumo de sua caminha-da, o destino que você estará construindo para si mesmo.

Assim, quando tiver dúvidas, quando se perguntar se vale a pena isso ou aquilo, lembre-se do endereço de sua casa.

Lembre-se dos valores com que foi edu-cado. Lembre-se de que é aqui que você aprendeu a ser honesto, honrado, solidário com o próximo, a ser uma pessoa de bem.

As propostas que o afastarem da sua casa, tenha certeza, não valerão à pena.

Não importa se possa acenar com suces-so, conquistas, dinheiro ou reconhecimen-to social.

Escutando as valiosas palavras do avô, o jovem, emocionado, o abraçou, guar-dando na alma a lição.

Os valores recebidos no lar deverão nos acompanhar vida afora, aonde quer que nos conduzam nossos passos e nas mais diversas circunstâncias, sorria-nos o suces-so ou as momentâneas nuvens do fracasso.

Os conselhos dos que nos cercam de-vem nos merecer acurada reflexão, uma vez que, tendo vivido determinadas lutas, nós temos além do peso natural dos anos, a própria vivência para nos guiar.

Pensemos nisso. Fiquemos atentos às ponderações dos que nos querem bem e somente desejam que sejamos felizes nes-ta vida, sob a bandeira da honestidade e da dignidade.

Page 26: Ed 825

18h - BOOGIE OOGIE

19h - Geração Brasil

21h - Império

Novelas Palavras CruzadasPalavras Ocultas

Bolo de bem casadoIngredientes:Massa:3 ovos125 g farinha de trigo125 g de açúcar125 g de manteiga ou margarina sem sal1/2 colher (sopa) de fermento em póAçúcar de confeiteiro para polvi-lhar

Recheio:1 lata de leite condensado

Modo de preparo:Bata o açúcar, as gemas e a mar-

garina na batedeira

Em seguida acrescente a farinha de trigo e torne a bater

Misture as claras batidas em neve

Coloque o fermentoColoque em forma pequena re-

donda com fundo removível, un-tada

Asse em forno médio, pré-aque-cido, por 20 a 25 minutos

Assim que o bolo estiver frio, corte-o ao meio, e recheie com doce de leite (1 lata de leite con-densado cozido por 40 minutos na panela de pressão com água)

Polvilhe por cima com açúcar de confeiteiro.

Magnólia inventa uma desculpa para José Alfredo, mas é expulsa da casa de Maria Isis. José Pedro pede que Marisa lhe dê a folha de pagamen-to da empresa. José Alfredo fala para Maria Isis que a mulher que estava com ele é sua filha. Magnólia afirma que fará Maria Isis engravidar. João Lucas garante a Du e Helena que vai descobrir quem é a amante de seu pai. Maria Marta vai para uma delegacia e faz uma denúncia dizendo que está sendo chantageada. Silviano e Brigel ameaçam Ismael e Lorraine. Cora re-clamados gastos de Cristina. Fernando elogia Cristina. José Alfredo pergunta para Helena onde está Maria Marta e fica desconfiado com a resposta. José Alfredo pergunta para João Lucas quando ele vai começar a trabalhar.

Cristina avisa a Carlota que viu Da-niele beijando Rodrigo. Inês obriga Márcia a ligar para a avó e avisar que passará um tempo fora da cidade. Inês insiste para que Márcia se lembre da família que ficou com a filha biológica de Fernando. Carlota ameaça contar que Vitória está envolvida no sumiço de Daniele se ela não voltar para Bue-nos Aires. Daniele é obrigada a aceitar a passagem que Carlota comprou. Su-sana oferece dinheiro para que Bruna peça demissão da Flower Fever. Vitó-ria admite Susana como vendedora, no lugar de Bruna. Pedro sugere a Inês que contrate Sandra como enfermeira de Vicente. Luisa e Ricardo chegam de Buenos Aires e vão à casa de Madale-na para saber da filha Daniele.

Piada do advogado no tribunal

O acusado

Gláucia explica seu plano para Aroeira. Pamela leva Vander para uma clínica. Bóris passa mal com a comida servida por Ernesto, e Lu-dmila e Alice se divertem. Ernesto pede para Pamela ajudá-lo a conse-guir um emprego na Marra. Gláucia liga para Danusa, e Marisa desconfia. Lara conta para Brian sobre a ideia de Tomás trabalhar com Shin. Barata se apresenta para a sua reprograma-ção com Brian. Herval vê as cenas de Verônica e Jonas captadas pelo drone e faz um telefonema misterioso. Dé-bora marca um encontro com Verô-nica. Jonas decide testar a fidelidade de Davi. Brian define o diagnóstico de Barata, e Dorothy se oferece para ajudá-lo. Gláucia e Aroeira armam contra Danusa. Brian beija Lara. Ar-thur se insinua para Manuela. Davi pensa em abandonar a Marra. Pame-la não consegue falar sobre Ernesto com Jonas. Herval e Débora conver-sam sobre Verônica. Jonas avisa a Davi que produzirá uma nova versão Júnior com alterações.

O promotor grita ao advo-gado:

- Você é um ladrão!O advogado replica:- E você é um vendido!

E diz o juiz:- Bem... Agora que as partes

se identificaram corretamen-te, podemos prosseguir com a audiência.

Resumo 16/08 - Sábado

Piada

Receita

Mande sua receita: [email protected]

No dia da audiência, o acu-sado faz a seguinte proposta para o advogado:

- Se eu pegar cinco anos, te dou mil reais; se eu pegar três anos, te dou dois mil; e se eu pegar só um ano, cinco mil.

Combinado!No dia seguinte, o advogado

visita seu cliente e diz pra ele:- Eu te consegui um ano,

então me deve cinco mil. E ti-vemos sorte, pois ELES QUE-RIAM TE LIBERTAR!

26 www.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 16 a 22 de agosto de 2014Lazer

Page 27: Ed 825

Áries Sol e Vênus passeiam por seu paraíso astral, indicando um período positivo para os assuntos do coração. Colocar no papel suas ideias é o primeiro passo para se organizar melhor. Nas finanças, aproveite para fazer um balanço e pla-nejar seus gastos. Contato com parentes irão aquecer seu coração.

TouroAlguém que você nem esperava pode retornar e mexer com seus sentimen-tos. Deixe os fatos se desenrolarem. Atrás do medo, há sempre um grande prazer. Vá buscar! Profissionalmente, coloque as pendências em dia. A Lua aguça a sua habilidade para lidar com dinheiro, podendo conseguir recursos de fontes diferentes. Cultive o lar.

GêmeosEstímulos no sexo. Você saberá dizer as palavras certas para a pessoa ama-da. O astral lunar ajudará você a defi-nir melhor seu projeto econômico e a fazer planos mais adequados para o futuro imediato. Não tenha medo de fazer as correções que julgar necessá-rias. Atmosfera de paz na sua casa.

CâncerAcredite no amor do par e solte-se em seus braços, pois, se não confiar em quem ama, vai passar a vida infeliz. Aproveite também a boa disposição para o sexo. O trabalho continua pedin-do sua máxima atenção, por isso fique esperta. Já nas finanças, há boas chan-ces de lucratividade. Estabeleça priori-dades na sua vida familiar.

LeãoO excesso de cobranças poderá cau-sar certo desequilíbrio na união. Porém, você tem poderes para supe-rar isso com confiança. O trabalho pode apresentar altos e baixos. Nas finanças, decisão acertada poderá conduzi-la a uma boa solução finan-ceira, garantindo um extra em seu orçamento.

VirgemPermita que a energia positiva de seus sentimentos fortaleça seu coração. Tudo poderá se realizar se você con-fiar. Conversar sobre sexo com o par-ceiro será muito bom. Como resultado de seu empenho no trabalho, terá a compensação financeira. Procure divi-dir o seu tempo com pessoas queridas.

LibraVocê e seu amor viverão momentos superagradáveis. Só não vá estragar tudo com cenas de ciúme fora de hora. No plano sexual, fantasias enlouque-cedoras. Sua Casa do Dinheiro estará harmonizada e vem aí uma fase de prosperidade. Agradeça e trabalhe bas-tante! Não deixe que aborrecimentos em família atrapalhem no trabalho.

EscorpiãoNão seja tão desconfiada. Tente vencer o medo de ser enganada, e curta mais prazer no ato da entrega. O sexo estará beneficiado: evite colocar empecilhos. A intuição indicará o melhor caminho para um excelente negócio, mas será preciso ter fé! Não perca a concentração no tra-balho. O clima tranquilo em família.

SagitárioNo romance, será preciso agir com cria-tividade para não cair no tédio e acabar fazendo comparações inoportunas com vivências passadas. O trabalho passa por uma boa fase, mas não é momen-to para confrontos. Refaça suas contas e analise o que pode modificar em seus planos. Contratempos familiares.

CapricórnioDar e receber carinho será muito gos-toso. Por isso, não invente motivos que a impeçam de curtir esses mo-mentos. Fique de olho no que está acontecendo ao seu redor. Satisfazer os desejos de outras pessoas a levará a gastar um pouco mais do que devia. Desavenças familiares, cuidado.

AquárioA dois no amor conseguirão planejar o rumo que o relacionamento deve tomar de modo a atender aos anseios dos dois. No trabalho, a boa sorte estará ao seu lado. Poderá ter despesas inesperadas, mas no fim valerá a pena liquidar com essas pendências, pois a energia volta-rá a fluir positivamente. Afeto mútuo espera por você no ambiente familiar.

PeixesNo amor, lembranças do passado podem bater forte. Use a razão, pois satisfazer cada capricho seu poderá comprometer suas finanças. Seja bem objetiva, tanto no trabalho quanto com relação ao dinheiro, e não haverá com que ser preocupar. O clima em casa estará mais acolhedor.

horóSCoPo *por João Bidu

Lazer 27

De 18/08 a 24/08/2014

21/03 a 20/04

21/04 a 20/05

21/06 a 21/07

22/07 a 22/08

23/08 a 22/09

23/09 a 22/10

23/10 a 21/11

22/11 a 21/12

22/12 a 20/01

21/01 a 19/02

20/02 a 20/0321/05 a 20/06

Papo com João Bidu

Fale com o João Bidu: www.joaobidu.com.br

www.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 16 a 22 de agosto de 2014

DESCoNFIo QUE MEU NAMorADo É CASADo

“JOÃO, namoro um rapaz que mora em outro Estado. Conheci ele aqui onde moro, mas minhas amigas dizem que é casado e tenho medo que isso seja verdade. Gosto muito dele, mas todo mundo diz que é melhor terminar. O que eu faço? Ele jura que não é casado, mas eu des-confio que é verdade.”

– Nesse caso, Laura, pare-ce que terminar o namoro é a única opção. Claro que você vai sofrer no começo, mas com tanta gente dizendo que ele é casado, sem falar da distância, esse romance tem poucas chances de aca-bar bem. Às vezes, querida, a gente precisa agir com a razão para evitar mais sofri-mentos lá na frente, valeu?

Alex [email protected]

relação médico e paciente: uma dor pra se curar“Estava agora na presença de [médi-

cos estranhos, que nada sabiam de mim nem tinham comigo nenhum laço, e para quem eu era apenas mais um caso de hospital, um objeto de curiosidade clínica [.] Eu não existia, era um feixe de sintomas”.

José Rodrigues Miguéis,“Um homem sorri à morte com meia cara”.

Todas as atividades humanas exigem maior ou menor intensidade de comu-nicação entre as pessoas.

Possivelmente, o exercício da Medici-na seja a ação em que a habilidade de comunicação entre o profissional com o seu cliente tenha uma das maiores im-portâncias no processo de aproximação entre aquela que precisa de ajuda e o que tem os meios de oferecê-la.

Médicos são treinados para absorver e gerenciar um absurdo volume de co-nhecimentos e de tecnologias. Quanto mais complexo e elegante o processo do diagnóstico, mais satisfação pessoal lhe agrega como retorno de seu grande investimento em tempo e dinheiro para aprender e se manter atualizado.

Nessa troca de informações e impres-sões entre os dois, há várias barreiras a criar possibilidades de desencontros e desfechos desagradáveis.

A dificuldade da diferença cultural, ou seja, a linguagem popular e os ter-mos nativos e regionais, tribais (no sen-tido de costumes) e a linguagem técnica não se afinam.

Aprender a “língua do povo” é mais fácil para o médico que, apesar de vir

geralmente das elites culturais e econô-micas, pode e deve se aproximar. Fazer o paciente e sua família entenderem a doença e o tratamento é o mais difí-cil, porque a escola o ensina a falar e pensar tecnicamente, para ter prestígio entre os pares, mais do que saber se co-municar com seu objeto de atenção, o paciente.

A disposição para a proximidade, física e cultural, que deve ser cultivada pelo médico, sem superioridade ou pre-conceito de qualquer tipo, é fundamen-tal para o paciente doente e sua família. E também fundamental para a busca e obtenção dos resultados positivos de qualquer tratamento.

Pessoas nascem, ficam doentes e morrem a todo instante. Acidentes, cân-

ceres, infartos, armas, matam gente a toda hora e continuarão a matar.

Médicos, enfermeiros e os demais atores da saúde continuarão estudando e aprendendo com a ciência.

Nesse contexto, trabalhar a humani-zação do atendimento, o acolhimento dos pacientes, a receptividade às quei-xas do doente e da família e o conforto físico decente fazem parte de todos os processos de atenção à saúde, seja nos hospitais ou nos ambulatórios de aten-ção primária.

Estabelecer a sequência do trata-mento, mediante registros claros nos prontuários, descrições de atos cirúr-gicos, laudos de exames e evolução clínica, o seguimento de cada caso por meio de diretrizes clínicas exequíveis

no local de atendimento, a manutenção do paciente em contato com o mesmo médico sempre que possível e o acom-panhamento por equipes multidisci-plinares com atribuições claras de res-ponsabilidades dentro dos serviços de saúde são as condições que o gestor de saúde deve propiciar e fazer executar no âmbito técnico da assistência pres-tada à sociedade.

Há condições objetivas a serem criadas, mantidas e aperfeiçoadas. Há, acima de tudo, a disposição de servir e a atitude de conseguir mais do que a cura, muitas vezes impossível, chegar ao maior objetivo da arte médica:

SEDARE DOLOREM OPUS DI-VINUM EST!

“Aliviar a dor é obra divina!”

Page 28: Ed 825

O AssuntO é...

EduArdO CAmpOs

www.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 16 a 22 de agosto de 2014

Pela primeira vez como candi-dato à Presidência da República do Brasil, pelo Partido Socia-lista Brasileiro (PSB – do qual também era presidente), Eduar-do Henrique Accioly Campos morreu na última quarta-feira, dia 13, em um acidente aéreo, em Santos. O jato particular em que viajava caiu por volta das 10h. Segundo o Comando da Aeronáutica, o Cessna 560XL, prefixo PR-AFA, decolou no Aeroporto Santos Dumont (RJ), com destino ao Aeroporto de Guarujá (SP).

Além de Eduardo Campos, outras seis pessoas estavam no avião, sendo quatro passagei-ros e dois tripulantes: fotógra-fo Alexandre da Silva, assessor Carlos Augusto Leal Filho (Per-col), cinegrafista Marcelo Lira, assessor Pedro Valadares Neto e os pilotos Geraldo da Cunha e Marcos Martins. Não houve so-breviventes.

Ainda de acordo com o Co-

mando da Aeronáutica, o avião possuía certificado de aeronave-gabilidade e estava com a ins-peção anual de manutenção em dia. Ao se preparar para pouso, a aeronave arremeteu devido ao mau tempo, pois chovia no lo-cal. Logo em seguida, o controle de tráfego aéreo perdeu contato

com o avião que transportava o candidato à presidência.

Por duas vezes governador de Pernambuco, Eduardo Campos também foi deputado estadual, três vezes deputado federal, se-cretário estadual de Governo e de Fazenda e ministro da Ciên-cia e Tecnologia. Formado ain-

da em Economia, Campos havia acabado de completar 49 anos, no domingo, dia 10 de agos-to. Ele era casado com Renata Campos e deixou cinco filhos, um deles ainda bebê com apenas sete meses.

Nascido no Recife, ele é filho do poeta e cronista Maximiano

Campos. Sua mãe é a deputada federal e atual ministra do Tri-bunal de Contas da União, Ana Arraes. Eduardo Campos faleceu no mesmo dia e mês de seu avô, o também político Miguel Arraes de Alencar, que morreu em 2005.

Seus filhos e também políticos e famosos prestaram diversas homenagens a Eduardo Cam-pos. A presidenta Dilma Rous-seff decretou luto oficial de três dias devido ao falecimento e candidatos suspenderam a agen-da de campanhas eleitorais. Nas pesquisas de intenção de voto para presidente, Campos apare-cia como terceiro colocado.

Em 2009 e 2011, ele foi con-siderado pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais in-fluentes do ano. Foi ainda o pri-meiro colocado no ranking de governadores, estabelecido pelo Datafolha, sendo apontado tam-bém como o melhor governador do Brasil pela pesquisa Ibope/Band.