ed 1474

28
1º/04 a 07/04/2016 ANO 35 / Nº 1.474 SÃO PAULO DISTRIBUIÇÃO GRATUITA DIRETOR RESPONSÁVEL: ROBERTO CASSEB www.jornaldocambucieaclimacao.com [email protected] Alunos do Pueri Domus estudam Aedes Aegypti Saúde e Educação Humorror “Política, o que é isso?” Página 03. Páginas 16. ROTA DO CAMBUCI VOLTA AO BAIRRO A Rota do Cambuci chega a sua 8ª edição em 2016 e comemora o sucesso de uma iniciativa que combina festivais gastronômicos, um arranjo produtivo sustentável, roteiros turísticos e uma rede de pesquisadores. O evento acon- tece no Balneário do Cambuci, nos dias 02 e 03 de abril, das 09 às 17h00. Em 2015 a Rota teve seu início no Balneário do Cambuci e passou ao longo do ano por todas as cidades parceiras e terminou em grande estilo no Mercado Municipal. Página 5.

Upload: jornal-do-cambuci

Post on 27-Jul-2016

261 views

Category:

Documents


20 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Ed 1474

1º/04 a 07/04/2016ANO 35 / Nº 1.474 SÃO PAULO

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

DIRETOR RESPONSÁVEL: ROBERTO CASSEB www.jornaldocambucieaclimacao.com [email protected]

Alunos do Pueri Domus estudam Aedes Aegypti Saúde e Educação Humorror

“Política, o que é isso?”

Página 03.Páginas 16.

ROTADO CAMBUCIVOLTA AO BAIRRO A Rota do Cambuci chega a sua 8ª edição em 2016 e comemora o sucesso de uma iniciativa que combina festivais gastronômicos, um arranjo produtivo sustentável, roteiros turísticos e uma rede de pesquisadores. O evento acon-tece no Balneário do Cambuci, nos dias 02 e 03 de abril, das 09 às 17h00. Em 2015 a Rota teve seu início no Balneário do Cambuci e passou ao longo do ano por todas as cidades parceiras e terminou em grande estilo no Mercado Municipal. Página 5.

Page 2: Ed 1474

2 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 1º DE ABRIL DE 2016

De Olho em Brasília

Mirna Leandro Ribeiro de Castro Editora e Jornalista Responsável (1981 - 2001)

Publicação: Editora Cambuci LTDA.Diretor e Jornalista Responsável: Roberto Casseb - MTb 31.691.Assessor Jurídico: Antonio Mário Pinheiro Sobreira.Rua Senador Carlos Teixeira de Carvalho, 439 - Cambuci CEP 01535-01 0 - São Paulo - Telefax (0xx11) 3341-2511 / 2157-1352 Foto: Célio SilvaImpressão: LTJ EditoraCirculação: Aclimação, Cambuci, Jardim da Glória, Paraíso, Vila Monumento, Vila Mariana e Liberdade.

Tiragem: 30 mil exemplares distribuídos gratuitamente Parceria Rede Bom Dia, Diário de S.Paulo e Jornal do Cambuci & Aclimação

Não nos responsabilizamos pelo teor de artigos assinados, podendo ou não concordar com eles, e nem pelo conteúdo dos anúncios publicitários.

Enfim, o mané do boteco da esquina perguntou: “Mas que diabo é isso de pedaladas fiscais?”. Falando de

leigo para leigo, pedaladas fiscais é um artifício contábil de atrasar deliberadamente o repasse de dinheiro pelo Tesouro (vulgo, governo) para os bancos públicos. Dessa maneira as despesas apresentadas ficam menores do que realmente elas são.

É de fato uma irregularidade (e não um crime) e que foi usada constantemente não só pelo governo de dona Dilma, como também pelo anteriores. Aliás, na chamada Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) não fica clara na caracte-rização dessa “irregularidade” (o que talvez explique a sua prática constante pelos sucessivos mandatários de plantão).

E essa chamada “pedalada” é o grande fulcro do pedido de impeachment que agora é analisado por uma comissão do Congresso Nacional. E como toda família do mané sabe, isso pode desencadear um processo que poderá enfim resultar no afastamento da presidenta.

Não custa lembrar que quando essa história da pedalada surgiu parte da oposição de imediato levantou a bandeira do impeachment. Mas se esqueceu de um detalhe: não se pode se afastar um governante por atos praticados anterior ao seu mandato. Afinal dona Dilma tinha acabado de as-sumir o segundo mandato e as pedaladas apontadas como irregulares, no caso, eram dos anos anteriores...

Mesmo assim, com a piora (deliberada ou não) das crises econômica e política, o presidente da Câmara dos Deputados (ele mesmo, Eduardo Cunha, réu da Justiça por conta da operação Lava Jato) aceitou o pedido de impeachment no início desse ano. Mas houve a devida “correção” no pedido: agora as pedaladas se referem ao ano de 2015, primeiro ano do segundo mandato de dona Dilma. Detalhe: as contas do referido ano sequer foram ainda analisadas pelo TCU (Tribunal de Contas da União).

Lava Jato em perigoEx-governador do Ceará e ex-ministro, Ciro Gomes

não costuma ter papas na língua. Na semana passada, em entrevista ao jornal Estado de São Paulo, o político foi perguntado sobre as articulações entre o PMDB e o PSDB num eventual governo pós-Dilma. El foi curto e grosso na resposta: “O objetivo maior é assalto ao poder, tirando o povo da jogada. E o objetivo lateral é encerrar a Operação Lava Jato. A coalização PMDB/PSDB está tentando, entre outras coisas, simples e puramente o fim e a morte da Lava Jato. A democracia precisa saber que o procurador-geral da República Rodrigo Janot conseguiu mil contas na Suíça de políticos de tudo que é partido. Eles estão fazendo jantares em Brasília e conversando explicitamente que é preciso ace-lerar o impeachment, derrubar Dilma e sinalizar que a Lava Jato concluiu a sua finalidade e está na hora de encerrá-la. Estou dizendo o que eles estão tentando. Assumindo a presidência, fica mais fácil”.

Rogério Itokazu

Pedalada golpista

Carta

Nota de Falecimento

Notas

Bairro

Editorial

Prezado Casseb, já que a “grande midia” comete o “ab-surdo” de denunciar o esquema billionario do seu partido e do PMDB, resta a pequenos veículos como o seu a tarefa de continuar propagando a “mensagem de paz”, certo?

Já nem causa mais espanto ver o cinismo petista, acu-sando de incitadores do ódio apenas os opositores, enquanto seu lider máximo conclama o “exército do Stédile”, incita há décadas o ódio contra a “burguesia”, as “elites”, através de sindicatos envolvidos até em crimes de morte! E ainda citam Hitler, quando vemos Lula, em quase todos os seus discursos, utilizando metáforas e expressões que (coincidên-cia?) parecem pinçadas dos comícios da Alemanha nazista!

Como vocês esperam que a população não se sinta enojada e traída? Uma população que votou no partido em grande parte porque este se auto proclamava o reduto da moral que faltaria a todos os demais?

Até quando, enfim, vocês irão bater nesse discurso pa-tético de “vítimas”?? Calma, eu mesmo respondo: conheço bem os discursos propostos pelos filósofos de esquerda, que apregoam exatamente essa tática para desqualificar o oposi-tor e ocupar espaços. Ou seja, a resposta, provavelmente é “nunca”.

Arrisco um palpite: a tática está se esgotando. Muitos ja percebem a intençao do discurso unificado. Ou o PT se mod-erniza, ou será uma página virada em muito pouco tempo

Att.:

Antonio Carlos Prado

Na última terça-feira (29) de março, Bruno Pereira da Silva, 28 anos foi preso em flagrante por re-

ceptação e uso de documento falso. Após a prisão, ele seguiu para o 2º DP sob custódia.

O crime ocorreu na estação de trem da Lapa, onde os policiais encontraram telefones, notebooks, acessórios e notas fiscais falsas.

O criminoso também mantinha em sua residên-cia um depósito para ocultar objetos adquiridos de forma irregular e clandestina. Foram encontrados 46 celulares, sendo 12 produtos de crime, após consulta ao IMEI, número de identificação do telefone.

A polícia informou que uma das vítimas reside na região e fez seu BO no 6º DP.

A corporação reforça que os crimes precisam ser registrados, através de Boletim de Ocorrência (BO).

O CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA - Unidade Vila Mariana, por meio de alunos do curso de Ciências Contábeis e seus professo-res, atenderá neste sábado - 02.04 pessoas interessadas em receber orientação para declaração do Imposto de Renda 2015. Documentos necessários: RG, CPF, Título de Eleitor, endereço completo, Informe de Rendimentos, relação dos bens, comprovante de despesas além da declaração e do recibo anteriores, se tiver. Caso tenha dependen-tes, será preciso informar nome completo, CPF,data de nascimento, ganhos e despesas. Para ter esse benefício, o contribuinte deve levar 1 kg de alimento não perecível. O contribuinte também poderá trazer seus filhos para brincar na brinquedoteca, com auxílio dos alunos de Pedagogia e Administração, enquanto recebe a orientação. Rua Afonso Celso, 235 - Vila Mariana - Próximo ao Supermercado Pastorinho. Horário: das 08:00h às 12:00h.

FACULDADE SANTA CASA DE SP PROMOVE EVENTO GRATUITO PELO DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO- A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo realiza no dia 1º de abril, sexta-feira, o evento “Um outro olhar: discutindo autismo e potencialidades”, que trará uma discussão a respeito do transtorno do espectro do autismo. Direcionado a profissionais e estudantes da saúde, educação e a interessados de todas as áreas, o evento gratuito e aberto à população é uma ação pelo Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo e acontece das 17h às 19h, no Auditório Dr. Cristiano Altenfelder, no prédio da Instituição. As inscri-ções podem ser feitas pelo site www.fcmsantacasasp.edu.br até as 13h do dia 1º de abril. Local: Auditório Dr. Christiano Altenfelder (Novo Prédio da FCMSCSP)?, ??rua Dr. Cesário Motta Jr, 112, 4º andar, Vila Buarque, São Paulo (SP). Data: 1º de abril, sexta feira. Horário: das 17h às 19h00. IGREJA MESSIÂNICA MUNDIAL – Um dia feliz no Paraíso, participem! Dia 17 de abril 2016, domingo das 10h às 15hs, grande encontro no Solo Sagrado de Guarapiranga, saída dos ônibus às 7:30, Balneário do Cambuci, Av. Lins de Vasconcelos, 804. Reserva de passagens c/ Luisa 99436-7927 / 97552-8672, valor R$ 20,00 / direito a kit lanche café da manhã

CORAL INFANTO-JUVENIL ABRE TURMA NA CAPITAL PAULISTA - Com a volta às aulas, os pais podem incluir atividades culturais nos finais de semanas dos filhos. Uma opção é o Coral Infanto-Juvenil, oferecido pelo grupo musical, da Fundação Mokiti Okada, em São Paulo (SP). Com início em 16 de abril, as aulas favorecem o despertar musical da criança e do jovem para diversos estilos musicais. Elas igualmente estimulam a autoestima, a criatividade e a concentração. Os ensaios ocorrerão aos sábados, das 10 às 12 horas, à Rua Morgado de Mateus, 77, Vila Mariana, São Paulo (SP). Para participar basta ter entre 7 e 18 anos. Não é necessário conhecimento musical prévio. Inscrições até 15 de abril pelo telefone (11) 2539-8002 ou pelo e-mail: [email protected]

ATENÇÃO GRÁVIDAS – Já começou o cursinho para aprenderem a cuidar do bebê. Venha participar e ganhe um enxovalzinho. Rua Espírita, 116, toda quarta às 14hs

É com pesar que registramos o falecimento da Professora de Educação Física e Coordenadora

Pedagógica da Escola Estadual Murtinho Nobre Lizandra de Cássia Masselli, no último dia 27 de março.

Muito querida pelos alunos e colegas de trabalho Lizandra deixará saudades e exemplo de dedicação e profissionalismo.

A missa de sétimo dia acontece nesse sábado, (2) de abril, às 16h00 na Igreja Rainha dos Apóstolos na Rua Ouvidor Portugal, 598.

Lizandra era filha de Elizabeth, nascida em 08/02/1974 e moradora do bairro.

6º DP prende suspeito de revender telefones roubados

Page 3: Ed 1474

3CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 1º DE ABRIL DE 2016

Editorial

Humorror

Debate Social Jornal do Cambuci & Aclimação - 3SÃO PAULO, 08/08 a 14/08/2014

Debate Regional

Roberto Casseb: Contatos para esta seção podem ser feitos pelo e-mail: [email protected]

Memória

Depois de mais de um ano sem poder cami-

nhar direito fui ao Parque da Aclimação no domingo acom-panhado de minha caçula.

O andar, para quem corria quase diariamente por lá, já foi uma alegria enorme. Encontrei alguns amigos, as-sisti um pouco de futebol no campo, mas sobretudo olhei o Parque.

Lembrei-me dos pedali-nhos e barquinhos que ha-viam por lá. Dos peixinhos e girinos que insistíamos em levar para casa e colocar numa bacia. Do pequeno cais, onde pelo menos uma vez aconteceu uma competição de miniaturas de barcos que se moviam por controle remo-to. Da luta pelo Tombamento e pela despoluição do lago. Das dezenas de shows que o Jornal promoveu na Concha Acústica. Do dia que o lago esvaziou e das 33 corridas in-fantis que o Chico comandou.

Passou um filme e a cer-teza de que aquele pedaço de verde faz parte, não só da minha, mas da vida de milha-res de pessoas que encontram paz de espírito simplesmente por estarem lá.

Vi o cercado novo que colocaram para proteger o jardim ao lado do busto de Carlos Botelho, alguns patos e marrecos passeando e crian-ças jogando bola na margem

Passeio no Parque

do lago, onde a três ou quatro anos tinha muita água.

Fora o pedaço do Parque que fica isolado do outro lado da Rua Pedra Azul, essa di-minuição do tamanho do lago me incomoda bastante. São duas questões que o poder público precisava resolver.

Estou ciente que se trata de uma prevenção contra chuvas fortes para reduzir à possibilidade de encher de água as ruas vizinhas, entre-tanto visualmente preferia o lago mais cheio. Talvez um trabalho de engenharia pu-desse resolver esse problema evitando a transformação do lago em um piscinão.

Apesar dessas reflexões e das boas lembranças o que me trouxe mais alegria foi poder caminhar e transpi-rar. Sentir um passo depois do outro e ouvir de minha caçula: “Pai vamos sentar um pouco. Estou cansada de andar...”.

Bom final de semana. Nos vemos no Parque.

13 anosEssa semana dia 5 comple-

tou 13 anos da passagem da Jornalista Mirna Leandro de Castro. Foi uma grande perda para o jornalismo comu-nitário, mas sobre tudo, para o trabalho na comunidade nas suas lutas e reivindicações.

Mirna foi pioneira no de-senvolvimento de um jorna-lismo integrado envolvendo pessoas, entidades e poder público.

Sua sensibilidade como militante social percebeu a importância de lutar pelo Tombamento do Parque da Aclimação em 1983, como forma de preservar as áreas verdes urbanas. A questão ambiental estava engatinhan-do, e começou a ter alguma importância naquela época.

Não se conformava com in-justiças e foi uma crítica con-tundente à Ditadura Militar. Entendia que a democracia era o melhor caminho para a humanidade. Foi dela a ideia de colocar na capa do Jornal do Cambuci, na metade dos anos 80, uma foto de três crianças negras comemorando o Dia das Crianças.

Essa capa teve repercussão enorme e algumas senhoras vieram até a sede do Jornal para reclamar. Uma chegou a esbravejar: “Como vocês colo-cam três negrinhos na capa do Jornal? Não vou ler mais essa porcaria”. A Mirna na maior calma respondeu: “Que bom. Pessoas como a senhora não deveriam ler nosso Jornal. Está nos fazendo um grande favor. Muito obrigada”.

Suas iniciativas eram mui-to bem pensadas e dificilmente

entrava numa luta para per-der. Sempre comentava: “O Jornal tem que ser necessá-rio na vida das pessoas. É dessa forma que vale a pena trabalhar”.

Nessa linha não descansou até o Cambuci receber uma Creche Municipal (Creche Silvia Covas). Vivia “ator-mentando” o Administrador Regional da Sé, Sr.Vitor David, para atender os pedidos do bairro relativos às enchentes, reforma de Praças, e melhorias em geral. E foi assim com todos os outros Administradores que passaram por lá.

Além de ser uma ótima profissional foi uma excelente mãe, filha e esposa. Ficou a saudade de amigos e parentes, mas a certeza que a passagem dela por aqui foi de total êxito em sua missão.

RC

Já escrevi aqui tempos atrás artigo sobre calúnia e di-

famação. Falei das fofocas de vizinhos, no trabalho e nos exageros de casos pequenos que viram tragédia após pas-sarem de um interlocutor para outro.

Quando publiquei o texto ainda não existia do Facebook e nem outras ferramentas da Rede Social e nem se imagina-va a possibilidade de alcance que essa nova forma de comu-nicação poderia ter, tanto para o bem como para o mal.

Entretanto, em momentos de intenso debate político e social, o que tenho visto é uma briga interminável entre a fo-vor e contra o governo.

Algumas publicações de-fendem posições com inteli-gência e ética, sem ofensas e baixo nível. Outras são calu-niosas e mentirosas e ferem a moral e a dignidade das pessoas.

Muitas vezes, as pessoas não se dão ao trabalho de checar se a informação é ver-dadeira e repassam como uma verdade indiscutível.

O que tenho percebido é que essa prática tem criado um clima de insatisfação e ódio que extrapola o virtual e chega ao real.

Essa dinâmica do confron-to irracional de divergências e pontos de vista diferentes só interessa para aqueles que não respeitam a ordem e a democracia.

Aprendi desde minha militância no Movimento Estudantil e nos meus 35 anos a frente do Jornal do Cambuci e Aclimação, que as ideias e propostas se vencem no diá-logo com argumentos sólidos. O olho no olho é fundamental para que isso aconteça.

Infelizmente as redes so-ciais não conseguem se com-parar a essa forma simples

Roberto Casseb: Contatos para esta seção podem ser feitos pelo e-mail: [email protected]

de concordar ou discordar respeitosamente.

O ódio inflado nas redes pode criar uma nova situação de confronto que não interessa a ninguém e ainda não está escrita nos livros de história.

Bom final de semana com paz para todos.

PMDB rachado Muita calma com as calúniasO partido exemplo do fisiologismo da política brasileira

tomou uma decisão histórica, parou sua caminhada ao lado do poder, e decidiu por aclamação em reunião de

sua executiva nacional, sair do governo Dilma.Em 40 anos é a primeira vez que o Partido, dos saudosos

Ulisses Guimarães e Franco Montoro, fica oficialmente fora do governo central. Governaram com Sarney, Collor, Itamar,

Fernando Henrique Cardoso, Lula e Dilma.A ordem é para que seus ministros peçam demissão e seus

mais de 600 cargos sejam devolvidos. Entretanto, após uma decisão que durou 3 minutos, três

ministros da legenda decidiram continuar como ministros.Kátia Abreu da Agricultura tem defendido a presidenta Dilma Rousseff com vigor discordando abertamente da orientação

de seu partido e afirmando que o impeachment é golpe.O fato é que o PMDB é uma federação de grupos políticos regionais que juntos conseguem força para serem o fiel da balança da política brasileira. Esses grupos muitas vezes tem interesses divergentes, mas conseguem se manter

minimamente unidos em nome do poder.Dessa vez o racha pode criar muitas dificuldades para que o Partido continue a ser a noiva predileta do PT ou PSDB.

Lá pelos anos 80 nasce-ram de uma estruturada

família de classe média pau-listana dois irmãos gêmeos.

Cresceram lindos e sau-dáveis. Tinham quase tudo em comum com apenas duas diferenças. Torciam para o mesmo time, iam a mesma igreja, apreciavam a mesma comida, jogavam futebol, viajavam para os mesmos lugares, mas usavam roupas com cores diferentes e na Universidade descobriram ter divergências sobre a política. Nunca brigaram por causa disso. Apenas trocavam ideias.

Um concordava com po-sições mais a esquerda e adorava roupas azuis, o outro era mais conservador e achava o socialismo um atraso para a sociedade e estava sempre de camisa ou camiseta vermelha.

Nas eleições sempre vo-tavam em candidatos di-ferentes, mas respeitavam os resultados. Eram demo-cratas e disso concordavam plenamente.

Após a reele ição de Dilma começaram a acom-panhar mais de perto os re-clamos da chapa perdedora. Debatiam respeitosamente e quando a discussão esquen-tava paravam e mudavam

Da Série: “Política, o que é isso?”de assunto.

Quando as campanhas pró e contra o governo co-meçaram, ambos foram para as ruas acompanhar as manifestações das quais concordavam.

O que gostava de verme-lho colocava a camisa verde e amarela da gloriosa CBF e portando uma bandeira do Brasil ia para a rua defen-der suas ideias. Nada mais democrático.

O irmão que só usava azul, pegava emprestada uma camiseta vermelha do irmão que gostava de ver-melho e ia às manifestações também com a bandeira do Brasil que ambos dividiam. Nada mais democrático.

O calor das manifesta-ções acirrou os ânimos dos dois lados, mas sobretudo daqueles que não conse-guem viver em democra-cia porque acham que a verdade é sua propriedade exclusiva.

Ambos não entravam nesse jogo e continuavam a dialogar e debater suas dife-renças tentando convencer o outro de sua verdade sem radicalismo. Tudo muito lindo.

Um dia um dos irmãos, o que gostava de azul, mas ía a manifestações de vermelho

deu uma entrevista na TV. Muitos viram seu depoi-mento em favor do governo e seu rosto ficou conhecido. Disse em alto e bom som: “NÃO VAI TER GOLPE”.

Dias depois o irmão que gostava de vermelho, mas ía nas manifestações com a camisa amarela da CBF, teve que ir a Paulista atender um cliente.

Caminhava tranquila-mente, quando ao passar ao lado do prédio da Fiesp na Paulista e onde um grupo de manifestantes falavam contra o governo, foi reco-nhecido por um deles.

“Olha gente, é aquele comunista de merda que falou a favor do governo na TV. Veio aqui nos provocar com essa camisa vermelha do PT. Pau nele”.

O coitado apanhou muito até aparecerem pessoas para ajudá-lo a sair de lá.

Chegou em casa todo machucado e com a camisa vermelha toda rasgada. O irmão que gosta de azul cor-reu para ampará-lo e cuidar de seus ferimentos.

MORAL DA HISTÓRIA“Cuidado com a cor da

camisa que você usa. Ela pode trazer problemas”.

José Guarani

Page 4: Ed 1474

4 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 1º DE ABRIL DE 2016

Notícias do Balnário Cidade

Campanha

Com a chegada dos jogos olímpicos e paraolímpicos

2016, crianças e adultos se ins-piram na vitalidade e energia da prática de esportes e deter-minação dos atletas.

Apesar de achar que nem sempre uma aula é acessível, saiba que clubes públicos ofe-recem diversas modalidades de graça.

Entre os esportes que par-ticipam dessas Olimpíadas, o Balneário oferece Basquetebol, Natação, Taekwondo e Tiro com Arco.

São diversos atletas de diversas categorias, que par-ticipam de campeonatos e são medalhistas.

Inspire-se como eles e pro-cure uma atividade.

Os jogos Olímpicos acon-tecem de 05 a 21 de Agosto, no Rio de Janeiro. Serão mais de 10.500 atletas de 206 países.

17 dias de provas e a distri-buição de 306 medalhas, nas modalidades feminina, mista e masculina.

Aproveite as aulas de Modalidades Olímpicas

do Balneário

Piscina:O uso de banho de piscina

e banho de sol continua aberto aos usuários do Balneário.

Para utilização do espaço é necessário cadastra-se na secretaria. O atendimento acontece de segunda a sexta, das 10h00 às 16h00.

É necessário levar um documento de identificação, comprovante de residência e uma foto 3x4, na Lins de Vasconcelos, 804, Cambuci, São Paulo. Telefone: 11-3209-0995.

Aulas:O Balneário oferece diver-

sas modalidades de dança, luta e esportes. Informe-se na secretaria.

Agenda:Data: 02 e 03/04 Rota do CambuciHorário: das 09h00 às 17h00

Simone Filadelfo

Barbara é uma menina de 13 anos, portadora de uma

doença muito rara, chamada Doença de Niemann Pick tipo B.

Apesar de a doença ser incurável, os Estados Unidos possui uma medicação, que tem se mostrado eficaz e barra o avanço dos sintomas.

A Niemann Pick afeta o fígado, baço, medula óssea, pulmão e sistema neurológico.

O Brasil não possui tra-tamento para a doença e de-morou a diagnosticar os 16 portadores existentes no Brasil.

Acontece hoje, sexta--feira, (1) de abril, às

14 horas, a posse do novo Secretário de Esportes, Lazer e Entretenimento, José de Lorenzo Messina, no lugar do Vereador Celso Jatene.

A saída do Secretário deve--se à candidatura a reeleição a vereador nas eleições 2016.

As eleições municipais ocorrem em outubro, mas os

Novo Secretário Municipal de Esportes toma posse hoje

Barbara pede ajuda para custear doença raraBarbara precisa continuar seu tratamento em Nova Yorque e para isso a mãe lançou cam-panha para arrecadação de dinheiro, através de venda de camisetas. Cada camiseta custa R$ 30,00 tamanhos P, M, G e GG.

Dados para doações e pa-gamento das camisetas:

Banco Itaú - Agencia 8099Conta Poupança 00285-

2/500 - Rosangela Nascimento Sousa da Silva - PF: 264.227.368-78 - 011 9 4203 2806 - 11 9 6633 8012 - 011 4114 9885

candidatos a vereador que exercem cargo público devem se afastar até o dia 1º de abril.Assim como Jatene, o secre-tário municipal da Cultura Nabil Bonduki (PT), o secre-tário de Direitos Humanos Eduardo Suplicy (PT), o secre-tário de Serviços, Simão Pedro (PT) entregarão os cargos.

Simone Filadelfo

Page 5: Ed 1474

5CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 1º DE ABRIL DE 2016

Bairro

A Rota do Cambuci chega a sua 8ª edição em 2016 e

comemora o sucesso de uma iniciativa que combina festivais gastronômicos, um arranjo produtivo sustentável, rotei-ros turísticos e uma rede de pesquisadores.

O evento acontece no Balneário do Cambuci, nos dias 02 e 03 de abril, das 09 às 17h00.

Em 2015 a Rota teve seu início no Balneário do Cambuci e passou ao longo do ano por todas as cidades parceiras e terminou em grande estilo no Mercado Municipal. O sucesso foi tão grande que antes do final do ano mais um evento extra aconteceu no Balneário do Cambuci.

A Rota é um empreendi-mento do Instituto Auá em parceria com uma dezena de municípios – São Paulo, Rio Grande da Serra, Santo André, Mogi das Cruzes, São Lourenço da Serra, Salesópolis, Paraibuna, Ribeirão Pires, Bertioga e Caraguatatuba – e representa uma grande opor-tunidade para o resgate da cul-tura em torno do fruto nativo, a produção agroecológica e o comércio justo.

O evento tem como objetivo resgatar o cultivo e o consumo do Cambuci, fruto nativo da Mata Atlântica, como estratégia de conservação das matas e ge-ração de renda para os produ-tores da região da Serra do Mar Paulista é o grande objetivo da Rota Gastronômica. Para isso, são realizados festivais asso-ciados a atividades culturais, turísticas e de lazer nas cidades. Além disso, a Rota promove a organização dos produtores e diversificação de cultivos com geração de renda. Os mesmos parceiros participam também de um Roteiro Turístico que trabalha de forma integrada o potencial dos atrativos locais

Rota do Cambuci alcança sua 8ª edição

relacionados ao Cambuci.A Rota do Cambuci desde

2009 vem fomentando o cul-tivo agroecológico, o respeito à identidade local e a valori-zação cultural. Além disso, o fruto já conquista mercados diferenciados, a exemplo de estabelecimentos paulistanos e receitas desenvolvidas por chefs renomados à base de Cambuci, com crescente reco-nhecimento de seu valor para a saúde e o meio ambiente pela sociedade.

A Rota também se inseriu recentemente no Plano de Ação da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo (RBCV).

Empreendedorismo Socioambiental

O I n s t i t u t o Au á d e E m p r e e n d e d o r i s m o Socioambiental trabalha com a visão de empreendedorismo que provoca impactos positivos nas mais diferentes esferas da sociedade. Acreditamos ser

possível transformar realida-des por meio da inspiração de empreendedores que fazem a diferença no mundo. E que todo ser humano tem um potencial a ser desenvolvido, podendo se tornar um empreendedor de ações transformadoras.

Com base no conceito de Empreendedorismo Social de Muhammad Yunus, é pos-sível um negócio ou empre-endimento social resolver questões sociais recuperando

investimentos e reaplicando seus dividendos no próprio negócio. Enfocamos a solução de problemas comuns tendo o negócio como um meio de atingir os objetivos.

18 anos transformando realidades e apoiando o de-senvolvimento do ser humano

O Instituto é uma orga-nização baseada no com-pr om i s s o com p rát i c a s sustentáveis e com o desenvol-vimento humano. O Instituto

Auá de Empreendedorismo Socioambiental é a antiga AHPCE – Associação Holística de Participação Comunitária Ecológica, ONG com 18 anos de sólida experiência na Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo.

Com o objetivo de apoiar diferentes empreendimentos socioambientais, voltados à transformação de realidades locais, com foco no Cinturão Verde, atua com base num modelo organizacional des-centralizado e integrado a uma rede de parceiros.

Assim, as áreas de atuação estão voltadas à educação in-tegral, agroecologia, serviços ecossistêmicos, conservação ambiental, resíduos sólidos, empreendedorismo social, economia solidária e comércio justo. Busca um novo modelo de educar, construir, conser-var e se alimentar, e todos estão convidados a conhecer, participar e contribuir com esse esforço para sociedades verdadeiramente sustentáveis.

Page 6: Ed 1474

6 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 1º DE ABRIL DE 2016

Cidade

Faltam pontos de venda de talões de “zona azul” na Lins

Quarta-feira, (30) de março flagramos um motorista

questionando um agente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), sobre locais de compra de talões.

O agente não soube respon-der e continuou nas autuações de outros veículos.

Desde o ano passado, mu-nícipes têm questionado a im-plantação dessa nova área de estacionamento rotativo pago, conhecido como “zona azul”, especialmente no entorno do Parque da Aclimação.

Foi realizado um abaixo as-sinado para solicitar a suspen-são desse novo tributo, mas até o momento não houve mani-festação do órgão responsável.

A CET foi questionada sobre a cobrança e respondeu em nota, que a implantação era devido à necessidade de reservar vagas e torná-las rotativas, ou seja, acessíveis a todos. No entanto, a Avenida

Lins de Vasconcelos, por exem-plo, sempre apresenta diversos locais vagos, como mostrado na foto, fato que contraria a explicação do órgão.

A CET foi contatada nova-mente para prestar esclareci-mentos sobre a questão dos talões e esclareceu em nota “O estacionamento rotativo pago, denominado Zona Azul, foi criado em 30/12/1974, atra-vés do Decreto 11.661, com o objetivo de promover a rota-tividade das vagas existentes, racionalizando o uso do solo em áreas adensadas, disci-plinando o espaço urbano e permitindo maior oferta de

Esse ano, o vírus da gripe H1N1 chegou mais cedo,

com a confirmação de 46 óbitos até o momento, contra 12 casos em 2015.

Diferente de uma gripe comum, esse vírus é diferen-ciado por intensa falta de ar e queda de pressão, que pode levar à morte rapidamente.

Os infectologistas alertam

estacionamento.A Operação Zona Azul

teve início em 13/01/1975, no mesmo ano a cidade contava com 5.000 vagas.

Hoje a Zona Azul opera 38.756 vagas, sendo 34.376 Zona Azul Convencional, 1.575 vagas destinadas a Zona Azul Caminhão, 821 vagas para pessoas com deficiência e mo-bilidade reduzida, 1.902 vagas para idosos e 82 vagas Zona Azul Fretamento, distribuídas em 62 áreas.

Em São Paulo é adotado o sistema de talonário onde a folha correspondente à 1 hora custa R$ 5,00 e o talão com 10

folhas R$ 45,00.O serviço de fiscalização é

feito pela CET e a distribuição é feita pelos distribuidores em aproximadamente 2.000 pontos de vendas.

Consideramos que o siste-ma é eficiente, porém, novas tecnologias estão sendo es-tudadas pela equipe técnica da Companhia objetivando oferecer facilidades ao consu-midor e usuário.Os estaciona-mentos administrados pela CET são operacionalizados por empresa particular sele-cionada através de licitação”.

Simone Filadelfo

Prefeitura e Estado lançam plano de contingência contra H1N1 sobre a importância da higie-

nização ao tossir, cautela ao utilizar espaços públicos.

Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde informa que além de oferecer atendi-mento para casos suspeitos de AH1N1 nas unidades da Rede, também disponibiliza o medi-camento antiviral (oseltami-vir) em 493 unidades. Realiza

ainda a elaboração de alerta para todas as unidades de Saúde do MSP principalmente em relação ao tratamento pre-coce e monitora semanalmente os leitos de UTI ocupados com doenças respiratórias nos hos-pitais municipais. Vale lem-brar que a medida mais eficaz para prevenir a influenza é a vacinação. Sintomas como fal-ta de ar ou aumento da frequ-ência respiratória, persistência ou aumento de febre por mais de três dias sugerem o agra-vamento do caso de Influenza A H1N1, por isso se deve pro-curar o atendimento médico.

Apó s i n for m aç ão da Secretaria Estadual da Saúde, a previsão é iniciar a vacinação nas UBS a partir do dia 11 de abril, com foco nos grupos estabelecidos pelo Ministério da Saúde: trabalhadores da saúde, crianças da faixa etária de 6 meses a 5 anos de idade, povos indígenas, gestantes em qualquer período gestacional, puérperas, população acima de 60 anos e pacientes com co-morbidade e indicação médica.

Como medidas gerais para todas as doenças respirató-rias é fundamental:

A higienização frequente

(lavagem) das mãos, princi-palmente após tossir ou espir-rar; Utilizar lenço descartável para higiene nasal; Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; Manter os ambientes bem ventilados.

Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de influenza.

Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

Simone Filadelfo

Page 7: Ed 1474

7CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 1º DE ABRIL DE 2016

Espiritismo Logosofia

Alerto que não falo em nome dos espíritas. Em primeiro lugar

porque não tenho a mínima compe-tência para isso; e em segundo lugar porque a Doutrina Espírita não tem líderes, porta-vozes, etc.

Muitos espíritas afirmam “não sou político, detesto a política. O importante é minha reforma íntima”. Penso que essa não é a postura correta. A pro-pósito, no “Livro dos Espíritos”, quando Allan Kardec questiona no que consiste a missão dos espíritos, os espíritos superiores respondem que a missão dos espíritos consiste “em instruir os homens, em lhes auxiliar o progresso; em lhes melhorar as instituições, por meios diretos e materiais”. (pergunta 573). Ou seja, melhorar a vida da comuni-dade, a vida da sociedade.

Claro que a prece e a reforma íntima são importantes para nos-sa evolução espiritual, para que voltemos melhores nas próximas encarnações. Mas não podemos esquecer que estamos aqui nesta vida inseridos na sociedade, cada um com suas tarefas, com suas responsabilidades. Dessa forma, não podemos nos omitir da vida social, daquilo que diz

Os Espíritas e o atual momento político no Brasil

respeito a todos nós. Melhoria da sociedade e evolução espiri-tual individual não são exclu-dentes, precisam andar juntas.

A Sociologia nos ensina que todo ser humano é um ser políti-co, pois como vivemos em socie-dade, nossas ações são políticas, quer por ação ou por omissão. Ser político não significa ser adepto deste ou daquele partido político, vai muito além disso.

Os bons políticos, tão raros hoje em dia não apenas no Brasil, mas em muitos outros países, trabalham pela cidade, pelo estado, pela nação, visando o bem público, o bem de todos.

O escritor alemão Bertolt Brecht, que viveu entre 1898 e 1956, escreveu um texto muito elucidativo sobre participação política: “O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não houve, não fala, não participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio, dependem de decisões políticas. O analfabeto político é tão ignorante que se orgulha e estufa o peito, dizendo que odeia a política. Não sabe

que de sua ignorância nascem a prostituta, o menor abandonado, o assaltante, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e explorador, das empresas nacio-nais e multinacionais.”

Atualmente a participação política do nosso povo é total, todos discutem política e políti-cos, corrupção dos partidos, etc. Porém, a discussão é feita com ar-gumentos muito rasos, beirando a ingenuidade. Os meios de comu-nicação alimentam essa discussão superficial, não aprofundam o assunto, desinformam ao invés de informar. O resultado são debates simplórios entre pessoas do povo (todos nós), uns atacando os outros, com reações de ódio no lugar de argumentos racionais. Esse tipo de participação política não esclarece, não leva a nada, apenas contribui paro o aumento da ignorância política, favorecen-do os políticos desonestos que se perpetuam no poder.

Kardec sempre foi questiona-dor, nunca acreditou em tudo o que diziam em relação aos fenôme-nos espíritas. Verificou por conta própria, constatou a veracidade de tudo que ouvia ou via, observou, e apenas quando tinha certeza absoluta da continuidade da vida, só depois disso foi que começou a escrever e divulgar o Espiritismo.

Devemos também adotar essa postura de agir sempre com visão crítica em relação ao que falam, divulgam e escrevem, principalmente quando o que ouvimos, vemos e lemos parte de políticos e meios de comuni-cação. Nos dias de hoje, descon-fiar é uma atitude não apenas saudável, mas cívica.

Um grande abraço e até a semana que vem.

Hilton Dominczak ([email protected])

É comum confundir-se paciência com tolerância. Ouvimos dizer: Tenha paciência! Haja paciência! Olha, vou perder a

paciência! Na maioria das vezes, essas expressões estão mais relacionadas com a intolerância que com a impaciência, que-rendo significar que não se aguenta mais, que se está prestes a “explodir”, a perder a calma, o controle, o equilíbrio e até a razão.

RAUMSOL, em seu livro O Senhor De Sándara, pág. 173, nos ensina que a paciência tem muito mais a ver com “saber esperar”: “A espera é um parêntese, grande ou pequeno, que se abre em nossa vida. Quem não aprende a utilizar-se desses espaços de tempo inteligentemente corre o risco de perder a paciência...”.

Mas, como o leitor pode perceber no ensinamento exposto, para que a espera seja produtiva e não nos impaciente, devemos usar a inteligência durante o tempo que durar a espera.

Quase sempre vou a reuniões onde tenho que esperar que sejam tratados vários assuntos que a mim não dizem respeito, aproveito então o tempo da espera pensando em algo que tenho que resolver. Quando sei que vou ficar esperando em uma fila ou sala de espera, levo um livro, revista ou algo pra ler por meio digital, assim, faço da minha espera um período produtivo e evito perder a paciência. Quando explico alguma lição para minha filha, vou acercando-lhe elementos, exemplos, reflexões, dando tempo para que ela entenda e, ao mesmo tempo, exerci-tando a paciência, esse maravilhoso conceito que a Logosofia me ensina e que tanto bem faz para a minha vida.

Agora, reflita comigo caro leitor, num mundo cada vez mais conturbado como o que vivemos, não faria bem às pessoas cultivar esse conceito que de uma forma clara, simples e direta nos ensina a Logosofia?

Além disso, a prática da paciência inteligente favorece o cultivo da tolerância, já que, ao suavizar os períodos de espe-ra, não acumulamos tantos pensamentos negativos que nos deixam a ponto de “explodir”. Não basta esperarmos por dias melhores, a nossa inteligência deve preparar esse futuro que queremos viver.

Se quiser saber mais sobre a aplicação da Logosofia, esta-remos esperando na Rua Luís Góis, 390 - Santa Cruz, todas as quartas às 20h e sábados às 19h. Tel. 5581-9907 - [email protected] - www.logosofia.net.br

Qual a diferença entre tolerância

e paciência?

Page 8: Ed 1474

8 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 1º DE ABRIL DE 2016

Escolas e Cursos

A partir do mês de Março de 2016, estarão abertas

as inscrições para o curso de formação de agentes de sustentabilidade.

O Curso de Agente de Sustentabilidade visa formar pessoas com consciência crí-tica e olhar sistêmico, capaci-tadas em identificar, avaliar e propor alternativas e práticas sustentáveis no controle de impactos negativos no meio socioambiental. As aulas acon-tecem sempre aos sábados e serão divididas em temas específicos como cidadania,

Educação para a sustentabilidade no bairro

nova visão de mundo, integra-ção e introspecção de grupo, resíduos sólidos, recursos hídricos, planejamento ur-bano e técnicas de relatórios, construção de cisternas para captação de água de chuva, compostagem, reciclagem.

O curso será ministrado pelo gestor socioambiental, e designer de sustentabilidade, Marcos Roberto Domingues de Oliveira, da MRDO Assessoria e Consultoria Socioambiental que executa trabalhos visando a proteção, preservação e pre-venção dos recursos naturais,

assim como a responsabilidade O curso será gratuito, e

terá, um total de 24 horas de aula com certificado de participação.

Inscrições abertas, para se inscrever basta doar alimen-tos não perecíveis, e enviar os dados nome, telefone, Rg, e-mail para [email protected]

Local do Curso Creche Inicio de Luz - Endereço: Rua Oliveira Lima, n 73 Cambuci –SP - iniciodeluz.blogspot.com.br - Aos Sábados - Horário: 10h às 13h

Artigo

A condução das inves-tigações na Operação

Lava Jato parece inclinar--se para um único alvo. A lista da Odebrecht, que acabou vazando, mas que o juiz Sérgio Moro, con-traditoriamente às suas últimas ações, tornou sigi-losa poucas horas depois, demonstra algo difícil de acreditar: a justiça no Brasil é caolha.

Ali, encontram-se nomes de caciques políticos, muitos da oposição, que, certamente, nem serão investigados. Pior: os nomes mais esperados, que supostamente comporiam a lista, estão ausentes delas. Absurdo? Não, não é absurdo, afinal, o que aconteceu no caso também investigado pela Polícia Federal envolvendo o helicóptero com quase meia tonelada de cocaína apreendido no Espírito Santo e pertencente à família Perrella? Todos os envolvidos estão soltos e, pasmem, o helicóptero foi devolvido aos donos.

O que pensar agora da Polícia Federal? Como considerar reta e idônea uma instituição que, tendo os principais líderes políticos da oposição citados nessa lista, quer torná-la sigilosa? Bem, tenho meu palpite, e os leitores podem me cobrar por ele num futuro próximo!

Penso que, logo após o processo de impedimento que culmi-nará na saída da Presidente da República, as investigações não só cessarão, mas também a grande mídia, que nos últimos meses tem insistido no caso, simplesmente se esquecerá do assunto.

Pior é ver que muitos dos que defendem arduamente a ética, a justiça e enchem a boca para cobrar o Governo Federal silen-ciarão quando os mesmos nomes na lista assumirem o país. Afinal, eles serão os heróis responsáveis, de um lado, por acabar com a “roubalheira” e, de outro, por representarem o sentimento salvacionista tosco que ainda permeia a mente de um povo que não consegue se salvar nem de si mesmo.

A justiça, em tese, deveria ser para todos, investigar todos, fazer valer o direito indiscriminadamente. Mas o país, dividido, propiciará indubitavelmente eventos dignos de uma “República das bananas”: algumas cabeças e narizes quebrados, alguns excessos, mas tudo bem! O que importa, na visão de muitos que batem panelas por uma causa e fritam ovos por outras, é que seus desejos, e não o direito, se cumpram. O que pensar de uma República assim?

Sidnei Ferreira de Vares, doutor em Educação pela USP, professor dos Cursos de Filosofia, Pedagogia e História do UNIFAI - [email protected]

República das Bananas

Page 9: Ed 1474

9CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 1º DE ABRIL DE 2016

Escolas e Cursos

Page 10: Ed 1474

10 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 1º DE ABRIL DE 2016

Artigo

Turismo

Qua ndo nó s e s t a mo s assistindo um filme ou

mesmo na vida real e aconte-ce uma catástrofe qualquer, quer seja tsunami, explosão de uma bomba, navio à de-riva, enchentes, sequestro, acidentes automobilísticos e etc, notamos um esforço da maioria em colaborar com o seu próximo e muitas vezes se arriscando por pessoas que não conhece.

Parece existir uma so-l idariedade nata no sen-t imento humano e isto é muito bom. Normalmente nos emocionamos ao ver cenas desta natureza e isto nos faz muito bem. Dá uma sen sação de i r ma ndade incondicional.

Muito difícil acontecer, antes de um navio afundar, de uma pessoa no auxílio a outra, perguntar: você é

Palmeirense ou Corintiano, do Partido Governista ou da Oposição, Judeu ou Árabe, I n g l ê s o u A m e r i c a n o, Brasi leiro ou Argentino, Crente ou Ateu, Evangélico ou Espírita, Dos Jardins ou da Favela?

Ainda bem que isto deve ser raro, mas porque no dia a dia é tão comum o ódio se manifestar tão facilmente, tão de bate pronto?

É preciso separar o Joio do Trigo, pois o preconceito é uma profunda falta de

humanidade. As pessoas boas e ruins estão em todos os lugares.

A palavra Preconceito tem um prefixo “pré” que significa antes, anterior, que quer dizer que faço um conceito prévio. Coloco todos daquele t ime, da-quela religião, daquela cor, daquele partido polít ico, daquele povo como igual e definitivamente isto não é verdade. É uma tremenda desuma n idade, fa lta de empatia e amor ao próximo.

Tempo de Humanidade - O Joio e o TrigoSó posso entender o pre-

conceito se pertenço a um povo e desde o nascimento sou influenciado a ter pre-conceito. Se, desde a tenra idade for ensinado assim e se a maioria ao seu redor alimentar este ensinamento. Mesmo assim, nos dias de hoje, isto pode ser quebra-do, pois a globalização e as informações estão de fácil acesso, bastando querer.

Mas conven hamos! A general ização é fa lta de pensar e de analisar.E as situações extremas que co-loquei ac ima raramente existem

Há alguma justiça em di-zer que todo Muçulmano é terrorista? É mais um gran-de absurdo do preconceito

Quantos palmeirenses casam com corintianos ou cultuam amizades

Código de Defesa do Consumidor (CDC), de

1990, é uma lei progressista que vem mudando a realidade do País. Contudo, as mudan-ças ainda não são tão rápidas como gostaríamos. Práticas abusivas ainda são praticadas aos montes contra a sociedade.

Nesse contexto, a venda casada é uma prática abusiva e se inclui no que podería-mos chamar popularmente de picaretagem. É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços condicionar o fornecimento de produto ou de serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço, bem como, sem justa causa,

Poligamia na venda casada: novo golpe contra o consumidor

a limites quantitativos. O ato é ilícito.

Proibida expressamente pelo CDC, a venda casada tem se tornado uma praga na vida de muitos brasileiros. É uma união forçada, uma violência contra o bolso do consumi-dor. Você quer uma coisa e é obrigado a levar outra junto. E surge agora uma picaretagem ainda mais grave: a poligamia na venda casada. A prática é empurrar não apenas mais um, mas dois, três, quatro produtos, inflando os lucros em cima dos desavisados.

O consumidor entra num grande varejista para comprar um fogão ou geladeira e, por

distração, fecha um contrato em que adquire o bem, um financiamento, um título de capitalização e um seguro residencial. Essa prática tem se tornado cada vez mais comum e leva a venda casada para outro patamar da prática abusiva.

Outro exemplo comum é quando uma instituição financeira, a quem se busca um empréstimo, condiciona a liberação do dinheiro à compra de um título de capi-talização. Isso é uma venda casada porque uma coisa está condicionada à outra.

Tenha cuidado ao assinar qualquer tipo de contrato e leia atentamente todas as cláusulas. Depois, será difícil “chorar o leite derramado”. Ao contrário do que imaginou, você não terá um produto ou serviço em casa, mas qua-tro, e terá de arcar com os custos dessa “poligamia”. Metas e “normas internas da empresa” não têm o poder de revogar o direito do consu-midor. Denuncie ao Ministério Público as empresas que fiz-erem isso.

Lélio Braga Calhau, pro-motor de Justiça de defesa do consumidor do Ministério Público de Minas Gerais. Graduado em Psicologia, mestre em Direito do Estado e Cidadania, palestrante e Coordenador do site e do Podcast “Educação Financeira para Todos”.

Quantos brancos casam com neg ros ou cult uam amizades

Quantos brasileiros ca-sam com argentinos e etc etc etc. Chega de barbárie e de bairrismos. Somos uma Nação só, chamada Terra, em busca de socorro, por uma sobrevivência mais humana. Por mais que você possa me dizer que isto é um sonho e que as coisas aí fora estão perigosas e desuma-nas, não pode ser desculpa para te fazer desumano tam-bém. Tenha personalidade e coragem de pensar e agir acima do primitivismo bár-baro. Sejamos mais pensan-tes, sejamos mais humanos.

Reinaldo David RizkEngenheiro, Coach, Fundador da

Toque de [email protected]

tempodehumanidade.blogspot.com.br

Page 11: Ed 1474

11CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 1º DE ABRIL DE 2016

Bairro

PROMOÇÃO VÁLIDA ENQUANTO DURAR O ESTOQUE

ESTACIONAMENTO CONVENIADO ACADEMIA MONDAY

PICANHA MARFRIG - R$ 34,90/Kg FILÉ MIGNOM FRIGOL - R$ 39,90/Kg(SEM CORDÃO)

PROMOÇÃO

ATÉ 07/04

Aos poucos, o Rock Dog, evento vai ganhando

corpo graças ao apoio de doadores individuais e em-presas. Duas novas forças acabam de abraçar o proje-to: Rotary Club São Paulo Cambuci, apoiando na in-fraestrutura; e Gilmara Monteiro, com a doação de noventa quilos de ração para cães e gatos!

A pre s idente, Pau la Beatriz Loureiro Pires, ex-plica que o Rotary Club São Paulo Cambuci é uma ins-tituição sem fins lucrativos, uma união de profissionais com objetivo de prestar ser-viços gratuitos à população.

“Vamos auxiliar a Rock Dog fornecendo barracas, mesas e cadeiras e, claro,

ROCK DOG comemora novas parcerias

marcando presença no dia do evento”, diz a executi-va. “Uma das ênfases do Rotary International é saú-de pública, razão pela qual apoiamos um evento que pretende orientar a popu-lação quanto à importância da castração de animais e do não abandono.”

Gilmara Monteiro tam-bém justifica seu apoio: “Satisfação pessoal e por acreditar na causa! Ajudo sempre que possível a even-tos assim, mesmo que de maneira anônima, mas sempre com muito prazer!”

As bandas Cosa Nostra Rock, Renda Per Capta e MP3 Trio vão garantir o som de qualidade. A ordem é não deixar ninguém para-do neste concerto musical gratuito, ao ar livre, que tem como principal desafio conscientizar sobre a posse responsável de animais domésticos, adoção e a im-portância da castração.

O protetor independente,

Edu Roz, ativista na luta dos direitos dos animais, vai se encarregar de passar orientações para os que so-nham adotar os animais e mesmo para os que querem intensificar os cuidados de seus animaizinhos.

“Experiência não lhe fal-ta, afinal, como responsável pelo “Anjos da minha vida - Resgates”, ele soma mais de quatro mil resgates de animais, vítimas de maus--tratos e/ou em situação de risco em todo o país”, comenta a idealizadora do Rock Dog, Tania Casseb.

Veterinários da região também confirmaram pre-sença e, como voluntários,

ministrarão palestras sobre cuidados, alimentação, tosa, etc. Tania Casseb destaca também que a subprefeitu-ra da Sé prometeu apoiar a estrutura do evento.

“As cotas de patrocínio continuam abertas”, avisa Tania. “Basta entrar em contato no email [email protected] ou pelo telefone 3341-2511. Falem comigo”

ROCK DOGO que é: evento em

favor da causa animalOnde: Largo do Cambuci

Quando: 16 de abril, das 11h às 16h

Traga 1 kg de ração

Page 12: Ed 1474

12 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 1º DE ABRIL DE 2016

Restaurante

Comer Bem

Velha Guarda

Pizzaria

Pizzaria

Festas

Pizzaria

Carnes

Congelados

A RPDI, Rede de Proteção e Defesa da Pessoa

Idosa realizará o 1º Encontro Plenário de 2016, dia (14) de abril, das 13h00 às 17h00, na UNIP Vergueiro.

O grupo é responsável pela comunicação de par-cerias que visam melhorar

1º Encontro da Rede de Proteção e Defesa as Pessoa Idosaa qualidade de vida da pessoa idosa.

O debate do grupo visa discutir e elaborar propos-tas de políticas públicas na questão do envelhecimento populacional.

A mesa será composta pelo Secretário de Direitos

Ingredientes: 600 g de ricota; pimenta-do-reino a gosto; sal a gosto; 5 ovos (claras separadas);; 6 colheres (sopa)

Muffi m de ricotade azeite; 3 colheres (sopa) de queijo ralado tipo parmesão; 2 colheres (sopa) de amido de milho; 1 colher (sopa) de fari-nha de linhaça (usei dourada); 1 e 1/2 xícara (chá) de leite; 1 lata de atum; 1/2 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo: Misture a ricota amassada aos temperos.

Acrescente as gemas, a man-teiga e o amido. Em seguida, coloque o atum e o queijo ralado. Coloque o fermento e mexa, acrescente as claras batidas em ponto de neve, de-licadamente. Coloque a massa em forminhas de papel ou asse em forma untada Tempo de preparo: 30min. Rendimento: 15 porções

Humanos Eduardo Suplicy, Secretária de Assistência S o c i a l Luc i a n a Te me r, S e c r e t á r i o d e S a ú d e Alexandre Padilha, Vice Prefeita Nádia Campeão e o Prefeito Fernando Haddad.

Simone Filadelfo

Page 13: Ed 1474

13CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 1º DE ABRIL DE 2016

Restaurante

Padaria

Rota

Comer Bem

Água

Page 14: Ed 1474

14 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 1º DE ABRIL DE 2016

Page 15: Ed 1474

15CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 1º DE ABRIL DE 2016

Page 16: Ed 1474

16 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 1º DE ABRIL DE 2016

Saúde

Aulas especiais fazem parte do projeto Top Science, que visa

disseminar o estudo da Ciência entre os estudantes da unidade Aclimação

Durante o mês de março o laboratório de Ciências da Escola Pueri Domus, unidade Aclimação, se transformou em uma verda-deira oficina de combate ao Aedes Aegypti. Alunos do 1º ao 8º ano utilizaram o espaço para estudar o tema e descobrir como evitar a procriação do mosquito transmissor da Dengue, febre Chikungunyae vírus Zika.Além do aprendizado, os alunos levaram para casa uma

Alunos do Pueri Domus estudam Aedes Aegypti e levam para casa informações de combate ao mosquito

importante missão: compartilhar as informações com a família e engajar todos na eliminação de possíveis criadouros.

A aula especial foi prepara-da pelo biólogo Emerson Cleber Bortolin, responsável pelo labo-ratório de Ciências da unidade. “Começamos conversando sobre o ciclo de vida do mosquito, ex-plicando que o ovo se torna larva e se desenvolve quando entra em contato com a água, e o que fazer para evitar que a larva se torne mosquito”, conta.

Para preparar as aulas, Bortolin amparou-se nas recentes pesquisas a respeito do tema em institutos-nacionais e internacionais, como o Instituto Oswaldo Cruz. Utilizando materiais informativos, vídeos e lousa digital, o biólogo adaptou o conteúdo de acordo com a faixa etária, mas todas as turmas receber-am uma tarefa em comum: propor à família que dedique 10 minutos do

dia para investigar possíveis focos na própria casa.

Top Science

A atividade faz parte de um projeto do Pueri Domus, unidade Aclimação,chamado Top Science, que visa disseminar o estudo das Ciências entre os alunos. Ao longo do ano os estudantestrabalharão com um tema científico diferente a cada mês, entre eles: água, poluição, formas de energia, inteligência artificial, etc.

“Estabelecemos para 2016 te-mas geradores que abordem a Ciência de um modo prático e con-textualizado para cada faixa etária. Para tal, utilizamos o laboratório como instrumento mobilizador para o envolvimento dos alunos a estes grandes temas. Desse modo,

estreitamos a ciência à cotidiani-dade do aluno, permitindo o desen-volvimento do caráter investigativo, tão importante para o desenvolvi-mento do indivíduo”, explica Hélia Sanches, diretora da unidade.

O Top Science é um espaço de aprendizagem em que os próprios alunos debatem e elegem os temas a serem abordados durante o ano. “O Aedes Aegypti não poderia deixar de ser o primeiro tema a ser investigado. Muitas descobertas nos aguardam”, diz Hélia.

Sobre a Escola Pueri Domus

Com 50 anos de tradição, a Escola Pueri Domus fundamenta-se em uma proposta pedagógica para o desenvolvimento global dos alu-nos. A instituição busca o equilíbrio entre o desenvolvimento emocional,

cognitivo e social, preparando o indivíduo para novos desafios, in-serindo-o em um universo cultural com responsabilidade e autonomia.

A Escola Pueri Domus está presente em São Paulo com as uni-dades Verbo Divino (Chácara Santo Antônio), Itaim e Aclimação; e em Barueri com a unidade de Aldeia da Serra.

Page 17: Ed 1474

17CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 1º DE ABRIL DE 2016

4 - Jornal do Cambuci & Aclimação SÃO PAULO, 08/08 a 14/08/2014

Saúde

Saúde Pública

Qual será o papel das me-dicinas ancestrais - em

especial a Acupuntura e a Medicina Tradicional

Chinesa diante do avanço da física quântica na área da saúde?

É comum, ao falar de físi-ca quântica e saúde quântica, por exemplo, se deparar com uma enxurrada de compara-ções simplistas, ou reducio-nistas, que pouco ajudam na compreensão do tema. Não gosto de seguir esta linha de raciocínio, entretanto, a física quântica – que existe desde a virada do século passado, 1908 mais precisamente – é o estudo da matéria mais ínfima possível, ou seja, no que ela tem de menor.

A descoberta do átomo, sem dúvida, deu grande salto à ciência, sobretudo à física,

Acupuntura é Medicina Quântica?com o estudo de seu núcleo, elétrons, prótons e nêutrons. Entretanto, as pesquisas não pararam por aí e vieram novas e menores partículas como os pósitrons, neutrinos etc. E, mais ainda, descobriu--se também que, por mais sólida que seja a matéria, de fato é ela constituída, em sua maior parte, de vazios, grandes vazios.

Apenas para se ter ideia, se pegarmos a circunfe-rência de um estádio de futebol como o Maracanã e compararmos seu perímetro externo a um elétron circu-lante, o núcleo deste átomo equivaleria a uma bola de futebol colocada bem no centro do gramado. Todo o restante é área vazia. Pode-se imaginar tamanho espaço vazio em toda a matéria, por

mais sólida que isso possa parecer?

Além disso, Max Plank, já em 1908, ainda que contem-porâneo de Albert Einstein – e que eram amigos inclu-sive – discordava em alguns sentidos do pai da Teoria da Relatividade, sobretudo ao que diz respeito à matéria se organizar por intermédio de pacotes energéticos de-nominados “Quanta”. Cada pacote, quanta, se organiza e se soma em Quantum para que se possa gerar ou construir a matéria. Oras, levando-se isso em conside-ração, costumo perguntar em minhas palestras: - Não seria esta organização de pacotes energéticos em determina-do sentido o que se costu-ma chamar em Medicina Chinesa e em Acupuntura

de meridianos energéticos de órgãos e vísceras? – Se a Acupuntura pode acelerar ou brecar o fluxo energético destes meridianos – e, por conseguinte, de órgãos e funções – não seria uma ati-vidade de saúde de origem quântica?

Não gosto de apresentar--me como dono da verdade e exponho interpretação absolutamente pessoal sobre o que estudei ligado às mais recentes pesquisas científicas que ainda tentam apresentar o átomo como ora partícula, ora onda. Nesse ponto, por enquanto, é muito difícil comprovações práticas, mui-to embora experiências com placas para a reflexão da luz podem indicar que existem universos e planos paralelos. Ao menos isso.

Outro raciocínio e ques-tão proposta em minhas pa-lestras sobre Saúde Quântica é que, se por um lado a medi-cina contemporânea utiliza a quântica em suas máquinas de imagem e diagnósticos – até com recursos nucleares – eu pergunto se o raciocínio médico ainda não perma-nece na fase de Newton e Descartes? – Mais um ponto para se refletir e raciocinar, sem defesa ou posição de donos da verdade. Apenas mais uma questão que gos-taria que o leitor refletisse também.

Dr. João Carlos Baldan atende, em nível ambulato-rial, todas às quartas-feiras na Sociedade Brasileira de Eubiose – SBE. Jornalista, e s c r i t o r , c o l a b o r a d o r do Jornal do Cambuci &

Aclimação, Acupunturista pela Associação Brasileira de Acupuntura – ABA – onde foi professor e diretor – pós--graduado latu sensu em Acupuntura com especia-lização em Psicopatologia pela USP, Dr. Baldan é mas-soterapeuta e terapeuta floral alquímico e frequencial, modernas e atuais técnicas apreendidas após cursos com médicos e terapeutas brasi-leiros à partir de entrevistas em seu programa de TV pela Internet, Salutis, apresentado pelo site www.alltv.com.br.

As consultas devem ser marcadas com Eliana, na se-cretaria do departamento da SBE pelos telefones 3208-9914 e 3208-6699.

Blog: salutis-jcbaldan.blogspot.com

A artrose no joelho é uma doença muito séria que

pode comprometer os movi-mentos e até mesmo impedir que a pessoa execute tarefas simples do dia a dia por conta da dor. Ela também é conhe-cida como osteoartrose ou ostetoartrite.

A artrose do joelho tem se tornado cada vez mais co-mum. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Associação Brasileira de Medicina Física e Reabilitação e Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho, até em 2015, 12,3 milhões de pes-soas irão apresentar dores e

Artrose no joelho pode ser tratada com exercícios físicoslimitações provocadas pela artrose. O problema atinge em grande parte pessoas com mais de 50 anos e que apresen-tam desgaste na articulação.

De acordo com o fisiote-rapeuta Helder Montenegro, especialista em coluna verte-bral, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna – ABRC, diretor do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral e criador da técnica reconstrução músculo--articular da coluna vertebral, a doença não tem cura, porém, pode ser amenizada com fisioterapia e atividade física. “A artrose é uma doença de-generativa das articulações. Ela provoca um desgaste das

cartilagens que cobrem as ex-tremidades ósseas, causando dor e podendo até levar a de-formidades”, explica. As arti-culações mais acometidas são: a coluna vertebral, os quadris e os joelhos. “Diversos são os fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da doença. A herança genética, obesidade, esforço físico, taba-gismo e exercícios de impacto que são repetitivos, são alguns dos causadores”, afirma o Montenegro.

Exercícios físicos e a Fisioterapia para amenizar a dor Os exercícios físicos são uma alternativa para contro-lar a dor da artrose no joelho. Entre os mais indicados estão

para fortalecer os músculos do membro inferior estão: a caminhada, bicicleta e hidro-ginástica. Vale ressaltar que esses exercícios devem ser indicados por um fisiotera-peuta. “Esse tipo de exercício pode ser feito diariamente. Na caminhada, por exemplo, pacientes que dão 1.500 pas-sos em três dias da semana apresentam uma melhora significativa. A fisioterapia também tem um papel muito importante no tratamento da artrose para a recuperação do paciente”, diz o fisioterapeuta.

De acordo com Helder, dentro da fisioterapia é pos-sível utilizar eletrotermo-terapia, alongamentos da

musculatura do quadríceps e isquiotibiais, e manipulações osteopáticas podem ser neces-sárias durante o tratamento da artrose no joelho. “A finali-dade é fortalecer os músculos e ajudar na movimentação de articulações rígidas. Contudo, a cirurgia só é indicada quan-do a dor não é controlada com exercício físico, medicamen-tos e fisioterapia”, finaliza.

Dr. Helder Montenegro, fisioterapeuta, especialis-ta em coluna vertebral, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna – ABRC, diretor do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral e cria-dor da técnica reconstrução

músculo-articular da coluna vertebral.

Site - www.herniadedisco.com.br / www.itcvertebral.com.br

Saúde

4 - Jornal do Cambuci & Aclimação SÃO PAULO, 08/08 a 14/08/2014

Saúde

Saúde Pública

Qual será o papel das me-dicinas ancestrais - em

especial a Acupuntura e a Medicina Tradicional

Chinesa diante do avanço da física quântica na área da saúde?

É comum, ao falar de físi-ca quântica e saúde quântica, por exemplo, se deparar com uma enxurrada de compara-ções simplistas, ou reducio-nistas, que pouco ajudam na compreensão do tema. Não gosto de seguir esta linha de raciocínio, entretanto, a física quântica – que existe desde a virada do século passado, 1908 mais precisamente – é o estudo da matéria mais ínfima possível, ou seja, no que ela tem de menor.

A descoberta do átomo, sem dúvida, deu grande salto à ciência, sobretudo à física,

Acupuntura é Medicina Quântica?com o estudo de seu núcleo, elétrons, prótons e nêutrons. Entretanto, as pesquisas não pararam por aí e vieram novas e menores partículas como os pósitrons, neutrinos etc. E, mais ainda, descobriu--se também que, por mais sólida que seja a matéria, de fato é ela constituída, em sua maior parte, de vazios, grandes vazios.

Apenas para se ter ideia, se pegarmos a circunfe-rência de um estádio de futebol como o Maracanã e compararmos seu perímetro externo a um elétron circu-lante, o núcleo deste átomo equivaleria a uma bola de futebol colocada bem no centro do gramado. Todo o restante é área vazia. Pode-se imaginar tamanho espaço vazio em toda a matéria, por

mais sólida que isso possa parecer?

Além disso, Max Plank, já em 1908, ainda que contem-porâneo de Albert Einstein – e que eram amigos inclu-sive – discordava em alguns sentidos do pai da Teoria da Relatividade, sobretudo ao que diz respeito à matéria se organizar por intermédio de pacotes energéticos de-nominados “Quanta”. Cada pacote, quanta, se organiza e se soma em Quantum para que se possa gerar ou construir a matéria. Oras, levando-se isso em conside-ração, costumo perguntar em minhas palestras: - Não seria esta organização de pacotes energéticos em determina-do sentido o que se costu-ma chamar em Medicina Chinesa e em Acupuntura

de meridianos energéticos de órgãos e vísceras? – Se a Acupuntura pode acelerar ou brecar o fluxo energético destes meridianos – e, por conseguinte, de órgãos e funções – não seria uma ati-vidade de saúde de origem quântica?

Não gosto de apresentar--me como dono da verdade e exponho interpretação absolutamente pessoal sobre o que estudei ligado às mais recentes pesquisas científicas que ainda tentam apresentar o átomo como ora partícula, ora onda. Nesse ponto, por enquanto, é muito difícil comprovações práticas, mui-to embora experiências com placas para a reflexão da luz podem indicar que existem universos e planos paralelos. Ao menos isso.

Outro raciocínio e ques-tão proposta em minhas pa-lestras sobre Saúde Quântica é que, se por um lado a medi-cina contemporânea utiliza a quântica em suas máquinas de imagem e diagnósticos – até com recursos nucleares – eu pergunto se o raciocínio médico ainda não perma-nece na fase de Newton e Descartes? – Mais um ponto para se refletir e raciocinar, sem defesa ou posição de donos da verdade. Apenas mais uma questão que gos-taria que o leitor refletisse também.

Dr. João Carlos Baldan atende, em nível ambulato-rial, todas às quartas-feiras na Sociedade Brasileira de Eubiose – SBE. Jornalista, e s c r i t o r , c o l a b o r a d o r do Jornal do Cambuci &

Aclimação, Acupunturista pela Associação Brasileira de Acupuntura – ABA – onde foi professor e diretor – pós--graduado latu sensu em Acupuntura com especia-lização em Psicopatologia pela USP, Dr. Baldan é mas-soterapeuta e terapeuta floral alquímico e frequencial, modernas e atuais técnicas apreendidas após cursos com médicos e terapeutas brasi-leiros à partir de entrevistas em seu programa de TV pela Internet, Salutis, apresentado pelo site www.alltv.com.br.

As consultas devem ser marcadas com Eliana, na se-cretaria do departamento da SBE pelos telefones 3208-9914 e 3208-6699.

Blog: salutis-jcbaldan.blogspot.com

A artrose no joelho é uma doença muito séria que

pode comprometer os movi-mentos e até mesmo impedir que a pessoa execute tarefas simples do dia a dia por conta da dor. Ela também é conhe-cida como osteoartrose ou ostetoartrite.

A artrose do joelho tem se tornado cada vez mais co-mum. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Associação Brasileira de Medicina Física e Reabilitação e Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho, até em 2015, 12,3 milhões de pes-soas irão apresentar dores e

Artrose no joelho pode ser tratada com exercícios físicoslimitações provocadas pela artrose. O problema atinge em grande parte pessoas com mais de 50 anos e que apresen-tam desgaste na articulação.

De acordo com o fisiote-rapeuta Helder Montenegro, especialista em coluna verte-bral, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna – ABRC, diretor do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral e criador da técnica reconstrução músculo--articular da coluna vertebral, a doença não tem cura, porém, pode ser amenizada com fisioterapia e atividade física. “A artrose é uma doença de-generativa das articulações. Ela provoca um desgaste das

cartilagens que cobrem as ex-tremidades ósseas, causando dor e podendo até levar a de-formidades”, explica. As arti-culações mais acometidas são: a coluna vertebral, os quadris e os joelhos. “Diversos são os fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da doença. A herança genética, obesidade, esforço físico, taba-gismo e exercícios de impacto que são repetitivos, são alguns dos causadores”, afirma o Montenegro.

Exercícios físicos e a Fisioterapia para amenizar a dor Os exercícios físicos são uma alternativa para contro-lar a dor da artrose no joelho. Entre os mais indicados estão

para fortalecer os músculos do membro inferior estão: a caminhada, bicicleta e hidro-ginástica. Vale ressaltar que esses exercícios devem ser indicados por um fisiotera-peuta. “Esse tipo de exercício pode ser feito diariamente. Na caminhada, por exemplo, pacientes que dão 1.500 pas-sos em três dias da semana apresentam uma melhora significativa. A fisioterapia também tem um papel muito importante no tratamento da artrose para a recuperação do paciente”, diz o fisioterapeuta.

De acordo com Helder, dentro da fisioterapia é pos-sível utilizar eletrotermo-terapia, alongamentos da

musculatura do quadríceps e isquiotibiais, e manipulações osteopáticas podem ser neces-sárias durante o tratamento da artrose no joelho. “A finali-dade é fortalecer os músculos e ajudar na movimentação de articulações rígidas. Contudo, a cirurgia só é indicada quan-do a dor não é controlada com exercício físico, medicamen-tos e fisioterapia”, finaliza.

Dr. Helder Montenegro, fisioterapeuta, especialis-ta em coluna vertebral, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna – ABRC, diretor do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral e cria-dor da técnica reconstrução

músculo-articular da coluna vertebral.

Site - www.herniadedisco.com.br / www.itcvertebral.com.br

Page 18: Ed 1474

18 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 1º DE ABRIL DE 2016

RefrigeraçãoDecoração

Construção e Reforma

Serralheria

BoxVidros

Mármores

Mármores

Tapeçaria

Synteko

Telhados

GessoEmpreiteira

Page 19: Ed 1474

19CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 1º DE ABRIL DE 2016

KLABIN ACLIMAÇÃO

VILA MONUMENTO VILA MONUMENTO

KIT NA ACLIMAÇÃO ACLIMAÇÃO

ZONA LINS ACLIMAÇÃO ACLIMAÇÃO CAMBUCI

CAMBUCI

CAMBUCI

ACLIMAÇÃO

VILA MONUMENTO

SOB. JARDIM DA GLÓRIA

ACLIMAÇÃO

ACLIMAÇÃO

IPIRANGA

VILA MARIANA

MOOCA

CAMBUCI

CAMBUCI

ACLIMAÇÃO

AV LINS DE VASCONCELOS

VILA MONUMENTO

ACLIMAÇÃO

CAMBUCI

JARDIM DA GLÓRIA ACLIMAÇÃO VILA MARIANA

SOBRADO- CAMBUCI SOBRADO- CAMBUCI

IPIRANGA

VILA MARIANA

VILA MONUMENTO

IPIRANGA

SOB.PÇA DA ÁRVORE

CAMBUCI

CAMBUCI

CAMBUCI

VILA MARIANA

LOJA CAMBUCI LOJA CAMBUCI

VILA MONUMENTO

ACLIMAÇÃO

KLABIN

VILA MONUMENTO

APTO- R$ 1.800,00Apto, 2dts, sl, coz, armário,

2wcs, dependência de empregada, sem vg.

Ref:4480-39

APTO- R$ 1.800,00 + ENCARGOSApto, 2dts, 2wcs, coz,

dep.empregada, 1vg, 76m. Armários na cozinha!

Ref:4526-68

APTO- – R$ 2.800,00 (PACOTE)Lindo apto, 3dts, st, repleto de

armários, terraço, coz.planejada, wc de empregada, 1vg. Vista

panorâmica!Ref:4255-35-29

APTO- R$ 3.500,00 + 1.000,00 DE CONDOMÍNIO

Apto, 2dts, sendo uma suíte, com armários, coz.americana,

terraço gourmet. 2Vgs!Ref:4580-225

APTO- R$ 2.300,00 + 500,00Apto, 2dts, 1vg, 63a/u, sacada,

prédio novo, primeira habitação. Agende uma visita!

Ref:4776-68

APTO- R$ 2.500,00 (PACOTE)Apto pronto para morar, 1dt, st, sl, coz, wc, repleto de armários,

lazer completo. 1Vg!Ref:4724-35-29

APTO- R$ 2.500,00 + ENCARGOSApto em local nobre, 2dts, sala

com 2ambs, coz, wc, 2vgs. Lazer completo!Ref:4744-35-29

APTO- R$ 2.200,00 (PACOTE)Apto, 2dts, sala c/2ambs,

dep.empregada, 1vg. Vista panorâmica!

Ref:3631-35-29

APTO- R$ 2.300,00 + 550,00 DE CONDOMÍNIO

Apto, 2dts, 70ms, 2vgs, 700 metros do metrô vergueiro.

Ótima localização!Ref:4781-245

APTO- R$ 1.990,00 + CONDOMÍNIO

Apto, 1dt, reformado, vale a pena conhecer. Venda ou

locação!Ref:4302-245

APTO- R$ 1.700,00 + CONDOMÍNIO

Apto, 1dt, sala ampla, wc, coz, a/s. Ótima localização!

Ref:4542-245

APTO- R$ 2.000,00 + CONDOMÍNIO

Apto, 1dt, st, 2vgs, lazer completo!

Ref:4494-245

APTO- em ótima localização,

3dts, st, 2vgs. Lazer total!

Ref:3953- 105

APTO- R$ 1,300,00 + CONDOMÍNIO

Bom apto, 2dts, em bom estado!

Ref:4389-105

APTO- R$ 1.500,00

Apto, 2dts, sala

, coz, a/s, 1vg.

Ref:4739-105

APTO – 3dts, st, wc social,

com armários,

sala com sacada. 2Vgs!

Ref:4382-231-98

R$ 240 MIL

Ótimo local, 35m de a/u,

próximo a condução, aceita

propostas. ref:4532-11

Galpão - 200mt, vão livre,

c/mezanino, sl, wc.

Muito bom!

Ref: 4424-203-19

R$ 450 MIL

Apto, 2dts, 1st, sl ampla, ótima

cz, 70m², 1vg.

Ref:4348-203-19

APTO- R$ 3.550,00 CONDOMÍNIO

Apto, 3dts, suíte, 2sls, copa, coz.planejada, rico em armários,

lazer total. 2Vgs! Ref:4464-11

APTO- VISTA PARA O PARQUE R$ 2.800,00 + 750,00 DE

CONDOMÍNIOApto, 2dts, com st, 2vgs,

totalmente mobiliado.Lazer total Ref:3468-203-19

R$ 2.100,00 + 36,00 IPTU

Sobrado de vila, 2dts, sl, cz,

2wcs e pequeno quintal. 1Vg!

Ref:4072-203-19

R$ 315 MILApto, 2dts, 1vg, 50ms de a/u,

sacada, prédio com lazer. Agende uma vista!

Ref:2193-68

R$ 600 MILÓtimo sob, com 3dts, st, terraço,

closet, copa, coz, dep.empregada, 2vgs. Vale a

pena conferir!Ref:4715-35-29

R$ 585 MILSob, totalmente reformado em

vila, 3dts, st, 2sls, entrada lateral, quintal, 2vgs. Rua

tranquila! Ref:4579-11

550 MIL

Sob, 3dts, 1vg coberta. Òtimo

sobrado, reformado!

Ref:3267-105

Sob, 3dts, st, 1vg, terraço,

sala grande, 2wcs.

Próximo ao metrô!

Ref:4699-68

R$ 480 MILApto, 2dts, suíte, 1vg, 63a/u,

sacada, cozinha com armários. Prédio com lazer de clube!

Ref:4504-68

R$ 345 MIL

Apto, 1dt, 1vg, sl, coz. Rua

Tranquila!

Ref:4723-245

R$ 650 MIL

Lindo sob, com 2dts, sendo uma

st, sl,cz. Ampla, 3 vg.

Ref:4702-203-19

R$ 900 MILSobrado de vila, 3dts, st, sala

com 2 ambientes, lavabo, quintal. 2Vgs!Ref:4505-21

R$ 2.000,00 + 590,00 DE IPTUExcelente loja, 40ms, com porta

de vidro, na avenida lins de vasconcelos!

Ref:3896-225

R$ 750 MILLindo apto, com ampla sala,

3dts, repleto de armários, dependência de empregada,

1vg. Lazer completo!Ref:4748-35-29

Ótimo apto, reformado, bem

localizado, 1dt, 1vg. Próximo ao

parque da aclimação!

Ref:4786-1

R$ 780 MILSob, reformadíssimo, 3dts, 1st,

com terraço, copa, coz planejada, quintal com

churrasqueira. Lindo, próximo ao metrô.

Ref: 4079-225-226

R$ 760 MIL

Sob, 3dts, 1wc, 2sls, cozinha

planejada. 2Vgs!

Ref:4062-21

APTO – PRÓXIMO AO CRUZ AZUL R$ 1.450,00 + 810,00 DE CONDOMÍNIO - Apto em ótimo estado, 2dts, sala com

3ambientes, copa, coz.planejada, dep.empregada, 1vg. Pronto para

morar! Ref:4519-11

APTO- R$1.200,00 + 600,00 DE CONDOMÍNIO

Apto mobiliado, 2dts, sl, cz, wc, sem vg.

Ref:3816-203-19

APTO- R$ 2.00,00 + 500,00 DE CONDOMÍNIO

Apto, 2dts, ampla sl, copa, coz, 2wcs, 1vg. Mobiliado.

Ref:4410-39

PTO- R$ 1.100,00 + 200,00 DE CONDOMINIO + 40,00 DE IPTUApto, tipo studio, prédio novo,

com lazer, próximo de comércio e transporte. Ref:4449-39

Sob, 2dts, sendo 1 com armários,

lavanderia, dep.empregada,

quintal. 1Vg!

Ref:4697-225

R$ 365 MILApto, 2dts, st, 86a/u, sala

p/2ambientes, 2wcs, armários embutidos, próximo ao hospital

cruz azul.Ref:2203-68

R$ 510 MILLindo apto, próximo ao marista

da glória, 2dts, st, 1vg. Fácil acesso a avenida paulista!

Ref:4764-245

PRÓXIMOA O PARQUE DA ACLIMAÇÃO – R$ 550 MIL

Sob, 2dts, 1st, sl, coz.ampla, quintal, porão, 1vg.

Ref:4486-203-19

Casa com terreno de 6,20x24,

2dts, sl, coz, corredor lateral,

pequeno quintal.

Ref:4778-231

Sob, 2dts, sala,

coz, 2wcs, quintal, 1vg!

Ref:4686-105

R$ 4.500,00 + COND. 285,00

Loja com 200ms, na rua basílio

da cunha.

Ref:4678-225

R$ 460 MILÓtimo apto, 2dts, st, coz, todo

com móveis planejados, terraço. Lazer completo!Ref:4682-35-29

R$ 390 MIL

Ótimo apto, 2dts, sala, coz,

2wcs.

Ref:4514-105

R$ 550 MILÓtimo sob, 3dts, 1vg, residencial

ou comércial, próximo ao hospital cruz azul. Venha

conhecer!Ref:4740-245

R$ 695 MIL

Sob, 3dts, 2sts, sala com 2ambs,

coz, copa, quintal. 4Vgs!

Ref:4289-21

Loja ou sala comercial, próximo

ao hospital cruz azul, terreno

5x40 área total 140

Ref:4107-231-98

R$ 830 MILApto em ótima localização, 3dts,

st, coz.americana, repleto de armários, sacada, lazer

completo. 2Vgs!Ref:4196-35-29

R$ 320 MIL

Bom apto, 1dt, sala, coz, área de

serviço.

Ref:4368-105

Ótimo sobrado de vila, próximo

a avenida lins de vasconcelos,

3dts, st, 2sls. 1Vg!

Ref:4550-105

R$ 1.480.000,00Apto de alto padrão, 4dts, 2sts, 3vgs, dep.empregada, 176a/u,

terraço gourmet, fino acabamento.Ref:4396-68

R$ 580 MILApto, 3dts, st, coz, wc, 2vgs.

Móveis planejados. Lazer completo!

Ref:4492-245

R$ 490 MIL

Sob,novo,3dts, sendo 1st, com

terraço, 2vgs, próximo ao metrô.

Ref: 1746-225-226

R$ 990 MIL Sobrado, 3dts, st, 2sls, lav, coz, edícula, churrasqueira, piscina, 4vgs. Imóvel bem localizado!

Ref:4443-21

CAMBUCI

ACLIMAÇÃO LIBERDADE CAMBUCI CAMBUCI IPIRANGA ACLIMAÇÃO KLABIN

CAMBUCI

ZONA LINS

ZONA LINS

GALPÃO - CAMBUCI GALPÃO - CAMBUCI GALPÃO - CAMBUCIGALPÃO - CAMBUCI

IPIRANGA SACOMÃ JARDIM DA GLÓRIA

VILA MARIANA ACLIMAÇÃO JARDIM DA GLÓRIA CAMBUCI

APTO-1.500,00

Apto, em prédio novo,

2dts, 1vg. Lazer!

Ref:2613-105

R$ 600 MILApto, próximo ao parque da

aclimação, 2dts, 1st, com armários, sala 2 ambientes,

c/sacada, 1vg, coz.planejada, lazer total. Lindo!

Ref:4685-11

R$ 600 MILApto, próximo ao parque da

aclimação, 2dts, 1st, com armários, sala 2 ambientes,

c/sacada, 1vg, coz.planejada, lazer total. Lindo!

Ref:4685-11

Galpão, 6x35=220m, pé direito alto, mezanino, coz, porta automatizado, pronto para

trabalhar. Òtimo local!Ref:4197-11

R$ 350 MIL

Apto, 2dts, sl, coz,

vg e lazer.

Ref:2032-203-19

CAMBUCI – R$ 6.000,00Ótima localização, 500ms, bom

para cademia. Lins de Vasconcelos!

Ref:3748-225

R$320 MILApto, 2dts, com 3° opcional, com armários, andar alto, 1vg. Cinco

minutos do metrô!Ref:4521-225-226

CAMBUCI – R$ 3.000,00

Galpão, com 160m², vão livre,

mais escritório, 3wcs, copa, vg!

Ref: 4466-39

R$ 300 MILApto, 2 dts + dep. Empregada,

sala bem iluminada, andar alto,s/vg.

Ref:4571-225-226

CRECI 20995-J

VENDAS * LOCAÇÃO - ADMINISTRAÇÃO DE IMÓVEIS E DEPARTAMENTO JURÍDICO PRÓPRIO

ALUGA

AV. LINS DE VASCONCELOS, 1191 - CAMBUCIESTACIONAMENTO PRÓPRIO NO Nº 1183

VENDA

Page 20: Ed 1474

20 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 1º DE ABRIL DE 2016

Page 21: Ed 1474

21CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 1º DE ABRIL DE 2016

Page 22: Ed 1474

22 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 1º DE ABRIL DE 2016

Page 23: Ed 1474

23CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 1º DE ABRIL DE 2016

Page 24: Ed 1474

24 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 1º DE ABRIL DE 2016

Page 25: Ed 1474

25CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 1º DE ABRIL DE 2016

Page 26: Ed 1474

26 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 1º DE ABRIL DE 2016

VEÍCULOS

C L A S S I F I C A D O S J C & A

A N U N C I E J C & A * 3 3 4 1 - 2 5 1 1

COMUNICADO

SERVIÇOS

A N U N C I E J C & A * 3 3 4 1 - 2 5 1 1

MUDANÇAS E CARRETOSLitoral, Capital e Interior. F: 5061-9646 / 99854-2881 (vivo) / 96721-2010 (oi) / 98352-1089 (tim) / 98921-2266

TRANSPORTEVENDO FUSCA 1969

Cor azul, 1300, documentos em ordem, excelente estado. Tratar F: 94245-9391

VENDO FORD KA GL 2007Motor Rocam, cor prata, documentação em ordem, ipva pago, Tratar F: 2914-7136

RENOVAÇÃO DE LICENÇALB OFICINA E COMERCIO DE ACESSORIOS LTDA – EPP, torna público que solicitou junto a CETESB a Renovação de Licença de Operação para atividade de “Fabricação de mochilas, escolares ou não, de qualquer material”, sito á Rua Francisco Antônio Miranda nº 678 – Bairro: Jardim Belém – CEP: 03809-130 -São Paulo/SP.

COMUNICADORENOVAÇÃO DE LICENÇA

IMMERGUT PINTURAS TÉCNICAS LTDA., torna público que recebeu da CETESB, a renovação de licença de operação, SOB. Nº 45006772 do dia 08/10/2015, para exercer a atividade de pinturas técnicas, cito à Rua Comendador Vicente Lentini, 402, Bairro Cambuci – CEP 01527-070 – São Paulo/SP

10 - Jornal do Cambuci & Aclimação SÃO PAULO, 08/08 a 14/08/2014

Profissional Liberal

Informática

Pet Shop

Bichos LindosAmigosEssa é a dupla Spyke

e Nina a gatinha. Não se largam. Vivem brin-cando e correndo pela casa. São loucos por crianças.

Se você tem um “Bicho Lindo” em casa mande uma foto para essa seção. O email é [email protected] . É gratuito.

Você está preocupado e incomodado com o jeito

de beber de um familiar ou amigo?Saiba que, segundo a Organização Mundial de Saúde, o alcoolismo é uma doença. A cada pes-soa que é dependente do álcool, pelo menos outras quatro são diretamente afe-tadas, seja em casa ou no trabalho. É por isso que o alcoolismo é chamado de doença da família. Todos ficam afetados pelo beber compulsivo do alcoólico e surgem muitos problemas familiares e comportamen-tos disfuncionais por conta desta convivência.

O Al-Anon é uma asso-ciação mundial de homens e mulheres que têm amigos ou

Al-anon/Al-ateen, um recurso para ajudar familiares e amigos de alcoólicos

familiares que apresentam dificuldades com a bebida. Para os adolescentes, há o Alateen, que segue as mes-mas diretrizes do Al-Anon. Ambos representam um recurso efetivo para lidar com a doença, quer ou não o alcoólico tenha procurado auxílio ou reconheça a ex-istência da sua doença.

O a non i m ato é u m princípio do Al-Anon/Alateen, por isso dizemos: “...O que você vê aqui, o que você ouve aqui, quem você vê aqui, deixe que fique aqui”. Assim, as pessoas podem desabafar sobre seus problemas, com sigilo e privacidade. A Associação é gratuita, não aceita con-tribuições de fora e não

mantém vínculos com nen-huma outra entidade. Não se envolve em política e nem em religião, cada um tem o seu Poder Superior no qual acredita. Embora muitas reuniões sejam realizadas em salas de igrejas, não há envolvimento religioso. Em reuniões regulares, os participantes compartil-ham experiências, força e esperança, tendo como base um programa que orienta a atuação da associação em todo o mundo. O objetivo é essencialmente a recuper-ação dos familiares para que possam superar os im-pactos do alcoolismo em suas vidas e desfrutarem de uma vida com qualidade, independente do alcoólico

continuar bebendo ou não. Parar de beber é uma de-cisão dele e poderá buscar ajuda em A. A. ( Alcoólicos Anônimos). A família tam-bém precisa de ajuda. Se você sente que foi afeta-do pela convivência com

um alcoólico, o Al-Anon/Alateen é para você.Venha conhecer o Grupo Al-Anon Cambuci. Nossas reuniões ocorrem todas as quartas-feiras, das 20h às 22h, na Igreja Nª. Srª. da Glória (fun-dos), à Av. Lacerda Franco,

n° 02, Cambuci.É só chegar e entrar, pois estaremos esper-ando você de braços abertos.

Con su lt e t a mb é m o nosso site ou ligue para nossa cent ra l de in for-mações: www.al-anon.org.br / 11- 3228-7425

Bairro

Profissional Liberal Serviço

Informática

A entrega da declaração do IRPF 2016, ano base

2015 termina às 23h59 de (29) abril.

A Receita Federal informa que o contribuinte que entre-gar a declaração com atraso terá de pagar multa no valor mínimo de 165,74 reais, e o

O prazo de entrega do Imposto de Renda 2016 termina esse mês

máximo de 20% referente ao imposto devido.

Esse ano, quem recebeu o total anual de 28.123,1 mil reais em renda tributável será obrigado a declarar.

Indenizações trabalhistas, venda de bens e ações também deverão ser incluídas.

A novidade esse ano é a de-dução do INSS de empregada doméstica no IR 2016.

Todas as informações e programa para declarar e en-viar estão disponíveis no site da Receita.

Simone Filadelfo

Page 27: Ed 1474

27CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 1º DE ABRIL DE 2016

C L A S S I F I C A D O S J C & A

OPORTUNIDADES

CESTAS E FESTAS

EMPREGO

DEDETIZ AÇÃO

QUARTOS E VAGAS

IMÓVEIS VENDE-SE

IMÓVEIS LOCAÇÃO

IMÓVEIS COMERCIAIS

SERVIÇOS

INFORMÁTICA

ANUNCIE JC&A

2157-1352

2157-1358

3341-2511

APARTAMENTO – CAMBUCI03 dorms (suite), sala ampla, cozinha, WC, área de serviço, sacada, lazer completo, 02 vagas. Ligue e confira! R$ 395.000,00 – Ref:2317. Barbosa Imóveis. Fone: 3341-5856 Creci: 20470-j

APTO ZONA CEREALISTAReformado, 54m², 1 dorm, sala, coz, área de serviço, banheiro, prédio s/ elevador. Tratar c/ prop. 99969-4696

COTA CONTEMPLADA Crédito de R$ 300 Mil para imóvel, compra, construção, quitação ou capital de giro, entrada R$ 33 Mil + saldo devedor. Contato c/ proprietário Tel: 11 97017-6744

KITNET LIBERDADER$ 800,00 + R$ 290,00. Fone: 3277-3400

APTO HEITOR PEIXOTO R$ 1.400,00 + R$ 400,00, 2 dorms, sl, coz, banh, á. s. e gar. Fone: 3277-3400

CASA RUA ERCULANIAR$ 1.200,00, 1dorm, sala, coz, banh, a.serv. F: 3277-3400

APTO LACERDA FRANCO R$1.200 + 360,00 + 150,00, 1dorm, sala, coz, banh, 40m², 1 vaga . F: 3277-3400

CASA – CAMBUCI ALTO03 dorms amplos,sl 03 ambs, coz, 02 wcs, quintal amplo, 02 vagas,portão eletrônico + dependência de empregada com 01 dormitório, sl, coz, área de serviço,! Entrar e morar! R$ 3.800,00 – Ref:2371. Barbosa Imoveis. Fone: 3341-5856 . Creci: 20470-j

APARTAMENTO LACERDA FRANCO

140 m² com 03 dorms (Suite), sl ampla, copa/coz, 02wcs, área de serviço, dep de empregada com wc, elevador privativo,02 vagas, lazer completo. R$ 3.500,00) – Ref: 2405. Fone: 3341-5856. Creci: 20470-j

APTO PEQUENO V. MONUMENTO

Quarto e banheiro, térreo, para uma pessoa só, ótimo ambiente, entre a R. Cel. Diogo e Heitor Peixoto, (IPTU + cond. Inclusos), R$ 640,00. F: 99186-6618

PARE DE PAGAR CONDOMINIO e viva com segurança em rua com guarita na Aclimação, 3 dorm, 3 banheiros, c/ garagem, aluguel R$ 3.300,00. Rua Zeferino da Costa, 134 fale com Marc imóveis ref. 2824. F: (11) 3346-8800

CAMBUCI CASA R$ 850,00 01 dormitório, cozinha, banheiro e lavanderia. Fiador ou depósito. R. Mesquita, Tratar F: 11 94944-7977 (manhã)

ALUGO QUARTOc/ pia e banheiro, p/ casal s/ filhos ou solteiro. Rua Lavapés, 518, agendar horário p/ atendimento. F: 97276-8344 hor. coml.

ALUGA-SE QUARTO GRANDEc/ cozinha e banheiro, 45m². Av. Lacerda Franco. F: 99929-0727 Adauto / 97424-4934 Aline

ALUGO QUARTO C/ PIAPróx. Parque da Aclimação, ótimo preço. F: 3277-4105 / 98140-4720 (TIM) / 97985-3544 (oi)

HOSPEDAGEM NO CAMBUCIRua Vicente de Carvalho, 58 (Lgo. Cambuci), suítes masculinas, mobiliadas, Tv a cabo e internet, ambiente maduro e respeitoso. F: 99961-6874 / 3271-4259

ALUGA-SEQuarto, cozinha e banheiro e pia R$ 600,00; Quarto com banheiro e pia R$ 500,00, ideal p/ solteiro Quarto R$ 300,00, R. Vicente de Carvalho, 175, F: 98054-9247

OPORTUNIDADEPara obter estabilidade financeira. Ótimos ganhos, imediato e vitalício, com um pequeno e único investimento. Ligue: 4114-6760 jrmbenefí[email protected]

PRECISO DE MOÇA (MAIOR)P/ trabalhar de balconista, p/ loja de roupas, que more na região. F: 3208-1022

COZINHEIRO (A)Para restaurante self service e la carte, com experiência, morar na região, tratar à Rua Miguel Teles Jr., 599 - Cambuci

PRECISA-SE DE CUIDADORAPara senhora idosa, no período noturno, com referência, Entregar CV na R. Carlos Teixeira de Carvalho, 439 – Cambuci

DOA-SE TECIDOSDe vários tamanhos, p/ instituições ou pessoas que costuram, p/ artesanato, roupinhas, etc, levo no local. F: 99969-4696

LIVROS USADOS – ANTIGOSAceito doação de livros antigos, romance, ficção, auto ajuda, etc, R. Teodureto Souto, 808, F: 3208-7894

ENCANADOR – PEDREIROEletricista e pintor. 30 anos de experiência no ramo. F: 97157-7034/2693-7940

Page 28: Ed 1474

28 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 1º DE ABRIL DE 2016

16 - Jornal do Cambuci & Aclimação SÃO PAULO, 08/08 a 14/08/2014

Cultural AgendaANTONY BRAXTON- DIAMOND CURTAIN WALL QUARTET (USA) – Nesta sexta feira, 08/08, às 21h00, amplamente citado pela crítica espe-cializada como uma das figuras mais representativas na música do século 20 e início do século 21, Braxton tem mais de 100 álbuns lançados desde os anos 1960. Utiliza elementos eletrônicos interativos ao vivo com seu conjunto e se apresenta acompanhado de Mary Halvorson (guitarra e efeitos), Ingrid Laubrock (sax tenor) e Taylor Ho Bynum (trompete, flugelhorn e trombone). Ingressos: R$ 15,00; R$ 25,00 e R$ 50,00. Local: Sesc Pompéia. Rua Clélia, 93. Teatro. Limitação de dois ingressos por pessoa/espetáculo.

R A N DY WESTO N ’S A FRICA N RHYTHMS SEPTET (EUA)- Nesta sexta feira, 08/08, às 21h00, o pianista americado, nascido de pais jamaica-nos apresenta-se em show especial. Weston é pesquisador de ritmos afri-canos e explora a potência percussiva do piano. Para esta apresentação, será acompanhado por Talib O Kibwe (flauta e saxofone), Bill Saxton (saxofone tenor), Robert Trowers (trombone), Santi Debriano (contrabaixo), Neil

Clarke (percussão) e Vincent Bruce Ector (bateria). Ingressos: R$ 18,00, R$ 30,00 e R$ 60,00. Local: Sesc Pompéia. Choperia. Rua Clélia, 93. Limitação de dois ingressos por pessoa.

FANTA KONATÊ, FABIANA COZZA, TIÃO CARVALHO E ANDRÉ SAMPAIO - Cantora e bailarina guineana, Fanta Konatê é filha do Mestre Djembefolá Famoudou Konatê e sua voz tem a beleza e força das Divas Africanas. Sua família é uma das mais representativas da arte tradicional Malinkê, da Região do Hamaná, nas savanas da Guiné, onde surgiram o tambor Djembê e a música dos Griots. Acompanhada pela Troupe Djembedon, seu repertório apresenta tanto os tambores e instru-mentos ancestrais da África e do Brasil. Participações especiais de Fabiana Cozza, Tião Carvalho e André Sampaio. Ingressos: R$ 4,80, R$ 12,00 e R$ 24,00. Local: Sesc Bom Retiro.Teatro. Alameda Nothmann, 185.

T E AT RO – M O ST R A L AT I N O AMERICANA DE TEATRO DE GRUPO MURGA MADRE - Nesta sexta feira, 08/08, às 18h00O Grupo Madre Murga (Uruguai), realiza um passeio pela

música popular uruguaia, a travessia por esse gênero incursiona na vida do homem de carnaval, suas alegrias e penas. Diferentemente do espetáculo carnavalesco, em Murga Madre não há uma multidão no palco, somente dois atores. Também, em contraposição à festa de reis, não há “coros” nem gran-de variedade de figurinos. No entanto, os dois artistas conseguem transmitir o sabor e a intensidade que a cada fevereiro se apoderam dos tablados. Direção de Fernando Toja. Dramaturgia: Pablo Routin. Local: Centro Cultural São Paulo. Sala Jardel Filho. Rua Vergueiro, 1000. Grátis. Retirar ingressos com uma hora de antecedência.

Baseado no Conto de Jeanne Marie em Adaptação

Livre e direção de Fernando Lyra Júnior .

Em uma pequena aldeia da França vive Bela, uma jovem inteligente que é con-siderada estranha pelo mora-dores da localidade, e seu pai, Maurice, um inventor que é visto como um louco. Ela é cortejada por Gaston, que quer casar com ela. Mas ape-sar de todas as jovens do lu-garejo o acharem um homem bonito, Bela não o suporta, pois vê nele uma pessoa pri-mitiva e convencida. Quando o pai de Bela vai para uma feira demonstrar sua nova invenção, ele é atacado por

A Bela e a Fera

lobos. Desesperado, Maurice procura abrigo em um caste-lo, mas acaba se tornando pri-sioneiro da Fera, o senhor do castelo, que na verdade é um príncipe que foi amaldiçoado por uma feiticeira quando ne-gou abrigo a ela. Quando Bela sente que algo aconteceu ao seu pai vai à sua procura. Ela chega ao castelo e lá faz um acordo com a Fera: se seu pai

fosse libertado ela ficaria no castelo para sempre. A Fera concorda e todos os “morado-res” do castelo, que lá vivem e também foram transfor-mados em objetos falantes, sentem que esta pode ser a chance do feitiço ser quebra-do. Mas isto só acontecerá se a Fera amar alguém e esta pessoa retribuir o seu amor, sendo que isto tem de ser

rápido, pois quando a última pétala de uma rosa encantada cair o feitiço não poderá ser mais desfeito. A Bela e a Fera uma linda e encantadora história adaptada, dirigida e produzida por Fernando Lyra Jr. com muita música, grandiosos cenários, lindos fi-gurinos, produção luxuosa e 07 Atores que interpretarão 15 personagens . Aos domingo as 17:30 hs

TEATRO RUTH ESCOBAR – sala Dina Sfat - Rua dos

Ingleses, 209 – Tel 3289 23 58, domingos 17:30 horas. R$ 40,00,

60 minutos, 2 anos .

Cultural

Apresentação única e gratuita faz parte da Série Concertos,

no sábado, dia 9 de abrilO Sesc Vila Mariana traz ao

seu Auditório o Dolce Anima, para participar do recorte “O Sacro e O Profano” da Série Concertos. O con-certo, intituladoAmérica Barroca, acontecerá às 18h30 do sábado, 9 de abril e terá um repertório composto por villancicos, um gênero de música devocional da península ibérica. A apresentação é gratuita.

A proposta da Série Concertos é a difusão da música erudita, bus-cando aproximar o público em um processo de ampliação de repertório e formação musical. Busca ampliar o diálogo entre formas, estilos, gêneros e estéticas diversas sem criar rela-ções hierárquicas entre as produções de cada período, valorizando assim a diversidade presente no universo cultural da música de concerto.

A cada semana, sempre aos sába-dos, a Série Concertos proporciona um mergulho em um aspecto desse universo, seja ele um repertório espe-cífi co, uma formação instrumental

ou um período histórico. Durante o bimestre março/

abril, a série é dedicada ao tema O Sacro e O Profano. Os repertórios propõem uma visão panorâmica de obras alinhadas com esses conceitos na música ocidental, e também estabelecer uma comparação entre os dois tipos de repertório, não apenas pela oposição, mas também pela aproximação de seus elementos musicais. Os concertos apresentam desde repertórios do século XIV, até a música eletroacústica, em um amplo e variado panorama da música erudita.

Grupo Dolce Anima traz a música religiosa da península ibérica ao Sesc Vila Mariana

O grupo Dolce Anima dá pros-seguimento às apresentações no dia 9, com o concerto América Barroca. O programa apresenta um repertó-rio de villancicos, gênero de música religiosa e devocional cultivado na península ibérica e que foi tra-zido para a América hispânica e portuguesa.

As origens dos villancicos são as canções singelas, executadas nas villas, e que inspiraram diversos compositores nas criações de me-lodias harmonizadas. Na América, os villancicos eram cantados na

liturgia e nas festas populares ligadas à devoção religiosa. Com o tempo, os textos e as músicas adquiriram elementos muito jo-cosos e dançantes, o que levou a Igreja a proibi-los em meados do século XVIII. No repertório de América Barroca, destaque para as obras de Juan de Araujo e Gaspar Fernandes.

O Dolce Anima é formado por um grupo vocal (Viviana Casagrandi, Clarissa Cabral, Guga Costa, Ruben Araújo, Sabah Teixeira), dois violinos (Clara

Sawada e Marcos Held), viola da gamba (Iara Ungarelli) e cravo (Pedro Augusto Diniz), sob direção musical de Roberto Rodrigues, também responsável pela pesquisa e regência. A apresentação é gratuita. Retirada de ingressos com uma hora de antecedência na Central de Atendimento do Sesc Vila Mariana.

Sesc Vila MarianaRua Pelotas, 141, São Paulo - SP

Informações: 5080-3000sescsp.org.br

Facebook, Twitter e Instagram: /sescvilamariana