economia lista

3

Click here to load reader

Upload: matheus-bastos

Post on 26-Jul-2015

2.419 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Economia Lista

1- Defina: Produto, insumos e função de Produção

Produto: São os fatores adquiridos pela empresa, onde são transformados em produtos para a venda no mercado.

Insumos: São os fatores de produção que a empresa utiliza, de forma produzir o bem ou serviço final.

Função de Produção: A função produção permite o empresário utilizar da maneira mais eficiente e combinar os fatores e, consequentemente obter a maior quantidade produzida do produto.

2- Explique o significado da Lei dos Rendimentos Decrescente

Elevando-se a quantidade do fator variável, permanecendo fixa a quantidade dos demais fatores, a produção inicialmente aumentara as taxas crescentes, a seguir, depois de certa quantidade utilizada do fator variável, continuara a crescer, mas a uma taxa decrescente, a produção total chegará no Maximo para depois decrescer.

3- Defina produto total, produto marginal e produto médio

Produto total: É a quantidade do Produto que se obtém da utilização do fator variável, mantendo-se fixa a quantidade dos demais fatores.

Produto Marginal: É a variação do produto total e a variação da quantidade utilizada do fator

Produto médio: É o resultado do quociente da quantidade total produzida pela quantidade utilizada desse fator.

4- Explique por que a maximação dos lucros ocorre onde a receita marginal iguala ao custo marginal.

Suponhamos que a empresa esteja num ponto de produção onde a receita marginal supera o custo marginal (RMg>CMg). Neste caso o empresário terá interesse em aumentar a produção. Agora suponhamos que a receita marginal é menor que o custo marginal ( RMg<CMg). O empresário terá interesse em diminuir a produção pois o custo esta saindo maior que a receita. Por consequência o empresário fabricara a quantidade de seu produto no ponto em que RMg=CMg, pois nesse caso seu lucro total será Maximo.

5- Mostre as diferenças entre a visão econômica e a contábil - financeira dos custos de produção.

Podemos dizer que a visão economica é mais genérica, olhando mais o mercado (o ambiente externo da empresa), enquanto a contábil - financeira a preocupação centra-se mais no detalhamento dos gastos da empresa.

As principais diferenças:(Custos de oportunidade e custos contábeis, externalidade, custos e despesas)

Page 2: Economia Lista

6- O que é Fronteira de Possibilidade de Produção.

A fronteira de possibilidade de produção (FPP) dá-nos as combinações máximas de produção que podem ser obtidas por uma economia dados os conhecimentos tecnológicos e a quantidades de fatores de produção disponíveis.

7- Leis dos Custos Crescentes de Produção

Á medida que se aumenta a produção de um bem, o custo de produção de quantidades adicionais desse bem aumenta em termos da produção do outro bem a que se renuncia, ou seja, mede o custo de produção de um bem em termos da produção alternativa a que se renuncia.

8- Formato da curva de custo médio de longo prazo.

O formato de U da curva de custo médio de longo prazo deve-se as economias de escala, com todos os fatores de produção variando incluindo o próprio tamanho ou escala da empresa, enquanto o formato de U do custo médio de curto prazo deve-se à lei dos custo crescente (lei dos rendimentos Decrescentes), que supõe um fator fixo de produção.

9- Equilíbrio de Produção

Corresponde á posição em que este maximiza o seu lucro, não tendo portanto incentivo alterar as quantidade produzidas ou os preços em vigor, em outras palavras é quando a receita marginal iguala ao custo marginal (RMg=CMg), nesse ponto o lucro é total.

10- Caracterize o mercado concorrencial. Que regra o empresário segue para maximizar seus lucros.

É um tipo de mercado em que há um grande numero de vendedores, de modo que a saída de uma empresa do mercado, não afetará as demais. A maior parte dos modelos existentes pressupõe que as empresas maximizem seu lucro, o que corresponde ao nível de produção no qual a receita marginal iguala ao custo marginal.

11- O que é lucro normal ? e lucro extraordinário?

Normal: Representa a remuneração implícita do empresário, seu custo de oportunidade, ou seja, o que ele ganharia se aplicasse seu capital em outra área.

Extraordinário: É quando a receita marginal supera o custo marginal.

12- Explique monopólio e oligopólio.

No monopólio existe de um lado apenas um único empresário, e do outro lado, todos os consumidores. Não há portanto concorrência nem produtos substitutos. Neste caso, ou os consumidores se submetem as condições impostas pelo vendedor, ou deixa de consumir. A maximização dos lucros é obtida igualando a receita marginal com o custo marginal.

No oligopólio, a estrutura é normalmente caracterizada por um pequeno numero de empresas que dominam a oferta de mercado. No oligopólio, tanto as quantidades ofertadas quanto os preços são

Page 3: Economia Lista

fixados entre empresas por meio de um cartel. Cartel é uma organização(formal ou informal) de produtores dentro de um setor que determina a política de preços.

13- O que vem a ser monopólio bilateral?

É quando uma empresa compra só um tipo de material de outra empresa que só fabrica esse tipo de material.