economia, costumes e religião de uma das primeiras civilizações: a fenícia

9
Aracruz 2014 Feníc ia

Upload: carlos-daniel-souza-martins

Post on 24-Jun-2015

2.036 views

Category:

Education


1 download

DESCRIPTION

Estes slides trazem um pouco da Fenícia, uma das primeiras civilizações do mundo. Traz um pouco sobre sua religião, sobre sua economia e etc.

TRANSCRIPT

Page 1: Economia, Costumes e Religião de uma das Primeiras Civilizações: A Fenícia

Aracruz2014

Fenícia

Page 2: Economia, Costumes e Religião de uma das Primeiras Civilizações: A Fenícia

Fenícia

Alunos:

Bárbara Resende RangelCarlos Daniel de S. MartinsDhienyfer Stéfany O. de FreitasGabriela LimaLucas RibeiroLucas SantosNathalia LombardiThuanny Lourette

1º Ano A – Eletrotécnica.

História - Eliana

Page 3: Economia, Costumes e Religião de uma das Primeiras Civilizações: A Fenícia

Região O solo da região era árido e em virtude de sua pequena extensão de terra os fenícios se dedicaram muito pouco à agricultura, mas as montanhas do Líbano, que circundavam a Fenícia e que serviam de defesa contra possíveis povos invasores vindos do interior, presentearam esses povos com grandes riquezas naturais como o cobre, o cedro e matérias resinosas que ali existiam.

Page 4: Economia, Costumes e Religião de uma das Primeiras Civilizações: A Fenícia

Religião A religião dos fenícios era politeísta e antropomórfica. Os fenícios conservaram os antigos deuses tradicionais dos povos semitas:Cada cidade possuía seu próprio panteão adorando o seu Baal (deus) e sua Baalit (Deusa). Estes deuses eram mais conhecidos pelos seus títulos: Adôn, em grego, Adônis (senhor) adorado por Biblos; Melcart (Rei da Cidade) e Tanit adorados em Tiro;Eshmun (deus da saúde) adorado em Sidón;Astartéia ou Ista deusa dos bens terrestre, do amor, da primavera, da fecundidade e da alegria; Baalat (dama) muito associada a Baal. A divindade era frequentemente representada por pedras (bétilos), erguidos em altares nas partes mais altas da cidade.

Obs: Para aplacar a ira dos deuses sacrificavam-se animais. E, às vezes, realizavam-se terríveis sacrifícios humanos.

Page 5: Economia, Costumes e Religião de uma das Primeiras Civilizações: A Fenícia

Economia

A principal atividade econômica dos fenícios era o comércio. Por sua vez, importavam de várias regiões produtos como metais, essências aromáticas, pedras preciosas, cavalos e cereais.Considerável parte dos produtos comercializados pelos fenícios provinha de suas oficinas artesanais, que dedicavam à metalurgia (armas de bronze e de ferro, jóias de ouro e de prata, estátuas religiosas). à fabricação de vidros coloridos e à produção de tintura de tecidos.

Page 6: Economia, Costumes e Religião de uma das Primeiras Civilizações: A Fenícia

Destaque Comercial

Em razão dos negócios comerciais, os fenícios desenvolveram técnicas de navegação marítima, tornando-se os maiores navegadores de Antiguidade. Desse modo, comerciavam com grande número de povos e em vários lugares do Mediterrâneo, guardando em segredo as rotas marítimas que descobriam.

Page 7: Economia, Costumes e Religião de uma das Primeiras Civilizações: A Fenícia

O Alfabeto Fenício Em função dos diversos contatos comerciais que mantinham com diferentes povos, os fenícios sentiram necessidade de um meio prático para facilitar a comunicação. Pressionados por essa necessidade, os fenícios desenvolveram uma das mais fabulosas invenções da história humana: o alfabeto.

O alfabeto fenício era composto por 22 sinais, sendo, mais tarde, aperfeiçoado pelos gregos, que lhe acrescentaram outras letras. O alfabeto grego deu origem ao alfabeto latino, que é o mais utilizado atualmente.

Page 8: Economia, Costumes e Religião de uma das Primeiras Civilizações: A Fenícia

Artesanato Sua arte mais típica é representada nos escaravelhos de jaspe verde, encontrados principalmente nos cemitérios cartagineses da Sardenha e de Ibiza. No período helenístico, destacaram-se na confecção de sofisticados sarcófagos de mármore e ficaram famosos como artistas e artesãos, mas poucos trabalhos em larga escala sobreviveram até nossos dias. No entanto, graças à sua atividade mercantil, os pequenos artefatos chegaram a se difundir pelo mundo mediterrâneo, muitos deles encontrados em escavações. Sobressaíram-se também na confecção de objetos de luxo, como joias, estatuetas, garrafas de vidro e alabastro, caixas de marfim e recipientes de bronze.

Page 9: Economia, Costumes e Religião de uma das Primeiras Civilizações: A Fenícia

Curiosidades da Fenícia

*Por conta das atividades comerciais, eram exímios navegadores e foram os primeiros a contornarem a África segundo Heródoto;

*Após dominarem o comércio Mediterrâneo, fundaram colônias no norte da África, em Cartago, e a Costa Africana, em Cádiz;*Os fenícios criaram um corante que podia tingir roupas. Púrpura, até hoje não se sabe;

*Nos portos de Tiro e Biblos, alguns fenícios vendiam seus filhos para servirem de escravos;