econômicas e profissionais - michael page · seu aliado estratégico. por isso, estamos dedicando...

10
Estudo de perspectivas Econômicas e Profissionais da América Latina 20 20 Part of

Upload: others

Post on 29-Sep-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Econômicas e Profissionais - Michael Page · seu aliado estratégico. Por isso, estamos dedicando este último capítulo aos aspectos a serem levados em conta ao pensarmos em atrair

Estudo de perspectivasEconômicas e Profissionais

da América Latina

2020

Part of

Page 2: Econômicas e Profissionais - Michael Page · seu aliado estratégico. Por isso, estamos dedicando este último capítulo aos aspectos a serem levados em conta ao pensarmos em atrair

No PageGroup, estamos empenhados em acompanhar os nossos clientes em todas as etapas dos seus processos de gestão de pessoas e em ser um aliado estratégico das empresas na tomada de decisões eficazes.

Todo início do ano, tendo em conta que as empresas dão especial ênfase às projeções dos seus objetivos e planejamento, apresentamos a sétima edição do estudo "Perspectivas Econômicas e Profissionais 2020".

Durante os meses de novembro e dezembro de 2019, realizamos uma pesquisa com mais de treze mil executivos, profissionais e líderes empresariais de diferentes países da América Latina, com ênfase especial naqueles onde PageGroup tem a maior presença: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru.

Na elaboração deste estudo foi utilizada uma metodologia quantitativa e qualitativa, que nos permitiu conhecer as perspectivas econômicas e profissionais da região.

Com esta premissa, procuramos fornecer aos leitores dados relevantes para ajudá-los a compreender, de uma perspectiva regional, os possíveis movimentos de mercado que possam ter impacto nos seus negócios.

Editorial

Page 3: Econômicas e Profissionais - Michael Page · seu aliado estratégico. Por isso, estamos dedicando este último capítulo aos aspectos a serem levados em conta ao pensarmos em atrair

Completamente de acordo

Completamente em desacordo

Discordo de algumas medidas, mas sinto-me confortável

2019 foi um ano marcado por turbulências sócio-políticas, econômicas e ambientais, mediadas pelas comunicações digitais. Os movimentos sociais no Chile e na Colômbia, a renúncia do presidente boliviano, a posse dos novos presidentes da Argentina e Brasil e os dias de marchas massivas na Venezuela, foram algumas das notícias que marcaram a agenda do ano; assim como as relações econômicas entre as duas potências mundiais China e Estados Unidos.

As manifestações dos movimentos sociais tiveram um impacto importante na economia regional, em muitos casos provocando uma contração do mercado e acelerando processos inflacionários que impactaram diferentes setores industriais.

O presente estudo revelou ainda que, como consequência da implementação de certas medidas do governo local, houve uma rotação de talentos, que teve impacto direto nas vendas e nas receitas dos diferentes setores industriais, gerando uma insatisfação geral com as decisões tomadas pelos seus respectivos líderes políticos.

Em relação a isto, os países com maior taxa de descontentamento salarial foram a Argentina (71%), o Peru (69,3%) e o Brasil (64,1%), onde, em média, a última revisão salarial foi há 6 ou 12 meses.

É o caso do México, que mostrou maior oposição a esta questão, já que 78% dos tomadores de decisão pesquisados consideram-se em desacordo com as medidas tomadas pelo seu governo. Por outro lado, a Colômbia apesar de mostrar 72,4% de discordância com algumas medidas, em geral se sente confortável com as políticas econômicas.

América latina,um novo ponto de partida

De acordo com o seu salário

Percepção política do governo vs. Desenvolvimento industrial

Em nível empresarial, muitas empresas tiveram de contornar as dificuldades por meio de cortes orçamentais ou de pessoas, o que levou seus funcionários a procurarem novas oportunidades de emprego, concentrando-se principalmente no aumento dos salários.

35.5%64.5%

Não Sim

47.3%

42.2%

10.5%

Page 4: Econômicas e Profissionais - Michael Page · seu aliado estratégico. Por isso, estamos dedicando este último capítulo aos aspectos a serem levados em conta ao pensarmos em atrair

2020

Com base em uma análise da situação regional durante 2019 e das medidas restritivas tomadas pelos vários governos para impulsionar as economias locais, o foco para 2020 na região é uma estratégia generalizada, centrada na melhoria da produtividade nos vários setores, a fim de aumentar as vendas e faturamento. Neste sentido, as empresas visam uma gestão cautelosa e moderada dos seus recursos, concentrando-se especialmente na atração de investidores e na retenção de talentos.

Os 23% que procuram trabalho pertencem, principal-mente, ao Brasil, Colômbia e Chile. Este grupo de entrevis-tados reflete a economia local, e as oportunidades de emprego limitadas são as principais dificuldades para conseguir uma recolocação.

Os setores onde o desemprego é mais alto são: Serviços Gerais e Negócios; Construção Civil, Construção e Imobiliário e Varejo e Vendas Diretas.

• Ausência de políticas a favor dos trabalhadores 2.6%• Estável 11,3%• Falta de maiores oportunidades de emprego 20,8% • Instável 31,1% • As oportunidades existem, mas as condições salariais são muito baixas 34,2%.

Atrair e reter talentos merecem uma atenção especial, pois apesar de 77% dos entrevistados já estarem trabalhando, eles estão abertos à possibilidade de mudança.

Impacto das políticas governamentais no desenvolvimento industrial

Impacto econômico nos negócios

Percepção do mercado de trabalho

Situação político-econômica vs. Desemprego

A minha capacidade de endividamento aumentou em

Aumento dos meus consumidores em

Eu tive que fazer um corte no pessoal

Aumentou o meu endividamento

Diminuição dos meus consumidores

Aumento de minhas vendas e lucros

O investimento do meu setor foi reduzido

Não sofri nenhuma mudança significativa

Diminuição de minhas vendas e lucros

Não sabe/ Não respondeu

Houve impacto

83.3% 10.1% 6.6%

Não Houve impacto Não sabe/Não respondeu

4.3%2.8%

33.9% 8.5%

22.9%

16.1%

5.3%

1.8%1.2%3.2%

Page 5: Econômicas e Profissionais - Michael Page · seu aliado estratégico. Por isso, estamos dedicando este último capítulo aos aspectos a serem levados em conta ao pensarmos em atrair

De acordo com o Banco Mundial (1), e apesar do contexto sócio-político e econômico, estima-se que, em 2020, haverá uma aceleração do crescimento de 2,5 %, em comparação com 1,7 % em 2019. Embora estes números ainda estejam um pouco abaixo do esperado, eles são um alívio ao baixo crescimento econômico esperado em todo o mundo.

Da mesma forma, apesar da incerteza política e econômica na região, a Moody's Investor Service (2) prevê que os bancos na América Latina permanecerão estáveis e que serão feitos investimentos significativos, embora a percepção macroeconômica tenda a ser moderada, mantendo as tendências dos últimos anos.

67,7% dos gestores e líderes empresariais entrevistados são otimistas e consideram que a gestão passada foi positiva nas suas operações, apesar do contexto. Eles preveem que os indicadores macroeconômicos para este ano irão se comportar da seguinte forma:

• Serviços Gerais e Negócios• Construção / Edificação / Bens Imóveis• Assistência Médica / Farmacêutica • Banco / Finanças / Crédito / Seguros• Tecnologia / Digital Business / Aplicativos Mobile

Os investimentos irão priorizar, principalmente, a expansão das operações, a implementação de tecnologias e a inovação nos processos produtivos, além daqueles projetos que melhoram a produtividade. Isso indica um cenário conservador, no qual o objetivo é trabalhar melhor com os recursos e ferramentas que as empresas possuem.

Quando questionados sobre estes números, 66,5% estimam que os investimentos programados para este ano serão iguais ou superiores aos do ano passado e os 33,4% restantes foram conservadores e indicaram que serão inferiores em comparação com a gestão do ano passado.

Entre os setores que este grupo considera que terão maior investimento, destacam-se aqueles em que se observou maior desemprego, como Serviços Gerais e Negócios; Construção Civil, Construção Civil e Imobiliário; com clara intenção de reverter a tendência do mercado.

Prognóstico macroeconômico 2020 vs. 2019

Percepção Macroeconômica

LATAM < 2019 > 2019= 2019

Inflação 19.4% 41.6% 39.0%

37.7% 35.4% 26.9%

10.4% 29.1% 60.5%

42.2% 29.2% 28.6%

19.4% 30.0% 50.6%

Taxa de juros

Taxa de Desemprego

Produto Interno Bruto

Câmbio do dólar

Durante este ano, a agenda dos CEOs se concentrará em enfrentar crescimento econômico mais moderado, por meio de estratégias empresariais que levem em conta a situação global, buscando aumentar e incentivar o consumo, desenvolver novos canais de comunicação com seus clientes e otimizar seus processos através da transformação digital.

As prioridades de investimento para 2020 serão:

Setores mais atrativos para investimento:

29.5%19.5%

3.3%3.4%

2.3%

44.0%30.6%

5.1%12.8%

0.1%7.5%

6.5%

10.4%9.6%

8.4%7.1%

Expansão das Operações

Inovação / Novas Tecnologias

Projetos de Aumento de Produtividade / Vendas internas / Marketing Inbound

Lançamento de novos produtos ou serviços

Expansão da força de vendas em

Logística / Infraestrutura

Formação de Pessoas / Treinamento / Educação

Recrutamento de Pessoas

Pesquisa e Desenvolvimento

Publicidade / Marketing / Online Ads

Enfrentar o baixo crescimento econômico global

Aumento / Incentivo ao consumo e meus consumidores

Gerar processos de digitalização, comunicação e transformação tecnológica

Criar novos canais de comunicação com os clientes

Nenhum

Outros

1. Banco Mundial. “América Latina e Caribe: panorama geral” <https://www.bancomundial.org/es/region/lac/overview>2. Moody’s Investor Service. “Perspectivas estáveis para os bancos latino-americanos em 2020, apoiadas por uma alta rentabilidade e qualidade estável dos ativos” <http://www.moodys.com/ researchdocumentcontentpage.aspx?docid=PBC_1207005>

Page 6: Econômicas e Profissionais - Michael Page · seu aliado estratégico. Por isso, estamos dedicando este último capítulo aos aspectos a serem levados em conta ao pensarmos em atrair

No PageGroup, como especialistas em recrutamento e seleção, sabemos que o motor do sucesso de uma empresa é baseado na qualidade e no comprometimento de seus funcionários.

Encontrar o talento certo e fazer sua gestão da melhor maneira é um dos principais desafios das empresas, e é aí que pretendemos contribuir com a nossa experiência, nos tornando seu aliado estratégico.

Por isso, estamos dedicando este último capítulo aos aspectos a serem levados em conta ao pensarmos em atrair e reter talentos durante este ano.

A fim de tornar o processo de contratação uma realidade, os empregadores farão grandes esforços para encontrar profissionais que estejam focados na resolução de problemas, habilidades de tomada de decisão e inteligência emocional.

As empresas estão procurando ter uma equipe eficiente e produtiva com um número de funcionários mais estável. Este cenário está presente sobretudo em empresas multinacionais dos seguintes setores:

• Serviços Gerais e Negócios• Tecnologia / Digital Business / Aplicativos Mobile • Construção Civil / Bens Imóveis• Metalurgia / Automobilística

As áreas que apresentarão maior demanda para 2020 serão Vendas, Operações e Tecnologia, que estão desde 2018 em expansão e priorizando a busca de profissionais. Por outro lado, como resultado do contexto macroeconômico, 35% das empresas consultadas estão considerando uma redução em sua força de trabalho. Essas empresas pertencem aos seguintes setores:

• Equipamentos Industriais / Suprimentos / Montagens• Assistência Médica / Farmacêutica / Ambiente

2020, um bom momento para atrair talentos?

Atrair vs. Reter

Competências mais valorizadas pelas empresas

Atualmente, 38% das empresas pesquisadas possuem processos seletivos abertos, para contratação permanente, principalmente para preenchimento de vagas de reposição.

Olhando para o cenário brasileiro, 56,6% das empresas não consideram aumentar seu pessoal e 81,2% planejam fazer uma redução de pessoal no primeiro semestre. Embora estes números não pareçam muito otimistas, podemos estar diante de uma mudança de paradigma, na qual as empresas começam a optar por contratações temporárias.

Além disso, é enfatizada a importância do trabalho em equipe, um perfil inovador e empreendedor, autonomia e resiliência.Embora a tendência indique que as competências transversais serão um aspecto valorizado durante os processos de seleção, a partir de agora, não se deve perder de vista o conhecimento técnico, pois quase 60% dos líderes empresariais estão parcialmente satisfeitos com a formação da sua equipe.

Para as empresas, a falta de formação e experiência profissional é uma das maiores dificuldades na procura de talentos, seguida da falta de compromisso dos colaboradores com a empresa e das dificuldades da área de RH em encontrar o perfil adequado.

Experiência e formação de equipe

Parcialmente satisfeito

Totalmente satisfeito

Parcialmente insatisfeito

Totalmente insatisfeito

57.6%30.4%

11.4%

0.6%

Solução de problemas

Tomada de decisões

Inteligência emocional

1°2°3°

Page 7: Econômicas e Profissionais - Michael Page · seu aliado estratégico. Por isso, estamos dedicando este último capítulo aos aspectos a serem levados em conta ao pensarmos em atrair

Outros aspectos limitantes ao iniciar um processo de busca e seleção de talentos são: a alta competitividade do mercado de trabalho atual, não ter uma equipe de RH que tenha as ferramentas e o tempo para se dedicar ao processo de seleção, oferta de trabalho pouco atrativa, má localização física da empresa ou falta de conhecimento dos canais para encontrar candidatos.

A retenção de talentos será sempre um desafio em um contexto global em constante mudança. Neste sentido, os líderes empresariais da região sabem que já não basta oferecer um bom salário, mas que, para atrair e reter os seus talentos, devem também oferecer-lhes um interessante pacote de benefícios.

Os profissionais esperam hoje que os empregadores promovam a formação, a flexibilidade de trabalho e outros benefícios não remunerados.

As informações do lado dos candidatos indicam que 73% dos profissionais entrevistados planejam mudar de emprego nos próximos meses, entre os quais, 56% estimam que o farão durante o primeiro semestre. Seguindo a tendência dos anos anteriores, os setores que projetam maior mobilidade são:

• Operações / Instalações / Compras• Contabilidade / Finanças / Vendas• Tecnologia da Informação / Digital / Inovação• Administração

Como resultado, as empresas que oferecem melhores condições salariais, desafios profissionais atraentes e um bom ambiente de trabalho terão mais chances de atrair e reter talentos.

Outros aspectos que os profissionais destacaram ao avaliar uma mudança de emprego estão ligados à reputação da empresa, à possibilidade de crescimento profissional, à aprendizagem de novas competências, aos benefícios oferecidos pelo seu empregador e à proximidade com a equipa de liderança.

Quando questionados sobre as áreas em que gostariam que seus atuais empregadores investissem mais durante 2020, os profissionais pesquisados destacaram:

0.6%

Mobilidade interna vs. Externa

Ferramentas tecnológicas (telefone celular, computador) 65,8%

Trabalho remoto 38.6%

Flexibilidade de horário 62.9%

Plano de saúde e seguro de vida 58,2%

Empréstimos ou adiantamentos de salário 32,1%

Outro 18,1%

Cursos ou especializações de educação continuada 31,8%

Mais dias de férias do que o exigido por lei 31,8%

Principais benefícios não reembolsáveis oferecidos atualmente

Experiência profissional desejada

Falta de comprometimento dos colaboradores

Competências e aptidões profissionais complementares (línguas, cursos, etc.)

1°2°3°

Principais razões para a mudança de trabalho

Maior salário

Desafio da posição

Bom Ambiente de trabalho

Educação (Formação de Pessoal, Especialização, Bolsa de Estudo)

Flexibilidade de trabalho (Home Office, Horário flexível)

Responsabilidade Ambiental (Reciclagem, Plantação de Árvores,

Redução da Produção de Resíduos)

Responsabilidade Social (Voluntariado, Doações)

Programas de Diversidade (Igualdade de Gênero, LGBTIQ+,

Profissionais com Deficiência)

1°2°3°

51.6%

42.9%

24.5%

15.0%

7.5%

Page 8: Econômicas e Profissionais - Michael Page · seu aliado estratégico. Por isso, estamos dedicando este último capítulo aos aspectos a serem levados em conta ao pensarmos em atrair

Os setores com maior taxa de resposta na alta gerência foram serviços gerais, empresas no segmento de alimentos e bebidas, agricultura e construção civil.

• Otras Gerencias 39.3%• Gerencia 27,6% • Directores 12.12% • Altas Gerencias 12% • Gerentes Ejecutivos 12% • Presidente / Altas Direcciones 4.1%

Tipo de empresas

Cargos dos respondentes

Universo da pesquisaSeguindo as tendências de nossos estudos anteriores, o perfil dos entrevistados não revela uma mudança significativa, a não ser uma maior participação da Argentina e da Colômbia.

Tamanho de empresas (por fatura)

Tamanho da amostra

4.314

4.313

3.787

2.447

2.393

2.174

Pequena - rendimento bruto de até US$ 100 milhões/ano

Média - rendimento bruto de até US$500 milhões/ano

Grande – rendimento bruto de até US$ 1 bilhão/ano

Muito Grande – rendimento bruto maior que 1 bilhão/ano

49.0 %

25.6%

13.8%

11.6%

Familiares

Nacionais

Multinacionais

40.3%

40%

19.7%

Alta Gerência 20.9%

Gerência 22.2%

Diretores 22.1%

Presidente / Altas Direções 15.8%

Gerentes Executivos 8,6%

Page 9: Econômicas e Profissionais - Michael Page · seu aliado estratégico. Por isso, estamos dedicando este último capítulo aos aspectos a serem levados em conta ao pensarmos em atrair

Muchas gracias, Todo le equipo de Page.

ConclusãoEstamos diante de um ano que nos convidará a fortalecer o que foi construído, visto que as variáveis socioeconômicas, políticas e ambientais continuarão tendo um impacto direto sobre o desenvolvimento industrial da região e do mundo inteiro.

As empresas mostram uma clara tendência conservadora ao definir onde farão seus próximos investimentos e estão focadas em otimizar sua capacidade produtiva. Por esta razão, a retenção de talentos, a expansão das operações, o investimento em tecnologia e a implementação de processos de transformação digital são os pilares das novas estratégias de negócio para este 2020.

O mercado vai se concentrar na reativação da economia, estimulando o consumo e o investimento em setores que vinham caindo, como Serviços Gerais e Negócios; Construção Civil, Construção Civil e Imobiliário.

Sem dúvida, este ano será repleto de desafios para todos os setores de atividade, e nós do PageGroup, queremos acompanhá-lo nos seus processos de gestão de talentos; contribuir para o desenvolvimento do mercado de trabalho, para mudar a vida das pessoas, oferecendo-lhes oportunidades que as levem a atingir o seu máximo potencial.

Construção Civil e Mercado Imobiliário.

Page 10: Econômicas e Profissionais - Michael Page · seu aliado estratégico. Por isso, estamos dedicando este último capítulo aos aspectos a serem levados em conta ao pensarmos em atrair