ecd extensão em investigação geoambiental - unicamp 2013

2
Há alguns anos atrás, participamos da North American Environmental Field Conference, em Tampa-FL, organizado pela Nielsen Environment Field School (http://www.envirofieldschool.com/ index.php). Este evento contava com apresentações de trabalhos científicos nas áreas de Investigação Geoambiental e Remediação de Áreas Contaminadas, e também de apresentações práticas de técnicas de campo e demonstração de equipamentos. Para nós, aquilo parecia um verdadeiro parque de diversões. Eram tantas novidades, que demoramos vários dias para digerir tudo. Vimos naquele momento, que, embora as técnicas de remediação estivessem em um nível semelhante, a investigação geoambiental, no Brasil, estava apenas engatinhando, e nós da ECD tínhamos a obrigação de elevar o nível destes serviços por aqui. Trouxemos na bagagem, inúmeras fotos e vídeos (naquele ano eram permitidas as gravações de vídeo das apresentações de campo), contatos com fornecedores e muitas ideias e vontade de mudar o cenário em que nos encontrávamos. Parte da nossa estratégia de mudança passou pela produção de conhecimento científico sobre o tema. Parte desse conhecimento já foi postado aqui neste blog com as notícias sobre a nossa participação em congressos nacionais e internacionais com artigos, palestras e demonstrações.

Upload: mauro-tanaka-riyis

Post on 11-Aug-2015

1.076 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: ECD Extensão em Investigação Geoambiental - UNICAMP 2013

Há alguns anos atrás, participamos da North American Environmental Field Conference, em Tampa-FL, organizado pela Nielsen Environment Field School (h t tp : / /www.env i ro f ie ldschoo l .com/index.php). Este evento contava com apresentações de trabalhos científicos nas áreas de Investigação Geoambiental e Remediação de Áreas Contaminadas, e também de apresentações práticas de técnicas de campo e demonstração de equipamentos.

Para nós, aquilo parecia um verdadeiro parque de diversões. Eram tantas novidades, que demoramos vários dias para digerir tudo. Vimos naquele momento, que, embora as técnicas de remediação estivessem em um nível semelhante, a investigação geoambiental, no Brasil, estava apenas engatinhando, e nós da ECD tínhamos a obrigação de elevar o nível destes serv iços por aqui . Trouxemos na bagagem, inúmeras fotos e vídeos (naquele ano eram permit idas as gravações de vídeo das apresentações de campo), contatos com fornecedores e muitas ideias e vontade de mudar o cenário em que nos encontrávamos. Parte da nossa estratégia de mudança passou pela produção de conhecimento científico sobre o tema. Parte desse conhecimento já foi postado aqui neste blog com as notícias sobre a nossa participação em congressos nacionais e internacionais com artigos, palestras e demonstrações.

Page 2: ECD Extensão em Investigação Geoambiental - UNICAMP 2013

No sábado passado (29/06/2013), tivemos opor tun idade de par t ic ipar, como convidados do Professor Paulo Negrão, do Curso de Extensão em Investigação Geoambiental da UNICAMP, coordenado pela Professora Miriam Gonçalves Miguel e ap resen ta r pa ra os a lunos as informações, técnicas e equipamentos que vimos naquele evento na Flórida há 3 anos. E mais importante, pudemos mostrar aos alunos do curso, um novo olhar sobre os serviços referentes às á r e a s c o n t a m i n a d a s n o B r a s i l , demonstrando que a investigação de alta resolução torna as tomadas de decisão muito mais rápidas e eficientes e o mais importante, é possível fazer isso em campo, que é onde as coisas efetivamente acontecem.

P u d e m o s e m u m m e s m o e v e n t o , demonstrar técnicas d e i n v e s t i g a ç ã o compatíveis com o T r i a d A p p r o a c h , c o m o : e n s a i o s RCPTu, amostragem d e s o l o P i s t o n Sampler, amostragem d e v a p o r e s , e

acompanhar a Clean apresentar seu laboratório móvel, uma ferramenta indispensável para as tomadas de decisão diretamente no campo. Ao final do dia, o sentimento de satisfação era e n o r m e : 3 a n o s d e p o i s d e n o s impressionar com e q u i p a m e n t o s , t e c n o l o g i a s e a b o r d a g e n s d e última geração no exterior, pudemos p r o p o r c i o n a r a mesma sensação aos alunos aqui mesmo no Brasil.