e se o destino soprar

14

Upload: novo-seculo-editora

Post on 24-Jul-2016

221 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Quem nunca refletiu “e se?”. Quem nunca sentiu o destino soprar, sentirá. Baseado na história de vida de Lovinha, E se o destino soprar é um relato das experiências da autora sobre Destino, Acaso e Coincidências. Ela precisou aprender a lidar com os obstáculos da vida, mas, ao invés de se colocar no papel de vítima, preferiu tornar-se heroína em sua própria história. Por meio de percalços e dramas familiares, sua vida toma rumos surpreendentes e, muitas vezes, inexplicáveis. Por outro lado, se depara com o poder das relações de família, de amizade, e da sua história com o “Encantado”: um amor feito ímã, que, às vezes, sucumbe ao Acaso. Seria esse amor capaz de superar o tempo e driblar o Acaso? Emocionante e comovente, esta é uma trama que nos leva a acreditar numa força maior, capaz de abrir ou de fechar portas.

TRANSCRIPT

Page 1: E se o destino soprar
Page 2: E se o destino soprar

Miolo E SE O DESTINO SOPRAR FECHAMENTO.indd 2 24/09/2015 12:32:46

Page 3: E se o destino soprar

TALENTOS DA LITERATURA BRASILEIRA

São Paulo, 2015

Claudia HaCkbart

E se o destinoSoprar

Miolo E SE O DESTINO SOPRAR FECHAMENTO.indd 3 24/09/2015 12:32:47

Page 4: E se o destino soprar

E se o destino soprar

Copyright © 2015 by Claudia HackbartCopyright © 2015 by Novo Século Editora Ltda.

gerente editorial

Lindsay Gois

aquisições

Cleber Vasconcelos

editorial

João Paulo PutiniNair FerrazRebeca LacerdaVitor Donofrio

preparação

Bárbara Cabral Parente

diagramação

Nair Ferraz

revisão

Rinaldo Milesi

capa

Dimitry Uziel

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (cip)(Câmara Brasileira do Livro, sp, Brasil)

Hackbart, ClaudiaE se o destino soprar / Claudia Hackbart.Barueri, SP: Novo Século Editora, 2015. (coleção talentos da literatura brasileira)

1. Literatura brasileira 2. Relatos pessoais I. Título. II. Série.

15-08267 cdd-869.3

Índice para catálogo sistemático:1. Literatura brasileira: Relatos pessoais 869.3

novo século editora ltda.Alameda Araguaia, 2190 – Bloco A – 11o andar – Conjunto 1111 cep 06455-000 – Alphaville Industrial, Barueri – sp – BrasilTel.: (11) 3699-7107 | Fax: (11) 3699-7323www.novoseculo.com.br | [email protected]

Texto de acordo com as normas do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (1990), em vigor desde 10 de janeiro de 2009.

Miolo E SE O DESTINO SOPRAR FECHAMENTO.indd 4 24/09/2015 12:32:47

Page 5: E se o destino soprar

Agradecimentos

Obrigada, Deus, simplesmente por tudo, pelas pessoas que colocou na minha vida e por cada batida do meu coração.

Obrigada, Universo, por ter conspirado a meu favor.Obrigada, Pandora, por não ter deixado escapar a Espe-

rança.Obrigada, Amanda e Mariana, por terem nascido, por tor-

narem os meus dias cada vez mais felizes e por terem me inspi-rado. Vocês são tudo para mim.

Obrigada ao meu príncipe encantado, Leonardo, por nun-ca ter desistido de mim, por me cuidar, por me fazer sentir especial e por ter me apoiado e me incentivado nessa minha aventura alucinante.

Obrigada aos meus pais e avós, por terem me amado tanto e me ensinado a lidar com as adversidades da vida.

Obrigada aos meus irmãos Zezinho, Xanda, Maninha e Ta-ninha, por me acompanharem nessa caminhada de mãos dadas; é muito bom saber que posso contar com vocês.

Miolo E SE O DESTINO SOPRAR FECHAMENTO.indd 5 24/09/2015 12:32:47

Page 6: E se o destino soprar

Obrigada aos meus sobrinhos, afilhados, tios, tias, cunha-das, cunhados, primos, primas, sogra e dinda Luci, por todos os momentos (bons e ruins) que passamos juntos.

Obrigada a todos os meus amigos, pelas melhores histórias, pelas inesquecíveis aventuras e pelos melhores conselhos. Em especial, a Simone Tambeiro, minha amiga inseparável, irmã de coração que, mesmo distante, sempre torceu pela minha fe-licidade.

Agradeço também a Rochele Fiorio, por ter dedicado o seu tempo a ler “em primeira mão” este livro, e pelas palavras que me encorajaram.

Obrigada ao frei Jaime Bettega, por dispor da sua atenção sempre que precisei, por acender a chama da Fé por onde passa. Recebo as suas palavras como uma bênção.

Obrigada a você que está lendo agora, pela confiança.Obrigada, Destino, por ter me soprado!

Miolo E SE O DESTINO SOPRAR FECHAMENTO.indd 6 24/09/2015 12:32:47

Page 7: E se o destino soprar

Prefácio

A vida é feita de sonhos. Tantos sonhos. Alguns se tornam realidade, outros continuarão instigando, desafiando, empol-gando. É preciso avançar. A cada amanhecer, renovar as ener-gias, intensificar a esperança e reabilitar a transcendência. O tempo é o “espaço” que o Criador gratuitamente alcança. Em parceria com os dias, horas e minutos, a vida adquire significa-do e a felicidade perpassa a bagagem existencial.

O presente livro é um sonho acalentado e, agora, realizado. Numa linguagem própria de quem relata uma história de vida, a autora retrata uma trajetória, em que a procura por Deus se torna como que um facho de luz a indicar o caminho, o melhor caminho. Sempre em movimento, próprio de quem fez pacto com a verdade, vai delineando outros horizontes e processando novos entendimentos. A inquietude se faz característica de vida, à medida que o encanto gera convicções.

Falar de Deus não é algo tão simples como se pensa. Somen-te quem faz a experiência de fé sente-se capacitado para ir além das palavras e perceber, nas entrelinhas, que existe uma sintonia

Miolo E SE O DESTINO SOPRAR FECHAMENTO.indd 7 24/09/2015 12:32:47

Page 8: E se o destino soprar

que harmoniza os sentimentos e fortalece a esperança. As esco-lhas são contempladas na satisfação e na paz. Buscar o Infinito é uma opção que qualifica a existência e alcança transparência.

Ao longo dos capítulos, é possível perceber o quanto a au-tora desejou crescer na fé. Foi além de simples considerações. Abordou situações pertinentes, à medida que discordava de meras opiniões sobre o Sagrado. Quando a convicção abarca o dado da fé, os argumentos se tornam leves, a luz tonaliza as palavras, a paz emana sentimentos nobres.

Que este livro, além de ser portador de alegria, possa pro-vocar ainda mais a busca por Deus. Em tempos de tantas mu-danças, a espiritualidade é mais do que uma resposta, é condi-ção para desvendar as buscas e oportunizar aquela serenidade que é própria de quem saciou a sede de esperança.

Frei Jaime Bettega

Miolo E SE O DESTINO SOPRAR FECHAMENTO.indd 8 24/09/2015 12:32:47

Page 9: E se o destino soprar

1 Eu sempre imagino como estaria a minha vida

se tivesse feito outras escolhas, optado por outros caminhos, aceitado certos conselhos, feito outros amigos, encontrado ou-tros amores. Quantas vezes planejei tudo direitinho e foram acontecendo “coisas” para que não desse certo? E quantas ve-zes sem planejar deu tudo certo, as coisas foram se encaixan-do como se seguisse um roteiro? Nesses momentos, tenho a impressão de que existe uma força maior que me coloca e me afasta de algumas situações. Fico sem o controle, como se eu tivesse um “plano de curso” para seguir, como se existisse uma hora certa para tudo.

A vida é mesmo surpreendente, pois basta piscar os olhos para que ela tome rumos inesperados e incontroláveis. São aquelas situações que acontecem de modo fortuito: dobrar uma esquina, perder a hora, encontrar alguém no caminho, esque-cer uma chave, procurar pelo celular, atender a uma ligação, e pronto! Algo inexplicável acontece. Nessa perspectiva, a maioria

“O Destino é o que baralha as cartas, mas nós somos os que jogamos.” (William Shakespeare - poeta e dramaturgo inglês)

Miolo E SE O DESTINO SOPRAR FECHAMENTO.indd 9 24/09/2015 12:33:05

Page 10: E se o destino soprar

10

dos dias passa como todos os outros – rotineiramente falando –, mas sempre haverá aqueles que mudam tudo, ou quase tudo.

E se? E se eu não tivesse acordado atrasada? E se eu me calasse naquela hora? E se ficasse em casa naquele dia? E se ti-vesse escolhido outro percurso? Outra profissão? O que estaria diferente? Será que realmente temos um Destino traçado, pré--definido, ou nós mesmos o trilhamos conforme nossas neces-sidades e vontades, atitudes e escolhas? Os pequenos detalhes, os contratempos, que poder têm sobre o rumo de nossas vidas? Serão coincidências ou sopros do Destino?

O destino é o sentido, a direção para a qual alguém ou alguma coisa está programada. O destino de um avião que vai para Porto Alegre, por exemplo, é Porto Alegre. Pessoas embar-cam, o avião decola destinado a Porto Alegre, o que não quer dizer que chegará lá, porque acidentes também existem e acon-tecem para provar que o Destino não é imutável, que há, sim, “acidentes de percurso”, escolhas e decisões, e que também há erros e acertos, sorte e azar.

Tudo o que fizermos trará algum retorno, bom ou ruim. Cada uma das ações e decisões que tomamos permite ou evita uma determinada oportunidade. E esta vai gerando uma cadeia de acontecimentos – efeito dominó –, que podem ser bons, maus ou, ainda, sem importância e relevância. Assim, permito-me fa-zer a menção de que somos como carpinteiros do nosso próprio Destino, pois construímos e reformamos a nossa vida, levanta-mos e derrubamos paredes, abrimos e fechamos janelas, coloca-mos e retiramos portas a todo o instante. Realizamos – nem to-dos – os reparos necessários para que possamos seguir adiante em harmonia. Mas, como tudo na vida, é preciso ter cautela, porque em um único instante poderemos fazer algum reparo para nos orgulhar ou para nos arrepender por toda a vida.

Miolo E SE O DESTINO SOPRAR FECHAMENTO.indd 10 24/09/2015 12:33:05

Page 11: E se o destino soprar

11

O Acaso, em meu humilde entendimento, é nada menos que a reação de uma dessas ações, a causa e o efeito de uma con-sequência; constrói as pontes para atravessarmos e chegarmos ao nosso Destino, se, ao acaso, nos desviarmos dele, pois ele é capaz de resgatar aquelas oportunidades, lamentavelmente, per-didas. Por isso, não acredito que a Felicidade vai bater apenas uma vez na minha porta, pois ela sempre volta e se apresenta de outra forma, disfarçada em outra situação. Isso fica muito claro quando ouvimos aquela velha expressão: “Por Acaso, eu passava por aqui…” – isso quando for Acaso mesmo, tá? São as situações que fogem da rotina, o que não estamos acostumados a fazer, percursos não habituais, capazes de gerar consequências agradáveis ou desagradáveis que influenciarão o nosso futuro.

Já o Destino tem a ver com a mão divina, é aquele caderno em branco que Deus nos entrega quando nascemos. Em branco, visto que somos nós que escrevemos nele o que Deus nos dita – e até podemos errar a escrita ou ouvir errado a pronúncia – e daí escrevemos errado em linhas certas. Acredito até que, lá no final, ele recolhe os cadernos para corrigir. Esse caderno tem pauta e margem representando os limites, o caminho, a direção que devemos seguir. A diferença é se vamos ou não conseguir nos deter a esses limites. É o livre-arbítrio, ninguém nasce bom ou mau, essa decisão é nossa! Erramos porque escolhemos errar. Imaginem Deus destinando um recém-nascido, lindo e fofo, a ser um psicopata, sádico e assassino.

Mas isso é apenas um paradoxo que sempre nos acompa-nhará, um talvez que sempre instigará nossas sãs e insanas cons-ciências. Este caderno chamado Destino possui tempos e espa-ços pré-determinados por Deus, mas decididos e vivenciados por todos nós. Não sabemos o que vamos escrever no próximo segundo – o que Ele ditará –, como cada decisão ou escolha repercutirá, que consequências vão gerar, se serão positivas ou negativas. Na verdade, cada escolha tem a sua consequência,

Miolo E SE O DESTINO SOPRAR FECHAMENTO.indd 11 24/09/2015 12:33:05

Page 12: E se o destino soprar

12

mas a única coisa certa é que tais consequências vão nos acom-panhar por toda a vida.

Acreditar em predestinação é acreditar que alguém dá um Destino, determinando o futuro de cada uma de suas criaturas. Cada um decide em que acreditar, de acordo com sua fé, mes-mo que ela passe por períodos contrastantes de luz e sombra, pois ela se altera em um ciclo de presença e ausência em razão dos acontecimentos vivenciados durante as estações da vida. É o próprio mistério de Deus: às vezes, tudo parece claro, em ou-tras, não se vê quase nada.

Estamos sempre procurando explicações para todos os acontecimentos, principalmente se forem negativos: “Por que isso foi acontecer comigo?”, “Qual a razão para tamanha fatali-dade?”, “Por que não deu certo?”. Esses acontecimentos nega-tivos não vêm do Destino, mas por simples azar ou mau geren-ciamento da vida. Mesmo a vida sendo efêmera, acredito que o plano é morrermos na velhice, de causa natural.

As páginas do caderno do Destino são cheias de surpresas, reple-tas de mistérios, recheadas de fantasias, idealizadas por sonhos, lo-tadas de aventuras, temperadas ora com sal, ora com muito açúcar. Mas nunca rasgue e nem pule páginas e muito menos tente apagá--las, porque será em vão, não há borracha para isso e sempre haverá consequências desastrosas geradas pelas rasuras. Então pense bem antes de escolher um caminho, pois nem todos decidem seguir o seu Destino, ele nos é oferecido, mas não nos é imposto.

Estou aqui, na verdade, para contar uma história de Amor, Destino, Acaso e coincidências, ações e consequências… Amor de todos, de pais e filhos, irmãos, amantes, amigos, viventes. É a minha história, é a minha vida.

Há pessoas que não acreditam no amor, ou simplesmente ainda não foram apresentadas a ele…

Miolo E SE O DESTINO SOPRAR FECHAMENTO.indd 12 24/09/2015 12:33:05

Page 13: E se o destino soprar
Page 14: E se o destino soprar