e-mail: tel.: bordbordborda da mattttta, bom repouso,,, … · 2019. 2. 5. · trabalhado. no...

8
DESDE MARÇO/97 ANO XXI - Nº- 391 30 DE NOVEMBRO DE 2018 Site: www.tribunabm.com.br - E-mail: [email protected] Tel.:(35)3445-2130 BORD BORD BORD BORD BORDA D A D A D A D A DA MA A MA A MA A MA A MATA, A, A, A, A, BOM REPOUSO BOM REPOUSO BOM REPOUSO BOM REPOUSO BOM REPOUSO, TOCOS DO MOJI, OCOS DO MOJI, OCOS DO MOJI, OCOS DO MOJI, OCOS DO MOJI, SEN SEN SEN SEN SENADOR JOSÉ BENT ADOR JOSÉ BENT ADOR JOSÉ BENT ADOR JOSÉ BENT ADOR JOSÉ BENTO Dívida do Governo do Estado de Minas com Borda da Mata ultrapassa 4,5 milhões de reais Não é novidade para ninguém o assunto da crise financeira no Estado de Minas Gerais. Pelo menos 138 cidades mineiras já declararam estado de calamidade financeira porque o Governo está confiscando um dinheiro que é direito de cada cidade. Esses repasses são obrigatórios para manutenção de recursos básicos como saúde e educação, mas o governador do Estado não está cumprindo com a obrigação. Em Borda de Mata, a dívida ultrapassa 4,5 milhões de reais, o que está prejudicando a execução de projetos, obras e serviços. Toda a gestão de recursos próprios do município está priorizada para manter os serviços essenciais do Departamento de Municipal de Educação com as quatro escolas e duas creches e da Secretaria Municipal de Saúde, além de manter a folha de pagamento em dia de quase 600 funcionários (600 famílias) da Prefeitura e também dos fornecedores. Os recursos para a folha de novembro estão garantidos para o pagamento dentro do mês (30/11). Importante registrar que a Administração prioriza o pagamento de seus servidores e tem, ao longo desses 23 meses, se esforçado para garantir o pagamento dentro do mês trabalhado. No entanto, tudo indica que não vai ser possível pagar, dentro de 2018, o 13º salário mais a folha de dezembro, como foi feito em 2017. Infelizmente, fatores externos comprometeram o planejamento. No caso de a perspectiva negativa se confirmar, todos os esforços serão realizados para pagar o 13º até o dia 30/ 12/18 e a folha de dezembro até 10/01/ 19. Se, as ações propostas pelos prefeitos surtirem efeito e Borda da Mata receber o que o Estado deve, os pagamentos serão realizados imediatamente. Página 3 Comunidade de Bom Repouso doa mais de 8 mil reais para Hospital Samuel Libânio em Pouso Alegre Entrega da doação em Pouso Alegre Página 3 Curso do Produtor Informado para Produtores de Café é realizado em Tocos do Moji Curso para os produtores em Tocos do Moji Página 2 Comunidade do distrito Sertão da Bernardina em Tocos do Moji homenageia o Pe. Carlos Roberto de Carvalho (Pe. Beto) pelo seu Jubileu de Prata Sacerdotal (25 anos de Sacerdócio) Página 2 Estudantes, escritores e jornalistas evidenciam poesias do bordamatense Donizete Galvão durante o Festar Literário de Borda da Mata Páginas 7 e 8 Anuncie no TRIBUNA POPULAR

Upload: others

Post on 03-Feb-2021

5 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • DESDE MARÇO/97ANO XXI - Nº- 391

    30 DE NOVEMBRO DE 2018

    Site: www.tribunabm.com.br - E-mail: [email protected] Tel.:(35)3445-2130

    BORDBORDBORDBORDBORDA DA DA DA DA DA MAA MAA MAA MAA MATTTTTA,A,A,A,A, BOM REPOUSO BOM REPOUSO BOM REPOUSO BOM REPOUSO BOM REPOUSO,,,,, TTTTTOCOS DO MOJI,OCOS DO MOJI,OCOS DO MOJI,OCOS DO MOJI,OCOS DO MOJI, SEN SEN SEN SEN SENADOR JOSÉ BENTADOR JOSÉ BENTADOR JOSÉ BENTADOR JOSÉ BENTADOR JOSÉ BENTOOOOO

    Dívida do Governo do Estado de Minas comBorda da Mata ultrapassa 4,5 milhões de reais

    Não é novidade para ninguém oassunto da crise financeira no Estadode Minas Gerais. Pelo menos 138 cidadesmineiras já declararam estado decalamidade financeira porque o Governoestá confiscando um dinheiro que édireito de cada cidade. Esses repassessão obrigatórios para manutenção derecursos básicos como saúde eeducação, mas o governador do Estadonão está cumprindo com a obrigação.

    Em Borda de Mata, a dívida ultrapassa4,5 milhões de reais, o que estáprejudicando a execução de projetos,obras e serviços. Toda a gestão derecursos próprios do município estápriorizada para manter os serviçosessenciais do Departamento deMunicipal de Educação com as quatroescolas e duas creches e da SecretariaMunicipal de Saúde, além de manter afolha de pagamento em dia de quase 600funcionários (600 famílias) da Prefeitura

    e também dos fornecedores.Os recursos para a folha de novembro

    estão garantidos para o pagamentodentro do mês (30/11). Importanteregistrar que a Administração prioriza opagamento de seus servidores e tem, aolongo desses 23 meses, se esforçadopara garantir o pagamento dentro do mêstrabalhado. No entanto, tudo indica quenão vai ser possível pagar, dentro de2018, o 13º salário mais a folha dedezembro, como foi feito em 2017.Infelizmente, fatores externoscomprometeram o planejamento.

    No caso de a perspectiva negativa seconfirmar, todos os esforços serãorealizados para pagar o 13º até o dia 30/12/18 e a folha de dezembro até 10/01/19. Se, as ações propostas pelosprefeitos surtirem efeito e Borda daMata receber o que o Estado deve, ospagamentos serão realizadosimediatamente.

    Página 3

    Comunidade de Bom Repouso doamais de 8 mil reais para HospitalSamuel Libânio em Pouso Alegre

    Entrega da doação em Pouso Alegre

    Página 3

    Curso do Produtor Informado para Produtoresde Café é realizado em Tocos do Moji

    Curso para os produtores em Tocos do Moji

    Página 2

    Comunidade do distrito Sertão daBernardina em Tocos do Moji

    homenageia o Pe. Carlos Robertode Carvalho (Pe. Beto) pelo seu

    Jubileu de Prata Sacerdotal(25 anos de Sacerdócio)

    Página 2

    Estudantes, escritores e jornalistas evidenciampoesias do bordamatense Donizete Galvãodurante o Festar Literário de Borda da Mata

    Páginas 7 e 8

    Anuncie noTRIBUNA POPULAR

  • TRIBUNA POPULAR TRIBUNA POPULAR TRIBUNA POPULAR TRIBUNA POPULAR TRIBUNA POPULAR22222

    Obs.:Os texto

    s e fotografi

    as deste jorn

    al

    só poderão s

    er publicados

    com

    autorização d

    a diretoria, p

    or escrito.

    EXPEDIENTE: UMA PUBLICAÇÃO DA EMPRESA

    DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

    T R I B U N A POPULAR LTDA

    Rua Eduardo Amaral, 311 - Centro

    CNPJ - 02025321/0001-76

    Borda da Mata -MG

    Fone (035) 3445-2130

    Diretor e Jornalista ResponsávelAntonio Donizete de Sousa

    Mtb 5813/MG

    Redação e Diagramação

    Antonio Donizete de Sousa

    Impressão:

    Pouso Graf

    Tiragem: 2.000

    Circulação Regional. As colaborações assinadas expressam

    unicamente a opinião de seus autores, não coincidindo

    necessariamente com a opinião do jornal. As matérias

    pagas serão identificadas como Informe Publicitário.Prazo

    para entrega do material a ser publicado: Dias 08 e 22.

    Previsão do Calendário de circulação

    do Tribuna Popular em 2018

    Mês DiaJaneiro 15 - 31Fevereiro 16 - 28Março 15 - 31 Abril 16 - 30 Maio 15 - 30 Junho 15 - 29 Julho 13 - 31 Agosto 15 - 31 Setembro 14 - 28 Outubro 15 - 31 Novembro 14 - 30 Dezembro 12

    E-mail [email protected]

    No mês de Dezembro, o

    jornal Tribuna Popular

    terá apenas uma edição

    no dia 12/12 e a Gráfica

    entrará em recesso no

    dia 14 de dezembro e

    voltará no dia 02 de

    janeiro.

    Curso do Produtor Informado para Produtoresde Café é realizado em Tocos do Moji

    Está sendo realizado no Município de Tocos do Moji o Cursodo Produtor Informado voltado aos produtores de Café, o Cursoé uma parceria do Cecafé – (Conselho dos Exportadores deCafé do Brasil), EMATER e Departamento de Assistência Socialde Tocos do Moji. Os produtores estão tendo aulas deInformática intercaladas com aulas de Sustentabilidade no Cafénum total de 14 aulas, que estão sendo Ministradas peloEngenheiro Agrônomo de Tocos do Moji, José de Fátima Bento,a Auxiliar Administrativa, Regiane Aparecida Cruz, além dePalestras da Coordenadora Regional do Bem Estar Social –Emater, Aline Oliveira Guidis, do Gerente Regional da Emater,Fábio Firmo e a Extensionista da Certificação do Café, AdrianaBarros Rodrigues.

    Texto e Fotos: Regiane Cruz

    Comunidade do distrito Sertão daBernardina em Tocos do Moji

    homenageia o Pe. Carlos Robertode Carvalho (Pe. Beto) pelo seu

    Jubileu de Prata Sacerdotal(25 anos de Sacerdócio)

    No dia 16 de novembro, noPoliesportivo do Distrito Sertão daBernardina, a comunidade homenageouo Pe. Carlos Roberto de Carvalhodurante a celebração da belíssima Missaem ação de graças e logo após com umaconfraternização.

    Pe. Carlos Roberto de Carvalho,Natural de Piquete – SP, e atualmenteestá como Vigário Paroquial na MatrizNossa Senhora da Imaculada Conceiçãoda Cidade de Alagoinha, daArquidiocese de Aparecida-SP.

    Em 1992 durante a festa de NossaPadroeira trazendo até nós a imagemPeregrina de Nossa Senhora Aparecida,o Diácono Carlos Roberto de Carvalhomais conhecido como diácono Betochegou pela primeira vez em NossaComunidade.

    Sendo desconhecido, mas que noprimeiro momento cativou a todos comseu carinho e sua humildade.

    Em 1993 aqui estava novamentepresente em nossa comunidade, agoranão mais como diácono Beto, mas simcomo Pe. Beto.

    Os anos se passaram sucessivamente,assim de 1992 até os dias de hojecompletando 26 anos de participaçãoaqui na Nossa comunidade. Pe. Beto nãoveio só celebrar nossa festa, como jácelebrou batizados, primeira eucaristia,casamentos e esteve presente eminúmeras outras celebrações.

    Nossa comunidade prestou-lhe

    homenagem porque ela foi a primeiraentre as demais escolhidas pelo Padrepara uma peregrinação de nove diaspelas comunidades por onde ele passou.E a Comunidade do Sertão da Bernardinafez parte da história desses 25 anos deseu Sacerdócio.

    Pe. Beto é mais que um padre paratodas as pessoas de Nossa comunidade.Ele é como um pai, amigo de todos. Aquiele viu crianças nascerem, crescerem,tornarem jovens e adultos. Viu muitaspessoas queridas e amigas partirem parajunto de Deus. Ele sempre foi um irmãoamável pronto a nos erguer de nossasquedas. Um companheiro solidário quenos ouve nos orienta e em nome de Deusaté nos perdoa. Um mestre atento quenos puxa as orelhas quando nãoobedecemos aos mandamentos do pai.Um amigo singular, designado por Deuspara nos conduzir pelo caminho maiscorreto e mais seguro. Por isso nossacomunidade do distrito do Sertão daBernardina sente-se honrada por estemérito do Pe. Beto fazer parte de nossacomunidade. E assim fez questão deprestar-lhe essa pequena homenagemparabenizando-o pelos seus 25 anos desacerdócio e ao mesmo tempoagradecendo pelos 26 anos departicipação e de serviços prestados emnossa comunidade.

    Leila Aparecida Silva Dias –Comunidade Sertão da Bernardina

    Prefeitura Municipal de Tocos doMoji paga 1ª parcela do 13º salárioApesar da g rande c r i se

    enfrentada pelas Prefeituras do Paíse a d ív ida do Es tado com oMunicípio de Tocos do Moji queultrapassa a casa de R$ 1.240.000,00,

    o município já realizou o pagamentoda 1ª Parcela do 13º Salário dosserv idores , com prev isão depagamento da 2º parcela até 20 deDezembro/2018.

    Curso do Produtor Informado em Tocos do Moji

    Jubileu dePrata doPe. Beto

    Convite para 1ª ConferênciaPública em Tocos do Moji

    É com grande satisfação queconvidamos a todos para participar da1ª Conferência Pública de apresentaçãodo Diagnóstico da Situação doSaneamento Básico do Plano Municipalde Saneamento Básico do município deTocos do Moji. A atividade serárealizada no dia 12 de dezembro, às 09h,na Câmara Municipal.

    O Diagnóstico é a base orientadorado PMSB, e consolida os levantamentosrealizados em campo pelos técnicos daequipe da Seletiva Consultoria e soma àpercepção da população, levantada pormeio de diálogos realizados durante ostrabalhos de campo. A fase dediagnóstico contempla a caracterizaçãoe avaliação dos quatro eixos dosaneamento básico (abastecimento deágua, esgotamento sanitário, limpeza

    urbana e manejo dos resíduos sólidos edrenagem urbana e manejo das águaspluviais), assim como outrasinformações relevantes para aconstrução e melhoria do entendimentodo quadro do saneamento no município.Esse Diagnóstico permitirá traçar opanorama da situação atual e futura eplanejar as ações e investimentosestruturais e estruturantes em curto,médio e longo prazo para o setor desaneamento básico. Ressaltamos quecontamos com o empenho do municípiona divulgação e na mobilização dapopulação para a atividade.

    Vamos juntos propor melhorias nascondições de saneamento de Tocos doMoji.

    Prefeitura Municipal d

    e Tocos do Moji

    Convite para oficina sobresaneamento básico em Tocos do Moji

    PANIFICADORA FLOR DA MATA

    Pães em geral, a tradicional rosca

    rainha, biscoitos, sorvetes, refrigerantes

    e completa linha de mercearia.

    Rua Duque de Caxias, 520 - Tel.:3445-1830 -Borda da Mata

    É com grande satisfação queconvidamos a todos para participar daoficina de Elaboração do DiagnósticoTécnico Participativo do PlanoMunicipal de Saneamento Básico(PMSB) de Tocos do Moji. Aparticipação da população nodiagnóstico é de suma importância parao Município, portanto venha contribuirconosco para que juntos possamos

    planejar o futuro do saneamento básicodo nosso município. As atividadesacontecem no dia 03/12 às 09h naCâmara Municipal e são abertas a toda apopulação.

    Vamos juntos propor melhorias nascondições de saneamento de Tocos doMoji.

    Prefeitura Municipal

    de Tocos do Moji

    A N U N C I E N OA N U N C I E N OA N U N C I E N OA N U N C I E N OA N U N C I E N O T R I B U N A P O P U L T R I B U N A P O P U L T R I B U N A P O P U L T R I B U N A P O P U L T R I B U N A P O P U L A RA RA RA RA R

  • TRIBUNA POPULARTRIBUNA POPULARTRIBUNA POPULARTRIBUNA POPULARTRIBUNA POPULAR 33333

    Padaria Primor - Um doce de PadariaPizzas,

    salgados,

    lanches,

    bolos,

    brioches

    e muito

    mais!!!

    Rua Silvio Monteiro deCarvalho, 32 - Centro

    Borda da MataTelefones:

    (35)3445-1727/ 3445-1291

    Avenida Profírio Ribeiro deAndrade,130, continuação

    da Vicente Simões.Bairro Fátima - Pouso Alegre

    Telefone:(35)3646-2000

    Em Pouso

    Alegre,

    servimos

    pratos

    executivos

    Rua Pe. José Oriolo, 16 - Pça. Nossa Senhora do Carmo, 85

    Centro-Borda da Mata - MG

    Telefone: (35)3445-2152

    Cozinhas planejadas, sofás, armários,mesas, cadeiras, eletros e móveis em geral

    Grupo da Secretaria de Saúde de Bordada Mata auxilia fumantes a deixar o vício

    Durante 3 meses,uma equipe daSecretaria de Saúde(Médico Dr Cauê,psicóloga Rosana,f a r m a c ê u t i c aKassandra eenfermeira Grazieli)acompanhou oGrupo deTabagismo que tempor objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância de parar defumar e oferecer mecanismos de ajuda para tal atitude. 10 pessoas iniciaramno grupo e após o sexto encontro, 8 conseguiram parar de fumar. Graças adeterminação de cada participante e o comprometimento da equipe de saúde, esse foi um resultado inédito.

    O último encontro desta turma aconteceu no dia 06/11/18.

    Dívida do Governo do Estado deMinas com Borda da Mata

    ultrapassa 4, 5 milhões de reaisNão é novidade para ninguém o

    assunto da crise financeira no estadode Minas Gerais. Pelo menos 138 cidadesmineiras já declararam estado decalamidade financeira porque o Governoestá confiscando um dinheiro que édireito de cada cidade. Esses repassessão obrigatórios para manutenção derecursos básicos como saúde eeducação, mas o governador do Estadonão está cumprindo com a obrigação.

    Em Borda de Mata, a dívida ultrapassa4,5 milhões de reais, o que estáprejudicando a execução de projetos,obras e serviços. Toda a gestão derecursos próprios do município estápriorizada para manter os serviçosessenciais do Departamento deMunicipal de Educação com as quatroescolas e duas creches e da SecretariaMunicipal de Saúde, além de manter afolha de pagamento em dia de quase 600funcionários (600 famílias) da Prefeiturae também dos fornecedores.

    Em dezembro, a situação não édiferente, está ainda mais difícil, porconta da falta de responsabilidade doGoverno de Minas. Não é só em Bordada Mata essa crise, conforme relatos ereportagens veiculadas na TV, nos sitesde notícia e redes sociais, os 853municípios de Minas Gerais estãovivendo uma crise sem precedentes. Porisso, em decorrência da falta de repassesdo Governo do Estado, a Prefeitura está

    com dificuldades para fechar o ano de2018, empenhar e pagar fornecedores efolha de pagamento.

    Os recursos para a folha de novembroestão garantidos para o pagamentodentro do mês (30/11). Importanteregistrar que a Administração prioriza opagamento de seus servidores e tem, aolongo desses 23 meses, se esforçadopara garantir o pagamento dentro do mêstrabalhado. No entanto, tudo indica quenão vai ser possível pagar, dentro de2018, o 13º salário mais a folha dedezembro, como foi feito em 2017.Infelizmente, fatores externoscomprometeram o planejamento.

    “No caso de a perspect ivanegativa se confirmar, todos osesforços serão realizados para pagaro 13º até o dia 30/12/18 e a folha dedezembro até 10/01/19. Se, as açõespropostas pelos prefeitos surtiremefeito e Borda da Mata receber o queo Estado deve, os pagamentos serãorealizados imediatamente. Contamoscom a compreensão de todos osenvolvidos e com a divulgaçãodessa informação de forma séria etranquila. Todas as informaçõesoficiais e corretas são encontradasno site www.bordadamata.mg.gov.bre na página da rede socia lF a c e b o o k . c o m /Prefei turaBordadaMata”, d iz aAssessoria da Prefeitura.

    Prefeitura de Borda da Mata incentiva esportecom a contratação de treinador em janeiro de 2017

    Uma das açõesde incentivo aoesporte em Bordada Mata foi acontratação doprofessor TiagoLopes em janeiro de2017 para treinar aescolinha defutebol, com aulastrês vezes porsemana no Estádio.Dezenas de criançase adolescentes treinam e têm aproveitado o contraturno escolar para se dedicar a uma atividade física. Com o apoio dasfamílias, da comunidade e da Prefeitura, muitas categorias se destacam e até conquistam títulos em campeonatos da região.

    ESPORTEEm 2018, a Prefeitura iniciou a reforma do Estádio com os servidores do Departamento de Obras, espaço que estava

    totalmente abandonado, porém, com o acúmulo da dívida do Governo Estado de Minas Gerais com os municípios e o valor quejá ultrapassa R$ 4,5 milhões de reais, apenas os serviços essenciais foram priorizados.

    Há ainda um projeto para revitalização do poliesportivo e de todo o complexo esportivo que fica ao lado, por meio deempréstimo com o BDMG. Com a revitalização e ampliação do espaço que hoje também está bastante precário, vai ser possívelestimular ainda mais prática de esportes em Borda da Mata.

    Este ano, outra conquista no setor foi a habilitação para receber o ICMS Esportivo. Há anos sem receber a parcela do ICMSreferente ao Esporte, Borda da Mata regularizou as políticas públicas e realização de atividades para voltar a pontuar noprograma do Governo do Estado que repassa parte da verba para manutenção do Esporte. A Administração 2017/2020 atuoudurante os dois primeiros anos na consolidação das ações e a resposta veio em 31 de outubro, em que a cidade está habilitadapara receber o recurso em 2019 com a pontuação de 324, sendo a 169ª colocada em um ranking de 534 municípios habilitadosem Minas Gerais. Um resultado inédito para Borda da Mata.

    Comunidade de Bom Repouso doamais de 8 mil reais para HospitalSamuel Libânio em Pouso Alegre

    A cidade de Bom Repouso, que é umverdadeiro exemplo de solidariedade, feza doação de R$8.500,00 ao Hospital dasClínicas Samuel Libânio (HCSL) no dia27 de novembro. Liderados pelo prefeitoda cidade, Messias Crispim Brandão, eo pároco da Paróquia São Sebastião eSão Roque, padre João Hélio Fagundes,representantes da comunidadeapresentaram a doação ao ConselhoDiretor da Fundação de Ensino Superiordo Vale do Sapucaí (FUVS). “É ummomento de muita alegria pra nós echega em um momento onde passamospor uma crise financeira, principalmente,pela falta de repasses do governo.Agradecemos de coração essasensibilidade do município de BomRepouso e esperamos que esse gestotão nobre seja exemplo para outrascidades que possam nos ajudar paraficarmos mais fortes e atender cada vezmelhor as pessoas que precisam donosso Hospital. Vamos continuar firmese fortes nesse trabalho tão importante”,comentou o presidente da FUVS, JoséWalter da Mota Matos.

    Durante a festa da paróquia de BomRepouso foi realizado o bingo de umcarro e acordado anteriormente que 25%da arrecadação seria destinada aoHospital. “A comunidade de BomRepouso mostrou mais uma vez sua forçapara ajudar ao Hospital que é um centrode referência de saúde na nossa região.Nós sempre fomos muito bem atendidosaqui e essa é a forma de mostrar nossagratidão”, afirma o prefeito Messias.

    A diretora administrativa do HCSL,Jusselma de Paiva Reis, conta que orecurso será usado no ambulatório deortopedia, na sala de urgência das fichasverdes e para aquisição de cadeiras derodas, tudo para garantir a qualidade deatendimento humanizado para pacientes,lembrando que mais de 90% doatendimento no Hospital é referente aoSUS.

    O padre João Hélio disse que a

    comunidade se empenhou muito poissabia que o HCSL seria beneficiado coma venda das cartelas de bingo. “EsseHospital é muito importante para todaregião e, inclusive, Bom Repouso, quedepende muito desse atendimento.Agradeço a todos que trabalharam parao sucesso dessa empreitada e aspessoas que adquiriram as cartelas paraajudar nossa paróquia e também oHospital Samuel Libânio”, ressalta.

    Além do presidente da Fuvs, estavampresentes no momento da doação o vice-presidente, Eliéser Castro e Paiva; oconselheiro, Lucas Silveira; o diretorexecutivo, Luís Augusto Faria Cardoso,o colaborador Benedito Andrade dosSantos e o secretário de Governo de BomRepouso, Edmilson Andrade. No mês dejunho desse ano, a população de BomRepouso já havia ajudado o HospitalSamuel Libânio com uma doação deR$55.000,00 fruto da realização da Festado Peão da comunidade. “Agradeço atodos que participaram dessa ação, quevai beneficiar muito todos que precisamdo nosso Hospital. Parabenizo acomunidade de Bom Repouso e esperoque outros municípios possam ter essamesma sensibilidade e solidariedade”,disse o conselheiro Lucas.

    O Hospital é referência direta paraatendimento à população de 54municípios do Sul de Minas daSuperintendência Regional de Saúde dePouso Alegre, entre eles o município deBom Repouso. O HCSL também prestaatendimento a 16 microrregiões doestado de Minas Gerais, totalizando 191cidades, com população estimada demais de três milhões de habitantes.“Agradeço imensamente a comunidadede Bom Repouso por esse gesto nobree de caridade com o próximo. Vamoscontinuar trabalhando com muitoempenho para prestar esse atendimentode qualidade e humanizado”, disse ovice-presidente Eliéser.

    Fonte: Site/Univas

    Entrega da doação de Bom Repouso ao Hospital de Pouso Alegre

    “O Auto Posto Portal das Amoreiras(Posto BR) está contratando jovemaprendiz com a idade entre 18 a 24anos, interessados ir até local para

    melhores informações”.

  • TRIBUNA POPULAR TRIBUNA POPULAR TRIBUNA POPULAR TRIBUNA POPULAR TRIBUNA POPULAR44444

    Borda da Mata recebepesquisa de diagnóstico

    socioassistencial por amostragemO Departamento Municipal de

    Desenvolvimento Social de Borda daMata vai realizar o DiagnósticoSocioterritorial do município a fim deidentificar situações de vulnerabilidade,conhecer as demandas por serviços darede socioassistencial visando melhoriano atendimento à população, através daadequação da oferta e demandaconforme a realidade do município.Também serão coletadas informaçõessobre o potencial produtivo dapopulação, oportunidades de trabalhoe acesso ao mercado conforme asdiretrizes do ACESSUAS (Programa deAcesso ao Mundo do Trabalho)instituído pelo Ministério doDesenvolvimento Social, cujo objetivocentral é identificar a necessidade domercado de trabalho, característicasdaqueles que buscam serviço e,principalmente, direcionar asqualificações profissionais e cursosoferecidos, como é o caso do projeto emandamento Qualifica Borda da Mata,que, em parceria com o Fundo Especialdo Ministério Público, investiu cerca de350 mil reais em cursos paraaperfeiçoamento profissional de quasemil pessoas na cidade.

    Dez recenseadores farão as aplicações

    dos questionários em todos os bairros deBorda da Mata a partir de dezembro de2018. Na pesquisa por amostragem, cercade mil famílias serão entrevistadas. Otreinamento e acompanhamento dosrecenseadores, bem como oprocessamento e análise dos resultadosserão feitos pelo Grupo Unis através daUnidade de Novos Negócios. Ospesquisadores estarão devidamenteidentificados com crachá, colete e materialde trabalho.

    Com início em novembro de 2018, oprojeto se estende pelos próximos oitomeses e entregará resultadosfundamentais para articulações de políticae ações de inclusão produtiva, além desubsidiar a elaboração do Plano Municipalde Assistência Social, que proporcionaráa continuidade, qualidade e excelência dosserviços prestados aos bordamatenses.

    É de suma importância que toda apopulação seja receptiva e apoie o projetopara que os objetivos traçados sejamalcançados. E vale reforçar que aparticipação nesta pesquisa não afetaráem nada os cadastros anteriormenterealizados junto ao Departamento deDesenvolvimento Social e também nãocompromete quaisquer benefícios e/ouatendimentos ofertados pelo SUAS.

    CONSULTÓRIOODONTOLÓGICO

    Drª. Thalita Cecília de Pádua Oliveira

    CRO/MG 35388Clínica geral e estética

    (restaurações, próteses, clareamento dental,tratamento gengival, piercing, cirurgias) Drª. Gilmara de Jesus Paiva Soares

    CRO/MG 26386Aparelhos fixos e removíves

    Rua Sílvio Monteiro de Carvalho, nº 35(Antigo calçadão)

    Galeria Paiva – Sala 03 – Borda da Mata

    FAÇA SEU ORÇAMENTO!Ligue e agende um horário: 3445-2223

    G R Á F I C A T R I B U N A P O P UG R Á F I C A T R I B U N A P O P UG R Á F I C A T R I B U N A P O P UG R Á F I C A T R I B U N A P O P UG R Á F I C A T R I B U N A P O P U LLLLLA R - I M P R E S S O S E M G E R A LA R - I M P R E S S O S E M G E R A LA R - I M P R E S S O S E M G E R A LA R - I M P R E S S O S E M G E R A LA R - I M P R E S S O S E M G E R A LF A Ç A S E U O R Ç A M E N T O - 3 4 4 5 - 2 1 3 0 / 9 9 9 1 0 - 8 2 3 3F A Ç A S E U O R Ç A M E N T O - 3 4 4 5 - 2 1 3 0 / 9 9 9 1 0 - 8 2 3 3F A Ç A S E U O R Ç A M E N T O - 3 4 4 5 - 2 1 3 0 / 9 9 9 1 0 - 8 2 3 3F A Ç A S E U O R Ç A M E N T O - 3 4 4 5 - 2 1 3 0 / 9 9 9 1 0 - 8 2 3 3F A Ç A S E U O R Ç A M E N T O - 3 4 4 5 - 2 1 3 0 / 9 9 9 1 0 - 8 2 3 3

    PROMOÇÃO* DA GRÁFICA TRIBUNAGRÁFICA TRIBUNAGRÁFICA TRIBUNAGRÁFICA TRIBUNAGRÁFICA TRIBUNAPOPULARPOPULARPOPULARPOPULARPOPULAR..... FAÇA 1000 CARTÕES DE VISITACONOSCO E GANHE UMA PUBLICAÇÃO NOJORNAL TRIBUNA POPULAR QUE SÃO 2.000

    EXEMPLARES DISTRIBUÍDOSGRATUITAMENTE EM 4 MUNICÍPIOS.

  • 55555 TRIBUNA POPULAR TRIBUNA POPULAR TRIBUNA POPULAR TRIBUNA POPULAR TRIBUNA POPULAR

    Levantamento topográfico em área rural: Georreferenciamento, divisão de terras,

    retificação de áreas, usacapião, CAR, entre outros serviços de topografia.

    E-mail:[email protected]

    PASTELARIA DO MOACIRSalgados

    fritos na horaR$1,00

    Praça Antonio MegaleBorda da Mata-MG

    Venha c

    onferir

    nossa q

    ualidad

    e!

    Escola Municipal Ambrosina Maria de Jesus executa ProjetoAmbiental “Adote Uma Árvore” no Distrito do Sertão da Bernardina

    Nos dias 08 e 09 de novembro, aescola municipal Ambrosina Maria deJesus desenvolveu e executou o projetoambiental “Adote uma Árvore” nodistrito do Sertão da Bernardina.

    No período da manhã os alunos,juntamente com o professor SebastiãoRaul da Silva, a coordenadora VeranyBárbara de Oliveira e o vereador AlmirRogerio de Godoi colocaram o projeto

    em prática.Nesses dois dias os alunos do Ensino

    Fundamental II, deixaram a rotina normalde sala de aula e foram a campo,“puseram a mão na massa” e plantaramnas ruas do Distrito cerca de 150 mudasde Ipê Roxo da espécie “Tabebuiaimpetiginosa”, árvore ornamentalprópria para arborização urbana.

    O projeto tem por objetivo

    desenvolver na comunidade em que aescola está inserida a consciênciaambiental. Como nossos alunos vêm dazona rural de nosso município, éimportante que esta ação faça refletirneles a responsabilidade ecológica elevem ao meio em que vivem a práticaque foi vivenciada no projeto.

    Cada aluno plantou uma árvore e delaficou responsável pelos tratos culturais

    e acompanhamento de seudesenvolvimento. Além das que foramplantadas no Distrito alguns alunos eprofessores levaram mudas para seremplantadas em casa e algumas foramplantadas no Bairro Moji.

    Agradecemos aos alunos, aComunidade Escolar, ao vereador doDistrito, aos moradores e ao nossoDepartamento Educação que

    arregaçaram as mangas e apoiaram oprojeto desde a criação à execução.

    Agradecemos também ao ProfessorSebastião Raul da Silva que teve ainiciativa, produziu e doou as mudaspara o projeto.

    “Quem planta uma árvore, planta umaesperança”. (Lucy Larcom)

    Verany Bárbara de Oliveira

    Coordenadora Educacional

    Prefeitura e Copasa fazem varredura para busca de criadouros de pernilongos em Borda da MataNo dia 12/11, representantes da

    Vigilância em Saúde, Departamento deObras e Copasa fizeram uma varredurapela cidade em busca dos possíveiscriadouros dos pernilongos gênero Culexque estão por todos os bairros.Identificados os locais, cada setorprovidenciou melhorias para tentarcontrolar a propagação.

    Este tipo de inseto se propaga emÁGUA SUJA e PARADA e apesar doincômodo, não transmite doenças (aocontrário do Aeds Aegypti que sereproduz em água limpa e transmiteDengue, Zika, Chicungunya e FebreAmarela). Um dos piores pontos, estáem um terreno particular em que oproprietário foi notificado para asprovidências necessárias. A partir docriadouro, esses pernilongos voam até3km no perímetro urbano, por isso,eliminar os focos é tão importante.

    De acordo com a enfermeira daVigilância em Saúde, Grazieli Siqueira, “aconscientização de cada um de nós é deextrema importância! De nada adiantatoda uma equipe de combate se aspessoas sempre jogam lixo em localinadequado, donos de lotes que não sepreocupam em mantê-los limpos, casas

    com acúmulo de locais possíveis deserem criadouros, entre outros. Graçasa Deus, desde 2016 temos controladobem a transmissão destas doenças emBorda da Mata, e isto graças ao empenhodos agentes de endemias e de umaparcela da população que faz sua parte.Nosso trabalho é árduo e contínuo,sempre com foco no que é melhor paratodos nós bordamatenses.”

    A população também pode auxiliarcomunicando a Prefeitura quanto aoslotes sujos na cidade, pois existe o Fiscalde Posturas que notifica os proprietáriospara que cumpram a obrigação de manteros terrenos limpos e assim contribuir coma Saúde Pública.

    Fone:(035)3445-3320

    Borda da Mata - MG

    Abertura de firma, Previdência Social,Imposto de Renda de pessoa Física e Jurídica, contratos,

    construção civil e Contabilidade em geral

    JC Contabilidade

  • TRIBUNA POPULARTRIBUNA POPULARTRIBUNA POPULARTRIBUNA POPULARTRIBUNA POPULAR66666123456789012345678901234567890121234567890112345678901234567890123456789012123456789011234567890123456789012345678901212345678901123456789012345678901234567890121234567890112345678901234567890123456789012123456789011234567890123456789012345678901212345678901123456789012345678901234567890121234567890112345678901234567890123456789012123456789011234567890123456789012345678901212345678901

    DIRETDIRETDIRETDIRETDIRETO DO DO DO DO DA POLÍCIAA POLÍCIAA POLÍCIAA POLÍCIAA POLÍCIAColaColaColaColaColaborborborborboradoradoradoradorador::::: Sar Sar Sar Sar Sargggggento Scento Scento Scento Scento Schulzhulzhulzhulzhulz

    Farmácia Estrela da MataFarmacêutico Responsável: Victor Campos

    Brandani Júnior - CRF - 21681Entrega rápida - atendimento a

    domicílio medicamentos - perfumaria - descontos

    e promoções e condições especiais

    Farmacêuticoem período

    integral

    Praça Antonio Megale, 66 - CentroBorda da Mata - MG -

    Tel.:(35)3445-1311

    A Estrela deSua Saúde!!!

    Polícia Militar de Borda da Matacumpre mandado de busca e

    apreensão em residênciae casal é preso por tráfico de drogas

    Na tarde do dia 09 de novembro, a Polícia Militar cumpriu mandado de busca eapreensão em uma residência no bairro Santa Rita, sendo encontradas no interior doquarto do casal de moradores do local, 49 pedras de crack e R$ 860,00 em dinheiro.Diante do ocorrido, o casal recebeu voz de prisão e foi conduzido até o quartel daPolícia Militar para lavratura do B.O. e o material apreendido.

    Veículos são removidos pelaPolícia Militar de Borda da MataMotocicleta utilizada para prática de “Trilha” sem condições de

    segurança para circular e sem a devida documentação - Durante blitzde trânsito no dia 24 de novembro, a equipe de policiais abordou uma motocicletautilizada para prática de “trilha”, a qual estava sem placa, sem retrovisores, semdocumentos obrigatórios e em alta velocidade de acordo com a via. O cidadãoinformou que não tinha condições de sanar as irregularidades, nem apresentar adevida documentação do veículo. Diante o exposto, a motocicleta foi removida aopátio do DETRAN, além de ser lavradas as devidas AIT´s.

    CRLV com exercício em atraso e condutor inabilitado – Na tarde dodia 24 de novembro, durante blitz de trânsito, foi abordado pela equipe de policiais,um veículo e ao ser solicitado os documentos de porte obrigatório, o condutor nãonos apresentou o CRLV, sendo pesquisado a placa do veículo via sistemainformatizado, momento em que foi identificado que o exercício estava em atraso(2017) e o condutor relatou ser inabilitado. O veículo foi removido ao pátio doDETRAN pela falta de licenciamento e lavradas as devidas AIT´s.

    Usuários de entorpecentes sãopresos/apreendidos

    pela PM de Borda da MataUso de Drogas - Na manhã do dia 28 de outubro, durante operação antidrogas

    no bairro Santa Terezinha, foi visualizado dois indivíduos em atitude suspeita embaixo de um bambuzal usado para consumo e tráfico de drogas, de maneira que nomomento da chegada da equipe de policiais deparou com 02 cidadãos enrolandocada um, um cigarro de substância aparentando ser maconha, ambos foram abordadose submetidos a busca pessoal e nada mais de ilícito foi localizado além dos cigarros.Os cidadãos foram conduzidos presos até o quartel PM, onde foi realizado o registroda ocorrência.

    Uso de Drogas – Durante operação Blitz de trânsito na tarde do dia 20 denovembro, a equipe de policiais, abordaram um veículo em que o indivíduo condutorse portou de maneira suspeita, sendo ele submetido a busca pessoal e encontradoem seu bolso 02 buchas de substância análoga a maconha. O cidadão foi conduzidopreso até o quartel PM, onde foi realizado o registro da ocorrência.

    Uso de Drogas – No início da noite do dia 21 de novembro, a equipe depoliciais realizavam patrulhamento preventivo nas proximidades do poliesportivono bairro Nossa Senhora de Fátima, quando abordou 04 pessoas em atitude suspeita,as quais após visualizarem a viatura tentaram sair do local.

    Foram abordados 03 homens e 01 mulher, sendo tal mulher submetida à buscapessoal por uma Soldado Feminina, a qual encontrou ao solo próxima da abordada,01 cigarro de substância análoga a maconha e uma pequena bucha da mesmasubstância. A abordada assumiu a posse da droga, sendo todos os 04 conduzidospresos até o quartel PM, onde foi realizado o registro da ocorrência.

    Publicações da Câmara Municipal de Borda da MataProposição de Lei nº 106/2017

    “Altera a Lei Municipal n. 1.975/2017 e dá outras providências”.O Prefeito do Município de Borda da Mata/MG faz saber que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona e promulga a

    seguinte Lei:Art. 1º - O disposto no art. 2º da Lei nº 1.975/2017, passa a vigorar com a seguinte redação:“Art. 2º - Os créditos inscritos em dívida ativa, iguais ou inferiores a 2 UFBM, não serão objeto de execução fiscal, salvo

    determinação em contrário da Administração Pública.”

    Art. 2º - O disposto nos incisos II e III, do art. 7º da Lei nº 1.975/2017, passam a vigorar com a seguinte redação e ficaacrescido o parágrafo único:

    “Art. 7º (...)II – após a inscrição em dívida ativa, o crédito tributário e não tributário será cobrado pela via administrativa pelo período de

    30 (trinta) dias;III - vencido o prazo de que trata o inciso II deste artigo sem pagamento, a CDA representativa do crédito tributário e não

    tributário será remetida a protesto na forma indicada nesta Lei;(...)Parágrafo único. Os contribuintes ficam obrigados a manterem atualizados os dados cadastrais, informando sempre que

    ocorrer qualquer modificação temporária ou definitiva, ficando autorizado o Poder Executivo a proceder a notificação de quetrata o inciso II, mediante a publicação de Edital, caso frustrada a tentativa de notificação.”

    Art. 3º - Revogadas as disposições em contrário, esta Lei entre em vigor na data de sua publicação.Borda da Mata, 27 de novembro de 2017.

    Proposição de Lei nº 111/2017“Dá nome de rua no bairro que menciona e dá outras providências.”A Câmara Municipal de Borda da Mata, Estado de Minas Gerais, decreta e eu, Prefeito Municipal, sanciono a seguinte Lei:Art. 1º - Fica denominada Rua Luiz dos Santos a antiga rua ‘Projetada 05’ LOTEAMENTO Jardim Novo Horizonte, que se

    inicia na Rua Vergínia Rodrigues de Lima e termina na divisa da propriedade de José Benedito Gomes, Bairro Santa Cruz.Art. 2º - Revogadas as disposições em contrário, esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.Borda da Mata, 04 de dezembro de 2017.

    Proposição de Lei nº 112/2017“Altera o inciso IV do artigo 48 da Lei Orgânica do Município de Borda da Mata/MG - LOM”O PREFEITO MUNICIPAL DE BORDA DA MATA, no uso das atribuições legais, FAZ SABER que a Câmara Municipal

    aprovou e ele sanciona e promulga a seguinte Lei:Art. 1º - O inciso IV do artigo 48 da Lei Orgânica do Município de Borda da Mata/MG passa a vigorar com a seguinte

    redação:“Art. 48 (...)IV - assistência gratuita, em creche e pré-escolas aos filhos e dependentes dos servidores residentes no município, desde

    o nascimento até seis anos de idade, respeitando, sempre de forma isonômica, a fila de espera dos demais munícipes.”Art. 2º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.Art. 3º - Revogam-se as disposições em contrário.Borda da Mata, 04 de dezembro de 2017.

    Proposição de Lei nº 113/2017“Dá nome de rua no bairro que menciona e dá outras providências.”A Câmara Municipal de Borda da Mata, Estado de Minas Gerais, decreta e eu, Prefeito Municipal, sanciono a seguinte Lei:Art. 1º - Fica denominada Rua João Rufino Xavier a antiga rua ‘Projetada 07’ LOTEAMENTO Jardim Novo Horizonte, que se

    inicia na Rua Vergínia Rodrigues de Lima e termina na divisa da propriedade de José Benedito Gomes, bairro Santa Cruz.Art. 2º - Revogadas as disposições em contrário, esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.Borda da Mata, 04 de dezembro de 2017.

    Proposição de Lei nº 114/2017“Dá nome de rua no bairro que menciona e dá outras providências.”A Câmara Municipal de Borda da Mata, Estado de Minas Gerais, decreta e eu, Prefeito Municipal, sanciono a seguinte Lei:Art. 1º - Fica denominada Rua Córrego das Pedras, que se inicia na Rua Pe. Bernardes Leite Ferreira e termina na divisa da

    propriedade de Waldir Rinco, bairro São Benedito.Art. 2º - Revogadas as disposições em contrário, esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.Borda da Mata, 04 de dezembro de 2017.

    Proposição de Lei nº 115/2017“Dá nome de rua no bairro que menciona e dá outras providências.”A Câmara Municipal de Borda da Mata, Estado de Minas Gerais, decreta e eu, Prefeito Municipal, sanciono a seguinte Lei:Art. 1º - Fica denominada Rua Vergínia Rodrigues de Lima, a antiga rua projetada 01" do Loteamento Novo Horizonte, que

    se inicia na Rua Antônio Pinto Salgado e termina na divisa da propriedade de Domingos José de Lima, no bairro Santa Cruz.Art. 2º - Revogadas as disposições em contrário, esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.Borda da Mata, 04 de dezembro de 2017.

    Quinta edição do Boletim de Vigilânciaem Saúde de Borda da Mata trata sobrea síndrome Mão-Pé-Boca em crianças

    Na 5ª edição do boletim elaborado peloSetor de Vigilância Epidemiológica daSecretaria Municipal de Saúde de Bordada Mata, a enfermeira Grazieli Siqueiraabordou sobre a síndrome mão-pé-bocaque acarretou crianças nas crechesmunicipais durante o mês de novembroem Borda da Mata. O boletim explicaque tal síndrome é uma doençacontagiosa que ocorre maisfrequentemente em crianças com menosde 5 anos, mas também pode acontecerem adultos, e é causada pelo vírus dogrupo coxsackie, que pode sertransmitido de pessoa para pessoa,através da tosse, espirros e saliva e docontato direto com bolhas que tenhamestourado. Uma única criança doentepode contaminar várias outras, por isso,é importante que a criança infectadaNÃO VÁ A ESCOLA no período de 7dias, em média.

    Geralmente, os sintomas da síndromemão-pé-boca só surgem após 3 a 7 diasda infecção pelo vírus e incluem febresuperior a 38ºC, dor de garganta e faltade apetite. Após 2 dias do surgimento

    dos primeiros sintomas, aparecem aftasna boca e bolhas nas mãos, pés e, porvezes, na região íntima, que podemcoçar.

    De acordo com o boletim, no CemeiProfessora Ana Maria Cabral dos Santos,o ato de alertar e orientar os pais eresponsáveis foi suficiente para contera transmissão da doença em largaescala, uma vez que pais que tiveramseus filhos adoecidos evitaram a idadestes para a escola durante o períodode transmissão. Já na Creche MadreTereza Saldanha, a mesma ação não foisuficiente para conter a transmissão dadoença; muitos pais e responsáveiscontinuaram mandando seus filhosdoentes para a creche, mantendo assimo ciclo de transmissão do vírus e areinfecção das crianças já contaminadasanteriormente, o que poderia acarretarem graves complicações, como o riscode infecção generalizada, caso nenhumaprovidência fosse tomada. Das 161crianças matriculadas na Creche, 44adoeceram. Por este motivo, o Setor deVigilância Epidemiológica do município

    não teve alternativa a não ser interditaro local por um período de 7 dias,período este de maior transmissão dovírus. Portanto, de 08/11/2018 até 14/11/2018, como medida preventiva, aCreche não teve aula. Com o feriado de15/11 e final de semana, as atividadesda Creche retornam no dia 19/11/2018.Durante o período de interdição, osfuncionários atuaram fortemente nahigienização do local e de todos osobjetos para controle do vírus deixadopelas crianças infectadas.

    No dia 13/11, a enfermeira daVigilância também orientou asmonitoras sobre o que é a Síndrome,sobre cuidados que devem ter diantede qualquer possibilidade de doençasde transmissão viral, sobre imunizaçãoem dia para a idade e ainda sobrecuidados com a volta das crianças,visto que, mesmo após o período deincubação do vírus, este ainda podeestar presente nas fezes por até quatrosemanas.

    O boletim foi redigido em 14 denovembro de 2018.

    Atenção amigos e clientes da Gráfica

    e do Jornal Tribuna Popular!No mês de Dezembro, o jornal terá apenas uma

    edição no dia 12/12 e a Gráfica entrará em recesso no

    dia 14 de dezembro e voltará no dia 02 de janeiro.

  • TRIBUNA POPULARTRIBUNA POPULARTRIBUNA POPULARTRIBUNA POPULARTRIBUNA POPULAR 77777

    Estudantes, escritores e jornalistas evidenciam poesias do bordamatenseDonizete Galvão durante o Festar Literário de Borda da Mata

    Obra do autor foi exposta em trabalhos e apresentações da Rede Municipal e recitada por escritores e jornalistas brasileiros

    A primeira edição do Festar Literáriode Borda da Mata em 2018 homenageouo escritor bordamatense DonizeteGalvão. Com a participação ativa de AnaTereza Marques, viúva do escritor etambém bordamatense, cerca de 20poetas, jornalistas e artistas, amigos deDonizete visitaram Borda da Mata paraparticipar da homenagem durante osarau de abertura, no dia 09/11/18, noColégio Nossa Senhora do Carmo. Alémda presença de familiares e da editoraMartelo, a qual fez o lançamento do livroinédito “O antipássaro” durante oevento.

    Para o evento que aconteceu de 9 a 11de novembro, a Rede Municipal deEducação estudou e preparou trabalhossobre a vida e obra do escritorhomenageado. Para a diretora deAdministração e Finanças da Prefeitura,Marília Duarte Lopes Sáber, o Festar éum projeto que tem por objetivofomentar o esporte, o turismo e a culturade Borda da Mata. “O Festar Literário éo eixo cultural do festival e a homenagema Donizete Galvão, poeta da terra, só

    enriqueceu o evento. Donizete poetizoua nossa realidade interiorana, rural elevou Borda da Mata para a literaturabrasileira. Apesar disso, muitosbordamatenses não conheciam sua vidae sua obra. Conseguimos, com o Festar,apresentar Donizete Galvão para 2 milalunos e para quase 200 profissionaisda Educação. Acredito que só por isso,já tenha sido muito válido”.

    Durante o sarau de abertura, na noitede sexta-feira, o evento contou comapresentações da Casa do Piano com aprofessora Maria Rita CostaBertolaccini, as alunas da EscolaMunicipal Professora Diva Ribeiro dosSantos, Isabelly Maria do Couto Costarecitou o poema “A vida de um poeta” eLavínia Salomé Raick Silva o poema“Donizete Galvão”, escrito em sala deaula durante os estudos sobre o projeto.Os alunos do Fundamental II da EscolaMunicipal Benedita Braga Cobraapresentaram a peça “A turma do Chavesem ‘Quem foi Donizete Galvão’” earrancaram aplausos e gargalhadas dopúblico. Os alunos do 3º ano do Ensino

    Médio do Colégio Nossa Senhora doCarmo apresentaram “O senhor dosguizos”.

    Com a presença de Tarso De Melo,Ruy Proença, Sônia Barros, Carlos

    Machado, Fabio Weintraub, Pádua

    Fernandes, Miguel Jubé, Diana Junkes,

    Luíza Mendes Furia, Reynaldo

    Damazio, Priscila Figueiredo, Leusa

    Araujo, Regina Pereira, Fábio

    Camarneiro, Alexandre Bonafim , Celso

    De Alencar e Josias Padilha, o sarauteve seu ápice com a recitação de poesiasde Donizete e relatos sobre seu estilode escrita e amor pela terra natal, muitopresente em seus versos. Umahomenagem à mãe e à esposa deDonizete Galvão, respectivamente,Maria Aparecida de Souza, conhecidacomo Dona Guinha, e Ana TerezaMarques encerraram o evento.

    Na sexta-feira durante o dia,aconteceram ainda as oficinas com apoeta, crítica literária e professora deliteratura na Universidade Federal de SãoCarlos, Diana Junkes. Na parte da manhã,as atividades aconteceram com as

    crianças da Escola Municipal AntônioMarques da Silva, no bairro Santa Cruz.Na parte da tarde, as atividades seguiramcom os professores da Rede Municipalna Escola Municipal Professora DivaRibeiro dos Santos.

    No dia 10/11, sábado, a manhã culturalfoi cheia de experiências literáriasdurante a exposição e apresentação detrabalhos, preparados pela RedeMunicipal de Educação de Borda daMata. Trabalhos manuais incríveis foramexpostos na Praça Nossa Senhora doCarmo, além disso, o Coreto tambémrecebeu apresentações de danças,recitações e música. O ator JosiasPadilha e a escritora Sônia Barrosparticiparam também com a contação dehistórias entre as crianças, as quaistambém concorreram em sorteio ereceberam livros infantis do escritorhomenageado.

    No domingo, a programação literáriafoi encerrada com a peça teatralapresentada pelo grupo “Velha Guardada Diva”, formado por professorasaposentadas da Rede Municipal, a qual

    também arrancou aplausos egargalhadas do público. De acordo comAna Tereza, toda a família e rede deamigos de Donizete Galvão ficaramemocionados e encantados com o FestarLiterário “Vocês estão de parabéns,nossos amigos estão voltandoencantados. (...) Gostaram dahospedagem, dos pijamas – e comprarammuitos, dos queijos, doces. (...)Adoraram nossa igreja, nossas praças eem especial a simpatia do povo da Borda.Mais uma vez, nossos agradecimentosa todos.”

    De acordo com o prefeito AndréCarvalho Marques, trabalhar com os eixosde fomento ao esporte, turismo e culturaé dar condições para o desenvolvimentoeconômico, social e cultural do município.“O Festar – Festival de Arte de Borda daMata – têm feito exatamente a valorizaçãodo que é nosso, em meio as dificuldadesfinanceiras, o trabalho e a criatividade dossetores e departamentos envolvidos,além da comunidade, têm impactadogrande resultado no dia a dia daspessoas.”

    Confira os principais momentos do Festar Literário:

    Veja a continuação dos principais momentos do Festar Literário na Página 8

  • TRIBUNA POPULAR TRIBUNA POPULAR TRIBUNA POPULAR TRIBUNA POPULAR TRIBUNA POPULAR88888

    Continuação dos principais momentos do Festar Literário de Borda da Mata...

    Escolas Municipais de Borda da Mata recebem projeto de contação de histórias “Conte lá que eu conto cá”

    O casal de contadores de histórias Socorro e LúcioLacerda trouxeram para Borda da Mata o projeto“Conte lá que eu conto cá”. Em parceria com oDepartamento Municipal de Educação, três escolasreceberam as atividades. No dia 22/11, o turno damanhã foi com os alunos da Escola MunicipalAntônio Marques da Silva, no bairro Santa Cruz. Naparte da tarde, foi a vez das crianças da EscolaMunicipal Francisco de Souza Costa, no bairroNossa Senhora de Fátima. No dia 23/11, os doisperíodos foram dedicados aos alunos da EscolaMunicipal Professora Diva Ribeiro dos Santos, nobairro Santa Rita.

    Com o objetivo de incentivar a prática de contarhistórias, estimular a audição, provocar sentimentose emoções através das histórias contadas e seuspersonagens, desenvolver a criatividade e aimaginação e encorajar os alunos a reconheceremque suas histórias de vida são boas histórias a seremcontadas, as atividades são desenvolvidas comrecursos pedagógicos e lúdicos, como uma mala comobjetos diversos: fantoches, avental, tapetes,máscaras, colcha de retalhos. Além de rodas deconversas para integração e interação entre todos.Os alunos adoraram as histórias e o modo de contá-las por Socorro Lacerda de Lacerda.

    Dentistas da Prefeitura de Borda da Mata visitam escolas para passar informações sobre saúde bucal de maneira lúdica

    Durante a semana de 19 a 24 de novembro e nos dias 28 e 29de novembro, a equipe de dentistas e auxiliares da SecretariaMunicipal de Saúde percorreram as quatro escolas municipais,Creche, Cemei e as escolas dos distritos Cervo e Sertãozinhopara apresentar o teatro de fantoches que conta, de maneiradivertida, como cuidar da saúde bucal. Além da historinha, aequipe do Setor de Odontologia também fala sobre a maneiracorreta de realizar a escovação dos dentes, alimentaçãosaudável e no final da apresentação, distribuem kits comescova, creme e fio dental.

    O evento acontece todos os anos e denomina-se SemanaOdontológica, com o objetivo de atuar na prevenção de cáriese outras doenças que afetam os dentes.

    No mês de Dezembro, o

    jornal terá apenas uma

    edição no dia 12/12 e a

    Gráfica entrará em recesso

    no dia 14 de dezembro e

    voltará no dia 02 de janeiro.