e fundação cultural cassiano ricardo apresentam: prefeitura de … · 2018-10-19 · 20/10 (sáb)...

2
Há exatos 90 anos, surgia uma obra literária que buscava dar uma identidade à formação do povo brasileiro. Ela foi composta em versos e apenas quatro anos mais tarde se tornaria uma das principais referências no movimento revolucionário paulista de 1932, com seus poemas lidos nos comícios em praça pública. Esse fato somado a dois outros importantes personagens dão a São José dos Campos uma relevância de destaque no principal conflito armado das Américas no século 20. Os joseenses Euclides Miragaia, uma das primeiras vítimas do conflito, Cassiano Ricardo, assessor do governo paulista, e seu livro Martim Cererê, se tornaram peças fundamentais no cenário histórico da revolução constitucionalista. Da mesma manei- ra que a própria cidade e uma legião de voluntá- rios deram condições à estrutura hospitalar local, para receber e atender os feridos paulistas no conflito bélico. A mobilização paulista não só arrebanhou 60 mil combatentes espontâneos, como trouxe o espírito bandeirante, destacado em Martim Cererê, para os espaços públicos e manifestações populares. A literatura tomou conta dos discursos políticos, tanto na obra de Cassiano Ricardo, que enaltece a bravu- ra paulista, como os escritos de Guilherme de Almeida, Menotti Del Picchia, Augusto Schmidt Cândido Mota Filho, entre outros tantos. Cassiano fez parte do gabinete do ex-interventor Pedro de Toledo, comandante civil da rebelião e proclamado popularmente presidente de São Paulo. No cemitério central de São José dos Campos ainda se encontra a sepultura de Euclides Miragaia, onde em ladrilhos é formada a bandeira de São Paulo. Cassiano Ricardo se tornou um dos maiores poetas do movimento modernista brasileiro e está entre os maiores escritores das Américas, tecendo uma trajetória gloriosa como membro da Academia Brasileira de Letras, da Academia Paulista e home- nageado tanto no Brasil quanto no exterior. E o livro Martim Cererê é, ainda, um único título do poeta que nunca deixou de ser editado. o livro da Revolução Martim Cererê, JÚLIO OTTOBONI Jornalista e escritor realização apoio www.fccr.sp.gov.br Programação gratuita e livre para todos os públicos 52 a apresentações musicais // intervenções // saraus // mostra de curtas // debates // distribuição de fanzines // 20 a 27 de outubro de 2018 fccrsjc Prefeitura de São José dos Campos e Fundação Cultural Cassiano Ricardo apresentam: 52 a

Upload: others

Post on 03-Jul-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: e Fundação Cultural Cassiano Ricardo apresentam: Prefeitura de … · 2018-10-19 · 20/10 (sáb) 23/10 (ter) 20h - Teatro Municipal CORO JOVEM DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS E GRUPO

Há exatos 90 anos, surgia uma obra literária que buscava dar uma identidade à formação do povo brasileiro. Ela foi composta em versos e apenas quatro anos mais tarde se tornaria uma das principais referências no movimento revolucionário paulista de 1932, com seus poemas lidos nos comícios em praça pública. Esse fato somado a dois outros importantes personagens dão a São José dos Campos uma relevância de destaque no principal conflito armado das Américas no século 20.

Os joseenses Euclides Miragaia, uma das primeiras vítimas do conflito, Cassiano Ricardo, assessor do governo paulista, e seu livro Martim Cererê, se tornaram peças fundamentais no cenário histórico da revolução constitucionalista. Da mesma manei-ra que a própria cidade e uma legião de voluntá-rios deram condições à estrutura hospitalar local, para receber e atender os feridos paulistas no conflito bélico.

A mobilização paulista não só arrebanhou 60 mil combatentes espontâneos, como trouxe o espírito bandeirante, destacado em Martim Cererê, para os espaços públicos e manifestações populares. A literatura tomou conta dos discursos políticos, tanto na obra de Cassiano Ricardo, que enaltece a bravu-ra paulista, como os escritos de Guilherme de Almeida, Menotti Del Picchia, Augusto Schmidt Cândido Mota Filho, entre outros tantos. Cassiano fez parte do gabinete do ex-interventor Pedro de Toledo, comandante civil da rebelião e proclamado popularmente presidente de São Paulo.

No cemitério central de São José dos Campos ainda se encontra a sepultura de Euclides Miragaia, onde em ladrilhos é formada a bandeira de São Paulo. Cassiano Ricardo se tornou um dos maiores poetas do movimento modernista brasileiro e está entre os maiores escritores das Américas, tecendo uma trajetória gloriosa como membro da Academia Brasileira de Letras, da Academia Paulista e home-nageado tanto no Brasil quanto no exterior. E o livro Martim Cererê é, ainda, um único título do poeta que nunca deixou de ser editado.

o livro da RevoluçãoMartim Cererê,

JÚLIO OTTOBONIJornalista e escritor

realização

apoio

www.fccr.sp.gov.br

Programação gratuita elivre para todos os públicos

52a

apresentações musicais //intervenções //

saraus //mostra de curtas //

debates //distribuição de fanzines //

20 a 27 de outubro de 2018

fccrsjc

Prefeitura de São José dos Campos e Fundação Cultural Cassiano Ricardo apresentam:

52a

Page 2: e Fundação Cultural Cassiano Ricardo apresentam: Prefeitura de … · 2018-10-19 · 20/10 (sáb) 23/10 (ter) 20h - Teatro Municipal CORO JOVEM DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS E GRUPO

20/10 (sáb)

23/10 (ter)

20h - Teatro MunicipalCORO JOVEM DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOSE GRUPO PALIMPSESTOMisa Criolla, de Ariel RamirezCanções brasileiras, indígenas, afro-brasileiras e latino-americanasReserva de ingressos pelo site da Fundação Cultural.

11h | praça do sapo15h | Casa do Idoso NorteINTERVENÇÃO CASSIANO ITINERANTE - FRAGMENTOS QUE SE JUNTAMClaudio do Vale e Daniella Peneluppi (atores)Márcio de Oliveira e Léo Braga (músicos)Texto de Silvio Ferreira Leite e direção de Claudio Mendel

ACENANDO COM BANDEIRANando Luz e BandaNando Luz - voz e violão | Adriana Marques - interpretaçãoAlice Garcia - Voz

24/10 (qua)

14h | Casa do Idoso sulINTERVENÇÃO CASSIANO ITINERANTE - FRAGMENTOS QUE SE JUNTAM

ACENANDO COM BANDEIRA

14h30 | auditório do museu municipalINTERVENÇÃO CASSIANO ITINERANTE - FRAGMENTOS QUE SE JUNTAM

DEBATE “COMO É ESCREVER PARA GERAÇÕES QUE LEEM CADA VEZ MENOS”Participação: Luiz Octavio Lima, Academia Joseense de Letras, Coletivo Levante Literário, professores ealunos da rede de ensino particular, estadual e municipal.Mediação: Júlio Ottoboni.

24/10 (qua)

19h30 | auditório do museu municipalENTREGA DO TROFÉU CASSIANO RICARDOHomenageada: Sra. Angela Savastano, cientista social e folclorista

INTERVENÇÃO CASSIANO ITINERANTE – FRAGMENTOS QUE SE JUNTAM

25/10 (qui)

20H | teatro municipalAPRESENTAÇÃO LITEROMUSICAL ‘OS SOBREVIVENTES’Apresentação com músicos e poetas joseenses participantes do álbum ‘Os Sobreviventes’, homenagem à obra de Cassiano Ricardo e lançado em 2016. Reserva de ingressos pelo site da Fundação Cultural.

27/10 (sáb)

10H | Travessa chico luizMercadão VivoINTERVENÇÃO CASSIANO ITINERANTE – FRAGMENTOS QUE SE JUNTAM

Sarau Leitura LivreAPRESENTAÇÃO MUSICAL Renato Braz

18H | centro da juventudeSARAU VERSANTES IN VERSUSIntervenção Cassiano Itinerante – Fragmentos que se juntam.

26/10 (sex)

13H30 | auditório elmano ferreira velosoMOSTRA “CASSIANO RICARDO NO CELULAR”Vídeos sobre a vida e obra do poeta Cassiano Ricardo, produzidos por alunos da rede municipal, estadual e particular de ensino, por meio do celular, após pesquisa e roteiro realizados sob orientação dos professores.

Formado em Comunicação Social pela PUC-RJ e pós-graduado em Economia pela Unicamp-Facamp, Luiz Octavio Augusto de Lima atuou nas principais redações de jornais e revistas do país, como Veja, Época, Exame, Estadão, O Globo e Folha de S. Paulo. Dentro da grande imprensa, fez uma carreira sólida e conceituada. Tem 35 anos de pro�ssão como jornalista.

O cantor paulistano Renato Braz vem se destacando no cenário do MPB. Seu primeiro disco foi lançado em 1996 e hoje o artista conta com oito CDs gravados como intérprete. Já passou por diversos países e em 2015 lançou seu primeiro álbum voltado ao mercado internacional.

PALESTRA COM O JORNALISTA LUIZ OCTÁVIO DE LIMA, AUTOR DO LIVRO “1932: SÃO PAULO EM CHAMAS” Participação: Júlio Ottoboni

16H | parque vicentina aranha

DISTRIBUIÇÃO DE FANZINE em comemoração aos 90 anos da Obra Martim Cererê produzido pelo quadrinista Fernando Balão.

INTERVENÇÃO CASSIANO ITINERANTE – FRAGMENTOS QUE SE JUNTAM