e casas mortuárias avançam · casa cristão agências funerárias É com muito gosto que...

16
31.05.2012 | notícias de gaia Ano XXVII | n.º 517 | Quinzenal | 31 de maio 2012 | Director: Paulo Jorge Sousa | 0,25 euros Casa Cristão Agências Funerárias É com muito gosto que anunciamos a abertura de um Stand MRsmart. Pode fazer um visita na Rua D.Afonso Henriques N.512, 4435-006 Rio Tinto | Perto da Rotunda da Areosa. Temos carros todos revistos e com Garantia a bons Preços .. Não perca a Promoção de Abertura Aberto: 14.30 as 19.30 Para contactos: [email protected] ou 914265274 .. Facebook : MrSmart Stand www.Mrsmart.pt 2.ª Feira Medieval de Canelas Entrevista à presidente da Junta de Freguesia de Canelas, Adelaide Canastro Nova junta e casas mortuárias avançam ainda este ano | Conheça as próximas atividades que vão animar a freguesia de Canelas | Adelaide Canastro ainda não pensa na recandidatura Págs. 10 a 13 Empresas de Referência de Canelas Fernando Jorge Carvalho Martins, Lda. Pág. 7 MLS Pneus Pág. 6 Microsoft parceira das instituições de solidariedade social Pág. 5 PS Gaia vai a votos já amanhã... saiba tudo na nossa próxima edição!

Upload: lamquynh

Post on 03-Dec-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: e casas mortuárias avançam · Casa Cristão Agências Funerárias É com muito gosto que anunciamos a abertura de um Stand MRsmart. ... com este ritmo enérgico e contagiante. Dirigido

31.05.2012 | notícias de gaia

Ano XXVII | n.º 517 | Quinzenal | 31 de maio 2012 | Director: Paulo Jorge Sousa | 0,25 euros

Casa CristãoAgências

Funerárias

É com muito gosto que anunciamos a abertura deum Stand MRsmart.

Pode fazer um visita na Rua D.Afonso HenriquesN.512, 4435-006 Rio Tinto | Perto da Rotunda da

Areosa.Temos carros todos revistos e com Garantia a

bons Preços .. Não perca a Promoção de AberturaAberto: 14.30 as 19.30

Para contactos: [email protected] 914265274 ..

Facebook : MrSmart Stand

www.Mrsmart.pt

2.ª Feira Medieval de Canelas

Entrevista àpresidente da Juntade Freguesia deCanelas, AdelaideCanastro

Nova juntae casasmortuárias

avançamaindaeste ano| Conheça as próximasatividades que vãoanimar a freguesia deCanelas

| Adelaide Canastro aindanão pensa narecandidatura

Págs. 10 a 13

Empresas deReferência de Canelas

Fernando JorgeCarvalho Martins,Lda. Pág. 7

MLS Pneus Pág. 6

Microsoftparceira das

instituições desolidariedadesocial Pág. 5

PS Gaiavai a votos já

amanhã... saibatudo na nossa

próxima edição!

Page 2: e casas mortuárias avançam · Casa Cristão Agências Funerárias É com muito gosto que anunciamos a abertura de um Stand MRsmart. ... com este ritmo enérgico e contagiante. Dirigido

notícias de gaia | 31.05.2012 pág. 2

ficha técnica Nº de Registo: I.C.S. 111060

sede, redacção,administração

av. república, 1711 s/l esq. tras.4430-206 vn gaia

[email protected]

entidade proprietária e editor: pressing -empresa jornalística comunicação e imagem,

unipessoal lda. nif 506 583 [email protected]

fotocomposição: pressing impressão: paço print, artes gráficas, lda.

departamento comercial: Lídia Oliveiradirector: Paulo Jorge Sousa nif 210048913

[email protected] honorários: Fernando Sousa e

Prof. Artur Villareschefe redacção: Paulo Jorge Sousaredacção: Andreia Caturna Martins (CP 7164);

Jorge Miguel Freitas (CO 429); Luís MoraisFerreira (CP 7349); Miguel Ângelo Luis (CO1000); Olga Pinto (CO 1005).colaboradores: Ademar Costa; Cláudia Oliveira;Cristina Silva; Danyel Guerra (CP 803); EliseteMarques; Ermelinda Mendes; Humberto Pinhoda Silva; Isabel Andrade Monteiro; Jorge Amaral;José Barreto; José Duarte Amaral; LeonardoJúnior; Lúcia Pereira (CP 6958); Manuel Carvalho;Manuel Barbedo; Maria Graça Almeida; NilceCosta; Nuno Filipe; Patrícia Correia; PauloTavares; Raul Martins; Tânia Tavares CP 4278;Vasco Silva Paulo.

nota: os conteúdos dos artigos de opinião sãoresponsabilidade de quem os assina

noticiasdegaia.wordpress.comtels.: 223 700 574/6 | fax: 223 700 576

tiragem média: 5000 exemplares

siga-nos NOTÍCIAS DEGAIA jornal

CONFERÊNCIAS31 / 18.30hs

Arquivo Municipal Sophia de Mello Breyner"O LUGAR DO TORNE: MEMÓRIAS E

VIVÊNCIAS DE UMA ESCOLA QUE NASCEUIGREJA"

O Arquivo Municipal de Gaia está a promover umconjunto de conferências alusivas à exposição alipatente designada "Avenida de Gaia - 2550 metrosde história".

Hoje, pelas 18.30hs o arqueólogo António ManuelSilva dará a conhecer um dos marcos da Avenida daRepública, a Escola do Torne, que frequentou, naconferência "O lugar do Torne: memórias e vivênciasde uma escola que nasceu igreja".

O lugar do Torne, assim chamado por ser umespaço-limite entre as freguesias de Mafamude eSanta Marinha, é desde há muito conhecido pelaEscola cujo edifício central domina em alta plataforma aconfluência entre a secção Nascente da Rua de DiogoCassels e a Avenida da República. A história dessainstituição mais que centenária (1868) que evoca afigura tutelar de Diogo Cassels e onde milhares degaienses aprenderam as primeiras letras, é o pontode partida para uma viagem a um quarteirão daAvenida onde a fé, a educação, a cultura e o patrimóniose cruzam desde há várias gerações.

Entrada gratuita

MÚSICA1 / 21.30hs

Espaço Corpus Christi"Conta-me Histórias"

LUÍSA AMARO E VITOR DE SOUSA

O ciclo "Conta-me Histórias" promovido peloPelouro da Cultura, numa estratégia de promoção damúsica e dos artistas portugueses, bem como dadinamização do património e dos equipamentosculturais de Gaia, prossegue com a participação dadiscípula de Carlos Paredes, a guitarrista Luísa Amaro,acompanhada pelo ator e declamador Vitor de Sousa.

O "Conta-me Histórias" é um ciclo de conversas-concerto com conhecidos músicos portugueses, ondeestes revelam alguns pormenores menos conhecidosdas suas carreiras. Estas histórias são acompanhadaspor algumas das suas músicas mais conhecidas, em

Cultura de fim-de-semanaregisto acústico.

Bilhete normal: 4 euros. Bilhete Passaporte Cul-tural: 2 euros. Bilhetes à venda na Casa da Cultura.

INFÂNCIA1 / (por marcação)

Cine Teatro Eduardo BrazãoComemoração dia Mundial da Criança

"UM E UM E UM"

O Dia da Criança é celebrado no Cine TeatroEduardo Brazão com a apresentação de "Um e um eum", pela Companhia de Dança em Conjunto ouAlternadamente, no dia 1 de junho.

"Um e um e um" é um espetáculo encenado porJaime C. Soares, sobre um texto seu e de Ana LuísaAzevedo, que se passa num lugar de nenhures, emterrenos de ninguém. Um local de sonho povoadopor desejos e ensejos e por histórias começadas com"Era uma vez…". M/6

INFÂNCIA1 / 15.00hs (por marcação)Auditório Municipal de Gaia

"RIK & ROK"

O Auditório Municipal de Gaia celebra o Dia daCriança, com uma mensagem ecológica, deixada pelapeça de teatro "Rik & Rok", que sobe ao palco no dia1 de junho, pelas 15.00 hs e que é dedicada ao temadas energias renováveis.

LITERATURA2 / 18.00hs

Casa Barbot / Casa da CulturaApresentação do livro de Paula Oz

"NUA LUA "

A apresentação do livro, editado pela PastelariaStudios, está a cargo de Ana Albergaria:

- "Aqui as utopias bailam ao som de violinos, beijama lua e deixam-se abraçar pelo seu mistério, quando asolidão se afunda no silêncio e a noite fala mais cedoda escuridão".

TEATROAuditório Municipal de Gaia

TEP"O DIA DO SANTO"

O TEP tem em cena, no Auditório Municipal a sua228ª produção. Trata-se de uma encenação deGonçalo Amorim da peça "O dia do santo" de JohnWhiting, com tradução de Fernando Villas-Boas.

John Whiting é um autor algo esquecido, cujascaracterísticas sui-generis enquanto dramaturgo sepoderão situar entre T.S. Eliot e George BernardShaw, com uma marcada influência de génerosliterários como a poesia.

Nesta Peça, Whiting narra um dia de São Paulo,vinte e cinco de janeiro, na vida de Paul Southman, umvelho artista exilado no campo, que se prepara paraum jantar em sua homenagem, em Londres.

Bilhete normal 8 euros. Bilhete Passaporte Cul-tural 5 euros.

Em cena até 10 de junho, com sessões de quartaa sábado às 21.30hs e, ao domingo às 16.00hs.

M/12 anos

BILHETES À VENDA NA CASA BARBOT:

Ciclo "Conta-me Histórias" dia 1 de junho, LuísaAmaro e Vitor de Sousa, no Corpus Christi; 16 dejunho, Mazgani no Corpus Christi; 21 de junho, OldJerusalem, nos jardins da Casa Barbot) BILHETENORMAL: 4 Euros/ BILHETE PASSAPORTECULTURAL: 2 EUROS

Concertos de Verão da Serra do Pilar - à vendaVia Ticketline e na Casa Barbot (29 de junho, LuísRepresas & João Gil; 30 de junho, Echo & theBunnymen; 6 de julho, Rui Veloso; 7 de julho, ManfredMann). BILHETE NORMAL: 7.5 Euros/ BILHETEPASSAPORTE CULTURAL: 5 EUROS

Passaporte Cultural de Gaia

A obtenção do Passaporte Cultural de Gaia poderser feita, sem qualquer custo, a qualquer altura ouatravés do site da Câmara de Gaia ou aquando daaquisição dos bilhetes de acesso para qualquerespectáculo, mas sempre na Casa Barbot/Casa daCultura.

Mais informações na página GAIA É CULTURAno facebook

Page 3: e casas mortuárias avançam · Casa Cristão Agências Funerárias É com muito gosto que anunciamos a abertura de um Stand MRsmart. ... com este ritmo enérgico e contagiante. Dirigido

31.05.2012 | notícias de gaiapág. 3

Editorial* Artur Villares

FeriadosNuma primeira fase, além dos

feriados de 5 de Outubro e doPrimeiro de Dezembro, o Governopropôs também suspender oferiado do Corpo de Deus - móvelentre Maio e Junho - e o de 15 deAgosto. Se os primeiros são dacompetência exclusiva do Estadoportuguês, os segundos, emvirtude da existência daConcordata, necessitam doassentimento do Estado doVaticano, vulgo Igreja CatólicaRomana. Tudo pareciaencaminhado, eis senão quandoRoma propôs antes o 1º deNovembro em troca do 15 deAgosto.

Traduzindo: A ideia inicial seriaanular os feriados que já existiamem época de férias gerais, Agosto,e o móvel Corpo de Deus, querdizer, com menor impacto popular,uma vez que poderiam na mesmaser mantidos em muitos lugares.Mas Roma, quando se apercebeudo alcance da situação decidiu agoraque é preferível antes anular umferiado popular como o Dia deTodos os Santos, onde vai tudopara o cemitério, católicos, nãocatólicos, ateus, pagãos de todasas correntes e sentimentais emgeral, em vez do feriado marianoda Assunção de Maria, doutrinadogmaticamente definida peloPapa Pio XII, em 1 de novembrode 1950, dentro da autoridade daInfalibilidade Papal.

Li há alguns dias que católicosdo Norte se interrogavam,agastados, com esta posição dasautoridades romanas da sua Igreja.Um pouco mais de atençãoajudaria, sem dúvida.

ProgramaSexta-feira, 8 Junho 2012

19h00 – Abertura do Festival e do recintodas Tasquinhas;

22h00 – Conjunto Musical “Tekos”;02h00 – Encerramento do recinto;

Sábado, 9 Junho 201222h00 - Grupo Musical “XCA”;

02h00 – Encerramento do recinto;

Domingo, 10 Junho 201215h00 – Motobike Paper;

17h00 – Caminhada da Cereja;17h30 – Concurso de Sobremesas;22h00 - Grupo Musical “Miranka”;01h00 – Encerramento do Festival;

Todos os dias: Emissão de música gravadaa partir das 10 horas;

A proposta da DMAES para acelebração do Dia Mundial da Criança,tem como objectivo que as criançasexplorem as três dimensões artísticasessenciais à formação pedagógica:Dança, Expressão Teatral e Música.

As tres Oficinas Recreativaspretendem estimular nos maispequenos as emoções, imaginação,interpretação, criatividade, coordenação,equilíbrio, memória, contacto físico; bemcomo contribuir para umaprofundamento da percepção rítmica,desenvolvendo dinâmicas de grupoque contribuem para melhorar o sentidode cooperatividade.

No final das 3 Oficinas osparticipantes poderão usufruir de umlanche oferecido pela Confeitaria - DocaAlto.

OFICINAS RECREATIVAS:15h00-15h45: DancingSteps4Fun16h00-16h45: Histórias que Dança

Dia da Criança naMadalena

- "Dançar com Ynari, a Menina das CincoTranças"

17h00-17h45: KidsRock

DANCINGSTEPS4FUN: SALTA,BRINCA, JOGA - São as palavras deordem desta Oficina Recreativa quecombina movimentos de flexibilidadecom coreografias que prometem deixaros petizes extenuantemente felizes.

HISTÓRIAS QUE DANÇAM -"Dançar com Ynari, a Menina das CincoTranças"

"Era uma vez uma menina que tinhacinco tranças lindas e se chamava Ynari.",Eva Azevedo explora o mundoimagético de Ynari, uma Criança nascidanuma Aldeia Angolana, cuja vontade éconhecer as Palavras do Mundo.

Certa manhã Ynari conhece, namargem do rio, um homem muitopequenino, e assim se dá inicio a umaviagem de sensibilidade e sabedoria,com estrelas e cores, é possível

inventar ou destruir palavras. Brincandocom os sentido da Vida e da Paz, Ynariredescobre uma palavra antiga cheia deuma magia nova: "AMIZADE".

KIDSROCK: Inspirado nos Ritmosdo Jive/Rock'N'Roll e adaptado aosmais pequenos, o professor RicardoAmoêdo vai contagiar a pequenadacom este ritmo enérgico e contagiante.

Dirigido a crianças na Idade Pré-Es-colar e Escolar, entre os três e os 12anos.

PREÇO: - Pré-Inscrição até Dia 1de Junho - 6• com oferta de Inscriçãopara 1 Amigo/a - Inscrição no PróprioDia - 8• com oferta de Inscrição para 1Amigo/a

INFORMAÇOES/INSCRIÇÕES:T. 227 138 727M. 916 470 933 / 969 291 632 /

935 957 057Email. [email protected]. www.dmaes.ptBUS. 901, 906

Rua Maurício Lourenço de Oliveira, nº206,Madalena - Vila Nova de Gaia

Page 4: e casas mortuárias avançam · Casa Cristão Agências Funerárias É com muito gosto que anunciamos a abertura de um Stand MRsmart. ... com este ritmo enérgico e contagiante. Dirigido

notícias de gaia | 31.05.2012 pág. 4

Município e SUMAfazem “Contas à Vida”

Balões enchemavenida já amanhã

Gaia vai encher-se de balões no próximo dia 1 de Junho, dia da Criança.A partir das oito da manhã do dia 1 de Junho, a Avenida da República de Gaia

vai encher-se com 600 balões com o intuito de alertar a comunidade para umacampanha de solidariedade social a nível nacional a decorrer no facebook,promovida pela Bestcenter, empresa de formação profissional com sede emViseu.

Perto de uma dezena de voluntários circularão nesta avenida, apelando a todosque vão ao facebook e adiram à campanha de solidariedade.

A iniciativa desta acção é da Bestcenter que está a lançar em todo o país a

campanha de solidariedade LikeU. Esta acção visa o apoio a IPSS de diversasregiões do país, através da oferta de equipamentos que possibilitem a melhoriadas condições dos mais carenciados a quem estas instituições prestam apoio.

A campanha está a decorrer no facebook, podendo ser seguida em http://www.facebook.com/bestcenter. A likeU vai desenvolver-se até 31 de Dezembrode 2012. Por cada 3 mil likes de utilizadores do facebook de cada Regiãoseleccionada, a Bestcenter doará apoio equipamento a uma IPSS local.

Entre 01 e 30 de Junho, a campanha será dedicada a Gaia, sendo a Liga dosAmigos do Centro de Saúde Soares dos Reis a entidade beneficiária.

A campanha conta com o apoio de vários parceiros locais, tais como a CâmaraMunicipal de Gaia, Juntas de Freguesia e entidades locais.

Faça já o seu likeU em http://www.facebook.com/bestcenter e dê o seu contributogratuito aos que mais precisam.

Os empreendimentossociais de Vila Nova de Gaiavão ser o alvo da mais recenteiniciativa que pretendesensibilizar para a necessidadede abandonar os maus hábitosde consumo e minimizar aprodução de resíduos nomomento da compra.

Alertar para as diversastécnicas a que se recorre paraincentivar o consumo esensibilizar os consumidorespara a forma como as suasdecisões influenciam o seupoder de compra e o Ambientesão os principais objetivos danova campanha "Contas àVida", promovida peloautarquia gaiense em parceriacom a SUMA.

Nesta iniciativa, oshabitantes de 16empreendimentos sociais deGaia tomarão contacto comprocedimentos de redução naorigem - como sejam a comprade produtos avulso,embalagens familiares e derecarga, e a utilização deprodutos não descartáveis - ede consumo sustentável - deentre os quais se destacam aelaboração e cumprimento deuma lista, a escolha de espaçoscomerciais próximos daresidência ou a opção porprodutos da região.

Como instrumentos complementares de sensibilização, serão distribuídospendurantes e blocos de listas de compras, que auxiliam na escolha acertada noato da compra. A campanha, que vai ter início no próximo dia 4 de junho, tem aduração prevista de 8 dias

Page 5: e casas mortuárias avançam · Casa Cristão Agências Funerárias É com muito gosto que anunciamos a abertura de um Stand MRsmart. ... com este ritmo enérgico e contagiante. Dirigido

31.05.2012 | notícias de gaiapág. 5

A Microsoft Portugal assinou na quarta-feira umProtocolo de Cooperação com o Ministério daSolidariedade e Segurança Social, a ConfederaçãoNacional das Instituições de Solidariedade, a Uniãodas Misericórdias e a União das MutualidadesPortuguesas, que prevê a expansão do ProgramaGlobal de Doação de Software em Portugal e a suadisponibilização alargada a todo o Terceiro Sector emPortugal.

Trata-se de uma iniciativa pioneira, sendo Portugalo primeiro país a firmar um compromisso público comesta dimensão e com o alto patrocínio do governo dePortugal.

O Protocolo prevê a disponibilização gratuita deum vasto conjunto de produtos de software Microsoft(cerca de 30) a instituições de cariz social, bem comoa legalização de software que esteja a serindevidamente utilizado, num máximo de 25 licençaspor cada produto cedido às instituições previamenteidentificadas.

Consciente da importância do Terceiro Sector edo seu papel na resposta às assimetrias sociais quecaracterizam o País, a Microsoft prossegue, assim, oseu objetivo de tornar a tecnologia acessível a todasas pessoas e organizações, sobretudo aquelas quenão têm capacidade ou condições para a alcançaremem circunstâncias normais.

O propósito da Microsoft é assim que as diversasAssociações com atividade nas áreas sociais e dasolidariedade possam melhor responder àssolicitações e, simultaneamente, incrementar novosprojetos de natureza solidária com recurso ao potencialque a tecnologia encerra.

Marco António Costa salientaresponsabilidade social da Microsoft

Durante a assinatura do protocolo, o secretário deEstado da Solidariedade e da Segurança Socialassegurou que esta ação "simboliza uma nova atuaçãodo sector empresarial no âmbito do que deve ser,também, a responsabilidade social das empresas.Uma atuação que deve ser atenta e de proximidadecom os parceiros sociais, formulando-se parcerias edisponibilizando recursos aos diferentes atoressociais." Marco António Costa salienta ainda que,"apesar das "entidades da economia social" seremgeralmente, de pequena e média dimensão, elascontribuem para um modelo económico sustentável,não deslocalizável e que já representa cerca de 5,4%do PIB e 4% do emprego em Portugal. Assim, culti-var as relações entre o Estado e o terceiro sector éuma aposta fundamental, de forma a contribuir parauma cada vez maior e mais eficaz proteção social. Épor isso que dizemos que "A economia social é paranós a "mão invisível" que sustenta a nossa sociedade",afirmou o governante.

Segundo Marco António Costa, o protocolo hojefirmado, e que no qual a Microsoft disponibilizagratuitamente o acesso ao seu software, vai permitirque as instituições sociais possam redirecionar os cercade 4 milhões de euros despendidos anualmente emLicenças de software para o serviço social quediariamente prestam aos portugueses.

Por fim, referiu ainda que "Ao Governo, competeestimular e apoiar os parceiros sociais nodesenvolvimento da sua atividade, comportando-secomo um parceiro ativo de confiança em constante

Microsoft disponibiliza software gratuito atodo o Terceiro Sector em Portugal

Protocolo permitirá assim disponibilizar, gratuitamente, a todas as instituições de solidariedade em Portugal cerca de 30 produtosdo portefólio Microsoft, nomeadamente os mais recentes.

diálogo, para que, em conjunto, seja possível mobilizartoda uma sociedade para voltar a dar esperança aosportugueses."

A subsidiária portuguesa da Microsoft pretende,desta forma, facilitar o acesso por parte destasorganizações ao software mais atual, permitindo queutilizem os seus recursos financeiros limitados a outrasatividades ao serviço das comunidades servidas.

De acordo com Claudia Goya, Diretora Geral daMicrosoft Portugal, "O Terceiro Sector é um dosparceiros capitais da Microsoft, pelo que nesta fasedelicada que o país atravessa, é imperativo dotar as

os critérios de elegibilidade e reunirem os documentosbase solicitados, deverão remeter uma mensagemde correio electrónico para o endereço apresentado eaguardar o envio de uma chave individual de acessoao de software que gere as doações de produtosMicrosoft. Com este acesso poderão então solicitar onúmero de licenças desejáveis por produto.

Após as devidas aprovações, a instituição recebeos produtos solicitados em "media kit" ou o acesso aosite para descarregar o software e as respetivaschaves de ativação, conforme sua opção nacandidatura.

ONGs das ferramentas necessárias paraque possam amortizar o embate socialda crise económica, mas também paraque possam melhor responder àsnecessidades das comunidadesenvolventes. É precisamente a estenível que acreditamos que a tecnologiadetém um papel crucial, na medida emque ao disponibilizarmos as maisinovadoras tecnologias, estamos acontribuir para uma prática de gestão deexcelência e, simultaneamente, paraampliar a capacidade de resposta eintervenção destas organizações."

Com este acordo, a Microsoft Portu-gal planeia vir a doar uma média anualde 4 milhões de euros às instituiçõesportuguesas de solidariedade com aassinatura deste acordo.

Elegibilidade transparente eautomática

Toda a gestão do Programa deDoação de Software Microsoft é feitaatravés da Internet, num processototalmente transparente, devendo asinstituições candidatas aceder ao sitiow w w . m i c r o s o f t . p t / c i d a d a n i a /softwaredoado e, depois de verificarem

Page 6: e casas mortuárias avançam · Casa Cristão Agências Funerárias É com muito gosto que anunciamos a abertura de um Stand MRsmart. ... com este ritmo enérgico e contagiante. Dirigido

notícias de gaia | 31.05.2012 pág. 6

Há quantos anos existe aempresa?

A MLS Pneus existe há sete anos.

Quantos funcionários tem?Neste momento, em Canelas,

trabalham quatro pessoas. Dentro de ummês seremos cinco.

Que tipo de serviços presta aMLS Pneus?

Temos dois sectores: a revenda e umavenda a público, no Porto. Aqui emCanelas só vendemos pneus para outraslojas. Trabalhamos com as oficinas depneus, as oficinas de mecânicos, dentrodeste sector. A loja do Porto faz tambémpequenos serviços de mecânica. Osserviços rápidos.

Com a crise, as pessoascontinuam a querer saber o quevocês aconselham ou limitam-se apedir o mais barato?

Quem está a frente da venda temsempre um trabalho pessoal. Mas,quando há um cliente que chega e quetem um valor pré-definido em mente, aínão há hipótese. Há casos em queconseguimos vender ao cliente um

MLS Pneus

Atendimentopersonalizado e imediato

Lucas Silva é o rosto da MLSPneus. Esta empresa,instalada em Canelas, ofereceao cliente de revenda apossibilidade de adquirir o quede melhor existe no mercado,no que concerne aos pneus.Novo ou usados. As melhoresapostas para a necessidadede cada cliente. E para todosos preços. Apesar dasaturação do mercado, a MLScontinua a crescer, provandoque ainda é possível vencernas micro-empresas. Fique aconhecer esta referênciaempresarial do concelho...

produto mais caro.

A revenda é feita apenas para aárea de Gaia?

Já tivemos o nosso espaço maisalargado. O mercado da revenda, nosúltimos três anos, sofreu uma mutaçãomuito grande. Entraram algumasempresas nacionais, apoiadas porgrandes grupos da Europa, que fizeramum trabalho bastante maior do que o quenós temos. As empresas espanholastambém entraram em Portugal com muitaforça… só empresas espanholas derevenda de pneus existem cerca de dez avender em Portugal. Ninguém tem ideiadisso, mas é verdade. E estamos a falarde empresas que facturam milhões pormês. Nós, há sete anos, tínhamos áreabastante mais alargada. Hoje, estamosmais concentrados a um raio de 30/40quilómetros.

Estar situado numa zona indus-trial - a de Canelas - é benéfico ou seestivesse num outro local, commenos oferta, potenciava o seumercado?

Em relação à revenda, o local não éassim tão importante. O importante é

estar bem localizado junto daconcentração de clientes que temos.

O que difere esta das outrasempresas semelhantes?

Tentamos fazer um atendimento omais centrado no nosso cliente. A nossacarteira de clientes é pequena, estamosa tentar aumentá-la. Inclusivé já é possívelfazer venda online. Tentamos focalizar asnecessidades do nosso cliente para sa-ber o que eles precisam efectivamente.Às vezes, fazemos stock especifico paraum ou outro cliente. A entrega imediatatambém é um dos aspectos quededicamos muita atenção.

Apostou há pouco mais de um anonuma loja no Porto, um conceito quenão se limita à revenda. Por que éque decidiu apostar nesta novavertente?

A loja é uma ideia que apareceu hácerca de 14 meses. Tínhamos muitoscliente-final. Vendíamos o nosso produto(pneus), mas depois dávamos o serviçoda montagem a outros, porque nãofazíamos a colocação. Agora fazemos nósesse trabalho directo.

Quais são os serviços queprestam no Porto?

Fazemos a montagem, calibragem,alinhamento, mecânica ligeira (discos,calços, mudanças de oleo, filtros,amortecedores). Fazemos tudo.

Que mensagem gostaria dedeixar a quem não conhece a MLS?

No caso de serem comerciantes doramo automóvel, contacte-nos... parapossiveis negócios! Era o que nósgostavamos mesmo!

A MLS Pneus nasceu em Março de2005, tendo em vista à importação edistribuição de pneus. No ano 2007,obteve a agencia Goodyear- Dunlop,reforçando as vendas com acomercialização de pneus Goodyear,Dunlop, Sava, Debica, Fulda. Em 2012,visando responder às necessidades dosclientes, a MLS. Pneus, LDA reforça a suagama de produtos com a representaçãode pneus de moto e scooter da Dunlop.Hoje, os clientes reconhecem que na MLSPneus encontram uma vasta gama deprodutos de elevada qualidade e com cus-tos controlados. Visite a empresa em www.mlspneus.pt

Empresas de Referência - Canelas

Page 7: e casas mortuárias avançam · Casa Cristão Agências Funerárias É com muito gosto que anunciamos a abertura de um Stand MRsmart. ... com este ritmo enérgico e contagiante. Dirigido

31.05.2012 | notícias de gaiapág. 7

Dez anos é a data que a empresa Fernando JorgeCarvalho Martins, Lda celebra este ano. E espera-se quea comemoração seja feita com um evento digno de registo.Para já, ainda está no segredo dos deuses, mas depoisda Marcha pela Serra de Canelas, que decorreu em 2011,a expectativa está ao rubro. A componente social é, esempre foi, uma aposta fundamental de Fernando Mar-tins. O ano passado, juntando a evocação dos noveanos, a empresa angariou fundos que reverteram a favordos Bombeiros Voluntários de Valadares. Este ano, aempresa, entre outras acções, está empenhada nacampanha de recolha de papel, feita pelo Banco Alimentar,tendo já conseguido perto de uma tonelada.

Olhando para este percurso de uma década, acreditaque valeu a pena? "Valeu! Cresceu a um ritmo muito maiordo que eu acreditava quando eu a criei".

Esta micro-empresa, que conta com 10 funcionários,nasceu em setembro de 2002. Surge pela persistência eempreendedorismo de Fernando Martins, mas, apenasum ano mais tarde, o empresário recebe mais um sócio (oirmão Paulo Martins) e alarga instalações.

Hoje estão na zona industrial das Lages, em Canelas,e diferenciam-se das semelhantes "pela qualidade dosnossos serviços. Pessoalmente, e acho que todos osfuncionários, temos a particular preocupação pelaqualidade dos serviços, e aqui também se evidencia aformação que fazemos". Para além das certificações, aempresa também assegura a formação a outras empresassemelhantes, nomeadamente no que concerne às

Fernando Jorge Carvalho Martins, Lda.

Formação e qualidadeexímia nos serviços

Uma década ao serviço dosportugueses. Este ano, a Fernando JorgeCarvalho Martins Lda está a comemoraruma data de referencia: 10 anos! Estálocalizada em Canelas, mas começou aactividade em Oliveira do Douro.Fernando e Paulo Martins são os irmãosque lideram esta empresa de referênciade Gaia. Apostam na qualidade dotrabalho que prestam, na formação dosrecursos humanos e na solidariedadecomo lema da empresa. Três itens epilares deste sucesso. Apesar da crise,os empresários estão optimistas quantoao futuro. Se ainda não conhece, espreiteesta empresa que se dedica àmanutenção preventiva dosequipamentos de refrigeração erespectiva assistência técnica

exigências europeias. Fernando Martins revelaorgulhosamente que o know-how da empresa é, muitasvezes, procurado para colmatar lacunas de outrascongéneres.

Esta empresa labora na área da refrigeração e arcondicionado, fazendo manutenção preventiva aosequipamentos de refrigeração e respectiva assistênciatécnica, e desde sempre optou pela área industrial emdetrimento da área doméstica. Trabalham emequipamentos industriais, nomeadamente, hotéis, edificiosde serviços (shoping's), hospitais, indústria pesada(metalomecânica, de moldes, química).

Porquê? Fernando Martins salienta que foi uma opçãoeconomica e logistica: "Optamos por nos especializarneste segmento de equipamentos - chillers (máquinas deprodução de água fria) e produção de água gelada -, jáque esta área relacionada com o ar condicionado erefrigeração é tão vasta que ainda há mercado parapequenos nichos destas empresas".

Esta segmentação permite que a empresa possaintervir junto dos clientes finais, assim como ter no mercadomuitos parceiros: "Há grandes empresas nesta área,viradas para outros segmentos, que fazem manutençãogeral no edifício, mas depois, dentro dessa manutenção,nos sub-contratam para ir fazer especificamente a partedos equipamentos que requerem ferramentas maisespecificas, formação adequada e alguns conhecimentosque nem toda a gente tem", sublinhou o empresárionascido em Coimbra, mas adoptado por Gaia.

A grande incidência de clientes está na zona Norte,

mas ainda assim respondem a alguns pedidos espalhadospelo país. "Temos quase permanentemente uma equipaem Lisboa, mas vamos algumas vezes ao Algarve, porexemplo", lembra.

Um dos itens de maior importância é a formação dosrecursos humanos. Fernando Martins salienta que "nãopodia ser de outra forma". E explica: "Nesta área há umagrande necessidade de ter conhecimentos técnicos; depoisporque nos últimos cinco anos tem sido publicada muitalegislação e regulamentos sobre a atividade, sobretudoem questões ambientais, energéticas, qualidade do ar in-terior, manuseamento dos gases, o que implica umacertificação quer dos técnicos, quer da empresa.Normalmente, temos sido dos primeiros a certificar-nos!Todo o nosso quadro técnico, todo, é credenciado!"

Apesar de ainda haver mercado no Aquecimento,Ventilação e Ar Condicionado e Refrigeração, a verdade éque as situações adversas - a crise económica - têmtravado o crescimento e manutençao destas empresas."Mercado há, há pouco trabalho", assegura o sócio númeroum, porque os clientes estão a protelar os serviços,naturalmente por falta de verbas. Ainda assim, FernandoMartins acredita que o cenário vai alterar-se dentro de doisanos: "A médio prazo, todo este serviço que não está aser feito agora, vai ter de ser feito. Estou convencido que,infelizmente, para os clientes, vai ter de ser assim, e comcustos muito maiores para eles dos que seriam se o trabalhofosse feito agora".

Espreite o site www.fernandomartinslda.com e conheçatudo sobre uma das empresas mais sólidas de Gaia!

Serviços de assistência técnica emanutenção a equipamentos

AVAC indústrias, nomeadamentechillers, close control, UTA's e

aplicações em processosindustriais

# Rua Juíz Margarido Pacheco, 27 | # Canelas | # 4410-310 Vila Nova de Gaia

Empresas de Referência - Canelas

Page 8: e casas mortuárias avançam · Casa Cristão Agências Funerárias É com muito gosto que anunciamos a abertura de um Stand MRsmart. ... com este ritmo enérgico e contagiante. Dirigido

notícias de gaia | 31.05.2012 pág. 8

Page 9: e casas mortuárias avançam · Casa Cristão Agências Funerárias É com muito gosto que anunciamos a abertura de um Stand MRsmart. ... com este ritmo enérgico e contagiante. Dirigido

31.05.2012 | notícias de gaiapág. 9

Parceria entre a Gaiurb e a Ergovisão vai permitir rastrear,consultar e dotar com óculos cerca de 3500 pessoas

A população residente nos empreendimentos sociais de Gaia, numuniverso aproximado a 3500 pessoas, vai beneficiar de um programa gratuitode saúde visual que contempla rastreios, consultas e aquisição de óculos emcondições especiais.

O novo projeto resulta de uma parceria entre a Gaiurb e a Ergovisão eintitula-se "Ver Bem para Viver Melhor". Surge na sequência do projeto "VerBem para Aprender Melhor" que, durante os últimos dois anos, permitiu tratargratuitamente a visão das 300 crianças que frequentam o projeto de Matemáticae Português "Divertir com o Saber", igualmente através de rastreios, consultase oferta de óculos.

"Ver Bem para Viver Melhor" não implica qualquer custo para as famíliasnem para o Município. O projeto encontra-se em fase de implementação edesenvolve-se em três fases: rastreio visual a todos os adultos interessados,desde que residentes nos empreendimentos de habitação social geridospela Gaiurb; consultas a todas as situações rastreadas na fase anterior econsideradas graves pela Ergovisão; disponibilização de óculos, comcondições especiais ou descontos, a todos os adultos cujo diagnóstico tenhasido confirmado na consulta e que necessitem de compensação visual.

O alargamento do projeto a toda a população adulta residente nosempreendimentos sociais representa mais uma resposta social que visa ajudaras famílias mais carenciadas a tratar da sua saúde, sobretudo numa altura deenormes dificuldades económicas e financeiras e severas medidas deausteridade. Trata-se de uma medida de reforço dos apoios sociaisimplementados pelo Município de Gaia que, por outro lado, visa a criação deoportunidades, igualdade e coesão social.

Gaia trata gratuitamente saúde visualda população carenciada

Page 10: e casas mortuárias avançam · Casa Cristão Agências Funerárias É com muito gosto que anunciamos a abertura de um Stand MRsmart. ... com este ritmo enérgico e contagiante. Dirigido

notícias de gaia | 31.05.2012 pág. 10Especial Canelas

A 18 meses de terminar o mandato… estátudo a correr como esperava?

Não está bem a correr como esperava.Esperava mais obra em Canelas… mas está acorrer como a situação financeira do país permite…

"Esperava mais obraem Canelas"

As freguesias assumemcaracterísticas e símbolos muitopróprios. Quando se fala de Canelas, hámeia dúzia de sugestões que saltam deimediato à memória: as organizadaszonas industriais, as francesinhas, aSerra de Canelas, o Solar Condes deResende e o maravilhoso Jardim dasJaponeiras ou das Camélias, onde Eçade Queiroz se enamorou da amadaEmília, as escolas e, mais recentemente,a liderança da única mulher presidentede junta em Gaia. Adelaide Canastroesteve à conversa com o Notícias deGaia. Acredita que é desta que vãoavançar as obras da sede da junta e dascasas mortuárias. Para ela, estesprojetos estarão no terreno ainda esteano. Por outro lado, está aindaexpectante quanto à reorganização defreguesias. Não se mostra muitopreocupada. E confia que a Canelas vaiescapar às fusões. Quanto ao futuroautárquico… temos de esperar para ver!

O que é que gostava que já estivesse noterreno?

Gostava que já tivesse começado a obra danova sede da junta de freguesia.

Essa seria a obra?Juntamente com as casas mortuárias. Mas neste

caso, ainda não começaram as obras porqueestamos dependentes de terceiros,nomeadamente no que diz respeito ao espaço.

Queremos ver se ainda começamos este ano. Masnão depende só de nós. Depende da cedência doterreno que, por sua vez, está dependente doloteamento da quinta. As casas mortuárias aindanão avançaram porque o terreno onde vão serconstruídas ainda não é do município.

E alguma dessas obras estará pelo menos noterreno até ao final do mandato?

Acho que vão estar as duas. Mesmo tendo emconta esta crise financeira. Acredito que vão estarno terreno.

O que pensa da reorganização de freguesias?O que é que penso? Penso que a reorganização

das freguesias é uma realidade muito necessária.Agora, a maneira como ela está a ser feita… é amelhor?

Mas refere-se ao que se passa ao nível localou nacional?

Mesmo nacional… não sei se é a melhor. A leicomeçou por surgir demasiado cedo, sem muitascertezas e levou a que cada um fosse tendo a suaopinião, fosse dando o seu palpite e gerou umaguerra latente. É uma guerra que não está

Rua Ville de Langon, 5094410-234 Vila de Canelas

VNGTelf. 227 127 269

IDEMELDecapagem e

Metalização, Lda

Rua do CastalhãoApartado 520 | 4410-269 Canelas

Tel/. Fax 227 623 584Telemóvel 918 779 510

Construção CivilPinturas

Restauros

Silvério Alves Silva

Rua Teatro 23, Canelas4405-219 CANELAS VNG

Tel. 227 629 067 | Telm. 933 427 843

Page 11: e casas mortuárias avançam · Casa Cristão Agências Funerárias É com muito gosto que anunciamos a abertura de um Stand MRsmart. ... com este ritmo enérgico e contagiante. Dirigido

31.05.2012 | notícias de gaiapág. 11 Especial Canelasdeclarada, mas está latente. Por muitoque se tente dizer que não. Todos nóstemos medo de falar das fusões dasfreguesias. Todos nós temos medode falar ou dizer alguma coisa quedepois 'caia mal' a quem ler ou ouvir.Portanto… há uma guerra, há ummau estar geral por causa disto.

Porque a lei não é clara?Bom, a lei é ambígua, mas

também não saiu assim há tantotempo para nos debruçarmos sobreisso. Primeiro saiu o livro verde dasfreguesias. Com base no livro verde,cada um foi tirando a sua opinião efoi fazendo as suas análises eleituras. Como sabe, a lei não é tãotranscendente assim. Hádemasiados caminhos para chegarao mesmo fim. Não sei se este mauestar não irá trazer algumas agruraspara alguém… vamos ver!

E em relação a Canelas?Acredita que a freguesia podepermanecer sozinha?

Acredito! Canelas tem potenciali-dade para ficar independente…

Porque?Porque é uma freguesia muito

central. É uma freguesia com a maiorzona industrial de Gaia. É a freguesiacom o maior agrupamento. É umafreguesia com características muitopróprias, muito bem localizada. Coma maior área verde do concelho…Canelas tem tudo para ficarindependente.

E se não ficar? Preferia seranexada a que freguesia? Com qualse identifica mais?

Não vou especificar. Há aquivárias próximas e não há problemasde identificação com elas. Nem hábarreiras que as divida. Bom, porexemplo, há o caso de Vilar deAndorinho. Canelas e Vilar deAndorinho estão divididas por uma

Travessa das Pedreiras do Cadavão, 180 | 4410-805 Vilar do ParaísoRua dos Terços, 606 | 4410-236 CANELAS | VILA NOVA DE GAIA

Telef. / Fax: 227 111 112 | 227 137 405Email: [email protected]

Comercialização de SucatasFerrosas e não Ferrosas

Peças usadas para automóveisRECOLHAS

Abate de carros em fim de vida

FUNERÁRIA HORA, LDA.

FuneraisTrasladações p/todo País e Estrangeiro

CremaçõesArtigos Religiosos

Serviço Permanente

SEDE: Coimbrões:

Telef. / Fax: 227 724 436Tml: 919 454 166RUA AUGUSTO GOMES, 72

4400-028 VILA NOVA DE GAIA

RESIDÊNCIA/ARMAZÉM:Rua Barão do Corvo, 67

4400-039 VILA NOVA DE GAIATelef. 223 704 245

FILIAL:Rua S. João, 89 - Canelas

Telef. 227 137 126

email: [email protected]

estrada. A própria estrada é que nosdivide, embora Vilar de Andorinhotenha uma parte do nosso lado. Umaparte muito pequena do nosso lado.Não se se não seria a altura para, aofazer as fusões de freguesias, fazertambém um acerto de limites.Nenhuma freguesia sabe ao certoonde estão os limites; talvez se areforma fosse feita com mais tempo,se pudessem acertar e limar estasquestões e se fizesse uma coisa com'cabeça, tronco e membros'. Já quevamos fazer, que se faça tudo. Limitarfronteiras. O que não tem jeito é queuma casa seja de Canelas só porquetem uma porta virada para Canelas etudo o resto seja de Pedroso. Ou ocontrário. Isto não tem grande lógica.Acho que este tipo de reestruturaçãoera bem mais importante. Porque éassim: Gaia, apesar de ser um dosmaiores concelhos, não é o que temmais freguesias. Gaia, com estaextensão enorme de território, temapenas 24 freguesias. Barcelos tem89. Está aqui a diferença.

Esta questão também não estámais sensível porque toca napossibilidade da superar limitaçãode mandatos? Embora não seja oseu caso, já que está no seuprimeiro mandato, muitos dos seuscolegas vêm aqui uma hipótese dese candidatarem novamente apresidentes de junta, embora de no-vas áreas geográficas…

Sim. É capaz de trazer isso a linhada discussão. Mas também não seise há assim tantos presidentes dejunta que querem voltar a candidatar-se a uma freguesia que não à suazona. Prefiro não falar muito acercadisso. É um assunto para mim aindatabu. Tenho as minhas ideias, masprefiro ainda não as discutir. Qualquercoisa que digamos pode ser encaradopelo reverso.

"Recandidatura? Ainda não

penso nisso."A rede empresarial tem

crescido? Tem havido aumento deprocura de novas empresas?

Neste momento não. Nota-seque há algumas empresas a abrir.Há armazéns a fazer-se. Sepassarmos por lá vemos que hámovimento, mas em termos degrande crescimento não.Naturalmente, por causa da crise.Aliás, há zonas até que têm algunsespaços de empresas que jáfecharam. Não muitos, é certo, masjá alguns fecharam.

Há alguma preocupação vossade potenciar estas zonasindustriais, atraindo novasempresas a Canelas?

As juntas têm muita poucacapacidade para fazer esse tipo detrabalho. Como sabe, apanhamosum mandato complicado. Primeirotivemos de fazer uma 'limpeza àcasa' e tratar do que era efetivamenteprioritário. Esse é um setor muitoimportante, é verdade, mas há obrasmais necessárias. Ainda assim, achoque esse responsabilidade deve serda câmara e reconhecemos que éuma vontade da câmara captar maisempresas para Canelas.

Fale-me das atividades que vãoacontecer nos próximos tempos…

No próximo fim de semana vai sera Feira Medieval [que aconteceu nosdias 25, 26 e 27 de Maio]. Esta é umaatividade do agrupamento escolar deCanelas, com o apoio da junta e deoutras instituições. Um evento muitointeressante que se realizou pelosegundo ano. No dia 1 de junho temoso dia da criança, onde juntamos todasas escolas, com palhaços, pinturasfaciais, leituras, lanche e muitasatividades que as animam.Essencialmente, as crianças vão terespaço aberto, porque é na Quintaao pé da Igreja, e podem brincar eaproveitar o espaço.Depois, no dia 22de Junho, temos a festa de S. João,que vai até o dia 30. De 28 de julho a5 de agosto, o III Festival de Agosto.O ano encerra com o passeio daterceira idade, em setembro.Estamos a pensar fazer as noites deverão, durante os fins de semana. Masnão somos nós a organizar. Há umaentidade que pediu para cedermos oespaço e a junta está sempre recetivapara os eventos.

É a única mulher à frente de umajunta de freguesia em Gaia. Estádisponível para continuar?

Ainda não estou a pensar nisso.

Page 12: e casas mortuárias avançam · Casa Cristão Agências Funerárias É com muito gosto que anunciamos a abertura de um Stand MRsmart. ... com este ritmo enérgico e contagiante. Dirigido

notícias de gaia | 31.05.2012 pág. 12Especial Canelas

A Quinta de Santo António, junto àIgreja Paroquial de Canelas, recebeu a2.ª Feira Medieval - Por terras de S.João Baptista - Canelas 2012

A edição de 201 foi um sucesso,acarinhada pela população e pelaautarquia local. Assim sendo, no âmbitodo Plano Anual de Atividades doAgrupamento, realizou-se no último fimde semana (entre os dias 25, 26 e 27de Maio) a 2ª edição da Viagem Medi-eval em Terra de São João de Canelas.

Este ano, o enquadramento históricofoi a recriação da corte do reinado de D.Afonso IV.

O publico assistiu ao casamento doseu filho, o infante D. Pedro, com D.Constança Manuel e a todo o ambientede festa que envolveu esteacontecimento, com particularprotagonismo para o amor de D. Pedroe D. Inês de Castro.

Este projeto contou com aparticipação de várias escolas doagrupamento, com a associação de paise encarregados de educação, com ajunta de freguesia de Canelas, comassociações recreativas, entre outros.

Durante três dias o público assistiu

Rua de S. Caetano, 551 Apartado 5264411-701 Canelas VNG - Portugal

* Telefone: +351 227 157 100* Fax Geral: +351 227 121 144

* Fax de Armazém: +351 227 157 171

* website: www.autoribeiro.pt * email: [email protected]

empresajornalística

comunicação eimagem,

unipessoal lda.

av. república, 1711 s/l esq. tras. | 4430-206 vn gaiatels.: 223 700 574/6 | fax: 223 700 576 | [email protected]

Rua Maninho 363-Habitação 65 | 4410-270 CANELAS VNG | Telf : 225103561Telm. 966 707 363 | www.pichelariaantas.pt | [email protected]

Serviço ao domicílioORÇAMENTOS GRÁTISTodo o Distrito do Porto

PICHELARIA, CANALIZAÇÕES,DESENTUPIMENTOS, REPARAÇÕES,MONTAGENS A CASAS DE BANHO

Rua Estádio de Canelas 25 | 4410-276 CANELAS VNGTel./Fax: 227 130 503 | Email: [email protected]

Manuel Santos GabrielDistribuidor de produtosalimentares e agrícolas

2.ª Feira Medieval de Canelas

a danças, dramatizações, justas,espetáculos de fogo, malabarismos,jogos medievais e muito mais.

Teve, igualmente, a oportunidade

de apreciar a gastronomia nas tabernasda época ao som de música medievale de participar nas atividades dasdiferentes oficinas dinamizadas por

professores e alunos.Canelas viajou durante 3 dias ao

século XIV, vestindo-se e vivendo aépoca retratada!

Page 13: e casas mortuárias avançam · Casa Cristão Agências Funerárias É com muito gosto que anunciamos a abertura de um Stand MRsmart. ... com este ritmo enérgico e contagiante. Dirigido

31.05.2012 | notícias de gaiapág. 13

Os Bancos Alimentares Contra a Fome recolheramno passado fim-de-semana um total de 2644toneladas de géneros alimentares na campanharealizada em 1655 superfícies comerciais de todo oPaís.

Tanto as quantidades recolhidas como o númerode voluntários envolvidos ultrapassaram todas asexpectativas. Em termos de quantidades, osresultados excederam em 13,7% os atingidos no anopassado por esta altura do ano, pese embora aevidente contracção do rendimento disponível e dopoder de compra dos portugueses. Já no tocante avoluntários, os cerca de 37 mil que responderam àchamada, constituiu um recorde absoluto, confirmandoque esta iniciativa de voluntariado não tem, ao nível dadimensão, qualquer paralelo no nosso País.

Os portugueses - e em particular a sociedade civil- responderam, assim, de forma positiva ao desafioque o lema desta campanha lhes lançou, provandoque "maior do que a crise que nos bate à porta, é asolidariedade dos portugueses".

"As quantidades de géneros recolhidos e o númeroextraordinário de voluntários envolvidos mostram queas pessoas responderam ao apelo e quiseramdemonstrar que, apesar da profunda crise económicaque afecta tantas famílias portuguesas, não seconformam com a situação e estão disponíveis parareagir e para ajudar a minorar as dificuldades. Osportugueses querem e podem, na medida das suaspossibilidades e quando os projectos são claros emobilizadores, contribuir de uma forma construtiva,coesa, cívica e solidária para a resolução dosproblemas", afirmou Isabel Jonet, Presidente daFederação dos Bancos Alimentares Contra a Fome.

Voluntariado em acçãoMais de 37 mil voluntários disponibilizaram algum

do seu tempo durante o fim-de-semana para participarna campanha de recolha. Tarefas como a recolha nosestabelecimentos comerciais, o transporte, pesageme separação dos produtos, foram integralmenteasseguradas por voluntários, confirmando, assim, aadesão entusiástica ao projecto dos BancosAlimentares Contra a Fome. Os géneros alimentaresrecolhidos serão distribuídos a partir da próximasemana a mais de 2.100 Instituições de SolidariedadeSocial, que os entregam a 337 mil pessoas com

Bancos Alimentares Contra a Fomeangariam 2644 toneladas de alimentos

carências alimentares comprovadas, sob a forma decabazes ou de refeições confeccionadas.

Ao longo da próxima semana, até 3 de Junho,haverá ainda a possibilidade de contribuir para osBancos Alimentares Contra a Fome online, no sitewww.alimentestaideia.net, a plataforma de recolha dealimentos na Internet. Prossegue também até 3 deJunho a Campanha "Ajuda Vale", nas lojas PingoDoce/Feira Nova, Dia/Minipreço, El Corte Ingles,Jumbo/Pão de Açúcar, Lidl e Modelo/Continente,onde serão disponibilizados, em suportes próprios,cupões-vale de produtos seleccionados (azeite, óleo,leite, salsichas, atum e esparguete).

Alguns dados relativos à actividadeA actividade dos Bancos Alimentares Contra a

Fome prolonga-se ao longo de todo o ano. Para alémdas campanhas de recolha em supermercados,organizadas duas vezes por ano, os BancosAlimentares Contra a Fome recebem, diariamente,excedentes alimentares doados pela indústria agro-alimentar, pelos agricultores, pelas cadeias de

higiene e de segurança alimentar. Deste modo, paraalém de combaterem de forma eficaz as carênciasalimentares, os Bancos Alimentares Contra a Fomelutam contra uma lógica de desperdício e deconsumismo, apanágio das sociedades actuais.

Recolha nacional, ajuda localOs Bancos Alimentares Contra a Fome distribuem,

ao longo de todo o ano, os géneros alimentaresrecorrendo a Instituições de Solidariedade Social porsi seleccionadas e acompanhadas em permanênciapor voluntários dos Bancos. Estas realizam visitasdomiciliárias e asseguram um acompanhamento muitopróximo e individualizado de cada pessoa ou famílianecessitada, de forma a ser possível efectuar, emsimultâneo, um verdadeiro trabalho de inclusão social.

Em 2011, os dezanove Bancos Alimentares Con-tra a Fome operacionais distribuíram um total de30.252 toneladas de alimentos (equivalentes a umvalor global estimado superior a 42,352 milhões deeuros), ou seja, um movimento médio de 121toneladas por dia útil.

A actividade dos Bancos Alimentares norteia-sepelo princípio genérico da "recolha local, ajuda local",aproximando os dadores dos beneficiários epermitindo uma proximidade entre quem dá e quemrecebe. Possibilita o encontro entre voluntários einstituições beneficiárias, por um lado, e entrefornecedores da indústria agroalimentar, empresas deserviços, poderes públicos e o público em geral, emespecial durante os fins-de-semana das campanhasde recolha, em que todos trabalham lado a lado poruma causa comum: a luta contra as carênciasalimentares e a fome.

Em 1991, foi aberto em Portugal o primeiro BancoAlimentar Contra a Fome e estão actualmente emactividade no território nacional 19 Bancos Alimentares,congregados na Federação Portuguesa dos BancosAlimentares, com o objectivo comum de ajudar aspessoas carenciadas, pela doação e partilha. Existem247 Bancos Alimentares operacionais na Europa, que,em 2011, distribuíram produtos a cerca de 5 milhõesde pessoas, através de 31.000 associações(www.eurofoodbank.org).

distribuição ep e l o soperadoresdos mercadosabastecedores.São assimrecuperadosp r o d u t o sal imentaresque, de outromodo, teriamcomo destinoprovável ades t ru ição .E s t e sexcedentessão recolhidoslocalmente e anível nacionalno estritorespeito pelasnormas de

Vá awww.alimentestaideia.net

Page 14: e casas mortuárias avançam · Casa Cristão Agências Funerárias É com muito gosto que anunciamos a abertura de um Stand MRsmart. ... com este ritmo enérgico e contagiante. Dirigido

notícias de gaia | 31.05.2012 pág. 14

ASVERDADESDA(IN)JUSTIÇA

Libertação dos presos estrangeiros

Crónica dotempo que passa

* Júlio Martins

As Quintas dos fidalgosAvintes sempre foi, desde tempos imemoriais formada, desde o Esteiro

até Arnelas por quintas famosas que perduraram nos tempos. Ainda hoje, nãohá quem não conheça a Quinta dos Fiães - hoje património da Sogrape! - aQuinta do "Campo de Trás" que liga a rua de Pousada (Já muito perto dofamoso Lugar de Campos) até ao rio Douro, passando, como é evidente, pelacapelinha de Nossa Senhora dos Prazeres (penso que isto existe apenas emAvintes).

Mas, para além da Igreja Paroquial - uma obra arquitectónica do século XVII- temos várias e bonitas capelinhas em vários pontos da Vila: umas privadas eoutras públicas; uma em intensa actividade (Exemplo da Capela da RainhaSanta Isabel, em Aldeia Nova que mantém bem viva a tradição e a Fé dosadldeianovenses no Largo do Lago, mesmo encostado à imponente Quintados Fiais - hoje parte de grandioso património industrial e sócio-cultural daSOGRAPE.

Adiante da Sogrape não sei se já ouviram falar da Quinta de Santo Antoninhode S. Julião que vai mesmo encostar em Arnelas, sempre na margem esquerdado rio Douro. Depois segue-se na mesma linha a fábrica do vidro da empresaBarbosa & Almeida e a seguir começa Olival, a rua 5 de Outubro segue paraSeixo-Alvo e que vem de Arnelas cruza com a 5 de Outubro em Avintes, alimesmo junto à Cocheira e onde se desce para a praia de Arnelas.

Ao enumerar mais capelinhas em Avintes - autênticos monumentos deoutros tempos - corremos o risco de esquecer alguma e será o diabo, porqueo bairrismo dos avintenses não sabe perdoar estes lapsos de memória.

Mas vamos arriscar: seguindo pela beira - rio (Douro) desde Arnelas até aoEsteiro.

Depois das que referimos, temos a Quinta do Campo de Trás; mais abaixoa Senhora dos Prazeres e a chegar a Azenhas, mesmo à beira-rio, umapequenina capela a separar a casa do Baía dos vastos terrenos da Sograpeque mais lá acima tem uma capela privada que é um autêntico Monumento -Será esta a Capela de Santo Inácio? Ela já tem entrada oficial a partir da Rua 5de Outubro, já no cimo de Aldeia Nova.

Depois, seguem-se muitas ermidas a representar a Fé Indomável de umPovo milenar, até chegáramos ao Senhor do Palheirinho, cuja história de duassenhoras imortalizou e têm sido contadas inúmeras vezes.

Metemos pela Rua Escola Central e vamos até Espinhaço, ao lado a históricaQuinta do Paço - onde ultimamente se realizaram as festas de Avintes pelo Dr.Nuno Oliveira - então, ainda presidente da Junta em exercício. Mas SobreEspinhaço temos a quinta da Assemilha e respectiva capelinha privativa, cujotransporte era feito pelo rio Douro acima e abaixo…A Quinta de Porcas, dasaudosa D. Amélinha, onde nasceu o cantor de Abril, Adriano Correia de Oliveira.Nas Portelas, mesmo junto ao novo Quartel dos B.V. de Avintes, fica a capelado Senhor dos Aflitos - uma boa vizinhança para o Monumento Nacional Pedrade Audiência. E descendo por aí abaixo vamos ter ao Febros, à Capelinha doSenhor do Padrão e subindo pela margem do rio, passa-se por várias pontesromanas, até chegar às Menezes.

A encosta agora é voltada a Sul sobre o rio Febros, cuja história revogamosnovamente para os historiadores José Vaz e Paulo Costa, ou para a organizaçãoque eles tanto acarinham. Mas não queríamos esquecer aquela capela familiarque nos serviu de berço (Santo Turso), na Quinta do mesmo nome e dali até àCunha de cima e de Baixo a paisagem é de sonho mas já tem muito pouco aver com as tradições de Antanho.

E por hoje vamos ficar por aqui, na esperança de ainda poder voltar um diamais documentado, não me valendo apenas da memoria,

Av. da Republica, 1711 S/L Esq. Tras. Sala 24430-206 Vila Nova de Gaia | Telf. 223 700 574Email: [email protected]

Sofia Martins SousaAdvogada

O Ministério da Justiça pretende alterar o Código da Execução das Penas.Mais uma operação de cosmética para calar a opinião pública. Desde logoverifico que o Governo de Passos Coelho continua com o vício dos anteriores.Alterar toda a legislação existente sem se preocupar em aferir no terreno se alei está a ser efectivamente aplicada e quais as falhas da mesma. Neste casoé a 4ª alteração desde 2009. Em pouco mais de 2 anos temos 4 alterações aoCódigo da Execução das Penas e Medidas Privativas da Liberdade. Dá umamédia de uma alteração por cada 6/7 meses. O que revela o desnorte doanterior Ministério da Justiça e do actual (que ainda agora começou a modificar).

Quanto à substância da alteração proposta pela Ministra da Justiça, devodizer o seguinte:

1 - Parece apenas visar a libertação de mais presos de modo a acabar (ouminorar) com a sobrelotação dos estabelecimentos prisionais portugueses;

2 - Está hoje já prevista a execução da pena acessória de expulsão logoque estejam cumpridos dois terços da pena de prisão (artigo 182º do Códigoactual). Está prevista também a antecipação dessa libertação/expulsão dopaís no nº 2 do mesmo artigo. Mas nunca a vi ser aplicada na prática pelosTribunais de Execução das Penas;

3 - Exemplificando: actualmente quando um cidadão estrangeiro tenhasido condenado a 5 anos de prisão, cumpre 3 anos e 4 meses na prisãoportuguesa e é expulso do país;

4 - Com as alterações propostas, em idêntica situação o mesmo cidadãoestrangeiro irá cumprir apenas 2 anos e 6 meses de prisão e é expulso dopaís. E pode até ser libertado/expulso mais cedo sob proposta do directordo estabelecimento prisional quando tiver cumprido apenas um terço da pena,neste exemplo dado, quando tiver cumpridos apenas 20 meses de prisão.

Existem actualmente milhares de cidadãos estrangeiros a cumprir pena emPortugal. As alterações que o Governo quer impôr vão originar a libertação demuitos reclusos aliviando assim a lotação dos estabelecimentos prisionais.Consequentemente o Estado irá poupar dinheiro na sua manutenção e,provavelmente, irá adiar as anunciadas obras de expansão em muitas prisõesnacionais (poupando ainda mais).

Essas são as boas notícias.A má notícia é que tal alteração, a curto e médio prazo, irá contribuír para o

aumento da criminalidade violenta em Portugal (que tem vindo a subirassustadoramente no último ano). A expulsão do país só tem resultadospráticos se conseguirmos controlar as fronteiras de modo a que tais reclusosnão voltem a entrar em Portugal.

O que não acontece. As fronteiras terrestres não têm tido qualquer controledeixando assim uma espécie de "via verde" aberta para quem quiser voltar aexercer a actividade criminosa no nosso país. Tantos casos existem de cidadãosreincidentes na prática de crimes em Portugal, depois de terem sido expulsosdo país anteriormente.

Contrapõe o Governo com a "reinserção social (do recluso) através do seuregresso ao país de origem...".

Fraco argumento dado que as autoridades portuguesas não têmcompetência legal (nem meios) para aferir das condições económicas, familiarese sociais de um recluso no seu país de origem, nem para controlar a sua vidanessa sociedade após a libertação.

A solução (que não exige nenhum estudo prévio) consiste em fazer obrasnos estabelecimentos prisionais actuais e construír pelo menos mais um oudois, com outro tipo de inserção física e integração com o meio envolvente.

E começar a instituír programas de reinserção social dentro das própriasprisões que ajudem os cidadãos detidos a ficarem com mais capacidades detrabalho nas várias profissões que existem, celebrando ao mesmo tempoprotocolos com instituições e empresas para que essas mesmas pessoas,após libertação, possam ter um emprego/ocupação. Reduzindo assim aspossibilidades de voltarem a uma vida de crime.

A solução milagrosa não é, como pretende agora o Governo, libertar maiscedo os reclusos estrangeiros, sob a capa de uma pretensa preocupação coma sua reinserção social nos países de origem.

Pedro Miguel Branco (Advogado)[email protected]

Page 15: e casas mortuárias avançam · Casa Cristão Agências Funerárias É com muito gosto que anunciamos a abertura de um Stand MRsmart. ... com este ritmo enérgico e contagiante. Dirigido

31.05.2012 | notícias de gaiapág. 15

JUSTIFICAÇÃOCertifico narrativamente, para efeitos de

publicação, que neste Cartório Notarial, no livro denotas para escrituras diversas número noventa eoito - P, a partir de folhas cento e vinte duas, seencontra exarada uma escritura de justificaçãooutorgada no dia dezasseis de Maio de dois mil edoze, na qual MARIA LEONOR RODRIGUESPINTO CARVALHO, contribuinte fiscal n.º 130 864900 e marido ANTÓNIO PINTO DE CARVALHO,contribuinte fiscal n.º 127 911 065, casados no re-gime da comunhão de adquiridos, naturais ela dafreguesia de Fontelas, concelho de Peso da Régua,ele da freguesia de Santa Marinha do Zêzere,concelho de Baião, residentes na Rua dos Vilares,n.º 76, da freguesia de Arcozelo, concelho de VilaNova de Gaia, declararam que são donos elegítimos possuidores, com exclusão de outrem,do seguinte imóvel:

PRÉDIO URBANO: - composto de casa de umpiso, destinado a habitação, com a área coberta decento e vinte e seis metros quadrados,dependência com a área de vinte e sete metrosquadrados, garagem com a área de quinze metrosquadrados, logradouro com a área de mil cento eoitenta e dois metros quadrados, sito na Rua dosVilares, nºs 70, 76 e 88, da freguesia de Arcozelo,concelho de Vila Nova de Gaia, não descrito naPrimeira Conservatória do Registo Predial de VilaNova de Gaia, inscrito na respectiva matriz a favordo justificante marido, sob o artigo 3359, com ovalor patrimonial de 39.289,48 EUROS, a queatribuem igual valor.

O certo porém é que os justificantes nãopossuem titulo formal que legitime o seu domíniosobre aquele prédio, o qual foi por eles construído,em mil novecentos e oitenta e nove, num terreno,na altura omisso na respectiva matriz, que, por suavez, veio à sua posse por compra verbal feita aFernando Alves Guedes e mulher Maria daConceição dos Santos Maia Guedes, casados noregime da comunhão geral, residentes na Rua OlivaTeles, n° 1110, da freguesia de São Félix daMarinha, concelho de Vila Nova de Gaia, por voltade mil novecentos e oitenta e dois.

Que, não obstante isso, eles justificantes, têmusufruído o mencionado prédio, antes e depois daconstrução, usando todas as utilidades por eleproporcionadas, pagando os respectivosimpostos, com ânimo de quem exerce direitopróprio, sendo reconhecidos por seus donos portoda a gente, fazendo-o de boa fé por ignorar lesardireito alheio, pacificamente porque sem violência,contínua e publicamente à vista e com conhecimentode toda a gente, sem oposição de ninguém, tudoisto há mais de vinte anos.

Que, dadas as enunciadas características de talposse, eles justificantes adquiriram o citado prédiotambém por usucapião, titulo este que, por natureza,não é susceptível de ser comprovado pelos meiosnormais.

Está conforme com o original. Espinho, aos 16de Maio de 2012.

A NOTÁRIAa) assinatura ilegívelConta registada sob o n° P 1 162.

Notícias de Gaia n. 517 de 31 de Maio de 2012

Gaia cria Partilha SolidáriaEspaço social acolhe campanha de recolha de têxteis para famílias carenciadas

O Município de Gaia está a implementar, através da Gaiurb – Urbanismo e Habitação, um projetointitulado Partilha Solidária, com vista à otimização de um espaço de armazenamento de materialdoado para posterior distribuição pelas famílias mais carenciadas residentes nos empreendimentossociais.

O espaço social está prestes a abrir na loja 307 do empreendimento de habitação social D.Armindo Lopes Coelho, em Olival, e está preparado para a recolha de material têxtil, designadamentecobertores, lençóis, edredons, atoalhados e vestuário. O projeto já está a absorver o material doadono âmbito da campanha “Algodão & Lã”, lançada pela Gaiurb no Natal de 2011 e que se prolongadurante o presente ano.

Todas as ofertas serão armazenadas e geridas mediante as necessidades decorrentes do trabalhosocial desenvolvido com as famílias mais carenciadas, através da equipa de técnicos de apoio socialda Gaiurb.

O novo espaço social representa mais uma resposta do Município de Gaia às necessidades dapopulação mais carenciada do concelho, numa lógica de promoção da coesão social, e pressupõeuma organização cuidadosa com a pretensão de alargar à Rede Social de Gaia integrando o Plano deEmergência Social.

Por isto e por aquilo, nem sempre Gaia é umareferência a nível nacional: - há insolvências, hádesemprego e dívidas (embora os números sejamuma "batota", como diz - e bem - Luís Filipe Menezes);sim, há dívidas (embora Gaia não esteja no "topo"das autarquias endividadas e tem obra feita… muitaobra!); há "scut's" a pagar, há auto - estradas do "lávem um", há estradas nacionais (municipais)esburacadas e sem passeios, há parquímetros emtudo quanto é sítio, prejudicando o comércio local …mas, também, há obras meias - começadas, como(por exemplo) o "Cais Cultural"; há a hipótese de umnovo hospital prometido há, aproximadamente, 20anos (quantas palavras e quanta tinta já foram gastas?- Já tínhamos novo hospital que poderia ser o maior eo melhor da Península Ibérica ou até da UniãoEuropeia); há vias e equipamentos com a denominaçãode pessoas que nada fizeram por Gaia, como (porex.) a futura "Via da Misericórdia" de ligação entre asvias Eng. Edgar Cardoso e Rosa Mota, que, por suavez, vai dar mobilidade rápida entre o Centro Históricoe a ponte da Arrábida (ou - se quiserem - a minutosdo Aeroporto Sá Carneiro") - note-se que aquelaponte foi projetada pelo citado Eng.º Edgar Cardoso,mas que recebeu "rios de dinheiros" públicos para aprojetar... Ouvi dizer que o nosso amigo Menezespensa em dar àquela nova "Via da Misericórdia" onome do prestigiado realizador cinematográfico"Manoel Oliveira"! A propósito de quê? Só porque jáatingiu o seu centenário de nascimento? Só por isso éfeliz e, portanto, não precisa dessa pequenahomenagem para conseguir viver por muito maistempo... Ficaria muito mais contente se resolvessedar o nome de seu querido pai àquela via (Sr Lopes- uma pessoa com muito nível e quem deu um filhoque, mais tarde, viria a ser o melhor Presidente deGaia de que há memória - ou, então, ao meu pai -Joaquim Amaral - quem foi um Grande Senhor emGaia e, em particular, no lugar do Marco - Candal (lugarque vai ser atravessado por aquela via), onde casoucom uma Grande Mulher, natural do mesmo lugar (irmãdo saudoso pai do Prof. Duarte - perguntem-lhe)... E,assim, sucessivamente... Ah, é verdade: - Mais umaobra "made in" Firmino Pereira - a VL8 já foi alvo derequalificação, com placa central ajardinada, rotundasornamentadas com árvores (laranjeiras e romãzeiras -preferia que fossem só "laranjeiras"), repavimentação,etc.), e... Vai continuar a ter 2 cruzamentos (com as

EM GERAL, GAIA É, DEFACTO, UMA REFERÊNCIA A

NÍVEL NACIONAL, MAS …

ruas Grémio Prosperidade e André de Castro)?Sinceramente! Não havia necessidade! Semprejulguei que com a construção das novas rotundas seriamevitados aqueles cruzamentos! Então as rotundas nãose destinam à mudança de sentido de trânsito paraquem quer entrar naquelas ruas sem terem de voltar àesquerda ou cruzar a VL8, evitando, assim, ossemáforos? Já estamos habituados a dizer que, emtermos de orientação de trânsito... "Gaia não fazsentido"... Estou farto de dar muitos exemplos,abnegadamente, mas… Em vão... Enfim...Esperemos por melhor reordenamento do trânsito àimagem de "Menezes & C.ª", como (por exemplo),na zona envolvente à antiga Escola Secundária"Teixeira Lopes", ali, entre as zonas da "Barrosa"(antiga) e da "Telheira", cujo nome foi esquecido, nafreguesia de Santa Marinha, a qual, brevemente irámerecer um novo e moderno edifício… Já, ontem seriatarde!

José Duarte Amaral [email protected]

Page 16: e casas mortuárias avançam · Casa Cristão Agências Funerárias É com muito gosto que anunciamos a abertura de um Stand MRsmart. ... com este ritmo enérgico e contagiante. Dirigido

notícias de gaia | 31.05.2012 ultima