e-book brincando com os sentidos

15
BRINCANDO COM OS SENTIDOS BRINCANDO COM OS SENTIDOS EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM CRIANÇAS UM PASSEIO NA FLORESTA Vamos vivenciar essa experiência de forma criativa?

Upload: others

Post on 22-Jul-2022

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: e-book brincando com os sentidos

BRINCANDO COM OS SENTIDOS

BRINCANDO COM OS SENTIDOS

EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM CRIANÇAS

UM PASSEIO NA FLORESTAVamos vivenciar essa experiência de forma criativa?

Page 2: e-book brincando com os sentidos

DETALHES DA OBRA

Título: Educação Ambiental com Crianças

Autores: Bernard Wollmann, Inés Gómez Menéndez e Paula Kreimer.

Revisão de conteúdo: Daniel Fonseca de Andrade.

Design e arte final: Luiz Segreto.

Ano: 2020

Produção: Dimensão Verde Consultoria de Marketing.

dimensaoverde.com.br

Isenção de responsabilidade: Ainda que este guia seja inofensivo, os autores não

assumem qualquer responsabilidade pelos efeitos decorrentes da sua utilização.

BRINCANDO COM OS SENTIDOS

BRINCANDO COM OS SENTIDOS

UM PASSEIO NA FLORESTA

Distribuição Gratuita

Page 3: e-book brincando com os sentidos

‘’A natureza não está tão longe assim, tem

um monte aqui dentro de mim e de ti!’’

Inés Gómez

Page 4: e-book brincando com os sentidos

SOBRE O GUIA

Acreditamos que a educação ambiental deva estar sempre presente, sendo praticada ao longo de toda a vida, em todos os espaços que participamos e em todas as nossas relações. Criamos carinhosamente esse guia prático como forma de colaborar com a missão de conscientizar e contribuir com a diversidade de práticas em educação ambiental que possam ser realizadas em todos os lugares. Desejamos inspirar atividades que possam ser realizadas com o público infantil, com a ajuda dos pais, educadores e/ou responsáveis.

As atividades aqui propostas foram pensadas para serem praticadas com crianças de 4 anos a 10 anos, podendo ser adaptadas de acordo com cada idade. Podemos brincar de investigar o que os nossos sentidos têm a dizer, pegar a mochila da curiosidade, os binóculos da observação, o alto falante das pequenas vozinhas sensoriais e nos jogarmos numa viagem pelo nosso corpo:

O que a minha pele está sentindo neste momento?

O que está dizendo o meu paladar?

A barriga está começando a sussurrar?

Quais movimentos percebo ao meu redor?

Dessa maneira, exercitar os nossos sentidos maximiza a relação com o ambiente e outros seres vivos, e também cria um cenário adequado para a criatividade. Entendemos que a criatividade é a habilidade aflorada de misturar referências e experiências para gerar coisas novas, então o tato, olfato, paladar, visão e audição desempenham um papel ativo nesse processo.

Além de toda essa brincadeira, você também pode compartilhar a sua

experiência conosco e incentivar o projeto de Revitalização da Restinga

de Mambucaba, em Paraty, no Rio de Janeiro. Esse projeto, de educação

ambiental, é realizado pelo Colégio Estadual Almirante Álvaro Alberto - CEAAA - e vem construindo um caminho pedagógico na Mata Atlântica, produzindo e plantando vegetação nativa com os alunos.

Quer participar desse projeto incrível? É muito fácil, basta realizar

a atividade Adicional 2 deste guia e compartilhar com a gente no

Instagram @naareia_. Assim, poderemos brincar e contribuir com

a conservação da floresta. Partiu?

Page 5: e-book brincando com os sentidos

COMO BRINCAR?COMO BRINCAR?

Dá para brincar com mais de uma criança ao mesmo tempo?

Sim, as atividades podem ser realizadas por mais de uma criança, respeitando o ritmo de cada uma delas. É interessante deixá-las vendadas ao mesmo tempo, para evitar interferência nas atividades. As atividades não devem ter um caráter competitivo - é a cooperação que permite e potencializa a vida na floresta.

Se prepare!

Com antecedência, leia as atividades e separe os materiais necessários. Explique a cada criança que ela irá mergulhar num mundo onde a imaginação é livre e que a partir desse momento poderá fazer de conta que está entrando numa linda floresta. Fale sobre o ambiente. É dia ou noite? Como está o tempo, frio ou calor? Comente que é um lugar onde todos os sentidos precisam estar aguçados e que existem muitos perigos. É preciso estar sempre alerta.

Um assunto que pode ser abordado é sobre os povos das florestas.

Fale sobre as habilidades que os povos da floresta adquiriram ao conviver com outras espécies nas matas. Explique que os humanos fazem isso há milhares de anos, e que são importantes todos os sentidos: a visão (ver), o olfato (cheirar), o paladar (gosto), a audição (escutar) e o tato (sentir) para sobreviver..

Na floresta existem animais camuflados e precisamos de atenção

e sensibilidade para percebê-los.

A imaginação pode percorrer vários caminhos para explicar a interação humano-natureza e a importância de se relacionar amorosamente com o meio ambiente. Seja criativa (o) e se deixe levar também!

As atividades duram em média 5 minutos.

Observe e respeite o ritmo de cada criança. Acompanhe-as nesse passeio, vá junto! Realize as atividades individualmente, dando mais atenção às mais novas.

02

Page 6: e-book brincando com os sentidos

ATIVANDO O OLFATO (CHEIROS E AROMAS)

ATIVANDO O OLFATO (CHEIROS E AROMAS)

03

Através da respiração e dos aromas, promova o relaxamento

e aguce o olfato.

Sugestões de materiais:

1. LENÇO OU PANO PARA VENDAR OS OLHOS.

2. 5 RECIPIENTES OPACOS PEQUENOS.

3. 5 ELEMENTOS, QUE PODEM SER: ESPECIARIAS, ESSÊNCIAS, TEMPEROS,

FRUTAS, VERDURAS, FLORES, OU QUALQUER SUBSTÂNCIA QUE CONTENHAM CHEIRO ESPECÍFICO E ATÓXICO.

PASSO A PASSO:

Comece colocando em 5 potes opacos substâncias com aromas e cheiros variados, algumas que provavelmente a criança conhece e outras inusitadas. Pode usar café, orégano, chocolate, frutas ou produtos de limpeza não agressivos e atóxicos.

Com os olhos vendados, a criança sentirá o cheiro por no máximo 5 segundos. Entre um cheiro e outro solicite que a criança respire fundo e solte o ar pelo nariz três vezes para limpar os sensores e não interferir no cheiro da substância seguinte.

Após sentir o cheiro, pergunte qual é substância. Caso a criança não saiba, pergunte que tipo de aroma ela está sentindo, se é adocicado, amargo, bom ou ruim. Somente ao final da atividade revele as substâncias.

Page 7: e-book brincando com os sentidos

Aguçar a noção espacial e direcional.

Sugestões de materiais:

1. LENÇO OU PANO PARA VENDAR OS OLHOS.

2. COPO DE VIDRO.

3. TALHERES.

4. BOLA DE GUDE.

5. INSTRUMENTOS MUSICAIS.

PASSO A PASSO:

A criança fica vendada e sentada no chão, no centro de um local silencioso. Com muito cuidado, o adulto se afasta em diversas distâncias e direções e realiza um ruído, com intervalos de 5 segundos (a criança não deve saber sobre o intervalo). Repita somente três vezes o som e/ou ruídos. A criança precisa apenas apontar a direção de onde vem o som e informar se está perto ou longe.

Realize 5 pontos distintos. Caso a criança não identifique a direção ou a distância após as três repetições, se desloque para o ponto seguinte. Como sugestão de som recomendamos amassar um papel, tocar um copo com um talher, colocar água num recipiente, fazer um assobio curto, arranhar um móvel com as unhas, abrir ou fechar uma porta, tocar um instrumento, bater com a bolinha de gude ou imitar animais.

Fique atenta(o) ao seu deslocamento, para a criança não perceber a sua movimentação. Utilize meias se necessário. Quando a criança acertar 3 ou mais direções e distâncias, siga para atividade seguinte.

ATIVANDO A AUDIÇÃO(SONS E BARULHOS)

ATIVANDO A AUDIÇÃO(SONS E BARULHOS)

04

Page 8: e-book brincando com os sentidos

ATIVANDO O TATO (DIFERENTES TEXTURAS)

ATIVANDO O TATO (DIFERENTES TEXTURAS)

05

Ajudar a criança a conhecer as partes de seu corpo e desenvolver

a sensibilidade corporal.

Sugestões de materiais:

1. LENÇO OU PANO PARA VENDAR OS OLHOS.

2. COTONETE E/OU ESPONJA.

3. LÁPIS APONTADO, BORRACHA.

4. PEDRINHA DE GELO.

PASSO A PASSO:

A criança é vendada e permanece em pé com os braços abertos ou deitada no chão. Escolha uma parte do corpo, por exemplo, a cabeça, o nariz ou a barriga. Peça para ela se concentrar nessa parte do corpo e ficar repetindo o nome em voz baixa (esse recurso tem como objetivo focar a atenção da mente sobre as partes do corpo).

Utilizando objetos variados: cotonete, ponta de lápis, pedra de gelo, bola de gude, borracha, esponja entre outros, toque levemente em outro local do corpo da criança. Peça para ela falar o nome do local que sentiu o toque e a textura do objeto: macio, pontudo, frio, quente, duro, pegajoso etc. Em seguida solicite que a criança se concentre em outra parte do corpo, como no início, e repita a atividade em outra parte do corpo e objeto.

Faça a atividade até 5 vezes, e caso a criança acerte três locais e texturas, siga para a próxima atividade.

Page 9: e-book brincando com os sentidos

Despertar o interesse por diferentes tipos de paladares.

Sugestões de materiais:

1. LENÇO OU PANO PARA VENDAR OS OLHOS.

2. POTES PEQUENOS.

3. FRUTAS VARIADAS.

4. GRÃOS E CASTANHAS.

5. COPO DE ÁGUA.

6. PANO LIMPO.

PASSO A PASSO:

Nessa atividade é importante que a criança permaneça sempre com os olhos vendados. Ofereça alimentos com sabores variados e inusitados, se possível variando entre doce, amargo, salgado, picante e ácido. Evite líquidos e dê preferência para as frutas que a criança ainda não esteja acostumada a comer. Deixe a criança experimentar apenas 2x cada alimento.

Pergunte sobre as características de cada um, se sabe o que é, e se gostou. Não informe o alimento até que todos tenham sido provados - ofereça ao menos 5 alimentos.

Utilize goles de água entre as experimentações para ajudar a limpar as papilas gustativas. Nesta atividade você pode julgar se o resultado foi satisfatório, como aceitação de alimentos inusitados e acertos das características.

06 ATIVANDO O PALADAR(GOSTOS E SABORES)

ATIVANDO O PALADAR(GOSTOS E SABORES)

Page 10: e-book brincando com os sentidos

07ATIVANDO A VISÃO(FORMAS E CORES)

ATIVANDO A VISÃO(FORMAS E CORES)

Dar noção de camuflagem e de advertências existentes na natureza.

Sugestões de materiais:

1. TESOURA SEM PONTA.

2. COLA ESCOLAR PARA PAPEL.

3. FOLHA COM OS DESENHOS DOS BICHOS (disponível no guia).

PASSO A PASSO:

Recorte os bichos que estão disponíveis neste guia e tente camuflá-los nos cômodos (Ex: marrom para móveis, branco para parede, semelhante

a cor do piso e etc). Importante: A abelha possui as cores amarelo e preto - representa o perigo, e animais não querem como alimento.

Agora prepare um cômodo colocando os 10 bichos espalhados, alguns camuflados e outros não. A abelha deve estar à vista! Sugerimos colocar uma guloseima, algo que a criança goste muito, atrás de cada um dos bichos, e uma pedrinha no recorte da abelha.

Informe a criança que ela é uma ave que vai se alimentar. Abra o cômodo e dê 10 segundos para ela coletar seu alimento. Caso tenha mais de uma criança, deixe entrar juntas. A criança tem a missão de coletar ao menos 5 bichos. Caso tenha coletado a abelha, diminua um inseto da conta como parte da brincadeira.

Após a atividade, explique que alguns seres escolhem se camuflar ou imitar outros no ambiente para se proteger, enquanto outros fazem questão de serem vistos para atrair outros que vão lhes servir de alimento.

Page 11: e-book brincando com os sentidos

08 BICHOS NA FLORESTABICHOS NA FLORESTA

RECORTE CUIDADOSAMENTE UM A UM E ESPALHE

PELOS CÔMODOS DA CASA.

Page 12: e-book brincando com os sentidos

09

Page 13: e-book brincando com os sentidos

10 ATIVIDADE ADICIONAL 1(AMIZADE E COOPERAÇÃO)

ATIVIDADE ADICIONAL 1(AMIZADE E COOPERAÇÃO)

Fortalecer a confiança e a amizade entre irmãos ou amigos.

Sugestões de materiais:

1. LENÇO OU PANO PARA VENDAR OS OLHOS.

2. DUAS FITAS OU ELÁSTICO DE CABELO DE CORES DIFERENTES.

3. UM OBJETO QUALQUER DO LOCAL.

PASSO A PASSO:

Essa atividade pode ser realizada com duas ou mais crianças. Uma criança terá a função de ser os olhos e a outra a de ser as pernas. A criança que representa as pernas fica vendada. Coloque também duas fitas ou elásticos de cores diferentes em cada braço (caso as crianças ainda não saibam a diferença entre direita e esquerda). A outra criança, que representa os olhos, permanece em um ponto fixo do ambiente.

Através da fala, a criança que representa os olhos transmite comandos para a outra. Por exemplo: dê “x” passos para a frente, vire para direita ou esquerda (lado da cor da fita no braço), estique o braço, pegue o objeto qualquer.

Determine um pequeno circuito desviando de móveis ou outros obstáculos e coloque ao final algum objeto para ser pego ou tocado pela criança que representa as pernas. Depois alterne a função entre elas.

Explique que os comandos devem ser breves e claros. Evitem correr e tentem fazer somente o que foi dito. Como precaução, retire objetos ou móveis que possam machucar e permaneça sempre atenta(o).

Page 14: e-book brincando com os sentidos

11

Perceber a vida que existe fora da janela.

Sugestões de materiais:

1. CELULAR OU MÁQUINA FOTOGRÁFICA.

PASSO A PASSO:

Ao lado da criança, tire uma foto ou faça um vídeo de algum animal (não doméstico) ou planta que não tenham observado antes pela janela. Pode ser um pássaro ou uma árvore. Reserve um tempo maior do que 5 min. para essa atividade, para criar um momento de contemplação.

Compartilhe sua foto ou vídeo no Instagram

Insira #eusounatureza para concluir suas atividades.

Esse simples ato garantirá a produção e o plantio de uma muda de

espécie nativa de Mata Atlântica em Paraty-RJ.

Siga o perfil e saiba mais sobre o Projeto de Revitalização da Restinga de Mambucaba.

ATIVIDADE ADICIONAL 2(OBSERVAÇÃO E PACIÊNCIA)

ATIVIDADE ADICIONAL 2(OBSERVAÇÃO E PACIÊNCIA)

@naareia_

@naareia_

Page 15: e-book brincando com os sentidos

DESIGN E ARTE FINAL

CRIAÇÃO E ROTEIRO

BRINCANDO COM OS SENTIDOS

BRINCANDO COM OS SENTIDOS

UM PASSEIO NA FLORESTA

E ai? Como foi seu passeio pela floresta? Foi gostoso parar e brincar de sentir?

PRODUÇÃO ASSOCIADA AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOTURISMO E CONSERVAÇÃO (PPGEC) DA UNIRIO