drogas, o que são?

41
Felipe de Souza Vicente Acadêmico do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Regional do Cariri URCA - Iguatu

Upload: felipe-vicente

Post on 10-Jul-2015

288 views

Category:

Health & Medicine


6 download

TRANSCRIPT

Page 1: Drogas, o que são?

Felipe de Souza Vicente – Acadêmico do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Regional do

Cariri – URCA - Iguatu

Page 2: Drogas, o que são?

Drogas são substâncias naturais ou sintéticas queafetam os processos da mente ou do corpo quandointroduzidas no organismo.

O que são:

Page 3: Drogas, o que são?

“Todo medicamento é droga, mas nem toda droga é medicamento”

Page 4: Drogas, o que são?

Pesquisas recentes apontam que os principais motivos quelevam um indivíduo a utilizar drogas são:curiosidade, influência de amigos (maiscomum), vontade, desejo de fuga (principalmente deproblemas familiares), coragem (para tomar uma atitudeque sem o uso de tais substâncias nãotomaria), dificuldade em enfrentar e/ou aguentar situaçõesdifíceis, hábito, dependência (comum), rituais, busca porsensações de prazer, tornar (-se) calmo, servir deestimulantes, facilidades de acesso e obtenção e etc.

O que leva uma pessoa a usar drogas?

Page 5: Drogas, o que são?

Os adolescentes estão entre os principais usuários dedrogas. Calcula-se que 13% dos jovens brasileiros entre 16 e18 anos consomem maconha. Em 2001, cresce o uso decrack e drogas sintéticas, como o ecstasy. Osconsumidores de cocaína são os que mais procuramtratamento para se livrar da dependência, o qual é feitopor meio de psicoterapias que promovem a abstinência àsdrogas e do uso de antidepressivos em 60% dos casos.Atualmente, cerca de 5% dos brasileiros são dependentesquímicos de alguma droga.

Drogas

Page 6: Drogas, o que são?

DROGAS

Depressoras

Perturbadoras do SNC

Estimulantes

Classificação

Page 7: Drogas, o que são?

Cigarro

Page 8: Drogas, o que são?

Alguns dos efeitos do cigarro sobre o organismo humano:

• OLHOS: debilitação do sentido da visão e distorção do ponto defoco visual;

• OLFATO: irritação da mucosa nasal e distorção da funçãoolfativa;

• BOCA: cânceres de lábios, língua, além de enfermidades nasgengivas, incluindo até perda de dentes;

• LARINGE: dilatação das cordas vocais e rouquidão;

• PULMÕES: bronquite, asma, câncer pulmonar;

• APARELHO CIRCULATÓRIO: aumento da PA, obstrução devasos sanguíneos, aumento do colesterol, todos fatoresconducentes a ataques cardíacos;

Page 9: Drogas, o que são?

ÓRGÃOS DIGESTIVOS: úlcera péptica dado oaumento da acidez, distúrbios no duodeno e câncer doestômago.

ÚTERO: os bebês nascem com menos peso e ocorreprobabilidade maior de nascimentos prematuros;

A qualidade do leite materno é afetada para a mãefumante, pois substâncias tóxicas são transmitidas àcriança, o que lhe causa irritabilidade e transtornosdigestivos;

Estudos indicam que o cigarro é causa da redução deinteresse sexual e produz impotência nos jovens;

O sistema nervoso do fumante não trabalha emcondições normais;

Page 10: Drogas, o que são?

CABELOS: O fumo contribui, tanto para que oscabelos fiquem brancos, quanto para um maioraparecimento da calvície;

Provoca envelhecimento precoce devido a produção deradicais livres que aceleram o processo deenvelhecimento do organismo, transformando ainda apele flácida, pálida e sem brilho;

Os fumantes, quando comparados aos que nuncafumaram têm um risco maior de contrair infecçõesrespiratórias bacterianas, viróticas agudas e crônicase os variados tipos de cânceres;

- > Os riscos de aparecimento dessas doenças estãodiretamente condicionados à quantidade de cigarrosconsumida e tempo de tabagismo;

Page 11: Drogas, o que são?

O cigarro contém...

Page 12: Drogas, o que são?
Page 13: Drogas, o que são?

O álcool é consumido há muito tempo. É uma bebidapsicotrópica. Além de causar dependência, causatambém mudanças no comportamento. Inicia-se comuma alteração no humor acompanhada de umaeuforia, depois vem o momento da sonolência, ondeo indivíduo não possui mais sua coordenação motorae apresenta comportamento depressivo. Issoacontece devido ao fato de o álcool agir diretamenteno sistema nervoso central.

Álcool

Page 14: Drogas, o que são?

ÁLCOOL X ORGANISMO

Como o álcool é absorvido pelo organismoUma parcela do álcool introduzida no organismo é absorvidapela mucosa da boca. A grande maioria, porém, é absorvidapelo estômago e intestino delgado, e daí vai para a circulaçãosanguínea. Aproximadamente 90% do álcool é absorvido em 1(uma) hora.O processo de absorção do álcool é relativamente rápido(90% em uma hora). Porém o mesmo não ocorre com aeliminação, que demora de 6 (seis) a 8 (oito) horas e é feitaatravés do fígado (90%), da respiração (8%) e da transpiração(2%).

Page 15: Drogas, o que são?

Um curto período (8 a 12 horas) após aingestão de grande quantidade deálcool pode ocorrer a "ressaca", que secaracteriza por: dor de cabeça, náusea,tremores e vômitos. Isso ocorre tantodevido ao efeito direto do álcool ououtros componentes da bebida. Oupode ser resultado de uma reação deadaptação do organismo aos efeitos doálcool.

ÁLCOOL X ORGANISMO

Page 16: Drogas, o que são?

Verdades e mentiras sobre a bebida

"Vou tomar café forte" - Apesar de estimulante, o café de nada altera o estado deembriaguez."Vou tomar banho frio" - Água fria apenas dá a sensação de "acordar" no instante daducha. Os efeitos do álcool, porém, permanecem inalterados."Vou tomar vento" - Os efeitos do álcool não se dissipam com um "ventinho". Só opassar do tempo elimina o álcool do organismo."Vou comer antes de beber" - Os efeitos do álcool variam de pessoa para pessoa, masuma coisa é certa: o álcool sempre produzirá alterações em sua percepção, ainda quevocê esteja muito bem alimentado."Vou tomar um remédio" - A ciência não conseguiu produzir qualquer droga queelimine os efeitos do álcool. Nenhum comprimido, nenhuma receita milagrosa."Vou beber porque conheço o meu limite" - Ninguém está tão acostumado a beber aponto de ficar livre dos efeitos do álcool. É difícil saber exatamente a hora de parar.Até porque a primeira função a ser comprometida pela bebida é a capacidade crítica."Vou beber esse tipo de bebida porque é mais fraca." - Não existem bebidas fracas. Oque determina o estado de alcoolemia é a quantidade de álcool ingerido. Ingerir 340mlde uísque ou cachaça não faz muita diferença. O certo é que, quem bebe, diminui osreflexos e não pode, de maneira alguma, dirigir.O único remédio é o tempo: As medidas citadas anteriormente apenas produzem bêbados despertos, mas tão bêbados quanto antes.

ÁLCOOL X ORGANISMO

Page 17: Drogas, o que são?
Page 18: Drogas, o que são?
Page 19: Drogas, o que são?

A maconha, cujo nomecientífico é Cannabis sativa, éuma das drogas mais usadasno Brasil, por ser barata ede fácil acesso nos grandescentros urbanos. O modomais utilizado para usá-la éfumando enrolado em umpapel, ou então utilizandoum cachimbo.

Page 20: Drogas, o que são?

EfeitosOs efeitos, logo após fumar o cigarro de maconha, são:- euforia, sonolência, sentimento de felicidade- risos espontâneos, sem motivo algum- perda de noção do tempo, espaço, etc.- perda de coordenação motora, equilíbrio, fala, etc.- aceleramento do coração (taquicardia)- perda temporária de inteligência- fome, olhos vermelhos, e outras características

Page 21: Drogas, o que são?
Page 22: Drogas, o que são?
Page 23: Drogas, o que são?

A cocaína é uma droga psicoativa que estimula e vicia, promovendo

alterações cerebrais bastante significativas.

É extraída da folha da coca, e se consumida por muito tempo, ocasiona

danos cerebrais e diversos outros problemas de saúde.

Atuando no Sistema Nervoso Central, a cocaína provoca euforia, bem estar,

sociabilidade. Pelo fato de que nem sempre as pessoas conseguem ter tais

sensações naturalmente, e de forma intensa, uma pessoa que se permite

utilizar esta substância tende a querer usar novamente, e mais uma vez, e

assim sucessivamente.

Page 24: Drogas, o que são?

O coração tende a acelerar, a pressão aumenta e a pupila se dilata.O consumo de oxigênio aumenta, mas a capacidade de captá-lo, diminui. Este fator, juntamente as com arritmias que a substânciaprovoca, deixa o usuário pré-disposto a infartos. O uso frequentetambém provoca dores musculares, náuseas, calafrios e perda deapetite.

Como a cocaína tende a perder sua eficácia ao longo do tempo deuso, fato este denominado tolerância à droga, o usuário tende autilizar progressivamente doses mais altas buscando obter, deforma incessante e cada vez mais inconsequente, os mesmosefeitos agradáveis que conseguia no início de seu uso. Dosagensmuito frequentes e excessivas provocam alucinações táteis, visuaise auditivas; ansiedade, delírios, agressividade, paranoia.

Page 25: Drogas, o que são?

Romper com a droga é difícil,já que o indivíduo tende a sesentir deprimido, irritadiço, ecom insônia. Assim, quandoum usuário opta por deixá-la,deve receber bastanteamparo e ser incentivadoneste sentido. É necessáriaajuda médica, tanto noprocesso de desintoxicaçãoquanto tempos depois destaetapa.

Page 26: Drogas, o que são?
Page 27: Drogas, o que são?

O Crack é uma droga feita a partir da mistura decocaína com bicarbonato de sódio geralmentefumada. A fumaça produzida pela queima da pedra deCrack, chega ao sistema nervoso central em dezsegundos e seu efeito dura de 3 a 10 minutos. Comefeito de euforia mais forte do que o da cocaína, apóso que produz muita depressão, o que leva o usuário ausar novamente para compensar o mal-estar,provocando intensa dependência. Não raro, o usuáriotem alucinações, paranoia (ilusões de perseguição);

Page 28: Drogas, o que são?

Em relação ao seu preço, é uma droga mais barataque a cocaína;

A forma de uso do crack também favoreceu suadisseminação, já que não necessita de seringa —basta um cachimbo, na maioria das vezesimprovisado, como uma lata de alumínio furada, porexemplo.

Page 29: Drogas, o que são?
Page 30: Drogas, o que são?
Page 31: Drogas, o que são?
Page 32: Drogas, o que são?

• Eleva a temperatura do corpo, podendo causar nodependente um acidente vascular cerebral;

• Causa destruição de neurônios e provoca adegeneração dos músculos do corpo, o que dá aquelaaparência característica (esquelética) ao indivíduo:ossos da face salientes, braços e pernas finos e costelasaparentes;

Efeitos...

Page 33: Drogas, o que são?

• Inibe a fome, de maneira que os usuários só se alimentam quando nãoestão sob seu efeito narcótico;

• Excesso de horas sem dormir;

• Com apenas três ou quatro doses, às vezes até na primeira, o usuário setorna completamente viciado. Normalmente o dependente, após algumtempo de uso da droga, continua a consumi-la apenas para fugir dodesconforto da síndrome de abstinência — depressão, ansiedade eagressividade;

• Após o uso, a pessoa apresenta quadros de extrema violência,agressividade que se manifesta a princípio contra a própria família,desestruturando-a em todos os aspectos, e depois, por consequência,volta-se contra a sociedade em geral, com visível aumento do número decrimes relacionados ao vício em referência;

• Associação à prática de crimes e promiscuidade;

Page 34: Drogas, o que são?

O crack tem ação devastadora provocando lesõescerebrais irreversíveis e aumentando os riscos de umderrame cerebral ou de um infarto.

Page 35: Drogas, o que são?

• São muito baixas, pois exige a submissão voluntária ao tratamento porparte do dependente, o que é difícil;

• A maioria das famílias de usuários não tem condições de custeartratamentos em clínicas particulares ou de conseguir vagas em clínicasterapêuticas assistenciais, que nem sempre são idôneas;

• Familias não conseguem ajuda no sistema publico de saude;• A melhor forma de tratamento desses pacientes ainda parece ser

objeto de discussão entre especialistas;• Os homicídios constituem a primeira causa de morte entre os usuários,

resultantes de brigas em geral, ações policiais e punições de traficantespelo não-pagamento de dívidas contraídas nesse comércio;

• Outra causa importante são as doenças sexualmente transmissíveis,como o HIV, por exemplo, por conta do comportamento promíscuo quea droga gera;

• O modo de vida do usuario o expõe à vitimizacao, muitas vezes einfelizmente, levando-o a um fim trágico.

Chances de recuperação...

Page 36: Drogas, o que são?
Page 37: Drogas, o que são?
Page 38: Drogas, o que são?
Page 39: Drogas, o que são?
Page 40: Drogas, o que são?
Page 41: Drogas, o que são?

E-MAIL: [email protected]