doze erros típicos de quem está há muito tempo no mesmo emprego

5
Doze erros típicos de quem está há muito tempo no mesmo emprego uem está há muito tempo no mesmo emprego pode ter a ilusão de que não será demitindo e, por isso, acaba se comportando inadequadamente no ambiente corporativo Depois de dez anos em uma mesma empresa, é comum que o profissional fique desmotivado, acomodado e esqueça que pode ser mandado embora. E é aí que surgem os problemas. "A acomodação é a mãe de todos os erros. Ela causa todas as falhas que podem levar à demissão", afirma a consultora de carreira e negócios Janaina Ferreira Alves, professora de gestão de pessoas no Ibmec do Rio de Janeiro. Veja, a seguir, quais os doze erros típicos que um funcionário antigo costuma cometer. 1. Fazer apenas sua obrigação Para Janaina Ferreira Alves, um dos principais sintomas da acomodação é a falta de dedicação e paixão. "É comum que a pessoa entre no trabalho cheia de gás e, depois, comece a fazer as coisas mecanicamente", afirma. Segundo ela, um funcionário que adota essa postura fica limitado. "É uma armadilha que ele cria para si. O funcionário só será reconhecido, dentro ou fora da empresa, caso se destaque", diz Janaina. 2. Deixar de ter novas ideias De acordo com a professora de administração da FEA-USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo) Ana Cristina Limongi-França, o motivo para este tipo de comportamento no trabalho é a desmotivação, originada tanto pela empresa, que não oferece novidades, quanto pelo funcionário, que não faz nada a respeito. Para Tania Casado, também professora da FEA e coordenadora da FIA (Fundação Instituto de Administração), se você está em uma mesma organização há muito tempo, tome cuidado para não ficar com o olhar viciado, mesmo se considera que sua carreira está indo bem. "Se você conseguiu galgar outros postos, pode cair no erro de perder o contato com a inovação", diz Tania. "Esteja constantemente se aperfeiçoando para trazer respostas novas". 3. Não se atualizar "Não cuidar do próprio desenvolvimento e esperar que a empresa faça isso é uma das piores decisões que um funcionário pode tomar", diz a professora da FGV (Fundação Getúlio

Upload: ericaviqueti33

Post on 27-Sep-2015

214 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

textos

TRANSCRIPT

Doze erros tpicos de quem est h muito tempo no mesmo emprego

uem est h muito tempo no mesmo emprego pode ter a iluso de que no ser demitindo e, por isso, acaba se comportando inadequadamente no ambiente corporativo

Depois de dez anos em uma mesma empresa, comum que o profissional fique desmotivado, acomodado e esquea que pode ser mandado embora. E a que surgem os problemas. "A acomodao a me de todos os erros. Ela causa todas as falhas que podem levar demisso", afirma a consultora de carreira e negcios Janaina Ferreira Alves, professora de gesto de pessoas no Ibmec do Rio de Janeiro. Veja, a seguir, quais os doze erros tpicos que um funcionrio antigo costuma cometer.

1. Fazer apenas sua obrigaoPara Janaina Ferreira Alves, um dos principais sintomas da acomodao a falta de dedicao e paixo. " comum que a pessoa entre no trabalho cheia de gs e, depois, comece a fazer as coisas mecanicamente", afirma. Segundo ela, um funcionrio que adota essa postura fica limitado. " uma armadilha que ele cria para si. O funcionrio s ser reconhecido, dentro ou fora da empresa, caso se destaque", diz Janaina.

2. Deixar de ter novas ideiasDe acordo com a professora de administrao da FEA-USP (Faculdade de Economia, Administrao e Contabilidade da Universidade de So Paulo)Ana Cristina Limongi-Frana, o motivo para este tipo de comportamento no trabalho a desmotivao, originada tanto pela empresa, que no oferece novidades, quanto pelo funcionrio, que no faz nada a respeito.

Para Tania Casado, tambm professora da FEAe coordenadora da FIA (Fundao Instituto de Administrao), se voc est em uma mesma organizao h muito tempo, tome cuidado para no ficar com o olhar viciado, mesmo se considera que sua carreira est indo bem. "Se voc conseguiu galgar outros postos, pode cair no erro de perder o contato com a inovao", diz Tania. "Esteja constantemente se aperfeioando para trazer respostas novas".

3. No se atualizar"No cuidar do prprio desenvolvimento e esperar que a empresa faa isso uma das piores decises que um funcionrio pode tomar", diz a professora da FGV (Fundao Getlio Vargas)Daniela do Lago. "Se a empresa oferecer isso, timo. Se no, deve partir de voc. preciso sempre estar atualizado, fazer cursos, se aperfeioar", afirma.

"Muitos funcionrios antigos no so reconhecidos porque no fazem cursos, no desenvolvem competncias", diz a consultora de carreira Janaina Ferreira.Segundo ela, se voc fica um ano sem desenvolver novas competncias, fica obsoleto. "Se tudo est mudando e a pessoa est h dez anos fazendo a mesma coisa, h algo errado", diz. Ana Cristina recomenda fazerquatro cursos por ano, mas no se assuste: valem cursos pela internet e de curta durao. "Isso estimula o profissional e mostra ao mercado e empresa que ele tem interesse".

4. Reclamar demais comum que funcionrios com muito tempo de casa tenham o hbito de reclamar o tempo todo sobre a empresa, mas sem fazer nada para mudar de situao. "Eles podem achar que reclamar os torna importantes, e que, assim, mostram servio. Alm de ruim, este comportamento contagia os demais", diz Ana Cristina Limongi-Frana.

Para Janaina Ferreira, no se deve falar qualquer coisa no ambiente corporativo. "S porque voc est na empresa h muito tempo no significa que pode fazer reclamaes o tempo todo. Voc no sabe aonde o comentrio pode chegar. Algum pode distorcer o que foi dito", afirma.

5. Ser teimoso e inflexvelDepois de muitos anos em uma mesma empresa, comum que o profissional pense que o jeito que ele desempenha as tarefas esteja sempre certo. E mais: chegue ao ponto de no aceitar ideias novas e at de debochar delas. " um erro pensar que as coisas no podem mudar s porque voc agiu de um jeito por dez anos", diz Janaina. "Tenha flexibilidade para acompanhar a situao da empresa, para ouvir os colegas, ouvir crticas. Se o mercado muda, a empresa muda, mas eu no, sou eu o inadequado", diz.

6. Rejeitar funcionrios novos ou formar "panelinhas"S se relacionar com os funcionrios antigos mostra falta de percepo da importncia do trabalho em equipe, afirma a consultora de carreira e negcios Janaina Ferreira Alves. Todos devem se integrar com os colegas novos". A rejeio costuma ser ainda maior se o novato chegar para um cargo de chefia. Quem j est na empresa pode se sentir injustiado e rejeitar o novo superior. Mas Ana Cristina diz que um erro esperar uma promoo por tempo de casa. "No uma fila. A medida a competncia".

7. Chegar atrasado ou sair mais cedoSe h uma relao de intimidade com superior, o funcionrio antigo pode pensar que tem abertura para chegar atrasado ou sair mais cedo do trabalho. "Como todos o conhecem, ele pensa que pode faltar, se atrasar, sair mais cedo. E, no fim, acaba sendo visto como algum que no est comprometido. Com esse comportamento, dificilmente ser reconhecido.

8. Se achar ntimo do chefeDepois de tanto tempo convivendo com o chefe, comum que a relao se estreite. Mas, segundo Janaina, intimidade demais com o superior pode ser uma armadilha. Se voc comear a se aproveitar da vista grossa do chefe para acobertar suas falhas, quando for necessrio, ele exigir mais de voc, que no poder negar nenhum pedido dele, pois deve muitos favores. "As relaes so vias de mo dupla", diz Janaina. "Matenhaumacerta formalidade e crie espao para poder negar algo".

9. Fazer piadinhas inconvenientes com os colegasQuase toda empresa tem aquele funcionrio antigo que acha que tem liberdade para agir como quiser com os colegas isso inclui piadinhas inconvenientes e apelidos. Ana Cristina, professora da FEA, diz que o descuido e desrespeito com o outro resultado da banalizao das relaes de trabalho, e cabe ao chefe dar um fim nisso. " um comportamento perigoso, que pode chegar a ser assdio moral. uma falsa liberdade muito nociva", afirma.

10. Gritar e falar palavresQuem no tem educao na vida pessoal tende a agir do mesmo modo no trabalho, principalmente se estiver insatisfeito com o cargo. Para Ana Cristina, depois de muito tempo sem uma promoo, h pessoas que tentam se autoafirmar ficando mais agressivas, xingando, gritando e falando palavres. Tambm h quem se torne mais detalhista e mal-humorado. As exploses tambm podem ser consequncia da iluso de que se est seguro no emprego.

11. Pensar que mandaSegundo a consultora de carreira e negcios Janaina Ferreira Alves, do Ibmec, comum que funcionrios antigos que no esto em cargos de chefia pensem que tm o direito de dar ordens aos novos contratados. "Ele pensa que, s porque tem mais tempo de casa, uma autoridade", afirma.

12. No aceitar crticasJanainadiz que muitos veteranos tm dificuldade de aceitar crticas. Depois de tantos anos desempenhando certas atividades, compreensvel que o funcionrio sinta que sabe mais do que os outros. No entanto, preciso ter humildade para ouvir e debater opinies diferentes. "Os experientes tambm cometem falhas. Espera-se que eles assumam a responsabilidade por seus equvocos, seno eles se repetiro", afirma.

Posio de Lder nunca fcil!!!

Quem nunca se imaginou na posio de chefe? A imagem de gestor remete a poder, respeito e, principalmente, a um salrio maior. Muitos profissionais almejam ocupar essa posio, no entanto, liderar equipes no fcil. Da gesto de pessoas cotidiana presso por resultados, as responsabilidades que um lder carrega so pesadas. "Nem todo mundo est preparado, tanto por fatores de personalidade como por questo de maturidade", afirma Angelita Corra Scardua, psicloga social pela USP (Universidade de So Paulo). Veja a seguir as dez chatices que vm junto com o cargo de chefia. Por Caio Lauer e Suzel Tunes, do UOL, em So Paulo

ASSUMIR AS FALHAS INDIVIDUAIS DA EQUIPE:

o gestor quase sempre responsabilizado pelos erros de qualquer liderado. natural: o grupo de profissionais que responde a um lder espera que ele tome parte de todas as situaes que ocorrem no dia a dia de trabalho e que consiga pensar em formas de reverter resultados negativos. Segundo a professora do curso de Gesto de Pessoas da PUC (Pontifcia Universidade Catlica) de Minas Gerais, Simone Fernandes Queiroz, isso no significa, no entanto, que o chefe deva relevar os erros da equipe que comanda. "Ele precisa chamar a ateno e corrigir as falhas pontualmente. Mas, acima de tudo, confiar e dar autonomia. Uma boa gesto baseada em orientaes corretas, que vo minimizar erros", explica.

TER QUE SE MOSTRAR MOTIVADO, MESMO EM UM DIA RUIM:

como qualquer profissional, o chefe tambm passa por momentos de tristeza ou irritao. Mas ele precisa ter o controle de suas emoes. Em teoria, o chefe no deve transmitir sentimentos negativos, pois a probabilidade de contaminar os funcionrios grande. "O lder sente o peso de ser o termmetro da equipe. No entanto, se a relao com os liderados for mais humanizada, ele poder contar com eles para se erguer em um dia ruim", afirma a psicloga Angelita Scardua. Segundo a especialista, em vez de assumir uma postura "intocvel", o lder pode tentar estabelecer uma parceria com os subordinados, especialmente se a cultura organizacional incentivar isso

TRABALHAR AT MAIS TARDE COM FREQUNCIA: "O gestor precisa estar presente quando a presso aumenta e necessria uma dedicao extra por resultados", afirma a professora da PUC Simone Queiroz. O bom lder aquele que tem em seus subordinados verdadeiros parceiros; no entanto, a maior carga sempre estar nas mos dele, que a pessoa responsvel por apresentar os resultados em ltima instncia.

TER QUE LIDAR COM INTRIGAS E FOFOCAS DA EQUIPE: gerir pessoas talvez seja o ponto mais difcil da funo. preciso muita habilidade para lidar com os sentimentos das pessoas, pois isso reflete no clima e na produtividade de toda a equipe. A especialista em RH Viviane Cndido relata que j viu muita gente no mercado de trabalho que desistiu da funo justamente por ter de absorver e administrar problemas e anseios dos outros, todos os dias. "Quando falamos sobre pessoas, estamos lidando com comportamentos. Trata-se de um campo complexo"

SER MAIS COBRADO QUANDO ERRA: h sempre uma expectativa muito alta sobre a figura do lder. O chefe uma referncia e o erro, vindo dele, praticamente inaceitvel. Porm, de acordo com Viviane Cndido, especialista em RH, essa presso diminui medida que o chefe tambm contemporiza as falhas de sua equipe: "Aquele gestor inflexvel, que no perdoa deslizes, ser cobrado da mesma forma por sua equipe. Por outro lado, aquele que a favor do dilogo e que lida melhor com possveis erros, tambm conta com uma compreenso maior por parte das pessoas que lidera"

TER DE POSICIONAR-SE EM PBLICO COM FREQUNCIA: quem vai para um cargo de gesto, automaticamente, torna-se o centro das atenes. O profissional passa a ser um representante da empresa o tempo todo, tanto para os funcionrios como para o pblico externo. Comunicar-se bem e estar sempre pronto para falar em qualquer ocasio uma necessidade. "Se a pessoa for muito tmida, ter de trabalhar essa habilidade. Caso contrrio, poder reagir de forma agressiva ou arrogante ao se deparar com uma situao como essa. E isso muito ruim para quem est em uma posio de gesto", fala a psicloga social Angelita Scardua.

LEVAR TRABALHO PARA CASA COM MAIS FREQUNCIA: ter que esticar a jornada de trabalho ou dar continuidade s atividades profissionais em casa algo comum na vida de grande parte dos gestores. Em muitos casos, a vida pessoal acaba sendo afetada. "Ser chefe respirar trabalho 24 horas por dia. Mas o que no pode acontecer levar os problemas e frustraes do trabalho para casa com frequncia. O ideal buscar um equilbrio e encontrar satisfao na funo", afirma Simone Queiroz, professora da PUC-MG.

SER SOLICITADO A QUALQUER HORA, EM QUALQUER LUGAR: as novas tecnologias facilitaram uma infinidade de atividades no trabalho, mas tambm trouxeram nus, especialmente aos chefes. Afinal, os gestores so os primeiros a serem chamados para resolver emergncias fora do expediente. " preciso gostar muito do que faz. Um gestor nunca est totalmente desvinculado do trabalho, pois os contatos podem ser feitos a qualquer hora e precisam ser respondidos rapidamente", explica Simone Queiroz, professora da PUC-MG

SER QUASE SEMPRE UM ALVO DE CRTICAS: a equipe deposita muitas expectativas no chefe e, nesse contexto, qualquer deslize gera comentrio entre os liderados. Mas importante saber separar as coisas, afinal, no nada pessoal. "As crticas no so pessoa, mas ao papel que ela assumiu na organizao. Absorva as crticas como uma forma positiva de melhorar a gesto", diz Simone Quiroz, professora da PUC. Adotar uma postura transparente e dar autonomia aos subordinados so estratgias para minimizar crticas. "O lder que batalha pela equipe se torna parte integrante do time, seguido e vira referncia", Viviane Cndido, especialista em RH