Transcript
Page 1: Revista Negócios MAPFRE 29
Page 2: Revista Negócios MAPFRE 29
Page 3: Revista Negócios MAPFRE 29

A seguradora diferente.

O O O O OO clclclclclc ieieieieii ntntntnnn e eee cocoocc ntntntntttntttaa a a aa cococococoocococommmmm mmm o o cococ rrrreeetetetetetetetorororooroo p pp pparaararaaaara a aa ofoofofofoferererre ececececececcerererree o oooo m mmmmmelelelelelhohohohohohor r r rrr seseseseseses guguuug rororor . . A A A A AAA MAPFRERE cconono tatacocoococoom m o o cocorrrretetororrrrr p p p ppp arararararrara a aaa aa tetetetteett r rr asasa m mmmmmmmmmeleleleleleelee hohoohohohohohoorrrerereer s s sss opopoppppppopo orororororortutututututuninnnninin dadadaadadededeeeees.s.s.s.s.s EE EEEE t tt t ttananananannantototototo oo ooooo ccc c cccclilill enenenntetetetete qqqqq quauauauau ntntntntooo o ooo o oo coocorrrrrrrrrrrr etetetetororororopopoopopooodededededemm m m m sesesesesess mpmpmmmmm rere c ccccccononononononoo tatatatataaat r r r r rrrr cococommm m m mmmm m a aaaa aaaa gegegegegegegeegeg ntntnte.e.e P PPPPooorororororo quququququq e ee ee seseseeer r r diddididdid fefefefefeererererereentntnntnttttn e e e ee é é é éé teteteteter rr r coccococc m m m quququuuuuq emememmemmmmem cccononnontataaataarrrr.rr. Na hora quque e vovocêc pprereecicisasar,r, conntete ccomom a MAPAPFRFRE. A ssegegururadadoora didifefererentnte.e.

TTTUUUDDDOO PPAARREECCEE FFÁCCIILLQQQUUUAAANNDDOO VVOOCCÊÊ TTEEMM AALLGGUUÉÉMM AAOOO SSSEEEUU LLAADDOO.. NNOO NNOOSSSSOO CCAAASSSOOO,, 1177 MMIILL CCOORRRREETTOORRESS PPPOOORRR TTTOOODDDOOO OOO BRRAASSSIILL..

DaDaDaDaD e eeeesqsqsqsqssqsqs ueueueueueerdrdrdrdrdrdrda aaa aa papapapapaparararararaara aa a a a aaa d ddd ddirirreieieieeitatata::::NeNeNeNeNeelslsssslsonoonononon F FFF Fonononononoo tatatataatanananananaa - -- C C C C CCororororororoo rerereerr totot raraar M MMMDSDSDSSSSSSRiRiRRiR cacacacac rdrdrdrdrdoo o o oo RiRiRiRiRRisisisisisisisiiththththththth - - - - -- C C C C C Corororororrrererererereetototottott raraaa R RRRRRisisitittttthhhhKKaKaKaKaKaarererr n n n n nn dedededededde B B B BBoeoeoeoeoeo rrr rr rrr - - CoCoCoCoCoCCorrrrrrrrrretetetette ororo a a SSaSaSaSaSSS fefefeefe BBBoaaoaoatttttSiSiSSiiiS momomomommm nenenenene C CCC Cririririristststststtininininini a a aa a a FáFáFáFáFáF vavavavavavarorororororo M MMMararara titit nsssnssss - -- C CCororrorororrerereetotoraraa FacacaccsisiJoJoJoJoJooaqaqaqqaqaqaquiuiuiuiuiuim m mm mmmm GoGoGoGoGooomemememeememm ss ss sss AlAlAlAlAlAAA vevevevevevees s s s s s -- -- -- CoCoCoCoC rrrrrrrreteteeee ororo a aa J.J.J AAAlvvvveese

Page 4: Revista Negócios MAPFRE 29

E X P E D I E N T E

PRESIDENTE:Antonio Cássio dos Santos

COORDENAÇÃO EDITORIAL: Dirceu Tiegs

COMITÊ DE COMUNICAÇÃO: Bento Aparício Zanzini, Carlos Alberto Landim, Cláudia Wharton, Cleide Fonseca, João Firmino,

Maurício Galian, Paulo Eduardo Fernandes Rossi, Rogério Esteves, Rosana Sá

EDITORA-CHEFE: Tatiana Cerezer (MTB 28.989)

JORNALISTA RESPONSÁVEL: André Guerra (MTB 33.675)

REDAÇÃO: Guerra Comunicação

COLABORADORES: Adriane Mori, Carina Rodrigues, Elizabeth Pinheiro,

Fátima Lima, Monika Littig, Renata Martins Pappoalardo, Paula Bischoff de Moraes, Rafael Marinelli, Thiago

Vieira de Souza e Vera Ceolim

PROJETO GRÁFICO: bmew Propaganda

DESIGNERS: Flávio Barão, Miguel Dallacqua Junior

CTP e IMPRESSÃO: Ipsis Gráfica Editora

PUBLICIDADE Av. das Nações Unidas, 11.711 - 14º andar CEP

04578-000 - São Paulo - SP - Tel.: (11) 5112-7832 Fax: (11) 5112-7835 - [email protected]

Uma publ icação dir igida aos cor retores de seguros. Editada pela Unidade de Mercado e Desenvolvimento da Rede MAPFRE Seguros.

Antonio Cássio dos Santos Presidente Grupo Brasil

Arqu

ivo M

APFR

E

Negócios MAPFRE não é responsável pelo conteúdo de nenhum artigo ou trabalho assinado por seus autores. O fato de publicá-los não implica conformidade ou identifi cação com os trabalhos expostos. Está proibida a reprodução total ou parcial dos textos e ilustrações desta revista sem autorização prévia e por escrito dos editores.

Ter alguém

Boa leitura e excelentes negócios!Antonio Cássio dos Santos

Editorial MAPFRE

Amigo corretor. É com prazer que venho nesta edição tratar do assunto mais importante que tenho com você: sobre nossa parceria, que a cada dia se fortalece. Todos os dias, nós da MAPFRE sabemos que, além de nossos 3 mil colaboradores, completam nosso time cerca de 17 mil corretores, prontos para oferecer a seus clientes, nossos segurados, as melhores soluções, obtendo da Companhia o que ela tem de melhor, por meio de seu conhecimento e sua especialização cada vez maior.

Encontramos hoje um mercado de seguros mais maduro, mais consultivo, mais detalhista, mais atento. Por isso, reconhecer esta fidelidade e poder dizer que esta imensa equipe de profissionais está ao nosso lado nos enche de orgulho.

Tudo fica mais fácil quando temos alguém ao nosso lado. É assim com o segurado, que conta com você, corretor, para obter o que há de melhor desta instituição que é a razão da nossa existência: o seguro.

Para nós, da MAPFRE, também é da mesma forma. Temos a segurança de termos ao nosso lado os corretores, que nos trazem todos os dias as melhores oportunidades de negócios.

E, por falar em não estar sozinho, nesta edição a Revista Negócios MAPFRE traz várias matérias interessantes relacionadas ao tema. Em “Dicas de Internet” apresentamos um pouco das redes sociais e como usá-las bem, afinal não podemos ficar sozinhos na web.

Nossa “Entrevista” é com Arnaldo Tsuruda, ou simplesmente o Arnaldo do Cachorro Quente, como ele é conhecido em Londrina/PR. Uma história de empreendedorismo que vale a pena ser lida, para descobrir entre outras coisas que, não se constrói nada sozinho. Em “Vender é Simples”, o professor Marins nos fala sobre concorrentes. De certa forma, nem mesmo sem eles podemos ficar...

E em “Gestão de Pessoas” veremos como resolver e minimizar as crises de relacionamento que ocorrem no escritório... Coisa de quem trabalha com gente, é claro.

Na seção de “Turismo” temos Gramado, famosa pelo Festival de Cinema e pelas atrações de inverno, mas que atrai turistas o ano todo.

Para terminar, convido você a observar que nossa revista está com uma nova diagramação, mais moderna a atual e volta a ser impressa em papel branco. Isso de forma alguma significa que abandonamos nosso compromisso com o meio ambiente, tão valorizado por você, nosso parceiro. O papel utilizado para imprimir estas páginas vêm de florestas bem manejadas e outras fontes controladas. Tudo isso certificado pelo FSC Brasil.

a seu lado

Page 5: Revista Negócios MAPFRE 29

E AINDA NESTA EDIÇÃO40 MAPFRE NO MUNDO38 FUNDACIÓN MAPFRE26 VOCÊ SABIA?

Fotos: Divulgação

08 Arnaldo Tsuruda Um empreendedor movido a desafios

Entrevista

34AUTOMÓVEIS

Nacionalização de importados:

uma tendência?

28GramadoAtrações o ano inteiro

06 DICAS DE INTERNETSaiba afinal o que as redes sociais têm a ver com você

14 VENDER É SIMPLESQuem tem medo da concorrência?

16 COMUNICAÇÃO E PUBLICIDADEComo os 5 sentidos influenciam na venda

18 CONSULTOR ADMINISTRATIVOSaiba aproveitar o momento de mudança de endereço

20 GESTÃO DE PESSOASMuita conversa

24 COMO FUNCIONA?Conheça o MAPFRE Fácil

22 TECNOLOGIAO Notebook é a escolha certa para você?

5N E G Ó C I O S M A P F R E

Shut

tersto

ck

Divu

lgaçã

oDi

vulga

ção

Page 6: Revista Negócios MAPFRE 29

N E G Ó C I O S M A P F R E 6

Dicas de INTERNET

Foto: Shutterstock

com isso?Ok, mas e EU

Principal Característica: a mais popular entre os brasileiros e onde eles também figuram como seu maior público. Seus usuários tem objetivos variados, desde a paquera, busca de adeptos e um mesmo hobbie, até razões mais profissionais como discussões sobre oportunidades de negócios. Os corretores já estão plugados, pois existem comunidades com mais de 4 mil corretores de seguros.

Como aproveitar: é sem dúvida a rede mais famosa entre os

Principal Característica: não funciona nos mesmos moldes das outras redes sociais, mas se baseia na divulgação de vídeos. Atualmente é uma das melhores formas de distribuir conteúdos neste formato, pela facilidade de enviar os vídeos e pela popularidade do próprio site

Como aproveitar: É possível inserir vídeos no Youtube e facilitar para que sejam pesquisados. De lá é possível atrair visitantes para o site da corretora, por meio de link na descrição do vídeo.

Principal Característica: estruturalmente é semelhante ao Orkut ou Facebook, mas nele o clima é estritamente profissional. Os assuntos predominante são sobre negócios e o perfil dos usuários tem um “clima” de currículo.

Como aproveitar: como as preocupações dos usuários estão longe de discussões filosóficas, papos de fã clube e futebol, a abordagem sobre assuntos mais sérios como seguros fica mais fácil.

brasileiros, portanto é fácil , graças a esta familiaridade, divulgar sua página na fora rede, entre seus clientes, de idades e perfis variados.

Principal Característica: é a rede do momento e a mais popular do mundo, com 400 milhões de usuários. No Brasil, é a que mais cresce.

Como aproveitar: A integração com o hotmail e outros produtos Microsoft garante fácil acesso à maior parte dos internautas. A divulgação por meio do MSN pode trazer muitos resultados positivos.

Principal Característica: instantaneidade. O microblog permite mensagens curtas com até 140 caracteres, disponibilizadas a seguidores pré-cadastrados, que podem lê-las ao acessar o site ou recebê-las por meio de sistemas especiais.

Como aproveitar: como os seguidores são pré-cadastrados única e exclusivamente pela vontade deles, a divulgação é “tiro certo”.

6 N E G Ó C I O S M A P F R E

Saiba quais os benefícios que a internet pode trazer para seus negócios.

T odos os dias todos nós ouvimos alguma referência às redes sociais disponíveis

pela Internet. Mas sempre fica a dúvida: no que isso afinal pode ser útil para os negócios? Como as empresas estão aproveitando esta onda? O corretor pode aproveitar também?

É o que responderemos aqui de forma resumida, para quem não sabe ainda do que trata quando falamos de Orkut, Facebook, Liked In, Youtube e Twitter e outras mídias sociais.

Page 7: Revista Negócios MAPFRE 29

7N E G Ó C I O S M A P F R E 7N E G Ó C I O S M A P F R E

MARKETING 3.0Autor: Philip Kotler

Editora Campus / Eslevier

O novo modelo de marketing – Marketing 3.0 – trata os clientes não como meros clientes, mas como os seres complexos e multifacetados. Estes, por sua vez, estão escolhendo produtos e serviços que satisfaçam suas necessidades de participação, criatividade, comunidade

e idealismo.

Neste livro, Philip Kotler, o mais infl uente pensador da área de marketing de todos os tempos, mostra porque o futuro do marketing está em criar produtos, serviços e empresas que inspirem, incluam e refl itam os valores de seus consumidores-alvo. Ele também explica o futuro do marketing e porque a maioria de seus profi ssionais está presa ao passado.

Dividido entre “tendências, estratégias e aplicação”, os capítulos do livro trazem informações e argumentos consistentes, baseados em pesquisas recentes que demonstram a evolução do comportamento de consumo ao redor do mundo.

Gestão de PessoasAutor: Idalberto Chiavenato

Editora: Insituto Chiavenato

Autor de mais de 30 livros sobre o assunto, Chiavenarto trata a nova maneira de administrar juntamente com as pessoas e o novo papel de consultoria interna do RH e que está se consolidando na maior parte das organizações bem-sucedidas.

São mais de 500 citações de empresas de primeira linha para oferecer exemplos de casos bem-sucedidos e aplicações práticas dos conceitos apresentados. O livro apresenta um texto leve, agradável, instigante e didático. Além do primoroso texto, o livro contém os objetivos a alcançar em cada capítulo, casos para discussão, casos de apoio para discussão de conceitos específi cos, dicas, exemplos de aplicações empresariais, apreciações críticas, exercícios e questões para revisão fi nal.

Dicas de LIVROS

Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes - MiniediçãoAutor: Stephen R. Covey

Editora: Best Seller

O autor acredita que vencer ou fracassar seja resultado de sete hábitos ligados a atributos como integridade, humildade, fi delidade, temperança, coragem, justiça, paciência, diligência, simplicidade, modéstia e na Regra

de Ouro: fazer aos outros o que desejamos que nos façam. Para ele isso é o que distingue as pessoas felizes, saudáveis e bem-sucedidas das fracassadas ou daquelas que sacrifi cam o equilíbrio interior e a felicidade para alcançar êxito.

Superdicas para Vender e Negociar BemAutor: Carlos Alberto Júlio

Editora: Saraiva

Trata-se de uma oportunidade para o leitor refl etir sobre seu plano de vida, suas competências e suas limitações e como usar tudo isso para obter sucesso como empreendedor. O livro também se destaca por abordar

os principais desafi os que o futuro empreendedor encontrará pela frente e como minimizar possíveis riscos.

O leitor é levado a considerar diversas questões, tanto no âmbito pessoal quanto profi ssional, criando um modelo para avaliar as motivações e aptidões para empreender.

O livro foi escrito por João Marcos Varella, psicólogo pela PUC-SP onde também atuou como professor. Hoje atua como consultor do Núcleo de Empreendedorismo na DBM.

Page 8: Revista Negócios MAPFRE 29

EntreVISTA

N E G Ó C I O S M A P F R E 8

Indo na contramão, o comerciante Arnaldo

Tsuruda fez de um simples carrinho de cachorros quentes uma referência da

gastronomia popular em Londrina, no

Paraná

E ntre esperar o livro pronto e escrevê-lo, o comerciante Arnaldo Tsuruda preferiu

seguir pela segunda opção. A história dele como empreendedor começa em 1991, época de grande prosperidade econômica no sudeste asiático, sobretudo no Japão - o mesmo não poderia ser dito sobre o Brasil. E ele como descendente de japoneses poderia muito bem aproveitar a onda e se tornar um dekassegui, nome dado ao trabalhador imigrante na terra do sol nascente. Indo na lógica contrária da maioria resolveu vender cachorros quentes nas ruas da cidade de Londrina, no Paraná.

Mesmo com certa desconfiança de parte da família Arnaldo seguiu em frente. Aliás, falando em família, esse talvez tenha sido o grande segredo de sucesso dele. Antes de funcionários, Arnaldo sempre teve a sua volta uma esposa, seus filhos, irmãos, pessoas de confiança que assumiram junto com ele os desafios de ser um vendedor ambulante.

Dez anos passados foram suficientes para que o simples carrinho de cachorro quente se tornasse uma lanchonete. Clientela fidelizada, atendimento humanizado, cachorro quente feito na chapa, com frango desfiado e molho especial. Esses alguns dos diferenciais cultivados deste o início que fazem da Arnaldo

Lanches ser hoje uma referência gastronômica em Londrina.

Só que na passagem para a lanchonete Arnaldo fez questão de manter a essência que garantiu o sucesso de seu empreendimento. Ao invés de ampliar o cardápio, criando novos hot dogs ou até mesmo novos pratos ele manteve os mesmos dois tipos de cachorros quentes oferecidos na época de rua. Preferiu centrar todo o esforço de sua pequena empresa na qualidade de seu produto, na rapidez e qualidade no atendimento. Para atender a demanda cada vez maior, o comerciante desenvolveu um esquema de produção de cachorro quente semelhante ao de grandes redes de fast foods. Mas engana-se quem pensa que o atendimento passou a ser impessoal, desumanizado. A mesma cortesia encontrada nos

encara os ‘O grande empreendedor

desafios’

tempos do carrinho é encontrada no Arnaldo Lanches, algo que para seu criador sempre foi fundamental para explicar sua empreitada bem sucedida.

Na entrevista concedida a revista Negócios MAPFRE, a simplicidade de Arnaldo mostra que certos valores podem fazer a diferença no mundo dos negócios, principalmente ter humildade, dedicação e honestidade na maneira de lidar com os negócios e com seu principal patrimônio: seus clientes

N E G Ó C I O S M A P F R E 88 N E G Ó C I O S M A P F R E

Fotos: Divulgação/Shutterstock

Page 9: Revista Negócios MAPFRE 29

9N E G Ó C I O S M A P F R E 9N E G Ó C I O S M A P F R E

Como foi o começou de sua história como empreendedor?

A gente volta lá em 1991, onde comecei como ambulante, vendendo cachorro quentes na calçada. Eu escolhi essa profissão por que, na época, era um mercado em crescimento. O londrinense estava começando a pegar o hábito de comer cachorro quente. Como não tinha muito capital para investir meu próprio negócio, optei por esse caminho, já que é uma atividade que não requer muito dinheiro para começar.

Você estava realmente motivado para iniciar esse negócio ou a necessidade lhe fez optar por esse caminho?

Eu, como descendente de japoneses, tinha a possibilidade de me tornar dekassegui e ganhar muito dinheiro no Japão. Mas eu acreditava que poderia ter uma fonte de renda aqui mesmo no Brasil. E deu certo por esse movimento, por acreditar em mim mesmo e na minha ideia.

Acredita, portanto, que sua crença nas suas possibilidades foi fundamental para que seu empreendimento tivesse sucesso?Eu tive que acreditar em mim, na minha ideia, porque se eu não fizesse isso ninguém faria por mim. Isso é fundamental para quem pretende iniciar seu próprio negócio.

Em relação à família, houve apoio no início?

De início achavam estranho o fato de trabalhar como ambulante, exposto na rua. Afinal, as dificuldades são muitas. Há chuva, frio, o desconforto da rua, a insegurança. Era algo que preocupava muito minha família. Mas com o passar do tempo eles começam a sentir que aquela minha vontade estava totalmente certa.

No momento de colocar o carrinho pela primeira vez na rua, o que aconteceu?

Depois de escolher um ponto estratégico para dar inicio ao trabalho, posso dizer que os

primeiros dias foram difíceis, porque a gente sempre tem aquela ideia de qual público buscar, mas faltava ainda a experiência. Não tinha prática de como fazer um cachorro quente, e isso só se adquire com o tempo. Lembro, inclusive, que a minha primeira cliente pediu quatro lanches, e eu tive certa dificuldade para fazê-los naquela chapinha pequena do meu carrinho. Mas foi naquela vontade de por em prática uma ideia, de querer fazer, que eu passei por esses primeiros obstáculos de início, ligados à falta de experiência.

Quanto tempo você ficou nesse esquema de carrinho de cachorro quente?

Foram dez anos, apesar das dificuldades. E a gente conseguiu superar isso vendo uma perspectiva de sair da rua e prosperar. Nesse tempo conseguimos juntar um capital para montar nossa própria estrutura. Era o nosso objetivo absorver o máximo possível dessa experiência para, com o passar do tempo, ter condições de produzir mais em uma estrutura melhor. A construção da primeira loja foi um passo muito importante, não só para nós, mas em benefício aos nossos clientes. Isso nos trouxe outra realidade, outro resultado. Antes atendíamos um público mais jovem, geralmente universitários. Com a loja conseguimos trazer mais famílias para o nosso negócio.

Qual foi o envolvimento da família em seu empreendimento?Há várias pessoas da minha família trabalhando comigo hoje. Com o tempo consegui conciliar trabalho e família de uma forma

"Nosso foco é o bom atendimento ao cliente. Eu comecei com um carrinho de cachorro quente e uma chapa pequena. Depois de 16 anos, já bem estruturado e com 85 funcionários trabalhando, meus clientes continuam fiéis. Isso nos dá uma imensa satisfação e a sensação de dever cumprido."

Page 10: Revista Negócios MAPFRE 29

N E G Ó C I O S M A P F R E 1 0

que se tornou possível ter uma convivência diária. E isso algo que nos incentiva e, além disso, tem um valor muito grande poder dar uma oportunidade de trabalho para pessoas próximas.

Muitas pessoas dizem que esse convívio familiar no ambiente de trabalho tem um lado negativo. Você enxerga isso de alguma forma?

Eu vejo de outra forma. Minha esposa, por exemplo, tem um papel muito importante nessa empresa, pois ela sempre vai estar do meu lado, me apoiando. Ela me complementa, lida com tarefas que eu não consigo fazer, assim como meu irmão. Sem falar que são pessoas de confiança, que podemos contar no dia a dia. Trazer a família para esse projeto só veio a somar.

Trazer a família para o seu negócio auxiliou de alguma forma o crescimento e a produtividade da empresa?

Ajudou e muito. Estamos hoje em um processo de expansão. Temos um mercado muito grande a ser explorado, mas para isso é necessário ter as pessoas certas. Vejo nos membros da minha família pessoas de confiança. Eles realmente abraçam a causa da empresa.

O cachorro quente, a princípio, é um produto de caráter padronizado. Como diferenciar um produto dessa natureza frente à concorrência?

Hoje em dia oferecemos os mesmos dois tipos de cachorro quente da época que trabalhávamos na rua. Quando nos transferimos para uma estrutura maior, tivemos a preocupação de pensar em ampliar o cardápio, mas antes disso decidimos testar a aceitação do público com mesmos dois produtos. Descobrimos com isso que não podíamos mudar muita coisa, pois a demanda era muito grande, não havia espaço. Os nossos diferenciais, na verdade, estavam presentes desde o início: a inclusão do frango desfiado, do molho especial e do pão tostado na chapa. Essa combinação gerou uma aceitação muito boa desde o início. O nosso outro diferencial foi criar uma linha de produção de cachorros quentes que garantisse qualidade no produto final e atendimento rápido aos nossos clientes. Mas antes de tudo isso o que temos sempre em mente é a vontade de se especializar cada vez mais dentro da nossa atividade. É buscar fazer cada vez melhor aquilo que escolhemos.

Tem gente que sai do outro lado da cidade para visitar suas lojas. Você acha que são esses os fatores que definem esse comportamento do cliente?

Page 11: Revista Negócios MAPFRE 29

1 1N E G Ó C I O S M A P F R E

O cliente que sai de casa para comer algo já vai com a ideia do que ele quer comer. Quem vem para o Arnaldo Lanches sabe que vai encontrar cachorro quente, e só cachorro quente. Facilita a identificação com o cliente centrar em apenas um determinado cardápio. O que a gente não pode perder é a essência construída desde os tempos de rua. O que pode ser mudado é a forma de servir o produto, mas a essência jamais.

Você procurou se diferenciar em termos de atendimento ao cliente?A maioria dos clientes que atendíamos na rua ficava dentro dos carros. O atendente ia até o carro, na rua, dando maior comodidade ao cliente. Na passagem para a estrutura de loja nos preocupamos em manter a mesma preocupação com o conforto, só que dentro de uma estrutura tradicional, de atendimento em mesas. Conseguimos assim dar maior segurança para famílias que ficavam preocupadas em levar suas crianças ao carrinho de cachorro quente. O que a gente hoje busca é investir no atendimento. Estamos passando por um processo de padronização que visa ajustar a parte de atendimento. Não só atender rápido, mas atender bem.

S A N D U I C H E R I A2007 2006 2005 2004 2003 2002 2001 2000

MC DONALD'S 17,5% 32,9% 31,1% 35,6% 27,0% --- --- ---

ARNALDO'S 10,0% 4,1% 9,1% 12,6% 11,8% --- --- ---

HBIB'S 5,8% 8,0% 7,5% 3,9% --- --- --- ---

PICH WICH 4,6% 7,1% 6,5% 7,4% 9,1% --- --- ---

GATO KE RI 4,2% 3,8% 4,0% --- --- --- --- ---

SANDUELL 2,7% 1,9% 4,0% 3,5% 4,0% --- --- ---

BOB'S 2,5% 5,0% --- --- --- --- --- ---

TOP DE MARCAS 2007 • NÃO SABE 33,6% • OUTROS: 19,1%

1 1N E G Ó C I O S M A P F R E

Page 12: Revista Negócios MAPFRE 29

N E G Ó C I O S M A P F R E 1 2 N E G Ó C I O S M A P F R E 1 2

Londrina foi uma cidade que se desenvolveu muito nas últimas décadas, o que pelo aumento da demanda faz com que muitas empresas busquem um atendimento mais impessoal. Como acompanhar essa evolução sem perder a qualidade na abordagem com o cliente?

Independente de ser uma cidade grande ou pequena é necessário prezar por um bom atendimento. Ter um contato mais direto com a clientela sempre foi muito importante e é algo que conseguimos manter com a mudança para a estrutura de loja. Muitos clientes ficam muito tempo fora da cidade e fazem questão de, ao voltar, nos cumprimentar e dar um abraço. Torna-se uma relação que vai além do ser bem atendido. O cliente é valorizado como alguém que está junto com a gente, que faz parte do negócio.

Mesmo com o negócio “redondo”, reclamações acabam sendo inevitáveis. Como são tratadas as demonstrações de insatisfação dos clientes?

Nós sempre estamos dispostos a resolver os problemas no momento e da melhor forma possível, não importa o que seja. Mantemos sempre a mentalidade de olhar os clientes que criticam do mesmo modo que valorizamos aqueles que elogiam. Se o cliente não reclama e

vai embora, e nós não detectamos o problema, é possível que ele nunca mais volte. Então, é muito importante estarmos abertos a críticas.

Quais são os planos futuros para o seu negócio?

Nós demos início a um projeto de expansão que sempre imaginamos colocar em prática. Estamos na fase final de construção de uma nova unidade, que será modelo. Nosso objeto agora é trabalhar em cima dessa nova loja modelo para abrir novas unidades padronizadas fora de Londrina. Nós precisamos testar esse mercado lá fora, não só em relação à aceitação e identificação do público, mas também no que diz respeito a como administrar isso junto aos nossos parceiros e fornecedores. Primeiramente faremos isso em nível regional e posteriormente podemos ampliar a outros estados.

É perceptível que o Arnaldo Lanches é muito conhecido na cidade. Que tipo de atributo sua marca desperta na mente das pessoas?

É muito difícil manter seu nome, uma tradição de 19 anos no mercado. Nós só conseguimos sobressair fazendo um trabalho com muita dedicação, humildade e acima de tudo com muita honestidade. Juntando tudo isso é possível conseguir manter seu nome dentro desse mercado e conquistar clientes. Toda essa transparência que mostramos em nosso negócio desperta confiança.

Dizem que a única certeza da vida é a mudança. Concorda com essa frase?

Acredito que nós devemos estar sempre buscando algo e para isso é preciso mudar. Nós temos que imaginar, pensar e olhar não para o que está bom e sim para o que pode ser melhorado. Para o que pode mudar e lançar de diferente para o seu cliente. Se nós ficarmos parado no tempo alguém vai fazer isso pela gente, tirando o nosso lugar.

O que você diria para o empreendedor que busca dimensionar seu negócio e não se interessa em crescer?

Não podemos limitar as nossas capacidades e deixar de acreditar em algo que é possível. Respeito à opinião de empresários com essa mentalidade, só que se há um grande mercado a ser explorado seria injusto não aproveitar essa oportunidade. Posso estar errado ou não, mas vejo na frente oportunidades muito boas. Eu prefiro abraçá-las, pois nem sempre na vida a nós podemos ter outras. O grande empreendedor encara os desafios, e é com esse pensamento que surgem os resultados.

Page 13: Revista Negócios MAPFRE 29

1 3N E G Ó C I O S M A P F R E

Espaço CESVI

U ma das muitas preocupações de quem bate o carro é

descobrir uma oficina que faça a reparação com cuidado e qualidade, para que o resultado se aproxime, o máximo possível, do estado original do veículo.

As Oficinas Certificadas Quatro Rodas, (nova versão do certificado IQA-CESVI) existe para acabar com essa preocupação, pois combina as maiores referências em avaliação de serviços do mercado reparador e amplia os benefícios às oficinas.

A certificação, antes restrita às oficinas de funilaria e pintura, também se estenderá às empresas de reparação mecânica.

O selo contribui para que os consumidores e companhias de seguros identifiquem os estabelecimentos que oferecem serviços de mecânica e de funilaria e pintura com qualidade técnica. As oficinas aprovadas na avaliação recebem uma placa com o nome do novo selo, ampliando sua visibilidade para os clientes e sendo divulgadas nos canais de comunicação Quatro Rodas – publicações impressas e web.

"Com este projeto, a Quatro Rodas inaugura uma nova fase de participação na vida de sua audiência. Além de continuar testando, experimentando e analisando os veículos disponíveis no mercado, a revista passa a ceder seu título como um atestado de qualidade dos serviços que

o proprietário de um carro precisa utilizar. E, isso, sem deixar de informar também sobre mercado, segurança e lançamentos, como tradicionalmente fez ao longo de seus 50 anos de história.", analisa Marcos Emílio Gomes, diretor do núcleo Motor Esporte da Editora Abril.

Para José Aurelio Ramalho, diretor de operações do CESVI BRASIL, essa parceria, já consagrada no mercado reparador automobilístico, irá aumentar ainda mais o acesso do consumidor às informações técnicas essenciais para a decisão de compra de um serviço em uma oficina. “Estamos certos que essa aliança entre a Quatro Rodas e a certificação de oficina IQA-CESVI proporciona sustentabilidade e capacitação técnica deste mercado tão importante na cadeia automotiva.”, afirma Ramalho.

"Este é um processo que iniciamos há dez anos, visando ao aprimoramento das atividades do setor automotivo. Demos um passo muito importante com a parceria realizada com o CESVI e, agora, estamos ampliando a dimensão do alcance deste trabalho, por meio da aliança com a Quatro Rodas. Assim, além de contribuir para os trabalhos das oficinas, estamos levando referências ao consumidor e aumentando sua satisfação com os serviços que ele tem à disposição no mercado", observa Alexandre Xavier, gerente de negócios e marketing do IQA.

Certificaçãode oficinas

Shut

tersto

ck

Page 14: Revista Negócios MAPFRE 29

Vender é SIMPLES

N E G Ó C I O S M A P F R E 1 4

V eio o Plano Real e com ele a estabilidade que desconhecíamos.

As empresas tiveram que, novamente, se ajustar a processos novos como uma nova visão dos preços relativos, agora conhecidos pela população. Começamos a saber o que é “caro” e o que é “barato” e o povo começou a ser mais exigente, mais seletivo em suas compras, a descobrir o conceito de “valor” agregado às compras que faz. E os prognósticos para a estabilização da economia são muito bons para os próximos anos. Não há no horizonte nenhuma previsão de que a inflação volte aos níveis anteriores ou mesmo chegue

aos dois dígitos mensais. O ciclo inflacionário do mundo acabou.Agora é a hora de acreditar num novo Brasil que está surgindo. É preciso compreender que os caminhos da estabilidade não são fáceis, mas que estamos conseguindo coisas que não poderiam ser sequer imaginada há alguns anos. O setor siderúrgico está totalmente privatizado. Os monopólios estatais estão caindo. A economia brasileira é grande e complexa e essas medidas demoram mais para serem implementadas no Brasil do que nos outros países da América Latina. É bom que saibamos que todo o PIB da Argentina é equivalente ao

Estes últimos anos têm sido para as empresas e

empresários do Brasil um ano de aprendizagem do

empresariar numa economia estável. Acostumadas à

selvagem inflação que nos assolava há décadas as

empresas e a população haviam desenvolvido

mecanismos de proteção que, se não eram totalmente

eficazes, pelo menos faziam com que a empresa

sobrevivesse.

Quem tem da concmedo

Professor Luiz Marins

Artw

orks

Page 15: Revista Negócios MAPFRE 29

1 5N E G Ó C I O S M A P F R E

* Professor Marins é Doutor (Ph.D.) em Antropologia (Austrália); Pós-Doutorado em Macroeconomia (London School of Economics - Sydney/Londres); Licenciado em História; Bacharel em Direito e Técnico em Contabilidade. Estudou Ciência Política e Relações Internacionais (Universidade de Brasília) e Negociação (New York University). É consultor de várias empresas nacionais e internacionais. É um dos mais renomados palestrantes do Brasil e do exterior nas áreas de Motivação Empresarial e Futuro das Empresas.

PIB do interior do Estado de São Paulo. Todo o PIB do Chile é equivalente ao PIB do Grande Campinas e todo o PIB do Uruguai é equivalente ao PIB do bairro de Santo Amaro em São Paulo. Assim, a diferença de magnitude precisa ser compreendida para que entendamos a razão da complexidade de nossas reformas.

Os próximos anos serão ainda mais competitivos. A globalização se fará sentir ainda mais e a concorrência será mundial. Não estaremos mais competindo com nossas empresas da cidade, nem do Estado, nem do Brasil. Estaremos competindo

daqui a 5-10 anos? De onde virão os meus lucros daqui há 5-10 anos? O que a tecnologia estará oferecendo daqui a 5-10 anos e que poderá afetar o meu trabalho? Etc., Etc..

Estamos vendo que as empresas estão, em sua maioria, olhando para o próprio umbigo ou através de um espelho retrovisor. Poucas são as que estão construindo o seu futuro, pesquisando oportunidades.

É preciso que entendamos que as empresas vencedoras hoje não foram aquelas que perguntaram o que o cliente queria. São vencedoras as

têm sucesso hoje foram aquelas que literalmente reinventaram o seu setor. Não foram empresas que apenas fizeram melhor, mais rapidamente, com menos custo, aquilo que já faziam. Elas fizeram coisas fundamentalmente diferentes.

Vencerá a concorrência neste processo de galopante globalização as empresas que forem capazes de se reinventar, de regenerar suas estratégias e de surpreender o mercado.

Assim, o que de fato muda é que não será o maior que vencerá o menor, mas sim o mais ágil é que vencerá o mais lento. É preciso ser ágil, pensar rápido e agir mais rapidamente ainda. É preciso criar mecanismos eficazes para que nossos funcionários participem ativamente dos processos de decisão, planejamento e implementação de forma positiva e proativa. É preciso criar na empresa a necessária “inteligência” para analisar dados demográficos, psicográficos e tendências futuras.

É preciso conhecer cada vez melhor os mercados em que atuamos.

É preciso, enfim, mudar, antes que seja tarde.

corrência?globalmente. Sobreviverá a empresa que tiver competência, estrutura de custos, caixa forte e pessoal altamente qualificado para produzir com qualidade e prestar o melhor serviço aos clientes e além disso, reinventar o seu setor, surpreendendo o cliente com produtos e serviços fundamentalmente novos.

Terá medo da concorrência a empresa que não compreender que é preciso construir hoje a empresa do amanhã. O sucesso hoje, não garante o sucesso amanhã. É preciso criar o amanhã. É preciso perguntar-se: Como será um dia típico de meu trabalho daqui a 5-10 anos? Quem serão meus concorrentes

empresas que surpreenderam o mercado com produtos e serviços fundamentalmente novos que nem os clientes imaginavam como possíveis. Assim, a Microsoft reinventa o computador pessoal com o sistema windows. A 3-M reinventa o “recado” com o “Post-it”, a TAM reinventa a aviação regional no Brasil. A McDonald’s reinventa o “fast-food” e assim, veremos que as empresas que

Page 16: Revista Negócios MAPFRE 29

S eguro tem cheiro? Se não tem, ele poderia ter? E que relação uma apólice pode manter com os demais sentidos humanos? A princípio parece papo de gente louca, afinal,

aparentemente o seguro é um produto que não nos remete a um som, cheiro, cor, paladar ou textura.

Pode parecer uma estratégia distante do mercado segurador, mais adequada a padarias ou lojas de perfumes, mas saiba que o marketing sensorial (um segmento do muito falado marketing de experiência) pode sim auxiliar o corretor a melhorar a qualidade de suas vendas, principalmente ao criar em uma estrutura de atendimento confortável e convidativa ao cliente.

A busca pelo estímulo sensorial do consumidor pode ter inúmeras intenções, mas todas elas buscam fidelizá-lo mais pelo emocional do que pelo racional. Não importa demonstrar a funcionalidade do produto, suas vantagens frente à concorrência. É na busca por conexões com o inconsciente coletivo – uma música marcante, um aroma que nos lembre a infância, um ambiente que nos

Marketing

Muitas vezes o que define a venda de um produto é a capacidade que o vendedor tem de mobilizar os cinco sentidos

sensorial

lembre a sala de casa, por exemplo – que o marketing sensorial se situa.

É o bom dessa estratégia é que ela não requer tanto do bolso quanto da cabeça do corretor. “Usar o marketing sensorial não significa que necessitará de grandes recursos e sim que deverá viabilizá-los, onde, muitas vezes, o menor investimento é que resultará no maior resultado”, analisa o especialista em marketing e varejo, Wagner Campos.

De acordo com ele, o parque de diversões é um exemplo clássico de como o marketing sensorial pode ser utilizado a favor da construção de uma experiência única entre cliente e estabelecimento. Nesse local pode-se estimular o olfato pelas barracas e restaurantes, das essências que podem vir a ser utilizadas em alguns ambientes e equipamentos. As cores, formatos e luzes, por sua vez, estimulam a

Comunicão e PUBLICIDADE

1 6 N E G Ó C I O S M A P F R E

Fotos: Shutterstock

Page 17: Revista Negócios MAPFRE 29

1 7N E G Ó C I O S M A P F R E

"Usar o marketing sensorial não signifi ca que necessitará de grandes recursos e sim que deverá viabilizá-los, onde, muitas vezes, o menor investimento é que resultará no maior resultado"

visão. O tato será despertado na utilização dos brinquedos e o paladar através da degustação dos alimentos e bebidas oferecidos. E a audição? “Através das músicas dos brinquedos, das lojas, dos artistas que circulam distraindo o público, que também representam um estímulo à visão”, complementa o especialista.

O DESAFIO DO CORRETOR

No entanto, o setor de seguros tem um desafio muito mais complexo do que do o parque de diversões. Quando o que se tem a oferecer é um serviço a busca por dar sentido a experiência de contratação por intermédio do marketing sensorial é muito mais complexa, mas não impossível.

Lembra daquele pedido para que o cliente “sinta-se em casa”? Por que não levar a sério e construir, de fato, um ambiente que transpareça essa sensação? O ambiente doméstico continua sendo o principal momento de descompressão do trabalhador. É o local em que ele relaciona o descanso, a tranquilidade, o relaxamento, e que pode ser um bom espírito para contratar um seguro.

Mesmo que a apólice de seguro pareça um produto frio, quanto mais se conhecer o perfil de público a ser assistido pela corretora, maiores são as chances de acertar na mosca. A criação de um ambiente de atendimento pode passar pelo estabelecimento de vínculos emocionais com o cliente, e isso pode ser conquistado pelo uso conjunto de todos os sentidos. Aquela música que parece tocar

toda vez que você frequenta um supermercado não está ali por acaso. O uso do estímulo sonoro pode ser o primeiro passo para a criação de um vínculo, a começar pelo silêncio ao que é desagradável. “Um ambiente sem poluição sonora, música alta ou pessoas falando ao telefone ao mesmo tempo contribuirá para manter a harmonia no ambiente e para a permanência do cliente no local sem risco de maior irritabilidade”, afirma Wagner Campos.

Uma dica dada pelo especialista é manter apenas uma suave música de fundo, um som ambiente agradável que não agrida e ao mesmo tempo conforte a audição do cliente.

A decoração da corretora é outro ponto fundamental, pois é determinante na forma como o cliente irá construir um vínculo positivo com o local. Fazê-lo lembrar de seu próprio ambiente de trabalho, do estresse diário, da mesa desarrumada pode até estimular a visão dele, mas não de forma benéfica. Campos aconselha o corretor a pensar em um ambiente cujas cores proporcionem harmonia, tranqüilidade e um clima agradável. Mas a decoração não estimula apenas a visão, já que a escolha adequada do mobiliário leva o cliente a uma experiência tátil com o ambiente. No momento de escolher opte pelo conforto em primeiro lugar, sem abrir mão de optar

por tecidos cujo aspecto e textura provoque sensações aconchegantes.

Um ambiente limpo deve ser pensado tanto visual como olfativamente. A corretora, porém, não precisa necessariamente cheirar a cloro e lustrador de móveis para ser agradável. Trata-se de um momento bastante subjetivo onde a escolha deve obedecer, antes de tudo, aquilo que agrade a maioria. O uso de um odorizador de ar pode ser uma boa opção, contanto que esteja em sintonia

com as demais características do ambiente.

Por fim, e não menos importante, temos a experiência do paladar. É ai que

entra aquele bom e velho cafezinho, que pode ser acompanhado de um petisco. Deixar de prontidão outras opções, como sucos, água e refrigentes é recomendável. O café pode até agradar à maioria, mas está longe de ser unanimidade.

Vale ressaltar que a principal ferramenta para que o marketing sensorial atinja o objetivo buscado é a cabeça do corretor. O exemplo aqui apresentado não representa uma regra é pode ser modificado de acordo com a necessidade de cada região. Importante também é não forçar a barra, conforme adverte Campos.

“O excesso de informação poderá vir a prejudicar as ações desenvolvidas. Então, identificando qual é o perfil de seus clientes, ficará muito mais fácil desenvolver as estratégias de marketing sensorial para envolvê-los, uma vez que poderá assim selecionar os tipos de sentidos que resultarão em uma melhor aceitação e percepção positiva dos clientes”, finaliza.

Page 18: Revista Negócios MAPFRE 29

Consultor ADMINISTRATIVO

N E G Ó C I O S M A P F R E 1 8

P assamos pelas mesmas ruas todos os dias, mas de repente uma faixa à frente de um estabelecimento comercial com os dizeres “mudamos de

endereço” chama a atenção no meio daquela paisagem de sempre. Poucas pessoas dão conta do trâmite que leva o empresário a pendurar este aviso ao seu público.

Uma canseira tamanha que fez o empresário do ramo de informática, Luciano Carvalho, chamar de “odisseia”. “Tudo começa pela busca por um imóvel adequado para os próximos meses de operação da empresa. Foram vários dias comparando diversos imóveis e conversando com muitos proprietários e imobiliárias”, diz. Localização, valor, documentação em ordem e infraestrutura são apenas alguns dos critérios que devem ser observados na aquisição ou locação de um imóvel para fins comerciais.

Consultor ADMINISTRATIVO

assamos pelas mesmas ruas to

N E G Ó C I O S M A P F R E 1 8

Nem só de burocracia reside wo dilema de mudar o endereço de uma empresa. Grande potencial de novos negócios vem junto com o caminhão da trasnportadora.

dor de cabeça +

Mudança de endereço =

oportunida

Fotos: Shutterstock

Page 19: Revista Negócios MAPFRE 29

1 9N E G Ó C I O S M A P F R E 1 9N E G Ó C I O S M A P F R E

ade

“Antes de fechar o negócio, realizamos uma consulta prévia do novo endereço, isso para ver se a Administração Regional da cidade iria liberar a atividade pretendida para o local”, comenta o empresário. O procedimento é importante para eventuais prestações de conta, tanto por parte do proprietário como do inquilino.

Em caso de aluguel do imóvel, o corretor de imóveis precisa realizar a vistoria, documentando as características gerais e específicas do local, como a existência de mobiliário instalado, a condição da pintura, das janelas, e anexar ao contrato de locação.

O próximo passo, então, é providenciar a modificação do contrato social da empresa na Junta Comercial, Receita Federal (atualização do

CNPJ), Receita Estadual (caso a empresa tenha Inscrição Estadual) e Prefeitura (atualização e expedição de novo Alvará de Licença). “Demais exigências como laudos do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária devem ser atualizados para evitar problemas futuros. Sempre verificando o ramo de atividade da empresa e a obrigatoriedade deles para funcionamento”, esclarece o cientista contábil, Rodrigo Menck.

A odisseia do empresário Luciano Carvalho continua na entrega do imóvel antigo aos proprietários, que deve ser feita por intermédio de um “Termo de devolução de chaves e recebimento do imóvel”. Antes disso, preocupações com a pintura e pequenos reparos foram necessárias para adequar o estabelecimento ao relatório de vistoria realizado na ocasião da sua locação.

Agora é procurar uma boa empresa de mudanças, encaixotar tudo e agendar uma data de mudança que prejudique menos os negócios.

Sim, pode comemorar... mas chegamos somente à metade do caminho.

Hora de respirar um poucoDepois de toda a via crucis envolvendo uma simples mudança de imóvel, uma boa notícia: mudar de endereço pode ser também uma ótima oportunidade de crescimento.

Paralelamente ao estresse, à lentidão da burocracia brasileira, às dificuldades para alugar um imóvel de fins comerciais está a sensação de poder começar do zero. Mas agora com uma carteira de clientes já formada, uma experiência que não existia anteriormente, um fôlego revigorado por respirar novos ares e um senso de oportunidade mais apurado.

CLIENTELA NOVA E ANTIGA:

para o corretor, a mudança de endereço representa uma oportunidade de explorar as potencialidades de uma nova região com um novo perfil e rodeada de clientes potenciais. Trata-se de um fato, mas é preciso antes disso garantir os laços com a clientela de longa data. Antes de efetivamente mudar de endereço, o corretor pode criar um pequeno plano de comunicação visando informar os clientes sobre a mudança. Com um investimento mínimo – o envio de um e-mail “mala direta” e alguns reais a mais na conta telefônica – a Corretora pode ser surpreendida até mesmo por novos negócios fechados a partir dessa retomada de contato.

FESTA DE REINAUGURAÇÃO:

Depois de tantas dificuldades envolvendo a mudança de endereço, uma merecida festividade pode ser um bom rito de passagem para um novo momento. Não é necessário uma “festa de arromba”... Um pequeno coquetel aberto aos clientes já é suficiente e deve ser encarado também como uma ótima oportunidade de fidelização e relacionamento.

NOVAS PARCERIAS:

Procure conhecer e se relacionar com a nova vizinhança próxima à Corretora. Estabelecimentos comerciais dos mais diversos, como farmácias, oficinas mecânicas e imobiliárias podem ser bons canais de divulgação de seguros por intermédio de cartões de visita, folhetos e/ou pequenos banners. Lembre-se que muitos desses serviços possuem relações diretas com algumas modalidades de seguro.

Page 20: Revista Negócios MAPFRE 29

Gestão de PESSOAS

N E G Ó C I O S M A P F R E 2 0

J ogue a primeira pedra o corretor que na ocorrência de uma discussão mais acalorada

no ambiente de trabalho pensou no quanto seria bom trabalhar sozinho. O fato é que tão logo restabelecida a razão o que sobra é a busca pelo entendimento.

Em uma empresa familiar a situação é ainda mais complicada, já que antes de colaboradores estão ali filhos, esposa, parentes, enfim. E pelo tempo convívio beirando as 24 horas do dia as chances de haver um conflito são maiores. Para este caso, o palestrante e consultor de Recursos Humanos Roberto Recinella recomenda a separação de assuntos profissionais com os da família.

“Não misture ou confunda assuntos da empresa com reuniões de família, pois cada momento tem seu lugar. Nada de intimidades nos corredores da empresa e, além disso, procure agir com muito mais profissionalismo e eficiência que os outros colaboradores”, aconselha.

Para o profissional envolvido em uma empresa familiar, Recinella explica que a ausência de uma experiência anterior em uma empresa tradicional diminuiria as chances de haver desigualdades no trato com os colaboradores, justamente um dos embriões da discórdia. A definição de funções em uma empresa deve obedecer a critérios ligados à competência de cada um, nunca pelo grau de parentesco.

Diálogo, diálogo e mais diálogo...Assim como na vida fora do escritório, crises de relacionamento são inevitáveis no ambiente profissional. O importante é sempre estar aberto a acertar os pontos e seguir adiante

N E G Ó C I O S M A P F R E 2 0

Fotos: ShutterstockFotos: Shutterstock

Page 21: Revista Negócios MAPFRE 29

2 1N E G Ó C I O S M A P F R E

Fingir que não existe confl ito, não se envolver, acreditando que ele irá se resolver com o tempo;

Não ouvir os envolvidos e, com isso, não reconhecer o que cada uma das partes deseja;

Ser tendencioso ou injusto apoiando um dos lados sem ter conhecimento do quadro geral;

Chegar a conclusões simplistas de causa e efeito;

Impor uma solução de modo unilateral;

Não documentar o problema ou ter dados objetivos;

Focar a discussão na pessoa em si e não no comportamento e/ou desempenho dela;

Não levar em conta os problemas pessoais;

Eximir a pessoa de enxergar o problema e assumir a responsabilidade de seu comportamento e assim buscar meios de corrigi-lo;

Não defi nir nenhum plano de ação para corrigir o desempenho ou a atitude dos envolvidos;

Não conseguir avaliar dentre os interesses das partes o que é o importante para a empresa

No entanto, pensa errado aquele que vê na mera racionalização das relações de trabalho a solução para crises de relacionamento. Criar um ambiente impessoal, frio, pode matar na raiz a humanização e a criatividade tão necessária para a empresa prosperar. “Mas isso não significa que não devemos ter controles de metas, custos. Quer dizer apenas que não há necessidade de ser cronometrado”, complementa o consultor.

Está no diálogo a chave para criar um bom ambiente dentro de qualquer empresa. A todo momento o gestor deve preocupar-se em estimular seus colaboradores a entender as dificuldades no dia a dia, a prever possíveis situações de conflito. Em um contexto familiar essa situação pode até ser facilitada, já que pré-existência de intimidade entre os colaboradores da empresa facilita a proximidade.

Preparar-se para o inevitável também faz parte das tarefas do gestor. E isso não tem a haver com pessimismo ou qualquer outro sentimento negativo. Como colocado no início desta matéria, as crises de relacionamento são inevitáveis.

São várias as ferramentas desenvolvidas para diagnosticar

SWOT e a importância do planejamento estratégico

o impacto das relações humanas mantidas em uma empresa, sejam elas positivas ou negativas. Uma delas é conhecida pela sigla SWOT, um acrônimo de origem inglesa formado pelas expressões “Forças” (Strengths), “Fraquezas” (Weaknesses), “Oportunidades” (Opportunities) e “Ameaças” (Threats).

Cada uma dessas palavras representa um parâmetro a a ser examinado que, organizados em um quadrante, permite observar como estão os processos internos, externos e a atuação de seus respectivos protagonistas.

Para o administrador Antonio Pedro, responsável pelo portal Venda Muito Mais www.vendamuitomais.com.br, o importante é que a empresa tenha um processo de planejamento estratégico bem definido para poder ter clareza de onde quer chegar e de que forma. “Além disso, deve haver um acompanhamento constante dos indicadores de performance para avaliar se o que havia previsto inicialmente está sendo alcançado”, diz.

Por outro lado, o gestor deve prever situações de crise e de mudança de curso por meio da criação de planos de contingência. Ou seja, não deverá esperar o inesperado ocorrer para tomar providências. Caso contrário, poderá ser tarde de mais.

Ainda segundo Pedro, em crises de relacionamento não se deve tentar achar um culpado para a questão. Deve-se focar no processo, nos resultados, nos objetivos que tem que ser atingidos. Nesse aspecto, a utilização do SWOT, por exemplo, pode auxiliar para a melhor tomada de medidas.

O que deve ser feito em uma crise de relacionamento, segundo ROBERTO RECINELLA

NÃO

"preparar-se para o inevitável também faz parte das tarefas do Gestor."

Page 22: Revista Negócios MAPFRE 29

Novidades TECNOLOGIA

N E G Ó C I O S M A P F R E 2 2

NoNoNo ivviddad ddes TECNOLOGOO IA

Os custos, os benefícios e os cuidados a serem tomados no momento de optar pelos “mini notebooks”

Devo ter umnetbook?

O ano de 2009 marcou a ascensão meteórica do netbook e os números mostram bem isso.

Segundo estudo da Display Searchs, a quantidade de netbooks comercializados foi 103% maior no período. Foram 33,3 milhões de unidades vendidas em todo o mundo, sinalizando uma nova etapa na relação humano X informática. Certo? Nem tanto assim.

Antes de tudo é importante apresentar o produto. A palavra Netbook sugere uma relação com os tradicionais notebooks, e de fato nada mais são que uma espécie de laptop ultraportátil, capazes de serem carregados em uma pequena bolsa ou pasta, por exemplo. Mas pelo nome é possível ainda realizar outra dedução. Sim, eles foram desenvolvidos sobretudo para navegação na Internet.

E aonde terminam as comparações com o notebook? Justamente no poder de fogo de um netbook, que costuma ter um processador de menor desempenho e espaço em disco rígido reduzido. Alguns modelos de netbooks utilizam cartões SD, aqueles mesmos utilizados em celulares e máquinas fotográficas, em substituição ao grande e pesado HD.

Porém, as vantagens desse ultraportátil não residem somente no tamanho. Pelo menor gasto em energia da tela e do poder de processamento reduzido, a bateria tem maior autonomia, podendo durar até 10 horas ininterruptas de acordo com o modelo. Isso, somado a facilidade de transporte, já nos levam as principais utilizações dele.

Fotos: Divulgação/Shutterstock

Page 23: Revista Negócios MAPFRE 29

2 3N E G Ó C I O S M A P F R E N E G Ó C I O S M A P F R E

E AONDE O CORRETOR ENTRA NISSO?

Para o corretor que já está animado em adquirir mais esse novo apetrecho tecnológico é importante refletir mais um pouco, a fim de chegar a uma conclusão mais consistente.

O netbook é um apetrecho tecnológico desenvolvido para facilitar a vida de quem necessita, a todo momento, consultar arquivos, planilhas, serviços via Internet, realizar apresentações em público. Isso porque o tamanho reduzido, a facilidade de transporte e a possibilidade de ligá-lo em uma tela maior ou um projetor tornam esse aparelho um amigo do dia a dia de muitos profissionais.

Pode também ser útil ao corretor que partilha a vida entre estudos e trabalho. Em ambientes acadêmicos ele se tornou um bom substituto do caderno tradicional. É leve, discreto e cumpre muito bem esse papel. Seja em conjunto a uma conexão 3G ou de um ambiente com sinal Wi-fi, além de tomar notas, pode ser usado pesquisas e na comunicação via Msn, Skype, E-mail ou por redes sociais.

Mas e para quem já possui um notebook, um smartphone, ou talvez os dois? Nesse caso é preciso pensar se de fato um netbook irá facilitar mesmo a vida ou se tornar mais uma bugiganga jogada de lado após um curto tempo de uso. Se o corretor já se adaptou ao uso do celular para se comunicar via Internet, por exemplo, parte dos diferenciais do netbook caem por terra. Do mesmo modo, caso o tamanho, o peso e a autonomia da bateria do laptop não sejam um empecilho, a aquisição

desse aparelho pode se tornar dispensável.

Vale ressaltar também que um netbook possui um poder de processamento um pouco menor. É um computador dos mais simples, idealizado para navegação da internet, planilhas e troca de emails. Quando se pensa em rodar aplicativos pesados, apresentações muito carregadas e games, por exemplo, o netbook passa a ser não recomendado.

E O TAL DO IPAD?

Lembra do questionamento deixado no ar do início dessa matéria? O fato é que em se tratando de tecnologia tudo está fadado a se tornar obsoleto rapidamente.

O Ipad, criado este ano pela Apple, inaugurou um novo conceito de computador pessoal. Uma espécie de tela sensível ao toque, com bom poder de processamento, leve e com boa autonomia fora da tomada. Feita não apenas para os usos já citados aqui, mas também para servir como um bom suporte de leitura.

Com isso, além do peso do notebook na mochila, tiraríamos o do jornal e dos livros numa tacada só. A princípio, trata-se de uma novidade capaz de estremecer as bases de quem via no netbook a melhor opção de computador fora do escritório. Certo? Mais uma vez, nem tanto assim, já que a chegada desse aparelho ao Brasil está prevista apenas para dezembro deste ano e a preços nada convidativos.

Portanto, se a ansiedade e a necessidade não esperar, o netbook ainda pode ser uma boa opção que, embora já tenha prazo de validade, terá por algum tempo uma relação custo X benefício ainda vantajosa para o corretor.

CONCLUSÃO

Cada corretor é único, como sua rotina e suas necessidades. Sendo assim, vale pensar um pouco sobre o que foi comentado e trocar idéias com os amigos e familiares que já tenham adquirido ou experimentado um netbook.

N E G Ó C I O S M A P F R E

Page 24: Revista Negócios MAPFRE 29

Como FUNCIONA?

N E G Ó C I O S M A P F R E 2 4

Novas ferramentas de comunicação tornam mais simples o dia a dia do Corretor

Oferecer ao Corretor informações precisas sob todos os ângulos e canais de comunicação integrados e modernos. Foi com esse objetivo que a MAPFRE lançou no mês de agosto o seu novo programa de comunicação e relacionamento, o MAPFRE Fácil.

“O Corretor, como vários profissionais da atualidade, precisa de informação rápida, transparente e relevante. Por isso promovemos uma série de análises para encontrar canais de comunicação realmente relevantes para os negócios do corretor de seguros”, explica o vice-presidente de Mercado e Desenvolvimento da Rede, Dirceu Tiegs.

FÁCILMAPFRE

Confira as ferramentas do MAPFRE Fácil:

Um boletim enviado por e-mail às terças-feiras, com novidades e informações importantes para o dia a dia do corretor.

A notícia com a agilidade que o mercado precisa, com informativos que podem ser enviados a qualquer momento, sempre que surgir uma novidade que precise ser comunicada com urgência.

E-mail voltado exclusivamente para divulgar as ações ligadas aos cinco fotos de atuação da Fundación MAPFRE no Brasil.

Hot site, com informações úteis e fáceis de encontrar, com uma página destinada a cada produto, com seus dados mais importantes. O MAPFRE Produtos está disponível na área de cálculo do MAPFRE Connect e hoje já reúne as condições comerciais de mais de 20 produtos.

O que ele tem de relevante? A busca inteligente, a facilidade de impressão, consulta simples e conteúdo simples.No espaço o corretor sempre vai encontrar os diferenciais de cada um dos produtos, suas regras de aceitação e também as condições gerais com arquivos navegáveis.

2 4 N E G Ó C I O S M A P F R E N E G Ó C I O S M A P F R E 2 4

MAPFRE EM DIA

MinutoMAPFREMAPFRE

Page 25: Revista Negócios MAPFRE 29

2 5N E G Ó C I O S M A P F R E 2 5N E G Ó C I O S M A P F R E

As 25 perguntas sobre a MAPFRE sãop divulgadas semanalmente e terão cinco opções de resposta. Serão oferecidas dicas, sendo que quanto menos este recurso for utilizado mais pontos o participante vai acumular.

O acesso às questões a outras atividades é feito pelo site www.segredomapfre.com.br, por meio da inserção do código PIN fornecido ao participante, que após o login deve assistir a um vídeo e explicativo.

2 5N E G Ó C I O S M A P F R E

A revista melhor avaliada pelos corretores de seguros, segundo pesquisas, ganha uma nova diagramação.

SITE NEGÓCIOS PARA CORRETORES

Versão on line da revista, com notícias diárias sobre o mercado de seguros e assuntos de interesse do corretor, como administração da corretora, informática, legislação e eventos, entre outros assuntos.

“Mas só vai levar esse prêmio quem mostrar que entende do negócio”,

“Ao ficar atento aos canais de comunicação que compõem o MAPFRE, o corretor terá informações precisas de maneira prática e rápida, que com certeza vão levá-lo a concretizar negócios cada vez melhores”

avalia Tiegs.

garante a gerente de comunicação da MAPFRE, Tatiana Cerezer.

CAMPANHA

Para o lançamento do MAPFRE Fácil, foi enviado aos corretores um convite criativo que mostra um fato importante: “para achar a informação correta é preciso ter a ferramenta certa”.

Uma lupa especial revelou quatro palavras necessárias e um código “PIN” para que o corretor se cadastrasse no hot site a fim de concorrer a uma TV portátil.

No final de setembro foi iniciada a segunda fase do lançamento do MAPFRE Fácil, chamada de “Segredo MAPFRE”, um jogo de perguntas e respostas que vai premiar corretores, sucursais e colaboradores da MAPFRE com uma viagem com direito a acompanhante para qualquer lugar do país.

Page 26: Revista Negócios MAPFRE 29

VIDA EMPRESA GLOBAL

O MAPFRE Vida Empresa Global foi lançado há dois anos com o objetivo de fomentar as vendas de Vida Empresarial para ofertar às empresas um produto simples e de fácil contratação e administração, que garante aos funcionários da empresa um seguro de vida através de planos em grupo que contemplam além das coberturas básicas, benefícios como assistência funeral e cesta básica.

Segundo o Diretor da Unidade de Riscos Pessoais da MAPFRE, Caio Valli “ a simplicidade na contratação e manutenção do Global tem por objetivo facilitar o dia a dia do corretor e da empresa contratante.

Ao longo do tempo em que o produto é comercializado foram desenvolvidas análises de mercado

na Inspeção Veicular em SP

MAPFRE oferecedesconto para aprovadosAUTOMÓVEIS

Dsde o último dia 15 de agosto, o EcoMAPFRE lançou uma campanha inédita na qual todos os motoristas da cidade de São Paulo que tiverem seus automóveis aprovados na Inspeção Veicular Ambiental terão direito ao dobro da quantia paga na taxa da revisão como bônus.

Esse valor poderá ser utilizado como desconto na renovação ou na contratação de um novo seguro na companhia. Na cidade de São Paulo, as Inspeções Veiculares são realizadas por uma empresa especializada nesses serviços no Brasil, a qual está instalada em diversos pontos espalhados pelo município. Para isso o condutor deve agendar antecipadamente a vistoria pela internet.

Para receber o desconto, que é equivalente a R$ 113,00, basta realizar a inspeção em um dos postos autorizados e, se o automóvel estiver em condições de tráfego, o motorista deverá preencher o cadastro disponibilizado no site da campanha ou procurar o seu corretor. Além deste desconto, o condutor do carro aprovado levará, também, diversos brindes e adesivos personalizados.

Para o presidente da seguradora MAPFRE, Antonio Cássio dos Santos, “a questão ambiental e o desenvolvimento de atividades de cunho sustentável são os fatores que têm norteado grande parte das ações realizadas pelas corporações”. Ele completa dizendo que “este projeto da MAPFRE tende a não só incentivar o motorista a manter seu veículo sempre em condições aceitáveis de uso, bem como mostrar os benefícios que pequenos gestos podem proporcionar no futuro, contribuindo para a melhoria de toda a sociedade”.

Para conhecera campanha e ver o regulamento completo, acesse o site www.descontoecomapfre.com.br.

Você Sabia,Corretor?Corretor?

2 6 N E G Ó C I O S M A P F R E

Page 27: Revista Negócios MAPFRE 29

mais profundas que possibilitaram algumas adequações, entre elas, a taxação diferenciada de acordo com a atividade de cada empresa. Trata-se de um produto desenvolvido para um nicho específico, formado principalmente por micro e pequenas empresas interessadas em oferecer um seguro de manutenção simplificada e, ao mesmo tempo, um grande benefício para os funcionários.

É, portanto, um seguro de Vida em Grupo e de Acidentes Pessoais, em que a empresa contrata um capital global para ser partilhado de maneira uniforme entre participantes do seguro.

A simplicidade na contratação e na operacionalização se dá pelo fato da dispensa do envio de movimentações mensais durante a vigência do seguro, pois a comprovação de vínculo empregatício pode ser verificada na Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e Informações da Previdência Social (GFIP). Também é possível incluir os sócios da empresa, comprovados por meio do Contrato Social ou do estatuto da empresa.

O capital máximo individual é de R$ 200 mil havendo possibilidade de inclusão de filhos e cônjuges de cada funcionário assim como a contratação individualizada da cobertura de Acidentes Pessoais.

Outro argumento importante de vendas, destacado por Caio Valli é a não incidência de IR quando

do pagamento da Indenização de Morte aos beneficiários, além desta não estar sujeita a inventário.

RESIDENCIAL MULTIFLEX

O MAPFRE Residencial Multiflex é um seguro flexível, com coberturas e serviços que se adaptam de acordo com o Perfil de cada cliente. Neste produto, o segurado pode escolher entre 5 Perfis e 3 Combinados, que oferecem no total mais de 30 serviços para sua máxima comodidade. Além disso, conta ainda conta com CLUB MAPFRE com muitas vantagens exclusivas, como cartão de crédito, que oferece uma série de benefícios, além de descontos e ofertas especiais.

O Diretor de Diretor de Negócios Massificados e Microsseguros Valmir Alves da Silva lembra sobre o potencial de crescimento do segmento nos próximos meses.

“Seja pelos novos empreendimentos imobiliários, o incentivo dado ao setor pelo Governo Federal ou pela melhoria do poder aquisitivo médio da população, o mercado vai se abrir muito e o corretor pode e deveaproveitar”, comenta.

PERFIS DISPONÍVEIS

EssencialVoltado para atender as situações emergências do cotidiano, como a perda de uma chave, pane elétrica, contenção de vazamentos, entre outros problemas residenciais mais comuns.

DinâmicoPensando na correria do dia a dia e nos diversos compromissos do segurado, a MAPFRE disponibilizou neste Perfi l, serviços diferenciados, como o envio de Faxineira e Baby-sitter à residência segurada em decorrência de acidente pessoal (inclusive ocorridos com a empregada doméstica).

ConveniênciaCom este Perfi l, o nosso segurado vai ter mais tempo de fazer o que mais gosta,s e livrando de tarefas comuns, pois dentre as coberturas estão a mão de obra para substituição de resistência de chuveiro, Instalação de tomadas e interruptores e troca de torneiras e sifões.

PrevenidoQuem é prevenido não pode deixar de ter este Perfi l. A MAPFRE oferece um check-up domiciliar. Entre os serviços prestados, estão a Limpeza em caixa d’água e limpeza de calhas, além é claro de outros serviços importantes.

2 7N E G Ó C I O S M A P F R E

Page 28: Revista Negócios MAPFRE 29

Turismo BRASIL

Palco do maior Festival de Cinema do Brasil

tem atrações para qualquer época do ano

S eja percorrendo a curta distância de 115 km a partir de Porto Alegre, os 1066

km a partir de São Paulo ou até mais, gramado vale a pena. Seja para se juntar à badalação do festival de cinema, que aconteceu recentemente, em agosto, para se emocionar no chamado “Natal Luz” ou para curtir um friozinho em julho.

Trata-se do terceiro destino mais desejado do Brasil, que encanta com

Turismo BRASIL

Gramado

2 8 N E G Ó C I O S M A P F R E

Fotos: André Guerra/Divulgação

Page 29: Revista Negócios MAPFRE 29

Natal LuzEm 1986, criou-se, por ocasião do Natal, um passeio pela principal avenida de Gramado, com diversos corais levando nas mãos velas acesas e entoando cânticos natalinos numa caminhada com a participação da comunidade e culminando na Praça da Igreja Matriz. Lá a Orquestra Sinfônica aguardava para dar início a um grande concerto com músicas clássicas e natalinas.

Em 2010 completam-se 25 anos deste que é o maior evento de Natal do mundo. E para comemorar, durante 73 dias, a cidade de Gramado se transformará em um Parque Temático de Natal. Quem chega à cidade nesta época encontra em todas as ruas e em cada detalhe o espírito natalino. São milhares de mini-lâmpadas transformando ruas em túneis iluminados, árvores de natal gigantes e o Papai Noel nas ruas todos os dias e o tempo todo.

Além da beleza, a decoração da

cidade tem um toque especial, pois é produzida em mutirão pelos moradores de Gramado que, com garrafas descartáveis PET, elaboram quase todos os enfeites do Natal Luz.

É impossível não levar os produtos com a cara da cidade, como chocolates caseiros, malhas, móveis, artesanato, couro e produtos coloniais.

Imigração e Cultura Européia A região foi desbravada inicialmente por descendentes de açorianos, os chamados tropeiros, que utilizavam a região para o descanso do gado. Embora já existissem alguns morasdores, a área permaneceu quase despovoada até 1913, quando começaram a chegar os descendentes de imigrantes alemães e italianos.

O nome da cidade parece ter-se originado de um pequeno campo que ali havia, um gramado no centro deste ponto de descanso.

Uma excelente oportunidade de ver de perto a cultura típica alemã e italiana é participar das festividades da Festa da Colônia, normalmente realizada entre os meses de março e abril. São dias de muita música, danças, jogos e culinária típica.

Mas em qualquer outra época do ano é possível apreciar a culinária tradicional dos povos colonizadores. Neste gênero, uma experiência gastronômica

suas ruas floridas, com a arquitetura européia e a hospitalidade. Costuma-se dizer que as quatro estações do ano proporcionam verdadeiros espetáculos da natureza.

O outono é a época ideal para os apreciadores da natureza, que podem se deliciar com paisagens diferenciadas... As ruas da cidade são inundadas pelas folhas de plátano que caem das árvores, criando um espetáculo de cores que harmoniza com as construções cheias de detalhes em madeira.

Os mais românticos com certeza vão preferir o inverno com o aconchego da lareira e do vinho, além das várias opções gastronômicas que a cidade oferece.

A alegria e o colorido das flores na primavera e a energia do verão fazem de Gramado uma cidade simplesmente surpreendente, sempre muito ativa, nos fazendo duvidar um pouco do termo “baixa temporada”, muito embora ele propicie excelentes oportunidades de irresistível custo-benefício.

Além disso, lá está a maior infra-estrutura turística do estado, com dois grandes centros de feiras e eventos, uma ampla rede hoteleira e uma rede de restaurantes que garante um atendimento simultâneo de 15 mil pessoas.

Os amantes das compras vão levar alguns dias para percorrerem este verdadeiro shopping a céu aberto.

2 9N E G Ó C I O S M A P F R E

Page 30: Revista Negócios MAPFRE 29

Turismo BRASIL

PÓRTICO - VIA NOVA PETRÓPOLIS

Localizado na entrada de Gramado, sua construção é de 1973 em estilo da Bavaro, visando dar boas vindas aos visitantes, possui jardins bem cuidados e floridos, encantando os visitantes que sempre procuram, através da fotografia, obter uma lembrança de Gramado.

PÓRTICO - VIA TAQUARA

Localizado na entrada da cidade pela via Taquara, foi feito em 1991 no estilo normando em homenagem à colonização alemã.

MINI MUNDO

Uma das atrações mais famosas de Gramado. Criado pela família Höppner em 1981, nele funciona uma cidade em miniatura, feita no estilo Legoland, uma especializa Dinamarca. Mostra réplicas de castelos, ferrovias, moinhos, praças, igrejas, estaleiros, teleféricos, torres, lagos, aeroporto, cascatas e casas típicas.

PARQUE KNORR - ALDEIA DO PAPAI NOEL

Bem no centro da cidade, nos jardins do Parque Knorr, está um parque temático de Natal com Árvore dos Desejos, Chalé dos Ursos, Fábrica de Brinquedos, além da primeira casa da região em estilo bávaro, datada de 1940, toda decorada com motivos

Pontos Turísticos Gramadopraticamente obrigatória é o “café colonial”. Trata-se de uma mesa farta composta de alimentos como pães variados, manteiga, queijos, geléia, bolos, presunto, embutidos, leite, café, chocolate quente, vinho, salsicha, carne de porco, roscas, biscoitos, mel, entre outros (às vezes chagam a ser servidos mais de 30 itens).

Como já citado, a arquitetura da cidade é uma atração à parte. Além das lojas e residências, tudo é temático, de farmácias a agências bancárias, que em sua maioria seguem estilo alemão.

Festival de CinemaAssim como o Natal Luz e a Festa da Colônia, o tradicional Festival de Cinema foi originado da Festa das Hortências, mais especificamente na edição de 1969.

Inicialmente apenas com filmes nacionais como participantes, o festival abriu suas fronteiras primeiramente para a América Latina e depois para países de línguas latinas e por fim pelo mundo inteiro.

O festival, atualmente o maior do gênero no Brasil, mesmo fora de sua época de realização, confere a Gramado ainda mais charme. A Rua Coberta, onde é instalado a tapete vermelho por chagam os astros do cinema, é uma das atrações mais procuradas da cidade, pelos seus excelentes restaurantes, elogiados tanto por sua comida quanto pelo seu ambiente aconchegante.

Assim como não é possível sair de Gramado sem experimentar o Café Colonial ou mesmo sem visitar a Aldeia do Papai Noel (veja quadro a diante), a maioria dos turistas não resistem a serem fotografados junto a estátua do Kikito (réplica em tamanho maior do troféu entregue no festival).

z

aais

ção

m filmes antes, teiras méricases de

3 0 N E G Ó C I O S M A P F R E

Page 31: Revista Negócios MAPFRE 29

natalinos, caracterizada como residência do Papai Noel, que está sempre a postos para dar as boas vindas aos presentes.

MUNDO ENCANTADO

Semelhante ao Mini mundo, embora um pouco mais simples, tem seu charme garantido pelo estilo mais rústico e brasileiro de fazer maquetes.

PALÁCIO DOS FESTIVAIS - CINE EMBAIXADOR

Sede de exibição dos filmes participantes do Festival de Cinema de Gramado. No período do evento recebe artistas consagrados de vários lugares do mundo, que concorrem ao “Kikito”.

RUA COBERTA

Cenário de eventos e apresentações, a Rua Coberta, é mais uma ótima alternativa em compras e gastronomia para o turista, principalmente em dias de chuva.

PRAÇA DAS COMUNICAÇÕES - CASA DO COLONO

Palco de realização da Festa da Colônia, é na Praça das Comunicações que se localiza a Casa do Colono, onde se encontra produtos típicos produzidos no na zona rural da cidade. As Quartas, Sextas, Sábados e Domingos é produzida a Cuca, tradicional Pão Doce do Sul do País. RÓTULA DAS BANDEIRAS

Presta uma homenagem aos Estados brasileiros, através de bandeiras hasteadas no local. É onde se encontra também uma réplica do “Kikito”, o cobiçado troféu que representa o “Deus do Bom Humor”, entregue aos destaques do Festival de Cinema de Gramado.

LAGO NEGRO

A água tem esta coloração escura graças a árvores trazidas da Floresta Negra, na Alemanha. Suas águas são profundas e de um verde escuro carregado, refletindo o alto dos pinheiros que se alternam com o colorido das azaléias no inverno e o azul das hortênsias no verão. Por toda sua margem existe uma trilha leve e florida, podendo-se andar a pé ou de bicicleta.

O REINO DO CHOCOLATE CARACOL

Construído em uma área de mais de 1,6 mil metros quadrados este é um passeio que impressiona pela riqueza de detalhes. O público caminha por espaços que contam a história do chocolate, desde sua origem no povo Asteca, passando pelos conquistadores espanhóis e pelas plantações de Cacau na Bahia.

3 1N E G Ó C I O S M A P F R E

Page 32: Revista Negócios MAPFRE 29

Turismo BRASIL

Mas, com as belezas naturais e o clima convidativo de inverno, aliada a estrutura de hotéis que já começava e aflorar na região, rapidamente a cidade se afinou numa “dobradinha” com Gramado e hoje atrai praticamente todos os visitantes de sua vizinha mais famosa, nem que seja para uma

“passadinha” por lá.

Canela é menor que gramado a caracteriza-se por um jeito mais informal, sendo inclusive uma opção mais econômica no que se refere à hospedagem e alimentação. Mas não é só isso. Para quem curte mais naturesa e mesno badalação ainda é a escolha ideal dentro da dupla.

IGREJA SÃO PEDRO

Inaugurada em 1942, é montada em pedra basáltica exibe arte nos vitrais com imagens sacras.

DREAMLAND MUSEU DE CERA

Mais uma atração com apelo ligado ao cinema, o espaço tem 17 cenários cenários especialmente elaborados e conta com “réplicas” de celebridades como Brad Pitt, Demi Moore, Arnold Schwarzenegger, Mike Tyson e Harrison Ford, dispostas em mais de 1.000 m².

MUSEU MEDIEVAL

Pequeno, mas muito interessante espaço, erguido pedra a pedra pelo seu próprio dono, um apaixonado pelo período medieval. Lá estão expostos brasões, facas, armas, espadas, elmos, armaduras, machados, mapas e pinturas medievais.

BELVEDERE - VALE DO QUILOMBO

Local privilegiado a 850m de altitude para contemplar o vale que separa Gramado e Canela.

3 2 N E G Ó C I O S M A P F R E

HOLLYWOOD DREAM CARS

Sem dúvida uma das melhores e mais completas exposições de carros antigos do Brasil. Nela pode-se sentir o clima e nostalgia do glamour de Hollywood, principalmente dos anos dourados das décadas de 50 e 60. Durante o tour, guias especializados explicam aos visitantes as características dos veículos, 100% deles em estado perfeito de conservação.

IGREJA DO RELÓGIO

A Igreja Luterana de Gramado foi inaugurada em 1961 e, desde então seu relógio faz parte do dia a dia da cidade e sua localização, sobre um grande canteiro de hortênsias é um dos cartões postais locais.

Até 1945, a economia da cidade era movimentada pelo jogo, graças a um Cassino lá instalado. A proibição desta atividade no Brasil foi um golpe fatal para o município.

Page 33: Revista Negócios MAPFRE 29

PARQUE DO CARACOL

A Cascata do Caracol é o ponto turístico mais famoso de Canela e um dos pontos turísticos mais visitados da região Sul do Brasil. Nela, a água percorre uma formação basáltica e despenca do topo em queda livre de 131 metros.

O parque é muitíssimo bem estruturado e um dos mais antigos da cidade. Conta com belos jardins e a natureza exuberante do lugar, numa área de 25 hectares, repleta de vegetação e animais das mais variadas espécies, cortada por trilhas ecológicas e pelas corredeiras. Com uma ótima estrutura com mirante com vista para a cascata e o vale, todos têm plena segurança para apreciar a beleza da queda d’água.

Uma atração para quem tem mais fôlego é a “Escadaria Perna Bamba”, construída em ferro, com 700 degraus, que possibilita uma visão única da cascata.

Dentro do Parque há atrações infantis, como um passeio de trenzinho que narra um pouco da história da imigração, das primeiras viagens de trem, pela região, e da importância da preservação da natureza. O trem leva os passageiros até a Vila dos Imigrantes, um pequeno cenário onde bonecos em forma de animais revivem os hábitos e costumes dos imigrantes alemães e italianos.

O Parque também conta com um observatório onde um elevador panorâmico conduz o visitante a plataforma envidraçada a 30 metros de altura, que oferece uma vista de 360º do parque.

MUNDO A VAPOR

Parque Temático, coberto com réplicas da Revolução Industrial, em miniaturas movidas a vapor, em pleno funcionamento. Dentre as várias máquinas existentes em tamanho reduzido, há uma olaria, uma hidroelétrica, uma ferraria, uma fábrica de papel e uma serraria.

CASA DO ARTESÃO

Antigo prédio da Estação Ferroviária de Canela, hoje abriga a Casa do Artesão e a Central de Informações. Na Casa do Artesão, pode-se apreciar o mais variado artesanato típico de Canela: bonecos, crochê, tecelagem e trabalhos manuais.

PARQUE DA FERRADURA

Parque com 3 trilhas ecológicas de 8 min a 2 horas de duração, com mirantes espetaculares para o Rio Caí em forma de ferradura e para cascata do Arroio Caçador, em um cânion de 420 m de profundidade.

ALPEN PARK

Localizado a 5 minutos do centro de Canela, o Alpen Park concentra atividades de aventura e é perfeito para contemplação à natureza, mas cointa também com o Alpen Motion Cinema 4D, um dos poucos empreendimento do Brasil a exibir filmes em quatro dimensões. Além da visão em 3D com óculos especiais, a projeção simula movimentos nas poltronas, rajadas de vento e respingos d’água.

TELEFÉRICO

Em sua extensão de 405 m, o teleférico leva o visitante a um mirante com vista frontal para a Cascata do Caracol e o Vale da Lageana. No parque há também belvederes, playground e trilhas ecológicas.

Pontos Turísticos Canela

3 3N E G Ó C I O S M A P F R E

Page 34: Revista Negócios MAPFRE 29

AutoMÓVEIS

3 4 N E G Ó C I O S M A P F R E 3 43 433 43 43 43 4444443 43 43 433 43 433 43333333 4433 43 43 433333 43 44443 433 433333 43 44433 433 43333 433 4433 44433 4433 43 433 4433 444444443 44444 N E G ÓN E G ÓN E GN E GN E GN E GN E G ÓN E G ÓN E G ÓG ÓN E GG ÓN EE G ÓN E G ÓG ÓG ÓG ÓG ÓG ÓÓG ÓG ÓG ÓG ÓG ÓG ÓG ÓGN GG Ó C I O SC I O SC I OC I O SC I O SC I O SC I O SC I O SC I O SC I O SC I O SC I O SI OC I O SC I O SC I O SI O SI O SC I O SC I OC I O SI SC M A P FM A PM A P FM A P FM A P FM A P FM A P FM A P FM A PM A P FAA P FM A P FA PM A P FM A P FA PM A PPM A P FA PPM A P FPM A PM AAMM A R E R ER ER ER E R ER E R E R ER E RR ER EEE ER ER

dos brasileiroscada vez mais próximosImportados

Fotos: Divulgação/Shutterstock

Page 35: Revista Negócios MAPFRE 29

3 5N E G Ó C I O S M A P F R E

Com o crescimento do mercado automotivo brasileiro, grandes

montadoras instalam fábricas no país tornando mais próximo o sonho dos

brasileiros que pretendem comprar um modelo hoje importado,

mas num futuro próximo nacionalizado.

Q uem nunca sonhou sair pela cidade dirigindo um BMW, um Audi, um

Porsche (ou outra grande marca internacional)? O que parecia impossível para o brasileiro há alguns anos está se tornado uma realidade cada vez mais presente. A ascensão econômica do setor e as facilidades do mercado na aquisição de um novo veículo, seja por redução de juros e extensão de prazos de financiamento ou pela redução de impostos tem impulsionado e estimulado diversas montadoras a trazerem suas fábricas para o Brasil, como é o caso da chinesas Chery e Effa Motors, ou ampliar as instalações já existentes para a fabricação de novos modelos, como fez a coreana Hyundai para produzir a Tucson nacional e farão as japonesas Toyota e Mitsubishi para alguns modelos que hoje são trazidos de fora.

Segundo dados da Abeiva (Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores), no primeiro semestre deste ano, foram comercializadas 41.800 unidades contra 15.182 veículos dos primeiros seis meses de 2009, uma alta de 175,3%.

Já nas vendas por atacado, o acumulado do semestre mostra

um crescimento de 200,6% O acumulado de janeiro a junho de 2010 registra 47.105 unidades contra os 15.669 veículos do período de janeiro a junho de 2009.

A entidade que reúne 25 marcas associadas (entre elas grandes nomes como Aston Martin, Audi, BMW, Chana, Chery, Chrysler, Dodge, Effa Changhe, Effa Hafei, Hafei Motor, JAC, Jaguar, Jeep, Jinbei, Kia Motors, Land Rover, Pagani, Porsche, Spyker, SsangYong, Suzuki, Volvo, Ferrari, Maserati e Lamborghini), projeta que o número de vendas alcance a marca de 80 mil veículos até o final de 2010.

Mesmo estando mais próximo da realidade de muitos consumidores as versões nacionalizadas destes carros ainda causam uma certa preocupação na hora de sua compra, pois o brasileiro tem medo de adquirir um veículo e ver seu sonho se tornado pesadelo por não acreditar que o modelo produzido no país terá a mesma qualidade do original.

O diretor de Operações do CESVI Brasil (Centro de Experimentação Viária, referência no país), José Aurélio Ramalho tranquiliza os compradores e garante que

Page 36: Revista Negócios MAPFRE 29

3 6 N E G Ó C I O S M A P F R E

os veículos produzidos no país atendem a todas as qualificações do mercado mundial. “Hoje os veículos produzidos no Brasil estão em linha com as todas as exigências mundiais de qualidade”, afirma.

Ainda segundo Ramalho, um produto produzido no país pode ser muito mais vantajoso para o consumidor do que um modelo importado. “O modelo importado por uma montadora

instalada no país, possui uma ampla rede de assistência (concessionários), disponibilidade em estoque, rápida entrega, preço de peças mais acessível, características que o importado por uma importadora que possui uma rede de assistência (concessionários) menor concentrada em grandes centros, podem deixar a desejar já que terão uma disponibilidade de produto reduzida, entrega muito mais demorada, além

SEGUNDO DADOS DA ABEIVA (Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores),

No primeiro semestre deste ano,

foram comercializadas

unidades contra

veículos dos primeiros seis meses

de 2009, uma alta de 175,3%

15.18241.800 “Hoje os veículos

produzidos no Brasil estão em linha com as todas as exigências mundiais de qualidade”

Page 37: Revista Negócios MAPFRE 29

3 7N E G Ó C I O S M A P F R E

de preço de peças acima da média do mercado, devido à logística, custos e baixos volumes”, ressalta o diretor.

Mas como tudo também tem seu lado ruim o consumidor deve ficar atento aos detalhes do produto produzido no país, pois muitas vezes o veículo nacional não possui diversos itens que no modelo importado são itens de fábrica, mas que para baratear o modelo chegam no país como diversos opcionais.

E para garantir uma compra segura Ramalho ainda alerta que o comprador deve considerar algumas informações antes de apostar em uma montadora nova no país.

“Atualmente o consumidor possui uma ampla oferta de informações especializada no setor automotivo (revistas, jornais, sites e programas de TV), onde o mesmo deve buscar dados que lhe auxiliem na tomada de decisão de compra, inclusive no site do CESVI

(www.cesvibrasil.com.br), o mesmo encontrará diversos comparativos entre modelos nacionais e importados quanto ao custo de reparo, visibilidade, segurança e danos de enchentes. Um dos pontos mais importantes é possuir uma assistência técnica na cidade onde o consumidor reside, buscar a opinião de proprietários do modelo que esta sendo pesquisado, e sempre (independente de nacional ou importado) fazer um test drive. Dirija o veiculo, faça total ou parcial o trajeto de sua rotina, observando conforto, nível de ruído, facilidades que o modelo oferece”, alerta.

84,4%

2009 Nacionais

15,6%Importados

80.1%

Nacionais

2010

19.9%

Importados

Fatia dos carros importados no mercado nacional

Fonte: webmotors

Page 38: Revista Negócios MAPFRE 29

N E G Ó C I O S M A P F R E

FUNDACIÓN MAPFRE

3 8

Teve início no Dia Mundial do Idoso, comemorado em 1º de outubro, em São Paulo/SP, a nova campanha de segurança viária da Fundacíon MAPFRE, que tem por finalidade discutir a Segurança Viária entre os idosos.

Denominada “3 e meia, quinze para as 4”, a campanha consiste na disseminação de um documentário de mesmo nome, que conta a história de um senhor que, por não respeitar as normas de segurança viária, sofre um acidente de trânsito. Juntamente com o filme foram distribuídos 10 mil guias para idosos e 2 mil guias para profissionais do setor, com dicas de segurança e comportamento no trânsito.No lançamento, foram apresentados dois seminários com a presença de especialistas da Universidade Federal de São Paulo, Polícia Militar e Companhia de Engenharia de Tráfego, além

Dia Mundial do Idoso é comemorado com campanha de trânsito focada na terceira idade

do diretor do Instituto de Segurança Viária da Fundación MAPFRE Espanha, Julio Laria del Vas e a 1ª Dama do Estado de São Paulo, senhora Delzeni Goldman.

A diretora da Fundación MAPFRE no Brasil, Fátima Lima, lembra que grande parte das vítimas fatais em atropelamentos são idosos. “De cada 10 pessoas mortas por atropelamentos praticamente três têm mais de 60 anos. Portanto, medidas preventivas e de conscientização como esta são de extrema importância para evitar ainda mais mortes e proporcionar melhor qualidade de vida às pessoas idosas”, comenta.

Durante a Semana Nacional do Transito, entre os dias 18 e 25 de setembro, a entidade promoveu uma ação especial nas principais salas de cinema de São Paulo com o objetivo de sensibilizar os espectadores, lembrando a importância da criança como multiplicadora de conhecimento e respeito às normas de trânsito dentro do ambiente familiar.

Ao longo dos quatro dias a campanha da Fundación impactou diretamente mais de 17 mil pessoas que estiveram presentes no Cine TAM Morumbi, Reserva Cultural, Cine Belas Artes, Box Itaquera e Moviecom Penha, por meio da veiculação de filme publicitário durante os trailers.

Fundación MAPFRE vai aos cinemas para estimular a Educação no Trânsito

Segundo a diretora da Fundación MAPFRE no Brasil, Fátima Lima, “a interatividade e o ineditismo foram os pontos fortes da campanha para transmitir o conceito de segurança viária de forma clara e objetiva”. Ainda segundo a executiva “é importante perceber o papel das crianças como formadoras de opinião, já que cada vez mais elas participam ativamente do dia a dia das decisões de seus pais, e ainda, serão os condutores do futuro”.

O FilmeA dinâmica criada pela Agência Lumac Criação e Desenvolvimento traz um vídeo produzido pela Tatanka Films no qual pai e filho estão dentro de um carro a caminho de casa quando o pai convida o filho para sentar no banco da frente. O garoto, consciente das leis de trânsito, recusa o convite do pai e o repreende por estar dirigindo sem utilizar o cinto de segurança. De repente, após uma brusca troca de marchas o pai acelera o carro que, prestes a derrapar, é interceptado por uma atriz que se levanta na sala de cinema. A partir daí, a interação entre a atriz presente na sala de exibição com o vídeo procura conscientizar e educar os espectadores para uma melhor vivência no trânsito.

O filme pode ser conferido no site da MAPFRE (www.mapfre.com.br) ou no site da Revista Negócios MAPFRE (www.negociosparacorretores.com.br).

Page 39: Revista Negócios MAPFRE 29

N E G Ó C I O S M A P F R E

SUSTENTABILIDADE

basear-se em realizações da atual conjuntura ou futuras, atendendo a critérios como rigor intelectual, caráter inovador e clareza nas conclusões.

Na 1ª edição iberoamericana, um dos vencedores foi o economista brasileiro Felippe Araújo. Já o prêmio global foi concedido a diferentes trabalhos que

abordaram temas relativos ao caráter sistêmico das finanças globais: o papel das emoções na tomada de decisões e a deontologia nas profissões financeiras.

Os projetos poderão ser entregues até o dia 31 de março de 2011 e o melhor trabalho será premiado com o valor de US$ 15 mil. Para obter mais informações sobre a edição Latinoamericana, basta acessar o site: www.robincosgroveprize.org.

3 9

MAPFRE patrocina “Prêmio Robin Cosgrove” sobre ética nas finanças

MAPFRE lança projeto que visa tornar ainda lança projeto que visa tornar ainda mais sustentável toda sua cadeia de valorA companhia acaba de lançar as bases para tornar mais sustentável parte dos processos da indústria do setor em que atua. Denominado Sustentabilidade na Cadeia de Valor MAPFRE, o projeto pretende mapear as práticas socioambientais dos fornecedores e parceiros de negócios da empresa, bem como ampliar os conceitos de sustentabilidade já existentes nestas companhias.

A ação junto aos fornecedores visa, ainda, alinhar as práticas dessas empresas com as diretrizes internacionais de

A Seguradora será, pela segunda vez consecutiva, a patrocinadora oficial da 2ª edição do Prêmio Robin Cosgrove - Ética nas Finanças, que tem como objetivo conscientizar os jovens e adultos sobre a importância da dimensão da ética nas finanças.

Destinado às pessoas com até 35 anos, de países como Portugal, Espanha e de toda a América Latina, o prêmio é concedido àqueles que visam contribuir no reforço dos fundamentos para uma gestão de qualidade das finanças baseada na confiança e incentivando, dessa forma, ideias inovadoras que promovam, além da integridade no setor financeiro, a sustentabilidade neste segmento, principalmente nos mercados emergentes.

Os trabalhos apresentados - em português ou espanhol - devem ter no máximo 30 mil caracteres (incluindo espaços e anexos) e os participantes poderão adotar uma perspectiva analítica dos fatos ou

Responsabilidade Social Corporativa da MAPFRE, que incluem desde o cumprimento de leis e normas até a prática dos princípios do Pacto Global, como respeito aos direitos dos trabalhadores, atuação respeitosa ao meio ambiente, prática responsável na cadeia de valor, combate a qualquer forma de corrupção, entre outros.

Tais práticas também passarão a ser utilizadas nas contratações de novos fornecedores. Segundo a diretora de Sustentabilidade da MAPFRE Seguros, Fátima Lima, “o projeto vai identificar ‘gaps’ socioambientais na gestão dos fornecedores e subsidiá-los com informações para a transformação do risco em oportunidades de negócios”.

Ainda segundo a executiva “é cada vez mais importante alinhar as iniciativas de cunho sustentável de cada empresa aos padrões internacionais de gestão e políticas sustentáveis, como a da Global Report Initiative, para que as ações atinjam os objetivos propostos de maneira mais rápida e eficaz, beneficiando a cadeia produtiva e a sociedade com um todo”.

Page 40: Revista Negócios MAPFRE 29

N E G Ó C I O S M A P F R E 40 N E G Ó C I O S M A P F R E

MAPFRE no Mundo

4 0

A MAPFRE subiu quase 40 posições no ranking das 500 maiores empresas do mundo elaborado e publicado pela revista americana Fortune. O ranking, elaborado com base no volume de receita, situa a MAPFRE no 357º lugar contra 394º de 2009 da lista global das maiores empresas do mundo.

Neste ranking, a MAPFRE se mantém este ano no 8º lugar entre as empresas espanholas citadas. No ano de 2010 permanece o predomínio de 139 empresas americanas entre as 500 selecionadas, seguidas pelas japonesas, chinesas, francesas e alemãs. Entre as economias emergentes, merece destaque a força das empresas indianas e brasileiras, que já se situam entre as maiores do mundo.

MAPFRE sobe quase 40 posiçõesno ranking da Revista Fortune

MAPFRE é eleita melhor companhia de seguros diretos na América Latina pelo quinto ano consecutivo

A premiação foi concedida pela revista Reactions, do grupo Euromoney, que considerou ainda o Conselheiro Delegado da MAPFRE América, Rafael Casas, o melhor CEO na categoria de Mercados Emergentes. Como em ocasiões anteriores, a revista Reactions concede estes prêmios após uma pesquisa realizada entre seus leitores, profissionais do setor financeiro, segurador e jurídico.

Nesta edição, Jaime Tamayo, Presidente da MAPFRE EUA, recebeu os dois troféus em nome da Companhia, no último dia 30 de setembro em Nova York. Os prêmios, resultado da escolha dos leitores da revista Reactions, representam um reconhecimento ao trabalho realizado pelos cerca de 16.300 colaboradores do Grupo na América Latina, bem como o trabalho dos mais de 35.000 corretores parceiros em todo o continente e demais corretores que colaboram com a MAPFRE na região.

A Reactions é uma das revistas líderes do mercado de seguros e de resseguros em nível mundial e em suas páginas especializadas publica, frequentemente, rankings do setor mundial, análises detalhadas das diferentes companhias, bem como da evolução no mercado de ações das empresas de seguros.

Page 41: Revista Negócios MAPFRE 29

N E G Ó C I O S M A P F R E 41N E G Ó C I O S M A P F R E 4 1

MAPFRE e Citröen Espanha desenvolvem seguros para veículos elétricos e híbridos.

MAPFRE PARAGUAI é a 2ª melhor empresa para se trabalhar naquele país

O acordo de intenções para desenvolver um seguro “ecológico” destinado especialmente a veículos elétricos, híbridos ou com emissões de CO2 inferiores a 120 gramas por quilômetro percorrido.

Com esta nova apólice, os segurados da MAPFRE na Espanha que conduzam automóveis ambientalmente responsáveis poderão se beneficiar de descontos especiais, nesta modalidade pioneira naquele país.

A MAPFRE PARAGUAI foi premiada com a 2º posição na edição 2010 do GREAT PLACE TO WORK como a melhor empresa para se trabalhar no Paraguai.

A avaliação feita pela consultoria internacional na América Latina, destacou que a MAPFRE PARAGUAI atingiu a posição de destaque entre as 100 melhores empresas para se trabalhar na América Latina, sendo a única empresa no ranking de seguros na América Latina.

A MAPFRE recebeu o Prêmio Latinoamericano à Responsabilidade de Empresas e ONGs, em sua quarta edição, concedido pelo Fórum Ecumênico Social, da Argentina. Segundo os organizadores, o objetivo da premiação é fortalecer a cultura de responsabilidade social e expor suas melhores práticas.

O Presidente Mundial da MAPFRE, José Manuel Martínez, recebeu o prêmio na sede social da MAPFRE,

MAPFRE recebe prêmio de RESPONSABILIDADE SOCIAL na Argentina

das mãos do predidente do Fórum Ecumênico Social, Fernando Flores e do reitor da Universidade Rei Juan Carlos, Pedro González Trevijano.

O Fórum Ecumênico Social não tem fins lucrativos e seu principal objetivo é estimular e difundir conceitos e ações de responsabilidade social, resgatar valores fundamentais e ressaltar a importância da sociedade civil e dos empresários na transformação economica e social.

Page 42: Revista Negócios MAPFRE 29

SUSTENTABILIDADE

SUSTENTABILIDADERENTABILIDADE

AMBIENTALAMBIENTAL

AMBIENTAL VIDA VOCCRÉDITO

AAUTOMÓVEL

MUNDOVIDA

AGRÍCOLAS

CRÉDITOVIAGEMVIAGEM

VIAGEM

MEIO AMBIENTE

SEGURANÇA

PREVIDÊNCIAAUTOMÓVELTERRA

AUTOMÓVELTRANSPORTE DE CARGAS

PREVIDÊNCIA

NATUREZAPLANEJAMENTO

RESIDENCIAL

RESIDENCIAL

TERRA

TERRAVANTAGENS

VANTAGENS

CELULAR

CELULARCELULARCELULAR

GARANTIAS

VIAGEM

INVESTIMENTOS

INVESTIMENTOS

GARANTIA

PROTEÇÃO

PROTEÇÃO

AGRÍCOLAS

EMERGÊNCIASVID

AGRÍC

IM

IMOBILIÁ

PREVIDÊNCIA IMOBILIÁRIO

IMOBILIÁRIO

IMO

IMOBILIÁRIOFUTURO

FUTUROFUTURO

TRANSPORTE TRANQÜILIDADE

VIAGEMRESPONSABILIDADE

RESPONSABILIDADE

CONSÓRCIOMUNDO CONSÓRCIO

CELULAR

CRÉDITO

ALUGUEL

ALUGUEL

INVESTIMENTOS

MOTO MOTOMOTO

PLANETA

PLANETA

INVESTIMENTOCAMINHÃO

CAMINHÃO

RESIDENCIAL

AERONÁ

AERONÁUTICO

AERONÁUTICO

AERONÁUTICOAERONÁUTICO

AERONÁUTICO

AUTOMÓVEL VIDAPREVIDRESID

AGRÍCOLAS

AGRÍCOLAS

IMOBILIÁRIO

VIAGEM

VIAGEM

CONSÓRCIO

CONSÓRCIOCELULARALUGUEL

CAMINHÃOMOTO

RESAUTOMÓVEL VIDA

AGRÍCOLAS AGRÍCOLAS

AGRÍCOLAS

VIAGEM PREVIDÊNCIAPREVIDÊNCIA

PREVIDÊNCIAPREVIDÊNCIA

RESIDENCIAL

CELULAR

CELULAR

CELULAR

ALUGUEL

IMOBILIÁRIOIMOBILIÁRIO

IMOBILIÁRIOVIAGEM

CONSÓRCIO

ALUGUELMOTO

MOTOMOTOCAMINHÃO CAMINHÃO

AERONÁUTICO

AERONÁUTICO

AERONÁUTICO

AERONÁUTICO

AUCON

VIDA

AGRÍCOLAS

PREVIDÊNCIARESIDEN

CELULAR

CELULAR

IMOBILIÁRIO

VIAGEM

CONSÓRC

ALUGMOTO

MOTCAMINHÃO

RESIDAERONÁUTICO

AERONÁUTICO

AUPREVIDÊN

AGRÍCO

CONSÓRCIOCELULAR

ALUGUELCAMINAUT

PRE

AGRÍCOLAS

IMOBILIÁVIAGEMCAMINHÃO

MOTO

VPRE

A

AGR

A

RESIDENCIAL

RESPONSABILIDADE

Você se preocupa com o meio ambiente, e a gente faz isso valer ainda mais a pena.

MAPFRE VERA CRUZ SEGURADORA S/A - CNPJ 61.074.175/0001-38 - Processo SUSEP nº incentivo ou recomendação à sua comercialização. Válido para veículos licenciados na cidad

Page 43: Revista Negócios MAPFRE 29

Quem ajuda omeio ambiente

merece.

Carroaprovado

na Inspeção

Veicular2010.

Ambiental

R$113,deno

descontoSeguro

MAPFREAuto.

00

AUTOMÓVEL

AUTOMÓVELAUTOMÓVEL

AUTOMÓVELVIDAVIDA

PREVIDÊNCIA

A

PREVIDÊNCIADAPREVIDÊNCIA

RESIDENCIALCOLAS

OBILIÁRIO

VIDAPREVIDÊNCIARESIDENCIALAGRÍCOLAS

IMOBILIÁRIO

VIDAPREVIDÊNCIARESIDENCIALAGRÍCOLAS

IMOBILIÁRIO

ÁRIOIMOBILIÁRIO

IMOBILIÁRIO

OBILIÁRIO

VIAGEM MOTO

RESIDENCIAL

ÁUTICO

AUTOMÓVEL

VIDAVIDA

AGRÍCOLAS AGRÍCOLAS

AGRÍCOLAS

VIAGEM

DÊNCIA

PREVIDÊNCIA

PREVIDÊNCIA

PREVIDÊNCIAPREVIDÊNCIA

DENCIAL

RESIDENCIALCELULAR

CELULAR

CELULAR

CELULAR

ALUGUEL

ALUGUEL

OIMOBILIÁRIO

IMOBILIÁRIO

IMOBILIÁRIOVIAGEM

CONSÓRCIO

ALUGUELMOTO

MOTOMOTOCAMINHÃO CAMINHÃOSIDENCIAL

AERONÁUTICO

AERONÁUTICO

AERONÁUTICO

AERONÁUTICO

AUTOMÓVEL AUTOMÓVEL

VIDA VIDAVIDA

AGRÍCOLAS AGRÍCOLAS

AGRÍCOLAS

VIAGEM

PREVIDÊNCIA

PREVIDÊNCIA

PREVIDÊNCIA

PREVIDÊNCIA

PREVIDÊNCIAPREVIDÊNCIA

RESIDENCIAL

RESIDENCIALCELULAR

CELULAR

CELULAR

CELULAR

ALUGUEL

ALUGUELAGRÍCOLAS

AGRÍCOLAS

IMOBILIÁRIOIMOBILIÁRIO

IMOBILIÁRIO

IMOBILIÁRIOVIAGEM

VIAGEM

VIAGEMCONSÓRCIO

CONSÓRCIO

CONSÓRCIOCELULAR

ALUGUEL

ALUGUEL

CAMINHÃOMOTO

MOTOMOTOMOTOCAMINHÃO CAMINHÃO

RESIDENCIALAERONÁUTICO

AERONÁUTICO

AERONÁUTICO

AERONÁUTICOAUTOMÓVEL AUTOMÓVEL

VIDA VIDAVIDA

AGRÍCOLAS AGRÍCOLAS

AGRÍCOLAS

VIAGEM

PREVIDÊNCIA

PREVIDÊNCIA

PREVIDÊNCIA

PREVIDÊNCIA PREVIDÊNCIA

PREVIDÊNCIAPREVIDÊNCIA

RESIDENCIAL

RESIDENCIALCELULAR

CELULAR

CELULAR

CELULAR

ALUGUEL

ALUGUELAGRÍCOLAS

AGRÍCOLAS

IMOBILIÁRIOIMOBILIÁRIO

IMOBILIÁRIO

IMOBILIÁRIOVIAGEM

VIAGEM

VIAGEMCONSÓRCIO

CONSÓRCIO

CONSÓRCIOCELULAR

ALUGUEL

ALUGUEL

CAMINHÃOMOTO

MOTOMOTOMOTOCAMINHÃO CAMINHÃO

RESIDENCIALAERONÁUTICO

AERONÁUTICO

AERONÁUTICO

AERONÁUTICO

OAERONÁUTICO

AUTOMÓVEL

UTOMÓVEL

VIAGEMCELULAR

IMOBILIÁRIOSÓRCIO

ALUGUELRESIDENCIAL

AERONÁUTICOAERONÁUTICO

AUTOMÓVELAUTOMÓVEL

VIDAVIDAAGRÍCOLAS

AGRÍCOLAS

VIAGEM

PREVIDÊNCIA

PREVIDÊNCIA

PREVIDÊNCIA

PREVIDÊNCIAPREVIDÊNCIA

RESIDENCIAL

NCIAL CELULAR

R

ALUGUEL

AGRÍCOLAS

AGRÍCOLAS

IMOBILIÁRIOIMOBILIÁRIO

VIAGEM

VIAGEM

CONSÓRCIO

CIO

GUEL

CAMINHÃOMOTO

OTO

MOTOCAMINHÃORESIDENCIAL

DENCIAL

AERONÁUTICO

AERONÁUTICO

UTOMÓVELNCIALAS

NHÃOTOMÓVELVIDA

EVIDÊNCIA

ÁRIO

VIAGEMCONSÓRCIO CONSÓRCIO

CELULAR

ALUGUEL

AGRÍCOLAS

AGRÍCOLAS

VIAGEMVIAGEM

PREVIDÊNCIA RESIDENCIAL

RESIDENCIAL

CELULAR

CELULAR

AGRÍCOLAS

PREVIDÊNCIA IMOBILIÁRIO

CONSÓRCIOCONSÓRCIO

CELULAR

ALUGUEL

ALUGUELMOTO

MOTOMOTOCAMINHÃO

RESIDENCIAL

AERONÁUTIC

AERONÁUTICO

AUTOMÓVEL VIDA

AGRÍCOLAS

AGRÍCOLAS

VIAGEM

VIAGEM

CONSÓRCIO

CONSÓRCIOCELULAR

CELULAR

ALUGUELCAMINHÃO

MOTO

AUTOMÓVEL VIDA

AGRÍCOLAS AGRÍCOLAS

AGRÍCOLAS

VIAGEM PREVIDÊNCIAPREVIDÊNCIA

PREVIDÊNCIAPREVIDÊNCIA

RESIDENCIAL

CELULAR

CELULARALUGUEL

IMOBILIÁRIOIMOBILIÁRIO

IMOBILIÁRIOVIAGEM

CONSÓRCIO

ALUGUELMOTO

MOTOMOTOCAMINHÃO CAMINHÃO

AERONÁUTICO

AERONÁUTICO

AERONÁUTICO

AERONÁUTICO

VIDA

AGRÍCOLAS

PREVIDÊNCIACELULAR

CELULA

IMOBILIÁRIO

VIAGEMMOTOCAMINHÃO

AERONÁUTICO

AERONÁUTICO

CONSÓRCIOCELULAR

ALUGUE

AGRÍCOLAS

VIAGEMCAMINHÃO

MOTO

AUTOMÓVEL VIDA

AGRÍCOLAS

PREVIDÊNCIA

PREVIDÊNCIA

PREVIDÊNCIAPREVIDÊNCIA

RESIDENCIAL

CELULAR

CELULAR

CELULAR

ALUGUEL

IMOBILIÁRIOIMOBILIÁRIO

IMOBILIÁRIOVIAGEM

CONSÓRCIO

ALUGUELMOTO

MOTOCAMINHÃO

AERONÁUTICO

AERONÁUTICO

AERONÁUTICOAUTOMÓVEL

VIAGEM

PREVIDÊNCIAIMOBILIÁRIO

CONSÓRCIO

ALUGUEL RESIDENCIAL

AERONÁUTICO

AERONÁUTICO

AUTOMÓVEL AUTOMÓVEL

VIDA VIDAVIDA

AGRÍCOLAS AGRÍCOLAS

AGRÍCOLAS

VIAGEM

PREVIDÊNCIA

PREVIDÊNCIA

PREVIDÊNCIA

PREVIDÊNCIA

PREVIDÊNCIAPREVIDÊNCIA

RESIDENCIAL

CELULAR

CELULAR

CELULAR

ALUGUEL

ALUGUELAGRÍCOLAS

AGRÍCOLAS

IMOBILIÁRIOIMOBILIÁRIO

IMOBILIÁRIO

IMOBILIÁRIOVIAGEM

VIAGEM

VIAGEMCONSÓRCIO

CONSÓRCIOCAMINHÃOMOTO

MOTOMOTOCAMINHÃO CAMINHÃO

RESIDENCIALAERONÁUTICO

AERONÁUTICO

AERONÁUTICO

AERONÁUTICO

CONSÓRCIOCELULAR

ALUGUELAUTOMÓVELPREVIDÊNCIA

AGRÍCOLAS

AGRÍCOLAS

VIAGEM

VIAGEM

CONSÓRCIO

CONSÓRCIOCELULAR

ALUGUELCAMINHÃO

MOTO

AUTOMÓVEL VIDA

AGRÍCOLAS

PREVIDÊNCIA

PREVIDÊNCIA

PREVIDÊNCIARESIDENCIAL

CELULAR

CELULAR

CELULAR

IMOBILIÁRIOIMOBILIÁRIO

IMOBILIÁRIOVIAGEM

CONSÓRCIO

ALUGUELMOTO

MOTOCAMINHÃO

AERONÁUTICO

AERONÁUTICO

AERONÁUTICO AUTOMÓVEL

AUTOMÓVEL

VIAGEM

PREVIDÊNCIACELULAR

IMOBILIÁRIOCONSÓRCIO

ALUGUELRESIDENCIAL

AERONÁUTICOAERONÁUTICO

AUTOMÓVELAUTOMÓVEL

VIDAVIDAVIDA

AGRÍCOLASAGRÍCOLAS

AGRÍCOLAS

VIAGEM

PREVIDÊNCIA

PREVIDÊNCIA

PREVIDÊNCIA

PREVIDÊNCIA

PREVIDÊNCIAPREVIDÊNCIA

RESIDENCIAL

RESIDENCIAL CELULAR

CELULAR

CELULAR

CELULAR

ALUGUEL

AGRÍCOLAS

AGRÍCOLAS

IMOBILIÁRIOIMOBILIÁRIO

IMOBILIÁRIO

IMOBILIÁRIO VIAGEM

VIAGEM

VIAGEM CONSÓRCIO

CONSÓRCIO

ALUGUEL

CAMINHÃOMOTO

MOTOMOTO

MOTOCAMINHÃOCAMINHÃORESIDENCIAL

RESIDENCIAL

AERONÁUTICO

AERONÁUTICO

AERONÁUTICO

AERONÁUTICO

AUTOMÓVELPREVIDÊNCIA

AGRÍCOLAS

CONSÓRCIOCELULAR

ALUGUELCAMINHÃO

AUTOMÓVELVIDA

PREVIDÊNCIA

PREVIDÊNCIAAGRÍCOLAS

AGRÍCOLAS

IMOBILIÁRIO

VIAGEM

VIAGEM

CONSÓRCIO

CONSÓRCIOCELULAR

ALUGUELCAMINHÃO

MOTO

AUTOMÓVEL VIDA

AGRÍCOLAS

PREVIDÊNCIA

PREVIDÊNCIA

PREVIDÊNCIAPREVIDÊNCIA

RESIDENCIAL

CELULAR

CELULAR

CELULAR

ALUGUEL

IMOBILIÁRIOIMOBILIÁRIO

IMOBILIÁRIOVIAGEM

CONSÓRCIO

ALUGUELMOTO

MOTOCAMINHÃO

AERONÁUTICO

AERONÁUTICO

AERONÁUTICOAUTOMÓVEL

VIAGEM

IMOBILIÁRIO

CONSÓRCIO

ALUGUEL RESIDENCIAL

AERONÁUTICO

AERONÁUTICO

AUTOMÓVEL AUTOMÓVEL

VIDA VIDAVIDA

AGRÍCOLAS AGRÍCOLAS

AGRÍCOLAS

VIAGEM

PREVIDÊNCIA

PREVIDÊNCIA

PREVIDÊNCIA

PREVIDÊNCIA

PREVIDÊNCIAPREVIDÊNCIA

RESIDENCIAL

CELULAR

CELULAR

CELULAR

ALUGUEL

ALUGUELAGRÍCOLAS

AGRÍCOLAS

IMOBILIÁRIOIMOBILIÁRIO

IMOBILIÁRIO

IMOBILIÁRIOVIAGEM

VIAGEM

VIAGEMCONSÓRCIO

CONSÓRCIOCAMINHÃOMOTO

MOTOMOTOCAMINHÃO CAMINHÃO

RESIDENCIALAERONÁUTICO

AERONÁUTICO

AERONÁUTICO

AERONÁUTICO

CONSÓRCIOCELULAR

ALUGUELAUTOMÓVELPREVIDÊNCIA

AGRÍCOLAS

AGRÍCOLAS

VIAGEM

VIAGEM

CONSÓRCIO

CONSÓRCIOCELULAR

ALUGUELCAMINHÃO

MOTO

AUTOMÓVEL VIDA

AGRÍCOLAS

PREVIDÊNCIA

PREVIDÊNCIA

PREVIDÊNCIARESIDENCIAL

CELULAR

CELULAR

CELULAR

IMOBILIÁRIOIMOBILIÁRIO

IMOBILIÁRIOVIAGEM

CONSÓRCIO

ALUGUELMOTO

MOTOCAMINHÃO

AERONÁUTICO

AERONÁUTICO

AERONÁUTICO AUTOMÓVEL

AUTOMÓVEL

VIAGEM

PREVIDÊNCIACELULAR

IMOBILIÁRIOCONSÓRCIO

ALUGUELRESIDENCIAL

AERONÁUTICOAERONÁUTICO

AUTOMÓVELAUTOMÓVEL

VIDAVIDAVIDA

AGRÍCOLASAGRÍCOLAS

AGRÍCOLAS

VIAGEM

PREVIDÊNCIA

PREVIDÊNCIA

PREVIDÊNCIA

PREVIDÊNCIA

PREVIDÊNCIAPREVIDÊNCIA

RESIDENCIAL

RESIDENCIAL CELULAR

CELULAR

CELULAR

CELULAR

ALUGUEL

AGRÍCOLAS

AGRÍCOLAS

IMOBILIÁRIOIMOBILIÁRIO

IMOBILIÁRIO

IMOBILIÁRIO VIAGEM

VIAGEM

VIAGEM CONSÓRCIO

CONSÓRCIO

ALUGUEL

CAMINHÃOMOTO

MOTOMOTO

MOTOCAMINHÃOCAMINHÃORESIDENCIAL

RESIDENCIAL

AERONÁUTICO

AERONÁUTICO

AERONÁUTICO

AERONÁUTICO

AUTOMÓVELPREVIDÊNCIA

AGRÍCOLAS

CONSÓRCIOCELULAR

ALUGUELCAMINHÃO

AUTOMÓVELVIDA

PREVIDÊNCIA

PREVIDÊNCIAAGRÍCOLAS

AGRÍCOLAS

IMOBILIÁRIO

VIAGEM

VIAGEM

CONSÓRCIO

CONSÓRCIOCELULAR

ALUGUELCAMINHÃO

MOTO

AUTOMÓVEL VIDA

AGRÍCOLAS

PREVIDÊNCIA

PREVIDÊNCIA

PREVIDÊNCIAPREVIDÊNCIA

PREVIDÊNCIA

RESIDENCIAL

CELULAR

CELULAR

CELULAR

ALUGUEL

IMOBILIÁRIOIMOBILIÁRIO

IMOBILIÁRIOVIAGEM

CONSÓRCIO

ALUGUELMOTO

MOTOCAMINHÃO

AERONÁUTICO

AERONÁUTICO

AERONÁUTICO

AERONÁUTICO

AUTOMÓVELAUTOMÓVEL

VIDA

VIDAVIDAAGRÍCOLAS AGRÍCOLAS

AGRÍCOLASVIAGEM

EVIDÊNCIAPREVIDÊNCIA

PREVIDÊNCIAPREVIDÊNCIA

PREVIDÊNCIA

PREVIDÊNCIA

RESIDENCIALRESIDENCIAL

CELULARCELULAR

CELULARCELULAR

ALUGUEL

ALUGUEL

AGRÍCOLAS

RÍCOLAS

IMOBILIÁRIO

IMOBILIÁRIO

IMOBILIÁRIO

IMOBILIÁRIO

VIAGEMVIAGEM

VIAGEM

CONSÓRCIO

CONSÓRCIOCONSÓRCIO

CELULARALUGUELALUGUEL

CAMINHÃOMOTO

MOTOMOTO

MOTOCAMINHÃOCAMINHÃO

RESIDENCIALAERONÁUTICO

AERONÁUTICO

VIDA

VIDA

AGRÍCOLAS AGRÍCOLASPREVIDÊNCIA

PREVIDÊNCIARESIDENCIAL CELULARAGRÍCOLAS

CONSÓRCIOAERONÁUTICO

VIDA AGRÍCOLAS AGRÍCOLASPREVIDÊNCIA

PREVIDÊNCIARESIDENCIAL CELULARAGRÍCOLASAGRÍCOLAS

CONSÓRCIO

CONSÓRCIO

CONSÓRCIOAERONÁUTICOAERONÁUTICO

AERONÁUTICOAUTOMAUTOMÓVELVIDAPREVIDPREVIDÊNCIA

RESIDENCIALAUTOMÓVEL AUTOMÓVEL

VIDA VIDAAGRÍCOLAS

AGRÍCOLAS

VIAGEM

PREVIDÊNCIA

PREVID

PREV

PREVIDPREVIDÊNCIA

RESIDENCIAL

CELULAR

CE

CELULA

ALUGUEL

ALUGUEL

AGRÍCOLAS

IMOBILIÁRIOIMOBILIÁRIO

IMOBILIÁRIO

IMOBILVIAGEMCONSÓRCIO

MOTOCAMINHÃO CARESIDENCIAL

AERONÁUTICO

AERONÁUTICO

AUTOMÓVEL

VIDAVIDA

AGRÍCOLAS AGRÍCOLAS

AGRÍCOLAS

VIAGEM

PREVIDÊNCIA

PREVIDÊNCIA

PREVIDÊNCIA PREVIDÊNCIA

PREVIDÊNCIAPREVIDÊNCIA

RESIDENCIAL

RESICELULAR

CELULAR

CELULAR

C

ALUGUEL

ALUGUEL

IMOBILIÁRIOIMOBILIÁRIO

IMOBILIÁRIOVIAGEM

CONSÓR

ALUMOTO

MMOTOCAMINHÃO CAMINHÃORESIDENCIAL

AERONÁUTICO

AERONÁUTICO

AERONÁUTICO

AERONÁUTICO

PREVIDÊNCIA

PREVIDÊNCIARESIDENCIAL

PREVID

AUTOMÓVEL

PREVIIMOBILIÁRIO

CONSÓ

RESIDENCIAL

AERONÁUTICO

AUTOMÓVEL AUTOMÓVEL

VIDAVIDA

AGRÍCOLAS AGRÍCOLA

AGRÍCOLAS

VIAGEM

PREVIDÊNCIA

PREVIDÊNCIA

PREVIDÊNCIA

PREVIDÊNCIAPREVIDÊNCIA

RESIDENCIAL

CELULAR

CELULAR

CELULAR

ALUGUEL

ALUGUEL

IMOBILIÁRIOIMOBILIÁRIO

IMOBILIÁRIOVIAGEM

CONSÓ

MOTMOTOCAMINHÃO CAMINHÃO

RESIDENCIALAERONÁUTICO

AERONÁUTICO

AERONÁUTICO

AERONÁUTIC

CONSÓRCIOCELULAR

ALUGAUTOMPREVIDÊNCIA

AGRÍCOLAS

AGRÍCO

VIAGE

VIAGEM

CONSÓRC

CONSÓRCIOCELULAR

ALUGUELCAMINHÃO

MOTO

AUTOMÓVEL

AUTOMÓVEL

VIAGEM

PREVIDÊNCIACELULAR

IMOBILIÁRIOCONSÓRCIO

ALUGUELRESIDENCIA

AERONÁUTICAERONÁUTICO

AUTOMÓVELAUTOMÓVE

VIDAVIDAAGRÍCOLAS

AGRÍCOLAS

VIAGEM

PREVIDÊNCIA

PREVIDÊNCI

PREVID

PREVIPREVIDÊNCIA

RESIDEN

RESIDENCIAL CELULARALUGUEL

AGRÍCOLAS

AGRÍCOLAS

IMOBILIÁRIOIMOBILIÁRI

VIAGEM

VIAGEM

CONSÓRCIO

CONSÓRCIO

ALUGUEL

CAMINHÃOMOTO

MOTOMOTOCAMINHÃO

RESIDRESIDENCIAL

AERONÁUTICO

AERONÁUTIC

AUTOMÓVELPREVIDÊNCIA

AGRÍCOLAS

CAMINHÃOAUTOMÓVEL

PREVIDÊNCIA

IMOBILIÁRIOCONSÓRCIO

CELULAR

ALUGU

AUTOMÓVEL VIDA

AGRÍCOLAS

PREVIDÊNCIA

PREVIDÊNCIA

PREVIDÊNCIAPREVIDÊNCIA

RESIDENCIAL

CELULAR

CELULAR

CELULAR

ALUGUEL

IMOBILIÁRIOIMOBILIÁRIO

IMOBILIÁRIOVIAGEM

CONSÓRCIO

ALUGUELMOTO

MOTOCAMINHÃO

AERONÁUTICO

AERONÁUTICO

AERONÁUTICOAUTO

VIAGEM

IMOBILIÁRIOALUGUEL RESI

AERONÁUTICO

AERONÁUTICO

AUTOMÓVELVIDA VID

AGRÍCO

VIAGEM

PREVIDÊNCIA

PREVIDÊNCIARESIDENCIAL

CELULARALUGUEL

AGRÍCOLAS

AGRÍCOLAS

IMOBILIÁRIO

VIAGEM

VIAGEM

CONSÓRCIO

CAMINHÃOMOTO

MOTOCAMINHRESIDENC

AERON

AUTOMÓVEL VIDA

AGRÍCOLAS

PREVIDÊNCIA

PREVIDÊNCIA

PREVIDÊNCIARESIDENCIAL

CELULAR

CELULAR

CELULAR

IMOBILIÁRIOIMOBILIÁRIO

IMOBILIÁRIOVIAGEM

CONSÓRCIO

ALUGUELMOTO

MOTOCAMINHÃO

AERONÁUTICO

AERONÁUTICO

AERONÁUTICO AUT

AUTOMPREVIDÊNCI

CELULAR

CONSÓRCALUG

A

AVIDA

AGRÍCOLAS

PREVIPREVIDÊNCIA

RESIDENCIAL

CELULAR

CELULAR

CELULARAGR

IMOBILIÁRIO

IMOBILIÁRIOVIAGEM

CONSÓRCIO

ALUGUEL

CA

MOTOMOTO

CAMINHÃO

RESIDENCIAAERONÁUTICO

AERONÁUTICO

AUTOMÓPREVIDÊNCIA

AGRÍCOLAS

CONSÓRCIOCELULAR

ALUGUELCAMINHÃO

AUTOMÓVELVIDA

PREVIDÊNCIA

PREVIDÊAGRÍCOLAS

AGRÍCOLAS

IMOBILIÁRIO

VIAGEM

VIAGEM

CONSÓRCIO

CAMINHÃOMOTO

A

PR

PR

A

AERON

AUTOMÓVELVIDAAGRÍCOLAS

PREVIDÊNCIAPREVIDÊNCIA

PREVIDÊNCIARESIDENCIAL

CCELULARAIMOBILIÁRIOVIAGEM

VIAGEMCONSÓRCIO

ALUGUELALUGUELCAMINHÃO

MOTO

MOTOMOTO

RESIDENCIAL

AGRÍCOLAS

PREVIDÊNCIACELULAR

CONSÓRCIO

AGRÍCOLAS

PREVIDÊNCIACELULAR

CONSÓRCIO

CONSÓRC

CONSÓRCIOAERONÁUTICOAERONÁUTICO

AERONÁUTICOA seguradora diferente.

A nova campanha Eco MAPFRE vai dar um desconto para quem respeita o meio ambiente e ajuda a manter o ar de São Paulo limpo. Solicite já uma proposta de Seguro MAPFRE Auto ao seu corretor e cadastre-se

no www.descontoecomapfre.com.br.

15414.100326/2004-83. O registro deste plano na SUSEP não implica, por parte da autarquia,de de São Paulo (exceto 0km). Consulte as condições e regulamento no site da campanha.

Page 44: Revista Negócios MAPFRE 29

Top Related